Obrigado, Luiz Mendes!



Luiz Mendes, ícone, ídolo de diversas gerações de jornalistas e torcedores, se foi nesta quinta-feira e já nos deixa com saudade. É difícil pensar que não vai estar mais entre nós uma pessoa tão sábia e amorosa, que revolucionou a forma de o brasileiro entender o mundo da bola. Deixo aqui meus sentimentos aos familiares do “comentarista da palavra fácil” e aproveito para contar o que aprendi com ele.

Desde pequeno, Luiz Mendes foi minha referência. Com clareza na análise tática e muita educação, os comentários dele faziam de qualquer jogo um verdadeiro clássico. Cresci e tive a oportunidade de conhecer o mestre em 2009, em uma palestra na ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Quando Luiz Mendes entrou na sala, todos o aplaudiram de pé por mais de um minuto. Ali estava uma lenda. Eu, fã declarado, pedi para tirar uma foto com ele e fui atendido de forma carinhosa.

Um ano depois, já no LANCE!, mas não pelo jornal, tive a oportunidade de ir na casa do mestre para fazer uma pesquisa. Foi um papo maravilhoso, de mais ou menos duas horas. Ali, cresci uns dez anos, aprendi muito sobre a História da comunicação no Brasil e do futebol. Nas paredes do apartamento, Luiz Mendes aparecia em fotos com bandeiras do Botafogo, seu clube de coração, com Nilton Santos, e com sua esposa, a atriz e radialista Daisy Lúcidi.

Ao fim da visita, fui até o quarto de Luiz Mendes, onde ele tinha montada uma aparelhagem especial para participar dos programas da Rádio Globo. Lá, há um museu, com todos os prêmios que ele ganhou. O mestre apontou para cada uma das aproximadamente 200 honrarias e me explicou quase todas. Foi muito bonito.

Já na saída, eu agradeci por tudo e, modesto como sempre, ele virou-se para mim e disse: “Eu é que agradeço. Sou seu fã no LANCE! e leio seus textos”. Diante disso, meus olhos se encheram de lágrimas. Obrigado por tudo!

OBS: Nas redes sociais, diversos torcedores pedem para que o Engenhão mude o nome para Estádio Luiz Mendes. Na minha opinião, seria uma homenagem justa. Vale destacar que o novo espaço de imprensa do estádio, que está em fase final de reformas, terá o nome de Luiz Mendes.



  • Sobre o grande Luis Mendes, o fato de ter sido alvinegro naquilo que temos de bons: correto, crítico quando preciso mas com os pés no chão.

    Os detratores se acabavam de raiva por ser ele botafoguense, acusando-o de ser parcial.

    Parcial nada. Ele próprio era o primeiro a reconhecer nossa às vezes apática postura em momentos importantes.

    Que Deus o tenha junto a si e o acolha da forma que ele merece.

    • Juninho Oliveira

      Grandiosíssimo Botafoguense, por esses cidadãos tenho orgulho de fazer parte melhor torcida do Brasil!

      Que a paixão que ele tem pelo Botafogo, inspire nosso atletas de hoje, porque ele foi fruto da grande Era do Botafogo!

      • Galera devemos unirmos o útil ao agradável e lotarmos o Engenhão amanhã… Incentivando nosso time em busca do titulo e fazendo uma homenagem ao grandioso e glorioso Botafoguense, Luiz Mendes!!!
        Nosso time necessita do nosso apoio!!!

        Rocha – Mossoró – RN

        • Alderi, a nossa torcida tá cheia de melindres e não tem razão alguma para isto! Tudo bem que não podemos obrigar a ninguém gostar de outro, assim sem mais nem menos. Mas, no nosso caso, é diferente! Não podemos nos dar ao luxo de querermos torcer por um e não por outro. O caso do Botafogo com o Caio Jr se assemelha, me perdôem a crueza da comparação, a situação de alguém que ante a curra certa e inevitável, sem ao menos poder escolher quem iniciará o ato, é fechar o olhos e fazer aquilo que o bom senso recomendaria a qualquer na mesma situação: relaxar e gozar! Se ao fim dela, podermos gritar que somos campeões brasileiros de 2011, terá valido então toda dor e sofrimento. O nosso amigo Peter, que já passou por algo assim, certa noite, bem que poderia nos dizer algo a respeito, né mesmo?

      • Kavera

        Gostava muito do Liuz Mendes….deveríamos fazer uma homenagem a ele e trocar o nome do estádio de João havelange(q é tricolor) para o de Luiz Mendes…seria mais justo inclusive com a torcida.ele merece e muito esta homenagem….

        já certos comentaristas de plantão como Edmundo(assassino q nem preso foi), Romario, Neto, e este fdp do Renato mauricio Prado tão aí vivinhos da silva….

        e o caio junior , hein, prestigiado pelo nosso querido Presidente. q só entende de dente…

        Ja se foi o Estadual, COPA do Brasil, SULAMERICA (tomamos de 4), Brasileiro e só falta a Libertadores q do jeito q tá ficaremos fora…impressionante.

        sem contar as goleada histórica de 5 para o grande Coritiba…..
        contra os colombianos até cachorro entrou em campo…ta duro de aguentar torcer….

        Só falta o Presidente pedir novamente a torcida para lotar o Engenhão!!!! Presidente vai cuidar de dente.

        • O BOTAFOGO JOGA HOJE? – Sábado, 29/10/2011, às 18:00 horas, no Engenhão, teremos pela frente mais um jogo de fundamental importância para as nossas pretenções no Brasileirão que mais nos sorriu simpaticamente, desde que se adotou os pontos corridos. E não é estranho, amigos, que o blog Ninguém Cala até o momento não tenha se despertado para isto? Pelo visto, deste jogo, como sempre, só iremos debate-lo, e ao seu resultado, após sua realização, né mesmo? Não é estranho que nunca tenhamos nos antecipado a debater por aqui um jogo nosso, podendo lhe antever as possibilidades e conseqüencias? Por que esta tendência de sempre nos proporem o debate sobre leite já derramado, ao invés de como evitá-lo a tempo? Quando, efetivamente, iremos estar a debater o Botafogo e seus jogos, sem que estejamos aqui a apenas depositar o resultado positivo, ou negativo do jogo? Por que nunca nos permitem que construamos e façamos o debate sobre o jogo, antes mesmo que tenhamos o que dele dizer? Estou cansado de apenas expor expectativas vencidas! Queremos nos antecipar, através do debate, a própria história do jogo! Será que entender o que queremos, é algo tão difícil para os senhores blogueiros? Será que teremos, ao menos, alguma atividade por aqui, no dia de hoje, ou só depois do jogo contra o Cruzeiro, é que começarão por liberaren as nossas postagens? Lerdeza, demoradas, tartarugagem, lesmice e outros qualificativos são outros nomes porque conhecemos o Blog Ninguém Cala, sabiam?

      • Renato Brustolin

        Juninho faço de tuas palavras as minhas, só discordo
        da ultima frase; grande era do Botafogo. o BOTAFOGO
        É GRANDE EM TODAS AS ERAS.
        Quero externar aqui meus sinceros sentimentos pelo
        falecimento de LUIZ MENDES,perda inestimavel.

    • gustavo

      não o conheci pois não sou de sua geração mais sei da sua gloriosa importancia,não só como botafoguense mais como um grande homem que foi…

      • gustavo

        ah e parabens Vinícius Perazzini e ao resto da equipe do lance que faz um trabalho fenomenal,não liguem para as bobeiras que os outros dizem eles estão é de cabeça quente por causa do jogo!voces são nota 10

        • putz

          Descanse em paz, meus pêsames a família.

          Sobre uma possível mudança de nome do estádio em sua homenagem, nada mais que justo.

          Como já falaram, uma nova estrela nasceu nos céus e que brilhará tão forte quando o nosso tão amado clube.

    • UM RECADO AO JUNINHO… – Isto é para o senhor ver o quanto a nossa torcida é composta por carpideiros! Não é a primeira vez que a nossa torcida deixa de torcer pelo seu time por conta de desejar a saído do seu técnico! O inconcebível é que estejamos a faze-lo agora quando temos plenas condições de conquistar o título! O Caio Jr tem e pode ter todos os defeitos, quem não sabe que ele os tem de sobra? Mas, os esqueceria a todos se ele nos desse o título de 2011! E ele pode fazê-lo, desde que toda nossa torcida decida torcer também por ele! Ninguém poderá dizer que estará torcendo pelo Botafogo, se torcer apenas pelo sucesso do time! Para que isto aconteça, é preciso que torçamos por todos os elos da corrente, igualmente! Precisamos deixar de lado a nossa ojeriza e torcermos de verdade pelo Botafogo, ainda que isto signifique mais um ano com o Caio Jr! Se ele vier a nos dar o título, por que não aturá-lo mais uma vez? Quem sabe ele tudo repita (ai ai meu Deus!) e nos dê outro título, hein? Tudo é possível, sabiam?

      • RENOR J. SAMPAIO

        PAULO VOCE E UMA BICHA DAS MAIS SAFADAS QUE EU JA VI , UM DIA VOCE DIZ QUE O CAIO JR. E UMA MERDA , QUE O PRESIDENTE E UM SAFADO, DIZ COBRAS E LAGARTOS DA DIRETORIA INTEIRA , SO DEFENDE ESTA INGUA DO ALESSANDRO, E DEPOIS VEM COM ESTA CONVERSA MOLE QUE O CAIO JR, MERECE UMA NOVA OPORTUNIDADE , VA TE CATAR BICHONA FLAMENGUISTA.

        O CAIO NAO PASSA DE UM TREINADOR MEDIANO, QUE INVENTA DEMAIS E NEM SEMPRE DA CERTO.

        • Seu Renor, o senhor é chulo e não tem classe alguma! Não me venha exigir a opinião de um estudioso do futebol porque aqui estamos tão somente na condição de torcedor. Como tal, amigo, sou uma folha ao vento e ao sabor dos acontecimentos! Conformes eles transcorrerem, o senhor me verá aqui com a roupa adequada a cada momento! Não me cobre que diga sempre que um time ou um jogador seja sempre bom porque o senhor sabe que cada dia é uma dia, cada jogo é um jogo e cada história tem sua versão! Quanto aos epitetos e xingamentos que o senhor me endereçou, eu os devolvo como quem, tendo um jardim florido, dar o que pode! Pedir ao senhor que se comporte como uma pessoa normal, é inútil! Símios em lojas de louças agem igualmente ao senhor por aqui, né não? Por seu chulismo, dificilmente alguém não o verá como um reles torcedor daquele time de Gilletes, né não?! Que feio!

    • Só não quero que Loco Abreu, Herrera, Felipe Menezes, Marcio Azevedo, Alexandre Oliveira, Lucas, Gustavo, Caio Jr. e Andreson Barros peguem na alça do caixÃo do Luiz Mendes, sen não ele vai sai de dentro dele e dizer as suas últimas palavras: VÃO EMBORA DO BOTAFOGO SEUS MERDAS!

      • Raphael

        Seu comentário foi péssimo. Se for falar besteira numa hora dessa , vai lá no blog dos mulambos e fala por lá.

    • Prezados botafoguenses, as torcidas adversarias nos jugam como sendo torcedores fracos! Infelizmente tenho que concordar com esse adjetivo que nos é imposto, pois o que vejo hoje é exatamente isso… Nosso grandioso BOTAFOGO tem atualmente grandes possibilidades se sagrasse campeão brasileiro de 2011, entretanto boa parte de sua torcida está fadada a derrota, pois não acredita nessa possibilidade, além disso não apoia seu time nos momentos importantes ainda por cima critica todo elenco execrando alguns jogadores, que quase sempre são aqueles jogadores que tem algum sentimento positivo com relação ao clube.
      Nos torcedores temos que mudar nossa postura e termos ORGULHO do nosso grandioso BOAFOGO, só com nossa união junto ao time e diretoria é que poderemos fazer um FINAL diferente dos últimos acontecimentos!!! EU ACREDITO SIM! SE NÃO TIVER COMO IR AO ESTADIO PARA INSENTIVAR NÃO IREI!
      TEM QUE TER PAIXÃO!!!

      • Alderí, eu sou daqueles que após um jogo, dependendo do resultado, eu vou me manifestar. Na vitória, vai estar tudo bem e ninguém terá defeito. No empate, dependendo de como ele aconteceu, eu vou ficar meio que triste, mas, acabamos nos adequando a ele. A derrota é que nos é danosa! Ela acaba com o nosso humor, fé, esperança e nos atira na sarjeta! Até nos livrarmos dela, até que a tenhamos digerido, os culpado serão apontados, execrados e tudo o mais que merecerem. Passado a dor do golpe e tendo a derrota sido aceita como parte do jogo, acabamos voltando para a realidade dos números e do que nos falta para o topo! Apesar da dureza dos golpes sofridos nos últimos jogos, apesar da nossa não aceitação fácil das loucuras que saem da cartola do Caio Jr, estamos na 3ª posição na tavela. É tempo e hora de deixarmos de lado as nossas objeções ao Caio Jr. Torcer para que ele não tenha sucesso é condenar à mesma condição ao Botafogo! Se temos que ir à caça do título do Brasileirão, e o cão que temos é o Caio Jr e não um outro cão mais digno, paciência! Se não temos o técnico que queremos, que aceitemos, então, o técnico que o Botafogo quer! Façamos isto como for de nos compensarmos por apenas ficar a criticar a tudo e a todos sem jamais termos comparecido de fato aos jogos do time! Se queremos de fato ver o Botafogo conquistar o título, que sejamos de fato o 12º jogador com que o Caio Jr possa contar para sua mágica! PELO BOTAFOGO, TUDO! Avante Fogão!

        • Em razão de alguns erros de digitação que até obscureceram o significado real do que pretendíamos lhes passar, e antes que um certo cidadão (na verdade, um inquisidor feio e muito do mal que anda a assedia-me…) me venha com suas repetidas acusações de que estou a repetir-me, tomei a liberdade, amigos, de corrigir o texto acima e o re-postei mais abaixo sob o título: FALANDO MAIS CLARO!

    • Sei que o tema do momento é o nosso adeus ao grande Luiz Mendes. Mas, a esta altura, todos, com certeza, já se manifestaram a respeito. Em sendo assim, não seria hora de passarmos a focalizar o nosso jogo de amanhã contra o Cruzeiro? Os amigos já repararam que os nossos blogueiros nunca pôem, para debate do blog, um tema em que o jogo imediato que faremos seja a sua razão? Como explicar que seus temas sempre venham depois dos jogos que temos feito e nunca antes deles? O fato de estarmos sempre a debater o passado, o que já aconteceu, só serve para nos tirar do foco que é nos unirmos em torno do que melhor devemos fazer para incentivarmos mais e mais. É hora de passarmos a esta práxis sob pena de chegarmos ao fim do Brasileirão e nada termos feito para nos focarmos! Não podemos ficar reptidamente aceitando debater a mesma água que mil vezes passou pelo moinho! Não podemos aceitar sermos amrionetizados conforme queiram outros interesses! Nosso foco há que ser o Botafogo e somente o Botafogo! É hora de mostrarmos a torcida do Santa Cruz que também sabemos estar ao lado do clube e do seu time tanto quanto eles! Se os tricolores de Recife, mesmo com o time disputando a série D (na verdade, o Santa já obteve acesso à serie C de 2012), são campeões em presença nas arquibancadas, muito mais razão nós temos de lá nas arquibancadas do Engenhão, também, nos fazermos presentes! Se não levarmos o nosso time ao topo, quem a nossa torcida acha que fará? Sejamos, pois, o 12º jogador na cartola do Caio Jr! Avante Fogão! Vamos à caça da raposa cruzeirense! E Que o seu couro ornamente a nossa sala de troféus!

  • Se os amigos notarem algo de anormal na noite estrelada do Rio de Janeiro, não se assustem. Uma nova estrela se juntará à constelaçao das estrelas botafoguenses! Agora, mais do que nunca, sinto que a nossa torcida estar completa! Que o Luiz Mendes se encontre em meio aos demais estelares da nossa constelaçao celestial! Quem em nossas comemorações não esqueçamos de sua importância para os nossos títulos que virão!

    • Paulo Renato.

      Prezado Paulo, boa tarde.

      Muito bom o seu texto.

      Serão duas “NOVAS” ESTRELAS, pois também perdi meu querido, humilde e BOTAFOGUENSE PAI.

      Abraços muito emocionado!

      • Aceite os meus sentimentos, Xará! A continuarmos atendendo ao chamado Daquele a quem não podemos nada recusar, logo, amigo, a nossa torcida, pela quantidade de estrelas que temos perdido para os Céus, se constituirá numa constelação exclusiva a torcer cintiladamente pelo nosso Fogão em cada um dos seus jogos! Quando Deus nos chama, meu caro, é porque, algo de bom, ele nos terá reservado!

        • Paulo Renato

          Muito obrigado amigo.

          Tem absoluta razão.

          Abraços.

          • Sidnei lemos

            Querido Paulo
            Tenho 56 anos. Lembro-me de seu pai nararando lutas na TV RIO ( canal 13) . Era uma criança.
            Mais tarde o acompanhei nas resenhas esprtivas.
            Admirava-o pelas histórias inteligentes e perspicazes.
            Tinha uma memória fantástica, esta que me inspira a dotá-la e reforçá-la em mim.
            Botafoguense a toda prova, tal como Sadro Moreia, João Saldanha e outros de minha lembrança botafoguense.
            A voz de seu pai ainda ecoa em mim.( Minha Gente….)
            Como usava metáforas…..
            Quando alguém publico se vai também vai um pouco de nós juntos.
            Parabéns por ter convivido com uma lenda na comunicação esportiva.
            Um forte abraço
            Sidnei

      • Nossos sinceros sentimentos.

        Esta é a ordem natural das coisas.

        • Paulo Renato

          Muito obrigado.

          É verdade.

          Abraços.

          • Paulo Renato , tenho 42 anos e perdi meu pai (botafoguense roxo) aos 14 anos. Nasci em 1968 (último título do botafogo antes de 1989).
            Sofri muito com este jejum de títulos, mas me mantive firme em ser botafoguense em homenagem ao meu pai e acabei amando este clube.
            Meus sinceros sentimentos a este momento que você está passando.
            abraços.

      • ricardo

        Paulo Renato,
        Meus sentimentos de pesar nesse momento tão difícil … que Deus Nosso Senhor o tenha e ilumine toda a sua família.
        Abraço

        • Paulo Renato

          Muito obrigado, César e Ricardo.

          Sou tão apaixonado pelo nosso BFR quanto meu humilde PAI.

          Abraços amigos.

    • manoel lima

      Certamente o Luiz Mendes será mais uma estrela da “Constelação Botafogo” que já conta com estrelas de primeira grandeza, oriundas do jornalismo, como João Saldanha, Armando Nogueira, Sandro Moreira, Oldemário Toguinhó, dentre outros que honraram a profissão.
      Lá no interior de Minas, onde cresci e aprendi a ser botafoguense, tive tardes de domingos iluminadas pelo brilho das vozes e opiniões de Luiz Mendes, Waldir Amaral, Jorge Curi, Saldanha, Rui Porto, Sandro Moreira, etc…
      Que o Mendes descanse em paz e força para os seus familiares

      • FERNANDO MAIA LORENZO

        Nos meus 75 anos, e uns 60 de botafoguense, LUIZ MENDES, JOÃO SALDANHA, comentaristas extraordinários na análise do futebol, fiéis à verdade lógica e/ou real de cada partida, pois revelavam conhecimento técnico-tático com notável imparcialidade e sem se revelarem os torcedores que eram…nos tempos do futebol-verdade, o ouvinte e ou leitor convenciam das verdadeir realidades das partidas. E até um tricolor roxo como NELSON RODRIGUES tinha admiradores em todos os clubes …. Nos tempos atuais, aqui e alhures alguns aplaudidos jornalistas demonstram tendências inequívocas de clubismo, de preferencismo flagrante e nos conduzem a fazer sempre um cálculo de descondo entre verdades, meias-verdades e até mentiras.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • henriqui reina

        Ele a perdoará.

      • Acho estranho que os senhores blogueiros, ou os que moderam os nossos posts permitam passar um posts desrespeitoso para com o nosso momento, como este acima da senhorita Rafaela, e não nos dêem o direito de respondê-la convenientemente! O que ela aqui deixou postado é de uma mau gosto digno dos filmes de terror! Onde errei ao compará-la a um espírito de porco ou ao próprio animal? Ou vão dizer que não se deram conta do seu gesto agressivo para com todos nós? Se é para isto que fazem moderação… Será que vão censurar-me outra vez?

        • ricardo

          WS,

          Esses caras bloguistas só moderam quem eles querem … tem um flamerdista, um tal de “hexa”, que vem aqui, xinga, pinta o raio e é blindado por eles. Experimente responder a esse dito cujo, de uma forma um pouco mais agressiva e veja o que acontece … sua resposta não é publicada. Que raio de imprensa é essa que deixa passar o deboche dessa mulher, nesse momento?
          Abraço

          • antonio henrique gov. valadares

            meus caros amigos, luiz mendes foi grande demais, existe na humanidade aqueles que deixaram a marca da grandeza da alma humana, isto é luiz mendes, e existem aqueles que passam por este mundo e não acrescentam nada, são verdadeiros espiritos de porco, isto é rafaela.

        • ali reslan

          concordo com voçe Paulo ws barreto, tambem acho estranho os senhores blogueiros, ou os que moderam nossos posts , permitam uma falta de respeito dessas , num momento doloroso como esse , e voce esta certo Paulo na sua comparaçao tem que ser muito espirito de porco mesmo pra fazer uma palhaçada dessas.

          • O que nos impressiona mais, caro Ali Reslan, é o fato de ser uma mulher (o que eu duvido) quem posta uma coisa dessa! Deve ser um traveco gilletiano querendo se passar pelo menos uma vez na vida como uma verdadeira imitação de mulher! Onde estamos chegando, né? Depois daquele episódio com o Ricardo Gomes em que a torcida urubulia se comportou como bárbaros, que mais esperar desses corvos travestidos de urubus?

          • ali reslan

            gostei dessa Paulo ws barrreto essa foi boa viu , traveco gilletiano foi demais, quanto ao comportamento da torcida urubulia, é normal eles agirem assim, sao um bando de idiotas mesmo. saudaçoes botafoguenses!

        • Peter Pothomus

          Sabe o que é estranho por aqui? É ter um cara chato como você, toda hora enviando comentários repetitivos e pra lá de chatos.

          • E eis que o senhor Peter tinha mesmo que solidariezar-se com essa tal Rafaela, pode? Pudera! Surpresa seria se o senhor nos demonstrasse algum sentimento, né mesmo seu Peter? Por conta disto, saiba, não conte que eu vá chorar de saudade à beira do seu buraco, viu?

      • ricardo

        Rafaela,

        Um dia você com certeza vai saber o que é isso … e espero que nesse dia você se lembre do que acaba de fazer …

      • Machado

        Havia decidido não mais dar as caras por aqui. Hoje, abrirei uma exceção para falar de dois assuntos: o falecimento do Luiz Mendes e desse post da Rafaela. Primeiro o Mendes.
        Tenho 51 anos e cresci ouvindo o meu Fogão no radinho de pilha. Não havia essa overdose de futebol na TV como hoje. O elo de ligação entre nós torcedores e nossas paixões, era o rádio. Aposto que muitos com a minha idade iam dormir com o radinho debaixo do travesseiro para escutar as resenhas esportivas do fim de noite ou com o “egoísta” no ouvido. Meus pais brigavam muito comigo por causa disso, mas já era tarde… o vírus da paixão pelo Botafogo já tinha me contaminado. E ficava muito chateado quando dormia antes de falarem do Fogão. Quem passou por isso, ouviu o Luis Mendes…
        Indiscutivelmente, ontem se foi a pessoa mais ética que já passou pelo jornalismo esportivo brasileiro. Botafoguense assumido, jamais foi criticado por nenhum torcedor de outro time por isso. Seus comentários eram tão lúcidos e isentos que ninguém lembrava para qual time ele torcia. Um exemplo a ser seguido pelos RMPs da vida, que usam do privilégio de serem ouvidos e lidos por milhares de pessoas para manifestarem opiniões iguais ou piores que a dos mais passionais (e quase sempre injustos) torcedores de arquibancada. Luis Mendes ensinou que jornalismo esportivo e paixão por um clube podem conviver perfeitamente. Mas isso não é para qualquer um…
        Por fim, a Rafaela…
        Estava pensando em te dar uma resposta cheia de raiva, que é o que mereceria uma pessoa que acha graça de uma situação como essa. Mas aí, pensei: quem faz isso, deve ser uma criança que ainda tem muito o que aprender com a vida. Provavelmente, ainda tem os pais e deve passar longe de um sentimento de perda como esse. Ou então, é uma pessoa de nível intelectual/social/moral tão pequeno que apenas está no exercício pleno da idiotia (corra para o dicionário!).
        Não pense você, Rafalea, que a morte do Luis Mendes machuca só os corações botafoguenses. Machuca os corações de todos aqueles que amam o jornalismo, o futebol e a ética, não necessariamente nessa ordem.
        Não pense você, Rafaela, que as suas risadas machucam os nossos corações. Machucam o seu. O chato é que você vai aprender isso muito mais tarde, e da pior maneira. E isso não é um desejo. É uma constatação…

        • Machado

          O meu comentário acima foi digitado as 09:26 da manhã. São quase 15:00 h e até agora, nada. Por essas e por outras que esse “Ninguém Cala” já deu…

          • Machado, não há nada que nos tire mais o prazer de comentarmos no Blog Ninguém Cala que essa sua sempre demorada liberação de postagens! Até parecem que os seus blogueiros tudo fazem para que o debate não se faça por aqui de jeito nenhum! Quando não nos asfixiam com temas e mais temas sem que a nossa torcida sequer possa concluir a análise de um, eles nos abarrotam com outros antes disso! O Blog Ninguém Cala é o primeiro exemplo de blog que tudo faz para dificultar o debate entre os seus participantes! As liberações das postagens retidas para a moderação se fazem de forma sempre tão lentas que não há quem possa querer alimentar debate algum! Eis porque isto aqui estar se tornando num reles depósito de texto, e só! O que é uma pena! Eles vão acabar nos afastando a todos disto aqui!

        • Esse é o Machado!! Mandando bem, sempre!!
          Lembrei-me ate da Radio Continental e do Clovis Filho agora…

          Aquele abraço companheiro.

        • FERNANDO MAIA LORENZO

          Parabens, MACHADO. Radinho para as resenhas, as narrativas, as noticias, os comentários abalixados de nomes como o de LUIZ MENDES… RADINHO DEBAIXO DO TRAVESSEIRO… quem treinou , quem não treinou…quem está machucado… os reservas ganharam dos titulares… cada um lutando prá jogar, prá ter espaço… o treino-de -sexta feira já nos prepara para “domingo”…jogar na rua Bariri com o Olaria de Olavo era uma preocupação…ou o Bangu de Zózimo, ou o América de Maneco…

          • Raoni Gonçalves

            Sou fã de futebol e cursarei a faculdade de Jornalismo por Causa dos Grandes Mestres da crônica e do jornalismo esportivo e um deles se chama Luis mendes.

            Confesso, que hoje ao escutar a rádio Globo, que transmitiu o enterro de Luis Mendes, chorei a saudade, e que saudade ele fará. Mas ao mesmo tempo estará com o Nogueira, Porto, henfil, Saldanha, Cury, Amaral, Coutinho ( portuguê) Moreira, Gilioti e tantos outros. Um cara como o Mendes, merecia ainda mais e pela história que construiu todas as emissoras de jornalismo deveriam estar de luto por 1 semana, pois caras como Mendes não nascerão mais.
            Minhas lágrimas, saudades e solidariedade aos familiares. Que do céu ele olhe e reze por nós.

      • Rafaela,se realmente for esse seu nome,com certeza vc deve ter feito parte daquela torcida rubronegra que quando o Ricardo Gomes sofreu um AVC gritou que ele iria morrer.Faz parte da cultura de vcs.Pois fique vc sabendo,que o Luiz Mendes,mesmo sendo um torcedor do Botafogo apaixonado,soube reconhecer,ja que era um profissional exemplar,o grande elenco que o Flamengo tinha no começo da decada de oitenta,na era Zico.Mas pode ter certeza,que essa sua falta de respeito e nada significa a mesma coisa.

        • Custa-me realmente crer que essa tal Rafaela seja de fato um ser humano! Por sua risada, se ela não é uma hiena, com certeza, tem o espírito de porco, sim!

  • Eu

    Sem palavras, pois foi um mestre alvinegro da comunicação e que enxergava oque muitos não veem até hoje.

    Que time alvinegro lá no céu heim. Já imaginaram Armndo Nogueira, Luiz Mendes, Vinícius de Moraes…, é não é mole não.

    Descanse em paz.

    !LUTO!

    • Será que até o fim às 11 da noite, os nossos posts da tarde de hoje serão liberados? Será que também não já é tempo de termos e iniciarmos um outro tema para os nossos debates? Como pode o Lance querer vivo e atuante os seus blog se os seus setoristas são lerdos em suas atividades e liberações? Que tal termos o próximo jogo do Botafogo contra o Cruzeiro como tema para os nossos debates? Chega de temas que apenas visam nos mostrar divididos! Chega de torcermos contra o Caio Jr ou de ficarmos a inventar dissidências entre os nossos jogadores! Que tal um novo tema em que fique claro que ao torcermos pelo Botafogo, forçosamente, teremos que também torcer pelo Caio Jr? Nossa torcida precisa entender que até o fim do seu contrato conosco, o que lhe afetar de ruim ou de mal, também nos afetará! Caio Jr e o Botafogo são elos comuns de uma mesma corrente! Que a nossa torcida demonstre possuir inteligência para entender esta dinâmica!

      UMA ÚLTIMA PALAVRA… – Minha Gente, permitam-me antes de tudo que eu deseje um feliz encontro com os seus primórdios ao nosso caro Luiz Mendes! A nação alvinegra está de luto por seu passamento! O título de 2011, se o conquistarmos, a você será dedicado por nossa torcida, com certeza! Que a Luz de que somos partes intergrantes o abrace em todo seu esplendor e brilho! Se observamos um novo brilho nos céus durante o nosso jogo contra o Cruzeiro saberemos ser você a torcer por nós juntos à plêiade de outras constelações formadas pelos dignos botafoguenses que se anteciparam em atender ao chamado natural. É assim que os céus fazem cintinlar suas novas estrelas! Você é mais uma delas! Boa Noite a todos!

      • Eu

        Concordo contigo quando diz que “Caio Jr e o Botafogo são elos comuns de uma mesma corrente!”

        Certo também quando diz que “o que lhe afetar de ruim ou de mal, também nos afetará!”

        PORTANTO ESTÁ MAIS DO QUE PROVADO QUE SE NÃO APOIARMOS E FICARMOS VAIANDO SÓ ATRAPALHAREMOS A EQUIPE. VAMOS APOIAR QUEM ENTRAR, ATÉ O ÚLTIMO MINUTO E ATÉ O ÚLTIMO JOGO, POIS DO QUE ADIANTE SE A EQUIPE PERDER AGORA SAIRMOS QUEBRANDO O PAU SE O CAMPEONATO SÓ TERMINA NO “FIM” (DESCULPEM A REDUNDANCIA).

        ISSO É BOTAFOGO E DEVEMOS ANDAR JUNTOS.

        SDS ALVINEGRAS!

        A…

        ATÉ QUE EM FIM PAULINHO GÓGÓ KKKKKKKKKKKKKKKKKKK UM BEIJO NA JAQUINHA

        DALE FOGÃO…

        • Paulinho Gogó, não seu Alex! My name is Paulo WS Barreto! Será tão dificil para o senhor aprender isto? Ah, parabéns pelo seu primeiro elogio a mim. Mas, não vá agora ficar se excedendo nisso, viu? Ah, saiba também que o nome da minha jaquinha é Gertrude! Se o senhor não quiser sentir umas fustigadas dela, não brinque comigo!

          • Eu

            Gertrude peguei vc e o paulinho gógó veio de gruge kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            rimei

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Que rima sem pé nem cabeça, cara! Em matéria de rima o tal Fogo Apagado empata com o senhor e ainda dar bis!

  • SALTINO

    CRESCI OUVINDO O LUIZ MENDEZ NA RADIO GLOBO, PRENDI A AMAR O FUTEBOL EO BOTAFOGO INFLUENCIADO POR ELE,DESCANCE EM PAZ VELHO MESTRE…(MINHA GENTE)!!!

  • LUIZ MENDESsssssssss….. ele nunca foi somente botafoguense, ele era Flamengo, Vasco, Botafogo, Grêmio, São Paulo…. um dos poucos da IMPRENSA em que mostrava uma imparcialidade tremenda…vou sentir falta de seus comentários e de sua voz principalmente aos Domingos…Descanse em paz.

    • Quando alguém efetivamente é um ser de luz, não importa as cores que ele abrace porque todos os demais logo o reconhecerão em sua grandeza! Apesar de um verdadeiro botafoguense ninguém era mais imparcial no trato da verdade! Não era por outra razão que todas as cores, através de todos os clubes, no Brasil, o ouviam com atenção que só os grandes mestres merecem! Parabéns por suas palavras e gesto! Mas não se demore muito por aqui para não correr o risco de vir a se tornar um de nós, viu? O botafoguismo, meu caro flamenguista, é algo contagiante e, sabe Deus como, consegue impregnar a alma de quem a ele sem se tocar se adapta!

    • Concordo com vc Petroniofla.O Luiz Mendes,como outros grandes jornalistas que o mundo esportivo brasileiro teve a honra de contar,claro,tinha suas paixões pessoais,mas tinha acima de tudo um sentido etico,profissional,que hoje em dia,infelizmente,raramente notamos.Mais dizem por ai que e a tal da evolução,globalização.Na verdade estamos perdendo um pouco o sentido real da vida.Os valores fundamentais para uma boa convivencia em sociedade,aqueles que a gente aprende em casa,simplesmente estão sumindo,e em seu lugar,esta entrando o egoismo,a ganancia,o desrespeito ao proximo,etc. O resultado e esse que a gente ve todo santo dia estampado nos jornais.Corrupção,violencia,impunidade,etc.Mas a esperança , confiança e o trabalho dos verdeiros homens e mulheres do bem,não tem globoalização que acabe.Um dia as coisas voltam para seus devidos lugares.

  • MARCELLO AFFONSO GOMES

    QUERIA DEIXAR UM ABRAÇO AFETUOSO A FAMILIA DO SENHOR LUIZ MENDES , INFELIZMENTE NÃO CONHECI PESSOALMENTE , MAS TENHO CERTEZA QUE NESTE MOMENTO ESTÁ NO CÉU JUNTO COM PAPAI DO CÉU .
    LUIZZZ MENDDDES !!!!!!!!!!!!!!!!!! MINHA GENTE !!!!!!!!!!!!!!!

  • Gostaria de externar meu pesar pelo falecimento do grande jornalista Luiz Mendes, com quem tive a honra de conversar, uma certa vez. O orgulho de saber que ele era botafoguense é grande, principalmente se considerarmos que entre os cinco principais jornalistas que se destacaram no Rio (mesmo alguns não sendo cariocas), quatro eram botafoguenses: Sandro Moreyra, João Saldanha, Armando Nogueira e Luiz Mendes, além do tricolor Nelson Rodrigues. Isso mostra que todo botafoguense entende de futebol, alguns entendem muito, como esses quatro (poderia incluir Waldir Amaral e Oldemário Touguinhó). Obrigado, “comentarista da palavra fácil”!!!

  • ricardo

    Amigos,
    Durante muito tempo em minha vida acompanhei futebol pelo rádio. Bons tempos aqueles de Waldir Amaral, Jorge Kury, Mário Vianna, João Saldanha e … LUIZ MENDES! Aquele tempo de minha infância/adolescência foi coberto de magia no que diz respeito ao esporte e música … Rádio Globo, Eldopop, Rádio Mundial, Rádio Jornal do Brasil, eram frequentes no meu “Mitsubishi” de cabeceira ou no meu equipamento de som … Hoje, perdemos um Botafoguense que com certeza está ao lado de Armando Nogueira, Garrincha, Didi, João Saldanha, Sargentelli, Vinícius de Morais e tantos outros que me fariam ficar aqui o dia inteiro enumerando. Que Deus receba o nosso Luiz Mendes e o ilumine com a luz da Vossa Face! Vá com Deus grande Luiz!

    Em tempo: Assistiram ao vídeo da página do Lance!, intitulado “Ídolo alfineta Loco Abreu”, onde se trata de uma reportagem de P.C. Caju? Tirem suas conclusões … Será que foi isso mesmo que P.C. fez? Ou trata-se de uma reportagem RIDÍCULA feita por uma imprensa amadora, que como sempre quer desestabilizar o Botafogo, botar lenha na fogueira, enfim … jogar a torcida contra o clube? Reportagem amadora como o repórter!

    Abraço

    • Quando o próprio presidente do clube vê o seu time ser goleado, e diz que isto não é vergonhoso, que mais podemos esperar? O Botafogo está trilhando um caminho que o conduzirá a sua auto-extinção! Não há clube que resista a falta de ambição dos seus componentes! E para os atuais dirigentes do Botafogo o clube serve apenas para competir, se satifazer com a possibilidade de uma vaguinha para um torneio do qual faremos tudo para largá-lo, mesmo dando vexames, e gerar dinheiro para eles! A torcida que sofra com o que eles dizem não ser vergonhoso! O Botafogo tá tão mal que, se nada ambiciona, também, não consegue sequer ter uma oposição confiável! Tão desgraçadamente estamos entregue à mesmice que nos assemelhamos àquela situação em que o caçador, ao invés do cão, usa um gato para caçar, pois é apenas disto que dispomos! Os ratos da oposição, em todos os sentidos, são bem piores que o gato que temos no posto do cão de verdade, que deveríamos ter na presidência do clube!

      • Peter Pothomus

        Agora não é o momento de fazer politicagem, sr. Paulo WS. O tema proposto é sobre o nobre comentarista Luiz Mendes, que Deus o tenha.

        • O senhor não nega o seu viés de conformista e de negativista que sempre fez questão de ser, né mesmo, seu Peter? Saiba que onde duas ou três pessoas estiverem a falar sobre o Botafogo ou ao que a ele se relacione, eu estarei no meio delas! Não me venha querer censurar-me à participação porque eu não aceito censuras fascistizantes, viu? E, saiba, seu Peter, no dia em que o senhor for igualmente chamado, eu não deixarei de verter uma lagrimazinha que seja, na beira do seu buraco, viu?

      • ali reslan

        é verdade Paulo ws barreto, e esse idiota do mauricio assunçao ainda defendeu os jogadores , dizendo que poe a mao no fogo por eles, se eles estavam jogando mal antes de ele falar isto , agora a tendencia é eles piorar ainda mais, porque agora eles vao se sentir protegidos pelo presidente do clube , o sr mauricio assunçao, ou o melhor mauricio omissão.

        • Duro, seu All Restan, é ainda termos que aturar o conversê fiado desse tal Peter! Esse rapazinho alegre só pode estar de gozação com a gente, não acha? Sua intenção em fazer-nos calar os nossos sentimentos me parece puro fascismo, não acha?

          • ali reslan

            com certeza , Paulo ws barreto eu tenho a mesma opiniao que a sua , esse cara está de gozação com a nossa cara sim, porque esse blog serve também para a nação alvinegra , dar a sua opinião , dizer o que pensa e o que sente, sabemos que o momento é de muita tristeza pela perda do nosso mestre Luis mendes, mas como verdadeiros botafoguenses , não podemos nos calar caro amigo Paulo.

    • Juninho Oliveira

      Concordo grande Ricardo, o cara nem sequer usou termos para “alfinetar” o time atual, apenas fez uma comparação simples, e uma observação!

      Será um tendenciosismo flamenguistas?! e pra quê fazer isso com o Bota, querer jogar um contra o outro, assim cmo fizeram entre a diretoria e o Caio Jr.

      Temos que lutar contra tudo e todos!

      • Esse tipo de conduta ou de tentativa é o que mais vemos ser feito aqui mesmo no blog Ninguém Cala pelos senhores blogueiros! Pelo visto, para eles a única coisa que verdadeiramente nos une é a morte. Vide o exemplo do Luiz Mendes, que até mereceu o belo panegírico do Vinícius Perazzini, não? No mais, os temas propostos para os debates, por aqui, quase sempre contemplam a possibilidade de se fazer conflitar a torcida contra este ou àquele jogador e vice-versa! Ou então gerar animosidade e maus entendidos entre as partes… Quanto ao que disse o PC Caju, quem como ele até pasta de dente ingeriu para fugir à responsabilidade, durante uma Copa do Mundo (70), que poderá dizer, julgar ou criticar em um companheiro de profissão? O fato dele mesmo ser um jogador que serviu a Deus e ao Mundo lhe tira qualquer direito de falar com exclusividade de qualquer jogador do Botafogo! Ele sempre me pareceu mais tricolino ou flamenguista que alvinegro! Para mim, que nem vi ou ouviuo que ele falou, senão entre nós, isso não passa de cinzânias e tentativa de nos criar um mal estar com o Loco! Calado, ele ficaria melhor na fita, com certeza!

    • Grande Ricardo,
      Voce deve se lembrar da Radio Continental, do Clovis Filho e do Carlos Marcondes…
      A abertura da Jornada Esportiva deles era precedida do Hino dos Fuzileiros Navais dos EUA.
      Depois é que a Radio Globo cresceu com Waldir Amaral e Jorge Cury narrando cada um, um tempo de cada classico, com Joào Saldanha e Mario Vianna (com 2 ennes).
      Luis Mendes ficava para os outros jogos, junto com o Jose Carlos Araujo, que estava começando naquela epoca.

      Eu morava na Rua Santa Clara em Copacabana, e ficava ouvindo radio sentado no muro da minha casa.
      Tinha como vizinho, NINGUEM menos que Carlito Rocha, que me via de camisa do Botafogo e parava sempre para bater papo comigo. Sempre me chamava para assistir os treinos em General Severiano, que mais tarde, quando adolescente, frequentei à noite nos shows “Hollywood Rock”. Lembra?

      Alias, quem morava exatamente em frente, do outro lado da rua, eram Rita Lee, Arnaldo e Serginho Dias.

      Bons tempos, aquele…

      • ricardo

        Aê, amigo Pontofogo!

        Não se esqueça da “Modern Sound”, “Billboard” e mais tarde a “Gramophone” aí pertinho com suas maravilhas!!!!
        Abraço

    • FOGÃO NA KBÇA

      Foi isto sim, Assisti a entrevista no Lancenet. O PC Caju apenas disse q o Botafogo não está na liderança e com folga do BR11 porque deu muitos vacilos: perdeu para CORITIBA(5X0), TOMOU DE 4 DO ATLÉTICO/PR, PERDEU PRO AVAI, ATLÉTICO/GO, empatou com o BAHIA(no RJ e na BA), contra o Flamerda estava com o jogo nas mãos e o Caio JR. fez a besteira de trocarde lado o Maicossuel com o Herrera, e deixaram aquela merda do Jael passar fácil fácil por Antônio Carlos e Fábio Ferreira ao mesmo tempo e marcar na cara do Jeferson. E falou tb do jogo contra o São Paulo, onde ganhávamos por 2X0 e por milagre não tomamos a virada. Só aqui, contra os times da rabeira, de 30 pontos disputados, só ganhamos APENAS 12 (só 40% dos pontos). Realmente, é muito vacilo mesmo. Agora, é partir prá cima com tudo, e não tem mais essa conversa que o Figueira lá é difícil, O Inter está tb disputando a zona de Libertadores, etcc… Chega de justificativas, já demos muito mole. AGORA É GANHAR AS SETE e PRONTO!! FOGÃO NELES!!

  • Luiz Mendes e seus comentários justos, e responsáveis é mais uma voz que se cala , era botafoguense e sinônimo da palavra verdade. Que sirva de exemplo a renato maurício prado e demais flamenguista desonestos e puxa sacos.JAMAIS VAIAR, VAIAR JAMAIS.

  • Fogão sadio

    descanse em pa Mendes. Não só o botafogo perde um torcedor mas o Brasil perde um HOMEM. Que Deus lhe receba como mereces!!!

  • fabio sant’anna

    com a partida de luiz mendes perdemos mais uma estrela solitária que sempre foi honesto com seus principios fico triste hoje mas não podemos nos abater sobre o que aconteceu hoje o botafogo de futebol e regatas deve ao nosso luiz mendes nosso mestre o titulo do campeonato brasileiro que possamos jogar nessas últimas rodadas mais com brio e dar esse titulo a ele e a nossa torcida que no jogo contra o cruzeiro possamos jogar e ganhar e dedicar essa vitoria a ele e que possamos conquistar esse titulo tao importante como o maicosuel disse hoje: – NÃO ADMITO ENTREGAR ESSE TITULO A NENHUM OUTRO CLUBE E É ISSO QUE O BOTAFOGO DEVE TER EM MENTE ESSE TAÇA É NOSSA E DE MAIS NINGUEM COM TODA HUMILDADE POSSIVEL MAS TEMOS QUE NOS IMPOR TORCIDA DO FOGAO APOIAR ATÉ O FIM, POSSAMOS REUNIR NOSSAS FORÇAS E GANHAR O CAMPEONATO E DEDICAR ESSE TITULO A LUIZ MENDES, PRA FRENTE FOGAOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

  • Julio Baliú

    Luiz Mendes, cresci ouvindo seus comentários imparciais, decentes e objetivos. Sua fantástica memória, e seu carinho e amor pelo Fogão.

    Vá com Deus, e leve nosso Estrela maior junto com você.

  • RENOR J. SAMPAIO

    DEUS COMVOCOU MAIS UM BOTAFOGUENSE QUE IRA SE JUNTAR JOAO SALDANHA, VALDIR AMARAL JORGE CURI, ARMANDO NOGUEIRA, SARGENTELI, GARRINCHA, DIDI, QUARENTINHA, ELENO DE FREITAS, TIAO CARREIRO, LUIZ MENDES VAI COMPOR ESTE ELENCO JUNTO COM DEUS, SEI QUE LUIZ MENDES ESTA COM DEUS SEI QUE ELE SEMPRE FOI UM HOMEN DE DEUS POR ISTO FOI CHAMADO, SEI QUE ELE ESTA MUITO FELIZ E NOS LAMENTADO MAIS UMA PERCA QUE DEUS O ABENSOE LUIZ MENDES.

    • UM RECADO PARA O RENOR… – Seu Renor, pare de torcer contra o Caio Jr porque fazê-lo é o mesmo que torcer contra o Botafogo! Não se pode querer ao mesmo tempo o bem do time e o mal para o seu técnico! Queiramos ou não, ele é o técnico! O seu fracasso é também o fracasso do Botafogo! Será que o senhor não percebeu que é essa posição dúbia da nossa torcida que faz com que, por conta de nossas más vibrações negativas e dúbias que fazemos com que o time falhe em seus momentos decisivos? Deixe de ser só do contra! Dê-nos um tempo e vamos ver primeiro o que nos estar reservado até o fim da temporada! SE nada obtivermos, voltaremos com mais força à campanha: FORA CAIO JR!, viu?

      • RENOR J. SAMPAIO

        VEJA QUE SOU COERENTE, O CAIO JR E UM TREINADOR MEDIANO, O BOTAFOGO E MUITO GRANDE PARA TER UM TREINDOR MEDIANO, CRITICAR O TREINADOR E O QUE TODO TORCEDOR FAZ, PORQUE TROCA UM TREINADOR, MAS NAO SE TROCA UM TIME INTEIRO, CONCORDO COM VOCE QUE JA PASSOU DA HORA DE TROCAR ESTE ANO ESTAMOS FADADO A MAIS UMA ESPERA, E OLHA QUE JA FAZ 16 ANOS, ESTE ANO ESTAVA MUITO FACIL.

        • Seu Renos, o senhor levou nove meses se preparando para vir ao mundo! Seria o senhor tão apressado que não poderia esperar mais um pouco? Para quem tá esperando há 16 anos, que mal há em esperarmos um pouco mais? A vida não é só o realizar do que pensamos ser o certo! Ela é caprichosa e por isso temos que aceitar os seus caprichos! Concordo que o Caio Jr jamais deveria ter sido contratado pelo Botafogo. Mas, uma vez que foi, ainda que não gostemos dele, agora, teremos que aturá-lo até o fim! Eis porque agora peço a todos que deixem os seus caprichos contra o Caio Jr de lado e vamos todos dar o máximo de apoio que pudermos! Vamos agir neste caso como agiu o Peter quando foi certa currado: ante a inevitabilidade dela, ele simplesmente relaxou e gozou! Façamos, pois, o mesmo agora, viu?

      • Peter Pothomus

        WS, definitivamente: ou você é doido ou a maconha que você fuma está estragada… Como é que pode em vários posts você detonar, esculhambar e queimar o filme do Caio Jr e neste post você venha a defendê-lo? A sua mente é insana, só pode.

        • Nenhuma coisa nem outra, seu Peter! Natural que seja assim porque ao contrário do senhor que sempre foi e será o nagativista contumaz, eu sou uma metamorfose ambulante e diaria! Conforme o viés dos acontecimentos eu cá me apresento com a roupa adequada! Não posso me dar ao prazer de estacionar ou ficar estagnado ao passado se cada novo minuto traz consigo novos acontecimentos e personagens! tenho pena do senhor por sua teimosia em sempre insistir em ser do contra! É uma pena que ao contrário daquele episódio da curra em que o senhor se portou com galhardia, que o senhor agora esteja preso as suas mesmices, né não? Ontem, eu era criança, e só me arrastava. Depois, descobri como andar e percebi que poderíamos ir para onde nos apontasse o nariz ou quiséssemos! Hoje sei que se não apoiarmos ao Caio Jr (mesmo correndo o risco de o termos por mais uma temporada), pois, se ele nos der o título de 2011, que tanto queremos, que mal haverá nisto? Afinal, ele é um dos elos da mesma corrente que representa o Botafogo, ou não? pense melhor, e apoie o Caio Jr o senhor, também!

        • É Peter, rsrsrssrs…neste Ponto eu tenho que concordar com voce.
          Voce pelo menos não muda de opinião, nem de estilo.
          Vai ate o fim do campeonato metendo o malho no Botafogo…

  • Saindo um pouco do tema Luiz Mendes, estou vendo muita gente exaltar a competência do Vasco na Copa Sul-Americana. Temos que analisar o seguinte: 1) Dos quatro brasileiros que disputavam as oitavas, o Vasco foi o único que decidiu em casa; 2) o Vasco foi enfrentar o Aurora com o time reserva (jogo de ida) e perdeu para esse timeco por 3 a 1; 3) Na partida de volta, sabia quanto precisava fazer para se classificar e mesmo assim colocou um time misto, quase se complicando no início; 4) tudo clareou pra eles quando um jogador do Aurora foi expulso, além do Vasco conseguiu o placar que lhe interessava (ia aos pênaltis) ainda no primeiro tempo. 5) Daí para a goleada foi um pulo. Parabéns ao Vasco pela classificação (ainda não é campeão), mas o problema do Botafogo foi não querer disputar a sério essa competição, entrando no primeiro jogo com o time quase todo de reservas. Não fez o placar e depois quis enganar o torcedor levando seis titulares para Bogotá. Enfrentou um time motivado e que quer chegar longe na Sul-Americana. Resultado. Eliminado. Mas somos um dos sete brasileiros eliminados e não vejo ninguém de outro clube se rasgando de raiva. Vou esperar o final do ano para fazer uma análise definitiva desse time e de tudo que o cerca.

    • itamar melhor presidente

      BOTA, NÃO BOTA MAIAS, SO FICA DE 4 PÉ RECEBENDO, IGUAL DOS MINISTROS DO PRESIDENTE LULA E FHC. COM ROUBO DE TODO TIPO, VEJA SO NA PREVIDENCIA DO MARANHÃO, PIAUI, SC. NA ASSENBLEIA, GASTOS COM AUCILIO RECLUZÃO BOLÇAS FAMILIAS, SEGUROS DESENPREGOS PRA MARAJAS COM SAUDE, PAGOS COM VERBAS PUBLICAS, IGUAL DOS GASTOS DE 1.600 A 5.000.00 COM CADA PRESIDIARIO. FOGINHO NELES.

      • Triste do país que, por conta da desconfiança geral, se faz refém de acusadores e aventureiros de todos os matizes e fé… Pior, como se esquecéssemos em que condições se fez a colonização do país e que sementes, para isto, utilizou Portugal… É a burocracia a mãe da corrupção no país. Ela a tudo pára e obstaculariza no país para, assim, justificar o famoso jeitinho a que todos recorrem. Falar em combater a corrupção, é falar em sangrar a si próprio. A corrupção está no DNA de todos quanto já recorreram ao “famoso jeitinho brasileiro” para tudo e qualquer probleminha resolver! Eis a razão porque nada se faz contra ela, de verdade. Hipocritamente fazemos da campanha anticorrupção entre nós, apenas, um festival de intenções marketianas, para não dizer ser uma reles diversão para os inglêses verem!

  • “O novo espaço de imprensa do Estádio Olímpico João Havelange, que está em fase final de reformas, terá o nome de Luiz Mendes, em homenagem já prevista no projeto inicial.”

    Botafogo de Futebol e Regatas

    O Estádio Olímpico João Havelange terá um naming riths em breve.

    Att

    Malu Cabral

    • Que tal trocarmos os nomes atuais? Ou, que tal dar à sala de imprensa o nome do João Havelange e ao Estádio, o nome do Luiz Mendes? O Engenhão ficaria mais alvinegro, sem dúvida, mesmo levando em conta o passado de nadador do clube do Havelange!

      • Peter Pothomus

        Tenho uma ideia melhor: Muda logo o nome do Engenhão para estádio Paulo WS Barreto – o XAROPÃO.

        • Declino de sua homenagem, caro Peter! Mas, o senhor deu-me uma ótima idéia para um nome de xarope: XAROPÃO DO PETER PAN – Uma dose diaria de negativismo ao seu dispor! Gostou?

  • Aqui pra gente eu sempre fui fâ de Paulo Cezar Cajú mas ele poderia ter dado mais título ao botafogo, não deu; esperava-se mais; deveria ter feito uma história mais bonita no bota. Cracaço de bola que foi, é um dos nosso orgulho, mas no entanto, passou pelos 4 do Rio. Imagine se jogasse mais no Fogão nos deu muito pouco. Me desculpe mas vivemos hoje de ABREU, de sua garra, suas entrevistas inteligentes, determinação e frieza. Tem nos oferecido alegria suficiente para acalmar os nossos espíritos, entretanto precisamos da ajuda de outros ABREUS para nos oferecer também eflúvios de felicidade.

    • Depois daquele episódio na copa de 70, quando ele ingeriu pasta de dente em excesso para fugir à possibilidade de jogar um certo jogo, o PC Caju não pode julgar ou mesmo criticar a qualquer companheiro de profissão! O fato de ter servido a Deus e ao Mundo já o desqualifica para falar exclusivamente do Botafogo! Proporcionalmente ao tempo em que ele foi nosso jogador, o Loco Abreu, com certeza já nos serviu bem mais e tem nos sido mais útil que ele!

      • É Paulo. Eu admiro o Caju pela competência que teve para jogar bola (um dos grandes depois dos gênios), mas cito também a Copa de 74, na qual já chegando como um dos líderes do time, escondeu contusão jogando assim à meia bomba para não perder um contratão com o Paris Saint German.

        Ele deveria também falar sobre isto e comparar esta atitude às do Loco Abreu, exemplo de profissional, pai de família e ser humano.

        • Paret, O gesto do PC Caju em querer detonar ao Loco Abreu mais me parece aquela história do sujo falando o que não deve do mal lavado, né mesmo? Depois ele vem dizer que é alvo dos preconceitos e de outras coisas, por parte dos outros, né mesmo?

    • Peter Pothomus

      PC Caju não falou nada demais, falou somente a verdade, concordo em tudo que ele disse e ainda assino. Time que não tem competência não merece ser campeão e ainda tem torcedor idiota que fica colocando a culpa no técnico.

      • Seu Peter, nos poupe para que não sejamos levados a cometer uma barbaridade contra o senhor! Suas palavras bem demonstram o viés negativo que sempre o acampanhou por aqui! Deixe de ser cínico e pare de opinar sobre o que senhor não entende! Vá jogar sua petequinha porque é dela que o senhor mais entende!

        • Vamos jogar uma petequinha Seu Peter? Sei que o senhor leva jeito.

  • Minha gente, se os botafoguenses continuarem a atender a este tal chamado tido e havido como irrecusável, com a mesma pressa com que temos visto muitos partirem, logo a nossa torcida terá deixado de existir! A menos que a torcida estelar, que do alto nos assiste a cada jogo, se manifeste em toda sua grandeza, estaremos fadados a testemunhar o Engenhão em suas cadeiras azuis sempre vazio de vozes e incentivos! Que tal se em homenagem ao Luiz Mendes no próximo jogo do Botafogo contra o Cruzeiro toda nossa torcida se fizesse presente ao Engenhão para lhe gritarmos uníssonos nossa saudade? Que o Luiz Mendes, gaucho macho como o foi também o inesquecível João Saldanha, saiba do nosso orgulho de o termos como um dos nossos!

    • Peter Pothomus

      Pare de se esconder por trás deste nick feio, seu Paulo WS. Tenha personalidade e assuma aquilo que você escreve.

      • Seu Peter, eu não teria razão alguma para não assumir o que aqui foi postado pelo nobre Paulinho Cariacica, posto que, sua mensagem realmente faz jus a homenagem que todos aqui prestamos ao já saudoso Luiz Mendes, ou não? Não venha nos criar cinzânias ao tentar nos confundir, viu?! Aliás, não é só o senhor que comete tal blasfêmia de me confundir de pronto como o moço acima. Eu nem sei se ele também é o tal Paulinho Curiacica que vez por outra também aqui tem postado, tá sabendo? Vá cuidar do Seu Fernando que ele anda carente!

  • josue gonçalves dantas

    Uma saudade imensa desse grande botafoguense.
    Um homem correto em todos os sentidos.
    Os grandes botafoguenses Luis Mendes, João Saldanha, Armando Nogueira, Sandro Moreira deixaram
    saudades.

  • Luiz Mendes e Armando Nogueira.E ainda dizem por ai que o Botafogo não tem torcida.So desses dois terem tornado publico seu amor incondicional ao Botafogo,ja e um motivo de orgulho danado para todos nos torcedores do Glorioso.

    • Peter Pothomus

      Carlos JF, estes nobres torcedores citados por você acompanharam o Botafogo da época de ouro.

      • Seu Peter, deixe de ser leviano. O Luiz Mendes e o João Saldanha não se fizeram botafoguenses apenas por conta da época de ouro do Botafogo, como o senhor quer aqui insinuar! Ambos se fizeram botafoguenses tão logo aqui chegaram por terem atendido ao chamado natural feito pelo próprio Botafogo que sempre teve o dom de escolher ele próprio seus torcedores! De acordo com a lenda, o único torcedor do Botafogo aqui conhecido que não foi escolhido pelo mesmo, foi o senhor! Segundo apurei, foi sua simpatia natural pelo tal Fernando Freitas que o fez virar Botafogo, ou não?

  • Orlando

    Quem falava MINHA GENTE era GENTE NOSSA!!! Valeu MINHA GENTE!

    Agora quanto ao nome do estadio, a homenagem é mais que justa, mas tambem poderia ser:
    LUIZ NOGUEIRA SALDANHA
    Luiz Mendes
    Armando Nogueira
    João Saldanha

    • Como disse a torcedora acima, a sala de imprensa já estava programada para a homenagem, e o naming rights já está sendo negociado.

      Vai pintar algo parecido com a Arena da Baixada, que se chama Kyocera Arena ou seja, vamos continuar com o nome de Engenhão pois a mídia não embala o nome com empresa no meio de jeito nenhum.

  • Loco Campeão

    Que as portas do paraiso sejam abertas para receber Luiz Mendes!!!
    Descanse em paz !!!O botafogo está de luto por 3 dias…
    Homenagem maior seria o titulo!!!
    Esse há de chegar a general Severiano…Se Deus quiser…
    E ele há de querer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • ernani

      e TODOS OS MULAMBOS VÃO PRO INFERNO, JÁ VÃO COM A CAMISA QUE COMBINA COM O AMBIENTE.

  • VA COM DEUS LUIZ MENDES, Q DEUS O RECEBA COM CARINHO

  • O GLORIOSO

    É COM PROFUNDO PESAR QUE A NAÇÃO BOTAFOGUENSE LAMENTA O FALECIMENTO DO GRANDE
    BOTAFOGUENSE E BRILHANTE RADIALISTA LUÍZ MENDES,QUE COM CERTEZA JÁ ESTÁ NESTA HORA
    AO LADO DE DEUS E DOS NOSSOS IMORTAIS ÍDOLOS,TAIS COMO,GARRINCHA,HELENO DE FREITAS,
    DE MEU QUERIDO E SAUDOSO IRMÃO TAMBÉM ALVINEGRO EDIL.À FAMÍLIA DE LUÍZ MENDES DESE-
    JAMOS CONFORTO NESTE MOMENTO TÃO DIFÍCIL.
    MUDANDO AGORA DE FOCO O BOTAFOGO NÃO PODE ABRIR MÃO DE LOCO ABREU E DE NENHUM
    DE NOSSOS JOGADORES NESTA RETA FINAL E DECISIVA DO BRASILEIRÃO PARA AMISTOSOS QUE
    NÃO VALEM NADA.
    VAMOS VER SE ESTA DIRETORIA DE M. AGE E FAZ ALGUMA COISA,JÁ QUE NEM O M. DO CAIO JR
    ELES TIVERAM A CAPACIDADE DE COLOCÁ-LO NO OLHO DA RUA.
    ACORDE SR.M.ASSUMPÇÃO,O BARCO ESTÁ À DERIVA E SEM COMANDO.

  • Gilberto Wayand

    Aqui ficamos sem mais um grande botafoguense, mas o céu ganha uma ilustre estrela, se é que vale apena lembrar, quando nos deixou ARMANDO NOGUEIRA, outro diamante das fileiras alvinegras, lá do céu ajudou a nos abençoar com o título carioca justamente contra o flamengo, quem sabe agora com mais este anjo, consigamos o brasileiro. Vá com Deus LUIZ MENDES, que seu lugar entre as estrelas botafoguenses que já nos deixaram, está garantido no céu.

  • Rafael Godinho

    Seria uma justíssima homenagem àquele que dedicou-se ao futebol por tantos anos.
    Se o Maracanã é o estádio Jornalista Mario Filho, que o Engenhão se torne o estádio Jornalista Luiz Mendes.
    Será justo ter a casa do Botafogo, com o nome de alguém que ama o Botafogo.

    Abraços.

    • Concordo com o seu pleito, caro Godinho! Ainda que reconheçamos que o João Havelange tenha sido atleta nadador do Botafogo, ele tem muito mais empatia com o Fluminense por quem, na verdade, torce! O Luiz Mendes além de ser um nome querido por todos os futebolistas, tem muito mais a ver com o Botafogo! E certamente ficaria muito mais bonito o nome oficial do Engenhão: Estádio Olímpico Jornalista Luiz Mendes. Cai-lhe bem melhor, certamente!

      • Peter Pothomus

        Você está esquecendo apenas um detalhe, Paulo WS: O estádio que recebe o nome de João Havelange (conhecido como Engenhão) foi batizado antes do Botafogo tê-lo alugado junto a prefeitura do Rio. Não sei de que forma ocorreu este aluguel, mais provavelmente deve existir alguma cláusula que impeça que o Botafogo mude o nome do estádio. Você como um cara bem informado que é e pelo fato de ter sido conselheiro na gestão Bebeto de Freitas poderia nos esclarecer esta duvida?

        • Peter, não creio que haja qualquer empecílio na troca do nome do Engenhão posto que o proprio clube vive a toda hora trocando o nome comercial do estádio, né mesmo? Tais nomes simplesmente não pegam por conta de sua vinculação comercial a marcas que nem sempre a mídia veicula! O nome atual: Stadium Rio, não pegou mesmo que o clube insista em usá-lo em suas propagandas, não? Os impedimentos, se houverem, devem dizer respeito a manutenção e conservação das pistas de atletimo e de outros quitais, concorda? Obrigado por seus elogios nem sempre tão fáceis, viu?

      • Peter Pothomus

        VAMOS MUDAR O NOME DO ESTÁDIO DE ENGENHÃO PRA XAROPÃO – em homenagem a PAULO WS BARRETO, o torcedor mais chato do Botafogo.

        • Depois diz que sou eu que recorro aos repetecos, né seu Peter? Quantas vezes mais o senhor se mostrará o pífio que é com essa história? Vá tentar pescar um namorado, cara!

  • Mario Correa

    Obrigado por suas palavras, comentários e artigos sobre o nosso FOGÃO..!
    – …Por que “O DA PALAVRA FÁCIL”? …Por que “ELE” tinha uma facilidade de analisar uma partida como ninguém.
    …”UM RECADINHO PARA O NOSSO TÉCNICO O HARDY (vocês não conhecem o HARDY? É o da dupla LIPPY & HARDY do desenho de Hanna-Barbera que fala assim:”ÓH DIA…ÓH CÉUS…”ÓH AZAR…”). Não é o calendário que coloca a bola nas redes, não são os organizadores do Campeonato que não tem “GARRA”, portanto não faça como o treinador da Seleção Brasileira para de inventar, de experimentar tática o Botafogo não é LABORATÓRIO de TÉCNICO.
    Leia os artigos, os comentários, as publicações de Luiz Mendes e aprenda um pouco.
    Aos torcedores que falam, ou melhor, que escrevem criticando os outros torcedores que criticam o time, meus caros colegas, temos que criticar sim não vamos tapar o sol com a peneira o nosso time não tem GARRA, não tem FÔLEGO, não tem COMANDO…!
    Vamos jogar dois clássicos regionais (Vasco e Fluminense) e dois times de chegada (Internacional e Cruzeiro) e duas zebras (América MG e Figueirense). Lembre-se que o botafogo adora ressuscitar defunto. Por isso é que o time tem que ter muita GARRA, muito PREPARO, e muito COMPROMETIMENTO com sua torcida…!

  • inFLUente

    Sem dúvida alguma, o comentarista mais imparcial e habilidoso (com as palavras) do futebol brasileiro. Tanto elogiava como criticava com a mesma elegância, sem atacar a pessoa, sempre coerente em seus comentários. Realmente um exemplo de profissional. Gostava de ouvir seus comentários sobre o meu Flusão, ouvindo a rádio globo aos domingos. O que se vê hoje são comentaristas que querem mais aparecer e tem pouco conteúdo. Luiz Mendes era simples, objetivo e respeitava o atleta. Esse vai deixar saudades nos amantes do futebol!

    • Parabéns por suas palavras e gesto, meu caro Laranjeira! Mas, não se demore muito por aqui para não correr o risco de vir a se tornar um de nós, viu? O botafoguismo, meu caro tricolino, é algo contagiante e, sabe Deus como, consegue impregnar a alma de quem a ele sem se tocar se adapta!

  • JOSE GUILHERME PEREIRA LEITE

    LUIZ MENDES É SIMPLESMENTE O MELHOR COMENTARISTA/CRONISTA DO FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS… FALAR O QUE MAIS?

  • henriqui reina

    Luiz Mendes, Armando Nogueira, João Saldanha, Waldir Amaral, Mané, Didi,……Que saudade, que Deus os tenham!

  • Vai com Deus Luiz Mendes, um grande homem !!!!

  • henriqui reina

    Era maravilhoso ouvi-lo falar, parecia que saboreava as palavras ao pronuncia-las. O Botafogo perdeu um grande homem, como tudo é passageiro na terra , temos que nos consolar ouvindo suas crônicas que se manterão perpétua. Adeus grande botafoguense.

  • Bejota

    TIVE O PRAZER DE CONHECER PESSOALMENTE LUIZ MENDES, POIS ERAMOS QUASE VIZINHOS QUANDO EU MORAVA NO RIO NA RUA LEOPOLDO MIGUEZ, EM COPACABANA. SEMPRE GOSTEI DA LUCIDEZ DE SEUS COMENTÁRIOS, APESAR DE BOTAFOGUENSE (E EU TRICOLOR) ERA IMPARCIAL. CLARO QUE NUNCA ESCONDEU SUA PREFERENCIA PELO BOTAFOGO, ASSIM COMO OUTRO GRANDE COMENTARISTA BOTAFOGUENSE, O GRANDE JOÃO SALDANHA. ACHO QUE AGORA ELES SE REENCONTRARAM LÁ EM CIMA. QUE LUIZ MENDES DESCANSE EM PAZ. E SENTIREMOS MUITA FALTA DELE, COM CERTEZA.

  • Evandro Ribeiro

    ADEUS LUIS MENDES. QUE DEUS ILUMINE O SEU ESPÍRITO E CONFORTE OS SEUS.

  • Edgar

    Obrigado GRANDE LUIZ MENDES, comentarista como vc vai ser dificil, sempre sereno e coerente, va em Paz e q Deus esteje com seus familiares

  • PEDRO CARBONE Da-lhe-fogão

    DESCANSE EM PAZ GRANDE MESTRE LUIZ MENDES.

  • Deoclenir Ruivo Paiva

    Obrigado, Mendes, tudo que aprendi no futebol foi através de suas palavras, desde a rádio Nacional.
    Adeus.

  • henriqui reina

    O reconhecimento do homem é fruto do que ele fez durante sua existência material na terra. Luiz Mendes ensinou dezenas de jornalistas a conhecerem melhor a profissão; os que ouviram suas palavras, hoje estão galgando degraus altos na mídia nacional , devemos lembrar dele como o grande mestre do esporte.

  • Antonio Jose Nunes Gomes

    Foi com grande surpresa que soube do falecimento do nosso grande radialista Luis Mendes.
    Perdemos um grande Homem cujo caráter é de fazer inveja a muita gente.
    Lembro quando era estudante, vinha de ônibus para casa ouvindo seus comentários, sempre equilibrados e inteligentes, sérios e competentes, que sirva de lição a muita gente, a renato maurício prado e outros puxa-sacos e vasilinas.
    Que Deus o receba para completar o timaço: Saldanha, Sandro Moreyra, Sargentelli, Armando Nogueira e agora a estrela que faltava, o grande Luis Mendes.
    Descance em paz!
    Meus sentimentos à familia Mendes.

  • MERLIN

    Meus amigos,

    Como todos já tiveram a oportunidade de ler e ouvir existe a máxima de que o Botafoguense é o único torcedor do mundo ao qual não é dado o direito de escolher para qual clube irá torcer.
    Seria, portanto, segundo esta máxima, que é real, o próprio Botafogo que escolhe os seus torcedores.
    Uma espécie de convocação de origem superior, pré-determinada e irrecusável.

    Verdade que existem alguns torcedores que não foram convocados pelo Botafogo, mas, por não simpatizarem como quaisquer dos outros clubes existentes e disponíveis optaram por torcer pelo Botafogo.

    Porém, estes não escolhidos são facilmente identificáveis quando observados em comparação com os que foram escolhidos.

    Consta que Deus, em certo momento, teria ficado muito zangado ao constatar que o ser humano havia transformado um dos principais e mais sadios esportes da época, o remo, em algo deprimente, envolvendo apostas de grandes importâncias e todas as consequências nefastas decorrente: disputas combinadas, remadores que apostavam em suas próprias derrotas, agentes de apostas, banqueiros esportivos etc, etc, etc … portanto, um ambiente repleto de vícios e podridão para o corpo e para o espírito.

    Deus, ao permitir que o homem tenha inspiração para a concepção de uma nova modalidade esportiva o faz por ter determinado que o esporte, em qualquer de suas diversas expressões, é fundamental para a plenitude da sua criação (saúde física e mental). Hoje temos a certeza de quanto é importante para o homem o “mexa-se”.

    Com objetivo de combater tal comportamento, tão contrário as suas diretrizes para o homem, Deus teria escolhido um grupo de rapazes oriundos de estratos sociais elevados, éticos, de comportamento moral exemplar, aos quais teria dado a terrível incumbência de combater aquela situação inaceitável manchada pelas apostas no remo.

    Para tanto esses rapazes, que não escolheram, mas foram escolhidos, teriam de ser os melhores atletas, os melhores remadores, vencendo sem qualquer outra influência, aqueles que haviam transformado o remo em uma prática vendável, vendida e reprovável.

    Lógico que estariam aqueles rapazes aparentemente sozinhos, na face da terra, enfrentando com seus músculos os que estavam atolados na lama das disputas combinadas e negociadas.

    Assim, em 1891 surgiu o Grupo de Regatas Botafogo.

    O resultado, como não poderia ser outro, foi excelente.

    Entretanto, Deus verificou que algo teria de ser feito a mais por aqueles atletas remadores, por ele próprio convocados, afinal, ao se oporem às disputas negociadas, vencendo as provas sem qualquer procedimento combinado, passaram a ser combatidos e perseguidos.
    Daquele momento em diante, os rapazes do Grupo de Regatas Botafogo não poderiam mais ficar misturados com os demais e necessitavam de uma proteção celeste especial, enquanto vivos e mesmo após suas mortes.

    Depois de muito pensar, Deus resolveu criar um local exclusivo para aqueles rapazes na eternidade, um local celeste, único, inviolável, no qual nenhum outro ser humano poderia chegar ou alcançar.

    Enquanto para todos os outros os destinos poderiam ser o inferno, o purgatório ou o céu, aqueles rapazes corajosos, éticos e probos tiveram um local celeste pré-determinado e solitário na imensidão do céu, que brilharia quando todos os demais já tivessem se apagado.

    Assim, em 1984, Deus inspirou que os rapazes do Grupo de Regadas Botafogo viessem a criar o Clube de Regatas Botafogo, dando-lhes como símbolo aquele local celeste solitário para o qual todos seriam dirigidos quando na eternidade.

    Referindo-se ao comportamento dos rapazes do Grupo de Regatas Botafogo, agora Clube de Regatas Botafogo, Ernesto Curvello Júnior, grande incentivador da prática do remo, considerava o Botafogo “a pira sacrossanta e atalaia da tradição do sport”.

    Em decorrência a luta dos atletas do Clube de Regatas Botafogo contra as apostas, as apostas terminaram e as Casas de Apostas foram fechadas em 1995, um ano após a fundação do Clube Pré-determinado.

    É esta, pois, a versão mais confiável quanto à escolha dos rapazes do Grupo de Regatas Botafogo da Estrela Solitária (Vésper) para adornar o escudo do Clube de Regatas Botafogo, tanto que uma das principais embarcações do Botafogo recebeu esta denominação, Vésper, saudada pelo poeta Olavo Bilac, torcedor do Botafogo quando da realização de uma disputa. Entre as disputas de tantos remos na água, gritou o poeta ao confirmar a vencedora: É Vésper !

    Assim, quando um Botafoguense, dos que são escolhidos, passa para a eternidade, Deus não o envia nem para o inferno, nem para o purgatório e nem para o céu, habitados por Flamenguistas, Vascainos, Tricolores, Corinthianos, Santistas e demais torcedores do outros clubes existentes no mundo.

    O Botafoguense Escolhido, sem direito de opção, vai direto para a Estrela Solitária, local especial para aqueles que cumpriram uma missão extraordinária na Terra.

    Pois é, hoje a Estrela Solitária recebeu mais um Botafoguense Escolhido, um Botafoguense com o mesmo espírito e retidão moral daqueles rapazes do Grupo Regatas Botafogo.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    Merlin também está no
    twitter.com/#!/Merlin1534
    Orkut
    Blog do PC: blogdopcguima.blogspot.com
    Botafogo Eterno: botafogofr-paret.blogspot.com

    • Palmas para Merlin. Botafoguense escolhido e nosso irmão de ótimas letras.

      Valeu Merlin.

    • Hermeson Sampaio

      A curiosidade já matou o gato: O que significa a bordo do Botafogo desde 1534? Eu estou a bordo desde 1989, ano em que nasci;!rs; Ao Luiz Mendes que descanse em paz o ilustre botafoguense!

      • É sobre a história do galeão Botafogo, que vindo da Europa aportou no Rio de Janeiro em 1534 e supõe-se deu nome ao bairro.

        Mas o final da história só o próprio Merlin pode esclarecer (dar nome ao bairro), vez que estou meio que impossibilitado de ir ao nosso inafastável Google.. rsrsrsrs.

        • Grandes Merlin e Paret, eu tambem tinha esta curiosidade e não sabia desta estoria, ou historia já que é um fato.
          Voces sabem que vai chegando a hora do jogo de amanha e minha turma de Engenhão vai ficando animada? Ja estao todos preparando camisas e bandeiras para a grande retomada do caminho das vitorias.
          E o Curintia e o Bacalhau que se cuidem, que se eles bobearem “nóis passa eles uai”!!!

          Abraços.

          • Valeu Pontofogo.

            Também dá aquele frio na barriga quando penso em amanhã, 18 horas, cadeira na Oeste Superior (antes até passo às vezes no Mc. Donald´s Fogão, na antiga Suburbana – atual Dom Helder Câmara -, para ingerir aquele sundae e chegar mais tranquilo à Arena), mas agora vamos com tudo.

            É Botafogo ou Botafogo e garanto que o time não irá perder esta boa chance de ter 6 pontos “disponíveis” direto aqui em casa.

            Vamos que vamos.

      • henriqui reina

        Caro amigo Hermenson Sampaio, tambem sou curioso. Certo dia presenciei uma briga entre dois amigos no colégio, quis separar os brigões puxando o mais novo pela camisa; o outro vendo que eu estava tentando apartar, olhou para mim com um olhar indiscritivel , disse-me: Não se meta , este caso esta para ser resolvido a mais de 500 anos! sorte que apareceu um diretor e os levaram para a secretaria . Amigo até hoje estou entrigado com aquele episódio.

        • henriqui reina

          intrigado

  • Henrique Luiz

    Partiu mais um grande botafoguense que vai se juntar a João Saldanha,Oldemario Toguinho,Sandro Moreira e Armando nogueira. Grandes homens que jamais se dobrariam ao que esta acontecendo hoje com a historia do botafogo

    Concordo inteiramente com esse jornalista, que escreve no globo on line e assina no final do texto, seria interesante fazer um leitura e reflexão sobre o que ele escreveu:

    Mais respeito
    .
    Eu não acho inteligente abrir mão da Sulamericana. Não acho que essa geração “dodói” que não aguenta jogar quarta e domingo tenha que ser poupada de porcaria nenhuma. Não achei inteligente, e disse antes aqui, poupar na ida pra ter que correr na volta.

    Não conseguiram nada no jogo de ida e ainda passaram vergonha na volta. Pela segunda vez no ano, faltou respeito com a camisa do próprio clube.

    As vezes, no futebol, você está perdendo por 2×0 e nota que acabaram suas chances. Acomoda, acaba tomando 3, 4, 5 e o que era uma derrota vira uma crise. Burro do time que aceita essa situação e, num desrespeito a camisa que veste, pára em campo e não se importa com o que virá depois.

    Contra o Coritiba o time do Botafogo havia feito isso, ontem fez de novo.

    Não é porque “já era” ou “não dá mais pra virar” que você pode assistir o adversário fazer o que quiser com você e enfiar uma goleada no seu time.

    O Botafogo não tem camisa pra perder de 4 pra um time da Colômbia que nem top de linha é. Pode até perder, com time misto, que seja! Mas não ser goleado daquela forma onde o jogador dos caras ajeitava a bola rolando pra ver de onde era melhor chutar no gol.

    É a segunda vez num curto espaço de tempo que este time aceita a derrota e parece não se importar com o tamanho dela.

    Acho que faltou respeito aos próprios jogadores com a camisa que vestem. Pra história não ficará se tinha time misto, se estava fora ou não.

    Ficará que o Botafogo foi goleado numa competição internacional para um time desses.

    Se eu achei burrice abrir mão da Sulamericana, acho ainda pior entrar nela pra sair em crise.

    E foi o que o Botafogo conseguiu fazer.

    abs,
    RicaPerrone

    • O pior de tudo, caro Henrique, foi depois ouvirmos o nosso presidente dar entrevista e dizer que não considera vergonhoso o que todos temos visto o time continuadamente fazer! Decididamente carecemos de dirigentes que não permitam que os seus jogadores avacalhem com as tradições e histórias do clube! Estamos a precisar de um Saldanha capaz de até dar uns tiros nas bundas de alguns desses nossos entreguistas! É inacreditável que o próprio presidente do clube ache natural que o time faça a vergonha que nos tem feito e nada faça para que jamais se repita! Dizer que bota a mão no fogo por seus jogadores, só pode ser uma piada! Quem pode garantir que o Jeferson não venha homenagear ao Guga com suas raquetadas outras vezes? Quem poderá dizer que o Léo não voltará a fazer outro belo gol contra? Quem pode botar a mão no fogo e garantir que o Caio perdeu todos aqueles gols porque não quis fazê-lo? Quem pode garantir que todos os jogadores estejam dispostos a correr pelo Caio Jr, ou mesmo pelo clube, quando já se soube que até boicote a um certo jogo houve?

  • Cresci ouvindo os seus comentários, mesmo nos tempos difícil do Botafogo (21 anos sem titulo), ele tinha uma palavra de animo para torcida alvinegra, os clássicos de domingos não serão mais os mesmos sem ele. Valeu Luiz Mendes!

  • jk

    caros alvinegros perdemos uns dos melhores comentarista do nosso pais ser não o melhor botafoguense legitimo como era não tinha essa de fazer media não ser o time estava mal ele falava era impacial que Deus possa conforta toda a sua familia o pais perde um pedaço da sabedoria ficamos mais pobre de sabedoria.

  • Ramon Affonso Cabral

    Sou Fluminense e fiquei muito chateado com a perda desse homem honesto e sempre justo em seus comentários diferentes de muitos que temos na imprensa atual Luiz Mendes era o típico jornalista que hoje em dia parece estar em extinção ele era daqueles que se alguém estivesse ouvindo a transmissão não saberia de que lado ele estava, tamanho o seu profissionalismo.E concordo em mudar o nome do Engenhão para o de Luis Mendes apesar de que o estádio é de vcs mais ele merece na minha opinião essa homenagem do Botafogo.

    • Parabéns por suas palavras e gesto, meu caro Ramon Cabral! Mas, não se demore muito, por aqui, para não correr o risco de vir a se tornar um de nós, viu? O botafoguismo, meu caro tricolino Ramon Cabral, é algo contagiante e, sabe Deus como, consegue impregnar a alma de quem a ele, sem se tocar, se adapta, sabia?! Valeu!

  • .POR FAVOR AMIGOS LEIAM COM ATENÇÃO.Caros companheiros alvinegros,cresci na periferia da grande vitória-ES num município pequeno chamado viana,alí logo aos 8 anos de idade ganhei de presente uma camisa muito legal toda listradra(preto e branco)naum intendia muito mais sabia q era de um time de futebol,logo depois vi na tv q aquele time da camisa iria jogar,contra o time dos meus primos q era o vasco,a camisa n.9 era de um caneludo chamado maurício,na quele ano o bota quebraria um jejum de 21 anos,começava aí uma história de amor,paixão,loucura e td mais por uma instituição q já nasceu predestinada a exência de grandeza…Daí em diante começei a acompanhar o bota aonde ele ia,atravéz da tv e principalmente pelo rádio.Me apaixonei pelo rádio e o seus personagens,gilson ricardo,apolinho,zé carlos araújo(garotinho)luiz peli,édson mauro,rui fernando e tantos e tantos e tantos…Mais teve um diferenciado,mesmo sendo botafoguense sabia elogiar o adversário quando ganhava do fogão,me lembro daquele 7 a 1 para o flu q serenidade e firmesa p/ comentar uma partida q o seu time do coração parecia time de pelada,q respeito pelos jogadores,imprensa,ouvintes…Q caráter,um de seus últimos jogos q ouvi comentando creio q foi o crácico com o vasco 4 a 0 bota,na quela oportunidade ele dizia,”jogo de um só time”,onde tudo dava certo p/ o bota,que via uma possibilidade do bota ser campeão se continuasse assim….A vc PALAVRA FÁCIL um abraço do tamanho desta massa alvinegra e onde estiver continue sempre com essa estrela solitária pulsando no peito………………

  • Acho estranho que os senhores blogueiros, ou os que moderam os nossos posts, permitam passar um posts desrespeitoso para com o nosso momento, como o postado acima pela senhorita Rafaela, e não nos dêem o direito de respondê-la convenientemente! O que ela aqui deixou postado, amigos, é de uma mau gosto apenas digno dos filmes de terror! Onde foi que errei ao compará-la a um espírito de porco, ou ao próprio animal? Ou vão dizer que não se deram conta do seu gesto agressivo para com todos nós? Se é para isto que fazem moderação, por que então a demora na liberação dos nossos posts? Será que vão censurar-me outra vez por conta de discordar dos senhores?

  • VAMOS LÁ GALERA DO FOGÃO,SÁBADO VAMOS SUFOCAR O CRUZEIRO NO””””””LUIZÃO MENDES””””””,JÁ PEGOU SE DEPENDER DA GENTE….

  • Sergio

    Soube da notícia agora há pouco, depois que cheguei do trabalho. Sou da geração nascida nos anos 60, e lembro do Mendes no final de sua carreira de locutor, em jogo do Botafogo contra o Cruzeiro, em Minas. Foi a primeira vez que o ouvi, e fiquei encantado com seu estilo. Depois, comentarista, botafoguense, mas imparcial(como tento ser,talvez em referência a ele) Luis Mendes era o porto seguro para eu entender o que acontecia em campo, porque comentava com calma e segurança. Fino, elegante, com muita classe, mas não desprovido de simplicidade, Luis Mendes talvez tenha sido mais marcante para mim, como homem de rádio e televisão no esporte, do que Saldanha, porque parecia querer mostrar que o futebol era alguma coisa simples, que qualquer menino poderia entender. Uma preciosidade, que não tem substitutos porque seu estilo era único.
    Em pouco tempo perdemos nossas referencias do rádio, jornais e televisão…Doalcei Bueno de Camargo, Armando Nogueira, Luis Mendes…vejo cada vez menos gente que me impressiona no meio. Que sorte ter podido escutar o “comentarista da palavra fácil”, depois de antes ter visto mesas redondas fantásticas dirigidas por ele. Foi um grande botafoguense, alem de gremista, e tinha uma marca: a paixão racional. Descansa, mestre!

  • TEM RADIALISTAS QUE DEIXA SAUDADES COM SEU JEITO LEVE E SUAVE DE REPORTAR AS NOTICIAS ESPORTIVAS. AGORA FICA UMA PERGUNTA SERÁ QUE OS JORNALISTAS DA REDE GLOBO CONHECE SEUS FEITOS E SUAS AULAS DE ÉTICA???????????????????????????????

  • Sr CAIO JUNIOR TA DE PIRRACINHA? TOMA VERGONHA NA CARA E DEIXE O TIME JOGAR COMO SABE PARA DE ENVENTAR E PROMOVER DERROTA. O ATAQUE MANDA VER E A SUA ESCALAÇÃO DE DEFESA TA PAGANDO PAU. PARA COM ISSO TA RECEBENDO ALGUM POR FORA PRA FERRAR O CLUB? BOTAFOGUNSE VAMOS COBRAR A DIRETORIA TRANPARENCIA E MAIS IMPOSIÇÃO. ATÉ UMA CRIANÇA SABE QUEM JOGA MAIS E DEFENDE MAIS (MUDA ESSA DEFEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEESA

  • Artur

    Com tristeza damos adeus a um dos que realmente entendem de futebol. Adeus Luis mendes.

    • Ainda que lhe pareça impossível, saiba seu Arthur que eu vou estar de olho no que o senhor dirá a meu respeito, um dos maiores entendidos sobre o esporte bretão aqui no pedaço, quando daqui eu tiver ido, viu?

  • zenon

    É, Luiz Mendes se foi como já havia ido o grande Botafogo!

  • zenon

    É, pelas palavras do presidente a merda vai continuar a mesma.Volto a dizer o torcedor que for a este jogo estará fazendo papel de otário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • BRAZ

    TEM COISAS QUE SÓ ACONTECE COM O BOTAFOGO!!!!!
    TEMOS QUE DAR E DEDICAR ESSE TÍTULO A LUIZ MENDES
    É SÓ JOGAR COMO HOMEM !!!!
    TEMOS QUE ACREDITAR ATÉ O FIM !!!!

  • ULYSSES

    galera o que vcs acham de KLEBER (GLADIADOR) NO BOTAFOGO?

    • Renato ” O Russo” Velloso

      Sem chance, ele é desagregador. Se com um elenco unido está difícil, com ele será pior!

  • obrigado luiz mendes por tudo que fez pelo futebol e pelo amor ao nosso botafogo!!! ai galera pra sabado axo que léo é melhor opçao para lugar de marcelo matos esse lucas zen é um enganador nao joga nada temos que reforça elenco pra 2012 ficou mais doque nunca provado que temos apenas 11 bom jogadores ai nao da pra disputar outras competiçoes simultaneas ao brasileiro alguns bons nomes para 2012 sera que alguem concorda comigo? ta ae vargas atacante do universidade do chile julio cesar atacante figueirense wilhiam atacante avai zagueiro rafael toloi goias marlos sao paulo fernandinho sao paulo cicinho palmeiras o que vcs axam?

  • MINHA GENTE,confesso que depois que soube da partida da LENDA LUIZ MENDES,me deu uma tristeza tão grande que não consegui trabalhar direito,amanhã 28/10 seria aniversário de um tal MANÉ GARRINCHA,no qual a LENDA LUIZ MENDES o chamava de charles chaplin,MANÉ faça seu espetáculo no céu que o nosso MESTRE LUIZ MENDES vai continuar te achando o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS,que DEUS te receba com toda humildade que o senhor sempre teve.
    VAI PRA DEUS MESTRE,com certeza ele estará muito feliz com sua presença no céu.
    MESTRE LUIZ MENDES SIMPLESMENTE O MELHOR CRONISTA ESPORTIVO DE TODOS OS TEMPOS,obrigado por tudo.

    • Dequinho, sabemos da dor imensa que nos acometeu em razão do passamento do Luiz Mendes, mas, não precisamos, por isso, ficarmos a exagerar nas avaliações que fazemos dos que se vão, né mesmo? O Luiz Mendes foi bom, um dos melhores comentaristas que já ouvimos, mas, não tão bom, ou melhor, que o João Saldanha, ou mesmo o Armando Nogueira, Sandro Morreira e outros que usaram de suas penas e vozes para nos traçarem a história do esporte bretão em nosso país. A verdade, amigo, é que os chamados a se apresentarem como estrelas, no Céu, não são, e não podem ser melhores que os que os precederam! Todos são iguais em brilho e importância! Depois que nos deitamos na horizintal, amigo, somos tão iguais que os nomes que usávamos servirão apenas para identificar aos ossos que nos restaram da vida.

      • É rapaz ,não tenho culpa se o senhor tem uma opinião e eu outra ,se digo que o senhor LUIZ MENDES É O MELHOR QUE JÁ VI E OUVI,isso é uma opinião minha e acho que deve ser respeitada,mas o senhor realmente não se emenda,nem em momento de tristeza deixa de dar pitacos em comentários alheio,vai cuidar do seu marido,porque se continuar a frequentar o blog muitas vezes o seu macho irá ficar com ciúme e vocês vão ter um divórcio litigioso.
        SE MANCA CARA, FRAMERDISTA ENRUSTIDO NÃO É BEM VINDO AQUI,É SIMPLESMENTE O EXTRATO DA MERDA DO CAVALO DO BANDIDO QUE NÃO ENTROU NO FILME.
        QUE MALA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • Típico esse seu sair à francesa, caro Dequinho! Sempre que não tem como argumentar de forma lógica e racional, apela para isto de nos chamar disso e daquilo! Mude o disco, cara! O senhor podedizer o que quiser e ninguém senão os deletérios iguais ao senhor. Não vou descer ao seu nível e ficar aqui a repetir esse tipo de afago para o senhor!

      • Marcelo

        Sr. Paulo,
        Isso é matéria opinativa, de gosto pessoal. Se uma pessoa acha que Luiz Mendes é o melhor(talvez até pela voz, que parecia um acalanto), é direito dela opinar desta forma. Repare que mais ´ninguém interferiu na opinião do andré. Às vezes, o sr. é muito incoveniente e não respeito o sagrado direito à opinião de cada um. Eu, por exemplo, nunca achei João Saldanha um comentarista que me fizesse entender melhor o jogo. Ele me fazia entender como o povo via o futebol. Assim como Nelson Rodrigues falava mais de forma teatral, com seus personagens. Enfim, dê sua opinião e respeite a dos outros.

        • Seu Marcelo, eu fiz questão de interferir no comentário do Deco da Conceição por seu costume em ficar a azucrinar-me diariamente! Claro que cada um de nós é livre para opinar sobre o que e como quiser. Se eu o incomodei foi de propósito e decididamente para provoca-lo. Será que o senhor foi nomeado pelo Dequinho como seu advogado de defesa ou como seu guarda-costa? Veja se me erra, seu Mau!

        • É MEU CAMARADA,esse tal cara não respeita opinião de ninguém,vive no mundinho só dele,duvido que ESSE BOSTA seja botafoguense,acho que vem aqui com intenção de nos perturbar,porém ao invés de nos unírmos esse MERDA só vem aqui PARA APARECER,daqui a pouco vai ser contratado para uma dessas tvs do governo para fazer papel de ATOR PALHAÇO!!!

          • Seu Deco, agora é sério: uma só vez em que o senhor volte a mexer comigo e o senhor dirá aí sob a regência da Gertrude, viu? E tem mais: volte a bulir comigo e eu hei de tirar do senhor essa tal Conceição que tanto lhe dar dor na cabeça por conta dos seus enfeites, viu? Que mania que o senhor tem de não me errar. Até perece o Peter, né não? Sou um homem realizado na vida, cara! Minha única ambição, depois de tudo ter obtido da vida é ver o Botafogo tri-campeão brasileiro, Libertadores e Mundial. Feito isto eu atenderei feliz o meu chamado! Já o senhor, seu feio, tem mesmo que encontrar seu lugar num picadeiro, viu? E veja se não me acerta novamente, viu?

          • Marcelo

            Sou advogado de defesa de ninguém aqui no blog, sr. Paulo. Vai procurar o que fazer. Não tem mulher em casa, não?

          • Qual o seu interesse em querer saber se eu tenho ou não uma mulher em casa, seu Marcelo? Tá querendo ocupar o lugar, é? Muito me admnira que o senhor seja dos tais que só se sentem completos se presos de alguma forma à sombra de alguém! Quer melhor sombra, busque a de um carvalho!

  • Grande comentárista esportivo e botafoguense tambem, coerente nos seus comentários; a torcida do botafogo e a imprensa esportiva perde um lider; tinha um comentário lógico e conhecia muito de futebol mas, Deus o Nosso Criador deu o descanso a um grande guerreiro.
    Meus amigos alvinegros, estou triste com o que li no jornal “o lance” a nossa diretoria disse que tinha feito esse planejamento de não priorizar a sulamericana e deixar mais uma vez o botafogo ser humilhado por um time fraco e sem expressão nenhuma no futebol a ponto de ficar ouvindo gozações tipo: que o botafogo e igual a cavalo paraguio; só fica no quase. Acho que não é só os jogadores que precisam de psicólogo; o trabalho tem que ser feito também na diretoria “concientização”; time que quer ser campeão não pensa desta maneira ouviu seu Mauricio!!!

    • BOTAFOGUENSE REALISTA

      É MSM, ELE DISSE Q COLOCA A MÃO NO FOGO P/OS JOGADORES, SE FOR O FOGO DO BOTAFOGO EU TB COLOCO, FRAQUINHO, FRAQUINHO!!!!!!!!!!
      MAIS UM ALVINEGRO A NOS DEIXAR, LUIZ MENDES OUVIA RÁDIO POR CAUSA DELE, SAINDO DO MARACANÃ, ENGENHÃO, Q DEUS DÊ UM BOM LUGAR AO “COMENTARISTA DA PALAVRA FÁCIL”!!!!!!!!!!!!!

  • zenon

    Henrique Reina me perdoe por pegar um gancho no que você postou.
    Luiz Mendes, Armando Nogueira, João Saldanha, Waldir Amaral, Mané, Didi,……Que saudade, que Deus os tenham.É pra lamentar mesmo o fim do Botafogo grandioso!!!!!!!!!!!!!!!

  • Luís Mendes,um dos maiores comentaristas q eu ja vi em ação,aprendi a ouvir jogos de futebol com grandes nomes da rádio globo,esse vai deixar e deixou saudades.Vou sentir saudades Da Mais famosa Vinhetinha

  • Por favor Eleco Botafoguense,como no carioca do ano passado Homenageamos o saudoso Armando Nogueira com o titulo,por favor Demos a alegria de Campeão Brasileiro ao comentarista da palavra facil…

  • Eu ouvia ele comentar o jogo,e era como se eu estivesse em pleno engenhão,hj partiu um dos maiores comentaristas e alvinegros desse mundo.É triste vc ouvia um Mendes comentando,melhor Comentando a história q se traçava em nossas mentes,ai vc liga a tv e vê Neto,um jogador nem um pouco exeplar comentando,destruindo o futebol e a língua portuguesa…

    SAUDADES LUÍS MENDES,Q DEUS O TENHA NO AMPARO DE SEU COLO,JUNTO DE ARMANDO,MANÉ DENTRE OUTROS AMIGOS DA TORTUOSA LUTA ALVINEGRA…

  • HELIO PAES

    “MINHA GENTE, DESPORTISTA DE TODO BRASIL MUITO BOA NOITE!” ” A COISAS QUE SÓ ACONTECEM COM O BOTAFOGO”. ESSSAS FRAZES EU CARREGO COMIGO A MUITOS ANOS, POIS SOU UM BOTAFOGUENSE DESDE PEQUENININHO E GOSTAVA MUITO, ALIÁS, EU ERA FANÁTICO PELOS COMENTÁRIOS DO NOSSO QUERIDO LUIZ MENDES. DEUS O CHAMOU, PORQUE ESTAVA PRECISANDO DE LUIZ MENDES, PARA FICAR COM ELE LA NO CÉU., TORCENDO PELA NOSSA ESTRELA SOLITÁRIA. QUERO DE TODO O CORAÇÃO, SAUDAR A FAMILIA DO NOSSO TCHÊ, PEDINDO A DEUS PARA DAR MUITA FORÇAS A TODOS. APROVEITO PARA PRESTAR MINHA SOLIDARIEDADE A PAULO RENATO, QUE DEUS ABENÇOE A SUA FAMILIA PAULO, E FORÇA MUITA FORÇA, ABRAÇOS

  • jair marcos

    nosso time esta muito forte no ceu abrigado luiz mendes por tudo

  • acorda caio jr poe o léo pra anular o montilho ai ganhamos jogo esse lucas zen vc ta debrincadeira cara sem ritmo e mal nos jogos panamericanos

  • Luiz Mendes,que DEUS o tenha!
    Lamento profundamente que ele tenha visto ultimamente tanto perna de pau jogando pelo BOTAFOGO.Ele com toda certeza,que viu tantos jogadores fora de série jogar pelo clube,ultimamente devia ter grande tristeza em ver esses caras jogando pelo clube.Nosso presidente gozador,disse que os nossos grandes jogadores estão honrando a camisa, e o técnico,(técnico?)tem feito um ótimo trabalho!É MINHA GENTE AMIGA,ESTAMOS NAS MÃOS DOS INIMIGOS!Libertadores só por um milagre,com esses jogadores que não honram suas cuequinhas… Título?Só se vovó com 90 anos trepar com vovô que tem 95 e não pode tomar viagra engravidar,aí eu acredito!

    Um abraço para os verdadeiros alvinegros,

    Fernando.

  • MARIO NETO

    CONCORDO COM A INICIATIVA DE MUDAR-SE O NOME DO ENGENHÃO PARA LUIZ MENDES, IRÁ PREVALECER A LÓGICA DO BOTAFOGO DE QUEM FEZ MUITO PELO FUTEBOL NACIONAL, E ATÉ MUITO MAIS DO QUE IMERECIDAMENTE O NOME QUE HOJE LEVA O ESTÁDIO DE QUEM FEZ MUITO POUCO POR ESSE ESPORTE POR AQUI NO BRASIL, QUE DEUS ILUMINE A ALMA DESSE GRANDE BRASILEIRO E DE CONFORTO A TODA SUA FAMÍLIA E AMIGOS.

    • JOSÉ ANTONIO

      Não sei de onde veio a ideia, mas, é muito boa.

    • itamar melhor presidente

      Roubos é permitido no brasil com ajuda das igreja, politicos, e judiciario, é claro que estas porcarias tem que defender a clace deles juntos com os direitos humanos. foginho neles;.

  • LUIZ MENDEZ, UM PROFISSIONAL CORRETISSIMO UM SER HUAMANO EXEMPLAR DESCANCE EM PAZ MESTRE E FIQUE COM DEUS !!!!!! RENATO MAURICIO PRADO ETC… DEVERIAM TER 1% DE PROFISSIONALISMO QUE LUIZ MENDEZ TEVE VCS SÃO UNS LIXOS !!!!! EXEMPLO É PRA SER SEGUIDO E MENDEZ É UM DELES MINHAAAAA GEEEENNNNTEEEEE GLORIOSO 100%

  • marciaregina

    Meus pesames a familia de Luiz Mendes e a todos nos botafoguenses

  • bom ,já fizemos nossas almenagens ao saldoso radialista e torcedor do botafogo, alias ele faleceu sem o botafogo ter um teme com homens de caráter para dar um pouco de alegria á ele. ilustre sr. luiz mendes. infelizmente ele morreu. mais á diretoria esta usando á morte do radialista para incubrir as safadezas deste time, sr. presidente mauricio assunção, não coloque sua mão no fogo pelos jogadores e este aprendiz caio jr. porque vocé vai ter a sua mão queimada, ai eu pergunto, como vai ficar sua cara no dia 05 de dezembro de 2011. frente ao torcedor?

  • JOSÉ ANTONIO

    Quem sou eu para falar sobre Luís Mendes, falar de quem tinha ” A PALAVRA FÁCIL “, é muito difícil. Que DEUS, o tenha. Meus sentimentos a toda família.

  • ta de brincadeira ne caio jr rodizio é pra churrascaria tem que por elkson maicossuel e felipe menezes juntos tira essa ruindade do herrera nao aguento mais

  • Espero que daqui a alguns anos, as estrelas do Botafogo não estejam todas no firmamento formando a grade constelação de estrelas apontada por muitos blogueiros. Espero que elas estejam tambem brilando dentro do campo, gritando nas arquibancadas, nos bares, enfim, na terra, alegrando à torcida botafoguense (estrelas menores)e atraindo estrelas maiores, pois se continuar como está, no periodo 10 a 20 anos, não existe se quer um torcedeor (estrelas)nas arquibancadas e em lugar nenhum, pois não haverá renovação. Quem produz estrelas e admiradores, são os resultados, os mesmo que conseguiram atrair Armando Nogueira, Luiz Mendes e muitos outros, coisa que as futuras estrelas (nossas crianças)não estão vendo ou ouvindo falar, portanto, não havera renovação e consequentimente,todas as nossas estralas se encontrarão no firmamento. Acho que se o Luiz Mendes teve a oportunidade de ver o ultimo jogo do nosso BOTAFOGO, deve está envergonhado e comentado com as outras estrelas o Fiasco que viu na COLOMBIA.

  • SAPORECADICOLATINA

    LUIZ MENDEZ. GRANDE BOTAFOGUENSE. ME LEMBRO DELE NA ANTIGA TV E DO RIO. MESA REDONHA SEMPRE DEFENDENDO O FOGAO O QUAL SEMPRE AMOU. VALEU LUIZ. QUE A ESTRELA SOLITARIA LHE CONDUZ…

  • DOSJR

    VAMOE ESPERAR QUE ESSES PERNAS DE PAU CONSIGAM FAZER UM JOGO, NO MÍNIMO CONVINCENTE, PRA HOMENAGEAR ESSE ILUSTRE TORCEDOR, E PORQUE NÃO SOFREDOR, COMO TODOS NÓS. ESPERO QUE ELES TENHAM HOMBRIDADE E DIGNIDADE PRA CORRER POR TODA ESSA NAÇÃO, QUE HÁ MUITO ESPERA UM TÍTULO EXPRESSIVO. REZEMOS. PAI NOSSO QUE ESTAI NO CÉU……………………………………

  • jose alberto

    Nossa TORCIDA NA TERRA ficou deficitária , NOSSA TORCIDA NO CÉU ganhou um reforço , COMO SUGESTÃO peço que encaminhe a DIRETORIA DO BOTAFOGO , e esta solicite a FAMILIA DO NOSSO MESTRE , A FOTO COM A BANDEIRA DO BOTAFOGO para ser colocado no HALL EM NOSSA SEDE.
    VAI EM PAZ MENDES E NOS ACOMPANHE SEMPRE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • goesfogo

    “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay…” (Eu não acredito nas Bruxas, mais que elas existem, existem). Frase que o Grande Comentarista Luiz Mendes as vezes dizia para explicar os sobrenaturais que as vezes pairam sobre o nosso Botafogo. Descanse em paz e que Deus o ilumine.

  • Mauricio Aquino

    O Luis Mendes tinha uma frase que nosso time tem que lembrar sempre – pelo menos os jogadores do atual elenco. “O pior resultado durante um jogo é o 2 x 0”. Dá a ilusão que tá tudo OK e se o time se descuida, leva um empate pela cara. Gosto de derrota para um e de vitória para outro.
    O Mendes falava isto sempre e nosso time, volta e meia, neste brasileirão, tomou uns empates bobos aos 45 minutos.
    Deus receba um grande Botafoguense. Vão sair grandes papos com Saldanha, Armando Nogueira e outros.

  • EU MUDARIA OS NOMES DOS SETORES, LESTE, NORTE , SUL E OESTE SUPERIORES E INFERIORES,PARA : LUIZ MENDES, JOAO SALDANHA, SANDRO MOREIRA E ARMANDO NOGUEIRA.
    E O ESTADIO PASSARIA A SER CHAMADO DE: GRANDES BOTAFOGUENSES!

    • Renato ” O Russo” Velloso

      Essa idéia é muito boa! Valeu cara!!!!!!!!!

  • Paulo

    Obrigado Deus por ter feito dele um iluminado, obrigado por ter crescido ouvindo seus comentários e locuções, OBRIGADO LUIZ MENDES UM IDOLO DE TODOS E GLORIOSO.

  • São 13 horas da tarde do dia 28/10/2011 e, o Blog Ninguém Cala, continua calado e, pior, fazendo-nos com que todos nós, os torcedores do Botafogo, continuemos calados! Como justificar isto se os demais blogs de O Lance estão funcionando a pleno vapor? Definitivamente, os setoristas de O Lance não sabem efetivamente o que seja uma sala de debate de verdade… Ou será que assumiram de vez que, isto aqui, nos serve, mas, apenas, para depositarmos os nossos comentários e desabafos desencontrados, né mesmo? Será que até o fim da tarde, os posts da manhã de hoje, serão liberados?

  • Acho dificílimo mudarem o nome do estádio, principalmente neste período pré-olimpíadas. João Havelange, gostemos dele ou não, é um nome conhecidíssimo no mundo esportivo, principalmente por ter presidido a FIFA por 24 anos (apenas quatro pessoas tiveram esse privilégio). Luiz Mendes, um dos principais jornalistas brasileiros, não tem essa repercussão internacional. Depois de 2016, quem sabe? Acho que o Botafogo deveria encontrar outra forma de homenageá-lo (quem sabe o CT de Marechal poderia receber seu nome?).

  • SAPORECADICOLATINA

    AI GALERA GLORIOSA. AMANHA TEM UM JOGAO. TO LA. VAMOS PENSAR POSITIVO. VAMOS IMAGINAR O GOL DO FOGAO. BOTA 2 X 1 CRUZEIRO. VAI DAR FOGAO NA CABECA. A SUA ESTRELA SOLITARIA ME CONDUZ. VAI NESSA FOGAO. MOSTRA AO BRASIL E AO MUNDO QUE VC VAI SER CAMPEAO. BOA SORTE FOGAO..

  • DIDA FOGÃO

    Caros amigos Alvinegros, é com grande pesar que subscrevo neste espaço voltado para os botafoguenses que acreditam e nunca perdem a fé. Que o nosso saudoso Luiz Mendes descanse em paz e que a energia positiva que sempre o inspirou em sua crônica esportiva, desça lá do alto enraíze e fecunde o coração de todos os jogadores do Botafogo para que o nosso Capitão possa levantar o caneco E oferecer a ele, para orgulho de toda a nação alvinegra. Que Deus console o coração de todos os seus. Saudaçoes alvinegras.

    • Renato ” O Russo” Velloso

      Apoiado!!!!!!

  • LOCO CHE

    CAMPANHA MONTILLO NO FOGÃO COMEÇA HJ!!!!!!!!!!!! VAMOS TODOS EXIGIR A DIRETORIA A CONTRATAÇÃO DESSE JOGADOR PRA LIBERTADORES DE 2012!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Mau amigo,e o reforço do sonho de qualquer botafoguense.Sou muito mas ele que o Diego.Alem de bom de bola,e um exelente profissional.Correto,esta jogando e tentando salvar seu time de ser rebaixado,mesmo com seu filho internado em um hospital.Alegria de uns,desgraça de outros.Quem sabe com o rebaixamento do Cruzeiro,ele venha a vestir a camisa alvinegra.Quanto a recuperação do seu filho,tenho certeza que DEUS esta abençoando,e logo o garoto vai estar junto a sua familia.

      • Desculpe o mau amigo.Na verdade,logico,queria escrever meu amigo.

    • Renato ” O Russo” Velloso

      Boa idéia essa! O cara joga muito e seria um ótimo reforço para o “Fogão”.

  • LOCO CHE

    O GRANDE LUIZ MENDES VAI COMENTAR AS PARTIDAS DO NOSSO MANÉ GARRINCHA E TANTOS OUTROS CRAQUES DA NOSSA GLORIOSA HISTÓRIA LÁ NO CÉU!!!!!!!!!!!!!! ATÉ LOGO GRANDE LUIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • João Fogão Tubarão-SC

    Só a vitória interessa agora, só a vitória, sem mais nenhum descuido!
    EU ACREDITO ainda! Deixar de torcer pelo Botafogo jamais, isso não tem fim… nunca!!!
    FOOOOGOOOOOOOOOOO!!! FOOOOGOOOOOOOOOOO!!! FOOOOGOOOOOOOOOOO!!!

    • itamar melhor presidente

      URU….AQUI DA CIDADE DE ( URU ) O SEU MANGUEIRA FOI PRA ITALIA E OS ITALIANAS NÃO ELIMINARÃO E NEM FOI PRESO, EU PERGUNTO PORQUE PROCURAR O BATISTE, SE O MANGUEIRA É BEM PIOR, BEM PIOR QUE OS MINISTROS DO PRESIDENTE LULA!

    • É isso aí João!!!

      Como diz a canção: ” Só quero saber do que pode dar certo. Não tenho tempo a perder.”

      Amanhã, nós reencontraremos o caminho das vitorias, e aqueles infelizes que não acreditam, por favor nem liguem a TV…

      • henriqui reina

        Pontofogo, haverà muitos?

        • Caro Henrique, confesso que não entendi a sua pergunta…
          Mas se eu puxar pela memoria acho que me lembro de voce como um BOM BOTAFOGUENSE, daqueles que acreditam que boas coisas estao reservadas para o Botafogo este ano.
          Acertei?

  • Cadu

    acho que uma justa homenagem ao nosso ilustre comentarista da palavra facil e lotarmos engenhao sabado e bota nosso time pra frente, transmiti confianca que estamos ali brigando pelo titulo …

    tenho certeza que nosso glorioso luiz mendes vai ficar muito feliz …

  • Ô CJ vê se voce pede mais movimentação nesse ataque do botafogo porque é muito facil de ser marcado pois não há deslocamento para receber a bola ai, o time adversário quer é mais jogar contra um time que não se movimenta fica esperando a bola chegar no pé. Pelo menos nessa reta final, vamos dar tudo que resta e colocar o coração na ponta da chuteira; vamos incêndiar esse final de brasileiro fogãoooooooô!!!

  • AOS BLOGUEIROS DO NINGUÉM CALA… – Definitivamente amigos a coisa mais desagradável do Blog Ninguém Cala são as suas sempre demoradas liberações das nossa postagens! Só os senhores blogueiros não percebem que por conta disto o Blog está se transformando num reles depósito de textos sem alma porquanto não passam pelo crivo que só o debate poderiam lhes dar! Será que só os nossos blogueiros não vêem que enquanto persistirem com essa política de não liberarem mais rapidamente as postagens, os senhores estarão fazendo-nos perder a vontade e o tesão de colaborar com o Ninguém Cala? Por não adotam a chamada liberação automática das postagens tão logo elas atinjam um número previamente escolhido? Ou então, por que não escolhem liberar os posts retidos para moderação a cada meia hora? Se adotassem a qualquer das duas propostas, estariam a nos garantir debatermos com mais profundidade aos temas propostos pelos senhores, com certeza!

    • SERÁ QUE TEREMOS DEBATE HOJE? – Sábado, 29/10/2011, às 18:00 horas, no Engenhão, teremos pela frente mais um jogo de fundamental importância para as nossas pretenções no Brasileirão que mais nos sorriu simpaticamente desde que se adotou os pontos corridos. E não é estranho que o blog Ninguém Cala até o momento despertou para isto? Pelo visto, deste jogo, como sempre, só iremos debate-lo após sua realização, né mesmo? Não é estranho que nunca tenhamos nos antecipado a jogo nosso podendo lhe antever as possibilidades em qualquer debate por aqui? Por que esta tendência de sempre nos proporem o debate sobre leite já derramado ao invés de como evitá-lo a tempo? Quando efetivamente iremos estar a debater o Botafogo e seus jogos sem que estejamos aqui a apenas depositar o resultado positivo ou negativo do jogo? Por que nunca nos permitem que construamos e façamos o debate sobre o jogo antes mesmo que tenhamos o que dele dizer? Estou cansado de apenas expor expectativas vencidas! Queremos nos antecipar através do debate a própria história do jogo! Será que entender o que queremos é algo tão difícil para os senhores blogueiros? Será que teremos ao menos alguma atividade por aqui, no dia de hoje, ou só depois do jogo contra o Cruzeiro é que começarão a liberar as nosas postagens? Lerdeza, demoradas, tartarugagem, lesmice e outros qualificativos são outros nomes porque conhecemos o Blog Ninguém Cala, sabiam?

    • Marcelo

      AOS BLOGUEIROS DO NINGUÉM CALA…- Propronho que demorem ainda mais para postarem os comentários no blog(a não ser em caso de vitória do Fogão, que ai eu até aguento essa mala) para que, quem sabe, esse Paulo W desapareça de vez daqui. Não sei como voces suportam ler este cara…reparem que dá pitaco até em opinião sobre gente falecida, como o grande Luiz Mendes. Tudo tem um limite…sei que vem mais uma ironia, deboche, ou resposta grosseira da criatura ai embaixo…pois que ele saiba que só deveria provocar quem está a fim. Sem mais comentários sobre esta triste figura.

      • Marcelinho, volte ao seu jogo de Peteca porque em matéria de opinar sobre o certo, ou o errado, o senhor se assemelha a este parvo que atende pelo nome de Peter! Vá tentar encontrar a sombra de um carvalho para descansar essa sua cabeça oca que é disto que o senhor anda necessitado! Sua opinião é das tais que logo identifica o autor como um fugido do Pinel! Volte para lá, cara!

  • Garrincha

    Temos que fazer uma campanha pela mudança do nome do estadio. Trocar um nome que tem a cara do Florminense por um autentico botafoguense como o meste Luiz Mendes.

    Abraços

  • itamar

    Co m grande pesar que escrevo aqui para os botafoguenses que descanse em paz Luiz Mendes o íncone do jornalismo impacial brasileiro.

  • O GLORIOSO

    JÁ FALEI AQUI NESTE BLOG,SOBRE O GENIAL LUÍZ MENDES,ELE DISPENSA COMENTÁRIOS,SABIA
    TUDO DE FUTEBOL E PRINCIPALMENTE SOBRE O SEU,O NOSSO AMADO BOTAFOGO DE FUTEBOL
    E REGATAS,COISA QUE O CAIO JR DESCONHECE TOTALMENTE,ELE NÃO SABE NADA DE FUTEBOL,
    ASSIM COMO ESTA DIRETORIA DE FUTEBOL E ESTE PRESIDENTE OMISSO QUE VIVE PASSANDO
    A MÃO NA CABEÇA DESTES MERCENÁRIOS E JOGADORES SEM SANGUE DO BOTAFOGO.SÓ LIVRO
    A CARA DE LUCAS,RENATO,B.CORTÊZ,MAICOSUEL,RENAN,T.GALHARDO,CIDINHO,LUCAS ZEN E
    LOCO ABREU.JEFFERSON,B.CORTÊZ E ELKESON ESTÃO COM A CABEÇA NA EUROPA.
    JEFFERSON VIROU UMA PENEIRA E O BANCO LHE FARIA MUITO BEM.
    A CAMPANHA PRECISÁ-SE DE SANGUE URGENTE PARA OS JOGADORES(MARICAS) DO BOTAFOGO
    CONTINUA À TODO VAPOR,NÃO SE ESQUEÇAM DE DOAR BASTANTE TAMBÉM PARA O MOSCA-MORTA CAIO FRACO JR.
    VAMOS VER SE ESTE TIME DE MARICAS VENCE OS 7 JOGOS QUE FALTAM E QUEIMAM NOSSA
    LÍNGUA.
    MUDANDO O FOCO,NAQUELE JOGO CONTRA O AVAÍ,HERRERA E LOCO ABREU,FORAM PUNIDOS
    COM 5 E 4 JOGOS PELO STJD,APENAS POR ALGUNS AGARRÕES E AGORA QUE O DENTUÇO DOS
    MULAMBOS DISTRIBUÍU PORRADAS E COTOVELADAS O QUE O STJD FARÁ,APOSTO QUE VÃO
    ALIVIAR PARA O MENGUINHO…QUEREM APOSTAR?

  • marcos cavalcanti

    Cresci como torcedor do fogão , ouvindo Rui Porto, Sandro Moreira, Oldemario Touquinhó, , Porém, me desculpem : Luiz Mendes era insuperável, pela sua visão de jogo e conhecimento de futebol .
    Espero que esse time tome vergonha e que pelo menos, seja campeão para homenagear esse grande botafoguense.
    PERDA IRREPARÁVEL PARA TODOS NÓS……

  • FALANDO MAIS CLARO… Amigos, eu sou daqueles que, após um jogo, dependendo do seu resultado, com certeza, eu vou me manifestar. Na vitória, vai estar tudo bem e ninguém terá defeito. No empate, dependendo de como ele aconteceu, eu vou ficar meio que triste, mas, acabamos nos adequando a ele. A derrota é que nos é mais danosa! Ela acaba com o nosso humor, fé, esperança e nos atira literalmente na sarjeta! Até nos livrarmos dela, até que a tenhamos digerido por completo, os culpados serão apontados, execrados e terão tudo o mais que merecerem. Que posso fazer se acredito que, como diz nosso hino: Não podes perder, Perder prá ninguém, né mesmo? É assim que passada a dor do golpe e tendo a derrota sido aceita como parte do jogo, acabamos voltando para a realidade dos números e atentando para o fato do quão pouco nos falta para o topo! Apesar da dureza dos golpes sofridos nos últimos jogos, apesar da nossa não aceitação fácil, das loucuras que saem da cartola do Caio Jr, estamos na 3ª posição na tavela, gente! É tempo e hora de deixarmos de lado todas as nossas objeções ao Caio Jr. Torcer para que ele não tenha sucesso, é condenar à mesma condição ao Botafogo! Se temos que ir à caça do título do Brasileirão, e o cão que temos é o Caio Jr, e não um outro cão mais digno, paciência! Se não temos o técnico que queremos, que aceitemos, então, o técnico que o Botafogo quer! Façamos isto como forma de compensarmos ao Botafogo por apenas ficarmos a criticar a tudo e a todos, sem, jamais, termos comparecido prá valer aos jogos do time! Se queremos, de fato, ver o Botafogo conquistar o título, que sejamos o 12º jogador com que o Caio Jr possa contar para sua mágica! PELO BOTAFOGO, TUDO! Avante Fogão!

  • Bem amigos, olá, estive ausente por problemas na internet e também por causa de um problema no meu computador, mas fico feliz por voltar a tempo de participar desta justa homenagem a mais um ilustre Botafoguense, não tenho nada a dizer sobre Luis Mendes pois nunca o ouvi, nem o conheci, só o que me resta é dizer adeus e lamentar a perda de tão grande ilustre botafoguense e perguntar porque a morte não leva Renato Maurício Prado, Galvão Bueno e todas essas escórias da televisão que emporcalham a mídia.

  • JEFERSON LIMA MONTES

    pelo que eu sei o torcedor tem direito de manifestar sua opinião com faixas e bandeiras assim como fizeram com o ricardo teixera sendo assim a policia militar do estado do rio grande do sul nao pode proibir as faixas de entrarem no estadio.,o que diz a respeito do estatuto do torcedor do tal.

  • Irreparável perda! Mais é assim mesmo gente, acho que lá no céu estavam precisando de reforços de cidadãos da estirpe de Luiz Mendes, acho que Garrincha devia estar aprontando das suas e nosso João Sem Medo já devia ter perdido a paciência, aí Deus resolveu “convocar” nosso querido Luiz Mendes. Que pena pra gente!!
    Cresci ouvindo Luiz Mendes, que sempre foi um botafoguense entusiasta, mais que nunca deixou que sua paixão clubística o corrompesse, sempre elogiou quando tinha que elogiar e criticou quando tinha que criticar, mais sempre com aquela elegância da palavra fácil que ninguém conseguia ter um mínimo de raiva sequer, muito pelo contrário todos até acalmavam-se com seus isentos comentários.
    Quantas e quantas vezes saí puto de raiva do estádio com derrotas até humilhantes do Botafogo e ao ouvir Luiz Mendes eu simplesmente acalmava-me e voltava a realidade.
    Todas as homenagens que puderem ser feitas a ele serão poucas, e que o Botafogo saiba fazer como por exemplo entrar amanhã com todos os uniformes com o nome Luiz Mendes e quem sabe dedicar-lhe o título brasileiro deste ano como fez ano passado com Armando Nogueira.
    O nome do Engenhão também apoio que mude para Luiz Mendes, este sim definitivamente identificado com o futebol do Rio.

    • itamar melhor presidente

      URU….AQUI NA CIDADE DE ( URU ) LÉSBICAS VIADOS E CORNOS E LADRÃO DOS COFRES PUBLICOS TEM TUDO, AQUE SO SOFRE GENTE DESENTE E NORMAIS OK? IGUAL DOS MINISTROS DO PRESIDENTE LULA TODOS LADRÃO OK? ROUBOS NAS PREVIDENCIA SOCIAIS PORQUE, FOI NO MARANHÃO PIAUI E NÃO PARA, JORGINHA LALAU SC. NA ASSENBLEIA OK? FOGO NELES!

  • assim nao da caio jr o lucas zen ta sem ritmo e entrar agora em jogos decisivos vc ta de brincadeira viu deixa o léo mesmo que foi muito bem contra o avai sem contar que tem que escalar o felipe menezes pra termos mais posse de bola e criar mais chances o herrera ta mal demais acorda caio jr assim nem libertadores vamos pegar

  • petrofogo

    qualquer torcedor independente sensato independente do clube vai sentir falta do homem da palavra facil, e nós alvinegros mais ainda, porem hoje temos um jogo muito importante e é preciso que nossa torcida se faça presente com força e justifique a musica que se canta na arquibancada. “momentos ruins eu já vivi mais nunca parei de cantar” e eu acrescento nunca parei de apoiar,´por isso mais uma vez eu digo é hora de fazermos a diferença colocar 40mil contra o ceara depois de varias vitórias e facil, eu quero ver é hoje s colocarmos mais de 20 mil tenho certeza que os jogadores vão ter uma dose extra de motivação.
    parabéns ao presidente mauricio assunção pela sua coêrencia e lucidez, diferentemente do montenegro que adora fazer media com a torcida, o mauricio veio agora de publico demonstrar seu apoio aos jogadores e demonstrar seu repudio a imprensa tendênciosa que sempre quer fazer das derrotas do botafogo um acontecimento e acho que isso pode fazer toda diferença na reta final, diferentemente de 2007 qdo tambem estavamos bem nas duas competições e por causa da derrota contra o river o imbecil do montenegro veio a publico chamar o time de covarde e pipoqueiros e deu no que deu, o time entregou praticamete o restante do campeonato, torcedor pode falar o que quizer, mais de um dirigente esperamos no minimo bom senso.

  • E galera,agora e hora de dar uma pausa na parte politica do clube,das preferencias pessoais,e lotar o Engenhão e apoiar o time,que tem chances sim de conquistar o titulo.Acho que uma vitoria hoje seria a melhor maneira que a nação alvinegra tem para homenagear o Luiz Mendes.Vamos para cima do Cruzeiro galera.Vamos acreditar ate o fim.

  • MERLIN

    Meus amigos,

    Hoje tem Botafogo !
    O Galeão vai zarpar !
    Canhoeiros a bordo !
    Velas ao vento !
    Sigamos Vésper !

    Arrebentaremos a corrente de Túnis.
    A vitória é nossa !

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    Merlin também está no
    twitter.com/#!/Merlin1534
    Orkut
    Blog do PC: blogdopcguima.blogspot.com
    Botafogo Eterno: botafogofr-paret.blogspot.com

  • itamar melhor presidente

    MINISTROS DO LULA E FHC. SÃO LADRÃO.

    • LUIZ ALBERTO

      AFINAL,

    • LUIZ ALBERTO

      EM TEMPO. PARA O TAL DE ITAMAR PRESIDENTE

  • LUIZ ALBERTO

    AMIGO PAULO RENATO, MEUS SENTIMENTOS.EU ACONPANHAVA O NOSSO LUIS MENDES DESDE 1968. EM 95, DIA 10 DE DEZEMBRO, EU TB PERDI MEU PAI, QUE ERA BOTAFOGUENSE E EU PEDI À SUA ALMA QUE AJUDASSE A NOS DAR O TÍTULO DO BRASILEIRO DAQUELE ANO. ACABAMOS DE SUPULTÁ-LO E FOMOS EU E MEU IRMÃO QUE É TB BOTAFOGUENSE ASSISTIR O BOTAFOGO CONTRA O CRUZEIRO, APESAR DA SITUAÇÃO, PELA TV. E FOI AÍ QUE TUDO COMEÇOU PRA ARRANCADA DO TÍTULO. FAÇA O MESMO, POIS, TENDO FÉ TUDO SE CONQUISTA. UM ABRAÇO.

  • Raphael

    Pessoal , hoje é dia da torcida lotar o Engenhão e Fazer um bonita homenagem ao Luiz Mendes. Caramba somos 3º colocados , vamos ter uma boa sequência de jogos em casa e depois o América MG fora , e não vejo a torcida animada para o jogo, caramba, jogo sábado 18hs..dia bonito..o que falta?? O time tem feito o dever de casa não temos motivos para reclamar e não ir hoje. Vamos Apoiar , empurrar o time e reclamar só no fim se acontecer algo errado. Temos time sim para ser campeão, mesmo o treinador não sabendo usar o elenco temos como chegar sim. Hoje é o dia pessoal. Quer estiver na dúvida de ir por causa das últimas derrotas ,vamos esquecer isso, quem tiver oportunidade não deixe de ir ao jogo hoje. Temos que fazer nossa parte, mostrar o quanto somos apaixonados por esse clube , que a torcida merece esse título. Vamos levar esses 3 pontos hoje no grito, fazer os limitados como Herrera , Alessandro jogarem ao menos com raça , vamos manter o time ligado na base da pressão.. Galera…vamos ao jogo…cada um que puder leve o maior número de torcedores que conseguir junto…sai com carro lotado de amigos botafoguenses..depois vamos sair do Engenhão feliz da vida…beber essa vitória.

    Saudações Alvinegras.

  • SAPORECADICOLATINA

    OLA GALERA GLORIOSA… HOJE E O DIA DO FOGAO GANHAR BONITO NO ENGENHAO LOTADO. VAI SER UMA FESTA MUITO BONITA. ESTAREI LA TAMBEM COM VOCES. PODE COMESAR A TORCER FORTE QUE DESSA VEZ O EMBALO XEGOU. VAI SER DE 3 A 1 A VITORIA DO FOGAO. AH POR FALAR EM VITORIA, VAI TER JOGO DIRETO NO RESTAURANT OXENTI NO BAIRRO REPUBLICA EM VITORIA ES. POR FAVOR VOCES GLORIOSOS COMPARECEM PARA PRESTIGIAR A MAIS UMA LINDA VITORIA DO FOGAO NO ENGENHAO. POR FAVOR MANTENHAO O PENSAMENTO POSITIVO SEMPRE, E VISUALIZEM OS GOLS DO FOGAO, HOJE E DO ELKESON E LOCO ABREU. VAI SER BONITO MAS VCS GLORIOSOS NAO PODEM DEIXAR DE TORCER SEMPRE. A NOSSA ESTRELA SOLITARIA NOS CONDUZ. VAI LA FOGAO , FAZ BONITO PRA GENTE VER. RUMO AO TITULO E A LIBERTADORES. SO VAI DAR FOGAO. PRA FRENTE FOGAO. BOA SORTE FOGAO.

  • BOTAFOGUENSE REALISTA

    FOGÃO JOGANDO BEM, MAS PECANDO NAS FINALIZAÇÕES, PRINCIPALMENTE COM HERRERA OHHHHHHHHH CARA RUÍM DE BOLA, COLOCA ALEX, CAIO, PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!

  • Alan

    Vá em paz grande Luiz…Agora quero falar sobre o jogo de hoje, escrevo ao final do primeiro tempo, e desde já te digo, não dá mais, o Herrera não tem a menor possibilidade de ser titular, e não é de hoje, é incrível a incompetência desse pseudo-atacante, era para virar 2 a 0, pois esse merda perdeu dois gols feitos, é incrível como só o cego do caio jr que não vê isso, e a culpa também é dessa torcida do Botafogo do rio que venera um atacante que não acerta um passe, não faz gol, se querem idolatrar um lutador, um guerreiro, façam isso pelo Anderson Silva!!!!!!!!!!!!!!!

  • LUIZ ALBERTO

    AFINAL, QUEM OU O QUE É VOCÊ, SE ANALFABETO?

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo