Políticos e cartolas são todos iguais?



marinFOTO: Arquivo LANCE!

A ideia brasileira de que todo político é corrupto se aplica também à cartolagem do esporte. Há quem veja nisso um conceito generalizador, metonímico, que toma a parte pelo todo e, assim, provoca injustiças. É verdade, por vezes homens bem intencionados, probos, recebem rótulos por culpa de outros da mesma esfera de atuação. Mas aqui está o ponto central: quando a classe está profundamente desmoralizada todos acabam pagando. Especialmente quando a impunidade predomina, reforçando a sensação de avacalhação e falta de princípios mínimos de conduta.

A prova de que os dirigentes esportivos caíram no mesmo descrédito dos políticos – e a distinção aqui é formal, já que cartolas agem politicamente e vivem ingressando na política institucional – foi a reação no Brasil à prisão de figurões da Fifa em Zurique. A ação coordenada pelo FBI, a agência de investigação americana, com a cooperação das autoridades suíças, causou surpresa. Ver gente graúda do futebol mundial, como ex-presidentes de federações e confederações, além de vices-presidente da Fifa, detida era inimaginável para cidadãos que acompanham o esporte. Os que mantinham a fé de ver os fétidos esquemas de corrupção desbaratos são tratados como quixotescos, quase idiotas, como o príncipe Michkin, de Dostoiévski.

A perplexidade foi suavizada pelo fato de toda a ação partir dos Estados Unidos. Os comentários em redes socias reforçavam a ideia de que o Brasil trata políticos e dirigentes como seres quase inimputáveis. O histórico dá suporte a essa percepção. Entre 2000 e 2001, duas CPIs investigaram desmandos no futebol brasileiro. Seus imensos relatórios não deram em nada. Uma delas investigava especificamente o milionário contrato para a Nike patrocinar a Seleção Brasileira. Acabou em pizza. Ironicamente, esse contrato está no radar das operações comandadas pela procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch. Das CPIs, as pessoas mais lembram da sessão dantesca em que Ronaldo foi interpelado por um deputado sobre quem deveria marcar Zidane na final da Copa de 98. A relação de mútuos interesses entre o alto clero do futebol e o Congresso Nacional é ilustrada pela chamada Bancada da Bola – tropa de lobby indisfarçado.

Ricardo Teixeira só largou o osso da CBF quando as investigações na Suíça expuseram os esquemas de propina envolvendo dirigentes e a ISL, colocando também em maus lençóis seu ex-sogro João Havelange. Foram 23 anos no comando da entidade, dando sensação de perpetuidade típica da cartolagem. Não à toa, um das exigências que mais incomodou a cúpula da CBF na MP do Profut é a que restringe mandatos. Esse apego aos cargos é um dos aspectos que contribui para o desprestígio que políticos e cartolas têm com a opinião pública. O conceito de que todo cartola é igual só mudará com o fim da impunidade, essa praga nacional.



  • Vdd, osbons cartolas são rotulados como maus, devido a corja que são a maioria! Um bom exemplo de reformulação, é o Bahia, vi uma entrevista do seu novo presidente, um cara jovem, empreendedor, que pensa no Clube e não em fazer história, pq isso é a consequência de um bom trabalho, e que vem naturalmente! A CBF já estava manjada faz tempo, Aldo Rabelo, ministro dos esportes, tem um Dossiê, contra a CBF, e foi impedido de tornar a público. E preciso que o FBI, escancare td pra alguém aqui dar importância. Se nada for resolvido, os clube, com seus dirigentes, deveriam repensar, e cria uma liga a parte da CBF… E dar um fora nesses falastrões!

  • carlos oliveira

    E SÓ AGORA VOCES DA IMPRENSA DESCOBRIRAM ISSO????

  • SANTÃO

    Verdade tudo que escreveu, e ainda digo mais. É dificil imaginar que o sr Ricardo Teixeira não tenha se beneficiado de contratos vultuosos da CBF durante os 23 anos que esteve no comando da mesma? Assim como sr Avelanche e Blatter? Porque esses nomes não foram citados? Aqui no Brasil essa podridão já vem acontecendo há muito tempo. O que mais me decepciona, é que esses caras são reeleitos sucessivamente , parece mesmo que tem muita gente ganhando com isso, não só os eleitos. Como o Blatter foi reeleito? E porque o príncipe opositor retirou sua candidatura em cima da hora? A FIFA obteve maior lucro de todas as copas aqui no Brasil. Será que não tem esquema envolvendo peixes grandes em tudo isso? RESUMINDO, DECEPÇÃO GERAL COM O FUTEBOL E COM A POLITICA. NÃO EXISTE INVESTIGAÇÃO SÉRIA, PUNIÇÃO E OPOSIÇÃO.

  • Elias

    Todos farinhas do mesmo saco, tudo ladrão sem vergonhas, não tem nenhum que se salva!!!!!

  • Boa Noite,Thiago não se iluda o Aldo Rebello antes fazia um discurso, como Lulla, Dilma e mesmo que faz hoje o PSTU o PSOL mais são todos iguais quando chegam ao poder esquecem e ele esqueceu todas as senvergonhices e nada seria feito se nós E.U. nada tivesse feito quando houve as construções superfaturadas já deveriam ser investigados mais nada foi feito construções de Estádios aonde nem futebol existe, então aqui é um pais aonde a corrupção corre solto em tudo, se fossemos um país sério a Dilma não teria reasumidado ela por ser culpada pela Lei de Responsabilidade Fiscal e devido a suas irresponsabilidades TODOS NÓS vamos PAGAR, enquanto ela promete a seus politicos canalhas e que votem contra o povo cargos e pior que aumentam os gastos federais, então esse é o país da corrupção e do Futebol

  • Nossa descobriram a pólvora ! , quem acompanha futebol a muito tempo, sabe que futebol e politica são um chiqueiro só , tanta podridão que tem neste dois mundos , e infelizmente isso não vai mudar , enquanto não houver uma mudança radical ,só vais mudar quando jogadores , jornalistas , torcedores, se unirem para passar o futebol a limpo , expulsar estes marginais que infestam nosso futebol , melhor que este momento não existe.

  • jorji

    Todos os seres humanos são iguais, parem de analisar a realidade do mundo em que vivemos embasados na moral, religião ou outros princípios, a partir do momento em que homens e mulheres passaram a praticar ato sexual sem finalidade de reprodução, há cerca de 60.000 anos atrás, se instituiu aquilo que chamamos de prostituição, todos se prostituem para sobreviver, a verdade é uma mera questão biológica!

  • E ai pessoal, ainda falta o Sr. Teixeira, o Sr Avelange, e ai vai, não foram da primeira leva ou melhor primeira (classe), mas a segunda também leva ao quadrado, ha ia me esquecendo, ele é mais um que queria pegar a CBF em beneficio deles (gambas) não deu, ai pegou a politica e por enquanto esta quietinho, nem nos programas esportivos não esta indo, porque será em, esta com medo Sr ANDRÉ SANCHES.

  • É a gente não precisa ser adivinho, a logica esta ai, ontem de manha escrevi a respeito do Sr. Teixeira, não deu outra a PF já incriminou o pilantra, ele esta nos esteites e la tem o FBI, agora não vai demorar para ele ir para o quadrado, os outros ora os outros que escrevi é uma questão de tempo agora rsrsrsrsrsrsrs.

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo