Um clássico de arrepiar



Trabalho no LANCE! desde dezembro de 2009 e, nesta casa, sempre fiz a cobertura do Botafogo. Em 2010, comecei a ir nos estádios por todo o Brasil para acompanhar o Glorioso e a maior emoção que tive como jornalista foi justamente em um clássico diante do Fluminense, até aqui o único de 2011. Foi um confronto histórico. Virada, revirada, duas expulsões, duas cavadinhas. Senti o Engenhão vivo neste dia.

Em 6 de fevereiro, Botafogo e Fluminense duelaram na primeira fase da Taça Guanabara. O Tricolor vinha embalado pelo título Brasileiro, já o Glorioso ainda tentava encontrar seu esquema ideal. Admito que eu não acreditava muito em uma vitória do Alvinegro, mas tudo conspirou pela Estrela Solitária. E Loco Abreu brilhou.

Primeiro, o camisa 13 bateu pênalti de cavadinha e perdeu. O clima pesou. Porém, três minutos depois, o uruguaio teve outra oportunidade (que caiu do céu) e repetiu a dose na batida, que desta vez entrou, para delírio da massa alvinegra. Era o empate do Bota. Herrera decretou números finais ao jogão: 3 a 2.

O triunfo deu moral ao Botafogo, mas o time não embalou no Estadual. O que ficou foi a lembrança. Para este sábado, creio em mais uma grande partida entre os vovôs do Rio.

Abaixo, coloco o que escrevi sobre o jogo para o jornal de 7 de fevereiro:

Definitivamente, Loco Abreu tem aquilo roxo. Tanto é, que ele faz questão de mostrar isso nas comemorações. De vilão a herói em menos de cinco minutos, ontem o atacante fez História, com H maiúsculo. É daqueles jogadores fora de série, dono de uma estrela do tamanho da que o clube que representa possui. Mágico, frio, de cabeça erguida, El Loco justificou apelido e cavou o nome para sempre no Clássico Vovô.

Não tem como a visão do Botafogo ser diferente, não tem como o olhar alvinegro ir para outro lugar. Quando a camisa 13 do Glorioso vai para a penalidade, as arquibancadas esperam hipnotizadas. Porém, aos sete minutos do segundo tempo, a infalível cavadinha falhou e o maior motivo de orgulho dos alvinegros nos últimos 15 anos virou piada. Diego Cavalieri ficou no meio do gol e Abreu transformou-se em farsa.

De burro para baixo, o uruguaio recebeu adjetivos que jamais havia escutado com a camisa do Botafogo. Seria o fim da idolatria, mas não foi, porque Abreu é um ídolo nato. Na subida seguinte ao ataque, outro pênalti.

Na batida, El Loco. Na rede, finalmente a cavadinha. A jogada voltou ao patamar das maravilhas alvinegras, Loco Abreu recuperou o posto de imortal e o Glorioso empatou em 2 a 2 com o Tricolor.

O lance épico teve como prólogo uma primeira etapa nervosa, na qual o time não entregou-se.

Depois da doce insanidade, a torcida jogou junto e Herrera fez o gol da consagração, do ufa, daquela que foi uma das maiores vitórias que o Botafogo teve no Engenhão. Triunfo de líder, na raça, na vontade, no coração e nos colhões de Loco Abreu. Mítico, utópico, lendário: este é o Botafogo de El Loco, um doido iluminado.



  • é verdade vai ser um classico de arrepiar e espero que a nossa torcida jogue junto com o tiime

    • Sem o apoio da torcida nenhum time vai a lugar nenhum! É mais que certo que vamos ter que o décimo segundo jogador do time! Os que não sabem torcer, por favor, fiquem em casa!

      • É verdade Paulo. Sou crítico mas já estou de saco cheio daquelas antas que agora só vão ao estádio para vaiar. Alguns, que parecem ter o cérebro bem restrito, ao pior estilo “andou, se vestiu, comeu, dormiu”, sentam-se na cadeira, olham para os lados, olham para o copo de guaraná e aí, ao verem que o nosso ataque perdeu uma bola, sem sequer estarem prestando atenção à jogada, gritam, vaiam e xingam sem mesmo saberem a quem. Resumindo, o pior tipo de energúmero, ou seja, o que tem até preguiça de ver se vai vaiar aquele que ele acha certo vaiar ou se manda seus impropérios ao vento mesmo, acerte em quem acertar.

        Neste jogo de amanhã, o pior que podemos querer é a própria vitória. Sei que aquele 3×2, sensacional pela postura do time em campo, foi meio que um me engana que eu gosto, visto que o Cajá só se mostrou efetivo ali naquela partida. Parece que, apesar de ser craque, todo o medo que sente ao entrar num estádio se esvaiu naquela partida. De qualquer forma, com Elkson, Mago cada vez melhor, Lucas já bem menos tímido, Cortêz mandando ver, não tem como não acreditar que o Flu-C pode ser empalado qual o galo freguês o foi POR TRÊS VEZES.

        Vencendo, a continuidade do campeonato nos será favorável por várias etapas e aí, acredito na liderança e na possibilidade de título.

        • Desculpem divergir de suas opiniões amigos, Paulo WS e Marcos Paret acredito que vendo o estádio cheio os atletas tendem a mostrar todo seu empenho, e os que ficam a vaiar são levados a aplaudir a dedicação de todo o time. Todo atleta sonha jogar com estádio lotado, esse é o melhor combústivel para ele se entregar na partida, por isso todos devem ir ao estádio indiferentemente de quem quer vaiar ou não

          • Com certeza. Casa cheia é outra coisa. Falei destas reações de beócios mas em noites de 10 mil/11 mil torcedores. Aí, os manés conseguem visibilidade mas com o povão “invadindo” O NOSSO ESTÁDIO, fica mais difícil terem voz.

            É isso aí. Lugar de alvinegro amanhã é NO NOSSO ESTÁDIO. “BotafogoXFlumi-C… EU VOU”

          • Um estádio cheio é sempre uma visão arrebatadora e emotiva, caro Ivosc! O senhor há do convir que um estádio completamente lotado abafa o som de qualquer minoria que para lá se dirija para desvituar o evento ou para perseguir a este ou aquele jogador! A força da maioria constrange a qualquer malfeitor, com certeza!

          • paulo de morais

            Vc falou tudo Ivosc, saudações alvinegras em dobro para vc amigo.

        • Bardawil

          CORNETEIROS ,,… CADE VCS ???

          QUERO SABER QUEM VAI PRO JOGO EM VEZ DE FICAR SENTADO DE FRENTE AO COMPUTADOR RESMUGANDO E SEM TER HISTORIAS PARA CONTAR PROS FILHOS E NETOS … ALÉM DE ENGORDAR E FICAR SEM SAUDE …!!!

          LUGAR DE BOTAFOGUENSE É NO ENGENHAO AMANHA !!!

          PARECE COISA DE CRIANÇA … MAS QUEM NAO FOR É PQ NAO É HOMEM SUFICIENTE PARA DIZER QUE TEM SANGUE ALVINEGRO…

          EU VOU !

          • Seu Peter, eu dei uma repassada nos posts já liberados e não vi nenhum posts seu nos acrescentando coisa alguma, a não ser fazendo eco contrário aos meus posts! Vá tratar de produzir alguma coisa digna que, hoje, o senhor não merece qualquer avaliação! Sequer o nosso amigo PP, hoje, poderia lhe fazer qualquer reparo, concorda?!

        • Marcos, o saber criticar é um dom para os que o possue! A boa crítica soluciona problema ou nos aponto um novo fazer mais eficiente e produtivo! Essa crítica será será sempre bem vinda ao Botafogo ou onde quer que estejamos a falar em seu nome! O que não pode e nos é totalmente incompreensível é que alguns aqui façam do uso da crítica de mau gosto e politicamente incorreta uma verdadeira demonstração de atirar contra os pés! Vaiar e apupar a quem nos defende só é compreensível do pondo de vista de quem estar do lado oposto! Quem estar do mesmo lado, no mesmo barco, e ainda assim o faz, evidentemente, que não se pode dizer que isto é o mesmo que criticar construtivamente! Isto é uma ação cupinesca e que apenas visa arrefecer a disposição e o ânimo de quem estar em campo a correr por nós! Que os gritos e as ações dos tais trairas sejam superadas por nosso maior incentivos e força dos nossos aplasos! Avante Fogão!

          • Peter Pothomus

            O que você acha das minhas criticas WS? Responda sem ironias ou rancores, afinal a sua opinião tem muita valia aqui nesse blog.

          • Peter, como o senhor nada postou que merecesse qualquer avaliação a minha resposta lhe veio por cima, viu?

      • E outra coisa Paulo, qualquer jogador que for escalado ou for substituído tem que ser aplaudido pela torcida. É apoio incondicional pra qualquer um que estiver vestindo nossa camisa. Só assim, com o apoio da torcida, os jogadores poderão dar até a última gota de sangue pelo time.
        Botafogo: eu acredito.

        • Peter Pothomus

          Qual um jogador vestindo a camisa do Botafogo é digno de aplausos, menos é claro, o cabessandro.

          • Todos eles, inclusive o Alessandro, seu Peter! O único digno de vaia é o senhor, se fosse o nosso gandula!

        • De pleno acordo, seu Jorge! Quando se torce de verdade, ainda que tenhamos um mínimo de antipatia por qualquer dos nossos jogadores, tal sentimento deve ser posto de lado posto que o time é composto por todos os 11 escalados! O Senhor Peter quando diz que todos os jogadores são aplausíveis menos o Alessandro, deixa-nos claro a sua função de um cupim terrivelmente destrutivo e cizânico!

      • Cassio F.J.B.

        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO
        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO
        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO
        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO
        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO
        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO
        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO
        FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO

        AOS BOBOS DE PLANTÃO QUE FICAM CONCORDANDO COM O PAULO WS. VCS ESTÃO SENDO ENGANADOS, PQ ELE É UM FLAMENGUISTA ENRUSTIDOOOOOO………

        • Cassio, vá renovar sua pilha porque é disto que o senhor precisa! Eu desconfio que o senhor seja Cassio o coelhinho da Duracel, né não? Digas o que quiseres e ninguém aqui acreditará no que digas! Eu tenho pedigree alvinegro, ô sem pilha!

        • Não é não amigo. Alvinegros do nosso Blog, http://botafogofr-paret.blogspot.com/, conhecem o PWS e o sabem alvinegro roxo. O problema é que a forma de se manifestar como torcedor do cara é essa mesmo.

          Vamos respeitar a individualidade de cada um, vez que divergir faz parte mas a intolerância só divide.

          • E para corroborar uma reclamação justa do PWS de ontem, sobre a flracomengada do Renatácio Marrentício Espraguejado no jornal que tem o time do pano de chão como uma de suas novelas, flracomengada esta que pretende desmoralizar o Tulio Maravilha, vão aí números que certamente irão deixar o que aquele reporterzinho de encomenda de cabelos (se ainda os tiver) em pé.

            Resposta fácil para o que ele falou. Tulio é o quinto maior goleador do campeonato brasileiro, com 129 gols em 240 partidas, média de 0,538 gols por partida. Em quarto lugar vem o Zico, que tem 135 gols em 249 partidas, média de 0,542 gols por partidas.

            Em termos de brasileirão os dois tem números muito parecidos. E o Zico FALA QUE FEZ 800 gols na carreira… se o Tulio no geral tivesse a mesma média nos demais jogos, então tb teria os mesmos 800. E o Tulio, estando em atividade até os 42 anos, com certeza tem mais jogos, e jogando nesses campeonatos divisões inferiores que vem jogando é bem provável que esteja com média maior. Ou seja, OS 100 GOLS DO TULIO SÃO TÃO FAJUTOS QUANTO OS 800 QUE ZICO ALEGA TER. Quero ver repórter encomendado escapar da lógica deste raciocínio aí.

            Números meus caros amigos. “Apenas” números.

          • Obrigado, caro Marcos Paret, pela defesa que faz de minha alvinegritude ante esse furioso que atende por Cássio! Os que me conhecem de longa data sabem que, em mim, nada há que não seja autenticamente alvinegro! Quem diz o contrário, certamente, lhe falta pilha, discernimento e hora certa, né mesmo seu Cássio? Ainda assim, Paret, é sempre bom saber que temos quem nos afiance, onde quer que cheguemos! Qualquer dia desses farei uma visita ao seu blog, irmão! Valeu!

          • Como não tem mais espaço para tréplica no comentário que fiz abaixo, acerca da palhaçada Bobal (Global) acerca dos 1000 gols do Tulio, no final do meu comentário, aonde se lê

            “Ou seja, OS 100 GOLS DO TULIO SÃO TÃO FAJUTOS QUANTO OS 800 QUE ZICO ALEGA TER”

            É para ser lido…. “Ou seja, OS 1000 (MIL) GOLS DO TULIO SÃO TÃO FAJUTOS QUANTO OS 800 QUE ZICO ALEGA TER”

            Valeu galerão alvinegro. Todos ao jogo, na Oeste superior, gritando “Uh! El Loocooo”.. “Éééé Maicosueeeelllll”… “Elksoonnn.. Elksooonn”.. Foooooooooooooogoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

            Vencer, vencer, vencer e vencer.

    • Kavera

      agora é a hora de mostrar que estamos vivos pela disputa do título.

      tem que ganhar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      a torcida precisa desta vitória para ganhar confiança…………

      • Bardawil

        ja goleamos o vasco .. se vc nao acredita … problema é seu … se vc prescisa de um documento publico em cartorio dizendo que podemos ser campeoes … vc nao é torcedor !!!

        Sabe o que significa a palavra torcida ?? o verbo torcer ???

        A torcida do corinthians , do flamengo vasco estao comparecendo e nao tem garantia de nada !!!

        olha a do bahia e do ceara ?? olha do atletico mg e pr que lotam tb ???

        se vc nao quer torcer , nem entra aqui … vai ver basquete e em dezembro olhe a tabela .. se tivermos chance na ultima rodada aí vc vai ao estadio para torcer né….

        esse recado é para vc e torcedores como vc !!! que nao sao torcedores…

        o titulo ‘e importante , mas ver o time golear o vasco e eu voltar para casa feliz nao tem pre’co /…

        cada rodada ‘e uma descisao para mim … e vibro , grito e apoio pq gosto e sou feliz … !!!

        sejam felizes e otimistas que se o botafpgo nao for campeao , pelo menos vcs evitaram muitos cancer em suas vidas pessimitas e tristes !!

    • Que a torcida do Botafogo onde quer que assista ao jogo se mantenha unida no incentivar o time em campo, enviando-lhe os melhores eflúvios que podermos! Que os que se farão presentes ao Engenhão saibam se portar como o décimo segundo jogador da equipe tudo fazendo para que o nosso time alcance a almejada vitória! Que saibamos deixar de lado as preferências pessoais e entendamos que o nosso time é composto por todos os 11 que lá nos representa! Que o aplauso seja o nosso motor e maior incentivo!

      • Peter Pothomus

        Bonitas palavras, caro WS. Mais não venha sentar a lenha depois aqui no Jefferson, viu? Isso não cola.

        • Já vi nas entrelinhas que o senhor, seu Peter, até vai torcer para que ele dê uma de suas falhadas para vir, depois, dizer eu não disse? O senhor não sabe mesmo fazer um elogio sem tentar nos puxar o tapete, né mesmo?

          • Peter Pothomus

            Que isso amigo Paulo WS, você anda muito rancoroso, abaixa a guarda, sou da paz.

    • Gino Juiz de Fora

      Disse tudo Paulo…como Juizforano ficamos putos quando a nossa torcida no Rio se mostra covarde, querendo tudo pronto ao invés de torcer como nossos adversários …vaiam jogadores que demonstram ter como eu orgulho desta “estrela solitária” que somente quem tem sabe o que significa!
      Lógicamente em primeiro lugar Deus e nossas famílias,valeu!

  • FOGÁSMICO

    LOCO IDOLO

    • Quando, finalmente, irão se lembrar de fazerem a atualização do blog Ninguém Cala, gente?! Manhã de sábado, há poucas horas do jogo, e o blog Ninguém Cala nos mantendo calados, pode isso? É isso que entendem o que seja debate, fórum e congregar uma torcida?

  • henriqui reina

    Com esse time aguerrido, seremos vitoriosos. Estou prevendo uma ótima atuação do Mago.

    • Caríssimo vidente Henriqui Reina, será que sua bola de cristal não poderia nos antecipar quando finalmente o blog Ninguém Cala fará sua atualização no dia de hoje? O nobre vidente não acha um absurdo que na manhã de um jogo importante como o que termos logo mais, o fórum Ninguém Cala esteja totalmente calado? E aí quando a luz se dará por aqui?

  • De fato, foi um jogo sensacional! Espero vê-lo repetir-se! Claro, que sejamos os vencedores, de novo!

    • Cassio F.J.B.

      GALERAAAAAA, esse teal de Paulo WS é flamenguista disfarçado tá….

      Olhem os coment´rios dele!!!!!!! Só fala besteira tipo : ”Jéferson mão de raquete” e o ”Alessandro é titular, pq é bem melhor do que o Lucas”….

      E aí, o que vcs acham ?

      Estou errado??????????????????????????????????????????????????????????????????

      • O sem pilha Duracel, o Cassio, apenas estar se esforçando para que creiemos menos no que ele diga! Acusar-me de flamenguista é o mesmo que não ter o que dizer! Vá dar uma de jararaqueiro junto com o Peter, seu furioso!

        • Peter Pothomus

          Tava demorando a se lembrar de mim, não é WS? Deixe fora dos seus comentários carregados de puro veneno a minha pessoa e do Cássio. Não somos merecedores de tais difamações, visto que somos tão (ou mais) torcedores apaixonados pela estrela solitária do que você.

          • Seu Peter, quem não o conhece que o coma por virgem! O senhor e o tal Cássio são duas das Jararacas mais venenosas que temos na torcida! A esse tal Cássio falta lhe impor umas pilhas novas, né não?

      • Nao acho que torça para os mulambos, mas acredito de goste de careca, só pode ser isso, pois defender o Alessandro e pelo menos suspeito e curioso.
        E uma aberração seus comentários a respeito deste medíocre, inutil, omisso.
        Pode ser que tenha alguma relação com ele.
        E me parece que acompanha futebol a muito tempo, mas…………
        Nada se explica esta blindagem ao INUTIL !

        Pode escalar qualquer um, fazer mudanças, inventar, mas ALESSANDRO …….. NAO !

        • Cassio F.J.B.

          Estou totalmente de acordo com vc Luiz Felippe…….
          Vc está corretíssimo nesse seu comentário….
          Falou e disse TUDO……

          • Cássio, já lhe mandaram para aquele lugar, hoje? Não? Então vá!

        • Peter Pothomus

          O sonho do Paulo WS é ver um time do Botafogo todinho de jogadores carecas, pois é dos carecas que ele gosta mais.

          • O meu sonho é vê-lo fazendo frente a todas as carecas do Botafogo, seu Peter, sem qualquer reclamação, tal como o senhor fazia quando se dizia o biscoito do colégio, viu?!

        • Lulu, sua opinião é tão insignificante que eu até vou fingir que nem a vi, viu? Quem é chegado a uma careca é o senhor que usa a critica ao Alessandro apenas como dichavo, né não? Até o Peter sabe de sua preferência pelos sem cabelos, moço!

    • Desde já, amigos, é esperarmos o início do jogo e vermos no que vai dar! O Botafogo é dono da casa, mas, o Fluminense, é dono do mando de campo! Se isto tiver algum sentido, é o que veremos quando o árbitro apitar o fim do jogo! Clássico, e ainda mais o clássico mais antigo, é um jogo especial e os pequenos detalhes, as pequenas falhas e desatenções é quem nos contarão o que foi ou é este jogo! Que o Botafogo repita o seu melhor e saiba se impor em campo, é o que todos esperamos! Avante Fogão!

  • PH – Joga 10!

    3×1 Fogão!

    Creio que se manter nesse embalo é difícil, mas o que não é difícil para o Glorioso?

    Pra cima deles Fogão!

    “…Esse é o Botafogo que eu conheço…Deixa eu ser feliz que eu mereço…”

  • ernani

    Temos tudo para ganhar, time crescendo de produção, completo e melhor que o flu, só o azar nos tira esta vitória.
    Coitada da minha mulher que é tricolor, vai amargar mais uma derrota. placar 3 x1 para o BOTAFOGO.

  • ernani

    Só não vou no jogo porque lá em casa somos 2 botafoguenses e 2 tricolores, vamos as contas:
    meu ingresso 40,00, minha esposa 40,00, minha filha 20,00, pedágio da linha amarela 8,60, gasolina 10,00, lanche das crianças 30,00, estacionamento 15,00 $$$$$$$$$ 163.60. tá difícil acompanhar o time, vou contra o palmeiras e vou sozinho, mesmo assim morro em pelo menos 70,00 reais.

    • kadu fogao

      Ernani, desculpe, mas o senhor jah viu o programa de socio-torcedor? seria bem interessante para o senhor….
      abc!

      • Realmente interessante. Nossos brothers do Blog BOTAFOGO ETERNO – http://botafogofr-paret.blogspot.com/ – aqueles que vão com a família ao estádio, já aderiram a este programa.

        Vale muito a pena pois o valor do ingresso cai vertiginosamente. Tem também um cartão magnético que eles vendem sempre que temos uma sequência de jogos em que, de 6 ou 7, quatro são em casa. Eles vendem este cartão, na porta do estádio, no qual cada um dos 4 jogos sai por R# 12,50. Uma bagatela se formos ver que não é visto ali se a pessoa paga inteira ou meia, ou seja, no caso dos chefes de família (nosso caso), em vez de pagarmos 30 ou 40, pagamos apenas esta pequena quantia.

        • antonio henrique gov valadares

          concordo, marcos, temos que fazer uma grande campanha para incentivar o torcedor a ser sócio do clube, é uma campanha interessante, no sul do pais isto dá muito certo, então nosso departamento de marketing tem que trabalhar esta idéia.

        • Esse Plano só é bom para quem mora no Rio de Janeiro, pois me associei ao plano torcedor sem fronteiras desde fevereiro e até agora não vi a cor da minha carteirinha.

          • Isso mesmo. Um amigo do nosso BLOG comprou o plano e está indo bem ao estádio, mas já vi gente de fora do Rio reclamar. Este mesmo aqui da cidade disse que para ver a carteirinha teve que entrar em contato com a ouvidoria do clube.

            Talvez seja a solução para o seu problema Ivosc, esteja exatamente em mandar email para a ouvidoria. Vou ver de novo o que fez o nosso amigo lá do BLOG e mando depois a solução aqui.

          • Agradeço muito se você fizer isso por mim caro Paret, pois sem a minha carteirinha não me sinto, um botafoguense completo, é como se faltasse uma parte de mim, desde já agradeço a resposta e vou seguir seu conselho, obrigado.

    • Caro Ernani, se o senhor fosse tão parcimonioso em se decidir, assim, para casar, quanto tem se mostrado para justificar sua não ida ao Engenhão, o senhor, com certeza, não teria casado! Não se olha o preço quando o prazer conquistado é daqueles que não tem preço! O que torna sua situação crítica é o fato de estarem divididos! Só o empate os apazigua, né mesmo?! Se sua esposa for florminense, coitado, vai ter que preparar-se para alguns dias de greve, com certeza!

  • Querida Mércia, sua idéia é sensacional, mas, a menos que venha a ser abraçada pelos demais integrantes dos programas SOU BOTAFOGO, e estes venham a fazer um verdadeiro movimento em torno disto, duvido que o Botafogo se movimente neste sentido! Muito se buscou avançar nesta linha, quando da última discussão em torno da atualização do seu estatuto! Infelizmente, o Botafogo é refém de uma estrutura arcáica e ilógica! Cerca de 150 dos seus 300 conselheiros do CD, são oriundos das benemerências e emerências com que os antigos presidentes distribuiam suas benesses, em troca de apoio! Eles se constituem a razão do pouco avançar do Botafogo na reforma do seu estatuto! Pior, essa gente, além de não pagar qualquer manutenção por tais títulos e benemerências, ainda fica a lhe atrasar em tudo por tudo que lá se debata! Foi por não ter dado emerência ou benemerência, a quem quer que fosse, pois, via tais eventos como nocivo ao clube, que o Bebeto de Freitas foi e é tão perseguido por tais múmias do seu CD!

    • AMIGOS, EIS A PROPOSTA DA MÉRCIA A QUE ME REFERI ACIMA! – “Porque o Botafogo não se transforma no time mais democrático do mundo? Qual seriam os avanços que novas modalidades de eleições trariam ao nosso pavilhão? Acho que é simples, basta esta frase: O Plano “SOU BOTAFOGO ” dá direito a votar nas eleições do Botafogo de Futebol e Regatas. EXPLICANDO:
      Não altera absolutamente nada; apenas acrescenta-se a cada candidato, a soma dos votos dos torcedores que estão em dia com o plano “SOU BOTAFOGO”. EX: Temos hoje FANÁTICOS , SUPER VIP E KIDS, como cada um tem seu peso, em relação ao valor das mensalidades, faremos uma média ponderada para determinarmos o quanto será somado a cada candidato. Bem simples não é?” QUE ACHAM?

  • Machado

    Foi realmente um jogaço, que quase custou a amizade de um amigo tricolor. No dia seguinte, ele só falava que o pênalti não foi pênalti, que o Loco queria mandar no juiz, um monte de coisas… Eu retrucava que nosso jogador foi expulso injustamente e que se não fosse por isso o fluzinho ia tomar uma goleada, que quem queria mandar no juiz era o Fred e por aí vai. Evidentemente eu tinha razão em tudo. No fim, tudo acabou bem e, tacitamente, resolvemos que, quando jogarmos um contra o outro, é melhor falar da Dilma.
    Amanhã teremos uma bela vitória que, além dos três pontos, vai nos encher de moral para o segundo tuirno e, melhor ainda, colocará 9 pontos de diferença para as meninas. Não sei se já falei isso hoje, mas T O D O S A O E N G E N H Ã O! Meus ingressos eu já comprei.

    • hehehehehehe.

      Idéia bem criativa.

      Tenho um amigão aqui no trabalho, gente da melhor qualidade, mas que deve ter sido, ou ludibriado ou então abduzido na juventude, vez que escolheu torcer (ou seja, adquirir o vírus mortal) pela coisa do pano de chão.

      Aí, fica difícil quando ele quer defender as ajudadas de juiz, as papeletas ou o grande roubo ao Galo mineiro.

      Mas amizade é assim mesmo.

  • Felipe

    Fogão Porra!! par cima dos bambis tricoletes, 3×0 dois do loco e um do elkesson!

  • Rafael Portella

    Vinícius Perazzini vc foi FANTÁSTICO!!!
    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    • Vinícius Perazzini

      Muito obrigado, de coração!

  • henriqui reina

    Lembro de um classico entre Botafogo e Flu em que o Glorioso venceu de 6×1, Paulo Valentim fez 5 gols e Garrincha destruiu o time do fluminense; foi um dia em que Nelson Rodrigues comentou que este camisa 7 não era deste Planeta. Vamos Fogão , vamos a campo para vencer! Avante Fogão!………..Presidente olhe o Bruno do Figueira,obrigado e abraços.

    • Por acaso não seria a decisão do supercampeonato de 1957? Se for, é a decisão do século, apesar de solenemente ignorada pela mídia, vez que não envolve midiáticos e vendedores de carne barata dos Supermercados Guanabara.

      Ali, o Fogão foi às Laranjeiras, João Saldanha à frente, perguntaram de forma definitiva o valor do passe do Didi (isto uns meses antes do cariocão/57) e quando os tricoletosos quiseram de forma empolada dizer que faltava algum centavo, um dos nossos dirigentes fez tintilar a moeda sobre a mesa e DIDI FOI TIRADO DO ANONIMATO PARA A GLÓRIA.

      Sendo a jóia que faltava na coroa alvinegra, o Mr. Futebol veio para o nosso time para subir ao olimpo, esquecido que estava no Flu-tapetão-C, e para provocar a revolução na Copa de 58, tirando da nossa seleção o complexo de viralatas e de quebra, segundo análises sérias, MUDANDO A FORMA COMO SE JOGAVA FUTEBOL NO MUNDO DE FORMA DEFINITIVA.

      E se isto ninguém divulga, a ninguém interessa publicar, ao mesmo tempo, enquanto vivermos, NINGUÉM CALA.

      • Com um adendo. Se for mesmo a decisão do supercampeonato de 1957, foi Botafogo 6×2.

        • henriqui reina

          Sim Marcos, foi 6×2 Fogão, lembro também que estava ouvindo o jogo na casa de um amigo, eu menino de calças curta sentado na poltrona do JAIME(falecido), não podia vibrar com os gols do Botafogo, devido o amigo ser tricolor doente e ainda servia frequentemente um refresco de limão. Marcos foi divino escutar a narração do Waldir Amaral (torcedor do Bota), ele parecia fora de si a cada gol do Glorioso, nosso Didi distribuia a bola para todos os lados e preferencialmente para mané ; O nosso ponteiro driblava todos que estavão à sua frente , ia no primeiro pau e dava a Paulinho fuzilar o gol de Castilho, creia amigo, o Paulinho ainda fez um gol de bicicleta. Mas, não tenho dúvidas,o MESTRE DIDI e SR. MANOEL liquidaram o Flu. Minha memória jamais esquecerá esse jogo, que para mim foi o maior classico que o Maracanã presenciou. Amigo, são lembranças que fazem do Glorioso se tornar imortal. Abraços

          • Decerto meu amigo. Este gol de bicleta do Paulinho Valentim está em imagem na internet. Acho que a cataloguei, visto que temos no nosso blog, http://botafogofr-paret.blogspot.com/, um link só de imagens alvinegras.

            Vou procurar de novo aqui nos arquivos que possuo para tentar localizar a imagem e publicá-la no blog já que a lembrança veio em boa hora. Abços.

        • henriqui reina

          Marcos, sempre que posso e lembro falo do Didi ; O Gerson, talves é o único que está sempre lembrando do MESTRE. Abraços

  • O Flamengo vivia se dizendo Hexa, sem que nunca tivesse sido, e o senhor Renato Maurício Prado, jamais fez qualquer comentário em contrário, que visasse restabelecer a verdade! Contra o Túlio, porém, ele se junta à Rede Globo, no sentido de desmenti-lo, quanto a número de gols que o Maravilha diz ter feito ao longo da carreira! O babhaca esquece que o próprio Túlio admite que uns 200 gols foram somados em razão de amistosos e outros eventos, não? Seu Renato vá usar sua gillete e nos deixe em paz!

    • paulo de morais

      Enquanto isso, gols do Romário eles contam até os de solteiros contra casados.

    • Cassio F.J.B.

      MILAGREEEEEEEEEEEEEE…..
      Ele falou bem do nosso BOTAFOGO>>> Aleluiaaaaaaaaa

      Flamenguista ENRUSTIDOOOOO>….

      • Quem fala mal do Botafogo aqui é o senhor quando investe contra o nosso inquebrantável, não, seu Cassinho sem pilha?

        • E para corroborar uma reclamação justa do PWS de ontem, sobre a flracomengada do Renatácio Marrentício Espraguejado no jornal que tem o time do pano de chão como uma de suas novelas, flracomengada esta que pretende desmoralizar o Tulio Maravilha, vão aí números que certamente irão deixar o que aquele reporterzinho de encomenda de cabelos (se ainda os tiver) em pé.

          Resposta fácil para o que ele falou. Tulio é o quinto maior goleador do campeonato brasileiro, com 129 gols em 240 partidas, média de 0,538 gols por partida. Em quarto lugar vem o Zico, que tem 135 gols em 249 partidas, média de 0,542 gols por partidas.

          Em termos de brasileirão os dois tem números muito parecidos. E o Zico FALA QUE FEZ 800 gols na carreira… se o Tulio no geral tivesse a mesma média nos demais jogos, então tb teria os mesmos 800. E o Tulio, estando em atividade até os 42 anos, com certeza tem mais jogos, e jogando nesses campeonatos divisões inferiores que vem jogando é bem provável que esteja com média maior. Ou seja, OS 100 GOLS DO TULIO SÃO TÃO FAJUTOS QUANTO OS 800 QUE ZICO ALEGA TER. Quero ver repórter encomendado escapar da lógica deste raciocínio aí.

          Números meus caros amigos. “Apenas” números.

        • Peter Pothomus

          O WS, para com isso… Vamos deixar de besteira de inquebrantável isso não existe cara.

          • Só os que não sabem valorizar o que tem de bom age como o senhor, seu Peter! O cara tem nos provado ser efetivamente inquebrantável! Só não vê isso, os tais cegos, não?

  • Mario Feldhaus

    Eu queria que o artilheiro do campeonato fosse do meu time!
    Eu queria que o meu time fissese mais gols!
    Eu queria que o meu time levasse menos gols!
    Eu queria ver meu time dando show em todas as partidas!
    Eu queria que o meu time fosse sempre favorito!

    Mas…

    Me contento com a vitória, não importa de quem seja o gol!
    Me contento se todos os placares fossem somente de 1 X 0 para o meu time!
    Me contanto se em cada jogo leve 3, mas que faça 4 ou mais!
    Me contento se meu time jogue feio, mas vença a partida!
    Me contento vendo os outros acharem que meu time é favorito e no final confirmem isso!

    O que leva a emoção é a vitória, é continuar na briga até as ultimas rodadas, é dar um passo de cada vez…

    Qual é o meu time?

    BOTAFOGO, desde que comecei a entender de futebol, sem influência nenhuma!
    O que me conquistou foi a ESTRELA que brilha no peito, seja na camisa, seja no coração!

    Boa sorte no jogo de amanhã, e estarei do primeiro ao ultimo segundo torcendo com toda paixão para que a estrela brilhe mais uma vez!

    • paulo de morais

      Comigo também foi a mesma coisa, eu comecei à torcer para o fogão sem influência de ninguem com dez anos de idade, até porque, o meu pai que poderia ser o unico à me influênciar, detestava futebol. Tudo começou em 1967 numa cidadesinha do interior do pr. de nome Bom sucesso. Eu morava em uma fazeda de café próximo da fazenda Santa Helena e da fazenda Montenegro, na divisa de Bom Sucesso com Jandaia do Sul. O dono da fazenda era o Sr Mário Salomé de Campos e era corintiano roxo.

    • muito lindo tudo isso, a minha familia é toda flamenguesta, mais nunca me enfluêmciaram pois o amor que tenho pelo botafogo ninguem tira é muito dificil ouvi todos no meu ouvido fala que o flamengo é o melhor time do mundo e quando tem botafogo x flamengo nem se fala mais só aumenta o amor que tenho, amo o botafogo e estarei sempre torcendo por ele,

      • Samara, Paulo e Mario minha história se confunde com a de vocês, minha familia se mistura entre flamenguistas, vascainos e eu botafoguense, virei botafoguense assitindo a copa de 86 com aqueles dois golaços do Josimar, na verdade eu nem sabia o que era o Botafogo, mas decidi torcer pro time do Josimar que foi meu primeiro idolo, e desde então só tenho me maravilhado cada dia mais com a história do nosso fogão, até saber que o Emanoel Sodré um dos fundadores do Botafogo nasceu aqui em Óbidos minha cidade, meu orgulho de ser botafoguense foi as alturas imaginem,um abraço.

        • paulo de morais

          Por incrível que pareça, os meus irmãos que são mais velhos que eu, só comessaram acompanhar futebol alguns anos depois quando nós mudamos para Juiz de Fora, são todos flamerdistas, mas não entendem nada de futebol, por este motivo eles nem falam de futebol comigo e nem com ninguem.

          ABRAÇOS E SAUDAÇÕES ALVINEGRAS PARA TODOS AMIGOS.

  • Sergio Luis

    “Essa bobajada em torno do milésimo gol de Túlio é uma ofensa à inteligência alheia e à história do futebol!” Comentário do “framenguista” Ricardo M. Prado em sua coluna do jornal o Globo. Esse “jornalista” insiste em querer menosprezar tudo que é ligado ao Botafogo!Deve ser trauma da época em que o Fogão espancava sem dó nem piedade o time do aterro. Ele alega que Túlio está inflando a conta dos gols marcados em sua carreira. Pode até ser que esteja , mas qual jogador não faz isso? Pelé , oficialmente, só tem 794 gols marcados, ou seja , uma diferença de quase 500 (quinhentos) gols a menos do que a história registra. Nas contas do Rei estão gols como amador, pelo Exército, seleções não oficiais, etc. Romário também não contabiliza 1000 gols oficialmente, apenas em sua contagem pessoal. Isso é um fato para ser curtido pelas torcidas, como uma brincadeira sadia. Ninguém nunca saberá ao certo quantos gols cada jogador marcou na carreira. O que importa é que Túlio foi 3 vezes artilheiro do Brasileiro série A, artilheiro dos Brasileiros série B e C, fora os campeonatos regionais. O rancoroso jornalista não suporta o fato de nosso eterno artilheiro tê-lo feito relembrar aqueles dias de freguesia, onde Manga gastava o bicho na véspera! Salve Túlio, rumo ao milésimo gol!

    • Esse beócio é apenas um empregado da família que criou esta alucinação que eles chamam de torcida por um clube. Nos anos 70 e no início dos 80, havia três grandes torcidas no país (não que isto seja importante, vez que o São Paulo, hoje é populoso mas basta uma olhada no Morumbi para ver como só anda vazio… tudo mídia). EStas três torcidas eram Flamulambo, Vasco e Curinguinha armador.

      A família Marinho botou Walter Clark para tomar conta do mulambo e começou uma campanha avassaladora de marketing que se lixava para as outras grandes agremiações e suas histórias. Podia estar programado o maior FluXVasco no Rio que a emissorazinha se bandeava para Campos dos Goytacazes para transmitir FlaXGoita. Outro grande clássico no Rio mas com o menguitinho jogando contra o Entrerriense em Três Rios e adivinha o que ela transmitia?

      Quando fomos ver, a desgraça já estava feita. Hoje, a emissora ludibria clubes (o caso FLRAcassadinho gauchoXGrêmioXFla), alardeia artilharia do dentuço para quando ele a perde simplesmente não falar mais em artilharia, enaltece qualquer passada dele próximo à bola mas quase não fala do golaço do garoto do Vasco ontem ou dos golaços do Elkson e ainda paga para bocós (o jornalista em questão) terminarem o serviço sujo.

      O resultado: só se fala em seleção, de jogadores do mulambão, como em 58, quando Pelé, por ser menino e Garrincha, por ser irresponsável (sic) estavam no banco mas se não entrassem no time, a história do futebol não teria sido mudada a partir dali.

      Isto é só mídia meus amigos. Isto é feito para que esta emissora podre se eternize no poder da comunicação mas do alto dos cabelos grisalhos que carrego, não vi ainda, no mundo todo, império, do bem ou do mal, que durasse. A Varig, em 68, trabalhou por uma Lei que impedisse a poderosíssima Panair de conseguir se reerguer a partir de certo tipo de ajuda oficial: se ferrou décadas depois vez que a mesma Lei a levou ao túmulo. Os grandes Correio da Manhã e Manchete igualmente sucumbiram ante uma grandeza absurda, sempre ligada a grupos e situações políticas.

      Esta coisa nefasta que tem o mulambo como uma de suas novelas também sucumbirá. É questão de tempo.

      • Esse Tal de Rechato ruinricio fraco nunca jogou futebol na vida, jogava volei e nem gosta de futebol pois adora jogar tenis, esporte que está longe de ser unanimidade no Brasil, pergunto que autoridade tem essa pessoa pra falar de um esporte que nunca jogou e que nem joga, pois como disse prefere jogar tênis eu se fosse vocês nem predia meu tempo comprando esse jornalzinho, pra ler esses comentários de merda desse senhor, que de futebol não entende porra nenhuma.

    • Sergio e demais amigos botafoguenses,vamos lotar a caixa de correio desse paspalhão do RMP ,deixando claro para esse babaca que ele esta mexendo com o Botafogo e com um idolo de sua torcida.Eu ja mandei o meu recado.Se ele tiver vergonha na cara, a mesma deve estar vermelha de vergonha.

  • Mudando um pouco de assunto, neste final de semana teremos a rodada de encerramento do primeiro turno do Brasileirão. Com uma série de clássicos estaduais, idéia implantada pela CBF com o objetivo de, na reta final do campeonato, evitar ver times “entregando o jogo” para prejudicar rivais que possam estar disputando o título ou uma vaga na Libertadores.

    Ainda estamos na metade da competição e não dá pra projetar se a medida terá êxito. Minha opinião sobre o tema é a seguinte: sempre fui a favor de termos rodadas inteiras envolvendo clássicos estaduais, porém no meio de cada turno. Acho muito legal essa situação porque praticamente todas as torcidas estarão se confrontando com seus maiores rivais e, simultaneamente, poderão curtir essas rivalidades assistindo os clássicos de outros estados. Certamente teríamos estádios cheios em todas as capitais. Foi assim em 2003, no primeiro ano dos pontos corridos.

    Mas como a TV sai prejudicada na hora de escolher jogos para transmitir, essa idéia foi abolida. Mas voltou agora, só que na rodada final de cada turno. O que me preocupa é: 1) as “entregadas” não acontecem forçosamente na rodada final, podendo ocorrer na penúltima, antepenúltima, quando ainda temos confrontos interestaduais. 2) esses clássicos no final não são garantia de casa cheia, pois provavelmente teremos times sem interesse ou fugindo da degola, fazendo sua torcida se afastar do estádio. 3) se um dos oponentes estiver à beira do rebaixamento, o jogo torna-se de “alto risco”, caso o rebaixamento se confirme, imposto pelo rival. 4) dois clássicos simultâneos na mesma cidade é temerário. Alguma solução terá que ser encontrada, principalmente no Rio; 5) há um sensível desequilíbrio de mandos de campo na reta final, com times sendo beneficiados em jogar mais jogos diante da sua torcida, em detrimento do seu rival.

    Como pontos positivos, a possíbilidade de termos uma decisão de campeonato entre times do mesmo estado, uma festa local com certeza; se a decisão chegar à rodada final, os clássicos dificultam a armação ou entrega; se um rival rebaixar o outro, será uma segunda-feira de intensa zoação!

    Eu, particularmente, não colocaria clássicos no final. Minha proposta seria manter a configuração padrão, mas evitando-se nas quatro últimas rodadas confrontos entre cariocas e paulistas e minimizando ao máximo confrontos entre times do G-12. Não resolve, mas diminui as possibilidades de problemas, sem afetar o equilíbrio técnico da competição na sua reta final. Quem sabe em 2012?

    • Pedro Paulo na minha opinião bastaria que se colocasse nas quatro ou três últimas rodadas jogos em que o time rival não tivesse interesse em prejudicar o rival, por exemplo Vasco e Avaí na penúltima ou última rodada, que interesse o Avaí teria em entregar o jogo pois dificilmente o figueirense estaria disputando o titulo, essa é a minha idéia

      • Essa é a idéia, Ivosc! Só que são 12 grandes para 8 “menores”. Portanto, obrigatoriamente teremos dois jogos entre grandes. Esse seria o número máximo por rodada, mas nunca um confronto Rio x São Paulo. Como a tabela sai dois meses antes do início do campeonato, é contar com a sorte para que nenhum jogo decisivo seja suspeito. Abraço.

  • Vamos ser justo será um jogão, imaginem como será bom ganhar do fru e colar nos lideres, e queimar a lingua dos babacas do Globofra, que não colocaram o nosso botafogo como candidato ao titulo, que se f%$@m, já sou botafoguense a bastante tempo, acredito que mesmo antes de eu nascer, mas nas minhas lembranças não tem derrota mais doida que aquele 7 a 1 que tomamos no inicio da decada 90, ali me tornei mais botafoguense e me retorcia em raiva só de ouvir o Januario de Oliveiro falar cruel muito cruel, bastava eu assistir jogo, nem precisava ser do botafogo, mais aquele cruel muito cruel me lembrava logo do chocolate que tomamos, sem contar as gozaçoes que sofri ainda moleque na escola, acredito até hoje que tive uma parcela na decadencia do fluminense tempos depois, por que eu joguei tanta praga nesse tricolor, que depois acabei tendo dó dos tricolores pois quase esteve preste a acabar, mas como não acabou porrada neles amanhã.

  • AMANHÃ É DIA DA GALERA DO FOGÃO INVADIR E LOTAR TOTALMENTE AS DEPENDÊNCIAS DE NOSSO
    MAGNÍFICO E LINDO ESTÁDIO E APOIÁR-MOS O NOSSO AMADO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS,
    DO INÍCIO AO FIM DO JOGO PARA SE DEUS QUIZER CONQUISTÁR-MOS MAIS 3 PONTOS,SEM O
    SALTO ALTO DO SEGUNDO JOGO CONTRA O ATLÉTICO-MG PELA COPA SULMERICANA NA PIOR
    EXIBIÇÃO DO FOGÃO NESTA TEMPORADA.PARTIREMOS DAQUI DE VITÓRIA COM MAIS DE 100 ÔNIBUS,DE BRASÍLIA SERÃO MAIS 1OO ÔNIBUS E DE JUÍZ DE FORA MAIS 100 ÔNIBUS,VAMOS
    LÁ BOTAFOGUENSES DE VERDADE ENCHEM ESTÁDIO E EMPURRAM O TIME PARA A VITÓRIA RUMO ÀS VITÓRIAS E AOS TÍTULOS.SAUDAÇÕES ALVINEGRAS…

  • É, só tenho á ter pena destes apresentadores e comentarista esportivo da globostá! pena qué eles são humilhados á todo momento para que fale do flamerda, assim virarão um bando de baba ovo dos diretores, para conseguir este emprego, antes de ser perguntado para qué time vocé torce? á, sou flamerda! ai o outro baba ovo diz, parabens escolheu o time de gillette certo! você tem grande chance de entrar no time, eles são tão burros que se não foçe botafogo e santos. o brasil jamais teria conquistado esses cinco titulos mundial, o Botafogo foi até hojé o clube qué mais cedeu jogador á seleção deste tal Brasil! será que eles saben porqué ô cabrito caga redondo? não sabe. se eles não entende de merda! como vai entender de futebol? saldações torcida alvinegra.!!!!!!!!

    • Josias, começo a crer que, ter sido, por tanto tempo, o celeiro da Seleção, que foi algo muito prejudiacial ao Botafogo! Que foi mesmo que ganhamos com isso, senão nossa imensa dívida, e os tapinhas nas costas dos nossos dirigentes, né mesmo? Melhor seria que fôssemos como o Flamengo, que não fez nada pelo Brasil, senão por si mesmo! Tanto que o seu maior ídolo, o Zico, sempre trabalhou em benefício dos estrangeiros! Agora mesmo quando ele poderia ser útil por aqui, o cara ta indo, mais uma vez, ajudar no exterior, desta vez, no Iraque! Eles podem não ter conquistado nada pela Seleção, mas conquistaram para eles! Nós, por conta desta soberba de sermos o Celeiro, só ganhamos uma imensa e impagável dívida!

    • petrofogo

      gENTE TEM COISA QUE É CHOVER NO MOLHADO OS VERMES SEMPRE TIVERAM A MIDIA A SEU LADO , E ELES TEM A MAIOR TORCIDA POR ISSO POR SEMPRE TER A MIDIA A SEU LADO FAZENDO PROPAGANDA A TODO MOMENTO. DIZEM QUE É POR CAUSA DOS TITULOS MENTIRA, ATÉ A DECADA DE 80 DECADA DAS PAPELETAS AMARELAS UM DOS MAIORES ESCANDALOS DO FUTEBOL. O UNICO TITULO DE EXPRESSÃO QUE ELES TINHAM ERA 1 RIO SÃO PAULO, NÓS JA TINHAMOS 5 RIO SAÕ PAULO E 1 BRASILEIRO QUE NÃO ERA RECONHECIDO QUE ERAM OS TORNEIOS MAIS IMPORTRANTES DO BRASIL. ATÉ ESSA EPOCA NENHUM TIME BRASILEIRO NEM A IMPRENSA DAVA IMPORTÂNCIA PARA LIBERTADORES, APÓS ELES GANHAREM A TAÇA TOIOTA QUE ISSO VIROU UMA COISA DO OUTRO MUNDO POIS A IMPRENSA PASSOU A DAR UM VALOR INESTIMAVEL.
      È SO PRESTAR ATENÇÃO NAS CHAMADAS DOS JOGOS ENQUANTO SEMPRE MOSTRA UM PEDACINHO DAS TORCIDAS NA VEZ DELES ABREM NA RAÇA, PARA MOSTRAR A FORÇA DELES TUDO MANIPULADO.

  • Rodrigo

    Espero que nesse clássico não tenha mais torcida dos Flor como aconteceu contra o vasco !!

    Saudações Alvinegrs !!

  • Pena que o Renato Cajá não está mais neste jogo, se estivesse com certeza iria arrazar, sei que muitos falam mal dele até com certo preconceito pois foi reserva do lady flávio e não era muito famoso mas entre lady flávio e Felipe Meneses ele é (foi) disparado o melhor meia de ligação que o Botafogo já teve pena que o Joel nunca viu o potencial dele e ele opinou em ir para a china.

    • O Renato Cajá, para minha surpresa, está a disputar a segunda divisão do Brasileirão, pela Ponte Preta! Eu não entendi nada! Pensar que ele sumiu de repente do Botafogo numa transação até hoje não bem explicada e, agora, aparece na Ponte Preta, dar para entender isto?

      • Porquê não trazê-lo de volta? da Série B ainda pode contratar! Dá o Alexandre Oliveira e o Felipe Menezes em troca.

  • paulo sergio xavier-Cuiaba-mt

    Amanha o Botafogo vai completo contra o Fluminense, o que nos faz esperar um grande jogo, com bons ingredientes para um classico de tradicao. Do nosso lado, e o que interessa, o momento e positivo, com sequencia de vitorias nas ultimas partidas (5 em 4), a volta do Loco que em 4 jogos ele fez 3 e o Bota 10, Caio Jr com todas as pecas a disposicao e importancia de uma vitoria para poder disputar o titulo. Meu palpite e Bota 3 X 1 Flu.

  • AlvinegroFiel

    Leio que restam pouco mais de 10 mil ingressos para Fla x Vasco, no Domingo. Gostaria de saber como esta a venda para Bota x Flu. Nao estarei no Engenhao pq nao moro no Rio, mas sempre q visito a cidade e tem jogo do Botafogo, vou ao estadio. Fiz isso em setembro do ano passado e assisti Bota x Guarani e Bota x Galo. Vou assistir pela internet. Acho q Bota x Flu eh um bom jogo para a torcida comparecer. O time esta bem e precisa do apoio da galera. Saudacoes alvinegras!

  • BEBERO KISUKI

    BEM! TODOS OS BOTAFOGUENSES VIRAM QUE A FALTA NO HERRERA FOI FORA DA AREA, MAS DEIXA ASSIM FOI EMPATE, E NÓS ESTAMOS CLASSIFICADO E ISTO É QUE IMPORTA E AMANHÃ SÓ VAI DAR FOGÃO…SE ELE JOGAR AQUELE FUTEBOL QUE JOGOU CONTRA O VASCO, VAI SER SÓ ALEGRIA E A TORCIDA TEM DE IR AO NILTÃO GRITAR OS NOME DOS NOSSOS JOGADORES,DAR FORÇA,ASSIM COMO FAZEM AS OUTRAS TORCIDA…ABRAÇO BOTAFOGUENSE A TODOS E UM FIM DE SEMANA REPLETO DE ALEGRIA A TODOS.

  • Jea

    Boa noite galera vamos lotar o estadio amanha e cantar EIKI MARAVILHA NOS GOSTAMOS DE VC…

    BEM QUE NOSSA TORCIDA PODIA MANDAR UM MOSAICO AMANHA NO ENGENHAO.

    ABRAÇAO A TDS

  • Vamos vencer amanhã as flores e começar muito bem o segundo turno.

  • Para de inventar, Harry Potter !

    Mais uma vez vou dizer : VAMOS ENCHER O ESTÁDIO !!

    FOGÃO É O PRIMEIRO COLOCADO EM APROVEITAMENTO COMO MANDANTE NO BRASILEIRÃO !!!

    Saudações Alvinegras !!

  • henriqui reina

    Há coisas que não se explica, sempre houvir dizer que a crônica esportiva era dominada por torcedores do Bota ( Waldir Amaral, João Saldanha, Luiz Mendes, O Poeta, …e tantos outros); Como esses ilustres homens não tiveram força para mudar este quadro? Não sei hoje quantos são, mas, ainda temos o Penido (acho que é o melhor)…………Tinha um professor de matemática que falava de certas equações¨: ¨Meu filho, ela é empirica¨ Bem, voltando a realidade, vejo o Botafogo um time de bons valores e muita fôrça, temos tudo para vencer este classico hoje contra o Flu; as bolas virão da esquerda para o Loco e do meio com o Elkenson. Amigos, desejo ver a Estrela Solitaria brilhar no pavilhão Alvinegro mais uma vez! Que Deus nos ajude. Abraços……….Presidente,……..,tá! Obrigado.

  • henriqui reina

    Caro Marcos, a única saida que vejo a curto prazo para o respeito com as coisas do Botafogo ressurgir, é a conclusão do ct de Marechal Hermes em que muito nosso Governador ajudou e o Exército também doando um grande pedaço de terra ao Alvinegro Carioca. Cerca de 200.000,00m2 é a superfície de terra que temos para desenvolver um grande centro de treinamento para a meninada do Brasil iniciar na área esportiva, principalmente no futebol. De lá sairão, se Deus quizer, os nossos futuros craques de bola e então poderemos houvir de pessoas: ¨´E dali que eles vêem!¨Tenha fé amigo, seremos novamente o celeiro do Brasil. Abraços.

  • É hoje, amigos! Que cada um de nós nos mostremos capazes de despetalar a tal flor com todo mimo e sensibilidade com que o grande artista pinta sua obra prima! Que cada um dos torcedores do Botafogo fisicamente presentes, ou não, ao Engenhão, faça o seu mister de cada dia com mais amor e paixão, de tal forma que, isto, possa ser refletido em campo, na ação e disposição dos nossos jogadores! Que cada um de nós, por fim, busquemos a sintonia capaz de fazer com que o brilho cada um de nós possa vir a ser somado ao brilho maior da nossa estrela, na noite de hoje e sempre! Avante Fogão! Que a chama ardente de tua amada Estrela nos conduza na direção da vitória e do título maior!

  • Sergio Luis

    Essa política nefasta da Globo de privilegiar determinados clubes pode levar o futebol brasileiro a uma situação semelhante a que está ocorrendo na Espanha: o campeonato está polarizado entre Real e Barcelona! Vários clubes estão sem patrocínio e o Málaga foi comprado por um sheik árabe. Estava vendo no globo.com a pesquisa do PFC sobre a participação dos clubes nas vendas de assinaturas. O Santos tem participação bem menor do que Bota e Flu mas está incluído no primeiro grupo que recebe as maiores receitas da TV. É um claro favorecimento aos paulistas pela emissora, que se aliou a CBF para ferrar os demais clubes. Os outros clubes deveriam ter fechado com a Record e proibir a transmissão dos jogos contra esses “times da Globo”! O presidente bucha do Botafogo falou que era um absurdo o clube receber 40% a menos do que os primeiros, mas pelo que eu sei a diferença ficou ainda maior nesse contrato novo. Enquanto o Botafogo pensar pequeno será tratado como pequeno! SAN

  • VAMOS LOTAR O ENGENHÃO

  • thyagofogão

    Esse jogo vai ser a primeira final deste campeonato para o botafogo, espero que todos os BOTAFOGUENSES estejam lá no Engenhão apoiando o time do início ao fim do jogo………
    E importante nossa torcida lotar o Engenhão e mostrar nossa força em casa .

    TORCIDA ESSA E A HORA DE APOIARMOS ESTE TIME QUE TEM NOS DADO MUITO ORGULHO!!!!!!!!

    VAMOS LOTAR O ENGENHÃO, O MEU INGRESSO EU JÁ COMPREI,

    VÁ AO ENGENHÃO E COMPRE O SEU AGORA,

    E ASSISTA O NOSSO FOGÃO TERMINAR O PRIMEIRO TURNO EM 3°LUGAR

    E Á TRÊS PONTOS DO LIDER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E OBRIGAÇÃO NOSSA LOTAR O ENGENHÃO!!!!

    E OBRIGAÇÃO NOSSA LOTAR O ENGENHÃO!!!!!!!!!!!

  • Alberto/Cachoeiro

    Caio Jr. definiu o time com Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicossuel. Sinceramente, não gosto dessa escalação. Com dois meias-atacante, o meio campo fica fragilizado e, por incrível que pareça, diminui o poder de conclusão do time. Reparem que as partidas em que fizemos muitos gols, o time jogou com Felipe Menezes na armação.

    Não se trata de uma comparação individual. Felipe Menezes X Maicossuel ou Menezes X Elkeson. Trata-se de uma formação mais compacta que melhora a marcação e facilita a chegada ao ataque, com mais jogadores, com o Felipe em campo.

    Quem vai ser sacrificado, Maicossuel, Elkeson ou Herrera, para que ocorra uma variação nesse sentido, não importa muito. Entendam, Maicossuel e Elkeson não sabem marcar, desta forma o meio campo se resume a Marcelo Mattos e Renato. Com o avanço dos dois laterais fica inviável a marcação e a zaga fica totalmente desprotegida.

    Talvez muitos não concordem, mas, basta observar os dois últimos jogos contra o Atlético-MG. No primeiro Elkeson foi adiantado para a posição do Herrera. No segundo, com Herrera no lugar do Loco e o recuo de Elkeson para o meio, o time se perdeu completamente.

    Gostaria que fossem repetidas as escalações em que tivemos melhor resultado. Mas, eu não sou o treinador. É apenas uma simples opinião.

    • Dan-Botafogo

      Concordo. MMA( marcelo mattos), renato, felipe menezes, maicosuel, elkeson e na frento o loco. Banquinho pro herrera

  • petrofogo

    ATENÇÃO ALVINEGROS

    LUGAR DE BOTAFOGUENSE HOJE AS 18HS É NO ENGENHÃO, VAMOS LOTAR O ESTADIO MOSTRAR A NOSSA FORÇA E EMPURRAR NOSSO TIME PARA O TITULO.

    SAUDAÇÕES
    ALVINEGRAS

  • vinicius, é verdade q o cajá esta na ponte preta ?

    • Rodrigo vou responder pewlo Vinicíos o Renato foi sim para a Ponte, pois tinha uma divida contratual com o mesmo clube, pois até onde eu sei ele saiu da Ponte Preta sewm que tivesse cumprido seu contrato, por isso voltou a Macaca para cumprir o restante do Contrato.

  • Dan-Botafogo

    Sobre o comentário de Pedro Paulo Lima.
    Caro amigo botafoguense a resposta para esse dilema das “entregas” é bem simples, pelo menos na teoria. Seria a seguinte, uma boa parcela do lucro do campeonato (cotas de tv e etc..) deveria ser divida em forma decrescente do primeiro ao ultimo colocado. Aliás essa distribuição das cotas tem que ser revista imediatamente. Não dá pra competir quando dois times ganham muito mais do que os outros, pra ficar só na cota da tv, flamengo e corintias ganham 50 milhoes/ano a mais que os outros
    , pelo menos. Ou seja, só ai é mais que o salário de 1 milhão/mes para 4 jogadores. Não da né.
    Agora, uma vez que todos os que trabalham na mídia esportiva abrem uma boca enorme pra falar que o brasileiro é o melhor campeonato do mundo porque é o mais competitivo eles tem obrigação de rejeitarem essa forma de distribuição.
    Eu proponho esse tema para debate não só para nós botafoguenses, mas para todos que não querem ver seus times se tornando um La Coruña , um Valência ou qq outro time desses que soó faz figuração a nível nacional.
    Se nós não fizermos nada é isso que vai acontecer pode apostar.
    Abraços a todos nos vemos mais tarde. Fogão 6 x 0 FlorminenC

  • O melhor fórum sobre o Botafogo, de que eu pude participar, sem dúvida, foi o antigo fórum oficial do clube, o BNC! Infelizmente, a intransigência fanática de uns e o desejo de alguns outros em tudo estragar, muito contribuíram para o seu fim! Lembro-me de embates maravilhosos que lá aconteceram, e que até resultaram em benefício de muitos! O seu pronto liberar dos posts, tão logo fossem enviados, e as suas atualizações sempre constantes, faziam, dele, o ponto de encontro ideal da família botafoguense! Foi a decisão de sairem deletando a tudo quanto lá expôs a nossa torcida, desde 2003, a título de limpeza geral, que fez com que eu abandonasse o programa atual! O fato de jogarem no lixo todos os anos de debates da nossa torcida, irmanada no BNC, me abriu os olhos para o quanto, a nossa opinião, nenhum valor tinha para os novos mandantes do clube! Desde então, depois de muito variar, de blog em blog dos principais jornais do país, cá, no Ninguém Cala, aporto, para ficar! Pena que as suas atualizações, sempre ao Deus dará, impeçam o debate livre e o congraçar natural entre os seus participantes que, se esperaria ser possível numa sala, que pretende ser a voz da torcida botafoguense, né mesmo?! Quando, finalmente, os blogueiros que fazem o Ninguém Cala, conseguirem encontrar uma fórmula que torne suas atualizações mais rápidas, com certeza, teremos encontrado o fórum dos nossos sonhos, concordam?

    • Concordo totalmente,caro Paulo.Tambem participei do saudoso forum do BNC.

  • Dilma melhor presidente

    Uma coisa é certa, tenho cá meus humíldes pressentimentos de que a vitória estará do nosso lado, e hoje será o jogo da emoção, da garra e da ambição!!!
    Somo mais três pontos para o Botafogo antes mesmo do jogo ter início, porque vejo que está escrito na ESTRELA!!! Torcida Alvinegra, por favor vamos fazer bonito hoje e apoiar nosso ilústre Glorioso!!!
    Pra cima deles Fogão… FOOOOGOOOOOOOOO!!! FOOOOGOOOOOOOOO!!! FOOOOGOOOOOOOOO!!! FOOOOGOOOOOOOOO!!! FOOOOGOOOOOOOOO!!!

  • Mabel, eu pensei que tivessem votado um estatuto moderno e atual, quando de sua última atualização! Infelizmente, me parece, a emenda saiu pior que o esperado! Os tais 150 notáveis, e que se constituem nos membros eternos do CD do clube, sem lhe pagarem qualquer manutenção ou valor, pelas regalias que nele gozam, impuseram os remendos mais absurdos, como o que permite a imposição daquele tapume preto nas costas da camisas alvinegras, para visualização dos seus números, pode? Sem contar que permitiram, também, a carnavalização total delas, não foi? Estamos mais amarelado nas camisas que a São Clemente na avenida, concorda?!

  • Mabel o fato de o CD do Botafogo ser constituído por eternos 150 beneméritos e eméritos, tidos por seus membros fixos, e mais os 150 sócios proprietários, que se congregam na chapa do candidato vencedor e que vêm a se somar àqueles na composição do CD do clube, é o que se constitue no seu entrave! É fácil ao vencedor de suas eleições cooptar mais alguns daqueles e vir a ter maioria em suas decisões! Se o voto dos membros do SOU BOTAFOGO, como propôs a Mércia, valesse para as próximas eleições, algo mudaria no clube, com certeza! Resta saber se tais membros querem tomar o destino do clube nas mãos! Enquanto estivermos a depender do que decidem, pelo clube, os tais parasitas eternos e membros do seu CD, o clube não anda! Essa gente, com seu apego ridículo ao que eles chamam de tradição, estão a fazer o clube regredir! Chamam de tradição ao tampão preto que impuseram à camisa alvinegra? Chamam de tradição a carnavalização que permitiram fazer aos nossos uniformes? Se dizem alvinegros originais, mas se vendem à cor que tenha o dinheiro que tanto cobiçam, né?

  • HOJE É DIA DE TORCER COMO NUNCA,A FOLGADA ESTARÁ LÁ COM A FAIXA DIZENDO O SEGUINTE!!!!!

    VOLTA RUSSÃO SEU LUGAR É NO ENGENHÃO.

    FÚRIA – T.J.B. – BOTACHOPP .

    VAMOS ENCHER NOSSO ESTÁDIO.

  • ………………………………………….PRESSÁGIO……………………………………………

    FOGÃO 4 X 0 FLORMINENSE

  • GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL DO BOTAFOGO———-ELE.ELE.ELE.ELE.ELE.LOOOOOOOOOOOCO ABREEEEEEEEEEEEEUUUUU.
    AGORA TÁ LÁ.BOTAFOGO 4 X FLORMINENSE 0,VALEU……

  • SAPORECADICOLATINA

    I AI GALERA. VAMOS A MAIS UMA VITORIA NESSE SABADAO ENSOLARADO COM A ESTRELA SOLITARIA BRILHANDO LA NO CEU. UM TIPICO SABADO RECHEADO DE GOLS DO NOSSO GLORIOSO. APOSTO GRANDE NO NOSSO FOGAO. VAMOS VISUALIZAR OS GOLS DO FOGAO 3 X 1 FLU. VAI SER UM JOGAO. MAIS UMA VEZ A NOSSA ESTRELA SOLITARIA IRA BRILHAR E A TORCIDAR NO ENGENHAO VAI PRESTIGIAR E ASSISTIR FUTUROS CRAQUES DA NOSSA SELECAO BRASILEIRA. E SO TER O PENSAMENTO POSITIVO E APOIAR O NOSSO GLORIOSO A MAIS UMA VITORIA SENSASIONAL NESTE SABADO. BOA SORTE AO NOSSO GAROTO ELKESON, BRUNO CORTES, RENATO, LOCO, HERRERA, O NOSSO GUARDA METAS JEFERSSSOOONNN. O NOSSO ZAGUEIRO ARTILHEIRO ANTONIO CARLOS(CRAQUE).
    A MAIS UMA VITORIA GALERA. BOA SORTE FOGAO.

  • Esse Renato Mauricio Prado chega a ser patetico.Quem assisti ao Bem Amigos,no Sportv sabe do que estou falando.Sempre puxando o saco do seu patrão,Galvão Bueno,com aquele ar de intelectual,de superior,se achando a cereja do bolo.O cara e tão covarde,que outro dia,o Mano Menezes esteve no programa,e o que se acha jornalista se rasgou em elogios ao tecnico da seleção.Bastou o tecnico da seleção convocar o Ronaldinho para que ele,como fez com o Tulio,covardemente,atacou o trabalho do Mano,dizendo com todas as letras que ele não tem copetencia de ser treinador da seleção.Tenho certeza que se o Tulio for convidado para o Bem Amigos,o covardão do Renato vai dar um jeito de puxar o saco do Tulio Maravilha.So que o nosso eterno idolo e escolado.Ele vai saber colocar esse babaca em seu devido lugar.Alias,o que tem de jornalista,narrador,comentarista esportivo incopetente na Globo e assustador.Os comentarios do PCV,no jogo entre Botafogo X Vasco,deveria ser estudado nas faculdades de jornalismo espalhadas pelo Brasil,para ensinar os alunos de como não deve proceder um profissional no exercicio de sua função.Quanto mais o cara metia o pau no Botafogo,mais gols o Fogão fazia.E olha que ele se diz Botafoguense.Imagina se não fosse.Vamos deixar esses babacas para lá.Para nos,o importante e comparecer ao Engenhão daqui a pouco e mostrar para esses palhaços que não foi por acaso que o Botafogo foi escolhido o decimo segundo time mais importante da historia do futebol mundial.Vou mandar um e-mail para o RMP perguntando em que classificação a flavelada ficou?

  • Sou de Manaus-AM, sou torcedor do BOTAFOGOFR desde que mi entendo por gente, nunca fui ao RJ mas tenho inveja de quem mora lá, pois tem essa oportunidade privilegiada de ir ao estádio e não vai, espero que hoje quando estiver vendo o jogo pela TV possa ver o estadio coberto de preto e branco almentando o meu orgulho de ser botafoguense.
    Por isso vc alvinegro que mora no RJ tem obricação de comparecer ao engenhão hoje empurrar nosso time de coração pra mais uma vitória.

    BOTAFOGO rumo ao titulo de campeão brasileiro de 2011!!!

  • Dan-Botafogo

    Sobre o jogo, pelo menos 75% das jogadas do flu são através do mariano e do carlinhos. Acontece que hj nem valencia nem diguinho jogam, ou seja, a cobertura dos laterais esta provavelmente debilitada, ótimo para o Cortes e para o Lucas, e na minha opinião se o Felipe Menezes jogar Elkeson e Maicosuel podem deitar e rolar ali pelas beiradas.
    E vcs concordam?
    Abraços

  • Rodrigo Alvinegro

    Daqui a pouco partiu ENGENHÃO.. vamos lootaaar nosso estádio, estarei la gritando e torcendo, hoje vamos em pesoooooo, o céu ta abrindo e o engenhão vai ficar pequeno hoje! NOISSSS

  • Sugiro que em estiver lendo esse blog agora, apenas responda: – Eu vou! ou: – Eu não vou! (ao jogo de daqui a pouco). Para termos uma noção da participação dos amigos do blog nos jogos do Fogão. Obrigado.

    • Eu vou!

    • Dependendo do horário, podem responder: – Eu fui! ou: – Eu não fui!. Valeu.

    • Está parecendo Rock in Rio! hahaha

      • paulo de morais

        Pedro Paulo tenho certeza que se vc mora no rio vc vai sim, hoje eu não posso ir pq eu moro em Juiz de Fora e estou trabalhando. Saudações alvinegras.

  • henriqui reina

    O Tesouro, isto mesmo, o Botafogo possui um tesoura nas mãos de valor imensurável que são 2000.000,00m2 de superficie de terra plana em Marechal Hermes; Que potencial tem esta área de terra para a Estrela Solitária; Lá vai começar a segunda etapa do Glorioso. A construção do CT dará um impulso imaginável ao Fogão, torço muito para que o projeto de arquitetura seja pratico e futurista………….Só para se ter uma ordem de grandeza, um campo de futebol oficial possui uma superfície de terra aproximadamente de 7.000,00m2; Portanto, temos uma área de terra que dariam 28 campos de futebol oficiais. É,ou não é um TESOURO. O tesouro que falo foi dado por Deus por tudo que nosso Fogão sofreu apos as copas que muito ajudamos ganhar e pelos meninos do Largo dos Leões que fundaram o Botafogo; Deus gosta das crianças e não admite umilhação. Obrigado meninos do Largo dos Leões e viva o Fogão.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo