Diário de viagem: Muitos apaixonados pelo Bota na Bahia



Cheguei em Salvador segunda-feira e a delegação do Botafogo, na terça. Tive a oportunidade de conversar com muitos torcedores do Alvinegro na capital baiana. Embora a arquibancada tenha recebido poucos torcedores do Glorioso, a paixão é impressionante. Pessoas se reunindo, e até vi gente saindo de cidades, do interior do estado, para assistir ao jogo.

No embarque da equipe, foi uma loucura. Pessoas correndo e abraçando os torcedores e tirando fotos. Até jogadores menos badalados, como o goleiro reserva Milton Raphael, recebeu muito carinho.

No hotel, o time ficou em estado de concentração absoluta. Os jogadores parecer estar muito focados para a reta final do primeiro semestre. Hoje pela manhã, o time retornou ao Rio.

O resultado acabou sendo positivo, já que decidir no Engenhão não é problema para o Alvinegro, que ainda não perdeu na temporada, nem em casa, nem fora.

 



  • O BOTAFOGO É BEM MAIOR DO QUE VCS. IMAGINAM. É ISSO AI FOGÃO RUMO AO TÍTULO CARIOCA E DA COPA DO BRASILSILSILSILSIL.

    • A torcida do Fogão é maior do que a mídia quer.

      No centro Oeste, de Brasília a Goiás, só dá Fogão.

      Na zn da mata mineirao também somos fortes (na grande Juiz de Fora – a cidade e todos os municípios vizinhos), é 1-Botafogo 2-Atlético MG 3- qualquer time que esteja na moda.

      No nordeste, mandamos em boa parte acima do noroeste da Bahia até Pernambuco. Dali para cima, Vasco e Flamengo dividem as preferências.

      No sudeste, vamos do ES (Vitória é mais alviengra do que qualquer outro time) até o interior do estado.

      É o povão-Fogão ainda aqui e ali, e imaginem então quando o time embalar de vez.

      • PARET quando o Fogão veio jogar aqui na minha região com o São Raimundo pude ver como a torcida do Fogão é grande aqui, principalmente em Santarém, minha grande frustração é ver que aqui em Obidos minha cidade e do Emanoel Sodré um dos fundadores do Bota somos a terceira força, sendo aquele timeco que usa aquele trapo de chão a primeira força, que lástima.

        • Foi bom empatar com gols fora de casa. Precisaremos apenas de um empate SEM gols para classificar.

          • Ridículo, o seu posts, Moço! Dê-se ao menos um nome próprio se quer ser levado a sério! Tá na cara que o senhor não passa de mais um fake produzido pelo seu Fireman! O mais impressionante é que o blog persista em acatar apelidos sem qualquer significado ou sentido mais sério como esse seu, seu CoisaAlguma!

          • Não tenho nada a ver com isso. Não faz o meu perfil mudar de nick ou inventar vários tais quais: Paulinho Curiacica, WS, Paulo Botafogo, Paulo WS Barreto e por aí vai…

          • O senhor é mesmo desprezível, seu Fireman! O senhor pode me acusar do que quiser mas jamais poderá dizer que eu fiz uso de fake para contrariar qualquer argumento ou para me passar por A ou por B como faz o senhor amiúde por aqui, caro Fireman! O senhor não é verdadeiramente o santo que quer se pintar! O Peter, que o conhece bem, quer apenas vê-lo pelas costas, né não?!

          • O racismo, caro amigo, é uma das maiores tolices humanas! Cientificamente já ficou provado que todo branco, no fundo, no fundo, tem um olho meio que preto, né mesmo, seu Fireman?

      • Fogão Tubarão-SC

        Esqueceu do SUL do país, garanto que não fica muito aquém das demais regiões e isso posso dizer porque aqui eu vejo isso acontecer, não sou o único Botafoguemse na minha região, e pasmem, somos milhares com a atenção voltada ao BOTAFOGO(a favor é lógico)!

    • ROGÉRIO LIMA – MACAÍBA/RN

      Precisamos manter a equipe principal focada, tanto na final do Carioca como na Copa do Brasil, e preparar a garotada, os reservas, os encostados e os novos contratados para o Brasileirão; isto é: Manter o time focado nas duas competições, sem sobrecarregalos, com os titulares: Jeferson, Lucas, Antonio Carlos, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo, Marcelo Matos, Renato, Fellype Gabriel, Maicosuel, Elkeson e Loco Abreu (e ainda Andresinho para alternar no meio); mantendo no banco de reservar Renan, Gabriel, Briner, Jadson, Felipe Menezes, Vitinho, Caio, Herrrera e William.
      Trabalhar com os demais jogadores, incluindo o Bruno Thiago, Lucas Zen, Jobson, Lennon e Vitor Junior, juntamente com os reservas para o início do Brasileirão afim de mater o Botafogo focado na final do Campeonato Carioca e na reta final da Copa do Brasil.
      Assim já ia preparando os jogadores reservas e afastados para as primeiras partidas do Brasileirão; dando mais folga para a equipe titular afim de garantir o título da Copa do Brasil, sem contar que esses jogadores merecerão pelo menos 15 dias de folga para se recuperar e tomar folego para o Brasileirão.
      VAMOS LÁ BOTAFOGO, ACREDITAMOS EM VOCÊS

  • Não vou perder meu tempo falando do Elkeson até porque já falaram o que tinha pra falar, vou falar do Jadson como deu gosto de ver esse garoto jogar ontem, posso dizer sem medo de errar que foi o melhor jogador em campo o desfalque do Renato ou do F. Gabriel não me causa preocupação esse garoto mostrou que da conta.

    • Concordo Ivosc. Aliás, no jogo do domingo mesmo, ele tocou bola quando era para tocar, destruiu jogadas do adversário na meia quando isso foi necessário enfim, mostrou uma personalidade daquelas. Tomara que não comecem a, na necessidade de tapar buracos, escalar o garoto em função diferente antes que ele amadureça.

      E foi compensador ver o Vitinho entrar e partir para cima da zaga deles. Um pouco mais de tranquilidade e teria feito um gol no final do jogo, naquela enfiada do Maicosuel.

      • ROGÉRIO LIMA – MACAÍBA/RN

        É QUESTÃO DE TEMPO PARA DAR MATURIDADE À ESSES E OUTROS JOGADORES; HOJE TEMOS JOGADORES QUE, REALMENTE, VESTEM A NOSSA CAMISA E QUE COLABORAM COM OS DEMAIS, JOGAM EM EQUIPE.
        CONFESSO QUE NO INÍCIO DO TRABALHO, DESSA COMISSÃO TÉCNICA, NÃO CONFIAVA NESSE MODELO, PORÉM VENHO DAR MEU ROSTO PARA BATER, POIS QUEBREI A CARA COM AS CRÍTICAS QUE FIZ; SEI QUE O TRABALHO SÓ PODE SER RECONHECIDO QUANDO SE GANHA TÍTULOS, MAIS TODOS DO BOTAFOGO JÁ SÃO VITORIOSOS.
        PARABÉNS COMISSÃO TÉCNICA E DIRETORIA PELO BELO TRABALHO E EXEMPLO QUE VOCÊS ESTÃO DANDO PARA NÓS TORCEDORES DO BOTAFOGO E PARA TODO TORCEDOR DO BRASIL!

    • henrique luiz

      verdade tem me surpreendido………………..muito bom mesmo

  • TIZZÉ

    CONCORDO COM VC, IVOSC, EM RELAÇÃO AO JADSON, JOGOU MUITA BOLA.
    SÓ FIQUEI COM MEDO DELE SER EXPULSO, ACHO QUE O OSVALDO DEVERIA TE-LO SUBSTITUÍDO PARA PRESERVA-LO DE UMA POSSÍVEL EXPULSÃO. AGORA É TRISTE VER O NETO BAIANO JOGAR TODA AQUELA BOLA E NÓS TER DE AGUENTAR UM HERRERA CANELANDO TODO O JOGO, É REALMENTE MUITO BRABO!!!!!!!!

  • GIBO

    JADSON, SASSÁ, CIDINHO, VITINHO, JEFERSON, entre outros!!! Creio que o futuro do Botafogo é promissor. Só espero que eles já não estejam em mãos de empresários.

    • Cade o Cidinho? ta machucado? Eu li que tinha voltado da selecao, mas nao tem ficado nem no banco. Enquanto isso temos que aguentar o Soneca Menezzzzzzzzzzzzzzz

  • lendo um comentário do WS no post anterior descobri que o cara era fã daquele filme Vitor ou Vitória, será meus amigos que o WS é Paulo ou Paulete vai saber?.

    • É impressionante seu Ivo o tempo que o senhor perde em tentar me zoar, né não? Até parece que eu sou o assunto principal em debate para o senhor. Não é a toa que o Peter o o Fireman andam estranhando essa sua atenção toda para comigo. Eu mesmo me confesso um tanto constrangido com essa sua devoluta atenção! Preferia que ao invés de perder tempo comigo que o senhor saisse em busca de encontrar a tal Uva! A desculpa de que ela está verde já não cola faz tempo! Quem a encontrou e de sua fonte bebeu, disse-lhe uma Uva encantadora! Satisfaça a torcida do Botafogo, amigo Ivo! Tente ver a Uva, homem!

      • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

        saudações tricolores aos co-irmãos botafoguenses!venho em nota fazer um protesto contra o senhor WS Barreto. por suas vãs palavras contra o prezado Peter Pothomus, esse senhor chamado por assim dizer,WS Barreto usa de autoritarismo contra o botafoguense Peter Pothomus.não só contra o Peter mas contra todos os botafoguenses….esse WS Barreto por assim dizer, deve ser execrado pela torcida botafoguense…

        • Cara, você é mesmo um galhadete de muito chato, mano! Pare com sua perseguição porque eu sou vegano (não é o mesmo que vegetariano, viu Fireman?) e, por consciência, há muito não entra carne em minha dieta! Tomei consciência de que não é justo nem cristão ter consciência que para viver eu precise sacrificar a vida de outros seres! Para nos alimentar bem e dignamente temos as folhas verdes e deliciosas das verduras, o sabor insubstituível das frutas, os grãos, os tubérculos, que mais eu precisaria para viver? Trate de parar de se oferecer como carne nos pratos alheios, ô seu tricolor Gadelha!

  • Ruy_FOGO

    NAO TO NEM AI SE O ELKESSON COMEMOROU OU NÃO ELE FEZ O GOL E É ISSO QUE QUERO DELE. QUARENTINHA NÃO COMEMORAVA GOL E AI? QUEM É BOTAFOGUENSE SABE. RENATO NÃO COMEMOROU CONTRA O GUARANI E AI? ACABOU COM O JOGO. PAREM DE OUVIR AS PICUINHAS DA FLAIMPRENSSA E TORÇAM A FAVOR DO BOTAFOGO.

  • Pessoal tô assistindo o Arena Sportv e vendo a participação da Fernandinha que menina além de linda é simpática e educada e como se não bastasse é Botafoguense.

    • É.

      Talvez por já ter seus 23 anos, ela não é de se deixar levar pelo ôba-ôba da mídia.

      No domingo, procurou se conter nas comemorações pós jogo, foi super profissional após o primeiro tempo procurando orientações do responsável pelo seu setor e foi de uma presença de espírito notável nas respostas aos jornalistas, quando o trelelê já estava formado e ela não teve mais como ficar anônima.

      Se sair nas revistas, isto já é praxe no século XXI. Uma mulher que tem os atributos que ela tem, se isto não ofender à sua família, ganha sim uma boa grana tirando a roupa e a vida segue.

      Só os de cabeça fraca vão ficar dizendo que o objetivo da pessoa sempre foi esse e que é mais uma isso ou uma aquilo.

      Ela é uma gata linda, tudo de bom, queria conviver naquele meio e aceitou o que lhe apareceu (ser gandula) e tomara mesmo que consiga se dar bem doravante.

      • ROGÉRIO LIMA – MACAÍBA/RN

        UM EXEMPLO DE SIMPLICIDADE QUE ASSOCIA BELEZA COM INTELIGÊNCIA, E, AINDA POR CIMA BOTAFOGUENSE.
        PARABÉNS FERNANDA MAIA PELO CARISMA E SIMPATIA. SUCESSO E DESEJO PARA VOCÊ TUDO DE BOM NA SUA VIDA!
        AH! QUEM TEM CAPACIDADE FAZ A DIFERENÇA.
        BJOS

      • FLAPENTATRIHEXA

        PARETINHA,

        UMA “GANDULINHA” DE 23 ANINHOS NÃO QUER A MÍDIA?

        ACHO QUE TU ANDAS MUITO TARADINHO,KKKK.ESSA CRIANÇA JÁ FAZ COISAS QUE ATÉ DEUS DUVIDA, ACORDA…

        ” CABEÇA FRACA” PARETINHA?..TU BEBESTE CRIATURA?

        PS..EU APOSTO CONTIGO…ATÉ O MEIADO DO ANO, ELA ESTAMPARÁ AS CAPAS DE UMA DESSAS REVISTAS MASCULINAS…ISSO JÁ CORREU O MUNDO,KKKKKK

        • Seu Flanécoisaalguma, não se utilize das confidências feitas por sua irmã (a melhor amiga da Fernandinha Maia), porque tudo que, por ventura, ela faça, e que Deus duvide, com certeza, lhe foi ensinada ela, sua mana, viu?

          • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

            senhor WS Barreto,como se não bastasse perseguir o Peter Pothomus, agora o senhor persegue o flamenguista! quem o senhor pensa que é senhor WS Barreto?se não aceita a democracia ,que vá morar em cuba…senhor WS Barreto, o senhor persegue a todos dentro desse blog,e eu estou aqui para policia-lo senhor WS Barreto!

          • Desista, amigo! Carnes exóticas, como as das bibas dos laranjais, definitivamente não fazem a minha cabeça! Volte para sua Lavanderia!

    • Ufa! Finalmente o Ivo se mostra atento, gente! Pelo tempo que ele vinha tentando dizer que a Uva tava verde, eu já começava a achar que ele não gostava da fruta! Ainda bem que a Fernandinha Maia despertou nele aquele fogo que todos já julgávamos adormecido, não acham?

      • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

        senhor WS Barreto,atenha-se a falar de futebol!o que tem a ver gandula com uva senhor WS Barreto?senhor WS Barreto o senhor esta tumultuando este espaço democrático com suas parvoíces!senhor WS Barreto respeite os seus consortes botafoguenses e de outras torcidas!fora WS Barreto!!!

        • Fora o senhor, seu Gadelha, que não faz parte do nosso contexto nem da nossa torcida! Volte para sua Lavanderia porque aqui nós não necessitamos dos seus préstimos!

  • Tizzé também tive a mesma preocupação, acho que o Osvaldo e outro jogador experiente talvez o Renato devam corversar com o Renato pois teve dois lances um no jogo com o Vasco e outro no jogo de ontem que o garoto na melhor das intenções devolve a bola pro jogador adversário atrasando a jogada no jogo com o vasco ele levou amarelo no de ontem o Vuaden foi bem compreensivo outro Juiz desses que gosta de aparecer teria dado o segundo amarelo e expulsado o garoto.

  • Camilo

    Temos que nos desfazer do Jobson Problema e do Herrera Caneleiro e contratar o Neto Baiano par jogar com o Loco Abreu. Fogão; Um amor indicional, uma paixão sem limites!

  • vicente borges BOTAFOGUENSE

    O time do fogão está no caminho certo, porém tem que ter plantel, peças de reposição com qualidade, dispensar alguns jogadores para aliviar a folha de pagamento, vou citar um deles que é o Felipe Menezes já comprovou que não tem condições, acrescento alguns prata da casa do tipo Caio, wilham, Lucas zem e os dois laterais, todos fracos devem ser emprestados para ver se apreendem alguma coisa se não ficam por lá.

    • DanielFogo

      Acho que deve ser definido um grupo de 25 a 28 jogadores, sendo os titulares absolutos os reservas de imediatos e os que compoem o grupo. Alguns jogadores tem que ser emprestados, principalmente o Caio que já teve oportunidades demais para se firmar e até hoje nunca vingou. Dos juniores os que me chamam mais atenção são o Jádson pelo bom passe e o Cidinho pelas caracteristicas ofensivas. Esses 2 se tiverem paciência renderão muitos frutos ao botafogo futuramente. Para que o Seedorf venha é fundamental que o felipe menezes vá embora. Até é um bom meia, mas pelo que sei o fogo vai ter que aplicar uma quantia para ter q renovar com ele.

  • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

    o senhor WS barreto usando de autoritarismo quer cercear o direito demócratico dor senhor Peter pothomus de pensar negativo! ora senhores, estamos em uma democracia! não estamos???temos o direito de falar (digitar) o que pensamos! e o senhor WS Barreto não tem o direito de intimidar as pessoas que pense diferente dele…

    • Quem não tem qualquer direito de aqui chegar e nos dar qualquer palpite, mesmo sobre futebol, é o senhor, seu Gadelha, que, a rigor, nem torcedor do Botafogo é, né mesmo? Vá debater sobre lavanderia e sobre o seu time, o único carioca com lugar cativo na terceira divisão, não? Quanto ao Peter, que é que o senhor é dele para tomar suas dores? Seria o Peter tão inocente a ponto de não saber defender ele mesmo os seus argumentos? Volte para as laranjeiras, seu Gadelha! Vá se juntar aos seus, cara!

  • Felipe

    VEJAM QUE INTERESSANTE…

    Entúlio AFIRMA que estava impedido no gol sobre o Santos na final de 1995:

    Ai botafoguense fala “ah, mas cadê a prova?”

    Esta aqui.

    http://youtube.com/watch?v=Nc71IPwryTY

    E teve tbm, o gol mal anulado do Camanducaia do Santos.

    Vão dizer que não foi ROUBO?

    Só tem 1 (um) titulo nacional e ainda ROUBADO.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Felipe

      – Vou acrescentar tbm o video do gol MAL anulado do Camanducaia do Santos…

      http://youtube.com/watch?v=8cY73l3gL6k

      HEHEHEHEHEHEHEH

      • Iiiiiiiiiiiiiiiiissoooooooooo. Traga vídeos sim.

        Mas não esqueça de trazer também os seguintes vídeos, muito visitados no youtube… hehehehe

        a) Gol anulado do Paulinho Criciúma na final da Taça GB/89, juiz vendo o frangueiro urubuzeca rebater mal e virando-se de costas para o lance.

        b) Vídeo da decisão COMPLETA de 1995, incluindo a falta vencida marcada no primeiro jogo aqui no Maraca, quando Tulio estava cara a cara com o goleiro do Santos.

        c) Vídeo da semifinal do brasileiro de 82, quando o juiz comprado anulou um gol do Sport numa maracutaia que nem a Globo faz questão de esconder.

        d) Vídeo da final deste mesmo brasileiro, no lance da cortada de vôlei do Adílio na linha do gol impedindo que saisse o primeiro gol do Grêmio.

        MAS TRAGA MESMO… hehehehe.

        Estou esperando, hein?

        Ooooolhe lááááááááááááááááááááááááááááááááááááááááá

        Ridiculengo – nada pode ser tão pequeno e ladrão: ou tudo é ajudado, ou tudo é roubado.

        hehehehehehehehehe

        _______________________

        E seus enganados seguidores então: Tulio ficou tirando onda com a cara da zigalinha num programa de TV e o vídeo virou mais uma taça urubuzequikina… hehehehehehehehe.

        Que tal então o vídeo do DVD ‘nassaum dos perebas’, no qual a zigalinha declara que sempre foi antes de se profissionalizar, HUMILHADO PELO BOTAFOGO?

        Traaaaaaaaaaaaaaaaaga este vídeo também.

        Não esqueça… A galera do Botafogo fará uma soirée especial para assistir a tanta maracutaia/pixotada.

        hehehehehehehehehe

        • FLAPENTATRIHEXA

          PARETINHA,

          O ZICO NÃO COMENTOU NADA DISSO, ELE FALOU SIM SOBRE AQUELES 6 X 0 DE 72 QUE ESTAVA ENGASGADO, PQ TODA VEZ QUE TINHA UM FLA X BOTA AQUELA FAIXA DOS 6 X0 O INCOMODAVA, ATE´O DIA DA FORRA E DEPOIS DOS JUROS E CORREÇÃO,KKKKKK

          HUMILHADO PELO BUATAFOGO É FORTE DEMAIS,KKKKK

      • Como entender que esse tal Felipe, o desvirtuador, consiga postar tudo quanto é bobeiragem que ele invente contra o Botafogo enquanto os nossos posts somem na poeira virtual? Seu Felipe, vá plantar suas cizânias no raio que o parta! Nós botafoguenses sabemos de sobra o que é o Botafogo! Não serão os seus venenos que nos darão luz, seu gaveano!

        • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

          senhor WS Barreto ,se intendi bem o senhor quer me censurar?senhor WS barreto, quem o senhor pensa que é?o senhor não representa os meus co-irmãos botafoguenses!senhor WS Barreto a sua perseguição em cima do Peter Pothomus é bullyng! senhor WS Barreto, isto é crime!se arrependa senhor WS Barreto,ou o senhor vai pras barras do tribunal!

          • Não insista, Gadelha, eu agora sou vegano! Não como carne de jeito algum! E ainda mais sendo oriunda da granja das Laranjeiras, né?

  • Loco

    A torcida do Botafogo é a maior do Brasil….quem torce para o Botafogo , torce de verdade, diferente de muitos framenguistas que não sabem quem foi o zico.

    FOOOOOOOOOOOOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!

    • Torcida do Botafogo – torcida eterna.

      Ridiculenguistas do flracom3ngo – torcidinha temporária: basta um mico do timeco e somem na poeira (nestes dias, na chuva). Cadê o pano de chão pelas ruas?

      Tuuuuuuuuuudo torcedorzinho temporário.

      hehehehehehehehehehehehe

      • FLAPENTATRIHEXA

        O QUE DIRÁS DO TEU CLUBECO QUE SÓ APARECE NAS DECISÕES,KKKKKKKK

        • E o que dizer do Flamengo, seu Flanécoisaalguma, que fica de fora de tudo num único semestre?

          • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

            olá com -sortes botafoguenses!venho em nota ,declarar o meu total repudio ao senhor WS Barreto, pelas toleimas que aqui o fala…senhor WS Barreto, o senhor não tem o direito de retaliar os postantes desse blog!o senhor não tem o direito de censurar os seus com-sortes botafoguenses e outros.venho aqui em nome dos postantes moderação no seu falar…

          • Era só o que me faltava, gente! Ter um bambi tricolor no meu encalço logo agora que eu desiti de comer carne, pode? Seu Gadelha, procure outra caça pra se dar porque eu como vegano não tou nem aí para o senhor e o seu prato, viu?

  • Fogão sadio

    na bahia, no ceará, no RN….aonde for a torcida do Fogão estará presente..Fogooooooooooooo, pra cima do fru-fru, vamo q vamo fogãooooooooooooooooooooooooooo

  • Felipe

    – A “FANTASTICA” HISTÓRIA DE NILTON SANTOS QUE SE ENCONTRA PELA INTERNET…

    Nílton em Santos é uma múmia um ex-futebolista que jogava na Seleção Amarelona de Futebol e no bosta. O estilo de jogo dele é desconhecido, pois na época em que ele jogava, ainda não existia a televisão, o rádio e muito menos as arquibancadas para os torcedores verem o seu estilo de jogo. Porém, segundo veneráveis anciões, como o Teu pai, o Teu avô e o José Ferreira Neto, Nílton Santos foi um dos melhores jogadores do futebol brasileiro na função de lateral-esquerdo, pois, além dele quebrar pernas atuar como um defensor, ele também subia lenha e mandava as suas Fotebombas e fazia diversos gols.

    Nílton Santos começou a sua carreira no Botafogo, em 1900 e guaraná com rolha. Ninguém sabe ao certo como foi a sua carreira, afinal, ninguém ainda estava vivo para presenciar essa cena. Porém, de acordo com análises de Carbono-14 (e análises dos gramados cariocas), no começo de sua carreira, ele não foi muito diferente dos jogadores atuais, pois ele também começou esquentando o banco, pois ninguém ainda conhecia as suas verdadeiras habilidades futebolísticas.

    Porém, em um belo dia de Sol (sim, ainda se dava para ver o Sol, pois na Era Paleolítica ainda não havia poluição), o lateral-esquerdo titular do Botafogo, que era o Faraó Ramsés II, se machucou, abrindo assim uma excelente oportunidade para Nílton Santos mostrar toda a sua habilidade.

    Então, Nílton Santos fez a sua primeira partida como titular, e surpreendeu todo mundo (apesar de só terem os seus colegas de time e os adversários no campo de barro). Ele chamou à atenção principalmente porque, diferente dos laterais-esquerdos da época, que apenas ficavam quebrando canelas defendendo, Nílton Santos também atacava com precisão, sendo um grande usuário de Fortebombas e de cruzamentos precisos. Ele tinha um cruzamento tão preciso que cruzou até mesmo o Cabo da Boa Esperança.

    Após ter mostrado ser um jogador totalmente excelente, Nílton Santos conseguiu, finalmente, se firmar como titular da equipe, e não saía nem que o Pelé quisesse entrar na sua vaga. Depois disso, Nílton Santos continuou fazendo excelentes partidas (de acordo com o Neto), e, após alguns anos, ele virou um dos maiores ídolos do Toco cru pegando fogo, afinal, ele conseguiu ajudar a equipe à ganhar diversos títulos pouco muito importantes, como o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

    Depois de muuuuuuuuitos anos jogando pelo Botafogo, e de ter ganhado “diversos títulos”, Nílton Santos resolveu se aposentar, para deicar à sua vaga de jogador para qualquer outro jovem, que tivesse menos de 2000 anos nas costas.

    • vc esqueceu de dizer um fato que aconteceu nesta época quando ele tirou as pregas da sua vó com um super estocadas que chegava a 120 km por hora logo depois deste fato o corno casou-se com sua velha vozinha toda arrombada

    • Respondendo a este copy/paste repetido já umas 300 vezes (hehehehe… depois magoam quando dizemos que não têm cérebro).

      Nilton Santos? Seleção amarelona?

      Uééééééééé. Mas não foram ele e as demais lendas alvinegras que tiraram da seleção, a partir de 58, o estigma de time perdedor e o complexo de vira latas do nosso futebol?

      Segundo consta, quem vomitava nos vestiários antes de jogos importantes da seleção era um cracaaaaaaaaaaço urubulino…

      ZIZINHO… hehehehehehehehe

      E olha que o zizi vomitão é o maior ídolo da ziquinha galinha, hein?

      hehehehehehehehehehehe

      Ridiculengo – se você não rir desta coisa não tem problema. Ria dos seus torcedores temporários. Eles são o que há de melhor para se zoar e para se ver pegarem uma pilha das boas. Basta citar a única coisa da qual se orgulham, a zigalinha, colocar seus podres (que ainda não coloquei) na tela e pronto. Desabam a tomar lexotan e vir aqui inventar que Nilton Santos era da amarelona… hehehehehehehe

      Nilton Santos…. amarelona…. hehehehe… FLAça-me rir e muiiiitooooooo.

      • O único comentário que prometo fazer copy/paste até que o semcerebrengo mude pelo menos algumas linhas do seu texto é….

        – Retire-se o flracom3ngo da história do futebol ….. perde-se exatamente o que?

        – Retire-se agora o Botafogo da história do futebol………

        PANO RÁPIDO.

        • TERCEIRA GRANDE FASE DO BOTAFOGO NO FUTEBOL…. (a) primeira década…. b) década de 30…. c) 1957 a 1973)

          Começou com o supercampeoanto (6×2 no Flu) de 1957.

          Terminou na Libertadores e na fase decisiva, ambos no ano de 1973.

          De 57 a 73, foram 17 anos DE DOMÍNIO ININTERRUPTO = Isto … NINGUÉM TEM…. NINGUÉM CALA.

          O flracom3ngo só foi tirar seu primeiro passaporte em 1981, e mesmo assim, só depois que o Ricardo Teixeira lhes garantiu que as reclamações do Atlético MG não seriam recebidas.

          Mas guardou o documento em 1982, após a vexatória eliminação da Libertadores por um Naiconal do Uruguai que tinha um atacante brasileiro gordinho, que fez o gol de falta no Maracanã, atacante este que nenhum clube grande do país queria.

          OLHA SÓ URUBUZECA. QUER MESMO PERMANECER AQUI OU QUER QUE, COMO ANTES, QU VÁ TE SACANEAR NO SEU BLOG?

          hehehehehhee

          Aqui a sua vergonha vai ser maior, pois todos raciocinam. Lá, o Ruym Carlos nem ler direito sabe e assim, podes passar meio que batido.

          hehehehehehehehehe

          • FLAPENTATRIHEXA

            AQUI TODOS RACIOCINAM??..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..SÓ SE FOR NA PETECA,KKKK

            VC É CHARLATÃO, VC NÃO PASSA DE UM CONVENCIDO, QUE INVENTA UM MONTE DE BESTEIROL PARA OS SEUS ACREDITAREM,KKKKKKKKK

            VC É UM TOLO METIDO A BESTA…VC DESMERECE OS JOGADORES DE OUTROS CLUBES, MAS OS SEUS SÃO OS MAIORAIS, NUNCA TIVERAM PROBLEMAS,KKKKKK

            VC ME FAZ RIR…ENCICLOPÉDIA RETARDADO,KKKKKKKKK

          • Paret, são esses desvituadores que nos dão a perfeita dimensão do que representa o Botafogo na vida futebolística do Brasil! Não é incrível que eles mais se encantem em falar do Botafogo do que de suas próprias virtudes ou de seus clubes? O que me deixa fulo, porém, é ver que os posts dessa zebra que atende por Felipe, são aceitos sem qualquer execssão pelos que fazem a moderação do blog. No entanto, temos tido necessidade de responder quase sempre ao mesmo posts, no mínimo, por três vezes, para que um seja publicado, pode?

  • Fogão Tubarão-SC

    Tô sentindo cheiro de título no ar!!! Pra cima deles FOGÃOOOOOOO!!!

  • Felipe

    LEIAM, QUE INTERESSANTE…

    O maior ídolo da história do Botafogo, se não o único, era mané até no nome: Mané Garrincha.

    Garrincha veio parar no Botafogo por um acaso: confundiu o clube com uma fábrica de cachaça. Garrincha, como todos sabem, era alcoólatra e vivia de fogo, e achou que “Botafogo” era o nome de alguma bebida nova. Acabou parando na peneira do clube, e mesmo bêbado conseguiu driblar todos os “craques” do clube de então. Humilhados ao ver que uma pessoa “mamada” jogava melhor do que todos no elenco, a diretoria resolveu contratá-lo.

    Garrincha, como o clube, acabou sendo conhecido como “A Estrela Solitária”, porque jogava sozinho. Os outros jogadores eram muito ruins, e o coitado acabou entortando as pernas de tanto se virar pelo time.

    Tem também o Túlio (único ídolo com menos de 50 anos), o Nilton Santos, o Mum-Rá, o Oscar Niemeyer e outras velharias que ninguém mais se lembra.

    Além dos jogadores, a torcida alvinegra tem orgulho de seus perdedores honestos dirigentes, como Bebê Chorão de Freitas, Maurício Chorão, Castor de Andrade Emil Pinheiro, Carlito Rocha, Beth Carvalho, Seca Pacotinho e Fernandinho Beira-Mar, este último mesmo após abandonar o cargo continua contribuindo nas despesas do clube com suplementos alimentares para os atletas.

    Curiosamente, nem os ídolos do Botafogo torcem pelo clube, no máximo simpatizam.

    • Sua Majestade GARRINCHA (de pé mulambo…. acabo de citar uma divindade do esporte)… hehehe

      Este atleta por você achincalhado no seu copy/paste aí acima não foi o mesmo que os estuprou em 62 fazendo os 3 gols da decisão?

      hehehehehehehe

      Respostas para este blog.

    • e o único e maior idolo do framengo conhecido como galinha de cantina ,era uma galinha ,mas morta.
      este pobre coitado foi um jogardozinho mediocre que nunca ganhou nada ,a única coisa que a galinha conseguiu foi desclassificar a seleção brasileira na copa de 1986,batendo um penalti ,com o joelho podre depois disto os unicos idolos que estes mulambentos desclassificados, foram assasinos ,traficantes drogados cachaceiros e outras carniças que vivem nas favelas,diferente do meu fogão que com seus idolos ganhou no minimo 3 copas do mundo e até hoje são venerados por seus torcedores,os seus maiores idolos nos últimos anos beijaram o escudo dos portugas(romário ,edmundo) encerrando suas carreiras e jurando amor eterno,tentaram forçar barra tentando trazer o fenômeno para ser um idolo,foram trocados pelos cúrintianus ,hoje em dia estão com mais de 4 meses com salarios atrasados ,desclassificados em 2 competições de forma vexatoria ,todos seus titulos conquistados foram a base de falcatruas e roubos descarados, oque dizer destes pobres coitados não existe nada mais baixo do que o framengo

      • hehehehehe…

        Zigalinha, o canelinha de vidro mais conhecido deste lado da fronteira… hehehehe.

        A única imagem que tive da figuraça foi em 1990. Eu tenho amigos que moram na rua Lucinda Barbosa em Quintino e, certa vez, cheguei à casa dos tais amigos, que moravam nas cercanias da casa da mãe do ‘canela’, ainda viva, e manobrei no meio da rua para acessar a garagem da deles.

        Chegava então do outro lado da rua, com um camarada dirigindo num gol, um sujeito, com aquele cabelinho ridículo anos 70, mancando e com uma proteção no joelho.. .hehehehe.. Era o citado.

        Só para relatar mesmo.

    • O maior ídolo do Flamengo, foi o maior pé frio que o Brasil já conheceu! Zico se notabilizou mais pelo que fez pelo Japão, e pelo que, agora, faz pelo Iraque, do que pelo que ele tenha feito em prol do Brasil! Entre nós brasileiros o galinho de Quintino só se notabilizou por ter conseguido enganar a todos da tal nação do ninho, por tanto tempo, ou não?

      • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

        senhor WS Barreto ,o que tem a ver o senhor com o flamengo?por acaso o senhor é comentarista esportivo?o senhor quer mandar lá no flamengo também.o senhor é um antidemocrata,um perseguidor de pessoas honradas,o senhor se mete em todos comentários ,os senhor intimida todos os meus co-irmãos botafoguense!fora WS Barreto!

        • Cara, vá fazer a doação dos seus quitutes para quem aprecia o seu tipo, amigo! Veja se me deixa em paz porque até o Fernandinho Del Flor já percebeu que o senhor quer se passar por ele, viu?

  • Felipe

    O BOTAFOGO ESTÁ FAZENDO SUCESSO NO CINEMA…

    O Botafogo já foi estrela de vários filmes de sucesso, na categoria comédia dramática, tendo conquistado o Oscar de “Melhor Cena de Choro”, o Urso de Prata de “Melhor Espetáculo de Tragédia” e a Framboesa de Ouro de “Menor Platéia do Mundo”. Alguns dos filmes estrelados pelo Bostinha:

    * Onde Os Fracos Não Tem Vez

    Ambientado no faroeste que é o Rio de Janeiro, narra a triste realidade de um clube falido, apequenado, e comandado por um presidente bundão que ameaça abandonar o cargo e pular da Ponte Rio-Niterói após cada derrota (ou seja, sempre). Sucesso de público e crítica, ganhou o Oscar de melhor trilha sonora por “E ninguém cala esse chororô”, hit do verão carioca.

    * Eu Sou A Lenda

    A saga de um botafoguense solitário, percorrendo a cidade em busca de outros torcedores como ele. Tensão do início ao fim. Será que a raça botafoguense sobreviverá à extinção? O filme ganhou o Oscar de efeitos especiais pela cena onde o Engenhão aparece lotado de alvinegros (a cena em questão era um sonho do personagem principal).

    * Tropa de Sofredores

    Comédia dramática sobre a triste trajetória de Matias, um iludido torcedor do Botafogo que acredita em Papai Noel, da solução das favelas cariocas e em títulos futuros do alvinegro. O maior sucesso de público em 2007, teve duas continuações, em 2008 e 2009, com roteiros idênticos (vice no carioca, vergonha nacional na Copa do Brasil e vergonha internacional na Sulamericana).

    EM BREVE NOVOS FILMES…

    • É…

      Mas o que comove mesmo é ver a Rede Globengo querendo dar uma força e….

      a) tirar do Grêmio (que deve rir toda semana) um dentuço, ex jogador, e lhes empurrar o mico cloaca a dentro.

      b) FAzer ôba-ôba quase todo ano para ver … Cabañas, Defensor, Uma meleca, Naiconal, Universidades, etc..

      c) Tentar dar outra forcinha, botar o timeco na novela mas esquecer de mandar o ator fazer uma dieta….

      hehehehehehehehehehehehehe

      Ridiculengo – alguma coisa nesta vida é mais risível?

      À NOITE VOLTO PARA SACANEAR MAIS…. Mas se já estiveres com vergonha, diga. Vou lá no “nassaum´s brogue”, aproveito que 80% não sabe nem juntar uma preposição com um substantivo E TE SACANEIO LÁ MESMO, como fiz por semanas, não é mesmo?

      • FLAPENTATRIHEXA

        PARETINHA,

        VC É TORCEDORA DO BOSTAFOGO OU FEFFÔSSORINHA DE PORTUGUÊS??

        QUE MANIA DE PREPOSIÇÃO COM SUBSTANTIVO..CARAIO TU É MUITO METÓDICA,KKKKKK

    • É brincadeira???

      Voce deveria ter continuado analfabeto com colegas de bando, aprender a escrever pra isso!!!
      Voce é um caso perdido!!!
      Já que gostas de filme, se voce um filme seria A.I.(Steven Spielberg).

    • FLAPENTATRIHEXA

      IHH!! A PARETINHA VAI ADORAR BOTAR ISSO NO SEU BLOGUINHO!!!

      TUDO QUE TEM SACANAGENS ELA ADORA,KKKKKKKKKK

      PS…AQUELA GANDULETE ANDA VIRANDO A CABEÇA DA PARETINHA, ELA É DE FAMÍLIA!!..IGUALZINHO AQUELA QUE ELE LEVA AO CINEMA,KKKKKKKKKK

      POR FALAR EM FILME: EM BREVE ESTARÁ EM CARTAZ…” AS PETEQUEIRAS GLORIOSAS” DA ENGENHOCA,KKKKKKKK

      • Faaaaaaaaaaaaaaaala trixoxotinha.

        Estranhei seu ‘miguinho’ insistir tanto em ser sacaneado aqui.

        Então uma coisa me ocorreu: ele também precisa ser amestrado. Tá “perdidim, perdidim”.

        Se ele continuar nesta situação, passará a ser outro urubuzequikino de estimação. Vou amestrá-lo também, trixoxó!

        Sem broncas?

        hehehehehehehehehehe

      • Ix trixoxó.. Desculpe por este meu comentário………

        Marcos Paret disse:
        3 de maio de 2012 às 22:57

        Eu até já tinha te prometido tentar respeitar o cidadão citado no tal comentário, mas seu ‘miguinho’ pediu e aí, não tive outra opção.

        hehehehehehehehe

      • Que vergonha, seu Flanécoisaalguma! Como sempre, sempre buscando obter alguma prazer às custas das ferramentas alheias, né mesmo? Pudera! Se for contar com os apetrechos que tem hoje a sua disposição o Flamengo não vai se classificar sequer para o próximo Brasileirão!

        • FLAPENTATRIHEXA

          É BURRETINHO SERÁ QUE VC VIROU PITONISA?

          COM CERTEZA QUE NÃO!! A MINHA FERRAMENTA É ÓTIMA..NINGUÉM TEM RECLAMADO,KKKK

          SE QUISERES TE APRESENTO SEM PROBLEMAS…MAS DIZEM QUE TU GOSTA DE “OUTRAS”,KKK

          • Diz-me por quem torces e eu dir-te-ei o que és quando brincas! Todo torcedor do Botafogo pela própria condição jamais negará fogo! Já o tricolor tudo fará para dar o que o Gadelha busca fazê-lo! Já o flamenguista, por seu canto alto pelos ruas, sabemos o quanto ele é chegado ao tal Negão, né mesmo, seu Flanécoisaalguma?

        • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

          e o que o senhor WS Barreto tem com isso?por acaso é você que paga as contas do flamengo ,senhor WS Barreto? se o flamengo se classificar ou não ,o que o botafogo tem a ver com isso senhor WS Barreto?

          • Gadelha, não perca o seu verbo comigo porque eu já não como carne! Eu sou vegano, sabia? Tente o Fernando Del Flor que ele é um bom garfo!

  • felix

    Merecem ser melhor apuradas as estatísticas que situam o Botafogo atrás de outros times da primeira divisão do futebol brasileiro. A propósito da materia dando conta do grande número de torcedores botafoguenses na Bahia, por ocasião do jogo de ontem, tenho a afirmar que não é só na Boa-Terra que moram muitos botafoguenses,não. Em outros tantos estados da região norte-nordeste somos superados, é verdade, pela doença da urubuzite, pelo Vice da Gama, Corinthians e só. Afora esses dados, o Botafogo dá de goleada em números de torcedores – principalmente em qualidade, pois não basta dizer que se torce por um time, sem acompanhar seus passos, seus jogos, etc. Em estados outros como a Paraíba, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e outros mais, há muitas e muitas legiões de aficcionados alvinegros. Que os incautos saibam disso. Avante, Fogão!!!!!!!!!!

  • Sergio Gadelha-flu-t.s.l-

    …amigos e co-irmãos botafoguenses…domingo vai ser o jogo da justiça,fluminense e botafogo os dois times mais perseguidos pela globo,visto que nem blog eles tem no globo esporte…as organizações globo esta furiosa por isso,se dependesse da globo a final seria flamengo e vasco todo ano,o flamengo campeão e o vasco vice !volto ao caso WS Barreto; como vocês botafoguenses aguentam esse cara???e a perseguição que ele faz ao Peter Pothomus? esse e o cara mais chato que eu já vi na internet! abaixo a WS Barreto!

    • Gadelha, vá gadelhar lá pelas bandas das Laranjeiras que lá talvez o senhor encontre algum serviço de lavanderia! Eu não entendo a razão de sua implicância comigo se eu nem tou aí para o senhor, né mesmo? O que o senhor procura por aqui é namoro! Errou se tentou comigo, meu caro! Acerte o Peter porque ele, sim, é chegado a esse esporte de esconder o avestruz! Chato é o senhor deixar as Laranjeiras para tentar se dar bem por aqui, ou não?!

  • henriqui reina

    Felipe, que espirito maligno apossou-se de você? esses jogadores que sitou, são tidos como intocáveis; são gênios que aturam no Botafogo. São tão importantes que ajudaram o mundo conhecer nossa terra. Pára amigo, não se deve mexer com esses ídolos. Abraço.

    • Então Henriqui…

      hehehehehehehehehe

      Isto tudo é uma secular dor que acomete os incompetentes e burralóides, e que se localiza exatamente entre o braço e o antebraço…

      hehehehehehe

      Todos os 30 milhões, sem exceção alguma, sofrem disto. JOão Saldanha foi o terror deles e quer a prova?

      A Globo tentou criar um antídoto contra as inteligentíssimas críticas do João em câmeras e microfones e inventou Otelo Caçador… Pifou.. Encolheu… Se perdeu na própria repetitividade.

      Aí ela trouxe uma outra coisa chamada Renato Maurício Prado, que muitos analisam como sendo um profissional com QI de pouco mais de 50, e que não consegue embalar de jeito nenhum na sua profissão. Na TV aberta, a de maior alcance, já desistiram de chamá-lo devido ao blá-blá-blá inútil.

      E todos os “anti” sofrem do mesmo problema: os estupros futebolísticos que foram sofrendo do Garrincha, do P. C. Caju, do Jairzinho e até DO NOSSO TIME INTEIRO DE RESERVAS – ATÉ O TÉCNICO ERA O RESERVA.

      Foi isso.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo