Renato: um ídolo em construção



Foram apenas 20 minutos de coletivo. A contar pela boa movimentação em campo, Renato mostrou que vai dar ao meio de campo do Botafogo o toque especial que estava faltando no sistema tático. Com Everton afastado por conta de uma lesão no ombro, Caio Junior manteve a estrutura com três meias ofensivas, adiantando Marcio Azevedo e colocando Lucas Zen como um falso lateral-esquerdo.

A manutenção do desenho tático, com Zen na retaguarda, deu a Renato maior possibilidade de fazer uma função que ele também pode exercer.

Apesar de ser considerado um segundo volante, o experiente jogador tem um toque refinado, ótima saída de bola e capacidade de municiar o ataque constantemente. E foi o que ele buscou durante a atividade realizada, ontem, no CFZ.

O pouco tempo de coletivo não foi o suficiente para ter uma noção exata de como Renato estará para a estreia, contra o Corinthians, semana que vem. Mas deu para perceber o quanto o reforço será útil ao time. Indiscutivelmente, mesmo ainda ressentindo de ritmo de jogo, Renato mostrou a categoria que o tempo só o ajudou a aprimorar.



  • Biel

    Se não vier mais ninguém, espero que ele seja o toque de classe que tá fazendo falta ao meio de campo do Fogão. AVANTE GLORIOSO, RUMO AO TRI!

    • huera@erasmo

      PONHA O LOUCO NA QUARTA E CHEGA DE FERIAS, PO.

  • Wendell

    A torcida do Fogão tem a obrigação de encher São Januário na quarta-feira que vem para prestigiar o time e o Renato. Esse time tem tudo para ficar entre os 4 primeiros colocados.

    • A CBF reconheceu o título de 68 como o primeiro título do Brasileirão do Botafogo! Até hoje o clube não buscou enaltecer o feito alterando o mural que lembra a conquista do título de 95 para exaltar o nosso bi-campeonato! Até o Fluminense já revela ao mundo que é tri! Quando o nosso clube fará o mesmo com o nosso bi? É a nossa constante falta de ambição que está nos levando a um marasmo tal que nem as nossas conquistas temos sabido exaltar! Foi-se o tempo em que vi o Botafogo correr para exaltar o título de 95 fixando o escudo da CBF no uniforme! De lá para cá, como se a conquista recente tivesse dado ao clube o máximo que até então almejávamos, nunca mais vimos o clube disputar para valer qualquer título de maior valor! Com a perda do título em 99 da Copo do Brasil para àquele clubeco gaúcho que nem nome de clube tinha (afinal, juventude é só uma fase da vida, não?), o Botafogo vem se apequenando de tal forma que o máximo que tem comemorado é o título carioca! Mas, esse título de província é tão insignificante que só o Urubu Gayviensi tem uns trinta, né? Onde estar o marketing do clube que tem deixado de fazer o que lhe cabe? Ou será que nosso marketing só funciona ante às câmeras da TV? Não sabe ele enaltecer nossas conquistas?

  • so axo que caio jr inventa demais colocando lucas zen na ala esquerda é melhor deixar marcio azevedo na esquerda e por meio lucas zen renato e marcelo matos ele quer inventar demais nao da pra aturar omarcio azevedo n o meio

  • huera@erasmo

    nao e craque,mas bom e ajeita time,pois precisamos urgente dele,
    NAO SABEMOS GANHAR JOGO DE 1 A 0, JA FORAM 4 PONTOS,
    seu LOUCO ABREU ESTARA A DISPOSIÇAO APATIR DE SABADO;
    ESPERO QUE NOSSO TREINADOR PONHA PRA JOGAR NA QUARTA,
    POIS ESTAR FAZENDO MUITA E MUITA FALTA OS SEUS GOLS DE CABEÇA OU ENFIM
    CHEGA DE FERIAS SEU LOUCO.

  • henriqui reina

    Essa ligação da zaga com o ataque é o diferencial de qualquer time vitorioso.A duras custas o nosso glorioso conseguiu montar a tal ligação. Com Renato comandando o menino Zen e o tenaz Marcelo Mattos, o botafogo encontrará através destes homens os tais atalhos que poucos conhecem e fazer a bola chegar fácil aos pés dos atacantes . Elkenson, mago e loco, deverão fazer a festa para a torcida do time de General Severiano. Torcer muito para esses jogadores de bons niveis técnicos sejam bafejados pela sorte nas conclusoes das jogadas.

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    BOA TARDE MARCELO.
    QUE O RENATO É UM EXCELENTE JOGADOR TODO MUNDO SABE, AGORA O CAIO JR NAO PODE COLOCA-LO COMO ARMADOR DO TIME LHE DAR UMA FUNÇÃO QUE ELE PODE NÃO EXERCER DA MELHOR FORMA POSSIVEL.
    ELE TEM QUE JOGAR DE 2º VOLANTE, SER A VALVULA DE ESCAPE DA DEFESA PARA O ATAQUE ATÉ PQ ELE TEM UM OTIMO PASSE E DIFICILMENTE ERRA.
    O CAIO JR, EU O CONSIDERO UM BOM TECNICO, MAS NO MEU PONTO DE VISTA ELE ESTA CONSEGUINDO SE PERDER COM AS PEÇAS QUE ELE TEM PARA ARMAR O BOTAFOGO.
    ELE NAO PODE COLOCAR O LUCAS ZEN DE LATERAL ESQUERDO, VAI QUEIMAR O GAROTO, QUE POR SINAL ESTA TENDO UM OTIMO INICIO DE CAMPEONATO.
    O MARCIO AZEVEDO É QUE TEM QUE FICAR NA LATERAL E O CAIO JR DEVERIA COLOCAR MAIS 1 ATACANTE PARA FICAR COM O HERRERA, POIS ESTE ESTA JOGANDO MUITO SOZINHO NA FRENTE.
    AÍ VC ME PERGUNTA: QUEM SAI PRO RENATO ENTRAR?
    EU TE RESPONDO: LUCAS ZEN, QUE APESAR DE ESTAR MUITO BEM, AINDA PECA PELA FALTA DE EXPERIENCIA.

    CONCORDA COMIGO MARCELO, OU NAO?

    • Anderson fogão

      DISCORDO DE VC QUANDO FALA QUEM TEM QUE SAIR É O LUCAS ZEN. FALTA DE EXPERIENCIA?PQ ELE TA JOGANDO MAL, NAO TEM ESSA DE EXPERIENCIA NÃO TA JOGANDO BEM TEM QUE CONTINUAR NO TIME. ENTÃO O NEYMAR NAO ERA PRA SER TITULAR DO SANTOS PQ NAO TEM EXPERIENCIA.
      JOGADOR QUE ESTÁ JOGANDO BEM NAO PODE SAIR, TEM QUE TIRAR OS MERDAS DE SEMPRE ALESSANDRO E MARCIO AZEVEDO,

    • Josemar

      Concordo com suas palavras, Marcio!

      Realmente Caio Jr falha ao escalar Lucas Zen na lateral esquerda. Ele jogara de forma limitada, pois le é destro e nao é a sua funçao.

  • dOUGLAS

    COM CERTEZA VAI SER IDOLO, JOGA D MAIS, TEM UM TOQUE SUPER REFINADO, ACHO Q NÃO VEM OUTRO, ENTÃO VAMOS DE RENATO, ELE VAI SER O CEREBRO DO MEIO CAMPO DO FOGÃOO!!!!! O GLORISO É O MEU GRANDE AMORR!!! RUMO AO TRII!!!!

  • ELvano Junior

    Renato é bom, mas o time têm que ter um matador.

  • ELvano Junior

    Renato é bom, mas o time têm que ter um matador valeu?

  • Léo (o Botafogo me escolheu e te escolheu)

    Galera vão nos calar mesmo não é ?! Cadê o reforço de fechar aeroporto? A janela fecha dia 20 e não comentam nada.
    Devemos ter esperanças?

    Será que vamos ter uma supresa?

    Deus queira que sim !!

    Vamos cobrar galera !!!!!! Por favor favor !! Só falta o craque para ser um favoríto ao título!

    Um abraço á todos alvinegros de coração !!

    • gustavo

      nem seedorf nem diego nosso reforço de fechar aeroporto são renato e elkeson

  • huera@erasmo

    TENHO NOTADO QUE OS TRENIOS NO BOTAFOGO SAO LONGOS
    ONTEM 40 MINUTOS
    HOJE 20 MINUTOS
    AMANHAM ENTAO.

  • Anderson fogão

    Agora é só a argentina eliminar o uruguai, para o loko chegar o mais rapido possivel.

  • michel

    vcs sabem quando lançarao os uniformes novos???

  • ta ai iamos lutar pela libertadores mais ta os times com ibson, denilson,alex, adriano, tiago neves,
    vem vou falar pq nao caberia na pag…
    o santos contratou henrinque, ibson, e alan kardec e o botafogo?
    VAMOS TIRAR ESSA DIRETORIA NESSAS ELEIÇOESSSSSSSSSS

  • henriqui reina

    …..coisa nenhuma, falta o pensador, onde está o dez (10), sem esse homem o time não anda,……Essa é a conversa que sempre houvimos de amigos. Mas, que adianta ter um DIDI ou UM GERSON se não temos valores na zaga e ataque, quem irá receber essas preciosas enfiadas de bola no tal atalho. Graças, já temos os tais homens necessários para atender aos mais exigentes amigos de bate-papo. O botafogo montou um belo time de futebol que nos dará grandes alegrias e ainda mais com a chegada dos garotos da base que estão vindo ávidos para entrar no time principal, bem como o Léo e os contratados, que com certeza irão em busca de espaço.Pelo que acompanho do glorioso, o melhor foi feito, agora é contar com ajuda dos Deuses do futebol minimizar as contusões dos nossos atletas. Que Deus nos ajude.

  • Até aqui, o Botafogo repete 2004, 2009 e 2010 e já é o time que mais empata no Brasileirão. O retrospecto mostra que empatar demais é negativo. Em 2010, apesar de ficarmos 13 partidas seguidas sem derrota o Botafogo acumulou 10 empates e somente três vitórias no período, com um aproveitamento de apenas 33%. Os dados acima apenas confirmam que não é de hoje que o Botafogo entra nas competições visando tão somente uma posição intermediária na tabela! De uns tempos para cá, o Botafogo tem considerado a conquista para a vaga da Sul-Americana quase que um título! Para o nosso pouco ambicioso, mas soberbo em excesso clube o máximo a conquistar seria uma vaga para a Libertadores! Desde o título de 1995 que o Botafogo não entra no Brasileirão disposto a conquistá-lo outra vez! Só os nossos dirigentes não percebem que é a falta de ambição por títulos do Botafogo que está fazendo sumir a nossa torcida! Quem se contenta com um time que ultimamente só faz empatar?! É a vitória sobre nossos adversários que dá motivação à nossa torcida! Sem elas, apenas somos gozados nas rodas de discussões em qualquer bar de esquina! E pensar que temos um técnico que acha grande coisa o empate numa competição em que a vitória vale 3 pontos, pode? Quem dá valor ao empate não, tem confiança no seu próprio taco!

  • eu já vi o renato jogando pelo santos na vila belmiro e não tenho duvidas que se ele se encachar
    no time do fogão vai ser muito difícil para as outras equipes fazerem gol no nosso time porque além
    dele temos também o marcelo mattos que agora e patrimonio nosso.

  • Pedro – Niterói

    Marcelo Benevides e pessoal,

    Li que com a contusão do Cortês e do Everton e por ficarem um bom tempo no estaleiro o Botafogo poderia contratar mais alguém. Eu tinha muita curiosidade de ver o Dedê neste time pelas esquerda.

    Vocês sabem se tem alguma chance ainda disso acontecer ?

    OBS: Um time muito bom:
    jefferson
    Alessandro
    Antonio Carlos
    Gustavo
    Cortês
    M. Matos
    Renato
    Maicosuel
    Elkeson
    Herrera (ou Felipe Menezes dependendo do estado do último)
    El Loco

    • Luan Xavier

      Alessandro na direita ? Tá de sacanagem cara ? Você falou de um time bom porra! :@

  • Péricles Alencar

    Amigo Marcelo Benevides, com certeza a entrada do Renato no meio de campo do nosso FOGAO vai dá mais qualidade em todos os aspectos, se esse cara nao fosse craque nao teria ficado tanto tempo no futebol europeu,parabens a diretoria que acertou na contrataçao.

  • renato vai ser um dos melhores deste brasileirao!!!!

  • Não dá para entender a razão por que nós torcedores somos tão masoquistas! O nosso jogo só acontecerá na quarta feira ainda que nem saibamos o seu horário. Como entender que já existam por aqui os tais que gostam de sofrer com antecedência?! São os famosos carpideiros que nem esperam o fato acontecer e ja ficam com os seus prognósticos negativos! Tá provado! O Botafogo não precisa da torcida adversária para ter quem lhe torça contra! Quando será que nossa torcida vai pensar mais positivamente? Ô Raça!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo