Gabriel x Renato: Quem deve ficar no time?



Recuperado de lesão na coxa esquerda, Renato volta a ter condições de entrar no time e abre um debate: Cabem juntos o camisa 8 e Seedorf? Ambos são bons marcadores e armadores, porém experientes, algo que pode pesar contra a velocidade da equipe.

Para a reta final no Brasileirão, ter jogadores líderes em campo é sempre algo bem-vindo. Só que o time está encaixado com a juventude do volante Gabriel, de 20 anos, que perderia lugar no time com o retorno de Renato.

Vale promover a volta de Renato ou o time deve seguir com Gabriel? Opine aqui no Ninguém Cala!



  • Samufogo

    Gabriel e claro! o renato poderia entra no 2 tempo ! E oque acho!

    • Infelizmente, se o treinador tiver somente um pouco de juízo (nem precisa ser menos turrão… basta aquela humildade no trabalho que faz, que ele não tem demonstrado), saberá que Renato teve sua hora mas que agora, tendo vaga para apenas um jogador de idade avançada, ele deverá ficar no banco para suprir as ausências (justificadas) do Seedorf.

      Vamos patinar outra vez no campeonato se ele insistir em Seedorf e Renato juntos como titulares. No jogo lá na Bahia, só para citar como exemplo, com a configuração que está até a vitória é perfeitamente possível mas com Renato, tanto podemos vencer como perder feio (fica tipo um jacaré no pântano…. não se sabe se o bicho dorme ou se vai atacar).

      • Paret, eu concordo. E como dizem que no futebol o que vale é o momento, nada mais justo que manter Gabriel e Jadson. O momento é dos meninos.
        E que tal uma experiência colocando ainda o Cidinho, Sassá, Jeferson? Pelo menos no treino o Oswaldo poderia tentar uma formação assim e no outro time deixaria os ‘velhos’, só pra ver o que aconteceria…

        • Fireman (O verdadeiro)

          Meu caro falsário pare de dar pitacos por aqui, pois além de não entender porra nenhuma de futebol, ainda é burro.

          • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDRESON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

            Quem não deve ficar aqui é vc seu FAKE, fora seu medíocre e os demais citados por mim.

          • cesar

            Cesar

            Fireman ou (bombeiro ) intitulado ( o verdadeiro, mal-educado e aleivoso por aqui)

          • Fireman (O verdadeiro)

            César, qualquer hora dessas vou te mostrar a minha mangueira, só não vou querer apagar o teu fogo, isso deixo pro sujeito falsário que insiste em usar o meu nick.

          • Fora os medíocres…
            agora ficou bem claro qual é o fireman (o de preto), que você se referia. o Fake de preto é um boçal e passa por aqui apenas para bodejar, creio eu que ele não passa de um cáften a viver a vidinha dele em um cafoto. E aí fireman fake, entendeu ou preciso desenhar?

          • Nelson Ribeiro

            Fernando, mas eres uma anta ô gajo.

          • Nelson Ribeiro

            Fireman (O verdureiro é falso). Esse Fireman com nome em preto e não azul gosta de ver dura.

        • Geovane Oliveira

          Velhos? Quando o Seedorf não joga o time desaba! Acho que a experiência do Renato pesa muito. Apesar de apoiar os garotos

          • Fireman (O verdadeiro)

            Renato é uma merda…

          • Tonho da lua

            Concordo plenamente com vc Geovane. A experiencia do renato em ficar assitindo o jogo só supera a inteligência do osvaldo japones e seu fiel escudeiro rafael yakssoba.
            Com este treinador intelectual do argumento burro nosso time vai chegar lá entre a 6ª e 16 posição no brasileirão.

      • ricardo

        Amigos (licença Paret),

        Ontem, quarta-feira 26/09/2012, tivemos que engolir uma lição que a pior escória do futebol mundial nos deu … a torcida do flamerda! Os mulambos lotaram a nossa casa ( eles não têm) no jogo com o Atlético! Mas o pior de tudo é que a posição deles na tabela era inversa à do galo e através da vitória (ninguém nesse campeonato é imbatível) conseguiram melhorar consideralvelmente a colocação. Mas isso não vem ao caso. O que importa é que TEMOS que aprender a apoiar o nosso time em qualquer situação. Se não estamos satisfeitos com o técnico (eu), se não estamos satisfeitos com a diretoria (eu), se não estamos satisfeitos com alguns jogadores, isso não justifica o boicote aos nossos jogos em casa. Existem outras formas de protestos (pacíficos) e boicotes (produtos do marketing). Nosso Botafogo, precisa de nós! Os merdas dos dirigentes e o fdp Oswaldo de Oliveira, não! Mas o time sim! Mesmo que não concordemos com a presença de alguns jogadores ditos “merdas” em campo. Mas é o que temos e não podemos mudar mais. A outra lição que já tínhamos aprendido antes, é que não podemos confiar na presidência, que nos deu de presente o Anderson Barros e o “shogum” Oswaldo de Oliveira! Mais apoio e menos boicote aos jogos!

        Abraço

        • Daniel Garcia

          Isso realmente foi um feito da torcida do flamengo. mas não devemos esquecer que foi em condições muito especiais:
          1. Fuga do rebaixamento;
          2. Vontade de vaiar o Ronaldinho; e
          3. Super promoção de ingresso a R$ 10,00.

          Pelo menos a parte da promoção acho que rola da nossa diretoria fazer.

        • Loco Rodolpho

          Concordo contigo, mas ir ao engenhão para bater palma para o RAFAEL MARQUES é foda, meu.

          • Ricardo

            Tá bom gente, mas vamos no estadio quando então?
            Parem de ficar achando qualquer desculpa para não ir ao engenhão, temos que apoiar o nosso time nesta reta final de campeonato, se eles nos decepicionarem, vamos protestar depois do campeonato.

            Vamos demitir o Oswaldo agora e contratar quem? Vamos mandar o Rafael Marques embora e contratar quem? Vamos contratar quem agora para repor o ataque?21 de Setembro passou e vamos terminar o campeonato com o que temos.

            Vamos apoiar o Seedorf que só mostrou profissionalismo desde que chegou, fora o futebol de primeira que tá jogando, vamos apoiar o molecada que tá jogando, vamos apoiar o Dória, Jadson, Gabriel, Andrezinho, Felipe Gabriel e etc, que estão dando de tudo para conseguir as vitorias.

            Parem de ficar dando desculpas que não vai ao estadio por causa do Fábio ferreira, do Oswaldo de Oliveira, do Rafael Marques , do Anderson Barros, do Mauricio Assumpção e etc..

            Temos que apoiar agora, pois acima de tudo o que vale é o Botafogo.

          • ricardo

            Loco Rodolpho,

            Isso é um caso à parte (rs) … nessa tb estou de acordo.

            Abraço

          • marcia regina

            Verdade Loco como pode uma diretoria e presidente da aval ao Treinador para trazer uma erva daninha como essa. e o Prof pardal no segundo tempo coloca ele para jogar.Eu prefiro mil vezes o Jobson.

        • Augusto de Oliveira

          Ricardo uma observação apenas. O que levou a torcida do flamengo ao Engenhão na última quarta não foi o apoio ao time ou uma força para que se recupere na competição. Na verdade, o que levou os quase 40 mil burro-negros ao estádio foi o recalque em relação ao Ronaldinho e tão somente isso. Criou se um clima de revolta, vingança e revanche contra o Gaúcho, típico da mulambada, já que é uma torcidazinha recalcada, invejosa e rancorosa. SAN

          • ricardo

            Augusto,

            Independente do motivo que os levaram ao Engenhão, o fato é que foram em peso! E apoiaram muito! Torcida quando quer, faz o resultado!

            Abraço

          • Augusto de Oliveira

            Pois é Ricardo mas é um apoio que não se sustenta, a não ser que o time engrene de novo e haja uma conexão entre o time, a comissão, a diretoria com a torcida. Aí sim, quando a torcida passa a acreditar no projeto, no elenco e nos jogadores, o efeito é espetacular, pois passa a existir uma troca de energia extremamente positiva em que a torcida joga junto com o time. Acha que isso isso não é tudo o que a torcida deseja? Claro que sim! A torcida quer ver esse time engrenar, quer que haja uma comunhâo de ideias e pensamentos entre os integrantes da diretoria, comissão técnica, elenco e ela (a torcida). Mas no Botafogo de hoje, infelizmente, as coisas são pela metade. Vivemos um momento raro em que conseguimos formar uma base, que há muito não víamos. Alguns jogadores com futuro promissor. Conseguimos trazer o Seedorf, um supercraque que há muito não tínhamos. Mas essa diretoria ou se assustou ou esse filho da puta desse Anderson Barros tem mesmo a missão de boicotar e atrapalhar o Botafogo. Dispensou um ataque inteiro. Ficamos sem um único atacante de ofício. E a anta acreditou na indicação do OO, e trouxe o Yakisoba, esse sim, um quase gol. O que esse canalha do Anderson Barros está fazendo com o Jobson é uma dessas coisas inomináveis, porque todo mundo sabe que o Jobson tem os seus problemas mas ninguém o quer para casar com filha e sim para jogar futebol, e isso ele sabe fazer. Precisamos de uma atacante e isso ele é. O cara precisa de jogo, de ritmo, e aí, depois de muita pressão da torcida, o Assunção traz o atleta e a orca assassina peita a torcida e o presidentista covarde, frouxo e o proibe de jogar. A impressão que passa é que a Orca tem como missão maior não permitir que o Jobson atue e faça gols pelo Botafogo. Não sei de quem esse canalha recebe esse tipo de ordem mas imagino. FORA ANDERSON BARROS. SAN

    • antoniohenrique gov. valadares

      na minha opinião, como o marcio azevedo não tá jogando nada, e o botafogo tá jogando mesmo com dez jogadores, vamos ter que sacrificar o f. gabryel colocando-o na ala esquerda, formando o meio campo com gabriel, jadson, andrezinho e lodeiro, adiantando o seedorf para jogar ao lado do elkson, até ver como joga o bruno mendes, na zaga mesmo o brinner que é muito ruim no lugar do pica pau até que a. carlos se recupere, renato vai ter que rebolar pra arrumar lugar neste meio campo.

      • antoniohenrique gov. valadares

        com esta formação o corintians não respirou em campo, só não ganhamos porque além do roubo, o menino dória foi infeliz e cabeceou a bola por cima da trave.

        • antoniohenrique gov. valadares

          aliás o povo fala tanto no sassá , que gostaria que o técnico lhe desse oportunidade, mesmo por algum tempo, já queimei minha lingua com dória, jadson e gabriel, que gostaria de queimar de novo.

          • antonio meu brother, acredite: a garotada que ganhou o carioca/2011 é toda composta por garoto de muito bom para cima. Só não fez o ‘ganha tudo’ devido ao êxodo dos primeiros para o time de cima, mormente Cidinho, um dos cérebros daquele time.

            Ganhamos o carioca andando (e carioca entre juniores é muito mais difícil do que hoje, entre profissionais), ganhou o torneio da Alemanha e perdeu a Amsterdã Cup nos pênaltis para o Cruzeiro e mesmo assim, repito, POR JÁ VIAJAR SEM JADSON, CIDINHO E JEFFERSON.

            Se forem colocando esta molecada com calma, sem muita pressão, vem aí mais uma selefogo surgida na base, igual ao time que foi sendo montado nos anos 60 para fechar aquele 68 glorioso (e brilharam até 73 mas aí, ou nos roubaram 71 e a Libertadores de 73, ou os dirigentes da época começaram o desmanche com as vendas do Gérson em 69 e do PC Caju logo depois).

          • sergio

            Já vi o Sassá jogar algumas vezes. Se repetir o desempenho nos juniores, se for bem lançado vai ser difícil tirá-lo do time.

        • mario bouzas

          foi infeliz não, se vc rever o lance, ele foi deslocado no ar e já caiu pedindo penel tanto que o botafogo vai entrar com uma representação na cbf sobre os 03 penaltis e o 2º do cúrinthia.

          • JOSIMAR, O LATERAL

            foi “infelizmente” empurrado e “infelizmente” não marcaram o penâlti.

      • Nelson Ribeiro

        Seu Antonio raramente é sensato, mas desta vez tocou bem. O Fellype pode jogar na lateral esquerda que fica bom. Gabriel e Jádson deve continuar, não devido a qualidade técnica do Renato que na verdade vinha jogando mal, mas tinha uma sequência muito grande de jogos e mostrava sinais visíveis de desgaste. e sim porque acreditamos que, no que está dando certo não se toca. Portanto deixa os garotos. Na zaga é Dória e outro, podem tirar par ou impar que dá na mesma. Lodeiro joga essa e se vai por 3 rodadas. Bruno Mendes fez gol em treino mas ainda creio que o Elkson pode ser o cara para este jogo. Conhece melhor o adversário. O Sassá sabemos que tem qualidade técnica, uma sequência de jogos pode pintar por ai.

        • antoniohenrique gov. valadares

          sensato é o senhor seu nelson ribeiro, que vive defendendo o japonês, como o sr. se acha o luiz mendes e não é, eu vou ficar por aqui.

          • antoniohenrique, no ano de 2013 o seu Nelsson Ribeiro vai ser o novo técnico do Botafogo,…rsrsrs.

          • Nelson Ribeiro

            Defendo o senhor também, não se preocupe.

        • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

          Fora seu medíocre, seu grande conhecedor de merda nenhuma.

          • FORA OS MEDÍCRES, o senhor Nelson Ribeiro foi um dos melhores técnico de beisebol dos Estados Unidos e futuramente vai ser o novo técnico do Botafogo F.R. em substituição ao seu meio irmão osvaldinho FRACO de oliveira, rsrsrsrs….

      • fogodosinfernos

        essa formação seria interessante, mas colocaria o Lodeiro na esquerda, já que ele é canhoto e o Felipe Gabriel no meio.

      • Diogo

        Isso pode mesmo acontecer. E Gabriel não deve sair do meio…deu um novo fôlego na marcação e o garoto sabe jogar. Renato pode até entrar no meio de um jogo ou outro, mas o titular do momento é o Gabriel.

    • Leonard

      Eu colocaria o gabriel ou renato no lugar do merda azeredo pra fazer um teste pq nao temos lateral e por isso jogar com um dos dois emprovisado sera melhor que este merda azeredo que nem ataca e nem defende podem reparar.
      No meu ponto de vista o merda azeredo hoje e o unico jogador a ser vaiado,mas a torcida sismou com F.ferreira que e igual a qualquer zagueiro do brasil so perdendo para rever,dede o resto e tudo igual que acontece que os adversario o empurra eo juiz nao marca ,se encostar no gum dos flores e logo falta ai que esta o erro.
      Merda azeredo e Lucas fora .

      • Fernando de Freitas

        Pô Leonard, o Ruimnato já não marca ninguem como segundo volante, e vc ainda quer colocá-lo de lateral ???
        Esse “teste” nem é preciso fazer porque o resultado já sabemos. Esquece isso.

        • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDRESON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

          Quem deve sair da vida do BOTAFOGO são os citados acima.

          • Fireman (O verdadeiro)

            Quem deve sair é você seu falsário. Não satisfeito em clonar meu nick (verdadeiro, primeiro e único), você ainda tem a cara de pau de adotar este nick ridículo seu Fireman falsário.

          • O de nick falso preto tá ‘p’ da vida. Todos aqui no Ninguém cala conhecem o único e verdadeiro FIREMAN, o de AZUL. hahahahahahahahahahaha!
            Continue em seu caftinismo seu cafungo. Vá estudar ‘o pai dos burros’ pra ver se você melhora seu cafunje.

          • Nelson Ribeiro

            O azul é o verdadeiro. Coloquei à prova e obtive resposta na hora. Fernando, você é um inocente pecador.

        • Leonard

          amigo eu acho quaquer um melhor que merda azeredo.
          E nos vimos o renato com o seedorf que sabe se ele embala pq futebolele tem,olha o andresinho como esta voando.
          ISTO E O EFEITO SEEDORF ,HOJE EU ESCUTEI O REVER FALANDO UMA GRANDE VERDADE QUANDO O TIME TEM UM CRAQUE QUE CORRE DA CARRINHO MARCA E SE DEDICA O JOGO TODO OS OUTROS SE SENTE OBRIGADO E QUE ACONTECE NO GALO,E ESTA ACONTECENDO COM O NOSSO BOTAFOGO POR ISTO ESPERO QUE O RENATO ENTRE NESTE EMBALO ,TOMARA.

        • Fala serio!!

          Você seu Fazendo Fritas é que tem que fazer um teste de HIV pois sua retaguarda esta desprotegida faz tempo, seu molambo!!!!
          Você é igual ao Souza. Aposto que esta torcendo pro Bahia no domingo, né não?

      • Nelson Ribeiro

        Renato de lateral? Endoidou-se. O Márcio ainda não se recuperou da lesão com certeza. Ele joga muito mais do que vem jogando e todos já vimos isto.

        • Milton Silva

          Tenho lá minhas dúvidas se ele ‘está’ contundido ainda.
          Para mim ele ‘esta’ em má fase mesmo,como estava em todo ano passado.

          Perdeu a confiança.
          E isso é crucial no futebol moderno,ainda mais que não era nenhum gênio,apenas um esforçado jogador.

          • Nelson Ribeiro

            Que isso? Jogou bolão no início. Aquele time que tinha Maico e Herrera era muito bom, era forte no meio, o Mattos ainda estava, o Renato estava… o time degringolou por completo com a saida do Maico e Herrera a contusão do Mattos. Fizemos jogos excelentes contra São Paulo, Coritiba, Inter na casa deles…quem era o segundo volante? O Renato. Estão cometendo um erro grave, não se faz desfazendo. Prefiro hoje o Jádson, mas o Renato tem muito futebol. E por favor não me fale de ano passado quando o time não conseguiu ganhar uma partida sequer nas últimas seis. E se me disser que o time amarelou eu te direi, nada sabe. Os caras NÃO TINHAM MAIS PERNAS, DESGASTOU FISICAMENTE GERAL PORQUE NÃO TÍNHAMOS RESERVAS QUE PUDESSEM ENTRAR E RESOLVER. Acharam que Atlético seria campeão? Eu avisei, e tem mais times de cima vindo abaixo… tem fachada… não tem 22 titulares. Desses só o Fluminense tem porque a Unimed compra. Mesmo assim, olha lá.

    • Neste setor estamos bem servidos. Necessário mesmo é arranjar uma solução para a lateral esquerda e para o ataque. M. Azevedo é menos um e Elkson esqueceu de jogar e vive imitando o Herrera, especialmente nas trombadas. Comete mais faltas que os zagueiros!

      • Nelson Ribeiro

        Até está indo bem. Tem feito gols e aberto espaço para a chegada dos outros. Acho que o Oswaldo poderia, nos treinos primeiro, ver como funciona ele com o Bruno. Em treino o Rafael Marques funcionou bem com o Bruno. Tem que testar o Elkeson com o Bruno. É imporatante porque abre a opção de jogar com 2 atacantes.

        • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

          Esta merda só funciona nos treinos, né. Pois na hora do jogo esta bosta não dá uma dentro. É claro que vc o apoia, foi uma aposta do seu técnico do coração – BURRALDO DE OLIVEIRA.

          FORA VC DO MEU BOTAFOGO e leva junto o BURRALDO.

          • Nelson Ribeiro

            Fique com seu Botafogo derrotado que eu fico com o meu Botafogo vencedor.

    • Julio

      Concordo!!

    • Gabriel sem dúvida. O Renato tem que ir p/ banco de reservas e só entrar aos 46 minutos no segundo tempo,…ele entra e o jogo acaba!!!

      • QUEM DEVE SAIR É O FELIPE GABRIEL OU ANDREZINHO, É SÓ ESCOLHER JÁ QUE O LODEIRO INFELIZMENTE PARA NÓS FOI CONVOCADO PELA SELEÇÃO URUGUAIA.

        O MEIO DE CAMPO DEVE SER: GABRIEL, JADSON, RENATO, SEEDORF E LODEIRO.

        COM A SAÍDA DO LODEIRO, COLOQUEM ELKERSON E SASSÁ NO TIME, QUE VAI TER MARCAÇÃO, TOQUE DE BOLA E SAÍDA RÁPIDA PARA O ATAQUE.

        TEM QUE ARRUMAR ALGUEM PARA LATERAL ESQUERDA QUE O MARCIO AZEDO ESTÁ FODA DE ATURAR.

        NÃO PRECISA INVENTAR OSVALDO.

        ANDREZINHO E FELIPE GABRIEL NÃO DÃO FORÇA NA MARCAÇÃO E NEM QUALIDADE NA SAÍDA DO BOLA.

        COM A SAÍDA DO LODEIRO A MELHOR FORMAÇÃO É O ELKERSON E SASSÁ NO TIME ATÉ QUE O JOBSON VOLTE.

        FORÇA JOBSON E TREINE COM VONTADE QUE A VAGA É TUA.

        • Já foi provado e comprovado que o Renato não corre, não marca, não arma, não come grama pelo lindo uniforme que veste, é um como e dorme e toda vez que esteve em campo vestindo o glorioso uniforme do Botafogo F.R. reza p/ que o jogo termine p/ não despentear seu lindo penteado feito num dos + famosos salão de beleza no centro do Rio de Janeiro,rsrsrsrs. Gabriel e Jadson são intocáveis. O Renato poderia entar na ponta esquecida

      • MAM

        KKKK boa! penso da mesma forma!

    • Peter Pot@mus

      Não cabe mais este tipo de discussão, ao meu ver Renato nem deveria mais ser cogitado pra jogar no Botafogo, ele já deveria fazer parte de uma barca que deve partir imediatamente e justando-se a ele: Antonio Carlos, Fábio cacatua, Márcio Azevedo, Amaral, Rafael Marques, Elkeson, Marcelo Matos e outros jogadores meia boca que nunca deveriam ter vestido o glorioso uniforme alvinegro.

      • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

        Não se esqueça de mencionar os torcedores medíocres aqui citados, pois estes também não merecem vestir o manto sagrado.

        • Nelson Ribeiro

          Fernando você é muito burro, por isto não gera credibilidade e nem agrega nada.

      • Fala serio!!

        Você seu Hipopotamus é que já não devia estar põe aqui faz tempo.
        Você e sua curriola de urubus já deviam ter ido pro lixao chafurdar na lama!!!
        Some daqui seu infeliz!!!

    • SOU BOTAFOGUENSE

      ********************TÔ COM GABRIEL E NÃO ABRO******************************

      …MEUS AMIGOS, FUTEBOL É MOMENTO E A BOLA DA VEZ SE CHAMA O GAROTO GABRIEL DA BASE, NÃO SÓ APENAS ELE COMO DEFENDO AQUI NESSE ESPAÇO O ZAGUEIRO DÓRIA E O MENINO JADSON NO TIME TITULAR!!!
      O SENHOR OSVALDO DE OLIVEIRA ACERTOU EM USAR ESSES GAROTOS DA BASE EM UM MOMENTO CERTO, POIS O SEU EMPREGO ESTAVA NA BERLINDA DA CORDA BAMBA E SE ELE VOLTAR A INSISTIR COM ESSES MEDALHÕES VERÁ O SUICIDIO RETORNAR NA SUA CARREIRA DIRIGINDO O BOTAFOGO.
      RENATO É UM BOM JOGADOR, EXPERIENTE E DE VISÃO MAS NESSE MOMENTO A BOLA DA VEZ É O GAROTO GABRIEL ABRAÇOU E GARROU BEM ESSA VAGA NO TIME TITULAR DO NOSSO BOTAFOGO.
      FICA AQUI O MEU APOIO AO GAROTO GABRIEL E AOS MENINOS DA BASE….DÓRIA, GABRIEL E JADSON….QUEM LER OUTROS COMENTÁRIOS ANTERIORES VERÁ QUE NESTE BLOG, EU FUI UM DEFENSOR DESTES 03 JOVENS NO ELENCO TITULAR, ATÉ MESMO ABRINDO OS OLHOS DA DIRETÓRIA EM RENOVAR E SEGURAR ESSES GAROTOS E VOU SER OUSADO EM FALAR AQUI…..DÓRIA SERÁ O MELHOR ZAGUEIRO DO BRASIL APARTIR DE 2013 COM ESSE FUTEBOL LINDO QUE ESTÁ VIVENDO.
      ABRAÇOSSSS MEUS AMIGOS BOTAFOGUENSES POR ESSE BRASIL…

      • MILTÃO

        BELO COMENTÁRIO ” SOU BOTAFOGUENSE” , MAS INCLUA TAMBÉM O CIDINHO QUE TODAS AS VEZES QUE ENTROU , JOGOU MUITO MAIS QUE O ANDRÉZINHO E O F.GABRIEL JUNTOS . O GAROTO É UM CRÂNIO PENSANTE .

      • Nelson Ribeiro

        Fora o que foi dito que o emprego do Oswaldo estava na berlinda, concordo com tudo.

    • João Lima

      Gabriel e Renato jogam em posições diferentes. Gabriel, mais recuado, e Renato, como segundo volante.
      Entre Renato e Jadson, prefiro Jadson. Não é possível jogarem juntos Seedorf e Renato, pois ambos não marcam. Renato e Amaral nem no banco deveriam ficar. É melhor e mais barato dispensar os dois e aproveitar os garotos da base, que, pelo menos, correm e marcam. Chega de Renato e Amaral.

      • Nelson Ribeiro

        Acho que é consenso. Creio que 99% concorda.

    • Alan

      Claro q é o Gabriel,o Renato tem q ficar no banco e recuperar sua vaga jogando muito futebol.

  • Acho que o Renato tem dificuldade de marcar como era mais novo, mais tem um bom passe e inteligência. Precisamos valorizar o cara é muito útil. Deveria a meu ver disputar posição com o felipe gabriel ou entrar quando for necessário para reforçar o time como mais um volante de bom toque de bola. Poderia jogar, gabriel, jadson, renato ( ou felipe), seedorf e andrezinho. Pode substituir o andrezinho ou seedorf quando não puderem jogar. Não podemos dispensar o Renato como grande jogador e nem ficar vaiando o cara.

    • RENOR

      EU NAO ACHO AMIGO, ELE TEM QUE ENTRAR NO LUGAR DO FELIPE GABRIEL URGENTE , JADSON E GABRIL NAO PODE SAIR DO TIME SO ASSIM TEREMOS UM DOS MELHORES MEIO DE CAMPO DO BRASIL.

      • euler

        exatamente como falei o Renor você está concordando comigo. A única dúvida é saber se o time fica mais defensivo como ele que com o felipe.

    • Fernando de Freitas

      Não é preciso vaiar o Renato não…basta que ele fique no banco. Só isso.

    • Nelson Ribeiro

      O Renato estava desgastado e esse desgaste pode ter sido o motivo da contusão. Ele é importante para o time, mas o que está bom, não deve ser mudado. De volantes devem ficar o Gabriel e o Jádson. O Renato pode sim jogar de meia e ser útil e pode se necessário jogar de segundo volante caso o Jádson precise de descanso ou suspensão. A verdade é que o elenco melhorou muito.

      • TEM QUE SAIR É FELIPE GABRIEL E ANDREZINHO ENCERADEIRA.

        É FACIL A SOLUÇÃO.

      • Como assim o Renato esvava desgastado e o motivo desse desgaste foi uma suposta contusão!! O Renato em 330 jogos jogando pelo Botafogo nunca se desgastou,… Renato, não corre em campo, não marca, não arma etc; não tem como ele(Renato), se desgastar.

        • Diogo

          Pois, é…dizem que ele joga de terno…prefiro jogador que joga de macacão…ou se jogar de terno, como o Seedorf, que saia com o terno sujo…como o holandês tem saido. Renato não tem pegada.

        • Nelson Ribeiro

          Ao inverso. Desgaste físico causa câimbras e estiramentos. Não me diga que nunca se desgastou para provar ponto algum, não estou concorrendo a nada, portanto pode parar com joguinhos de ego que não entro nesta, sou mais inteligente e mais vivido que você nisto. Nem tente ok?

  • ANDREW

    Na minha singela opinião, deve-se usar o Renato em duas ocasiões: 1 – Como titular no lugar do Seedorf, quando esse, é claro, não possa jogar; 2 – No segundo tempo, para dar mais qualidade ao toque de bola do time, substituindo um dos volantes ou até o mesmo o Seedorf, em caso de cansaço. O que acham?

    • Paulo

      Concordo 100% com vc.

      A dupla de volantes é Jadson e Gabriel.

      Renato hj, deve entrar no lugar de algum dos meias ( F. Gabriel, Andrezinho ou Seedorf) no segundo tempo ou qndo algum deles não estiver apto para jogar.

      Como volante só em algum caso MUIIIIIIIIIIIITO extremo. Precisamos de caras velozes para marcar.

      • Fogo Acima de Tudo

        Concordo em genero, número e grau.

    • Fernando de Freitas

      Discordo 100% de vc. Renato é banquinho, para entrar só em contusões de algum volante, ou no fim dos jogos…como titular, de jeito nenhum, pelamordedeus…
      Com ele nossa defesa é um queijo-suíço.

      • Milton Silva

        É, mais o nosso pensamento não é o mesmo desse treinador. Pois o ‘fessor’ só não vem com ele domingo contras os baianos porque disse que o jogador ainda não está pronto,senão entrava no time.
        Como podem ver,no time desse kamikaze só jogam os que tem nome e de quem ele tem certa atração.
        É um cara fraco,com sistema de jogo sem ataque,demora a substituir alguém, e parece sempre perdido e sem autoridade durante as partidas…

      • Nelson Ribeiro

        De novo, critica, mas nada diz. O que que tem a ver o Renato que é segundo volante com uma defesa periclitante… a pegadinha do Vinícius serve pra você então. Disse logo entre Reanto e Gabriel prefiro Gabriel. Aprende a diferença entre uma coisa e outra… saiba sobra as funções dos jogadores.

    • Nelson Ribeiro

      Concordo contigo Andy. Ambos são experientes e tem excelente toque de bola. E ainda se por algum motivo o Jádson não puder jogar, ele pode jogar de segundo volante. Já não daria certo no lugar do Gabriel que é primeiro volante.. é mais de pegada dura. Se o Mattos não puder substituir o Gabriel, tem que entrar o Amaral mesmo.

  • J. Rodrigues

    O Renato tem que disputar posisção com o Jadson. Sacar o Gabriel, jamais.

    • mario bouzas

      até que enfim lí uma opinião sensata pois o RENATO é da mesma posição do JADSON e não do GABRIEL, alguns jogos o BOTAFOGO entrou com RENATO E JÁDSON e o que se viu foi uma chuva de gols sofridos.

      • Fernando de Freitas

        Se colocar o Renato com o Gabriel, será chuva de gols tambem. Coitado do garoto !!!

        • Nelson Ribeiro

          Não, dá certo sim. Só que nas atuais conjunturas o titular na posição é o Jádson. O grande problema da zaga não era Renato, nem Fábio Ferreira, Nem Brinner, nem Antonio Carlos. Era o primeiro volante. O Jádson não deu conta, trouxeram o Amaral mas ainda bem que descobriram o Gabriel. A zaga antes era boa, mas o Mattos se machucou e a zaga virou queijo suíço. Com o Gabriel, a zaga melhorou, a juventude do Dória também foi uma grande contribuição.

          • fogodosinfernos

            O problema da zaga sempre foi e sempre será o Fábio Ferreira, as falhas de posicionamento, o abandono da zaga para ir ao ataque e nunca, mas nunca fazer gol ( o que fez na realidade foi gol contra), a péssima saída de bola, não acerta um lançamento, então que zagueiro é esse? quem viu jogar Gottardo e Mauro Galvão, não pode se contentar com Fábio Ferreira ( até o Dória de 17 anos dá orientação de posicionamento a ele, reparem só nas imagens ele orientando o F. F.)

    • Concordo com vc: O Renato tem que disputar posição com o Jadson. Já que que ele(Renato), não pode barrar o pole valente Gabriel ele vai ter que disputar a vaga no meio de campo com os meias F.Gabriel, Andrezinho ou Seedorf. Dificilmente ele(Renato), vai conseguir barrar um desses 3 meias pricipalmente o Seedorf,…ao Renato só lhe resta uma opção,…ficar no banco de resevas e só entrar aos 46 minutos do segundo tempo,…ele entra e o jogo termina,rsrs.

      • Nelson Ribeiro

        Ptizzzchcc!!! O Renato não pode barrar o POLE VALENTE… polivalente Gabriel. Manx agora acho que o Fernando Freitas não é apenas o fake Fireman, mas que é o seu nick também. Seu MAnx, se toca. Renato e Gabriel não disputam posição, nunca aconteceu e nunca acontecerá. Cerveja cerveja, vinho vinho. E o tanto que insistimos aqui para que torcedores se eduquem sobre futebol? Valeu nada né?

  • Diego

    sou Palmeirense, mas acompanho alguns jogos do Botafogo. por isso, tomarei a liberdade de opinar:

    Gabriel é a juventude, e demonstrou grande qualidade quando solicitado, assim como o Dória. Renato é a experiência, e joga muito bem. a dupla Marcelo Mattos e Renato demonstrou, ano passado, que tem qualidade, e não ficam atrás das grandes duplas de volantes do futebol brasileiro (como o Ralf e o Paulinhos, nossos rivais). os garotos Jadson e Gabriel podem esperar uma chance, pois são novos e tem contratos longos. o certo mesmo é colocar quem está melhor, mas hj, eu escalaria Marcelo Mattos e Renato, e blindaria os garotos, os prepararia melhor, pois eles podem não aguentar uma pressão de uma Copa Libertadores, caso o Bota volte a disputar uma

    • CONCORDO PALMEIRENSE!!!!!! UM ABRAÇO

    • Fernando de Freitas

      Ahhh meu caro palmeirense….vc quer MM e Renato principalmente no jogo contra vcs né…assim não vale…eu sei que vcs precisam desses 3 pontos mas escalar o Renato para marcar é sacanagem heim…rsrs

    • JUVENTINO

      Eu também sou palmeirense e vou dar a minha opinião: fechem esse clubinho de vez, esse timeco não vai ganhar nada que prester na vida mesmo.

      • Fernando de Freitas

        Calma JU…ainda acho que o Parmêra tem salvação…mas se cair prá segundona DE NOVO e continuar com Mustafá, Frizzo, Tirone, e aquela porcalhada horrorosa, aí pode fechar que não vai ganhar mais nada mesmo….rsrs

    • Nelson Ribeiro

      Concordo até certo ponto. Os dois volantes estão afinados e a libertadores está longe. Pensemos no jogo de agora. Concordo que a juventude deles, se a Libertadores fosse hoje, poderia ser um empecilho sim pois cada jogo é uma batalha campal e catimba de todo tamanho. Mas por enquanto, vamos tocar o jogo contra o Bahia.

      • Zé da Fiér

        Este clubezinho sem Títulos é fregues do Palmeiras desde 72, agora diz que vai ganhar de nós …. só rindo mesmo……!!!!!! isto claro na minha humilde opinião..

        • Diogo

          O que os “piriquitos” e “porcos” e outros bichos e bichas estão fazendo aqui?

  • João Otávio Fialho

    Gabriel disparado!!!!

  • Em meu entendimento não faria neste momento a troca de gabriel por renato tendo em vista que a marcação no meio do campo sofreria uma queda relativamente significante e sobrecarregaria ainda mais a liberdade do seedorf de jogar mais adiantado como vem fazendo gols. Portanto so colocaria o renato se houvesse necessidade e no final de cada jogo.

    • RENOR

      VALDIR E SO TIRAR O FELIPE GABRIEL QUE ESTA TUDO RESOLVIDO.

      • Fernando de Freitas

        Renor, se colocar o Ruimnato com apenas 1 volante marcador, nossa defesa será um buraco só. Se colocarmos 2 volantes de marcação + o Ruimnato, não daremos 1 mísero chute a gol em 90 minutos. Aliás, nem em 90, nem em 900 !!! Ele é banquinho, para entrar apenas em momentos muuuuito especiais.

      • Nelson Ribeiro

        O cara está no ataque, no meio, de volante de lateral, de defesa. Só não é goleiro durante o jogo todo, e tira o cara? Renor estou deixando de ser inocente contigo…estou mesmo.

    • Nelson Ribeiro

      Seu Valdir, o Renato nunca seria substituto do Gabriel são posições diferentes e funções mais diferentes ainda. No caso do Renato entrar, seria no lugar do Jádson. Primeiro volante é o cara cuja primeira função é da pegada dura, do desarme e impedir que o meio do outro time construa jogadas o segundo é o cara que ajuda na marcação mas a primeira função é a qualidade da saída de bola. Eles podem até inverter isso dependendo de que lado o jogo está vindo, mas primariamente é isso.

      • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

        Cara vc não entendi de nada. Para com esta merda de achar as coisas. Vc já perde total crédito pois defende cegamente as lambanças do OSWALDO. Pelo amor de Deus esqueçe o nosso BOTAFOGO.

        • Ele é irmão do osvaldinho FRACO de oliveira.

        • Nelson Ribeiro

          Pois entonces, que estude usted futból que pasa a entender chico! Non me torno ignorante por tu causa.

  • Will

    Gabriel titular
    sem dúvidas!

  • Fogão Forever

    Tipo da enquete desnecessária,e que o oo ler vai adorar…..PQP……GABRIEL e JADSON sem comentários…qto ao porco que opinou aqui…leva o renato pra vcs e ve se ele consegue livrar vc da segundona.
    Fora oo…omissão….orca…ff…rm …..kd o nelson sabe td ribeiro?
    SAN

    • DEIXA DE SER GROSSO!!!! O PALMEIRENSE FEZ UM COMENTÁRIO LEGAL E FOI EDUCADO…

      • mario bouzas

        MANDOU BEM NO CORRETIVO.

        • Fogão Forever

          O porquinho da segundona conseguiu 2 advogados!!!!!!!!!!!!!!!!!!
          SAN

          • Nelson Ribeiro

            O Framengo vai cair vai cair vai cair.

      • Fernando de Freitas

        O palmeirense foi educado, mas advogou em causa própria…se escalarmos o Ruimnato no jogo contra eles, o palmeiras nos será eternamente grato….rsrsrs

      • JUVENTINO

        E eu? Também sou educado e ninguém me defende.

        • fogodosinfernos

          Tadinho, tá carente? Porco ou qualquer outro não tem que meter o bedelho onde não é chamado, eu pelo menos não acesso blog ou qualquer outra mídia que fale de outro time, então vaza, ninguém quer saber sua opinião.

        • charles 14

          JUJU !! eu te defendo , vou ser seu herói …. tadinha da educadinha!!!

        • Fernando de Freitas

          Vc é “educado” mas é burro. E burrice não tem defesa.

          • Nelson Ribeiro

            Tá bom Freitas, eu te defendo, mesmo sendo burro.

          • Fernando de Freitas

            Mas eu não te defendo Nelson, porque vc além de burro é prepotente.

        • Zé da Fiér

          Vc não ofende ninguém mesmo Juventino!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk só os torceores do foguinho sem título!!!!!

          • Zé Imbecil, só um IMBECIL como vc pode achar que um IDIOTA como o juventino pode ofender os INTELIGENTES TORCEDORES BOTAFOGUENSES. zé IMBECIL, vc já nasceu IMBECIL.

          • Nelson Ribeiro

            O Juventino nunca ofendeu o seu Manx segundo o próprio Manx. Mas Zé da Fiér vamos bater um papinho aqui. Sério, educadamente Ao que o senhor atribui o sucesso do Corinthians com a tocida?

          • O sucesso do Conrinthians com a TOCIDA, ninguém pode dizer, mas com a toRcida, pode até ser o burro do juventino tente explicar…

    • Henrique Luiz

      O otário desnecessários são os seus comentários seu trouxa, to ligado mané e SAN e o caraca……..

    • O nelson sabe td ribeiro foi lá com seu irmão olvaldinho FRACO de oliveira descutir qual tática o Botafogo vai entrar em campo contra o Bahia.

    • Henrique Luiz

      O bobão cala a sua boca vc não presta……………para ter credibilidade em suas palavras, assina seu nome Ze mané……………tô LIGADO em vc………..otário

  • Voney Malta

    Joga quem o técnico achar melhor. O fogão tem uma excelente comissão técnica e saberá escolher o que for melhor para a equipe.

    • Voney, a coisa não funciona bem assim. Joga, muitas vezes, quem ‘patrocina’ o jogador no clube. Nem sempre o melhor é escalado. Tem muito empresário que colocou determinado jogador no clube e quer retorno. O ‘dito jogador’ tem que aparecer e o clube acaba sendo apenas vitrine.

      • Fernando de Freitas

        Bombeirinho real ou fake ???? nem acredito que tenha escrito algo tão lúcido !!!

        • E sou mais lúcido ainda quando retruco aquelas suas asneiras de nos transformarmos em ameriquinha… hehehehehehe!

          Fernando, sou um torcedor mais racional. Nem todas o Omissão erra, às vezes acerta também. Procuro enxergar os dois lados da moeda: as virtudes e os defeitos.
          O Seedorf foi uma ótima contratação, manter o ‘Baleia Assassina’ no comando de futebol foi uma péssima ideia. Só que por causa desse erro não vou torcer pelo time do Bota que aí está? De jeito nenhum. Mesmo que o Bota fosse campeão eu ainda acho o ‘Baleia’ incompetente e também o quero FORA.

          • Fernando de Freitas

            Parabens !!!!!!!!

      • Nelson Ribeiro

        Verdade. Mas nem sempre é negócio ruim para o clube e depende da projeção das finanças do clube. Quase todos clubes operam assim. Se pega o grande interesse do São Paulo no Ganso, nada diferente. Oque de fato pode fazer a diferença é se o clube pode criar o jogador, ter o benefício dele por um tempo enquanto faz vitrine e depois fazer caixa. Se o jogador é bom, infelizmente não tem como segurar. O poder econômico acaba por levar. Por isto temos que apostar nesse projeto da base do Botafogo e torcer, cobrar que seja executado de acordo com a ideia original. Isto sim é coisa séria, mas muito mais séria do que ficar perseguindo esse ou aquele jogador. Isso eu não vejo o seu Manx, seu Freitas, seu Renor trazer a tona, mas seria esperar muito da capacidade de raciocínio destes. Vejo poucos sinceros que tomam essa bandeira da base e levam a fundo, alguns até aos extremos quando não deveria, e outros mais comedidos e realistas. Quem carrega a bandeira da base aqui… uns marias vai com as outras que só apareceram depois do sucesso dos garotos e os honestos que vem batalhando e solicitando nas redes sociais como o senhor Renato Russo, Josemar me lembro que questionou isto, o de todo errado mas muito certo em muitas ocasiões Antonio de Governador Valadares, Pontofogo, Kinteiro que sumiu, Petrofogo.. claro que tem mais gente e me lembrarei.

  • André

    Hoje, o Gabriel não pode sair do time. Nosso meio de campo é um dos melhores do campeonato. O time passou a ficar mais seguro lá atrás depois das entradas do Gabriel e do Jádson. O Renato vai ter que esperar por outra oportunidade.

  • Mario

    Deixaria como esta, Jadson e Gabriel além de bons na marcação, jogam em velocidade e inteligência, além de já terem um bom entrosamento com Seedorf.
    Tem gente que fala em não terem experiência, mas se não jogarem nunca terão experiência.
    Renato antes da lesão, já não apresentava um bom rendimento, falhava muito na marcação e não acrescentava nada no ataque.
    Diferente dos garotos que defendem e atacam, aparecem para jogar!

    Saudações alvinegras e agora dourada!

    • Nelson Ribeiro

      E bom entrosamento entre os dois.

  • Renato para o 2º tempo ou quando Seedorf não puder jogar.

  • BOTADOIDO

    Taí briga de cachorro grande . juventude x experiencia . deve ser de acordo com a maneira de jogar do adversário , sugiro meio tempo cada(afim de que possam esbanjar a marcação e apoio ao ataque e defesa.(agradando a gregos e troianos)..

    • Fernando de Freitas

      Ahhh meio tempo cada…no primeiro, bota os garotos e leva só 1 gol (porque o Picapau sempre faz uma cagada). No segundo, tira o Jádson, põe o craque Renato, e levamos mais 2 ou 3….

  • fogao eterno

    GABRIEL SEMPRE DEPOIS O RENATO

    • Nelson Ribeiro

      São posições diferentes. Renato e Gabriel não disputam posição.

  • João Roberto

    Na minha opinião o Gabriel é o 1º volante, tem que ser titular, agora o Renato disputará a posição com o Jadson.

    • Nelson Ribeiro

      Exatamente. O povo confunde as coisas.

  • Leonardo

    Um dos motivos da evolução do time do BOTAGOFO, foi exatamente o afastamento do Renato. Estava marcando mal, errando passes, muito lento. Hoje é um bom reserva do meninos.

    • mario bouzas

      ELE VINHA JOGANDO COM O jÁDSON QUE É DA MESMA POSIÇÃO DELE, GABRIEL É VOLANTE FIXO ASSIM COMO M MATOS.

      • Fernando de Freitas

        Com Renato de segundo volante, e o Garnizé na defesa, a defesa é um buraco !!!

        • Nelson Ribeiro

          Distorção de fatos. Na verdade sem o Mattos ou Gabriel qualquer defesa é ruim. Pode ser o Dória e mais outro zagueiro bom que não tem como jogar bem. Esses dois volantes mencionados são cabeça de área. Já o Jádson e Renato não são pois são segundo volantes e não primeiro. Não são cabeça de área, o cara rasgador.. a função deles difere da do primeiro volante.

    • Nelson Ribeiro

      Na verdade não Leonardo. Na verdade a produção do Renato vinha caindo devido à longa sequência de jogos, ou seja: desgaste físico. Esse mesmo desgaste pode ter sido a causa da contusão. O Renato descansado joga muita bola. Mas só volta a jogar bem depois de umas duas partidas.
      Sou a favor de manter a nossa dupla jovem porque eu não creio que se deva mudar o que está dando certo.

  • Ricardo Joaquim

    Renato deve ser o reserva do Seedorf ou do Andrezinho.

  • fernando ramalho

    GABRIEL GABRIEL GABRIEL
    O RENATO(ASSISTE O JOGO DE DENTRO DO CAMPO) QUEM QUISER PODE LEVAR

  • sylvio

    Na minha singela opinião, deve-se usar o Renato em duas ocasiões: 1 – Como titular no lugar do Seedorf, quando esse, é claro, não possa jogar; 2 – No segundo tempo, para dar mais qualidade ao toque de bola do time, substituindo um dos volantes ou até o mesmo o Seedorf, em caso de cansaço.(2)

    • ANDREW

      Você copiou o que eu disse!!!

      • Fernando de Freitas

        Aos dois.

        RUIMNATO NÃO PODE SER TITULAR DE JEITO NENHUM !!!!!!!

      • Nelson Ribeiro

        É porque vocês apreciam futebol e por isso sabem bem o que falam. Só discordo de uma coisa quando é dito “um dos volantes”. Não caberia no lugar do Gabriel. Se o Gabriel não puder jogar é melhor colocar o Amaral que é primeiro volante. Podem até não gostar dele, mas é primeiro volante de ofício. Jogaria melhor do que o Jádson ou o Renato por ali. O Renato poderia sim substutuir o Jádson se esse ficasse impossibilitado, e como observaram, o Seedorf.

  • Ronaldo (Teresina PI)

    Um time pra lutar pelo primeiros colocados precisa ter no minimo de 5 a 6 jogadores de boa qualidade no time titular e acho que o renato é lento mas tem muita qualidade, teria que achar uma vaga no time pra ele, se hoje o botafogo não está numa posição melhor no campeonato é muito por falta de qualidade de 7 ou 8 jogadores no time, só correria não basta.

    • Nelson Ribeiro

      Ronaldo, um time para pegar pesado no Brasileirão, tem que ter no mínimo 22 titulares. Não precisam ser medalhões, mas tem que ser bons. Quem quer que seja reserva tem que ser tão bom quanto quem é titular, portanto é titular. O campeonato é longo, desgastante entre treinos, jogos e viagens com dois jogos por semana. É natural que haja desgaste físico, se o time não tem plantel bom, se vê forçado a jogar com titulares que no final acabam por não produzir. Muitos times começam bem e terminam mal. Não é que os jogadores amarelam, é que as pernas já não acompanham.

  • Job Rodrigues

    gabriel, está bem.

  • fernando ramalho

    Vou ser sincero. Na minha opinião o Renato é um dos piores jogadores do botafogo. Não protege a defesa, não para a jogada, não corre, não marca, é muiiiiiito lento, só tem estilo ao pegar na bola. Os melhores jogos do Botafogo no ano foram quando o Renato não jogou. Exemplo: a final da taça rio contra o vasco, o segundo volante foi o felipe gabriel. Quando retornou contra o Flu deu no que deu. Além do mais quando joga prejudica o Seedorf pela sua lentidão. A defesa fica desprotegida, pois ele não faz falta e não marca nada.

    • fogao ilha

      Concordo plenamente. Renato ja esta “lucioflavizado”, infelizmente, com pouco tempo de Botafogo. Time que quer ser competitivo nao pode abrir mao da marcacao. O cara raramente divide uma jogada, nao leva cartao,sai de camisa seca…enquanto isso, o resto do time no maior sufoco. Nossa zaga ainda nao permite volante chinelinho! Por tudo isso, e por uma questao de justica com o garoto que deu outra cara ao time (+ jadson e doria), GABRIEL TITULAR!!!

      • Fernando de Freitas

        É isso aí moçada. Renato é o craque-pose.

        Durante muito tempo eu repetia isso aqui mas muita gente permanecia iludida com o “blefe Renato”. Como a Fla-press adora ele, muito botafoguense iludido não conseguia enxergar a fraqueza dele.
        Agora parece que conseguiram finalmente enxergar.

  • rodrigo molardi

    Sem duvida nenhuma Gabriel. Primeiro que o Renato deveria disputar posição com o Jadson, pois ambos são 2° volantes, e mesmo nessa situação, o renato hoje não barra nenhum dos dois.

    Com os meninos da base a proteção da zaga ficou reforçada, o botafogo ganhou velocidade no meio de campo.

    O gabriel marca muito mais que o renato, que é frouxo nesse sentido, e o jadson tem feito a saída de bola melhor que o renato fez em 2012 inteiro.

    Hoje o renato é suplente do jadson ou até mesmo do seedorf, quando ele for poupado.

  • Gabriel titular,e o Renato uma exelente opção para o Oswaldo.So lamento o Botafogo não ter um centroavante de verdade nesse elenco.Se tivesse,não tenho duvidas que estaria brigando pelo titulo.

  • o gabriel esta num momento ótimo , deve ser mantido como titular e o renato deve esperar por uma nova chance esquentando o banco.

    • Fernando de Freitas

      Uma nova chance que, se Deus quiser, não voltará a ocorrer !!!!!!!!!

  • concordo com o valdir. com os dois garotos jogando de volante a marcaçao melhorou e com isso, seedorf ganhou mais liberdade para atacar. Apesar do time ter empatado as tres ultimas partidas,houve uma evoluçao bem significativa .Se tivessimos um atacante matador, nao e querer sacar o elkersom, pois ele e esforçado, mas e um pouco fominha. Nao e aquele atacante de origem:que sabe segurar na hora certa; faz o pivor; tabela;finalizador nato . Ele as vezes quer inventar um outro drible . Ele e melhor como segundo atacante.

    • prefiro gabriel pois marca bem melhor que o renato .com ele nao so jadson mas todo o time melhorou.seedorf tem mais liberdade para atacar . antes, so tinhamos um volante que marcava . agora temos dois volantes que marcam e apoiam . nao vejo renato com marcador ,ele ate se arrisca no ataque . tem um bom toque de bola,mas e fraco na marcaçao .seria uma boa opçao para o segundo tempo ;dependendo da situaçao do jogo .

      • Nelson Ribeiro

        Gabriel e Renato não jogam na mesma posição. Gabriel é primeiro volante e Renato é segundo volante.
        O que é um primeiro volante? Simplificando é o que existia de volante no futebol de antigamente quando se jogava com dois homens no meio campo. O cara do desarme, do primeiro contato, o cabeça de área (alguns chamavam de cabeça de bagre), o líbero.
        O que é o segundo volante? Um meia que na evolução do futebol, foi colocada mais atrás para auxiliar o primeiro volante e fazer ligação da defesa com o meio de criação. Nesse caso, o concorrente do Renato seu Luis, é o Jádson e não o Gabriel.

        • Fernando de Freitas

          Não importa se Renato é primeiro, segundo, terceiro ou quarto volante. Se disputa posição com Gabriel, Jádson, jefferson ou com o Pica Pau.
          Ele não pode é ser titular.
          O lugar dele é no banco, aliás desde muito tempo. Só não estava porque o “professor” é teimoso. Estava jogando no nome, e graças ao apoio da Fla-press que adora puxar o saco dele.
          Só espero que o “professor” não invente moda.

          • Nelson Ribeiro

            Importa sim senhor. o Post do Vinicius foi uma pegadinha. Ele quer saber na verdade se o povo aqui entende de futebol. A resposta é essa Luis. Renato é whisky, Gabriel é vinho. Em um concurso de whisky não tem vinho, são bebidas diferentes, posições diferentes, funções inversas.

          • Fernando de Freitas

            Foda-se o post sua anta !!!!!!!! Perceba que as pessoas estão se lixando para discussões esquemáticas tipo “quem o volante 1 ou 2” !!!

            A GRANDE MAIORIA NÃO QUER O RENATO NO TIME PRINCIPAL !!! FODA-SE O POST !!!
            AS PESSOAS QUEREM O RENATO NO BANCO !!!
            NÃO SEJA BURRO !!! SE TOCA !!!!

  • Dioclecio

    Sou fã do Futebol do Renato, mas hoje ele, na minha opnião não briga com Gabriel ou Jadson. Ele hoje esta mais para reserva do Seedorf. Pq Renato não tem mais condições fisicas de ser um segundo volante. Futebol hoje é muita correria, fisico, e ele é um jogador, por característica lento, não é mais um menino. Ele rende mais como um 3° volante, quase um meia… mais a frente, sem tanta obrigação de marcar, posição hoje ocupada pelo Seedorf.

    • mario bouzas

      É como eu disse, ele não tem que disputar vaga com Gabriel e sim com Jádson que são 2º volantes de ofício, o Jádson é mais rápido, mas aí fica a dúvida da juventude ou a experiencia?

      • Nelson Ribeiro

        O Renato seria melhor para um jogo mais catimbado, mas por outro lado não seria importante dar essa experiência aos mais jovens. Acho que isso tem que ser de fato avaliado.

    • Fernando de Freitas

      Dioclecio, se o professor pirar, e escalar o time com gabriel, Jádson e Renato, não daremos 1 mísero chute a gol nos 90 minutos.

    • Nelson Ribeiro

      Eu já vi time jogar com 4 volantes, fica muito defensivo e no final acaba sendo um esquema falso. O Atlético Goianiense jogou assim no ano passado contra a gente no Serra Dourada e se deram bem.

    • gilsonFogao

      Dioclecio, concordo em parte com vc. Acho, porém, que o futebol hoje só é correria aqui no Brasil, estamos jogando um futebol de pessima qualidade. O problema do Renato nao é a lentidao, que podia ser compensada com um boa colocacao em campo. O problema é que os garotos estao jogando muito mais que ele, tando no desarme quanto nos passes. A idade está pesando para o Renato, pois é evidente que a condicao fisica é necesária. Seedor é mais velho que ele mais compensa com um excelente preparo fisico (além de uma altíssima tecnica). Acho que o Renato pode entrar durante alguns jogos em condicoes bem especificas. Saudacoes Gloriosas!

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    Vou opinar pelo GABRIEL e justificar porque, simplesmente ele é o primeiro volante marcador que quase nunca abandona a cabeça da aréa, até porque essa mula do cracatua do F.F se acha atacante e abandona a zaga, e o JADSON que é bom jogador mas já não marca tão bem quanto, sai muito mais, então eu tenho minhas dúvidas quando falam do RENATO que é bom jogador mas sem a pegada dos garotos, na minha humilde opinião ele poderia substituir eventualmente em caso de cansaço ou impedimento por lesão um dos dois meias FELIPE GABRIEL, ANDREZINHO ou quase nunca o SEEDORF porque não tem a mesma habildade ou inteligência do Holandês, e falo mais o time não pode jogar com esse monte de meias,tem que tirar um deles para ficar com ELKSON E BRUNO MENDES no ataque, senão corremos o risco de ser o maior time de ARMANDINHOS que já apareceu, e dou a minha opinião sobre a escalação: JEFERSON, LUCAS, ANTONIO CARLOS, DORIA, MARCIO AZEVEDO(FELIPE GABRIEL), GABRIEL, JADSON, ANDREZINHO (FELIPE GABRIEL OU RENATO), SEEDORF, ELKSON (LODEIRO, VITOR JR) E BRUNO (TELECHEIA, VITINHO, SASSÁ, OU OUTROS),

    • Fernando de Freitas

      Boa, Vicente. Armandinho demais, gol de menos.

      • Nelson Ribeiro

        Como menos gols? Ainda estamos entre os melhores ataques do campeonato ou não? Na última vez que chequei isto, cinco minutos atrás, estávamos com 41 gols, segundo melhor ataque e dois apenas menos do que o Fluminense. Por favor, não me digam que mudaram isto.

        • Fernando de Freitas

          Seu Nelson, esqueça esse maldito scout.
          Fizemos 2 gols no Corinthians. E quantas chances a mais criamos ???? Quantas defesas o goleiro dele fez ? Ou seja, mesmo fazendo gols, nosso time cria muito pouco. Quando os deuses dão uma ajudinha, o Elkeson acerta uma letra, um voleio no ângulo, o Seedorf faz 2 gols em bolas desviadas nos zagueiros. Se a fortuna olha para o outro lado, não criamos nada e não saimos do zero.
          Tem time que fez menos gols que nós mas criam muito mais durante os jogos. Todo treinador fica mais preocupado quando seu time cria pouco, do que com a qtde de gols. Time que cria muito, em algum momento a bola vai começar a entrar. Time que cria pouco, pode fazer uns gols, mas quando aquelas duas bolinhas por jogo não entram, ou vai perder ou ficar no zero (se tiver uma boa defesa e não tiver o PicaPau).

        • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

          Estamos com dois gols a menos que o FLU e também a 16 pontos abaixo da tabela. Para de defender o indefensável, a nossa defesa é uma merda, não temos ataque e pior os mulambos criaram motivação e podem acabar o campeonato na nossa frente. Deixa de ser pequeno e medíocre cara. Vamos lutar por um time CAMPEÃO e não por uma CARROÇA DE MARKETING.

    • Nelson Ribeiro

      Nada é errado se é combinado. Falam ainda do Fábio Ferreira quando ele se adiantou e acabamos levando o gol. Ok, mas 3 jogadores falharam no lance e só falam do Fábio Ferreira. Será por causa do cabelo?

      Cai na real que dámais certo ainda. Telechea só no ano que vem. Renan está melhor do que o Jefferson atualmente.

      Concordo que, não é obrigatoriedade porque com um meio forte estamos bem, mas agora com o Bruno tem a opção de jogar com 2 atacantes. Antes não tinha.

      • gilsonFogao

        Concordo, Nelson. Só poderemos mudar de esquema quando tivermos atacante de qualidade, hoje nossa maior qualidade está nos “armandinhos”. Com o Renan, o time ganha saída de bola e diminui os chutoes do goleiro atual para o ataque. Renan também sai melhor do gol que o Jefferson, embora debaixo das traves o Jefferson é superior. Saudacoes Gloriosas!

      • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

        Como pode um jogador de 20 anos nos juniores e um de 18 como possível solução para o ATAQUE. É

        • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

          É muita jogada de empresário por debaixo dos panos. Empurraram esta AMEBA do BRUNO MENDES para o BOTAFOGO pois deve ser do tal URAM. É muita CORRUPÇÃO, muita OMISSÃO por parte do MAURÍCIO, e estes idiotas citados acima batem palma para todas estas tramoias.

  • andre fogão

    gabriel e jadson são titulares absolutos!!!! gosto do futebol de renato, contudo será banco!!! isso é muito bom pro fogão!!

    • Nelson Ribeiro

      Na verdade sim seu André. Está dando profundidade ao nosso elenco.

      • Fernando de Freitas

        Isso aí seu Nelson. Profundidade. O Renato tem que ficar bem lá no fundo do banco…

  • GABRIEL deve ser mantido como titular! Renato está mortinho em campo, nem enganar consegue mais! Enganou(não a mim…) quando contratado , dá boas entrevistas para a imprensa , mas sempre foi um jogador devagar…agora,em fim de carreira , apenas cerca os adversários!

    • Paulo Bastos de Vitória ES

      Acho que deveremos escalar- Gabriel – Jadson – Renato – Andrezinho- Seedorf e Elkson pois isto significa velocidade qualidade e esperiencia e chegaremos lá abraços e saudações botafoguenses

      • Fernando de Freitas

        Paulo, com essa escalação, não daremos 1 chute a gol em 90 minutos !!!! Pelamordedeus.

      • Nelson Ribeiro

        Não seu Paulo. Reanto é muito bom, mas não podemos colocá-lo só porque temos que colocá-lo. Fellype Gabriel é melhor, tem mais pique e é o cara que está em todas as partes do campo. O Renato entra no lugar do Seedorf ou do Jádson, ou até do Andrezinho quando necessário. Reanato arma bem e já jogou assim na Espanha.

  • THIAGO

    Acho que a tem que jogar quem estiver melhor, Futebol é momento e no momento Jadson e Gabriel estão melhores. Mas acho uma tremenda injustiça oq alguns torcedores estão fazendo com o Renato. O cara joga muito, tem um ótimo passe, uma ótima visão de jogo, porém está passando por uma má fase… Chegamos um momento do campeonato que devemos mais do que nunca APOIAR INCONDICIONALMENTE, o nosso time, nossos jogadores…. temos que jogar juntos com o time.
    NOSSO ELENCO, JÁ MOSTROU QUE FAZ FRENTE COM QLQ UM DO CAMPEONATO!! ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, RUMO A LIBERTADORES….

    PARABÉNS DIRETORIA E OSWALDO, POR VALORIZAR A CATEGORIA DE BASE!!
    PODEM COMEÇAR A PENSAR EM MAIS UM GRANDE JOGADOR, PARA A LIBERTADORES DO ANO QUE VEM!
    PRECISAMOS DE UM ARTILHEIRO!!!

    • Nelson Ribeiro

      A má fase do Renato é longa sequência de jogos. Desgaste físico. Só isso.
      Eu gosto dele e acho ele valioso pro time, mas não acho que deve desmantelar o que está dando certo para encaixar o Renato e nem o Mattos. Eu apoio a quem quer que entre com a camisa do Fogão em campo. Muitos aqui entendem bem o que o senhor fala e apoiam também. Na verdade o Botafogo enriqueceu o elenco com a chegada dos garotos e essa mesclagem será importante.

    • fogodosinfernos

      alguém lembrou aí que ele só fez um bom jogo apenas uma vez, nas maioria das vezes em que ele jogou o botafogo perdeu, então, banco nele.

  • Seedão

    Gabriel

  • jose alberto

    O RENATO é ótimo, mais some nas horas importantes.
    SEEDORF E RENATO juntos já foi provado que o time fica muito lento e prejudica.
    PARA ESTA RETA FINAL VAMOS APROVEITAR O RENATO EM ALGUNS JOGOS, MANTENDO A DUPLA JADSON/GABRIEL.
    PARA O ANO QUE VEM QUE TAL UM TROCA TROCA COM O INTER RS RENATO POR DAGOBERTO????????????

    IRIA RESOLVER NOSSO PROBLEMA DE ATAQUE E DO INTER DE ORGANIZAÇÃO.

    O QUE VOCES ACHAM??????????

    • Fernando de Freitas

      José, acho essa troca sensacional !!!!
      Chance do Inter topar ? ZEROOOOOOOOO !!! rsrsrsrs

      Só a Orca seria tão trouxa !!!! rsrs

  • Orlando Soares

    O time escalado assim pode dar resultado: Jeferson – Lucas – A.Carlos – Dória – Felipe Gabriel – Jadson – Gabriel – Renato – Lodeiro – Seedorf – Elkeson.
    Segundo tempo, apesar do Oswaldo não gostar e nem saber substituir, poderiam entrar o Andrézinho ou o Jeferson, Cidinho e Sassá; vez por outra o Bruno Mendes para ir pegando rítimo.

    • Gilberto wayand

      E o Rafael Marques?????????????????? rsrsrsrsrs

      • Fernando de Freitas

        Pois é Gilberto, nosso “artilheiro” não pode faltar….rsrsrs

      • Nelson Ribeiro

        Ele está dando certo com o Bruno Mendes. No treino ele deu três passes que deixou o Bruno na cara do goleiro. O Bruno fez um gol, chutou um prá fora e cabeceou outro nas mão do goleiro.

        • saufogo

          Vc é um brincalhão, Nelson Ribeiro!

          • Fernando de Freitas

            Não é brincadeira. É que seu nelson é agente do rafael orelha. Não poderia desvalorizar o “produto” né…rs

          • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

            Este cara não entende de porra nenhuma, é um verdadeiro puxa-saco do OSWALDO.

          • Ele foi um dos melhores técnicos de beisebol dos Estados Unidos,..é muito safo!!!

  • euler

    mudando de assunto, somente como provocação, para a turma da perseguição o JOBSON atrasou por causa da chuva, o voo atrasou não foi culpa do Jobson, hoje, viu. A matéria vem JOBSON SE ATRASA, o voo atrasou, deveria ser a chuva atrasou o voo, mas jobson já se apresentou. Tá vendo?

    • Vinícius Perazzini

      A matéria escrita assim não está no LANCENET!.

      • Correto Vinicius, está em outros sites como por exemplo, o UOL, não falei que foi o Lance nesse caso.

        • Fernando de Freitas

          A garotada da Fla-press botou logo a carapuça….hehehehhehe

          • Veja a matéria de hoje, jobson irrita a diretoria, porque o anderson não deixou ele vir na segunda mais tarde e só autorizou na quarta e reclamou dele ter chegado atrasado na quarta, que foi de responsabilidade da chuva que atrasou vários voos, isso tudo é sacanagem ,perseguição desse pilantra do anderson barros sempre criando mais problemas do que existem, quer ganhar dinheiro com o Jobson, não tem nada de botafogo, quer que o URAM assuma sua representação.

          • Loco Rodolpho

            Realmente é uma perseguição inexplicável com o garoto. Qualquer coisa que o garoto faz vem esta imprensa suja e nojenta detonar o cara. FLAPRESS filho da puta.

      • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDERSON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

        Esta FLA-PRESS não é mole, eles estão doidos para colocarem o JOBSON fora do FOGÃO.

  • petrofogo

    com certeza gabriel, ele e jadson deram consistência ao meio de campo e protegem melhor a defesa.
    Agora que vida dura as dos mulambos vão tomar chuva no ponto de onibus, chuva no engenhão, chuva para voltar para casa, chuva em casa porque a maioria tem casa com goteira e ainda vão ver o time perder.

    • FORA OS MEDÍOCRES NELSON RIBEIRO, PONTOGO, PAULO WS BARRETO, PETROFOGO, FIREMAN (FAKE), ANDRESON FLA-BARROS E MAURÍCIO OMISSÃO

      Apareceu, né. FORA OS MEDÍOCRES.

  • NIVALDO

    FOGÃO NO CORAÇÃO!

    COM CERTEZA COM AS ENTRADAS DOS JOVENS JOGADORES O TIME FICOU MAS AGRUPADO,ALEM DELES TEREM MAIS GAS . ACHO QUE O RENATO TERAR QUE ESPERAR UMA NOVA OPORTUNIDADE.
    ALEM DELES DAREM SEGURANÇA PARA SEEDORF PODER ORGANIZAR O MEIO CAMPO.

    SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSE!

  • Caros Alvinegros, não há menor sombra de dúvida de quem deve permanecer como titular. É óbvio
    que é o Gabriel. Sem desmerecer o futebol do Renato. Ficar no banco prá um jogador que está em
    melhor fase, não é demérito. Enquanto isso, vá buscar melhor condicionamento físico. Idade não é
    problema. O exemplo está conosco. Seedorf, com todo os seus 36 anos, está melhor que muito
    garoto. Bem superior em fôlego e técnica. Não precisava o nosso amável blogueiro levantar a lebre.
    A resposta por unânimidade sería em favor do Gabriel. Mas, tem que dar ibope. Fico por aqui.
    Saudações Alvinegras.

  • Mendes

    RENATO é um parasita em campo. Come, dorme e o Botafogo perde.

    • fernando ramalho

      Concordo inteiramente

      • Fernando de Freitas

        Ele não é parasita. Ele é útil. Ele tira fotos do time de dentro do campo.

  • Hytallo

    sou Corintiano, mas acompanho alguns jogos do Botafogo por isso, tomarei a liberdade de opinar:
    Gabriel e um volante de mais “correria” q Renato pra mim o meio campo do Botafogo seria Seedorf, Renato, Gabriel, Andrezinho e Lodeiro eu sei alguns vao descordar de mim mais o time ficaria com uma boa saida de bola pois o esquema e o 4-3-2-1 onde Seedorf obteve grande sucesso no Milan fora q tds os volantes sabem sair para o jogo, e Fellype Gabriel uma substituicao para segundo tempo. Outra chance seria blindar os pratas da casa e jogar Fellype Gabriel e Renato como titulares no esquema do Oswaldo de Oliveira

    • Fernando de Freitas

      Hahahahahahahahahaha….os torcedores dos outros times adoram o Renato !!! Por que será ????

    • Nelson Ribeiro

      Eu já acho que o Corinthians tinha que continuar jogando com 3 zagueiros, 1 volante, dois goleiros e o resto tudo atacante. Dispensa os dois bandeirinhas e os dois auxiliares e deixa só o juiz no contrato.

    • gilsonFogao

      Hytallo, os garotos além de mais “correria” tem muita tecnica, sao excelentes no desarme e na armacao. O Botafogo nao perdeu mais desde que eles entraram: Seedorf e Andrezinho passaram a jogar melhor. Penso que o meio de campo deveria ser, no 4-2-3-1, Gabriel, Jadson, Lodeiro, Andrezinho e Seedorf. O que falta ao Botafogo é um zagueiro de qualidade para jogar ao lado do Doria e um atacante nao improvisado como está o Elkson. Se o Gabriel fosse só correria eu poderia concordar totalmente com voce. Saudacoes!

    • Loco Rodolpho

      Vai opinar na casa do caralho meu amigo. Aqui não se tem a arbitragem a favor não. Porque vc não opina sobre os erros de arbitragem a favor de vcs no domingo passado.

  • Boa noite galera alvinegra!

    Atualmente esta pergunta Gabriel ou Renato no time titular, só pode ser uma pegadinha, é OBVIO que é o GABRIEL, pois o garoto está jogando demais, até mesmo se fosse outro concorrente com futebol produtivo, também escolheria ele por ser formado no Clube, agora concorrer com a mosca morta do RENATO é uma grande PIADA.

    • Nelson Ribeiro

      Caiu na pegadinha seu Souza. Renato e Gabriel não competem por titularidade. Jogam em posições diferentes.
      A disputa seria: Gabriel , Mattos e Amaral de primeiro volante e Renato, Jádson de segundo volante.

      • Fernando de Freitas

        Caiu na pegadinha seu Nelson. Não importa se Renato é primeiro, segundo, terceiro ou quarto volante. Se disputa posição com Gabriel, Jádson, jefferson ou com o Pica Pau.
        Ele não pode é ser titular.
        O lugar dele é no banco, aliás desde muito tempo. Só não estava porque o “professor” é teimoso. Estava jogando no nome, e graças ao apoio da Fla-press que adora puxar o saco dele.
        Só espero que o “professor” não invente moda.

  • Gilberto wayand

    Alguma dúvida ???????????????????????????? só pode ser o Gabriel, está em amplo desenvolvimento enquanto o Renato esta cada vez mais lento e errando muitos passes coisa que não acontecia antes. E marquem outras joias, Gilberto (lateral direito) Gegê (meia) e Dedé (atacante ) logo vão pintar entre os titulares. ABRE O OLHO DIRETORIA.

    • Nelson Ribeiro

      Esses mais o Uruguaio Telechea, e o Cazu estão sendo preparados para o ano que vem. Perdão, o Cazu já vem vindo para o profissional. Já está treinando com o profissional.

  • JULIO IRADO COM ESTE TIMECO.

    COM CERTEZA É O GABRIEL, RENATO É LENTO, SEM GARRA, SEM ATITUDE, OU SEJA PARA ELE O IMPORTANTE É ENTRAR EM CAMPO E NADA MAIS, NÃO TEM NENHUMA AMBIÇÃO, ESTA IGUAL Á O LOCO ABREU, QUNDO PERGUNTADO SOBRE Á ELIMINAÇÃO DO CAMPEONATO, VEJA O QUE ELE DIZ. O MUNDO NÃO ACABOU, NÃO MATEI NINGUEM, VAI TER OUTROS CAMPEONATOS, EU VOU JOGAR E TUDO BEM. DIGA-ME COMO O BOTAFOGO MANTEM ESTES VAMPIROS? E NÃO É SÓ ESSES DOIS CITADOS TEM MUITO MAIS, SOBRE OS GAROTOS DA BESE QUE SABE JOGAR FUTEBOL TEM TODO DIREITO DE SER TITULAR NESTA EQUIPE, ESTE NEGOCIO DE NOME É PARA CARTÓRIO, JOGADOR TEM QUE MOSTRAR DENTRO DE CAMPO QUE SABE JOGAR, É ISSO QUE FAZ DELE TITULAR, NÃO O CORPORATIVISMO PROTECIONISMO NOGENTO, QUE MANTEM MUITOS PERNAS DE PAU EM TIME, CITO UM EXEMPLO, DORIA ESTE ZAGUEIRO É O TITULAR ABSOLUTO, BARRA A.CARLOS E FABIO FERREIRA, DIGO MAIS Á DUPLA DE ZAGA SERIA DORIA E AQUELE GAROTO QUE VEIO DO PARANÁ, INFELISMENTE ESQUECI O NOME DELE,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • R Lacerda

    A verdade é que desde que saiu o Marcelo Mattos o sistema defensivo do bota ficou precário, e só agora com o Gabriel e o Jadson juntos o sistema defensivo melhorou. Acho que o Renato é um grande jogador e no mínimo deverá ser um 12º jogador, mas para no momento ganhar posição do Jadson ou do Gabriel ele vai ter que mostrar mais futebol do que estava mostrando antes, pelo menos no quesito marcação. Como alguns aqui falaram, acho que ele mais adiantado, as vezes no lugar do Felipe Gabriel (que não joga muitas partidas seguidas) ou até mesmo numa falta do Andrezinho e do Cidão, será muito útil, principalmente pelo sua qualidade e experiência.

    • Nelson Ribeiro

      Corretíssimo

    • gilsonFogao

      O Marcelo Mattos marcava bem mas nao tinha qualidade nos passes. Os garotos estao eficientes nas duas caracteristicas. Saudacoes Gloriosas!

      • Nelson Ribeiro

        Sim, mas por isso ele era o primeiro volante, quem de fato teria nessa dupla que ter o bom passe era o Renato. Assim como nessa nova, o trabalho de ligação é do Jádson e alternativamente o Gabriel, mas a primeira função, da saída de bola, é do Jadson.

      • Nelson Ribeiro

        Lembrete: Apesar de que o Oswaldo quer que todos trabalhem em mais de uma função..

    • fogodosinfernos

      O marcelo mattos só rendeu ano passado, como volante este ano atuou muito mal, vai ter que jogar muita bola para barrar o Jadson e o Gabriel ( repararam que eles são muito habilidosos com as bolas nos pés?) com uma sequência maior e entrosamento ficarão melhor ainda, e tiveram teste significativos: Inter e corinthians e se saíram muito bem, e com certeza jogarão melhor ainda e se tivéssemos um outro zagueiro confiável ia ser difícil ganhar da gente.
      Prá alcançar vitórias difíceis precisaremos de um goleador nato urgente.!!!!!!!!!

      • Fernando de Freitas

        O MM estava realmente jogando abaixo das expectativas, mas há que considerar que passou muito tempo jogando no sacrifício porque não tinha outro (tentaram o Lucas Zen mas não deu porque ele é fraco). Até que o cara estourou e agora está no estaleiro há 4 meses.
        Mas mesmo assim, ele hoje tb seria banco.
        A culpa da contusão dele ter se agravado foi da Orca, que contratou mal, contratou pouco, e passamos vários meses só com MM de primeiro volante. Culpa desse energúmeno !!!

  • Gabriel Marinho

    Renato com Seedorf Nunca! Basta o técnico não inventar, tem que deixar os meninos em campo: Gabriel, Dória e Jadson. O Renato agora é banco de luxo, pra quando Seedorf e Andrezinho precisarem descansar, até porque ele é ofensivo, vai a frente e até faz gol, mas não marca ninguém.
    O time tá decolando, só empatou com o corinthians porque foi roubado. Nossos pontos fracos são: Fábio Ferreira, na zaga e Elkeson no ataque. Se o Bruno Mendes for goleador e ainda se o Jobson voltar bem, já imaginaram… O Elkeson é outro banco de luxo.
    Agora, o Osvaldo tem que resolver o buraco Fábio Ferreira e a lateral esquerda, o Márcio Azevedo tá mal demais…

    • Nelson Ribeiro

      Eu creio que o Márcio deve ter um problema de saúde mais sério. Pode ser coluna. Estava jogando muita bola e se contundiu. Até agora não jogou bem depois que voltou. Eu não tenho problemas com o Fábio Ferreira na zaga. No ano passado essa foi uma das melhores zagas do BR11. O que deu errado foi que o Mattos machucou e a zaga ficou muito exposta. O Mattos jogava exatamente mais pelo lado do Fábio então não é coincidência que ele fosse o primeiro a sofrer com a ausência do volante.
      Esse ano quem não pode ser considerado titular é o Lodeiro. Esse vai e vem para a seleção faca complicado apesar do bom futebol que tem. Se temos esse problema com o Jefferson também, o Renan é excelente, só não pode machucar. Ainda não temos muita confiança no Milton.

      • gilsonFogao

        Acho que o problema do Marcio Azavedo é psicológico. Ele se abate muito quando joga mal e comeca a receber vaias. Isso repercute por varios jogos.

        • Nelson Ribeiro

          Não pode ser, ele já ganhou o respeito de todos. Não é psicológico. É físico mesmo. Quando está bem é melhor do que o Cortez.

  • Luis Carlos Lima

    O time titular deveria ser Jefferson, Lucas, AC (se jogar bem ?), Dória e Marcio Azevedo; Gabriel e Jadson; Andrezinho, Seedorf e Lodeiro; Bruno Mendes (Jobson no 2ºT).

    Banco : Renan, Renato, Gilberto(lateral da base), (Zen quando voltar), Marcelo Mattos, Cidinho, Dedé (volante da base), Jeferson, Felype, Sassá e Elkeson…. TÉCNICO -> Eduardo Hungaro (ex-técnico da base, campeão carioca em 2011)…. Contratar um bom zagueiro e um goleador pra 2013.

    Dispensas já : Anderson lalau Barroso, Oswaldo de OLiveira, Fabio Picapau, Brinner, john Lennon, Lima, Amaral, Vitor junior, Rafael Marques e william.

    • Edu Fogo

      WILLIAN, ACHO QUE VC FOI PERFEITO NAS DISPENSAS, MAS DARIA UM TEMPO MAIOR AO RAFAEL MARQUES MOSTRAR SEU VALOR. O RESTO JÁ ERA PRA TA LONGE

  • fernando ramalho

    Até as 2000 horas só votaram no Renato um palmeirense e um corintiano, ou seja, nenhum botafoguense votou nele. GABRIEL

    • Nelson Ribeiro

      É um craque quando em boa forma física. Eu votei nos garotos porque não creio que se deva mexer no que está dando certo. Mas sou contra essa história de fazer um desfazendo do outro. Isto é coisa de imaturos. Eu fico é contente porque temos excelente opções. NA verdade time bom tem que ter pelo menos 22 tituloares.

  • Short Feio

    A função do técnico é estudar os adversários antes das partidas levando em consideração vários aspectos como por exemplo o Bahia que jogará em casa com a força da torcida necessitando de uma vitória e com um técnico que tem se revelado muito bom. Portanto, deve-se escalar aqueles que mais se adequem ao tipo de jogo que enfrentaremos e no decorrer da partida dependendo do resultado fazer as modificações necessárias.

    • Nelson Ribeiro

      Com certeza todos estão vendo os vídeos do Bahia e com certeza os baianos estão vendo os nossos. Hoje tudo é mais fácil? Deu na mesma.

  • Fernando kochem

    Nao podemos menosprezar a dupla de volantes q atuou no ano de 2011… Pra mim uma das melhores do ano passado… O problema da cabeça de area eh q sempre q o mattos se machucava era sufuco!! Isso tem um porem… Mattos eh primeiro volante,mordedor, assim como gabriel que alias merece onde esta hoje…quando o mattos se machucou foi um deus nos acuda!! Porque o Zem,Jadson e Renato sao segundo volante! E nao davam e nunca darao conta do recado na marcaçao…ou eh mattos ou gabriel.. Ou renato ou jadson!

    • Fernando de Freitas

      Como segundo volante, ou Jádson, ou Jádson. Renato é banco para entrar com o time vencendo por 3 x 0, aos 35 do segundo tempo….ou numa emergência em caso de contusão. E só. De resto, só bater papo com os garotos, tirar fotografias, fazer campanhas de mkt e só !!!!!!!

    • Nelson Ribeiro

      Mas é isso mesmo, não menosprezemos. Só que futebol é momento e esse momento é do Gabriel e Jádson. Não desfaçamos do valor do Mattos e Renato, na verdade o elenco ficou bem servido de volantes.

  • Queridos, A equipe, na minha opinião não deve ser mudado por enquanto. O Renato foi,é. e será muito útil ainda ao botafogo!!!! Um plantel que se prese, tem que ter banco. pq se não vira time. E time não chega a lugar nenhum!!! Entendo que nesse momento o Dória, Jadson e o Gabriel são titulares absolutos. Mas nada impede ao treinador de fazer dentro da partida, alterações que venham solucionar adversidades naquele momento!!! Muito se fala em centroavante, mas qdo o Elkeson não jogou sentimos sua falta. Sei que ele não é centroavante de origem, mas está quebrando o galho. Entendo que todos nós queremos que o Bruno Mendes e o Sassá sejam as soluções para o ataque, mas, isso tem que ser gradativo. não se pode jogar a responsabilidades nos garotos. que entrem aos poucos!!!!

  • FOGOLITO

    E por falar em merda, Cadê o Lennon ????

    • Fernando de Freitas

      Tá numa boa. Contrato até 2015. Deve dar metade para a Orca.

      • Loco Rodolpho

        Um terço, pois o outro terço vai para o OSWALDO.

      • Nelson Ribeiro

        Se fosse assim não seria mais óbvio estar jogando e fazendo vitrine?

        • Fernando de Freitas

          Errado seu Nelson….essa fase já passou !! Tentaram fazer vitrine , mas ele é tão fraco que nem o professor aguentou. Ele vai ficar até 2015 sendo emprestado para uns e outros, e dando uma parte do salário para os irresponsáveis que o contrataram por um período tão longo.

    • Edu Fogo

      TA NO YELLOW SUBMARINE

  • Fogueteiro

    Vou falar uma coisa que pergunta ridícula essa, porra desde que o Gabriel e o Jadson se juntaram no meio o time não perdeu mais, estar mais que provado que é necessário jogar com dois marcadores e o Renato há muuuuuuiiiiitooooooooooooooo tempo não marca, não ataca não faz porra nenhuma.

    • Loco Rodolpho

      Faz sim. IRRITAR a torcida com a sua falta de futebol e raça.

  • cachorro louco

    Ainda há dúvida?…..

    Gabriel é óbvio!

    • Nelson Ribeiro

      Seu cachorro louco, Gabriel e Renato não jogam na mesma posição. Esta matéria foi uma pegadinha do Vinicius para medir o conhecimento de futebol dos autores aqui. Não notou ainda?

  • Boa noite galera alvinegra!

    É por isso que nós não ganhamos nada a muito tempo, pois muitos torcedores pensam pequeno, falar que o caneleiro do Marcelo Matos é jogador e o lerdo do Renato foi importante, só podem estar de brincadeira, devem ser os mesmos que tinham o Leandro Guerreiro (entregador de jogo) e que joga para os lados, como ídolo, é por estes pensamentos em ver futebol, é que encorajam os nossos dirigentes a montarem times medíocres e continuamos sem títulos importantes Nacionais e internacionais, o Santos por exemplo encontra-se mal colocado no Brasileiro, mais acaba de conquistar mais um título importante para a sua galeria.

    • Nelson Ribeiro

      Hahaha… nem vou responder seu Souza. Marcelo Mattos é o cara que arrebenta com os meias dos outros times. Só que na atual condição, se ele volta fica na mesma situação do Renato. Excelente jogador, mas a garotada joga muita bola. tem que saber quem é quem.. o senhor entrou na pegadinha do Vinicius e nem notou. Então é porque não sabe.

  • Geraldo Diomedes da Silva

    Na verdade o RENATO é craque e joga muito, vocês que estão malhando, não são torcedores do BOTAFOGO, na verdade são torcedores do MADUREIRA! PARA falar que o RENATO não joga bola, ou é cego ou torce pro MADUREIRA!

    • Fernando de Freitas

      MADUREIRA !!!! MADUREIRA !!!!!!!! MADUREIRA !!!!!!

      • Edu Fogo

        UAHAUAHAUHA. AI FERNANDO, ESSE GERALDO NA VERDADE É O RENTO DISFARÇADO. TA TENTANDO SE DEFENDER

    • Nelson Ribeiro

      Escrevi sobre isto mais embaixo. O Renato é craque, mas cremos que o Jádson está melhor. Não discordo que ele é craque. Só que o time agora tem muitos craques.

  • Renato parasita é banco do Seedorf e olhe lá!!
    Foi só esses merdas de Antonio Carlos e Renato sairem que o time melhorou e ficou mais consistente no meio campo, só falta sair o Fábio Ferreira, Rafael Marques e de quebra levem o Anderson Barros junto.
    Gabriel, Jadson, Seedorf e Andrezinho TITULARES SEMPRE.
    Renato Calcinha tem que esquentar muito banquinho ou pedir pra sair pois não vai fazer a mínima falta.
    O que falta agora é dar oportunidades ao Sassá, Willian e Jobson e parar de insistir com Rafael Marques “o artilheiro que não faz gols” e mandá-lo de volta pro Japão urgentemente.
    Aliás o Rafael Marques é um castigo pros chatos de plantão que ficaram enchendo o saco pedindo a saída do Loco.

    • Loco Rodolpho

      Não fala mal do RAFAEL MARQUES não, pois o NELSON RIBEIRO vai ficar puto contigo.

      • Quando o senhor Nelson Ribeiro for técnico do Botafogo, Rafael Marques, com certeza vai ser um dos melhores centroavante que o Fogão já teve…rsrsrs.

        • Nelson Ribeiro

          Manx, meu caro, não temas por isso. Não serei nunca o técnico do Botafogo. Meu contentamento é saber que você também não.

      • Nelson Ribeiro

        De modo algum, eu não fico puto com nada. Opinião é aqui teu espaço. Agora venhamos e convenhamos Tolerâcia Zero. Com Rafael ou sem ele o Louco foi e que fique. Não achei nada ruim ele caçar o rume dele.
        Nisso dai minha opinião bate com a do Loco Rodolpho. Ou não. Diga ai Locão…

        • Nelson Ribeiro

          Locão? Nção era você que batia no Abreu? Ou era mais uma hipocrisia? Digo mais uma porque o senhor fazia campanha público zero mas acabou deixando escapar que teria comparecido ao jogo.

  • Nelson Ribeiro

    Motivo de festejar, porque o elenco ganhou profundidade e qualidade com esses novos volantes. Nossa defesa voltou a melhorar e quem quer entre no jogo, Mattos ou Gabriel, Jádson ou Renato sabemos que darão conta do recado. O Dória melhorou muito a defesa também, mas concordando contigo, o grande problema da defesa era a posição de primeiro volante.
    No ataque ainda podemos melhorar e voltar a ter o nível no qual estávamos quando o Herrera estava no time. Mas o meio tem contribuído e continuamos sendo um dos melhores ataque do BR.
    Esse time tem chances, só temos que implorar aos juízes para que sejam justos com o apito.

  • SERIO

    O RENATO DESDE QUE CHEGOU NO BOTAFOGO, SO FEZ 1 JOGP BOM. FOI EXATAMENTE CONTRA O GUARANI, NO MAIS NAO MARCA , NAO COBRE VOLANTES , NAO DA SAIDA DE BOLA NAO CRIA NADA,SO BOLINHA P O LADO, ESSE CARA NAO ‘E BCO, ‘E RUA E JA, E COM ELE O TAL ANDREZINHO, QUE TEORICAMENTE SERIA O CRIADOR DO TIME, MAS SO JOGA P TRAS.APROVEITANDO ESSE BRUNO NAO TEM HISTORICO DE GOLEADOR , SO FEZ GOL NO BOTAFOGP PQ TEMOS UMA DEFESA RIDICULA, E O RENATO ESTAVA NO TIME, ATE COMPREENDO O DESESPERO C RELA;CAO AO ATAQUE , MAS ACHAR QUE ESSE JOGADOR DE EMPRESARIO VAI RESOLVER, ‘E SER MUITO INGENUO, FORA BURRALDO DE OLOVEIRA ROLEIRO, TA TENTANDO GANHAR DINHEIRO C O RAFAEL MARQUES, POR ISSO NAO DESISTE DO CARA

    • Daniel Alves

      Concordo, os números do Renato desde que chegou ao Botafogo são péssimos, só essa imprensa marrom realmente pra defendê-lo. Jogador que é claramente deficiente na marcação, tem pouquíssimas assistências no time, gols acho que não fez nem 5 com a camisa do GLORIOSO, ou seja, não paga nem metade do salário dele em campo.

      Renato pra mim também é rua, não tem vaga nesse time nem de reserva. Volantes titulares são os meninos da base e os reservas também já temos em bom número (Amaral, Lucas Zen e Marcello Mattos).

      Sou a favor da dispensa do Renato pra próxima temporada. Com o salário dele dá pra contratar muito bom atacante por aí…

    • Nelson Ribeiro

      Conselho. Não tentem viver disto. Procurem fazer o que entendem e façam de coração que dá certo.

  • SERIO

    O BURRALDO TENTOU GANHAR C O TANAKA , ESSE SERIA SUA GRANDE PORRADA, MAS MELOU ENTAO ELE PARTIU P O RAFAEL MARQUES, TA FAZENDO UM ESQUEMA P O CARA JOGAR, NAO ADIANTA CONTRATAR NINGUEM, O RAFAEL ‘E INVESTIMENTO DO BURRALDO DE OLIVEIRA E DO URAM, O TAL BRUNO TB ;E DO URAM, NAO JOGA NADA, SE FOSSE BOM JA TERIA IDO P UM DOS GRANDES SE SAO PAULO, ACORDA TORCIDA, FORA BURRALDO ROLEIRO

    • Loco Rodolpho

      Uma coisa realmente me impressiona. Colocaram um uruguaio de 20 anos (TELECHEA) que tem contrato até 2014 com o BOTA, para disputar esta Taça Otávio Pinto Guimarães com o time de juniores. E contrataram um jogador de 18 anos (BRUNO MENDES) como solução para o ataque do time profissional do BOTAFOGO.

      É claro, e transparente que este garoto pertence a algum empresário tipo o tal do URAM que tem nada mais, nada menos que todo o apoio do ANDERSON FLA-BARROS e entope o BOTAFOGO de jogadores merdas.

      A culpa disto é do MAURÍCIO CORRUPÇÃO que permite todas estas tramoias no BOTAFOGO.

      • Nelson Ribeiro

        O Tellechea chegou a treinar com os profissionais, mas como é imigrante, o visto de trabalho dele só ficou pronto já passado da hora e não deu mais para registrar. O atraso foi devido à greve da Polícia Federal. Por isto está nos júniores. Deve ser integrado aos profissionais no próximo ano.

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    Fico feliz hoje como falamos e debatemos sobre a titularidade do time, há pouco tempo quebravamos a cabeça para arrumar sete ou oito caras titulares e o resto sem paciência diziamos põem qualquer um e o nosso banco era mais um banco da praça é nossa, palhaços em campo e mais ali sentados. Hoje estamos tão exigentes que queremos nos comparar aos grandes poderosos times europeus, um jogador de Seleção para cada posição, ora…ora… só se fabricarmos na base pois não temos dinheiro para isso e nem poder financeiro desses. Aproveitando, queria dar minha humilde opinião sobre o engenhão que na verdade serve como caldeirão para os mulambos e não para nós, pois o adversário contra nós se sente em casa devido tá jogando eles o time que se diz da casa e o gigante fantasma vazio e a maioria das vezes com mais torcida adversária….há que saudade do caio martins que mesmo pequeno e com aquela arquibancada montada e parecendo que ia desabar a qualquer momento vivia lotado e virava caldeirão, se não fosse isso adeus elite…Fui com FOGÃO NO CORAÇÃO.

    • Nelson Ribeiro

      Seu Vicente. Mas a ideia é essa mesma. Formar em casa.

  • albertinho

    Pelo o que jogou F Gabryel domingo… Renato entra fácil por ali, não pode sacrificar o Gabriel que tem demonstrado muita habilidade e, pelo que parece, é o queridinho do Seedorf. Ele não sai do time. Renato , ou fica noi banco, ou vai para o lugar de outro.

    • Nelson Ribeiro

      Nem pode pensar nisto. Onde o senhor que dizer que jogou o Fellype Gabriel? Como meia, como volante, como atacante ou como zagueiro. Sim, porque ele estava no campo todo. O Renato daria conta de fazer isto? Claro que não.

  • JCPPE

    O momento é claramento do Gabriel. Renato tem mais futebol, mas não marca. Precisamos de 2 cabeças de area

    • Nelson Ribeiro

      Não tem como ter 2 cabeças de área, tem como ter 3 zagueiros, mas isso não serve para time com toque de bola. Nem tem como Renato substituir Gabriel, jogam em posições diferentes e cumprem funções diferentes.

  • fogodosinfernos

    Enquanto o Renato esteve no time perdemos a maioria dos jogos porque ele não dá proteção adequada a nossa zaga (muito fraca por sinal, salvando-se apenas o Dória), não tem bom chute, passe somente para os lados e marca muito mal, diante dos fato, porque voltar com ele? não serve nem prá substituir o Seedorf, como alguns sugerem, na ausência do SEEDORF, o meio campo deveria ser Andrezinho, Lodeiro, Felipe Gabriel, Jadson, Gabriel, elkeson e Bruno Mendes no ataque. Por favor alguém tem um zagueiro bom para nos fornecer? Gostei do Zagueiro Alemão, não lembro em que time ele joga.

    • Nelson Ribeiro

      Na verdade tem menos a ver com o Renato e mais a ver com o Gabriel todas essas coisa relacionadas à defesa. Primeiro que o Renato estava visivelmente desgastado fisicamente. Segundo que não tínhamos um primeiro volante de fato, até foi tentado o Jádson de primeiro volante mas não deu certo. O que deu certo foi mesmo o Gabriel de primeiro volante, mais fixo, cabeça de área, e o Jádson de segundo volante. Os erros da defesa até então estava mais relacionadas com a proteção da defesa do que com os defensores. Claro que o Dória contribuiu, mas essencialmente, o que funcionou foi o Gabriel de primeiro volante. Só não há relação Renato/derrota. Alemão joga no Botafogo.

  • Gabriel, sem dúvida nenhuma. E o comentário pararia por aí se não houvesse outras coisas a ponderar. Entre elas, o fato de que é muito mais fácil para o treinador barrar um garoto do que um medalhão. Os números são cristalinos, mostrando que o time em geral e alguns jogadores em particular subiram muito de produção com a entrada do Gabriel. Dentre esses especial e principalmente o Seedorf. Em oposição, existe a argumentação que o Renato estava desgastado fisicamente e que agora estaria voando. Esse argumento, aliás, foi usado pelo Sidney Garambone respondendo a um comentário que eu fiz no blog dele no Globo. E eu respeito muito a opinião desse cara.
    Outra situação, é a posição do Fellype Gabriel. Ele tem jogado como um terceiro volante, posição que ele mesmo afirmou preferir. Nesse caso, seria aí que o Renato teria que entrar. Particularmente, prefiro o Fellype que além de cercar e dar o primeiro combate, ainda é mais eficiente em finalizações e assistências.
    O Jadson, por enquanto, é intocável. O garoto está jogando demais e tem muita personalidade.
    A conclusão, então, é que por enquanto o Renato tem que esperar. Mas ele não deve esperar muito. Além de contusões, convocações (do Lodeiro) e suspensões, logo vai aparecer a oportunidade do Renato. E, com a reconhecida categoria que tem, poderá ganhar a vaga no campo. Basta jogar bem e ter mais participação no jogo, inclusive chegando mais a frente para finalizar e dar passes.

    • PS: O Seedorf, segundo ele mesmo, não deve jogar todos os jogos. E o Lodeiro estará sempre convocado para a seleção do Uruguai. Portanto, sempre vai haver espaço pro Renato jogar

      • Nelson Ribeiro

        Com certeza. Ele como volante se o Jadson se machucar ou for suspenso, ou como meia. Acho que terá mais chances como meia.
        Fellype Gabriel joga em todas as posições do campo, exceto goleiro. O cara tá em todas.

        De fato o Renato estava desgastado e agora pode estar voando, só que vem de período de inatividade, não será no primeiro jogo que vai estar… voando. Mas continuo achando que o Jádson está voando e bem entrosado com Gabriel defesa e meias. Não discuto a classe e qualidade do Renato.

        De fato a presença do Gabriel deu outra alma ao time.

        Excelente comentário, não porque eu concordo com tudo, mas porque foi bem escrito e de excelente tratamento. Quem escreveu sabe o que está escrevendo.

    • Fernando de Freitas

      Machado, o Renato só vai voar no dia que partir para o céu….rsrsrsrsrs
      Garambone ? Fala sério. Desde que ele chegou ao Botafogo com sua pôse, a defesa entrou na rotina de levar pelo menos 1 golzinho por jogo. Aliás, quando levávamos apenas 1 era sensacional…

      RENATO É BANCO !!!! ACONSELHAR A GAROTADA, TIRAR FOTOS, E FAZER CAMPANHAS DE MKT !!!

      • O Garambone que eu estou falando é o da rede Globo, editor-chefe do Esporte Espetacular. Está sempre aparecendo nos programas do Sportv. É um cara bom naquilo que faz.
        No mais, é Gabriel com certeza!
        Abs

        • Fernando de Freitas

          Eu sei seu Machado…Sidney Garambone… Apenas acho que entende pouco de futebol, apesar de competente nas suas funções. Ele é muito melhor “executivo”, do que “comentarista”.

  • fogodosinfernos

    Caraca, não tem um botafoguense a favor do Renato, se o O.O escalar o cara, aí devemos desconfiar da sanidade mental do técnico ou outra coisa.

    • Fernando de Freitas

      Até o seu nelson, que é agente do Renato, foi obrigado a reconhecer que no momento ele não tem chance…rsrsrs

      • Nelson Ribeiro

        Quem desdenha quer comprar. Mas não vendo.
        Não podemos no entanto fazer um desfazendo do outro. Sou a favor da permanência do Jádson, mas tenho grande respeito pelo futebol do Renato. Não vinha bem devido à longa sequencia que traduzindo é – desgaste físico. Passou um tempo fora, descansou deveria estar afinado em um ou dois jogos. Mas não acredito em mudanças quando tudo está indo bem. Não tenho como assistir aos treinos para saber como cada qual está indo, mas o Oswaldo faz isto todo dia e creio ter declarado que não vai mexer. Isto quer dizer que ele vê coisas boas nesta formação com os garotos. Aliás tem elogiado a garotada de modo geral. Na minha opinião, o mais importante foi o Gabriel, depois o Dória e depois o Jádson. A importância está relacionada à posição. Estávamos carentes de primeiro volante e foi uma grata surpresa a qualidade de jogo do Gabriel. Com o Gabriel eu não tenho que temer nem mesmo o Fábio Ferreira, que foi o mais sacrificado com a contusão do Mattos. O Mattos jogava do lado do FF enquanto o Renato jogava do lado do Antonio Carlos. Mas deixa o Dória do lado do Gabriel que está bem.

      • Nelson Ribeiro

        Ninguém me obrigou a nada se Fernando. Deu minha opinião e não fui maria vai com as outras.

        • Fernando de Freitas

          Não ser “maria vai com as outras” é sua única virtude seu Nelson. A única.

  • Geraldo Diomedes da Silva

    o RENATO foi titular no SEVILHA durante 07 (sete) anos, será que o SEVILHAmanteria ele no time se ele fosse ruim, eu repito, esses Botafoguenses irrustidos, na verdade vou promovê-los a torcedor do SÃO CRISTÓVÃO, temos o melhor plantel, time unido e torcida unidaé o que enteressa!

    • Disse bem camarada ele foi titular do “grande” Sevilha, time água de salchicha da Espanha que nunca ganhou porra nenhuma e sempre jogou pra ficar na 1a divisão ou quem sabe beliscar uma vaguinha na Copa UEFA (equivalente a Sul Americana), pois a Champions ele nunca chegou nem perto. Por issobrother ele virou um jogador acomodado, burocrático e que só toca pro ladinho e sai de campo com o uniforme “limpinho”.
      Esse Renato acha que o Botafogo é um Sevilha, além de achar que está fazendo um grande favor em estar jogando no Botafogo ganhando 500 paus por mês.
      Vc tem certeza que que o torcedor do “São Cristóvão” são os críticos, ou será que é vc que se acomodou com 5, 6, ou 7 lugar em campeonato e acha que tá bom.
      Tenho que ouvir cada uma, aí é que fico mais intolerante mesmo!!! Quero é títulos e não só participar.

      • Fernando de Freitas

        “Tolerância” suas palavras são musica !!!
        Os caras falam de Sevilha como se fosse uma potencia internacional….rsrsrs
        Renato sempre foi apenas um bom jogador, nada mais. Isso quando era novo. Agora é veterano. E sempre foi coadjuvante. Sempre foi superestimado pela imprensa. A imprensa adora ele.

    • Nelson Ribeiro

      Eu concordo com o senhor até certo ponto. Não discuto que o Renato seja valoroso. No entanto, o Jádson está muito bem e tem velocidade para recompor com a defesa e sair jogando. Veja que nos jogos, se aparece um contra ataque, o Jádson vem acompanhando e vai na marcação. Vai notar que o Fellype Gabriel também acaba fazendo papel semelhante. Isto é entrosamento que só é possível se tiver velocidade. Também o entrosamento com o Gabriel é excelente, jogaram na base desta forma. Mas não desmereço o Renato, ele é muito importante para o time, não só como segundo volante no caso ser necessário e como meia. Na verdade, com a garotada o time conseguiu montar o que faltou no ano passado: profundidade e qualidade. Vê se acho ruim isto? De modo algum.

  • Geraldo Diomedes da Silva

    repetitivo é essa malhação, parece um milhão de treinadores!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Pelo momento quem deve ficar é Gabriel e não tem discusão! Nosso meio de campo ficou um pouco mais pegador com Gabriel de Jadson, Renato seria uma boa peça para segurar o jogo quando for necessário. Com a entrada de renato a média de idade sobe e o time fica mais lento. A hora é da garotada!!!!!!1

  • Anderson de Castro

    Jeferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Marcio Azevedo; JADSON, GABRIEL, Felipe Gabriel, Seedorf, Andrezinho e Elkeson.

    Banco: Renan, Antonio Carlos (se tiver condição de jogo), Lima, Renato, Jeferson Paulista, Cidinho e Sassá ou Bruno Mendes.

    Barca: Lennon, Amaral, Rafael Marques, Fábio Ferreira. Por enquanto!!! mas a lista vai engrossar e muito.

  • JOSIMAR, O LATERAL

    o renato é o reserva do JADSON, o amaral o reserva do GABRIEL. Gostei do FG Danone na lateral esquerda!

  • Augusto de Oliveira

    Não é de hoje que o departamento de jornalismo esportivo da globo/sportv vem aperfeiçoando técnicas para interferir naquilo que é exibido, que vai ao ar, nas transmissões de futebol. Jogo do flamengo a preocupação é total para evitar “vazar” imagens que possam comprometer o clube, já que os donos da estação são rubro-negros fanáticos, principalmente essa nova geração. No jogo de ontem contra o Galo foi um show de “horrores”. A turma da direção de imagens abusou dos cortes e recursos como acelerar a imagem na hora em que o Réver virou e revidou a agressão do Cáceres (que foi escondida) dando a impressão falsa de que o gesto do zagueiro do Galo foi muito mais violento do que realmente foi. A Band mostrou as imagens de frente do lance. Cáceres acertou Rever primeiro. O juiz deveria ter marcado penalty a favor do Galo e expulso os dois. Segundo Cuca, partiu do quarto árbitro (famoso quem?) a ordem de dar só amarelo para o Cáceres (alias, se deu amarelo pq nao apitou falta? dar murro não é falta?). A globo provavelmente tem as imagens mas não quis passar. Ô raça. SAN

    • Fernando de Freitas

      A Fla-press domina a imprensa nacional. É vergonhoso. Agora com a ascensão da paulistada, eles estão perdendo terreno. A Grobo não passa mais o jogo dos mulambos em rede nacional. Manda para 80% do país os jogos do Curíntia, e do Fra apenas para alguns estados do Nordeste.
      Não sei o que é pior. Framenguismo ou paulistismo. É o fim dos tempos.

    • Nelson Ribeiro

      O problema é que era arremesso lateral, a bola não estava me jogo. Senão seria penalti que ele não teria apitado. O Cáceres é parte do que comentei aqui mais cedo. Sujo como tantos jogadores latinos americanos. O Cara entra com o braço por entre o braço e corpo do Réver e dá lhe um soco no queixo. O Réver foi inocente, deveria ter dado na canela ou joelho dele sem sair do lugar que o juiz não veria também, ou esperasse.

  • Acertei! pode falar o seu ídolo era mesmo o Leandro Guerreiro entregador de jogo, fala sério.

  • Boa tarde galera alvinegra!

    O Voney Malta, deve ser daqueles que ainda acreditam em papai noel, faça-me o favor, nós lutamos aqui arduamente contra dirigentes medíocres e mal intensionados, para podermos ver um Botafogo forte, competitivo e temido, para buscarmos as conquistas que tanto necessitamos, e ainda tenho que ler pensamentos a favor desses tipos de dirigentes, é lamentável.

  • Com certeza absoluta deve continuar com o Gabriel, que é muito mais combativo e imprime mais velocidade no jogo. O Renato fica pra entrar quando der.

  • Boa tarde torcida alvinegra!

    Eu pelo menos nunca disse que o RENATO não sabia jogar bola, a questão é saber distinquir o que se fala, O Lúcio Flavio também sabia jogar bola, só que esses jogadores não sei se pela idade, ou por falta de ambição, não contribuem em nada para um time competitivo, eu defino por exemplo, um volante de qualidade, quando este primeiramente saiba marcar com eficiência, e saiba sair para o jogo, ou seja, avançar sempre na vertical fazendo a ligação para os contra-ataques, para fazer tabelas rápidas e objetivas, fazer infiltrações para definir jogadas, fazer os cruzamentos nas extremidades quando acionados, e sempre atento para o coletivo, se o RENATO ou o Lúcio Flávio, fizessem isso, poderiam sim serem titulares no nosso time.

    • Daniel Alves

      Renato pra mim não tem mostrado caráter, me parece o típico boleiro que voltou pro Brasil pra se aposentar. Não demonstra o menor comprometimento dentro de campo, literalmente se esconde do jogo.

      Se já jogou bola algum dia não sei. Só sei que não só não faz falta ao time como à equipe como um todo. Dá pra contratar um bom zagueiro ou atacante com o que ele ganha.

      • Fernando de Freitas

        É isso. Espero que ele esteja na barca de 2013. Com o salário dele dá prá contratar coisa bem melhor.

      • Nelson Ribeiro

        E quem mostra caráter? O que é caráter? Como sabe que alguém tem caráter? Como julgar se tem ou não tem quando isso é subjetivo, como disse, para o senhor…ele não tem … caráter. Isto é julgamento baseado em que? No teu julgamento que avalia que entrou na cabeça do cara e descobriu os pensamentos dele como pessoa? Isto é bom caráter?

  • luciano p da silva

    GABRIEL, COM CERTEZA.
    O RENTAO COM SEEDORF , NÃO FUNCIONA.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!!!!!

  • Julia Rangel

    Indendente de quem via jogar a conta pra libertadores é simples… normalmente quarto colocado entra com 64 pontos….temos 40 pontos. precisamos de 24 pontos….

    Faltam 13 jogos = 39 pontos em disputa

    precisamos de 24 pontos = 8 vitorias….

    então dos 13 jogos que faltam tem que ganhar 8!

    Cada jogo agora é final, Dá pra alguém avisar pro Oswaldo????

    vamos q vamos fogão!

    • Fernando de Freitas

      Errado Julia. Faltam apenas 12 jogos, portanto 36 pontos. Vencer 8 em 12, é o que o Palmeiras precisa para escapar da segundona. É phoda Julia !!!
      Melhor torcer para que a pontuação necessária para a quarta vaga seja menor. Se for 64, já eraaa !

    • Nelson Ribeiro

      Conte também com essa variável. Se os times que estão acima tem elenco suficiente para suportar o tranco do desgaste. São todos times bons mas nem sempre o elenco é bom, por exemplo: no ano passado tínhamos time bom, de fachada, os reservas eram ruins. Estes titulares não aguentam o tranco e caem de produção. Vide ATMG. O Fluminense me parece ser o elenco mais equilibrado graças a UNIMED e deve ser o campeão. Se um sai entra outro, o time continua jogando bem. O que mais nos atrapalhou foi a venda do Herrera e do Maico, o que mais nos ajudou foi a chegada dos garotos, Seedorf e Lodeiro. Ai temos potencial porque vindo em um tempo mais tardio, não dá para pegar o desgaste além de que a idade ajuda. Dependemos do que podemos fazer, mas dependemos também do que os outros podem não fazer. Jogo é jogo. Vamos à ele.

  • wesley snipe

    Apesar do Renato ser craque e bastante profissional, entendo que a vaga atualmente é do Gabriel, até mesmo porque o Seedorf cresceu quando Gabriel e Jadson entraram. NO momento, Renato é um bom banco.

    • Nelson Ribeiro

      Não. Primeiro o Oswaldo tentou ver onde o Seedorf se enquadrava e o colocou de volante. O Seedorf atrapalhou o Renato. Depois o Oswaldo colocou o Seedorf de meia e ele se embolou e atrapalhou o Andrezinho. Foram dois jogos assim. Finalmente nos treinos e em campo se acharam. Não tem nada a ver com o Renato, foram coisas do grupo mesmo. Mas Wesley, todo mundo se reencontrou com a bola quando o Gabriel e Jádson deram certo. Resolveu defesa. Resolveu saída de bola, então claro que não pode mexer agora. Renato é excelente, mas não se mexe no que está dando certo. Olha se tem uma coisa que detesto é pensamento de time pequeno.. em time pequeno é assim: Titular é titular é o cara dos culhões dourados, o traçador de todas a moças bonitas piranhas ou não. Em um time de bom elenco todos comem as melhores e nenhuma delas vai reclamar que gozou fora. Só o Freitas.

  • Marcio

    NÃO TEM NEM O QUE O OSWALDO PENSAR, POIS FICOU CLARO QUE O TIME GANHOU MAIS FORÇA COM O GABRIEL, PORQUE COM ELE O SIDORF PODE SUBIR PARA ENCOSTAR NO ATAQUE SEM SE PREOCUPAR MUITO COM A MARCAÇÃO, HAJA VISTA A QUANTIDADE DE GOL QUE ELE VEM MARCANDO. COM O RENATO ELE TEM QUE RECUAR PARA AJUDAR A MARCAR, DAÍ O TIME PERDE NO ATAQUE E TAMBÉM NA DEFESA, POIS OS DOIS NÃO TEM MAIS FÍSICO SUFICIENTE PARA ACOMPANHAR OS ATACANTES VELOZES O TEMPO TODO. O RENATO AGORA É O RESERVA IMEDIATO DO SIDORF, O QUE QUE NÃO É NENHUM DESMERECIMENTO, E COM ISSO, QUANDO FOR PRECISO JOGAR ELE ESTARÁ SEMPRE DESCANSADO, POIS QUANDO ESTÁ DESCANSADO ELE JOGA MUITO E NÃO SENTIREMOS TANTO A FALTA DO SIDORF NOS JOGOS QUE ELE FOR POUPADO.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

  • J Carlos – 01

    – Assunto Arbitragem – Os erros cometidos são tão primários, tão mediocres, que fica dificil acreditar de que realmente foram erros, salvo se for por falta de preparo da Comissão de Arbitragem que não ministra Cursos Básicos, desconhecimento de regras etc…

    – No penalti a favor do Corinthians, era tão nitido, era claro, era impossivel de não se perceber o impedimento do Atacante do Corinthians, no entanto, o Sr Sandro Meira Ricci, o Bandeira e o 4o Arbitro não conseguiram enxergar. Se fazem Exames Médicos, Oftalmologicos, fisicos, seria impossivel não perceber, ainda que, o lance fosse muito rápido.

    – Preocupa-me o jogo com o Bahia, que o arbitro será o Heber Roberto Lopes, que nunca me agradou sua forma de atuar. Haverão muitas dificuldades para ganharmos o jogo.

  • saufogo

    Será que o Nelson Ribeiro é o Oswaldo de Oliveira? O cara não pára de elogiar o Rafael Marques. Só pode ser isso!

    • Fernando de Freitas

      Seu Nelson é agente do Rafael orelha, do professor, do Cabessandro, e agora do Renato tb. Interesse profissional….rs

      • Nelson Ribeiro

        Claro que sou. Eu sou o Oswaldo em carne e osso. Coisas de empatia que um ser humano comum não entende.

      • Nelson Ribeiro

        Principalmente os burros.

        • Fernando de Freitas

          Os burros ? Então nem o senhor entende….

    • Edu Fogo

      CARA, NÃO SOU DE ATURAR OS COMENTARIOS DO NELSINHO, NÃO PORQUE SÓ FALA BESTEIRAS, ATÉ PORQUE A MAIORIA DELES SÃO COERENTES. O PROBLEMA É O CARATER REPETITIVO. E QUANDO ELE REPETIA QUE O TIME GANHAVA MAIS PONTOS COM O ALESSANDROEM CAMPO??PQP!!! MAS O RAFAEL MARQUES PARECE SER UM JOGADOR COM MAIS HABILIDADE E MOBILIDADE QUE O LOCO ABREU. O GRANDE PROBLEMA É A ESCASSEZ DE GOLS E A TORCIDA PEGANDO NO SEU PÉ. PRA COMPLETAR AINDA SE MACHUCOU… ASSIM COMO O MARCIO AZEVEDO RESSURGIU DAS VAIAS POR TER CONDIÇÕES DE JOGAR BEM, ACHO QUE O RM TAMBÉM PODE SER UTIL.

      • Fernando de Freitas

        Edu, na posição de “atacante matador”, não adianta ter mais mobilidade e habilidade. Tem que fazer gol. Tem que “botar prá dentro”. O RM em 12/13 jogos, fez ZERO gols. O Abreu, no Botafogo, tem 0,6 gols por partida de média. Essa é uma média muito boa para um atacante. Os números não mentem, como adora repetir o seu nelson.
        Então Edu, o RM não pode ser melhor que o Abreu. Simplesmente não pode. Naquela posição, mais que dar passe de “3 dedos”, o mais importante é FAZER GOL.
        Se o RM não faz, não pode ser bom.

        • Nelson Ribeiro

          Não mentem: 6 penaltis perdidos em seguida é uma ótima marca.

          • Fernando de Freitas

            0,6 de média em 100 jogos é ainda melhor seu Nélson. Eu sei que o senhor se sente incomodado quando os números, que o senhor tanto dá valor, o confrontam, não é mesmo ????
            Mas conforme-se. Os números são esses. O cara pode ser perna de pau, poste , caneleiro, ter perdido 40 penaltis, o que for, mas em 100 jogos fez uma média que é superior historicamente a de gente como Amarildo, Jairzinho, Roberto Miranda…
            É duro ler isso né seu Nelson, mas esses são os números.
            FATOS !!!

      • Nelson Ribeiro

        Tens que escutar a história desde lá do tempo do Caio JR, no blog do Zé Fogareiro seu Edu. Concordo com a sua posição quanto aos gols que o Rafael fez…. mas não desdenhe. Não se faz um grande elenco fazendo um e acabando com o outro ou no final todo mundo é uma merda, e não é verdade. É só isto.

      • Nelson Ribeiro

        Pega as estatísticas do ano passado que vai ver que estou certo. Mesmo contra o Grêmio que jogamos em Porto Alegre, quem entrou jogando foi o Lucas. A gente levando sufoco. O Caio colocou o Alessandro para o segundo tempo, consertou a defesa e ganhamos por 1X0 no Olímpico. Pega outro exemplo, o jogo do Corinthians em São Paulo. Depois pega todos os jogos e separa, coluna das vitória e das derrotas e veja na escalação (publiquei estes detalhes aqui no ano passado tempo todo). Não vou dizer o Alessandro, mas ainda precisaríamos de pelo menos um lateral nato no elenco como opção. O Lucas é excelente no apoio como também é o Márcio (apesar de não estar em boa fase) mas na defesa são um desastre. Ainda são dos melhores que tem no Brasil, mas como lateral hoje é mais valorizado como ala do que defensor, virou todo mundo ala e muitos acham isso legal. Se houvesse um equilíbrio seria fantástico…
        Rafael Marques tem técnica boa, ainda não fez gols, mas pelo menos já nos garantiu que temos 40 pontos e não 38. Reveja jogo contra Atlético Goianiense.
        Eu fui um que defendeu o Márcio Azevedo ano passado. Foi bem esse ano, mostrou que joga bolão, mas depois que machucou não está sendo tão produtivo. Pode ser outro tipo de problema de saúde.. Coluna? Talvez.

        • Fernando de Freitas

          Pois é seu Nelson…nesse jogo contra o Grêmio, o senhor lembra do resultado ????
          Foi 1 x 0 Botafogo. Não ganhávamos no Olímpico há trocentos jogos.
          O senhor gostou ????
          Pois então agradeça ao “poste” Abreu. O gol foi dele. Não foi do rafael orelha não…

    • O senhor Nelson Ribeiro é meio irmão do osvaldinho FRACO de oliveira. O Nelson foi um dos melhores técnico de beisebol dos Estados Unidos e seu meio irmão o osvaldinho FRACO de oliveira foi um dos melhores técnicos do Japão. Os dois são muitos conhecidos TANTO NACIONAL como INTERNACIONALMENTE no mundo FUTEBOL,…rsrsrsr.

      • Fernando de Freitas

        Especialistas no “método Coerver” !!!!! hahahahahahahahaha

        • Nelson Ribeiro

          Não existe no mundo alguém que seja especialista no método Coerver. Só idiotas pensariam assim. Cada técnico o ajusta segundo suas necessidades, mas não deixa de ser a base do que há de mais avançado no futebol de formação hoje… dito base lá fora pois que no Brasil reina a esquizofrenia e poucos times tem integração da base com o profissional. Me digam se estou errado. Me digam que o Brasil tem hoje técnicos de qualidade para competir lá fora? Me diga seu Fernando Freitas quem de brasileiro lá fora teve sucesso exceto o Leonardo? Pode nem ganhar títulos, mas sobrevive em um mundo muito mais qualificado e inteligente do que o nosso. A grande parte de nossos técnicos são acomodados e vivem das dívidas do clubes para com eles. O Joel até hoje recebe do Botafogo, Cruzeiro, Bahia, Flamengo e nem sei quem mais por um trabalho sem projeto. Falei errado? E o Luxemburgo que se ferrou lá fora… falei errado seu Freitas. O que está errado é que aconteceu uma copa em 1974, dai mudou, dai mudou tudo de novo e ninguém se atualizou. O Felipão é excelente técnico mata mata, mas no brasileirão ou qualquer campeonato longo tem dificuldades. Quem não tem e não tem verba, que não é o caso do Fluminense, tem que formar jogadores. Estou errado seu Freitas? Existe uma base para a formação de atletas de futebol, não é a única, existe por exemplo a dos gaúchos na Flórida chamado Bfut.net, vai lá. Mas o que é mais considerado hoje é o Coerver. No mundo todo e nos países emergentes no futebol, o que seguem é o Coerver na formação do atleta. Isso dai você não sabe e por isso fica puto. Não é minha culpa. Abaixe e assista que vai se educar muito bem em futebol… porque não sabe, eu não sou culpado.

          • Nelson Ribeiro

            No final vai me agradecer pela minha dica. Porra, se gosta de futebol, vai fundo cara. Conheça.

          • Fernando de Freitas

            Seu nelson, me diga uma coisa…em que ano foram desenvolvidos os princípios do método Coerver ??? Por volta de 1975 no período em que ele era técnico do Feyenoord.
            O método dele é apenas um método de treinamento técnico para desenvolvimento de habilidades (domínio, passe, velocidade etc). Que pode ser aplicado na base, ou nos profissionais.
            Em Portugal, um técnico do PSV, o Lijnders, difundiu o “método” por lá, acho que em 2006 ou 2007, e as opiniões são divididas. Uns acham muito eficiente, outros torcem o nariz considerando-o “mecânico” demais e que acaba tolhendo a espontaneidade dos grandes jogadores, esquematizando-os em excesso. Portanto seu nelson, está longe de ser uma unanimidade.
            Alem do mais, falando da importância estratégica de revelar jogadores, que nada tem a ver com Coerver, o Botafogo na década de 50 e 60, portanto muito antes do Coerver criar o método (que aliás ele disse ter se inspirado vendo vídeos do Pelé….), tinha uma escola de base, chamada de Escolinha do Neca, que revelou para o Botafogo jogadores fantásticos sem método Coerver algum. Seu nelson, talento para jogar futebol tem mais a ver com habilidade natural e inteligência de “ver e entender” o jogo, e menos com métodos que tentam através de técnicas “dotar alguem de recursos naturais que ele não tem”. Isso é apenas um pequeno “plus”.
            Se o Garrincha não nascesse com os dons que deus lhe deu, ou o Pelé, não seriam anos de método Coerver que iriam transformá-los nos jogadores que foram.
            Portanto seu nelson, Coerver contribuiu com o futebol sim, mas está longe de ser, pelo menos na opinião de muita gente boa do ramo, a panacéia que o senhor acredita que seja.
            Além do mais, o senhor não me conhece. Não subestime o conhecimento de pessoas que o senhor não conhece. Seja mais humilde.

      • Nelson Ribeiro

        Prove. No entanto o que digo eu posso provar. Te digo: ganhamos mais partidas com o Cabessandro jogando do que com o Lucas no ano passado. Ganhamos mais jogos com o Renan jogando do que com o Jefferson. Nem gosto muito de baseball, acho entediante. Gosto de futebol americano porque é rico taticamente. Fui goleiro em meus dias de juventude, por profissão sou artista, sou digital, me formei, me eduquei, gosto de filosofia, gosto de ciência e teorias quânticas e do debate nietzschiano da origem de tudo. Gosto de futebol tanto que compartilho com que sabe mais e com quem sabe menos. E conforme alguém disse: sou bruxo. Todo filósofo é bruxo. Todo artista também. Cuidado comigo. Fique de olho que agradeço. De todo modo agradeço pelo IBOPE.

        • Fernando de Freitas

          Bruxo ? Cuidado seu nelson, bruxos costumam arder em fogueiras. Inclusive nas fogueiras da vaidade. Seja mais humilde. O senhor tem qualidades pessoais e defeitos como todos aqui.

      • Nelson Ribeiro

        Seu Manx, sempre considerei lá do outro blog como uma pessoa que gosta de futebol e torce pelo mesmo time que eu. Não vou retrucar de foram ineducada porque tenho respeito pelo senhor e sempre foi ponderado. Temos formas diferentes de interpretar as coisas mas isso não nos faz inimigos visto que nosso objetivo é comum. De coração, Abcs.

        • Nelson Ribeiro

          Mas olhe, sou irmão gêmeo do Oswaldo. Até nosso sobrenome é o mesmo.

        • Senhor Nelson Ribeiro, de fato estamos aqui pelo mesmo objetivo, e sim, gostamos de futebol, e principalmente do Botafogo, não leve a mal minhas brincadeiras, apesar de toda a seriedade do blog, vale a pena descontrair de vez em quando! Você tem meu respeito pelo conhecimento futebolísitico que tem! Um grande abraço.

      • Nelson Ribeiro

        É de fato estranho torcer para o Marlins que é da Flórida cujos jogos nunca fui ao estádio porque não é meu copo de chá como dizem os americanos. No entanto me arrastei longe para ver o Saint Louis Rams, e nunca morei em Los Angeles e sequer em Saint Louis. Morei em NY e Flórida. Conhecí o Ivo Wortmann na Flórida na época que foi o técnico do Fusion, ele foi um incentivador que tive para participar do Bfut. Se quer saber sobre o Bfut, vai no site… muito bom bfut.net.
        Também conheci estrelas do futebol americano e tenho uma camisa oficial autografada do e pelo Marshal Faulk que hoje é Hall of Famer, um dos melhores running backs que já jogaram na NFL. Esta camisa eu trouxe para o Brasil e tenho fotos do dia que ele autografou. Tenho fotos com Mike Michels, Norv Turner (coach San Diego Chargers) e outros. Infelizmente outros ídolos como Torry Holt, Isaac Bruce e Kurt Warner parte do Great Show on Turf e Superbowl Cahampions 2000 não tenho.

        • Nelson Ribeiro

          Mike Michaels

    • Nelson Ribeiro

      Pode crer que sou.

    • Nelson Ribeiro

      Não elogio exceto que vejo que técnica ele tem. Só não gosto quando metem o malho quando não é devido. Por exemplo Saufogo, hoje prefiro o Renan no gol do que o Jefferson, mas não vou detonar o Jefferson. è um excelente goleiro, tanto é que é sempre convocado. Mas ai reside o problema, esse vai e vem atrapalha. Enquanto isso o Renan está invicto e o Jefferson tem falhado algumas vezes, mas não quer dizer que é ruim, é o momento. Contra o Corinthians, jogou a bola nos pés do atacante corintiano. Existe aqui uma mania de perseguir jogadores, isto não é bom. O Seedorf concorda com o que falo, mas se sou eu que falo, bom, não é o Seedorf certo? Então leia o que ele fala. Nem leia o que eu escrevo. Só digo, não se faz um bom jogador desfazendo de outro. Por exemplo: Jádson e Renato. Jádson está bem, está entrosado com o Gabriel, defesa e meias. É jovem, aguenta o tranco e tempo de jogo. Para que tirar? Deixa jogar, não se mexe no que está dando certo. Mas não vou desprezar a qualidade do Renato não. O cara joga muita bola, caiu de produção devido à longa sequência de jogos, aliás a contusão dele pode estar relacionada ao desgaste, e agora descansado vai ser produtivo novamente. Vai levar uns dois jogos, MAS só deve entrar se alguma coisa der errada com o Jádson, ou entra como opção como meia. Mas não deve tirar o Jádson porque o Renato voltou. Voltou e tudo bem, o Botafogo ganhou em profundidade e qualidade. Fantástico. Time bom deve ter pelo menos 22 titulares.

  • narcizo

    Gabriel de titular….. futebol não se joga com a idade, se joga dentro de campo com a bola no chão e no atual momento o Gabriel tem jogado mais bola que o Renato.

    • Nelson Ribeiro

      Nada a ver. É tudo uma questão de momento. Não desconsidere a importância de um veterano no grupo. Nem falo do caso do Renato, o que falo é genérico. Deixe me exemplificar. Suponhamos que finalizamos no G4, Ok? Libertadores , maravilha, jóia, okeydookey, wunderbar, prima etc Mas com esse elenco não chegaremos nem perto. Não é qualidade técnica que pesa, mas, humm.. somos um dos time mais limpos do campeonato. Poucas faltas, não tentamos ser malandros e sim jogar futebol. Futebol até jogamos, mas quando você vê o que fez o tal do Cáceres no jogo de ontem ou o que fez o Moreno no jogo do Grêmio contra a gente e do Barcos também contra a gente, já sabe o que pode esperar. Nem todo brasileiro joga limpo, mas porque tende a jogar limpo, clubes brasileiros pouco ganham a libertadores. O Diego Souza, o Souza do Bahia são os típicos atacantes brasileiros que se dariam bem. Nosso futebol com o tempo ficou muito de jogo entre cavalheiros enquanto no resto da latino américa continuou o mesmo. Dos altino americanos estrangeiros que tenho muito respeito porque jogava bola e jogava limpo, me recordo do Palácios. Tem tendências que mudam de país para país. Os peruanos são sujos, muito sujos, o s equatorianos, bolivianos não ficam atrás. Os argentinos só sabe quem joga en La Bombonera. Os chilenos, nós Botafoguenses sabemos muito bem sobre o jogo contra o Cobreloa. Salvam se os Uruguaios, os Colombianos e Venezuelanos além de nós brasileiros mas cuidado com o apito. Quero dizer com o exemplo que, se o nosso goleiro não tem a malícia de determinar onde o atacante deve chutar, o que podemos esperar com esse mesmo time? Futebol ganha, mas nem tudo em campo é futebol. Vide exemplo do Réver.. foi burro. Levou um soco no queixo, não deveria ter revidado naquele momento, ou se pudesse, quebrasse a perna do Cáceres como se fosse acidente. Talvez pudesse até ser expulso, mas por acidente a pena seria menor. O Moreno com o Antônio Carlos foi algo infantil: Dá um empurrão rápido, o Antônio Carlos cai, a bola sobra para o Zé Roberto que passa para o Moreno fazer o gol. O juiz nem viu. Se a técnica for boa, não vai ver.. e esses cara são treinados nisso. Nós acreditamos em futebol.

      • Nelson Ribeiro

        Cobreloa ou Colo Colo? Confuso agora.

  • Boa tarde galera alvinegra!

    Quando será que teremos o JOBSON junto com o BRUNO MENDES no ataque, quando o campeonato acabar? os outros clubes contratam jogador que chega e joga , mais no Botafogo é sempre tudo complicado.

    • Nelson Ribeiro

      Jóbson se jogar pelo Botafogo creio que só no ano que vem.

  • Marcos teixeira

    Caros irmãos de camisa :
    A muito tenho cobrado a presença de nossas jóias no time titular ( jadson, gabriel, lodeiro, jefferson paulista, vitinho, dória e outros) .
    porém, sejamos sensatos , nenhum time campeão, é composto apenas por jovens.
    Não sou a favor da volta de renato ao time titular, porém, creio que a sua presença no banco, será muito importante para a molecada.
    Desculpem-me, não sou admirador do futebol do renato, apenas acho, que ele ainda é um jogador útil ao fogão e não devemos abrir mão dele, mesmo que seja para a reserva.
    saudações aos irmãos de sangue.

    • Edu Fogo

      TEM RAZAO MARCOS, ELE NÃO TA JOGANDO NADA, MAS TEM BAGAGEM. QUANTO AO TIME DE JOVENS… É DIFICIL ALGUEM SER CAMPEÃO SÓ COM ELES SIM, MAS O SANTOS DE 2002 ERA FORMADO BASICAMENTE PELA BASE, E GRAÇAS AQUELE TITULO E AS SUAS REVELAÇÕES, O CLUBE SE REESTRUTUROU E VOLTOU A SER VENCEDOR. NÃO PODEMOS É REVELAR ESSA GAROTADA E O ANDERSON BARROS METER A GRANA NO BOLSO…

    • Nelson Ribeiro

      Mas sem dúvidas Marcos. Considere que de repente o elenco passou a ter mais profundidade e qualidade. Se o Renato ficar no banco, ainda tem a mesma importância. O importante é o grupo ganhar e não uma pessoa. O Renato é vivido para entender e sabe bem que ego não ganha nada. É o grupo.

  • o problema do fogao nao e na meiuca, e a zaga fabio merdeira orrivel, os dois laterais e nao tem atacantes,o meio e um dos melhores do brasil.

    • Edu Fogo

      POIS É… OLHA QUE O MANO MENEZES CONVOCOU UM DESSE LATERAIS… QUANTO ESSE TECNICOZINHO NÃO VAI RECEBER QUANDO UM CLUBE UCRANIANO LEVAR O LUCAS LÁ PRA FORA!!???

      • Nelson Ribeiro

        Faz uma cópia dos documentos e publica.

  • Augusto de Oliveira

    A globo/sportv foi a público reconhecer, através de nota no site globo.com, que omitiu do telespectador, no jogo de ontem entre Flamengo e Atlético Mineiro, a imagem do zagueiro Cáceres (do rubro-negro carioca), dando um soco no zagueiro Rever (de leve, dizem os redatores, provavelmente por não ser o rosto de quem escreveu, o atingido) na origem do lance que culminou com a expulsão do zagueiro do Atlético Mineiro, conforme denuncia acima postada, às 12;46 hs de hoje. Trata a omissão da imagem como algo normal ou natural. Como se esse tipo de atitude (esconder a imagem para enganar o telespectador) fosse uma coisa normal dentro das transmissões esportiva. Na verdade é! Não à toa, a estação da família Marinho é reconhecida pelas demais torcidas do Rio e demais estados, como uma estação vermelho e preta, que produz um jornalismo esportivo desprovido de qualquer isenção. Considera a nota, equivocadamente, diga-se de passagem, é que a única consequência indesejada do fato apontado pelo STJD (a agressão que originou o lance) será a denúncia do Procurador ao Cacáres, que responderá como réu no julgamento, esquecendo que a agressão do zagueiro rubro-negro, foi um penalty não marcado pelo juizinho que mudaria inclusive o resultado da partida e evitaria que o time das Minas Gerais tivesse que encerrar a partida em desvantagem numérica, com apenas 10 atletas em campo. Ô raça! SAN

    • fogodosinfernos

      Os dirigentes de todos os clubes tem que perceber que corínthians e flamengo são as desgraças do futebol, dos bons valores, por causa do maior número de torcedores, a mídia e tudo que existe fazem de tudo para favorecê-los, tudo em nome do dinheiro.
      ESSES DOIS CLUBES SÃO O TÚMULO DO FUTEBOL !!!!!!!!!!

      • Nelson Ribeiro

        Não é só dinheiro. Quando a Globo começou, o Flamengo não tinha torcida grande. Eles foram através do favor político servindo aos agentes do mal como a CIA e ditadura em troca de apoio político de populistas. Foi troca de favores. Depois a Globo ainda conseguiu eleger e detonar um presidente. Não é nada diferente do que fez a Abril e Estadão. A Isto É sempre teve mais integridade e nunca foi tão partidária quanto estes. O Pasquim, era vendido. Mesmo quando fecharam virou propaganda para o próprio jornaleco. O Paulo Francis , eu o conheci na Globo em NY na Globo, Terceira Avenida em Manhattan, era um escritor no Pasquim e outro no Fantástico. Basta lembrar que o tal do Henfil era o maior divulgador da marca Flamengo.

        • Fernando de Freitas

          Seu nelson, não escreva sobre o que não sabe. A Globo foi fundada em 1965. Em 1963, segundo pesquisa da época, e portanto antes da Globo, a torcida do Flamengo tinha 37% da torcida do estado do Rio e Guanabara (a maior do estado), e já possuia a maior torcida do Brasil.
          O que marca o crescimento vertiginoso deles, foi a década de 30, quando o principal jornal esportivo da época, o Jornal dos Sports, comandado pelo rubro-negro fanático Mário Filho, e a principal rádio que transmitia os jogos “da capital” para todo o Brasil, a Rádio Nacional, comandada por rubro-negros (entre eles o grande narrador esportivo e fanático rubro-negro Ari Barroso), divulgavam o Flamengo abertamente para todo o Brasil.
          É o início da Fla-press.
          Ou seja, por esses fatores, o Flamengo já era a maior torcida do Rio e do Brasil, nos anos 40. Nada a ver com a criação da Globo.
          O que a Globo vai fazer, é tornar a torcida do Curíntia, a maior do Brasil em 10 ou 15 anos, isso sim.

    • Edu Fogo

      CARO AUGUSTO,
      JÁ OUVIU ESTA FRASE?
      “EU ESCOLHI O MEU TIME (FOGÃO), A MIDIA ESCOLHEU OS DE VOCES (MOLAMBOS)”!!!!!
      POR ISSO QUE ELES TÊM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL.

    • Nelson Ribeiro

      Anda tem gente que quer a volta dos militares. A Globo foi criada pela CIA e ditadura militar. Os então ditadores a transformaram em um veículo de propaganda para os propósitos da ilegalidade constitucional.
      Mas não foi só a Globo. Foi a Globo, a Abril, o Estadão e outros que mamaram nas tetas da ditadura. Alguns intelectuais da época se venderam como o Paulo Francis e outros pasquineanianos e depois até o próprio Chico com essa disputas de direitos autorais, cujo testa de ferro era a tal da Ana. O tal do Henfil era cômico, mas não fazia nada mais do que divulgar os interesses popularistas dos ditadores sob o tom de irreverência, dito irreverência entre haspas. Só dava IBOPE para o Flamengo como queria o Garrastazú Médici. Sim, este mesmo que mandou convocar o Dario para a seleção e o trouxe para o Flamengo. A Globo embarcou nessa e ainda manteve por aptidão alguns contraventores do esporte como o Léo Batista, Armando Nogueira, Gérson porque já eram respeitados e queridos. Em contrapartida colocaram Kleber Leite, Falcão, Wright, Arnaldo, que passaram de jornalista e profissionais do esporte a investidores, e outros puxa sacos do Flamengo para dar continuidade política. Não se iludam, não é a nossa mídia. Ou nos unimos para ter voz, ou ficamos à mercê da grande mídia.

  • paulo cesar oliveira

    Concordo com a maioria: devem seguir jogando Jadson e Gabriel com Seedorf. Mas caso o Renato entre e o time esteja mal, o nosso condutor OO tem que ter coragem de mexer com tempo pra resolver. Não adianta mexer faltando 10 minutos. E por favor, deixem o Antonio Carlos de fora. Nossa defesa não é boa, o Doria vai sofrer pra assumir a chefia mas não tenho duvida alguma que ele vai conseguir. Só que a presença do AC significa menos um no time em alguns momentos, e mais um pro adversario quando ele cisma de passar a bola pro pros caras. O Fabio Ferreira é limitado mas não se omite do jogo. Nossa defesa precisa evitar essas bolas pererecando na área, que sempre esta acabando dentro do nosso gol. O FF vai ficar menos exposto, e é o que temos no momento, ele ou Brinner com o Doria, vai ser assim até as proximas contratações . Mas Jadson e Gabriel são titulares e já estão aparecendo no ataque com boas jogadas. Se o desmiolado do Jobson resolver jogar com vontade do tamanho do seu desprezo por compromissos, vai ser uma festa. E temos o Seedorf, o maior do campeonato.

  • Não precisamos nos alongar nesta decisão, pois nem precisa pensar muito, claro que o Gabriel deve continuar no time.
    O que está me estarrecendo, é a atitude deste gerente de futebol do nosso Botafogo, o estúpido e incapaz do Anderson Barros. Este indivíduo está tentando de todas as formas desmoralizar o Jobson perante a opinião pública.O que ele pretende na verdade, é acusar o jogador de irresponsabilidade profissional e através disso, conseguir na justiça uma justa causa para poder demitir o rapaz sem o pagamento dos seus direitos trabalhistas, assim como fez o Corínthians com o jogador Adriano. Esse verme do Anderson Barros já mostrou que não gosta do Jobson, e fica tentando de todas as formas humilhar e envergonhar o rapaz. Devemos ficar atentos e nos movimentar nas redes sociais e no estádio, pedindo a presença de Jobson no time. Não podemos abaixar a cabeça e aceitar essa sacanagem e vergonhosa implicância que este canalha tem com o Jobson.

    Abraços Alvinegros.

    • Ronaldo (Teresina PI)

      Concordo plenamente em relação ao Jobson, isso virou uma questão pessoal para o Anderson Barros, a volta do Jobson é uma afronta a sua autoridade que quer, de todas as formas, se livrar do jogador. Esse Anderson Barros não tem competência nenhuma para administrar conflitos e tem feito um péssimo trabalho como gerente.

      • Nelson Ribeiro

        Parece que quem está tentando brincar de gato e rato é o Jóbson seu Ronaldo. Parece que ele aprendeu muitas coisas na Escolinha do Professor Raimundo. Primeiro é uma piada o cara perder um voo porque foi almoçar com um amigo e se distraiu. Isto não é profissional em lugar nenhum do mundo e sei que não é assim no Piaui. Compromisso entre as partes interessadas tem que ser mantidos a não ser que uma parte não esteja interessada. Ora, se o Jóbson não está interessado, rescinde o contrato e vai viver feliz da maneira que achar melhor, mas não abuse do tempo do Botafogo, do meu e do teu.

      • Nelson Ribeiro

        Na verdade eu creio que o Anderson Barros está cometendo mais um erro. Nem deveria dar mais chances porque não adianta. Só acho que ainda está fingindo que está dando chance por motivos legais.

    • fogodosinfernos

      sinceramente, por mais filho da puta que seja o Anderson Barros, a perda do vôo foi culpa de quem?
      O Jobson não se emenda, não está na plenitude da forma física e para render o que ele pode, vai demorar muito e aí com certeza o Jobson vai aprontar alguma e nem precisa do Anderson Barros pra queimá-lo, o Jobson vai se encarregar de dar um tiro no próprio pé. ETA SUJEITINHO IMBECÍL ESSE JOBSON !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      É UMA AFRONTA AO JOGADORES QUE ESTÃO CUMPRINDO SUA OBRIGAÇÕES, OS GAROTOS DA BASE ESTÃO PRECISANDO DO ESPAÇO DEIXADO PELO JOBSON, VAMOS DAR OPORTUNIDADE AO SASSA, JEFFERSON, JADSON, GABRIEL, DÓRIA E OUTROS QUE PODERÃO VINGAR, POIS ESSES JÁ SÃO REALIDADE.

      • Zé da Fiér

        EU avisei!!!!!!!

      • Jose Heleno de Araujo

        PARABENS PELO COMENTARIO. INSISTIR COM ESTE CARA É PERDA DE TEMPO

      • Nelson Ribeiro

        Não me concentro na ideia do Jóbson porque não é importante. Prefiro falar de coisas construtivas e debater coisas que dão futuro. Temos na verdade uma agenda cheia. A pergunta do nobre jornalista Vinícius ou é uma brincadeira ou é pesquisa de mercado para saber o quanto o povo sabe de futebol. Se não for uma das duas fica o ônus nele mesmo.

  • Fogão Forever

    Mais umavez esse framerda orca encrenca como Jobson,fica vendendo atrasos do jogador pra midia…VTNC mulambo barros…acoitado por outro framerda,só que mais enrustido que é o omissão!!!!!
    Quero titulos e não feijoadas.
    SAN

    • Zé da Fiér

      Este Jobson é tranqueira, que decadência do foguinho de depender deste ex jogador…. Eu Avisei ninguém acreditou!!!!!!

    • Nelson Ribeiro

      Ora ora, chamando seu próprio time de merda? Olha aqui… ninguém te obriga a comer feijoada. E se quiser títulos primeiro tem que sair da zona de rabaixamento. Olho aberto que sou esperto!

    • Henrique Luiz

      Vc não tem moral para pedir títulos…………….só critica não participa e ainda se acha no direito de pedir “alguma coisa” em primeiro lugar seja homem e assina seus comentários com seu nome verdadeiro, seu mané……………to LIGADO em vc seu otário……………..e pará com essa palhaçada de SAN isso é coisa de palhaço…

  • Boa noite galera alvinegra!

    Caro FERNANDO LELIS ESTEVES, ótimo o seu comentário, é esse nível de comentário que precisamos para ajudar a fazer um BOTAFOGO forte, competitivo e temido pelos adversários, pois esses não nos respeitam mais, pois temos dirigentes bananas que administram o futebol do Clube para interesses próprios, deixando Gerentes de futebol, empresários e até treinadores, decidirem por contratações de jogadores de baixo nível técnico e tático, e assim montam elencos fracos em pleno campeonato, e a cada ano vivemos de frustrações e não chegamos a lugar nenhum, sendo que a única alegria para nós, foram os valores da base que nos surpreenderam com o belo futebol que estão desenvolvendo.

    • Nelson Ribeiro

      Não tem raciocínio lógico. Diretor de futebol se não entende de futebol, quem deve ser a autoridade então? Pense bem. Jogadores da base se não forem propriamente treinados e preparados, onde acabam? Souza, te admiro e leio o que posta, mas dessa vez…

  • Felipe

    OS DOIS TEM

  • Felipe

    OS DOIS TEM QUE FICAR..JADSON QUE TEM QUE SAIR JA QUE E BEM MAIS FRACO

    • Nelson Ribeiro

      O mais fraco é o Cidinho. Ele é bem franzino. Joga até bem o moleque, mas é fraquinho de físico. Pelamor de Deus…

  • paulo

    Gabriel e ponto final.

    • Nelson Ribeiro

      Pode não ser ponto final, talvez uma vírgula, mas estou de acordo que deve prosseguir. Está dando certo.

  • Alexandre

    Quero fazer um comentário diferente do texto do Vinicus Perazzini. Tenho lido diariamente no lancenet, sobre os atrasos do Jobson. Inclusive hoje dia 28/09 tem mais uma matéria a respeito do assunto. Acho que a diretoria de futebol do Botafogo deveria apurar realmente o que esta acontecendo, pois se esses fatos forem confirmados o referido jogador mais uma vez dá demonstração de não ter qualquer tipo de comprometimento com o clube que lhe paga os salários. Mas por outro lado fico preocupado, pois essas notícias são relatadas pelo Anderson de Barros, que também já demonstrou não ter compremetimento com o clube, além de ter mais um agravante, ser flamenguista. Portanto, diretoria, se o jogador está mesmo cometendo essas faltas, não deve ser reintegrado ao elenco alvinegro. Ou se isso for mais uma demonstração de “falta de planejamento” desse que se diz gerente de futebol do Botafogo, ele deve ser demitido por total falta de capacidade para exercer essa função. Alias na minha opinião o Anderson de Barros, jamais deveria ter sido contratado para trabalhar pelo Glorioso. Saudações alvinegras.

    • Nelson Ribeiro

      Não. Também foram relatadas em parte pelo próprio Jóbson. Veja sobre o vôo de Brasília para o Rio. Tem um depoimento do Jóbson onde ele diz porque perdeu o vôo.

  • Renato “O Russo” Velloso

    É certo que Jobson “pisa na bola” de vez em quando e também é público e notório que o dirigente Anderson Barros não tem nenhuma boa vontade com ele e qualquer atitude de Jobson é elevada a máxima potência. Uma dica: Jobson, preste muita atenção, você calado já está errado então cumpra os horários, as determinações, treine muito, agarre a última oportunidade que o Botafogo está lhe dando e o mais importante, fique fora da mídia pelo menos por enquanto, pois assim como ela engrandece, ela destrói muita mais rapidamente.

    • Nelson Ribeiro

      Seu Renato, o Jóbson já encheu o saco de todo mundo. Imagino do grupo esperando ele para treinar e o cara não comparece. Pisou na bola com todo mundo.

  • Rafaelhenrique

    Pelo curriculo deveria ser o Renato, mais como o Gabriel veem mostrando seu tanlento ele merece ser o titular , ainda mais que ele marca beem mais que o Renato

    • Fogão Forever

      Currículo é o caralho……….GABRIEL titular…lerdo renato banco…se quiser
      SAN

      • Fernando de Freitas

        Banco em 2012. Barca em 2013. Com o salário dele o clube pode conseguir um zagueiro de categoria para jogar ao lado do Dória, e contribuir para a evolução do garoto.

        • Nelson Ribeiro

          Se o Botafogo for para a Libertadores, Renato na Libertadores. Se não, Renato no Botafogo no banco e Gabriel de titular. Poucas vezes concordei com o outro flamenguista Fogão Forever, mas para Brasileirão, o Gabriel tem a vnatgem… libertadores experiência tem a vantagem.

          • Fogão Forever

            Rssss…não sou framerda…pelo contrário…sou mto mais BFR do que vc……se eu fosse framerda diria pra vc…….time grande não cai seu trouxa……
            SAN

  • Bom dia galera alvinegra!

    Quanta perda de tempo falar do lerdo e burocrático do RENATO, temos tantas propostas importantes para cobrar desta Diretoria, e fazer o máximo que podemos para ter um BOTAFOGO forte, competitivo e temido pelos adversários, vamos acordar gente.

  • Marcos

    Sempre fui de apoiar a volta de Jobson, mas nos últimos acontecimento sou obrigado a dizer que o fogão precisa pensar no investimento mas também pensar no grupo, tem um ditado que é certo uma maçã podre estraga uma caixa e hoje do jeito que ele esta se comportando não ta merecendo ajuda.

  • Zé da Fiér

    Só falta este timeco sem títulos perder para o Bahia que não ganha de ninguém, vejam se apreendem a jogar e ganhem o jogo porrrrrrrrrrrrrrrrrrra…..!!!!!

    • Nelson Ribeiro

      Do que adianta você ter título se não sabe votar. Primeiro elege seu time como timeco, se é seu time mesmo ou se timeco é o que você quer que seja para ter argumentos. Decide, ou escolhe ser feliz,ou escolhe estar certo. Mas não gosto nada de falar do Botafogo neste tom. Não é respeitoso com os jogadores, nem com a nossa história, nem com nosso torcedores. Se quer torcer par um timeco, vai torcer para outro time. Não sei que idade tem, se for da minha idade já não dá para fazer nada, mas se bem mais jovem e não etá feliz, muda de time. Ninguém te obriga a torcer quando seu coração não está aqui.

      • Zé da Fiér

        Quem te disse que sou botafoguense? Título de eleeitor é só este que a torcida do foguinho conhece mesmo!!!!!!

        • Nelson Ribeiro

          Ah… da fiér da puta.

        • Nelson Ribeiro

          Cê não me engana não rapaz. Cê é botafoguense inrustido, confessa.

        • Nelson Ribeiro

          Aceita Jesus agora e será aceito na nossa congregação. Diabo quer dizer separação, junte se a nós.

        • Nelson Ribeiro

          E já entra com o benefício de ter um clube que ganhou 3 copas do mundo. O teu nunca fez isto e só agora ganhou um título sudamericano.

        • Nelson Ribeiro

          Quantos anos de história tem o teu time? E só agora ganhou um sudamericano?

        • Nelson Ribeiro

          Mia uma coisa. Gavião tem medo, cachorro não tem. Alem do mais cachorro é fiel, gavião não é fiel e nem da fiel. Não se confia em gavião. Converte enquanto é tempo, enquanto é novo. Posso ver nos teus olhos que está doidin prá mudar de clube. De abandonar a ladroagem, a vida pregressa de bandidagem.

        • Nelson Ribeiro

          Quantos brasileiros vocês tem? Quantas sudamericanas vocês tem? Quantas copas do mundo vocês tem? Me fale em título grande não porque temos 3 copas do mundo. Em uma delas vocês mandaram o que? Zé Maria e Rivelino. Foi o máximo que fizeram.

  • pinto fogao

    vamos la jobson, arrebenta.

    • Nelson Ribeiro

      Não fala isso que ele vai pipocar.

  • Claudio Cima

    Gabriel é o titular ponto final.

  • Mariano

    Na minha opinião não se deve mudar no meio de campo do momento… Os garotos entraram bem e não tem porque forçar uma entrada do Renato imediatamente… Acho que ele pode servir como um banco para o Seedorf, ou então no caso de suspensão ou lesão do Jádson, que é o 2º volante… Digo isso porque no meu ponto de vista o Gabriel é o primeiro volante, e assim, o Renato teria que disputar posição, hipoteticamente, com o Jadson e não com o Gabriel. Se Trocassem o Gabriel pelo Renato ficaríamos com um meio pouco combativo e menos veloz. Portanto acho que no momento o Renato tem que ficar de fora, e ir entrando no time aos poucos ou servir como alternativa para entrar no meio dos jogos.

    • Fernando de Freitas

      O Renato tem que ser colocado aos poucos no banco, e em 2013 na barca !!!!!!

      • Nelson Ribeiro

        Freud explica.

    • Nelson Ribeiro

      Concordo contigo. Não se mexe no que está dando certo. Mas não desconsidero a importância do Renato no elenco. Um banco talentoso como era o Andrezinho no Inter. Só que, Mariano, o título do blog só pode ser uma pegadinha. O Gabriel e Reanto não disputam posição. A disputa seria Jádson e Renato e não Gabriel. O Renato não é primeiro volante, nunca foi. É segundo volante, o cara cuja função principal é ligar a defesa ao meio ou ataque. Já a primeira função do Gabriel que é de primeiro volante é o desarme das construções de jogadas do adversário e o proteção à defesa. É o cara rasgador, o cabeça de área. É o antigo volante de fato e nato ( Piaza no Cruzeiro, Dudu no Palmeiras, Carlos Roberto no Botafogo, Dida, Clodoaldo no Santos, Beckenbauer no Bayern).

  • FOGOLITO

    JOBSON É O ADRIANO DO FOGÃO. NÃO ADIANTA INSISTIR, O CARA NÃO QUER SER UMA PESSOA DECENTE. EM QUALQUER EMPRESA POR MUITO MENOS MANDA-SE EMBORA COM JUSTA CAUSA. O CARA NÃO TEM RESPONSABILIDADE E O QUE ESTÁ FAZENDO É UM DESRESPEITO AO CLUBE. MANDA ESSE CARA PRÁ CASA DO KRALHO.

  • Jose Carlos

    Jefersson, Lucas, A. Crlos, Doria, Felipe Gabriel, gabriel, Jadson , Jeferson.seedorf, Andresinho, Jobson, Sassá,

  • Irmãos de camisa, não vamos deixar essa corja nos levarem mais um ano e não ganharmos nada,
    colocaram um Vice de Futebol, que não entende nada, para ajudar o IMBECIL do Anderson Barros,
    para o planejamento de 2013, sabe o que vai acontecer? vamos ficar mais uns 5 anos sem titulos,
    pois esse FLAMENGUISTA(só no Botafogo acontece isso) também é um “MÃO DE MACACO” só se
    interessa se levar ulgum dindim, então vamos nós começarmos a nos planejar, pedindo a saida do
    ANDERSON BARROS e do OSWALDO DE OLIVEIRA,outro burrico. E vamos pedir tambem a saída de
    FABIO FERREIRA, RENATO, AMARAL, MARCIO AZEVEDO, RAFAEL MARQUES, ANTONIO CARLOS.

  • o momento e do gabriel o renato pode ser reserva imediato do seedorf no time mais se o osvaldo em pesestir em colocar os dois juntos não vai da certo um abraço a todos os botafoguenses valeu fuiiii !!!!!!

  • valeu jose carlos esse tem ser time titular do nosso fogão fora osvaldo e traga de volta o cuca

    • Gabriel Marinho

      É Leonardo Santos e José Carlos, vamos ganhar todas, o time com 12 jogadores em campo, kkkkkkkkkk

    • Nelson Ribeiro

      Vou chorar com essa.

  • Alexandre

    Alguns jornalistas dizem que o clube deve ser administrado como uma empresa, por exemplo, não gastar mais do que arrecada. Pois bem, por esse ponto de vista, alguem pode me responder por que o Anderson de Barros, continua como gerente de futebol do Botafogo, sendo que essa pessoa gastou muito dinheiro em contratações sem qualidade (exemplos: Vitor Junior, Amaral, Lenon, Lima,Rafael Marques e outros que no momento não me lembro) e o mesmo também já declarou que errou no planejamento (2011), isso em qualquer empresa seria motivo para demissão. Mas futebol também é paixão e é isso que move os clubes. Vendo então pelo angulo da paixão, e a paixão está diretamente relacionada com a torcida, não entendo também a permanencia do Anderson de Barros, como gerente de futebol do Glorioso, pois 99,9% dos torcedores botafoguenses, não aceitam que um flamenguista (incompetente, vide comentário sobre clube-empresa, acima citado) e sem espírito botafoguense faça parte do futebol do Botafogo. Enfim, a nós torcedores (apaixonados) só nos resta o sofrimento pela falta de títulos, além de algumas derrotas humilhantes, ter que aceitar essa imposição dessa pessoa que se diz Presidente do nosso querido Glorioso, mas que tem atitudes completamente contrárias a gestão-empresa, e também a paixão botafoguense. Esclareço que não faço parte de qualquer ala política do clube. Saudações alvinegras.

  • Quem deve ficar é o GABRIEL, pois o Renato tem um futebol muito limitado, um joguinho de arroz com arroz, nem feijão ele consegue adicionar a esta mistura. Jogar ARROZ com ARROZ, para um simbolo que é o BOTAFOGO e sua torcida é muitíssimo pouco. Manda logo ele (Renato), Fábio Ferreira, Lucas, Felipes, Elkesons, Rafael Marques, o Técniquinho também etc…manda todos embora urgente. Att.: William Strauss…

  • zenon

    Renato deve jogar na lateral direita e Lodeiro na lateral esquerda!

  • zenon

    Nos livraríamos de duas bostas!

  • Marcos

    Chega de vergonha,a torcida do Botafogo não aguenta mais este técnico incompetente e um presidente que só pensa em promoção e não toma uma atitude para terminar com esta vergonha cadê Montenegro, chega desta diretoria omissa chega.

  • Alexandre

    Parabéns ao Presidentista, mais uma vez não conseguimos nem chegar entre os quatro primeiros colocados e estamos fora da Libertadores. Mais uma vez parabenizo essa pessoa, por manter NESSA GESTÃO VITORIOSA, o gerente de futebol Anderson de Barros, que é o responsável pelas contratações sem qualquer critério técnico efetuadas pelo clube. Já estamos em sétimo lugar na tabela de classificação, e caminhando a passos largos tabela abaixo. Logo estaremos na nossa ótima colocação dos últimos anos, ou seja, oitavo, nono lugar. E a dívida aumentando assustadoramente. Infelizmente dias piores virão.

  • Mais uma derrota com “padrão oswaldo de oliveira de FALTA DE QUALIDADE”.Após uma semana de “treinos”(reclamação antiga do treineiro)aconteceu o que já era previsto,O TIME PIOROU.Mais uma vez,faltaram jogadas ENSAIADAS,CHUTES EM GOL(o goleiro do Bahia defendeu a 1ª bola aos 46 min do 2º tempo!!!!!),alem dele ter enchido o time com os seus “PROTEGIDOS”(Fabio Ferreira,responsável pelo 1º gol,ELKESON,ZERO BOLA,depois colocou os nulos VICTOR JUNIOR e RAFAEL MARQUES,e fechou com chave de ouro colocando o BRUNO MENDES aos 41 minutos.ACABOU O CAMPEONATO,agora só resta cumprir tabela,e pelo menos ficar entre os 10 primeiros,porque,com essa BOLINHA,não venham com o discurso de que “AINDA FALTAM X RODADAS,ESTAMOS MELHORANDO,ETC.BASTA,fora com esse “MERDA DO OSWALDO”!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • vlamir63

    É claro que Gabriel deve continuar como titular, este Renato pode ser um jogador clássico mas é chupa sangue e enquanto estava como titular não acrescentou nada à equipe. Acredito que o Oswaldo vai recolocá-lo como titular porque tanto o Gabriel quanto os outros garotos ( Jadson e Dória ) só viraram titulares porque a equipe não tinha peças de reposição. O Oswaldo dá muita moral para estes veteranos !!!

  • JULIO IRADO COM ESTE TIMECO.

    SERÁ QUE O BOTAFOGO TEM UM TECNICO? PORQUE ESTAS DESGRAÇAS DESTES PERNAS DE PAU COMO RAFAEL MARQUES. ELKESON. LUCAS.FABIO FERREIRA. SERÁ QUE ESTE MERDA CHAMADO OSVALDO DE OLIVEIRA NÃO SABE O QUE É JOGAR FUTEBOL? TECNCO F-D-P.

  • Caros amigos Botafoguenses:

    Já disse aqui que, além da deficiencia no ataque, não temos laterais atualmente Lucas e Marcio Azevedo simplesmente não existem. Nos demais times os laterais vão a linha de fundo cruzam bem, tocam bem, estas jogadas fazem parte dos fundamentos do futebol, as jogadas de linha de fundo são jogadas mortais pro atacante que vem de trás. Me lembro como se fosse hoje no Fogão o Ademir Vicente que nem era lateral mas jogava ali também, punha a bola na frente e corria pra linha de fundo, cruzava ora por cima ou por baixo o Nilson Dias vinha chegando e guardava todas. Hoje somos incompetentes até pra cruzarmos, aconteceu mais uma vez, tudo isto no jogo de hoje. Os dois devem ir pro banco entrando o Gilberto e o Lima, se bem orientados pra jogarem abertos abre a defesa do outro time melhorando com isto o desempenho de quem vem de trás. Isto é “urgentissimo”, não agentamos mais ter laterais incompetentes é, fora Lenon, Rafael Marques, William e Vitor Júnior imediatemente !!!!

    Saudações a todos,

    J Marden

  • marcelo

    fora oswaldo

  • marcelo

    TIME SEM CORAÇÃO NÃO DA MAIS PARA OUVIR QUE ESTE TIMINHO D MERDA ESTA MELHORANDO CADA JOGO, VAMOS LUTAR PARA PEGAR PELO MENOS SUL AMERICANA.
    EMPRESTAR CAIO, LOUCO ABREU VENDER HERRERA E MAICOSUEL PARA TRAZER SEDORF É MUITA BURRICE FORA ANDRE FORA MAURICIO. TIME COVARDE.

  • JULIO IRADO COM ESTE TIMECO.

    JOBSON É MELHOR DO QUE UNS 10 BOSTAS QUE MALTRATA Á BOLA NESTE TIME, PORQUE O MOSQUITO DA DENGUE FOI COVOCADO?(LUCAS) É POR ISSO QUE ESTA SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO JOGA MERDA NENHUMA, ESTE PEREBA NA MINHA PELADA NÃO FICARIA NEM NO BANCO, É POR ISSO QUE ESTA SELEÇÃO TOMA SEMPRE NA QUELE LUGAR, COMO VAI TOMAR EM 2014, AGORA IMAGINE ESTE TIME DO BOTAFOGO COM
    FABIO FERREIRA.
    LUCAS.
    MACIO AZEVEDO.
    ELKESON.
    VITOR JUNIOR.
    RAFAEL MARQUES. IMAGINE ESSES 6 MERDAS NO MESMO TIME, SERÁ UMA DESGRAÇA TOTAL, É O QUE ESTA ACONTECENDO, OU SERÁ QUE ELES ACREDIT EM VAGA PARA Á LIBERTADORA? DEVE SER UM BANDO DE DEBILMENTAL, ESPERO QUE EM 2013 RECUPERE O JOBSON E MANDE VARIOS MERDAS EMBORA, CONTRATADO POR ESTES PILANTRAS, QUE SÓ VISA GANHAR DINHEIRO AS CUSTAS DO BOTAFOGO.

  • wesley snipe

    Entre esses dois jogadores, não tenho opiniãoformada, apesar de gostar muito do futebol do Gabriel. Mas de uma coisa tenho certeza: Esse FÁBIO BESTEIRA está na hora de pedir prá cacá e sair fora. Esse Oswaldo não tem simacol, heim. Mantém esse cara a todo o custo no time. Ai não dá prá sair da merda do grupo intermédiário. Viu hoje contra o bahia: O cara entregou os dois gols. Vai se f… os dois. (Fábio e Oswaldo, o segundo por ser burro demais e o primeiro por ser uma merda)

  • Realmente é dose…
    Mais uma vez disputaremos a sulamericana, isso é dose para mamute!
    Eu queria estar enganado quando disse neste blog que mais uma vez esse ano, e em três anos consecutivos, esse time vai para Saquarema só para passear. Os caras ficam lá uma semana, no campeonato carioca esles também foram, e o time volta do mesmo jeito, sem nenhuma novidade tática e sem nenhuma melhora nos fundamentos mais simples do futebol. A conclusão que eu cheguei foi a seguinte:

  • Parabens presidente, ganhamos o trofeu a FEIJOADA MAIS GOSTOSA DO BRASIL, a Taça vai para
    GENERAL SEVERIANO, vai ter carreata com caro dos BOMBEIROS, e ninguem vai trabalhar amanhã
    para comemorarmos. Valeu GRANDE GERENTE DE FUTEBOL anderson burro de barros.

    FORA ANDERSON BARROS FORA ANDERSON BARROS FORA ANDERSON BARROS

    FORA OSWALDO DE OLIVEIRA FORA OSWALDO DE OLIVEIRA FORA OSWALDO DE OLIVEIRA.

    FORA, FABIO FERREIRA, MARCIO AZEVEDO,AMARAL, ANDREZINHO, RAFAEL MARQUES.

  • Continuando o comentário acima: a nossa torcida está tão carente de resultados, que chega as raias da loucura de bater palmas para um time que empatou emcasa com o Corínthians, como se o time paulista fosse um Barcelona, ou um time imbatível, isso é realmente bestial. Mas o pior disso tudo é ver como essa tríplice coroa acaba com nossos nervos: Gerente de futebol desqualificado, treinador incompetente e time sem vergonha = torcida desrespeitada e carente de títulos!
    A verdade é nua e crua, apesar do flamengo ter passado quase todo o campeonato nas últimas colocações, assim como o Corínthians e outros rivais, vamos disputar ano que vem a mesma competição que disputamos todos os anos: SULAMERICANA, ISSO NÃO É UMA VERGONHA?
    ESSES CANALHAS MAIS UMA VEZ MONTARAM TIME SOMENTE PARA NÃO CAIR E POUCO ESTÃO SE IMPORTANDO PARA A TORCIDA.
    PRESIDENTE SEM VERGONHA, GERENTE DE FUTEBOL DE MERDA E TREINADOR FRACO, DESPREPARADO E SEM NENHUMA NOÇÃO DE RESPEITO COM OS TORCEDORES.
    REALMENTE TEMOS QUE TER PÚBLICO ZERO NO ENGENHÃO OU EM QUALQUER OUTRO ESTÁDIO EM QUE ESSE TIME FOR JOGAR, POIS NEM POR R$ 1,00 EU SAIO DE CASA PARA VER ESSE TIME SEM MORAL E SEM VERGONHA NA CARA JOGAR.
    AGORA A DESCULPA DESSES MERDAS É QUE TIRAMOS O PÉ, DEU BRANCO, JOGAMOS MAL, E POR AÍ VÃO AS DESCULPAS, MAS A VERDADE É UMA SÓ, VOCÊS SÃO UNS MERDAS!
    ESSA DIRETORIA CANALHA, GASTA RECURSOS DO CLUBE LEVANDO ESSES IMBECIS PARA SAQUAREMA PARA PASSEAR, JOGAR CARTA, OUVIR MÚSICA, VER FILMES PORNÔ E NADA ACONTECE. VOCÊS DEVEM IR TOMAR NO CÚ, POIS É ISSO QUE TODOS VOCÊS MERECEM!

  • JULIO CESAR

    Basta dizer que independentemente de quem entre, se o treinador não sabe nada de futebol como esse tal OSWALDO que chega no meu FOGÃO como a sensação do momento em termos de treinador, até agora não mostrou nem um décimo do investimento que o clube fez para traze-lo. Outro fator preponderante do jogo contra o BAHIA foi as GRANDES falhas do goleiro Jeferson que não sabe sair do GOL, treino pra ele. No primeiro lance ele não saiu deixando a bola na primeira trave chegar na cabeça do FAELVELADO. No segundo gol sai igual um estabanado podendo esperar o bote do Fabio Ferreira. Esse time é muito intranquilo, desatentos e isso é reflexo do TREINADOR que tem. Por isso o Abel está com o FLUMINENSE na frente da tabela, ele sabe mexer bem no time, apesar de ser retranqueiro o melhor mesmo é a vitória. Quem assistiu o jogo FLAMERDA x GALINHA CAIPIRA viu que os dois times estavam jogando o jogo da vida deles, com raça, sem tirar o pé, com gana de ganhar o jogo. No nosso BOTA não estou vendo isso, são jogadores sem GANA, tiram o pé das jogadas. Quando tem uma bola no meio a ser dividida eu ja sei que vamos perder a bola. O Lodeiro correu bastante o time vinha jogando bem mas tem que jogar 90 minutos, o que não acontece. O time perde a produtividade, parece que fica inerte em uma boa parte da partida. Nem sei mais o que escrever sobre esse time sem amor pela camisa, com técnico que diz saber mas não sabe… É claro que é um elenco de 2º escalão, mas o elenco do BAHIA é de 3º escalão o que justifica nossa indignação contra a diretoria, técnico e elenco, que sempre tem uma desculpa na ponta da lingua. “A culpa é do calendário”, ” perdemos um jogador importante FELIPE GABRIEL”, “temos muitos jogadores lesionados”, “temos muitos garotos jogando”… Chega de desculpas… se não está dando certo VAZA! Não QUEREMOS MAIS SER HUMILHADOS!

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    Não vou perder tempo em falar alguma coisa do jogo em Salvador…eu já sabia horrivel…sofrivel….nada mais…vai tomar no cúuuuuuuuuuuu…

  • Renato “O Russo” Velloso

    Nosso time não é confiável e nosso técnico(?) continua sendo mediocre! Vitor Jr., R. Marques, Amaral, F. Ferreira são sacanagens!

  • felix

    Não dá mesmo para acreditar neste time de frouxos. Faz uma partida boa e dez medíocres. Assim não dá. Esse arremedo de treinador Burroaldo de Oliveira é o fim da picada. Pitada mesmo. Todos vêem os defeitos do BFR, só ele não os quer ver. Afinal, esse moco (?), desculpe, esse moço torce mesmo por quem? Ele é péssimo. Cadê o futebol desse poste (Rafael Marques) que ele plantou no time? Esse é um canela dos maiores. Victor Junior é enganador. Mais uma vez o Fábio Ferreira deu o ouro para o limitado Fahel (quem não lembra dele) fazer a festa, ainda nos minutos iniciais do primeiro tempo. No segundo tempo mais uma vez ficou comprovado que o time do Botafogo tem o “apagão” como sua marca maior. De repente, o time “dorme” em campo, e em sua sonolencia passa a dar passes errados, a tropeçar em todas as jogadas, enfim, a mostrar sua grande mediocridade. Olha, que se não fosse o Jefferson, ontem teriam comido mais um grande chocolate. FORA JÁ, OSBURRALDO DE OLIVEIRA, ANDERSON URUBU BARROS, FABIO PICAPAU FERREIRA, RAFAEL CANELA MARQUES…

  • Enzo Lacerda

    Bom dia. Na minha humilde opinião, Gabriel não pode sair de jeito nenhum do time (a não ser que Marcelo Mattos volte voando – o que é difícil depois de longa lesão) pois ele é o “PIT-BULL” que precisáva-mos na contenção de nossa cozinha. Porém, Renato 100% tem vaga em todos os time do Brasil…
    Portanto, acho que o ideal é lançar o renato aos poucos, e depois promovê-lo ao time titular no lugar do Jadson (que vem jogando bem, mas marcando dá ainda mais espaços que o Renato, tenta compensar correndo – já Renato corre menos mas corta caminho e tem uma leitura de posicionamento incrível, até pela experiência).

    SAV

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo