Paixão alvinegra: do interior da Bahia para o Barradão



Cerca de cinquenta torcedores vieram da cidade Irecê, 485km a oeste de Salvador, para acompanhar Vitória x Botafogo. Eles fazem parte da torcida “Irecê é Fogo”, criada em 2009, e formanda apenas por fanáticos alvinegros do interior baiano.

Entre todos eles, porém, um “vira-casaca” se destacava: era Niltão. Torcedor do Vitória e do Botafogo, ele vestia alvinegro, mas segurava uma camisa do Vitória.

– Parece que sou o único que vou torcer pelo Vitória – entregou.

O presidente da “Irecê É Fogo”, o vendedor Paulinho, de 66 anos, contou que os torcedores já fizeram viagens ao Rio e Aracaju, mas que esta é a primeira vez na capital baiana:

Nossa próxima viagem é no meio do ano, para Recife. Vamos ver Náutico x Botafogo, nos Aflitos. Onde o botafogo estiver, nossa paixão pelo time faz a gente ir junto.



  • João Castro

    Tive o prazer de conhecer a Irecê Fogo em General Severiano no ano passado. Parabens, somos forte no nordeste.

    • UMA SINCERA REFLEXÃO SOBRE O NINGUÉM CALA! – Sei que o texto a seguir, por sua pretensa ousadia em chamar a atenção de todos para o óbvio ululante, pode até nem vir a ser publicado, o que seria uma pena e a comprovação do quanto as melhores intenções de ajuda sinceras pode, às vezes, por ciúmes ou despeitos infantis, transformarem-se em puro desserviço, né mesmo? No entanto, quem, como eu, vem colaborando com o Blog Ninguém Cala, desde os seus primeiros tempos, por certo, não ficaria feliz por ver que uma idéia que poderia prosperar mais e mais, não o faz, nem ocorre, por culpa exclusiva de sua contraditória práxis. Um blog voltado para uma torcida atuante, como a do Botafogo, não pode atuar como se fora um reles depósito de textos, amigos! Um blog com a potencialidade do Ninguém Cala haveria que ser mais dinâmico em sua práxis para que o debate viesse a ser sua premissa primeira! Mas, como pode o debate, entre os seus comentaristas, prosperar, se as liberações das postagens retidas para a moderação são feitas ao Deus dará? Algumas vezes, elas ocorrem depois de mais de (pasmem) doze horas de espera! Que debate pode vingar assim, gente? Um blog, que tem uma equipe composta por tantos profissionais, deveria, ao menos, buscar preservar o bom nome de sua equipe! O descaso que vemos aqui ocorrer, por parte dos que deveriam fazê-lo mais dinâmico, é tal que, nem, nos dias dos jogos mais importantes para o Botafogo, verificamos qualquer mudança no seu diapasão, pode? Estamos a disputar as finais do Carioca contra o Fluminense, e que se viu ser feito no sentido de se dar mais dinamismo ao blog? Pior, às vezes ficamos horas a ver o nosso texto no limbo para, depois de longa espera, verificarmos que o mesmo sequer foi considerado! Não estou fazendo crítica a nada por simplesmente fazê-la. Estou tentando ajudar aos senhores moderadores a fazer do blog Ninguém Cala o melhor da internet e o mais visitado e acessado, creiam-me! Para isto, bastaria que as liberações das postagens retidas se fizessem de forma mais rápidas! Que a censura, se ela tem que haver, fosse feita em cima de fatos e não por subjetivismo pessoal desse ou daquele moderador! Tenho sido uma das vítimas constantes deste tipo de censura! Tenho me visto obrigado a postar às vezes duas ou três vezes mais até vir a ser aceito, pode? No entanto, como justifica os senhores a publicação dos insultos de torcedores, que nem são botafoguenses, enquanto nossas respostas aos mesmos são censuradas, mesmo quando postadas sem chulismos ou agressividade? Será que só eles podem dizer o que quiserem e nada ouvir em troca? A melhor e mais convincente censura a qualquer texto, quase sempre, é a dos leitores, amigos! Nela, quem tem o que nos dizer é respondido; quem não tem é olvidado! Tenham, os senhores, um bom dia e, o Botafogo, o melhor resultado em seu jogo contra o Fluminense! Reflitam sobre o assunto, amigos moderadores, antes de censurar-me! Fui!

  • Jorge Ailton

    É muito bacana para nós torcedores, saber que o FOGÃO terá apoio em qualquer estadio do Brasil.
    Sabemos que o time jogará muito desfalcado, mas com certeza traremos um bom resultado para o Rio de Janeiro.
    Parabéns a todos os integrantes da IRECÊ É FOGO.

    Jorge Ailton – RJ

  • euler

    é um absurdo o valor que a diretoria dá aos jogadores do botafogo, veja que o grêmio negociou o lateral mario fernandes, LATERAL, por 15 milhões de euros, o botafogo está achando ótimo a proposta de 5 milhões pelo meia atacante MEIA ATACANTE ELKESON, AÍ TEM ALGUMA PORCARIA, PODE ACREDITAR.

    • A única porcaria que existe aí é a personalidade de barata deste atleta. Não soube aproveitar o ótimo potencial para jogar e desde que era do Vitória, tinha fama de dar pitis em campo e ser perder durante os campeonatos. Aqui ainda não experimentou banco mas no Vitória sim.

      Se não vender por estes 12 milhões de reais, periga ficar com um mico guardado em General Severiano e ter que deixá-lo sair de graça para não levar prejuízo com os salários.

  • Dan Archanjo

    Viva a torcida IRECÊ É FOGO!

    abs

  • A Irecê é Fogo já esteve na capital baiana apoiando o Fogão três vezes:
    Vitória 1×3 Botafogo, em 2010
    Bahia 1×1 Botafogo, em 2011
    Vitória 1×1 Botafogo, em 2012

    Estamos invictos.
    🙂

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo