O reencontro de Loco Abreu e Joel Santana



De um lado Loco Abreu, ídolo da torcida do Botafogo e figura mais do que carismática. Jogador de personalidade forte e autêntico, coisa rara nos dias de hoje.

É aquele que leva a torcida para o estádio, que faz os botafoguenses ficarem esperançosos de soltarem o grito de GOL quando a bola sai dos pés de qualquer outro jogador em direção a ele. Loco abastece os amantes do futebol de alegria.

Do outro lado está Joel Santana. Carisma pode ser o adjetivo que mais pode definir este técnico, que também poderia ter alegria em seu sobrenome. Sempre com seu estilo paizão, é querido em quase todos os lugares por onde passou.

Quando treinou o Botafogo, não conseguiu se tornar o paizão do uruguaio por algum motivo que desconheço. De repente pela semelhança e liderança que os dois tem? Não sei. Mas posso garantir que são, sem dúvida, as duas principais figuras do jogo deste sábado, entre Cruzeiro e Botafogo. Alguém dúvida?



  • Sem querer dizer, com isto, que devemos aceitar qualquer que seja o resultado do jogo contra o Cruzeiro, ainda que desejando dizer exatamente isto, convém lembrar a todos que não devemos alimentar grandes sonhos, ou a esperança de que conquistaremos a vitória! Em sendo assim, que nos preparemos tão somente para o futuro! Os frutos de uma temporada inteira não se fazem conhecidos por apenas um jogo! Nem por isso devemos por abaixo o nosso pomar, se os frutos demorarem a surgir! Ninguém é o que pensa se não depois dos seus frutos! Seja qual for o resultado do jogo de hoje, não podemos permitir que falsas emoções nos levem a por abaixo todo o pomar recentemente plantado! Se para nascermos levamos de sete a nove meses, porque os frutos de toda uma temporada haveria que ser colhido em apenas um jogo? Deixemos que o Caio Jr saiba trabalhar suas ferramentas para que o nosso pomar possa nos dar todos os frutos que sonhamos colher, futuramente! Alguém que discorde comigo, que se manifeste agora ou cale-se para sempre!

    • Ao Raphael Bózeo! – Amigo, me desculpe sair um pouco do tema proposto, mas, será que não haveria como se fazer a atualização e a liberação dos postados diversos com um pouco mais de rapidez? O amigo há de concordar ser um tremendo absurdo que o Blog Ninguém Cala, que se diz dedicado à torcida do Botafogo, leve quase 24 horas, depois do jogo encerrado, para se atualizar! A ânsia com que aqui chegamos para expor nossos sentimentos relativos ao jogo, de repente, é completamente posta de lado ou freiada em sua totalidade em razão das atualizações que não se fazem mais amiúde! O fato de tais atualizações demorarem tanto a serem feitas leva ao acúmulo de posts seguidos de um mesmo postante! Se as mesmas fossem mais constantes, a distribuição dos posts se daria de forma menos cumulativa! Como querem promover a troca de idéias entre nós torcedores se não adotam atualizações mais rápidas e dinâmicas? Pergunte aos demais comentaristas o que eles acham da demora das atualizações, e dirão o mesmo!

  • Por conta de sempre se darem mal, quando jogam no Engenhão, os jogadores do Fluminense fizeram do Marquinho o seu porta-voz para desancar com o estádio e com o seu gramado. O fato de o Botafogo ter conseguido mostrar condições que eles (Flamengo e Fluminense) não mostraram possuir, para ganharem a concorrência por sua administração, desencadeou, em algumas torcidas do Rio de Janeiro, uma inveja e um olho grande inconcebíveis contra nós! Será que só o gramado do Engenhão mostra o resultado do desequilíbrio do seu uso? E quanto aos demais estádios, por acaso ninguém tem algo a dizer? Se o Engenhão não serve ao joguinho do Fluminense, ou de outro clube qualquer, que eles procurem construir um templo que se lhes adeqüe! Ora, seu Marquinho, vá plantar batatas!

  • Sabemos que o Loco Abreu vem de um longo período de inatividade! Apesar de estar servindo a sua Seleção, ele pouco ou nada jogou pela Copa América! Se bem que o Arévolo, como nosso segundo represente até então na Celeste, jogou muito! Uma proposta aos torcedores do Botafogo: para ira das demais torcidas, poderíamos considerar, entre os títulos ganhos pelo Botafogo este ano, o da Copa América, e por que não?! Cedemos ou não cedemos, dois jogadores à Celeste? Mas, voltando ao Loco, é preciso que tenhamos uma paciência quase infinita com ele! Ou, ao menos, até que ele readquira o ritmo do jogo! No mais é torcermos para que o resultado nos seja benéfico e que possamos subir um pouco mais na tabela! Aguardemos o que será o jogo!

  • O Joel sempre negou qualquer divergência com o Loco, em razão do que quer que fosse! E este também sempre fez questão de frisar nada ter contra Joel ou seus métodos! De repente, todo esse mal estar, não passou de mais uma invenção da mídia, para cumprir sua pauta! Já não se disse que, a mídia quando não tem o que publicar, ela inventa? Nos dias de hoje, o que melhor a mídia poderia fazer, em benefício do país, seria mostrar, com a mesma eficiência com que ela quer nos fazer crer que, entre nós só há corruptos, que, realçando também as boas ações e honestidade da nossa gente, também acreditaríamos que ainda há muito do que nos orgulharmos no nosso Brasil, sim!

  • hivomelo-MA

    Nessa batalha sou mais Loco Abreu.

    • E não é que o Hivomelo acertou na mosca? Jogue 13 na loteria ou no bicho, amanhã, cara!

  • Murillo

    Com quase todo o elenco a sua disposição. apenas Everton, Fábio Ferreira, Cidinho e Caio, contundidos não poderão ser utilizados hoje, o trinador Caio Junior tem uma grande oportunidade de demonstrar que tem cacife para fazer deste bom elenco do Botafogo, um time capaz de estar sempre no G-4, neste campeonato.
    A volta de Loco Abreu sem dúvida é a esperança maior de que o time “encaixe” e deslanche.
    #aguentaotranco FOGÂO#.

    • Depois da vitória de hoje, o Caio Jr calou a muitos que o atormentava com suas apressadas vaias! A necessidade de se esperar que a árvore cresça para que possamos exigir dela os seus frutos, é mais que uma necessidade, é algo imperioso! Por conta de não sabermos esperar o fruto amadurecer, o jogar pedras, não vai isto apressar! As pedras jogadas muitas vezes apenas derrubam os frutos que estavam por vir! Só quem sabe ter paciência sabe também esperar colher o fruto maduro! Que sejamos capazes disto, doravante!

  • É isso aí, Arthur Bernades! Em alguns momentos cheguei a pensar que estivera a ler a mim mesmo! Enquanto por nossa impaciência só fizermos por abaixo as nossa árvores antes que elas possam frutificar, vamos estar plantando e replantando nossos pomares em vão! Em tudo por tudo na vida se dermos tempo e bom alimento ao que quer que estejamos a cultivar seja em nossa mente ou em nosso quintal, ela haverá de crescer forte e também produzirá bons frutos! Queremos ganhar na loteria sem sequer fazer o esforço de comprar o bilhete! Queremos que os nossos jogadores lutem por nós ao som dos nossos apupos e vaias! Tá na cara que enquanto não soubermos o que é torcer, nada almejaremos! Por outro lado, para que a torcida volte a acreditar no clube, é preciso que este sonhe e ambicione mais e mais! Chega de lutar por vaguinhas! Se nos impusermos a conquista do título, a torcida estará com o clube e com o time, com certeza! É nosso pequeno ambicionar atual que nos afasta de tudo! Insistimos em nos vermos como uma estrela quando foi o planeta Vênus quem guiou os nossos remadores! Fôssemos ambiciosos, de fato, ao invés da estrela Dalva, ambicionaríamos ser o próprio Sol!

  • O Caio Jr não é mesmo alguém fácil de se entender! Pois não é que no jogo contra o Cruzeiro, ao invés de exigir mais do Cortez que, sem dúvida, tem um melhor aproveitamento nos seus cruzamentos que o Alessandro, o Caio Jr manda que o Cortez se atenha exclusivamente à marcação e libera exatamente o Alassandro para tentar os cruzamentos! O Alessandro nos treinos deve enganá-lo sempre porque nos jogos o que ele menos tem de aproveitável é exatamente os seus cruzamentos inúteis! Às vezes tenho a impressão de que o Caio Jr estar a ver os seus jogadores com o viés às avessas! Ele vê lateral em volantes sem muito jogo de cintura e vê atacante onde todos vêem um zagueiro! Ou não será nós torcedores quem temos que rever nossas lentes? O time em campo continua a trabalhar excessivamente a bola, indo da defesa ao ataque e recuando para recomeçar tudo novamente sem qualquer objetividade ou preocupação em chutar a gol! O time do Caio Jr não joga para fazer gols, com certeza! O blog NINGUÉM CALA bem que poderia ser atualizado de forma mais rápida, não acham?

  • Max Maia

    Loco 1 x Joel 0…

    • A vitória tem o dom de acalmar tempestades e arrefecer furacões! Sua importância é tal na vida, tanto dos jogadores quanto dos torcedores, que não há como se entender que, time e torcida, já não tenham feito um pacto por conquistá-la sempre! Quem viu o comportamento da nossa torcida, dias atrás, e o vê, hoje, não diz que estivemos a ponto de pôr a baixo todas as árvores do nosso pomar, por nossa explosiva impaciência! A nossa disposição mental e positiva, doravante, será fundamental na manutenção do diapasão que clube, time e torcida vivem! A mudança de viés, quanto ao que ambicionávamos, vai trazer de volta ao Engenhão também a nossa torcida! Deixar de pensar como clube médio, para ambicionar a conquista do título máximo, era tudo quanto ambicionamos nós, os torcedores botafoguenses, né mesmo?!

  • É uma pena que, o anacronismo do nosso estatuto, esteja nos forçando a ver o nosso manto sendo aleijado e enfeado sob qualquer pretexto! Eu não me conformo que, por conta de não se poder alterar a cor dos números das camisas, conforme impõe o estatuto, ao uniforme número um seja imposto este tampão preto, nas costas das mesmas, para que os tais números possam ser visíveis! Não seria mais lógico, simplesmente, aceitar a experiência que já dera certo antes, com os números amarelos, para que não fosse necessário o tampão? Por que o Marketing do Clube pode amarelar quase todo uniforme com os seus retalhos do guaraviton, e não pode aliviar as costas dos jogadores daquele peso preto, que parece lhes fazer mais pesadas as camisas? Os números, na cor dourada, dar-nos-ia a ilusão, virtual, de que os nossos jogadores estariam fazendo tremular o fogo em suas costas! Se em tempos outros foi possível apresentar os números na cor amarela, porque o Marketing do Clube não pode adotá-los novamente, ou o dourado, ao invés de nos impor aquele tampão preto horrível? Eu não me conformo! Já deixei de comprar tais camisas por esta razão! De frente a nossa camisa, apesar do excesso de amarelo dos seus retalhos comerciais, é linda! Vista de costas, porém, é um borrão preto a pesar em demasia nas costas dos nossos jogadores, pior, a enfeá-la! Estamos, neste instante, aos 20 minutos do segundo tempo. O placar, no momento, tá 1 x 0 para o Botafogo, um golaço do Loco!

  • Se o Marketing do Botafogo se vê impedido de alterar a cor dos números das camisas alvinegras para o dourado, por conta do que lhe impõe o anacrônico estatuto do clube, então, por que ele não cria uma nova camisa em que a frente seja totalmente branca e, as costas, totalmente preta? Assim não haveria necessidade de se acrescentar a tal camisa qualquer tampão para tornar os seus números mais visíveis, né mesmo? Todos os clubes têm mais de três camisas básicas. Por que o Botafogo só tem apenas três? Não poderíamos ter um quarto modelo conforme a sugestão acima? Visualmente, também os calções, de frente, em branco com números pretos e nas costas, em preto! As mangas da camisas seguiriam o mesmo padrão proposto! Mudando de assunto. – É impressionante a coincidência com que alguns goleiros vêm ajudando ao Flamengo em sua caminhada invicta até o momento! Depois daquele goleirinho do Santos ter falhado por cinco vezes, num mesmo jogo, vemos, agora, o goleiro do Grêmio dar o mole que permitiu ao Ronaldinho aumentar o placar… Sei não! Tem algo estranho por trás desta campanha do Flamengo! É muito estranho que os erros só aconteçam nos jogos do protegido da Globo e, mais estranho, em seu benefício! Será que nos times adversários só haja quem jogue a favor do Flamengo? Contra o Santos o Flamengo também contou com a ajuda fundamental de um ex, o Ibson! Voltando ao Botafogo: – o jogo ta terminando. Chegamos aos 42 minutos! O placar continua o mesmo projetado pelo Loco! Rezemos para que o Jeferson se mantenha invicto, ao menos hoje!

  • Deixar de lado a soberba que nos é natural e nos mostrarmos humildes e contrito, tem lá suas vantagens! Pensar que num dos primeiros posts que postei logo cedo eu afirmava convicto: “Sem querer dizer, com isto, que devemos aceitar qualquer que seja o resultado do jogo contra o Cruzeiro, ainda que desejando dizer exatamente isto, convém lembrar a todos que não devemos alimentar grandes sonhos, ou a esperança de que conquistaremos a vitória!” E não é que errei apenas quanto a segunda parte da afirmação? Na verdade, eu a fizera com o propósito de que se todos nos soubéssemos mais próximo de uma derrota que de uma vitória, nossas mentes não tabalhariam em contrário, fazendo com que a brecha da dúvida pusesse tudo a perder! E não é que a estratégia deu certo? Sem ninguém a nos carpidar, pudemos fazer um jogo tranquilo em que a estrela do Loco Abreu fez luzir a nossa sorte! Nada como sermos humildes quando reividicamos contrito a vitória aos nossos santos! Valeu! Esse Caio Jr é mesmo um gênio, né não?

  • E não é que o Jeferson finalmente completou uma partida sem tomar o seu golzonho tradicional? Eu sempre disse que no dia em que isto acontece a gente ganha, com certeza! O Jeferson é um goleiro de vislumbres! Hoje foi seu dia de invicto! Esperamos que ele tome gosto por isso! Seria incoerência falar mal de um goleiro que não tomou gol no jogo. Por isso, sua nota é dez! Parabéns ao time todo pelo esforço e pelo exito conquistado! Na vitória, seja por que placar, seria imjusto apontar os dissonantes! Quando todos festejam, todos foram completos! Até nossa torcida que não esperava tanto e se achou no resultado! Valeu Loco! Foi um excelente retorno! Parabéns, Caio Jr, pela segunda vitória seguida, após todas aquelas nuvens tempestuosas e por silenciar tantas vaias! Os deuses resolveram lhe ser mais justo que nós seus impacientes torcedores!

  • Vencemos ao Cruzeiro em plena Arena do Jacaré e sem o apoio maior da nossa torcida! Que isto ajude a nossa torcida refletir sobre a razão por que em sua presença o time não rende a contento nem joga com a tranqüilidade com que jogou contra o Cruzeiro! Sem as vaias e sem os apupos iniciais da nossa torcida quando jogamos no Engenhão, o time mostrou no terreiro do adversário o quanto é forte e pode aspirar melhores colocações na tabela! Resta-nos ter aprendido a lição! A vaiar aqueles em que depositamos nossas esperanças de vitória, melhor fariam ficarem em suas casas os que a isto se prestam! Aos que buscam nos fazer feliz por seus resultados só podemos dar apoio e muito incentivo! Todos os jogadores do nosso time devem ser tratados por nós como se fossem os nossos filhos, a quem nos cabe tão somente incentivá-los em tudo para que eles possam crescer em caráter, conhecimento e hombridade! Sabemos que não é com vaias que os conduziremos na vida, né mesmo? Apoiar, então, aos nossos jogadores da mesma forma como fazemos aos nossos filhos, é um dever da nossa torcida, né mesmo?!

  • O Botafogo fez um bom jogo apesar do excesso de toques para os lados! Deixamos de rifar as bolas, como fazíamos na época do Joel, e passamos a valorizar bem mais a sua posse! Pena que, sem muita objetividade e apenas para fazer a bola rolar em todas as direções e muito poucas vezes em direção do gol! Neste aspecto o Loco Abreu foi de vital importância posto que só ele buscava finalizar com mais contundência! De qualquer maneira o resultado final foi surpreendente não apenas para o time mas para todos nós torcedores! Esperemos que o time mantenha vivo o seu diapasão e não venhamos vacilar contra o Figueirense, na quarta! Se prosserguirmos assim, vamos chegar lá, com certeza!

  • Mudar a perspectiva de se buscar apenas uma das vaguinhas, para torneios outros, e passar a mentalizar a conquista do título da competição, é tudo quanto o Botafogo necessitava para ter de volta ao Engenhão a sua torcida! Ao sentir que o clube agora marcha resoluto para a conquista de maiores objetivos, a nossa torcida, por certo, irá responder positivamente, com certeza! Era a mudança de atitude e o desejo de sonhar sonhos maiores o que afastava a torcida das metas simples e pouco ambiciosas traçadas por seus dirigentes atuais! Com a mudança de foco, todos veremos o Botafogo retornar ao seio dos grandes clubes mundiais! Cá prá nós, como o Blog Ninguém Cala demora para atualizar-se, não? Será que ele não poderia ser mais rápido quanto a isto?

  • Ver o Botafogo jogando, com força, garra e determinação, foi o que sempre sonhou a maioria dos seus torcedores! E foi exatamente isto o que vimos o nosso time fazer ontem! A persistir com esta postura em campo, e refletindo na tabela o crescimento do seu jogo, logo veremos o Botafogo na liderança do campeonato! O nosso próximo jogo nos confirmará se, de fato, estamos no bom caminho, ou se apenas fomos beneficiados pela sorte, nesta rodada! Se não vacilarmos contra o Figueirense, não tenho dúvida de que chegaremos lá! Resta vermos, apenas, se a nossa torcida se decidirá marchar a favor do time, mantendo um pensamento positivo sempre, e deixando de lado o seu viés carpideiro, né mesmo? Estar em nossas mãos conduzirmos o time à conquista, se o incentivarmos sempre, ou ao fracasso, se decidirmos apenas realçar nossas limitações e mazelas!

  • Orlando

    Quero propor uma campanha:
    A VOLTA DA TORCIDA MAIS LINDA DO BRASIL…
    Por favor pedoe o time e volte a apoiar, podemos fazer toda a diferença.
    VOLTA PRA ONDE NUNCA DEVERIA TER SAIDO, AO LADO DO TIME.
    FOGÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Concordo consigo, amigo! O momento é propício a que todos somemos esforços em prol do clube e do time! Vamos dar um tempo com essa mania de apenas realçar os nossos aspectos negativos! O momento agora é de positivarmos todos os nossos esforços visando objetivos mais ambiciosos! Não podemos ficar a alimentar o sonho por uma das vagas em jogo! O momento é de acreditarmos que podemos querer mais e que podemos conseguí-lo! Substituamos as nossas críticas e vaias, que a nada nos conduzem, pelo reconhecimento e mais aplausos àqueles que finalmente nos farão soltar o grito de campeões!!

  • A demora com que o Blog Ninguém Cala leva para se atualizar, amigos, chega a nos tirar todo tesão em comentarmos o jogo e tudo o mais a ele relacionado! Com o entender que o Blog que se diz dedicado à torcida do Botafogo permaneça sem qualquer atualização quase 24 horas depois do último jogo do clube? O fato de suas atualizações não se darem mais amiúde acaba por não permitir que o debate flua! Quem pode manter vivo um debate se o postado só é moderado tanto tempo depois? Não seria hora de termos um blog mais ágil?

  • PAULO DE MORAIS

    DEU LOCO, E O JOEL FOI À LOUCURA TOTAL KKKKKKKKKKKKKKK

  • Se a torcidinha que anda pegando no pé do Alessandro já tivesse feito a metade do que ele fez pelo Botafogo, eu não diria nada! Na verdade, errando ou não, em campo, vestindo nossa camisa, o Alessandro tem feito mais pelo Botafogo que os seus críticos! Aposto como a maioria deles são os que vão ao Engenhão com o único intento que não o de vaiar aos nossos jogadores, sejam eles quais forem! Para essa gente, todo e qualquer jogador nosso há que ser perfeito! Até parece que como torcedores, eles sejam perfeitos assim, né? Onde já se viu alguém querer que outro lute por ele em troca de apupos e vaias? Por que os que só vêem motivos para criticar, vaiar e apupar, se verdadeiramente acreditam nisso como forma de incentivos, não contratam gangs especializadas nos apupos, nas vaias e nas críticas para fazê-los a si mesmos? Duvido que esses façam qualquer crítica, apupo ou vaia aos seus filhos a pretextos de incentivá-los na escola!

  • E quem disse por acaso que a nossa torcida sabe torcer? Será que ninguém observou que depois de duas vitórias seguidas nos fizemos incapazes de saber o que fazer ante o fato? É que só somos mais ativos e torcedores quando o time vai mal! Todos sabem que é mais fácil para nossa torcida apenas criticar do que elogiar! Tão desconfortável ficamos quando temos que elogiar ao técnico, ou ao time, que nem palavras temos para manifesta-lo! Para nós botafoguenses a vida parece ter mais sentido quando tudo que nos resta apenas é a crítica ferina e impiedosa! Adoramos jogar pedras e, quando não temos porque fazê-lo, ficamos como que doentes! Não é a toa que muitos de nós vão ao Engenhão tão loucos para vaiar que já nem esperam o time entrar em campo para fazê-lo! Sem termos o que ou a quem criticar, seja ao time ou ao Caio Jr, até o número dos carpideiros que, antes, aqui pastavam, sem dúvida, era bem maior, ou não?! Nos dias de hoje, quem melhor torce pelo Botafogo são aqueles torcedores que ficam em casa! Ao menos esses não vaiam nem apupam a qualquer jogador, gostando dele ou não! Longe da torcida o time, sem dúvida, tem se soltado mais e jogado de verdade!

  • Vou defender especificamente ao lateral Alessandro! Ele é um cara muito forte! Quando foi a última vez que o Alessandro se machucou? Acertou quem disse que quando ele tava com o contrato por terminar! Com a torcida no seu pé, tudo indicava que seu tempo entre nós havia terminado quando se lhe aconteceu uma grave contusão! O Botafogo não poderia deixá-lo ao léo e renovou o seu contrato! Este ato de fé do Botafogo foi o bastante para que o Alessandro viesse se tornar um dos seus mais autênticos jogadores! Quem haverá de chamá-lo de flamenguista, mesmo errando? Ele se impôs respeito! Apesar de grande parte da torcida não suportá-lo, ele tem se mantido íntegro em sua fé alvinegra! É evidente que ele não é o craque que todos gostaríamos que ele fosse. Mas, com certeza, ele tem nos enganado bem menos do que enganou a todos o tal Ruy Cabeção! O Alessandro se caracteriza por não se manter na posição em que é escalado! Em campo o vemos em quase todos os lugares! Até ao lado do goleiro nas horas dos escanteios! Mas, quem vai negar que ele não seja um elo do time? Em sendo um dos elos do time, é dever de todos nós buscar reforçá-lo e não enfraquecê-lo ou diminuí-lo mais do que já tentamos lhe fazer com nossas injustas vaias! Quando será que a nossa torcida vai acabar com essa sua necessidade de sempre pegar alguém para Cristo no time? Não será hora de vermos a todos os jogadores como elos vitais do mesmo time?

  • Há algo que todo time tem que ter do contrário se perderá no caminho: equilíbrio! Se dependesse de todos nós torcedores até dispensaríamos alguns volantes, zagueiros e laterais pelo prazer de apenas ver o time no ataque! A função de um técnico é encontrar o time mais equilibrado e capaz de levar avante o projeto da equipe! Não se pode sair escalando fulano e beltrano sob o argumento de que são rápidos, mais novos ou intrépidos! Não é apenas disto que um time se compõe! O Alessandro pode ter todos os defeitos do mundo, mas, segue meticulosamente o que lhe pede os técnicos que com ele trabalharam! Ele é dos tais jogadores que se não produzem para os torcedores, dão tudo de si pelo esquema dos seus mestres! Daí todos insistirem em trabalhar com ele! O engraçado é que se outros jogadores tivessem as qualidades que tem o Alessandro quanto a não se machucar, não fazer parte do chinelinho, não se atrasar, ser um bom profissional e ter a raça que ele tem, com certeza, seria ídolo! Mas, o Alessandro, é daqueles que ou se ama ou se odeia! E para nós que sempre tivemos o desejo de odiar a alguém para de tudo culpá-lo, o Alessandro nos caiu como uma luva, não?

  • O Alessandro, como um bom e velho malandro, só se machucará se a nossa torcida insistir em pegar no seu pé quando ele estiver com o contrato por terminar! Ai, com certeza, ele vai se contundir feio, como da última vez! Mas, mau caratismo por mau caratismo o Somália até foi seqüestrado, não? Cada um se defende conforme pode e quer! Ninguém é obrigado a aceitar este ou aquele jogador como seu preferido. No entanto, como parte importante de um esquema proposto por seu técnico, ele é parte integrante do mesmo time que queremos vencedor! Em sendo assim não podemos escolher esta ou aquela peça do time para desancar e aplaudirmos as outras! Não se pode fortalecer um conjunto enfraquecendo ou diminuindo esta ou aquela peça sua! Um time é uma unidade! Quem vaia ou apupa quaisquer dos seus integrantes está desestimulando a todos os demais! Um time é como uma família: se um é atingido, todos vão se sentir atingidos também! Qualquer jogador do time diria: “Não há nada mais brochante do que olharmos para as arquibancadas e sentirmos que são os nossos torcedores quem nos vaia! Como iremos correr pelo que eles querem conseguir se só nos dão vaias?” Pensem nisto!

  • Eu era um dos que só viam defeitos no Alessandro! Mas, até o dia em que vi que a maioria de nós também via a mesma coisa! Ai eu disse para mim mesmo: alguma coisa tá errada nesta história! A maioria sempre nos aponta o pior caminhos ou as piores escolhas! Vide os nossos políticos e dirigentes! Ai eu disse: Amigo, o errado é você que se deixou levar pelas lamúrias dos que não sabem agradecer! Se puséssemos Cristo como nosso lateral, em dois jogos, seria ele novamente crucificado! Para mantermos nossa veia de crítica ferina sempre alerta, mesmo quando nada temos a apontar contra quem quer que seja, precisamos ter alguém em quem jogar pedras, apupos e vaias! Ainda bem que o Alessandro tem um grande caráter porque se ele fosse outro (um Fahel, quem sabe), já teria nos dado uma boa resposta, sem dúvida! Quando um dia o Botafogo tiver um plantel composto de craques absolutos e Deus como seu técnico, ainda assim não iremos estar conformados! Iremos dizer que, ao abandonar suas funções no Céu para ser nosso técnico, Deus estaria prevaricando, ou não? Eu conheço o meu povo!

  • Há algo que todo time tem que ter do contrário se perderá no caminho: equilíbrio! Se dependesse de todos nós torcedores até dispensaríamos alguns volantes, zagueiros e laterais pelo parazer de apenas ver o time no ataque! A função de um técnico é encontrar o time mais equilibrado e capaz de levar avante o projeto da equipe! Não se pode sair escalando fulano e beltrano sob o argumento de que são rápidos, mais novos ou intrépidos! Não é apenas disto que um time se compõe! O Alessando pode ter todos os defeitos do mundo, mas, segue meticulosamente o que lhe pede os técnicos que com ele trabalharam! Ele é dos tais jogadores que se não produzem para os torcerdores, dão tudo de si pelo esquema dos seus mestres! Daí todos insistirem em trabalhar com ele! O engraçado é que se outros jogadores tivesse as qualidades que tem o Alessandro quanto a não se machucar, não fazer parte do chinelinho, não se atrasar, ser um bom profissional e ter a raça que ele tem, com certeza, seria ídolo! Mas, o Alessandro, é daqueles que ou se ama ou se odeia! E para nós que sempre tivemos o desjo de odiar a alguém para de tudo culpá-lo, o Alessandro nos caiu como uma luva, não?

  • Novidade! O Sandro, aquele zagueiro horroroso que passou quase seis anos fazendo o mesmo que o senhor acusa ao Alessandro, não teve de nossa torcida essa perseguição! E olha que perto do Sandro, o Alessandro chega a ser craque! O Ruy foi outro que, até que eu o apontasse como uma total nulidade produtiva para o time, a torcida muita vezes discordou de mim! Perto do Ruy, o Alessandro deveria ter status de ídolo! Ele é sem dúvida o jogador que mais esteve no time nos últimos tempos! E neste período, ele também foi responsável pelas parcas conquistas que tivemos! Lembre-se que, nas derrotas como nas vitórias, o Alessandro tem entrado em campo junto com outros jogadores tão responsáveis pelo resultado final quanto ele! Um time não se faz de um apenas! Nem cabe à torcida a sua escalação! Aliás, torcedores nem deveriam ter preferências por esse ou aquele jogador, mas por todos, gostando deles ou não! É o time que nos interessa! E este não é apenas o Alessandro! Se ao invés de ficarmos a realçar seus defeitos olharmos melhor suas boas qualidades, veremos que ele tem sido mais eficiente e melhor produtivamente que era o Everton! O Alessandro também já nos livrou de tomar gols certos, lembram-se?

  • Saiba meu caro que, ao contrário do que pensa, ninguém tem o dever ou deve ter o prazer de conscientemente se apresentar de forma errada! Ser perfeito é condição que deve ter quem se dispõe a jogar pedras em outro! E sabemos que nem Cristo o foi posto que houve quem o crucificasse, pois, não? Não é verdade que eu me contente com a falta de ambição do clube! Se o senhor me lesse mais amiúde veria que se tem uma coisa que eu combato no clube é sua falta de ambição! Tenho até dito que basta que sejamos apenas a Estrela Dalva (o planeta Vênus tomado como estrela pelos nossos remadores, quando iam treinar nas manhãs da Lagoa Rodrigo de Freitas)! Para sermos mais ambiciosos o Botafogo deveria deixar de ser a estrela Dalva para querer ser apenas o próprio Sol! Eu só não me dou é ao desplante de sair de casa para ir ao estádio vaiar aos nossos jogadores ainda na apresentação, como deve fazer o senhor, né mesmo? Para não correr o risco de imitá-lo, eu prefiro pagar para ver o meu time jogar na tela da minha sala! É bem mais seguro e confortável! Melhor, não corremos o risco de vaiar o time como fazem os disfarçados como o senhor por lá, né mesmo?! Eu já devo te-lo visto disfarçado de urhubu a vaiar o Alessandro, na certa, não?

  • Seu Wander, no que me diz respeito, saiba que eu não perco um jogo do Botafogo (lógico que na tranqüilidade do sofá de minha casa) desde que descobri que entre os tais torcedores que vão ao Engenhão, vão, também, os disfarçados flamenguistas, os tais que nem esperam o time entrar em campo para vaiá-lo ainda na apresentação! Como o despeito, a inveja e a falta de educação, amigo Wander, são doenças contagiosas, para não contraí-las, prefiro torcer pelo meu Fogão longe deles! E, longe da possibilidade de vir a vaiar ao time, em casa, só me restará torcer pelo seu melhor! Concordo que é hora de apenas realçarmos as boas coisas do momento! Se cultivarmos o pensamento positivo e confiante, haveremos de fazer chegar ao time nossos eflúvios, ainda que do sofá da sala! Saiba que a maior torcida de sofá dentre as demais torcidas é a nossa! Tanto somos maioria, que, a Globo já começa a se preocupar com a pouca audiência dos jogos do Coisa Ruim! Enquanto eles vão em massa prestigiar ao time do Nhegão deixando sem audiência os patrocinadores, os botafoguenses do PFC são cada vez mais presentes! Somos a torcida cuja vaia contra o time em campo jamais será ouvida! Nossos torcer é o nosso silencioso sofrer! Nosso sorrir é o nosso vibrar nas vitórias!

  • Marcelo, Eu defendo o Alessandro pelo simples fato dele ser um jogador do Botafogo, talvez, o mais antigo do atual elenco! Quem deveria tomar a iniciativa de diminui-lo, com certeza, seria a torcida adversária nunca a nossa! A gente critica um jogador nosso durante o jogo, na vitória, na derrota, no empate, em qualquer condição! E isto não é bom! Que boa semente poderia germinar e dar bons frutos quando tantas carpideiras à volta lhe jogam os eflúvios mais negativos? Elogie a um mudo e ele lhe dará como obrigado o seu sorriso! Veja o Alessandro como alguém que há muito sofre e vibra com o clube, melhor, vestindo a nossa camisa! Ou veja-o como um torcedor qualquer que resolveu entrar em campo! O Alessandro, por dar sua cara a tapa, já fez mais pelo Botafogo que os que vão ao Engenhão apenas para vaia-lo!

  • Luiz Felippe, tente ficar dizendo para si mesmo, 24 horas por dia, tudo o que o amigo diz do Alessandro e, logo, perceberá o mal que isto vai estar fazendo a você mesmo! Tanto mentalizarmos o negativo quando falamos mal de alguém que, ele, e ou nós mesmos, vamos acabar sofrendo as suas conseqüências! O negativado é atingido porque estará sob o efeito de eflúvios mentais negativos de quem lhe negativa! E o negativista porque, certamente, sabe que o mal que desejamos a outrem, acaba nos retornando! Se o amigo repetir para um cão raivoso o quanto ele é um doce, fique certo, ele nisto se tornará! Creia que o Alessandro ao menos cumpre o seu papel para o jogo do time (e bem, senão, não seria tão aproveitado por todos os técnicos que passaram pelo clube nos últimos 4 anos) e nos ajuda a sorrir quando o time ganha! Se o time perde, lembre-se, o Alessandro não jogou sozinho!

  • Fabbiano, Vou ficar tranqüilo só porque você falou que vai tá tudo bem! Vou acreditar, mas, vou cobrar depois! Eu nunca gostei de festividades antes dos jogos! Elas sempre nos tiram do foco e sempre nos saímos mal delas! O cara que insiste em repetir a mudança de camisa contra o mesmo adversário, certamente, não deve ser botafoguense! Tal idéia deve ser algum flamenguista enrustido no departamento de Marketing! Odiei ouvir, daquele vendedor gordo da nova Loja do Fogão, a desculpa de que o tal escudão preto e que tanto enfeia a camisa alvinegra, vista pelas costas, seria para que a personalizássemos, pode?! Quem, nos dias de hoje, vai tr confiança para botar o seu nome ou de qualquer jogador em suas costas? Prezamos tradição e beleza! Chega com o escudão preto a pesar como uma carga nas costas dos nossos jogadores! Coloquem os seus números na cor dourada e a camisa alvinegra pode ser apresentada como a mais bela entre belas do Mundo! Esse Markerting só vende camisa? Por que não vendem do clube a imagem de um Botafogo ambicioso e soberbo como o próprio Sol?

  • Fredson, faço minhas, suas palavras, orações e vírgulas! Onde posso assinar seu comentário? O mau humor e a crítica são justificados quando tudo vai mal! Mas, não, quando a vitória e os astros sorriem para nós! Fazê-lo nestas condições, é pura soberba! E a soberba é um dos pecados mais odiado e punido pelos deuses! O momento é de somar, amigos! Em assim sendo, não existe ninguém com defeito no time! Se amanhã estivermos a repetir velhas decepções, aí, sim, devemos e vamos estar mal-humorados, com certeza! Mas, agora, o Alessandro é Seleção!

  • Em resumo, você, André disse tudo! Tem gente que mistura alho com bugalho e não entende que no atual esquema do Caio Jr o Alessandro cai melhor que o Lucas! Há que se buscar sermos objetivos em ofensividade mas seguros no defender o conquistado! Ninguém pode achar que vai vencer uma luta se dispondo antes a dar murros em pontas de facas! Se não pudermos ser coerentes torcedores, sejamos torcedores ao menos inteligentes para não querermos pular do precipício com uma corda curta!

  • O amigo teria feito melhor se tivesse respondido diretamente a quem provocou sua resposta ou ao menos nomeá-lo para que todos soubéssemos do que o senhor estar falando ou a quem estar se referindo, não? Mas, concordo que, duas vitórias seguidas, ainda não são elementos bastantes para julgarmos que o time atingiu a perfeição! Mas que é verdade que duas vitórias seguidas depois daquele princípio de caos e tempestades foram bastantes, sim, não só para termos o nosso sorriso de volta como também nos fez ficar meio que apalermado, sem ter o que dizer! Tanto que para compensar suas estranhas necessidades, alguns, por aqui, deram de pegar no pé do Alessandro, pode?

  • Caro Anônimo, O argumento que os nossos adversários diretos pelo Engenhão (Flamengo e Fluminense), podem apresentar é que, em razão de os nossos jogos serem sempre deficientes, em termos de presença da nossa torcida, é o de que um bem público como o Engenhão não pode ser tão mal aproveitado! E aí dirão que, por terem mais torcedores dispostos a freqüentá-lo que nós, que, o Engenhão, estaria melhor nas mãos deles! E o Ministério Público, composto por uma maioria absoluta deles, pode dar fôlego a esta tramóia, com certeza! De repente, será a presença da nossa torcida de forma mais massiva que pode afastar de vez as tais armadilhas dos nossos invejosos adversários!

  • Mariele (que nome lindo!), a torcida do Santa Cruz é mesmo fora de série em matéria de estar com o time e o clube! Para ela, não importa a situação em que se encontre ou o resultado do jogo! Se tivesse acontecido ao Botafogo, metade do que aconteceu ao tricolor pernambucano, nossa torcida impaciente, intransigente e intolerante como é, já teria abandonado o clube! Só muito amor e devoção pode fazer com que uma torcida fique com o seu clube, mesmo depois de ter caído tanto! Descer da primeira divisão à série D, em menos de quatro anos, seria caso para acabar com o amor de qualquer um! Para a torcida do Santa Cruz, no entanto, tal situação tem lhe sido apenas um motivo a mais para apoiar ao time ainda mais! Mesmo na série D o Santa Cruz tem sido o campeão de público no Brasil por conta do apoio imenso de sua apaixonada torcida! Os torcedores do Botafogo poderiam tomar a torcida do Santa Cruz como um belo exemplo do que é saber torcer!

  • Parte do que acontece em relação ao Botafogo, amigo Pedro Paulo Lima, é decorrente da nossa própria omissão! Quase nunca vemos os caras ocupados com algum comentário ou e-mail de algum torcedor nosso! Muitas vezes ficamos a lhes ouvir e nada fazemos ou lhes contestamos com mais rapidez, em relação a esta ou àquela afirmação torta sobre nós! Se tivéssemos o costume de reclamar dos tais analistas… com a mesma virulência com que criticamos ao time, ao clube e à sua direção, com certeza, seríamos mais respeitados! Foram-se há tempos os grandes vates alvinegros da nossa imprensa! Tudo que sobra nas tais rodas de debates atuais são urhubulinos e tricolores a comandarem o debate e o tema como eles bem entendem! Cabe à nossa torcida também se fazer ouvir pela mídia! Chega de sermos assuntos apenas para o deboche e risos deles!

  • Quando os resultados alcançados pelo time vêm nos satisfazendo, amigo, ninguém nele haverá de merecer qualquer reparo! Críticas destrutivas e que apenas visem diminuir a autoestima de alguns dos nossos jogadores é prejudicial não apenas ao criticado mas a todo o time! Precisamos entender que o resultado do jogo é sempre fruto do que produz os 11 jogadores em campo! Um dos elos da equipe até pode vir a falhar, mas, ainda assim, o que quer que viemos a colher, terá sido resultado do esforço de todos! Neste aspecto, culparmos apenas um por isto e aquilo é pura perseguição! O que é um contracenso, não? Para, mim, se o time ganha, todos merecem aplausos! Se perde, todos devem ser responsabilizados e não apenas um! Chega de darmos tiros nos nossos próprios pés!

  • Senhor Peter, a vida tem nos provado que nem sempre reagimos assim às críticas! Ninguém gosta de recebê-las se as julga imerecidas! Ninguém tem obrigação de entender as razões porque um doente vai a um show ou a um jogo de futebol apenas imbuído do desejo de vaiar ou criticar o que ver! Quem deve crescer é o othário que faz críticas sem sentido e sem razão de ser! Ninguém tem obrigação de corresponder ao que deseja que terceiros desejem! Cada indivíduo reage ao seu modo aos apupos e às vaias! Entre os jogadores há os que reagem a isto fazendo corpo mole nas divididas, ou simplesmente não jogando com a mesma determinação dos que são aplaudidos! Se quisermos um time coeso e trabalhando junto por aquilo que queremos, haveremos de aplaudi-lo e incentivá-lo sempre! Não é pelo fato de sermos regiamente pagos por nossos serviços que qualquer patrão poderá nos impingir o que não nos é possível ou que seja legal ou desumano! Suposta humilhações, amigo, o trouxa que não sabe que a Justiça estar atenta a isto e que cobra caro de quem a pratica!

  • Amigo Peter, o que diz a maioria nem sempre é factível, justo ou o melhor. Será que o amigo sabe que tem sido a vontade da maioria que tem nos dado os dirigentes e os políticos que temos? Como o senhor ver, nem sempre a escolha da maioria é a melhor! Houve um tempo em que a maioria absoluta da nossa torcida considerava o Ruy Cabeção um dos nossos melhores jogadores! O cara era e foi um dos nossos maiores enganadores da nossa história! Era um inútil perfeito que vivia correndo na direção em que as câmeras de TVs apontavam! Nada do que o Ruy fazia em campo resultava em algo positivo ou produtivo para o time! O Alessandro pelo simples fato de ser o nosso jogador mais antigo e o mais aproveitado dentre os técnicos que passaram pelo Botafogo, prova que neste caso a nossa torcida estar completamente equivocada! Estamos confundindo um lateral defensivo (o próprio Alessandro) com um ala ofensivo (o Lucas)! E não há lugar para os dois no mesmo time no esquema adotado atualmente! É difícil enxergar isto?

  • Contra o Vasco da Gama, amigos, a torcida do Botafogo nem precisaria cometer o adultério de torcer contra si mesmo porque a nossa freguezia, para o time das Misses Colinas, é simplesmente histórica e real! Talvez, por saberem disto, é que a maioria aqui está se dizendo favorável à derrota para o mesmo! Sabemos que dificilmente nos impomos contra as Meninas da Colina, a menos que fosse um jogo final, né mesmo?! Mas, cá prá nós, acho uma heresia um torcedor do Botafogo se prontificar a torcer contra o seu time, para só assim fazer cair o seu técnico! Será que não sabemos que quem torce por um time, deve também torcer pelo sucesso do seu técnico e da diretoria que o contratou? Desde quando é o torcedor quem decide o que é melhor para o clube, se ele nem comparece aos jogos do clube em seu estádio? Como pode o torcedor se dispor a tudo fazer para que o seu técnico se dê mal, sem vê que isto é prejudicial ao clube e só beneficia quem dele se locupleta, por conta de suas demissões? Com o Cuca, com o Estevam Soares e com o Joel Santana, já são 3 técnicos a quem estamos a pagar honorários sem que eles façam nada por nós, atualmente! Pagamos-lhes mesmo que trabalhem para outros clubes por conta das demissões sumárias que lhes fizemos! A quanto mais devemos continuar pagando? Será que a todos os técnicos vamos demitir sem que cumpram o seu trabalho? Só colhe o fruto do pomar aquele que sabe esperar que ele frutufique e amadureça! Assim como não se apressa o rio, não se apressa o frutificar de uma árvore que ainda nem foi plantada! Em tudo na vida é preciso dar-se o devido tempo para se errar e se acertar! Torçamos a favor do Botafogo seja contra quem for! Ainda que não apreciemos o trabalho do Caio Jr, por força de sermos Botafoguenses, temos a obrigação mais do que moral e ética de por ele também torcer! A sua demissão apenas vai beneficiá-lo, pois é grande a multa a lhe ser paga! Torcer contra o Caio Jr, para que ele seja demitido, é torcer por ele mesmo, e contra o Botafogo que, assim, verá maior sua já grande dívida!

  • Que estrago esse sr.Caio Junior causou ao Botafogo !.Quando assumiu o glorioso foi logo falando que iria mudar a mentalidade do Botafogo !.Sem escrupulos atacou o trabalho de Joel Santana.Teve como aliado na tentativa de menosprezar o trabalho de Joel Santana o jogador Loco Abreu.Alguns jornalistas ,notadamente os srs.Renato Mauricio Prado.fernando Calazans e colunistas do O DIA tambem entraram na pilha do Caio Junior.Como dizia o locutor da TV E:taí o que voce queria……………………Depois do grande trabalho do sr Assumpção em contratar um grande elenco.faltou o técnico.Nota-se que em 2010 com um elenco muito inferior ao de Caio Junior o Botafogo foi campeão estadual e sexto no brasileiro.Joel Santana não pode contar com Maycosuel e Herrera.Espero que os responsáveis pelo glorioso sejam felizes na contratação do técnico para 2012.Saudações botafoguenses.

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo