E agora, Botafogo?



A polêmica do dia é a seguinte: o Botafogo deve ou não devolver o Engenhão para a prefeitura do Rio de Janeiro?

A questão é complexa, eu sei. E acredito que tomar uma atitude agora seria algo precipitado. Todos ainda estão, vamos dizer assim, abalados e tristes com a perda do Engenhão (temporária até aqui).

Mas ao mesmo tempo que é cedo tomar uma decisão definitiva sobre o caso, o Botafogo deve começar a analisar a possibilidade de “ressucitar” Caio Martins para o Brasileirão.

Qual a opinião de vocês, alvinegros? Comentem!



  • Alexandre

    Acredito que o Engenhão sem jogo daria um imenso prejuízo, creio que a melhor saída seja reformar o caio martins ( o qual a torcida tem grande apreço ) e mandar os jogos no caldeirão de nikiti !!! Mantendo o estádio lotado e talvez com menos prejuízos….

    • vai pagar seedorf amigo com publico de 5 mil por jogo acrdaaaaaaaa

      • Jc Menezes

        E desde quando o Engenhão tinha mais de 5 mil pagantes nos jogos do Botafogo??? Acorda você, “rafael soares”! Muito melhor a mística do Caio Martins do que ir parar em Volta Redonda…

        • lucius

          Caro JC Meneses , vc devia se informar melhor nossa média em 2012 foi a maior dos 4 grandes do RIO e superior a 10.000 , leia nesta materia aqui :

          http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2012/09/11/botafogo-aproveita-efeito-seedorf-e-lidera-media-de-publico-entre-times-do-rio-no-br.htm

          se informe ante de fazer piadinhas ..

        • jcaavekar

          1ª– Sr. Rafael sorare,…..Salario de seedorf não provem de receita de arena,………

          Caio Martins não Pertence ao Botafogo e Sim o governo do estado, o Botafogo já fez a entrega mais querem que fiquemos para promover esporte amador na quela aera, esta, que não pode ser usada para construção imobiliaria,

          mesmo que o Botafogo queira, investir no Caio Martins, vai sair Caro,….
          mais Caro que ir jogar em Volta Redonda…

        • não tem por que o senhor torcedor de radinho e tv por assinatura não comparece o botafogo tem que ter um estádio digno como o engenhão e não aquele pulgueiro do caio Martins e vamos encerrar essa palhaçada o estádio irá continuar com nosco e .

      • saufogo

        Meu amigo. Em qual jogo contra os pequenos, que deu mais de cinco mil no Engenhão?

      • Pedro Rocha Pimentel

        A capacidade atual é de 15 mil lugares… Lotando sempre, é uma opção viável, já que a torcida tem grande identificação com o lugar. Sem falar que durante a Copa das Confederações o Botafogo pode tentar uma reforma para ampliar o número de torcedores e até lá o Maracanã já está pronto, assim os jogos de maior vulto poderiam ser mandados lá. Saudações Alvinegras!

      • born to be fire

        Com o time embalado, fácilmente colocamos 37 mil contra o ceara em 2011, 100 mil contra o juventude. A torcida que tem dinheiro não se desloca para o engenhão, o lugar é feio, e o acesso não é tão fácil como o maracanã, com metro, trem e ônibus na porta.
        O problema é o time ser confiável, eu que posso ir a todos os jogos, tenho como exemplo a campanha de 1995 onde fui a todos os jogos, também com um timaço era só alegria.

    • Demetrius Aranha

      Os japoneses em uma semana resolveram uma ponte que tinha sido derrubada pelo Tsunami, aqui n Brasil tudo tem que levar mais de 06 meses ou anos , para se ter ganhos aqui , ali etc… . Vergonha ! Esse negocio deste estadio so basta apurar os repsonsaveis e multa-los por dia , uma empresa seria com tecnlogia , ja todo esse tempo de discussao , ja poderia ta é entregando .

      • Saulo

        Ótimo comentário.

    • Roger

      O Atletico-MG foi para libertadores jogando e lotando um estádio nanico!

    • Diogo

      Boa parte da torcida tem grande simpatia por Caio Martins. Ali começamos a caminhada(lembro-me bem) para o título estadual de 1989, depois de 21 anos. Ali também fizemos alguns jogos em 1995, e tivemos outros títulos no período.
      Com uma reforma, Caio Martins pode ter um público de 15 a 20 mil torcedores(quase igual ao do Vasco). E Niterói e Botafogo sempre se deram bem, tanto que a base ainda joga por lá. Eu mesmo, morando perto do Caio Martins, ganharia muito com isso.
      Mas, acho que uma decisão como esta deve ser antecedida por uma boa conversa com a Prefeitura. O fato concreto, a meu ver, e assim parece pensar Montenegro e outros botafoguenses é que o clube não aguenta pagar a manutenção de um estádio sem jogos.
      Melhor entregar do que “quebrar” de vez e ir para a segundona, terceirona da vida. É simplesmente por falta de opção. Mas, será que não se pode saber antes o que pensa a Prefeitura do Rio?

      • Nelson Ribeiro

        Tá doido? Quem é que paga aluguel de um imóvel declarado em reforma pelo dono? O dono tem que pagar pelo teu hotel…

    • glorioso até a morte…

      #CAIOMARTINSNOSSOALÇAPÃO !!!

    • born to be fire

      Não acho que o o caio martins seria o estádio ideal, como o maracanã vai ficar caro prá jogar lá, só jogos de grande apelo e tem também toda essa coisa de desvio arrecadação, então o botafogo precisa de um estádio para colocar pelo menos 30 mil torcedores, contando que o botafogo finalmente consiga se reestruturar e o caio martins não tem espaço para ampliação, limitando o número de ingressos.
      Pesquisei na internet e vi que o único estádio que existe a possibilidade de ampliação para 30 mil pessoas seria o campo da portuguesa na ilha do governador, poderia ser feita uma arquibancada de concreto, com bastante vaga embaixo dela, minimizando o problema de vagas para estacionamento.
      A localização é muito boa e existindo ainda a facilidade de futuramente o metro chegar ao aeroporto do galeão, captando os torcedores da zona sul, de maior poder aquisitivo.

    • BARDAWIL

      eu não sou cachorro não…

      mais vou dar minha opinião.

      1º o presidente do Botinha e louco, doido varrido em falar que terá prejuízo de 30 milhões com estádio fechado. Porque? Porque a marca Botafogo nem sonhando arrecada em 6 meses esse valor, primeiro que não tem torcida para isso, segundo a marca não e forte, e terceiro paga pelo aluguel do estádio 40mil reais, para alcançar a marca de 30 milhões seriam 750 shows, ou jogos, em 6 meses nem nos melhores do sonhos.

      2º devolva o engenhão, para parar de ser chacota. Nunca o botafogo chegou a encher o estádio, nunca vai encher porque nunca vai disputar títulos nacionais, ou sul americanos. Tem sido chamado de vazião, e quando e final de carioca tem que dividar a torcida, e mesmo se fosse torcida de um so time, dentro do rio de janeiro, não há botafoguenses suficientes para encher.

      3º Caio Martins tem todo o charme, e pequeno, acolhedor, e o melhor de tudo, e do tamanho do clube. pequeno. não podem considerar o botafogo como grande, time que tem um título nacional não pode ser considerado grande.

      cachorrada, abra o olho, devolve o estádio para o prefeito e o governado vascaíno, e deixem eles se viraram com esse elefante branco pra lá. e menos gozação para vcs.

      • saufogo

        Bardacu, nunca vi uma pessoa escrever tanta merda em tão poucas linhas. Por outro lado, isso mostra que estamos incomodando né! As divisões de base do clube melhorou muito em vista do que era; contramos um jogador fora de série (Seedorf), duvido que você não queria ele no seu time (talvez você não disse por vergonha); temos um goleiro de seleção; e a nossa zaga melhorou muito com a entrada do Bolivar.
        Quanto ao Engenhão, se você fizer uma pesquisa, vai ver que os maiores públicos deste estádio foram em jogos do Botafogo.
        Meu amigo, sinto que a coisa está feia pro lado de vocês, mas a vida é assim mesmo. A tendência é piorar mais ainda.
        Por último: pequeno é uma pessoa vir escrever num blog de outro time e nem falar para qual clube torce. Volto a repetir: você deve tá com vergonha, né!

        • paulo de morais

          Só para lembrar este babaca, imagine que um jagador médio como o kaka recusou uma proposta milhonária dos patrocinadores para vir para o time dele, ou seja o flabosta.

          • Paulo Abreu

            Esse tal de bardawillOtário deve ser mulambento, vocês que não pagam ninguém e nunca ouviram falar em “administração competente” só podem ter essa ideia mesquinha.O Zé Mané só os direitos de “Naming Rights”, que você analfabeto que é, obviamente não sabe o que significa, mas pode perguntar ao Atlético paranaense que eles te explicam, vai render 30 milhões, quando você aprender matemática, espero que não demora mais de 50 anos, faça as contas e verá que você não sabe de nada, aliás o que é de se esperar de um analfabeto.

      • Jose Heleno de Araujo

        Seu Bardal o Mauricio achou uma maneira de encher o estadio. Fazer um grande puteiro e botar todas as mulheres de sua familia pra se virar.

        • BARDAWIL

          kkkkkkkkkkkkk boa zé, a sua tia, e sua esposa tb vão comparecer para ve se enche.

          • Esse BARDHALÓLEOQUEIMADO, com certeza é um torcedor mulambo despeitado! Rapazinho, vcs mulambos, nunca, jamais terão um ESTÁDIO DE FUTEBOL!

      • Bardawil,

        Pra você vir a um blog Botafoguense e postar algo sobre nós é porque você está morrendo de inveja. Está com uma dor de cotovelo imensa. Você passa na frente do Engenhão e pensa: Como o Botafogo consegue administrar um estádio assim? Por que o time que eu torço não tem as ideias que o Botafogo tem? Em suma: A INVEJA É UMA MERDA.

      • Leonardo

        Vem ao site dos outros e fala merda, O Botafogo seu Mané tem 2 Titulos Brasileiros 1968 e 1995, se preferir uma taça brasil de 1968 e um Brasileiro 1995 um titulo sul americano 1993 ( conmembol), 4 rio -são paulo (1962, 1964, 1966 e 1998) time que mais serviu a seleção brasileira, time que tem a maior sequência invicta do futebol brasileiro 52 jogos seguidos sem perder e possui a maior goleada do futebol brasileiro 24×0. O time é pequeno mais de incomoda e vc esta aqui na nossa página. seja bem vindo a página do fogão. time de Garrincha, Jairzinho, Nilton Santos, e tantos outros.

      • seu flamenguista de merda cansamos de lotar o engenhão ou você e um idiota que só acredi no que a globo te fala seu merda, temos 4 milhões de torcedores e segundo pesquisas especializadas e serias somos a 6 marca mais valorizada do pais elém de sermos um dos doze maiores clubes da historia do futebol só isso valeu!!!

  • Luiz

    Boa tarde

    Sou contra devolver o Engenhão a prefeitura. Mas para isso, o Botafogo deverá ser ressarcido de todo prejuízo com o estádio sem uso e além disso, ficar isento de quaisquer custos durante a paralisação. ou

    Em caso de devolução, teria que aparecer uma empresa capaz de construir outro estádio e enquanto isso, usaríamos o Caio Martins.

    • Boa Luiz (boa noite).

      Devolver ou não é a questão. Fiz postagem no nosso blog BOTAFOGO ETERNO narrando fatos de estarrecer acerca do material usado no estádio – no caso os natimortos placares eletrônicos.

      O clube tem que tomar posição com tudo bem questionado, tudo bem calculado. Se for ficar, que seja indenizado pelos prejuízos e que o que foi feito de maneira inadequada seja consertado, agora com fiscalização firme… em cima.

      Se for devolver, que receba agora a mega indenização devida.

      Mas tudo tem que ser medido, dinheiro agora tem que ser gasto em consultorias sérias, gente de ramos diversos (engenharia, direito, entretenimento) tem que ser ouvida para que o clube não saia perdendo e perdendo muito.

      • BARDAWIL

        eu não sou cachorro não…

        mais vou dar minha opinião.

        1º o presidente do Botinha e louco, doido varrido em falar que terá prejuízo de 30 milhões com estádio fechado. Porque? Porque a marca Botafogo nem sonhando arrecada em 6 meses esse valor, primeiro que não tem torcida para isso, segundo a marca não e forte, e terceiro paga pelo aluguel do estádio 40mil reais, para alcançar a marca de 30 milhões seriam 750 shows, ou jogos, em 6 meses nem nos melhores do sonhos.

        2º devolva o engenhão, para parar de ser chacota. Nunca o botafogo chegou a encher o estádio, nunca vai encher porque nunca vai disputar títulos nacionais, ou sul americanos. Tem sido chamado de vazião, e quando e final de carioca tem que dividar a torcida, e mesmo se fosse torcida de um so time, dentro do rio de janeiro, não há botafoguenses suficientes para encher.

        3º Caio Martins tem todo o charme, e pequeno, acolhedor, e o melhor de tudo, e do tamanho do clube. pequeno. não podem considerar o botafogo como grande, time que tem um título nacional não pode ser considerado grande.

        cachorrada, abra o olho, devolve o estádio para o prefeito e o governado vascaíno, e deixem eles se viraram com esse elefante branco pra lá. e menos gozação para vcs.

        • A inveja, definitivamente, é a maior das mazelas do ser humano.

          A destacar desta diarréia cerebral aí apenas uma idéia ôca: 40 mil de aluguel?

          hahahaha.

          Olha, se cobrassem isso pelo terreno que vocês ocupam na Gávea há décadas E NÃO É DE VOCÊS (cadê o shopping do Kleber?), aí sim verímaos o que é FLAlência.

          Gol do Resende.
          Gol do Audax.

          Vai dormir, urubuzeca!

          • BARDAWIL

            o fala bonita, da uma olhada nos jornais e veja o valor do aluguel do vazião.

            vc e fora da realidade.

          • Bardhal B12 saiu lá dos antigos comentários de O Globo, nos quais alardeava grandeza pelo tri-roubo (2007/9), aportando agora no Ninguém Cala com os cotovelos totalmente estraçalhados.

            A inveja é mesmo a pior das merdas, a mais torturante das mazelas do ser humano.

        • RAUL LAUAR

          Meu caro:em qualquer disputa de aquisição de imóvel seja para alugar ou comprar,é necessário ter:nome limpo na praça,renda comprovada e/ou fiador proprietário que para tal é preciso o interessado no imóvel seja uma pessoa idônea;Flamengo nem tentou,Fluminense tentou e perdeu a guerra e vc. é mal agradecido,pois joga no Engenhão quase de graça pois não tem estádio e nem moral para tê-lo e ainda cospe no prato em que come,e tem um ditado que diz:quem dorme de favor,não tem o direito de esticar as pernas se ligou no recado?o lugar feio e dificil acesso,vc.esta doido para o Botafogo largar e vcs.fazerem daquele lugar uma favela como aliás lhes é bem peculiar entendeu o que digo ou precisa de tradução otário?

          • BARDAWIL

            seu clube e do rio de janeiro o que mais deve seu burro vc não lê jornal?

    • saufogo

      Para de sonhar!!! Em que mundo você vive?

    • Pedro Rocha Pimentel

      SE a prefeitura bancar é viável manter a concessão, já que os contratos de publicidade trazem renda para o clube e já criamos uma identidade com o Engenhão. Mas SE ela não bancar, como é provável, o negócio é devolver mesmo.

      • henriqui reina

        Eu estuo convicto que o Botafogo não deve devolver o nosso estádio ao sr. prefeito. Seria uma ofensa sem tamanho aos nosso ancestrais; eles estão de olho e poderão vingar-se das nossas atitudes covarde , nos tornaria tão pequeno que perderíamos para o Ibes. Todos querem a Monalisa do Engenho de Dentro, será que só nos que não enxergamos? ou estamos enfeitiçados! Haverá uma solução; o que está faltando é saber o custo da obra e planejar com um investidor sua elaboração, isto é, se ninguém quiser pagar antes da justiça dar o parecer e fazê-los indenizar o Botafogo com somas incalculáveis, isso mesmo incalculáveis; nosso presidente é um homem cercado por doutores em direito , matemática e engenharia e além de tudo está certo. Quem poderá nos ganhar? Ninguém neste mundo terrestre! Só Deus nos impedirá de desistirmos desta obrigação de reencontrar o Engenhão em perfeitas condições sob nosso domínio. Avante presidente e prove mais uma vez que es dotado de perseverança incomum. Por esse ato nobre, 5.000.000 milhões de botafoguenses o aplaudirá de pé, eu sou um deles; pode contar comigo sr. presidente , estarei sempre ao seu lado. Abraços.

    • Roger Fogão

      Concordo!!!

      Ainda mais que a nova licitação será em outras bases, com maior concorrência! TEM MUITO INVEJOSO QUERENDO QUE O BOTAFOGO ENTREGUE O ESTÁDIO!!! Os Dirigentes devem se unir, agindo juridicamente contra as empresas e o Estado, ressarcindo o prejuízo. INTELIGÊNCIA para agir, buscando OPORTUNIDADES!!!

  • FOGOLOCO

    Caio Martins é uma opção válida, porém acho que não devemos abrir mão do Engenhão, pode-se chegar a um acordo para o Botafogo não pagar a manutenção de gramado, funcionários, luz e etc. enquanto o estádio estiver fechado….Prejuízo enorme pro Botafogo e para a prefeitura que em caso do Botafogo largar o Engenhão vai ficar com aquele estádio pra quem? acho dificil alguem querer, principalmente por que criou-se uma identidade de que o Engenhão é do Fogão,…e que reforme logo o Caio Martins que é nosso Caldeirão e os contrators de publicidade e etc passem para o Caio Martins de forma a diminuir os prejuízos do Botafogo e a prefeitura corra pra deixar o Engenhão apto a receber jogos o quanto antes pois caso contrário ela também saíra prejudicada.

    • BARDAWIL

      eu não sou cachorro não…

      mais vou dar minha opinião.

      1º o presidente do Botinha e louco, doido varrido em falar que terá prejuízo de 30 milhões com estádio fechado. Porque? Porque a marca Botafogo nem sonhando arrecada em 6 meses esse valor, primeiro que não tem torcida para isso, segundo a marca não e forte, e terceiro paga pelo aluguel do estádio 40mil reais, para alcançar a marca de 30 milhões seriam 750 shows, ou jogos, em 6 meses nem nos melhores do sonhos.

      2º devolva o engenhão, para parar de ser chacota. Nunca o botafogo chegou a encher o estádio, nunca vai encher porque nunca vai disputar títulos nacionais, ou sul americanos. Tem sido chamado de vazião, e quando e final de carioca tem que dividar a torcida, e mesmo se fosse torcida de um so time, dentro do rio de janeiro, não há botafoguenses suficientes para encher.

      3º Caio Martins tem todo o charme, e pequeno, acolhedor, e o melhor de tudo, e do tamanho do clube. pequeno. não podem considerar o botafogo como grande, time que tem um título nacional não pode ser considerado grande.

      cachorrada, abra o olho, devolve o estádio para o prefeito e o governado vascaíno, e deixem eles se viraram com esse elefante branco pra lá. e menos gozação para vcs.

      • Leonardo

        Vem ao site dos outros e fala merda, O Botafogo seu Mané tem 2 Titulos Brasileiros 1968 e 1995, se preferir uma taça brasil de 1968 e um Brasileiro 1995 um titulo sul americano 1993 ( conmembol), 4 rio -são paulo (1962, 1964, 1966 e 1998) time que mais serviu a seleção brasileira, time que tem a maior sequência invicta do futebol brasileiro 52 jogos seguidos sem perder e possui a maior goleada do futebol brasileiro 24×0. O time é pequeno mais de incomoda e vc esta aqui na nossa página. seja bem vindo a página do fogão. time de Garrincha, Jairzinho, Nilton Santos, e tantos outros.

  • gilmar

    uma pergunta só o caio martins tem qual capacidade?

    • amigo hoje eu acho que tem capacidade para 15 mil

      • BARDAWIL

        eu não sou cachorro não…

        mais vou dar minha opinião.

        1º o presidente do Botinha e louco, doido varrido em falar que terá prejuízo de 30 milhões com estádio fechado. Porque? Porque a marca Botafogo nem sonhando arrecada em 6 meses esse valor, primeiro que não tem torcida para isso, segundo a marca não e forte, e terceiro paga pelo aluguel do estádio 40mil reais, para alcançar a marca de 30 milhões seriam 750 shows, ou jogos, em 6 meses nem nos melhores do sonhos.

        2º devolva o engenhão, para parar de ser chacota. Nunca o botafogo chegou a encher o estádio, nunca vai encher porque nunca vai disputar títulos nacionais, ou sul americanos. Tem sido chamado de vazião, e quando e final de carioca tem que dividar a torcida, e mesmo se fosse torcida de um so time, dentro do rio de janeiro, não há botafoguenses suficientes para encher.

        3º Caio Martins tem todo o charme, e pequeno, acolhedor, e o melhor de tudo, e do tamanho do clube. pequeno. não podem considerar o botafogo como grande, time que tem um título nacional não pode ser considerado grande.

        cachorrada, abra o olho, devolve o estádio para o prefeito e o governado vascaíno, e deixem eles se viraram com esse elefante branco pra lá. e menos gozação para vcs.

    • Cristiano
    • Pedro Rocha Pimentel

      A capacidade atual é de 15 mil lugares… Lotando sempre, é uma opção viável, já que a torcida tem grande identificação com o lugar. Sem falar que durante a Copa das Confederações o Botafogo pode tentar uma reforma para ampliar o número de torcedores e até lá o Maracanã já está pronto, assim os jogos de maior vulto poderiam ser mandados lá. Saudações Alvinegras!

  • geraldo

    Eu acho que esta história está meio que mal contada. O Bota não pareceu nem um pouco chateado ou surpreso com a decisão. Neste momento, era de se esperar que a Diretoria do Botafogo estivesse já com outra consultoria paralela em andamento para avaliar a situação ou, pelo menos, que estivesse cobrando da preitura uma maior agilidade nos trabalhos de diagnóstico e soluções para a reforma. Será que o Bota já não tem tudo “combinado” com a prefeitura para devolver o Engenhão -talvez para o uso do Fla e do Flu – ganhando em troca um terreno para construção de um estádio próprio ou mesmo a cessão do Caio Martins? Afinal, o fogão nunca conseguiu uma boa média de púbico no Engenhão. Vamos aguardar…

    • Peter Pot@mus

      Como arrendatário o Botafogo certamente deve saber muito mais do que ninguém dos problemas do Engenhão. O Botafogo não pode e não deve mais ficar com este mico. Existem muitos problemas envolvendo este estádio, como localização, distancia e dificuldade de acesso. Seria surpresa se o clube ficasse surpreendido com a interdição, a diretoria já devia saber que mais ou mais tarde o estádio seria interditado. A prefeitura, que construiu o estádio, agora que se vire com este elefante branco. Duvido que o Flamengo, Fluminense e Vasco queiram mandar alguns do seus jogos no Engenhão, principalmente depois da reinauguração do Maracanã. O melhor que o Botafogo tem a fazer é pular fora desta canoa furada o mais rápido possível.

      • BABACA E QUANDO TEREMOS UM ESTADIO NOSSO OU JOGAREMOS NA SUA CASA CALE A BOCA SEU MERDA SE NÃO VAI AOS JOGOS QUER RECLAMAR DE QUE, CAIO MARTINS NUNCA MAIS .

        • Peter Pot@mus

          VAI TOMAR NESTE TEU CU ARROMBADO SEU FILHO DE UMA PUTA. NÃO PEDI A TUA OPINIÃO SEU CANALHA.

      • Roger Fogão

        ESSE PETER POT@MUS É UM DOS M.E.R.D.A.S. INVEJOSOS QUE QUEREM QUE O BOTAFOGO DEVOLVA O ESTADIO. SR. PETER, DE NOVO: V.T.N.S.C.!!!!!!

        • Peter Pot@mus

          MAMÃE VAI BEM NE SEU ZÉ RUELA QUEIMADOR DE ROSCA. ANTES QUE EU ME ESQUEÇA: VAI TOMAR NESTE TEU CU ARROMBADO.

    • Marcelo Zanatta

      Geraldo, também acho a história meio esquisita, mas seria uma maracutaia muito nefasta trocar o Engenhão por um terreno apenas, quem construiria o estádio? O Engenhão é nosso pelos próximos 20 mais 20 anos, o entorno já melhorou com o viaduto que foi feito e ficará melhor ainda! Sofremos antes nas entradas e nas saídas dos jogos, ma já melhorou. Já estamos tendo lucro com ele, e já nos acostumamos a gritar “É campeão” qualquer outra agremiação que lá estiver, sempre vai ser vista como “ladra”! Enquanto que para nós é nossa casa!!!! Não acredito que os problemas possam ser tão sérios, ninguém seria retardado o suficiente para fazer uma obra que colocaria em risco mais de 40 mil pessoas. Vi uma entrevista de pessoas do CREA afirmando que resolver problemas em estruturas metálicas, é muito fácil, caso da cobertura do Engenhão. Vamos esperar e cobrar para ver. Mas devolver o Engenhão será um retrocesso enorme ao Botafogo!

      • Peter Pot@mus

        Esquisito seria a cobertura do Engenhão cair na tua cabeça. Deixa de ser burro, tá vendo que o estádio está caindo aos pedaços. Em breve este castelo de areia vai desmoronar. Aí vem um bitolado como tu e fica elaborando teorias conspiratórias. Retrocesso mesmo é ter um time que se satisfaz em ganhar turnos deste campeonato falido ou vez ou outra ganhar o próprio carioquinha. VAMOS PENSAR GRANDE, QUERO O BOTAFOGO CAMPEÃO BRASILEIRO.

      • Jose Heleno de Araujo

        Meu amigo o probelma pode não ser serio mas qualquer obra em que a Delta Engenharia esteja ou esteve metida juntamente com Sergio Cabral e cia. tudo pode acontecer.

    • Antonio Lima

      Não dá para comparar Caio Martins com o Engenhão.
      Caio Martins é Legal tem um carisma com a torcida e tudo, mas daí você trocar um estádio novo com capacidade de 40.000 que vai ser ampliado para 60.000, que está com problemas, nada que uma boa reforma não resolva por um de 15.000 é uma visão muito pequena.
      Fora as possibilidade de negócios, patrocínios, eventos em resumo a rentabilidade financeira é muito maior com o Engenhão eu não vejo como uma possibilidade entregar o Engenhão depois de tudo que foi feito e agora que o Estádio se tornou uma fonte de recursos para o clube, depois de nossa diretoria ter tornado um Elefante Branco em uma fonte de receita.

      ACORDA TORCEDORES ALVINEGROS!!!!!!!!!!!!!

      Isso é a maior insanidade devolver o Engenhão é dá de mão beijada todo um trabalho que foi feito, é deixar um tapete estendido para o próximo colher os lucros do nosso trabalho…..

  • Luiz Soares

    Em hipótese alguma o Engenhão deve ser devolvido. O Botafogo deve negociar para suspender despesas com o Estádio enquanto permancer a interdição e acertar a complementação ou reparos que devem ser realiados pela Prefeitura. Entre deixar de faturar por 1 ano e receber de volta o Engenhão em boas condições ou abrir mão para sempre, qual a melhor opção? É lógico que é melhor manter a concessão. Os melhores resultados virão a médio prazo. De qualquer modo é bom lembrar que o estádio receberia a complementação da arqubancada para os jogos Olímpicos.

    • GIBO

      CONCORDO 100% contigo, LUIZ SOARES. A devolução tem que ser temporária e recebê-lo depois já inteiramente novo. Quanto às despesas, lucros cessantes, o Clube deve buscar o ressarcimento nem que for na Justiça. O Botafogo não teria que pagar pela manutenção, é são não treinar lá. Ou será que o GERALDO, em seu comentário, tem razão?
      OUTRA COISA: e as estátuas de nossos ídolos que lá estão, como ficam?
      Qual a diferença entre a devolução temporária ou definitiva: na definitiva perde-se o Engenhão para sempre.

      A não ser que o Botafogo esteja com alguma carta na manga que nós, míseros mortais não temos conhecimento.

      • Rubinho

        Processar quem? O Botafogo caiu no “conto do vigário”. Tem coisa que só acontece ao Botafogo, quem tem uma diretoria como a nossa, esta sujeito a tudo…… Muito triste toda essa polêmica. Até o antigo prefeito que se diz botafoguense, culpou a manutençao, e esta era de responsabilidade do clube. E convenhamos processar a Prefeitura, ou qualquer orgão publico é balela……

        • Peter Pot@mus

          Finalmente um cara de opinião coerente e sensata. Este blog esta cheio de gente bitolada e idiota, parabéns pela sua opinião Rubinho, você é exceção.

        • Nelson Ribeiro

          Não é não. É facil prosessar qualquer um. Basta que seja constitucional, esteja escrito na lei, e haja uma causa… por danos morais, por danos materiais..

    • marco brasil

      boa, concordo.

    • luiz carlos

      Eu Tenho uma solução simples para este problema, retira a cobertura, joga fora e vamos pro jogo. FOGÃO !!!

  • bergen

    Devolve logo! Só assim acaba logo essa inveja da dupla fla flu, entrega para o urubu,quero ver,daqui a um ano se tem estadio como agora! vamos pro Caio Martins,que vamos ser muito mais feliz! (CAIO MARTINS JÁ)

  • Jader Elias Panini

    O Engenhão não deveria ser devolvido, gera muita receita para o clube, dá muita vizibilidade para os patrocinadores, dá de fazer vários eventos rentáveis que sem estádio ficaria impossível, o Caio Martins é mais Fogão, mais charmoso, mas não iria trazer um retorno financeiro como o Engenhão. A prefeitura deveria ser a responssável pela reforma, solução de todos os problemas que estão aí e que poderão surgir ao longo do contrato de concessão desde que esses problemas sejam de estrututa mal feita, depois eles que cobrem dos responsáveis pela obra. Alguém é o responsável por isso.

  • gilberto

    GENTE, VAMOS COM CALMA, DEVEMOS PRIMEIRO ESPERAR O LAUDO FINAL PARA TOMAR ALGUMA ATITUDE. LEVOU-SE TANTO TEMPO PARA O BOTAFOGO ARRUMAR O ESTÁDIO QUE REALMENTE TEM VÁRIOS PROBLEMAS, UM DELES DE ENERGIA, FOI SOLUCIONADO, O GRAMADO QUE AGORA E DE NÍVEL EUROPEU. POR ISSO VALE APENA ESPERAR E DEPOIS SIM, TOMAR ALGUMA DECISÃO MAIS RADICAL.

  • muita calma nessa hora, temos q ficar em cima pra se consertar os problemas q apareceram mais rapido possivel, engenhao tem q continuar do bota, ou querem ver o bota jogando em campos com 4 mil torcedores, e como vamos pagar seedorf entre outros

    • Luiz

      É mas parece que o Botafogo tem um dono o tal do Montenegro se acha dono da última palavra, até parece que paga ingresso e vai para a arquibancada, vocês já viu êle comprando ingresso e indo para a arquibancada, quando vai de camarote só vai em finais. Monrenegro vai enganar nenem.

  • rafael marques titular absoluto ate quando gesus? qualquer outro clube nem banco ficaria 22 jogos 1 gol so esse osvaldo tomar umas troletadas pra esse caneludo sair do time, deixa bruno mendes e vitinho nao pode ser reserva desse canela fina

    • Rubinho

      VALEU…….. CONCORDO PLENAMENTE COM RAFA. TEMOS QUE VALORIZAR A PRATA DA CASA. VALLLLLLLLLLLLLEEEEEEEUUUUUUU

      • RAFAEL MARQUES:
        SABE DIBLAR!
        TEM EXCELENTE DOMÍNIO COM A BOLA NOS PÉS!
        TEM VISÃO DE JOGO!
        SABE TABELAR COM OS COMPANHEIROS!
        JOGA PRO TIME E NÃO P/ TORCIDA!
        É JOGADOR INTELIGENTE!
        TEM EXCELENTE POCISIONAMENTO DENTRO DO CAMPO!
        ATACA COM ÓTIMO DOMÍNIO DE BOLA!
        SABE MARCAR!
        JOGADOR DE GRANDE POTENCIAL TÉCNICO!

        OBS: VAMOS APOIAR O RAFAEL MARQUES, O MESMO ESTÁ MERECENDO VESTIR A BELA CAMISA DO BOTAFOGO F.R.!

    • Nelson Ribeiro

      Foi novamente o cara do jogo contra o Vasco. 1 gol e participou no lance dos outros 2… ele iniciou a jogado que culminou no segundo gol, ele cruzou a bola para o lance do terceiro gol, e ainda ajudou na marcação… acertou um passe de 40 metros, belíssimo, para o lodeiro, que infelizmente estava um corpo de impedimento… Ainda no outro jogo, fez também 1 gol e deu passes para dois outros… Rafael Marques é o cara… muito bom jogador, muito melhor que Loco Abreu…

      • RAFAEL MARQUES:
        SABE DIBLAR!
        TEM EXCELENTE DOMÍNIO COM A BOLA NOS PÉS!
        TEM VISÃO DE JOGO!
        SABE TABELAR COM OS COMPANHEIROS!
        JOGA PRO TIME E NÃO P/ TORCIDA!
        É JOGADOR INTELIGENTE!
        TEM EXCELENTE POCISIONAMENTO DENTRO DO CAMPO!
        ATACA COM ÓTIMO DOMÍNIO DE BOLA!
        SABE MARCAR!
        JOGADOR DE GRANDE POTENCIAL TÉCNICO!

        OBS: VAMOS APOIAR O RAFAEL MARQUES, O MESMO ESTÁ MERECENDO VESTIR A BELA CAMISA DO BOTAFOGO F.R.!

  • Eu acho q deveria aquardar mais um pouco, se nao no futuro proximo o flamengo e fluminense vão crescer o olho aí ja viu né . aguentar vai ser fod….

  • Ao contrário. Acho que o Botafogo deveria se responsabilizar, agora, pela recuperação – faria isso com parceria – total, e pleitear a cessão em definitivo. Seria o “Estádio do Botafogo” e poderia até mudar o nome para João Saldanha ou Heleno de Freitas (ou ainda Nilton Santos).

  • vicenteBOTAFOGUENSE

    É PARA DEVOLVER JÁ, ESTE ESTADIO ESTÁ FORA DE TUDO, INCLUSIVE NOSSA TORCIDA SÓ ENCHE O CAIO MARTINS E QUANDO FOR JOGO COM OS GRANDES, IREMOS PARA O MARACANÃ, VAMOS REFORMAR O CAIO MARTINS PARA VIRAR UM CALDEIRÃO IGUAL O INDEPENDÊNCIA EM MINAS.

  • Orlando Soares

    Devolver, jamais essa é a melhor opção; o Botafogo (Mauricio Assunção), deve negociar os prejuizos que virão; o Botafogo deveria fazer uma parceria com a Prefeitura para executar urgentemente as obras desses reparos que seriam descotados nas cotas que o Clube paga pela concessão.
    O Botafogo não deve deixar pra lá. Esses prejuizos, não pode serem deixados de lado o Botafogo tem que tentar reave-los.

  • cala boca montenegro, engenhao é nosso tem sim q agilizar reforma , devolver engenhao pra voltar pro imundo caio martins é maluquice sem falar q quem vai pagar seedorf com media de 4 mil torcedores precisamos e muito do engenhao pra lucrar com propagandas tb

  • Luiz

    A tempo que venho dizendo que esse treinador mala está querendo enfiar esse jogador horrivel na nossa goela abaixo, agora pode um Vitinho, um Jeferson Paulista, um Sassá, um Cidinho ser reserva desse mala êle só não consegue ser pior do que o Hernane do Framerda, aliás Rafael Marques e Hernane que dupla, meu Deus me livra desse mala. Agora o Montenegro acha que é dono do Botafogo êle é quem decide, que panaca.

    • Nelson Ribeiro

      Pra queimar tua língua, este foi o segundo jogo em que ele foi o cara do jogo.

    • O Vitinho, tem que comer muito feijão! Sabe jogar bola + ainda continua muito fominha(tem que aprender que futebol é jogar em conjunto e não individual).
      O Jeferson Paulista?
      O Sassá, me desculpe, nunca jogou bola!
      O Cidinho, muito fraco como jogador! Já se acha um Seedorf!
      Quanto ao Rafael Marques, está fazendo por merecer vestir a linda camisa do Botafogo e ser titular no atual time do Botafogo.

  • Devemos voltar para o Caio Martins pois sim e um caldeirão um verdadeiro alçapão e o Engenhão não tem essa mistica e sim um estadio Olimpico

    • born to be fire

      O caio martins é uma solução provisória, se queremos almejar vôos mais altos, caio martins não atende esta premissa.
      Caio martins deveria ser um estádio secundário, prá jogar com bangu, audax etc…, no brasileirão com o time embalado não comportaria, os 37 mil botafoguenses que lotaram o engenhão contra o ceará em 2011.

  • Na minha opinião, devolvendo ou não o prejuizo é incalculável. Só que o problema é de uma dimensão tamanha, que não dá para o ex presidente Montenegro já está dando commo certa a devolução do estádio, acho que seria uma medida tão intempestiva quanto foi a interdição.
    Poderá até vir a ser este o caminho, mais com uma análici mais profunda sobre o problema, não quero com isso dizer, que se estenda por mais de trinta dias para a posisão final, mais tambem não pode ser na bucha como quer o ex presidente.

  • Devemos voltar para o Caio Martins pois sim e um caldeirão um verdadeiro alçapão e o Engenhão não tem essa mistica e sim um estadio Olimpico.

  • Fogo 10

    Caio Martins NAO Rola!

    Apesar de a concessão ser válida até o ano de 2027, o clube acertou com o governo do estado do Rio de Janeiro a devolução do espaço em troca do Estádio Mané Garrincha, onde treina parte das categorias de base.

    Fonte: wikipedia
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estádio_Caio_Martins

  • Montenegro quer devolver o engenhao? vai dar outro estadio para o botafogo.

  • Anderson de Castro

    Engenhão fechado por tempo indeterminado, certo? Pois que a prefeitura do Rio reforme o Caio Martins dando totais condições de jogo…e que durante este período o Botafogo não gaste um centavo com a manutenção do Engenhão, além de ser ressarcido por todos os dados causados. Após a reforma do Engenhão, continua o aluguel ao FOGÃO.

  • altamir

    ALVINEGROS DE TODO O BRASIL, NÃO FIQUEM DESESPERADOS, O ENGENHÃO, O ENGRENÃO, O ESVAZIÃO, NUNCA FOI A CASA DO NOSSO GLORIOSSO BOTAFOGO, TENTAMOS TRANSF ORMA-LO, MAS POR IRONIA DO DESTINO E COMO SO TEM COISA QUE ACONTECEM COM O FOGÃO, INFELIZMENTE, PODEMOS SIM COMO TORCEDORES, INFLAMAR O CAIO MARTINS, FAZER COM QUE A DIRETORIA MELHORE AS ARQIBANCADAS DO CAIO MARTINS QUE ALI TIVEMOS LEMBRANÇAS BOAS, E VAMOS SER CAMPEÕES.

  • DINOSSAURO REX

    ASSUNTO É O ENGENHÃO : A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO PT MELHOR QUE UMA SENTENÇA É UMA BOA NEGOCIAÇÃO PT ( PREFEITURA X BOTAFOGO)

  • Acho que o botafogo deveria arranjar uma parceria e REFORMAR E AMPLIAR (para uns 15 mil a 20 mil torcedores) o Caio Martins. Más uma reforma de verdade e não como ficou a de 2003.Arrendando assim a longo prazo o estádio, para não ter prejuízos com nenhuma empresa e nem com prefeitura. Aí sim, teria um estadio proprio. Com isso, faria jogos de maior expressão no maracanã,como:classicos,mata-matas,finais,etc. Acho uma boa idéia.

    • Tudo bem que o engenhão era um estádio moderno e mais visado,uma vez que está mais para estadio de atletismo do que para estádio de futebol. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!

  • OSCAR DIAS KNIGHTZ

    Não concordo em devolver o Engenhão, também acho que seria uma decisão precipitada. O Botafogo tem que buscar um acordo com a Prefeitura pra receber uma compensação financeira pelo tempo em que o Engenhão permanecer fechado, mesmo porque o Botafogo tem contrato de patrocínio no estádio e outros negócios, isso pode gerar muita confusão financeira. Além disso some-se o fato: como o clube vai fazer para gerar receita para pagar o Seedorf e outros medalhões. Tem outro fator o Boafogo não tem dinheiro para reformar o Caio martins.

  • Luciano Azevedo

    Entregar, agora!?
    É burrice, não estão vendo que o Engenhao tem potencial!? Que o Estádio foi tornado ruim pela imprensa carioca, a msm imprensa q, hoje, alugada pelo poder público não cobra as melhorias de acesso a quem deve, sejam SuperVia e Cet-Rio. Vocês não estão vendo q assim q o Botafogo sair aparecerá um parceiro interessado para, finalmente, usar o Engenhão PRONTO com todo a infraestrutura devidamente executada. Vocês não perceberam que o Estádio tem foco no transporte de massa (trem) que tb assistia ao maracanã numa estação longe do porte da estação do Engenho de Dentro, tornando seu acesso ruim, sim, as classes A e B que vão de carro e apesar de serem minoria no futebol são formadoras de opinião.

  • O mais racional é que a prefeitura faça, agora, todas as obras necessárias à estrutura, e
    também para os jogos olímpicos. Enquanto isso, se jogará no Caio Martins, provisooriamente.
    Quanto ao caneleiro R. Marques, insistir com ele, que não tem a mínima qualidade ncessária,
    é perda de tempo e prejuízo, só pode ser algum interesse escuso. Como é que dispensaram o caio, que ao menos tinha velocidade, e ainda pagaram R$ 320.000,00 para ele sair?. Não dá
    para entender os negócios do futebol.

  • Lucio de Azevedo Ramos

    bem, a situação não é simples assim, pois desde que o Botafogo assumiu o Engenhão, se criou uma receita, como pode agora simplesmente devolver, o que a Diretoria do Botafogo tem que fazer é cobrar dos responsáveis, seja na esfera política ou na esfera das empresas que construiram o estádio. Lembrando que o dinheiro usado pelo governo nessa construção foi pública! é fato que foi ruim a construção, pois caso contrário o estadio ainda estaria em condições de uso, agora se a diretoria não tomar uma posição profissional e direta no assunto cobrando responsabilidades, o Botafogo será o único a perder e perderá muito! essa é mais uma entre tantas sacanagem de políticos que usam o dinheiro público para fins lucrativas de suas contas bancárias.

    • born to be fire

      Infelizmente a justiça no brasil é rápida como uma tartaruga, o processo, principalmente contra o estado deve demorar em torno de 15 anos ou mais, tenho um processo na justiça a pelo menos 20 anos e nada, se é contra o estado vai mofar prá ver algum resultado.

      • Nelson Ribeiro

        Bate na mídia que sai.

  • Acredito que o Engenhão deve continuar com o Botafogo , só que devolvido momentaneamente a prefeitura para a compente reforma livre de taxas de manutenção até resolução dos problemas existentes…O Botafogo esta a um passo a frente dos demais clubes do Rio de Janeiro e não pode abrir mão de algo que lhe pertence…

  • Trocar o Engenhào pelo Caio Martins seria retroceder 10 anos na história do clube e começar do zero novamente já que o Caio Martins não tem estrutura para suportar grandes jogos na atual conjuntura…

  • rafael

    quantas pessoas cabem no caio martins? derrepente seria interessante o botafogo fazer como o galo fez com o independencia, fizeram o caldeirao deles e estao sem perder la dentro a um bom tempo!!! sem contar que com menos pessoas encheriamos o estadio, e em jogos maiores jogariamos no maraca , o maior do mundo…
    engenhao deve ser mais longe do que o caio martins para qm mora no rio!!!

    DEVOLVE ESSE LIXO DE ENGENHAO…

  • Mario

    Vem aqui pra Brasília no novo estádio mane Garrincha com capacidade de 70 mil botafoguenses.

  • Na atual situação do botafogo,devolver o engenhão nem como última opção,seria um retrocesso.

  • Gerson Barbosa, SP

    Eu acho que temos que aguardar a informação sobre o tempo que o estádio ficará fechado para reformas.
    As questões do prejuízo podem perfeitamente ser negociadas com a Prefeitura assim como outras questões de contrato com patrocinadores.
    Qualquer decisão motivada pela emoção nesse momento (como está fazendo o Montenegro) pode nos custar ainda mais caro no futuro.
    Devolver o Engenhão em definitivo e voltar ao Caio Martins, como se ele fosse a solução para os nossos problemas, é um retrocesso ENORME.
    O Engenhão não é um elefante branco como alguns incautos tentam nos enfiar goela abaixo, pelo contrário é uma fonte enorme de recursos que se bem explorada pode gerar nas próximas décadas receitas espetaculares aos nossos combalidos cofres.
    A reinauguração do Maracanã, ao contrário do que alguns amigos de camisa afirmam aqui, vai ser muito benéfica pra gente. A diretoria terá mais intervalos entre os nossos jogos e poderá negociar shows internacionais que rendem muito dinheiro.
    Naming Rights que estava sendo negociado com a CEF (30 milhões;ano), mais todos os patrocínios atuais, lojas shopping, locação de parte da infra estrutura para Universidades, enfim…
    Vejo o Engenhão como a nossa casa e temos que dar à ela a nossa cara, como vinha acontecendo de forma muita tímida (entenda-se aqui a falta de dinheiro)…
    O mundo evoluiu e os grandes times tem a sua casa onde lá fazem de tudo para criarem o seu caldeirão….
    O Engenhão é um estádio para 45.000 pessoas e o Caio Martins ? O Engenhão tem problemas ? Claro que tem, mas ao longo do tempo eles serão resolvidos (e acho que até 2016 vai estar tudo resolvido).
    Enfim, essa é a minha visão pelo menos até o momento com as informações que chegam até nós.
    abs

    • Thiago Fernandes – ES

      Gerson, é isso!!! Perfeito!!!

  • Também acho que essa historia da interdição do Engenhão esta pra lá de estranha.O que me chama mais a atenção e a passividade da direção do clube em relação a um problemão desses.Espero que a diretoria do Botafogo esteja no controle da situação.

  • Jose carlos Monteiro

    O negocio não é devolver, mais negociar, afinal arrendamos um estádio cheio de problemas estruturais, foram feitos investimentos pelo Botafogo contratos assinados compromissos assumidos tudo com base nesse arrendamento, a prefeitura, a construtora ou projetista sabiam do desvio dos arcos de sustentação, não era desconhecido o problema desde sua construção porque quando tiraram às escoras a sustentação do teto cedeu 50% mais já naquela época deveriam ter tomado as providências antes de se fazer a licitação. Nesse entende-se que deram as garantias necessárias para liberar a licitação de arrendamento então cabe ao botafogo ser ressarcido dos prejuízos que provenham desta interdição pelo período que não for possível a exploração conforme contrato firmado com o Botafogo. Entendo que haja quebra de contrato tanto da prefeitura quanto dos demais responsáveis. E tem de se calcular o que o Botafogo tinha como renda com a exploração bem como a perda de negócios futuros. E até lá o Botafogo deve sim jogar no Caio Martins e renegociar com seus anunciantes para este novo local. Além disso, acho que os torcedores mais do que nunca deve procurar encher os jogos do Botafogo bem como perfazer um movimento para que o maior número de pessoas se torne sócio torcedor. Bem essa é minha humilde opinião.

  • Ronaldo(Teresina-PI)

    ¨Oswaldo de oliveira ainda acredita na classificação de Vasco e Flamengo¨. Será que ele está sendo irônico, sádico, derrotado ou sei lá o quê. Pois, para que o Vasco se classifique só vencendo o Botafogo amanhã, será que o Oswaldo vai entregar o jogo amanhã só pra ver o Vasco se classificar? esse cara é um nojo, não deveria abrir a boca pra dar entrevistas.

    • born to be fire

      Ele tá certo, esse negócio de menosprezar o adversário não dá certo, isso sempre faz o moribundo ganhar forças, intimamente com certeza ele sabe que o vasco tá fora, prá quê dar forças ao adversário? Tem que elogiar e enfiar 4 a 5 gols no vasquinho.

  • Dinho Fogo Es

    BURROSWALDO CONTINUA COM ESTE IMPRESTAVEL RAFAEL ORELHUDO MARQUES.QUE TRISTEZA ESTE JUMENTO DESTE TREINADOR DE MERDA NOS PROPORCIONA.

  • Fernando de Freitas

    Soube hoje, de fonta segura, que a reforma do Engenhão não levará menos que 12 meses (isso se não houver grandes atrasos).
    Minha opinião:

    Reformar o Caio martins para os jogos de pouco apelo nesse tempo.
    Para jogos de potencial grande público, usar o Maracanã (pagar o aluguel).
    Negociar com a prefeitura a prorrogação da concessão pelo tempo da reforma do Engenhão, Conceder aos patrocinadores o mesmo prazo de prorrogação de contratos.
    Negociar que a prefeitura arque com a manutenção mensal a partir de agora.

    Não acho que o clube deva devolver o estádio. Até 2016, por conta da Olimpíada, o estádio terá que receber muitos investimentos, ampliação para 60 mil lugares etc.
    Aos que entendem que o Maracanã irá “acabar” com o Engenhão, lembro que os custos de utilização do Maraca serão ALTÍSSIMOS, e jogar para menos de 20 mil será prejuízo certo. Duvido que Fla e Flu disputem jogos de menor porte lá. O Engenhão continuará sendo lucrativo para o clube.
    Somando o lucro líquido dos 2 últimos anos, a quadrilha arrecadou R$ 15 milhões !!!
    É preciso ter calma, muita calma nessa hora.

  • jésus

    PORQUE NÃO SE JOGA MAIS NO CAMPO DO AMERICA EM EDSON PASSOS,BEM MELHOR QUE O CAMPO DO BANGU.
    E EU DEVOUVERIA O ESTADIO SIM

    • born to be fire

      Pô se no engenhão já é difícil a galera aparecer, imagine em nova iguaçu. Vc é de outro estado?

  • Luis Fernando

    Quando o fogão quizer, aqui em Juiz de Fora tem um belo estádio. Sem falar que somos a segunda maior torcida do botafogo no país. Podem vir à vontade. O estádio é de vocês.

  • VENHO POR MEIO DESTA EXTERNA MINHA REVPLTA CONTRA O SR MONTENEGRO E SUA ALA QUE SÓ SABE ATRASAR O BOTAFOGO COMO JÁ O FAZ A ANOS , PEÇO A TORCIDA DO BOTAFOGO QUE REAJA E NÃO DEIXE O FOGÃO PERDER NOSSO ESTADIO O ENGENHÃO , POIS O MESMO SERIA UM ABSURDO . SR MAURICIO ASSUMÇÃO NÃO PERMITA ESSA TOLICE NÃO PERMITA ESTA INSANIDADE NÃO TIRE DESSA TORCIDA SOFRIDA , MALTRATADA E INJUSTIÇADA O NOSSO MAIOR ORGULHO ATUAL QUE É TER NOSSO ESTÁDIO OU CASO CONTRÁRIO ASSINAREMOS NO FIM E VIRAREMOS TIMES PEQUENO. MAS UMA VEZ PEÇO A TORCIDA DO FOGÃO NÃO DEIXE ESSE FATO OCORRER VAMOS PROTESATAR.

  • Boa noite torcida alvinegra!

    Dane-se para não dizer outra coisa, sempre sobrevivemos antes do Encrencão, porque daqui para frente não sobreviveríamos, devemos sim investir nas melhorias do Caio martins e ampliá-lo para no mínimo 25.000 lugares, e mandar os jogos pequenos e médios para lá, além de alguns clássicos com times de outros estados, e voltarmos normalmente a utilizar o maracanã em grandes clássicos e decisões, e lembrando que Niterói é um grande Centro desperdiçado sem um grande Clube de futebol e consequentemente jogos de futebol!

  • Thiago

    Torço para que a diretoria se mobilize para uma reforma no Caio Martins. O Engenhão não funcionou com o Flamengo, que tem torcida cinco vezes maior que a nossa, não funcionará conosco. O ideal é o modelo vascaíno: ter um estádio com capacidade entre 15 e 20 mil lugares e mandar os jogos de maior apelo no Maracanã. Utilizemos o Caio Martins até que a construção dum estádio no Rio seja possível. Não acho que tal construção seria um devaneio. Não precisamos de luxo nem de atender a todas as exigências da Fifa. Precisamos dum estádio simples, de fácil acesso e com arquibancada próxima do gramado para fazer o mando de campo valer alguma coisa.

  • alexandre weydt

    Pra mim tao botando eh pressao na prefeitura pra resolver logo essa lenha, o Botafogo tem lucrado muito com o estadio, alem de jogar o time treina direto la no ngenhao, o Seedorf soh aceitou vir jogar no Botafogo por causa da estrutura do clube e o Engenhao foi fundamental para a decisao dele. Com certeza o Eduardo Paes esta costurando um acordo com o Botafogo, no mesmo dia que anunciou a interdicao ele assinou a concessao do terreno em Vargem Grande para construir o CT do Fogao, a prefeitura tah com muito dinheiro em caixa e tem cacife para resolver tudo a favor do Botafogo, isso eh o que eu espero.

  • cachorro louco

    Se devemos devolvê-lo ou não, não sei dizer, no entanto, não se trata de um objeto que se adquiriu nas casas Bahia, para se devolver assim de forma precipitada. Deve-se tentar uma negociação que satisfaça e muito ao Botafogo que é o maior prejudicado e vítima da incompetência generalizada. É preciso fazer uma análise (fiscal) rigorosa e o clube não deveria sair prejudicado nesta estória absurda! A Prefeitura deveria arcar com os prejuízos desta vergonha que está acontecendo!Se um acordo altamente satisfatório não ocorrer então, não há o que fazer! Ehhh Brasil …..me vem a frase de Charles de Gaulle ( O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO)….

  • Ricardo

    Existem outras alternativas à devolução do Engenhão. Os lucros obtidos nos últimos anos poderão retornar assim que a obra de recuperação for realizada. E esta TEM QUE SER FEITA! NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE O ENGENHÃO SERÁ PALCO DOS ESPORTES MAIS REPRESENTATIVOS DE UMA OLIMPÍADA – AS DIVERSAS MODALIDADES DO ATLETISMO. Entregar agora o Engenhão é pensar pequeno. Revés por um ano, mas pelo menos mais 13, 14 anos de lucro no futuro. Se o problema é na cobertura dos setores leste e oeste, interdita-se apenas esses setores superiores e no local instala-se pilares e escoras provisórias, capazes de manter a esabilidade da cobertura, enquanto os serviços de reconstrução e/ou reforços são realizados. Perde-se 20.000 lugares, mas ainda sim restariam pelo menos 25.000 lugares, o que é uma capacidade nada desprezível. Durante essa interdição parcial, as despesas de manutenção podem ser rateadas entre prefeitura, clube e construtoras. Alivia-se o prejuízo do clube, a prefeitura intervém em prol da segurança, de forma que se preserva o patrimônio público contra a pecha de condenado, condição que acaba por parecer à sociedade, e as empresas construtoras respondem por suas responsabilidades de forma adequada. Todos saem ganhando. É nas dificuldades que os grandes se sobressaem, e os fracos se entregam às lamúrias. O Botafogo é grande, assim como o Rio de Janeiro.

  • paulo cesar oliveira

    Essa bomba relógio era prevista. Não tem nada na administração pública que não seja para gerar dinheiro N vezes mais que o custo inicial para algumas pessoas se arrumarem. Quantas reformas tivemos no maraca? e pelo orçamento desta reforma especifica para a copa do mundo derrubaram e reconstruiram o estadio de Wembley. Pergunta: porque não fizeram o mesmo aqui? é simples: uma estrutura nova demora para ser reformada e o que estão fazendo agora terá que ser reformado em pouco tempo, gerando mais liberação de verba, superfaturamentos, licitações fraudulentas, essa festa que se vê todos os dias nos jornais. Por causa desta palhaçada da Copa estão demolindo o Celio de Barros, o Julio Delamare e sabe-se lá o que mais. E o dinheiro público gasto anteriormente naquelas obras? Quer dizer que o que pagamos antes agora não serve mais? Varias coisas semelhantes estão ocorrendo nas demais obras pelo país afora. Foi para isso que se lançou o pais no projeto da Copa 2014? Para conseguir liberação de verbas para obras? É extremamente sério que o Engenhão esteja apresentando problemas tão cedo, era mesmo uma bomba relógio para gerar novas obras . O Botafogo entrou de gaiato e agora está sendo prejudicado. Nós temos duas preocupações, como torcedores e como cidadãos. Usaram o irresponsavelmente o dinheiro público, falharam na execução que já teve custos absurdos e agora mais custos cairão sobre nossas costas, e nosso clube tb está tendo prejuizos terriveis. A principal medida não é abandonar o Engenhão pura e simplesmente ,e sim deixar de votar nestes larápios e cobrar deles na justiça. São safados e precisam perder seus mandatos. SAN.

    • Jose Heleno de Araujo

      Paulo Cesra concordo com voce em quaze tudo mas para que os PMDBS e PTS da vida acabem temos que acabar com o voto do analfabeto.

  • henriqui reina

    Não tem que devolver, o custo do conserto é muito pequeno em relação ao estádio; muita gente tá de olho, querendo que o Botafogo desista e botar a mão nessa Monalisa com defeito fácil de ser resolvido. temos que passar o custo da obra a quem de direito, estudar muito como tocar os custos que se avolumarão; alguma fórmula há de ser desenvolvida urgentemente para que possamos não perder o embalo no futebol e viabilizar nossas despesas até a prefeitura, parece estar querendo resolver o problema com urgência, entregar novamente o nosso estádio. Nosso prazo de exploração é de 20 anos mais 20 anos, isto é , 40 anos. Acredito que o custo da reforma da cobertura não passe de 5% do valor do colosso de Engenho de Dentro, cerca de 5 milhões. O problema maior é o custo da manutenção; esse deve estar sendo estudado e com certeza Landau e sua equipe estão debruçados em cima da mesa resolvedo esses números imaginários; mas tenham certeza que Deus está conosco para nos orientar o que fazer. Haverá uma solução! Abraços.

  • henriqui reina

    Quanto ao conserto, o mais importante é saber se aquelas vigas gigantescas tubulares estão boas, são elas que suportam as hastes sustentadora da cobertura; caso estejam,o resto é muito simples resolver. Vamos técnicos, ajudem o Glorioso que possui cerca de 4.000.000 de torcedores ávidos por verem o final feliz dessa confusão. Abraço.

  • Olavo Batista

    Caros colegas amantes e torcedores do fogão:

    Vamos com calma. Concordo plenamente com o Gilberto. Devemos primeiramente aguardar o laudo final. O Engenhão é a cara do Botafogo bem como o Caio Martins. Ambos são adorados por nós, reais torcedores do maravilhoso clube da estrela solitária. A vantagem do Engenhão, é que ele hoje está nivelado um tanto acima do Estádio Caio Martins. É mais acochegante e valorizado. Está no nível de estádios europeus. A prefeitura tem que tomar providências. O Botafogo não deve sofrer qualquer prejuízos. Não se esqueçam do que fizeram com General Severiano na década de 70. Porém, Caio Martins sempre será uma bela opção.

    OLAVO

  • Jose Carlos Monteiro

    Pode-se cobrar da prefeitura o pagamento mensal da receita hoje recebida pelo botafogo como forma de idenização enquanto durar a interdição, isenção dos custos de manutenção e reparos até a liberação do estadio. Assim não precisáremos devolver o Engenhão mantemos a receita que tinhamos, e ainda arrajamos mais um graninha no caio Martins.
    Simples quem fez a merda que sinta o cheiro agora.

  • Seria MAIS prudente aguardar o laudo definitivo, saber qto tempo deverá ficar interditado e quem custeará os prejuízos. Acho que a prefeitura é a responsável pela construção e se foi mal feito, ela deveria buscar os reparos necessários junto aos construtores. Problemas estruturais não cabem ao Botafogo assumir.
    Acho que , em qualquer hipótese, o Botafogo não deveria abrir mão do estádio, afinal, no Rio de Janeiro não existem locais para um novo estádio, que sejam próximos, do torcedor. Ele deveria ser ressarcido pelos prejuízos passados e futuros e quem sabe, assumir o Engenhão pelos próximos 60 anos??? Com direito a compra definitiva, talvez??? É óbvio que a prefeitura deverá assumir os custos do estádio enquanto ele estiver interditado. Essa é a minha opinião.

  • Renato “O Russo” Velloso

    Com todo o respeito a nossa torcida, eu sempre achei que o Engenhão era “muita areia para o nosso caminhão”, A Diretoria deveria penssar em um modo de reformar e ampliar o Caio Martins ou construir um estádio na área do C.T. de Mal. Hermes com capacidade máxima de 25 mil lugares e com certeza ele estaria sempre cheio. Mas tudo isso não passa de especulações, na verdade a “maracutaia” está instalada mais uma vêz contra o Botafogo e garanto a vocês que não se trata da “Teoria da Conspiração”, mas que há algo de podre no ar há! Quem vai arcar com os prejuízos da instituição Botafogo de Futebol e Regatas? Quando o Maracanã for reaberto o Botafogo poderá jogar lá ou será barrado como foi em São Januário? Por que todos os times jogaram nas duas rodadas seguintes a interdição e o Botafogo não? Na Copa do Brasil, na Sul-americana e no Brasileirão vamos mandar nossos jogos em que estádio? Torcer pelo Botafogo é experimentar todas as formas de emoções, você vai do céu ao inferno e vice-versa em minutos.

    • ESTÁDIO PARA 25 MIL PESSOAS É BRINCADEIRA SUA, SE SOMARMOS OS TORCEDORES DO BOTAFOGO NO BRASIL INTEIRO É CAPAZ DE NÃO DAR 3 MIL. ESSE TIME DO BOTAFOGO TEM É QUE DISPUTAR CAMPEONATOS DE VÁRZEA.

      • born to be fire

        Não sei o que estes viadinhos vêm fazer neste espaço exclusivo ao botafoguenses.

      • Fernandinho,deixa de ser babaca seu otário.O seu timinho,a flavela,sem qualquer chance no carioca,corre um serio risco de tomar um sacode hoje do Remo.Ai Fernandinho flavelado,nem carioca,nem copa do brasil,nem Kaka,nem porra nenhuma.Somente um monte de palhaços igual a vc,enchendo o saco por aqui.

  • sera´muita burrice devolver engenhao, comos vamos pagar salario do seedorf entre outras coisas, so em publicidade o bota arrecada milhoes, jogar no chiqueiro de caio martins pra 5 mil torcedor e gramado de varzea é regredir no tempo, tem q esperar engenhao voltar a ter condiçoes, mas nada de devoluçao, enquanto isso axo q poderia mandar seus jogos em juiz de fora

  • Marco

    Encontra-se nos encargos da olimpíada a ampliação do Engenhão para 60 mil lugares, além disso toda a infraestrutura do entorno será adequada e revitalizada. Também consta dos planos a duplicação da avenida, que liga o Maracanã e o Engenhão, até 2016. Diante de tantas coisas boas que estão por vir. Seria, no mínimo, estranho falar em devolução nesse momento. O que precisa, com urgência, é de atitude dos Gestores, para resolver esse problema o mais rápido possível, minimizando os prejuízos advindos dessa interdição.
    Estava no forno um contrato, do Bota com Caixa Econômica, que faria o nosso Glorioso alçar vôos ainda maires. Não devemos abrir mão desse “Filet” – solução existe !!!

    O futuro tem muitos nomes.
    Para os fracos é o inalcansável.
    para os temerosos, o desconhecido.
    Para os valentes é a oportunidade.

    Victor Hugo

  • Junior

    É uma vergonha esses times do rio tudo falido não tem estádio proprio, isso é muito ridículo, que queda na carreira do seedorf, jogar a vida inteira em grandes estádios da europa e agora ter que jogar em moça bonita, caio Martins, é fim de carreira mesmo, até o canela marques vai estranhar KKKKKKKKK !!!!!!!

    • Marco

      Flamenguista enrustido !!!!

  • Orlando Soares

    Voltando a falar sobre o Engenhão; torno a dizer que não é a melhor solução. Reforço que o Mauricio deve sentar-se à mesa com o Governo Municipal para resolverem da melhor maneira possível, esse problema. O Botafogo não pode se rsponsabilizar pelos prejuizos, visto que não é culpa sua esta situação; até o diretor de competições da CBF, já disse que não exigirá do Botafogo conforme dita o regulamento do BR, que o Clube tem que informar 45 dias antes da competição começar o estádio que irá mandar suas partidas e essa condição o Botafogo não tem no momento e não é sua culpa , essa situação.
    Muitos estão defendendo a volta do Botafogo ao Caio Martins dizendo que é seu açalpão, seu caldeirão; tenho restrição sobre esses adjetivos.
    Tenho o Botafogo como um dos MAIORES E MAIS IMPORTANTE CLUBE DESSA NAÇÃO e time grande como é o nosso caso, não precisa nem deve se enveredar por essa de açalpão; isso é coisa de time pequeno e EU, não considero nunca, O BOTAFOGO como time pequeno.
    Quem pensa grande, não desiste de seus grandes sonhos. Então que todos reunam-se e direcionem esse embrólio todo da melhor maneira possivel e favorável ao Botafogo e sua torcida, que já adotou o Engenhão como seu Estádio para mandar seus jogos.

  • Ruy_FOGO

    Acho que não deve devolver P nenhuma.

  • andrade

    Vários times gostariam de ter o Engenhão como seu campo de jogo. Lógico que dá despesa. Agora deve a prefeitura assumir as despesas agora que está interditado, pois a rigor pertence a prefeitura o estádio. Devolver agora precipitadamente NÃO É UM BOM NEGÓCIO. Pode abrir daqui a 6 meses e voltarmos a jogar lá. Durante esse período continuaríamos a treinar lá. Essa questão esquecida por muitos é que tem o Engenhão uma estrutura de treinamento, academia, alimentação que o botafogo precisa e não vai conseguir em General Severiano. Mesmo que o estádio fique fechado por 6 meses, continuaremos usando a estrutura de treinamento.
    Agora a questão do Caio Martins não pode ser encarada como um coisa ou outra. Deve-se fazer uma reforma rápida no Caio Martins deixando em condições de uso para jogos do brasileiro e uso posterior, quando da devolução do engenhão, pelas divisões de base que merecem atenção. DEVOLVER O ENGENHÃO AGORA É QUE É MICO. A prefeitura tem de pagar as despesas de manutenção enquanto estiver interdidado SIMPLES.

  • BARDAWIL

    eu não sou cachorro não…

    mais vou dar minha opinião.

    1º o presidente do Botinha e louco, doido varrido em falar que terá prejuízo de 30 milhões com estádio fechado. Porque? Porque a marca Botafogo nem sonhando arrecada em 6 meses esse valor, primeiro que não tem torcida para isso, segundo a marca não e forte, e terceiro paga pelo aluguel do estádio 40mil reais, para alcançar a marca de 30 milhões seriam 750 shows, ou jogos, em 6 meses nem nos melhores do sonhos.

    2º devolva o engenhão, para parar de ser chacota. Nunca o botafogo chegou a encher o estádio, nunca vai encher porque nunca vai disputar títulos nacionais, ou sul americanos. Tem sido chamado de vazião, e quando e final de carioca tem que dividar a torcida, e mesmo se fosse torcida de um so time, dentro do rio de janeiro, não há botafoguenses suficientes para encher.

    3º Caio Martins tem todo o charme, e pequeno, acolhedor, e o melhor de tudo, e do tamanho do clube. pequeno. não podem considerar o botafogo como grande, time que tem um título nacional não pode ser considerado grande.

    cachorrada, abra o olho, devolve o estádio para o prefeito e o governado vascaíno, e deixem eles se viraram com esse elefante branco pra lá. e menos gozação para vcs.

  • BARDAWIL

    vc precisa postar meus comentários, minhas gozações fazem parte do futebol, e tem um monte de botafoguenses que fazem isso no espaço do meu time.
    vou mandar email para redação do lance.

    • A urubua ficou chiliquenta.Não precisa nem dizer o nome do seu “time”.FLAVELA,acertei???????Hoje eu ri muito do seu timinho.O presidente de vcs apareceu na tv,com um sorriso largo,mostrando todos os dentes,dizendo para a torcida comemorar muito,ja que o clube conseguiu a certidão negativa de debito,do governo federal.Aquela,positiva,com efeito negativo.Resumindo,parcelou a divida.Se deixar de pagar UMA,somente UMA,volta a ter certidão negativa.E vc quer tirar onda aqui???Vai comemorar a certidão negativa.Ultimamente e a unica coisa que a flavela comemora.

      • Luiz

        Opa amigo êles tem é mais que comemorar afinal êles tem o bravo Hernane grande caneleiro, time que leva chinelada de time pequeno a toda hora vai falar de quem e eu diria a inveja é uma merda, assim que implantar todas UPPs a torcida deles acaba, vão assistir jogos todos no xilindró. Todo torcedor deles são analfabetos pode reparar que êles falam sou framengo.

    • Nós estamos por címa e vcs estão por baixo, então podemos entrar no blog de vcs e sacanea-los dá maneira que nos convier. Nós (torcedores Botafoguenses) temos todos os direitos que nos são cabíveis. Direitos esses de: empinar, virar, revirar, cortar e aparar com rabo e tudo.

  • Amigos,Engenhão fechado,vamos jogar e sermos campeões onde tiver que ser,tudo bem.
    Fica a pergunta?
    E os sócios torcedores que tinham o direito de entrar no Engenhão???
    como ficamos?
    Já mandei email,liguei!!!
    Não vejo ninguém falar nada…

  • luciano p da silva

    Adoro o caio martins , além de ser próximo da minha casa , mas o problema do engenhão , é como voltar no tempo e voltar a pensar pequeno. ESTÁ NA HORA DE PENSAR GRANDE , EM FAZER NOSSO ESTÁDIO. ISSO É BOTAFOGO , NÃO É BAGUNÇA.

  • Essa bomba relógio era prevista. Não tem nada na administração pública que não seja para gerar dinheiro N vezes mais que o custo inicial para algumas pessoas se arrumarem. Quantas reformas tivemos no maraca? e pelo orçamento desta reforma especifica para a copa do mundo derrubaram e reconstruiram o estadio de Wembley. Pergunta: porque não fizeram o mesmo aqui? é simples: uma estrutura nova demora para ser reformada e o que estão fazendo agora terá que ser reformado em pouco tempo, gerando mais liberação de verba, superfaturamentos, licitações fraudulentas, essa festa que se vê todos os dias nos jornais. Por causa desta palhaçada da Copa estão demolindo o Celio de Barros, o Julio Delamare e sabe-se lá o que mais. E o dinheiro público gasto anteriormente naquelas obras? Quer dizer que o que pagamos antes agora não serve mais? Varias coisas semelhantes estão ocorrendo nas demais obras pelo país afora. Foi para isso que se lançou o pais no projeto da Copa 2014? Para conseguir liberação de verbas para obras? É extremamente sério que o Engenhão esteja apresentando problemas tão cedo, era mesmo uma bomba relógio para gerar novas obras . O Botafogo entrou de gaiato e agora está sendo prejudicado. Nós temos duas preocupações, como torcedores e como cidadãos. Usaram o irresponsavelmente o dinheiro público, falharam na execução que já teve custos absurdos e agora mais custos cairão sobre nossas costas, e nosso clube tb está t

  • Essa bomba relógio era prevista. Não tem nada na administração pública que não seja para gerar dinheiro N vezes mais que o custo inicial para algumas pessoas se arrumarem. Quantas reformas tivemos no maraca? e pelo orçamento desta reforma especifica para a copa do mundo derrubaram e reconstruiram o estadio de Wembley. Pergunta: porque não fizeram o mesmo aqui? é simples: uma estrutura nova demora para ser reformada e o que estão fazendo agora terá que ser reformado em pouco tempo, gerando mais liberação de verba, superfaturamentos, licitações fraudulentas, essa festa que se vê todos os dias nos jornais. Por causa desta palhaçada da Copa estão demolindo o Celio de Barros, o Julio Delamare e sabe-se lá o que mais. E o dinheiro público gasto anteriormente naquelas obras? Quer dizer que o que pagamos antes agora não serve mais? Varias coisas semelhantes estão ocorrendo nas demais obras pelo país afora. Foi para isso que se lançou o pais no projeto da Copa 2014? Para conseguir liberação de verbas para obras? É extremamente sério que o Engenhão esteja apresentando problemas tão cedo, era mesmo uma bomba relógio para gerar novas obras . O Botafogo entrou de gaiato e agora está sendo prejudicado. Nós temos duas preocupações, como torcedores e como cidadãos. Usaram o irresponsavelmente o dinheiro público, falharam na execução que já teve custos absurdos e agora mais custos cairão sobre nossas costas, e nosso clube tb está tendo prejuizos terriveis. A principal medida não é abandonar o Engenhão pura e simplesmente ,e sim deixar de votar nestes larápios e cobrar deles na justiça. São safados e precisam pe

  • EDUARDO RODRIGUES

    ASSIM QUE NOSSOS ADVERSÁRIOS QUEREM NOS VER, DERROTADOS VOLTANDO AO CAIO MARTINS UM ESTÁDIO ACANHADO PEQUENO, COMETENDO ESSE RETROCESSO E DEVOLVER O ENGENHÃO SERIA CERTAMENTE UM PASSO ATRÁS,ESSA CRISE É PASSAGEIRA TEREMOS UMA POSIÇÃO LOGO,LOGO,E LANÇO UMA CAMPANHA CAIO MARTINS NÃOOOOOOOOOOOOOOOO.

  • Pedro Igor

    O Botafogo é o time que mais deve no Brasil, quando começa a ter receitas com o estádio vem essa. Deve haver a suspensão do contrato até a reforma do estádio, o caro não é o aluguem 40 mil reais e sim a manutenção mensal de 500 mil reais. O problema é jogar em algum lugar, Caio Martins é valido apenas se fizessem um estádio como os ingleses (Westham, fullham) ou o Independência, fora isso só sobra Volta Redonda mesmo, estrutura tubular é ridículo pra quem tinha o Engenhão. Vale ressaltar que o contrato com o Maraca obriga que a concessionária tenha ao menos 2 times do Rio jogando lá, se Vasco e Botafogo tem estádio, sobraria pra dupla Fla Flu, só que o Botafogo aluga mais barato o_0. Seria um conluio ou uma coincidência muito grande que o teto desabe quando o Maraca está com mais de 90% das obras prontas?

  • marcos cavalcanti

    Não tem que devolver porra nenhuma !
    Por baixo dos panos , já sabemos , que tem a mão suja da UNIMED , doida para entregar nosso estádio aos bambis do florminenC .
    Por essas e outras , que meu plano de saúde é AMIL !
    SAN

  • FLAVAOFOGAO

    AI GALERA POR 60, 80 REAIS, NAO VOU MESMO SE FOR CAIO MARTINS, ENGENHAO, CAMP NOU.ETC
    POIS O ESPETACULO ( ??? ) NAO VALE ESSSA GRANA, E NAO TENHO CARTIRA FALSA DE ESTUDANTE !!

  • paulo cesar oliveira

    Pessoal, anunciar a devolução do Engenhão é uma opção que apenas tem a função de provocar movimentação no antro dos politicos. As obras públicas sempre tem bomba relógio ,que é um defeito deixado para gerar novas obras, novas licitações, superfaturamento, etc . Aquilo não cai nem com um furacão. Quando cai um predio no Brasil não se detecta nada a não ser minutos antes do desabamento, e este problema foi detectado em 2010. Tem algum interesse obscuro nesse fechamento. Porque esta interditá-lo agora, com o Maraca ainda terminando sua multimilinaria reforma? Este assunto cheira mal. Estão demorando a dar um parecer mais preciso, isso é que está fedorento. Mas contra todas as armações nosso time continua ganhando.

  • ricardo

    Amigos,

    Contra tudo e contra todos! Hoje o Botafogo deu mais um passo para a conquista da Taça Rio e consequentemente o Campeonato Carioca. Porém, precisamos NÃO desprezar a Copa do Brasil, que é um atalho para a Libertadores, nosso sonho antigo. Quanto ao jogo de hoje, ótima postura do time no segundo tempo, se impondo e mostrando que a orquestra pode também manter um bom nível na ausência do Maestro. Mas alguém pode vir aqui e protestar dizendo que o Vasco do jeito que está não serve de parâmetro. Ora, clássico é clássico! Não interessa se o Vasco se encontra numa fase ruim. Ou se esqueceram das vezes em que times grandes venceram clássicos, mesmo com equipes inferiores ao adversário? O Vasco realmente não atravessa boa fase, mas tem valores e na minha opinião o melhor técnico do Rio. Só que o Botafogo, parece ter se contaminado de vez com o vírus “Seedorf”! Se continuar dessa maneira, vai ser difícil encontrar uma vacina capaz de nos descontaminar e nem mesmo atenuar esse vírus! Vamos com tudo! Garra, coração, entrega e … agora talento também! Falta bem pouco para a orquestra jogar por música, regida pelo Maestro Seedorf!

    Abraço e parabéns!

  • E agora Botafogo? Agora seremos campeões cariocas, mostrando que o time está maduro e que não se abala com as armações de fora do gramado, contra tudo e contra todos…Botafogo, melhor time carioca e futuro campeão brasileiro…A questão da falta do estádio não nos abala pois temos opções e o tempo vai acabar por decidir nosso destino…Na pior das hipóteses poderemos resuscitar Caio Martins, que se reformado pode se tornar nosso futuro caldeirão …Como diz o velho ditado: os cães ladram e a caravana passa…

  • fernando alves

    Devolver o engenhão nunca seria uma loucura a prefeitura, fogão e a empresa reune-se e conserta o estadio sera possivel que ninguem possa conserta isto. Caio Martins seria decadencia e o atrestado de burrice desta diretoria fraca e imcapaz destruiu tudo que vez bebeto de freitas, não devemos levar o montegro a seria ele é louco, MAURICIO DEIXA DE SER BURRO ELES VÃO ENTRAGAR O ESTADIO AO URUBU DEIXA DE SER BURRO. LANDUA PARABÉNS ENTRAGAR O ESTADIO NUNCA.

  • Claudio Cima

    Acho que o Botafogo não deve devolver o engenhão para a prefeitura, uma vez que, segundo a própria prefeitura, não houve falha na manutenção do estádio por parte do Botafogo. O Botafogo deve sim cobrar da prefeitutra o conserto do estádio, posto que ela o construiu, sendo, desta forma a responsável pelos reparos necessários. Além disso, pode o Botafogo, promover a respectiva ação de perdas e danos em face da prefeitura, pelos prejuízos causados pelo problema e pela interdição do estádio, acrescido do lucro cessante pela perda de receita.

  • born to be fire

    Quase que eu acerto, se o botafogo não ficasse com pena do vasquinho, teríamos feito os 4 ou 5 que falei, e não tinha que ter pena não, foi um ótima oportunidade de devolver os 6 x0 de 2010.

  • Murilo

    O fluminense não tem estadio e tai na liberta o flamengo com a maior torcida tambem não tem estadio, acho que o botafogo deveria esperar uma solução.

  • Orlando Soares

    Estão certos os que pensam que devolver o Engenhão e voltar para o Caio Martins, é um retrocesso. E põe retrocesso nisso, é assinar a confissão de que é um time pequeno; e isso, nem eu, nem nenhum torcedor do Botafogo deve admitir. Temos mesmo é que nos posicionar diante da Diretoria na pessoa do Sr. Maurício Assumpção e exigirmos a resoluão do problema perante a Prefeitura.
    Acho que está errado a intenção do Sr. Carlos Augusto Montenegro em querer devolver o Estádio; Tenho o Carlols Augusto como uma pessoa muito importante para o Botafogo, mas essa idéia, acho que ele a teve num repente de querer o melhor para o Clube, mas acho que não é. O que todos têm que perceber é que, o Botafogo conseguiu progessão com a administração desse Estádio; o mundo sabe que o Engenhão pertence ao Botafogo e não à Prefeitura, essa é a conotação que se tem hoje no mundo futebolistico e isso não se pode descartar de uma hora pra outra.
    Se querem melhorar o Caio Martis , acho que até devem, porque lá estão as categorias de base do Clube, mas não que seja local adequado para mandar jogos importantes.
    Arquibancadas tubulares ou provisórias, como são mesmo, são estruturas paliativas e de times pequenos.
    O BOTAFOGO É GRANDE, TEM QUE PENSAR GRANDE E NÃO SE APEQUENAR DIANTE DE PROBLEMAS QUE LHE APAREÇAM PELA FRENTE.
    Nós torcedores temos que dar apoio ao Maurício para que ele possa dar um rumo à esse problema e o Botafogo não seja mais prejudicado, como já está sendo.

  • GIBO

    Se o Botafogo devolver, não receberá nada de indenização. E tem mais, Flu e Fla estão loucos para pegar o Engenhão pois o Maraca será muito caro. Escutem: No dia seguinte à devolução o Engenhão terá novo “dono”: o Fluminense. E tem mais: quem são os “caciques” que participarão da reunião de hoje: Montenegro, os Meyer, os Borer, os Palmeiro, o Rolim. Ou seja, todo o pessoal que afundou o Clube no passado.

  • Ricardo

    Não temos que devolver o Engenhão. A situação de momento, sem ele, é ruim, mas será muito pior no futuro, se abrirmos mão desse patrimônio. Além disso as piranhas de laranjeiras, aquele pessoal do bloco que usa uniforme igual a abadá cafona e horroroso, já se manisfestou interessado… Sem nenhum pingo de ética ou moral, já estão se movimentando para pressionar e tentar assumir o que é nosso. VAMOS DEIXAR QUE ISSO ACONTEÇA???? NÃO ACREDITO QUE AQUELES VIADINHOS TRICOLORES TENHAM CULHÃO PARA ASSUMIR O ESTÁDIO, MAS O PLANO DE SAÚDE, QUE FODE SEUS ASSOCIADOS SEM DÓ, E SÓ ESTÁ INTERESSADO EM LUCRO, LUCRO E LUCRO, PODE INTERVIR…
    DEFINITIVAMENTE NÃO PODEMOS PERMITIR TAMANHO ABSURDO…

    JÁ IMAGINARAM A VERGONHA: AO INVÉS DE VERMOS ESTÁTUAS DE VERDADEIROS CRAQUES E ÍDOLOS, QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO FUTEBOL MAIS VITORIOSO DO MUNDO, COMO OS NOSSOS NILTON SANTOS, GARRINCHA, JAIRZINHO (POR ENQUANTO), VERÍAMOS NO LOCAL
    “SUPER-ÉZIO”, “ROMERITO”, “MAGNO ALVES”….

    É POR ESSES E OUTROS TANTOS MOTIVOS QUE É HORA DOS ALVINEGROS DE VERDADE, SEJAM CONSELHEIROS, DIRETORES, SÓCIOS E TORCEDORES, ACABAREM COM ESSA PALHAÇADA DO MONTENEGRO. O ENGENHÃO É NOSSO!!!! NENHUMA TEMPESTADE É ETERNA. PASSAMOS POR UM JEJUM DE 21 ANOS, PERDEMOS NOSSA CASA E NOSSA IDENTIDADE… FOMOS PARAR EM UM CAMPO DE SUBÚRBIO, QUE NOS TRANSFORMOU EM PIADA, E FEZ MOLAMBOS, ETERNOS VICES E TRICOFLORES RIREM DE NÓS… MAS NÓS SUPERAMOS TUDO ISSO. DEMOS A VOLTA POR CIMA. SOMOS ESTRUTURADOS E ORGANIZADOS, MESMO TENDO QUE ADMINISTRAR UMA FRÁGIL CONDIÇÃO FINANCEIRA, POSSUIMOS A MELHOR ESTRUTURA DE FUTEBOL PROFISSIONAL DO RJ, NOSSO CT É UM DOS 10 MELHORES DO BRASIL, VOLTAMOS A TER JOGADORES CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO, ESTAMOS FORMANDO NAS CATEGORIAS DE BASE,ANO APÓS ANO, JOVENS VALORES… FIZEMOS A MAIOR CONTRATAÇÃO DE UM CRAQUE INTERNACIONAL NO FUTEBOL BRASILEIRO… SOMOS INVEJADOS, TENTAM NOS DERRUBAR DE QUALQUER MODO, MAS SEGUIMOS SEMPRE EM FRENTE. SOMOS BOTAFOGO, E DESISTIR É UM VERBETE QUE NÃO APARECE NO NOSSO DICIONÁRIO!!!!!

  • Antonio Filho

    A questão toda é que não sabemos como o assunto está sendo tratado o Botafogo com o Engenhão melhorou a sua imagem, ou seja, embora com o campo arrendado com o contrato de concessão, pesou muito na decisão de por exemplo o SEEDORF ter vindo, pois de qualquer forma foi incluso na estrutura do clube como apresentação. A minha opinião é de que o estádio não deveria ser devolvido, pois o Botafogo já fez muitos investimentos novamente como exemplo cito as máquinas para recuperar o grama vindo da Holanda. Conforme os noticiários na internet os problemas no estádio são desde o início de sua construção que o Botafogo desconhecia, dessa forma, era só acionar os responsáveis inicialmente de forma amigável, e depois judicialmente, ou seja, no mínimo deveriam resolver todos as pendências existentes, pois com certeza quando foi feito o contrato, era para um bem que atendia todas as condições principalmente a segurança, haja vista que ninguém faz um estadio de futebol onde abrigará multidões em condições inseguras. Diante do exposto, não sei o que o dentista e o rouxionol (advogado) estão fazendo pra mim o caso não é complicado pelo menos o que estou lendo, a não que exista outras coisas que não tomamos conhecimento. E pra mim um dos principais culpados é a própria Prefeitura-RJ, que não soube fiscalizar a obra e que recebeu a mesma com problemas e escondeu para que fosse administrar.

  • FLAVIO VENTURA

    MUITO SE FALA EU TENHO CERTEZA É SÓ TIRAR A COBERTURA E SEGUE A VIDA, NUNCA OUTROS ESTÁDIOS TIVERAM COBERTURA AI O ENGENHAO SERIA SÓ DO FUTEBOL.

  • Antonio

    Tem treta nessa história do Engenhão. Querem tirar o Botafogo de lá…para dar à quem??? O Glorioso tem feito um belo trabalho e provou que um estádio bem administrado gera lucro. Pergunto: – Quem está de olho nesse negócio? Tem sacanagem nessa interdição, podem ter certeza.

  • Antonio

    Não tem que devolver. O Engenhão é nosso.

  • Marcelo

    Fica com o Engenhao , contrata uma firma pra arrumar a cobertura e envia a conta pra Prefeitura . Afinal a obrigação de manter em ordem o estádio e do dono , o Botafogo apenas tem a concessão . O dano e estrutural , da obra e nao de manutencao . Depois que o Maracanã desabar , todos os jogos e shows voltarão para o Engenhao . Ou alguem tem duvida da roubalheira , superfaturamento , material de 5a categoria que se usa nas obras publicas ? Excelente vitoria ontem , apesar do gramado encharcado e ótima atuação do R. Marques , quem diria ? O time esta sobrando no carioquinha .SAN

  • saufogo

    Bardacu, você é ridículo! Estamos subindo. O Vasquinho já virou saco de pancadas da gente. O próximo será o teu timeco: Framerda.

  • Tiganá

    Boa tarde a todos!
    Alguns pontos:
    1º A mídia não é botafoguense, logo não cria muita audiência, como acontece com outros clubes;
    2º Não temos o apoio do governo, como também acontece com outros clubes;
    3º muitos queriam ter o “Engenhão”, principalmente os clubes que tem o apoio do governo e da mídia;
    4º Torcida grande não é sinônimo de torcida rentável;
    5º Vivemos um século, e a meta é viver (pelo menos) mais um século. De modo moderno. O jeito moderno passa por ter um estádio próprio;
    6º com o maracanã (que vai ser caro), qual o motivo do Botafogo não mandar seus jogos no Engenhão?;
    7º O Engenhão, bem trabalhado (como a Diretoria está fazendo), por profissionais capazes e sérios, é sinônimo de lucro certo para o clube.

    • henriqui reina

      Boa Tiganá!

  • Tiganá

    Somos botafoguenses, não devemos nada a ninguém. Estamos nos organizando, como o Internacional, Cruzeiro e São Paulo. Voltamos a revelar jogadores e cedê-los á Seleção. Ser campeão (como éramos) é questão de tempo.

  • alvinegro

    devolver o engenhao jamais!!!!!!!!!! florminense e flamerda estao doidos pra fikar lucrando com nosso suor.

  • Orlando Soares

    QUANTO MAIS LEIO A OPINIÃO DE NOSSA TORCIDA, MAIS ACREDITO QUE O BOTAFOGO NÃO DEVE DE MANEIRA NENHUMA DEVOLVER O ENGENHÃO.
    UM CLUBE SEM ESTÁDIO , ESTÁ PROVADO QUE PERDE EM MUITO SUA IDENTIDADE.
    PELO QUE ESTÁ ME PARECENDO, SÓ O MONTENEGRO NÃO VÊ VANTAGENS EM O BOTAFOGO TER UM ESTÁDIO PARA MANDAR SEUS JOGOS IMPORTANTES.
    SERÁ QUE QUANDO O MARACANÃ VOLTAR A FUNCIONAR, O BOTAFOGO FICAR SEM O ENGENHÃO, O MOENTENEGRO VAI QUERER QUE OS JOGOS DO BOTAFOGO SEJAM FEITOS NO SUPERFATURADO MARACANÃ?
    QUE INTERESSE É ESSE? QUE BOTAFOGUENSE É ELE? SERÁ QUE NÃO PERCEBEU AINDA, QUE OS OUTROS GRANDES ESTÃO TORCENDO PARA QUE ISSO ACONTEÇA?
    O QUE ME DEIXA CHATEADO, QUE, FOI O MANTENEGRO QUEM LUTOU BASTANTE PARA REAVER A SEDEDE GAL.SEVERIANO; AGORA VEM COM ESSA…. “ASNEIRA”.
    SE O ENGENHÃO FOR DEVOLVIDO, OS PREJUIZOS NÃO FICARÃO SÓ NA ESFERA EMPRESARIAL, COMO PATROCÍNIOS, INVESTIDORES, ETC. MAS REVERTERÁ PARA O LADO DA TORCIDA; MUITOS SE DESINTERESSARÃO EM TORCER PELO CLUBE, DEIXARÃO DE SE ASSOCIAREM, NÃO COMPARECERÃO AOS JOGOS, ESSE É UM PREJUIZO IRRECUPERÁVEL; O MAURÍCIO E OS DIRETORES DEVEM OLHAR PARA ESSE LADO , QUE É, A TORCIDA.

  • JCPPE

    É muito fácil. Enquanto o Engenhão estiver em reforma, o Botafogo pára de pagar mensalmente a prefeitura e joga no Caio Martins ( contra os pequenos e medios no Brasileiro ), os grandes classicos devem ser jogados no Maracanã, Juiz de Fora e Mané Guarrincha.
    O Caio Martins com 10.000 pessoas vira um caldeirão, e lá, em toda a historia, o Botafogo perdeu poucos jogos, perdeu menos do que no Engenhão.
    Agora, no Caio Martins tem que baixar o preço do ingresso.

  • Jose Heleno de Araujo

    Na sei se é possivel mas para mim seria uma solução propor a Prefeitua a posse definitiva com a responsailidade do Botafogo consertar o que for preciso. Para que a obra fosse realizada fazer uma parceria com a empreiteria em pagamento, poderia ser que empreiteira por um determinado tempo tivesse espaço para propaganda.

  • MARONET

    1.EM PRIMEIRO LUGAR É DEVER DESSE FILHOTE DO CESAR MAIA, ACIONAR O SEU CRIADOR NÃO SOMENTE PELA IRRESPONSABILIDADE FEITA NO ESTÁDIO, QUE PODERIA TER DESABADO E OCORRER UMA TRAGÉDIA DE PROPORÇÕES ÉPICAS, HAJA VISTO O QUE HOUVE NA BOATE KISS, E QUE NÃO DEVERÁ DAR EM NADA, INFELIZMENTE, POIS OS APANIGUADOS DESTE PAIS E PRIVILEGIADOS NÃO SÃO PUNIDOS, AINDA, MAS HÁ DE HAVER UMA NOVA CONSCIÊNCIA POR PARTE DAS PESSOAS SÉRIAS, EM MODIFICAR ESA ESCULHAMBAÇÃO E COMEÇAR A BOTAR NA CADEIA FAZENDO-OS REEMBOLSAR OS PREJUÍZOS PELAS INSANIDADES, E O MAIOR RESPONSÁVEL POR ESSA BAGUNÇA É O DONO DO ELEFANTE BRANCO, A CIDADE DA MÚSICA, CUJO ÚNICO SOM ATÉ ENTÃO REALIZADO, SÃO OS GRITOS DE HORROR PELA MÁ GESTÃO DO NOSSO DINHEIRO DE IMPOSTOS E TAXAS ABSURDAS NAS MÃOS DESSES DIRIGENTES NEGLIGENTES, CADEIA NELES PRIMEIRO E DEPOIS SIM VAMOS CUIDAR DOS ESTÁDIOS, RUAS, HOSPITAIS, ESCOLAS, TRATAMENTO SANITÁRIO, MORADIAS, E OUTROS TANTOS BENS NECESSÁRIOS AO PAÍS PARA UM DIA PODERMOS SER AÍ SIM DIGNOS E PREPARADOS PARA SE TER POR AQUI UMA OLIMPÍADA, UMA COPA DO MUNDO E OUTRAS COISAS MENOS NECESSÁRIAS.

  • Fogão Forever

    O que ainda fazem no BFR……..omissão…..rm…..e oo????????????????????????????????????
    Mística de Caio Martins vcs tão de sacanagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SAN

  • sergio victor

    O botafogo, não tem que devolver o engenhão, iremos para o Caio Martins, até a obra ter sido finalizada, depois voltaremos, para mimo caso está encerrado, e a torcida tem que acompanhar isso de perto. Se não o fluminense toma conta, esse é o jogo, ficamos atento, torcida

  • Orlando Soares

    Ainda bem que o bom senso da cúpula diretiva doBotafogo se fez presente.
    Caio Martins
    – Mística – o que lembra – foram dias horríveis que passamos lá. Não por culpa do Estádio, mas dasituação vivida na época.
    – Alçapão ou Caldeirão – adjetivos inerentes à times pequenos quando jogam em seus Estádios.
    Então , a decisão de não devolver o Engenhão, foi o melhor que podia ter acontecido.
    – Decisão de suspender os pagamentos enquanto o Engenhão estiver interditado, também foi a melhor idéia.
    – Entrar na justiça para se garantir em futuros dissabores que possam ocorrer, outra boa medida;
    – O Botafogo tem que exigir da Prefeitura o ressarcimento desses prejuizos, visto que, estavam fazendo vistorias e não comunicavam os resultados ao Botafogo, portanto, o Clube não tem culpa nenhuma do problema; tem mais, até agora esses relatórios, de vistorias, não foram passados ao Botafogo e nem se sabe por que o Prefeito tomou tal atitude repentina.
    Vistorias sem relatórios conclusivos; Vistorias sem a devida comunicação ao Botafogo; Decisão tomada apressadamente e sem o Botafogo saber o que vinha acontecendo.
    ISSO ESTÁ MAIS PARECENDO, É QUE , ESTÃO QUERENDO DAR UMA GRANDE RASTEIRA NO BOTAFOGO.
    MOTIVO: NÃO SABEMOS; O QUE TRANSPARECE É QUE É UMA GRANDE =MARACUTÁIA=, COM SUAS DEVIDADS DIVISÕES DE SÍLABAS.

    • cachorro louco

      Exatamente . Concordo com vc.

  • ECR

    Se o Presidente entregar a chave do Engenhão no mesmo dia a UNIMED assume. Há muito venho observando o quanto o timinho “despreza” o nosso Estadio, no sentindo de “quem desdenha quer comprar”, porquanto à bem da verdade há um ressentimento pelo fato do Fogão ter recebido a concessão, e por outro lado eles sabem o quanto o Engenhão pode ser rendoso, com bem vem sendo.

    Sr. Presidente, não caia nessa armação! Pense muito antes de tomar qualquer decisão. Exija os laudos que interditaram o Engenhão! Kd a publicação do ato de interdição, no DO, que até hoje não saiu?

    Saudações Alvinegras!

    • cachorro louco

      Concordo! plenamente! O problema existe, sim existe, o que deve ser feito é resolvê-lo, e não fugir dele, entregando de “bandeja” para outros que estão espreitando como hienas. O Engenhão não é um eletroméstico comprado nas casas Bahia, para se devolver inconsequentemente. Seria o o cúmulo da incompetência administrativa entregá-lo sem se tentar uma solução qualquer e que nos satisfaça.
      Para todo problema há uma solução!
      Moro longe do ENGENHÃO. Viajo 1h de ônibus comum sempre vou. No entanto, sinto tanta satisfação em fazer esta viagem de ida e volta, para ver o Botafogo no ENGENHÃO. Que as decisões da diretoria daqui pra frente seja cheia de sabedoria!

    • Saulo

      Entrega para a Unimed. O estádio é bonitinho mas é ordinário e como têm coisas que só acontecem ao Botafogo, é melhor prevenir…
      Entra no futuro consórcio para utilizar o Maracanã. Para o campeonato carioca, em estado de falência, o estádio do Olaria, do Boa Vista, do Vasco, Macaé e Moça Bonita servem.

  • Luiz Fogão

    Alô burraldo de oliveira!!! Com gols fenomenais deste rafael marques , o fenomenal, você poderia oferece-lô ao Barcelona para o lugar do Messi. E o JABASÃO você divide com o Presidente. E o grande BOTAFOGÃO e a sua imensa torcida ficam livre dele e com um pouco de sorte de você também.

    Saudações BOTAFOGUENSES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • renato

    Por tudo isso eu também migrei para a AMIL.

  • FORA A.CARLOS/RENATO!

    JÁ FALEI SOBRE ESTA QUESTÃO DO ENGENHÃO,MAS REPITO O BOTAFOGO NÃO PODE ABRIR MÃO DO
    ÚNICO ESTÁDIO DESCENTE DO RIO DE JANEIRO.A MÍDIA DA DUPLA FLA-FLU,ESTÁ LOUCA PARA O
    PEGAR O FILÉ,DEPOIS DE UM TRABALHO ÁRDUO DA DIRETORIA E DO MARKETING DO BOTAFOGO,
    PARA TORNAR O ESTÁDIO VIÁVEL.
    MUDANDO O FOCO A TORCIDA ESTÁ FAZENDO UM ABAIXO-ASSINADO,PARA AS RESCISÕES OU
    TROCA DE RENATO E A.CARLOS(O FURÃO).SE ELE ENTRAR CONTRA O OLARIA,IREMOS PROTES-
    TAR,OSW.OLIV. TEM QUE ESCALAR ANDRÉ BAHIA OU RODRIGO DEFENDI.
    FORA A.CARLOS E RENATO-MARCELO MORENO JÁ!!!

  • NIVALDO

    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!

    AONDE CONSIGO COMPRAR A CAMISA DA BOTACHOPP ?

  • marcos cavalcanti

    Não tem que devolver porra nenhuma , e , esse montenegro , é um aproveitador , que só quer promoção pessoal. ele fala , fala , fala e nada !
    Quando estávamos desacreditados , ele não fez nada , ficava calado e bem escondidinho no seu canto , agora quer dar uma de voz da razão.
    MONTENEGRO : VÁ PRÁ PQP !

  • SEMPRE BOTAFOGO

    Muita calma e racionalidade. O Botafogo ganhou uma concorrencia pela administração do estadio (paga aluguel) junto a prefeitura, pelos seus proprios meritos, o estadio é nosso até 2027, com prioridade para renovação, só não fica se não quizer. A coisa parece logica e certa, se voce aluga um imovel, monta um negocio nele, passa a ter rendimentos, paga o aluguel em dia, ai descobre-se que o “imovel” apresenta um problema de falha na construção (cobertura), simples a responsabilidade é do proprietario que alugou, como não foi o proprio que construiu, e sim uma “empresa construtura”, a briga passa a ser entre o proprietario (prefeitura) e a construtora (empresa). O que caberia ao Botafogo, ser ressarcido do prejuizo pois arcou com sua responsabilidade (aluguel em dia), e fica sem poder usar o seu espaço e perde o lucro durante o tempo que o estadio estiver fechado, pois o clube tem contratos com propaganda, investidores, fornecedores, tem os funcionarios que trabalham no estadio. Enfim, o rombo será grande nas finanças do clube, mas deverá ser ressarcido, ai entram os advogados, mãos a obra. Uma coisa é certa, o Botafogo tem que receber de alguém pelo prejuizo. Devolver um estadio que rende, pode ser alugado, realizar shows, pode-se construir restaurantes, talvez shoping, como na Europa, onde a torcida chega cedo, estaciona com calma, almoça com tranquilidade, faz compra nas lojas alugadas pelo clube, há muito o que fazer e investir no entorno do Engenhão, é só ter inteligencia visão do futuro, acho este o melhor caminho, temos uma torcida fiel, que já comprou cadeira do Caio Martins, paga mensalidade, compra produtos originais do clube. Até arisco dizer, se o Botafogo partisse para a construção de seu proprio estadio de futebol, a torcida chega junto, temos muitos torcedores ilustres, empresarios bem sucedidos (como o Eike), que certamente apoiariam a ideia de construir o nosso estadio. O Botafogo é grande, é imenso, é maior que nós imaginamos. O que acham?
    Saudações alvinegras.

  • paulo cesar oliveira

    Caímos na arapuca de ladrões. A situação é complicada pois a Prefeitura tb não vai botar grana para reparar o estadio, e deve acionar as empresas construtoras. A coisa começou com a Delta, a empresa envolvida em todas as armações do Rio , propinodutos , etc. As demais que terminaram a construção vão se defender e a coisa vai se arrastar por 10 anos na justiça. Tudo isso está acontecendo devido à impunidade dos politicos brasileiros e seu descaso para com os recursos públicos. Obras são feitas com o intuito de gerar muito dinheiro por fora , e sucessivas reformas para arrecadar mais grana ainda. Os politicos não botam azeitona na empada dos seus inimigos, então não dão continuidade à obra do anterior e tb não se responsabilizam pelas cagadas dele. Igualmente deixam o maximo de cagadas para o sucessor, caso não seja do seu partido. Somos hoje a vergonha do mundo, e estamos completamente impotentes para resolver por meios democraticos. E vai demorar pro povo brasileiro acordar.

  • EL LOCCO

    QUERO SABER QUEM VAI TER CORAGEM DE IR A ALGUM JOGO NO ENGENHÃO, LEVAR A FAMÍLIA? ESTE ESTADIO ACABOU. POR MAIS QUE TENHA ALGUM LAUDO LIBERANDO, O ENGENHÃO MORREU, JÁ FICOU MARCADO PELA POPULAÇÃO. INSISTIR É BURRICE. DEVOLVE CORRENDO ESTE ELEFANTE BRANCO. QUAL A EMPRESA QUE VAI ARRISCAR TER SEU NOME MARCADO EM UMA POSSÍVEL TRAGÉDIA E NUM ESTADIO TÃO ESCRACHADO? ACORDA DIRETORIA,MONTENEGRO TÁ CERTO.

  • charles 14

    Em vez de discutir se devolve ou não, eu gostaria apenas que alguem me explicasse:
    01 – Segundo noticiário , o engenheiro D´Alembert responsável pela cobertura do engenhão está construindo a cobertura de mais 2 arenas, para a copa . . Se deu errado na 1ª , o que faz pensar que garantirá a segurança nas duas outras ?!
    02- Porque não desmanchar a cobertura, e botar pra funcionar, até à decisão final do que deverá ser feito. Quantos estádios que foram e são usados no brasileirão, são cobertos ?! Pacaembú, Morumbi ?
    03- Como fica a responsabilidade técnica e financeira (uso comprovado de material de baixa qualidade ) das construtoras DELTA , OAS , ODEBRECHt , ou problema foi o elevado jabá de campanha… daí melhor deixar quieto
    04- Contratem os japoneses da tsunâmi, e o Fogão estará jogando no seu campo, já na segunda rodada ,

    • paulo cesar oliveira

      Charles 14, obras são feitas para gerar muito dinheiro . Os recursos públicos são administrados por estas hienas que nós escolhemos para representantes, a classe política mais safada da face da Terra. Eles escolhem seus salarios e mantem os mecanismos de impunidade. Tb criaram a lei magnanima no Brasil , a Lei do Rabo Preso, que se aplica sobre todas as demais. O politico que precisou de outro um dia está de rabo preso com ele, e assim vai sucessivamente chegando ao ponto de um mega-ladrão como o Maluf estar livre aqui tendo sido condenado em mais de 100 países. Não espere uma solução lógica para o problema ou respostas lógicas as suas duvidas, o que vai resolver tudo isso é a Lei do Rabo Preso. Como faltam dois anos e pouco para as Olimpiadas, e o Engenhão é palco do atletismo e futebol, alguem vai dar uma porrada na mesa para resolver o embroglio. O estado talvez entre com recursos emergenciais, mas não se iluda, haverá superfaturamento e desvios como em todas as obras públicas. Para que a solução apareça alguem vai morder sua parte, e assim a magnanima Lei do Rabo Preso seguirá sendo o principal motor das soluções brasileiras. O Botafogo terá prejuizo e duvido muito que haverá ressarcimento. Lembre disso quando for eleger mais um safado e validar seu mandato. Eu não voto em FDP nenhum, até que se modifique o modelo eleitoral e acabem com a imunidade parlamentar. Para me roubar me aponte uma arma, com meu voto não o farão jamais.

  • porque o botafogo nao vem jogar aqui em juiz de fora?concerteza a torcida ia lotar o estadio lembro bem de uma partida entre botafogo x america um amistoso em que o estadio ficou completamente lotado mas sobre o engenhao eu ja estava me acostumando com ele tinha ate me esquecido do maraca nao seria uma boa devolver nao

  • paulo cesar oliveira

    Eu sou a favor de se negociar a transferencia de alguns jogos para outras praças .O Botafogo tem bom público em Brasilia, Goiania, Juiz de Fora, Curitiba e Vitoria, para mencionar as mais representativas, mas dá até pra ir a cidades mais longe, como João Pessoa. Com certeza esses jogos terão público superior à média do Engenhão. O time está melhorando e a presença vai aumentar aqui no Rio, seja em que estádio for, mas o tempo que nossa torcida de fora do Rio fica sem ver o time é um incentivo adicional , eles irão aos estádios. O Botafogo viajou bastante nas décadas em que contou com seus super-craques , isso é lembrado até no exterior. Aqui no Rio conheci um cubano torcedor do Fogão, e como ele está aqui há pouco tempo fiquei curioso de saber o motivo . Me disse que o Botafogo jogou em Cuba em 1951. Não é o esporte preferido dos cubanos mas os que gostam de futebol lá se apegam a fatos importantes e este é considerado momento forte na família deste senhor. Esta veia estradeira do Fogão tem que ser reativada e as outras praças merecem uma visita do Glorioso.

  • velinho

    Como é estranho, depois que o botafogo juntos com os patrocinadores, reclamaram de jogos na tv aberta, na taça guanabara, veio a espulção do seedorf, depois o engenhão. Será uma vingança?. O fluminense, já demostrou interesse no estadio. O montenegro depois de desaparecer, agora aparece fazendo barulho contra o presidente. Nunca vamos esquecer a libertadores de 95. Quando perdemos as finais para flabosta, ele nunca apareceu. agora ta fazendo um escandulo, tentando colocar pressão na direitoria e induzir a torcida.

  • marcos cavalcanti

    Montenegro , deixe de ser aproveitador e tome um simancol !
    Nós , antigos torcedores do fogão , já te conhecemos.
    Vc só aparece , quando o fogão ganha algum título , quando perdemos , desaparece e se esconde.
    Quer aparecer ?
    Bota uma melancia no pescoço e vá dar o roscofe por aí !
    Vc é um verdadeiro papagaio de pirata e muito do cara de pau !
    Vá prá PQP !
    Não tem que devolver porra nenhuma e ponto !

  • SEMPRE BOTAFOGO

    Li alguns comentarios, e achei algumas ideias interessantes. No meu entender, ou a coisa fica bem esclarecida, ou corremos o risco de nossa engenharia e construtores ficarem desacretidados a nivel mundial. Voce entregaria a um engenheiro a planta de sua casa para um profissional que construiu a casa do vizinho cujo telhado ameaça desabar? Acredito que não. Temos bons exemplos de competencia, como a ponte Rio-Niteroi, onde todos passam tranquilos por cerca de 13 ou 14 Km sobre uma estrutura construida dentro mar, isto na decada de 70. E o “velho” Maracanã quer saudade, de publicos com 160, 170.000 pessoas apertadas, mas seguras. E agora quem construiu a “cobertura” do Maracanã? E desses estadios feitos as pressas, com empreitadas durante a noite. Já vimos lá no sul, em jogo do Gremio gente caindo, despencando de grades inseguras. Temos o “velho” Mineirão, e outros estadios construidos sabe-se lá por quem. Realmente gera duvida na cabeça de qualquer pessoa sensata. Ou houve erro de calculo no projeto (engenharia), ou a qualidade do material utilizado é de pessima qualidade, tem duvidas? Dá uma passadinha pelo Setor Sul do Engenhão, e olha aquelas ferragens que atravessam a rua ao lado da estação de trem para o estadio, dá medo de passar de carro ou a pé por ali, já havia comentado isto antes, no ultimo jogo contra o Vasco (decisão), até comentei quando passei de carro por ali, tudo enferrujado. Voce já imaginou se esses caras que construiram essa tal “cobertura”, tivessem feito a ponte Rio-Niteroi há decadas? Deve ser muito dificil mesmo fazer uma cobertura para um estadio de futebol, e se esses grandes “construtores” dessem uma passadinha lá por Londres? Tem um estadiozinho por lá, um tal de Wembley, foi todo reconstruido e modernizado. Não sabe fazer? Finje que está na faculdade, tira cola, muita gente consegue belos diplomas assim, depois é um tal de predio cair, casas novas sendo demolidas, marquizes cairem, viadutos rachando, assusta realmente tanta “competencia”. Onde estará Niemeyer? O homem não poderia vir uns 150 anos. E os japoneses? Após uma tsunami devastadora, em poucas semanas, tudo funcionando. E a cobertura de um estadio de futebol no Brasil, quanto tempo levará ? Deve ser muito dificil, como foi a construção das primeiras ferrovias pelos ingleses, e as pontes, qual foi a primeira ponte no Brasil? Será que já caiu? Acho que devem levar algumas semanas de “estudo” para consertar, ou melhor trocar a sustentação e o material de pessima qualidade que dá para ver que foi usado. Um companheiro levantou uma grande sugestão, se o problema é “somente” a cobertura, vai lá e tira ela, depois podem “estudar e pesquisar” alguns meses como deve ser a tal cobertura, já pensaram em colocar uns “plasticos grandes”?
    Saudações alvinegras.

  • fernando

    Jogo em Niteroi vcs são malucos, transito esta saturado não comporta mais jogo de futebol

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo