Engenhão “à venda”?



Salve Galera Alvinegra!

O Botafogo fechou recentemente um contrato com a Ambev para a divulgação da Brahma, no setor Sul do Engenhão. A oposição divulgou uma nota em repúdio a decisão, já que para eles, pintar de vermelho está ferindo as tradições alvinegras.

O que vocês torcedores acham? Pintar as cadeiras de vermelho é uma ofensa a torcida?

 

Comentem, as melhores respostas serão publicadas no Diário LANCE! desta sexta-feira. Conto com vocês.



  • Otávio

    DESDE DE QUE NÃO SEJA “PRETO E VERMELHO”, O IMPORTANTE É ARRECADAR FUNDOS PARA MANTER NOSSO ETERNO GLORIOSO. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!

    • kauã B.F.R

      pra mim nao tem importancia eu vo para o estadio ver o BOTAFOGO nao ficar reparando em cor de cadeira

      • Edilson Bispo

        Então perguntem para os gremistas se eles aceitam pintar o estádio deles de vermelho ou os colorados se aceitam pintar a Beira Rio de azul.Sou totalmente contra a cor vermelha nas cadeiras do Engenhão,se for para colocar a publicidade da Bhrama ,que seja somente no bar,as cadeiras tem que ser nas nossas cores,vide o estádio do São Paulo.

        • gustavo

          nas nossas cores? desde quando azul é cor do fogão

          • Quem diz que não suporta o vermelho, por ser a cor do seu adversário mais ferrenho, então, para ser super coerente, que corra a um hospital mais próximo, e peça para que lhe façam uma transfusão sanguínea, de tal forma, que, o seu novo sangue, seja de cor autenticamente alvinegro! Nunca vi uma discussão mais tosca, amigos! Em sendo assim, vamos pintar, no gramado do Engenhão, um tabuleiro alvinegro para escondermos o verde da grama! Vamos impedir que os nossos jogadores calcem outras chuteiras, que não sejam brancas e pretas! E só vamos comer carne de vacas brancas ou pretas, de hoje em diante! E só vamos comer pão que seja preto ou branco, né não? Quanta babaquice!

          • SEBASTIAO

            PODERIA TER PINTADO DE AMARELO , POIS O FOGÃO TEM LIGAÇÕES ETERNAS COM A SELEÇÃO BRASILEIRA E TEM NAS CORES DO PATROCINADOR . MAS AÍ TEM DEDO DE FLAMENDINGO TORCEDOR SEM ESTÁDIO , ESTA É A MANEIRA DA MULAMBADA RELIZAR O VELHO SONHO DE TER ESTÁDIO.

          • Renato “O Russo” Velloso

            Ele quis dizer preta e branca.

          • eduardo

            Estou de pleno acordo com meu amigo Paulo WS Barreto, que se dane as cores das cadeiras eu quero é time bom disputando campeonato. Tendo um bom time podem pintar de Lilás, Rosa choque qualquer cor.

          • Ricky Araxá MG

            Se este debate e capaz de chamar a atenção de todos, por que os que são contra não vão ao estadio e tampem as cadeiras vermelhas e acambemos com a discução teclar e não ir ao estadio e muito comodo.
            Não sou do rio moro aproximadamente 800km e vou ao estadio.

          • Renato

            É impressionante como esses torcedores do botafogo são ridículos em seus comentários.

          • Renato

            Caro Sebastião, realmente tem que pintar de amarelo, pois essa é a cor de vocês quando enfrentam o meu time.

          • Anderson fogão

            PAGANDO BEM, QUE MAL TEM?
            POR MIM PODE PINTAR ATÉ DE LILAS, VERMELHO, AZUL, ROSA, O CARALHO A QUATRO, SÓ NAO VOU GOSTAR SE FOR DE GRAÇA.
            AGORA ENTRANDO DINHEIRO NO CAIXA, SE O PATROCINADOR QUISER PODE ATÉ ATEAR FOGO RSRSRRS.
            TA CERTO PRESIDENTE, ISSO AI É BESTEIRA .

          • Amigos botafoguenses, a quem serve este tipo de discussão? Quem pôs o tema em debate é verdadeiramente um botafoguense? Tá na cara que os blogueiros que fazem o Blog Ninguém Cala não são botafoguenses, mesmo que quisessem sê-lo! Se leram os predicados do senhor Guilherme Martins, que propõs o debate em torno da questão, veremos que ele é paulista e, mais, antes de fixar entre nós, cobriu jornalisticamente o Fluminense! Sei que posso ter o meu texto não liberado, mas, a verdade, é que estamos nós aqui nos mostrar divididos, por conta de algo que, em nada, é prejudicial ao nosso clube! Falam que estamos a vender o Engenhão de forma maldosa! A essa gente, amigos, não interessa, mesmo, é que tiremos o máximo de proveito do bem maior que que temos a nossa disposição, que é o Engenhão! É melhor refletirmos mais antes de ficarmos aqui aos dando faniquitos sem sentido! Quem pode se dizer contra o vermelho nas cadeiras, se todos o trazemos nas veias, como nosso sangue e na carne viva?

        • Pedro Rocha

          Se fosse pra reclamar da cor deveríamos ter reclamado desde o início, pois as cores cadeiras azuis não respeitam à tradição alvinegra. Por mim não vejo problema, conquanto o estádio seja mantido em bom estado!

          • Luiz Eduardo Branco

            so não pode pintar vermelho e preto

          • Joel

            Eu acho que se as cadeiras do Engenhão são brancas e vermelhas no setor sul, não tem problema, podem até pintar o setor norte também. Eu acho a cor vermelha meio agressiva, mas existe uma prerrogativa econômica por trás disso. Agora, pelo menos os setores leste e oeste podiam ser pintados de preto e branco, que caracterizam o estádio com sendo nosso. Isso também diz respeito a tradição do Botafogo. A administração do clube tem a obrigação de proporcionar a melhor experiência possível aos torcedores no seu próprio estádio. Imaginem que linda ficaria a arquibancada a feição daquela bandeira com listras alvinegras horizontais e a estrela solitária no canto direito superior.

          • CHARLES 14

            Se a cor for o problema , a solução é simples: SENTA EM CIMA e PEIDA!!!!

          • antonio henrique gov valadares

            não sou muito fã desta diretoria não, mas pelo que eu soube o canditato da oposição esteve na direção das divisões de base de 2000 a 2008, além de não ganhar nada, ainda não revelou nenhum jogador, e , agora com esta polêmica das cores do engenhão to vendo que eles não tem o que fazer.

          • As cores das cadeiras dos estádios, sejam eles quais forem, se vistas sem preconceitos, têm o mesmo significado que as cores das nossas cuecas! Enquanto estivermos usando calças, bermudas ou shorts, quem haverá de saber a sua cor? O mesmo acontecerá com as cadeiras se a torcida comparecer em massa aos jogos do clube! Sentados ou em pé, duvido que saibam qual as suas cores reais, se todos estivermos presentes a ocupá-las! Quem fica dando faniquito por tão pouco certamente deve ter sangue azul ou roxo! O meu sangue é vermelho, como é, também, o meu coração. Que diferença faz a sua cor, se tudo que me importa, é o alvinegro real que eu sou?

        • Fabio

          Procure saber quanto esses times arrecadam com publicidade no estádio e quanto o Botafogo está conseguindo?
          Outra coisa, a empresa só esta disposta a pagar essa grana para o Botafogo porque esta colocará a marca dela nas áreas mais visiveis na televisão. Para colocar só nos bares ela daria um saco de bala juquinha…
          Vamos pensar com a cabeça ! Cobramos tanto uma postura profissional dos nossos dirigentes e quando temos alguém que encherga o Futebol como negócio nos prendemos a coisas tão pequenas.
          Além disso essa torcida não pode reclamar de nada da Diretoria. Não vai ao estádio, não ajuda com o Sócio Torcedor, não compra produtos Oficias… Só gosta de reclamar…
          Nunca pensei que iria dizer isso na minha vida, mas hoje tenho vergonha da nossa torcida…

          • rafaelreis

            Fábio excelente colocação, cara eu só me incluo fora desse universo pq eu sou fogão vou a todos os jogos com mando do fogão, sou sócio torcedor, visto a camisa, pois falar que é botafoguense só quando ganha é mole eu já disse antes nesse blog ser botafogo é igual casamento é na “alegria e na tristeza”.

            Vamos parar com essa tolice, pois se a torcida comparecesse ninguém estaria reparando nisso.

            Nós temos é q fazer a nossa parte.
            Vamos ao Engenhão torcer pelo nosso fogão.

            Valeu!

          • Ricardo Luiz

            Companheiro concordo c vc em td escrito.Nossa torcida deixa a desejar e quer exigir demais.A mulambada(flamengo) mesmo qd está em baixa vai prestigiar,a nossa torcida fica pela tv ou radinho.Sr presidente,venda todo o engenhão e monte uma seleção,precisamos de títulos.

          • carlos

            então torça para outro time.

          • Guilherme Emanuel

            Se estão reclamando da cor das cadeiras, basta encher o estádio que ninguém vai saber que cor são as cadeiras. Vamos apoiar o FOGÃO e deixar de lado estas discussões que não levam a nada.

          • Ricardo Luís

            Na forma como as cadeiras foram pintadas não caracterizam nenhuma identidade de qualquer clube. Por este motivo sou totalmente a favor da comercialização dos espaços do Engenhão.
            Apenas para diferenciar, eu sou Ricardo Luís. Tem um outro xará Ricardo Luiz com z.

          • JORGE LUIZ

            Valeu Fábio, seu comentário foi perfeito. Parabéns.

          • Edgar

            Cara, tinha uma opinião bem diferente… mas seu comentário faz muito sentido…
            se lotarmos o engenhão nimguém nem perceberá as cores rubras… e se perceberem, naõ vai doer nada se estivermos com um bom time.

          • eduardo

            É isso ae Fábio estou com vc, e sabado estarei no engenhão com minha esposa e filho(3aninhos), para vermos mais uma vitória do nosso FOGÃO.

          • José

            Desta forma aí (em vermelho) menos torcedores irão ao Esvazião. O BOTAFOGO não precisa se PROSTITUIR para pagar contas. Somos o ÚNICO time do Rio que não tem vermelho,´e mais, somos os ÚNICOS que desde a sua fundação mantém as cores tradicionais, ou seja, PERTO E BRANCO.

          • Ronaldo

            Fábio:concordo plenamente com todas as suas palavras! A nossa torcida só tem um propósito que é reclamar,e reclama de coisas fúteis!A nossa diretoria esta fazendo o possível para manter o estádio de uma maneira que possa nos orgulhar mas infelizmente tem pessoas que se dizem “torcedores”para criar polemica onde não existe!Eu sei que faço a minha parte,aliás sempre fiz,pois acompanhei o FOGÃO desde que me entendo por gente!E tem mais:se aquelas cores estão fazendo alguma alusão,então esta sendo feita ao América(rsrs)!Vamos parar de palhaçada e enxergar as coisas de uma maneira correta e profissional!PAREM DE QUERER PERTURBAR A ATUAL GESTÃO,ou será que isto tem dedo da OPOSIÇÃO!ABRAÇOS e SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!

          • Flávio

            Perfeito!!

          • fabio, apoiado

          • aderic

            fabio , vc. tem rasão. mas essa torcida que destroi jogadores e tecnicos são minoria.
            a maioria concorda com vc.

          • GTS

            Para não ficar repetitivo: assino embaixo o que disse, Fabio!!!

        • Renato “O Russo” Velloso

          Apoiado!

        • VICENTE

          Se o gremio ou o inter nao aceitam outras cores, problemas deles!!! A AMBEV investe e acredita no GLORIOSO!!! PARABENS DIRETORIA E PRESIDENTE!!! ah, e se vc que va torcer pra gauchada!!!

        • Léo Fenômeno

          Qual rival do botafogo tem a cor vermelha ? se tah pensando no flamengo ta faltando o preto. concordo com todos a respeito desse tema ser ridiculo, pois como o presidente alvinegro falou, se a torcida comparecer ninguem vai ver as cadeiras !!!
          abraços

        • Marcos Costa

          Engraçado que no inicio da Gestão Engenhão, tinhamos até a cor laranja da Prefeitura. As cadeiras na cor azul e as contas na cor vermelha. Agora que podemos inverter a ordem das cores das contas, fica essa palhaçada de que cor de cadeira. Acho que essas pessoas que ficam procurando defeito, deveriam estar preocupadas em ajudar o FOGÃO. Valeu Presidente pela iniciativa de angariar fundos para o crescimento do Glorioso. Somos todos LOCOBHRAMEIROS.

          • Pablo RJ

            Apoio total, geral e irrestrito… O importante é e sempre será o BOTAFOGO, portanto a cor da cadeira só não pode ser vermelha e preta o reto é resto. Saudações Alvinegras.

        • Para o nosso botafogo chegar no patamar de são paulo, internacional, e gremio, precisamos sim ter receitas meu amigo. Não entra nessa de oposição , porque o que eles querem realmente, é tumultuar o nosso clube. O importante é o crescimento do clube,dentro e fora das quatro linhas, correto.

          • José

            Crescimento inteligente e não burro. A oposição é sempre a favor do BOTAFOGO. Continuem negando suas tradições que o América está logo ali.

        • Pablo RJ

          Quanta babaguice… Parece coisa de quem não tem o que fazer… Vai crescer Sr Bispo. Saudações Alvinegras

        • RAFAEL CASTRO

          EDILSON, VAMOS FAZER O SEGUINTE, PINTAMOS NA COR QUE VOCÊ QUER E VOCÊ PAGA O
          VALOR QUE A AMBEV PAGA AO BOTAFOGO, ASSIM FICA RESOLVIDO, OK!

        • Guilherme Barroso

          Isso é uma enorme bobagem.
          Azul não é cor do Botafogo.
          O espaço publicitário vendido é mais $ para o clube!!!!
          Mais dinheiro melhor time!!!!
          Vamos gastar tempo com coisas realmente importantes!!!!

        • antonio henrique gov valadares

          Então vai torcer pro Grêmio se você tem problema com vermelho.

        • Israel

          Concordo colocar a publicidade da Bhrama, que seja somente no bar, nas cadeiras tem que ser nas cores da Bramha.

      • Monteiro

        Cores de cadeira? Bah quem liga?

        Um bilhão para o Fodão e uma estátua do Eike Batista de qualquer cor no portão!

        O Fogão vai fazer melhor neste Século do que apenas 12o melhor do mundo!

        Como? Com muito dinheiro!

        Aonde? (Campanha Botafogo – Eike Batista):

        http://www.facebook.com/home.p​hp?sk=group_198092856880256&ap​=1

        Participe! Divulgue!

        • Renata

          Pra falar a verdade!

          A cor da cadeira pouco importa, mesmo porque só dá para ver a cor quando o Estádio está vazio; então a torcida e a oposição tem que TOMAR VERGONHA NA CARA E ENCHER O ESTÁDIO!

          Por mim as cadeiras podem ser até roxa de bolinhas verdes!

          VAMOS PARAR COM ESSA PALHAÇADA DE DIZER QUE O EIKE BATISTA É BOTAFOGO!
          ESSE CARA NÃO É BOTAFOGUENSE NEM AQUI NEM NA CHINA.

          QUEM É REALMENTE BOTAFOGUENSE DE VERDADE E CONHECE UM POUQUINHO DA LEI FISCAL, SABE QUE O CARA NÃO PRECISA NEM INVESTIR TANTO DINHEIRO ASSIM NO BOTAFOGO, É SÓ USAR O INSENTIVO FISCAL PARA ISSO.

          NA BOA AMIGOS DE CAMISA, COLOQUEM UMA COISA NA CABEÇA DE VOCÊS: O EIKE BATISTA NÃO É BOTAFOGUENSE!

          CAMPANHA: VAI PARA A PQP EIKE BATISTA!

          SAUDAÇÕES

          • Fabio

            Concordo !

          • Renata

            Hhahahahhahah… Xará, assino em baixo. Vai pra PQP, Eike! Botafoguenses de verdade somos nós, pobres mortais como eu, que ganha um salário que deve ser igual ao da empregada do Eike e faz um plano de sócio-torcedor pra ajudar o clube. Ao longo dos meus 25 anos eu já dei muito mais dinheiro pro Botafogo do que ele, só em ingressos, mensalidade, camisas oficiais, feijão do Fogão…. Nós sim somos a solução pros problemas do Botafogo, não o Eike! VAMOS ENCHER O ENGENHÃO E PINTAR, NÓS MESMOS, ELE DE PRETO E BRANCO, COM NOSSAS CAMISAS, NOSSAS BANDEIRAS…

          • Eu Também

          • Concordo.

          • Fernando de Freitas

            EU APOIO !!!

            ELE É TORCEDOR DO MONEY FOOTBALL CLUB !!!!!!!!!!

            ALIÁS ELE FEZ UMA PROPOSTA AO FRAMENGO QUE VAI ENCHER OS MULAMBOS DE GRANA, REFORMANDO O MORRO DA VIÚVA, EXPLORANDO UNS ANOS, E DEVOLVENDO PRO IMPÉRIO DO MAL VALENDO 10 VEZES MAIS !!!

            SÓ UM OTÁRIO ACHA QUE ESSE SUJEITO É BOTAFOGUENSE !!!!

          • Monteiro

            Ele assim o é.

            Se nunca o viu com a veste divina no seu camarote com os filhos no Maraca, é porque não estava nas decisões com o framengo.

            Ele foi nelas e com camisa. Só falta abrir o cofre.

            Mas frustrados podem atrapalhar o grupo de informados que cresce cada vez mais no Face.

            Não culpem o NOSSO bilionário por outras desventuras.

            Saudações Alvinegras.

          • antonio henrique gov valadares

            estou nesta campanha

          • antonio henrique gov valadares

            este eike é um bambi, adora aparecer, fez doações milionárias pra madonna, vive puxando o saco do governo, ou ninguem se lembra do sr. sergio cabral, nós botafoguenses devemos mandar este viado pra pqp, e nos tornarmos sócio torcedor, não precisamos de esmola.

        • Marco Antônio

          O mesmo Eike que vai investir R$30 milhões para o Urubu? Ofensa pra mim é ver Felipe Menezes vestindo a camisa do Glorioso! Lento, sem criatividade, sem objetividade. Jéferson, o meia, é bem melhor. E por falar nisso, cadê o Cidinho?

          • Cala a boca Magda!!!

          • Peter Pothomus

            Pra mim mesmo ofensa é ver Alessandro desfilando pela lateral direita do Fogão.

          • Para mim, ofensivo é vermos como infantilmente reagimos às armações da mídia, amigo Peter! Será que só a nossa torcida não percebe que o objetivo dessa discussão inócua é o de apenas nos dividir? Pior que vermos cadeiras pintadas de vermelho no Engenhão é ver o coração rubro-negro de alguns que se fazem passar aqui por Fogão!

        • Pedro Rocha

          [2]

        • Monteiro

          Guardem suas tendências para voces mesmos…

          • antonio henrique gov valadares

            eu disse que estou na campanha da renata

        • Monteiro

          Não temos preconceitos mas… guardem suas tendências para voces mesmos.

        • Anderson fogão

          CARA ME AMARREI NO SEU COMENTARIO HAHAHAHAHAHA
          ESSE CARA AI VIVE BABANDO O OVO DO EIKE O CARA TA SE LIXANDO PRA ISSO

      • Renata

        Se os torcedores forem aos jogos, as cadeiras ficarão cobertas por eles, e automaticamente se tornarão pretas e brancas! Vamos começar a ir no estádio em vez de ficar cornetando a diretoria que tá fazendo um ótimo trabalho de arrecadação de dinheiro que vai se reverter em coisas boas para o Bota. A propósito, vcs têm um plano de sócio-torcedor? Eu tenho, e vou a TODOS os jogos no Engenhão. A cor da minha cadeira ninguém vê, até porque eu fico em pé na frente dela! Vamos levar nossas faixas, bandeira, escudos, bolas e pretas e brancas. Vamos pintar, NÓS MESMOS, a nossa casa de preto e branco!

        • Ainda não tenho um Sócio Torcedor e acho que nem vou ter, pois me inscrevi paguei as mensalidades e até hoje não recebi minha carteirinha, portanto não sou sócio se tratassem as coisas com mais seriedade talvez eu fosse.

        • marcos

          genial renata. amei sua resposta. cala a boca de pessoas sem o minimo de senso

      • Peter Pothomus

        O problema não são as cores e sim fato do patrocinador ser uma cervejaria, não combina com a prática de esporte, ainda mais sendo o Engenhão um estádio olímpico. Entra grana e sai o bom senso.

        • Edgar

          brother, aposto que a diretoria tá mais interessada no dinheriro do patrocínio do que em cerveja (claro que como patrocinador, esta deve ser liberada)… acho que perderíamos muito mais gente nos estádios se não tivesse uma cervejinha pra acompanhar o jogo… e alguns jogos só enchendo a cara pra aturar… se você acha que as cores não são problema, blza.

        • antonio henrique gov valadares

          vc deve ser um destes crentes cretino que vive criticando os outros e não olha pro seu proprio umbigo, não tem nada melhor que uma cervejinha não seu palhaço

        • Joel

          Pô meu camarada. O problema é vc ñ poder consumir cerveja no estádio – como era bom antigamente! – ñ tinha esse escroto do Eduardo Paes querendo minar todas praticas saudáveis de entretenimento que surgem nas ruas do Rio de Janeiro. Vc pode dizer q é hipocrisia mas ñ é nenhum absurdo, uma cervejaria patrocinar o esporte. Vide a Heineken q patrocina a Champions League..

        • Joel

          Queremos cerveja nos estádios já!

      • Douglas Moreira de Souza.

        TEM UMA PORÇÃO DE MANEIRAS DE GANHAR FUNDOS …….. MENOS PINTANDO NOSSO ESTADIO COM A COR DO RIVAL, REPUDIO E INDIGNAÇÃO, TO SENDO ENCARNADO PELOS MULAMBOS …… E A GORA QM PODERA NOS DEFENDER !!!!!!!!!

      • Fernando de Freitas

        VERMELHO É A COR DO AMERIQUINHA QUE É O CLUBE QUE NOS ESPELHAMOS E QUEREMOS NOS TORNAR !!!!
        O ESTÁDIO JÁ ESTÁ VERMELHINHO. AGORA SÓ FALTA PEDIR UMA TERCEIRA CAMISA À FILA TODA VERMELHINHA PARA COMBINAR !!!
        E CLARO, ADOTAR O DIABO DE MASCOTE !!!!

        AQUI FOI BOTAFOGO !!! AGORA É AMÉRICA !!!!!!!!!!!

        • Fabio

          Quanta Besteira…
          Só vai virar América um dia se todos os torcedores pensarem pequenos como voces.
          Preocupados com a cor do Patrocínio do estádio, que aliás é o maior da história de um estádio no país, e não em ajudar o clube.
          Voces devem ser aquele típico torcedor que quando vai ao estádio prefere vaiar o Alessandro ao dar força para o time. Torce contra só para dizer que estava certo em suas convicções.
          Como torcedores como voces, não tenho dúvida que iremos acabar com o Amériquinha.
          Parabéns a Diretoria ! Pensamento empresarial é isso!
          Que consigam outros patrocinadores para o estádio, porque se for esperar a torcida ir ao estádio, entrar de sócio torcedor e comprar produtos oficiais estaremos fadados ao insucesso.

          Fogão no caminho certo!!
          Abraços a todos os Botafoguenses de verdade !

          • José

            AH! O BOTAFOGUENSE DE VERDADE É ALVI-NEGRO e ALVI É BRANCO, para os burros.

        • AMERICA E O CARALHO AQUI E BOTAFOGOOOOOOO

        • Fernando “tapado” de Freitas, você só tem o “ameriquinha” na cabeça. Já disse isso aqui que você só compara o Botafogo com esse timeco porque no fundo você tem uma neura com o “ameriquinha”. Deixe de ser bisonho, infantil, cresça, melhore seu nível de intelectualidade. Vermelho é uma cor como outra qualquer, é usada por uma marca de cerveja como também de refrigerante e isso não tem nada a ver com a equipe Botafogo, nem com flamerda, florminense ou ameriquinha.
          Dizer que “aqui foi Botafogo” só evidencia o quanto existe de amor ao Botafogo por você. Você é da turma do esculacho à equipe e à diretoria. Você quer ver o circo pegando fogo. Quanto pior dentro do Botafogo melhor pra você. É a sua maneira de se realizar. Sei que o espaço aqui é democrático e então temos que ler essas aneiras que você coloca, o que é uma pena.

      • Fábio

        Caros amigos,

        Já temos aqui mais de 250 comentários e a maioria absoluta (quase unânimidade) não é contra algumas cadeiras do Engenhão serem pintadas com a cor da Brahma (vermelho e BRANCO). Queremos que a empresa pague bem, para montarmos time para título.

        O que me revolta agora é ver que a maioria da imprensa esportiva carioca diz que os torcedores são contra e estão fazendo uma mobilização geral de repúdio pela ação do Botafogo. PURA MENTIRA!
        Se vocês repararem, o problema é que a grande parte dos profissionais da imprensa é flamenguista e ventilam mensagens polêmicas para prejudicar o rival.

        Por exemplo, já ficam tentando diminuir o Maicosuel, dizendo que a torcida acha que ele não joga nada e quer ele no banco. OUTRA PURA MENTIRA. O mago é o mago e o nosso camisa 7. Fora tantas outras coisas que noticiam APENAS para criar um clima ruim no clube.

        Claro que tem uma minoria de ingratos pseudos-botafoguenses que vão para o Engenhão apenas para criticar. Mas essa é uma minoria tão pequena, comparada a massa botafoguense que devia nem ser considerada.

        Sou jornalista e sei do que estou falando, então, gostaria de parabenizar o Lancenet pela forma que transmite a notícia. É uma das poucas que não não faz esse tipo baixo de jornalismo. Parabéns Guilherme, Raphael, Marcelo e Vinícius. Continuem nos alimentado com informações verdadeiras do fogão!

        Rumo ao título!

        • Edgar

          Deus te ouça…

        • eduardo

          Rapaz mais uma vez faço suas palavras as minhas. E para comprovar essas besteiras desses jornalistas Flamenguistas já estão falando que o Cortês pode ir para os Bambis do São Paulo.

        • Assis

          Também sou jornalista e Botafoguense. Estou de acordo com seu comentário, mas gostaria de ver as cores do nosso Clube respeitadas. Apoio a administração atual, embora vejo erros primários. Negociar com um bom patrocinador para pagar as contas tudo bem, só que é preciso ter bom senso de ambas as partes e não houve. Agora ainda dá tempo de consertar com inteligência, já que a marca tem símbolos de seus produtos com o nome nas cores do patrocinado (BRAHMA BLACK). Então coloca lá nas cores alvi-negras e acabou a polêmica, e cada um vai vender seu “produto”. O nosso time não precisa se prostituir para pagar suas contas, precisa sim de bons negociadores.
          Como jornalista, você deve ter estudado a força dos simbolos, das cores na comunicação. Não há necessidade de mexer nas do Clube e tão pouco do patrocinador.
          Fiquei preocupado ao assistir uma palestra do Presidente Maurício quando disse que uma torcida que pensa não é interessante, e sim aquela que vai apenas ao estádio
          pagar ingressos para fazer barulho nas arquibancadas.
          Um abraço. Saudações botafoguenses.

          • Joel

            Meu amigo eu concordo com vc. A administração atual do Botafogo ñ é ruim mas comete erros primários. isso q você falou sobre a força dos símbolos é verdade. se um clube quer fortalecer a sua marca ñ adianta nada vc fechar o maior contrato possível para o seu estádio se o simbolo maior do clube for omitido.

          • Fernando de Freitas

            Pois é meu caro, mas parece que poucos entendem isso por aqui. Estamos falando de algo que vai muito além de pintar cadeiras de vermelho, roxo, ou laranja. Mas aqui, é pregar no deserto.

    • marcos

      concordo em genero,numero e grau. isso de cor é bobagem. não paga salário nem impostos. quero o engenhão de roxo e ver o fogão ganhar tudo. para ganhar tudo tem que ter time bom. para ter time bom tem que ter grana. grana se faz com publicidade. ainda mais que temos uma torcida que não comparece aos estadios.(inclusive eu). parabéns presidente. o sr me surpreendeu. o time não é de craques mas na media dos ultimos anos está excelente. faça um contrato com uma funerária e pinte o engenhão de preto. fui…

      • marcos

        só mais uma coisinha, ferrenho adversário? acho que deve ser papo de gente de mais de 60 anos. nos ultimos anos quem tem mais sacaneado o botafogo é o fluminense. esse sim é ferrenho adversário. todas as vezes que o presidente anunciava a tentativa de contratar algum jogador esses afeminados chegavam com uma proposta mais alta neste determinado jogador só para tumultuar a negociação. ou voces duvidam que eles vão tentar aliciar o cortêz para o ano que vem? se liguem… acho que tem tricolor infiltrado aqui. fui…

      • kavera

        as cores azuis ficavam melhor, porém já q envolve grana não vejo nada demais…a preocupação do torcedor é saber se esta grana q entra sera investida no futebol de forma correta.
        contratar jogador fraco e sem expressão com o dinheiro arrecado é que não deve acontecer.
        não estou vendo todo o dinheiroarrecadado com patrocínios ser revertido em boas contratações.

    • é claro que não importa a cor das cadeiras, o que importa é o negocio comercial.
      não acredito que a oposição do fogão seja tão pequeneninha. se o negócio for finenceiramente favorável ao botafogo e dentro de regras impostas numa transação comercial, estou perfeitamente de acordo.

      • Peterson

        A oposição só quer saber de tumultuar, meu caro… eles não estão nem aí pro Botafogo, contanto q o Botafogo afunde e eles possam voltar como heróis e salvadores da pátria… É praticamente um mini-Brasil… onde a oposição só quer saber de queimar o filme da situação… independentemente da situação estar fazendo um exelente trabalho…

    • Monteiro

      Pô Guilherme!

      Não cria polemica negativa, a gente precisa de cada centavo para superar o Império do Mal (rede grobo, framengo, radio bobo).

      O nosso estádio ninguem tem, o nosso bilionário ninguem tem, o 12o lugar no mundo só peixinhos e bambis.

      Eles tem no atual o Império do mal e décadas de marketing gratuito! Mas vamos ser melhores de novo!

      O Fogão vai fazer melhor neste Século do que apenas 12o melhor do mundo!

      Como? Com muito dinheiro!

      Aonde? (Campanha Botafogo – Eike Batista):

      http://www.facebook.com/home.p​hp?sk=group_198092856880256&ap​=1

      Participe! Divulgue!

      • Guilherme Martins

        Sem polêmicas. Apenas queremos a opinião de vocês.

        Abs

    • Rafa – DF

      Olhando o mosaico pronto ficou até legal!

      Interessante que quando era para trazaer o Diego podia até mudar o nome para Arena Volkswagen que ninguém ligava, e agora essa besteira.

      • Luiz Eduardo Branco

        concordo e digo mais temos e que nos preocupar e com o time chega de ja entrar vaiando o time vamos dar mais apoio .manifestações contra o time só prejudica

        • Rodrigo Avelino

          Muito bom Luiz Eduardo!

          Alguém precisava falar de um assunto que deve ter maior repercussão do que esta besteira de cadeira vermelha. Também estou indignado com o comportamento da nossa torcida na maioria dos jogos. Acredito que o torcedor tem como maior missão a de apoiar sempre o clube pelo qual declama versos tão lindos de amor e fidelidade como “E NINGUÉM CALA ESTE NOSSO AMOR E É POR ISSO QUE EU CANTO ASSIM É POR TI FOGO” e “OOO… MOMENTOS RUINS EU JÁ VIVI, MAS NUNCA PAREI DE CANTAR E ESTE FOGO NO MEU PEITO QUE NUNCA VAI SE APAGAR. FOGO OLÊ OLÊ OLÊ…” e se tiver que reclamar, cobrar e protestar que seja com este mesmo amor, depois dos resultados. E mais, tem que ter lucidez. Não dá para aceitar começar a protestar contra o juiz, o bandeira, o jogador, o técnico com 15 minutos de jogo, como a torcida do Botafogo fez na última derrota para o urubu. Protestar com veemência porque perdeu para o até então líder Corinthians. Lucidez, sobriedade e acima de tudo Amor a este clube maravilhoso que está no caminho certo para voltar a conquistar títulos de expressão.

      • Assis

        Cara, Volkswagen, seria escrito nas cores do nosso clube, já estava sendo falado isso, nas palavras do Torres.

    • Depois que carnavalizaram o uniforme tradicional do clube enxertando-lhe amarelo e outras cores; depois que o estatuto do clube impôs aquele tampão preto horrível às suas costas a pretexto de tornar visíveis os seus números; depois de tudo quanto o estatuto do clube está a lhe permitir, como condição para o clube fazer dinheiro, eu não protesto por mais nada! Para mim, o clube poderia até pintar as cadeiras de rosa pink, que não teria conseqüencia alguma! Importa o bem que tudo isto pode trazer ao clube! Quanto aos que se colocam contrários a tais permissividades por parte do clube, eu só vejo uma saída: não querem que as tais cadeiras sejam vistas nesta ou naquela cor? Façam-se presentes aos jogos do clube, de forma massiva, que a sua total ocupação haverá de cobrir qualquer cor com que as cadeiras tenham sido pintadas!

      • MANOELA

        Tenho certeza que vc não vai ao Engenhão, cara. Entrar naquela estádio e ver as cores do nosso Time é motivação pura. Do jeito que ficou vai motivar a mulambada. E bunda de botafoguense não é para tampar merda de publicitário.

        • Quantos anos a Manoela tem parta dizer que eu nunca fui ao Engenhão? Quando entre num estádio me chama mais a atenção o movimento da torcida que a cor de suas cadeiras! Para motivar-me basta lá estar! Tudo o mais é conseqüencia! Se a pintura das cadeiras nos trouxer para o estádio a presença da torcida, o Botafogo só terá a ganhar com isso! Mesmo quando o estádio estiver a serviço de terceiros! Que o Peter seja míope em relação a isto, tudo bem! Mas, você, Manoela, é inadimissível! Ainda que a amiga discorde, as bundas botafoguenses, sentadas nas tais cadeiras, não apenas tamparão, mas, apagarão da vista de quem quer que seja, qualquer merda publicitária que queiram nos impor, sim! Sejamos práticos ao menos quanto ao belo uso que façamos delas!

    • Renata

      Essa reclamação é RIDÍCULA. Os torcedores do Botafogo deveria é ser preocupar em IR AOS ESTÁDIOS, em vez de ficarem em casa reclamando com uma bacia de pipoca na mão. Aliás, tanto o azul quanto o vermelho não são as cores do Botafogo, então, tanto faz! Seria mais legal se fossem preto e branco? Seria! Mas bom mesmo é ter dinheiro pra investir na base e manter um time principal competitivo! Saudações alvinegras!

      • o que acho e que o torcedor do botafogo nunca esta satisfeito, fica reclamando de tudo, a poucos anos o botafogo nem pagava salarios dos jogadores, hj falta muito, porem o botafogo e eleita uma das melhores gestão do Brasil, não e de um dia para outro que tudo vira maravilha, vcs tem noção de quanto o botafogo deve? e muito dinheiro e cada ano paga um pouco da divida, vcs acham que a torcida colabora? nunca vai ao engenhão, nosso publico e uma vergonha, a diretoria tem sim que fechar grandes patrocinios, pois manter um estadio do porte do engenhão e muito caro, to nem ai se e vermelho, e uma logomarca de uma empresa de bebidas e não a cor de um adversario.

        saudações alvinegras

    • Rômulo

      belas palavras otávio, aS CORES DO FLAMENGO SÃO PRETO E VERMELHO, NÃO SOMENTE VERMELHO…
      Vermelho e a cor do américa não do flamengo… o clube tem despesas a pagar … então vamos parar com essa palhaçada de so criticar até quando as coisas estão melhorando pro nosso lado…n no setor sul esta escrito bem grande BRAHMA, NÃO FLAMERDA 🙂 vlw

      • Morinho

        Há uma logomarca BRAHMA BLACK que das cores do nosso Fogão, por que não colocar!?! Se é para fazer uma boa gestão, pô, não é se prostituindo que vamos ser grande em todos os sentidos. Aí foi questão de ter alguém com sensibilidade de torcedor para negociar com inteligência. Pecaria muito melhor para o Clube e ainda mais para a Cervejaria.

    • Se a cor de alguma coisa fosse assim tão fundamental para o exercício do torcer pelo futebol, por que, então, não trocamos o nosso sangue vermelho, por outro que seja autenticamente alvinegro? Ou por que não fazemos campanha para que o nosso gramado, ao invés de verde (que é cor do Palmeiras), seja pintado como um tabuleiro alvinegro? Gente, nunca vi coisa mais chinfrim que esta discussão em torno da cor das cadeiras! Querem coisa mais feia que aquele tampão que o tal estatuto impôs ao nosso manto principal, por achar que só assim tornariam visíveis os seus números, nas costas dos jogadores? Um simples friso dourado nas bordas dos tais números resolveria a questão da visibilidade e não precisaria ter-se a enfeado tanto! Um estatuto que limita o clube às suas cores, praticamente também o asfixia! Por que todos os demais clubes são livres quanto a escolha dos seus uniformes eventuais e o Botafogo, não? Esse tradicionalismo doentio do Botafogo apenas o apequena aos olhos que vêem! A melhor maneira de impedirmos que qualquer outra cor seja visível em nosso estádio, é cobrindo-as com a nossa presença massiva! O resto é conversa de quem não tem o que falar! Por que ninguém luta por colocar, um símbolo, ou uma bandeira do Botafogo, no alto de cada um dos arcos do Engenhão, de forma a que, assim o estádio seja caracterizado, e visto, como do clube, por quem trafega pela Linha Amarela?

    • Por que a Brahama não pode pintar suas cadeiras de preto no lugar do vermelho? Vai Chamar mais a atenção do que a cor tradicional.
      O Presidente do BOTAFOGO F. R. vai tomar a melhor atitude em relação ao clube, ele é quem sabe como é dificil tomar conta de uma paixão como essa. Abraço Presidente, que DEUS possa guiar sua cabeça para melhor decição, cofiamos no Senhor.

    • Victor/Botafoguense

      Nada contra o patrocinio, mas porque nao pintar o resto das cadeiras de preto e branco????? isso nao pode, patrocinio pode pintar, mas as cores do estadio nao???

    • Fredzin

      que bobagem! política é uma coisa inacreditável?!?!?!?!?!
      é ridículo esse argumento!!! o que importa é o dinheiro

      quem olha para aquele lugar escrito ”brahma” e lembrar ”Framengo”

      é porque pensa demais neles!!!

      Avante Glorioso!!!

      Saudações alvinegras!!!!!

    • Concordo plenamente com o presidente,o botafogo precisa arrecadar pra fazer um grande time,não podemos ficar com essas frescura de cor essa ou aquela. a brama é um grande patrocinador. O importante é o botafogo faturar e manter os salarios em dia, temos que apoiar.Pra frente Fogão.

    • Peter Pothomus

      O problema não são as cores e sim fato do patrocinador ser uma cervejaria, não combina com a prática de esporte, ainda mais sendo o Engenhão um estádio olímpico. Entra nos cofres do Fogão uma boa grana, em compensação sai a ética e o bom senso.

      • Seu Peter, esse seu argumento nos remete aos tempos da caverna de tão antigo! Nada a var! O dinheiro que ajuda o clube a pagar em dia as suas contas é tão dinheiro quanto o que nos vem de tais contratos comerciais! Se o fato de um nome escrito, seja onde for, fosse o bastante para levarmos as pessoas à pratica disto ou daquilo, bastar-nos-ia, então, lembrar a todos a existência de Deus, em todos os lugares, para que ficássemos impregnados dele? E não é isto que vemos no mundo, amigo! Ao contrário, é onde existe mais igrejas erguidas que mais praticam os mais diversos crimes!

        • Pedro

          Seu Peter falar de ética e bom senso para essa nova geração de brasileiros que cresceu no meio dessa corrupção toda… é brincadeira!!!
          O próprio Maurício Assunção disse que prefere esse novo torcedor no Engenhão, porque não questiona, apenas paga o ingresso e faz barulho nas arquibancadas e que o nosso lugar é em casa assistindo pela televisão…acho que podemos pedir o nosso dinheiro que gastamos todos esses anos e carregamos um time capenga nas costas, para agora sermos desrespeitados por professor que cuida do nosso time como gremista da escola.

    • José Claudio

      Concordo com o Otávio, o clube precisa de receita e a diretoria tem sido competente. Desde que não seja vermelho e preta, pode qualquer outra cor.

    • Paulo Mauricio Monteiro

      Deixem de palhaçada, o Botafogo não está vendendo o Engenhão, está sim captando recursos.
      A oposição está preocupada com a cor das cadeiras, já dá para notar a qualidade administrativa deles.
      Deixem o Mauricio trabalhar, o Botafogo vive, administrativamente o melhor momento dos últimos anos com grandes perspectivas. Não encham o saco.

    • Hundine

      Concordo. O Botafogo precisa de dinheiro meu povo. Na situação que vive os clubes hoje, em particular o Botafogo, não podemos abrir mão de patrocínios, por causa de coisas fúteis como a COR das cadeiras. Meu povo alvinegro, o importante é dinheiro no caixa pra podermos ter jogadores de qualidade em campo pra disputarmos as competições de igual pra igual, com os demais clubes brasileiros e galgarmos títulos.

    • To contigo RICARDO,o glorioso tem que ter campo com gramado decente para jogar,salários de funcionários em dia,e bala na agulha para jogar de igual para igua com qualquer time do BR.o resto é politicagem.

    • Fernando de Freitas

      Agora é momento de falar sério. Vamos comentar a pintura do estádio nas cores do patrocinador. Em primeiro lugar, é óbvio que o clube precisa faturar com o estádio. Ter um estádio moderno e “faturável” é o sonho de todo clube. É um tremendo diferencial em termos de receitas extras. Portanto, fechar um bom contrato de publicidade com um patrocinador é mais do que desejável. Entretanto, algumas pequenas coisas podem ser feitas. Por exemplo, de quanto exatamente foi esse contrato ? Ninguem sabe. Muitos aqui estão cacarejando as vantagens do mesmo, reverberando que “foi o maior da história”, sem saber de quando estamos falando. Maior da história, mas que história ? Qual o histórico de contratos desse tipo temos no Brasil, e de outros feitos pelo clube para termos noção dessa grandeza ? Se nenhum foi fechado anteriormente, qq merreca é o maior da história. Lembrem-se que o atual patrocínio master da camisa foi celebrado pela direção tambem como “o maior da história”, mas especula-se que pagaram em torno de 10 milhões até o fim do ano. Não é um valor irrisório, mas está longe de ser essa Brastemp toda, se levarmos em conta valores pagos a outros clubes.
      Entretanto, independente disso, ser ou não “o maior da história”, toda grana é bem vinda. O que me aborrece é a atitude sempre servil das nossas diretorias, em não firmar posições. Um outro comentário foi feliz na informação. A Coca para anunciar no Olímpico colocou trocou o vermelho pelo azul, e o Inter avisou à Pepsi, interessada em fazer o mesmo no Beira-Rio, que só trocando o azul pelo vermelho eles teriam autorização. E isso lá fora é comum. O Mc Donald´s já trocou de cor em vários lugares. Porque a Brahma não poderia pintar de preto e branco ??? Será que por não poder pintar de vermelho o interesse nesse ótimo negócio para ela iria desaparecer ???
      O problema não é fazer ou não o negócio, que é bom e representará recursos para o clube. O que incomoda é a atitude servil, de timinho pequeno que aceita qq coisa.
      Será que o framengo iria aceitar que a Gávea fosse pintada de preto e branco por um patrocinador ? Será que os torcedores da mulambada iriam encarar isso com tanta naturalidade ???
      DUVIDO !!!
      Por isso, o que irrita é isso. Não é ganhar dinheiro. É sempre pensar pequeno, aceitar qq coisa, como se o Botafogo fosse um clubinho pequeno.
      É esse o processo de americanização que eu escrevo por aqui, mas a maioria não entende. Por que grande parte dos torcedores que frequentam esse espaço são garotos, que cresceram e ese acostumaram a torcer para um clube já apequenado, que nada tem a ver com o clube imenso do passado. Alguns tolos, me xingam dizendo: esquece o passado e vive o presente. E eu digo: Esse clube só é o que é , e ainda não virou um america, porque tem o passado que tem. E é para ser o que fomos no passado, onde todos nos temiam, que precisamos começar a pensar diferente. Pensar grande, ter ambição.
      Quem me acha um idiota, ok, meus sentimentos.

    • Bernardo

      Gente, o negócio é o clube arrecadar. Vamos parar de procurar chifre em cabeça de cavalo. Um coisa é a marca da Brahma e outra é o Flamengo. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    • antonio henrique gov valadares

      Desde quando o vermelho é de propriedade exclusiva da mulambada???????????
      Quanta estupidez!!!!!!!!!!!!!!!! Pela foto é visível que é vermelho e branco e não vermelho e preto, a não ser que alguém esteja insinuando que o nosso maior adversário é o América…
      É muita burrice.
      Aposto que é campanha da oposição, que por sinal colocou como candidato o competentíssimo diretor da base de 2000 a 2008 responsável por 0 grandes revelações e pela não construção do CT da Base.
      Parafraseando o canhotinha: É Brincadeira!!!!!!!!!!!

      • Fernando de Freitas

        Antonio, o problema não é pintar de vermelho porque lembra esse ou aquele clube. O problema é NÃO TER AS NOSSAS CORES.
        Eu garanto que se a diretoria tivesse negociado, teria conseguido, porque não interessa a nenhuma empresa criar atritos com a torcida cujo clube está patrocinando.
        Colocar o preto seria simpático e a empresa só ganharia.
        Mas é como eu escrevi, a diretoria nem pensa nisso. Ela aceita logo qq coisa. Morre de medo de perder aquela graninha. É por essa e outras posições que a juizada nos passa a perna, a Globo nos paga uma merreca, e por aí vai.

    • Pignelson

      O que a diretoria deve fazer é divulgar a integra do contrato, valores, direitos e deveres das partes, prazos e etc….. E mostrar os beneficios que esse contrato trará ao clube, se realmente o contrato é tão positivo para o clube, não importa a cor que vão pintar as cadeiras, porque com bom time e disputando títulos vamos encher o engenhão e ninguém vai ver ou se preocupar se tais cadeiras são vermelhas, azuis, rosas……. O que importa é a diretoria agir com transparência e a torcida fazer sua parte também, indo aos jogos, apoiando o time de perto….Vamos torcer é por títulos, isso sim importa!!!!!!!!!

    • Luiz

      Amigos, essa discussão sobre cor de cadeira no Engenhão é absurda já que o vermelho não pertence a ninguém. Nem ao América, nem ao Inter, nem ao PT nem a ninguém. O Botafogo deve pintar as cadeiras da cor que mais lhe traga recursos. Pode ser roxo, abóbora ou o que quiserem. Essa discussão é coisa feita pra atrapalhar a gestão do Maurício como atrapalharam a do Bebeto. Alguém já disse que o maior inimigo do Botafogo mora dentro do Botafogo. Me lembro bem do Conselho botafoguense que queria até o impecthman do Maurício por ele não ter contratado o Dodô no lugar do Loco Abreu….lembram. Agora eu pergunto, cade estes caras de pau agora?
      Cadeiras vermelhas,roxas e abóboras Já! Viva o Botafogoooo

  • Marcell

    Com as novas cotas de TV, o futebol brasileiro caminha para uma supremacia de poucos como nos países europeus onde 2 ou 3 times comandam o futebol do país. Por isso, o BFR tem que se fortalecer financeiramente de todas as formas possíveis. E se vermelho remete aos mendigos, então vamos ter q tirar o João Fortes e o Havoline da camisa.

    • Monteiro

      É isso mesmo!

      O Império do Mal quer só ter que mostrar o time deles o framengo, contra o vas-cu ou o cu-rintias.

      Cabeças fáceis virão o que o mal quer. Homens livres são Eternos e Gloriosos!

      Não desanimem, imaginem os cristãos no começo de sua era… desistiram?

      O Fogão vai fazer melhor neste Século do que apenas 12o melhor do mundo!

      Como? Com muito dinheiro!

      Aonde? (Campanha Botafogo – Eike Batista):

      http://www.facebook.com/home.p​hp?sk=group_198092856880256&ap​=1

      Participe! Divulgue!

  • EU NÃO CONCORDO COM AS PINTURAS EM VERMELHO, POIS É A COR DO NOSSO MAIS FERRENHO ADVERSÁRIO, PORTANTO SOU CONTRA.

    TEMOS QUE FICAR COM AS CORES AZUIS, A COR DO NOSSO CÉU.

    VERMELHO É PARA URUBU.

    GRATOS

    • Monteiro

      Também é do tricolor de São Januário, com aquela hemorróida vermelha na camisa! Do São Paulo, e muitos outros…

      Também é a cor do nosso patrocinador que nos dá uma grana! Afinal quem não toma uma gelada?

      O Fogão vai fazer melhor neste Século do que apenas 12o melhor do mundo!

      Como? Com muito dinheiro!

      Aonde? (Campanha Botafogo – Eike Batista):

      http://www.facebook.com/home.p​hp?sk=group_198092856880256&ap​=1

      Participe! Divulgue!

      • Renata

        Cara, tira o flamerda da cabeça? Desde quando o vermelho é A cor deles? Temos que tirar o preto do nosso escudo também, já que o preto tb é a cor deles? Vamos parar de palhaçada. Se fosse vermelho e preto seria estranho, mas, vermelho e branco? Pelo amor de Deus, né? Menos, BEM menos. Em vez de se preocupar com isso, vc deveria se preocupar em fazer, por exemplo, um plano de sócio-torcedor para ajudar seu clube, vc já tem? Eu tenho. Abraço!

        • Alberto/Cachoeiro

          Bravo Renata. Vou parar de ler os comentários por aqui. Já vi que a torcida é unânime em achar uma grande bobagem esse negócio de macular a tradição do Botafogo, pintar algumas cadeiras de vermelho e branco.

          Também acho um tema de péssimo gosto, levantar essa polêmica num blog tão interessante, onde discute-se e busca-se incutir harmonia entre os torcedores, conhecendo suas opiniões sobre o time.

          Essas mazelas e picuínhas, claramente plantadas pela oposição é conversa de diretoria. Só eles sabem o que têm de fazer para pagar as contas no final do mês. Queremos um time competitivo, portanto, temos que buscar patrocínio que nos permita montar e manter um time digno do torcedor e da “tradição” do Botafogo.

          • Alberto/Cachoeiro

            Como diz a Renata, teríamos assim que pintar as cadeiras somente de branco, pois o Flamengo também tem preto nas suas cores.

            Devemos fazer nossa parte. Se cada um contribuir com o mínimo que pode, multiplicando esses valores por 3 milhões de torcedores, teríamos uma boa grana por mês. Dinheiro suficiente para esnobarmos a mísera cota dessa emissora que privou o torcedor botafoguense de ver seu time em campo, nesta quarta.

            Lembram-se do disk Edmundo? Como o Flamengo mobilizou sua torcida para adquirir esse jogador? Torcedor tem que participar, fazer sua parte e, depois, cobrar. Se o Botafogo dependesse economicamente da sua torcida, seria mais fácil fazê-los ouvir-nos.

        • renata, concordo com vc

          • porque toda vwez que voces vão falar de alguma coisa que a nossa torcida ou nosso clube deveria fazer voces usam os mulambos como exemplo cara to de saco cheio disso o flamerda e o único time que voces sabem citar, será que os torcedores que escrevem no blog deles quando ´e pra falar de alguma coisa boa usam o nosso clube como exemplo, parem com essa palhaçada de ficar aplaúdindo tudo que a mulambada faz

      • arthur bernardes

        Ooooh monteiro até tentei entrar na sua campanha , mas sua pagina esta dando erro , manda de novo que eu vo entrar , e nao liga pra esses caras que ficam enchendo o saco por causa dessa campanha , porque somente os que nao se calam conseguem o que quer , garanto que se todos aqui adicionassem essa campanha ela estaria forte e quem sabe nao daria certo, mas como sempre so criticam boas tentativas iguais as suas. Acho que é mal de botafoguense ser pessimista, conhece poucos que nao sofrem desse mal e eu me incluo nele , creio que voce tambem , acho o seguinte se todos ajudassem essa campanha funcionaria sim, entao voces ai que so reclamam porque nao da um click só no link e se adicionam , nao irá perder muito tempo, e se der certo vamos ter frutos incomparaveis, em vez de reclamarem do monteiro porque nao se unem a ele e fazem forço no coro dele? Vide o ditado um passarinho nao faz verao , mas varios passarinhos sim , nao custa tentar , se o eike ajudar o fogão seremos imbativeis!

        • eduardo

          Pow kra eu acho até legal o Monteiro tentar essa campanha, mas, já vimos que esse Eike batista(duvido que seja botafoguense) está cagando e andando para o nosso FOGÃO. Então não adianta nós ficarmos fazendo campanha pq esse Sr. não vai fazer nada pelo Botafogo.
          Li uma reportagem outro dia que o nosso Presidente uma vez tentou ir buscar sua ajuda ou patrocinio e ele fez varias exigências. Então acho até meio que ficar pedindo esmolas para esse kra que nem sabemos mesmo se é botafoguense. Essa é minha opinião.

    • João Hélio

      Besteira meu amigo, o Botafogo não é o único clube alvinegro, (embora seja o único e legítimo Alvinegro Glorioso).
      Da mesma forma a cor vermelha não representa apenas um “crube”, mas uma infinidade de clubes e logomarcas, entre as quais a BRAHMA, que bem geladinha é uma delícia.
      Temos que focar em outras coisas e não fazer tempestade em copo d’água (muito menos em copo de cerveja).
      O futebol sobrevive graças aos patrocínios e, de minha parte, estou muito feliz com a parceria com a BRAHMA e não recusaria patrocínios de outras empresas que usem o vermelho em suas logomarcas, até porque não estamos nadando em dinheiro e sem dinheiro a LOCOmotiva para de andar.

    • Quem diz que não suporta o vermelho por ser a cor do seu adversário mais ferrenho, então, para ser super coerente, que corra a um hospital mais próximo, e peça para que lhe façam uma transfusão sanguínea, de tal forma que, o seu novo sangue, seja de cor autenticamente alvinegro! Nunca vi uma discussão mais tosca, amigos! Em sendo assim, vamos pintar no gramado do Engenhão, um tabuleiro alvinegro para escondermos o verde da grama! Vamos impedir que os nossos jogadores calcem outras chuteiras que não sejam brancas e pretas! E só vamos comer carne de vacas brancas ou pretas, de hoje em diante! E só vamos comer pão que seja preto ou branco, né não? Quanta babaquice!

  • Flávio Maués

    Lógico que não!!!! O clube precisa arrecadar!!!!
    Em vez de se ligar em besteiras…a torcida tem que comparecer aos jogos!!!

    • Edgar

      ótimo comentário, principalmente pela última frase…

      • Monteiro

        Também concordo, tem que ir.

        É só o time embalar! Quem vai a um jogo como o do vas-cu se acha em segredo que o time não vai se dar bem?

        Lembram quando adiaram o jogo contra o cu-rintias para depois da copa?

        A previsão era do Maraca (casa do Garrincha) lotadaço!

        O Fogão vai fazer melhor neste Século do que apenas 12o melhor do mundo!

        Como? Com muito dinheiro!

        Aonde? (Campanha Botafogo – Eike Batista):

        http://www.facebook.com/home.p​hp?sk=group_198092856880256&ap​=1

        Participe! Divulgue!

      • Geber Dias

        Concordo plenamente com quem esta de acordo com as cores/receita.É só o Botafogo melhorar que tentam ( imprensa rubro negra ) plantar a discórdia e crise no Fogão.Vamos ficar com a cabeça voltada para o futebol, este negócio de cor é uma bobeira.vamos lotar o Engenhão,empurrar o time
        e deixar o resto de lado.

        • Alberto/Cachoeiro

          Com o engenhão lotado, ninguém perceberá as cores das cadeiras. Basta a torcida cobrí-las, ocupando-as.

      • Renata

        Exatamente! Em vez de perder tempo com besteira, temos é que fortalecer o programa de sócio-torcedor e ir aos jogos! Acabei de voltar de Portugal e fui a um jogo do Sporting no estádio deles. Lá, cada cadeira é de uma cor, formando um mosaico colorido e que eu saiba o escudo do Sporting não é um arco-íris. Vamos parar de criar polêmica com idiotices

        • antonio henrique gov valadares

          gosto dos seus comentários renata

    • Lucas

      Concordo, até porque se a torcida comparecer e lotar o estadio, nem vai dar pra ver a cor das cadeiras!
      Na minha opniao isso de achar ruin de cor de cadeira é coisa dessa imprensa que adora causar confusao e semear a discordia …

  • o cara que disse que “pintar de vermelho é uma ofensa”, nada mais é que um bobao invejoso
    ele tem que ver que o bota esta lucrando com isso, e hoje em dia o capital é quem manda, e se o bota esta lucrando com isso tem mais que pintar o engenhao e lucrar mesmo.

  • Gabriel (HULK)

    Boa tarde caros amigos !!! Temos que ver é no bem que esse patrocinio vai trazer para a instituição botafogo, e o que adianta ter nas cadeiras as cores que agradam a uma minoria e ter o clube sem um tostão honrar os compromissos financeiros do clube ?
    Vamos abrir a mente galera, nosso presidente tem feito nesse periodo o que nenhum presidente fez em décadas.
    Parabéns Presidente

    • Márcio Batuqueiro

      Se o Engenhão estiver lotado pela nossa torcida, as camisas e as bandeiras alvinegras esconderão todas as demais cores, quer seja o vermelho, quer seja o azul ou qualquer outra cor.
      Saudações alvinegras.

      • Monteiro

        Dinheiro! Dinheiro! Dinheiro!

        Alguem ainda não entendeu?

        O Fogão vai fazer melhor neste Século do que apenas 12o melhor do mundo!

        Como? Com muito dinheiro!

        Aonde? (Campanha Botafogo – Eike Batista):

        http://www.facebook.com/home.p​hp?sk=group_198092856880256&ap​=1

        Participe! Divulgue!

        • Peter Pothomus

          Para de encher os outros com esta história de Eike Batista, este cara tá se lixando pro Botafogo.

        • Renato “O Russo” Velloso

          Por um acaso, o Eike é seu caso?

  • Thulio Hubner

    Na minha opinião, não está ferindo nossas tradições, pois trata-se de vermelho e branco. É uma forma de arrecadação de fundos, para manutenção do Engenhão, já que a torcida não está lotando o estádio e assim, não tem gerado lucro suficiente para a manutenção do nosso Engenhão. Portanto, é válida à intenção da diretoria.

  • Bernardo Aurelio

    O importante é arrecadar mais dinheiro!

  • Max Maia

    Se for bom clube pode pintar ateh o gramado de vermelho…

  • antonio henrique gov valadares

    este negocio de cor não tem nada a ver, futebol hoje é um empreendimento, veja o que aconteceu com o atletico pintou o manto de nossa senhora que é azul de preto , e olha a draga que eles estão, agora se colocarem junto com o vermelho o preto ai sim é provocação.

  • roberto alves

    É ofensa sim,é como se o vizinho vestisse a sua mulher,imagine o internacional com as cores do grêmio,o bahia com as cores do vitória,quando escolhemos um clube para torcer somos impelidos por algo superior,tipo coisa de pele,por isso gostamos de determinada cor,amamos o preto e o branco e se realmente a brahma quizer vender bastante cerveja é só pintá-la nestas cores,compraremos com o maior prazer.Abraços.

    • Renata

      Cara, para de pensar no Flamengo! Desde quando vermelho e branco são as cores deles? Tem torcedor do Botafogo que parece se preocupar mais com o time dos mulambos do que com o nosso. Pensa na grana que o Bota vai ganhar com isso. Aliás, vc tem um plano de sócio-torcedor? Abraço!

    • João Hélio

      Vai dizer que se uma linda mulher “der mole” para um colorado ele vai dispensar a gata só porque ela tem lindos olhos azuis (cor gremista), ou que um atleticano vai recusar uma excelente oferta de trabalho porque a empresa em questão tem a cor azul (Cruzeiro) em sua logomarca, ou ainda que um palmeirense vai mandar o seu chefe ( e o emprego) para os quintos do inferno somente porque descobriu que ele é corinthiano?
      Nenhuma cor é propriedade de uma única pessoa, empresa ou clube, discutir isso é bobagem.
      Nos jogos que os “sem teto” fazem no nosso estádio o “Escudo mais bonito do mundo” está ali, atrás dos gols, para todos verem.
      Ofensa seria eles exigirem que nosso escudo fosse retirado nos dias de jogos deles, já que pagam aluguel (mesmo que simbólico) para usar “nosso” estádio.

  • Arthur

    Não acho um problema pintar de vermelho o setor sul, desde que pintem o resto de preto e branco. Não entendo o porquê disso nunca ter sido feito. Pode fazer igual a aquele estadio da copa da africa, inspirado nas zebras que tá ótimo!

    • Joel

      PO zebra ñ cara. Que nem aquela bandeira com listras alvinegras horizontais e o etrela solitária no canto superior esquerdo ia ficar muito mais bonito.

  • Wagner Peron

    Não vejo mal quanto arrecadar dinheiro com isso. O problema é que por diversas vezes as torcidas solicitaram que as cadeiras fossem pintadas de preto e branco e a administração alegava que não podia alterar as cores. Agora ficou parecendo que com o dinheiro se pode tudo e que as cores do clube não valem tanto assim. Pelo menos não tanto o quanto a BRAHMA pagou.

  • falta do que fazer da oposição….a sugestão é que tais opositores ajudem o botafogo com idéias concretas e positivas e não ficar ‘” pertubando” com

  • Sergio

    Caros amigos ALVINEGROS, o importante é que estamos arrecadando,nunca tivemos tão bém em termos de patrocinio,aliás parabéns á diretoria do sr. Mauricio Assunção,á tempos que não vejo uma diretoria no Fogão fazer tanto na area de MKT….

  • Edgar

    Não sei exatamente qual a situação financeira do Botafogo… mas acho que nehum alvinegro de verdade simpatiza com a cor rubra… Fogão é Preto e Branco. A mistura deles, o cinza é válida, permitindo no máximo um amarelo das estrelas. Aqui no Amazonas, na cidade de Parintins, as cores da Brahma e da Coca-cola originalmente vermelhas são trocadas pelo azul no lado que pertence ao Caprichoso, o boi das cores azul e preta. E se alguma marca for da cor azul, ela será trocada pelo vermelho no lado do Boi Garantido…

    • Renata

      Nenhum rival do Botafogo é vermelho e branco. A não ser que consideremos o Mequinha um rival. Vamos parar de bobeira e pensar na saúde financeira do Botafogo. Vivemos em tempos em que o futebol virou negócio, certos romantismos não cabem mais…

      • Joel

        Que triste constatação né Renata… Eu ñ concordo com isso. Acho q tanto o aspecto financeiro quanto o aspecto passional do futebol podem co-existir em perfeita harmonia. se ñ agente torcia pra Brahma, ou pra a Red Bull, imagina que merda..

        • Fernando de Freitas

          Renata deve ser uma menina…acha que o business é tudo no futebol…para ela, colocar no hino que “o botafoguense é brahmeiro”, passar a jogar com uma camisa nº 3 vermelha e branca, não teria o menor problema, claro, desde que a cervejaria pagasse uma graninha, né ?

  • Almir

    A cor da cadeira não é mais importante, e sim, o que está sendo feito pelo clube, e nenhum
    presidente, fez tanto como o Dr. Mauricio tem feito pelo o Glorioso.

    UM forte abraço!

    • Joel

      Nenhuma verdade é absoluta..

  • jofra

    Este vermelho na verdade é para mostrar como os adversários vão ficar, isto é, vermelhos de raiva pelo nosso faturamento $$$$$$$$$$$$$$$$, abc a todos.

  • antonio henrique gov valadares

    fugindo deste assunto , vou entrar na briga contra aqueles que estão pegando no pé do alessandro, o cara não está comprometendo, já demonstrou amor ao clube quando os ratos pularam do barco quando o time estava em dificuldades, agora o que está comprometendo nosso time é a dupla indicada pelo prof. pardal , a. oliveira e f. songa monga menezes, quando lento flavio foi embora soltei foguete , e não é que o prof. pardal indica um cara mais lento ainda que lucio flavio?, quanto a maicosuel há o atenuante de sua contusão porque todos aqueles que vieram de contusões graves, vide cacá e ganso, ainda não voltaram a jogar o futebol de antes, gosto do time titular, o que me preocupa é o banco, os meninos ainda não estampa pra enfrentar um campenato dificil como o brasileirão, e as indicações do prof. pardal foi uma tragédia.

    • Anderson fogão

      AMIGO, VC TINHA FUMADO CRACK OU MACONHA NA HR DO JOGO DE ONTEM?
      POIS EU CONTEI 7 BOLAS NAS COSTAS DELE(ISSO MESMO 7)
      FALHOU NO GOL DOS CARAS E FALHOU NO POSICIONAMENTO DANDO CONDIÇAO TOTAL PARA O ANDRÉ , SORTE NOSSA QUE TEMOS O JEFFERSON.
      MAS AGORA TO TORCANDO PRO ALESSANDRO(QUEBRAR O FEMUR).

      • Fernando de Freitas

        Tem gente que é cega, ou não quer ver…eles se recusam a enxergar !!! Ele é o buraco na defesa na maioria dos gols que sofremos !!!

  • Beethoven Botafogo

    Bem caros amigos,ouço alguns torcedores nossos falarem que a nossa torcida é intelectualizada,informada,mais o que parece é que alguns deles não levam a sério o futebol profissional,eles querem grandes jogadores venham jogar de graça no nosso Glorioso?
    é fato ninguém monta um time competitivo sem investimento,o nosso presidente precisa é que compareçamos aos jogos e torcer com amor e paixão que o Fogão tá no caminho certo.

  • Sergio

    Presidente,ontem na vitoria sobre o GALINHO DE MINAS,ficou nitido que precisamos no minimo de mais três jogadores de bom nivel,dosi atacantes,um MEIA DE LIGAÇÃO (mais importante),pois falta muito campeonato pela frente,e se formso esperar alguma coisa de Alexandre oliveira estamos mortos,o Felipe Menezes até que serve ,porém ,já imaginou se acontece de ficarmos sem Loco,Herrera,Elkesson,cartões,contusões etc,,,aquele time de ontem provou que se o adversário fosse um time melhor não aguentariamos ,pois tomamos sufoco todo segundo tempo…Não dá!!
    Grande abraço

  • WeslleY

    Não vejo como uma ofensa a torcida, mais sim, uma coisa muito desagradável, pois a muito tempo vem sendo falado, perguntado, e até mesmo cobrado ao presidente, por qual motivo nao se pinta o engenhão nas cores Alvinegras, e o Presidente sempre dizendo que não pode.. Agora assina um contrato com a Ambev e no mesmo instante pinta as cadeiras(ou troca) para vermelho e branco? Botafogo é Alvinegro ou Colorado? No minimo, as cores ao meu ver teriam que ser preta e branca, já que é um contrato e sei que o Botafogo vai lucrar muito com issu, eles poderiam ao menos colocar alguma especie de clausula para que fizesse essa propaganda em preta e branca (pelomenos as cadeiras).. Inclusive não sei nem o por que não se coloca um tapete no formato do Escudo do Fogão, naquela área azul atrás do Gol,onde tem um bom espaço para issu, assim como outros clubes fazem por ae, daria mais uma cara de Botafogo ao Engenhão, e eu gostaria muito, acredito inclusive que se o Engenhão tivesse mais um pouco da nossa cara, atraíria até mais torcedores ao Estádio, mas resumindo, teve nada haver aquele “vermelho e branco” lá atrás!!

    Saudações Alvinegras!!

  • Loco Campeão

    Todo clube presisa de dinheiro,e se tivermos que mudar as cores do estadio,que seja!Contanto que não seja Vermelho e Preto,pode tudo!!!Logico que BRETO E BRANCO seria melhor,mas se essas cores não arumam patrocinio,então que venha o Vermelho e Branco!

  • Rafael

    Não sou contra; mas o que incomoda é o fato de desde que adquirimos esse estádio pedimos ao presidente a customização com as cores, escudo ou qualquer coisa que remeta ao Botafogo e ouvíamos a desculpa de não pode-lô por condições imposta na licitação e agora tudo mudou.
    Entendo que vivemos num mundo capitalista, onde a receita é fundamental para o crescimento de qualquer clube, mas, por que não aliar as duas coisas? Por que não colocar atrás do gol a marca Brahma e do outro a marca Botafogo? Por que não aliar a receita à alegria do torcedor.
    Eu particularmente sempre quis passar pela linha amarela (a noite) e ver sobre os arcos o escudo reluzente do Botafogo. É possível e não é difícil, muito pelo contrário; se tivessem tido essa preocupação, provavelmente as cores vermelha da Brahma passariam desapercebidas e nada disso estaria sendo discutido.

    • Lucas

      excelente comentario …
      concordo plenamente. Principalmente sobre a diretoria pegar essa grana da Brahma agora e investir na aparencia do estadio. Deixando ele muito mais alvinegro!

      • Renata

        Se os torcedores forem aos jogos, as cadeiras ficarão cobertas por eles, e automaticamente se tornarão pretas e brancas! Vamos começar a ir no estádio em vez de ficar cornetando a diretoria que tá fazendo um ótimo trabalho de arrecadação de dinheiro que vai se reverter em coisas boas para o Bota. A propósito, vcs têm um plano de sócio-torcedor? Eu tenho, e vou a TODOS os jogos no Engenhão. A cor da minha cadeira ninguém vê, até porque eu fico em pé na frente dela!

        • Rafael

          Renata,

          Você não ta me dizendo nada, também sou socio torcedor e vou a todos os jogos, concordo quando você diz que a torcida tem que comparecer, mas a questão que abordei não foi essa, se tivesse lido o comentário com atenção perceberia que apoia a iniciativa da diretoria, entretanto a forma como foi conduzida todo esse processo é que não foi legal.

        • Fernando de Freitas

          Menina, vc acha que se a cervejaria achasse que as cadeiras irão ficar ocupadas, logo aquelas ali atrás do gol, vc acha que eles iriam pagar uma grana prá ninguem ver a marca, ou não serem vistas pela TV ????? Vem cá, vc acredita em Papai Noel ????

          ACORDA MENINA !!!!!

    • Rafael,

      ate para mudar as cadeiras precisa-se de dinheiro… Como a Torcida não comparece, qual o motivo da mudança da cor das cadeiras. Quer ver pela televisão?

      • Rafael

        Clóvis,
        Sou sócio torcedor e vou ao jogos, aliás vou a todos os jogos, mas todos os estádios que conheço que pertencem a um determinado clube são customizados, é legal, faz bem ao ego, por que para os torcedores do Botafogo isso não é possível? Esse é meu questionamento.

        • Fernando de Freitas

          Rafael, se esses tontos aqui do blog não conhecem estádios lá fora eu conheço vários. Sabe qual a cor das cadeiras do Manchester United ??? Vermelhas. E do estádio do rival, Manchester City ???? Azuis. E do Liverpool ? Vermelhas. E do seu rival Everton ? Azuis. E do Arsenal ? Vermelhas. E do Chelsea ? Azuis. E do Tottenham ? pretas e brancas. E porque será ?????? Porque o vermelho não entra nos estádios do City, do Everton e do Chelsea ???? Porque o Azul não entra no United, no Liverpool, e no Arsenal ???? Eles não sabem. Para eles isso é bobagem. O que importa é botar uma graninha no bolso. mas o pior é que não vai entrar no bolso deles….eles só vão pagar o ingresso….

  • Acho que se o clube recebe boa compensação financeira para tal, não há problema.
    Mas tem uma coisa muito mal explicada: A diretoria disse que não poderia mudar as cores das cadeiras, quando a torcida pediu que fossem pintadas nas cores do clube. Por que agora foi possível?

  • Roberto

    o presidente pode até ficar, mais as duas
    baleia pode cair fora.

  • Loco Campeão

    VERGONHOSO!!!!
    COMO PODO O JOGO DO FOGÃO SER TRANSMITIDO NO SPEED CHANEEL!!!!!
    FOI DISPONIBILIZADO 3,TRES,CANAIS PARO O JOGO DA MULAMBADA,DOIS PARA O JOGO DO INTER E INDEPENDENTE!!!!COMO PODE O JOGO DO GLORIOSO NÃO SER TRANSMITIDO POR UMA EMISORA DE QUALIDADE!!!A TRANSMISÃO DO SPEED FOI UMA MERDA!!!!!!É VERGONHOSO O DESCASO DO SPORT TV E DA GLOBO!!!!É PRESISO RECLAMAR MUITO!!!!!!!
    FOI VERGONHOSO!!!!!!

    • Rafael

      Foi vergonhoso mesmo, por isso nesse dia assisti filme, não vi jogo nenhum.
      minha audiência eles não tiveram.

    • Henrique

      COM CERTEZA !!!! NO INÍCIO DA TRANSMISSÃO O AMADORISMO ERA IRRITANTE… O PRIMEIRO GOL FOI MOSTRADO DE UMA CÂMERA DE DENTRO DO CAMPO, SEM FALAR QUE AS CÂMERAS BALANÇAVAM MAIS DO QUE TUDO E ALGUMAS ESTAVAM MAL POSICIONADAS. PARECIA MESMO TRANSMISSÃO DE CORRIDA DE CARRO. ISSO FOI TOTAL FALTA DE RESPEITO !!!! MAS NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO….

    • concordo com você loco realmente e uma vergonha .

    • Luiz Eduardo Branco

      concordo e é por isso que peço para nossa torcida não ficar contra o time porque pessoas para botar pra baixo ja tem bastante

  • AndreEu

    Besteira… o q importa é grana no cofre e um trime forte.. e de mais a mais, se enchermos o engenhão nem vai dar para ver a cor das cadeiras… Concordo que se fosse “vermelho e preto” (argh!!!) ia ser duro de engolir, mas vermelho e branco e ainda mais com o logo da BRAHMA, se fosse assim os xiitas também nem tomariam uma cerva…..uma coca cola…. menos galera….. a doretoria está super certa e, na verdade, o departamento de markting do botafogo está dando um show.. Parabéns!!! é o melhor do Rio disparado, “quiçá” do Brasil…

  • Rodrigo

    O que mais deixa a torcida chateada foi a mentira que a diretoria contou esse tempo todo. Há tempos que clamamos por em engenhão caracterizado de preto e branco e a resposta era sempre que não se podia trocar a cor das cadeiras. Agora eles nao apenas trocam, como trocam pra vermelhor. Um absurdo e uma ofensa ao torcedor Botafoguense.
    Agora o presidente Mauricio Assumpção aparece pra dar resposta malcriada e debochada pra torcida alvinegra, mas quando os presidentes dos times rivais fazem piada com o Botafogo ele dá respostas educadas e políticas.

    Cadeiras vermelhas num estadio do botafogo é o cúmulo do ridiculo e da ofensa com o torcedor botafoguense.

  • Clemyldo (Maestro)

    Boa tarde caros amigos,verdadeiros botafoguenses !! Não adianta ficar com essas besteiras de que pintando o setor sul do engenhão de vermelho vai descaracterizar o nosso glorioso,o nosso BOTAFOGO tem glorias muito maiores do que uma cor.Nós temos que ficar felizes é com a excelente administração que o nosso Presidente esta fazendo,é só observar o elenco que ele esta montando,construção de um CT,construção de CT para a base ,quem está contra com certeza não consegue olhar o grande trabalho de base que o clube esta realizando,isso sem contar com os significantes valores monetários que estão entrando em nossos cofres.
    UM GRANDE ABRAÇO A IMENSA TORCIDA BOTAFOGUENSE !!!

  • João Fogão Tubarão-SC

    O que importa é que o clube arrecade sempre mais para mantê-lo, e importa mais ainda é ver o Botafogo jogando bem e vencendo, ainda mais é ver a torcida em peso lotando o engenhão em todos os jogos do Fogão, e não boicotando… eu particularmente não ligo para cor de cadeiras e sim para resultados favoráveis e somando pontos nesse campeonato difícil!!!
    Como disse o presidente, se a torcida lotar o estádio, quem verá de que cor são as cadeiras?
    Vamos ser realistas e apoiar nosso time do coração e parar de criticar!!!
    Esqueçam os outros porque Botafogo é Botafogo, e o resto bota fogo!!! FOOOGOOOOOOO!!!

  • Machado

    Acho que tudo é negociável. Apesar das cores da Brahma serem o vermelho e o branco, porque não fazer o painel com as cadeiras nas cores preto e branca, do Fogão? Em termos de marketing, teria um excelente efeito para nós, botafoguenses, e o nome continuaria ali, estampado, sendo visto por todo mundo. Quem já foi a Milão, com certeza visitou a Galleria Victorio Emmanuelle (aquela em que se pisa no rabo do touro pra dar sorte). Pois bem, nessa galeria existe a única loja do McDonald’s do mundo que não é vermelha e amarela. A fachada é preta e dourada como as de todas as outras lojas. E ficou bacana pra caramba! SDA

  • LUIZ ALBERTO

    ANTES DE MAIS NADA SAUDAÇÕES ALVINEGRAS AOS PREZADOS TORCEDORES DO QUERIDO BOTAFOGO!
    APÓS ESSE RÁPIDO CUMPRIMENTO, CRIEO QUE OS COMENTÁRIOS PERTINENTES À ESSE ASSUNTO, TÊM DUAS ÓTICAS, E SE REFEREM A UMA VISÃO OBJETIVA DE RESULTADO PRÁTICO E FINANCEIRO, MUITO NECESSÁRIA ESSA ABORDAGEM À SOBREVIVÊNCIA DE QUALQUER CLUBE OU INSTITUIÇÃO, MESMO QUE NÃO TENHA FINS LUCRATIVOS, E UMA OUTRA ÓTICA REFERENTE À PAIXÃO, AO AMOR DOS TORCEDORES, ASSOCIADOS OU NÃO DE DETERMINADA ASSOCIÇÃO CLUBISTICA, E PORTANTO COM APELO EMOCIONAL E UMA VISÃO ÚNICAMENTE AMADORA.
    CLARO QUE O IDEAL SERIA PODER AMALGAMAR-SE AMBOS POSICIONAMENTOS, SEM QUE HOUVESSE INTERFERÊNCIAS DANOSAS A NENHUM DOS DOIS.
    PORÉM RECONHECEMOS, QUE A VIABILIZAÇÃO DESSE CONTEXTO PASSA POR UMA PRÉVIA DISCUSSÃO, QUE OBEDECESSE UMA CUIDADOSA MONTAGEM DE CONDIÇÕES, QUE ATENDESSEM INTERESSES QUE NÃO CAMINHAM LADO A LADO, PORQUE AMADORISMO NÃO SE MISTURA COM PROFISSIONALISMO, TAL QUAL AZEITE E ÁGUA, POIS SUAS OBJETIVIDADES SÃO OPOSTAS.
    TODAVIA, ACREDITO QUE MESMO EM UMA SITUAÇÃO DE OPOSIÇÕES DECLARADAS, PODERIA-SE TENTAR UM CONSENSO, CONSIDERANDO QUE O ESTÁDIO DO ENGENHÃO PERTENCE AO CLUBE BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, E CONSEQUENTEMENTE SEUS TORCEDORES SE CONSIDERAM ATINGIDOS EM SUA PAIXÃO, CASO HAJA QUALQUER INTERFERÊNCIA NESSA ESFERA, POIS O TORCEDOR TEM COMO UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS O FERVOR E IDOLATRIA A INSTITUIÇÃO CLUBISTICA DE SUA SIMPATIA, E MUITAS VEZES AYINGE AS RAIAS DO FANATISMO.
    POR TUDO QUE FOI ACIMA PONDERADO, TERIA SIDO TAMBÉM MAIS PRUDENTE, QUE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NAS NEGOCIAÇÕES DE PATROCÍNIOS PARA GERAR RECURSOS PARA O CLUBE, ESTIVESSEM MAIS ANTENADAS E PREOCUPADAS COM CERTOS DETALHES, NORMALMENTE DESCONSIDERADOS PELOS PATROCINADORES, QUE LÓGICAMENTE VISÃO PRATICAMENTE O RETORNO DE SEUS INVESTIMENTOS EM QUALQUER INSTITUIÇÃO, MAS QUE DEVEM SER MAIS SENSIVEIS A MANEIRA COMO OS TORCEDORES DA INSTITUIÇÃO EM QUESTÃO, ENXERGAM CADA DETALHE QUE AFETE E INTERFIRA VISUALMENTE NA COMPOSIÇÃO DO ESTÁDIO, OU QUALQUER OUTRO SIMBOLO DO SEU AMADO E QUERIDO CLUBE.
    CONCLUINDO, SEMPRE EXISTEM SOLUÇÕES ONDE IMPERA O BOM SENSO E FELXIBILIDADE, É CLARO QUE SURGIRIAM IDÉIAS CAPAZES DE CONTORNAR E SATISFAZER AS PARTES ENVOLVIDAS, AINDA MAIS CONSIDERANDO QUE A COR VERMELHA REMETE NOSSA MEMÓRIA DE IMEDIATO A UMA COR PREDOMINANTE DE UM ODIADO E DETESTADO ADVERSÁRIO.
    MAS SE NÃO EXISTE OUTRA OPÇÃO PARA O MOMENTO, QUE AO MENOS ESSE CONTRATO TENHA SIDO MUITO BEM NEGOCIADO, E QUE TRAGA RESULTADOS ESPETACULARES PARA O BOTAFOGO, POIS TODA VEZ QUE OLHARMOS AS CADEIRAS VERMELHAS, VAI DAR UMA SENSAÇÃO DE QUE NOSSO ESTÁDIO É MEIO MULAMBENTO, E ISSO É INADIMISSÍVEL, MAS SE DESCER REDONDO, PARAFRASEANDO A PATROCINADORA, JÁ É UM ATENUANTE.

  • etinho

    NAO VEJO NADA DEMAIS, O QUE IMPORTA E GRANA QUE ESTA ENTRANDO PARA OS COFRES DO

    FOGAO,PARA MANTER OS NOSSOS CRAQUES,TEMOS EH QUE PARABENIZAR O PRESIDENTE,HOMEM CORRETO E QUE MUITOS TEEM INVEJA ,POIS ESTA LEVANDO O NOME DO FOGAO AS PRIMEIRAS PAGINAS,MAS COM NOTICIAS BOAS,VAMOS FOGAO ATE O TITULO BRASILEIRO,E SUL-AMERICAN,ABRAÇOS VITORIA SOBRE O AMERICA MG EH FUNDAMENTAL.

    BOTAFOGO,

  • Luiz Augusto

    Acho que nao devemos nos importar com a cor da arquibancada do engenhão. O foco principal deve ser o bom estado do gramado e em ter o estadio em boas condições para o espetáculo ! O resto é resto .

    Vamo fogãooooo !
    Um abraço

  • Luiz Frederico Teixeira

    Ofensa à torcida é ter um time fraco. A cor das cadeiras não é o mais importante, desde que haja retorno para o clube! Espero que o dinheiro da Ambev seja revertido em boas contratações e salários em dia!

  • Luércio

    Lógico que eu gostaria de ver as cadeiras pintadas de preto e branco! Agora, considerando o profissionalismo que esperamos do clube, não importa as cores das cadeiras. Os reclamões têm que se unirem aos verdadeiros torcedores, comparecerem nos jogos com suas camisas e bandeiras e duvido muito se alguém vai se lembrar das cores vermelhas escondidas.
    Parabéns à diretoria botagoguense!

  • Phillippe

    Bom! não vejo como ofensa, pois, é um investimento para a melhora do próprio estádio e para nossa própria torcida ALVINEGRA. Quanto melhor nosso estádio ficar, melhor vai ser para os torcedores. Agora, esses torcedores falastrões deveriam comparecer no estádio e cobrir essa cor vermelha da arquibancada com O MANTO SAGRADO DO FOGÃO (camisa) que é BRANCO E PRETO. Isso vai ser mais gostoso de ouvir, de falar e ver, O ENGENHÃO CHEIO…

    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS… e Mesmo estando só, não vou parar de cantar…. Da-lhe FOGÃOOOOO

  • Fabbiano

    Eu achava que as cores do urubu eram vermelho e preto,ficar procurando motivos para reclamar isso ta virando costume aqui no nosso espaço.Quando tudo ta indo bem,o time ta vencendo e o Botafogo está chegando no seu lugar de direito que são as primeiras posições vem alguém com alguma conversa fiado tentando gerar crise no nosso time.
    Para ter time competitivo precisa-se de dinheiro e para ter dinheiro precisa-se de patrocinio e então que venha a AMBEV e que o BOTAFOGO lucre com mais essa empreitada.
    PARABÉNS Sr.PRESIDENTE MAURICIO ASSUMPÇÃO
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!!!!!!!!!!!!!

    • Marco – Brusque/SC

      Concordo com tudo, amigo botafoguense!!!!!!!!!!!!!!!

  • Rugo

    Falta do que fazer. Reclamar do que está dando certo e que há muito não acontecia no Botafogo. É uma grana que entra para manter o estádio e o time. Vão catar coquinhos. Nada a haver com vermelho, rosa, amarelo, preto, azul. Coloquem um arco-iris, desde que paguem bem, nada a reclamar.

  • Bruno Farizel

    Pois Bem, Antes o Botafogo de Futebol e Regatas poderia pintar de Preto e Branco todas as cadeiras do estádio, logo os pequenos detalhes em vermelho, passariam em Branco!
    Saudações alvinegras!!!

  • bruno

    Boa tarde pessoal, as cores estampadas ali ,nunca irão apagar e nem ofuscar o brilho da ESTRELA SOLITARIA estampadas na camisa do nosso GRORIOSO, pois temos muito mais a ganhar, ver e festejar quando o nosso ALVINEGRO entra em campo.
    Temos que estar orgulhosos pelos patrocinios, isto mostra que a marca BOTAFOGO é FORTE E BRILHA EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA mas ninguém pode calar esse nosso AMOR.

  • Acho sim que deveria colocar mais visivel a marca do clube no interior do estadio, ter bandeiras, ter atraz do gol a marca botafogo, e o escudo maior e outras ações que divulguem e deixe a nossa marca mais atuente no estádio. Sobre as cores da brahma sou, a favor não tem nada a ver, na verdade o que vale é a grana do patrocinio.

    grande abraço.

  • Bqrbozinha

    Minha modesta opinião, é que não tem nada haver. A instituição tem que buscar meios, desde que honestos, para sobreviver. Já houve a sugestão de comparecer aos jogos e tampar o vermelho com o preto e branco, se é que a cor vermelha é problema!

  • Josemar

    Pode mudar as cores das cadeiras pra qualquer cor.
    So não quero que mude as cores do nosso time. Pois nao ha dinheiro que pague!

    B O T A F O G O!!!!!

  • vargas

    É engracado. Quando o time ta ruim, a torcida reclama. Quando o time ta bom atraves de patrocinios, arrecadacao, a torcida (uma minoria atrabiliaria) tambem reclama. Vamos comparecer ao Engenhao, apoiar o time, esquecam a cor das cadeiras, é irrelevante. Quero ver meu time campeao!!!
    Saudacoes alvinegras!

  • Farlinho

    Se a oposição bancar o que o patrocinador tiver pagando .Que se apresente pra pagar.
    Tá dado o recado.

  • Todos sabem aqui a minha distância em relação ao presidente Maurício, o dentista do Seedorf! Mas, uma espécie de falácia sua chamou-me a atenção por trazer nela uma coerência irrefutável! Disse ele que: as cadeiras poderiam ter sido pintadas, até de rosa, que, se a torcida comparecesse aos jogos do clube, em massa, com certeza, ninguém se daria conta! E não é que é verdade? Só nos damos conta que a cor das cadeiras do Engenhão são azuis porque invariavelmente ele está vazio, né mesmo? A solução é simples, amigos: se quisermos que as tais cadeiras não sejam vistas, na cor vermelha, que as ocupemos totalmente! Que as cubramos com a nossa presença!

  • Não sei porque fazem tanta questão quanto a cor das cadeiras se o uniforme oficial do clube foi carnavalizado à exaustão! Não sei porque reclamam tanto da cor vermelha das cadeiras da Brahma e nada dizem do tampão preto e horrível que o estatuto do clube impôs ao tal uniforme! Não sei porque reclamam da cor das cadeiras do Engenhão e nada dizem do quanto enfearam o nosso uniforme com aquele tampão horrível em suas costas! Se querem impedir que as cadeiras vermelhas sejam vistas, que todos as ocupemos e as cubramos com as nossas presenças!

  • Alcides Lucena – PENEDO -AL

    Boa tarde Guilherme Martins?

    Acredito que você foi infeliz no título de seu artigo. acredito que na universidade que estudou o seu professor o reprovaria. para que as pessoas leiam o artigo não é necessário vender gato por lebre.
    Não sei se por inveja da casa alvinegra pois acredito que você não torce pelo Glorioso. Não venha a este blog tentar passar uma informação que não é verdadeira.
    Acredito que a esta altura você já ouviu falar de naning? Recurso este utilizado na NBA, NFL, OLIMPÍADAS, COPA DO MUNDO, CAMPEONATO ESPANHOL, CAMPEONATO ALEMÃO, CAMPEONATO INGLÊS………………. Que é um recurso muito utilizado por administradores de estádios para tornar rentável o imóvel. O verdadeiro Botafoguense é aquele que antes de tudo acredita na palavra oficial do clube. O contrato realizado com a AMBEV é o maior que esta empresa já realizou no Brasil, além de melhorar a infraestrutura onde haverá melhoramentos na sala de imprensa, na zona mista (entrevistas), manter o gramado em perfeito estado, ainda vai gerar uma boa receitapara o Botafogo em reais. Justamente nas instalações onde é feito o trabalho dos jornalistas, o que facilitará o bom trabalho desempenhado pela Imprensa Brasileira e você ainda vem com um texto desses?
    Olha Galera o nosso clube estabeleceu quatro cotas de patrocínio para o Estadium Rio a AMBEV por enquanto só nrgociou o setor sul. Ainda restam três cotas para as demais empresas poderem explorar em nosso estádio! por quê tanto negativismo?
    Parabéns equipe diretiva do Botafogo por estar nos conduzindo de volta de onde nunca deveríamos ter saído. As cores na realidade não estão ligadas a nenhum clube ou instituição as cores significam os produtos que as empresas querem vender, seus produtos, suas marcas, manter territórios………. É por isso que eles pagam estes valores tão elevados.
    Para ter um time forte é necessário R$ e só se tem dinheiro quando a fonte é rica, ou Quando a fonte é criativa?

    • Alberto/Cachoeiro

      Alcides, também achei inoportuna e impertinente nosso mediador tentar criar uma polêmica com a diretoria. Talvez, só quisesse saber a opinião do torcedor acerca desse tema. Mas, gostei da reação da torcida que entendeu que o time precisa de receita para se fortalecer e oferecer ao torcedor um time que o inspire, o orgulhe e o faça voltar aos estádios.

      Já que se fala em campanhas e receitas, por que alguém não tenta motivar o torcedor a adquirir os planos de sócio-torcedor. Depois da mexida que o Caio fez no time, não tenho mais dúvidas de que ele percorre este blog. Se assim é, aqueles que acham que o plano de sócio-torcedor é ineficaz e traz poucos benefícios, sobretudo para o torcedor de fora do Rio, podemos tentar adequar uma espécie de plano viável para o torcedor de fora e para o clube.

      Nossa torcida participando e gerando uma receita, fazendo crescer o número de sócios e, sem gastar dinheiro com ingresso, começarmos a encher o Engenhão, com certeza teremos mais crédito junto a esta e a qualquer diretoria, futuramente.

  • Helton Luiz

    Nada haver, o Botafogo precisa gerar receitas. Como formar um grande time sem receita? Nós, verdadeiros botafoguenses, estamos de acordo, porque o clube deve ser maior que nós. Então, não devemos pensar em nós mas, na grandiosidade e no futuro do BOTAFOGO FUTEBOL DE REGATAS.

  • Rodrigo

    Segue a minha análise a respeito da polêmica:

    1 = O estádio não é do fogão, é administrado pelo fogão !!

    2 = O estádio não vem enchendo, com isso as cadeiras ficam visiveis !!

    3 = As cadeiras deveriam ser pintadas pelas cores do time caso contrario, o estádio não seria bem do fogão e sim dos patrocinadores !!

    4 = Os patrocinadores são os que estão mantendo o estádio, pois o estádio se dependesse da torcida já teria fechado !!

    PS: Não gostei da cor, por lembrar nosso rival, não sei se eles estão brigando para tomar posse, mas pense: Você vai todo de preto e senta numa cadeira vermelha o que te lembra?

    PS2: Acho que as Emissoras de Tv (Globo, Sportv) estão envolvidas querendo prevalecer outros clubes !!

    PS3: Estão fazendo o que querem com nosso fogão, pois vive enterrado nas dívidas, e o clube precisa da grana !!

    PROTESTO JÁ

    Saudaçoes Alvinegras !!

  • Tomazini

    O que me deixa triste é ver ” botafoguenses ” repudiando essa ação. Qual o problema da cor vermelha? Prefiro 100000 vezes pintado com as cores de uma marca que esta ajudando o nosso time do coração a crescer, do que pintado de preto e branco e agente com um time com fahel, eduardo, lucio flavio e outros merdas. Temos que levantar fundos para melhorar nosso time e expor nossa marca no cenario nacinal. Essa historia de cadeira preta e branca e coisa de botafoguense que so sabe critirar o que nosso presidente faz e que nunca esta satisfeito…. quem vai dar dinheiro para melhorar nosso time? ninguem da nada de mao beijada.
    Por min pintaria todas as cadeiras do nosso estadio e ainda vendia o nome do estadio ( como fazem na europa, emirades stadium entro outros que tem o nome de grande empresas ) para levantar dinheiro investir no clube, em jogadores em CT da base.
    Afinal se nossa torcida encher o estadio nao vai ter cor que sobresaia.

    saudaçoes alvinegras!

  • o negocio é arrecarda dinheiro para manter um bom time, o resto é resto! quem liga para esta merda das cores do flamerda? uo flaroubo, saldações alvinegras.!!!!!!!!

  • Mario Feldhaus

    Meu Deus!

    O que vão inventar ainda para falar mal do Botafogo? É brincadeira!

    Que assunto sem noção! É só um contrato, não tem nada demais!

    Se não tem dinheiro para contratar a torcida reclama!
    Se não arruma patrocinio a diretoria é incompetente!
    Se arruma e altera um pouco os padrões, cria-se essa polêmica!

    E a imprensa que todos nós sabemos, torce e dá uma forcinha para que as coisas não funcione no Botafogo, fica colocando pilha, e nossa torcida sem noção fica entrando na onde feito uns patinhos!

    O que interessa é dentro de campo, ganhando jogos, indo ao Estádio torcer, cobrar profissionalismo!

    Todos sabemos que nossa diretoria, principalmente a gerência de futebol não é nenhuma excelência em administrar, mas é o que temos!

    Temos que focar é no desempenho dos jogadores em campo! São eles que recebem os salários absurdos por tão pouco resultado!

    E esse patrocinio é para isso! Pagar salários, manter a Instituição, já que os torcedores só sabem reclamar em vez de ajudar!

    O time esta ganhando, não temos o que reclamar e inventam essa polêmica!

    Tenham paciência!

  • sergio

    NÃO VEJO NEM UM TIPO DE EMPECILIO E RESPEITO DA COR VERMELHA POIS MEU SANGUE É VERMELHO E MINHA ALMA É ALVENEGRA. JAVOGAMOS COM A CAMISA DO LA CORUÑA TE,OS QUE PENSA NO GLORIOSO ESSE SIM. BOM UM RECADO PARA OS PAIS NO DOMINGO CONVERTA SEU FILHO PARA SER UM GLORIOSO VAMOS DEIXAR DESSA BESTEIRA DE TORCER A FAVOR AO GLORIOSO QUANDO ELE GANHA, VAMOS CHAMAR NOSSOS FILHS E MOSTRAR O QUE É SER UM GLORIOSO PERDENDO OU GANHANDO……

  • A torcida deveria estar a reclamar é quanto ao fato de que para quem passa pela linha Amarela e observa o Engenhão, nada ver no estádio que o identifique ao Botafogo! Não seria hora de o nosso departamento de marketing pensar na possibilidade de mandar fixar nos alto de cada um dos seus arcos uma bandeira do Botafogo que pudesse ser vista por todos que passasem por aquel via expressa? Que custa marketing providenciar isto? Quanto à cor que venha ser pintada as cadeiras do Engenhão, não importa! Quaisquer que for, nós as poderemos cubri-las com a nossa presença, nos jogos do clube!

  • RPN

    Pode até pintar de rosa, esse assunto é uma babaquice. Lá fora nos US o que importa é arrecadar, vide o campeonato de basquete milionário.

    • antonio henrique gov valadares

      de rosa não pelo amor de Deus, rosa quem tem que pintar são as florzinha

  • Anderson Porto

    Como diz a notícia, a oposição é contra a pintura das cadeiras. Só que por causa da oposição é que o Clube Botafogo não é hoje um dos maiores do país, apesar de toda a sua história. O torcedor que protestar contra, é porque é ignorante e fantoche da oposição, afinal, a quantos anos o Botafogo não disputa a contratação de jogadores com clubes como Santos, São Paulo, Flamengo, Fluminense (Unimed)como tem sido agora. O que vale é comemorar as vitórias dentro do Engenhão, e não ficar olhando as cores das cadeiras; o que vale é lotar o estádio, coisa que a torcida do Botafogo não tem feito a muito tempo, e não criticar esta diretoria que vem fazendo um ótimo trabalho a frente do clube. Parabéns Maurício Assunção, você está no caminho certo!!!! Saudações de um botafoguense de verdade, e lúcido…

  • Robson/Bahia

    Essa Torcidinha de merda do Rio, nem todos é claro, deveria se preocupar em ir ao engenhão, com todo mundo sentando nas cadeiras o vermelho não vai aparecer.

  • o que vale é ter grana para montar um time para ser campeão brasileiro e titolos internacionais.

  • Lazaro Rozeno

    VAMOS PERGUNTAR PARA A OPOSIÇÃO SE ELA VAI PAGAR OS 6 MILHOES QUE A AMBEV PAGOU!!SE A OPOSIÇÃO PAGAR É SO PINTAR DE PRETO DENOVO!

    O POVO BURRO,POR ISSO O BOTAFOGO NUM VAI PRA FRENTE!!

  • Adalberto

    Isto é bobagem, pintar de vermelho as cadeiras do estádio é até uma sugestão para que a torcida compareça e cubra o vermelho.
    Botafoguense de verdade tem ir ao estádio e apoiar o time. Vamor lá Fogão.

  • pra mim tem nada a ver,o botafogo esta arrecadando,pode até pintar de vermelho o estadio,só ia mostra quanto o flamengo é insignificante para o botafogo

  • Paulo Cesar Ferreira

    Não tem nada de ferir as tradições Alvinegras. Desde que fique explicito que é para divulga a Brahma, tudo bem? O negócio é entrar dinheiro!

  • Pedro

    Essas reclamações não podem ser levadas a serio..
    Concordo é com o Assunção: se não querem ver a cor vermelho, que se mobilizem os insatisfeitos para LOTAR o estádio, não ficar fazendo protestos que só vão prejudicar o clube..
    o MAIS BOTAFOGO ainda tem coragem de publicar que a diretoria ofende a “grande maioria” da torcida mas pelo que eu vejo aqui é só uma minoria de mongoloides que não sabe julgar o que é melhor pro proprio time. devem ser os mesmos mongoloides que ficam puxando vaia aos 5 minutos de jogo pra deixar o proprio time nervoso e sem reação.
    BOTAFOGO acima de TUDO, principalmente acima do ORGULHO! Esse apoio é incondicional… e ninguem cala.

  • Fogão

    Claro que o que importa é o dinheiro, ter cacife pra montar um time forte, mas que não é agradável ver o estádio do Botafogo com uma das cores do Flamengo, não é. E mais uma coisa: Qual empresa agora irá pagar pelo naming rights do Engenhão com um lance inteiro de arquibancada da Brahma? O uniforme está horroroso, mas todos relevam pois sabem o quanto é importante termos uma boa receita. E se preparem que provavelmente veremos tb uma arquibancada em verde e branco da Unimed… placas já tem várias… e aquela lorota de que o edital de licitação não permitia mudar a cor da arquibancada tb foi por terra…

  • FABIANO OLIVEIRA

    O Bota também não tem a cor azul em suas tradições e niguém nunca reclamou das cadeiras do engenhão. O negocio é administrar bem o estadio e gerar recursos para mante-lo. Isso é o que importa. Parabens Presidente.

    • Sergio Luis

      Você está equivocado, meu caro! A torcida sempre questionou porque o Botafogo não trocou as cores das cadeiras e colocou o escudo do Botafogo como o Vasco fez em São Januário. O presidente do clube sempre disse que não podia alterar as características do estádio, o que sempre duvidei, e agora coloca vermelho nas cadeiras? É ridícula essa administração do Botafogo, totalmente incompetentes e antibotafoguenses!”

  • Jean

    Incrível a preocupação dos alvinegros por causa de uma mudança repentina nas cores das cadeiras, não pensei e na verdade nem pensava em comparar as cores das cadeiras com o flamengo muito menos com qualquer time que traje em sua camisa tais cores. Devemos deixar o departamento do glorioso resolver ações como essa, o máximo que podemos exigir como torcedores é um time competitivo e títulos, relações com outros patrocinadores fica a critério da própria direção do clube.
    Como o presidente do clube disse, se não querem ver o Mosaico, simplesmente lotem o Engenhão.

    Porém sinceramente adorava as cadeiras todas azuis. Opinião pessoal.

  • Paulo Cesar Ferreira

    A Ambev(Brahma) é uma potência, e para o Botafogo é muito bom. Que venha despois o vermelho do Santander, do Bradesco, da Kibom,… Cor não tem dono, e o Botafogo é preto e branco como o Atlético MG, o Corinthians, e outros. O mais importante é o respeito pelo clube e o dinheiro que vai entrar.

  • bergem

    Ñ tem nada a ver! se foce vermelho e preto, ai nem eu queria! temos q se preocupar,é q Mauricio Assunção cumpra mais um mandato para continuar essas obras q só ele fes no botafogo. Q Deus te ilumine Mauricio Assunção! E muito obrigado pelo q tem feito pro nosso fogão

  • euler

    na minha opinião esse negócio de cor é bobagem, logico que não cores dos outros times, como preto vermelho, azul, verde, branco,aí não. mas branco e vermelho da ambev sem problema, precisamos mesmo é de ataque e fora alexandre oliveira e quem sabe o caio jr vai junto.

  • Não fere o estatuto pintar o Stadium Rio com cores diversas; pensava eu que feria, não fere? Ah! não foi informado assim. Tem que falar a verdade, a verdade é o primeiro sinal de respeito entre os seres humanos: custa alguma coisa dizer: não vamos customizar o engenhão porque temos em mente contratos de publicidades, as despesas para manutenção são enormes e nós precisamos de grana. É tão óbvio, não acha? Mas preferem o subterfúgio, o obscuro, parece que procura ardilosamente esquivar-se para não se saber quanto entra de dinheiro, é uma coisa nebulosa não é? Não sou contra as cores da Brahma nas cadeira do Engenhão, sou contra a omissão de direção e a falta de resposta para o torcedor. Mas já que pode, vamos unir forças para encimar nossa linda bandeira para visão dos que passam.bem alto e elevada para que todos possam ver

  • Eu acho que é está oposição que está tentando criar problema onde não existe, está mesma oposição que fica plantando essas meia duzias de pessoas que falam que são botafoguenses e vivem só de reclamar, quando o time está ruim reclamam das contratações, quando o time está bom procuram outra coisa para tumultuar. Nós os verdadeiros botafoguenses temos é que prestigiar nossos patrocinadores para que no final do contrato e renovem por um valor maior vendo beneficios em patrocinar nosso time, cor não paga salário e nem compra time bom, para mim pode ser qualquer cor desde que estejamos sempre ganhando titulos. Precisamos nos unir para derrubar está oposição que só quer afundar nosso Glorioso.

  • Rafael Acioly

    Acho que contratos de patrocínio são importantes para a manutenção e crescimento do clube. Concordo com o Maurício Assunção quando diz que a torcida deveria se precupar mais em encher o estádio para apoiar o time do que com as cores das cadeiras. Só não concordo quando ele diz que se o resto do estádio for em preto e branco, fica difícil conseguir outros patrocinadores. Então devemos usar as mesmas cores do América para conseguir patrocinadores? Explica isso, por favor, presidente!

  • mc fogo rj

    a licitaçao não permitia pintar as cadeiras e agora eles fazem isso?q saudade d joao saldanha;tenho certeza q ele iria falar umas verdades pro m assumpçao.desde daquele jantar com o flamengo as vesperas da decisao do carioca d 2009;ninguem tira d minha cabeça q esse m.assumpçao é flamenguista enrustido.

    • PEREIRA

      MAS TÁ NA CARA. VC JÁ VIU O ASSUMPÇÃO VESTIDO DE BOTAFOGUENSE. MAS UM TERNO PRETO E CAMISA VERMELHA QUANDO NÃO A GRAVATA É O QUE MAIS VEMOS ELE USANDO

  • valdivando

    AI GALERA. ESSA MEIA DUZIA DE TORCEDOR QUE TA FALANDO DA COR DAS CADEIRAS SE LIGA MEU,TODOS NOS FICA COMBRANDO REFOÇO POIS BEM,SEM PATROCINIO COMO VCS ACHAM QUE PODEREMOS TRASER ALGUM REFOÇO DE FECHAR AEROPORTO. UMA PERGUNTA PRA VCS MEIA DUZIA,QUEM E QUE PAGA O SALARIO DO DENTUÇO E O URUBU NUNCA.E O PATRICINO E QUE PAGA. ENTAO NESSE SABO SENTEM NA QUELAS CADEIRAS VERMELHA E LEMBRE QUE AQUELA COR TA NUS AJUDANDO A TAR NA LUTA PELO TITOLO OK .AQUELE ABRAÇO TOÇIDA FOGUAÇA.

  • Você Anderson porto disse tudo , garanto a você que quem começou com isso não foi um botafoguense , pois nunca que um verdadeiro botafoguense iria reclamar de ter um Renato que veio do Sevilla, nunca iria reclamar de ter Elkenson que é otimo jogador , não iria reclamar de ter Loco jogador campeão da copa America e por fim deixe pintar da cor que quiser pois esses caras que ficam falando bobagem na net , nem estádio tem para pintar rsrsrs

  • Flavio

    Quanta bocalidade escrita aqui.
    E melhor fazer campanha pra pintar a grama de preto porque verde e a cor do Palmeiras.
    E so a torcida ir pro estadio e lotar o setor onde esta escrito Brahma que ninguem vai notar o vermelho.
    Que se dane a cor da cadeira. Eu quero e um time competende e vencendo campeonatos.

    • MÁRCIO

      É ISSO AÍ FLÁVIO, E AINDA SOU A FAVOR DE TROCAR AS CORES DA CAMISA E DO ESCUDO DO FOGÃO, MAS POR UM BOM DINHEIRO.É TUDO QUESTÃO DE PREÇO…

  • bruno

    sou totalmente contra as cadeiras vermelhas!

    pinta o outro la do de pretoo seu viadoooooooo e entrega pros mulambos

  • RV Niterói

    Fala Monteiro! Todo comentário seu vem com a bobagem sobre o Eike. Esquece esse cara. Na hora de montar um time de volei para jogar a Superliga, enquanto o Botafogo procurava um patrocinador para viabilizar o seu time, o bosta do Eike que só pensa em dinheiro, jamais no Botafogo, montou uma equipe com o nome RJX com a qual vai gastar 13 milhões num ano. Se ele fosse realmente botafoguense, bastaria patrocinar uma equipe do FOGÃO, você não acha?
    A respeito da polêmica da cor das cadeiras, vamos ser realistas; ninguém pode ignorar a absoluta necessidade de dinheiro que qualquer clube tem. Além disso, se as cadeiras fossem pintadas de preto e branco, sempre apareceria um chado para dizer que aquelas eram as cores do Vasco.

  • Não fere o estatuto pintar o Stadium Rio com cores diversas? – não – pensava que feria, não fere? – não- Ah! não foi informado assim. Fomos enganados, não falaram a verdade conosco, a verdade é o primeiro sinal de respeito entre os seres humanos. Custa alguma coisa dizer: não vamos customizar o engenhão porque temos em mente contratos de publicidades, e que as despesas para manutenção são enormes e nós precisamos de grana. É tão óbvio, não acha? Mas preferem o subterfúgio, o obscuro, parece que procura ardilosamente esquivar-se para não se saber quanto entra de dinheiro, é uma coisa nebulosa não é? Não sou contra as cores da Brahma nas cadeira do Engenhão, sou contra a omissão da direção e a falta de resposta para o torcedor que reivindica. Mas já que pode e deve, vamos unir forças para encimar nossa linda bandeira para visão de todos que passam na linha amarela, com a participação da torcida, vamos também dá as cores do Botafogo ao Engenhão e comparecer mais ao Estádium Rio. Acho que deveremos reconhecer o vermelho e branco das cadeiras como contrato comercial indispensável às finanças do clube. E REPUDIAR VEEMENTEMENTE A MANTIRA E A MANOBRA. Considere este comentário como acabado.
    Responder

    • Depois deste corretivo amigo Boaventura , espero que saldem a dívida do clube, e sejam transparentes.

  • Felipe Vital

    O presidente Maurício Assumpção afirmou que basta a torcida botafoguense lotar o Engenhão para as cadeiras vermelhas não ficarem visíveis, o mesmo se esqueceu que essas estão situadas na ala sul, destinada aos visitantes. Dizia também que não era possível personalizar as cadeiras do Engenhão, já que esse é uma concessão e não propriedade do clube, e agora está lá o polêmico BRAHMA.
    Além de se contradizer, e dar justificativas pífias para o desempenho do time, balanço financeiro do time (aumento de 80 milhões nas dívidas do clube) entre outros, um outro exemplo é o próprio caso das cadeiras, afinal o patrocínio pode ser o maior da história, mas o time continua na mesma mediocridade dos últimos anos , agora temos que aguentar a humilhação de ver a cor de nosso maior rival estampada no nosso estádio, único motivo de orgulho dos torcedores alvinegros recentemente. Lamentável!

    • Deixa de falar besteira seu flamenguista disfarçado.

    • PAULO

      CONCORDO COM VC FELIPE.
      DEPOIS QUE O PRESIDENTE FALOU NUMA PALESTRA NA FACULDADE QUE NÃO INTERESSA O BOTAFOGUENSE INTELECTUALIZADO, MAS AQUELE TORCEDOR MAIS JOVEM PARA SOMENTE FAZER NÚMERO NAS ARQUIBANCADAS E MUITO BARULHO SEM NADA QUESTIONAR,FIQUEI MUITO PREOCUPADO COM O QUE AINDA VEM POR AÍ.

  • tonio cunha

    Se a nossa torcida fosse mais presente e lotasse o Engenhao em todos os jogos, independente dos resultados e dos adversarios, nao seria necessario arrecadar com patrocinio, assim como faz o Barcelona. Convenhamos, nossa torcida nao participa dos jogos no engenhao. É ridicula a bilheteria dos jogos do Botafogo, ate classicos nao vai ninguem. Como pode o time viver sem dinheiro, se nao arrecadar vamos montar times ridiculos. Depois ficam pedindo para contratar o Diego, se ele for contratado a VolksWagen vai querer contrapartida. E ai?

  • Luiz Claudio

    concordo não sendo preto e vermelho não tem problema algum.

  • km

    Pra os desavisados: as cadeiras do engenhão são todas azuis. E o que o azul tem a ver com o Botafogo. Nessa hora cor não tem paixão. O importane é o investimento feito e a grana que tá entrando nos cofres do clube. Pinta o engenhão todo de rosa e trás o Messi pra jogar no Fogão.
    Saudações.

  • Maycon C. Tardem

    Não sendo vermelho e preto, não tem nada a ver, pois o que o Botafogo precisa é de dinheiro. Temos jogadores para pagar, manutenção do Engenhão etc. Vamos encher o engenhão, apoiar o time e torcer para que mais patrocinadores coloquem suas cores no NOSSO estádio. Caio Jr. estamos de olho, qualquer coisa posso ocupar seu lugar. rsrs. BO-TA-FOOOOO-GO!!!

  • josé carlos rodrigues

    parabéns para a diretoria,pintem as cadeiras de verde,azul,cinza,a cor não importa o que devemos fazer é transformar o nosso clube viável.se o inter não permite outras cores é por que possui estrutura para isso se estivesse mergulhado em dívidas como é o caso do fogão o beira rio seria azul e preto e o presidente do grêmio faria o mesmo,isso é hipocresia.Gostariamos que o fogão possuísse um estádio todo preto e branco,mas nós estamos entre os maiores devedores e hoje não dá para tirar onda.qual foi o último campeonato brasileiro em que o botafogo estava nessa posição e com essa pontuação?não torço para chapas torço pelo botafogo.

  • Eu estou de pleno acordo com tudo que disse o Fernando Vianna! Devíamos ter lambido os beiços por eles (os que fazem o Canal Speed) terem resolvido transmitir o nosso jogo quando ninguém mais o fez! Além do mais, especializado que são, em velocidade, achei que eles tiveram uma grande consideração para com a torcida do Botafogo, sim, posto que, abriram mão de sua especialidade, para transmitirem o nosso jogo! Natural, portanto, que não tivessem se revelado em ases no novo metiê! Ainda assim, por não terem nos deixado na mão, acho que deveríamos ter lhe feito um mimo, sim! No mínimo, enchendo-lhes, suas caixas de e-mails, com os nossos agradecimentos! Não deveria lhe custar grande sacrifício, caro Gaba, reconhecer que, de fato, foi de mau gosto, sim, e rude, o tom da nota informativa do MCR!

    • Pedro Paulo Lima

      Permita-me discordar parcialmente, sr. Barreto. Podemos até ficar satisfeitos por termos visto o jogo por esse canal, já que era a única opção. Até mandar e-mails para a emissora, para eles sentirem que a partida deu audiência. Agora, agradecer o favor que eles fizeram, aí não! Não foi favor nenhum. A FOX tem um contrato assinado com a CONMEBOL e talvez com a Globo para transmitir algumas (não sei quantas) partidas desta Sul-Americana. Mas quem decide que jogo eles vão passar é a Globo. Dos quatros jogos, o que não interessava à Globo era do jogo do Atlético (o mando era deles). Preferiram passar o Flamengo, mesmo sabendo que estaria esvaziado. E essa opção certamente ocorreu antes da nossa goleada sobre o Vasco. Acredito que, na próxima data, o jogo deles deva ser São Paulo x Ceará, pois o Botafogo passará no Sportv, às 19:30. Portanto, eles transmitiram o que ofereceram pra eles. A FOX tem 4 canais: a propria FOX, a FX, a FOXlife e o Speed. Sempre os jogos da Sul-Americana passaram na FX. Dessa vez optaram pela Speed. Mas não vamos insistir nesse assunto, pois o jogo já aconteceu e todos viram a vitória do Fogão.

    • PAULO, COMO FAÇO ISSO? OU MELHOR COMO POSSO MANDAR UM EMAIL EM AGRADECIMENTO?? VC TEM O EMAIL DELES???

      • Caro Judá, no site da Fox, no fale conosco! O canal Speed faz parte do grupo Fox! Diga à Fox tudo que gostaria que o pessoal do Speed soubesse de sua gratidão, e nossa, por nos acompanhar na jornada pela Sul Americana! Tenho certeza de se todos assim fizermos, estaremos a conquistar um aliado futuro!

  • PERGUNTAR ISSO PRA ESSAS PESSOAS QUE VIVEM PROCURANDO UM MEIO DE ESTÁ ATACANDO A DIRETORIA DO FOGÃO É COMO JOGAR UM GATO NO CANIL!!! NÉ MESMO VERDADEIROS ALVINEGROS?

  • Eu acho que vermelho nao era a cor ideal
    se tivesse preto e branco seria mais
    correto,ja que o estadio e nosso e nao
    da mulambada.Mas ja que esta assim
    eles podiam pintar o restante de preto
    e branco.

  • Maycon C. Tardem

    A galera que está reclamando das cores podia pagar o que o patrocínio da Brahma vai pagar, assim, a direção pintaria até o rosto deles na cadeira. kkkkkkkkkkk…

  • Lobo Alvinegro

    A torcida do Botafogo precisa ajudar mais e reclamar menos… Esse patrocínio deve estar rendendo excelente receita para manutenção do time e do estádio. O que devíamos pedir é que a diretoria consiga o espaço nas adjacências do engenhão junto ao governo federal e captar parceiros para gerar mais receitas. Supermercado, universidade,shopping, centro gastronômico, enfim, tudo que possa gerar $$$$$$ para formar um time forte, com patrimônio consolidado e dívida controlada!

  • SERGIO BR

    COM A CRÍTICA SOBRE AS CADEIRAS VERMELHAS, A OPOSIÇÃO MOSTRA-SE INCOERENTE COM A PROMESSA DE GANHANDO AS ELEIÇOES, ADMINISTRAR O CLUBE COM PROFISSIONALISMO, POIS COM ESTE PRECONCEITO MOSTRA TOTAL AMADORISMO.

  • MARCO DANTAS

    Engraçado que logo quando assumiu o Engenhão,o Presidente falou que não poderia descaracterizar o estádio,pois foi pedido mais preto e branco e não podia.Agora as cadeiras vermelhas,o placar eletronico já é preto e vermelho,preto com letras vermelhas,só falta colocar o no lugar do dirigível um Urubu voando.Mais uma para nosso Presidente, lotar o engenhão com jogos as quartas e domingos fica difícil presidente,ainda mais para ver Alexandre Oliveira,estou até agora esperando a contratação que o Sr disse que iria fechar o aeroporto.Se for o Oliveira somente a vigilancia sanitária que poderia fechar devido ao mal cheiro.Alô Presidente..baixa a bola..tá muito soberbo amigo…..vamos respeitar os torcedores com jogadores de nível….
    r$20,00 ou r$30,00 todo jogo não dá.Nem todos tem um bom salário como o Sr de dentista.a maioria é tudo banguela e sem dinheiro…….

    • PAULO

      Concordo com vc Marco. Outra, o presidente Assumpção tb é professor universitário, e como se fosse um grêmio estudantil está lidando com o nosso Engenhão, tá faltando profissionalismo. A Brahma não teve bom senso ao negociar o logotipo com a cor vermelha já que tem a Brahma Black que agradaria a gregos e troianos>

  • Márcio Marques

    Faz tempo que não vejo as arquibancadas alvi-negras lotadas. Se fizessemos a nossa parte comparecendo aos jogos, não seríamos coadjuvantes em nossa própria casa. Teríamos que comparecer para apoiar a equipe e não ficar vaiando a cada jogada ruim. Nos estádios da Argentina e mesmo nos dos gaúchos, a torcida incentiva o tempo inteiro, mesmo quando acontece´um revés, a comemoração continua.
    Porém, a nossa torcida parece desmotivada. A única música que a torcida canta animada é o Hino do Botafogo, até ” E ninguém cala o nosso amor” tem sido muito ouvida, todas as músicas perdem a animação logo após iniciadas. Devemos criar novas músicas, nos unir como torcida e nos unir com o Clube. Tenho certeza que se as organizadas se unissem, haveria um incentivo maior para animarmos nosso Botafogo.
    Quanto às cadeiras vermelhas, são o meio da direção alvinegra arrecadar fundos para conseguirmos um bom time e não vou deixar de mais ou menos BOTAFOGO por causa de algumas cadeiras vermelhas, azuis ou quaiquer outras cores.
    Saudações Alvi-negras!

  • Marcelo Rosas

    É só lotar o estádio torcendo pelo nosso time que as cadeiras nem vão aparecer, a torcida em vez de fazer a parte dela, fica dando ouvidos a dirigentes da oposição, que estão no papel deles, eles podem chiar porque é papel deles, mas se você é torcedor vá pro estádio lote o estádio que o vermelho nem vai aparecer se todos nós sentar-mos em cima das cadeiras.

  • Márcio Marques

    Faz tempo que não vejo as arquibancadas alvinegras lotadas. Se fizéssemos a nossa parte comparecendo aos jogos, não seríamos coadjuvantes em nossa própria casa. Teríamos que comparecer para apoiar a equipe e não ficar vaiando a cada jogada ruim. Nos estádios da Argentina e mesmo nos dos gaúchos, a torcida incentiva o tempo inteiro, mesmo quando acontece um revés, a comemoração continua.
    Porém, a nossa torcida parece desmotivada. A única música que a torcida canta animada é o Hino do Botafogo, até ” E ninguém cala o nosso amor” tem sido muito ouvida, todas as músicas perdem a animação logo após iniciadas. Devemos criar novas músicas, nos unir como torcida e nos unir com o Clube. Tenho certeza que se as organizadas se unissem, haveria um incentivo maior para animarmos nosso Botafogo.
    Quanto às cadeiras vermelhas, são o meio da direção alvinegra arrecadar fundos para conseguirmos um bom time e não vou deixar de ser mais ou menos BOTAFOGO por causa de algumas cadeiras vermelhas, azuis ou quaisquer outras cores.
    Saudações alvinegras!

  • Henriqui, muito se fala dos nossos garotos da base. Mas, até que ponto podemos crer que é real este interesse? Há muito o clube vive a mercê dos interesses dos investidores do seu time profissional! Os caras investem nos jogadores, sob a condição de que o clube os coloque em sua vitrine principal! O técnico mal pode mexer, de fato, na equipe principal, a menos que haja contusões e cartões a determinar o uso de terceiros… E aí, entre os jogadores que ele (Caio Jr) indicou (Felipe Menezes e Alexandre Oliveira), e os nossos meninos da base, eu pergunto-lhe: a quem ele escolherá? Desde que esses dois tiveram seus papeis regularizados, quando o Cidinho, o Alex e outros tiveram mais oportunidades? Quanto ao Vitinho que o amigo cita, já ouvi boas referências sobre ele. Apontam-lhe como uma boa promessa, mas, quando eu me lembro do que aconteceu ao Gabriel e outros, fico com o pé atrás em relação a tudo que a mídia do nosso marketing nos apronta!

  • Ivonilson Menezes

    Se nossa torcida realmente amasse o glorioso como dizem, encheriam o estádio em dia de jogo do Fogão e, logicamente não daria para ver nenhuma cor nas cadeiras pois elas estariam cobertas pela massa alvinegra. Façam o seguinte torcidas organizadas (cancer de um clube): organizem-se e façam uma cota entre sí e banquem a manutenção do estádio ao invés de ficarem colocando defeitos numa administração brilhante e voltada para o empreendedorismo como é a do Sr. Maurício Assumpção. O Botafogo de futebol e regatas era um clube falido em todos os sentidos e hoje é um dos poucos que tem estádio e o custo é alto e se tem que realizar parcerias para a viabilização dele bando de otários contra tudo e todos e não mexem uma palha para ajudar e sim criticar.

  • LUIZ CARLOS

    O mais importante é o dinheiro para financiar o time. Tem alguma cervejaria rica com rótulo preto e branco?

    • Pedro

      TEM A PRÓPRIA BRAHMA (BLACK). O MAURÍCIO VAI PASSAR E O BOTAFOGO VAI CONTINUAR.
      ESSE MOMENTO COLORIDO TB VAI PASSAR.
      VIVA O BOTAFOGO!!!!!!!!!!!!!!

  • Lotando o Engenhão as cores das cadeiras não irão fazer diferença!!

    A Ambve comprou aquele espaço porque ele sempre está vazio e confiando que assim sempre será!!!

    Vamos lotar o Engenhão mostrando a força da nossa torcida!!!

  • allan

    Ta bom entao botafoguense nao pode usar camisa, short, cueca etc, vermelha que vai ser vira casaca poupe-me que bom que a diretoria esta conseguindo arrumar fundos e esta aproveitando que o maraca esta fechado, valeu diretoria vcs entao certos.

  • Marcelo Eduardo

    O IMPORTANTE É TER DINHEIRO NO CAIXA O RESTO É RESTO.
    PODE PINTAR DE AZUL, VERDE SEJA O QUE FOR, SÓ DESEJAMOS UM BOTAFOGO GRANDE E CAMPEÃO.

  • thiago medeiros

    acho que se o torcedor alvinegro ficou com raiva so tem uma solução, vamos mostrar a todos que somo botafoguenses e vamos lotar o engenhão so assim ninguem irá ver a cor das cadeiras.
    lugar de botafoguense e no engenhão.

  • josé carlos rodrigues

    realmente a torcida do fogão pouco comparece,Mas se observarmos os estádios andam vazios.O preço está elevado e os horários dos jogos,sem comentários.Atenção ,futebol na maioria das regiões do Brasil começam as 16 ou 17 horas.rapaziada sou do tempo que quando havia clássicos no fim de semana ,em cada esquina que se cruzasse tinha um rádio ligado,hoje não ,a garotada está procurando outros esportes pois os pais não tem grana para levá-los aos estádios,futebol que termina as 23 horas é para morcego ou para rapaziada do arrastão.se a principal receita dos clubes está longe de ser as bilheterias tá na hora de diminuir os preços para atrair novos torcedores para o futebol.todo mundo no brasil tem um time,mas a paixão já não como era.fiquem atento.

  • Pedro Paulo Lima

    Sobre a cor das cadeiras, entendo que a propaganda é a alma do negócio e só assim o clube terá receita para cobrir suas altas despesas. Mas já que abriram excessão para a Brahma, que é vermelha, então pintem a ala norte de preto e amarelo, da Guaraviton, a leste inferior de verde por conta da Unimed, que tem várias placas no estádio, a leste superior com as cores da João Fortes, etc… Aí, para agradar um pouquinho a torcida (que eles não tem nenhuma consideração nessa hora) pinta a Oeste Superior (que nunca aparece na TV) com as nossa cores. Vai ficar um circo! Mas o que importa, se a grana está entrando? Resumindo: tinham várias outras maneiras de destacar a Brahma no estádio, menos trocar as cadeiras. Se o fundo fosse preto, aí cairia no gosto da galera, que retribuiria a consideração comprando mais seus produtos, além dos adversários entenderem o sentido das cores e não boicotariam a Brahma nem levariam o fato para o lado da zoação com os alvinegros.

  • valdeci martins

    A PORCIDA DO BOTAFOGO DE VERDADE TEM QUE SE PREOCUPAR EM SER GRANDE, TER UM TIME FORTE QUE DISPUTE E GANHE TITULOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, É ISSO QUE CONTA, NÃO CORES DE CADEIRAS, MESAS, TOALHAS, GRAMAS ETC…….. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

  • a imprensa tem que ter um pouco de vergonha. porque tenho que dizer que temo que a GLOBO fique como a bandeirantes que só ver corinthians . a globo flamengo. mas como dis o ditado ( o futebol é o Ópio do povo e o nacortráfico da midia ) ha e a cor do estadio pouco importa. o que importa e o meu botafogo.

  • um absurdo !!! nós já aturamos a cor azul q não tem nada a ver, agora, vermelho ? tão de sacanagem

  • MERLIN

    Meus amigos,

    Como já me manifestei anteriormente, não vejo qualquer problema em que as cadeiras tenham as cores do “principal” produto da Brahma.
    O Botafogo fez, e está fazendo, altos investimentos em várias modalidades esportivas, inclusive no futebol, e necessita de muito dinheiro.
    O contrato com a Brahma tem por objetivo o elevado custo com a manutenção do problemático gramado do nosso estádio.
    A Brahma paga pela manutenção e, em troca, faz jus a dois camarotes que foram transmutados em camarote único, além de ter o direito de colocar alguns painéis e escrever o nome da sua “principal” marca em algumas poucas cadeiras.
    O negócio é válido e interessante para o Botafogo.
    E, certamente, observará apenas o lapso do tempo até a Copa do Mundo.
    Com a reabertura do Maracanã (se é que com as transformações que estão sendo feitas poderemos continuar com a mesma denominação: Maracanã), após a Copa do Mundo, aquele estádio será entregue ao Flamengo da mesma forma e modo que o Engenhão foi cedido ao nosso Botafogo.
    Já está certo e confirmado.
    E foi sob esta promessa, que o Maracanã seria completamente remodelado e entregue de bandeja, a razão pela qual aquele timinho, atualmente sem estádio, não participou da “concorrência” para o Engenhão.
    Existe a possibilidade do Maracanã também ser dividido entre o Flamengo e o Fluminense (administração compartilhada), mas ainda não está certa a participação do time dos laranjas.
    É evidente, e poucos o sabem, que existe um acerto envolvendo níveis de governo no sentido de que, além do “mando de campo”, todos os jogos envolvendo o Flamengo, inclusive quando o “mando de campo” for do Botafogo ou do Vasco, serão sempre realizados no Maracanã do Futuro.
    A justificativa, já existente, é que sob o pretexto de maior “segurança” e “locomoção”, o Maracanã oferece melhores condições para sediar jogos do Flamengo do que o Engenhão e que São Januário por causa da sua descomunal e animal torcida.
    E não vai adiantar questionarmos porque a “indicação” do Maracanã para todos os jogos do Flamengo serem realizados (autorizados) no Maracanã do Futuro partirão da “Polícia Militar” e do “Corpo de Bombeiros”.
    Já está tudo certo e acertado.
    Portanto, com a reabertura do Maracanã do Flamengo e com a certeza de que todos os jogos do Flamengo serão sempre realizados naquele estádio, os investidores e anunciantes levarão todos os seus interesses e recursos para o estádio do Flamengo.
    Temos de aproveitar o máximo até 2015.

    Retornando ao tema, fazendo um exercício de linguagem sob propaganda, tive a oportunidade de enviar ao Blog do grande Botafoguense PC Guimarães a mensagem abaixo, brincando com a marca Brahma e demonstrando, de brincadeira, que as cadeiras não necessitariam receber o vermelho.

    Vejam meu exercício:

    “PC
    Compreendo o interesse comercial da Brahma e a divulgação das cores do seu principal produto. Entretanto, sabemos que a mesma Brahma produz – e sob uma qualidade incontestável – o Chopp Brahma Black – cremoso – cujo naipe é o fundo preto com letras brancas. E não esquecer, ainda, da premiadíssima cerveja Bohemia em sua versão Escura, cujo naipe tem o fundo preto e letras douradas.
    As duas, produtos da Brahma, seriam muito indicadas perante um time que preza pelas suas cores preto e branco. As cadeiras ficariam nos padrões alvinegros, fundo preto e letras em branco: BRAHMA BLACK ou simplesmente BOHEMIA. Nem me atreveria dar uma de esnobe e indicar a possibilidade de outra cerveja, também produzida pela mesma Brahma: Franziskaner Hefe-Weissbier Hell, com naipe de fundo preto e letras também brancas, porque de tão pernóstico que até eu mesmo me apedrejaria.”

    E o grande Botafoguense PC Guimarães respondeu:

    “Valeu a sugestão, Merlin. São comentários qualificados como o seu que valorizam este Blog.”
    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    twitter.com/#!/Merlin1534

    PS. Quando estou envergando a camisa do meu Botafogo só bebo BRAHMA BLACK.

    • Por que nós botafoguenses não buscamos sensibilizar a Brahma, por meio de e-mails, solicitando que, como propõe o amigo Merlin, que ela priorize a marca BRAHMA BLACK como a marca do Engenhão? Em seus comerciais ela até poderia utilizar o bordão: Brahma Black, a cerveja dos alvinegros! Ou: Brahma Black, a preferida de nove entre dez estrelas alvinegras! E porque não?

    • MEU CARO MERLIN, OUTRO DIA FIZ UM COMENTÁRIO A RESPEITO DE UM JOGADOR QUE VI JOGAR NO INTERIOR DO MARANHÃO MAS NÃO SEI SE VC VIU E SE ME RESPONDEU…. ABRAÇO AMIGO!!!

      • MERLIN

        Ao Botafoguense Juda Pires Muniz,

        Respondi sim.
        Vá lá ver.

        Saudações alvinegras de cinco pontas.

        Merlin
        A bordo do Botafogo desde 1534

        twitter.com/#!/Merlin1534

  • Bom depois de ler muitos comentários cheguei a seguinte conclusão a cor das cadeiras não importa des de que não sejam vermelha e preta, mas li outros comentários e dou razão, os torcedores pediram pra pintar as cadeiras de preto a branco e o presidente disse que não podia por blá blá blá blá… como agora pôde pintar de vermelho e branco essa enganação que não pode. outra coisa não gostei nada do presidente dizer que nossas cores não atraem patrocinio, visibilidade não me lembro se foram essas as palavras, mas de qualquer forma achei uma grande ofensa o que o senhor mauricio falou, quer dizer que nossas cores não atraem patrocínio mas o vermelho atrae

    • rafaelreis

      Então Ivosc faz o seguinte: desembolsa o dinheiro que ambev tá desembolsando para ajudar a manter o estádio ai vc vai poder negociar essa palhaçada da cor.

      Tenho dito, O PROBLEMA NÃO É ISSO, O PROBLEMA SÃO OS TORCEDORES ZÉ ROELA Q SÓ SABEM CRITICAR MAS NÃO TEM A CAPACIDADE DE DESEMBOLSAR R$25,00 REAIS POR MAIS PRA FAZER O PLANO MAIS BARATO DE SÓCIO TORCEDOR, DÁ UM TEMPO, VCS QUEREM EXIGIR MUITO.
      VAI PRO ESTÁDIO DEPOIS VC COBRA.

      • Amigo voce não entendeu nada não critiquei as cores da arquibancada aliás esse acordo e ótimo financeiramente pro clube o que eu gostaria que a diretoria explicasse porque os torcedores não puderam pintar as cadeiras com as cores do botafogo, segundo ele por causa de um tal acordo, só que agora ele pintou, não importa se foi de vermelho e branco, azul ou verde ele pintou, mas algúm tempo atrás ele disse que não podia, isto que eu gostaria de entender.

        • Outra coisa Rafael como pode o nosso presidente dizer que nossas cores não tem visibilidade, será que as cores de um time que tem o escudo mais lindo do mundo (fonte FIFA), cedeu mais jogadores a seleção é o 12 mais importante do mundo, além das inúmeras estrelas que jogaram por aqui não ter visibilidade comercial, se o presidente que deveria ser quem mais deveria valorizar as cores do Botafogo não valoriza como os outros torcedores valorizaram, mais uma vez não fiquei chateado com o acordo, mas o presidente foi profundamente infeliz em seu comentário.

  • Thiago Affonso

    Tanto clube ae que tem estadio e nao sabe tirar proveito financeiramente com isso, enquanto o nosso vem conseguindo ter renda e ficam chiando besteiras so pq as cadeiras sao vermelhas e brancas?

    Ninguem chiava quando era e sao azuis!

    O que nao pode é ter as cores do EXU (leia-se flamengo)!!!!!!!

    • andre fabiano

      pode colocar até preto e vermelho , oque importa é entrar dindin e ter o time bom e que vença no nosso estádio , as cores se a torcida fizer seu papel ficará as cores da nossa bandeira, fogooooooooo dalhe assunção

  • wilson j. oliveira

    esse negocio de cor de cadeiras, é por causa dessa oposição, que não ajuda em nada, só porque esta chegando as eleições eles querem tumultuar o ambiente, valeu presidente continue assim que o FOGÃO vai longe.

  • Dudu Sena

    É válido sim, é importante arrecadarmos dinheiro e também seguir o conselho do nosso Presidente, que é o de encher o estádio, só assim os insatisfeitos não teriam do que reclamar já que não apareceria, vamos comparecer e empurrar nosso Fogão!

  • Leonardo

    Todos estão fazendo a sua parte, direção, comissão tecnica e jogadores, só falta a torcida fazer a sua, essa nossa torcida é uma vergonha, infelizmente para minha tristeza é uma das piores do brasil, se eu morasse no Rio com certeza iria em todos o jogos. Vamos parar de reclamar e tentar lotar pelo menos uma vez o engenhão.

    Fogão Campeão!

  • Gilson

    ISSO É TÃO IRRELEVANTE!!!!!

    NÃO VEEM QUE COMO A IMPRENSA FOCA O ASSUNTO….. CUIDADO LEITORES, NÃO ENTREM NESSA.

    O DINHEIRO DA BRHAMA É MUITO BEM VINDO!!!!

    A BRAMA É “VERMELHO E BRANCO” … E O ZECA PAGODINHO ….É BOTAFOGUENSE!!!!!

  • Amigos, se a cor de alguma coisa fosse assim tão fundamental para o exercício do torcer pelo futebol, por que, então, não trocamos o nosso sangue vermelho, por outro que seja autenticamente alvinegro? Ou por que não fazemos campanha para que o nosso gramado, ao invés de verde (que é cor do Palmeiras), seja pintado como um tabuleiro alvinegro? Gente, nunca vi coisa mais chinfrim que esta discussão em torno da cor das cadeiras! Querem coisa mais feia que aquele tampão que o tal estatuto impôs ao nosso manto principal, por achar que só assim tornariam visíveis os seus números, nas costas dos jogadores? Um simples friso dourado nas bordas dos tais números resolveria a questão da visibilidade e não precisaria ter-se a enfeado tanto! Um estatuto que limita o clube às suas cores, praticamente também o asfixia! Por que todos os demais clubes são livres quanto a escolha dos seus uniformes eventuais e o Botafogo, não? Esse tradicionalismo doentio do Botafogo apenas o apequena aos olhos que vêem! A melhor maneira de impedirmos que qualquer outra cor seja visível em nosso estádio, é cobrindo-as com a nossa presença massiva! O resto é conversa de quem não tem o que falar! Por que ninguém luta por colocar, um símbolo, ou uma bandeira do Botafogo, no alto de cada um dos arcos do Engenhão, de forma a que, assim o estádio seja caracterizado, e visto, como do clube, por quem trafega pela Linha Amarela?

  • BotaPhelps

    Se a torcida fosse aos jogos com certeza não entraria nessa polêmica, pois tampariam as cores. As cores são vermelha e branca e não têm nada a ver com as cores dos molambos. É parar de besteira e parar de pensar nos molambos. BOTAFOGO ACIMA DE TUDO E TODOS SEMPRE!!! No sábado vamos ao Niltão e veremos o FOGÃO ser campeão mineiro, 3 a 0 em cima do Coelhim. Saudações Alvinegras!!!

  • Gilson

    VERMELHO SÓ NÃO COMBINA COM PRETO!!!!!

    O RESTO VALE!!!!!

  • Paulo Pontes

    Ah, oposição só aparece pra gerar polêmica, é essa sua função?, por favor todos dizem que as cores das cadeiras do Engenhão dá um tom frio, agora protestam porque uma pequena parte do nosso estádio será pintado de vermelho, façam de conta que é uma homenagem ao segundo clube de todos nós, o América, nem lembrem do outro clube rival, estão dando ibope pra urubuzada?, a AMBEV, está injetando grana pro clube contratar, vamos apoiar e colocar Maurício presidente por mais 03 anos, vejam como ele pegou o clube e como está agora: resgatando a história e nossos verdadeiros ídolos, os títulos virão também com certeza!

  • Renan Cassiano

    só tem um jeito pinta as outras cadeiras de preto e branco !!

  • só tem um jeito pinta as cadeiras que faltam de preto e branco

  • QUANTA BESTEIRA!
    OPOSIÇÃO HOJE É PODER AMANHÃ E NÃO FARÁ NADA DE MELHOR.
    O LULA É UM GRD EXEMPLO,
    O TIME SENDO CAMPEÃO PODE PINTAR O ESTÁDIO DE ROSA.

  • TORCIDA ALVINEGRA ATENTAI-VOS! ENCHAM O ESTÁDIO E NINGUÉM VERÁ A COR DAS CADEIRAS!!!
    NÃO SENDO PRETO E VERMELHO(ARGH! ARF! UGH!, COF!) , O RESTO PODE PINTAR DE QUALQUER COR.
    REPITO : SE A TV MOSTRAR A COR DAS CADEIRAS , É PORQUE O ESTÁDIO ESTARÁ VAZIO. E NÃO HÁ COR MAIS FEIA DO QUE ESTÁDIO VAZIO. TÁ NA HORA DA TORCIDA REMAR JUNTO. QUANDO O BOTAFOGO COMEÇA A SE ACERTAR , APARECEM COISAS INSIGNIFICANTES PARA ATRAPALHAR.
    SE A INSATISFAÇÃO GERAL AGORA É POR CONTA DA COR DAS CADEIRAS É PORQUE ME PARECE QUE O TIME TÁ BEM.
    VAMO PARAR COM ESSA BABOSEIRA E APOIAR O TIME QUE TA COMEÇANDO A DAR LIGA.
    SENÃO VEJAMOS: VOU ESCALAR UM TIME DE BOAS NOTÍCIAS
    1 – JEFERSON ATÉ QUE ENFIM VOLTOU DA ARGENTINA ;
    2 – LUCAS MUDA TODA A POSTURA DA ALA DIREITA PRA MELHOR ;
    3 – CORTÊS É SELEÇÃO CERTA NO FUTURO HONRANDO A CAMISA QUE JÁ FOI DE NILTON SANTOS E MARINHO CHAGAS
    4 – MARCELO MATTOS NOS ORGULHA COM SEU FUTEBOL E SEU COMPROMETIMENTO COM O CLUBE ;
    5 – RENATO FINALMENTE ESTREOU CONTRA O VASCO E TA ENTRANDO EM FORMA ;
    6 – O MAGO TÁ VOLTANDO A SER O QUE SABEMOS QUE ELE É ;
    7 – O HERRERA É UM GLADIADOR
    8 – O ALEX É GOLEADOR NATO
    9 – O CAIO ENFIM TÁ DEIXANDO DE SER PROMESSA
    10 – O CIDINHO , DEPOIS DE MUITO TEMPO , SERÁ UM NOVO CRAQUE SAINDO DA MESMA FÁBRICA DE GARRINCHA , DIDI , NILTON SANTOS , JAIRZINHO ,PAULO CÉZAR CAJU , MENDONÇA E ETC…
    11 – EL LOCO . QUE TIME NESSE PAÍS NÃO GOSTARIA DE TER UM ÍDOLO COMO O NOSSO LOCO ABREU? VIDE AS TENTATIVAS FRUSTADAS DE CRUZEIRO , PALMEIRAS , CORINTHIANS , FLAMENGO E OUTROS TIRÁ-LO DA GENTE.
    ENTÃO GALERA! SÓ FALTA AGORA A CAMISA 12 , TRADICIONALMENTE CHAMADA DE TORCIDA . VEJAM O EXEMPLO DA TORCIDA QUE A GENTE MAIS ODEIA. ELES NÃO PRESTAM , MAS TÃO SEMPRE APOIANDO E LOTANDO ESTÁDIO BRASIL AFORA.
    É HORA DE ACORDAR! CHEGA DE SOFRER! ATÉ PARECE QUE VOCÊS GOSTAM DE SER COITADOS!
    TÁ NA HORA DE SER GRANDE! OS 21 ANOS DE JEJUM PASSARAM , MORRERAM E ESTÃO ENTERRADOS. AGORA É HORA DE SER O MELHOR DO SÉCULO XXI
    CHEGOU A HORA DA ESTRELA MAIS LINDA BRILHAR.
    ABRAÇO À TODOS !
    FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

  • Gilson

    CADE O MEU COMENTÁRIO??????

  • Acho que nao deveria ser pintado em vermelho. Ate o letreiro deveria ter sido mudado, pois também e vermelho.
    O clube precisa arrecadar, e nada melhor que parcerias com patrocinadores, mas tudo deveria ter sido acordado na hora de fechar o negocio.
    Para que vocês tenham idéia como isso e relevante, na Argentina, na campo do BOCA JR, a logo da coca-cola e pintado em preto e branco, para evitar o vermelho do seu maior rival, o RIVER PLATE.
    Trata-se de um detalhe, mas que pode ser entendido pelo patrocinador, acho eu.
    Também o seguinte, caso nao se chegue a um acordo amigável, nao e o fim do mundo, pois e melhor ter um time compatível com as tradições do clube, ao invés de ser tudo pintado de preto e branco e o time só levar pancada, com elenco abaixo da media.
    Se puder mudar, melhor !

  • Onde escrevi letreiro, digo, placar eletrônico.

    Desculpem !

  • Paulo Pontes

    Aproveitando o espaço, gostaria de perguntar para o Sr. Juiz Fernando de Freitas, candidato a presidência do clube, que ficou como diretor das divisões de base do Botafogo de 2000 a 2008, oque nós ganhamos nesse período?, ora ao invés de tentar pegar a coisa pronta, colabore com
    a atual diretoria, seria mais digno. Saudações botafoguenses porque alvinegros tem muito.

  • Bruno Gomes

    Acredito que as cores da arquibancada não são nossos maiores problemas, desde que não seja preto e vermelho, claro! Temos de nos preocupar é com a morosidade que o Botafogo joga, na partida de ontem se força um pouco mais ganha de 4 ou 5 sem susto, temos de parar com esta postura de fazer gol e defender o resto do jogo. Time é tecnico, temos bons jogadores, pelo menos na média das demais equipes, temos de ter atitude, atitude de time vencedor…….
    Vamos lá fogão!

  • Carlos Guerra

    ALÔ PESSOAL DA BRAHMA !
    Pinta tb de vermelho e branco o outro setor e dobra o valor que vcs pagam ao meu Fogão. Precisamos de vcs, da João Fortes, da Havoline, da Guaraviton … e de todos que tiverem uma grana e quizerem investir no nosso Fogão.
    Eu estou investindo a alguns anos como sócio torcedor e comprando sempre na loja oficial para mim, família e amigos.
    E tem mais …eu vou a todos jogos para apoiar. VAIAR NUNCA !!!
    FUI ! ! ! !

  • Pedro Carbone Da-lhe fogão

    NÃO VEJO NADA DEMAIS,EM TER AS CADEIRAS PINTADAS DE VERMELHO E BRANCO. MAS SE O SETOR DE MARKETING DO PATROCINADOR, FOSSE UM POUCO MAIS INTELIGENTE E CRIATIVO,ARRANJARIA UM OUTRO JEITO DE DIVULGAR A MARCA,POIS CASO O ESTÁDIO LOTE NINGUEM VAI VER PROPAGANDA NENHUMA. A NÃO SER QUE FECHEM AQUELE SETOR DAS ARQUIBANCADAS,PARA JUSTAMENTE DIVULGAR O PRODUTO.

  • Marduk

    As cores da Brahma é vermelho e branco, não vejo problema, mas que é desconfortável é, no final das contas o que vale é os cofres do Botafogo cheio de dinheiro!

  • pelo amor de deus se a presidencia cair na mao do andres silva eu nao piso mais nk no engenhao por favor naçao nem pensar nisso olhem ai
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/08/presidente-anunciara-em-setembro-decisao-sobre-possivel-candidatura.html#equipe-botafogo

  • rafaelreis

    Abaixo segue o motivo das cores das cadeiras:
    Quem quiser saber mais acesse http://www.botafogo.com.br

    Stadium Rio cada vez mais forte

    Tamanho da letra

    Contrato com a Ambev faz estádio alcançar receita recorde e garante investimentos no estádio
    Crédito: BFRCrédito: BFR

    O Botafogo fechou com a Ambev o mais rentável e abrangente contrato de patrocínio da história da empresa com um clube de futebol e o maior contrato de patrocínio a um estádio no país.

    O já divulgado apoio na manutenção do gramado, que se iniciará agora com a chegada de um especialista internacional holandês para qualificar ainda mais essa operação, é apenas uma das contrapartidas envolvidas na parceria. A construção de duas moderníssimas salas de imprensa e a qualificação do som e do telão, entre outras ações, complementam uma intervenção que, adicionada aos aspectos financeiros de proporções inéditas, trará benefícios para o torcedor e para o espetáculo.

    “O contrato com a Ambev é a resposta a todo um trabalho de rentabilização do nosso estádio, deficitário e com problemas operacionais no início de 2009”, afirmou o Diretor-Executivo Sérgio Landau.

    “Nosso compromisso com o Botafogo através do Stadium Rio é apoiar de maneira importante a qualificação do estádio”, disse Rafael Pulcinelli, gerente de futebol da Ambev.

    Construído em 2007 para sediar os XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Estádio Olímpico Municipal João Havelange se tornou este ano o principal palco de partidas de futebol em virtude do fechamento do Maracanã. Futebol e megaeventos. O ex-Beatle Paul McCartney foi o responsável por colocar o estádio alvinegro no circuito mundial de grandes eventos. Outros megaeventos já estão agendados e ainda serão divulgados, formando um calendário, que até o final de ano, consolidarão o estádio como referência internacional na área de entretenimento.

    Circuitos publicitários, eventos de marketing, projetos sociais e a instalação da Universidade Gama Filho, por exemplo, compõem um panorama de ocupação que transformou a arena em um equipamento superavitário, retirando do futebol a incumbência de sustentar o estádio.

    “Um estádio com o nível de sofisticação do Stadium Rio não se rentabiliza com a receita de um único time de futebol. Por isso, além dos grandes shows e de fecharmos um acordo para outros clubes jogarem no estádio, importante para a atração de mais patrocinadores, estamos promovendo uma grande e qualificada ocupação em nossa arena, transformando-a em referência para os novos equipamentos que se instalarão nos próximos anos no país”, completou o diretor.

    O contrato com a empresa de bebidas vigorará pelos próximos 3 anos e contribuirá de modo importante para que o Botafogo se fortaleça cada vez mais.

    “Nosso foco total é a torcida. Por mais que, para alguns, pareça um contra-senso, por vezes tomamos algumas decisões que contrariam a lógica apaixonada do torcedor por sabermos que, no fim, os recursos obtidos com nossas negociações se revertem para o nosso grande objetivo: fortalecer o time de futebol e proporcionar alegrias ao torcedor do Botafogo”, acrescenta o presidente Mauricio Assumpção.

    Botafogo de Futebol e Regatas

    • Acho que a posição de alguns torcedores e que poderia aproveitar a marca do novo patrocinador, mas em preto e branco, como se personalizasse as arquibancadas.
      Tenho minha opinião também, se pudesse compor a marca com as cores do Botafogo, seria melhor, mas entendo que o patrocinador deve ter também a contrapartida. E claro !
      Para terem idéia, no campo do BOCA JR em Buenos Aires na Argentina, o logo da coca-cola, imaginem, e em preto e branco, para evitar o vermelho de seu maior rival, o RIVER PLATE.
      Mas concordo com o que nos transmitiu o Rafael Reis, precisamos apoiar a atual diretoria, pois e claro que estão fazendo o possível para o crescimento do Glorioso.
      Sou apenas totalmente contra e a manutenção do inutil, medíocre, incompetente, omisso do Alessandro, isto eu nao perdôo.
      Trata-se do pior lateral do futebol Brasileiro entre todas as divisões.
      Nao sabe marcar, nao sabe apoiar, nao sabe driblar, nao sabe chutar, nao sabe cruzar, nao sabe bater faltas, não sabe bater escanteio, ate lateral com a mão erra quase todos, então me diga Rafael Reis, por que manter um inutil desses no time ?
      O cara tem 32 anos de idade, 16 de futebol e nenhuma característica positiva.
      A 4 anos de pura improdutividade dentro do Botafogo e ate para tira-lo do time tem que ter o maior cuidado, impressionante ! O que este cara tem dentro do Botafogo ?
      Por favor, responda-me Rafael Reis, já que você esta dentro do clube e esta bem informado.
      Esta situação incomoda um No muito grande de torcedores, e demonstra ou incompetência da diretoria ou alguma outra coisa que nao sei o que, mas faz com que nos torcedores duvidamos do profissionalismo dentro do clube.
      Quando ele sair do Botafogo, nem na 2a divisao ele tem vaga.

      FORA ALESSANDRO ! FORA ALESSANDRO ! FORA ALESSANDRO !

      Por favor, Rafael Reis, gostaria de um comentário seu a respeito do assunto Alessandro.

  • LEandro

    Na verdade o grande problema é que se pode pintar ali de vermelho, porque ainda pintaram o restante nas cores do fogão? todo clube tem seu estádio personalizado, daqui a pouco vai virar um estádio “público”

  • beto gallo

    desde ja venho por essa declaração que muitos estão querendo estigar uma briga entre a torcida e o presidente…não vai rolarrr, pois a torcida está fechada com a diretoria geralllllllll do fogãooo….portanto está dando dinheiro ao fogão ta bom pow…so não pode pintar de preto e vermelho…pq tb se for levar por isso azul é a cor do botafogo???NÃO! ENTAO ARRUMEM OUTRA DISCORDIA AI GENTE MAS ESSA NEM ROLA!

  • VALDILON MACEDO

    O QUE IMPORTA MESMO E VER O BOTAFOGO AUMENTANDO SUA RENDA E CRECENDO,
    PARA PODER CONTINUAR CONTRATANDO BEM, E GANHAR TITULOS E EXPRESSÃO NACIONAL E MUNDIAL , O VERMELHO SO SERA VISTO SE O ESTADIO ESTIVER VAZIO, VAMOS PRO ENGENHAO
    FAZER DE LA UM LUGAR PARA ALEGRIA GERADO PELO NOSSO FOGÃO
    MACEDO -GOIANIA -GOIAS -BRASIL

  • ronnie fogo

    acho que toda forma de arrecadar é legal , mas todos sabem que aqule vermelho é da brahma e nao de outras equipes; se os outros assentos estivessem nas cores do clube mais lindo do mundo nao teria tantas polêmicas abrasss avante selefogo!!!!!

  • Luiz

    Não podemos ficar contra a diretoria por causa da cor das cadeiras do Engenhão(exceto se for vermelho e preto),o dinheiro arrecadado é necessário. Queremos um título de expressão(Sul-Americana,Brasileiro,Copa do Brasil,Libertadores e até o Mundial),para isso é necessário arrecadar mais. Ir ao estádio,ser sócio-torcedor e comprar produtos oficiais irão ajudar,porém temos de utilizar da TV e patrocínios também. Pra terminar realmente o jogo da TV aberta que deveria passar era o do Fogão(normalmente o time que joga fora do Rio),mas infelizmente a TV não entendeu assim.

  • Machado

    Sempre tive na cabeça que os botafoguenses, de um modo geral, se preocupam demais com a mulambada. Os bambis também tem vermelho na bandeira, os bacalhaus também tem lá um vermelhinho, o ameriquinha é vermelho, o bangu também. E ninguém falou nada. E se todas as cadeiras do estádio fossem vermelhas? O Botafogo não deveria participar da licitação para administrá-lo? Isso tudo é bobagem e só acontece porque remete ao flamengo. Sou de um tempo em que a mulambada é que se preocupava conosco, e não nós com eles.
    Apesar disso, acho possível fazer o painel da Brahma em preto e branco. E, de quebra, ainda dou de graça o mote da campanha de marketing: “Brahma, a cerveja que respeita as tradições”.

    • nogueira

      porra mandou ver!!!!!!! show de bola!!!!!!!!! mais se não trocarem o vermelho das cadeiras pelo preto, poderíamos levar sacos pretos para colocar nas cadeiras vemelhas assim ficaria BRAHMA de branco e em volta preto acredito q se nossa torcida fizesse isso seria uma grande demonstração de amor ao clube, valendo lembrar não tampar o logotipo de brahma com as sacolas pretas em cima do branco pois a mesma está investindoc em nosso clube, imaginem a repercussão da mídia seria show.

    • Show de bola!!! “BRAHMA , A CERVEJA QUE RESPEITA AS TRADIÇÕES” A hora agora é de precssionar a AMBEV e não op BOTAFOGO . Vejam o exemolo do BOCA JUNIORS com a COCA-COLA sem o tradicional vermelho…

  • Dirlei

    Acho tudo isso uma palhaçada,o Botafogo precisa de grana para ter suas contas em dia e sinceramente fazer esse barulho todo só porque parte das cadeiras foram pintadas de vermelho e branco. Até onde eu sei o Flamengo é vermelho e preto e as cores que lá estão representam uma marca de cerveja que vai bancar o engenhão, quais as cores do Bangu américa internacional? Todos sabemos que são as que estão no estadio e essa merda não tem nada haver com o flamerda. Oposição vai caçar marido e deixa a porra das cadeiras do jeito que estão,vão empacotar fumaça
    para de encher a porra do saco. Estão encomodados, pague a porra dos custos do engenhão e pintam tudo de preto e branco. Se não tem grana pra isso é melhor ficarem quietos e não atrapalhem quem esta lá.

  • A oposição tem que ser contra ,já viu oposição a favor.É isso ai fogão avante meu botafogo do coração.

  • Mac Callister

    VAMOS PARAR DE BABAQUICE!!!
    – DAQUI A POUCO VÃO RECLAMAR QUE A GRAMA TEM DE SER PRETA E BRANCA PQ O VERDE E BRANCO LEMBRA O PALMEIRAS;
    – SÓ VAI PODER JOGAR DE NOITE PQ DE DIA O AZUL DO CÉU LEMBRA O CRUZEIRO;
    – O PLACAR ELETRONICO VAI TER DE DAR INFORMAÇÕES EM CHINÊS, PQ EM PORTUGUÊS PODE LEMBRAR O VASCO… E POR AÍ AFORA…
    PQ QUE EM VEZ DE CRITICAR A PINTURA DAS CADEIRAS, NÃO COMPARECEMOS AO ESTADIO E AS COBRIMOS COM A NOSSA PRESENÇA??
    GOSTARIA MT QUE O NOSSO FOGÃO CHEGASSE A SITUAÇÃO DE UM BARCELONA DA VIDA, QUE COLOCA O QUE QUER EM SUA CAMISA (SE DÁ AO LUXO DE ESTAMPAR A UNICEF A CUSTO ZERO) E SE AUTO-SUSTENTA (TÁ CERTO QUE TER O MESSI NO TIME AJUDA BASTANTE), MAS ENQUANTO ESSE DIA NÃO CHEGA, VAI SER ASSIM QUE IREMOS CAPTAR RECURSOS, OU ALGUÉM AQUI ACHA QUE $$$ CAI DO CÉU? E OUTRA: O EIKE BATISTA AJUDA TANTO O FOGÃO QTO O ROMÁRIO AJUDA O AMERICA!!!
    ATÉ ACHO QUE NOSSA DIRETORIA DÁ MT MOLE, MAS QUEM ACHAR QUE ASSIM ESTÁ HORRIVEL, QUE FAÇAM PROTESTO EM FRENTE A GENERAL SEVERIANO PEDINDO A VOLTA DE ROLIM E MAURO NEY. ALGUÉM SE HABILITA??? ENTÃO, VAMOS PARAR DE BABAQUICE E VAMOS TORCER!!

  • Nivaldo Alves

    Não vejo nenhum problema, desde que o botafogo arrecade para poder ter um time para disputar os titulos.

    Agora chegou a nossa vez, vamos prestigiar o time no sábado.

    Sds Alvinegra.

  • Por que eu não vejo ninguém aqui reclamar do fato de que, visto da Linha Amarela, o Engenhão nada tem que o caracterize como sendo um estádio do Botafogo? Por que eu não vejo ninguém, aqui, apoiar a idéia de colocarmos um símbolo do Botafogo, ou uma bandeira sua, no cimo de cada um dos seus arcos de forma a dar-lhe um ar alvinegro? Chega de ficarmos aqui a enxugar gelo, gente! Isto de que estamos vendendo o Engenhão, por melhor tirarmos proveito dele, é que está, de fato, incomodando aos nossos adversários! Não passa de um pretexto para dizerem, depois, que estamos descaracterizando um bem público! No fundo, é um debate inócuo que, apenas, visa nos desfocar do objetivo final!

    • OLHA PAULO, SEMPRE QUE PASSO POR LÁ, TBM SINTO A FALTA DA SIMBOLOGIA QUE NOS IDENTIFIQUE!!!!

    • MERLIN

      Prezado Paulo Wilson,

      Existe uma foto montagem do Engenhão a noite e, sobre ele está, bem alta, uma estrela de cinco pontas iluminada como a vedadeira Vesper.
      Na foto ela iradia luz como se fosse uma estrela.
      A estrela é mais do que suficiente para identificar o Botafogo internacionalmente.
      Aliás, foi por causa dela que o nosso escudo foi considerado, em três oportunidades, duas delas em eleições internacionais, o mais lindo do mundo.
      Basta a estrela.
      Basta a estrela.
      Basta a Vesper.

      Saudações alvinegras de cinco pontas.

      Merlin
      A bordo do Botafogo desde 1534

      twitter.com/#!/Merlin1534

  • nogueira

    TORCIDA, vamos tampar só o vermelho por sacolas pretas……. porra o cento das sacolas deve custar algo em torno de uns 5 reais eu não me importo de levar.

  • SINCERAMENTE? NÃO ENTENDO O PORQUE DESES QUESTIONAMENTOS… TAMBÉM GOSTARIA DE AQUI FAZER O MEU… QUAL SERIA A INTENÇÃO DESTE BLOG OU DESSES MEDIADORES??? COM QUE INTENÇÃO SE LEVANTA UMA BOLA MUCHA DESSA??? O BOTAFOGO VIVE, SE NÃO UM MOMENTO MUITO BOM, PELO MENOS UM DOS MELHORES MOMENTOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS… POREM PARA SE ADMINISTRAR UM PATRIMÔNIO DESES, TEM QUE SE TRABALHA MUITO. PQ CLUBE DE FUTEBOL NENHUM NO MUNDO SOBREVIVE SÓ DO FUTEBOL. PORTANTO A INSTITUIÇÃO BOTAFOGO TEM QUE HONRAR COM SEUS COMPROMISSOS. O ESTÁDIO ENGENHÃO POR SI, JÁ É UM GASTO MUITO GRANDE. QUE NÃO DEU LUCROS ATÉ AGORA!!! É NATURAL QUE SE BUSQUE PARCERIAS, E A PARCERIA TEM QUE MOSTRAR SUA MARCA. ENTÃO QUAL O PROBLEMA DA BRAHMA PAGAR PARA EXPOR SUA MARCA NO ENGENHÃO???QUE PATROCINADOR PAGA PARA NÃO EXPOR SEU MONE, MARCA E CORES???? O BOTAFOGO TEM UM NOME E TEM UMA COR… ASSIM A BRAHMA TBM…. MAS COMO É ANO DE ELEIÇÃO, ESTÃO DE TODO JEITO QUERENDO TUMULTUAR UM AMBIENTE QUE COMO FALEI: SE NÃO É MUITO BOM, TAMBÉM NÃO É RUIM!!!! EU NÃO ACREDITO QUE ESSE RAPAZ ESTEJA COBRINDO O BOTAFOGO SÓ COM A INTENÇÃO DE DIVULGAR AS COISAS DO NOSSO FOGÃO… TEM ALGUMA COISA POR TRÁS!!! ISSO É UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO COM A INSTITUIÇÃO BOTAFOGO E COM TODOS NÓS… QUAL O PROBLEMA DA COCA COLA COLA ESTAMPAR SUAS CORES VERMELHA E PRETO, SE ELA ESTÁ PAGANDO??? ENTÃO???? ISSO É UMA GRANDE BOBAGEM… VAMOS FALAR, MAS COM COERÊNCIA, RESPONSABILIDADE E ÉTICA… NÓS TEMOS QUE TER CUIDADO COMO QUE COM ESSAS PESSOAS QUE FAZEM DE TUDO PRA MANCHAR A INSTITUÍÇÃO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS… EU NÃO ACEITO… SÓ ISSSO!!!!!!!!!!!

  • Eu quero ver meu FOGÃO CAMPEÃO,quanto a cor das cadeiras… pode pintar de rosa,roxo,enfim pode tirar até as cadeiras pois só vejo jogo em pé mesmo…

  • rhamon fogão

    Saudações a galera alvinegras…
    Caríssimos, gostaria de dizer que nós botafoguenses devemos apoiar, incentivar ao máximo a nossa diretoria a lutar e conquistar importantes patrocínios para o nosso tão amado clube.
    Não será a cor das cadeiras que diminuirá o amor dos verdadeiros botafoguenses, afinal de contas, como disse o nosso presidente, se comparecermos em massa no mais moderno da América, a nossa casa, não veremos a cor das cadeiras e sim a cor vislumbrante de nossas camisas, a beleza de uma torcida apaixonada que aterroriza os rivais que visitam nossa casa.
    Amigos só com patrocínios, com dinheiro que conseguiremos fazer a nossa Estrela brilhar cada vez mais alto, onde é verdadeiramente o lugar dela acima de todos os outros…

    Saudações alvinegras!!!

  • As Cores não importa para mim,se essa receita vai ajudar o nosso fogão a montar um bom elenco para disputar titulos eu não me importo.

  • concordo com vc André conceição, temos é que enxer o engenhão e tampar todas as cadeiras com nossas camisas alvi negras e apoiar de pé o time, e não ficar com essa frescura de cor de camisa. Isso é coisa de tricolor…

  • Srs. Botafogueses, sou alvinegro desde muito tempo, quero aqui deixar minha opinião sobre a nova patrocinadora do botafogo. Segundo eu sei a AMBEV e Botafogo fizeram um contrato com os co-irmãos ( Vasco, Fluminense e Flamengo) para reforma do gramado e sua manutenção e por conta disso a Ambev usaria um espaço escolhido pela tal para expor sua longomarca, então se é para melhorar o gramado e alçgumas dependencias do do estadios para melhor receber nos torcedores, eu estou de acordo. Então antes de sair por ia falando o que não deve, por favor procurem saber o porque! Valeu galera, um forte abraço.

    • Wesley

      O contrato é apenas para o engenhão, o botafogo vai apenas economizar com o aluguel e manutenção o que sobraria apenas 500mil. Alguns vão disser que 500 mil é muito mais hoje o TH do Flamengo ganha em acima de 700 mil e se esse dinheiro sobra não dará para pagar o salário de um jogador de nível.

      A brahma vai cuidar do gramado e fazer modernização de cabines e salas de empresa, para que o visitantes possam se sentir em casa enquanto nós que deveríamos ser os donos desta casa ficaremos com caras de idiotas. A brahma com milhões no bolso em publicidade, os nossos ‘co-irmão” jogando em nosso estádio com gramado “bonitinho” e ganhando títulos nele enquanto o Botafogo é passado para trás com as mentiras do atual Presidente.

      Querem que lotemos o Engenhão para esconder aquela atrocidade em vermelho, mas esquecem que o que leva torcedor ao estádio é jogadores de renome, bons times e títulos, e todos aqui pode notar que esse elenco(que é um do melhores do Botafogo em anos) só vai conseguir brigar pela ultima vaga da libertadores, pois a realidade mostra que é praticamente impossível ganhar o brasileirão.

      Só lembrando 16 anos sem ganhar um título de expressão em nível nacional. Pensem nisso.

      Saudações alvinegras.

  • Marcus Vinicius

    Amigos (irmãos) Alvinegros, conforme foi dito pelo Presidente do Fogão, se a nossa torcida comparecer em massa ninguém vai perceber a cor da cadeira, vi que o nosso time tem sim grandes chances de ir para a Libertadores, porém o nosso maior problema é elenco…… ñ vejo um substituto a altura do Lucas na Ld, Alessandro(velho), temos apenas um volante na reserva bom que é o Lucas Zen, ñ tem um Atacante como o Loco ………… pois o Alexandre Oliveira , eu espero que ele estreie, pq ainda ñ mostrou o pq veio……….

  • Guilherme , sei que esse não é o assunto em pauta, mas: é verdade que o Bota vendeu e/ou emprestou o Jairo, revelação da base?

  • Luis Augusto

    Acho isso uma grande bobagem, vivem reclamando que não temos time, não vão ao estádio e quando fechamos o patrocínio do estádio fica essa discussão sem sentido. Por um lado dá até mais mídia para a Brahma e quem sabe não aumentam até os valores do patrocínio por conta de toda a divulgação que estão tendo com essa polêmica. Que continue a discussão por aí. E também não precisa se preocupar com o impacto negativo, pois nossa torcida não consegue nem se mobilizar para ir ao jogo quanto mais para fazer algum boicote à Brahma. Chama o Zeca Pagodinho (botafoguense e brahmeiro) e pede para ele servir uma gelada e acabar com essa conversa fiada. Saudações Alvinegras!!!

  • Rodrigo

    Gênios que acham absurda a ideia..

    1- Ambev paga mto bem ao clube para estampar a marca
    2-Algum dia as cadeiras tiveram as cores do clube?(então vamos parar de “tricolagem”)
    3- Se a p**** do estádio estiver cheio, ninguem vai ver akelas cadeiras!!!

  • BEM PIOR QUE AS ARQUIBANCADAS EM VERMELHO E BRANCO, E O PLACAR ELETRÔNICO EM VERMELHO E PRETO, E NINGUÉM ATE O MOMENTO FALOU NADA.
    DESDE QUE O BOTAFOGO ASSUMIU O ENGENHAO, DEVERIAM TER MUDADO AS CORES DO PLACAR ELETRÔNICO, ESTE SIM E O PROBLEMA !

    PESSOAL, VAMOS APOIAR A DIRETORIA E O TIME, MAS SEM O INUTIL, INCOMPETENTE, MEDÍOCRE, OMISSO DO ALESSANDRO, A MAIOR ABERRAÇÃO DO FUTEBOL ATUAL NO BRASIL.

    FORA ALESSANDRO ! FORA ALESSANDRO ! FORA ALESSANDRO !

  • Daniel

    O Engenhão deve sim ser caracterizado com as cores do Fogão, mas cadeiras azuis já divergem do fato. A torcida tem que entender que o patrocínio é lucrativo, e como o presidente disse, se a torcida encher o Engenhão, não verá cadeiras vermelhas.

  • Garrincha

    Ė verdade q o vermelho nāo fica bonito num espaço grande como a ala sul.
    Agora, dai a dizer, em pleno seculo XXI, na era do capitalismo, quando todos
    sabem q os clubes sobrevivem sobretudo de patrocinio de empresas privadas,
    q permitir uma tinta vermelha no engenhåo atenta contra torcida e as tradições
    do clube, isso já ė demais!!
    O q atenta contra a torcida e as tradiçõesbdo botafogo ė não ter time e nāo ganhar
    nada por falta de recursos.
    Ê mais do que óbvio q temos q tornar o engenhäo rentável atravės destas parcerias,
    para o bem da saúde financeira do clube, q está combalida.
    Como ė q essa turma do contra, q quer time forte, achando q o clube vai arranjar
    recursos pra financiar o elenco?
    Parem de nhem nhem nhem e vāo arranjar algo mais sėrio pra criticar…

  • Garrincha

    A propösito, alguem sabe o valor total apurado pelo clube com esse patrocinio?
    Seria interessante divulgar os numeros pra turma do contra saber qto iamos deixar
    de faturar.

  • diogo jóia

    venda o estadio todo e monte um time, uma seleção,eu qro titulos. o estadio é todo azul mesmo.

  • Roberto

    Quero mais e que meu tima tenha grana para formar um bom time e ser CAMPEÃO!!!
    Ah! Só lembrando que o PRETO E BRANCO também faz parte do uniforme do time RIVAL!!!
    S.A.N
    Rocha

  • BRUNO LIMA

    O QUE EU ACHO QUE NAO TEM NADA A VER SO NAO PODER SER PRETO E VERMELHO O RESTO E MOLE SE NAO TIVESSE A ANBEV O ENGANHAO TAVA FEIO OS LUTROS PARA O TIME NAO IA DA NEM PARA PAGA O EL LOUCO DEIXA ASSIM
    A JA QUE A BRAHMA TA LAR AGORA VER SE BOTA CERVEJA AGORA POR

  • Michel Holanda

    Precisamos de dinheiro para montar elencos fortes! Campanha para vender os setores leste e o oeste para a Red Bull!!! Quem reclama não vai ao estádio! Aquelas cadeiras azuis são horríveis…

  • Luiz Costa

    Discussão boba e totalmente ultrapassada!Basta lotar o estádio que ninguém vai ver se as cadeiras são vermelhas,azuis ou preta e branca.A grana que está entrando vai pela primeira vez fazer com que o Engenhão não seja deficitário e sim,econômicamente viável!Quero um time forte jogando bonito num gramado excelente e num estádio maravilhoso.O resto é pura baboseira !

  • Fernando

    As vezes tenho até vergonha de fazer parte dessa torcida, que não sabe que para pretender ter um time para disputar um campeonato, necessita de dinheiro, para pagar salários em dia e cumprir suas obrigações de empregador, necessita de dinheiro, para manter algum estádio, necessita de dinheiro, para montar CT’s tanto de base ou profissionais, necessita de dinheiro, e que esse dinheiro surge de PATROCÍNIOS, que esses patrocínios possuem cores, logos, etc… Essa questão de cor de cadeiras é o maior absurdo que já li nos últimos tempos, visto que se não me engano as cadeiras do ENGENHÃO, são azuis e não pretas e brancas, e que até hoje ninguém jamais pleiteou que fossem pintadas nas cores do clube. Querem fazer políticagem da forma mais estúpida e absurda que poderiam encontrar. Por que não criam uma mobilização para lotar o estádio em todos os jogos e assim gerar tantos recursos para possibilitarem o clube de não precisar recorrer à patrocínios? Um dia essas criaturas malígnas chamadas de torcedores, descobrirão que o BOTAFOGO talvez seja um dos poucos clubes que sequer precisam de adversário, pois já os tem FANTASIADOS De TORCEDORES e POLÍTICOS DE OPOSIÇÂO. Quando surge um presidente que mobilizou uma torcida através de campanhas de marketing, elevou o nome do clube dentro e fora do país, valorizou tantos craques que jamais foram lembrados e valorizados por tudo que fizeram de bom para o clube, enfim, procuram-se qualquer detalhe por mínimo que seja, para se criar campanhas ridículas de marketing contra aquilo que hoje se ve de sobra nas ruas, manifestações de amor ao BOTAFOGO em um número só superado pelo clube que domina a maior quantidade de torcedor do país, ou seja, do Flamengo…. O ORGULHO DE SER BOTAFOGUENSE!!!!!!!

    • Pedro

      Toda a razão.. amor ao botafogo mas VERGONHA dessa torcida..
      Concordo é com o Assunção(que espero ver se reelegendo): se não querem ver a cor vermelho, que se mobilizem os insatisfeitos para LOTAR o estádio, não ficar fazendo protestos que só vão prejudicar o clube..
      o MAIS BOTAFOGO ainda tem coragem de publicar que a diretoria ofende a “grande maioria” da torcida atraves desse patrocinio mas, felizmente, pelo que eu vejo aqui é só uma minoria de mongoloides que não sabe julgar o que é melhor pro proprio time.. devem ser os mesmos mongoloides que no estádio se preocupam mais em vaiar o proprio time aos 5 minutos de jogo de que apoia-lo até o FINAL, como é sua OBRIGAÇÃO. Falam de ORGULHO mas parece que esqueceram o SIGNIFICADO da palavra. Sou BOTAFOGUENSE acima de TUDO. Acima até mesmo do ORGULHO.. defina-o como quiser.. esse apoio é incondicional… e ninguem cala.

  • Milton Rosas

    A torcida só sabe reclamar, caso não queiram que apareçam as cores vermelhas, é só lotar o Engenhão que estarão ajudando o Botafogo e o vermelho desaparece.

  • Robson de Souza Santos

    Ser Botafoguense é implorar ao Botafogo, que lhe perdoe pela cor do seu sangue e querer crer que um dia há de se tornar alvinegro.”

    infelizmnete nossa diretoria parece até a Bruna surfistinha , faz tudo por dinheiro…mas o dinheiro não compra nossa moral e nem nossa honra!

  • Robson de Souza Santos

    AMAR O BOTAFOGO E RESPEITAR A NOSSA HISTORIA E TRADIÇÃO, O BOTAFOGO É PRETO E BRANCO!!! NAO EXISTE DINHEIRO NO MUNDO QUE MUDE ISSO!!!

  • Robson de Souza Santos

    Ser Botafoguense é implorar ao Botafogo, que lhe perdoe pela cor do seu sangue e querer crer que um dia há de se tornar alvinegro.”

    infelizmnete nossa diretoria parece até a Bruna surfistinha , faz tudo por dinheiro…mas o dinheiro não compra nossa moral e nem nossa honra!!!

  • Robson de Souza Santos

    Ser Botafoguense é implorar ao Botafogo, que lhe perdoe pela cor do seu sangue e querer crer que um dia há de se tornar alvinegro.”
    infelizmnete nossa diretoria parece até a Bruna surfistinha , faz tudo por dinheiro…mas o dinheiro não compra nossa moral e nem nossa honra!!!

  • Robson de Souza Santos

    Ser Botafoguense é implorar ao Botafogo, que lhe perdoe pela cor do seu sangue e querer crer que um dia há de se tornar alvinegro.”
    i

    • Robson de Souza Santos

      infelizmnete nossa diretoria parece até a Bruna surfistinha , faz tudo por dinheiro…mas o dinheiro não compra nossa moral e nem nossa honra!

  • #botapalhaçadanisso

    O problema não é apenas a cor vermelha. O problema principal é que os botafoguenses sempre cobraram da diretoria um Engenhão mais alvinegro, que as cadeiras fossem alvinegras e a diretoria mentiu dizendo que o contrato de licitação não permitia isso e que as cadeiras tinham que ser mantidas como azul. A torcida se sente enganada, desrespeitada, vê nesse gesto o pouco caso que a diretoria fez do desejo dos botafoguenses. E como descobriu isso que foi enganada esse tempo todo ? Da pior maneira possível ! Vendo o estádio continuar a não ser alvinegro e a partir de agora pendendo (em cor) para o lado do mais odiado dos rivais.
    O que mais fará essa diretoria ? Já vai fazer estátua para o “mulambento” octogenário, arrumou torneio na Europa para o impériodo crime “mulambento” disputar junto como Botafogo, ignorou os anseios da torcida por um Engenhão mais alvinegro e está avermelhando aquela joça e o que vem mais por aí ? Vai propor a troca Loco Abreu por Jael ?
    Será que o Fielzão quando estiver pronto vai ter assentos verdes ?

  • Fernando

    Somente para completar…. Para todas essas pessoas que criaram essa polêmica absurda de cor de cadeira, citando o fator rivalidade clubística, adoraria que melhor se informassem… qual o grande adversário carioca o BOtafogo possui que tem como cores o VERMELHO e o BRANCO? SErá que o pobre do AMÉRICA pode ser considerado esse inimigo público, pois se não me engano só ele possui essas cores!!!!!

  • #botapalhaçadanisso

    Luiz Costa, vc é daqueles adestrados que repetem as coisas por osmose ?
    Lotar o estádio como se aquele setor é destinado à torcida visitante ?
    Dã !!!
    Leu isso em algum lugar de outro que não sabe o que diz e vem aqui dar control V ?!

    • Luiz Costa

      Quem fala besteira é vc cara.Em jogos de grande público aquela parte fica tbm tomada pela nossa torcida.Vc foi nos jgs contra Palmeiras ,SP e um pequeno que não me lembro o nome em 2009???Pois devia pra não falar idiotices.Além disso aprenda a ler .Isso é só o início,pois logo logo todo Engenhão ficará colorido com os patrocinadores que estão chegando e despejando grana em nossos cofres.E tomara que seja bem rápido.De minha parte estou torcendo que essa oposição tome tua idéia como bandeira porque será derrota certa!Defensores de causas perdidas.

  • #botapalhaçadanisso

    Garrincha, ninguém sabe de valor algum, é segredo de Estado.

    Só não sei se não falam para:

    * Não despertar a cobiça dos credores.
    * Ou para não passarem vergonha pro causa de valor tão baixo
    * Ou para evitarem de o valor de comissão da Pepira vir á tona

    Então se ninguém sabe, como os defensores da causa ficam aí dizendo que é um dinheiro que vai ajudar o Botafogo a blá, blá, blá… ?

    Vai pagar nossa dívida (que so cresce) ? Não.
    Ao menos abatê-la ? Não.
    Vai dar para fazer uma contratação impactante, de fechar aeroporto como essa diretoria “Pinoquista” disse que faria ? Não.

    Então como defender essa aberração ?

    A Brahma fechou com os 4 clubes. Sabe o que ela vai fazer pelo Botafogo ? Cuidar daquele pasto verde e fazer obras em camarotes (Você lembra queo Engenhão não é nosso, certo ? E sabe que o prazo de 20 anos é “Não prorrogável” ?

    Pois é, e em contrapartida sabe o que a Brahma fará pelos flores ? Construirá/investira no CT deles, que ficará para eles pela vida toda.

    E lembrando que para o BFR ela vai apenas cuidar de gramado e camarotes (que não são nossos !)

    E por falar em cerveja, você lembra da Caracu ?

    Pois é…

    Esses acordo que o Botafogo faz é o verdadeiro acordo Caracu

    Eles entram com a cara, e o Botafogo com o resto.

    • Renato “O Russo” Velloso

      Exelente!!!!!!

  • Vinícius Cabeça

    Acho que o que mais revoltou alguns torcedores, foi o simples fato do presidente dizer que não poderia mudar as cores do estádio para preto e branco quando fizeram esse pedido.(alguma coisa contratual)

    Não sou contra a diretoria, mas o comentário do presidente foi infeliz, pq na sul… quem fica são os visitantes, sendo que quase nunca lota.

    Se esse vermelho e branco der sorte e dinheiro para o botafogo ganhar o brasileiro e a Sulamericana, eu nem me importo, bebo até uma brahma…rs

    Prefiro que a diretoria divulgue os valores de suas transações do que essa parada de cadeira, pq tudo que rola grana não é divulgado, só rola especulação…

    abraços a todos.

    • Faltar com a verdade tem sido a marca do Botafogo enquanto se diz transparente! Não foi apenas neste caso que a diretoria nos mentiu! O que nos deixa fulo é sabermos que desde o início os nossos dirigentes sabiam dos nossos anseios em caracterizarmos o estádio com as nossas cores! Diziam que o processo licitório o impedia! E como não o impede, agora? E se pode, agora, porque nada foi feito no sentido de se buscar satisfazer aos anseios da torcida e dos patrocinadores? Por que aceitaram sem lhes opor qualquer resistência a idéia das cadeiras vermelhas? Por que não lhes ofereceram uma alternativa que conciliassem a ambos interesses? Chega de mentiras e ações enganosas de marketing!

      • Vinícius Cabeça

        foi o que eu disse, eu não me importo muito com as cores, mas acho que poderiam pensar na torcida e na customização do estádio com as cores do BOTAFOGO… mas já que tá feito, o mínimo que eles poderiam fazer é pensar numa saída para esse pequeno conflito.

        eu fico mais intrigado com a contabilidade…

        pelo que vi, o ultimo balanço patrimonial do Bota foi emitido no ano de 2009, não sai um balancete, uma DRE, nada… isso que me intriga, ai passam-se os anos e depois de anos… que sabemos que tal presidência fez isso ou aquilo…

        mas temos que torcer, comparecer e colocar a camisa do Bota sem medo, vamos fechar esse brasileiro e a sulamericana com chave de ouro…

        abração a todos…

        lembrando que não é necessário xingamentos entres botafoguenses, nos somos diferenciados…

  • Bruno Pacheco

    Nunca vi tanta mongolice no mesmo lugar igual vi no “texto” desse tal Paulo WS Barreto! A Brahma é bem-vinda e há como fazer ações inteligentes com suas cores. Existem os espaços externos do estádio, as rampas em caracol, os telões, os camarotes, as placas, o site oficial, a internet…Não precisa fazer com que nosso estádio pareça o Beira-Rio. Nossa camisa, que tem o escudo mais lindo do mundo, já está igual a um abadá… Há exemplos importantes no Brasil e no exterior que mostram que não é absurdo a torcida pedir cadeiras pretas e brancas e a logomarca da cervejaria. Em 1987, a Coca-Cola assinou com quase todos os grandes clubes do Brasil naquela que ficou conhecida como Copa União. O Grêmio, porém, queria o contrato, mas deixou claro que a hipótese de colocar uma logo vermelha em sua camisa era impensável. O gesto fez com que a Coca estampasse sua marca, em fundo preto e letras brancas no Tricolor. O Botafogo, por exemplo, que já usava o vermelho, se aproveitou e passou a usar a marca nova. Mas nenhum caso se compara ao do Besiktas, da Turquia, alvinegro como nosso clube. Alguns anos atrás, o McDonald’s decidiu construir uma lanchonete bem ao lado do estádio do clube, em Istambul. As cores da gigante de sanduíches, no entanto, são as mesmas do Galatasaray, principal rival do Besiktas. A torcida se mobilizou, fez protestos pela cidade e conseguiu algo
    até então inimaginável: foi aberto na capital turca o primeiro McDonald’s alvinegro da história.
    E nós o que podemos fazer? Ler e apoiar o abaixo assinado on-line. http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=CadVeNAO E comparecer em peso ao jogo de sábado contra o América-MG. Vamos protestar, sem violência. E pintar o estádio de preto e de branco. Eles vão mudar de ideia.

    • Machado

      Em Milão tem um McDonald’s preto e dourado, já bem antigo. A fachada é muito bonita por sinal. Estou contigo!

    • Machado

      PS: Em alguns comícios do PT em Porto Alegre, usaram a estrelinha símbolo do partido num fundo azul, clara situação de respeito a torcida do Grêmio que já estava articulando um boicote ao PT no estado.

    • Seu Bruno, saiba respeitar para obter o respeito que o senhor deseja! Quando o senhor resolver fazer qualquer reparo ao que quer que alguém tenha aqui postado, faça o favor de somente a ele responder! Não generalize suas respostas! Se a Brahma tivesse interesse em outra área que não fosse a das cadeiras o senhor teria razão em se opor ao que la estar ocorrendo! É não é o caso! Se quer ser coerentem advogue o uso da pinturas das cadeiras em preto e branco por conta de assemelhar-se a Bramha Black!

  • Alexandre Ramalho

    Bom dia, acho que estam fazendo uma tempestade num copo d’água, pois foi como o Presidente falou em um reportagem dias passados, é grana, a torcida quer time com bons jogadores ou quer saber de cadeiras, se encher o Stadium Rio em cada jogo do Botafogo, as cores das cadeiras não irão aparecer. Abraços. S.A.

  • Essa é a discussão mais desimportante ddas últimas duas semanas de um mês de agosto de qualquer ano impar.

    Se tem torcedor chateado com a cor da cadeira, que vá ao Engenhão e as pinte, com as respectivas presenças e camisas, de preto e branco!

    Mas é mais fácil desqualificar o esforço da diretoria, através de uma argumentação tão sem sentido, quanto alegar que descaracterizamos um bem do Botafogo quando nelo colocamos cadeiras vermelhas! Cadeira, vazia, só dá dinheiro se for usada de alguma forma. Como botafoguense acho “burra” a discussão, inútil e inoportuna.

    Os que reclamam, de novo, vão ao Engenhão, gastem com o apoio e prestigio ao time e, se quiserem, aproveitem pra fazer uma vaquinha todo mês para pagar a manutenção do estádio!

    Francamente, preocupem-se em apoiar o time em qualquer situação. Empurrá-lo para o logar de onde nunca deve sair. Esqueçam as cadeiras!

    Em tempo, este movimento nasceu nas redes sociais, fomentado – e muito – pela oposição a atual diretoria. Em última análise, a política, nos clubes de futebol, é um recorte da política no Brasil. Na hora de deslanchar, começa a torcida pelo “quanto pior melhor”

    Os exemplos citados (Grêmio, Besiktas, etc.) beiram o fundamentalismo e, fundamentalismo, como bem sabemos, é um atalho para a insensatez.

    Dá-lhe Fogo!

  • Loco

    bobagem. se as cadeiras bancam o salário do Renato, então tá valendo.
    O Botafogo já colocou o logotipo da tam que é vermelho, na camisa.
    se forem preocupar com a cor do patrocinador, vai ficar difícil.
    a camisa do corintians é um arco-íris, o vasco tem o habibs que é vermelho e por ai vai.

  • Bruno César

    O futebol é negócio! Quantos torcedores em média vão às partidas do Bota no Engenhão? Quantos são sócios-torcedores? Poucos, infelizmente! E a arrecadação destas duas fontes de não daria para formar um time competitivo. A atual diretoria está buscando mais recursos, justamente para fazer o clube crescer! Estes, que reclamam das cadeiras pintadas em vermelho, ao invés de de protestar, deveriam apoiar, pois quem ganha com isso é BOTAFOGO. Deixem de lado estas bobeiras e compareçam mais aos jogos!

  • Fogo_LOCO

    A Torcida ta reclamando de que? Cor de cadeira?
    Ninguém vai ao estádio torcer para o nosso Botafogo, porque estão precupados onde vão sentar?
    Se mobilizar por conta disso é besteira. Temos que nos mobilizar para i r ao Estádio e preencher todas as cadeiras pintadas com as cores das nossas camisas quem sabe podemos apoiar o nosso time.

    Já passou da hora, temos que acordar torcida do Botafogo!!!

  • Estadio cheio ninguem vê cor de cadeira… negocio é lotar o engenhao todo jogo do fogao!!! rumo ao titulo!!!

  • SEBASTIAO

    PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: MEUS AMIGOS DE ESTRELA O QUE QUE FAZ O NOSSO TIME JOGAR UMA PARTIDA COM A QUE JOGOU CONTRA O VASCO , E DEPOIS JOGAR MEDIOCRIMENTE CONTRA O GALO? ISTO JÁ É VELHO NO FOGÃO GANHA SE UM JOGO E JÁ ACHA QUE É O MÁXIMO. SERIA MÁSCARA OU SALTO ALTO?

  • Ruy_FOGO

    Eu quero titulo, cadeira eu tenho em casa e de diversas cores. Eu quero O Brasileiro, Libertadores e Mundial. As paredes ao Redor já são PRETO E BRANCO. TEM NOSSO EMBLEMA NO CAMPO. EU QUERO È TÌTULO.

  • Busquet

    Amigos alvinegros, é falta de assunto? Que discussão mais sem propósito. O importante é nós enchermos o estádio e encobrirmos o vermelho das cadeiras, acabou!
    Oposição para com palhaçada e ajude a administrar o clude decentemente.

  • Mailson

    o que importa é o patrocinio, eu quero ver o meu fogão é ganhando dinheiro e podendo pagar salarios em dias e contratar bom jogadores, tô pouco me lixando pra essa cor vermelha , é cor da Brahma nosso patrocionio e não o vermelho da mulambada!

    TA DE PARABÉNS A DIRETORIA DO BOTAFOGO, ESTÁ REESTRUTURANDO NOSSO CLUBE !
    MAURICIO ASSUNÇÃO CONTINUI NO BOTAFOGO POR FAVOR MUITO OBRIGADO POR TUDO !

  • Fogão

    Meus amigos, quanto tempo perdido com esse discurso mediocre, eu gostaria de ver, os cormeteiros de plantão fazer campanha para encher o estadio, pois me da vergonha de chegar no Engenhão e ver ele vazio e de ser sacaneado pela torcida adverssaria, que quem enche o estadio são eles, porra vamos parar de babaquice, e vamos apoiar, eu sei que unanimidade e burra mais vamos ser mais coerentes, e trabalharms juntos para que o Botafogo cresca a cada dia, um forte abraço para todos e nos vemos sabado no Engenhão.

  • J Carlos

    – Pouco me importa a cor do Engenhão, o que temos é que ter time para ganhar Titulos, vaga da Libertadores, jogadores convocados para a Selecao, e nos proporcionar o prazer de continuar torcendo e vendo nosso Clube crescer.

    – Os recursos gerados de Patrocinios e outros eventos ajuda a termos jogadores do Clube. Antes tinhamos time formado de jogadores 100% pertencentes a Empresarios e a cada fim de ano sofriamos o desmanche do Time, para começar tudo de novo.

  • João Hélio

    O que vocês torcedores acham? Pintar as cadeiras de vermelho é uma ofensa a torcida?

    Guilherme, acho que você já tem a sua resposta. Pelo que se vê nas respostas dos torcedores, acredito que 90% dos torcedores acham essa discussão superflua e sem sentido.

    Parabéns Fogão, pelos 107 anos de glórias e conquistas.

  • JOSE HELENO DE ARAUJO

    COR DE CADEIRA E IRRELEVANTE, O QUE INTERRESSA E VER O TIME JOGANDO FUTEBOL COMO O QUE FOI JOGADO CONTRA O VASCO, GANHAR TITULO NACIONAL E INTERNACIONAL O RESTO E CONVERSA FIADA, DESDE 1995 QUE NAO GANHAMOS NADA DE DESTAQUE.

  • Diogo Simas

    Pessoalmente não acho nada demais a patrocinadora ter outras cores, desde que gere lucro para o clube que, com todos os problemas, acho que está melhorando. O time está crescendo muito em estrutura e acredito que disputaremos e venceremos grandes títulos em breve. Contudo, achei bem legal a ideia do amigo Bruno Pacheco, até como incentivo: o logo da Brahma em Alvinegra seria muito mais legal, chamaria mais atenção ainda. Abraço a todos.

    SAN.

  • WALTER

    Bom dia senhores, o Engenhão é sómente um gerador de renda, e deve cumprir seu papel, ainda bem que a diretoria tem isso bem claro, o “caldeirão” quem faz são os TORCEDORES, que não tem acontecido à algum tempo, nisso tudo o importa é ter renda para honrar seus compromissos e manter um elenco competitivo. SAUDAÇÕES!!!

  • Renato “O Russo” Velloso

    Sou tradicionalista, portanto, a AMBEV deveria respeitar as cores do clube e se adaptar a isso. Duro vai ser entrar no estádio e ver aquela mancha vermelha e branca dentro dos nossos domínios! Outra agravante, o Botafogo é o único grande clube do Rio de Janeiro que não ostenta a cor vermelha em seu uniforme, em tese, estão agredindo a tradição alvinegra! E não me venham com o discurso de que o que importa é a parte ecônomica, A tradição é um dos poucos sentimentos inalienável, temos que manté-la!!!!!!! Saudações mais ALVINEGRAS que nunca.

  • João Luiz Viana

    Saudações Alvinegras….
    Diante de tanta bobagem e papo furado fiquei intrigado com algo…
    Esta “oposição” MAIS BOTAFOGO, já apresentou algum projeto semelhante ou mais rentável ao BOTAFOGO??? Se já perdoem-me, pois não vi notícias, agora reclamar de projetos prontos eles sabem neh??? Que tal se unirem e fazer algo melhor em prol de nosso maioR patrimônio o GLORIOSO…
    Dá-lhe FOOOGOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Gilberto

    Vejo pelos comentários que a maioria dos nossos torcedores, que graças a Deus são esclarecidos, não estão vendo chifre em cabeça de cavalo. Quando se tem uma empresa do porte de uma AMBEV investindo no clube deve-se parabenizar a diretoria, pois estas parcerias podem render mais frutos no futuro. Nosso Presidente respondeu muito bem esta questão: “se o torcedor lotar o estádio, a cor vermelha não vai aparacer”. Mandou bem.
    Saudações Alvinesgras!

  • Alan

    Ridiculos, é isso que acho de torcedores que pensam dessa forma, amigos a milhares de anos antes de existir o time da mulambada já existia o vermelho, a cor não é patenteada pelo flamengo, varios times do mundo usam o vermelho em seus uniformes, e ainda mais, o fla é vermelho e preto, não somente vermelho, se esses idiotas que estão fazendo essa campanha na internet fossem ao estadio daria muito mais resultado, se acham errado que lotem aquela area, e ai não se verá mais o vermelho, o Botafogo precisa de dinheiro para manter o bom time que tem hoje, se continuar essa repercussão idiota poderemos perder esse grande patrocinio, ai quero ver se esses torcedores que se dizem botafoguenses mas agem como flamenguistas, sem pensar, vão bancar do bolso o dinheiro perdido, futebol, infelizmente, hoje é assim, a nossa camisa esta horrivel, cheia de nome para todo lado, mas é isso que permite, contratar o Renato, manter o Loco, contratar em definitivo o grande volante Marcelo Mattos, entre outros, alem de manter os salarios em dia…façam campanha para lotar o engenhão e ajudar o nosso time a ir longe, e esqueçam essa bobagem de vermelho!!!!!

  • Machado

    Apesar de achar esse assunto uma bobagem, não veria nenhum problema que o painel da cerveja fosse preto e branco.
    O assunto desse post não está com cara de pesquisa de opinião? É muito mais barato lançá-lo num blog para que nós opinemos e está pronta uma amostra bastante razoável da opinião da torcida, baratinho, baratinho… e a gente, pra variar, caiu nessa.
    E, para finalizar, alguém já reclamou que o nome oficial do Engenhão é Estádio Olímpico João Havelange, um tricolor emérito? Porque não Nilton Santos ou Mané Garrincha?
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS, SEMPRE!

  • Alan

    o setor é de visitante até quando a diretoria quiser, pois já vi visitantes em outro setor do Engenhão, se a demanda for grande eles mudam, até por que é muito melhor lotar todo o anel inferior, pressiona mais o adversario, já vi visitantes em um pedaço da arquibancada superior, por tanto não existe area de visitantes, quem determina isso é a diretoria, a esses babacas da objetividade, parem de reclamar e lotem o estadio, para sairmos dessa media ridicula de 10.000 torcedores jogo!!!!!!!!!!!!

  • Acho uma tremenda demonstração do nosso infantilismo doentio, ficarmos aqui a discutir quem tem, ou não, a prioridade quanto ao uso dessa ou daquela cor! O Botafogo tem no preto e no branco as suas cores oficiais. O Flamengo, se diz rubronegro, mas tem o branco também como um de suas cores! Sem contar que eles também utilizam-se do azul e do amarelo! O tricolor das Laranjeiras além das três cores tradicionais, tem outras tonalidades, entre elas, o laranja, a explorar! O Vasco, além das cores que temos, tem também o vermelho e uma variedade de símbolos! A rigor, em razão dos demais clubes explorarem as mesmas cores que nós, ao Botafogo, por conta disto, nem lhe sobraria cor, né mesmo? Quem se pode dizer autenticamente alvinegro se todos sabemos possuir o sangue vermelho? E deixamos de ser botafoguenses por isso?

  • loco

    POR MIM DEVOLVIA O ENGENHÃO PARA O ESTADO. AQUILO É UM ELEFANTE BRANCO, SÓ DÁ DESPESA. ELEFANTÃO.
    PINTA DE QUALQUER COR, NÃO FAZ A MENOR DIFERENÇA.

  • José

    Acho isso pura ignorância, quer dizer que só porque é uma côr diferenta da do clube, não vamos poder ter um patrocinador, para com isso galera, vamos botar o célebro para funcionar.

  • VICENTE

    Não temos que reclamar!!! O investimento feito pela AMBEV é que vale!!! Se vai pintar de vermelho, azul, amarelo, laranja… não há problema nenhum!!! Nossa torcida é esclarecida o suficiente para entender que isso é apenas marketing e investimento!!! Se o Gremio, como dizem aí, não aceita que pintem de vermelho no estadio deles, é problema deles!!! PARABENS À DIRETORIA E AO PRESIDENTE, pelo belo trabalho de recuperação do GLORIOSO!!! Com esses investimentos estamos voltando ao lugar que nunca deveriamos ter saido, entre os grandes, nas glorias!!!

  • Phael SOuza

    PURA PALHAÇADA RECLAMAR DAS CORES DAS CADEIRAS … SE FOSSE “DE GRAÇA” AI SIM, PODERIAMOS METER O MALHO, MAS SE É PRA ARRECADAR TEMOS QUE APROVEITAR. ATÉ PQ O SETOR SUL É PARA VISITANTES MESMO. MAS GOSTARIA DE VER OS SETORES LESTE E OESTE TODO ALVINEGRO … UM LINDO MOSAICO.

  • Ha muito tempo estou tentando devendar o mistério: mais como tudo tem o seu dia, hoje eu descobri o porque que o botafogo nunca deslancha no cenário do futebol. È cercado por gente que pensa pequeno, tais como os que hoje repudiam o assunto em pauta, acorda pessoal, hoje antes de qualquer coisa o clube e suas instalações são expositores de publicidades, ou faz assim ou anda de pires na mão como ainda é o caso do botafogo, já pensou se o engenhão fosse pintado da seguinte forma, norte amarelo, sul vermelha, leste verde e oeste azul, mais que todo ano fosse campeão de metade do que disputa, qual seria melhor este feito? ou ficar totalmente em preto e branco e não ganhar nada? francamente.

  • alexandre

    Ja que o bostafogo se acha o maioral na parada pinta o restante do estadio em preto e branco com seu próprio dinheiro, coloca o escudo nas arquibancadas como em são januario, pronto acaba com o problema.Será que tem dimdim pra isso?

  • COMO UMA PESSOA TORNA-SE RIDICULA:
    ESSE SUJEITO QUE SE DIZ COMENTARISTA ESPORTIVO SR: PAULO CESAR DA SPORT TV, TORCIA DICARADAMENTE NO DOMINGO PARA O VASCO, ATE AMIGO MEUS VASCAINOS NOTARAM E RIRAM BASTANTE VEJA O CUMULO, O BOTAFOGO GANHAVA DO VASCO POR 3X0 E O CARA DIZENDO QUE O VASCO JOGAVA MAIS E MERECIA UM GOL POIS SAIRIA A QUALQUER MOMENTO É RIDICULO SR. PAULO CESAR VASCONCELOS VAI TOMAR NO SEU CÚ, DEIXE DE SER IMPARCIAL VAI DAR 1/2 HORA DE CÚ

    • André Ricardo

      Sua voz aqui não será ouvida. Postei minha indignação no site do SPORTV.

      • André Ricardo

        Assistindo ao jogo do Vasco contra o Palmeiras, ontem, fiquei observando a narração do Sr Luiz Carlos Jr. Parecia que teria um orgasmo ao narrar aos gols do Vasco, comprovando o que muitos aqui reclamaram. Ele e o Sr Paulo César Vasconçelos estavam torcendo contra o Botafogo.

        • AMIGO BOTAFOGUENSE SÃO 2 RIDICULOS, NÃO SÃO PRODISSIONAIS ADMIRO MUITO UMA UMAEMPRESA MANTER 2 MERDAS JUNTOS

  • Valdeir Correia

    Nós botafoguenses, que somos diferenciados, temos que ser coerentes; muito se criticou a Diretoria quando não se tinha um patrocinador forte, agora que o temos, criticamos a cor deste. Será que pra patrocinar o Botafogo a empresa tem que mudar a sua marca ou as suas cores simplesmente porque outros clubes as têm em seus uniformes? Será que os outros clubes exiegem essa padronização dos seus patrocinadores?
    Se for seguir esses raciocínio tem que “mandar embora” A João Forte, a Havoline, a empresa de refrigerantes, todas têm cores diferentes das preta e branca…
    Ora, tem razão o Maurício Assunção: se os torcedores que moram no rio lotassem o stadiun, quem iria ver as cores do patrocinador; se eu morasse lá, juro, iria a todoso os jogos. E mais: a empresa só investe por conta da visibilidade da marca.

  • acho que alguns pretendentes a diretoria do BOTAFOGO . não deve usar de grandes conquistas dessa diretoria para tentar derrubar o grandioso trabalho de MAURICIO ASSUNÇÃO E DIRETORES. POIS O BOTAFOGO NÃO É BRASILIA E O ENGENHÃO NÃO É SENADO FEDERAL E MUITO MENOS CIRCO . POR ESTE MOTIVO A SÉRIEDADE E EMPENHO DESTA DIRETORIA QUE QUER VER SEMPRE O BOTAFOGO GRANDE COMO ELE É DEVE SER RESPEITADO . E ESTES QUE ESTÃO AI COM DOR DE CUTOVELO PODEM TENTAR UMA VAGUINHA DE ACESOR EM BRASILIA, POIS LA A LONA É GRANDE E SEMPRE CABE MAIS UM . E QUANTO AO VERMELHO TENHO CERTEZA QUE MUITOS QUE ESTÃO AI CRITICANDO QUANDO QUEREM RELAXAR VAI PRO BOTÉCO E JÁ VAI LOGO PEDINDO: DÁ UMA BRAHMA A… BEM GELADA. … SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSE.

  • Adailton Complexo

    A minha preocupação é com a vendas de cervejas no estádio. Sair de casa em um sol ou um calor escaldante é no mínimo uma aberração. Devemos nos manifestar a favor da venda de cervejas nos estádio, pelo menos no Engenhão.Pode ser brahma,antartica,skol,itaipava e etc.

    o resto que se f…

  • PEÇO DESCULPAS MAS TEM HORA QUE NÃO AGUENTAMOS CERTAS PESSOAS DO MEIO DO ESPORTE, NO MINIMO COMO PROFISSIONAL TENTE SER IMPARCIAL.
    ENTÃO PEÇO DESCULPAS A TORCIDA DO BOTAFOGO E TODOS IRMÃOS BOTAFOGUENSE PELAS MINHAS PALAVRAS E NÃO RETIRO NADA OBRE ESSE REPORTE DE MERDA, PROJETO DE HOMEM, QUE HOMEM BAIXO SÓ SERVE PRA DAR RECADO E CHEIRAR PEIDO, FDP

  • thiago

    o importante é se a brahma ta pagando bem, e as cores do flamengo é preto e vermelho.tanto faz a cor das cadeiras o importante é a torcida encher o estádio que nao aparece as cores das cadeiras.e vamos esquecer o flamengo pow.vcs só sabem falar neles!
    saudaçoes de um botafoguense

  • ETERNO FOGÃO

    Estamos falando de “Patrocinador” e não de Mudança de cor de uniforme, como outros fizeram!!!
    Para quem não sabe grande parte da Diretoria da AmBev é carioca e botafoguense doente!!!

  • Felipe

    Não tenho nada contra a cor vermelha, mas pq não pintar as cadeiras da cor do nosso clube, ou seja alvinegras??? eu acho que o clube tem que impor suas vontades independente de dinheiro, pois quando um jogador troca um clube por outro claramente por motivo financeiro (dinheiro) todos o taxam de mercenário, pois argumentam que o jogador não impôs sua vontade se deixou levar pelo dinheiro. não vejo muita diferença nesse caso do botafogo em deixar pintar as cadeiras de outra cor que não seja alvinegra que no caso é a vermelha, ma spoderia ser amarela enfim qualquer outra cor que em nada tem a ver com o clube por causa de dinheiro. um clube vive de identidade, tradição não podemos banalizar esses valores pois se pensarmos que tudo pode se fazer em prol do dinheiro daqui a pouco vamos estar jogando com a camisa colorida por causa dos patrocinadores.

  • paulo sergio xavier-Cuiaba-mt

    Nao moro no Rio de Janeiro, portanto, nao tenho conhecimento da vida politica do Bota (apenas pela imprensa), nem conheco ninguem no clube. Mas pela nota da oposicao, percebe-se que estao meio sem discurso, pois a primeira manifestacao oficial traz um debate inocuo, o das cores da patrocinadora em nosso estadio, que nao vou nem analisar. Discuta a politica de arrecadacao do clube, isso sim e importante. Vi alguns comentarios contra a estatua do Zagalo, que e flamenguista e coisa e tal, vejo diferente, Zagalo e um dos homens mais vitoriosos dentro e fora de campo no mundo do futebol e identificar este vitorioso com a historia do nosso Bota nao tem nada de errado, muito pelo contrario, e sempre honrou este manto, esta instituicao Botafogo. O botafogo fez o que o Brasil deveria fazer, valorizando aqueles que deram grandes alegrias a essa nacao.

  • Luis Ramos

    Essa diretoria está de sacanagem, pintar a nossa casa com as cores do nosso maior rival é ridículo.

    Quem fala que a AMBEV está investindo $$$ no clube, mas eu pergunto, cadê o $$$$$ ?

    Só jogadores de merda e de empresários são contratados, esse presidente está de sacanagem, safado, ladrão !!!

    CADEIRASVERMELHASNÃO

    • Ulisses

      Tem algo errado aqui. Ou você não é torcedor do Bota, ou é da oposição (e no caso seria oposição sistemática), ou não entende de futebol, ou ainda nem sabe o que falar, mas queria falar algo polêmcio, enfim, tem algo errado aqui.

  • eduardo

    Esse papo todo nada mais é que politica. Duvido que não foi uma pessoa ligada a oposição que até pagou para sair uma matéria dessas no jornal. Pelo amor de Deus imaginem quanto a Brahma pagou ao FOGÃO para botar um vermelho ali, de repente se fosse em preto e branco seria um dinheiro bem menor mais como botou o vermelho ali de repente deram até mais grana. Eu sinceramente não estou nem ae para cor de cadeira primeiro que eu fico em pé mesmo pq fico muito nervoso na hora do jogo e segundo que minhas atenções estão voltadas para o campo e não para cadeiras. Portanto podem pintar as cadeiras de Rosa Choque, Lilás, cor de abobora que eu nem estou ae quero que entre é grana para montarmos um bom elenco.

  • Vanderson Lopes

    Porra, gente! Vocês devem é ir pro estádio! Tem grana boa no meio disso. E outra, não é simplesmente pintado de vermelho. Tá escrito Brahma, ou seja, o botafoguense deve é se orgulhar de ter um estádio sob sua gestão e fazer dinheiro com isso. Quem tem isso? O Flamengo? O Fluminense?

    Sem contar que esse mosaico está onde normalmente fica a torcida visitante.

    Com certeza, a Brahma deve ter oferecido bem mais para fazer isso num setor superior virado para a TV, mas a diretoria, pensando nisso, deve ter se recusado justamente prevendo essas reclamações, mesmo a grana sendo maior. Foi sensata. Aliás, é sensata! Nisso esses torcedores nem pensam. Embarcam no jogo da imprensa.

    E outra: na entrada do setor leste, tem as estátuas de Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho. Vai ter Heleno e Zagallo. Vocês não acham que isso é deixar o Engenhão, cada vez mais, com a “cara” do FOGÃO?

    Sds.

  • Rafael Ferreira

    Não vejo problema algum nisso, temos um excelente presidente que pensa no clube e no bem estar dos torcedores.

  • Renato

    Sou totalmente contra!!!

  • Gilberto Wayand

    G E N T E, H O J E É D I A D E B O T A F O G O ! ! ! cento e sete anos de histórias para serem contadas, aniversário do nosso GLORIOSO. Deixem essas bobagens para lá, importante é ter grana para contratar e pagar as dividas, aí sim viram os titulos que queremos, HOJE VAMOS FESTEJAR. Aproposito, hoje comemoro também o aniversário de minha esposa, adivinha se isso ajudou no casamento??? rsrsrs

  • Vanderson Lopes

    Nesse aspecto, eu apóio a diretoria.

    Tenho um amigo flamenguista que não se cansa em dizer que o Botafogo está a mil anos luz na frente dos outros cariocas em termos de marketing e valorização de seus atletas antigos. Mas. . .alguns botafoguenses insistem em dizer que a diretoria só tem aspectos negativos.

    Brahma, seja bem-vinda! Melhor do que fazer patrocínio com empresas esportivas e ficar na mão de empresários mal intecionados.

    E aqui vai uma sugestão para os redatores do LANCE que cobrem o BOTAFOGO. Em evz de explorar essa falsa polêmica, porque não escrevem aqui para comentários sobre a iniciativa de visitar os CTs de grandes clubes europeus para incorporar no projeto do CT da base em Marechal.

    Abs.

  • Fabiano

    Ainda tem gente insistindo que vermelho é a cor do nosso rival,mais o “AMÉRICA” não é nosso rival a muito tempo e o “INTERNACIONAL” é do Rio Grande do Sul.
    Então vamos parar de tentar gerar polêmica,está sendo feito 1 grande trabalho no BOTAFOGO aí vem 1 “botafoguense” ma falar que quando a nossa torcida chegar de camisa preta vai parecer oq.Cara vc é maluco quando a nossa torcida chegar o estádio vai ser tomado d preto e branco e a marca da AMBEV só vai aparecer quando ENGENHÃO ficar vazio então para de ficar tentando arrumar desculpa para reclamar.Aí o Rei do Bacalhau quer fazer 1 restaurante no Engenhão e você vai criticar pq bacalhau lembra o Vasco rsrs.FALA SÉRIO!!!!
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!!!!!!!!

  • Hebert Soares

    Caros amigos, PELO AMOR DE DEUS. Parem de dar atestado de sofredor aos mulambos. Encrencar com o vermelho é dizer que o Flamengo tira nosso sono a ponto de não podermos ver nem suas cores. PAREM DE PENSAR PEQUENO, vermelho é apenas uma cor, se a mulambada resolveu adotar como cor de seu uniforme, PROBLEMA É DELES. Com o dinheiro do acordo com a brahma nos otrnaremos um clube mais forte economicamente, e quem sabe no futuro possamos escolher a cor de tudo dentro do estádio sem preocupações com as receitas que ganharemos e perderemos devido a isso.

    PELO AMOR DE DEUS! FODA-SE O VERMELHO

    • Rodrigo

      Até o meu carro é branco e com vidros escuros, nunca tive um vermelho com vidros escuros !!

      Saudaçoes Alvinegras !!

  • luiz carlos

    vamos lotar esse estadio em vez de estar criticando só somos o 11º em nº de públicos no campeonato, vamos parar com essa ideia gerico de tampar com saco preto as cadeiras vermelha que são elas que estão mantendo o salario dos jogadores em dia!

  • BOTAFOGUENSE ENVERGONHADO

    Hoje em dia o que manda é o dinheiro, vivemos a ERA DO CAPITALISMO DESENFREADO, ainda mais NO “MUNDO DO FUTEBOL”.
    Só não podemos pintar o estádio de (vermelho e preto), torna-ló tricolor, o importante é o patrocínio, que venham cada dia mais investidores trazendo dinheiro para o ENGENHÃO!!!!

    QUANTO A ELEIÇÃO NO BOTAFOGO, O PRESIDENTE MAURÍCIO ASSUMPÇÃO, FOI UM BOM ADMINISTRADOR COM RELAÇÃO A ESTRUTURAÇÃO DO CLUBE, ATRAINDO NOVOS INVESTIDORES, DANDO ÊNFASE A MARCA BOTAFOGO, A NOVOS EMPREENDIMENTOS.
    SEU ERRO, FOI CONTRATAR OS PIORES DIRETORES DE FUTEBOL DO BRASIL, A FAMOSA DUPLA (TICO-TECO), SÃO INCAPAZES, MEDÍOCRES, FLAMENGUISTAS, NÃO TÊM IDENTIFICAÇÃO COM O CLUBE, ESPÍRITO, GARRA, INTELIGÊNCIA, SABEDORIA E UMA CERTA DOSE DE CORAGEM DE VENCEDOR!!!!!

    MANDEM O TICO E TECO EMBORA QUE SUA GESTÃO CASO VENÇA ÁS ELEIÇÕES SERÁ A MELHOR DA HISTÓRIA DO CLUBE!!!!!

    • Rodrigo

      Se não me engano, o André Silva irá se candidatar !!

  • WESCLEY

    Essa conta é Fácil de resolver…

    é só a “torcida” do BOTAFOGO lotar o estádio todos os jogos que a renda aumenta e não precisará de colocar mais cores de molambo no engenhão

  • #botapalhaçadanisso

    Legal ver um onte de imbecdil chapa branca embarfcar nessa do presidente: “- É só encher o estádio que tampa asa cadeiras.”

    Não f o r ç a !!!
    Quem fala isso são exatamente os da Sofá-Fogo, que só vão na boa.

    Falar isso para quem viu o Botafogo ser eliminado na Copa do Brasil por Remo, Santa Cruz, Americano, Avaí, Vitória, e tomar sufoco de River Plate de Carmópolis-SE, Cori-Sabá, “Seu Raimuindo” é mole. Quero ver ir lá !

    Sugerir para “encher” aquele setor é coisa de quem nem sabe onde fica o Engenhão, pois se soubesse, se fosse ao Estádio, não falaria essa “mierda” pois saberia que aquele setor é destinado aos visitantes, não sendo aberto aos botafoguenses a não ser em pontuais exceções.

    “Ah… mas tá entrando dinheiro…”

    Para quem ? Para a Pepira e sua comissão de 20% ? Aposto que a maioria que posta aqui não sabe nem o que é a Pepira.

    Falam que é um dinheirop que pagará salário, isso, aquilo, só que NINGUÉM sabe que valor é esse

    Assim como não sabem que mais da metade do dinheiro do Sócio Torcedor NÃO VAI PARA O BOTAFOGO, mas sim para as empresas do Sr. Bruno Paes que é quem administra ese programa.

    São os torcedores-Vaquinhas de Presépio que ficam sempre paradinhos balanço a cabeça para cima e para baixo como em sinal de “afirmativamente”, senhor…

    • André Ricardo

      Isso que acabastes de escrever é uma acusação gravíssima quando envolve dinheiro do torcedor. Vc teria com provar isto??????

    • Rodrigo

      Esse deve ser a oposição, movimento “mais botafogo” !

      Só acrescento uma coisa no seu post, é a brahma que irá cuidar do gramado !!

      Saudações Alvinegras !!

  • WESCLEY

    Sabe o que eu acho…

    Eu sou torcedor do BOTAFOGO, mas nossa torcida é tão ridícula que não lota nem o setor norte… se lotasse o estádio todos os jogos com as camisas do BOTAFOGO o estádio ficaria ALVINEGRO, mas além de não irem para os estádio, os poucos que vão sao para vaiar o time…

    pega essa média de 11.000 por jogo e vão tudo pro setor da brahma que muda a cor

  • GABRIEL-A

    Quanta babaquice, ó torcida de merda, quando a diretoria tenta arrecadar fundos vem um bando de ignorantes falar besteira, é como o amigo disse vou deixar de comer uma linda mulher se ela estiver vestida de vemelho e branco, e quando tirar a calcinha esse bando de bicha vai vomitar porque ela é toda branquinha e vermelha ou mesmo pretinha e vermelha, bando de bichonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Queremos time forete para ganhar campeonata decente e não palhaçada

  • Rodrigo

    VAMOS LOTAR O ENGENHÃO!!!!!!!!!!!!!

  • marcelo rodrigues alves

    Este protesto é de quem não tem o que fazer. O importante é entrar verbas para que o nosso Botafogo seja realmente grande e ganhe titulos brasileiros e internacionais como sua tradição pede. A diretoria do Fogão está fazendo um excelente trabalho. Só acho que deveriam poupar mais o Engenhão. Que Flamengo e Fluminense joguem em Volta Redonda!!! Desdenharam o Engenhão, agora não tem onde jogar.

  • 1) Quem responde por tudo que acontece no Engenhão é o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. Estádio alugado? Sim, mas durante estes 20 anos podemos ser considerados donos deles sim ! Jogamos lá de graça, lucramos com ele. Quem paga para jogar lá são tricolores e flamenguistas.

    2) ”Se a torcida encher o estádio, a área não aparece” . Para os torcedores de sofá de plantão, tenho uma coisa a dizer: o SETOR SUL É DOS VISITANTES ! Não importa o quanto formos ao estádio, a parte vermelho sempre vai ficar visível, já que é difícil a torcida adversária ocupar todo o espaço.

    3) Mais do que a cor ser vermelho, azul, roxo ou rosa, a revolta é porque há ANOS a torcida sonha em ver o Engenhão com as cores do clube, mas o senhor presidente Maurício Assunção sempre disse que não podia pintar por N motivos bla bla bla. Inclusive em uma entrevista, disse que jamais pintaria de vermelho, pois iria ter problemas. Já que a Brahma pode, vemos que também é possível a pintura de preto e branco nos outro setores. E queremos saber poque o presidente não faz nada a respeito.

    4)”Desde que dê $ ao clube, to nem aí” . DESDE quando torcedores viraram putas?? É só dar dinheiro , que aceitam tudo?? Estão falando omo se a Brahma tivesse com o maior patrcínio do mundo e agora vamos ganhar todos os campeonatos. Não temos nada contra a cerveja, apenas temos dignidade e queremos respeito com as tradições do clube.

  • André Ricardo

    Quanta bobagem…..o que realmente importa é a receita….cor??? qualquer uma….
    O que me deixa com a pulga atrás da orelha é saber que existe um grupo de empresários querendo comprar o passe do Cortês para emprestá-lo para o São Paulo a fim de vendê-lo para a Europa. E mais, Caio Jr barrou Felipe Menezes. Maicosuel volta. Voltamos com a correria no setor vital de qualquer equipe. Acho que o Felipe Menezes, mesmo estando mal fisicamente, deu mais tranquilidade ao meio de campo, fazendo a bola rodar de um lado para o outro. Maicosuel e Elkson juntos não dá.

  • ivaldo rangel

    A cor do rival não é vermelho e branco e sim vermelho e preto,pra que essa palhaçada,o que eu sei vermelho e branco é o amigo AMERICA F C,entam o ENGENHÃO é GREMISTA porque as cadeiras são AZUIS.Valeu presidente o negocio é patrocinio para o futebol

  • Vitor

    Qual é o problema? Vejo isso como falta de assunto ou de propostas da oposição. A camisa, que é o nosso maior patrimônio parece uma mortalha de carnaval fora de época, com várias cores e ninguém fala nada.

    Total falta de assunto….

    Então a Havoline deve sair da camisa.. tem vermelho tb.
    Temos que nos preocupar em sermos campeões, principalmente da Sul Americana, que tirando os times do Brasil está uma baba.

  • Vitor

    Quanto a lotar estádio é pura baboseira. A tal “maior do mundo” n~çao colocou dem 3 mil pagantes contra o Atlético-PR…se são tão grandes assim tinham q lotar todos os jogos…

    O Flor então…uma lástima..

    Nenhuma torcida tem moral para falar que o Bota não enche o engenhão…

    Alguém lebra o público do Brasil x Bolívia que foi realizado por lá?

  • Eduardo

    Podem Pintar o Estacio Inteiro de Branco e Vermelho.
    O que não pode ficar no vermelho são as contas, os salarios dos jogadores e funcionarios e a torcida com um time horrivel sem dinheiro pra contratar.

    Pra mim ta Otimo.

    SAN

    • Eduardo

      E outra…
      Não quer ver o Branco e Vermelho ?
      VÁ AO ESTADIO E CUBRA A MARCA DO PATROCINADOR.

      O Melhor que a torcida pode fazer.

      SAN

  • Edu FOGO

    JÁ TA NA HORA DA TORCIDA DO BOTAFOGO PARAR DE BABAQUICE E CHORORO, TEM QUE ESQUECER ESSA MERDA DESSE FLAMENGO E SE PREOCUPAR COM NOSSAS VITORIAS, EM DAR APOIO PARA NOSSO TIME. QUE PINTE O ENGENHAO ATE DE ROSA, COM DINHEIRO ENTRANDO E TIME GANHANDO ENCHEREMOS NOSSA CASA E NINGUEM VERA.

  • Armando Guimaraes

    PARABÉNS FOGÃO PELOS 107 ANOS, QUE TENHAS MUITAS VITÓRIAS E TÍTULOS DE PRESENTE.
    ABRAÇO FRATERNO DE SEU ETERNO TORCEDOR.

  • Alisson Guido

    OQ CUSTA PARA A BRAHMA TROCAR CADEIRAS VERMELHAS POR PRETAS???????

    Dinheiro não é tudo no mundo….

    Isso é prostituição….

    A grande reclamação da torcida, é que nos sempre pedimos a mudança das cadeiras para pretas e brancas, e a atual diretoria falou que não podia troca pelo contrato.
    E de um dia para o outro mudaram as cadeiras PARA VERMELHAS!!!!!!!!!!

  • Alisson Guido

    QUANTO CUSTA PARA TROCAR AS CORES DA CAMISA?

  • Rodrigo

    Pessoal vamos analisar, a fase é boa !! Hora de melhorar as finanças tirando o máximo proveito do estádio !!

    Espero que nosso presidente cobre uma grana violenta, para colocarem imagem desses patrocinadores pois eles estão de olho na copa do mundo e olímpiadas do Brasil !!

    Saudações Alvinegras !!

  • Rafael

    Nós temos é que reparar o escudo que está no peito e não a cadeira do estádio. Sendo que isso é mais uma forma de captar dinheiro para o clube. Nós torcedores queremos sempre grandes times e sem dinheiro fica difícil montar bons times. Desde que não seja preto e vermelho, para mim está valendo.

  • Paulo

    Essa oposição quer aparecer com esse assunto da cor das cadeiras. Este candidato que se paresenta participou da gestão que nos levou ao fundo do poço (segundona em 2002). Hj não vemos aquelas notícias que eram tão frequentes: Bota atrasa salários, renda penhorada, etc.
    O que importa é o que o clube esta melhorando.

    Saudações alvinegras.

  • Se ainda estivéssemos a debater a qualidade ou a representatividade de alguns torcedores por aqui, eu não diria nada! Reclamarem do clube por conta das cores das cadeiras, que nem seriam vistas, se frequentássemos o Engenhão em massa, é demais! Deveríamos estar a reclamar aqui, sim, mas, por conta de existir, entre os nossos torcedores, elementos difusos como o casal composto pelo nosso amigo Peter e pelo tal Fernando, não?

  • certo ja que pintaram as cadeiras o patrocinio deve ser bom ne?
    entao traz jogador nada de alessandro e alexandre oliveira
    olha o garoto guilherme ex cruzeiro que ta no galo ele sim com louco abreu formariam uma dupla e tanto em..
    CONTRATA ENTAO DIRETORIA QUE TA COMNEDO TODO NOSSO PASSADOOOOOOO

  • maria Paula

    É simples. É só os torcedores encher o engenhão vestindo as cores preto e branco e estará resolvido a questão da cor da cadeira.
    Sem dinheiro não tem time competitivo. Agora todos patrocinadores do Fogão terá q ter as cores preta e Branco? João fortes tá errado também a inscrição é em vermelho. Ah faça o favor!
    Certíssimo o presidente e mcaptar recursos pra fazer nosso glorioso cada vez mais forte

  • moises santos

    O melhor presidente de todos os tempos e o melhor do Brasil na atualidade tem que ser prestigiado e não está sendo por vários torcedores que vão na conversa dos candidatos da oposição. Com qualquer cor, vamos fogão ser campeão.

  • Neville Guedes

    Boa Tarde,

    Saudações Botafoguenses,

    Amigos, vamos parar de babaquice é fazer comparação com as cores da mulambada, pois isso gera mídia para eles, são as cores do patrocinador, desde quando a Brahma tem as mesmas cores do que aquele cujo o nome eu não se deve falar.
    Pintem o Engenhão todo se quiserem, quero o time e o Botafogo, forte financeiramente. Se for para ficar tudo preto e branco no estádio, vamos colocar a grama na cor preta, pois o verde da grama com as cores da Brahma, são as cores do pó de arroz…
    E outra coisa se enchermos o estádio ninguém vai reparar na cor da arquibancada…

    abraços

    Neville Guedes – Rio de Janeiro – RJ

  • A MELHOR CERVEJA DO MUNDO, SÓ PODERIA PATROCINAR O MAIOR CLUBE DO MUNDO!!!!

  • #botapalhaçadanisso

    O lema dos defensores deve ser:

    ” Dinheiro na mão, calcinha no chão”.

    pagou pode tudo.

    Depois não sabem porque o Botafogo é tão desrespeitado, tão achincalhado pela mídia, pela OP, por geral !

    Ah ! Eles vão tratar do gramado ?

    Então o acordo é ainda mais vergonhoso !!!

    O acordo com o Flunimed é para construir um CT para eles, que será deles por toda a vida !!!

    É…

    Mas para o Botafogo ?

    Ah… trata daquela pasto lá que eles chamam de gramado, coloca umas rodelas de tomate, rega com azeite que eles vão se fartar, ficarão satisfeitíssimo, aquela raça se contenta com pouco, aliás, com qualquer coisa.

    • Mario Feldhaus

      Meu amigo! Pelo teu comentário infeliz, parece que desde a ultima eleição para presidente vc vem torcendo para que as cisas deem errado ao Botafogo! Fica atento a qualquer mixada fora do pinico para culpar a diretoria, para falar m…
      Política e futebol são coisas totalmente distântes uma da outra!
      Politica é o que vemos hoje no pais!
      Futebol é paixão, é amor, é comemorar conquistas!
      Mas infelismente o que move o futebol é o dinheiro, um time competitivo precisa investir em jogadores qualificados, precisa do apoio de todos os torcedores, não só de quem apóia a diretoria!

      Sej em primeiro lugar torcedor! Depois pense em ser oposição!

  • Carlos Alberto

    Concordo totalmente com o nosso presidente em relação a captar recursos para o nosso clube, precisamos deste tipo de ação de marketing para que possamos nos consolidarmos com uma das marcas mais fortes deste páis, discordo plenamente desta polêmica boba com cores das cadeiras, independente da cor temos é que conseguir somar recursos para o nosso glorioso BOTAFOGO.

  • Rocinha

    Posso tá enganado,mas na decada de 80 e 90 os patrocinios nas camisas do clubes,ficavam nas cores do uniforme vinde 89(fogão e coca-cola)pq ñ continuam assim pra ñ dar confusão,tão simples,é muita tempestade em copo com Água,rsrsrs

  • ” … Put’s! Ôooo bando de ignorantes… Isso é apenas Publicidade, Marketing dos parceiros do Botafogo. E outra coisa… qual é a lógica de não poder pintar de vermelho? ” Flamengo”?! Nada a ver!!! Cor por cor, o Flamengo é PRETO e VERMELHO! Opa… então, deve ter ligação com o Inter(RS), ou do Náutico(PE), ou quem sabe até o River Plate (ARG), não é mesmo?! kkkkk’ … Chega até ser patético por parte de certos torcedores Botafoguenses! As cores não significam nada! Acho que ninguém havia dado importância a isso ainda, mas… os próprios torcedores do Bota, ficam dando ênfase ao assunto. Ai sim, os flamenguistas vão perceber a situação, e vão usar essa “arma”, que nós mesmos criamos! Me poupem deste idiotice!

    “… Mete um monte de VERMELHOR, VERDE, AMARELO, AZUL neste estádio! Isso é besteira! O que vale, é o ativo financeiro, e termos uma casa para jogarmos… coisa que FLA e FLU, não possuem… ”

    Então… Deixem estes assuntos impertinentes pra lá, e apoiem o Fogão em mais um ano de Glórias!

    Abraço!!!!!!

  • goesfogo

    Olá Galera do Fogão, essa enquete é a maior babaquice que já li, é tudo matéria montada pela oposição amadora que pretende se apoderar do nosso clube. Parabéns Mauricio Assumpção pela grande administração e torço para que fique mais uma gestão para tornar o nosso Glorioso o maior clube do Brasil.

  • Marcelo Stelling

    O que interessa ao clube é o dinheiro que está sendo pago pela Brahma. Afinal de contas, ela é a patrocinadora do Stadium Rio e, como tal, tem todo o direito de expor a sua marca da maneira que achar melhor. Se a torcida não quer cadeiras vermelhas, que compareça aos jogos e lote o setor sul.

  • Pedro Paulo Lima

    Sai, sai da frente! Que a LOCOmotiva já vem, quente!!!

  • Kleber fogão

    Isso é coisa de oposição,quem gosta de tomar uma gelada sabe que a cor do logotipo da bhrama sempre foi vermelha,não da para descaracteriza-la,outra coisa o flamengo e o vasco também tem preto na camisa e agora pensando dessa forma com que roupa eu vou?

  • Geraldo Magela Pacheco

    A oposição já mostra que não tem argumento inteligente. Questionar que as cadeiras pintadas não corresponde às cores alvinegras é pura falta de argumento, visto que, a cor original é azul, que também não representa o alvinegro. O mais importante é o clube melhorar suas fontes de arrecadação e se fortalecer, a ficar sem recursos para seus investimentos e honrar seus compromissos, portanto, vamos nos unir para um botafogo cada vez mais forte.

  • Walquir Moura

    Saudações Alvinegras,
    Gostaria de saber de como pode ter dedo do flamerda, se quem receber somos nós, no Sul só existe gremio ou inter, então é melhor tirar o anuncio da unimed que é patrocionadora e dona
    do flu.
    O vermelho que está lembra mais ao Bangu e América. Vamos comparacer mais para empurrar o Glorioso ao topo da tabela e não ficarmos dando apoio a politica de a ou b.
    Saudações Alvinegras

  • eu li na noticia aqui do lance que tao querendo pintar todo o estadio de vermelho voces sao malucosssssss como vcs podem pintar o estadio de vermelhooo???????????

  • Fonseca

    A nossa torcida nao lota o Engenhao. O importante é o dinheiro entrando nos cofres do clube para que possamos honrar nossos compromissos e investir no time.

  • Douglas Berriel

    Concordo com o Presidente MA, se a torcida sair do sofáfogo não vão aparecer as cadeiras vermelhas, então.. o importante é título, igual a história da camisa cheia de patrocinios: Camisa linda é a que sai no poster de campeão.

  • josimar

    APENAS UM IDIOTA, HIPÓCRITA E ATEMPORAL PODE FALAR QUALQUER COISA CONTRA ESSAS CADEIRAS VERMELHAS. SÃO LINDAS? NÃO! SÃO HORROROSAS! MAS QUE SE EXPLODA. PIOR É NOSSA CAMISA OUTDOOR. MAS, HOJE ISTO É PARTE CONSTITUINTE DO MARKETING ESPORTIVO PARA QUASE TODOS OS CLUBES(O DIA EM QUE TIVERMOS O NO. DE SÓCIOS DO BARCELONA A GENTE MANDA COLOCAR A EFIGE DO GARRICHA EM PRETO E BRANCO NAS CADEIRAS). E PARA PARANÓICOS E DESMIOLADOS QUE SÓ PENSAM NO FLAMENGO, QUE TEM UMA RELAÇÃO DE DESEJO INSIDIOSA COM ESSE CLUBE: AS CADEIRAS TEM A COR DO INTER-RS OU DO AMERICA-RJ. NADA CONTRA ESSA GENTE. QUEM VÊ FLAMENGO EM TUDO DEVE TER TESÃO ENRUSTIDO NESSE CLUBE. CALEM-SE ABOBADOS E PARANÓICOS. CALEM-SE TURMA DO QUANTO PIOR MELHOR. O VERMELHO É UMA COR TÃO DISTANTE DO UNIFORME DO BOTAFOGO COMO O PRÓPRIO AZUL. NÃO SÃO CORES OFICIAIS DO NOSSO CLUBE E NUNCA SERÃO.

  • josimar

    E COMO DISSE O PRESIDENTE – COMPAREÇAM E ESCONDAM AS CADEIRAS. OU ENTÃO COMO UM OUTRO COLEGA AQUI NESTE MESMO THREAD – SENTA EM CIMA E PEIDA – MAS NAO DÁ PRA ABRIR MÃO DA RECEITA.

  • josimar

    OUTRA COISA… NINGUÉM RECLAMOU DO HAVOLINE EM VERMELHO E AMARELO. HAVOLINE-TEXACO. AQUELA MESMA TEXACO DA FAMÍLIA BUSH E FOMENTADORA DE GUERRAS POR PETRÓLEO. ESTA MARCA SIM É QUE NÃO DEVERIA SER OSTENADA NO MANTO ALVINEGRO. ENTÃO, PARA QUEM RECLAMOU DAS CADEIRAS VERMELHAS SÓ RESTA UMA: ENCHE A CARA DE BRHAMA E SE CONFORMA.

  • Gabriel

    O que fere as tradições é ter um time fraco, se pra ter um time forte as cadeiras precisam ficar da cor do América tudo bem. O que eu quero é ser campeão, até pq qd vou ao estadio não fico vendo as cadeiras, vou pelo time no campo

  • Ulisses

    A oposição parece estar empregando o “quanto pior, melhor”. O patrocinador (aquele que garante que a folha de pagamento será honrada) tem as suas cores e é natural que as divulguem. Se vai ser preto, vermelhor, azul, amarelo, enfim, o patrocinador tem a cor dele e o Bota tem suas cores.

    Que falta do que fazer, gente! Vamos colaborar! Vamos construir! Vamos acrescentar!

  • Tenho certeza que esta grana vai saldar as dívidas o clube.

  • Filipe

    a cor que importa é a do dinheiro, só idiota pra reclamar da cor das cadeiras.
    cadeiras sem patrocínio = time ruim, botafoguense de verdade quer isso?

  • Miro – DF

    O que importa as cores das cadeiras?
    Só pra lembrar… Qual a cor do patrocinador principal na camisa do Fogão?
    “JOÃO FORTES” preto e vermelho e ninguém reclamam
    Vai ao estádio e para de reclamar seus torcedores de SOFÁ.

  • Ricardo Luís

    Nunca falamos tanto de outro clube aqui no blog com esta história de vermelho.
    A forma como se usa a cor que é importante.
    A aplicação nas cadeiras com o nome do patrocinador não remete a nenhum clube.
    E este título de “Engenhão à venda?” é decepcionante.
    Salve o Glorioso.

  • tomaz freire

    acho que não precisava ter TANTO vermelho, mas agora já vendeu, já gastou, já pintou….só espero que não vendam o estádio pra mulambada

  • Nilo Fogo

    Gente, sou um botafoguenses apaixonado, superticioso, teimoso e pessimista, às vezes aos extremos. Mas acima de tudo quero bem do nosso Botafogo, como acho que todos nós queremos. Pesem bem na balança se esta vaidade, de não pintar as cadeiras nas cores do patrocinador são benéficas ao clube.
    Não faz muito tempo, ouvíamos de vários botafoguenses antigos, e meu pai era um deles, que patrocinio no uniforme do clube seria uma aberração, um sacrilégio, um desrespeito as tradições do clube, e vai por ai a fora. Hoje, sem grandes patrocinios, nenhum clube sobrevive.
    As cores e o escudo do Botafogo são reconhecidos no mundo todo idenpendente da cor das cadeiras, dos banheiros, etc.

  • manda esses cambadas de filha da puta flamenguistas ir pra puta quilparil vai ferir as tradicoes alvinegras

  • Delegado

    Pode pintar sim, desde que paguem bem!
    Quando o flamerda tiver o dele o patrocinador será a estrela e pintaram o estádio de Barbie.
    O patrocínio é o responsável pela contratação do meia REnato.

  • sergio

    ISSO QUE TORCIDA ESTA FAZENDO UMA PALHAÇADA FOSSE PRETO É VERMELHO EU IA ATE ENTENDE , VERMELHO É BRANCO MAIS TIME DO AMERICA, IMPORTANTE É BOTAFOGO SE CAMPEÃO , MONTAR TIME DECENTE DISPUTAR TÍTULOS . AMANHA DIA DE TORCEDOR LOTAR ENGENHÃO .

  • Paulo

    Me desculpa se ofender alguém mas eu acho muita frescura ficarem reclamando de pintar de vermelho. Podia pintar de vermelho e preto que eu não ia ligar desde que o dinheiro entrasse nos cofres do Botafogo.

  • marcelo

    acho que oque esta importando ai ,e um time competitivo se para termos patrocínio e necessário pintar as cadeiras de vermelho que assim seja, mais o que quero e um time que dispute títulos e seja campeão , pois nosso rival tem patrocínios muito mais forte se ficarmos brigando por cores nunca vamos ter um time o u um patrocínio pensem alvinegros vamos lutar por um time forte , para isso precisamos de dinheiro sou o presidente por-isso me chamam de alvinegro luto com ele porque sei que o meu time sera grande com ele pois estou cansado de ver estas brigas e sofre como perdedor sendo o primeiro time grande do rio mais sendo a quarta força em títulos vamos meus amigos pensem vamos nos unir para sermos vencedores

  • Sérgio

    Se a torcida do botafogo qu mora no Rio de Janeiro, tomasse vergolha na cara e enchesse o engenhão, não importariam as cores das cadeiras, pois não apareceriam diante da massa presente, mas, são os primeiros a criticarem e não comparecerem nos jogos e apioar, quer etajamos vencendo ou não.
    Abraços

  • Hoje é dia do Fogão, parabéns a todos aqueles que como eu tem o privilégio de amar esse time da estrela solitária, a quem tem o privilégio de torcer para um time que teve Garrincha, Ninton Santos, Amarildo e muitos mais, quero dizer que sou profundamente feliz por ser Botafogo e por ser conterrâneo de Emanoel Sodré que nasceu na minha querida Óbidos e foi ao Rio de Janeiro fundar esse clube maravilhoso.

  • Jailton Cirne

    Pessoal, acho eu como um grande Botafoguense, que a Ambev fez um contrato furado com o Fogão. Nós saímos ganhando neste contrato. Vou explicar…. A logomarca da cerveja está localizada no assento. Se o estádio estiver cheio de torcedores de preferência de Botafoguenses fanáticos que nem eu, a logomarca da cerveja não aparecerá, pois todos os torcedores estarão sentados dificultando assim a divulgação da marca, outra situação é se o torcedor fica de pé, também não aparecerá pois a marca da cerveja só aparece se as cadeiras estiverem vazias, o que é quase impossível quando há jogos do Fogãooooo…..

    Saudações..

    • rico mengão

      Como pode o bostachororô encher o vazião se nem torcida tem.Sds RRN

      • Renato “O Russo” Velloso

        Mulambo!!!!!!!!

      • Renato “O Russo” Velloso

        Será que você completou os estudos? Será que tem dentes? Ok! Já anda e fala tá no lucro!!!!!!

      • MERLIN

        O seu Gilete !

        O Lance tem um blog só para gilete.

        O blog se chama Grito da Nação Gilete

        blogs.lancenet.com.br/gritodanacao

        Vá para lá.

        Sabemos que é de difícil comunicação porque a maioria dos Giletes tem dificuldade com a escrita.

        Mas tenta, tenta.

        Aqui não é blog para gilete não.

        Merlin

    • Rocinha

      Então mano ela fez um excelente negocio,pq a torcida do fogão ñ sai da cozinha,rsrs pra ir no estádio!!!!pra cima deles fogão!

  • Marcus Ciattei

    Percebo que há torcedores querendo a cor rosa ou amarela. Talvez o problema esteja aí. Essa discussão é absolutamente ridícula.

  • Raphael Neimi

    É questão de coerencia. A torcida pede reforços e os bons jogadores estão cada vez mais caro, por isso é preciso ter receita para contratar bons jogadores. O que a torcida tanto pede. Eu quero ver o FOGÃO com liquidez para ser o melhor time do mundo e não apenas o que tem a melhor e a maior história, além do mais lindo escudo. Esse é FOGÃO moderno. Esperem um pouco para ver se outros estádios não vão adotar a idéia. Sempre tem que ter um pioneiro. O Corinthians quando trouxe o Fenômeno colocou sua camisa igual um macacão de fórmula 1 e, hoje todos os times estão iguais. Vê-se o time da mulambada (menguinho) que hoje está com a camisa toda colorida para manter Ronaldinho. Quanto ao preto e branco tradicional do FOGÃO basta enchermos nossa casa ao invés de ficarmos reclamando pela internet ou assistindo o jogo pela TV. Assim nosso estádio ficará nas nossas cores e os patrocínios que dão a renda que nós deveríamos dar enchendo nosso estádio só aparecerão quando o estádio estiver vazio, ou seja, não é uma tinta na cadeira que tem de deixar o estádio preto e branco, mas sim nós torcedores do FOGÃO. Então deixem de ladainha e vamos dar as cores que queremos com nossas roupas e bandeiras. Apóiem nosso time e nosso Presidente, ele está colocando o nosso time onde tem de estar. Lembrem estamos na briga pelo título e nossa média de público é apenas a 11ª.

  • antonio henrique gov valadares

    Desde quando o vermelho é de propriedade exclusiva da mulambada???????????
    Quanta estupidez!!!!!!!!!!!!!!!! Pela foto é visível que é vermelho e branco e não vermelho e preto, a não ser que você esteja insinuando que o nosso maior adversário é o América…
    É muita burrice.
    Aposto que é campanha da oposição, que por sinal colocou como candidato o competentíssimo diretor da base de 2000 a 2008 responsável por 0 grandes revelações e pela não construção do CT da Base.
    Parafraseando o canhotinha: É Brincadeira

  • rico mengão

    Para um timeco sem tradiçaõ de titulos e torcida o vazião esta como merecem, campo cheio de buracos, iluminação precaria. que só os pernas de pau daquele bostachororô merecem jogar. O vermelho expressa o real momento deste freguês de carteirinha chora, bostachororô. sds RRN

    • Renato “O Russo” Velloso

      Babacão!!!!!!!!

  • Ulisses Vitor da Silva Soares

    Não entendo esta torcida.

    1° Pedem Jogadores de Nome

    2° A Diretoria vem fazendo um trabalho de divulgação e arrecadação para permitir ao Botafogo a futura contratação e jogadores o que permitira ao Bota a conquista de titulos.

    Agora, a diretoria faz o trabalho e a torcida ta preocupada com a cor do mosaico na arquibancada. Acho que esses que reclaman deveriam antes de mais nada procurar a Diretoria e ve com o que poderiam ajudar o clube e campanha em divulgação e tudo mais.

    Na verdade acredito que os que ficam reclamando devem ser pessoas controladas pela oposição que possuem interesses de ganho nas custas da instituição BOTAFOGO.

    A bastante tempo não vejo um time bom no Botafogo e o time é bom, vamos lembrar o time que tinha Wagner no Gol, Gottardo e Gonçalves na Zaga, Jefferson e W.Goiano nas Laterais. Leandro Avila, bentinho, Donizete e Tulio e outros. Este time ninguem defendia com possivel campeão e foi. Devemos parar de apenas criticar e apoiar totalmente o clube e a diretoria. Deveriamos deixar para reclamar no fim se por ventura ficarmos fora de todos os proximos torneios e não ganharmos nada ou se cairmos, VAMOS APOIAR. Eu estou a 6 Anos em São Paulo e faço de tudo para poder ver os jogos.

    ACREDITO NO TIME.

  • marcos luiz

    VALEU GALERA,SE PINTAR AS CADEIRAS DE VERMELHA,SÓ FICA FALTANDO O PRETO DE MENGÃO….

  • ALGUEM

    JÁ QUE O BOTAFOGO NÃO TEM TORCIDA PARA FAZER MOSAICO, AI FICA PARECENDO QUE ESTA SENDO FEITO UM, POIS O MAIOR MOSAICO PERTENCE AS FOGUETES, “MAR AZUL” AS CADEIRAS DO ENGENHÃO (VAZIÃO), SEMPRE VAZIAS.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Foi uma tremenda bola fora esse tema aqui levantado. Isso está me parecendo politicagem. NÃO É ANO DE ELEIÇÃO??? Então está explicado!!!!

  • É engraçada essa lógica do Maurício Omissão, se pagar o cara vende a paixão, a alma e as convicções.

    Então é o seguinte: O dia em que o maurício Omissão estiver em dificuldades financeiras ele vai vender a mulher pra fazer grana??? Há estão pagando, tudo bem podem usar.

    Botapalhaçada nisso !!! Ele tem que entender que representa a paixão de milhões de torcedores que em sua grande maioria “””””não aceitam””””” essa palhaçada de vermelho no nosso estádio.

    Tem um exemplo que já foi dito, o GRÊMIO fez um contrato com a Coca cola, e colocou explicitamente “não aceitamos o Vermelho aqui” e pronto!!! O Botafogo tem o único estádio decente no Rio durante os próximos tres anos, quer dizer, está com a faca e o queijo na mão e mesmo assim não se impõe e vende-se para a primeira oferta que aparece!!!

    Vai ser ruim de negócio assim lá no consultório dele.

    Não sabe se valorizar e vende a paixão e a dignidade por qualquer dinheiro.

    • Rodrigo

      Bom o fogão não é proprietário do estádio, ele só faz a administração do mesmo, pois se fosse logicamente já teria sido feito nas cores do nosso glorioso, mas infelizmente não é!!

  • Donizetti Oliveira

    Caros alvinegros,
    Que discussão mais sem sentido. A cor das cadeiras não descaracteriza o clube. Se amamos o time, temos que apoiar a entrada de receitas, que podem proporcionar que o clube seja realmente grande. O importante é a camisa e não cor de cadeira. Os que são contra, façam o seguinte: cancelem o contrato com a Brahma e colaborem com o dinheiro do bolso, o valor correspondente.

  • Bruno Menezes

    Eu não tenho nada contra, claro que, se as cadeiras fossem pretas ficaria mais bonito.

    Mas na verdade o que importa é dinheiro e acho que a diretoria fez bem, pois o Engenhão é azul e que eu saiba nosso Glorioso não tem nada haver com a azul. Então acho que é palhaçada ficar reclamando da cadeira vermelha no setor zul, pois como disse o Presidente ” Se comparecer em peso ninguém vai ver as cadeiras”.

    Então pode fatiar o Engenhão e ter bastante renda.

    E fogão campeão brasileiro 2011

  • Leonardo

    Acho a oposição engraçada, esta entro dinheiro o Fogão esta ficando forte com condições de lutar por titulos, mas vem a oposição e reclama, faz o seguinte então coloca as cadeiras em preto e branco fica sem dinheiro, sem time e assiste aos outros comemorando titulo no Engenhão, como foi com o Flu no brasileiro do ano passado e o fla no carioca desde ano.
    Vamos parar de reclamar e apoiar o time do Botafogo é bom. Nos anos setenta e oitenta em que haviam administrações horrorosas e o time não ganhava nada ninguém reclamava agora estão querendo encher o saco só por causa da cor das cadeiras. Rumo ao Tri brasileiro se Deus quiser.

  • Alexandre

    Pessoal,

    Não vamos perder tempo com esse tipo de discussão. Todo o clubr precisa de dinherio paar montar um grande time. Vamos fazer um mobilização sim para tentar evitar o que a midia está querendo fazer com o nosso time. Veja vocês. Quem assistiu o Bem Amigos na 2ª feira? Pergunto a vocês. Quais foram os comentários sobr o jogo após a grande atuação e goleado sobre o Vasco? Nenhum. Pessoal isso mesmo. Nenhum comentário. Isso foi um dos maiores absurdos que já vi. Outra pergunta. Qual o canal que transmitiu o jogo contra o Atlético? Canal 97, pois a Globo/Sportv, mais uma vez ignoraram o Botafogo. Quais os jogos do Botafogo da taça BH foi transmitido? Apenas 1. Então pessoa, vamos fazer uma mobilização contra a impressa que insiste em ignorar o botafogo. Pesnsem. Depois de uma atuação contra o Vasco, nenhum comentário e nem os gols foram falados e mostrados no bem amigos. Vamos acabar com eles ou eles vão sumir com a marca Botafogo.

    Saudações Alvinegras

  • LUIZ ALBERTO

    QUANTA FRESCURA. PRIMEIRO CRITICARAM O TIME, DEPOIS ALGUNS JOGADORES, AS CAMISAS RECENTEMENTE E AGORA VÃO CRITICAR AS CORES DAS CADEIRAS? VÃO PROCURAR O QUE FAZER SEUS BABACAS. O QUE VALE, É O QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS, O AMOR PELO NOSSO TIME. O RESTO É RESTO, OK?

  • Fabbiano

    Ta legal o espertalhão o lado sul é do visitante e vc acha que a mulambada da globo vai querer filmar os outros setores lotados ou o sul mesmo que fique vazio.Por favor né deixa esse fundamentalismo pro talibã e deixa de ser maluco.
    Ou melhor coloque aqui para todos nós botafoguenses podermos ver 10 eu só quero 10 idéias para o BOTAFOGO poder arrecadar fundos,mais eu to falando de acordos rentáveis que gerem uma boa receita ao BOTAFOGO.Vai lá são só 10 a diretoria do BOTAFOGO só faz besteira mesmo não é assim.
    Se o Mauricio Assumpção errou em falar que não poderia mudar as cores das cadeiras para preto e branco isso eu nem vou questionar pode ter sido 1 erro e diante dos acertos que a diretoria vem fazendo pode ser perdoado.Nosso time tem umas das diretorias mais respeitadas e elogiadas do Brasil isso até os mulambos enrrustidos da globo concordam e vc vem me falar que somos vacas de presépio,faça me o favor.
    Que assunto mais rídiculo para se falar hj tão rídiculo que vcs até esqueceram o mais importante
    12 de Agosto de 1904 nascia o nosso GLORIOSO.
    Obrigado FLÁVIO RAMOS e EMMANUEL SODRÉ seu sonho virou a nossa realidade e
    PARABÉNS AO MAIOR CLUBE DO MUNDO
    O GLORIOSO BOTAFOGO
    SAUDAÇÕES A TODOS OS APAIXONADOS POR ESSE MANTO SAGRADO
    SAUDAÇÕES AVINEGRAS!!!!!!!!

    • Pedro – Niterói – RJ

      concordo 100%

  • MARCOS DOUGLAS

    EU ACHO QUE NÃO TEM NADA A VER TEM Q SER IGUAL O PRESIDA FALOU…VAMOS LOTAR O ENGENHÃO QUE NINGUÉM VAI VER CADEIRAS VERMELHAS…VAMOS VOLTAR A FAZER O BLACK IN HELL…PRO ENGENHÃO FICAR NOSSA CARA…ENQUANTO OS MULAMBOS NÃO TEM NADA

  • Rocinha

    Vamos acabar com a sindrome robin hood,pq se ganha campeonato é em cima dos pequenos!

  • O VAZIAO é municipal, está alugado ao vice genérico, q por sinal esta sem manutençao e sem o pagamento do aluguel, entao trate d arrecadar fundos para pagar o aluguel e a sua manutençao, quando se aluga uma casa ela tem q ser mantida limpa,com ENERGIA ELÉTRICA EM DIA>>SEUS XOROES>>>>>>uayahauayahauaahauya

    • Sergio Luis

      Fuck you, mulambento!

    • Que vergonha Marcelo!

    • Sai fora, ô gillete! A Gillete lhes aconselha o uso de muito desordorante! A Gávea fede!

  • Manoel vianna

    Pode pintar de qualquer côr desde que “pinte”um time bom em campo ,tá tudo certo!!!

  • Não sou muito fã desta diretoria pela sua omissão em relação ao futebol, mais quando se trata de melhorias estruturais, credibilidades e patrocinio/arrecardação, dou o maior 10, para os que estão reclamando da alteração da cor dos patrocinadores é muito simples, é só eles indicarem para a diretoria um patrocinador com as mesmas cores do clube e pronto, questão resolvida.Ora bolas, tem coisas que só acontecem ao botafogo.

  • Amigos botafoguenses, a quem serve este tipo de discussão? Quem pôs o tema em debate é verdadeiramente um botafoguense? Tá na cara que os blogueiros que fazem o Blog Ninguém Cala não são botafoguenses, mesmo que quisessem sê-lo! Se leram os predicados do senhor Guilherme Martins, que propõs o debate em torno da questão, veremos que ele é paulista e, mais, antes de fixar entre nós, cobriu jornalisticamente o Fluminense! Sei que posso ter o meu texto não liberado, mas, a verdade, é que estamos nós aqui nos mostrar divididos, por conta de algo que, em nada, é prejudicial ao nosso clube! Falam que estamos a vender o Engenhão de forma maldosa! A essa gente, amigos, não interessa, mesmo, é que tiremos o máximo de proveito do bem maior que que temos a nossa disposição, que é o Engenhão!

    • Ricardo Luís

      Outra chamada do Lance “Engenhão é fatiado”
      Realmente o título é muito maldoso.

      • Ricardo Luís

        Corrigindo a chamada:

        “Começa a divisão”

  • Cirilo

    E ninguém esse meu amor é por ti que eu sou, é por ti que eu sou FOGÃO. FELIZ ANIVERSÁRIO MEU AMOR, MINHA LUZ, MINHA PAIXÃO.

  • Thiago Rodrigues

    É uma grande falta de respeito com a nossa torcida. Quer dizer que pintar as cadeiras com escudos do Botafogo não pode, mas a brahma pode chegar e fazer o que quiser com o estadio? Sou totalmente contra. A brahma esta conseguindo o que ela quer, mais ibope. Na minha opiniao ou todo jogo abrem um bandeirao ali, ou todo jogo arrancam aquelas cadeiras. A torcida tem que se unir e acabar com essa palhaçada. Vai botar brahma no estadio dos mulambos ou do flor.

  • Carlos Magno

    Conta rápida….

    30 reais (Média do preco do ingresso no engenhão) x 19 (numero de partidas dentro de casa no brasileirão) X 35.000 (numero de torcedores por jogos) = 19.950.000
    Pronto e resolvido.
    Para quem nao quer as cadeira vermelha no engenhão, a solução é ir no estádio…

    Esse valor é só colocando o brasileirão, não estou contando com o carioca, sulamericana e show no estádio.

    Então para de atrapalhar o trabalho do presidente do Botafogo e sua equipe. Que está fazendo de tudo para que o BOTAFOGO NÃO TOME PREJUÍZO COM NOSSO ESTÁDIO…. Isso mesmo é para não tomar prejuízo ninguém está lucrando com o estágio…

    Torcida nos temos, mas não temos quem vá com regularidade ao estádio…
    Botafogo é uma religião é de domingo a domingo caramba… temos que ir ve´lo jogar…
    Com arrecadação da torcida, não seria necessário “sujar” o manto sacrado com patrocinadores…

  • Marcos

    Acho bobagem essa implicância. O Engenhão até 1 ano só dava prejuízo. Agora que tá dando lucro a torcida vai ficar de frescura? O importante é que entre dinheiro, e se tiver que pintar que pinte.

  • MERLIN

    Meus amigos,

    E ao Botafoguense Paulo Wilson Sá, legítimo âncora do Ninguém Cala

    Não estou nem um pouco preocupado as cores do “principal” produto da Brahma em nossas cadeiras (Brahma pilsen).
    Inclusive, se ela fechasse um contrato por, no mínimo, 30 anos e esse contrato abrangesse a conservação global do Engenhão e do CT a ser construído, não tão apenas a manutenção dos gramados, poderiam pintar todas as cadeiras de vermelho e branco, até as do camarote de onde, quietinho, sem incomodar ninguém, assisto aos jogos no Stadium (pode até deixar que eu mesmo pinto de vermelho as do camarote).
    Só acho que a turma do marketing da Brahma está perdendo uma ótima oportunidade para dar maior visibilidade nacional, e internacional, graças as transmissão pela Globo e pela Sport TV, ao chope Brahma Black que, como todos sabem, é dirigido a uma classe de consumidor bastante diferenciada do que a da popular cerveja pilsen (a do rótulo vermelho).
    Tanto é que a Black, cremosa, só é encontrada em estabelecimentos mais sofisticados e/ou nas gôndolas da própria Brahma, onde também são vendidos complementos dessa marca de chope especial (copos, bolachas etc – e isto tudo poderia ser vendido no Stadium).
    A pilsen (rótulo vermelho) tem cara de programa de mulambo aos domingos: umas malvadas brabas, angu com carne seca castigado de pimenta ardida, uma dúzia de Brahma pilsen, ônibus lotado até o teto, camisa desabotoada, suor abundante e Maracanã torcer pelo mengão chupando laranja comprada no camelô na porta do estádio.
    Mas, se o departamento de marketing da Brahma quer divulgar a sua pesada pilsen, tudo bem.
    Pagou, pagou bem, pagou em dia, está valendo.
    Nessa história toda quem está na pior mesmo é o Flamengo que agora vai estampar em suas camisas, em letras bem nítidas, a nova identificação do time e da sua torcida: GILLETTE.
    Agora só chamo flamenguista de gilete.
    Oh ! Gilete !

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    twitter.com/#!/Merlin1534

    • Ricardo Luís

      Concordo com você sobre a oportunidade que a AMBEV está perdendo de não divulgar a Brahma Black.
      Só acho que estamos falando demasiadamente de outro clube e que não traz nenhum retorno para nós Botafoguenses.

  • Marlon Laurindo

    Porque esses idioas que estão criticando as cores das cadeiras não fizeram o mesmo com o patrocínio na camisa do ano passado, onde Bozzano estava em vermelho??? Até o patrocínio deste ano tem vermelho!!!! Sem patrocínio não tem time forte, se estão tão preocupados vão ao Engenhão em bom nº que o nome da Brahma e a cor vermelha não aparece!!!! O que importe é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, sem ele não tem time competitivo. ACREDITO NO FOGÃO 2011.

  • paulo sergio xavier-Cuiaba-mt

    Parabens ao Botafogo pelos 107 anos de muitas glorias, titulos, alem de ter contribuido diretamente para o futebol brasileiro ser admirado no mundo inteiro, quer seja com a selecao brasileira onde fomos o time que mais serviu jagadores, quer seja com as excursoes do Botafogo pelo mundo

  • ALGUEM

    NÃO GANHA NADA….
    TIME SOFREDOOOOOOOOO
    E É POR ISSO, QUE EU CANTO ASSIM
    TOMAR NO C… FOGO!

    • MERLIN

      Alô GILETE …

      Seja bem vindo ao blog do Glorioso

      Mais vai cortar para lá.

      Você sabe para qual time 72,6% dos encarcerrados no Estado do Rio de Janeiro torce ?

      Ganharás uma gilete nova se adivinhares.

      Merlin

    • MERLIN

      Você sabe que o Lance tem um blog só para giletes ?

      É o Grito da Nação !

      Vá cortar prá lá.

      Merlin

  • Rafael Andrade

    Pessoal, a direção do nosso GLORIOSO está no rumo certo. Vermelho… e daí? o importante é que estamos em crescimento, com um bom time, salários pagos em dia, um CT da Base com obrar a iniciar, investidores de olho no fogão, ou seja, estamos em crescimento! Por acaso azul é a cor do fogão? parem com isso… são apenas cadeiras!

  • NÃO VISTO NADA COM A CÔR VERMELHA NEM QUE A VACA TUSSA.MAS SE O DINHEIRO SERVIR
    PELO MENOS PARA TÊR-MOS UM LATERAL-DIREITO DE VERDADE E PARA COMPRAR IMEDIATAMENTE
    O CORTÊS,PRORROGANDO SEU CONTRATO E COLOCANDO UMA MULTA RESCISÓRIA ESTRATOSFÉRICA E SE BOA PARTE DESTE DINHEIRO NÃO FOR PARA AS CUECAS ESTÁ TUDO BEM.
    MUDANDO O FOCO COM O NOVO PATROCÍNIO ESPERAMOS QUE AS URUBUZETES RASPEM BEM SUAS
    PERSEGUIDAS POIS QUEREMOS METER O FERRO MAIS GOSTOSO NO SEGUNDO TURNO.MAS
    NADA CONTRA AS PELUDINHAS TAMBÉM.AGORA FOGÃO DE VERDADE FAZ A BARBA COM A MARCA
    BIC,ETC…

  • bernardo silva

    PODEM MUDAR A COR DAS CADEIRAS DO ESTÁDIO, MAS NÃO PODEM MUDAR AS CORES DO MEU MANTO SAGRADO!ALVINEGRO SEMPRE!!!

  • bernardo silva

    ALVINEGRO ETERNAMENTE!!

  • Roberto Ferreira Paiva

    O Botafogo tem q aproveitar os outros espaços da arquibancada pra vender pra outras empresas, pq já pensaram se vender pra outras empresas vai ficar muito mais fácil a torcida identiificar os setores do estádio pelo nome das empresas!!! O futebol atual é puro negócio!!!

  • nada haver a cor das cadeiras o importante e o time
    jogar e faturar para o club para ter dindin e comprar
    bons jogadores que se dane a cor das cadeiras,não
    sendo da cor das mulambadas tudo bem.
    saudaço~es botafoguense.sueli vila velha -es.

  • MERLIN

    Meus amigos,

    Em especial ao Paulo Wilson Sá e ao Peter.

    Estou começando a ficar incomodado com o direcionamento dos tópicos propostos neste blog a contar de uma determinada época.
    Talvez seja um problema pessoal em procurar teorias conspiratórias e, até, factóides.
    Temas completamente despiciendos para a matéria esporte, matéria futebol e seus campeonatos.
    Os oferecimentos disponibilizados apontam indispor a torcida contra os patrocinadores.
    Indispor a torcida contra a proposta de marketing do clube (em seu todo).
    Indispor a torcida contra a atual diretoria (matéria política é assunto interno e exclusivo para sócios que votam e não para a arquibancada ou para assinantes da net).
    Indispor a torcida contra os principais atletas.
    Indispor a torcida contra a própria torcida.
    E os bloguistas, também me incluo, estão embarcando nesta canoa.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    twitter.com/#!/Merlin1534

    • Concordo consigo, caro Merlin, quanto a possibilidade de estarmos, sim, sendo levados, pela orientação dos que fazem o Ninguém Cala, a, sempre, sermos forçados a um posicionamento quase que conflitante com os interesses do Botafogo, do seu time e de sua direção! Por outro lado, quando eles nada têm na pauta para nos propor, nos propõem coisas e assuntos que nada têm a ver conosco, como foram os tais links que nos destinaram durante os jogos Militares! Que tínhamos nós com isso? Enquanto isso, coisas e fatos que realmente deveriam ser trazidos a nós, para o debate e discussão mais sérias, nem pensar! Pior, parece que, de todos os blogs do sistema Lancenet, o único cujas atualizações são deixadas ao Deus dará, é o nosso! Por que será? Para que nos dispersemos e nada debatamos?

    • Ricardo Luís

      É isso aí Merlin.

  • Lincoln

    Quando elas eram azuis não havia essa confusão, nego tem que se ligar que vermelho é uma cor como outra qualquer e não é apologia a mulambo, é a cor da brahma, que está pagando para fazer isso, assim como se fosse a Skol as cadeiras seriam amarelas e nem por isso seria uma apologia ao Voltaço!! O Grêmio e o Inter talvez possam dispensar uma renda, talvez não, agora não precisamos imitar os outros, eu achei bem maneira a idéia de vender mais um espaço para ganhar mais uma grana, e o Morumbi tem umas cadeiras amarelas tb que não fazem sentido além de ser tosco, eita estádio feio!!!

    • Lincoln

      Diga-se de passagem, se a torcida chegar junto tampa a cadeira vermelha então ao invés de se mobilizar para cornetar se mobilize para partir pro jogo!!

  • Luiz Vasques

    Sugestão!!!

    Mudem a cor da camisa,tirem o branco e coloquem o vermelho para ver se vcs ganhem mais titulos ou disputem alguma coisa mengoooooooo invicto!!!!!!!!!

    • Mario Feldhaus

      Vcs já tem as cores nas camisas e calções (Preto, rosa, amaraleto e os apitos) dos juízes, porque time só na prisão!

    • josé costa

      POSSO SABER O QUE VC ESTÁ FAZENDO NO BLOG DA TORCIDA DO BOTAFOGO? SE VC QUISER SER ALVINEGRO É SÓ FALAR FILHO…. VC VAI DEIXAR DE SER MARIA VAI COM AS OUTRAS. VAI TER PERSONALIDADE.

    • MERLIN

      Alô Gilete

      Sedê bem vindo ao blog do Glorioso.

      Mas, vá cortar para o lado de lá.

      Você sabe para qual time 72,6% dos encarcerrados do Estado do Rio de Janeiro torcem ?

      Se você acertar ganharás uma gilete nova.

      Merlin

    • MERLIN

      O seu GILETE !

      Você sabe que o Lance tem um blog só para os giletes ?

      É o Grito da Nação da Gilete

      blogs.lancenet.com.br/gritodanacao

      Vai cortar para lá.

      Sabemos que é difícil a comunicação porque os giletes não são muito bons na escrita para manter um blog.

      Mas, tenta, tenta.

      Aqui não é lugar para gilete.

      Merlin

  • Pedro

    Para o dirigente atual do Botafogo o torcedor que pensa não interessa ao Clube.
    ”’Falar de ética e bom senso para essa nova geração de brasileiros que cresceu no meio dessa corrupção toda… é brincadeira!!!
    O próprio Maurício Assunção disse que prefere esse novo torcedor no Engenhão, porque não questiona, apenas paga o ingresso e faz barulho nas arquibancadas e que o nosso lugar(45, 50, 60 anos) é em casa assistindo pela televisão…Acho que podemos pedir o nosso dinheiro que gastamos todos esses anos e carregamos um time capenga nas costas, para agora sermos desrespeitados por professor um que cuida do nosso time como gremista na escola.

  • PESSOAL,NAO SEI PQ DE TANTO ESPANTO SOBRE ISSO!?
    TD ISSO FOI JOGADA DE MARKETING, D TD A DIRETORIA TANTO DO BOTAFOGO QUANTO AO DA BRAHMA(PRICIPALMENTE), FICARAM MESESS PARA DEFINIR ALGO POLEMICO PARA ATRAIR ATENCAO,DA MIDIA E CONSEGUIRAM.
    TODA POLEMICA TRAS IBOPE E ASSIM A PATROCINADORA GANHA IBOPE,NO CASO A BRAHMA, E O BOTAFOGO GANHA MAIS INVESTIMENTO.
    AGORA PENSE VCS…SE O TEU CHEFE TE DIZ QUE VC(TOCEDOR)TERA QUE IR TRABALHAR EM UMA OUTRA CIDADE OU PAIS PARA PODER REPRESENTAR A COMPANHIA E PROPOSTO A VC, UM BOM SALARIA+MAIS MORADIA+5 VIAJEM POR ANO E FESTA COM MULHERES COM CERVEJA DA SKOL…,POREM VC SO TOMA BRAHMA,O VC QUE DIRIA AO SEU CHEFE?
    PRIMEIRO VC PENSARIA NOS SEUS FILHOS,CERTO?DEPOIS NA SUA MULHER,NA SOGRA, E POR ULTIMO
    NA MARCA DA CERVA…
    PRIMEIRO PENSAMENTO;VOU GANHAR BEM E ASSIM PODEREI DAR UM FUTURO MELHOR PARA AS CRIANCAS(FILHOS),SEGUNDO;COMO VAI TER MULHERES NA PROPOSTA,TO DENTRO,TERCEIRO;VOU FICAR LONGE DA MEGERA DA SOGRA,QUARTA E ULTIMA;CERVEJA E TUDO IGUAL SE ESTIVER BEM GELADA COM MULHERES AO LADO!HAHA!LEMBRA DAS CHECAS DO PANICO NA TV?AS CHECAS POR SEREM BONITAS E BOA PRA BURRO, NAO DEU SUSPEITA SOBRE A QUALIDADE DA CERVEJA PROIBIDA PARA A DIRETORIA DO PANICO NA TV.
    PESSOAL SE FICAR-MOS OLHAR SOBRE CORES, O FLAMERDA NUNCA TERIA O SEGUNDO UNIFORME DELES COM O PRETO E BRANCO JUNTOS QUE REPRESENTAM AS CORES DO BOTAFOGO E DE UM TAL DE MARIA FUMACA MOVIDO A BACALHAU.
    COMO TUDO QUE ACONTECE NO BOTAFOGO TRAS IBOPE…MAIS UMA VEZ ACONTECEU!
    DEIXE O CAIXA DO TIME AUMENTAR PARA QUE UM DIA, A UNICA COISA ESTAMPADA NA CAMISA DO BOTAFOGO SEJA A SUA ESTRELA…NAO SOLITARIA,POREM ACOMPANHADA POR NOS BOTAFOGUENSES!
    UM ABRACO A TODOS!

  • O Botafogo tem mesmo é de cuidar de si e fazer com que suas cotas de patrocinios fluam beneficamente para uma boa gestão. Até 2016 estamos em tempo das vacas gordas, a partir daí só Deus saberá. Com o maracanâ fechado para as obras da Copa do Mundo, e as Olimpíadas à nossa porta, estamos colocando o Engenhão de frente para o Brasil e o Mundo. Assim, os nossos potentes investidores, irão mostrar seus produtos ao grande mercado, e nós botafoguenses orgulhosos estamos nos prepararando para recebe-lo. Não tem problema nenhum ao meu ver as variedades de cores que poderão aparecer, pois, precisamos de grana para saldar nossos débitos. O nosso divino e maravilhoso espectro estrelar, que ao encimar na altitude, irá somar o preto e o branco ao do sol.

  • Pedro – Niterói – RJ

    Vou colocar aqui a mesma opinião que eu coloquei no blog do jornalista Marcos Moura no qual tem inclusive um link para um abaixo-assinado : http://www.sidneyrezende.com/noticia/140968

    ” Não concordo, poderiam fazer um baixo assinado para ver quanto da torcida vai ao estádio por exemplo, ou quantos torcedores tem um plano de sócio torcedor (25,00 por mês não é nada pra muita gente, ainda mais pra torcedor do Bota). Não gosto de colocar o vermelho lá, prefiro muito mais o preto e branco também, assim como também gostaria q nossa camisa fosse sem anúncio nenhum, mas tudo tem q ter prioridade. Vcs preferem ter um monte de anúncio e um time bom ou o contrário ? preferem ter cadeiras vermelhas (aliás não sei onde vermelho e branco lembra o Flamengo!! ) ou tudo preto e branco e o estádio sem dar lucro ? Criticar de fora é fácil. Essa diretoria esta fazendo um trabalho ótimo no clube e vão reclamar de cadeira vermelha é sacanagem. Aliás parece q Botafoguense só sabe reclamar, p. q. p.. Se fóssemos uma grande potência do Brasil ganhando grana igual ganha o Flamengo e Coríntias talvez eu concordasse com isso, mas cara, hoje temos programa de TV do Botafogo (muito bom o último episódi do Incêndio aliás), homenagens aos ídolos, a sede está linda, vamos contruir uma base pros garotos agora de primeiro mundo, temos um ídolo como o Loco de dar inveja aos adversários, etc… Temos q dar mais valor ao que temos e procurar ajudar, ficar só botando nariz de palhaço no twitter, fanzendo abaixo assinado contra cadeira vermelha não adianta. Como presidente falou, se lotar o estádio ninguém vai ver cadeira vermelha ou branca lá 😉 “

  • Erike

    time pequeno esse botafogo nada pode ser menor !!!!!! ahahahahahahah time com menos titulos no rio

    • MERLIN

      O seu GILETE !

      Você sabe que o Lance tem um blog só para os giletes ?

      É o Grito da Nação da Gilete

      blogs.lancenet.com.br/gritodanacao

      Vai cortar para lá.

      Sabemos que é difícil a comunicação porque os giletes não são muito bons na escrita para manter um blog.

      Mas, tenta, tenta.

      Aqui não é lugar para gilete.

      E você sabe, seu gilete, qual para qual time torce 72,6% dos encarcerrados do Estado do Rio de Janeiro ?

      Merlin

    • Erike quase sempre é nome de gente alegre! E, certamente, deve ser um torcedor gillete, né mesmo? Um título, ô Mané, seja qual for, tem para nós a mesma importância que todos os trinta que possa o Flamengo ter! Quem sentiu a glória de comemorar, um que seja, sabe o gosto de mil outros que conquiste futuramente! Ele tem o mesmo gosto, quantas vezes seja repetida a conquista! Só os gananciosos acumulam o que não levarão consigo! Aos seres de luz, como nós, um título, por mínimo e insignificante, será o máximo! Para vocês, é como a carniça de que se alimentam! Daí a necessidade de sempre buscarem mais! Vocês comem o que não conhecem nem dão valor!

  • Hoje aniversário do Fogão , LUCIO DE CASTRO do bate bola 1ª edição disse que o aniversário foi ontem, mas em segida JOÃO CARLOS o canalha emendou que seria hoje 12/08, porém, o estúpido do MAURO C. PEREIRA ficou quieto justificando a sua indiferença. Por isso, escevi acima, que o BTAFOGO tem que cuidar de si. FOGÃO TEM QUE SER O MAIOR CLUBE DO PAIS E UM DOS MAIORES DO MUNDO.

  • Eu tambem acho uma palhaçada essas criticas com as cores das cadeiras.E tem uma solução muito simples para os que não gostaram das cadeiras vermelhas.Passam a ir aos jogos e ocupem aquelas cadeiras.Assim não vai dar para ver a cor delas.Tanta coisa para discutir,e neguinho vem com essa.O importante e a grana que entra no cofre do Fogão.

  • Paulo Gomes

    Pessoal, realmente, discussão mais tosca!
    Vamos ver se temos time prá ganhar o campeonato, a torcida não devia ficar enchendo o saco
    que nem é a torcida, é uma minoria de oposição, quero saber se eles vão ao estádio, porque se
    forem ninguem vera a cor, como disse nosso excelente presidente.
    Que seja vermelho e tenhamos dindin prá contratar.

  • arthur bernardes

    Acho que voce deve esta querendo criar polemicas envolvendo o botafogo ne? Sempre esse blog vem com materias assim quando esta tudo calmo em general severiano!

    • Arthur, não é de hoje que essa mídia simpática ao Flamengo aposta na nossa capacidade quase que implicita de facilmente e, por coisa alguma, buscar tumultuar a vida do clube! Ainda mais quando os ares da vida começam a ficar mais leves para nós!

  • concordo … daqui a pouco não será só o vermelho, vai ter patrocinador azul, amarelo, roxo, preto etc …
    o importante é ver o meu Fogão montando time pra ser campeão …

    e se a chapa de oposição ao Maurício Assunção se garantir em “ferir as tradições” nisso pra tentar se eleger, no que depender de mim vão ficar chupando o dedo. arrumem outro motivo …

    estou feliz de ver o meu time crescendo financeiramente, e se livrando gradativamente de jogadores imprestáveis. quem é Botafoguense de verdade lembra que a alguns anos atrás o Botafogo tinha dificuldades pra assinar até um contrato com supergasbrás e liquigás … etc

    hj nosso presidente alavancou projetos pra nosso estádio, camisas, e até divisões de base, coisa que não tinhamos em 107 anos de história …

    convenhamos … pra finalizar … acho que tem muito Botafoguense que ta acostumado a sofrer …

    nem dou trela!!! pode pintar tudo de vermelho … meu segundo time é AMÉRICA mesmo !!!

    e outra adoro uma BRAHMA !!!
    saudações

  • O QUE ADIANTA BATER-PAPO SOBRE A COR VERMELHA NO VAZIÃO VCS NEM LIGAM PRA QUELA MERDA NUNCA CHEGARAM JUNTO PARA TORCER PARA O SEU TIME SÓ CONSEGUEM COLOCAR MEIA DUZIA DE PESSOAS E OLHE LÁ RSRSRSRRS VENDE ESSA MERDA PARA OUTRO CLUBE CSTZ VAI FICAR LOTADO EM DIAS DE JOGOS PQ A TORCIDA DO BOTAFOGO SÃO TODOS UM BANDO DE MEIA DUZIA RSRSRSRSRS

    • Cara, vá oferecer sua rima noutra freguesia! Lugar de gillete é na Gávea!

  • Rodolfo Moreira

    Sinceramente, não vejo motivo para tanta discussão em relação a isso. Pior está o uniforme, que mais parece um macacão de piloto de Fórmula 1. O patrimônio do clube é o seu uniforme, não as cadeiras do estádio. Não tem jeito, sinais dos tempos!
    Saudações alvinegras!

  • O nosso divino e maravilhoso espectro estrelar, que ao encimar na altitude, irá somar o preto e o branco ao do sol. Paebéns Mércia toda botafoguense é poeta.

  • O ÓBVIO ULULANTE! – As cores das cadeiras dos estádios, sejam eles quais forem, se vistas sem preconceitos, têm o mesmo significado que as cores das nossas cuecas! Enquanto estivermos usando calças, bermudas ou shorts, quem haverá de saber a sua cor? O mesmo acontecerá com as cadeiras se a torcida comparecer em massa aos jogos do clube! Sentados ou em pé, duvido que saibam qual as suas cores reais, se todos estivermos presentes a ocupá-las! Quem fica dando faniquito por tão pouco certamente deve ter sangue azul ou roxo! O meu sangue é vermelho, como é, também, o meu coração. Que diferença faz a sua cor, se tudo que me importa, gente, é o alvinegro real que eu sou?

  • João Fogão Tubarão-SC

    Tu era pra torcer pr “vascaído” com esse sobrenome seu mulambo favelengo otário, e o pior é que teu time vai levar um traveco “gilette” na frente e uma pica “duracel” atrás… kkk

  • O nosso divino e maravilhoso espectro estrelar, que ao encimar na altitude, irá somar o preto e o branco ao do sol. Que lindo sua frase Mércia merece ir para o Telão do Engenhão

  • João Fogão Tubarão-SC

    Tu também “erike” com esse nome de travestí seu mulambo favelengo otário, e o pior é que teu time vai levar um traveco “gilette” na frente e uma pica “duracel” atrás… kkk

  • joaquim dias

    SO NAO PODE SER VERMELHO E PRETO ,IGUAL O DA MULAMBADA
    TEM QUE ARRECADAR DINHEIRO SIM.

  • Tenho a impressão, amigos botafoguenses, que, o debate em torno das cores das cadeiras do Engenhão, foi posto aqui com o propósito único de desviar a nossa atenção, da indignação que tomara conta da nossa torcida, por conta da desconsideração que tiveram para com o Botafogo, tanto a Rede Globo quanto o SportV, por ocasião do nosso jogo contra o Atlético-MG! Aliás, não é de hoje que somos levados a debater coisas que apenas desserve aos interesses do Botafogo! Quando não somos levados a nos posicionar contra este, ou aquele jogador, por este, ou aquele tema, somos levados a nos posicionar contra o técnico, ou contra os nossos dirigentes! Chega de sermos manipulados! Cabe a nós comentaristas revertermos esta tendência do Blog Ninguém Cala nos posicionando contra esse tipo de dirigismo!!

  • Paulo Paiva

    O que importa e ter um time forte que venha sempre a brigar por títulos para o nosso glorioso BOTAFOGO e para toda massa alvinegra o que eu quero é ser campeão o resto é tudo intriga da oposição, a cor da cadeira é o que menos importa.Vamos lá FOGÃO ser campeão brasileiro

  • Luiz Araujo

    Parabéns Maurício Assunção e viva o Botafogo. Essa discussão sobre cor de cadeira é pra imbecil e graças a Deus nossa torcida não é feita de imbecis. Basta ler a maioria dos comentário sobre essa idiotice e constatamos que a torcida botafoguense é a torcida da inteligência brasileira. VIVA O BOTAFOGO!!!!!!!

  • MERLIN

    Meus amigos

    Em especial ao Paulo Wilson e ao Peter,

    Está ficando nítido o objetivo de a mídia tumultuar a boa fase do meu Botafogo.
    Depois de um tópico “ENGENHÃO À VENDA ?” no blog NINGUÉM CALA, o Lance, em sua página principal, agora a tarde, traz mais uma colocação para gerar maior intranquilidade.
    O novo tema é “BOTAFOGO INICIA DIVISÃO DO ENGENHÃO POR MAIS RECEITA”.
    Ou seja, o objetivo nítido é o de induzir a torcida contra a Diretoria, contra os patrocinadores e contra a possibilidade de uma maior arrecadação completamente favorável para o clube.
    O tema proposto pelo Lance tem incontroverso cunho de provocar a já não tão fácil, posto que temperamental, torcida do meu Botafogo.
    E, com artimanha infantil, no fim do tópico, traz colocação no sentido de que o Grêmio não aceitou – por dinheiro – ajustamentos conforme os interesses dos possíveis patrocinadores.
    Assim, quer explorar o Lance que o Grêmio teria sido fiel em suas convicções (tradições) e, em contrapartida, que o Botafogo (vendido) irá transformar o Engenhão em uma verdadeira colcha de retalhos multicolorida em troca de dinheiro.
    Não posso aceitar que a mídia procure estabelecer o caos no âmbito Alvinegro, principalmente depois de algumas contratações que incomodaram e quando o time está próximo do G4.
    E, inopinadamente, começaram aparecer uns estranhos Flamenguistas para opinar.
    Estou achando que estão plantando “flamenguistas inexistentes” para tumultuar ainda mais o NINGUÉM CALA e direcionar os torcedores contra a Diretoria e contra os patrocinadores.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534

    twitter.com/#!/Merlin1534

    • Concordo em número, gênero e grau com tudo dito por você, Merlin! Já não tenho dúvida de que o sucesso do Botafago tendo por base o Engenhão está a incomodar a muitos, com certeza! E lógico que a mídia da flapress não quer ver isto! O Botafogo só vai ter liberdade para agir com o Engenhão quando os dois irmão invejosos tiverem o seu antro em comum! Não sei que estratégia eles armarão para fazer jus ao Maracanã depois da reforma! Talvez nem precisem fazer uso do artifício que usamos para se possibilitarem à tal licitação! Seja como for, sinto no ar, a disposição do governo em encontrar a fórmula capaz de viabilizar a gerência pretendida por ambos os clubes! Se o Botafogo não se aproveita agora da situação, depois, isto lhe será impossível! Com a posse do Maracanã, ambos irmãos lutarão para fazer do estádio o úniico capaz de suportar os grandes clássicos! E o Botafogo, mesmo com o Engenhão, se não tiver cuidado, vai cair neste engodo! O pretexto que usarão é o da insegurança que o entorno do Engenhão possibilita a todos, pode? Eles só não explicarão como é que o estádio serve a todos, hoje e, amanhã, não, pode? Nossa torcida tem que estar alerta a todo esse tipo de coisa! Chega de sermos manipulados por quem nada sabe do que seja o Botafogo ou o botafoguense! Valeu, Merlin!

  • É hipócrita quem diz não suportar o vermelho! Quem olhar para dentro de si mesmo verá, que o vermelho lhe corre nas veias, e bate em compasso na forma de seu coração! Quão hipócrita é isto de detestar algo em nome de uma rivalidade momentânea! Será que quem diz que não suporta o vermelho se, por acaso, tivesse um pai ou uma mãe flamenguista, iria odiá-los ou deixar de quere-los por isso? E quanto ao botafoguense que ver o seu filho se dizer flamenguista por não ver o time do pai ganhar título algum, vai odiá-lo e deserdá-lo por isso? Deixemos de tolices, gente! Entre a cor das cadeiras e a certeza de termos as melhores chances de voltarmos a gritar que somos campeões, eu fico com ambas as opções, e ponto!

  • Pedro Paulo Lima

    Hoje, dia 12 de agosto, o Botafogo de FUTEBOL completa 107 anos de gloriosa existência. Destaquei a palavra futebol porque o clube tem três datas para comemorar: a fundação do clube de regatas (em 1984), a do futebol (1904) e a fusão dos dois (1942) que gerou o BFR – Botafogo de Futebol e Regatas. Ou seja: se considerarmos que o Fla e o Vasco foram fundados como regatas e começam sua história desse ponto, o Botafogo nasceu em 1894, sendo o mais antigo entre os quatro grandes do Rio.

    Mas o que se comemora hoje, pelo Brasil inteiro (chegou a estar na liderança dos Trending Topics do Twitter nacional) é o aniversário do Botafogo Futebol Clube, onde começou essa paixão que é o futebol alvinegro. Não vou aqui relatar os fatos históricos do clube, apenas destacar algumas personalidades que passaram e honraram essa camisa e essa instituição (pra ver se a mídia moderna se toca e dá o devido valor a esse clube). Quem tem em sua história, nomes como Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Zagallo, Heleno de Freitas, Didi, Gerson, Paulo César, Marinho Chagas, Manga, Leônidas da Silva, Mendonça, Mário Sérgio, Amarildo, Roberto Miranda, Túlio Maravilha, Maurício, Alemão, Dodô, Bebeto, Loco Abreu? Devo ter esquecido muitos outros com a mesma qualidade. E quantos personagens marcantes, como Carlito Rocha, Biriba, Bebeto de Freitas, Emil Pinheiro, o Manequinho, Russão, Tolito, Tarzan… E seus torcedores ilustres, como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Carlos Imperial, Agnaldo Timóteo, Régis Cardoso, Glória Menezes, Lúcio Mauro, Flávia Alessandra e tantos outros?

    O espaço é pequeno para tanta história. As conquistas são inúmeras, mas poderiam ser bem mais, se o imponderável não convivesse diariamente conosco. Quantos títulos nos foram tirados pelos homens de preto (agora de amarelo, de azul…). E o nosso belíssimo patrimônio, como o antigo estádio e o palacete de General Severiano, em Botafogo (nós somos o único clube grande do Brasil que ainda reside no seu bairro de origem e ainda ostenta o seu nome) e o monumento que é o Engenhão (é nosso sim, por pelo menos 40 anos). Ainda tem o futuro, solidificado com o novo CT de Marechal Hermes. Portanto, parabéns ao Botafogo e ao seu maior patrimônio: sua torcida, a mais fiel de todas, pois suportou com galhardia e dedicação todas os dificuldades que uma torcida pode encontrar. Superou todos os obstáculos sem abdicar do seu amor pelo Glorioso.

    • PP, a fundação do Botafogo de Regatas, se deu em 1894 e não em 1984!

      • Pedro Paulo Lima

        Obviamente que não. Foi erro de digitação mesmo. Obrigado por chamar a atenção.

  • Vendo nego dizer que não suporta o vermelho sem se dar conta de que tem ele dentro de si; vendo outros dando faniquitos por nada, como se o mundo estivesse caindo, eu fico pensando no quanto somos soberbos! E o quanto por isso somos castigados à miúde! E não é que ainda temos o vício de nos acharmos os mais isso e aquilo sem sermos nada? Chamamos aos flamenguistas preconceituosamente de mulambada como se não houvesse entre os nossos torcedores catadores de lixos e moradores de favelas! Nos dizemos inteligentes e sábios, mas, diante do que aqui vemos e lemos, com sinceridade, podemos fazer jus às nossas pretensões egoísticas? Torcer por um clube não é querer lhe asfixiar com tanto amor aponto de limitarmos o seu progresso! Para fazer isto é que existem os tais estatutos! Torcer por um time ou por alguém, é acreditar incondicionalmente! Não podemos nos considerar verdadeiros torcedores se fazemos disto um motivo para fazer o clube estagnar! Recebemos o Engenhão com as cadeiras azuis! Este azul de suas cadeiras só ficaram visíveis por conta da ausência de nossa torcida em suas arquibancadas! Façamo-nos todos presentes ao Engenhão que as suas cadeiras poderão ser até rosas pink e ninguém isto notará! Quem condiciona o seu amor à cor da cadeira onde senta o seu trazeiro, sei não… Quem ao sentar, repara na cor, ou é tricolor, ou, um dia, o será!

    • Victor/

      Assino em baixo.

    • Show de bola!!!

  • Rodrigo

    Já tem a brahma no sul, falta Heinekein norte, no leste SkOL, no Oeste Itaipava !!

    Pronto, só cervejaria colorida !!

    Bar mesmo no engenhão não pode !!

    Fala sério !!

  • Se formos nos levar pelo que diz a mídia a respeito desta celeuma envolvendo a cor das cadeiras do Engenhão, a nossa torcida, em sua maioria, segundo ela, a teria desaprovado! E nós sabemos que isto não corresponde a verdade! Quem quer que se dê ao trabalho de mensurar as opiniões, aqui, firmadas, verá exatamente o contrário! Nossa torcida mais lúcida, em sua maioria, não tá nem aí para isto! Sabemos que o sangue que corre em nossas veias não é azul, branco ou preto, mas, vermelho! E isto não nos faz menos humano ou menos alvinegro no amor que temos pelo Botafogo! Tá na cara que a mídiaflapress tudo tá fazendo no sentido de tumultuar o nosso ambiente! Eles sabem que um Botafogo forte e capaz de gerir com objetividade seu destino, não lhes será proveitoso! Insinuarem existir discórdia entre nós, por tão pouco, é não conhecer a alma e o viver dos botafoguenses! Podemos viver presos às tradições mais caras do clube, mas, sem a preocupação em lhe asfixiar o viver e o seu progredir! Sabemos que o dinheiro que necessitamos para quitarmos nossas dívidas mensais não dar em árvore ou nasce do nada! Como torcedores que somos do Botafogo, nos reconhecemos um tanto ausentes do Engenhão, e, por isso, sabemos os pulos que o clube se vê obrigado a dar, para que o nosso sorriso e satisfação com o time, nos seja garantido! Com o acordo firmado com a Ambev, o Botafogo terá benefícios como a manutenção do gramado, a criação de camarotes, a reforma das salas de imprensa do Engenhão, criação de um lounge para zona mista, entre outros, além de uma quantia mensal em dinheiro. O contrato com a empresa de bebidas representa uma das quatro cotas de patrocínio disponíveis para o estádio alvinegro. Como poderia a nossa torcida se posicionar contra tais perspectivas, se ela própria sabe não ser assídua no cumprimento de suas obrigações?! Só mesmo a mídia comprometida com outros interesses que não os do Botafogo, para ver discórdia onde ela não existe! É preciso que eles saibam que estamos com o Botafogo para o que der e vier! A cor que tiver a cadeira que escolhermos sentar,amigos, será facilmente obliterada por nossa presença no Engenhão a vibrarmos com os gols do nosso Fogão! O resto disto, gente, é só cinza! Deixem que eles falem, digam, chorem! Queremos é mais!

  • OH MARCO LUIZ, PARA O FLAMERDA SÓ FICA FALTANDO O ESTADIO PARA PINTAR OS PULEIROS DE VERMELHO E PRETO.

  • carlos roberto

    olha, essa discussão sobre cores de cadeiras não tem sentido, se são vermelhas ou não, pouco importa, de que adianta serem azuis e o time não ir bem no campeonato, nosso presidente tá certo, pergunte aos jogadores se eles estão satisfeitos em receber salários em dia, é lógico que o mais importante é termos um time vencedor e bons patrocinios para manter bons jogadores no nosso elenco. torcedor de verdade quer ver seu time bem, vencendo, disputando titulos e é isso que queremos ver, nosso fogão campeão!! antes nem estádio tinhamos, e agora vamos ficar discutindo por causa de cores que pertence ao rival!! essa cor é universal, não pertence só a eles, não!! ou se esquecem que eles também tem preto nas suas cores!! saudações alvinegras!!!!

  • Gabriel Cabral

    Caros amigos, realmente é muito triste ver para que lado
    o futebol brasileiro está indo, times totalmentes individados
    se vendem para patrocinadores.
    E os mesmos, fazem o que querem com as tradições dos times,
    até mesmo mexer em cores no estádio, que é a indentificação do clube.
    Vale lembrar também que a Ambev, estampou a cor vermelha em apenas um setor,
    fazendo um verdadeiro arco-íris no estádio.
    Acho que o presidente alvinegro foi toltamente infeliz nesse acordo que trara cada
    vez mais discórdia com os torcedores.
    Esses sim verdadeiros patrimônio do clube.
    Saudações Alvinegras!!

  • É mesmo impressionante, amigos, que, nem depois de uma vitória maiúscula como a de ontem, a nossa torcida tenha um lugar onde possa, efetivamente, se encontrar, para comentá-la! Eu imaginei que este nosso lugar comum fosse o Blog Ninguém Cala! Pudera! Nem mesmo, no dia seguinte, nos é possível isto, por força de o Blog Ninguém Cala ainda estar com suas atividades paralizadas e sem qualquer atualização desde ontem à noite! É este tipo de coisa, que aqui acontece, que faz com que o Blog Ninguém Cala não aconteça de fato! Um fórum que se preze faz do debate o seu lugar comum! Como fazer com que o debate sobre o Botafogo aqui prospere se as atualizações do blog são feitas ao Deus dará? Como podemos fazer prosperar qualquer coisa se ela não coopera com os que a alimenta? Como o debate sério sobre o Botafogo, seu time, seus dirigentes e sua torcida pode ir à frente se as liberações dos posts demoram tanto quanto suas atualizações? Será que o nosso amigo Guilherme Martins nada pode fazer para que este canal efetivamente funcione como era do desejo do grupo Lance desde o princípio? Quanto a nossa torcida, é preciso que ela se conscientize de que nada nos é dado de graça! Há que nos fazermos dignos do que somos! E a única forma que temos para fazermos isto, é nos encontrando aqui para a tarefa de compreender, entender e promover o Botafogo, acima de tudo!

  • thyago fogao

    Eu como todos Botafoguenses queremos um time competitivo como este deste ano, se e preciso colocar cadeiras vermelhas no Engenhão por direito de contrato com patrocinio não vejo problema algum se o meu FOGÃO SER CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    NÃO PODEMOS SER CEGOS PRECISAMOS DE VERBAS E A BHAMA ESTA PAGANDO E O TIME ESTA GANHANDO NÃO VAMOS TRAZER PROBLEMAS PARA O FOGÃO SEM NECESSIDADE!!!!!!!!!!

    FOGÃO E PRETO E BRANCO INDEPENDENTE DA COR DE QUALQUER CADEIRA OU QUALQUER OBJETO PINTADO DE OUTRA COR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VAMOS FOGÃO PARA CIMA DA TABELA SEMPRE, VISANDO O 1° LUGAR QUE E SEU DE DIREITO!!!!!

  • Não vejo nada de mais, não estão estapando a logo de time algum, e sim de uma marca de cerveja, e o mais importante estamos (botafogo)faturando com isso.
    Se começarmos a arrumar picuinha com essa ou aquela côr, não teremos patrocinio,e ao invéz de lutarmos lá em cima, estaremos lutando la em baixo para não cair.
    Tenho uma ideia para aqueles que estão reclamando das cores, é só ir nos estadio assistir o fogão e sentar nas tais cadeiras, aposto que a tv, não conseguira filmar o vermelho, pois estarão encubertas.

  • Ramon

    Eu quero meu time com condições de contratar melhores jogadores! a cor das cadeiras não interessam. E pode pintar o estadio todo tambem, pois ai com essa grana contrariamos qlqr um rs

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo