Clássico da saudade e da atualidade



santos x palmeriasFOTO: Ari Ferreira

Os mais antigos que gostam de futebol e torcem por Santos ou Palmeiras costumam referir-se aos anos 60 com saudade nos olhos e na lábia. A denominada época de ouro do jogo de bola brasileiro etiquetou lindamente o duelo de “Clássico da Saudade”. A Era Pelé coincide com a da primeira Academia de futebol s mais antigos que gostam de futebol e torcem por Santos ou Palmeiras costumam referir-se aos anos 60 com saudade nos olhos e na lábia. A denominada época de ouro do jogo de bola brasileiro etiquetou lindamente o duelo de “Clássico da Saudade”.

A Era Pelé coincide com a da primeira Academia de futebol do Palestra. Os dois esquadrões preencheram de fluido romântico a história dos tradicionais clubes, marcaram feito tatuagem a carne de suas trajetórias. Entre as edições de 1960 a 69 do Paulistão, apenas duas vezes a máquina alvinegra “emperrou“ – leia-se: não foi campeã. Em ambas, a pedra no caminho foi alviverde. Um período em que as disputas estaduais tinham valor supremo. A Taça Brasil, competição nacional de então, teve o Verdão com a taça em 60 e o Peixe penta nos cinco anos seguintes. Em 67, o Palmeiras voltaria a faturar o título. Ironia do destino que só agora, mais de quatro décadas depois, já em outro século, os clubes se encontrem pela primeira vez na final de uma competição nacional. Houve um punhado de partidas relevantes, semifinais estaduais e até mesmo a de uma da Copa do Brasil, para preencher almanaques e abastecer papo de botequim. Os jogos dos próximos dias 25 de novembro e 2 de dezembro cumprem um papel histórico, fornem essa lacuna.

A saudade de quem viveu a era dourada não será mitigada por confrontos de um futebol com nova faceta, dito moderno, revisado em características, com exposição midiática de outra monta. Aliás, há os que desprezam o contemporâneo por prisioneiros que são de suas memórias, porém existem os que conseguem interessar-se pelo tempo atual e separá-lo do caminho deixado para trás, ainda que os tenham saboreado em momento lírico de suas vidas. Mas como os clubes carregam sua história e glórias, construindo assim seu chassi, naturalmente os eventos do presente despertam as lembranças mais longínquas. Ainda bem que é assim, pois comprova o estofo que cada lado construiu. Os clubes, com altos e baixos, seguem costurando seu roteiro.

Após academias e Pelé, Palmeiras e Santos penaram. Suportaram longos jejuns de títulos e sofreram alguns arranhões. O clube paulistano se revigorou nos anos 90, após parceria com a Parmalat. O regresso santista ao topo se deu mais tarde, com a solução que tem sido uma recorrente panaceia em sua longa existência: a aposta na base.A final fará jus à importante história desse clássico que completa justamente este ano seu centenário. Sem que a saudade fique de lado, tratemos de saudar o revigoramento da dupla. do Palestra.



  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    SOU VICE DO ITUANO JAMAIS SEREI HEXACAMPEAO E MUNHA VILINHA GINASIO TA PENHORADA E AS CONTAS BROQUEADA SOU PEQNO S@N7X1 ……………..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • SE DEUS QUISER O SANTOS POR MÉRITOS SERÁ CAMPEÃO DESTA COPA BRASIL MOSTRANDO AO BRASIL O RESSURGIMENTO DO FUTEBOL ARTE ALIADO À FÔRÇA NO MELHOR ESTILO EUROPEU!!!!

  • Mas é mais do que suficiente para ganhar do Guarani da Capital(ETERNO BI-SÉRIE B)!! SERÁ SANTOS 3X0 NA VILA E SANTOS 3X1 NO CHIQUEIRÃO!!

  • Nelinho

    Gambá detected!!!

  • Julio

    Vamos lá Verdão, menos de 3 eu nem comemoro.

  • Josivan Bazooka

    Não entendo este favoritismo todo dado para o Santos, claro que é um bom time… mas vendo a imprensa falar, parece o Barcelona…. Jogando com raça e vontade dá pra ganhar, também temos bom time, as campanhas dos campeonatos deste ano provam…. Vamos pra cima!!! Lugar de peixe é dentro do aquário

  • Valter

    ganharemos das pepas pigs porque jogamos futebol de serie A e nunca fomos rebaixado pra serie B e 3 libertadores ganhamos duas vezes dos cambas duas dos bambis e agora e a vez do Guarani da capital

  • Vagner

    Tudo bem eu concord que não precisa dar favorecimento para o Santos… Mas calma ai, todos nós vemos que o Santos joga muito tem um ataque muito rapido (Jogos comprovam isso) e nós temos um time entrosado… Então amigo Não ache que o Palmeiras vai tomar aperto só aq em Santos não viu… Creio que os 2 times são iguais muito bom… Mas Santos ta um pouco a frente.

  • Vagner

    kkkkk Ent esquece nem vai comemorar pq vai tomar d 3

  • Vagner

    A pera não esquece dos 5×0 que metemos nesses Bando de Gambas, Como o proprio Grande Casagrande disse: ”Sorte do Corinthians e do Atlético MG pq se o Santos tivesse comaçado o campeonato com esse entrosamento, o Santos estaria disparado ” … Ent colega que só ve as goleadas…. Que foram eliminados por nós… Fica no xiu ae e CHUPA TROXA.

  • Josivan Bazooka

    Os times são muito parelhos…. tanto Santos quanto Palmeiras tem zaga fraca… os dois times tem ataques rápidos… com a volta do Arouca, Robinho e Cleiton Xavier, dá pra fazer frente… que vença o melhor… diferencial do Santos é o Lucas Lima, tem q colocar um cara em cima pra não deixar ele jogar

  • Vagner

    Boa sorte para ambas equips…

  • enio luis

    isto é que nós vamos ver viuvinha do pelé…

  • enio luis

    ai voce acordou !!!! e tava 2×1 pro porco na real !

  • Edmar

    Tá difícil saber quem vai ganhar a Copa do Brasil pois são dois times perebas, nível série D. Bom, quem dispuser de mais dinheiro pra ganhar a arbitragem nos dois jogos leva grande vantajem com o apito comprado. A porca se diz ter mais dinheiro e se encosta na Crefisa a pagar a arbitragem, como aconteceu contra o FLU, enquanto a sardinha não sei se dinheiro pra cobrir o preço do porco, vamos ver quem vai levar vantagem nesta briga pra garantir a arbitragem a favor.
    Quem ganhar é por que levou vantagem na arbitragem, pois se depender das duas equipe não sai outra coisa por que os jogadores dos dois times tem condições de no máximo jogar na equipe do Ituano último colocado da série B.
    Única certeza é o Timmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaão campeão brasileiro de 2015.

  • Roberto

    Lugar de porco e no chiqueiro, estao na primeira graças ao santos.

  • Paulo

    EDMAR SEMPRE AQUI NA PAGINA DO SANTOS. AINDA NAO ACHOU NINGUEM PRA ARROMBAR SEU CU, CURINTHIANO DE MERDA! VAI CAÇAR HOMEM EM OUTRO LUGAR SEU PAGA PAU,

  • Paulo

    QUE CAMPANHA? NO PAULISTA PERDERAM PRO SANTASTICO? NO BRASILEIRO ESTÃO ATRÁS. NA COPA DO BRASIL SOFRERAM PRA SE CLASSIFICAR.FALA SERIO.VCS SAO INFINITAMENTE MAIS FRACOS!

  • Paulo

    FALAR EM ESTADIO PENHORADO CORINTHIANO SABE BEM, PORQUE USAM ESTADIO QUE NAO PE DE VCS! CHUPA VACILÃO.

  • Roberto

    Pode ficar tranquilo, o santos so vai fazer dois, o restante nos fazemos ai na sua arena, e vamos ser o primeiro time a dar volta olimpica na arena, emquando assistimos o chororo da torcida alvichoro.

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    7×1

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    dinovo na b kkkkkkkk

  • Roberto

    TOLIMA, GUARANI, quem vai ser o matador de gambas em 2016.

  • Roberto

    Enquanto isso, gol da chapecoense.

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    7X1 Q ME LEMBRO KKKKKK

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    7X1 KKKKKKKKK

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    SOU ETERNO 7X1 E VICE DO ITUANO SOU FRACO S@N7X1 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Roberto

    Fomos campeao paulista, estamos na final da copa do brasil, estamos em quarto no brasileiro, voces ate agora nao ganharam nada, a coisa pode mudar dependendo do resultado de domingo, ja pensou perder o titulo com tanta ajuda do juiz.

  • Roberto

    Eu sei porque alguns torcedores da pepa tem raiva do santos, porque o santos tirou eles da segunda divisao, sendo que la eles teriam muito mais chances de ser campeao.

  • Edmar

    Não adianta ficar aqui discutindo quem é melhor ou pior, os times da Sardinhas e das Porcas são horríveis e o negócio é saber negociar a arbitragem. A briga vai ser feia e quem tiver a arbitragem na mão já sai com vantagem no placar. A porca vive se gabando que tem a Crefisa pra pagar o leite das crianças do pessoal da arbitragem e não sei se a sardinha vai ter jeito de cobrir a oferta do porco. Vamos observar essa guerra de arbitragem quem leva vantagem sobre quem. Digo uma coisa o porco trabalhou bem em cima do FLU por que se não fosse a arbitragem o porco chorando no cantareira. Bom, a

  • Edmar

    Bom aí é com vocês e só digo uma coisa o Timão Já é campeão brasileiro de 2015 e domingo o cardápio dos corinthianos vai ser:
    galo ensopado
    galo cosido
    galo frito
    galo ao molho
    galo ao molho pardo
    galo ao forno
    se tiver mais receita postem pois os corinthianos campeões do Brasil agradecem.

  • Edmar

    Cala tua boca baiacu fedido senão no proximo jogo o Timão não vai mandar mais dois torpedos na sardinha, vai novamente 7 a 1, lembra?

  • Paladino

    FALOU POUCO, E FALOU MERDA.

  • Edmar

    Página do Santos não, página dos torcedores do Timão que manda onde quiser pois somos os maiores em número e grau.

  • Amaro

    Não fala besteira Edmar. Ao menos assista a um jogo antes de falar. E o gol do Amaral que o juíz anulou no Maracanã? Fora diversas faltas que n deu no Gabriel Jesus. Vc é um poeta calado.

  • Amaro

    O Cúrintia é o time mais vergonhoso do país. Só ganha dessa forma, roubando, e vc ainda se orgulha de torcer pra esse time que fez o estádio com ajuda do Lula e de dinheiro público. Ta devendo até as cuecas. Deram sorte de ter um treinador muito acima da média e o futebol brasileiro estar tão nivelado por baixo. O Corinthians é o time que erra menos na competição, mas ta longe de ser uma equipe brilhante. A tendencia é o Corinthians cair mtoo nos próximos anos. O Palmerias está mto bem estruturado e tem tudo para dominar o futebol brasileiro. Apenas a Globo pode ser capaz de mudar isso.

  • Jader Miguel

    Edmar, vcs são especialistas em utilizar a arbitragem para decidirem a seu favor. Por isso falou para utilizar a arbitragem. Nós santistas jogamos o futebol , e existem tres possibilidades , vencer , empatar ou perder, sempre pensando no resultado da meritocracia, e não da roubalheira , utilizada por Cu…anus e petralhas.

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    SOU ETERNO VICE DO 7X1 ITUANO COM GINASIO PENHORADU SONEGUEI O BARCELONA COISA DE PEQNO SOU FALIDO E COM POBREMA NAS CONTA BROQUEADA MAS SOU S@N7X1………………………………………………………………………………………………………………………………………KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    BARCELONA 12X0 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    TIME GRANDE E FODA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Julio

    Maldita inclusão digital.
    Gambá falando em ganhar sendo beneficiado por arbitragem.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Só rindo mesmo.

  • Edmar

    A única coisa que vocês vão dominar é a segundona com esse time de cones que sempre ganha na mão grande da arbitragem. Vocês, porcas rosas, não tem condições de disputar a série A o lugar de vocês é na série C. O time da porca é um amontoado de pernas de pau muito diferente do Timão, rico, organizado, bem treinado e campeão brasileiro sem adversários.

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    TIME GRANDE E FODA MESMO KKKKKKKKK

  • Gilson Bernardo Adorno

    Só vim ver os comentários da molecada, que não entende nada de futebol.

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    SOU ETERBO VICE DO ITUANO LEVEI O ETERNO 7X1 E 12ZX0 DO BARÇA SOU PEQNO SOU S@N7X1 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    O BETU BUNDAU E LULU CAGAU DEVE TA PRESO NA FEBEM KKKKKKKKK

  • Edmar

    CLÁSSICO? QUE CLÁSSICO? NÃO SABIA QUE TIMES PEQUENOS FAZIAM CLÁSSICOS. SARDINHAS E SUINOS FAZEM CLÁSSICOS? QUÁ, QUÁ, QUÁ, QUÁ, ERA SÓ O QUE FALTAVA DESDE QUANTOS TIMECOS FAZEM CLÁSSICOS, CLÁSSICOS É PARA TIMES GRANDES COMO GALO X TIMÃO ISSO É SIM É CLÁSSICO.

  • Edmar

    Só vim ver os comentários da molecada antis que estão se mordendo de raiva pelo hexa campeonato brasileiro do Timão 2015.

  • Josivan Bazooka

    Taí a resposta: Chupa, quem morre na véspera é peru de Natal

MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo