Zen na lateral e Caio no frente. Você gostou?



Caio Junior tem uma característica diferente de muitos técnicos. Ousado, seus times sempre foram voltados para a variação tática, com jogadores saindo de suas posições em certas situações. Isso pode incomodar um pouco a torcida dos times por onde ele passa.

Vamos colocar em debate esse estilo do Harry Potter Alvinegro.

Quando ele colocou Lucas Zen na lateral esquerda, liberando o Márcio Azevedo como meia, achei que o Zen seria aquele falso lateral, atuando como um volante que cobriria os avanços do então ala/meia Márcio Azevedo. Posso dizer que até não acreditava que o Zen atuasse como um lateral de fato, e sim um volante (que não sobe).

Mas a saída do Marcio Azevedo do time titular que vai enfrentar o Corinthians e a entrada do Caio nos dá a certeza de que ele vai usar o Zen como lateral. E foi uma surpresa.

Com isso, Renato, que seria um dos armadores, faz um papel de marcação com Marcelo Mattos. E Herrera, que não é o centroavante ideal para este esquema, fica lá na frente também. É o esquema ideal para o Loco Abreu.

O esquema 4-2-3-1 é a formação da moda, né? E  Caio Junior gosta dela.



  • Gerson Rios

    Essa opção de colocar o Caio na ala pode ser tambem uma preparação para a volta do Loco, quando poderá deslocar o Herrera para a posição que o Caio irá atuar hoje. Como o Herrera é um jogador de velocidade, não vejo problemas para ele desempenhar a função. Com o Everton fora, o trio de armadores poderia ser completado ou por estes dois ou ainda pelo Galhardo, na minha visão do esquema.

    • Gostaria de ver o Herrera na posição original dele com o Alex fazendo o papel centro-avante, igual ao Loco Abreu. Porém deve ser interessante ver o Zen na lateral. Creio que ele não vai comprometer.

  • não gostei das mudanças sinceramente prefiro ver o zen no meio se era pra colocar ele na lateral, porque não se colocou o gabriel, mas vamos ver no que é que dá, ou se colocasse o Somália que já jogou na lateral esquerda e jogou muito bem, mas vamos ver no que é que dá

  • João Hélio

    Acho que no momento essa é a melhor formação, porém o esquema correto é 4-2-2-2, já que o Caio, na minha visão, será mais um atacante e não mais um meia.
    Concordo com você sobre o Loco Abreu. Com ele como referência e o Herrera ou o Caio jogando mais abertos pelos lados o esquema ficaria completo.

  • Ulisses

    Teoricamente parece bom. É um time que vai atacar e tem bons defensores. Vamos ver no jogo como se desenrola isso.

    Abraço a todos e 3 x 0 no curintia.

  • Gilson Veleci

    Muito bom agora só falta ele tirar o Alessandro e colocar o Lucas,alias o que ocorre ali,tudo bem que o ale é um cara esforçado,mas não tem comparação os cruzamentos, lançamentos e as avançadas do Lucas,levam muito mais perigo ao time adversário

  • Biel

    Se funcionar como o esperado genial se não invenção.

  • AFFONSO CELSO

    O Botafogo precisa é de apoio no jogo de hoje,contra o líder do campeonato.É hora de esquecer aquele jogador que a gente não gosta e as invencionices do nosso Harry Porter.É jogo que,se ganhar,enche o time de moral.Por isso lugar de botafoguense hoje é em São Januário.Vamos lá fogão!!!!!

  • Arthur Miranda

    Com todo respeito ao ser humano Marcio Azevedo, ele precisa melhorar muito para jogar no Botafogo! Creio que todas as oportunidades já foram dadas para ele que não correspondeu. Creio que esta será uma ótima alternativa para o regresso do Loco Abreu… com a variação de Everton, Herrera e Caio na posição. Fogão 1 x 0 Corinthians

  • Paulo Fogão

    Não concordo que o time tenha que ter uma única definição tática, o jeito de jogar depende de cada adversário, para explorar seu ponto fraco. Gosto da filosofia do Caio, mas acho que as vezes ele inventa demais, sem ter tanta necessidade assim. Dá-lhe FOGÃO!

  • Fogo Amigo

    Acho que o Caio não será um atacante eficiente e nem um meia que consiga articular as jogadas pelo setor esquerdo… aliás nem canhoto ele é. Porque não utiliza as contratações que efetivamente são da posição? Será que ele vai ter 30 jogadores e trabalhar mesmo só com uns 14? Que adianta elenco se ele insiste em improvisar? Bom, mesmo assim torcerei para que tudo dê certo e a paulistada volte para SP com uma derrota na sacola!
    Abraço a todos!

  • Alberto/Cachoeiro

    Esse esquema é o que o torcedor cansou de pedir na era Joel Santana. É totalmente voltado para o ataque, sem se descuidar da defesa, com a recomposição rápida do mieo-campo. Lucas Zen, no entanto, deve jogar como lateral recuado, só na marcação, como o Alessandro, pois não tem características de ala.

    Acredito na inovação. O torcedor do Botafogo resiste às novidades, por isso faz um esforço pra não entender as intenções do treinador. Enfim, acho que será um grande jogo, com times que se equivalem, destoando, apenas na técnica individual de alguns jogadores.

    O Corínthians tem laterais que ficam mais presos à marcação. Como nós, nessa nova formação. Temos meias-atacantes velozes, como eles. Bons cabeças-de-área, como eles. A diferença está no finalizador. Liedson é jogador de área, um real centroavante, já o Herrera, como sabemos, é atacante de lado.

    A tendência é que seja um grande jogo. Não dá nem pra ficar frustrado em caso de derrota. É um jogo que se decidirá no detalhe. No erro. Espero que erremos menos e possamos sair vencedores.

    • Josemar

      Alberto, concordo com voce.
      Podemos ter um Caio na direi e o Mago na esquerda e elkson centralizado… É um time q terá uma saida muito forte e uma boa reposiçao.

  • Antonio Bezerra – João Pessoa-PB

    Acredito que sejam duas boas opções de mudança no time. O Márcio Azevedo ainda não se encontrou no Botafogo e o Caio está precisando de mais oportunidades, não só de entradas no segundo tempo, mas de começo de jogos e de continuar como titular. Não lembro do Caio ter jogado três jogos completos pelo Botafogo. Aproveitando a oportunidade, sugiro que o Botafogo dispense o Evérton, pois ainda não correspondeu o investimento feito nele e, pelo jeito, não apresentará nada além do que já apresentou; muito fraco! Está longe de ser o jogador que foi no passado.

    Avante fogão! Hoje faremos 3 a 1 no Corintians.

    Sucesso e saúde à todos!

  • Vanderson Lopes

    Eu gostei porque preenche mais o meio de campo, fundamental no jogo contra o Corintians em que os volantes tem participação boa na chegada e o Danilo vem jogando bem. Mas Caio, Elkeson e Maicosuel tem que ajudar na amrcação também ali na intermediária. É o que falta ao Botafogo.

    Além disso, o time passar a ter mais chegada no ataque, em função do Caio. Não acredito que o Zen suba para o ataque. Com isso, a chegada do time nos dois lados, vai depender dos 3 da frente que terão que municiar o Herrera.

    Mas tudo é teoria. Vamos ver isso na prática.

    A galera, vai? Eu vou!

  • J Carlos

    – Acredito em qualquer esquema tático, jogadores, improvisações, acredito no Técnico, desde que, o time seja treinado para atacar, se defender, criar, chutar e fazer GOL.

    – Os jogadores tem estar ligado na cobertura dos laterais, tem que se deslocar para receber a bola, fazer ultrapassagem para receber na frente e finalizar sempre com capricho para marcar o Gol.

    – Vontade de vencer, aliada a competencia para tal fim, dedicação, seriedade, raça é o que podemos pedir ao time, que nos trará alegrias e também a valorização profissional de cada jogador.

    – Vamos pra frente !

  • Riba

    É muito chato ver as contratações acontecendo em todos os clubes e nós por exemplo , improvisando o Zen na lateral !! Assunto velho !Mesmo caso com Somália ano passado ! lembro que a diretoria disse que as contusões no fim do ano 2010 atrapalharam o clube !!Com certeza é mais um motivo para se ter um elenco equilibrado !!!!!vejam o caso do Alessandro que era reserva em 2007 no São Caetano e continua aos 33 anos como titular absoluto , mesmo com um desempenho apenas as vezes razoável ! Outro assunto é o Marcio Azevedo se não consegue ser reserva do Cortês e ou aproveitado no meio , o que fazendo no elenco ???pq o nosso técnico não identificou este problema ? ????apesar de tudo hoje estarei torcendo muito ! e sem vaiar meu time não consigo !! vou tentar só ver ao lado bom ! Elkeson , M.Mattos , Renato , Mago ( Mesmo recuperando o ritmo ) , Jeferson …. Att Diretoria : Já que não “conseguimos trazer defensores de melhor qualidade, dar uma olhada na serie B , O Boa Esporte tem um lateral direito melhor que os nossos e o Icasa e o Caxias tem laterais esquerdos idem ! O São Caetano tem um atacante com as mesmas caracteristicas do Loco ( Eduardo ) , e por aí vai .

  • Braulio Godinho França

    Bem gostei do time assim,mais eu preferia o Guilherme na lateral direita o Caio júnior tem que da chances para o meninos alvinegros,o Zen hoje esta jogando bem devido a grande sequencia de jogos o mesmo aconteceu com o Bruno Thiago e só sequencia que os meninos vão render!

  • RODOLPHO

    Primeiro temos q definir qual é o time e mante-lo pois no futebol não se pode inventar.

  • Peterson

    Não gosto de ver o Caio como ala… pra mim ele é segundo atacante… assim como o Herrera… Acho q o Caio Jr. poderia ficar até com o Zen cobrindo a defesa esquerda, já q ele não é lateral mesmo, mas poderia começar com o Felipe Menezes(ou Cidinho) como ala esquerda, já q é a posição melhor pra ele q sobrou…

    Mas.. vamos ver no q vai dar… e ninguem cala…

  • Rodrigo

    O problema dessa formação é que o corinthians costuma jogar com 3 atacantes, igual essa formação 4-2-3-1, então se o ataque não pegar, sofrerá com contra-ataques, ou seja os 2 volantes (Mattos e Zen) marcandos os 3 atacantes?

    Eu preferia já o 4-4-2 ou 4-3-2-1

    SaN

    • Josemar

      Oi, SAM! Com a entrada de Caio, o time pode variar em um 4 2 1 3 ou um 4-2-4. E como os laterais nao devem apoiar muito o ataque , Matos e Renato neo devem ficar sobre carregados…
      Será um grande Jogo!!!

      ABS…

  • Rômulo

    é bom pra colocar o caio pra jogar.. ele é abusado e vai pra cima sem medo de errar e não se esconde.. precisamos dessa postura

    • Desculpe , mas que Caio é esse que você está falando?
      É aquele que joga deitado o tempo todo, pedindo faltas, rodopiando sem direção, fominha e sem objetividade?
      Ele pode até não ter medo de errar, mas não pensa em acertar coletivamente, só individualmente!!

      Vamos torcer!Tomara que eu queime a lingua e tenha que dar o braço a torcer!

  • BOTAFOGUENSE ENVERGONHADO

    Diretoriazinha ñ vai contratar DEDÊ MSM,e com esse treinador HARRY POTTER, A COISA VAI FICAR DÍFICIL.

    CAIO CAI-CAI TITULAR, CABESSANDRO, E AGORA O MENINO PRODÍGIO JOGANDO DE LATERAL ESQUERDA????!!!!!!!!SEI LÁ HEIN.

    TORÇO E MT PARA Q TD DÊ CERTO!!!!

    • Paulo Pereira

      Pelo o seu nome e comentários dá para perceber que você “torce muito” para que as coisas deem certo!!!! Você não engana ninguém seu otário, tá na cara que você é um flamenguista que perde o seu tempo já ocioso e vem aqui quere desvalorizar o BOTAFOGO!!!!!!! Vai chupar um prego até virar parafuso seu otário!!!!!!!!

  • É muito perigoso, e devemos tomar cuidado!
    O Zen é um jogador de pegada no meio, mas sem nenhum cacoete de lateral.
    Uma coisa é marcar no meio correndo para as laterais, outra é correr atrás de um jogador veloz como o J Henrique e os alas do Corinthians que podem fazer um estrago dificil de consertar.
    Não sou muito a favor não. Temos laterais a disposição. Por que não dar uma oportunidade ao Gabriel ou ao Guilherme? Alguns tecnicos cismam com determinados jogadores e eles nunca tem uma oportunidade…
    Quanto ao Caio, acho que essa deve ser a maior oportunidade que terá em sua carreira, mas se não aproveitá-la, deve seguir outro rumo.
    É um jogador que ficará sempre na promessa. Enquanto não deixar de cair o tempo todo , será sempre rotulado e perseguido pelos árbitros e pela torcida, que não aguenta mais.

    O caminho está sendo bem trilhado pela diretoria, mas por favor Caio Junior, NÃO INVENTE!

    EU SOU BOTAFOGO, E VOCÊ?

  • Bruno klauber

    Boa tarde a todos…
    Raphael Bozeo gostei de ver até vc concordou com o que eu disse no post sobre o que esperar de A.Oliveira e Menezes, este esquema é para o Loco jogar.
    É hoje, teste para ver aonde vamos nesse campeonato…Sou mais Fogão 2×1.
    Saudações alvinegras.

    • Raphael Bózeo

      Fala Bruno Klauber,
      Com certeza concordo.
      É feito exatametne para o Loco.
      O jogador referência.

  • Bruno klauber

    Valeu Raphael!!
    Qual seu palpite pro jogo hoje?

    Grande Abraço.

    • Raphael Bózeo

      Jogo durrísimo, mas Fogão 2×1!

  • alvim silva

    Concordo com a escalação, mas para ser concreto temos que esperar a bola rolar e ver o desempenho dos jogadores e das jogadas para uma melhor avaliação.

  • Gostei muito da materia do Globo esporte sobre as divisões de base do Botafogo!
    Ver as possibilidades de surgimento de novos jogadores, identificados com o Botafogo, com assistência do clube , é empolgante!
    A diretoria deve resisitir a essa campanha doente de alguns torcedores de contratar jogadores medianos ou em final de carreira, ou pior ainda, aqueles que só jogam com o nome e querem voltar ganhando fortunas para tentar uma vaguinha na seleção do Mano, e investir pesado nas divisões de base e privilegiar a subida tranquila desses jogadores. Esse é o futuro.
    Se não for assim, o clube vai acabar!

    EU SOU BOTAFOGO, E VOCÊ?

    • DECIFRADOR

      ESSE É O CAMINHO!!!!

    • Concordo plenamente com vc Paulo fogo> mas se vc quer saber mais das divisões de base do fogão entre no site do clube e verás que essa diretoria está no caminho certo e que alguns que se dizem botafogueses e só sabem meter o pau e falar um monte de besteiras!!! um grande abraço e saudações alvinegras!!!!

  • Josemar

    “Vamos colocar em debate esse estilo do Harry Potter Alvinegro.”

    Espero que o Botafogo vença!!!!

    Mas esse time pode ter varios desenhos taticos durante a partida, pois Zen esta na lateral e alessandro nao cobre muito. O botafogo tera 4 jogadores na frente podendo variar posiçoes…
    O corinthians tem um time Veloz e Joga com 3 atacantes….
    Penso que Harry potter queira usar a velocidade dos 3 meias e de Herrera e segurar os contrataques do Corinthians com os seus laterais recuados…

    Um grande Jogo!!!!

    ABS..

  • Marcos DIas

    Ainda bem que semana q vem o Loco volta, Jeferson q estava como torcedor na seleção vergonha ja voltou , gostei da formação, vamos ver se vai dar certo, 1×0 fogão hj .

  • Não é uma questão de gostar ou não! Que o lucas Zen é um coringa, já percebemos. Já foi zagueiro, lateral direito, volante e agora lateral esquerdo. Temos que esperar o final do jogo pra podermos ter certeza de que valeu a pena sua escalação! Vejo que o mais importante disso tudo é que ele não foge da briga, se mostrando cada dia que apesar de novo, já está maduro e consciente!!! Espero que com isso o botafogo esteja ganhando um grande jogador e que possa se tornar um ídolo e levar o nome do glorioso mundo a fora. Tomara que não estejamos queimando um futuro craque de bola porque a nossa torcida não tem paciência e logo ao primeiro erro do atleta já começa a vaiar. espero que hoje se leve em conta o fato de está quebrando um galho!!!!!
    Saudações alvinegras!!!!!

  • Armate

    Não vejo o Caio jogando como ala neste esquema não. Pelo que percebi nos treinos ele ficará fazendo a meia pelo lado direito, o Maic pelo esquerdo e o Elkeson centralizado. Lógico que os três se revezam durante a partida. O zen fechará o lado esquerdo com o Marcelo e o Alessandro fechará o direito com o Renato. Os Zagueiros na sobra… Como eles jogam com dois abertos, ele reforçou a marcação pelos lados. Portanto, haverá espaço para atacarmos com 4, 5 ou até seis jogadores, contando com o apoio de um dos volantes. Os laterais ficarão mais fixos.
    Bom é assim que enxergo o esquema que o Caio quer utilizar e acho que pode sim, dar certo.
    Sds Alvinegras !!!

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    BOA TARDE RAPHAEL.
    EU PARTICULARMENTE NAO GOSTEI MUITO DESSA ESCALAÇÃO COM O LUCAS ZEN NA LATERAL NAO. ACHO QUE SE NAO DER CERTO PODE QUEIMAR O GAROTO QUE ESTA FAZENDO UM BRASILEIRAO MUITO BOM.
    O IDEAL SERIA JOGAR COM O MARCIO AZEVEDO MESMO, POIS O TIMAO JOGA COM TRES ATACANTES E COM CERTEZA VAI COLOCAR O JH OU WILLIAN QUE SAO MUITO RAPIDOS, PARA JOGAR EM CIMA DO ZEN QUE NAO É RAPIDO E NAO TEM MUITA NOÇÃO DE LATERAL NAO, AINDA MAIS ESQUERDO.
    COMEÇO A ACHAR QUE O CAIO JR ESTA COMEÇANDO A SE PERDER COM AS BOAS PEÇAS QUE ELE TEM NO ELENCO PARA ARMAR O BOTAFOGO.
    QNT A ENTRADA DO CAIO, EU ACHO BOA, POIS ASSIM O HERRERA NAO FICA ISOLADO NA FRENTE.
    RAPHAEL VC CONCORDA COM MEUS COMENTARIOS?

    • Rodrigo

      MArcio Azevedo é mais ALA que lateral. Único que é lateral é o Alessandro, o Lucas é ALA, então o Lucas Zen é jogador de marcação, coisa que o Azevedo não é, cabe então o Zen parar o J.H.

      SaN

  • todo ano é isso sempre improvisamos na lateral esquerda pq nao contrata o marcelo cordeiro seria um bom nome pra supri ausencia do cortez e manda esse marcio azevedo embora ja que nao tem condiçoes de substituir o cortez!!! para de inventar caio jr lucas zen na lateral caio é jogador de time pequeno ja teve todas as chances do mundo prende muito a bola nao gostei

    • Paulo Pereira

      Como é que vc consegue falar tanta bobagem em um comentário tão pequeno. Vc só pode estar de brincadeira ao falar em contratar o marcelo cordeiro. O cara é muito pior do que o próprio Márcio Azevedo. O Caio nunca teve uma oportunidade de verdade, uma sequência como titular. Foi escalado na era Joel “Retranqueiro” Santana até como lateral esquerdo e quando era escaldo como ala, tinha que marcar o lateral adversário, jogava 15, 20 minutos por jogo e mesmo assim ainda decidia muitos jogos. O Caio tem grande potencial é muito jovem e deveria ser mais valorizado pela própria torcida pois tem habilidade, parte para cim do adversário e faz gols. acredito que a única coisa que pode ser de time pequeno aqui é o seu pensamento. Acorda seu Zé Roela!!!!!!!!!!!!!1

  • Diego

    Gostei muito dessa formação,pq o time fica ofensivo porem n fica mto exposto pq o zen pode ficar mais cmo lateral msm e o azevedo ali eria uma temeridade pq ele nem marca nem apoia bem__’.Sem o cortes essa pra mim é a formação ideal,cmo gustavo no lugar do f ferreira e o loco no lugar do herrera.

  • joão

    Não gostei…nos dois ultimos jogos ficou comprovado que nossa defesa é frágil…
    Principalmente pelo lado direito, e quem justamente segurava as pontas pela esquerda era a dobradinha Zen e Azevedo…
    Renato e Marcelo são destros e qual dos dois cairia pela esquerda para auxiliar e Lucas Zen na marcação???
    O lado direito de ataque do Corinthians é forte com a dobradinha William, que ta jogando muito, e Weldinho, que muito provavelmente vai deixar o alessandro no banco….
    Temos que atacar, porém não adianta só pensar lá na frente e deixar nossa defesa exposta aos contra-ataques do corinthians…
    Abre o olho Caio Júnior!!!!!

    • ALBERTO/CACHOEIRO

      João, também vi fragilidade na nossa defesa. Mas isso ocorreu pela ausência de M. Mattos. O Somália não cumpriu o que o técnico determinou, por isso foi substituído. Os laterais do Corínthians não apoiarão com a tranquilidade costumeira, caso o façam, deixarão um buraco nas costas que serão exploradas pelo Mago e pelo Caio.

      Ninguém deixará espaços neste jogo, pode ter certeza. Tite é retranqueiro e, em entrevista, mostrou conhecer bem o time do Botafogo. Acho até que eles não virão com essa sede pra cima da gente, como muita gente acha.

      Se marcarmos a saída de bola deles e os sufocarmos, o jogo será nosso. Apesar do fantástico aproveitamento, o Corínthians não é imbatível. Lembrem-se do São Paulo, líder absoluto, depois da derrota para o rival, nós os enfrentamos de igual pra igual e dominamos a partida.

      Acho, como já disse, que será um grande jogo. Mas a obrigação de buscar o jogo e sufocar o adversário é nossa.

  • Ronaldo,Teresina(PI)

    Acho que o maior problema neste esquema atual do botafogo, vai ser os laterais, até agora apenas o Cortês agradou,mas já se machucou, os demais são fracos, o Alessandro poderia muito bem dar lugar ao Somália pois ele não sabe apoiar e cruza muito mal, já o Somália é melhor marcador e tem melhor preparo fisico para apoiar e voltar com mais rapidez.

    • antonio henrique gov valadares

      eu concordo com a entrada do caio, mas discordo com o zen fazendo papel de ala, ele não tem cacoete pra isto, o somália já jogou de lateral esquerdo e seria mais prudente colocar ele pra jogar naquela posição.

    • ALBERTO/CACHOEIRO

      Ronaldo, eu já acho que o que estava sendo feito pela esquerda com Cortês e Ewerton, com bom resultado, deveria ser repetido pela direita com Lucas e o Caio, ou Lucas e Herrera. O Lucas é um lateral que tem maior força no apoio, fixando o Zen pela esquerda, a dupla pela direita seria uma opção de saída de bola e jogadas de fundo. Sem contar que Caio e Lucas se entenderam muito bem em alguns jogos do Carioca.

  • Loco Campeão

    Gostei da escalação.Quando o Loco voltar gostaria de ver o time jogando no 4-2-2-2;com o time com:Jefferson,Lucas,A.Carlos,F.Ferreira(Gustavo),e Lucas Zen(Cortes entra quando voltar da lesão),M.Mattos,Renato,Maicosuel e Elkeson,Herrera e Loco Abreu.
    Acho que o jogo hoje vai ser MUITO dificil,mas acho que o bota leva a melhor!!!
    BOT 2×1 COR

  • Paulo Pereira

    Já algum tempo desejava ver o Caio atuando desde o começo neste time. O Everton não conseguiu produzir o que se esperava dele, sempre escondido do jogo, não criava nenhuma jogada e fazer gol então nem se fala. Com a entrada do Caio no lado direito do campo o Maicossuel será escalado na esquerda do campo, caindo para o meio onde com certeza ele terá um rendimento muito melhor. A opção de se colocar o Lucas Zen na lateral me parece uma boa aposta pois é indiscutível que apesar da pouca idade e experiência, personalidade não lhe falta e o seu poder de marcação ajudará e muito na proteção a zaga, possibilitando até uma maior liberdade para o Renato subir ao ataque. Quero também parabenizar o nosso técnico Caio Júnior por implantar um esquema de jogo que tem se mostrado ofensivo e ao mesmo tempo equilibrado. Com o andamento do campeonato e os reforços adquirindo um condicionamento físico melhor acredito que teremos time e elenco para brigar pelo título. Como Torcida, temos que fazer a nossa parte e comparecer aos jogos para torcer pelo Nosso BOTAFOGO independente de preferências por este ou aquele jogador. Não podemos esquecer que ninguém torce por jogador e sim pela camisa e símbolo que ele representa, portanto devemos torcer sempre pelo sucesso de TODOS os jogadores pois a consequência é que o Maior Beneficiado será o NOSSO AMADO BOTAFOGO! abraços a todos os BOTAFOGUENSES E VAMOS COMPARECER EM sao januário PARA VER MAIS UMA VITÓRIA DO FOGÃO, O ROLO COMPRESSOR VAI PASSAR POR CIMA DAQUELA GALINHA QUE ELES CHAMAM DE GAVIÃO!!!!!!!!!!!!!!!

    • ALBERTO/CACHOEIRO

      Vale lembrar a peregrinação da torcida do Santa Cruz, para prestigiar o time na estréia da 4ª DIVISÃO do Brasileiro. Passou no Globo Esporte. Enfrentaram muita chuva, pista alagada, engarrafamento na BR e frio, colocando mais de 30 mil torcedores no acanhado Estádio do Alecrim. Em suma invadiram a Cdade e o resultado não poderia ser outro: Vitória do Santa. É uma torcida exemplar que não abandonou o time, mesmo com este caindo para a série D.

      Portanto, é de bom alvitre que esqueçamos nossas querelas com este ou aquele jogador e apoiemos, como bem disse o Paulo, com maior ênfase a instituição Botafogo F. R. Ficaria muito feio se a torcida do Corínthians colocasse maior número de torcedores no chiqueirão do que nós.

  • Fogão Tubarão-SC

    Vamos acreditar pessoal, vamos apoiar, vamos torcer, vamos com tudo pra cima deles…
    Eu particularmente acredito!
    Fogão 2 x 0 …. FOOOGO neles!

  • paulo de morais

    Eu acho muito arriscado ficar inventando posição para o garoto,isto pode queima-lo.

  • Júnior

    Não gostei, mas, estou torcendo para que dê certo.

  • Diogo Simas

    O Caio Jr. é FRACO!
    A característica desse tipo de técnico é gostar de inventar. Saiu Éverton. O correto é simplesmente colocar o Renato. Mais nada. Alguns irão dizer que são posições diferentes. Concordo, mas teríamos no meio de campo M. Mattos, L. Zen e Renato, com Maicossuel e Élkeson apoiando o Herrera. Só isso. O Márcio Azevedo é limitado, mas é lateral e o L. Zen é volante, então DEIXE O JOGADOR JOGAR DE VOLANTE. Não precisa inventar… E convenhamos, alguém se lembra de alguma grande atuação do Caio que justifique tantas mudanças? Fala sério. É por essas e outras que esses inventores, tipo Caio Jr., Cuca, Adílson Batista, Levir Culpi, NUNCA SÃO CAMPEÕES.

    Abraço e SAN.

  • Diogo Simas

    Ainda, alguém acredita que o Caio torna o time tão ofensivo assim?

  • Henrique

    Raphael Bózeo. Eu tenho percebido que alguns treinadores estão abrindo mão daqueles centroavantes tipo Loco Abreu, Adriano (aqueles que ficam enfiado na área), etc… e optando por meia-atacantes que jogam tanto pelo meio, voltando prá buscar jogo ou abertos pelas pontas. Tudo em nome da polivalência. Penso que o Caio Junior tem esse pensamento porque mesmo sem poder contar com o Loco, cedido à seleção Uruguaia, o Botafogo não contratou ninguém com as características dele. Veio zagueiro, volante, meia, meia-atacante. Só não veio centroavante. Será que o Caio Junior não gosta do atacante-atacante?

  • GARRINCHA

    CONCORDO PLENAMENTE,SOMÁLIA SERIA MUITO BOM NA LATERAL,CAIO AINDA NÃO DÁ LUCAS ZEM NA LATERAL TB NÃO DÁ.

  • arthur

    Só fala uma coisa para voces irmão de camisa , o Caio vai infernizar a zaga do corinthians!

  • flavio

    eh impressionante como no botafogo treinador gosta de inventar nao vejo os treinadores dos nossos rivais fazerem esse tipo de experiencia (INVENTAR NA MINHA CONCEPÇÃO), colocando volante destro na lateral esquerda era o joel e agora eh esse tal de caio jr. ( lembrando q pelo menos o joel tinha a desculpa de não ter opções, coisa q o potter maluco tem ). ELE TAVA INDO BEM MAS COMEÇOU A INVENTAR, ISSO NÃO VAI DAR CERTO.
    PRA CIMA DELES FOGÃO !!!

  • Robfogão

    Eu não gostei,acho que Somalia rendia melhor na lateral,Zen e bom jogador mais Caio JR. tá inventando dessa maneira terei que chamar Cuca,boa sorte Botafogo.

  • Rafael

    Saudações Alvinegras,

    Muito me preocupa o Caio como uma espécie de meia atacante, o que eu não acho que ele faz bem, assim como o Lucas Zen como lateral, era melhor deixar o Marcio Azevedo e, no lugar de Caio colocar o Thiago Galhardo. Me pergunto ainda se não seria uma boa o Herrera naquela posição e o Alex como referência. Enfim, o reforço de fechar o aeroporto não veio e só nos resta apoiar o elenco que temos e rezar para o Caio Júnior encontrar a formação ideal e não substituir mal como costuma fazer.

    Um Abraço e Rumo ao Título Brasileiro de 2011.

  • MARCELLO AFFONSO GOMES

    OLHA SÓ GALERA ALVINEGRA , HOJE É O DIA DECISIVO PARA O TREINADOR CAIO , SE O MEU AMADO BOTAFOGO TOMAR UMA PORRADA DO CORINTIANS ( NÃO VAI TOMAR !! ) HOJE COM ESSE MUDANÇA DO LUCAS ZEN PARA A LATERAL , AMANHA ELE NÃO SERÁ MAIS TREINADOR DO FOGÃO , COLOCAR O GAROTO DE LATERAL ESQUERDO LOGO CONTRA O LIDER DO CAMPEONATO É SUICÍDIO … TOMARA QUE DÊ TUDO CERTO !!!!!!!!!!!!
    FOGÃO 2 X 0 CURINTIANS
    FOGO !!!!!! TE AMO !!!!!!!!!!

  • paulo cesar

    Boa tarde galera botafoguense! acho que a armação do time esta sobre o dominio do caio .o que acontece é o esquema ,hoje as equipe estão prendendo ums dos laterais, com isso acredito que o lucas zen , neste jogo vai funcionar com terceiro zagueiro dando mais liberdade al renato/p criar, bom tudo até então sò teoria vamos ver na prática .com certeza vamos vencer .placar 2 x 0 .

  • LUIZ ANTONIO

    Vamor ver como o time se comporta com o Zen na esquerda. Tomara que dê certo porque ele também poderá ser aproveitado na direita em definitivo quando o Cortês voltar. Vamos vencer o Corinthians e ganhar moral para entrar no g4 e não sair mais, até conquistar o título estadual e quem sabe também a Sul Americana.

  • RPN

    Até que enfim um técnico coloca defensor para ser marcador, desde que inventaram essa moda de transformar lateral em atacante os times perderam em eficiência. Hoje com essa escalação arejada teremos como no futebol passado atacante de verdade. Não aguantava ver lateral cruzando errado e sem saber driblar. O Botafogo é time grande não devemos nunca nos apequenar como fez o Joel, dava raivar ver nosso time todo recuado correndo atrás dos adversários. Se ganharmos será muito bom, se não, paciência. Vamos parar com esse negócio de tentar desestabilisar o nosso técnico, ele não está inventando nada, e é bastante coerente a formação de hoje. O Lucas Zen tem toda a condição de jogar na esquera. Na lateral esquerda tem que jogar quem sabe jogar bola independente de ser canhoto ou não.

  • contratamos 2 alas porque nao iriamos atuar com marcio azevedo,concidentemente eles se machucaram e vao ficar no minimo 3 meses fora.e agora diretoria? ta na hora de se mexer!!! se nao vamos contartar o dede,vamos olhar algum pela serie b ai,precisamos de elenco para ganhar esse campeonato e essa posiçao e a unica carente no nosso time!!!!OBS:e a contrataçao de fechar o aeroporto;sera que vai ser o tulio para fazer o milesimo gol???

  • angelo marcio

    nosso time esta bem montado pena que cortez se machucou porque coma ausencia de everton renato entraria no lugar dele ainda tem o marcelo que é o titular no meio espero que o zen faça um otimo trabalho na esquerda para mais a frente ele tomar a direita do alessandro

  • JORGE BFR

    Acho que o de hoje não seria o jogo ideal para testes ou invenções .

    Tomara que dê certo , claro ; mas ainda não vejo o Caio Jr como treinador ideal para o elenco que possuímos atualmente .

    Em determinados momentos , trocar o seis por meia dúzia ou fazer a coisa mais simples é a melhor alternativa .

    Saudações Alvinegras

  • alan

    Na verdade acho que essa escalação é mais preocupada com a forma do corinthans jogar, o time deles joga com tres atacantes, e dessa forma o Caio vai segurar mais o alessandro e o zen, vamos jogar em um esquema com tres zagueiros disfarçado, com certeza ele colocará o muleque para fazer a cobertura dos nossos zagueiros que não são tão rapidos, apesar de os dois estarem muito bem, assim ele vai jogar o caio para cima do lateral corinthiano para tentar fazer com que ele fique mais na marcação, nossos volantes vão bater de frente com o armador deles, e nossos atacantes vão fazer o mesmo com seus volantes, a receita para ganhar hoje é matar a saida de bola, que é bem feita pelos volantes corinthianos, na minha opinião é um bom esquema, só torcer para o Herrera estar inspirado hoje contra seu ex-time, lembrando amigos que já jogamos parecido em 2007 era um 4-4-2 mas nosso lateral, que infelizmente não lembro o nome, fazia um terceiro zagueiro!!!

  • fernando de suza cruz

    BOTAFOGO HOJE TEM UNS DOS TIMES MELHORES DO BRASIL SO NAO ENTENDO POR QUE QUANDO LIGO MINHA TV PARA VER PROGRAMA DE ESPORTE NIGUEIM FALA SOBRE BOTA ! HOJE 3-0 BOTA VALEU .

  • Sergio Luis

    Adivinha nas costas de quem saiu a jogada do gol do curintia? O jumento do lateral não sabe que se ele fechar para o meio vai ficar uma avenida na lateral, onde todos os times deitam e rolam por ali? É impossível vencer com este animal no time!

  • Sergio Luis

    Agora os defensores dessa diretoria incompetente estão vendo a realidade! O time do Botafogo é apenas razoável porque deixaram de contratar um meia de verdade e um centroavante artilheiro para o lugar do Loco! Um elenco forte é que faz um campeão brasileiro! Aprendam imbecis! Fora A. Barros!

  • O interesse do verdadeiro torcedor, nos dias de hoje, é o que menos preocupa a qualquer clube no Brasil! Desde que a TV resolveu determinar o horário dos jogos, segundo os seus interesses únicos, que os torcedores deixaram de ser a prioridade para diversos clubes no Brasil! Como eles não dependem mais dos ingressos pagos pelos torcedores, o que lhes acontecem antes e depois de tais jogos pouco importa a quem quer que seja! Para a TV pouco importa o fato de que os torcedores terão que acordar cedo no dia seguinte para se dirigirem ao trabalho. Para a TV pouco importa se os clubes aos poucos vão perdendo seus torcedores para outras atividades e lazeres! As cotas da TV estão cegando os clubes para o que antes eram suas razões de existir: os seus torcedores! Porque não mais dependem economicamente deles, os clubes já nem aspiram mais a conquista de títulos, mas, apenas vagas em torneiozinhos que ao menos lhes garantam outras cotas de TV! Tão dependente das cotas da TV se encontra o Botafogo, que ele nem mais se aperta em tentar satisfazer os anseios de sua torcida! Prova disto, amigos, é que já nem disputamos qualquer competição tendo o título como seu maior objetivo! Queremos apenas uma vaga que nos garanta mais e mais cotas junto à TV!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo