Relembre a primeira expulsão de Seedão lá na Itália



* Por Igor Siqueira

O atrapalhado Philip Bennett não foi o primeiro árbitro a mostrar um cartão vermelho para Seedorf. Em 22 de abril de 2006, num jogo contra o Messina, pelo Campeonato Italiano, Pieri di Lucca expulsou o atual maestro do Fogão.

Nosso camisa 10, à epoca usando a 20 do Milan, perdeu a linha depois de ter sido provocado pelo zagueiro Aronica, já nos acréscimos. Seedorf, que jogou muito naquele dia, dando passe para gol de Gilardino, não teve sangue de barata e revidou o tapa que levou no rosto.

Nosso amigo Furio Fedele, setorista do Milan para o Corriere dello Sport, relembra o episídio.

– Aquela expulsão teve uma repercussão grande. Foi a primeira do Seedorf na carreira e foi causada pela provocação de um Messina que estava desesperado para não ser rebaixado. Depois daquele jogo, Seedorf se desculpou. Mas ficou abalado. E logo depois daquele dia veio a eliminação diante do Barcelona na Liga dos Campeões – contou Fedele, ressaltando que o holandês sempre foi um “gentleman” com os árbitros.

Veja o vídeo da partida na qual Seedorf recebeu o primeiro cartão vermelho (expulsão na parte final).

E você torcedor do Botafogo, qual a avaliação que faz da arbitragem de Philip Bennett?



  • brincadeira esse juiz nao pode mais apitar, quis aparecer em cima do nome do seedorf, tem preparo nenhum so fez lambança na partida!! diretoria do botafogo que abra olho!! até quando vamos ter rafael marques titular absoluto? chegando copa do brasil temq fexar logo com moreno antes q outro time contrate!! acorda diretoria rafael marques 22 jogos 1 gol brincadeira se fosse qualquer outro clube seria reserva absoluto mas com osvaldo haja paciencia

    • Rafael,

      Ficou claro que o juiz é fraco. Ainda bem que ganhamos senão o prejuízo seria maior. Agora quero ver a súmula. O juiz vai ter tempo e cabeça fresca pra poder escrever, mas como expulsar um jogador que não saiu de campo, sendo que, pelo que parece, o O.O. mudou a substituição. Era pra sair Seedorf e entrar André Bahia, mas como o Cidinho se machucou ele trocou Cidinho por André Bahia… Ou o próprio Oswaldo não deixou isso claro para o árbitro reserva (a mudança da substituição) e nem pro Seedorf.

      Se olharmos a lista de jogadores que jogaram e foram substituídos, vemos que o André Bahia entrou no lugar de quem? Cidinho ou Seedorf?

      Mesmo que fosse pro Seedorf sair, com a demora ele já foi punido com o amarelo, agora, o Seedorf saiu pelo outro lado, mesmo sem ser o lado que o juiz queria, mas saiu correndo, não foi andando pra matar ainda mais o tempo, então pergunta-se: por que puni-lo novamente? O jogador não pode sair pela outra lateral mesmo correndo? No que isto atrasaria o jogo? E mesmo que atrasasse, o juiz não tem autoridade e dar mais minutos de acréscimos?

      Receber uma punição por atrasar e não querer sair já é o suficiente, mas o juiz quis aparecer em cima do nome do Seedorf.

      Querem mais polêmica? E o goleiro do Madureira que saiu fora da área, no chute, acho que do Lucas, e tirou a bola com O BRAÇO? Logo na sequência houve um cruzamento e o Rafael Marques cabeceou em cima do goleiro… Se o goleiro evitou o gol com o braço fora da área é falta e cartão amarelo pro goleiro… E aí juiz?

  • paulo cesar oliveira

    Muito fraco esse juiz . O Madureira tem alguns jogadores experientes que perceberam a facilidade de influencia, e começaram a fazer pressão sobre ele. A vantagem dada ao Madureira depois que o jogador chutou ao nosso gol, e a expulsão do Seedorf tiveram o dedo dos jogadores do Madureira ,e o palhaço caiu . Pode ser que a decisão sobre o penalti desmarcado tb tenha tido algo parecido, nenhum dos arbitros tinha dado nada. É muito ruim e não tem porque ser escalado de novo, já que vai atrapalhar cada vez que entrar em campo. Se fosse um clássico iria sair um sururu daqueles, talvez o jogo não acabasse. Começou muito mal, deve procurar outra coisa pra fazer, não serve para esta função.

  • Nelson Ribeiro

    Seria rixa de vizinhos? Os belgas não gostam dos Holandeses? Mesmo que seja só descendente de belga? Só pode ser… anulou o penalti para que o Seedorf não batesse e expulsou sem justa causa.

  • No lance da penalidade ele agiu de forma correta. Só estaria errado se tivesse autorizado a cobrança e tivesse invalidado o gol, se tivesse acontecido. No lance da expulsão, foi uma atitude ridícula, de quem não conhece a regra ou de quem está sendo comandado como um robô, por alguém fora de campo. Ora, o OO, querendo garantir o resultado, teria resolvido tirar o Seedorf de campo para a entrada do André Bahia. Volto um pouco atrás e indago: quando um jogador é retirado de campo para atendimento médico, volta por onde? Tem que voltar pela lateral, do lado onde estão os bancos de reservas e, supostamente, onde está o “delegado” do jogo. Da mesma forma, a entrada pela lateral é também o local de entrada em campo dos substitutos, embora qualquer jogador possa sair de campo, autorizado pelo árbitro, por qualquer lugar. O quarto árbitro não levantou a placa avisando da substituição. Ninguém viu isso. Ainda assim, compreendendo o aceno de OO, Seedorf se encaminhava para “o local de saída e de entrada” dos jogadores, para ser substituído. Diferentemente de como fazem os outros árbitros, caminhando ao lado do substituído e cobrando pressa para a saída, o árbitro entendeu que Seedorf deveria sair ali mesmo, próximo de onde ele estava – e aidna assim resolveu punir o jogador alvinegro com cartão amarelo. Mesmo com o jogador caminhando (e agora mais rápido) para sair de campo, ele mostrou o segundo amarelo, demonstrando definitivamente que estava agindo de má fé (ou por desconhecimento). É estranho que isso aconteça com o Botafogo no momento em que os outros três considerados grandes estejam em queda vertiginosa. É estranho, muito estranho!

  • marcelo crispim

    SEUS MERDAS O SSEDORF PAGOU P JUIZ EXPULSSAR ELE VC ACHA QUE ELE VAI MANCHAR A CARREIRA DELE EM UM TIME PEQUENO SEM PERSONALIDADE COM JOGADORES SEM CARACTER PO FALA SERIO FOI A ULTIMA EXPULSÃO DELE PELO BOTABOSTA POIS NÃO VAI MAIS JOGAR NESSA MERDA TIME DE UM TITULO SÓ ESTRELA SOLITARIA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • born to be fire

      Quando vc vê como alguém pode ser tão escroto, ridículo, um zero à esquerda, como o caso do juiz, ainda aparece alguém mais rasteiro, prá fazer um comentário desses.

    • saufogo

      Marcelo Viadim, você é patético. Tem medo de revelar para quem torce? Ridículo!!!

  • Orlando Soares

    Quanto à expulsão, foi uma sequência de confusa de ações. O que ninguém fala ou viu, foi a placa levantada para a substituição. Será que o levantador da placa colocou o número correto?, porque até o Seedorf pensou que era ele quem ia ser substituido. O juiz tem por obigação, impedir a cêra dentro de campo, mas não sei se ele , juiz, tem o direito de exigir que o jogador saia por determinado lado do campo, no caso, o lado onde estavam , bancos, quarto árbitro, delegado da partida era o lado oposto. Numa dessa que o juiz havia dado o cartão para o Seedorf, o quarto árbitro teria que ter alertado o juiz que estava havendo um engano , que o número colocado na placa estava errado e desfeito o engano; Se foi isso mesmo que aconteceu, já que tinham mandado anular o penalti, era obrigação alertar o juiz.
    O que achei estranho e inoportuno, foi a anulação do penalti, não que o Seddorf não estivesse impedido, isso foi notório, até estranhei na hora em que ele pegou a bola e ninguém marcou nada, a jogada seguiu depois foi parar no Rafel Marques que sofreu o penalti. O juiz menino ainda está muito verde e atrapalhadinho. Já pensou se ele faz uma coisa dessa num jogo de várzea valendo alguma taça? Iam beber seu sangue na taça e fazer churrasquinho dele.
    Seedorf expulso, é natural para um jogador participativo. Algumas jogadas mais ríspidas acontecem e o juiz tem mesmo que mostrar o cartão, amarelo ou vermelho. O que não pode acontecer , é o jogador querer apitar e mandar na partida com sua fama, como já vi muitas vezes acontecer.
    O que for feito com correção, não se pode recriminar.

  • Phanho

    Em relação à expulsão, ridículo, o árbitro e sua equipe de merda, não tinham o direito de mandar o Seedorf sair de campo, pois não era ele quem seria substituído, e Cidinho já havia saído, o André Bahia estava em campo, então porque Seedorf deveria sair???

    Outra coisa, e na minha opinião, muito mais séria….a volta atrás do árbitro, após receber instruções externas…

    Gente, 02 minutos depois do lance????

    Imagina a situação: Cruzamento, cabeçada e Gol, Juiz aponta pro meio, banderinha corre pro meio de campo, na hora de reiniciar a partida do meio do campo, o Juiz volta atrás, anula o Gol e dá impedimento….isso é ridículo e só ocorre no Brasil.

    Fico enojado com a arbitragem, e mais enojado com a Rede Globo, que em nenhum momento criticou o árbitro, como fez com aquele que não marcou penaltu para os mulambos, penaçty inexistente diga-se.

    vergonha, algo deve ser feito.

  • Eduardo

    Pessoal, sou Botafogo doente, idolatro o Seedorf, não vi o jogo, mas vi o lance; o Seedorf deu uma abusada, o juiz ficou refém da situação. A partir do momento que ele deu amarelo pelo descumprimento da ordem, não tinha como ele não dar o segundo pela insistência do Seedorf. Coitado do juizinho, mas, tratando especificamente da expulsão, acho que o Seedorf deu uma saída do prumo, é o efeito do Moça Bonita, na outra vez foi o Osvaldo.

  • Roberto

    Gostaria de saber se o Sassá do
    volta redonda é o do botafogo.
    Se for, é uma puta sacanagem
    da diretoria.

    • alfredinho’

      é o mesmo, só que ele fica no banco do fogão quando o madureira não joga.

    • alfredinho’

      é o mesmo, só que ele fica no banco do fogão quando o volta redonda não joga.

  • MARCELO CRISPIM

    PORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRA SEEDORF NAO VAI MAIS JOGAR NESSE TIME DE MERDA POR ISSO FOI EXPULSO BOTABOSTA SEGUNDA DIVISÃO ELE NAO VAI FUDER COM A CARREIRA DELE PORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRA VAI TDS BOTABOSTA TOMA NO CUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • saufogo

      Que inveja hein!!! Você acha que o Seedorf iria jogar muma merda de time igual ao seu? Nunca né!

  • vini

    O SEEDORF NA ITALIA FOI EXPULSO POR TOMAR UM TAPA NA CARA E NÃO REVIDAR.. EM BANGU ESSA SEMANA ELE DEU UM TAPA NA CARA DA ARBITRAGEM BRASILEIRA QUE É UMA DAS PIORES DO MUNDO SUJA E DESPREPARADA.. OBRIGADO SEEDORF MAIS UMA VEZ O BOTAFOGO É MUITO MAIOR COM VOCÊ

  • born to be fire

    Tem muito mais gente querendo aparecer em cima do Seedorf, não é Resek? Os comentaristas do sportv são patéticos, um bando sem personalidade se achando formadores de opinião, comparado a SEEDORF vocês não passam de baratas, vermes, bichos escrotos.
    O que tem que ser tratado é a total falta de capacidade, o mínimo de conhecimento sobre as regras do futebol, prá não dizer a total falta de qualidade e postura profissional.
    a 1ª coisa: porque num lance tão fácil de marcar, impedimento claro do Seedor, porque não marcaram impedimento assim que ele tocou na bola, ninguém iria reclamar.
    2ª coisa: No lance do penalty a favor do madureira, o bandeirinha acenou falta no Bolívar, olhando rápido realmente parecia que o Bolívar tinha sido tocado, se o árbitro prestasse atenção, teria apitado imediatamente, não ocorrendo o penalty.
    3ª coisa: O excelente árbitro é o que nem é notado em campo, no caso da expulsão do Seedorf, ele tentou dialogar com o árbitro e ele na sua empáfia, numa suposta postura de autoridade nem reparou que a alteração tinha sido mudada.
    4ª coisa: o 4º árbitro não avisou o incompetente porque?
    5ª coisa: no sportv o daciba (ex-árbitro) prá não desprestigiar a classe, deu razão ao incompetente e os comentaristas balançando a cabeça com um rizinho de canto de boca, destilando inveja porque o preferido da platinada tá pagando mico em cima de mico.
    VÃO SE FUDER COMENTARISTAS MARIONETES E JUÍZES MAL RESOLVIDOS.
    OLHA O NOME DO CARA, DEVERIA SER JUIZ DE FUTEBOL AMERICANO.

  • Alexandre

    Esse juiz deve ser vascaino, pensou que ia ser o primeiro e acbou como segundo!!!

    Mas falando serio, o cara e um fanfarrão, ele nao pode nem obrigar o jogador a sair de campo, se o jogador que estiver sendo substituido falar que nao quer nao vai sair de campo, ele tem que dar sequencia a partida e pronto!!

    deu o amarelo, ok, mas dai era acompanhar o Seedorf ate o o outro lado do campo, pra evitar que ele fosse andando e pronto!!

  • MACELO CRISPIM, VC TEM QUE LAVAR SUA BOCA SUJA E PODRE PARA VIM AQUI AFRONTAR A TORCIDA DO BOTAFOGO. PORQUE VC DEVE SER UM FLAMERDA VIADO PORQUE 99,9% DA TORCIDA DO FLABOSTA E VIADO OU SAPATÃO. ENTÃO OU MACELO CRISPIM(GAY) VAI ZOAR LA NO CENTRO DO RIO ONDE VC ONDE JA LHE VIRAM RODANO BOLSINHA E FAZENDO PONTO BICHONA FLAMERDA.

  • Jose Carlos Monteiro

    O negocio é o juridico do botafogo impetrar uma petição solicitando a anulação da expulsão com base no vídeo, pois ela não esta enbasada em qualquer regra como todos puderam presenciar, o seedorf não fez nada que justificasse tal atitude desse juizinho de merda. Segundo proibir que essa besta quadrada, apite novos jogos do botafogo. tereceiro a direção prescisa entar com força na federação e no conselho arbrital exigir respeito ao botafogo. erros desta natureza não podem acontecer em hipotese nehuma nem contra o botafogo nem contra ninguem.

  • velinho

    O resek é fraco como comentarista, e é daquela geração, de fracaçados de 82 e 86. que dizem que a seleção éra muito boa, e nem segundo lugar chegou, como entender isso. O seedorf tem dois titulo mundias e é tetra da super-liga. qué dizer, fica ruin de atura. Falam muito em bom senso, o juiz é que deveria ter bom senso, pois seedorf é de uma cultura muito maior, em relação estudo e educação, e de comportamento profissional, em relação alguns jogadores, não é esses jogadores que estão envolvidos com compra de carros,esquisitas, que ficam só bebendo, que nem consegui, jogar mais,( pobre criaturas). seedorf é outro patamar.

    • ricardo

      Concordo plenamente, pobre do futebol brasileiro caindo pelas tabelas.

  • Não é um torcedor do Botafogo que está reclamando, é um torcedor e amante do FUTEBOL.
    Como pode um rapaz como este apitar um jogo de futebol em qualquer série, ele pode ser boa pessoa, mas como árbitro é muito ruim, autoritário e sobre tudo nervoso, jamais ví em um campo de futebol, tamanha demosntração de abuso de poder, e pelo visto, muito petulante. Se tivesse humildade, pediria desculpas em publico pelos seus erros. Acho que para o bem desse rapaz, ele deve ser poupado de apitar qualquer partida de futebol por muito tempo ou até mesmo ser excluido do quadro de árbitro da Federação, mas covenhamos, o nível de nossa arbitros, está nivelada por baixo, é triste, mais triste ainda é se meu questionamento for positivo: será se ele fez estas lambanças para ficar na História e mostrar ao mundo, quão é baixo o nivel de nossa arbitragem, ou mesmo, será se ela não sabe que atitudes como estas denigrem sua imágem e a sua profissão?

  • Mariano

    A expulsão, pra mim, foi um típico caso de confusão que o juiz se precipitou incitado pela pressão insistente de um jogador do Madureira… Se o Seedorf tiver que cumprir suspensão, não tem problema, ele descansa contra o Friburguense… Agora, o penalti que voltaram atrás tá mais do que claro que foi influência externa no jogo… Ninguém da arbitragem viu o lance… Prestei atenção a todos os juízes e NENHUM DELES acenou qualquer coisa. É claro que o Seedorf tava impedido no lance, mas isso não vem ao caso aqui… O fato é que não foi marcado e por alguém ter dito fora da equipe de arbitragem fez com que se revisse a decisão… E o que mais irrita são os comentaristas, jornalistas, serem corporativistas e tentarem fazer os torcedores de bobo falando que mudaram o lance num súbito ataque de consciência! Pelo amor de deus né!? Ficam querendo fazer o telespectador de otário, de burro… É uma afronta à inteligência daqueles que vem futebol, tanto ou mais que esses comentaristas.

  • joilson monteiro

    Primeiramente, os comentários deveriam ser permitidos àqueles que tem Zêlo, admiração, orgulho e responsabilidade pela Equipe do Botafogo, ou aqueles que tem participação na condução da prática esportiva envolvendo a norma pertinente para acrescentar informações para ampliar o nosso conhecimento. Uma proposta que faço é que o torcedor poderia se cadastrar no site de cada equipe e a partir dele, o internauta estaria autorizado a fazer seus comentários.

    Quanto ao assunto da expulsão do Seedorf, mesmo que ele tenha falado algo no momento da advertência com cartão amarelo (que a partir do relato do árbitro sugerem verdade), estão gravadas as imagens do jogador da equipe adversária que, apesar de estar com os braços para trás, dirige-se ao árbitro da partida de forma truculenta e desrespeitosa, chegando a “peitá-lo”, conduta que não foi apenada. E devo dizer, se o Seedorf declarar que não queria ser substituído o Departamento Jurídico do Botafogo conseguirá anular os efeitos da cartão vermelho aplicado, pois a arbitragem não pode exigir a saída de jogador indicado para substituição e deve prosseguir com o andamento da partida, não cabendo nova advertência por “perda de tempo na substituição”. A equipe de arbitragem não voltou atrás para expulsar o goleiro da equipe adversária quando o mesmo impediu com o braço fora da área penal o chute desferido pelo Lucas, após passe de Seedorf. Faltou critério e atenção.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo