Botafogo, Botafogo campeão!?



Não tem como fugir do assunto. O título do Vasco na Copa do Brasil recaiu nos ombros do Botafogo, que carrega o peso de não ganhar um campeonato de nível nacional há 16 anos. Já vi muita brincadeira chata hoje, de gente tentando diminuir uma instituição centenária, eleita pela Fifa entre as maiores do século XX. Conversando um influente membro da diretoria alvinegra, escutei a seguinte frase: “Precisamos resgatar nossa torcida infantil”. De verdade, como convencer uma criança a amar o Glorioso? Difícil…

Não venho aqui para contestar o trabalho de qualquer pessoa dentro do clube, mas a falta de conquistas é terrível. Em tempos de internet, de virais engraçadinhos, um moleque pode desistir de vestir a camisa do Alvinegro. Futebol é paixão e, assim como em uma relação com outra pessoa, não dá para viver só de amargura. A grandeza do Botafogo é indiscutível, mas, com o passar do tempo, poucos vão querer se interessar por um clube tão diferente, único.

A preocupação dentro do Botafogo é latente para segurar a criançada. A situação do Vasco também não é cômoda, mas o Cruz-Maltino recebeu um alívio colossal com a Copa do Brasil. Se não fosse Loco Abreu, corro o risco de afirmar: Seriam 16 anos perdidos, de saldo desastroso.

Sei que escrevi muito e não disse quase nada, mas queria deixar um alento ao torcedor alvinegro. Agora, é difícil achar palavras. Vale rezar, sonhar, fazer promessa. Até outro dia, o campeão da Copa do Brasil era um lixo, o pior dos piores. O futebol dá voltas e espero que o ciclo vazio esteja próximo do fim para o Botafogo.



  • ai…ai… concordo com vc infelizmente

    • alexandre cardoso

      Sei q hoje estamos no caminho certo,talvez, nao tenhamos ainda titulos, mas acho q o clube esta bem estruturado, nao devendo salario aos jogadores…..um titulo nacional coroaria a adminstração que esta acertando o clube…Obviamente falta ambiçao,,,,,,,,mas saindo das dividas isso melhorará,…mas a torcida tem q fazer sua parte indo ao estadio, nao apenas reclamando

      • Fábio Fonseca

        Concordo plenamente com vc. Alexandre vc está coberto de razão, mas. . . um titulo mesmo que fosse da sul-americana cairia bem pra caramba!! não achas? Claro que se imaginarmos um clube muito bem estruturado e sem nenhuma dívida trabalhista seja ela qual fosse seria muito bom também. Lembremos que o São Paulo de hoje é fruto de um período quase 10 anos sem ganhar nada. . . Para o ano 2005 em diante vencer tudo (assim que começou o campeona por pontos corridos) o São Paulo cresceu. Eu prefiro um clube que se estruture hoje do que ganhe titulos mas depois tenha sua renda penhorada para pagar dívida trabalhistas e outras pendências. Um abraço e vamos torcer pro Botafogo contartar direito dessa vez (chega de Fahel da vida, Lúcio Flávio, Castijo. . . e por aí vai) perdemos muito tempo e muitos títulos com esses jogadores no elenco.

      • Meu caro Alexandre, não tenho mais o que falar, vc já disse tudo. Perfeito o seu comentário!!!
        Mas só p/ não passar em branco faço tbm um pequeno comentário: Qto a ambição, acho até que já fomos bem audaciosos com essas contratações. Já tentamos um monte de gente que não jogariam nada e com idade avançada só trariam dividas pro clube com seus altos salários. e nome não ganha jogo… Mas já confio no atual elenco pra brigar por uma posição melhor que a do ano passado!!!!

    • Fogão

      O texto reflete a nossa realidade hj. Infelizmente vc está coberto de razão. A verdade é que o clube se apequenou com o passar do tempo.

      A diretoria acha normal o BFR não brigar por títulos importantes há anos. Agora então, com a tal vaga na Libertadores para o 4 lugar do Brasileirão, a direção do BFR nem ousa mais falar em brigar pelo título e, é claro, não consegue nunca ficar entre os 4, pois quem entra com mentalidade pequena, fica sempre em uma posição medíocre, isso quando não briga para não cair. O depto de futebol é incapaz de fazer o planejamento para o ano seguinte com antecedência após o final do Brasileiro, o mesmo é feito sempre às pressas, mais para não cair do que para brigar pelo título, com o Campeonato Brasileiro já em andamento, o que consequentemente faz com que o time não entre nunca como real candidato à Copa do Brasil, que termina no meio do ano; o time, não sei se a mando do treinador ou por incapacidade dos próprios jogadores, é incapaz de se impôr ofensivamente diante de qq adversário, mesmo dentro de casa, jogando no Engenhão; qq time tem quase sempre mais posse de bola que o BFR, simplesmente pq o clube não tem um meio-campo decente há muito tempo. O retrato do BFR atual foram os jogos diante de Avaí, do Ceará e do terceiro time do Inter, este último em pleno Engenhão, onde o clube mesmo precisando vencer, foi incapaz de jogar para vencer, como time grande.

      A atual direção até tem méritos… o Engenhão, embora esteja muito longe do ideal ainda, já está bem melhor, a sede de Gal Severiano está sempre com obras de melhorias, parece que Sacopã tb foi reformado, o Mourisco-Mar tb vai ficar muito bom, o depto de marketing tem feito muito e tem tirado leite de pedra pois qualidade do time não ajuda nem um pouco, parece que o Engenhhão tem sido um importante aliado para a obtenção de bons patrocínios, enfim, administrativamente o clube parece que vai bem, o depto de futebol é que é péssimo.

      Enfim, antes de qq coisa, o clube tem que mudar radicalmente essa mentalidade tacanha existente hj em GS/Engenhão, depois, aí sim, poderemos voltar a sonhar com conquistas relevantes.

    • E ai Gustavo nao lamenta nao, talvez podemos ate ter um parentesco, e se tivermos melhor ainda pois temos uma paixao em comun o GLORIOSO, tenho 48 anos vivo a 16 anos nos EUA, sou botafogo desde crianca meu pai era Botafoguense e morreu Botafoguense, meu irmao e Botafogo tambem, tenho 2 filhos um com 10 e o outro com 3, o de 10 e Botafogo mesmo longe do Brasil ele e louco pelo FOGAO, o menor esta em curso p/ ser mais um a dar mais brilho a essa estrela. Mas vamos ao que interessa olha sou de uma geracao que viu poucos titulos mas nem por isso conseguiram me fazer deixar de amar esse time, por isso nao da moral nao para esse monte de balela que esse sei la torcedor de quem ele e escreveu neste blogue, quem e Botafogo de verdade apesar da falta de tilulos e para sempre orgulhoso deste time que encanta tanto que poetas, musicos, escritores, atores, etc… sao tambem apaixonados por essa estrela que nos conduz e vai continuar nos conduzindo pelo resto de nossas vidas.

  • allan

    vinicius, transmita a mesnsagem a diretoria:

    NÃO HA CLUBE QUE RESISTA A TAMANHA FALTA DE AMBIÇÃO !

    UM TITULO NO SEGUNDO SEMESTRE É OBRIGAÇÃO, OU BRASILEIRO OU SUL AMERICANA, NA ULTIMA DECADA TODOS OS RIVAIS GANHARAM UM BRASILEIRO E UMA COPA DO BRASIL, FALTA O NOSSO TITULO DE EXPRESSÃO, VAMOS LA DIRETORIA, COLOQUE A MÃO NO BOLSO E TRAGAM LOGO O DEDE E O DIEGO PRO CLUBE IR RUMO AO TRI BRASILEIRO ! O CAMPEONATO JA COMEÇOU E NÃO HA TEMPO PRA SE ESPERAR.

  • Alexander Ferreira

    Peloamorquiceisteimadeus …. peço pouca coisa … só um título , pode ser da sul americana , brasileiro , mas um título co ” TI ” maiusculo

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    concordo vinicius.
    NOS FALTA UM TITULO DE EXPRESSAO. SÓ CARIOCA NAO BASTA.
    TEMOS QUE VENCER O BRASILEIRO OU A SULAMERICANA, OU QUEM SABE OS 2.
    NOSSA TORCIDA É A MAIS VELHA DO BRASIL E NAO ESTA CRESCENDO COMO DEVERIA.
    SÓ COM TITULOS DE EXPRESSAO PARA MUDARMOS ESSE QUADRO.
    PARA QUE ISSO ACONTEÇA, TEMOS VARIOS FATORES A SEREM CUMPRIDOS.

    1º- A COMEÇAR POR NÓS TORCEDORES, TEMOS A LOTAR NOSSO ESTADIO E APOIAR O TIME SEMPRE.

    2º- TEMOS QUE DAR CREDITO AO NOSSO PRESIDENTE, QUE ESTA SE ESFORÇANDO AO MAXIMO PARA REFORÇAR O CLUBE.

    3º- TEMOS QUE TER UMA REPRESENTAÇAO MAIS FORTE NA CONFEDERAÇAO, POIS OQ O BOTAFOGO É GARFADO NAO ESTA NO GIBI.(NAO É CHORORO NAO).

    4º- TEMOS QUE SER MAIS OUSADOS NA HORA DE CONTRATAR REFORÇOS,(O BOTAFOGO É LUGAR DE CRAQUES).

    5º- A DIRETORIA TEM QUE BAIXAR O PREÇO DOS INGRESSOS.(SE FOSSE NO MAXIMO R$ 20,00 QUALQUER SETOR, TERIAMOS AO MENOS 30 MIL PESSOA POR JOGO).

    E AÍ VINICIUS VC CONCORDA COM MEUS PENSAMENTOS?

    • Vinícius Perazzini

      Seu pensamento faz muito sentido em diversos tópicos. No geral, concordo.

      • euler

        o problema no botafogo é falta de credibilidade da diretoria. Fala-se demais e a ação é de menos.
        Todo o momento aparece o marketing de um novo jogador para reforçar o time e na maioria das vezes ou se demora demasiado tempo em contratá-lo ou não se contrata. Perde-se credibilidade a cada fracasso.
        Para ganhar campeonato no brasil atual precisa de time, o resto é papo furado. Tem de contratar mesmo que para isso precisa ficar devendo, como outros. Pois assim, com vitórias importantes e títulos faremos torcida jovem, ampliaremos a torcida.
        Mesmo com essa dificuldade meus filhos de 8 e 14 vestem a camisa do botafogo em dia de jogos para ver o time na televisão.
        Se for campeão sulamericana ou brasileiro vai atrair torcida, sem time não.

    • luis

      amigo, se aquele penalti no jogador do coxa fosse contra o bota , com certeza o juiz daria. isso que tem que acabar.

      concordo com vc.

      abs,

      • Marão Fogão BH

        Até os que não são penaltes são marcados contra nós, vide jogo contra o Avaí.

        • Osvaldo

          Minha primeira ordem como presidente do Botafogo seria: Não podemos reclamar de juiz!
          Mesmo que ele tenha errado (seja erro humano ou má intenção) não interessa, o Botafogo (instituição) está ficando marcada nos últimos anos como o clube chorão. Isso é a pior imagem que pode ter para um clube que quer ganhar novos torcedores (crianças – nosso filhos).
          Dentro do fórum adequado iria entrar com representação, solicitação de punição para os arbitros ladrões, mas publicamente nada deveria ser falado.

          Com relação a crescimento de torcida só existem 2 motivos para isso acontecer:

          1) Jogadores que viram ídolos e isso independe de título, mas com certeza ajuda muito a conquistar títulos. Ex: Se o Botafogo (só hipótese) contratasse o Messi, mesmo que não fosse campeão de nenhum campeonato, iria ver sua torcida crescer;
          2) Conquistar títulos – Isso geralmente ocorre com um bom time.

          Sds alvinegras,
          Osvaldo.

    • Juliana Reis

      Temos que aumentar nossa quantidade de sócios-torcedores, o que é uma ótima renda pro clube! Muitos torcedores ficam o dia inteiro na internet reclamando, lamentando, mas não fazem sua parte!
      Lugar do torcedor é no estádio e de preferência como sócio-torcedor! Eu tenho e recomendo!!!

      • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

        BOA NOITE AMIGOS ALVINEGROS AMANHA ESTOU DE VOLTA PARA EXPRESSAR MEU AMOR PELO GLORIOSO BOTAFOGO ATRAVES DESTE BLOG.
        BOA NOITE VINICIUS, CLAUDIO, GUILHERME E MARCELO.
        PARABENS MAIS UMA VEZ POR ESTE OTIMO BLOG QUE VCS CRIARAM PARA NÓS TORCEDORES APAIXONADOS PELO BOTAFOGO.

  • James Carvalho

    Concordo com todos. Sem ambição não dá!
    Ficar imaginando que com o time do campeonato carioca iria muito longe é “viagem”.
    Agora parece que as coisas estão (ou vão) melhorar. Espero. O time ainda está jogando abaixo do que poderia ou deveria. Parece que está faltando um “encaixe”… vamos esperar e torcer por dias melhores. Como todo botafoguense tenho esperança. Sei que dias melhores virão.
    Saudações alvi-negras.

  • antonio henrique

    é verdade, vc escreveu muito e não disse nada, o problema é que esta diretoria mediocre não entende nada de futebol, e só fica enganando os torcedores, sugiro a demissão deste trio trapalhão, lugar de dentista é no consultório, de auxiliar de cartório e no cartório, e de flamenguista é no flamengo

    • Nelson Ribeiro

      Poxa… e lugar de torcedor? No Engenhão é claro… Concordo contigo..

  • Rômulo

    Vinicius… acompanho o blog.. dos 4 voce é que sempre posta querendo uma polemica e tom de deboche. Concordo com algumas coisas que voce disse, mas criar polemica com isso é tudo que o botafogo menos precisa.

    Criar crise com o titulo dos outros chega ser uma infantilidade sem tamanho. Estava tudo tranquilo e agora ja vejo mensagens no twitter na internet contra a diretoria. As vezes parece que se criam crises do nada apenas para vender reportagem.

    • huera@erasmo

      e isso mesmo esse vinic, ta querendo o que .

    • Marcio Dreux

      Tem torcedor que adora se enganar. O time é fraco, sim! Com esse grupo que está aí, sem craques ou jogadores de alto nível, não vamos longe e continuaremos sem títulos, nos apequenando e perdendo torcida e espaço na mídia. Acordem!!!

      • Rômulo

        concordo que o time é fraco.. mas ta sempre criando crise.. não é por ai.. a torcida tem que ir junto e apoiar.. não ficar o tempo todo com crise e vaiando

        • Marão Fogão BH

          Existem centenas de clubes de futebol no país. Na primeira divisão nacional são 20. Na Copa do Brasil são 32. Somente 1, eu disse 1 pode ser campeão. Será que os outros clubes todos irão entrar em crise por isso? Tirando o São Paulo que foi campeão seguido, os títulos se alternam. O todo poderoso Cruzeiro, também só tem um título brasileiro. O Santos demorou pra ser campeão brasileiro após 1971, quando começou o brasileirão de verdade. Portanto, exigir um time à altura do Botafogo sim, mas criar crise não. Meu filho de 5 anos é botafogo. Moro em Belo Horizonte, longe do Rio. Aqui tá “infestado” de atleticanos e cruzeirenses, mas meu filho não abre mão e é Botafogo. Vem do sangue. alta títulos sim, mas não só títulos. Falta base, melhor estrutura, transparência, craques, mídia um pouquinho mais a favor e sobretudo respeito com esta instituição, que junto com o Santos, levou o futebol deste país nas costas. O Botafogo é eterno. Esta administração está boa sim, dentro da realidade do país. O Engenhão é nosso por contrato, ma é nosso. Ninguém mais teve competência pra ir lá e ganhar a licitação. Temos General Severiano que é a melhor estrutura dos times do Rio. Os atletas recebem em dia e são poucos os clubes que fazem isso hoje. Temos convênios com atletas paraolimpicos, campeões no mundo todo. Querem desdenhar do brasileiro de futebol de areia, mas se o campeão tivesse sido o Flamengo, a mídia estaria exaltando até hoje. Vem criticar, dizendo que se não contratar o Diego, por exemplo, nada presta. E será só contratar? E o salário? Valerá a pena o investimento? Saudações irmãos.

          • Lucas

            Marão, Parabéns pelo o texto.
            Temos que incentivar lotando o engenhão antes de vaiar e criar crise.
            Todos nós queremos titulos!!!!
            Saudações alvinegras.

          • Juliana Reis

            Ótimo texto! Concordo integralmente. O Botafogo não precisa provar nada pra ninguém. É lógico que queremos títulos, queremos aumentar ainda mais nossa já recheada sala de troféus, mas fraco é o pai que permite que o filho botafoguense vire a casaca porque não viu um “título de expressão”. Que tipo de criação é essa? O meu filho vai ser botafoguense e vai aprender que amor, dedicação e respeito ao clube e à sua história independem de fase. Botafogo SEMPRE, haja o que houver.

          • Cara como e bom ler um comentario tao sensato quanto este, parabenssss. Como voce disse quem e Botafogo e Botafogo de verdade ate a morte. Tenho 48 anos moro a 16 nos EUA e sou de uma geracao que nao viu tantos titulos assim mas minha paixao nunca diminuiu, tenho 2 filhos um com 10 que apesar de viver nos EUA e Botafoguense como o pai e apesar de algumas decepcoes continua botafoguense apesar de tentarem faze-lo mudar de time nao conseguem e ele fica todo nervoso quando tentam diminuir o Glorioso. O outro esta com 3 anos e com fe em DEUS vai ser FOGAO tambem.

          • Gustavo Nunes dos Santos

            Muito boa Marão!!
            Há 2999 dias, o vasquinho era campeão pela última vez.
            Há dois anos atrás, o vasquinho estava disputando a segunda divisão.
            Já neste ano, teve o pior início de ano da história. Derrotas e mais derrotas para times ridículos.
            Há menos de um mês, era vice pela quadragésima milésima vez SEGUIDA pra mulambada (o q já faria muito “botafoguense” mudar de time ou não frequentar estádio por 5 anos).
            Aos 35 do segundo tempo, estava sendo eliminado nas quartas-de-final para o Atlético Paranaense em casa deste mesmo campeonato que veio a ganhar.

            o time do cinto de segurança é o rei da cocada preta??
            Mas, vão ver o público dos caras jogando em casa…!
            Torcida não faz milagre. Não há torcida q de jeito em time medíocre. Não há torcida que faça o Barcelona jogar mal e perder.
            Mas, vc pega as entrevistas dos jogares e o técnico do vasquinho e todos dizem a mesma coisa: q se a torcida não tivesse abraçado o time, eles não teriam conseguido.
            Será q estão todos errados??
            Futebol é assim.. Existe o imponderável, o algo a mais…
            Será q nosso time atual é pior assim do q o deles q não podemos/podíamos ter feito o mesmo?
            Quantos jogos nós (torcida) ganhamos nos últimos meses?
            Raiva de treinador, discordância de diretoria, X dias sem títulos….. isso vai me fazer ficar em casa em um dia de jogo contra a mulambada em nosso estádio?

            Vejo em diversos comentários q foram muito zuados hj por vascaínos. Q isso? vai ganhar um título em cima da mulambada primeiro, depois vem falar comigo. Nem final de campeonato carioca chegaram nos últimos anos. Cansamos de eliminá-los em semifinal ou final de turno nos últimos anos. Era jogo a vera, Titulares contra titulares. Jogo decisivo, estádio lotado (e a nossa torcida em casa)…
            Precisamos sim de títulos!
            Precisamos sim realizar campanhas melhores na Copa do Brasil e Brasileiro!! (é inadmissível q tenhamos como melhor colocação nos últimos 15 anos um 6 lugar ano passado)
            Precisamos sim disputar uma Libertadores novamente!
            Agora, um título desse de Copa do Brasil e vamos voltar/continuar a abaixar a cabeça pra torcedores do vasquinho??

            A torcida do Botafogo é a mais passiva, pessimista. E, sinceramente, isso me preocupa muito mais do q a quantidade de títulos q ganharemos nos próximos anos….
            Me preocupa é ver q passamos anos ridículos, nos últimos 15, e agora q andamos pra frente novamente, não vejo a torcida abraçar o projeto. Não seria melhor se fosse ao contrário?
            Todos queremos dias cada vez melhores! Mas podemos querer de duas maneiras: ajudando ou atrapalhando. Qual será a melhor?

            Por fim, quantos títulos são necessários para q um filho de um BOTAFOGUENSE tbm seja BOTAFOGUENSE??

  • julio w santos

    A verdade é que o Botafogo F R,tem a melhor estrutura do Rio de Janeiro mas não adianta muito pra torcida,pois,o que importa:É TITULOS!!

    • julio w santos

      Em tempo.
      São titulos!

  • NIVALDO

    PREZADO,
    PARA SE CONSEGUIR TORCIDA INFANTIL TEMOS QUE TER UM TIME QUE ESTEJA SEMPRE GANHANDO TITULOS IMPORTANTES,INDO A LIBERTADORES ETC…
    NÃO ADIANTA PASSAR SEU AMOR PARA SEU FILHOS E NETOS SE O CLUBE N ÃO CORRESPONDE,OS OUTROS ACABAM SEMPRE SENDO MAIS VISTOS.
    SAUDAÇOES ALVINEGRAS!

  • Emerson da Silva Soares

    Hoje foi um dia muito triste para mim,depois da conquista da copa do brasil pelo vasco tive que aguentar gozações de diversos torcedores sendo eles corintianos,são paulino,flamenguista,santista, eles diziam que só o botafogo não ganha nada pois não falaram nenhuma mentira título estadual não é tão importante como um brasileiro,uma copa do brasil,uma libertadores, queria pedir a diretoria que se empelhasse mais sei que ela esta correndo atraz de reforços mais este ano temos que ganhar um título de expressão

  • Rocinha

    Nos proximos 10 anos o fogão precisa de pelo menos 5 estaduas,1 copa do brasil,um brasileirão,uma liberta,e um mundial,sonho?ñ sei,mas q a coisa tá braba pro nosso lado tá,precisamos urgentemente de midía positiva,durante uma boa senquência de campeonatos,já passou da hora!!!!!!!!vamos acordar torcida,time,diretoria atual e futura,e buscar força política,q ñ temos há tempos.

  • Mário

    O Botafogo está se reestruturando e tenho certeza de que com essas contratações iremos conseguir um título agora no segundo semestre, mais é preciso que nós torcedores apoiemos sempre nosso clube, não devemos abandonar pois o time precisa da gente sempre do lado e ainda mais nós que temos um belo estádio, vamos aproveitar isso a nosso favor, temos que ter consciência que indo ao estádio a renda vai aumentar e jogadores bons virão e a estrutura do clube irá melhorar cada vez mais. Apresentação do Renato foi muito legal, eu como botafoguense de coração fiquei emocionado com a atitude da torcida, temos que incendiar nosso time para ele ir para cima dos adversários.
    Falou pessoal

    • Marcio Dreux

      Quem critica a falta de ambição e competência da atual diretoria não está abandonando o clube. Está apenas alertando para o caminho que o nosso Botafogo está tomando. Há muitos anos não ganhamos um título importante. Há muitos anos não temos ou revelamos um grande jogador! Só fazemos perder torcida, sub-utilizar o Engenhão e “comemorar” títulos estaduais. É muita falta de ambição, de noção do que já foi o Glorioso Botafogo.

      Se continuarmos assim, serem um grande cluve em extinção!

  • Rocinha

    Lembro de um detalhe,vejam como se comportam as arbitragens pra pelo menos três clubes,Flamengo,corinthians e são paulo até o fim do campeonato,acompanhe!!!!!!é nitido sempre uma ajuda do além(Cbf).

    • Marcio Dreux

      E vamos parar de chorar e reclamar de arbitragem, que isso já tá ficando constrangedor e ridículo.

      • Rocinha

        Depois diga q ñ avisei!

  • Julian Grêmista

    Achei ridiculo uma coisa, ja estao chamando o refugo do Sevilla de Reinato, fazem festa, confete e tudo mais, para vai! torcedores que se gabam por ter jogadores convocados para a seleção na decada de 20, mas e a copa do brasil? nenhuma, libertadores? nenhuma, sulamericana? nenhuma, recopa? nenhuma.

    • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

      TIME DE MERDA NEM O GAUCHAO CONSEGUIRAM GANHAR EM CASA, VIVA UNIVERSIDAD

    • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

      VAI PROCURAR OQ AO INVES DE FICAR FALANDO MERDA NO NOSSO BLOG

    • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

      FALA ISSO É PORQUE VCS NAO TEM IDOLOS, A TEM SIM RENATO GAUCHO.
      GRANDE MERDA = A VCS GREMISTAS.

    • RODRIGO LOPES

      Julian posso te pedir uma coisa?? Vai dar meia hora de bunda, que é o que vcs Gaúchos adoram.
      vai se fuder seu FDP, vai escrever na sua coluna, Seu viadinho!!!

    • luis

      grêmio, o q é isso??? se vcs disputassem o carioca, ficariam 40 anos sem ganhar nada.

      outra: sulamericana nós temos sim, a comenbol de 1993, que mudou de nome e é reconhecida pela FIFA.

      Estuda mais um pouco de futebol e nao fala m………………….

    • Machado

      E o Grêmio que nem blog tem? Ah, tem? Então vai postar seus comentários lá em vez de ficar enchendo o saco aqui. É muita falta do que fazer…

      • Juliana Reis

        O que é Grêmio?

        • Sergio Luis

          Deve ser grêmio estudantil…

          • Ubiratan

            O que leva um cidadão gremista a entrar no blog do Botafogo e falar este monte de merda sem necessidade? Será que piti porque a Dilma vetou o kit gay nas escolas?

    • Ubiratan

      A merda é uma inveja…

      • Julian Grêmista

        GRÊMIO É AQUELE TIME, QUE TEM 1 MUNDIAL EM TOQUIO, 2 LIBERTADORES, 2 RECOPAS, 2 BRASILEIROES, 4 COPAS DO BRASIL!!! TEM O VICTOR NA SELEÇÃO, E O JEFFERSON? KKKK
        TEM O DOBRO DE TORCIDA DE VOCÊS. FATOOO!!!

        • Marão Fogão BH

          É aquele time que consegue perder um gauchinho pro Inter, campeão de tudo dentro de casa. É aquele time entregão, que se vendeu pro Framengu em 2009. Clube regional, que só tem torcida no sul e mesmo assim é muito menor do que a do Inter. Acho que esse gremista deve ter pegado a mulher dele na cama com um cara com a camisa do Botafogo. Só pode. Para poder sair da provincia dele, a Argentina do Norte, e vir no blog do clube de maior história no futebol brasileiro, só pode ser dor de corno. Aliás, dor de corno é o que não falta pra gaymista, desde que o Ronaldinho Gayucho preferiu a mulambada do que esse timinho regional.

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    SEI QUE NAO É FACIL SER CAMPEAO BRASILEIRO, MAS TENHO TOTAL CONFIANÇA NESTE ELENCO QUE ESTA SENDO MONTADO.
    PRECISAMOS DE MAIS 2 MEIAS, 2 ATACANTES, 1 LATERAL DIREITO E MAIS 1 ZAGUEIRO PARA FECHARMOS O ELENCO.
    NOSSA DIRETORIA TEM QUE TER AMBIÇÃO NA HORA DE CONTRATAR E TRAZER JOGADORES PARA BRIGAREM PARA SER TITULAR, FAZER SOMBRA PRA QUEM ESTA LÁ.

  • vinícius muito inteligente sua postagem um time grande sobrevive de títulos e grandes jogadores.concordo q a torcida reclame do time e da diretoria mais não aceito fica se escondendo em casa nós nos esforçamos para contratar agora se a torcida não colabora fica muito complicado.muito jogador de fora fica com medo de vir jogar no glorioso por causa da fama de choro q nós atribuímos mais se a nossa torcida tiver atuação q teve na terça o botafogo vai ganhar muito com isso vinicius um reporte da radio globo informou q o paulo baier poderia fechar com botafogo e já te adianto q o botafogo fechou com mais tês reforços.

    • NIVALDO

      QUAIS OS TRES REFORÇOS?

    • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

      PODE FALAR QUEM SAO OS 3 AMIGO ALVINEGRO

    • zenon

      Paulo Baier já passou por aqui e não joga nada!!!!!!!

  • rogerio df

    realmente orgulho e ambiçao a palavra se encaixa perfeitamente ao BOTAFOGO! caros amigos tenho 33 anos e ja nao aguenta mais ser a chacota do futebol carioca e brasileiro a te quando vamos ficar comemorando turno de campeonato carioca? ate quando vamos aceitar esses presidentes,diretores que nao fazem nada pelo BOTAFOGO ? nosso presidente deveria montar uma O.N.G.ou uma casa de tratamentos de drogados ou uma instituiçao de caridade ! eu nao sou contra o trabalho beneficiente mais ele ta de sacanagem o tempo todo a mesma coisa visitas a instituiçoes e nosso BOTAFOGO jogado as traças ! cansei de tanta humilhaçao dos rivais nao aguento mais ! cade o elenco competitivo? vai tomar no ……………………!

    • Luiz Alberto Silva

      É só mudar de time. Simples assim!!!

  • Rocinha

    Fogão tem q renascer das cinzas!!!!!!!!!e ter jogadores q se comprometam com a camisa,ñ adiantas ter os melhores jogadores,sem eles tbm ñ forem cobrados,aí sim veremos qual é a postura de um time centrado e competitivo!!!!!!!!vamos fogão!!!!!!

  • Ulisses

    Este post realmente foi desnecessário e onoportuno.

  • Adaias torres

    isso realmente e verdade. 16anos cem título importante no brasil nunca vi o bota deixar os adversários com inveja todos nos sanba.me chamando de vice te time de mera assim não da.

  • Vejo muitos de nossos torcedores com espectativa, não adianta com esta diretoriazinha, só faz prometer, já os outros clubes vão e compra,qualquer jogadorzinho pra chegar no Botafogo, é uma verdadeira novela sem fim, se fosse listar todos os Jogadores que já foram especulado, dava para montar 10 times, e ainda ficam enganando a torcida dizendo querer Diego, Sidoff,Gilberto,Andrezinho,dedê, chegaaaaaaaaa, vá a procura de realidade, sô, anuncie jogodores da 2ª 3ª divisão, que nós acreditamos.

  • AE!!!
    JA LI AGUNS TEXTO SOBRE IR AO ESTADIO E LOTAR NOSSOS JOGOS TENDO EM VISTA QUE O MENGUIM O FLORZIN E O VICE DA GAMA SEMPRE ENCHENDO A CASA.
    RESPOSTA A MEDIA DE IDADE DA NOSSA TORCIDA ESTA ACIMA DOS 30 ANOS E CASADO,
    NOSSA TORCIDA NÃO ESTA SE RENOVANDO VAMOS FICAR EM EXTINSÃO O MOTIVO DISSO;

    FALTA DE UM TITULO DE EXPRESSÃO NACIONAL,
    VEJA
    FLA CAMPEÃO BRA EM 2009 FLU VICE LIBERTADORES 2009 E CAMPEÃO BRA 2010
    VASCO CAMPEÃO DE LIBERTADORES EM 2000 CAMPEÃO COPA DO BRASIL;

    E NÓS ONDE NÓS ESTAVAMOS??KD NOSSOS TITULOS COMO INCENTIVAR ALGUEM A TORCE POR UM CLUBE Q NAUM GANHA NEM ATIRLHARIA EM NIVEL NACIONAL,QUE CARIOCA PELAS BARBAS DO PROFETA CAMPEONATO CARIOCA É JOGO TREINO FORA QUE PERDEMOS UM MONTE PRO MENGUINHO.

    AE NEGUINHO VEM FALAR EM CONTRATAR DENTRO DAS NOSSAS LIMITAÇÕES PO COMO PENSA PEQUENO,,TEMOS QUE SER OUSADOS TEMOS QUE TER AMBIÇÃO,,TEMOS QUE ENTRAR NO CAMPEONATO PENSANDO EM TITULO,,ESSE NEGOCIO DE ENTRAR PENSANDO EM LIBERTADORES SOMENTE É PENSAR PEQUENO.

    PQ BIL GATES,EIKE BATISTA SILVIO SANTOS SÃO O Q SÃO HJ??
    PQ UM DIA PENSARAM GRANDE E TENHO CERTEZA Q AINDA FALTA MUTIO PRA ELES ALCANÇAREM O OBEJTIVO DELES PQ TAUM SEMPRE KERENDO MAIS.

    ASSIM TEM Q SER NOSSO FOGÃO!!

    PRA FRENTE FOGÃO!!

  • Ricardo Santo

    Sul Americana nós temos.A Comenbol era o nome da copa Sul Americana a epoca.Mas isso faz muito tempo.De lá pra cá foi um Brasileiro,uma participação na Libertadores e alguns estaduais.
    È muito pouco para a grandeza do Botafogo.O problema é que a diretoria perde pra todo mundo as boas contratações.E tamanha incompetencia do depto de futebol ainda é prestigiada pela Presidencia. Se juntássemos o que gastamos com varios jogadores duvidosos já teriamos um time para ganhar titulos.Nós não somos o Atletico-PR,O Vitoria,o America-MG, mas nossa diretoria se porta como se fosse.

    • Nelson Ribeiro

      Boa Noite a todos.

      Existe algo fundamental em qualquer desenvolvimento organizacional e científico que se aplica na praticidade dos resultados desejados. Em qualquer investigação cientíca como nas demais ciências, a metodologia deve ditar os resultados baseados nas empirias propostas por tal método como proposto por Sir Francis Bacon e que permanece inalterada.

      Primeiro: Induzir para deduzir. Isto quer dizer: Que se trabalhe a base administrativa antes de gastar, ao contrário do que diz aqui um outro nobre leitor, que se deve endividar como os demais clubes. Este método indutivo deve ser executado em todos os níveis da administração, incluindo todos os times de base e outros esportes.

      Segundo: A dedução seria no caso expandir após um planejamento feito na indução que diz como vamos gastar os recursos e fazer estes mesmos gerar mais capital. De novo, investindo nas bases, colocando planos de ação de marketing para cpatar novos torcedores e fidelizar velhos e crianças à marca e padrãod e qualidade Botafogo.
      Se não se pode contratar Messi, Eto e outros jogadores consagrados, que se crie uma maneira de criá-los em casa, ou buscar talentos jovens em clubes menores. Tem muitos craques escondidos, sem projeção, sem visibilidade perdidos nestes cantos de cidades e solidao dos interiores que só serão revelados se alguém apontar, precisamos de olheiros especiais para isto e a comunidade nacional Botafogo poderia contribuir participando de assistência à pequenos times locais.
      Enquanto isto crescem os novos Lucas Zens e Cidinhos em nosso quintal, que maduros tem valor de mercado para atrair torcedores novos, encantar a nossa platéia por dois ou três anos de vitrina e então seguirem viajem para a Europa ou países exóticos.

      Um time que conta com uma base forte, que mais de 80% dos seus jogadores são cria da casa, que é considerado o melhor do mundo pela aglutinação de talentos, pela qualidade técnica dos jogadores e a aplicação tática no jogo, e que ganha os melhores e mais disputados títulos no mundo seria bom para o Botafogo? Saibam senhores e senhoras, que este time como disse tem acima de 80% dos jogadores feitos em casa, na base. Lembrem se que eu disse feitos na base do time. E que este time se chama Barcelona… a base da seleção campeã do Mundo.

      Então me defendo quando dizem que o Botafogo não tem ambição, porque é isto que eu vejo de bom para acontecer, mas vai ter que sacrificar uns anos, vai ter que investir mais pesado na base não apenas com jovens talentos, mas em dar uma estrutura de recursos humanos, psicólogos, nutricionistas, escola, e principalmente excelentes treinadores para níveis de fundamentos, técnicos e exercícios táticos desde bem jovem.

      Se eu fosse presidente eu ousaria sacrificar 2 ou três anos de regularidade para um futuro duradouro de títulos que tenham o maior respeito entre todos do mundo…

      Perdão pela invasão deste teu espaço Ricardo.

  • AE!!

    SEM GRANDES JOGADORES COMO LEVAR UM FILHO AO ESTADIO,OU
    VCS ACHAM QUE VO LEVAR MEU FILHO PRA VE ALESSANDRO FAZER
    UM CRUZAMENTO BISONHO E DIZER : VEJA MEU FILHO COMO NÃO SE FAZ,
    PARA ENCHER UM ESTADIO PRECISAMOS DE CRAQUES CRQUES DE VERDADE
    E TITULOS.

    PRA FRENTE FOGÃO!!

    • Sergio Luis

      É isso aí Regys! Meu filho é botafoguense no DNA pois todos aqui em casa são botafoguenses, inclusive minha esposa já era antes de eu conhecê-la. Mas, tem horas que ele dá umas resmungadas, que os colegas ficam zoando ele. Aí eu falo para ele que ser botafoguense é uma predestinação, não é como ser torcedor fabricado pela mídia. Porém, os dirigentes tem que entender que clube vive de títulos senão fica difícil de levar adiante a torcida. Eu sou torcedor da década de 70, e nunca desanimei, ia ao Maraca, Marechal Hermes, agora vou ao Engenhão. A primeira vez que fui ao Maracanã foi num fla-flu com um colega e o pai dele que eram flamenguistas. Eu tinha dez anos e fui na torcida do fra, mas nunca pensei em trocar de time. Minha paixão é a Estrela Solitária. SAN

    • Nelson Ribeiro

      Leve teu filho ao estádio para ver o cruzamento maravilhoso do Cortez e a boa roubada de bola do Alessandro. Temos sempre algo positivo para dizer para a turminha.

  • KLAUSS

    Boa postagem Vinicius , não sou botafoguense , mas tenho que te dizer uma verdade: com este titulo da copa do brasil de 2011 do Vasco , o Botafogo passa a ser em mais um tipo de campeonato oficial o ultimo dos quatro do Rio , acompanhe os numeros;copa do brasil -Fla-2,Flu-1,Vasco -1, Bota- 0 ; campeonato brasileiro,Fla- 5, Vasco-4 , Flu- 3 , Bota -2 ; cariocas ,Fla-32 , Flu-30 , Vasco -22 , Bota -19 , taça rio e guanabara são apenas turnos e muito torcedor do Botafogo considera título ,torneios de pré-temporada e exibição na europa não valem de nada e todos os 4 tem os principais(tereza herrera….ramom de caranza…torneio de paris etc….); com isso Vinicius te digo : o botafogo precisa sim de mais titulos, é muito pouco para a tradição desse clube……grande abraço.

    • Dennis

      temos mais TORNEIO RIO-SAO PAULO, rs…

    • luis

      concordo com vc, mas eu nao considero turno título. mas o ano nao acabou, certo???

      VAMOS ESPERAR.

  • paulo de morais

    Já fui apaixonado pelo fogão, mais depois de tanta decepção,hoje apenas torço sem acompanhar
    muito, foram muitos anos de sofrimento. Imagina os jovens que estão começando à torcer agora como vão estar daqui à uns dez anos.

    • sergio

      muda de time. torcedor igual a vc o botafogo não precisa, vira mais um maria vai com as outras é isso que a imprensa quer jogar nossa auto estima para baixo nosso clube tem o que poucos tem historia,idolos eternos e tradição de verdade, porque até o sentido de tradiçao se mudou no brasil.tradiçaõ é graças a sua historia e não graças a numero de titulos. o chelssea hoje ganha varios titulos mais quem tem mais tradição chelsea ou liverpool ou arsenal ou manchester

    • Sergio Luis

      Pô Paulo, para quem percorreu aqueles longos 21 anos sem títulos nada é desanimador. Nasci em 67 e o Bota ganhou o último título em 68. Fui gritar campeão com 22 anos de idade, alegre pelo título mas triste por meu pai que me ensinou a amar este clube não estar junto comigo. Depois disso, tudo que o Bota possa passar é fichinha. A única coisa que poderia me fazer sofrer imensamente seria o clube deixar de existir, mas enquanto houver torcedores isso nunca vai acontecer! SAN

      • paulo de morais

        Obrigado pela sua resposta Sérgio Luiz, quando vc naceu em 1967 eu tinha dez anos e morava
        na zona rural de uma cidade chmada Jandaia do sul, esta cidade fica na região norte do pr, e foi
        exatamente nesta cidade e no ano que vc naceu que eu comecei torcer pelo FOGÃO. Portanto eu
        também passei de 1968 à 1989 sem ver o FOGÃO ser campeão.

    • Nelson Ribeiro

      Se não sacrificar mais uns dois anos, contando que a estrutura do clube já foi muitíssimo pior, e investindo os recursos de agora em uma base forte que possa nos gerar craques futuros, vai se desperdiçar muito dinheiro em contratações que talvez nos dê pouco retorno. Investir em jogadores jovens e mesclar com alguns jogadores mais experientes de peso, não precisa ser vaca sagrada ou medalhão, mas que possa em grupo passar a vivência deles no gramado aos mais jovens.

      Craque bom se faz em casa. Veja o Barcelona, o Santos e o antigo São Paulo.

  • É gente, a vezes fico me perguntando, porque só com o Botafogo?
    Realmente tem coisas que só acontecem com o botafogo.
    Hoje estava pensando na mesmas coisas, porque o Botafogo não tem ambição de titulos? Porque essa torcida pega no pé daqueles que por muitas vezes chora com o clube? Mas o melhor mesmo é deixar para lá, é torcer até que o amor vire cinza, poi por enquanto é fogo.

  • Álvaro Luiz

    A falta de ambição existe, pensa-se pequeno, tanto que qualquer contratação razoável vira uma atração e parece que se pretende uma grande estrela. Até mesmo por parte de muitos torcedores. Já foi feito figa para a chegada de Gilberto(35 anos), Dedê(33 anos), Adrianinho, Gonzales (32 anos)… Quando na verdade todos esses não são jogadores de resolver nada. O Renato sim é uma ótima contratação, porém agora chega de veteranos. Além do Renato, já temos L.Abreu, Arévalo, A.Carlos, Aleçandro todos experientes. O Diego seria a grande contratação para nosso meio-campo. Mas entre os demais nomes citados até agora esse Felipe ex-goiás é o que acho mais interessante. Falta um centro-avante bom também.

    • Nelson Ribeiro

      Concordo e muito com você Álvaro. Não compactuo com a idéia de pegar muitos jogadores cujo investimento/retorno é mínimo. GIlberto mais um ou dois anos pendura e 5 Milhões se foram.

      Precisamos sim de mentores para os jovens. Prefiro uma base forte com toda estrutura disponível para a formação destes meninos, futuros craques de bola. Prefiro e gosto muito quando entra este jovem Galhardo e ou sai um tirambaço colocado de fora da área e gol , que entra com a bola na área e quase sem ângulo coloca ela na trave. Prefiro encontrar valores perdidos como em uma mina de diamantes onde tem que cavar, limpar, lapidar e virar brilhante que as vezes ficariam perdidos nestes recantos insólitos deste país se não fosse alguém incentivar e orientar.

      Em verdade, eu gostaria de ter conosco o Dedê e mais um atacante bom na área, mas fica aí. Não precisamos mais do que isto por enquanto. Achei muito ruim a idéia do Seedorf como acharia ruim a idéia, se fosse cogitada, do Messi. Pega esta dinheirama e investe na base que dentro de dois ou três anos ninguém mais segura o Botafogo. É o tipo do investimento que pode dar resultados por muitos e muitos anos. Mas depende de uma rigidez administrativa germânica. Não se pode fazer isto no oba oba…

  • sergio

    Como disse anteriormente o Sr portella como a maioria dos jornalistas ficam buscando uma brecha para jogar a auto-estima do botafoguense para baixo, um dia após o titulo do vasco ele vem com esse papinho, primeiro o botafogo ficou 21anos sem titulos e sua torcida continuou crescendo, o problema é que a imprensa quer sempre apequenar o botafogo e isso sim faz crianças se desestimularem, meu filho tem 9anos e ama o botafogo mais sempre reclama comigo que a imprensa só fala dos “vermes”.ele já foi varias vezes ver jogo com casa cheia do botafogo e sempre me diz que a imprensa só fala da torcida dos mulambos até o inicio da decada de 80 os vermes não tinham nen um titulo de expressão e mesmo assim já tinha a maior torcida, enquanto o botafogo tinha 1 brasileiro e 5 rioxsaõ paulo que era o titulo mais importante da decada de 60, o vasco passou 11 anos sem titulos sete sem chegar nem a decisão de estadual e ninguem cobrava, o fluminense com todo dinheiro em 10 anos ganhou 3 titulos, e vc vem cobrar nesse momento do botafogo por favor se não e´para ajudar tambem não atrapalha.

    • Vinícius Perazzini

      Sim, seu filho é um exemplo de alvinegro fanático, mas gostaria muito que ele pudesse convencer os amigos dele a viraram torcedores do Botafogo também. Minha postagem é um desabafo. Acho que muitos alvinegros ontem imaginaram o time no lugar do Vasco, naquela final de casa cheia e cinco gols.

      • sergio

        Vinicius o que eu estou dizendo é o seguinte é claro que titulos nacionais e internacionais são importantes, mais a imprensa influência mais ou igual .o dificil é conveencer seu filho ser botafogo qdo a imprensa faz propaganda 24 horas do “framengo”.os vermes passaram de 92 a 2009 sem gnhar brasileiro mais a cada estadual a imprensa enaltece como um titulo mundial, os flor ficaram de 83 a 2010 o cruzeiro anos e anos o corinthians tambem o palmeiras o santos. por isso eu digo que foi inoportuno. porque ele náo coloca no blog que com a estrutura que estamos montando os titulos virão nos próximos anos porque eu tenho certezza que virão e não de forma esporadica como o de 95, mais sim com frequência como vieram os do são paulo qdo se estruturou ou vc tem duvida que com ct, estadio e patrocinio forte como estamos seremos um dos clubres maios fortes do brasil nos próximos anos.

  • ninguem merece ter o dedê com a camisa 10 do meu fogao kara ta em fim de carreira e nunca jogou nada

    • Marão Fogão BH

      Voce deve estar por fora das noticias do futebol. O Dedê jogou muito no Galo, jogou na seleção Brasileira e é ídolo na Alemanha. Vamos deixar de ser “maria-vai-com-as-outras” igual a framerdista. Em vez de só reclamar, a torcida deveria ir ao estádio e apoiar mais.

  • Ubiratan

    Prezados alvinegros, acho mais viável a conquista da Sul-americana em 2011, pois o time ideal ainda precisa de alguns reforços que não estão confirmados e o Brasileirão é disputado no sistema de 38 finais. Temo que quando o time estiver OK já tenha se passado muitas rodadas e o título distante. Como a Sul-americana começa só em setembro, é provável que o time já esteja acertado e nossas chances de título bem maiores. Mas não devemos desistir do Brasileirão, mesmo reticente mantenho as esperanças. Quem sabe o Diego não vem e resolve. Saudações Botafoguenses.

  • Voce foi perfeito no comentario. A primeira coisa que imaginei quando vi o vasco ganhar ontem, foi pensar que nos somos o unico time do rio sem copa do brasil. Prescisamos de um titulo de expressao, e eu digo ate com certa urgencia.

    • RODRIGO LOPES

      Amigo pensei a mesma coisa!! Faço minha as suas palavras.

      • Rocinha

        seremos campeões esse ano!!!!!!

  • Ubiratan

    Perazzini, você tem informações de como foi a última temporada do Dedê no Borussia? Na sua opinião ele é apenas um bom reforço ou o camisa 10 que a torcida tanto clama? E esse interesse pelo Felipe Menezes é a vera ou apenas para vender jornal? Saudações Botafoguenses.

    Obs.: parabéns pelo blog.

    • Marcio Dreux

      Se não vier um jogador do níviel de um Diego (ex-Santos) nem precisa vir. De jogadores bonszinhos o time já está cheio.

    • Vinícius Perazzini

      Obrigado pelo elogio. O Dedê virou reserva na última temporada, dando lugar ao jovem Marcel Schmelzer. É um bom reforço. Para a camisa 10, acho que não. Felipe Menezes é um nome da lista. O clube tem vários em pauta. Certamente, ele interessa. Se vai avançar, precisamos ver ainda.

  • RODRIGO LOPES

    Infelizmente preciso dizer que o Post do Vinícius é perfeito!! Nenhum clube consegue manter ou aumentar sua torcida sem montar um grande time ou principalmente conquistar títulos. Há 16 anos que não ganhamos nada a nível nacional. Isso é uma vergonha!! Presidente nosso maior marketing tem que ser a montagem de um grande time. Para crecermos temos que a partir de agora entrarmos no campeonato para conquistar e não apenas para participar.

    Contratações já: Diego, Dedê e Taison

    O que mais incomoda é que toda hora é especulado um novo reforço no botafogo, geralmente nomes desconhecidos e a diretoria não se pronuncia a respeito

    Saudações alvinegras

    • Machado

      Você conhece esse DD? Já o viu jogar? Será que ele é solução para alguma coisa? Já fiz essa pergunta para um monte de gente e NINGUÉM VIU ESSE CARA JOGAR! A maioria sequer ouviu falar. Acho que estão tentando plantar um desespero nas fileiras alvinegras e, pelo visto, estão conseguindo…

      • RODRIGO LOPES

        Amigo o Dedê começou jogando de lateral na Alemanha e depois com a idade foi jogar no meio de campo. Tem um bom passe, é experiente, inclusive com passagens pela seleção brasileira. Lembra o futebol do Gilberto, mas com uma diferença mostrou interesse em vestir nosso camisa. Não acho que ele seja a solução para o meio de campo (precisamos de um camisa 10 tipo Diego), mas para um campeonato longo como o brasileiro é preciso ter peças de reposição. E uma última coisa, com certeza ele é bem melhor do que o Everton, Arévalos, Somália,……

        Saudações alvinegras

        • HELIO FERNANDES GONÇALVES

          O HERRERA SEMPRE FOI UM BAITA CANELEIRO, E JUNTAMENTE COM O POSSANTE ABREU
          NÃO VAI ADIANTAR TER O MELHOR MEIO CAMPO DO BRASIL SE ESSA DUPLA DE ATAQUE SÓ
          VAI DAR NOS NERVOS DE TANTO MATAR CONTRA ATAQUE E PERDER GOLS!!!!!!!

        • Nelson Ribeiro

          A posição dele hoje não tem nada com a do Arevalo e Somália. Não creio que seja melhor que o Arévalo na posição do Arévalo e o Somália joga melhor ou como lateral direita, volante ou lateral esquerda… comparando o ao Alessandro na primeira e não ao Lucas porque o Lucas não é lateral direito e sim ala direito. Assim como o Alessandro, lateral e não ala, o Somália joga melhor na defesa do que no ataque. É muito bom no desarme e roubadas de bola.

          Já a esperança quanto ao jogador do campeão alemão é além da necessidade de se ter um elemento de ligação com o ataque, mas também da experiência que possa passar para os jogadores mais novos, cujos assentos ainda precisam ser amaciados como no caso do Galhardo e Cidinho.

          Não creiam que o Caio Jr. optou por poupar o Lucas neste jogo contra o Coxa. Eu já havia dito isto em outro blog. O Alessandro, tão criticado, é o jogador que permite todas as ações do Cortez e Everton pelo lado esquerdo especialmente porque o Alessandro é lateral nato e não ala. O fato de manter o mesmo como defensor permite ajustar a defesa na prevenção de contra-ataques nas costas do Cortez. Eu disse em outro blog que com a volta do Lucas o Caio teria uma dor de cabeça… como jogar e manter dois alas no time sem um outro meia como o Everton, só que pela direita e quem faria a cobertura das descidas do Lucas…
          A solução do Caio foi inteligente e simples… manteve o Alessandro, que vem jogando muito bem na defesa, para este jogo.

          Quando o Cortez vai ao ataque… joga com o Everton que providencia também a primeira cobertura. Lá atrás o Lucas Zen se posiciona mais para a lateral esquerda e o Mattos pelo centro e o Alessandro move mais para entre a lateral direita e o meio ocupando assim os espaços. O Mattos avança um pouco, no ultimo jogo quem mais adiantou foi o Lucas Zen, o Antonio Carlos também e o Fábio também segue a linha. No caso de contra ataque tem sempre cobertura em todas as partes.

          O único pecado tem sido deixar o Herrera sozinho na esperança de que ele arraste os defensores com ele e alguém como o Elkson possa vir de trás para o disparo (coisa de futebol de salão) , mas creio que isto vai ser solucionado com Maicosuel movendo mais do que fez no jogo passado. Se não fizer, deixa entrar o Galhardo que conserta. Ou entra o Caio que já está mais entrosado com o Herrera. Fato é que o Maicosuel ou ainda não está em ritmo de jogo, ou não estava em seu melhor dia, mas que não fez uma boa partida, não fez. Isto refletiu no jogo do Herrera.

          Acho mesmo que para o futuro, o Lucas vai voltar mas vai ter que estar entrosado com o Elkson e o Elkson vai ter que ser capaz de cobrir os avanços do Lucas. Também pode não dar certo porque o Everton sabe mais de defesa que o Elkson nestas coberturas, mas valeria a tentativa. Quem viver verá…

  • Marcos

    Só tenho a dizer, o time para ser campeão tem que mirar o 1º lugar e não ficar entre os quatros!

    • Nelson Ribeiro

      Estou certo disto e mais… Murphy’s Law existe.

  • mflemming

    Só falam asneiras!!!!!

  • Marcio Dreux

    Perfeito o post. Sem títulos, sem grandes jogadores… não teremos respeito, nem orgulho. Entre todos os grandes clubes brasileiros, somos, sem dúvida, o que menos alegria deu a sua torcida nos últimos 15 anos. FALTA AMBIÇÃO, FALTA PENSAR GRANDE, FALTA ENTENDER A GRANDEZA DA HISTÓRIA DO BOTAFOGO.

  • LAFOGONEIRA!

    Vinícios, concordo com você.
    Só dá pra continuar grande com conquistas.
    Nossa grandeza hoje é com base naquilo que conquistamos no passado. Títulos, torcida, grandes jogadores. Mas hoje, não estamos escrevendo história de grandes feitos, então o que o Botafogo do futuro terá como história de hoje? Cariocas? Não dá! É a mesma coisa que o Santa Cruz ganhar o pernambucano. É apenas um título estadual.
    Só pra ter uma idéia, aqui em Manaus, a torcida do Botafogo e do fluminense são mais ou menos do mesmo tamanho, perdendo para flamengo e vasco. Entretanto a torcida do são paulo tem crescido bastante e percebemos que é fruto dos títulos conquistado.
    Portanto, se as pessoas que dirigem o Botafogo deseja ver o time continuar entre os grandes, tem que pensar em ganhar títulos.

  • Gladston

    Ficamos 21 anos sem títulos e mesmo assim a torcida cresceu, mas agora chega! Temos que investir em jogadores de verdade, a mentalidade de escassez não leva ninguém pra frente, temos que alcançar a mentalidade de abundância. Sempre!

  • O Botafogo é tão carismático no nome na estrela no escudo e na bandeira que ganhando títulos sua torcida se multiplicará mais do que nos rivais. Já está provado, não precisa citar exemplos. Se o Botafogo for campeão brasileiro ou campeão da Sul Americana no próximo ano vamos ter o Stádium Rio lotado , em todos os jogos do Botafogo, mas, com o preço dos ingressos a nível popular.

  • O TORCEDOR BOTAFOGUENSE,JUNIOR,DISSE QUE UM REPÓRTER DA RÁDIO GLOBO,TERIA DITO,
    QUE O PAULO BAYER PODERIA FECHAR COM O BOTAFOGO.APESAR DA IDADE ESTE SEMPRE FOI
    UM DOS CAMISAS 10 QUE EU GOSTARIA DE VER NO FOGÃO.O CARA JOGA DEMAIS,MARCA,TEM
    BOM PASSE,COBRA FALTAS E ESCANTEIOS E PÊNALTIS COM RARA PERFEIÇÃO.ESTE É O JOGADOR CERTO PARA O MEIO CAMPO DO FOGÃO E CAIRIA COMO UMA LUVA!VOCÊ DISSE QUE O TAL
    REPÓRTER REVELOU QUE O BOTAFOGO TEM 3 CONTRATAÇÕES FECHADAS.VOCÊ SABE QUEM SÃO E PODERIA REVELÁ-LAS
    PARA NÓS ANSIOSOS BOTAFOGUENSES?APESAR DE NÃO CONHECER O FUTEBOL DO DEDÊ , DO
    FELIPE MENEZEZ E DO ZAGUEIRO CRIBARI,GOSTEI MUITO DA POSTURA E DA EMPOLGAÇÃO DESTES
    PELA IMENSA VONTADE DE VESTIR NOSSO MANTO SAGRADO,AO CONTRÁRIO DO TAL M.GONZALES QUE ESTÁ C.DOCE.

  • Mario

    Acredito que não é só falta de títulos que fazem a torcida não gostar de um time!

    Existem problemas muito mais fortes, no sub-mundo do futebol e nós torcedores muitas vezes não percebemos e não sabemos o que realmente acontece!

    Futebol para o torcedor é paixão, é amor!
    Futebol para a midia em geral é dinheiro, audiência!
    E quais são as condições impostas por quem compra os direitos de transmitir os campeonatos?
    Que os times com as maiores torcidas estejam em destaque, que estejam sempre na frente da tabela!
    Porque? Simples… sou torcedor e quando meu time esta ganhando, fico mais ávido por informação, “dou audiência” e se meu time vai mal, pouco procuro saber ou assistir…

    • Ubiratan

      Cara o Paulo Baier nunca conseguiu render a mesma coisa em time grande, pois fracassou no Palmeiras, no Vasco e no próprio Botafogo.

      • Nelson Ribeiro

        Não fracassou no Palmeiras, jogou muito bem e a torcida adorava ele.

  • tjb

    pow pra agente ser campeão de alguma porra, temos q contratar jogadores de peso, ja contrato o renato agora trazer o diego dedê e etc mais podia repatria o andre lima e jorge henrique!!!

    fogão pra sempre(l)

    • Nelson Ribeiro

      Pô o meu.. logo agora que o Ronaldo aposentou você nos lembra de uma contratação de peso… mas vamos lá…Andre Lima de boa…passou por aqui deixando seus gols até machucar, voltou nada fazia e foi embora. Mas sabemso que é bom.

      Jorge Henrique no lugar de quem? Não creio também que seja liberado tão fácil.

      Eu já ouvira falar bem do Dedê… mas nunca ví nada dele também. Quando eu ví um vídeo do Galhardo fiquei impressionado com a qualidade técnica dele. Preferia dar mais tempo de jogo ao mesmo. Sem ângulo entrando pela esquerda, chuta a bola bate no poste direito. Jogou quanto tempo??? Uns dez minutos no máximo no ultimo jogo. Já provou que tem tiro forte e colocado no gol que fez em outro jogo. Já provou porque foi considerado uma das revelações do Carioca ( ficou em segundo mas também competiu com o Bernardo que disseram era revelação, mas que já fora revelado no Goiás apesar de que o passe é do Cruzeiro)… põe para jogar…

  • MARTINUCCIO-PENNAROL ESTÁ LOUCO PARA VIR PARA O FOGÃO,É SÓ A DIRETORIA CORRER ATRÁZ.SE VIER O PAULO BAYER E UM MATADOR PODERIA SER O ANDERSON AQUINO ATÉ O LOCO
    ABREU VOLTAR E MAIS O DEDÊ,JUNINHO,ADAÍLTON OU CRIBARI,AÍ NÃO PRA NINGUÉM.NO FINAL
    NA LIBERTADORES E CAMPEÃO BRASILEIRO 2011.É SÓ AGIR RÁPIDO DIRETORIA…

    • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

      DE ONDE VC TIROU ISSO QUE O MARTINUCCIO QUER JOGAR NO BOTAFOGO, PODERIAMOS MESMO TENTAR CONTRATA-LO, ALEM DELE NOSSO PRESIDENTE PODERIA CONTRATAR O FABBRO E O NANNI DO CERRO, O SANTIAGO SILVA DO VELEZ, O MONTENEGRO DO AMERICA DO MEXICO, O DAMIAN DIAZ DO UNIVERSIDAD DO CHILE, NAO DARIA PARA TRAZER TODOS AO MENOS 2 ESTAVA BOM

      • Nelson Ribeiro

        Não pode trazer tantos estrangeiros.. . Já temos 3.

  • Filipe

    Alguém sabe onde posso encontrar vídeos com lances e gols do Dede? Já procurei no you tube e não achei, pela fama que corre desse jogador tinha que ter mais arquivos de vídeo mostrando seus lances.

    • Nelson Ribeiro

      Tenta achar no site da bundesliga…

    • Machado

      Estou como você. Vejo um monte de gente falando do tal do Dede mas não encontro nenhuma informação concreta. Será que esse cara é essa coca-cola toda?

  • Eraldo Santos

    Acabei de ler o texto do blog “Ninguém cala” e foi exatamente isto que comentei com um colega botafoguense, hoje. O Vasco venceu a Copa do Brasil e deixou o Botafogo como o único grande do Rio que ainda não ganhou. Fla, Flu e Vasco sempre estão na nossa frente em se tratando de conquistas, embora não pense que estes clubes são melhores ou maiores do que o Glorioso. Concordo com a maioria dos verdadeiros botafoguenses: O Botafogo precisa ter sonhos mais altos e voltar a ser aquele Super Esquadrão, como foi nos anos 60, porém, com a ambição de não somente servir à Seleção brasileira, mas, conquistar TUDO o que disputar. Camisa, História, Tradição e Torcida o Botafogo de Futebol e Regatas tem de sobra!! Precisa ter mais “Canecos” em sua enorme Sala de Tróféus!!

  • Victor

    Temos que fazer campanha para lotar o estádio, parar de reclamar e fazer alguma coisa pelo Botafogo que é maior que qq um torcedor, dirigente ou jogador! Temos sim que pedir reforços a altura do nosso clube.Temos sim que protestar. Mas só podemos fazer isso quando fazemos nossa parte!

    Chega, torcida tem que ir para o estádio! Não adianta ficar sentando em frente a Tv ou em frente ao Pc reclamando igual a um Zé Bundão!

    Vamos torcer, vamos apoiar, vamos FOGÃO PORRA!

    #botatorcidanisso para lotar o engenhão!

    • Rodrigo

      Isso aí!!

      • Juliana Reis

        Temos que ir ao Engenhão e temos que incentivar a adesão ao programa de SÓCIO TORCEDOR! Essa renda faz uma diferença incrível para o clube! O Coritiba tem 30 mil sócios!!!! Os torcedores do Botafogo são ótimos de reclamar, de irem ao jogos para apoiar e ajudar financeiramente o clube nem tanto….

  • Eduardo

    É verdade…
    Sou Botafogo e sempre serei…não tenho filhos mais certemente sera outro.
    Titulo é BOM…MUITO BOM…vamos trabalhar pra no 2º semestre conquistarmos o nosso.

    Mudando de assunto.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_de_Deus_Santos
    O Site wikipedia (que tudo sabe tudo vê) Ja estão dando como certo o retorno de Dede para o futebol Brasileiro, melhor…para o Fogão.
    O Cara é IDOLO na Alemanha…e que venha para nos ajudar a pegar esse BR2011 pra nós.

    Abraço

    SAN

    • Eduardo

      Ta bom que o wikipedia de futebol pode ser enganar…não é uma fonte confiavel mas…

    • Nelson Ribeiro

      Este wikipedia é de Portugal… brincadeira… Sim esperamos que venha e traga um atacante bom com ele… O Klose ainda joga bola?

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    BOA NOITE AMIGOS ALVINEGROS, PARECE QUE O DEDÊ ESTA PARA FECHAR COM O FOGAO NOS PROXIMOS DIAS.;
    ELE GOSTOU MUITO DO PROJETO E ESTA ENTUSIASMADO EM DEFENDER O GLORIOSO.
    SERÁ UM BOM REFORÇO PARA NOS AJUDAR NESTA CAMINHADA RUMO AO TRI.
    ESSE FELIPE MENEZES QUE O BOTAFOGO ESTA FALANDO TMB É UM BOM JOGADOR QUE APARECEU BEM NO GOIAS E FOI PRO BENFICA.
    E ESTAMOS PRO DETALHES DE FECHAR COM O ADAILTON E COM ESSE ALEXANDRE OLIVEIRA( ESSE EU SINCERAMENTE NAO CONHEÇO).
    MAS AINDA SIM FALTA PELO MENOS 2 NOMES DE IMPACTO PARA FECHARMOS O ELENCO RUMO AO TRI BRASILEIRO E AO BI DA SULAMERICANA.

    • Rodrigo

      Caso do adailton parece que virá em julho, é quando vence o contrato pois assim o clube não arcaria a despesa com multa recisória.

  • NEO

    Diretoria acorda!! Olha o Jorge Henrique de bobeira!!!!!!!

    • Rodrigo

      3 milhoes a contratação dele.

    • Nelson Ribeiro

      OUtro caso do Gilberto.. quer ver só… É só abrir o bico que o Cotrinthians põe ele para jogar.

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    DE ONDE VC TIROU ISSO QUE O MARTINUCCIO QUER JOGAR NO BOTAFOGO, PODERIAMOS MESMO TENTAR CONTRATA-LO, ALEM DELE NOSSO PRESIDENTE PODERIA CONTRATAR O FABBRO E O NANNI DO CERRO, O SANTIAGO SILVA DO VELEZ, O MONTENEGRO DO AMERICA DO MEXICO, O DAMIAN DIAZ DO UNIVERSIDAD DO CHILE, NAO DARIA PARA TRAZER TODOS AO MENOS 2 ESTAVA BOM.

    • Rodrigo

      Não podemos esquecer que o limite é de 3 jogadores estrangeiros, a não ser que troque o herrera que anda jogando nada, e o arevalo que está saindo para o méxico.

      • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

        SIM O AREVALO PARECE Q VAI VOLTAR AO MEXICO E O HERRERA JA PODE SE NATURALIZAR, PODEMOS TER ATE 4 EXTRACOMUNITARIO

        • Nelson Ribeiro

          O Arevalo é bom demais.. começou mal mas é muito bom…estava nos últimos jogos que jogou melhor que o Mattos. Contra o Avai ele foi o nosso melhor em campo. Espero que fique. E também não tem nada certo com Mattos…

          Quanto tempo de residência pela lei brasileira que permite a naturalização?

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    O INTER TEM 4 ARGENTINOS NO ELENCO, BOLATTI, GUINHAZU, D´ALESSANDRO E O CAVENAGHI
    PODERIAMOS TER 4 TMB

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    NAO PODEMOS ESQUECER Q O LOCO SÓ EM JULHO, PODERIAMOS COLOCAR ALGUEM NO LUGAR DELE

  • henriqui reina

    ha muito tempo o botafogo nao comprava ninguem, so alugava por um pequeno espaço de tempo, nenhum jogador queria ficar no clube, eles usavam o botafogo como trampolim. hoje graças a inteligencia da diretoria , passada e atual, estamos evoluindo gradativamente de forma progressiva. conseguimos um estadio de futebol de primeiro mundo; temos elenco ; a base começa suprir; estamos prestes a construir um centro de treinamento digno da tradiçao alvinegra; ganhamos alguns campeonatos no rio; saimos da segunda divisao;……….portanto, vencemos a inercia. o botafogo atual esta em movimento retilinio, a cada momento surge noticia agradavel. estou com muita fe.

    • Marão Fogão BH

      Isso mesmo irmão. A torcida só reclama, mas não vê as evoluções. O problema do nosso Botafogo vem de décadas e mais décadas de má administração e não é da noite para o dia que se resolve isso. Temos que apoiar, torcer, ir ao estádio. O trabalho que está sendo feito é para daqui uns dois ou tres anos colhermos os frutos. O Botafogo está praticamente renascendo desde a gestão do Bebeto de Freitas. O Maurício Assumpção está dando continuidade, mas tudo na vida tem seu tempo. Vemos que o clube não está parado. De que adinata sair contratando a torto e a direito, se depois vem a falta de condição financeira pra pagar os caras? Lembram-se dos úktimos meses do Bebeto de Freitas como presidente? Apesar da boa administração, da conquista do Engenhão, praticamente 90% dos jogadores foram embora, por falta de pagamento. Ficaram somente 3 ou 4 atletas e o Maurício teve que começar praticamente do zero. Vamos dar apoio e torcer, que com certeza, nosso futuro promete muito.

  • Osvaldo

    Minha primeira ordem como presidente do Botafogo seria: Não podemos reclamar de juiz!
    Mesmo que ele tenha errado (seja erro humano ou má intenção) não interessa, o Botafogo (instituição) está ficando marcada nos últimos anos como o clube chorão. Isso é a pior imagem que pode ter para um clube que quer ganhar novos torcedores (crianças – nosso filhos).
    Dentro do fórum adequado iria entrar com representação, solicitação de punição para os arbitros ladrões, mas publicamente nada deveria ser falado.

    Com relação a crescimento de torcida só existem 2 motivos para isso acontecer:

    1) Jogadores que viram ídolos e isso independe de título, mas com certeza ajuda muito a conquistar títulos. Ex: Se o Botafogo (só hipótese) contratasse o Messi, mesmo que não fosse campeão de nenhum campeonato, iria ver sua torcida crescer;
    2) Conquistar títulos – Isso geralmente ocorre com um bom time.

    Sds alvinegras,
    Osvaldo.

  • Lí um comentário e fiquei analizando, realmente o internáuta tem razão, não vêjo comentários esportivos em nenhuma emissora de rádio ou de televisão que fale de estrutura , ct, e organização de clubes. Somos nós botafoguenses a vítima maior. Salvo raríssimas exceções só ouço muita má vontade por parte da imprensa quando falam do Botafogo e do Engenhão. Posso concluir que é um balde d’agua fria no Pavilão Alvinegro. E que já perdemos milhões de torcedores por essa conta. Agradeço a esta diretoria por tentar minimizar o estrago já feito, e por está efetuando trabalhos diários afim de reconquistar o torcedor jóvem e expandir a marca Botafogo. Mas. Porém. Todavia. Contudo. Deveremos ganhar títulos.

  • diego rodrigo

    Estou com 4 sobrinhos novos e com a dificil missão de ao lado do meu irmão e do meu pai fazelos virarem botafoguense como nóis.Espero que o botafogo me ajude, estou sentindo que a torcida esta disposta a ajudar, vamos la gente vamos fazer uma corrente cada um de nois tentarmos convencer ao menos um amigo a participar da campanha fogão campeão, indo até ao estádio o momento é de apoio e confiança. Os mulambos são tão confiantes que acabam passando isso pros jogadores. Espero um final de ano muito feliz sedeus quiser (e ele quer )valeuuuu. fogão capeão brasileiro 2011.

    • Juliana Reis

      Compra o bonequinho do Loco Abreu pra eles!!!! 🙂
      Temos que incentivar a adesão ao programa de Sócios Torcedores. É ótimo para o clube! E ainda faz com que as pessoas se motivem mais a ir aos jogos!
      Saudações alvinegras!

  • NIVALDO

    COMO EU SEMPRE ESTOU COLOCANDO AQUI, ELES VEEM O NOSSO TIME COMO QUARTA FORÇA

    É SEMPRE FLA,VASCO E FLU NOS SOMOS O RESTO ISSO TEM QUE ACABAR!!

    • Marão Fogão BH

      A imprensa, principalmente os jornalistas mais velhos, em sua maioria são torcedores do Flamídia e nunca irão perdoar ou esquecer as humilhações que o Botafogo fez eles passarem. O rancor é muito grande, e usam a arma da mídia contra o Botafogo. Mas se conseguimos até hoje superar e vencer esses canalhas, agora com melhor estrutura e visibilidade, não iremos desistir jamais. O Botafogo é muito maior do que tudo e do que todos.

  • O GLORIOSO ESTA ADORMECIDO MAIS LOGO LOGO O FOGÃO VAI VOLTAR A NOS DAR ALEGRIA ISSO VCS PODEM ESPERAR TORCIDA BOTAFOGUENSE.

    LETS GO FOGÃO.

    • Nelson Ribeiro

      Yeah!!!! Let’s go out and kick some serious ass…

  • O GLORIOSO ESTA ADORMECIDO MAIS LOGO LOGO O FOGÃO VAI ACORDAR E VOLTAR A NOS DAR ALEGRIA ISSO VCS PODEM ESPERAR TORCIDA BOTAFOGUENSE.

    LETS GO FOGÃO.

  • Wilian

    Porque será que a diretoria do Botafogo não enxerga o Jorge Henrique? Êta cambada de lesmas!!!

    • rodrigo carvalho

      vamos parar de pedir jorge henrrique galera ja esteve aq e quis sair que fique por lá; alem do mais so sabe dar pique e por a mao na coxa

  • zenon

    Essa questão de títulos é realmente importante,mas não só eles,ídolos e grandes jogadores também fazem diferença.Tenho 50 anos e quando entrei no ginásio em 1973 (Jacarépagua),na turma de 40 alunos pelo menos 25 eram Botafoguenses,motivo:Efetiva participação nos campeonatos carioca, base da seleção,maior jogador de todos os tempos(Garrincha),um a série de craques espetaculares e muito mais.Tudo isso é determinante para uma hegemonia clubistica!

  • Wilian

    O Coritiba não tem nenhum jogador excepcional, mas tá jogando o fino, pois seus jogadoes estão com fome de bola, um ajuda o outro, tocam e deslocam pra receber e dar sequência na jogada. Marcam na frente, não dão moleza. Por isso estão toda hora na cara do gol. O que não acontece no Botafogo. O Caio disse que ele gostaria de ver o Botafogo jogando como o Coritiba, no que acho que ele está certo. O que vocês acham de fazermos uma enquete de jogadores bons e disponíveis, mas não pode ser Messi, Ganso ou Neymar. Tô falando de jogadores do nível do Jorge Henrique, Damian Dias, Fabbro, Paulo Baier, Branquinho (apesar de alguns não gostarem todo jogo que vi do cara ele comeu a bola – tudo bem que foi em jogos contra o Botafogo ano passado no Brasileiro, mas ele infernizou nossa defesa), mas como irão os mais votados, não tem problema. Aí os mais votados a gente pede pra uma dos jornalistas do blog perguntar pra diretoria se eles já sondaram estes jogadores e qual foi a posição deles e dos clubes em relação à possibilidade de negócio. O que acham?

    • Sergio Luis

      O técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, jogou no Fogão em 81 no Brasileiro, ao lado de Mendonça e outros. O time chegou à semifinal contra o São Paulo onde foi devidamente garfado dentro do Morumbi pelo árbitro Braulio Zanoto que foi pressionado até pelos seguranças do time paulista dentro de campo. Aquele time jogava muito, tendo eliminado o fra por 3X1 com um gol sensacional do Mendonça deixando o Junior sem pai nem mãe com um drible fantástico. O Marcelo era um atacante muito bom de bola, por isso sabe como deve jogar um time ofensivo!

  • amauri

    ja pensou um filho virar mulambo é pior que virar vi.a.d.o

    • Machado

      Graças a deus consegui que os meus dois ficassem botafoguenses. Mas como eles tem sofrido… Levei o mais velho pra ver Botafogo e juventude e ele saiu do maraca chorando dizendo que nunca mais queria saber de futebol… foi phodda!

  • rodrigo carvalho

    Olha acho essa contrataçao do dd uma boa o cara tem experiencia e campeao alemao e vai nos ajudar muito nao que ele vá ser o nosso 10 mais vai dar qualidade a meia esquerda pois nao temos jogadores com essa caracteristica no elenco canhoto.
    E outra nosso time agora tem que ser mesclado pois ele e um time muito jovem ex: joao felipe, lucas, lucas zen,bruno thiago, alex,caio, cidinho, galhardo, cortes, ewertom, temos que ter agora jogadores experientes.

  • antonio henrique

    só agora estou entrando no blog vi um gremista criticando o fogão, vcs meus amigos sabem como que o gaucho ferra o cavalo? Põe o cavalo de barriga pra cima senta na pica do cavalo e depois coloca a ferradura

    • REINALDO

      kkkkkkkkkkkk!!!!

  • rodrigo carvalho

    CAMPANHA NO FOGAO NAO:
    JORGE HENRRIQUE
    PAULO BAHIER
    CAJÁ E NA FEIRA
    LUCIO VELHO FLAVIOE
    DE JOGADORES MEIA BOCA ESTAMOS CHEIO .
    CAMISA 10 TEM QUE TER QUALIDADE

    • antonio henrique

      concordo rodrigo só não pode ser o dede, pra lateral td bem, sou de minas e ja o vi jogando no atletico, jogador pra fechar aeroporto é alex que esta na turquia e jogou no cruzeiro.

  • MERLIN

    Torcida do Botafogo.

    Jornalista Vinicius Perazzini.

    Respeito e defendo a opinião de todos.
    Mas, não exijo que concordem com as minhas.
    Você está certo ao dizer que o título do Vasco na Copa do Brasil recaiu nos ombros do Botafogo.
    Entretanto não foi apenas sobre os ombros do Botafogo, foi nos ombros do Flamengo, do Fluminense, do América, do Bangu, do Santos, do Corinthians, do São Paulo, do Cruzeiro, enfim de todos os demais times de futebol do Brasil, que o título do Vasco caiu e recaiu.
    Talvez o mais insone, com o resultado de ontem, tenha sido o Coritiba que ganhou o jogo, mas perdeu o título em sua própria casa.
    Estava em Curitiba é pude ver lágrimas em rostos que aparentavam ser rudes e insensíveis.
    Futebol é esporte, mas, acima de tudo, no Brasil, é paixão.
    Esporte é saber ganhar e, principalmente, saber perder.
    Paixão, ao contrário, altera sentimentos, retira a razão, enlouquece, turva a visão, anestesia emoção, leva os sensatos à insensatez.
    Sua redação, no tópico acima, não trouxe qualquer serventia para o dia de hoje.
    Dentro de uma semana, talvez, seria melhor a acolhida.
    És profissional, compreendo. Mas, para cada área que o jornalista se dedique, e meio de comunicação que o abrigue, tem que de estar presente a arte de saber, com sutileza, o momento certo para escrever sobre determinado assunto.
    Não preciso que o Botafogo seja campeão para torcer por ele.
    Torço porque sou Botafoguense.
    E o meu Botafogo, que poucos o sabem, mesmo os que se dedicam profissionalmente ao jornalismo esportivo, é campeão no remo (inclusive tendo salvado a vida de toda a equipe de remo do flamengo), é campeão no basquete, é campeão nos esportes olímpicos, é campeão no Futebol Americano (Flackie – masculino e feminino, Flag 5 X 5 – masculino e feminino, Flag 7 X 7 – masculino e feminino), é campeão no futebol de areia (Beach Soccer – masculino e feminino, Futebol de Areia de Onze e Beach Society – todos nas categorias mirim, infantil, juvenil, aspirante e amadores – masculino e feminino), onde muitas estrelas consagradas começaram, inclusive Heleno de Freitas, é campeão na natação, é campeão no futsal, é campeão no polo aquático, é campeão vôlei, é campeão no vôlei de praia (dupla – masculina e feminina, quarteto – masculino e feminino, e nas categorias infantil e juvenil), é campeão no Futebol Society, e seremos campeões nos esportes paraolímpicos com os nossos 47 atletas de renome mundial.
    Se existem Botafoguenses que só torcem pelo Botafogo Futebol Clube, lamento por eles.
    Não torço pelo Botafogo Futebol Clube e sim pelo Botafogo de Futebol e Regatas.
    Estou nas arquibancadas do remo, do vôlei, do pólo aquático, do futebol de praia e nas demais arquibancadas.
    O grande, e inesquecível, Jornalista Mário Filho disse: “Ser Botafogo é escolher um destino e dedicar-se a ele. Não se pode ser Botafogo como se é outro clube: você tem que ser de corpo e alma.”
    Ninguém escolhe torcer pelo Botafogo.
    O Botafogo é quem escolhe seus torcedores (Olavo Bilac, Vinicius de Moraes, Augusto Frederico Schmidt, Radamés Gnatalli, Clarice Lispector, Carlos Eduardo Novaes, Glauber Rocha, Luis Fernando Veríssimo, Fernando Sabino, Carlos Heitor Cony, Otto Lara Rezende, Armando Nogueira, Arthur Dapieve, João Saldanha, Léo Batista, entre outros tantos).
    Qual o clube Brasileiro que já conseguiu reunir um plantel de torcedores mais representativo nas áreas das artes, da poesia, da boa música, da escrita, do bom jornalismo que o Botafogo ?
    Nenhum.
    Acho muito bom que sejamos poucos. Assim se confirma a sabedoria popular:

    “Assim é o botafoguense. Ele não sofre, se purifica. Os invejosos desafiam, dizem que os alvinegros são poucos. Equívoco; são relíquias. E preciosidade não se encontra às pencas no boteco da esquina.”

    Crianças não precisam de títulos.
    Qualquer especialista sabe que criança precisa é de exemplos e de heróis.
    Criança não pode é ter por espelho pais, irmãos e aqueles que lhe são mais próximos, que vaiam, seja a razão que for, os símbolos do Botafogo (a bandeira, a camisa e a estrela solitária).
    Sinto revolta quando vejo, na arquibancada, pseudos torcedores, “idiotas” na concepção dos estudos de Mira Y López, queimando a camisa do Botafogo.
    Estes deveriam abandonar o Botafogo, pois não são exemplos e não fazem falta.
    Em cada período existem os Botafoguenses imortais e aqueles que, embora não tenham sido escolhidos, pensam que são Botafoguenses – são iguais as nuvens lançadas ao ar pelos vulcões – são tóxicas, sujam tudo, dificultam a visibilidade e impedem que o galeão alvinegro flutue em direção à Estrela Solitária – Solitária por ser única no firmamento das diversas modalidades esportivas.
    Melhor do que ganhar um jogo era ver Heleno de Freitas, depois de fazer um belíssimo gol no Flamengo, no Vasco, no Fluminense, no América, tirar um pente do calção e, em pleno campo, pentear os cabelos desafiando todas as torcidas adversárias do Botafogo.
    Quando a FIFA elegeu o Botafogo um dos clubes de futebol mais significativos do Século XX o fez mesmo considerando os poucos títulos conquistados e mesmo com jejum de mais de 20 anos sem títulos (no futebol – porque nas outras modalidades permanecemos próximos ao topo de sermos imbatíveis).
    Como tenho orgulho de ter por símbolo algo criado por Deus, assim dizia um Jornalista chamado Armando Nogueira.
    Como convencer uma criança amar o Glorioso ?
    Não é difícil.
    Bastam exemplos dignos.
    Não estou completamente afinado com a atual Diretoria do Botafogo.
    Mas não jogo pedra e nem, perante torcedores de outros clubes, faço comentários depreciativos.
    Não precisamos ora e nem fazer promessas.
    Basta que sejamos, efetivamente, Botafoguenses.

    Saudações alvinegras de cinco pontas.

    Merlin
    A bordo do Botafogo desde 1534.

    • antonio henrique

      não somos poucos não merlin, em muitas cidades estamos pau a pau com flamengo

    • Vinícius Perazzini

      Muito bonito o texto. O Botafogo é muito especial, como disse no texto. Escrevi sobre pq muitos torcedores do clube foram motivos de alguma piada hj, mesmo que tenha sido a mais inofensiva. Em uma semana, espero estar comentando a vitória sobre o Coritiba, no Engenhão.

      • Não precisa se explicar Vinicius. Piadas sempre vão ocorrer porque o Botafogo incomoda, mesmo não ganhando títulos. Acho que o Botafogo deve aproveitar essas conquistas recentes dos rivais para se concentrar na chance mais fácil de alcançar a Libertadores: a Copa Sul-Americana. São só 5 fases, com times medianos da América do Sul. Se levar a sério, ganha. E aí faremos uma festa maior do que essa do Vasco (bonita e merecida, por sinal). No Brasileiro, o segredo é não se distanciar dos líderes, mas “fingir-se de morto” para não chamar a atenção da ANAF. Dá pra brigar pelos primeiros lugares, mas com os pés no chão, sem excesso de otimismo ou pessimismo exagerado.

  • amo o fogão

    boa noite eu tenho certesa se ñ for este ano vai ser no ano que vem galera o fogão vai ganhar td vcs vão ver , depois vcs me falam , pq este presidente vai forma um botafogo de verdade espere para vcs ver . abraço.

  • O Botafogo é ÚNICO! De que adianta ter a maior torcida como os mulambos, sendo que a grande maioria não sabe nem a escalação do time deles completa. Que se dane os títulos dos outros.. O Botafogo mesmo com todas as adversidades, é e sempre será grande! A torcida tem que saber a hora certa cobrar e apoiar. Vamos que vamos no brasileiro. Tá chegando reforços, e devemos confiar não no time ou na diretoria, mas na estrela solitária. A nossa hora vai chegar! Te AmO FogO!

    • antonio henrique

      eles tem maior torcida mas 90 po cento é do bolsa familia

      • Ubiratan

        Sinceramente, nós botafoguenses não devemos nos importar se somos maioria ou minoria, até porque os mais qualificados são minoria na sociedade e vivem muito melhor que os outros. Portanto, o botafoguense é sempre mais qualificado. Saudações alvinegras.

  • REINALDO FOGÃO

    Que Deus te ouça amigo!!! Tomara que o fogão saia dessa mesmo!!

  • Só um detalhe: criança não tem noção exata da importância de cada título: Libertadores valer mais que Brasileiro, que vale mais que Copa do Brasil, de Estadual etc… O que move a criançada é estar no estádio e ver o time fazer gol e a torcida vibrar. Portanto, mesmo sendo apenas dois títulos estaduais e 6 turnos nos últimso anos, as crianças que estavam presentes nestas conquistas certamente se apaixonaram pelas cores alvinegras. É claro que precisamos voltar a vencer a nível nacional e internacional, mas não tão simples assim. Tem que tudo se encaixar: bom time, diretoria atuante, arbitragens imparciais, competência, sorte e apoio da torcida. O Vasco venceu a Copa do Brasil. Nós estivemos bem perto disso, em dois anos seguidos, mas faltou detalhes. Uma hora tudo vai funcionar e faremos a nossa festa. Os jovens e os mais adultos.

    • Nelson Ribeiro

      Eu também não sei… vitória é vitória… Vamos para a próxima.

  • antonio henrique

    eu gostaria de perguntar aos meus irmãos botafoguenses se sabem o que anda fazendo o bebeto de freitas

    • Ubiratan

      Onde ele está eu não sei, mas enquanto o Botafogo não tiver um time de vôlei ele pode continuar sumido que não fará a menor falta.

  • O que a vitória do Vasco na Copa do Brasil pode ter de útil para o Botafogo? Primeiramente serve de lição de como se ganha um torneio mata-mata. Não precisa ganhar todas as partidas, basta passar de fase. Vários empates, uma derrota no final e mesmo assim o Vasco chegou lá.

    Outro exemplo: competições diferentes, tratamentos distintos. O Vasco fez uma péssima Taça GB, melhorou um pouquinho na Taça Rio, mas não levou. Mesmo assim não entrou em crise, focou-se na Copa do Brasil e acabou campeão.

    Terceiro exemplo: reforçou-se nas posições carentes, sem gastar fortunas. Só o Diego Souza pode ser chamado de jogador caro. Os demais vieram sem alarde e formaram um time, não o melhor, mas vencedor.

    E pra terminar, não importa quanto tempo esteja sem títulos. A partir do momento que se ganha, o passado é esquecido.

    O Botafogo deve pensar nisso para ir com tudo na disputa da Copa Sul-Americana, maneira mais fácil de se chegar à Libertadores. São só 5 fases, jogando contra times medianos da América do Sul e brasileiros que na maioria das vezes não dão importância ao torneio. Se levar a sério, o Botafogo leva a taça e aí faremos uma festa mais bonita do que a do Vasco (merecida, por sinal).

    No Brasileiro, o segredo é não se distanciar dos líderes, empatar pouco e “fingir-se de morto”, para não chamar a atenção da ANAF. O time está se formando e a torcida vai apoiar, com certeza.

    • Ubiratan

      Concordo plenamente com vc, principalmente quando diz que após o título ninguém lembra do jejum. Temos que nos focar no Brasileiro e na sul-americana e esquecer as glórias dos rivais. O Vasco venceu a Copa do Brasil, parabéns, cabe ao Fogão arrumar logo o elenco e conquistar o Brasil e a América em 2011.

  • wagner

    concordo nosso time tem q ganha o brasileiro esse ano
    pra isso acredito q com o dede o diego e um matador pra subistituir o loko na seleção
    nos credenciamos pra isso…
    RUMO AO TRI BRASILEIRO

  • MARCIO MICHELONI FOGAO ETERNO

    BOA NOITE AMIGOS ALVINEGROS AMANHA ESTOU DE VOLTA PARA EXPRESSAR MEU AMOR PELO GLORIOSO BOTAFOGO ATRAVES DESTE BLOG.
    BOA NOITE VINICIUS, CLAUDIO, GUILHERME E MARCELO.
    PARABENS MAIS UMA VEZ POR ESTE OTIMO BLOG QUE VCS CRIARAM PARA NÓS TORCEDORES APAIXONADOS PELO BOTAFOGO….

    • Julian Grêmista

      E NINGUEM CALA ESSE CHORORÔ, CHORA PRESIDENTE, CHORA O TIME INTEIRO CHORA O TORCEDOR!!! KKKK

      • Marão Fogão BH

        O bambi gayucho está aqui de novo!!!!! Pelo menos vc nunca viu ou ouviu falar que o Botafogo se vendeu para outro clube, como o vice do Inter fez para o Flamengo em 2009. Esta desonra nunca iremos ter. Agora, se vc está com dor de corno porque o Ronaldinho Gayucho preferiu o time do aterro do que seu timimho, desconta nos blogs do Fla e deixe o Botafogo em paz. Mesmo que sua mulher ou seu homem tenham te chifrado com um botafoguense, reflita bastante, pois vc poderia ter aproveitado e ficado com o botafoguense também, pois de homem voces gaymistas entendem muito, poi na torcida do seu timinho tem muito home, porque cada um tem o seu.

      • Marão Fogão BH

        Interessante, quem eu ví chorando esses dias, foi uma torcida metida a argentina, lá da Argentina do Norte, que perdeu o gauchinho dentro de casa pro INTERNACIONAL, campeão de tudo.

  • Affonso

    Nós torcedores do Botafogo não podemos entrar nesta pilha da imprensa.Corínthians 21 anos sem título e a torcida só cresceu,Atlético Mineiro carente de títulos como nós é a maior torcida de Minas.Vasco ganhou após quase dez anos sem título este torneio maluco chamado Copa do Brasil e parece que é o Barcelona.
    Não,não sou maluco,também gosto de gritar é campeão,só que o Botafogo não vai acabar,não vai virar o América.É isso que a maioria desta imprensa marrom quer colocar em nossa mente.Unidos somos fortes,o clube está sendo reestruturado.Nós torcedores temos que nos unir cada vez mais,cobrar os dirigentes sim mas sempre demonstrar nossa paixão pela estrela mais linda do mundo.
    Botafogo,quando entra em campo morro por 90 mintos,pois meu coração está lá dentro com você.

    • Sergio Luis

      Curintia, foram 23 anos sem título! Não adianta, ninguém vai derrubar o Botafogo! Alguns mal intencionados ficam com essa história de virar América mas o simpático clube do Andaraí nunca teve uma torcida como a nossa. A flapress tenta nos ignorar como fez na apresentação do Renato, mas somos mais fortes do que todos. O Botafogo tem torcida no Brasil inteiro, somos uma nação alvinegra e enquanto tiver torcida a Estrela Solitária seguirá brilhando! SAN

      • Marão Fogão BH

        A conquista do Engenhão mexe muito com a imprensa burro-negra. Eles se matam de inveja porque o clube deles não teve competência para vencer a licitação. E hoje, o engenhão está em evidencia por ser o único estádio grande do Rio até a reinauguração do Maracanã. Quando o “Framengu” joga lá, rapidamente a imprensa coloca os idiotas burro-negros reclamando do acesso, do estacionamento e tudo o mais. No jogo da despedida do Pet, a administração logística era de responsabilidade deles e fizeram tudo errado para a imprensa vendida culpar o Botafogo. Existe uma campanha velada para dar o estádio para os sem teoto “fra-fru”, mas isso não vai acontecer, pois só depende da nossa torcida. Vamos lutar contra tudo e contra todos e vamos em frente, pois o futuro é muito promissor para nós.

  • Botafogo pra sempre

    EU TE AMO FOGOOOO!

  • a diretoria devia parar de especular e contratar
    pera ai to vendo gnt pedindo o paulo baier pera ai se for pra bater falta e escantei traz o lucio flavio de volta(deus me livre)
    nao sei pq essa diretori nao se mexe o palmeiras ja vai levar o FERNANDAO
    olhao ai o TAYSON O MARTELUCIO O ZE ROBERTO TRAS ESSES AI PRA VER NO QUE VAI DAR
    TITULOS…
    ACHO QUE ESSE DEDE E BOM MAIS NAO UM CAMISA 10

    • VinnyMarques

      Caraca, maluco… é MARTINUCCIO, porra !!!!!!

  • paulo de morais

    Além de um time vencedor, o FOGÃO tem que ter também uma representatividade dentro da cbf e na comição de arbitragem, digo isto porque certa vez em um jogo que seria realisado pela copa do Brasil, para o soteio da arbitrgem, tinham quatro representante do adversário que era de outro estado e não tinha nem um do FOGÃO. Resultado o FOGÃO foi escandalosamente roubado.

  • marcus vinicius

    tudo dará certo,se deus quiser pelo menos uma vaga a gente consegue esse ano,não podemos esquecer que até quarta o vasco estava 10 anos sem nem ganhar um turno de carioca,então tem que parar com essa babaquice e apoiarmos o time,a hora é de apoio e de jogar junto com a equipe

    • Julian Grêmista

      ” tudo dará certo,se deus quiser pelo menos uma vaga ” qual foi a ultima vez que o botafogo foi pra libertadores? axo que foi em 1996 decada retrazada eliminado pelo Grêmio! kkkk tem tradição ne .

      • Marão Fogão BH

        Tá afim de dar o rabinho torto para um botafoguense, né viadinho? Vc deve ser daqueles torcedores do Gaymio, que vão no Rio de Janeiro na esperança de ficar com uns dez cariocas de uma vez e não conseguem minguém, e aí vem a frustação. Acabam indo ao estádio mais moderno do mundo, assistem o Fogão enrabar mais uma vez seu timinho regional e como não conseguiram ser também enrabados igual ao timinho, se descabelam todas e voltam para a Argentina do Norte frustadinhas. Se preocupem não que lá também tem colorados acostumados a furar seus brioquinhos.

        • Marão Fogão BH

          O que dizer de um clube regional cujo maior ídolo é Renato Gaúcho? Somente desprezo e pena destes coitados, sem história, sem ídolos, sem torcida fora do sul. Voces tem que morrer e nascer de novo umas vinte vezes para se igualarem ao BOTAFOGO, mas como voces se dizem imortais, isso nunca acontecerá.

  • marcus vinicius

    botafogo na alma e no coração…tudo na vida com sofrimento se tem mais valor,somos diferenciados por natureza,somos botafoguenses e só discuto futebol com torcedor do santos..no brasil não tem ninguém mais na minha frente…o engraçado é que eu cansei de ver criança vascaína virar botafoguense…por quê?o botafogo disputa finais,e a raiva do flamengo fizeram virar a casaca,é muito mais interessante torcer pro botafogo na última década,ano passado teve a cavada do loco,depois de 3 anos sendo roubados esse titulo pode se dizer que está nos maiores de nossa história,pois foi no nosso maior rival e com o elenco superior,então valeu muito,passamos a ir em maior número ao engenhão,a confiança aumentou,o titulo de um rival nosso não pode jogar a gente abaixo,nós só temos de pensar grande,time,diretoria,torcida….principalmente torcida!

    • Julian Grêmista

      GRÊMIO 70.000 MIL SOCIOS EM DIA, E O BOTAFOGO CAMPEÃO DE NADA, DEVE TER UNS 1.500 SOCIOS VELHINHOS.. KKK

      • Marão Fogão BH

        E mesmo assim não passa de um clube regional que até no seu estado que sío tem dois times, fica em segundo, ou seja em último. O Inter, campeão de tudo tem amis de cem mil sócios. Enquanto vc se preocupar com o Botafogo ( sei que incomodamos até aí na Argentina do Norte, pois somos um clube a nivel mundial e não regional) seu timinho continua se vendendo como em 2009.

  • paulo de morais

    Aqui em juiz de fora a tocida do FOGÃO é a maior comprovadamente, na maioria dos bairros de classe média e nos bairros mais próximos ao centro a proporção chega à setenta por cento de botafoguense, O resto se entre os outros.

  • Julian Grêmista

    GRÊMIO É AQUELE TIME, QUE TEM 1 MUNDIAL EM TOQUIO, 2 LIBERTADORES, 2 RECOPAS, 2 BRASILEIROES, 4 COPAS DO BRASIL!!! TEM O VICTOR NA SELEÇÃO, E O JEFFERSON? KKKK
    TEM O DOBRO DE TORCIDA DE VOCÊS. FATOOO!!! RESPONDIDO JULIANA REIS.

    • Nelson Ribeiro

      Vocês não são nada comparados com o Inter…

      • Nelson Ribeiro

        O Inter consegue ser melhor ainda…

        • Marão Fogão BH

          gremio é aquele time regional que não tem nem blog, pois o bambizinho tem que vir no blog do Botafogo pra estravazar toda a frustação por não ter cedido hoje ainda o rabicó pra algum botafoguense ou colorado.

  • Nelson Ribeiro

    Mas vocês só tem o Vitor…???
    Nós temos o Loco e o Arévalo e o Inter tem o Damião.

  • Re

    vcs adoram falar que a torcida só é pequena pois a mídia nao enaltece. Há uma explicaçao simples. A mídia só dá visibilidade a aqueles que estão em alta. Ligue a tv e com certeza verá O vasco em todas as reportagens. Se falam tanto do Flamengo, não bastasse ser a maior torcida do mundo (comprovada) sempre traz jogadores renomados e ídolos. Fluminense atual campeão. Ja o Botafogo o que falar dele? que a torcida está em crise? Ganhem títulos e instantaneamente serão lembrados em qualquer programa esportivo.

    E não, a mídia nao tem total poder de influenciar na escolha de uma criança, futebol é paixão. O coração é que manda. Claro que títulos influenciam, assim como uma torcida apaixonada, um time com raça, por ultimo vem a mídia. Ninguem manda no que a criança vai sentir.

  • VinnyMarques

    O que renova a torcida são títulos, não bonequinhos ou camisas comemorativas.
    Isso é pra ser feito DEPOIS das conquistas…
    No Botafogo o RABO abana o CACHORRO… por isso as críticas a essa diretoria.
    Time forte + títulos = torcida

    Quanto a mídia, é fato que ela é framenguista. E TODO framenguista é recalcado. Principalmente os maiores de 40 anos, que cresceram assistindo o GLORIOSO enrabar o urubu, com direito a bicho adiantado.

    Puro recalque…

    • Gu

      1 mundial, 1 libertadores, 6 brasileiros, 2 copas do brasil, 32 cariocas, NUNCA rebaixado.

      recalque de amigo? seja inteligente.

      • VinnyMarques

        Eu sou. Por isso sou alvinegro…

        Não sou fruto da mídia, não torço só por que ganha. Se fosse assim, torceria pro Santos ou São Paulo, que são os maiores ganhadores do Brasil.

        Vocês são vaquinhas de presépio, que acreditam em tudo que a mídia passa pra vocês em jornais de R$ 0,50.

        Faça-me um favor: Esse blog é alvinegro, para alvinegros. Nem entre aqui. Aqui não tem figurinhas para colorir e nem desenhos e nem cadastro para bolsas do governo…

        Vaza, mané !!!

MaisRecentes

A verdadeira história sobre o atacante Ortega



Continue Lendo

Botafoguenses devem se orgulhar do título da Série B



Continue Lendo

OPINIÃO: Torcedores do Botafogo pagaram e têm todo direito de vaiar o time



Continue Lendo