Corinthians e Santos copiam roteiro



Corinthians e Santos parecem ter combinado o enredo para este ano. Cara de um, fuça do outro! Os alvinegros, mais que centenários, devem pencas de direitos de imagem, o salário camuflado do futebol atual, a atletas e estão na bica de perder o principal jogador de seus elencos. A seiva é a mesma nos dois casos: gestões descuidadas, que arrombaram as contas e lançaram o filme “minha irresponsabilidade será tua herança”. A diferença, no tom político, é que no Santos o atual presidente, Modesto Roma, tem o álibi de jogar nas costas da oposição a tal irresponsabilidade. No Parque São Jorge essa desculpa não cola, pois o mesmo grupo está no poder há quase oito anos.

Guerrero não tem no Corinthians a história de Robinho no Santos, embora tenha sido do peruano o gol do título mundial de 2012, um dos mais importantes da rica história do Timão. O atacante santista tem um vínculo de raiz com o clube praiano, tirou o Peixe do limpo em 2002 e está na sua terceira passagem. Ainda assim, a relevância técnica do peruano para o Corinthians é proporcional à de Robinho para o Santos. Em meio ao turbilhão financeiro, os dois, em alta, convocados para disputar a Copa América por suas seleções, querem receber mais. Para se ter uma ideia, o peruano pede inacreditáveis (para o padrão nacional) luvas de R$ 18 milhões. Esse é o panorama no momento em que os clubes recorrem a empréstimo para tentar pagar parte dos salários devidos. Retrato mais gritante de como são mal geridos os clubes brasileiros não há.

Uma análise mais profunda desses roteiros similares permite detectar originalidade nos caminhos. O Corinthians se encalacrou ao ter um milionário estádio para pagar e não ter aberto mão de um elenco caro, competitivo, correspondendo às exigências de sua torcida. O problema do Santos também nasce do estádio, mas de maneira diferente. No caso santista, falta receita que venha dele. Com médias muito baixas de público, o Peixe não consegue contar com dinheiro de bilheteria, é comum que ela seja deficitária, precisa comercializar jogos para outras cidades e torna-se refém de cotas de TV e Federação Paulista. Do empréstimo que obteve de banco, robustos R$ 3 milhões são apenas para quitar o devido com Robinho.

Ouvimos muito falar de “espanholização” do futebol brasileiro. Ele não só não está acontecendo como o Corinthians, que seria um dos beneficiários dela, está com o pires na mão. Gerir bem as contas, não comprometer mais do que pode com folha salarial, é um dos pontos martelados pelo Bom Senso F.C e inserido na Medida Provisória do Profut. Tivessem agido sob a égide desse conceito, Corinthians e Santos não estariam hoje passando por drama que não se coaduna com a grandeza de ambos. Guerrero (improvável) e Robinho (serã?) permaneçam ou não, será preciso ajustar a casa nos anos próximos.



  • ESTRELADOMAR

    o maior problema do Santos hoje é consequência de uma pécima administração do
    Laor e Odilio…que venderam muitos jogadores , porém o dinheiro não entrou nos cofres do Santos..como exemplo cito a venda do Neymar, que valia uma fortuna, 250 milhões na época,porém todo mundo ganhou muito dinheiro e o Santos que era dono do passe não ganhou nada,,fizeram um monte de falcatruas e comeram todo dinheiro,,,
    e mais o Santos tinha a receber por dois amistosos, e preferencia por jogadores , cade essa grana..a solução pra tanto desmando deve ser ; colocar a Policia Federal, e o ministério publico pra fiscalizar as contas, e punir os responsáveis,com rigor,
    porque é praxe aqui no Brasil roubar e ficar tudo por isso mesmo,
    ninguem vai pra cadeia , ninguem devolve nada,mas todo mundo sai de bolsos cheios…

  • emilio

    desculpe mas não dá pra comparar a história do SFC com a deste timinho cavalo paraguaio! E bem como voce afirmou, a diretoria do SFC recém-eleita foi oposição a catastrófica gestão passada. Vem fazendo até aqui uma administração irrepreensível!

    os problemas do timinho são outros que acreditaram em lula e andrés que ganhariam um estádio de graça e hoje devem mais de 2,5 bilhões e estão falidos!

  • Na minha opinião a nossa Diretoria em relação ao Robinho, jamais deveria paga-lo numa eventual renovação, mais do que 400 mil/mês já com luvas já inclusas e por um periodo máximo de 2 anos vinculando a sua melhora imediata da sua péssima CONDIÇÃO FISICA atual!!

  • SANTÃO

    Concordo em parte com Waldomiro Neto, o Robinho tem mais identidade no Santos que o Guerreiro no Corinthians, já ganhou vários titulos pelo Santos inclusive esse ano. Mas acho muita grana 800 mil por mes, pois o Santos ainda está sem patrocinador master, o que ajudaria muito a pagar as despesas do clubes. Não pode contrair contrato para ser pago com cotas de tv do ano vindouro. O Robinho já está com 31 anos e não foi só uma vez que saiu do gramado com dores musculares, isso ele tem que pensar. Ninguem discute a importancia dele, mas ele em qualquer clube que for jogar vai ser mais muito mais cobrado que no Santos. E isso poderá pesar ao longo do tempo. Afinal ele quer contrato longo, até se aposentar. Talvez um contrato , reduzindo valores anualmente, transformando em produtividade.

  • RICARDO

    Não venho aqui para discriminar esse ou aquele time , muito menos menosprezar a historia de qualquer clube , mas a situação financeira de sfc – spfc – Corinthians – e até palmeiras é idêntica , clubes que tiveram muito dinheiro em caixa , mas que não souberam administrar , a única diferença do palmeiras para os demais é que o presidente esta pondo dinheiro do bolso , mas logo logo o mesmo vai querer receber , ai eu quero ver , quanto ao estádio do Corinthians , vai ser pago sim , todos os dias a mídia fala que essa ou aquela renda é para o fundo que vai pagar o estádio , para se conseguir algo vc tem que financiar , ou me cite pelo menos um time que construiu um estádio nos últimos 10 anos e pagou a vista .

  • NETUNO

    Acho que não vale a pena fazer loucura financeira pr renovar com o Robinho, sei que fará falta, mas na pindaiba financeira que o peixe se encontra, pagar uma fortuna pr um atleta, acabará refletindo no restante do elenco, ja que estamos numa politica de austeridade. É um atleta acima da média, mas a idade e os anos rodados esta pesando na condição fisica, não consegue jogar em alto nivel o jogo inteiro, e sempre acaba sendo substituido por cansaço ou alguma contusão, durante os jogos. Com o salário que esta querendo o Robinho, da pr contratar vários jogadores, e com certeza um ou outro vai se sobressair e poderá dar frutos e lucro pr o clube. Exemplo recente, contrataram o mala do Damicone, que só deu e vai dar ainda um baita prejuizo pr o clube, e em contrapartida contrataram o Ricardo Oliveira, com salário de jogador da base, que em pouco tempo, mostrou futebol e com seus gols ajudou na conquista do Paulistão.

  • Osmair

    Se hoje os clubes agissem com a responsabilidade e “Gerir bem as contas, não comprometer mais do que pode com folha salarial” esta sua matéria de hoje seria: “Nivel técnico baixíssimo no Futebol brasileiro”. Minha nossa, escolhi a profissão errada, devia ter me formado em jornalista esportivo, como é fácil criticar sem ter que por a mão na massa. Valdomiro Neto, como Editor, esperava mais de vc!!!!!

  • A DOIS FATORES DISTINTOS O SANTOS JA PASSOU PELO TURBILHÃO DE PROBLEMAS MAS REAGIU BEM POIS TEM UMA BASE SOLIDA NO FUTEBOL OS JOVENS ATLETAS DA BASE JA SABEM QUE TERÃO OPORTUNIDADES NO FUTEBOL PROFISSIONAL JA NO CASO DO CORINTHIANS COMO REAGIRA ? ESTE E OUTROS TIMES PRECISAM ACREDITAR NAQUILO QUE FEZ O NOSSO FUTEBOL CRESCER POIS JOGADORES DA BASE SÃO GERALMENTE MAIS COMPROMETIDOS COM O CLUBE CRIA VINCULO E FOI ASSIM QUE NOSSO FUTEBOL BRASILEIRO FICOU RECONHECIDO MUNDIALMENTE

  • Hélcio

    Acho exagerado essa crise do Corinthians tirando o dinheiro das dívida aposto quê sobra mais dinheiro do que 80% dos clubes chamado grandes que tem por aí !!!!

  • Plequis

    Não acreditar na espanholização do futebol é muita inocência. Corinthians e Flamengo não dominam o futebol até agora devidos as más administrações, mais a medio prazo serão apenas os dois clubes.

    Eu, como santista, devo parar de acompanhar o futebol, visto que o Santos não será pareo, e penso até que o Santos deveria se retirar do futebol profissional e se tornar apenas um clube de formação de jogadores, se é que deveria fazer sequer isso.

    Vejo como unica solução aos santistas é torcerem para o Flamengo, pois o Corinthians sempre foi rival do Santos, embora o proprio Corinthians veja o Santos como apenas mais um clube do estado.

  • reginaldo feitosa

    Como escreve mal esse tal Valdomiro Neto

  • Freitas caminhoneiro

    O futebol no Brasil não muda para desespero de todos,diligentes irresponsáveis e um bando de desorganizados não são capazes de organizar um único campeonato se quer,bom falem se puderem qual o campeonato brasileiro foi bem organizado e terminou sem uma polêmica?

  • ROBINHO É AINDA IMPRESCINDIVEL PARA O PEIXE. SO QUE ELE MESMO DEVERIA TER A CONSCIENCIA DE PEDIR UM SALARIO DENTRO DO ATUAL PADRÃO NO BRASIL. 400 MIL É, AO MEU VER, AINDA MUITO DINHEIRO. HJ ELE ESTÁ JOGANDO UMA PARTIDA E É SUBSTITUIDO – E NECESSARIO – AOS 25/30 MINUTOS DO 2º TEMPO. APÓS RENOVAR E CONSEQUENTEMENTE A IDADE IR APERTANDO MAIS, COM CERTEZA AS SUBSTITUIÇÕES SERÃO MAIS FREQUENTES.
    QUAL SANTISTA DE VERDADE NÃO GOSTARIA DE VÊ-LO SE APOSENTAR NO PEIXE? ACREDITO QUE A MAIORIA. MAS TEMOS QUE DAR APOIO AO NOSSO NOVO PRESIDENTE, MODESTO JR.
    NADA DE ASSUMIR COMPROMISSOS QUE NÃO POSSAMOS HONRAR. ESSE NEGOCIO DE DIZER QUE PAGA E NÃO PAGA, NÃO É ADJETIVO DE MEU SANTOS QUERIDO. PRA CIMA DELES SANTOS!!!

  • Luiz Bastos

    Valdomiro
    Bom dia. Infelizmente não é somente Santos e Corinthians que estão endividados. São todos os grandes clubes brasileiros. Veja isto (valores ligeiramente arredondados):
    Corinthians: 1.100.000.000,00 (considerando Itaquerão)
    Botafogo: 850.000.000,00
    Flamengo: 700.000.000,00
    Vasco: 600.000.000,00
    Atlético: 490.000.000,00
    Fluminense: 440.000.000,00
    Grêmio: 385.000.000,00
    Santos: 375.000.000,00
    São Paulo: 345.000.000,00
    Palmeiras: 335.000.000,00
    Internacional: 280.000.000,00
    Cruzeiro: 255.000.000,00
    1) Não dá para fazer loucura para segurar o Robinho. O acordo que ele fez com o Milan para a sua liberação, sem sequer avisar a diretoria do Santos, foi a maneira que ele encontrou de fazer um leilão agora (leva quem pagar mais). Se o Santos adquirisse os direitos econômicos dele, ou ele aceitava um salário menor que 1.000.000,00 (parece que é a pedida dele) ou seria vendido, dificultando a aquisição por outro clube. Do jeito que ele fez, por baixo do pano, o Santos tornou-se refém dele. Não merece esse salário, pois não está conseguindo ou não quer jogar os 90 minutos. Amor ao Santos, piada, amor teve o Juninho Pernambucano pelo Vasco, que recebia um salário irrisório e jogava com vontade. Não falamos que ele deve fazer isso, mas tem que baixar bem essa pedida. Deve, sim, ser valorizado o Lucas Lima que é o motor do time, recuperado o Gabriel (atualmente em baixa), dar oportunidade ao Rafael Longuine e Diego Cardoso. Essa diretoria, também, tem que acabar com essa tese de trabalhar com jogador acima de 30 anos, invertendo o que sempre ocorreu no Santos em épocas de títulos, que é a utilização dos jogadores formados na base.
    2) quanto à espanholização do futebol brasileiro, os clubes tem que “peitar” a RGT (que atualmente manda no futebol brasileiro). As cotas deveriam levar em consideração:
    – índice técnico (60% do total)
    – tamanho da torcida (20% do total)
    – valor minimo para cada clube (20% do total)
    Com isto os times se fortaleceriam, teríamos jogos melhores, os patrocinadores teriam interesses em mais clubes e não ficaríamos com esse mesmice (Flamengo e Corinthians). O IBOPE de todos os grandes de São Paulo é praticamente igual (a RGT é que fantasia pra justificar e enfiar goela abaixo de todos o que ela quer)

  • Lázaro

    OS GRANDES ADVERSÁRIOS DO SANTOS FORAM SEUS ADMINISTRADORES… ESTES NÃO FORAM SUPERADOS PELO TIME DA BAIXADA… E MAIS UMA VEZ O SANTOS TOMA GOLPE DA ADMINISTRAÇÃO… A RENOVAÇÃO COM ESSE RICARDO OLIVEIRA FOI MAIS UM GOLPE AO SANTOS FC… ESSE JOGADOR DEU UM CHAPÉU NO SANTOS AO SER ARTILHEIRO DO INSIGNIFICANTE PAULISTA E CONSEGUIU CONVENCER OS INCOMPETENTES DIRIGENTES SOBRE SEU FUTEBOL… SER ARTILHEIRO NO PAULISTA NÃO QUER DIZER NADA.. DEPOIS QUE RENOVOU, ESSE JOGADOR SIMPLESMENTE DEIXOU DE JOGAR BOLA… DEVE ESTAR SE DEDICANDO MAIS Á ATIVIDADE RELIGIOSA… COM 300 MIL NA CONTA E NÃO TER O COMPROMISSO DE RETORNO É PERFEITO…. NOS ÚLTIMOS TRÊS JOGOS COM ESSE CARA O SANTOS JOGOU COM DEZ… COMO TEM TOPEIRAS NO FUTEBOL!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Lázaro

    O cara que admite Geovanio, Chiquinho, David Braz e Valencia como jogador de futebol não sabe nada da coisa… Tem gente que sabe muito mais que os dirigentes que contrataram esses jogadores, trabalhando de servente de pedreiro… Como é nojento ver esse Giovanio jogar!!!!! É a expressão… a explicitação da burrice nos gramados… O cara pode fazer 1.500 gols, mas se joga bola sem consciência, sem inteligência e sem capricho nos passes, pra mim, ele é cabeça de bagre qualificado… E esse Robinho??? Se renovarem com ele, pagando mais que 300 mil, será mais um espetacular chapéu nos espertos dirigentes do time da baixada… Eu não pagaria nem um puto… Não gosto desse cara como jogador de futebol… É um firuleiro xarope que raramente dá um passe que presta… O cara dá dois passes e erra três… Ele só se dá bem quando pega um otário na marcação que dá espaço pra ele fazer suas gracinhas… Na hora que ele achar um zagueirão brucuto, daqueles que joga bola com marreta, ele vai se dar bem pra valer…

  • Boa Tarde,Realmente a antiga Gestão deixou o Santos numa situação lastimável a a cada dia chega mais um pepino a ser resolvido, mais o presidente atual, apesar de não ter votado nele acabou de acertar todos os salários e direitos de imagens dos jogadores e outra coisa o Robinho nasceu e cresceu no Santos o Guerreiro não e sua entrevista foi mais preparada pela sua advogada, mais no fim ele falou que com o Santos ele tentará tudo e que quando joga joga como torcedor, então só mesmo se não der.Agora fico muito triste quanto essa espanholização ( devido a essa Globo que vai se arrepender amargamente) os outros clubes deviam se reunir e fizessem uma liga nova sem os dois e os dois que jogassem entre eles até que a globo se consentizasse que eles não jogam sozinhos, os outros também precisam ter bons jogadores pra poder brigar em igualdade. Outra coisa enquanto a Turma da Bola da Camara não votar a Lei de responsabilidade fiscal dos presidentes de clubes e responsabiliza-los (muitos estariam presos e seriam obrigados a devolver as burradas cometidas), caso contrario eles continuarão fazendo o que lhes der na cabeça sem ligar para o dinheiro do clube.

  • cea anacleto

    mania que vcs tem de ficar comparando guerrero com jogadores brasileiros. eu como corintiano, acho que robinho é craque, além de ser meu conterrâneo. guerrero é um jogador comum, fez um gol do título, como o Tite era técnico. era o momento do timão, e quem tivesse ali, ganharia. Ontem na transmissão, um torcedor idiota, perguntou ao idiota do neto, qual dos dois era o melhor centroavante no país, fred x guerrero, vejam se pode? na frente deles, tem o ricardo oliveira, nilmar e até o pato. Então, parém de ficar fazendo matéria idiota e sem nexo.

  • LANCE

  • jorji

    Oitocentos mil por mês, deixa ir para o Flamengo ou quaisquer outro clube, melhor contratar três de 270 mil, muitos bons jogadores virão correndo para assinar contrato, é óbvio que Robinho é um ídolo santista muito mais identificado com o clube santista do que Guerrero, que sequer é brasileiro, gostaria que permanecesse no Santos, mas não temos condições de pagar esse valor, além disso ele já tem 31 anos, contrato no máximo de dois anos!

  • Eduardo

    O torcedor corinthiano lembra bem q no 1º semestre do ano passado, Guerrero não fez nada. Só melhorou um pouco (bem pouco) no 2º semestre. Este ano esteve bem até o time todo desandar. Mas não tá fazendo diferença no momento atual. O cara já tem 31 anos. Quem garante q se renovasse, manteria um nível aceitável pelos próximos 3 anos? É muito arriscado. C/ a idade pesando, ganhando seus milhões, certamente poderia se acomodar. Pra q se arriscar se machucar gravemente. Poderia fazer aquilo q o Vampeta perpetuou, fingir q jogava. O Corinthians tá certíssimo em dispensá-lo, só errou o momento. deveria ter sido logo após o Mundial. na ocasião, c/ boa parte do elenco valorizada pelos títulos, era a hora de negociar todo o elenco e contratar outros pra substitui-los. Sou a favor de renovação de elenco a cd 3 anos. É um bom período pro jogador ficar. Dá pra conseguir entrosamento suficiente pra conquistar títulos, e depois de valorizados, vendê-los c/ lucro. Além de Guerrero, outros como Renato Augusto, Jádson, Fábio Santos e Ralf deveriam ter sido negociados e Christian, Love e o próprio Tite jamais deveriam ter sido contratados. Jogador caro não é sinônimo de sucesso. Sempre disse q o clube devria agir exatamente como o Goiás está fazendo agora, não negociar c/ empresários jamais, somente c/ o próprio atleta

  • Quando o timão ganhou o mundial
    Não era hora de contratar o pato por
    42milhões era hora de investir na base
    Começar a abrir caminho para piazada.
    Mas achou que era um Barça ou um real
    Da vida.O clube demora 4 ou 5 anos para se
    Reerguer e consegue chega o mario gobi ea
    Cúpula e acabam com tudo em um ano.Eo
    Pepino fica para o próximo ou seja minha
    Divida é sua herança.

MaisRecentes

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo

As lições do ‘aspirante’ Carille no senso comum



Continue Lendo

Luxa vive um longo crepúsculo dos deuses



Continue Lendo