Confusão no Engenhão



Você, torcedor do Botafogo, que tem algum registro da confusão ocorrida do lado de fora do Engenhão na partida contra o Ceará, na última quarta-feira, mande para o twitter do Lancenet!

Twitter: @LANCENET



  • Marcell

    Não tenho fotos nem vídeos. Somente o meu testemunho. Eu estava bem perto do portão do setor oeste e posso dizer com propriedade que não houve confusão nenhuma. Nem empurra-empurra teve. O local estava cheio de crianças, mulheres e pessoas de idade. Eu mesmo tive que ajudar uma senhora q não conseguia enxergar por causa do gás e um amigo meu carregou uma criança no colo q se perdeu dos pais quando fugíamos da ação da polícia. Ação essa completamente descabida e exagerada. Ratifico, ninguém forçou o portão. A torcida estava cantando e fazendo festa na esperança q os portões fossem abertos uma vez q as rádios noticiavam que havia espaços vazios do lado de dentro. Inclusive brincávamos com a nossa pacificidade, dizíamos q se fosse a torcida dos “mais fedidos e peidorreiros” já haveria uma confusão generalizada. Quando alguma movimentação da organização do jogo perto do portão fez o pessoal q estava ali na frente ficar de prontidão para a possível abertura do portão. Neste momento, houveram os primeiros tiros para o alto e aí sim, alguns torcedores começaram a xingar a polícia. Mas repito, até as bombas de gás, não houve sequer empurra-empurra.

    • Me desculpe a carona, Marcel, mas, minha resposta nada tem a ver com o seu posts. Tem a ver com a profusão de links abertos simultaneamente pelos senhores moderadores e que apenas serviram para nos dividir num momento em que todos temos que permanecer unidos! Não sei a quem interessa no Lance abrir-se tantas frentes de debates se as atualizações e as liberações dos postados não se fazem tão rápidas! Não dar para se compreender o que quer com isso os senhores moderadores! Dividir-nos quando deveríamos estar todos unidos é o que nos parece! A Flapress sabe que a força do Botafogo estar na união de time e torcida! Será que estão buscando nos dividir para que eles possam voltar a reinar? Devemos estar atentos a tais movimentações, amigos!

    • QUEREM ASFIXIAR O BOTAFOGO! – Ao afirmar que, entidades e instituições públicas, poderiam estar interessadas em também solapar ao Botafogo, logo ouvi alguém dizer que se tratava de besteira! De algo não muito crível! Ora, o meu rebatedor esquece que exatamente essas duas instituições são as partes decisórias para qualquer evento e que, ambas, muitas vezes, já exteriorizaram suas preocupações com a questão que o Engenhão levanta quanto à segurança?! Não seria de se estranhar que as duas entidades, para darem embasamento às suas ponderações quanto ao assunto, tudo fizessem e façam para confirmá-las, não? Quem lê O Globo sabe também que o Maracanã já tem o seu gerenciamento praticamente garantido à dupla siamesa, composta pelo Flamengo e Fluminense, tão logo termine a Copa de 2014! Sabe-se também do interesse da dupla siamesa em tornar o Maracanã o palco único para os nossos clássicos! Para isto é preciso que o tema INSEGURANÇA PARA O PÚBLICO que o Engenhão oferece torne-se tangível e palpável! A razão para todo alarido que se fez por ocasião do jogo entre o Botafogo e o Ceará tinha explicação: ao conseguir realizar sem maiores problemas internos um evento com mais de 42 mil pessoas, o Botafogo provava a todos que tais argumentos eram insanos e despropositais! Nada havia que impedisse ao clube realizar eventos de grandes portes! Era, então preciso se fazer alguma coisa que tirasse o brilho do evento e causasse comoção, a fim de que tais argumentos encontrassem eco! Foi aí que entrou em ação a PM com sua truculência desnecessária e desproporcional! O caos foi armado para gerar as imagens que o mundo viu! A Globo Internacional nem os gols do jogo exibiu em seu noticiário apenas para privilegiar tais imagens! Eles vão querer, porque querem, asfixiar o Botafogo de qualquer maneira! Quem duvida?

  • Machado

    Quero tornar público meu protesto contra as autoridades responsáveis pela organização do trânsito e entorno do Engenhão no dia de hoje.
    Comprei meus ingressos, antecipadamente, no sábado, primeiro dia de abertura das bilheterias. Saí de casa 13:30 h e, simplesmente, NÃO CONSEGUI ENTRAR NO ENGENHÃO. Peguei um engarrafamento monstruoso na Linha Amarela, demorei 1 hora pra chegar perto do estádio e, às 15:30h, depois de muito rodar perto do estádio, constatei que não havia lugar nenhum para estacionar. Resolvi desistir e, justamente eu, que assisti a TODOS os jogos do Botafogo no Engenhão esse ano tive que torcer pela TV.
    Então, essa história que estão contando de que as pessoas que não entraram foram as que não tinham ingressos, não corresponde exatamente a verdade.
    E pensar que, nas muitas voltas que dei pelos arredores do estádio, toda hora me deparava com um terreno monstruoso que pertence a Central do Brasil, abandonado, largado, pedindo para virar um estacionamento…
    Perdi o primeiro gol, mas o resto do jogo deu pra ver. Tenho que pensar num esquema melhor na próxima, pois eu não desisto e, com certeza, estarei lá (pelo menos tentarei…)
    PS: Se alguém souber um esquema interessante para quem sai da Zona Sul, por favor me fale. O meu só funciona com público médio. Que eu vou ao próximo jogo, isso é certo. Só não gostaria de ter que sair de casa 10h da manhã.

    • Joel

      Metrô e super via, Machado. Dá pra chegar no Engenhão em um pulo.

      Quanto à confusão, é lamentável q a policia do Rio de Janeiro ñ saiba se portar civilizadamente em situações como essa. Como o amigo ali em cima falou a torcida ñ poderia se portar de modo mais pacífico. Estamos cansados de polícia truculenta!

    • Amigo, entendo sua reclamação, e também acho q os arredores do Engenhão são péssimos. Mas, sabendo disso, talvez vc devesse pensar em alternativas. Ou ir de ônibus (onde vc acaba até economizando com estacionamento), ou parar o carro um pouco mais distante do estádio. Eu, por exemplo, parei o carro do outro lado da passarela próxima ao setor oeste/norte q cruza a linha amarela. E não tive problema nenhum. Parar perto do estádio é bom, mais cômodo, todo mundo quer. Mas qdo todo mundo realmente quer acaba naquela confusão toda lá, e aí passa a ser mais cômodo andar um pouco mais.

    • A salvação da maioria dos nossos clubes está na aceitação dos seus programas de sócio-torcedores por parte de suas torcidas! O Botafogo já teve diversos programas de sócio-torcedores desde 2003, quando o Bebeto criou o BNC até o atual, o Sou Botafogo, do presidente Maurício! A resistência da nossa torcida a aderir com mais firmeza aos tais planos, segundo dizem alguns, ocorre por falta de transparência e pela não divulgação dos seus números! Ora, amigos, o Botafogo, por força de suas dívidas e de ter os seus números monitorados sempre pela Justiça do Trabalho não pode se dar ao luxo de tudo liberar com relação aos seus números! Fizéssemos isso e, no dia seguinte, toda nossa saúde financeira seria posta sob intensa auditoria. Sendo assim, é imperioso que a nossa torcida acredite no que diz a nossa diretoria quanto aos seus gastos e quanto à arrecadação dos tais programas. Com a dependência dos clubes às cotas de TV, a eles só restam os tais programas! Tivesse o Botafogo o apoio de sua torcida em relação ao seu programa SOU BOTAFOGO, ainda que eles não se fizessem presentes ao Engenhão, o clube teria a certeza de que a renda não seria problema! O melhor momento do programa BNC foi quando o clube ainda estava na segunda divisão e todos nos unimos ao Bebeto para resgatá-lo! Foi uma pena que a nossa torcida achasse que tudo acabara com o nosso retorno à primeira divisão, abandonando-o em seguida! Não sei como tem se desenvolvido o SOU BOTAFOGO, mas é a saída para o Botafogo garantir o seu futuro! O Barueri tem um esquema de venda de ingresso diferente. Ele consegue vender todos os seus ingressos na temporada, com total antecedência, recorrendo às empresas da cidade! São estas é que se encarregam de fazer a distribuição entre os torcedores e seus funcionários. Se estes, na posse dos tais ingressos, não comparecem aos seus jogos, não tem problema algum! O clube já tem garantida a renda e, por conseguinte, o segundo lugar em arrecadação na segundona! Porque o Botafogo não busca fazer o mesmo além de manter o SOU BOTAFOGO?

    • Dan-Botafogo

      Bom dia Machado, eu fui de carro e tb pela linha amarela cheguei por volta de 14:30.
      Depois que vc sai da linha amarela e vai seguindo em direção ao engenhão( vira pra um lado depois para outro, dobra mais uma esquina…. uma vergonha isso) logo que vc passa por baixo da linha amarela tem um estacionamento enorme ali na Rua Goias, da até pra ver um pedeço dele no google maps, tem que andar um pouquinho mais eu sempre paro ali, acho que vale a pena.
      Melhor sorte na próxima amigo.

      • Mário Wagner Dias

        Também fui de carro,´pela linha amarela e não encontrei nenhuma dificuldade para chegar. Saí da Urca 13:00 mais ou menos e cheguei no Engenhão tranquilamente e para entrar no estádio não gastei nem 5 minutos. Foi a primeira vez que fui ao Engenhão e também ao Rio de Janeiro. Meu sobrinho que mora no Rio me levou pela manhã para conhecer alguns pontos turisticos e me deixou em frente a estação de trem, no portal do estádio e tudo ocorreu otimemente bem. Ele não precisou estacionar, pois foi embora e me pegou após o jogo (ele é tricoflor kkkk). Na hora em que entrei no nosso templo sagrado, me perguntei: será que toda essa campanha de ser difícil o acesso ao Engenhão será obra de flamenguistas e jornalistas que odeiam o Botafogo? Havia pme preparado para inúmeras dificuldades, desde minha saída aqui de BH e o que vi foi muito bom, em termos de organização e comodidade. Sempre que der vou voltar e prestigiar essa cidade linda e meu Fogão ao vivo e a cores. Um abraço, Mário Dias.

    • Leo

      Eu cheguei de carro às 15:40, parei dentro do estacionamento do estádio e ainda tinha muita vaga disponível.

    • Até parece que o fato de a nossa torcida lotar o Engenhão lhes causou algum incômodo! Só essa mídia marrom não quer perceber que se alguma irregularidade houve, durante o jogo contra o Ceará, esta aconteceu devido ao uso desmedido dos meios de coação da PM! Ou será que querem acusar ao Botafogo pelas bombas de gás lançadas pela PM? O clube cumpriu todas as exigências legais que o evento exigia! Não se pode querer culpá-lo, em razão de alguns torcedores com os seus ngressos resolveram chegar depois de o jogo ter se iniciado! Ou porque outros imprevidentes não se anteciparam a compra dos mesmos e, por isso, ficaram de fora! Vejo no alarido todo que estão a fazer em torno do assunto, mais como um desserviço ao Botafogo, que uma preocupação real com os torcedores que ficaram de fora, por culpa de suas imprevidências, ou não! O que deveria importar a todos, é que o Rio de Janeiro, tem, sim, mais uma grande torcida! Mas, parece-me, deve ter sido exatamente a consciência disto que incomodou de fato a mídia flapressiana, não?

  • É lamentável. O torcedor tem que ir ao estádio apenas com a intenção de se divertir e torcer para o seu time ganhar. Qualquer briga ou confusão só acaba com a alegria da festa.

    • Jorge, me permita, uma vez mais, caroneá-lo para trazer-nos algumas considerações sôbre o seguinte: Eu considero terrivelmente suspeitas as atitudes de certos órgãos midiáticos em relação ao Botafogo e aos seus eventos! Quando o Flamengo realiza os seus jogos não vemos O Lance ou O Globo se preocuparem com o que acontece nos arredores do estádio! Não os vemos preocupados em saber se o Flamengo cumpriu ou não todas as exigências dos tal SAT – Serviço de Atendimento ao Torcedor! Até parece que o fato de a nossa torcida lotar o Engenhão lhes causou algum incômodo! Só eles não querem perceber que se alguma irregularidade houve durante o jogo contra o Ceará, esta aconteceu devido ao uso desmedido dos meios de coação da PM! Será que querem acusar ao Botafogo pelas bombas de gás lançadas pela PM? O clube cumpriu todas as exigências legais que o evento exigia! Não se pode querer culpá-lo em razão de alguns torcedores com os ingressos resolverem chegar depois de o jogo ter se iniciado! Ou porque outros imprevidentes não se anteciparam a compra dos mesmos e por isso ficaram de fora! Vejo no alarido todo que estão a fazer em torno do assunto mais como um desserviço ao Botafogo que uma preocupação real com os torcedores que ficaram de fora por culpa de suas imprevidências ou não! O que deveria importar a todos é que o Rio tem uma grande torcida! Mas, parece que foi exatamente a consciência disto que incomodou a mídia flapressiana, não?

      • Concordo com você Paulo. A Flapress tá morrendo de inveja. Ainda mais ontem que tomaram de virada do Corinthians.
        Quanto será que é cobrado do Fla e Flu pra jogarem no Engenhão?
        Eles jogam lá e ainda reclamam do gramado, do estádio etc…
        Se o Engenhão não serve, que os Flatulência e os Florzinhas joguem em seus estádios…kkkk.
        Por que a mídia não escreve isso?
        Por que a mídia não tem CORAGEM pra escrever sobre o assunto?

  • FABIANA CABRAL

    Fiquei triste em ver que a polícia sem motivos atacou o grupo de botafoguenses na ala oeste

    Estava lá com minha irmã, e mulheres com filhos amigos com criança de 4 anos, mulheres gravidas, todos sendo massacrados pela polícia.

    Por causa de 6 pessoas que empurraram o portão a polícia jogou bomba lacrimogenia e spray de pimenta em muita quantidade

    Nao tinha para onde ir pois jogaram em torno de 10 bombas só na ala oeste

    Nao tinha como respirar e o pior muitas crianças lá.

    Nós do botafogo nao fomos favelados e violentos mas a polícia sim e nao cessou o ataque mesmo vendo todos caido no chão.

    É UM ABSURDO

    É ABSURDO POIS OS CAMBISTAS TOMAM CONTA DOS INGRESSOS E VENDEM A 100 REAIS E A POLICIA FINGE QUE TRABALHA , POIS TRABALHAR É MANTER A INTEGRIDADE DS PESSOAS E NAO ATACAR AS PESSOAS COMO ELES FIZERAM
    ESTOU DECEPCIONADA

    • Joel

      Nós quem minha querida. A proporção de favelados no time do Botafogo é provavelmente a mesma da torcida do Flamengo, então vamo parar com essa bobagem… mais respeito.

      • Maile – A Botafoguense

        Menos, bem menos…você não sabe o que fala.
        A torcida do Botafogo é primeiramente educada…logo, nada aver com a dos mulambos.
        Para você ver que o que está falando é simplesmente falso…nos dias em que o Flamengo joga e o estádio tem um bom número de seus torcedores, o índice de criminalidade na cidade do Rio de Janeiro diminui…pesquisa feita pelo Governo do Estado, e não mera opinião sem embasamento.

        Saudações Alvinegras!

        • Joel

          Vc se sente ofendida q tenha favelados na torcida do Botafogo? Olha como as suas alegações são preconceituosas, vc acha por acaso q quem nasce na favela tem menos valor? É exatamente esse o tipo de raciocínio q fode esse país, nego tem um pouquinho de grana e fica falando besteira.. A nossa torcida é povão sim, muito mais do que esse tipo de gente patética supõe – em seus mundinhos fechados cheirando a limpeza! Ñ se pode pensar assim, nem no contexto do futebol – q se torna um pretexto para se exprimir esse tipo de pensamento bestial – nem em lugar nem um.

          • Tá certo, Joel! Essa atitude discriminatória e soberba é própria em quem se acha melhor que os outros! Nossa torcida, como qualquer outra em nosso país é composta por um léque de possibilidades! Temos nela desde o doutor formado na Europa ao gari da Comlurb! Quem acha que a torcida do Botafogo é melhor que as demais torcidas no aspecto humano, comportamenta e social não passa de um tremendo soberbo!

          • Mário Wagner Dias

            Amigo Joel, ser favelado não quer dizer ser marginal ou ladrão, pois tem muito marginal de terno e gravata e morando na zona sul. Só acho que os favelados que torcem para o Botafogo, não podem ser comparados com os flamenguistas, pois ontem fui pela primeira vez no Engenhão e vi uma torcida educada, ordeira e inteligente. Moro a 35 anos em Belo Horizonte e o que vejo das torcidas de Atlático e Cruzeiro me deixa estupefado. Fui ao Rio ontem preparado para passar por vários problemas e episódios de violência e o que vi me serpreendeu muito. Na saida do jogo, em frente a estação de trem, enquando centenas de botafoguenses deixavam o estádio, passou um idiota com a camisa do “Framengo”. Foi gozado, chamado de “peidorreiro”, zoado, mas em momento algum foi agredido. Foi um exemplo de civilidade e conduta da torcida do Botafogo. Me encheu de orgulo. E tenho certeza que entre os botafoguenses estavam vários favelados, mas nanum bandido.

  • MERLIN

    Meus amigos,

    Espero que nenhum Botafoguense verdadeiro mande registro algum para o Lancenet. Tá na cara que a Flapress vai tirar proveito da controvérsia.
    Tudo para prejudicar o Botafogo.
    A imprensa só tem interesse em tumultuar a administração do Botafogo e indispor a torcida contra a Diretoria.
    O Lancenet vai querer estabelecer conflito, como já tentaram diversas e diversas vezes (em algumas conseguiram).
    São as cadeiras pintadas de vermelho.
    É a falta de energia elétrica.
    É a falta de um engenheiro a ser contratado.
    É criticando o serviço médico do Engenhão no caso do Técnico do Vasco.
    São críticas em relação ao gramado.
    Agora vão querer dizer que a Diretoria mandou a Polícia agredir os torcedores que não compraram ingressos com antencedência.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    • Joel

      Ô Merlin, q besteira. Ñ é de hj q a policia haje de forma truculenta nos estádios, seja com qualquer torcida. Agente tem q dar um basta nessa situação. Ñ tem nd de imprensa contra o Botafogo, quando se cobra o q é justo: exigimos uma policia civilizada.

      • MERLIN

        É Joel,

        Respeito a sua opinião.
        Defenderei sempre o seu direito de ter e exprimir livremente opinião.
        Entretanto, o mesmo direito me é assegurado.
        Besteira ou não, é minha a opinião colocada.
        Não irei julgar se a sua resposta é, também, uma besteira.
        Entretanto, me causou espécie as outras respostas suas apresentadas aos demais bloguistas (Maile e Fabiane).
        Mas, como se diz: cada um com a sua uma, cada qual com a sua qual, tens absoluto direito de ter opinião e defender suas bandeiras.

        Saudações alvinegras de cinco pontas

        Merlin
        A bordo do Botafogo desde 1534

        Merlin também no Twitter

        • Mário Wagner Dias

          Joel, ninguém tem culpa se o “Framengo” não conseguiu sequer participar da licitação do Engenhão. Vc acha mesmo que a flapress criando chifres em cabeça de cavalo e que flamenguistas venham em nossos blogs disfarçados de botafoguenses, irá fazer com que o Botafogo perca o estádio e este seja dado para o “Framengo”????/ Muda o foco e fique só olhando com inveja o mais moderno estádio das Américas ser gerido ( e bem) pelo BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. O mais é chororô dos verdadeiros reis do choro, e vc sabe de quem estou falando …….

          • Joel

            Merlin,

            Primeira questão: Ñ acho q a imprensa trabalhe sistematicamente em prol do fracasso do Botafogo, ela trabalha sistematicamente em prol do sucesso do Flamengo. Muito se fala da administração do Botafogo no Engenhão – q eu acho muito boa – mas existem de fato questões a serem discutidas, que devem vir a público e q são do interesse do torcedor, como por exemplo a segurança do estádio. E questões fúteis, como a cor das cadeiras, realmente pode acontecer, de serem aumentadas e exploradas, q é o q acontece no meio midiático. Paciência..

            Segunda questão: A torcida do Botafogo é maravilhosa e eu ñ tenho palavras para descrevê-la, mas causa-me espécie, deparar com certos comentários, q para camuflar um profundo preconceito social, refugiam-se em clubismo. Quando é dito, aqui no blog, q a torcida alvinegra é organizada e merece os parabéns por isso, eu concordo. Mas eu já ñ estou mais falando de futebol. Se uma pessoa chama outra de favelada, no contexto em q a Fabiana chamou ali em cima, ñ se pode achar q esse adjetivo tenha qualquer conotação q ñ seja pejorativa. Isto, é gente q ñ tolera a convivência com pessoas de outras classes sociais.

          • Joel

            Aê Mário Wagner, deve se achar fuderosão pq tu fala flamengo e ñ framengo, né ñ? Tu deve ter a maior bala na agulha. Aliás agulha é contigo mesmo.. HAHAHAHAHHA

          • Joel

            Se vcs pudessem censurar esse ultimo comentário e este eu agradeceria. Obrigado por darem voz ao torcedor…

    • ricardo

      Perfeito Merlin!
      Parabéns pela coragem! Faço coro as suas palavras!

    • Merlin, concordo com tuas palavras. Aliás, alguém viu alguma cadeira de propaganda? Era só a torcida estar em peso que não mais se discutiria cor de cadeira, não é mesmo?

  • Tamires

    Foi uma Guerra sem causa, uma enorme covardia da parte dos policiais que estavam ali pra promover uma ação em caso de alguma tentativa de invasão, o que ñ houve da parte da torcida do botafogo na ala oeste.
    Tinha crianças, mulheres como eu, minha irmã e minhas primas, e fomos atingidas com uma gás maldito sem necessidade, foram muitos tiros de bala de borracha, muita correria pessoas caindo no chão outras ate mesmo se jogando porque com o gás erra impossivel respiar, ardia os olhos, o nariz, todo o rosto, eu nunca tinha passado por uma sitiação desse tipo, foi lamentavel , UMA COVARDIA.

    A policia agil como mostros, isso tudo porque não erra os filhos, os pais, as esposas deles que estavam lá respirando aquele gás maldito.
    LAMENTAVEL, CRUELDADE, TRISTEZA, JUSTISA… JUSTISA ONDE ESTA ELA!

    • Caro amigo, entenda que se o senhor ficou sem ingresso foi por culpa de sua imprevidência! O Botafogo nenhuma culpa tem por isso! Se associes ao Sou Botafogo e não você terá mais problemas com ingresso! O senhor quer ir em cima da hora, sem ingresso, e ainda quer encontrar alguém a sua disposição, é? Faça como os 42 mil que entraram, e não terá motivo para queixas! O tumulto aconteceu em razão tão somente dos imprevidentes torcedores, que sempre deixam para comprar os seus ingressos na última hora! O Botafogo nenhuma culpa tem por isso! Os que não querem ter dificuldade para comprar seus ingressos que se filiem ao Sou Botafogo! Não fazer o que deveriam ter feito com previdência foi a razão para o tumulto verificado! O clube havia avisado que não venderia ingressos no Engenhão, no dia do jogo! Quem reclama, agora, tá apenas querendo aparecer! Da próxima vez, cheguem mais cedo e que tenham comprado antes o ingresso!

      • ricardo

        Ô Paulo WS … Tamires é mulher e não “caro amigo” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • Ric, o posts entrou no lugar errado! Eu não tencionava responder a Tamires, mas, apenas postar o texto, que eu já havia postado anteriormente, e não me dera conta… Sorry!

        • Joel

          HHAHHAHAHAHAHHAHAHA

      • Sergio Luis

        Bisonho!!!!

  • Caro amigo, entenda que se o senhor ficou sem ingresso foi por culpa de sua imprevidência! O Botafogo nenhuma culpa tem por isso! Se associes ao Sou Botafogo e não você terá mais problemas com ingresso! O senhor quer ir em cima da hora, sem ingresso, e ainda quer encontrar alguém a sua disposição, é? Faça como os 42 mil que entraram, e não terá motivo para queixas! O tumulto aconteceu em razão tão somente dos imprevidentes torcedores, que sempre deixam para comprar os seus ingressos na última hora! O Botafogo nenhuma culpa tem por isso! Os que não querem ter dificuldade para comprar seus ingressos que se filiem ao Sou Botafogo! Não fazer o que deveriam ter feito com previdência foi a razão para o tumulto verificado! O clube havia avisado que não venderia ingressos no Engenhão, no dia do jogo! Quem reclama, agora, tá apenas querendo aparecer!

    • Leo

      É isso aí Paulo, você está certíssimo! É muito fácil colocar a culpa nos outros. Aos reclamões que querem aparecer, façam-se a seguinte pergunta: “O que EU fiz para evitar a confusão?”

  • Dan-Botafogo

    Quem criou a confusão foi essa polícia desequilibrada. Ali só tinha famílias não eram marginais não, nem mesmo era ‘torcida organizada’. Era, pelo que pude ver em todas as imagens que achei, organizada, pois não criavam nenhum tumulto estavam somente aglomerados ali. Esses pseudo-zeladores da paz precisam ser investigados e processados para que isso não se repita.
    As vezes eu esqueço que isso aqui é Brasil.

  • Leo

    É o seguinte, antes de mais nada, temos que aprender a ser torcedores. Portanto, nessa confusão, todo mundo é vilão e alguns inocentes (e põe inocente nisso) entraram de gaiatos.
    Vou dar meu relato: como sempre comprei nossos ingressos (meu e do meu filho) antecipadamente em General Severiano na segunda-feira, SEM FILA! Saí de carro da Zona Sul às 14:10, peguei meu filho na Tijuca 14:30. Fomos pelo Méier (margeando a linha férrea) e parei o carro SEM PROBLEMAS no estacionamento do Engenhão às 15:40. Eram exatamente 15:50 quando estávamos sentados em nosso lugares no setor Oeste Superior.
    Será que dei sorte? Ou é uma questão de precaução?

    • paulo de morais

      Para mim a culpa é dos dirigentes do fogão que são incompetentes, eles poderiam imaginar que isto pudesse acontecer e prevenirem-se pedindo uma carga maior de ingressos.

      • Dan-Botafogo

        Carga maior de ingressos??? Não sei se vc percebeu mais tava lotado. Seriam incompetentes e irresponsáveis se tivessem vendido mais ingressos.

        • paulo de morais

          É mesmo, estava lotado de cadeiras vazias! ou será que naquele espaço que ficam as cadeiras vermelhas, não pode sentar niguem para não ir contra aos iteresses do patrocinador?

          • Dan- Botafogo

            Paulo, vazio mesmo só a parte do Ceara, e ali não pode mesmo. Quanto à alguns pontos vazios nas laterais são relativo a pessoas que preferem ficar nas escadas, pra ficarem no meio com melhor visão, perto das organizadas, sei lá. Não pode deixar entrar um número maior de pessoas do que o de cadeiras e talvez vc esteja esquecendo das gratuidades, por isso não dá pra vender 45 mil ingressos

          • O ínico espaço vermelho vazio no Engenhão ontem era o destinado à torcida do Ceará, amigo! Pare com sua cantilena que o senhor já tá parecendo o Peter, viu Xará?

      • Leo

        Carga maior pra botar aonde??? O estádio tava lotado rapá…rs

        • Altair Santos

          Sou socio torcedor, entrei no estadio com meu cartão magnetico as 15:40 sem problema. O estadio estava lotado e acho que o setor Oeste estava acima da capacidade, eu e muitos tivemos que ver o jogo em pé na escada de acesso as cadeiras. O unico espaço vazio estava a metade da parte sul com a torcida do Ceará, de resto não tinha mais espaço.
          Na proxima vez comprem o ingresso com antecedencia, ou seja inteligente e se entro no programa sou botafogo, 50 reais por mês com diretiro de assistir de 4 a 5 jogos.

    • Mário Wagner Dias

      Também cheguei sem problema e entrei no Engenhão tranquilamente. Vamos nos unir e acabar de vez com essa campanha rubro-negra de que o Engenhão tem difícil acesso, pois é mentira. O que a maioria dessa imprensa mentirosa quer é que o Engenhão saia das mãos do Botafogo, pois acharam que seria um “elefante branco” e agora estão vendo que pode dar muito lucro.

  • Fabbiano

    Bem eu comprei o meu antecipado e graças a Deus não tive problema nenhum muito pelo contrário,lamento oq aconteceu com quem deixou para comprar o ingresso na hora eu particularmente prefiro comprar antecipado justamente para não passar por essas situações ainda mais em jogo de grande apelo como o de ontem.
    Mais o bom nisso tudo é que o FOGÃO jogou bem e venceu parabéns ao BOTAFOGO
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!!!!

    • Todo torcedor sagaz, faz o que fez você Fabbiano! Quem espera chegar a hora do jogo para se decidir se vai ou não ao Engenhão, com certeza, tá querendo pretexto para justificar o não ter visto o jogo! Para aliviar o torcedor mais exigente é que existe o Sou Botafogo! Fica fora do Engenhão quem quiser!

  • Souza

    Bom dia!

    Confesso que não consigo acompanhar de perto no Niltão todos os jogos, não é desculpa, mas o preço cobrado pelos ingressos é abusivo! sempre que vou levo meu pai (que me ensinou o que é ser BOTAFOGO) comigo. Vamos às contas: São em média 4 jogos por mês no estádio, cada ingresso custa no mínimo R$ 20,00, só nisso aí já gastaríamos R$ 160 por mês, com o custo da passagem + alimentação dentro do estádio (um refrigerante que seja) chegamos á bagatela de R$ 300,00 fácil, fácil! Infelizmente não temos condições financeiras pra gastar essa quantia mensal… Fico chateado, mas essa é a realidade…
    Empecilhos à parte, neste feriadão fizemos um esforço e a família toda reunida foi curtir o Fogão no Niltão! Pai, mãe, irmã, sobrinho, prima… enfim uma verdadeira festa eu imaginei… éramos 6, vestidos dos pés à cabeça e com o sorriso estampado no rosto! Mas eu estava errado o que era pra ser uma festa (como foi pra pelo menos 42 mil pessoas) virou uma tragédia!
    Saímos cedo de casa, por volta de 12:00 já estávamos a caminho do Niltão… A viagem de trem foi tranquila, chegamos por volta de 01:40, e a torcida ainda estava chegando devagar…
    Primeiro problema logo de cara, as filas nas bilheterias (Sul, Leste, Norte e Oeste) estavam imensas, e em média apenas 2 ou 3 guichês abertos atendendo ao público, uma vergonha! Por volta de 02:30 aquele pessoal com as camisetas de “Posso Ajudar” que tentavam em vão organizar as filas começaram a avisar que os ingressos haviam acabado!
    Tristeza, decepção… Mas acontece, afinal quem comprou antes tem direito a ver o jogo… Fica pra próxima pensei…
    Revoltante mesmo foi ver a festa dos cambistas, extorquindo a família botafoguense… Desprezível, triste, enfim… sem adjetivos que possam descrever… ingressos sendo vendidos nas mãos destes marginais por R$ 100,00! Isso mesmo R$ 100,00 um ingresso que custava R$ 20,00!
    Nesse momento não tinha nenhuma polícia pra reprimir! eles estavam espalhados ao redor do estádio gritando como se estivessem na feira! “Ingressoooooooo, Ingressooooooo. acabou na bilheteria, agora só na minha mão!” E não vi um policial sequer se movimentar! ABSURDO!!!
    Não bastasse isso, eu moro longe e não dava tempo de voltar pra casa e ver pela TV. O jeito era acompanhar num dos barzinhos ao redor, afinal é essa paixão pelo glorioso que nos move! Fica ali perto da ala Oeste, torcendo pra que a diretoria abrisse os portões! No meio do primeiro tempo o contingente do GEPE foi aumentado absurdamente em frente aos portões. Vale lembra que nesse momento milhares de famílias estavam ali, crianças de colo, idosos, botafoguenses de verdade!
    Acompanhamos todo o primeiro tempo no bar, e um último fio de esperança veio ao apito do árbitro, começou um movimento mais forte da torcida gritando “Libera, Libera, Libera” mas sem afrontar ninguém, apenas um grito de uma torcida apaixonada gritando pela sua liberdade num 7 de Setembro!
    O que se viu dali em diante foi triste e me dói a alma, os marginais fardados se acharam no direito de dispersar a torcida que estava ali nas escadarias da ala Oeste apenas aguardando… Começaram os rojões, bombas de efeito moral pra todos os lados. A torcida não afrontou a Polícia, mas a Polícia afrontou a torcida! vergonha! Não tem só santo no meio da torcida e todo mundo sabe, não estou me fazendo de coitado, mas realmente não houve nenhum ato de vandalismo por parte da torcida. Após o início da confusão(somente após a polícia começar com os rojões) algumas latinha foram atiradas pela torcida na polícia!
    Foi a gota d’água!!! o que já era uma guerra piorou! Mesmo com tantas famílias e crianças, no meio de toda essa correria, atiraram diversas bombas com spray de pimenta! Foi muita correria, muito choro! à essa altura minha família gritava acuada atrás de um carro da GEPE, o que não foi suficiente, mesmo ali lançaram mais uma bomba de pimenta, e atingiu a todos, ficamos sem enxergar nada em completo desespero!
    INACEITÁVEL!
    E o pior é não ter a quem recorrer! A mídia em quase todos os seus meios divulga que a Polícia “controlou” a torcida que tentava invadir o estádio. MENTIRA!
    Aqui é BOTAFOGO porra! Se fosse um monte de mulambo isso não acontecia!
    Só posso lamentar. E torcer! Que o fogão continue em frente, que sejamos campeões… mas a marca de ontem nunca vai se apagar.
    A torcida do BOTAFOGO não pode ser tratada como um monte de marginais!
    Um grande abraço!

    • Leo

      Tá todo mundo errado!
      Se tem cambista é porque tem mané que compra (e depois ainda reclama de corrupção). Parabéns pra você que não comprou.
      E a polícia não tem “o direito” de dispersar a multidão, ela tem a “obrigação” e garanto que tinha marginais de ambos os lados. Agora me desculpe, sabendo disso, quem se mantém num ambiente desse, ainda mais com a família e crianças está assumindo o risco. Tem tudo pra dar M…
      É muito fácil colocar a culpa só na polícia, todo mundo tem que fazer seu papel pra manter a ordem!
      Digo mais uma vez: COMPREM INGRESSOS ANTECIPADAMENTE E CHEGUEM CEDO!!! É assim que funciona em qualquer lugar civilizado.

    • Joel

      Souza o preço do ingresso é um absurdo e, o q se consome dentro do estádio tb. Se vc for um botafoguense fanático e gosta de ir ao Engenhão sempre, eu sugiro q vc compre um plano de sócio torcedor para a sua família; desses 160 reais, eu te garanto q vc economizaria no mínimo uns cem contos.

      Quanto a confusão, é realmente lamentável e, eu q esperei ver hj no lance uma matéria condenado a conduta policial, vejo uma matéria com alegações dfe um tenente do GEPE dizendo que “evitou uma tragédia”.

      que país é esse?

      • Altair Santos

        Pago R$50,00 por mês no programa Sou Botafogo e assisto todos o jogos no engenhão, paga caro quem quer.

  • Segundo o site do jornal O Globo, em sua edição de hoje, Corinthians (R$ 867 milhões) e Flamengo (R$ 689,5 milhões) disputam moeda a moeda quem tem a marca mais valiosa do futebol brasileiro. Segundo um novo estudo divulgado nesta quinta pelo Futebol Finance, consultoria especializada em finanças do futebol, os dois clubes mais populares do país são também os detentores das marcas mais valiosas do futebol brasileiro. Já o Botafogo (em 12º abaixo do Fluminense) teve uma variação de 1% passando de R$ 89,9 milhões para R$ 90,7 milhões. Para chegar a conclusão do valor das marcas, o estudo analisa 18 diferentes variáveis. Entre elas estão os dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atual os clubes. Não são considerados no estudo recursos conseguidos com transferências de atletas.

    Amigos. É evidente que tais dados não são para serem levados na devida conta! Os dados financeiros do Botafogo, atualizados, são como pés de cobras, quem os vê, morre! Há muito tempo que, nem os conselheiros do Botafogo, sabem a realidade dos seus números! Este estudo acima deve fazer parte do interesse de alguns em tentar diminuir nossa autoestima, em razão da nossa posição atual na tabela! Duvido que o Botafogo fique, no valor de mercado, abaixo do Fluminense, do Atlético-MG, num ranking real e verdadeiro! Como podem dizer que Corinthians e Flamengo podem ser os clubes mais valiosos, se eles nem têm estádios próprios?

    • Concordo Paulo. Agora, tenho uma pergunta: os torcedores desses dois times citados não sabem quanta grana entra no time e o que é feito dela?
      Com tanto dinheiro assim por que estão endividados desse jeito?

  • Pedro Rocha

    Se as pessoas se precavessem antes de ir ao estádio a confusão seria muito menor! Não entendo o que passa na cabeça do torcedor que chega à fila ao meio dia ou às 13 horas para comprar seu ingresso, sabendo que as vendas para o setor Leste já haviam se esgotadas e a fila abriria às 10 horas da manhã. No máximo, pra quem quisesse o ingresso, era aceitável chegar lá às 10 horas, pois todos sabíamos que era feriado e a torcida iria comparecer ao Engenhão! E quanto ao fim dos ingressos, nada a diretoria poderia ter feito! O erro é em grande parte dos torcedores! O único desrespeito que eu vi no estádio foi quando eu estava na fila para comprar meu ingresso, Ala Norte, onde havia sido informado que ocorreriam as vendas para TODOS OS SETORES DO ESTÁDIO, mas quando chegou a minha vez, a atendente disse que as vendas para o setor Oeste iriam ocorrer nele próprio! Ai eu fiz meu direito ser preservado, reclamei, chamei supervisora e consegui meu ingresso, pois cheguei lá às 8:30 da manhã para garantir meu bilhete e após 2horas de espera me avisarem que o lugar de venda mudou é pura sacanagem, e eu ainda corria o risco de chegar na outra bilheteria e os bilhetes acabarem!

  • Pedro Rocha

    Se a torcida parar de comprar dos cambistas, eles vão acabar! Parem de culpá-los, enquanto houver quem os financie, eles vão existir! Acorda torcida, bilhete é na bilheteria e de preferência adiantado!

  • Como foi dito acima, a solução para este problema de acesso ao estádio é criar alternativas para compra de ingressos, substituindo a já antiquada bilheteria. O programa Sou Botafogo é uma excelente opção. O que sâo 50 reais mensais, quando você tem acesso tranquilo, sem filas, não precisa sofrer para comprar ingresso, fica no melhor lugar do estádio, onde nem bate sol e vê três, quatro jogos por mês, barateando o valor do ingresso? Outra alternativa é comprar pela internet ou com o cartão de crédito. Não tenho maiores detalhes porque não utilizo estes mecanismos, mas é melhor do que encarar fila na bilheteria. Uma sugestão minha é adaptar para o futebol o sistema da supervia,por exemplo. Vc compra o cartão, recarrega no vaor que quiser e vai abatendo a cada jogo que comparece. E por aí vai. Pra terminar, um conselho: chegue cedo. Eu sei que dentro do estádio não tem cerveja. Mas o que é mais importante: a cerveja ou a segurança? Daqui a pouco eu volto para falar do jogão!!!

  • regys rive

    AE!
    DAKI PRA FRENTE SÓ CASA CHEIA!!

    EU QUE SAÍ DE VITÓRIA-ES PARA ASSISTIR BOTA X FLU,AS MELHORES LEMBRANÇAS QUE TROUXE DO RJ FOI O JOGO O ENGENHÃO EIO CHOPP DO QUIN ONDE FICA A CONCENTRAÇÃO DO BOTACHOP,O DELICIA DE BAR,RSRSRS AS FOTOS DO MAURO GALVÃO COM PAULINHO CRICIUMA,ME TROXERAM BOAS RECORDAÇÕES. FICO IMAGINANDO HJ A SEGUINTE ESCALAÇÃO:
    JEFERSON
    PAULO ROBERTO
    MAURO GALVÃO
    WILSON GOTARDO
    CORTES
    RENATO
    MARCELO MATOS
    ELKESON
    MAIKOSSUEL
    HERRERA
    ABREU

    CAMPEÃO ADIANTADO

  • Onde finalmente estão se desenrolando os debates no dia de hoje? Não é uma boa, senhores moderadores, abrir-se simultaneamente tantos links para debates e ainda mais durante o jogo a que estamos vendo! Além se se acumularem, não temos nem tempo de abrirmos neles o debate pois logo são substituídos!

    • Dan- Botafogo

      Flapress meu amigo. pra eles qq tentativa de diminuir nossa Vitória ontem é válida…
      Exagero meu???

      • Dan, Tem a ver com a profusão de links abertos simultaneamente pelos senhores moderadores e que apenas serviram para nos dividir num momento em que todos temos que permanecer unidos! Não sei a quem interessa, no Lance, abrir-se tantas frentes de debates, se as atualizações e as liberações dos postados, não se fazem tão rápidas! Não dar para se compreender o que quer com isso os senhores moderadores! Dividir-nos, quando deveríamos estar todos unidos, é o que nos parece! A Flapress sabe que a força do Botafogo estar na união de time e torcida! Será que estão buscando nos dividir para que eles possam voltar a reinar? Devemos estar atentos a tais movimentações, amigo!

  • Eu fui um dos que mais criticaram ao Caio Jr, em seu início! Ainda mais quando ele ainda esperava contar com todos os jogadores do elenco! Era natural o seu desencontro inicial posto que o time ainda estava condicionado aos apelos defesivista do Joel! Quando enfim ele pode colocar em campo o time que el formatara, o cara nos mostrou que sabe o que faz e onde quer chegar! O Caio Jr não é apenas o mago visto no Harry Poter, ele é o Gênio que finalmente saiu da garrafa! Estacionar o Jeferson à linha de gol e lhe dar como defensores o quarteto composto por Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortez, foi ótimo! Unir Marcelo Mattos ao Renato, o Elkeson ao Maicosuel foram suas cartadas mais sagazes! Ainda mais quando ele pode contar com o bravo e combativo Herrera e a disposição elegante do Loco Abreu na frente! Quem não sabe de cor o time do Botafogo, hoje?

  • Os moderadores do blog Ninguém Cala estão nos dividindo, amigos! Vejam abaixo quantos links foram postos para os nossos debates desde o dia 1º de setembro e suas respectivas participações. Não sei o que pretende com isso o Lance mas a verdade é que o blog Ninguém Cala vinha tendo uma performance digna, superando inclusive em participação até ao Blog dos Gilletes! De repente, como que para nos dividir, eis que surge quase que simultaneamente num mesmo dia mais links de debates do que os que são postos normalmente! Estão nos dividindo, com certeza, com essa estratégia de várias frentes de debates! Eis os 13 links postados desde o dia 1º:
    Um anfitrião que não é hospitaleiro by Guilherme Martins em 01.set.2011 às 0:12h – 593 Comentários;
    Mandante indigesto precisa da pressão da torcida by Marcelo Benevides em 02.set.2011 às 15:38h – 190 Comentários
    Renato: a diferença by Vinícius Perazzini em 03.set.2011 às 14:39h – 601 Comentários
    Cortês: do Quissamã à Amarelinha em 2 anos, by Gabriel Andrezo em 05.set.2011 às 19:29h – 315 Comentários
    Torcida do Bota em peso no Engenhão! By Raphael Bózeo em 07.set.2011 às 14:52h – 31 Comentários;
    Lotafogo! by Vinícius Perazzini em 07.set.2011 às 15:05h – 6 Comentários;
    Festa desde cedo by Vinícius Perazzini em 07.set.2011 às 15:12h – 2 Comentários;
    Alegria! by Vinícius Perazzini em 07.set.2011 às 15:24h – 3 Comentários;
    Jefferson joga by Vinícius Perazzini em 07.set.2011 às 15:28h – 2 Comentários;
    Preocupação por lotação by Vinícius Perazzini em 07.set.2011 às 15:33h – 5 Comentários;
    Festa das bandeiras by Vinícius Perazzini em 07.set.2011 às 15:46h – 10 Comentários;
    Como se faz direito pela esquerda by Vinícius Perazzini em 07.set.2011 às 19:00h – 65 Comentários;
    Confusão no Engenhão by Raphael Bózeo em 07.set.2011 às 19:21h – 42 Comentários!

  • O nosso amigo o moderador Raphael Bózeo bem que poderia iniciar um novo tema para debates, tendo em vista a dispersão que tantos links abertos no mesmo dia 07/09 ocasionou aos debates do dia. Contanto que o novo tema levasse em conta a situação especial do Botafogo na tabela e o longo caminho a percorrer até o fim do Brasileirão, não acham?

  • João Fogão Tubarão-SC

    Confusão uma pinóia, e se por acaso houve alguma coisa relacionada a confusão foi a própria polícia que causou, não os torcedores!
    “FOOOOOOGOOOOOOOOOOOOO!!!” é um magnífico grito de guerra da torcida do Botafogo, e não motivo para a polícia revidar com bombas e tiros para o alto num local repleto de crianças, mulheres(até grávidas), idosos e demais torcedores do Fogão!

  • MERLIN

    Meus amigos,

    Logo nas primeiras horas em que o tópico foi disponibilizado apresentei uma colocação em caráter emergencial.
    Após o Pan apenas o Botafogo mostrou interesse no Engenhão.
    O Vasco tem São Januário, um bom estádio, que dá para o gasto.
    Na época muitos ficaram intrigados pelo completo desinteresse do Flamengo, não apenas torcedores de todos os quatro grandes e sim, principalmente, a imprensa especializada.
    Afinal, como pode o time de maior torcida do Brasil não ter interesse em deter um estádio próprio, novinho, um marco na engenharia internacional ?
    Logo depois, entretanto, já com o Engenhão estando assegurado ao Botafogo, surgiu a resposta à grande dúvida de todos.
    O Flamengo nunca teve interesse no Engenhão porque o Maraca lhe está, politicamente, assegurado para depois da Copa do Mundo.
    Depois da Copa do Mundo o Maraca deixará de ser administrado pelo Governo Estadual e passará para um consórcio a ser conduzido, conjuntamente, entre o Flamengo e o Fluminense.
    Tudo novo, remodelado e com capacidade para atender a todas as exigências da FIFA para jogos internacionais oficiais.
    Sabemos o quanto é oneroso abrir um estádio para uma partida de futebol.
    No Engenhão cada partida (de qualquer time), apresenta um custo direto de R$ 119.000,00 (cento e dezenove mil reais).
    No novo Maracanã, em preços atuais, comparando-o ao maior estádio paulista ( + de R$ 225.000,00 por partida), ao abrir portas para uma partida de futebol já estará comprometido em, aproximadamente, R$ 285.000,00 (valores 2011).
    Tão logo o Botafogo assumiu o Engenhão, com o Maracanã ainda em pleno funcionamento, o Flamengo questionou que não seria conveniente que partidas das quais participasse, mesmo com o mando de campo sendo do Botafogo, fossem disputadas no Engenhão.
    Imediatamente o Governo Estadual e Municipal, o primeiro através da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o segundo através dos órgãos responsáveis pelo trânsito e transportes, apresentaram manifestação defendendo a posição do Flamengo.
    Em resumo, por questões de segurança (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) e por questão de transportes e trânsito, o Engenhão não é o local propício para que sejam realizadas partidas disputadas pelo Flamengo, mesmo que o mando do campo seja do meu Botafogo.
    O Maracanã foi fechado, entrou em estado de obras, de remodelação e, atualmente, em estado de greve (já tem flamelânça antes mesmo do Flamengo assumir a administração).
    Porém, a questão está adormecida até que o Maracanã seja reaberto.
    Com a reabertura do Maracanã, as autoridades Estaduais e Municipais irão afirmar que o Flamengo não pode – pelas razões já apresentadas – participar de partidas no Engenhão.
    Mesmo quando o mando de campo pertencer ao Botafogo, em partidas contra o Flamengo e contra o sócio deste, o Fluminense, os jogos serão disputados, com exclusividade, no Maracanã.
    Flamengo e Fluminense não jogarão no Engenhão.
    O Botafogo e o Vasco ajudarão a manter economicamente o gigante Mario Filho.
    Ao Engenhão restarão os jogos contra o Vasco e demais clubes do Estado do Rio de Janeiro (quando o mando de campo for do Botafogo), além dos pequenos de outros Estados (no caso do Campeonato Brasileiro), transformando o Estádio do Botafogo inviável economicamente.
    Por evidente, como é fácil de ser compreendido, só serão disputados no Engenhão jogos de pouco ou nenhum retorno econômico.
    E nem sempre, nos anos vindouros, conseguiremos, em todas as partidas, preencher o Engenhão com 42.000 Botafoguenses para pagar os R$ 119.000,00 iniciais.
    Existe, entretanto, a necessidade de demonstrar publicamente (comprovar) que o Engenhão não é o palco confiável para receber jogos dos quais o Flamengo e o sócio Fluminense participem.
    E nada melhor do que ser provocada uma batalha campal nos portões do Engenhão envolvendo, com exclusividade, a pacata e ordeira torcida do meu Botafogo.
    E por acaso existe melhor mote para afirmar a inviabilidade do Engenhão, por questões de segurança, para sediar partidas com o time de maior torcida do Brasil, e mais problemática, se, até com “apenas” torcedores do Botafogo, sem a presença de qualquer torcida adversária, batalhas campais são realizadas com tentativas de invasões ?

    Vamos lá, rol anti Engenhão:

    O Engenhão tem problemas com iluminação (apagões).
    O Engenhão não observa as normas do CREA.
    O Engenhão não possui um engenheiro eletricista privativo (registrado no CREA).
    O gramado do Engenhão é péssimo.
    O Engenhão não possui equipe e estrutura médica emergencial confiável, o que teria ficado comprovado com o caso do Técnico do Vasco.
    O Engenhão não tem disponibilidade para que os torcedores possam estacionar seus automóveis na circunvizinhança.
    O Engenhão apresenta problemas de acesso e de fluxo de torcedores.
    O Engenhão não oferece transportes populares em condições necessárias.
    A Policia foi obrigada a intervir para evitar um mal maior em partida da qual só se fez presente a torcida do Botafogo (imaginem se é um Botafogo X Flamengo com mando de campo do Botafogo) ?
    Para o Comandante do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios) poderia acontecer uma TRAGÉDIA, caso os portões fossem liberados.
    O Engenhão tem sérios problemas de apresentação visual, razão pela quais algumas das cadeiras atrás dos dois arcos do gol tiveram de ser pintadas de vermelho e branco para suavizar o azul predominante.

    A transmissão da batalha campal – provocada – já percorreu o mundo.
    Amigos de outros países que já tive o prazer de levar para visitarem o Engenhão, com o meu Botafogo jogando, sob toda mordomia 0800 (camarote, ar condicionado e bebidas liberadas), telefonaram após assistirem, no Japão, na Alemanha, na Áustria, na Noruega, na Dinamarca, na Escócia, a transmissão da batalha campal (os gols não foram transmitidos pela mídia brasileira, mas a batalha campal foi).

    É a Globo Internacional.

    Talvez eu esteja procurando ocorrências e factóides, dirão muitos.

    O tempo irá comprovar.

    Portanto, meus amigos Botafoguenses, cautela com as palavras que vierem apresentar as suas posições.

    A viabilidade econômica do Elefante Maracanã do Flamengo e do Fluminense não poderá ser à custa da inviabilidade econômica do Engenhão.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    twitter.com/#!/Merlin1534
    Merlin também no Orkut

    • O Merlin evidencia muito bem a razão porque a midia flapressiana tanto interesse tem em procurar um culpado e que inviabilize o Engenhão para grandes jogos! Se bem ou mal o Engenhão hoje serve a gregos e troianos, com a volta do Maracanã sob o controle da dupla siamesa, amanhã, tudo será esquecido em prol da segurança e tranquilidade que só o Maracanã tem a nos oferecer, de acordo com as óticas global e simamesas! O fato de o Botafogo ter lotado o Engenhão, unicamente com a sua torcida, apavorou àqueles que diziam ser o estadio inviável para grandes públicos! E para que o velho álibi da insegurança não caísse no vazio, a próprio PM usou de medidas absolutamente desproporcionais para criar a quase tragédia que já anteciparam tantas vezes! Pelo visto, a turma que queria explodir o Gasômetro, tempos atrás, ainda tá viva entre nós…

  • Galera não tive no engenhão pois, como já devem saber moro muito longe aí do estado do Rio,então não vou opinar sobre o ocorrido só vim dizer para secarmos hoje o vascú, sobre o jogo de mais tarde entre peidorrentos X Gambás ninguém tem que ficar torcendo pela vitória dos peidorrentos não precisamos deles, nunca precisamos e não é agora que vamos precisar, seremos campeões por nossos próprios méritos, sem ajuda de nenhum peidorrento.

  • MERLIN

    Meus amigos,

    Um momento para compreensão:

    O meu Botafogo disponibilizou 10 (dez) postos para a venda de ingressos, com antecedência, a partir de sábado (inclusive).
    Portanto, 5 dias antes do jogo contra o Ceará.

    Postos:
    General Severiano
    Caio Martins (Niterói)
    Engenhão
    Clube Casa de Viseu (Penha)
    São Januário (Estádio do Vasco)
    Laranjeiras (Estádio do Fluminense)
    Casa Vila da Feira – Rua Haddock Lobo nº 195 – Tijuca.
    Agência Eklétrica – Rua Conde de Bonfim nº 229 – Tijuca.
    Posto de Gasolina na Rua Góis Monteiro 195 – Botafogo
    Posto da Av. Joaquim Costa Lima nº 5271 – Parque Veneza

    Total 10 postos de venda abertos desde sábado (jogo na 4ª feira).

    Como muitas vezes procedo, quando levo muitos convidados estrangeiros para conhecerem o meu Botafogo e o Engenhão, compro convites para a Ala Oeste Inferior por entender que o ambiente do camarote não é ideal para que se tenha compromisso com o calor da nossa torcida.
    Como não os levaria para o camarote fui pessoalmente a General Severiano comprar os convites e uma camisa personalizada com o número que já carreguei nas costas para cada um dos convidados na loja do clube.
    Entrei tranquilamente na fila às 10.11 horas como qualquer torcedor (sou um torcedor normal) e comprei, com toda comodidade, 14 ingressos para a Ala Oeste Inferior – Nível 2.
    Não levei nem 5 minutos na fila, inclusive porque existia um guichê exclusivo para a venda para a Ala Oeste – Nível 2 (Inferior).
    Na loja foram 12 camisas sem publicidade, sendo, como sempre, muito bem atendido pelos funcionários da loja do Botafogo (que estava bem cheia).
    Tempo total necessário (compra de ingressos e camisas personalizadas): 35 minutos no máximo (segunda feira).
    Chegamos ao Engenhão (14 pessoas sendo 12 convidados estrangeiros), às 13.45 horas, paramos dois veículos no estacionamento do Engenhão e tivemos a oportunidade de escolhemos às melhores cadeiras (90% das cadeiras estavam liberadas).
    Marcadas as cadeiras, meus convidados foram divididos em 2 grupos de 6, para percorrerem a área circular do Nível 2, tirar fotos junto das fotos dos nossos ídolos do passado, com informações sobre cada foto e cada jogador que fez a história do Glorioso.
    Adoraram (sempre adoram), o teto pintado de negro com centenas de estrelas prateadas.
    E foram mais e mais fotos.
    Todos devidamente uniformizados e com lembrança para levarem para suas casas e sempre se lembrarem de um time que único no mundo.
    Resumo comprei os 14 ingressos com toda calma na segunda feira e chegamos ao Engenhão às 13.45 horas. Sorvetes e refrigerantes liberados.
    Saíram apaixonados pelo Botafogo, pela explosão da torcida na Ala Leste Inferior, participaram da Ola e pelo vôo do Caçador (primeiro e segundo vôos).
    Não experimentamos qualquer contratempo.

    Então pergunto:

    Porque eu, com centenas e centenas de anos de cabelos completamente prateados, consigo transitar tranquilamente com 12 estrangeiros que não falam uma palavra sequer em português, que nunca estiveram no Rio de Janeiro e, portanto, nunca estiveram no Engenhão, tirando fotos em todo o entorno do estádio e assistindo e filmando um jogo com 42.000 pessoas presentes, enquanto não sei lá quantas pessoas precisam chegar ao Estádio sem ingresso e em cima da hora ?

    Acho que isso se chama responsabilidade social.

    Hoje à tarde, a assistente que me auxiliou a conduzir e a ciceronear os estrangeiros entre hotel – Engenhão – churrascaria e depois, novamente hotel, me mostrou algo interessante em um vídeo do tumulto.
    Quando chegamos à área próxima ao Engenhão ficamos alguns minutos presos em um pequeno engarrafamento e, consequentemente pudemos ver alguns torcedores bebendo cerveja em um bar bem próximo ao estádio.

    Uns dois chamaram nossa atenção por certas características especiais (camisa e chapéus esquisitos – diferentes).
    Isto aproximadamente às 13.35 horas.
    Para nosso espanto, os dois torcedores que havíamos notado bebendo cerveja às 13.35 horas, no bar, aparecem, no vídeo, tentando comprar ingressos às 15.45 horas e depois, em outro vídeo, correndo no tumulto filmado e divulgado para o mundo inteiro pela Globo Internacional, já sob fumaça – provavelmente das bombas lançadas pela polícia.

    Conclusão:
    Os dois estavam praticamente na porta do Engenhão às 13.35 horas bebendo cerveja.
    Mas, só tentaram comprar os ingressos depois das 15.45 horas.
    E já com o jogo começado aparecem no tumulto externo.

    E os ingressos estavam disponibilizados desde sábado.
    Desde sábado.
    Desde sábado.
    Desde sábado em 10 postos diferentes.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    twitter.com/#!/Merlin1534
    Merlin também no Orkut

    • Merlin, há certas coisas que para maioria da nossa gente exigir que faça isso ou aquilo é o mesmo que lhe pedir para cortar-lhe a própria carne! Eis porque o combate à corrupção não prospera entre nós por mais boa vontade que haja por parte do governo ou mesmo aparentemente da sociedade! O não assumir compromisso, o não obdecer horários e regras fazem parte da falta de educação da maioria! Na Europa a venda antecipada de carnês dar certo por conta de seus naturais terem em alta estima o cumprimento de datas e horários! Aqui os imprevidentes sempre deixam para cima da hora o que tinham que fazer bem antes para depois terem o que falar ou contar como estórias para os seus netos! Cumprir horário, ser honesto e gentil com os demais para muitos do nosso povo é pura frescura e indicativo de um otário, infelizmente!

      • Merlin e Paulo, são coerentes as palavras que escreveram. Mesmo sendo Botafoguenses ainda são Brasileiros e esses torcedores continuam com o péssimo costume de deixar pra última hora. Pensam no famoso “jeitinho brasileiro”. Torcedores: está na hora de se mudar os hábitos. Torcedor consciente compra ingresso com antecedência.

  • Dan-Botafogo

    Bom dia Merlin. Gostaria de fazer uma observação. Como vc pode ver só tem um local de venda pra atender Niterói e São Gonçalo, é muito botafoguense. Aquele sistema de vendas que abrange tb diversos postos de gasolina torna bem mais confortável a aquisição do ingresso. Assim o cara que não pode dar uma fugidinha do emprego e ficar um tempão na fila pode simplesmente ,quando estiver indo pra casa depois do trabalho, parar em posto abastecer o carro e comprar seu ingresso. Acho que seria muito vantajoso à torcida a retomadadessa forma de comercialização.
    Abraços

  • ESTÃO ARMANDO CONTRA O BOTAFOGO! – É evidente para qualquer ser normal e sã, que o Engenhão, é um estádio moderno e que, nele, nada há que o impeça de servir ao propósito para o qual foi destinado! É claro que há problemas em seu entorno e que precisam ser encarados! Fora disto, nada há, nele, que confirme a má vontade de algumas autoridades, ou instituições governamentais, contra o mesmo! No entanto, se formos fundo na análise das questões, que envolvem o estádio a esta celeuma em torno de sua localização e falta de segurança, veremos que, por trás delas, estão os interesses dos dois clubes siameses (Flamengo e Fluminense) que pretendem administrar o Maracanã, após a Copa de 2014! Para forçar que todos os clássicos sejam jogados lá, eles baterão pé na sustentação da tese de que, o Engenhão, não é um estádio adequado aos grandes jogos, por conta de sua localização ou da insegurança que as vielas do seu entorno proporcionam! Ora, amigos, se o estádio vem cumprindo, com eficiência e satisfação o seu mister, nos dias de hoje, como haverá de prevalecer o discurso contrário, amanhã? Ora, para isto, é que entra em ação a PM, uma das maiores interessadas em que, apenas, no Maracanã, sejam jogados os tais clássicos! Para justificar a quase tragédia que a PM vem nos anunciando a cada jogo lá realizado, e que poderia haver fora do estádio, é que ela entra com suas medidas abusivas, suas atitudes desproporcionais, e fazendo uso de armas e bombas de gases lacrimogêneos, sem qualquer necessidade, apenas, para dar, aos que necessitam aprofundar seus falsos argumentos, as imagens televisivas de uma quase tragédia evitada, sabe Deus como!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo