Ricardo Oliveira, o homem que prometeu e cumpriu!



ricardo oliveiraFOTO: Ricardo Saibun/Santos FC

Ricardo Oliveira prometeu e rapidamente cumpriu. O atacante aceitou um tímido contrato com o Santos, de tiro curto, para provar que sua técnica e tino de artilheiro não eram peças de museu, lembranças de um passado que anunciava se distanciar. Para a realidade do jogo atual, com o nome que tem, aquiesceu em receber um salário bem abaixo e firmar um vínculo minúsculo a fim de mostrar que ainda tinha lenha pra queimar. O clube alvinegro, em situação financeira periclitante, abraçou a causa e o resultado veio rápido. O jogador “viu, veio e venceu”, forçando o Santos a rapidamente discutir a prorrogação do contrato, agora em grau de equivalência com a realidade, e evitar perder o camisa 9. É um desses casos em que autoconfiança, disciplina e disposição tornam-se poderosos aliados no esporte.

O interessante aqui é notar a franqueza de sua postura em um mundo, o do futebol, em que o delírio provocado pela fama e pela fortuna tem sido a regra. Podemos opor o caso de Ricardo Oliveira ao do chileno Valdivia, que não mostra disposição para admitir que não vale o custo-benefício ao Palmeiras e, na esteira dessa admissão, buscar sua recuperação. Ao perceber que o mercado brasileiro o olhava de soslaio, cheio de desconfiança, e sabedor, mais do que ninguém, de sua condição física e técnica, Oliveira jogou às claras. Deem a chance, e provarei que posso ser bastante útil! Ao contrário, o palmeirense, apelidado de Mago, dá entrevistas como se viesse de série impecável de atuações e não passasse pela rotina de ausências por renitente presença no departamento médico. Assim como o santista, conhece seu talento, mas faz uma tradução péssima do mundo real e se desgasta.

Vice-artilheiro do Paulistão, e com enormes chances de assumir a ponta dado que o primeiro colocado não jogará mais, Ricardo Oliveira colecionou bons números e desempenho em pouco tempo e fez dos elementos mais persuasivos que palavras. Hoje facilmente se encaixaria em qualquer equipe brasileira, percepção impensável dois meses atrás. Obteve esse reconhecimento com desempenho, não com saliva. O temor em relação a seu estado atlético, por exemplo, virou pó. Corre bastante, não desfalca o time – jogou em 15 das 16 partidas da temporada – e faz gols. Com atacantes muito ágeis ao lado – Robinho, Geuvânio e Gabriel –, a química tem sido boa e o Santos, que aparecia no início do ano como dos menos cotados, agora é candidato ao título paulista e promete um ano positivo.

O atacante ainda não firmou a extensão do contrato com o Santos e já há clubes salivando em volta. Não dá para dizer que faz jogo duro, mas certamente tenta agora uma negociação dentro de novos parâmetros. Já se disse grato ao clube pela oportunidade oferecida para “ressuscitar” em solo nacional e a tendência é que acabe permanecendo. Já disse que não quer “criar modinha” ao referir-se ao caminho adotado para retonar a um grande time. A verdade, porém, é que deu um belo exemplo de que a transparência e a inteligência tornam as coisas mais fáceis em tempos de muitos vernizes.



  • Ataide

    Consta que esse atleta bateu nas portas de todos os “grandes” paulistas e só ouviu “NÃO”. O Santos confiou na sua potencialidade e, apesar da idade, deu-lhe chance de mostrar que ainda dá caldo. O resultado foi ótimo. Agora, na renovação, ele não deve sugar o Santos e o Santos não deve explorá-lo. Que façam um bom acordo e que ele encerre a carreira com glórias no glorioso Santos.

  • jorji

    O campeonato paulista não serve de parâmetro para se avaliar, é óbvio que o Ricardo Oliveira sempre foi um grande centroavante, patamar de seleção brasileira, mas com 34 anos, o teste mesmo vai ser o brasileirão, uma competição bem mais forte e disputado que o paulistão, compensa sem dúvidas o Santos renovar com ele.

  • Antonio Costa

    O tema e bastante interressante e oportuno. O Ricardo Oliveira, foi tudo isso e muito mais…gostei muito da sua postura como homem e atleta, coisa rara nos dias atuais. So espero, que ele continue com essa mema postura a servico do Santos Futebol clube. Boa sorte!!!

  • Patureba

    Mais agora ele quer se aproveitar da ocasião, e fica demorando para renovar pedindo salarios absurdos e não valorisando o Santos que acreditou nele e deu a oportunidade dele mostrar o seu potencial; enquantos outros clubes não interessarão . Agora é hora dele dar valor tambem á quem o acolheu .

  • Bom dia!
    Jogador veterano e fazendo gols, mas o clube não pode pagar acima do teto salarial. A maioria dos clubes brasileiros estão quebrados, mas infelizmente a midia paulistana só cita o SFC negativamente e tudo por conta de altos salários e contratações desastrosas, que em muitos casos não valem tudo isso. Aqui é Brasil e não Europa, onde a realdiade é outra.
    Ou os clubes brasileiros voltem a realidade salarial para jogador e técnicos ou vão se quebrar de vez!

  • Concordo! Um joga de caracter…..

  • emilio

    Boa postagem Neto! É bem por aí!.. Gostaria de junto com Ricardo Oliveira, incluir Robinho, mentor de sua vinda e de Elano, que estaria no mesmo patamar não fosse a incompetência de enderson moreira. Pois precisaria ter jogado para crescer fisicamente e acompanhar o rítimo dos demais. Elano mesmo assim será fundamental nos jogos finais com sua larga experiência! Ainda no grupo, cara 100%, tambem ídolo do torcedor santista e jogando o fino da bola está Renato…

  • SANTÃO

    O sr M.Roma demonstrou interesse na permanência dele, e ele também. Não sei o que está pegando? Valores, tempo de contrato ou o que mais? Quanto ao Lucas Lima, infelizmente o incompetente Odilio só comprou 10% do passe dele, e preferiu gastar com um pangaré um soma milionária, e deu no que deu.
    E quanto ao nosso ídolo Robinho, esperamos que consigam acertar a permanência dele, que tb não será fácil. Missão difícil, mas acredito que pelo menos 2 fiquem , Robinho e R.Oliveira. Tem que se mexer e achar uma solução barata e boa, que já foi adotada várias vezes na história do Glorioso Santão.

  • herrera

    Ricardo Oliveira, a reportagem mostrou bem a diferença dele do alucinado, atrapalhado, aloprado Valdívia. Deixe essa porcaria, que se acha craque, com o Guarani da capital, time de segunda divisão, que é o seu lugar.
    O RIcardo é integro, honesto, mostrou o seu valor, só espero que essa diretoria não espere muito, senão perderá o atacante e se isso vier acontecer, não adianta crucificar o Ricardo, pois já era para ter renovado e ficam enrolando

  • claudio

    Boa noite !!!

    O Ricardo Oliveira, tem que renovar logo com o Santos !!!
    Ele joga muito, vai dar muitos frutos para o Santos!!!
    Seremos campeão Paulista , Copa do Brasil , campeão Brasileiro e Mundial !!! Temos que pensar alto a final somos Santos sempre Santos!!!

  • Isso mesmo. Carater é coisa que infelizmente está em extinção. Mas ainda existem Homens.
    Com H maiusculo mesmo, para o bem da humanidade.

  • Altran

    SE O CAMPEANATO PAULISTA NÃO SERVE COMO PARAMETRO PARA AVALIAR O RICARDO OLIVEIRA.., QUE ESTAVA PARADO !!

    E O QUE DIZER DESSE MONTE DE PERNAS DE PAUS,,,, QUE VOCÊS FICAM ELOGIANDO EMMMMMMMMM ???

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo