Santos e Verdão – Quem os viu, quem os vê…



palpalTorcedor palmeirense sofreu na última rodada do BR-2014 (FOTO: Ari Ferreira)

Há pouco mais de um mês, precisamente no dia 7 de dezembro, o Palmeiras livrou-se do seu terceiro rebaixamento em 12 anos na bacia das almas. Naquela tarde de domingo, o Santos superou o Vitória por 1 a 0 e salvou seu rival alviverde – um empate no jogo em Salvador também serviria para o Palestra. O alívio palmeirense, que teve mais vaias que festa na novíssima arena, acontecia ao largo da indiferença santista. O Peixe apenas cumpria tabela em uma temporada em que não conquistou título, mas passou raspando: foi vice-campeão paulista e semifinalista da Copa do Brasil. Esteve a pique de eliminar o festejado Cruzeiro na competição nacional. O sonho foi por terra após uma lambança do zagueiro Bruno Uvini quando a equipe vencia por 3 a 1 na Vila Belmiro. O resultado, patrão comum na crítica do futebol, engana quando o olhar vai mais a fundo. Esta semana, os clubes retomaram as atividades e com os ânimos de sinal trocado.

O Santos vive uma crise financeira robusta, devendo salários, e com o novo presidente, Modesto Roma, tentando explicar o inexplicável rombo no caixa – herdado da gestão que o precedeu. O Palmeiras, por sua vez, vai para o segundo mandato de Paulo Nobre com outra perspectiva, refazendo o elenco, tentando ousar no mercado e com o caixa, ao que consta, em dia. Os dois clubes apresentaram novos diretores e o discurso explicita como a perspectiva mudou de mão. Alexandre Mattos, que assumiu a diretoria de futebol do Palmeiras com status de estrela (astro, para fazer jus ao gênero) depois de atuação grandiloquente no Cruzeiro, vinha costurando reforços mesmo antes de assumir, ainda com contrato em Minas Gerais. Classificado como “agressivo no mercado” por Cícero de Souza, gerente de futebol do clube, pontuou que um dos trunfos que usará para seduzir bons jogadores é o fato de o Palmeiras pagar em dia. Algo raro na conjuntura atual da bola nacional, bem sabemos.

robinhoPeixe tem melhor base, com Robinho, mas vive situação financeira crítica (FOTO: Ivan Storti)

Com um time-base superior ao do rival, o Santos mostra mais comedimento. O fator primordial não é a qualidade da equipe, que tem carências evidentes, e sim o caótico quadro financeiro que impede de honrar os compromissos em dia, como faz o rival. O ex-jogador Clodoaldo, que ressurge no clube como consultor do diretor-executivo Dagoberto dos Santos (uma espécie de Alexandre Mattos do Peixe), deu a suposta solução, clássica no caso santista: apostar na base. – Eu diria que essa não é a solução apenas para o Santos, mas para o futebol brasileiro como um todo – disse à ESPN Brasil. Em 2002, tempos de vacas ainda mais mirradas, o Santos viu-se forçado a apostar na molecada. Marcelo Teixeira, tutor de Modesto Roma, era o presidente na ocasião e viu os diamantes Robinho e Diego, ainda brutos, serem lapidados rapidamente e encerrarem um jejum de 18 anos sem títulos. As tradicionais safras de Meninos da Vila, iniciadas com a turma de 78 sob a égide de Chico Formiga, viraram mantra no clube litorâneo quando o cinto aperta. O problema é quando a vocação santista, tão celebrada pelo ex-presidente Luis Álvaro como expressão de um DNA, vira muleta para encobrir erros administrativos que deixam o clube no vermelho. A solução que se quer recorrentemente mágica vem sem que se escancare as entranhas. Era preciso explicar como o clube que conquistou a Libertadores há três anos e meio e ficou com seu maior jogador pós-Pelé por um bom tempo com custo baixo, explorando sua imagem, está com as contas pútridas.

Os recentes times do Palmeiras têm lembrado as engenhocas que o Santos teve em parte dos anos 80 e 90. Não são poucos os palestrinos que classificam a equipe do ano passado como a pior de todos os tempos – justo quando comemoraram o centenário (!!!). Neste século, os santistas acostumaram-se a gritar “é campeão” como jamais se poderia supor. O oposto do Palmeiras, que levantou taças de forma rara, muito abaixo de sua grandeza, e visitou duas vezes a Segunda Divisão. Olhar como os dois iniciam a temporada presente é jogar a toalha do óbvio. Os palmeirenses têm uma nova casa e, sem entrar no mérito da divisão de receitas com a construtora, festejam esse salto para o futuro. O Santos segue emperrado nos projetos de uma nova Vila Belmiro, não tem um projeto claro de como explorar sua sui-generis condição de clube de duas cidades e vem colecionando ano após ano médias ridículas de público. O borderô de alguns jogos de 2014 indicaram déficit, condição que é uma espécie de haraquiri financeiro.

Para completar a ironia do cenário, o Palmeiras inicia o ano com Oswaldo de Oliveira no comando. Justamente o técnico demitido do Santos quando fazia um bom trabalho e com perspectivas de evolução. As inúmeras escorregadas de Paulo Nobre deixaram o Verdão em apuros no ano passado, mas agora o dirigente dá mostras de que o rumo pode ser outro. Na Baixada, o clima é de apreensão. Tudo pode cambiar rapidamente, as coisas no futebol costumam ser de transitoriedade relâmpago. Mas o fato é que Santos e Palmeiras entram na nova temporada com moldes bem diversos daqueles que nos acostumamos a ver em tempos recentes.



  • REINALDO DE BARROS

    Se vermos a situação do coríntias no momento não é diferente do Santos, salários e direito de imagens atrasadas e sem dinheiro para contratações, basta ver o caso DUDU, CONCA, RALF, GUERREIRO, renovações emperradas e contratações digamos FIADO para pagar la na frente porque o clube deve muito e não tem como pagar agora, o coríntias além de que tem que pagar uma parcela do arena no meio de ano em 80 milhões e não tem receitas, se cair logo na libertadores quebrará de vez, isso já era previsto desde 2011 com a nova arena, eles achavam que iam ganhar o arena da Fifa e Cbf, mas ninguém quis saber de doa-lo.
    E depois dizem que é o time mais rico das américas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ponta esquerda

    Arenas pertencem a investidores e são erguidas com dinheiro público. Os clubes locam seus escudos para deleite de mafiosos dirigentes que ocupam salas de vidros. Não serão belos (ou feios) gols que salvarão as finanças dos clubes e, sim, o gosto duvidoso do público musical, únicos candidatos a lotar um estádio nas próximas décadas. Especular sobre crises de somente dois clubes sem incluir todos os outros no mesmo destino parece exercício simplório de futurismo ou encomenda de menu provinciano para “matar” a fome de assunto onde não há mais história. O futebol acabou !!!

  • emilio

    Meu caro, voce continua precisando se informar melhor!. A dívida do Santos é maior apenas, entre os 04 grandes do estado, que a do São Paulo, que de acordo com o próprio presidente deve 30 milhões.. O Palmeiras deve mais de 100 milhões ao seu presidente Nobre, em espécie e em avais! O timinho deve mais de 700 milhões ao BNDS, acorda meu!

  • jonis

    Vamos ver se o palmeiras tem garrafas pra vender mesmo ou eh mais um papo pra enganar trouxas.Espero que eu teja enganado,mas ainda sou pessimista.

  • Bruno Costa

    Duas contratações que acabaram com o Santos!

    WALTER MONTILLO e LEANDRO DAMIÃO!

    Curiosamente, duas contratações na época do Odílio Rodrigues, curiosamente, unica gestão que atrasou salários, e empurrou o clube para o fundo do poço!

    FICA CLARO! Comandante ruim, embarcações naufragam! Olha o nosso País com a Dilma Rousseff como está indo, de mal a pior!

    Culpa de quem? Do Povo que coloca ele no trono! E da torcida do Santos que não faz nada pra mudar, age como se o Deus do Futebol fosse resgatar a mistica da camisa! VAI NESSA, VAI !!!!

  • REINALDO DE BARROS

    O PALMEIRAS TEM A PREVISAO DE RCEITAS MELHOR DO QUE O CORINTIAS ALEM DE QUE O ARENA ALIANZA FICOU 1/3 DO VALOR DO ARENA DO ENTULHAO E FICOU MAIS BONITO E MAIS MODERNO, É QUE PO PALMEIRAS ENVIOU TODO O ENTULHO DO QUE NAO PRESTAVA PARA O CURINTIAS QUE JA ESTA FALIDO, QUERENDO COMRPAR JOGADORES FIADO, MAS O TIME DO DUDU SABENDO QUE É CALOTEIRO NAO QUIS VENDER KKKKKKKKKKKKKKK

  • Guilherme peixeiro

    AMIGOS, ACABOU, TERMINOU UMA DAS MAIS BONITAS HISTÓRIAS DE UM TIME DE FUTEBOL, CLUBE DE UM PASSADO CHEIO DE GLÓRIAS, RESPEITADO E CONHECIDO MUNDIALMENTE, PAROU GUERRAS, GANHOU MUITO PRESTÍGIO E DINHEIRO NOS ÁUREOS TEMPOS DO FUTEBOL ARTE, COM UM ESQUADRÃO DE JOGADORES FORA DE SÉRIE, PELÉ, DORVAL, COUTINHO, EDU, CLODOALDO, ZITO, ORLANDO, CEJAS, RODOLFO RODRIGUEZ, DIEGO, ROBINHO, NEYMAR O ESPERTINHO, UM CLUBE ACOSTUMADO COM TÍTULOS E VITORIAS QUE NUNCA TEVE ESSE NEGÓCIO DE ATRASAR PAGAMENTOS DE JOGADORES E FUNCIONÁRIOS, FOI SÓ SE INSTALAR UM GRUPO DE MALFEITORES, IRRESPONSÁVEIS, VERDADEIROS PARASITAS APROVEITADORES, INCOMPETENTES, MAL GESTORES COM BENS ALHEIOS, UM conselho deliberativo PEQUENO COMO AS LETRAS, CONIVENTES COM TUDO DE ERRADO QUE ACONTECIA DENTRO DA VILA BELMIRO, CONSEGUIRAM FALIR O CLUBE E POR INCRIVEL QUE PAREÇA NUNCA CAIU PARA SEGUNDONA (B) MAIS INFELIZMENTE CAIMOS MORALMENTE COM TODOS ESTES MERDAS QUE ALI SE INSTALARAM DANDO UMA DE CARTOLAS MODERNOS, ESTE LAOR ME DÁ NOJO SÓ DE VER A CARA DELE, UM VERDADEIRO FALASTRÃO ESPERTO DEMAIS, TCHÁU SANTOS ATÉ NUNCA MAIS.

  • Boa Noite,Muito do que você escreveu está certo, agora todas as gestões de clube sempre deixam problemas o MT também deixou só que deixou para o Laor uma Base de time pronta aonde ele logo conseguiu os titulos e isso mascarou as burradas as contratações de apadrinhados em CLT de mais de 400, e desde o primeiro fechamento só conseguuiram fechar as contas sempre com resalvas porque as contas nunca fechavem, mais como o conselho era deles eles sempre disiam Amem.Tiveram o melhor jogador do Brasil( Neymar ) e não souberam aproveitar e só fizeram besteiras ( venderam mal e compraram pior ainda) e agora estamos perdendo jogadores importantes. Agora apesar do Arouca estar no seu direito ele me decepciona porque quando veio para o Santos o São Paulo não o queria o o Santos o reabilitou e ele havia prometido que sairia pela porta da frente, mais resolveu escutar o cafetão do seu empresário e outro que acho estranho é o Sr Paulo Nobre é outro canalha, pois o Santos os livrou de voltar para 2= divisão ( novamente) coisa que o Corinthins , o próprio Palmeiras já entregou o Santos Nunca.Agoraum cara que reclamou do presidente do São Paulo de tirar o Alan Kardek do Palmeiras e agora veio cantar o Arouca ( não para contratá-lo conversando com o Santos mais para exatamente dar esse golpe de entrar na justiça para que o dinheiro fique para ele e o empresário, só que agora entrou mais um o Luxa ( Briguem a carniça está ai ). Agora espero que este conselho que está entrando faça uma auditoria porque não dá mais de 400 milhões tenham simido assim.

  • UBATUBARÃO

    QUANDO VEJO OS NOTICIÁRIOS, PARECE QUE O SANTOS É O ÚNICO TIME QUE TEM DÍVIDAS, SALÁRIOS ATRASADOS, PROBLEMAS… NÃO ENTENDO ISSO, PARECE UM COMPLÔ DA IMPRENSA CONTRA O SANTOS. OS PROBLEMAS SÃO INEGÁVEIS E DIGO LAMENTÁVEIS, MAS TEM SAÍDA E SE O TRABALHO FOR CONDUZIDO COM SERIEDADE E COMPETÊNCIA, TUDO ISSO SE REVERTE.
    PRA ISSO, A COMISSÃO TÉCNICA TEM QUE APROVEITAR ESSE PAULISTÃO PRA DAR OPORTUNIDADES E SEQUÊNCIA AOS MENINOS, PRINCIPALMENTE ESSES QUE ESTOURARAM IDADE E ESTÃO ENCOSTADOS NO ELENCO. EMPRESTAR ELES A EQUIPES PEQUENAS SEM ESTRUTURA E AMBIÇÃO SÓ PREJUDICA A CARREIRA DELES.
    QUANTO AO PALMEIRAS, A PRINCIPAL CONTRATAÇÃO DELES FOI ZÉ ROBERTO. ÓTIMO, MAS JÁ TEM 40 ANOS. SE FOR PRA CONTRATAR JOGADORES MEDIANOS O SANTOS É QUEM TÁ FAZENDO MELHOR ENTÃO.

  • cassio farinacio

    Eu como Santista digo o seguinte a maior burrice da diretoria passada foi entregar o Neimar de graça para os catalães,outra coisa a demissão do Osvaldo foi outro erro esdruxulo, prova disso foi a decepcionante colocação em que terminamos.Espero também que nossa torcida de apoio
    ao trabalho do Enderson, que é sim um bom treinador. Só que o ano sera difícil e de muitos recomeços vale ressaltar o seguinte treinador não é magico.

  • Thiago

    jogador hj em dia ganha mais que time,,,ta errado isso…os clubes precisam acordar e não pagar salarios astronomicos…quer ganhar muito sai fora..

  • Fernando

    Se o Palmeiras não tem problemas financeiros porque o Nobre teve que injetar 100 milhões de reais do próprio bolso no clube ?
    Esta apenas se endividando mais. Quando o Nobre sair vai fazer a mesma coisa que o Marcelo Teixeira fez com o Santos, cobrar o emprestimo com juros e correção monetária.
    Você sabe fazer conta ? então explica como o clube vai gerar receita se não revela mais bons jogadores pra vender, não tem bons patrocinadores e a WTorre vai abocanhar praticamente toda receita da arena nova nos próximos 20 anos ?
    Uma hora isso tudo vai implodir, assim como já esta implodindo nos outros clubes.
    O futebol brasileiro esta decadente, falido e cada vez mais desinteressante.
    Os grandes patrocinadores estão fugindo dos clubes e a audiencia em geral esta caindo, tanto nos estádios quanto na TV. Não conseguem mais vender o campeonato brasileiro nem pra países da America Latina.

  • jorji

    Supostamente entraram 450 milhões de reais somente na venda de jogadores nos últimos 11 anos, muito estranho.

  • patureba

    O Santos livrou o Palmeiras de mais um rebaixamento ganhando do Vitoria, porque se o Santos tivesse perdido o Palmeiras estaria na segundona, ai eu queria ver se o Arouca e o Aranha estaria doido pra ir jogar lá, o agradecimento do Palmeiras com o Santos é aliciar seus jogadores como está fazendo com o Arouca e o Aranha; oferece altos salarios, mais depois eu quero ver é dar conta de pagar.

  • PAMERDA PAGUE O PAULO NOBRE 150 MILHÕEIS DE REAIS MUITA GRANA .

  • patureba

    Sera qual o motivo que todo jogador que entra na justiça contra o Santos está indo para o Palmeiras, só pode ser aliação.

  • alexsandro

    O certo é que, nesta atual situação o Palmeiras larga na frente no quesito organização e planejamento, Paulo Nobre parece ter aprendido a lição. Já o futuro nebuloso do Santos é reflexo unicamente dessas gestões sangue sugas, se espera aparecer um jogador da base que chame a atenção e ganhar rios de dinheiro com sua venda e depois quando ele sai é nessa situação que fica o clube, grande em sua história mas nanico na forma de se valer da sua marca e importância no cenário nacional. Serão três anos de muito sofrimento com esse clube “modesto”.

  • Boa Noite,Gente temos que exigir que façam Auditoria de como foi formada a TEISA como eles forjaram a compra do Neymar ( os 5% aum preço baixissimo num dia e no outro triplicaram o passe) e como eles entraram em 20% na venda de todos os jogadores mesmos os que tivemos prejuisos, isso porque a maoiria dos que estão entrando são todos que eram da TEISA e exatamente eles estavam´preseonando o Arouca porque queriam receber os seus 61% a que tinham direito ( ESSES SÃO OS SANTISTAS QUE O LAOR FALOU QUE VIRIAM AJUDAR O SANTOS MAIS SÓ ESTÃO NÓS FERRANDO) Auditoria a esses salafrarios que deixaram o clube chegar a esse ponto.Agora essa gente tem que ser punida .

  • A situação do SANTOS é dilicada,mas a do cúrintia,framengo,florminense, bambi são paulo e do próprio parmeirinha,inter, galinha de beloh,sem citar vasco e botafogo, desse brasil de letra minúscula,por ventura é diferente,imprensa sensacionalista?

  • Bola pra frente, o Santos tem que valorizar a sua base mesclado com jogadores experientes que provaram que amam o clube nesta difícil situação financeira, os verdadeiros ídolos santistas nunca nos deixaram (Pelé, Clodoaldo, Zito, Coutinho, Serginho Chulapa, Pepe, Robinho, Renato, Elano, Ricardo Oliveira). A mescla de jovens talentos com jogadores experientes é a fórmula que sempre dá certo (na época do Pelé, tínhamos Gilmar, Mauro, Luizinho). Devemos deixar os mercenários de lado, eles nunca farão parte da nossa história, o Clube fala mais alto, é a eternidade de um ídolo, cada um faz a sua história.

  • marcos

    Pessoal, vocês esqueceram do TIAGO RIBEIRO, pagaram mais de $ 14 milhões para um jogador mediano e com mais de 30 anos !!!???

  • valmir rocha

    Queridas sardinhas, por estar meio sem tempo, peço ajuda a sir Augusto dos anjos para mandar um recadinho:

    Acostuma-te à lama que te espera!
    O homem, que, nesta terra miserável,
    Mora, entre feras, sente inevitável
    Necessidade de também ser fera.

    Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
    O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
    A mão que afaga é a mesma que apedreja.

    Salvaram o PORCO, sifu……

  • valmir rocha

    Caríssimo colunista, toda mentira tem um pouco de verdade, e vice-versa.
    Digo isso diante do comentário sobre o time-base do Santos ser superior ao do Palmeiras.
    Levando em consideração que Aranha, Dracena, Mena, Arouca, Damião (mesmo não tendo mostrado nada) já estão fora, de que base você fala? Sou Palmeirense e a decadência do Santos não me alegra, muito pelo contrário; me remete aos tempos de Gilmar, Carlos Alberto, Mauro, Rildo, Zito (Clodoaldo), Lima, Mengálvio, Pelé, Coutinho, Pepe, Edu, Toninho, e outros e mais outros. Com o Palmeiras, o Carandirú E.C, os Bambis, com o Botafogo do Rio então…, nada é diferente. É lamentável o que vem acontecendo ao nosso futebol.

  • CONCORDO QUE ESTA ÚLTIMA ADMINISTRAÇÃO DO SANTOS FOI A PIOR DE TODA A NOSSA HISTORIA MAS, ISTO QUE ESTES ATLETAS ESTÃO EXIGINDO NA JUSTIÇA É UM ABSURDO!!ATLETAS QUE GANHAM FORTUNAS QUE NINGUÉM GANHA NO BRASIL SOLICITAR LIBERAÇÃO NA JUSTIÇA POR UMA DIFICULDADE MOMENTANEA DO SANTOS QUE SEMPRE FOI SÉRIO E AGIU DE BOA FÉ COM TODOS ESTES ATLETAS??? A JUSTIÇA DEVERIA INDEFERIR TODOS ESTAS AÇÕES E BUSCAR UM ACORDO ENTRE AS PARTES SEM PREJUDICAR NENHUMA DAS PARTES!!

  • se a merda do meu santos tivesse perdido pro vitoria pelo menos o arouca nao seria assediado e os porquinhos estariam na segundona de novo,mas o santos quis dar uma de BAOZINHO nao afetar um rival agora olha o troco que recebemos por ajudar um time que gosta de cair…

  • É inacreditável ouvir o sr. odílio rodrigues desejar, cinicamente , felicidades ao SANTOS FC , depois de ter arrebentado com as finanças e o nome do clube. Com a maior cara de pau , esse mastodonte , diz que prefere não se pronunciar porque em MOMENTOS DE CRISE qualquer COISA dita só pode piorar a própria COISA. E surpreendentemente , o Sr. Modesto Roma, não se manifesta . Fica quietinho, quietinho , como quem dá razão ao fabricante da COISA TODA. Pois só esse sujeito é o responsável pelo CAOS agora instalado na Vila Belmiro. E como para encerrar com chave de ouro, não satisfeito com a sua terrível herança, dá o pinote , deixando para trás os salários atrasados e as maiores fatias das principais promessas do SANTOS negociadas com a Doyen, em período proibido para tal tipo de negociação. E com certeza ainda dando risada por mais estas artes.
    Depois de tanto despautério só me resta perguntar : – . Será que o novo Presidente, o novo Comitê de Gestão e o Conselho Deliberativo , vão deixar a coisa por isso mesmo ? Sem investigação, sem apurar as responsabilidades pelos graves crimes cometidos ? Sem chamar à razão os autores de tanta irresponsabilidade ? Sinceramente, não acredito . AODITORIA JÁ !

  • sem dinheiro, sem time, gramado da vila em péssimas condicões, contratacões de veteranos no fim de carreira, começo será muito difícil mesmo… teremos que ter muita paciência com esses guerreiros que acreditam no clube e continuarão a honrar as cores da nação santista… agora sr. Leandro Damião, Arouca, Mena e aranha vão tarde, pois se esqueceram que ganham uma fortuna e sempre receberam em dia e que em inumeras falhas cometidas que resultaram em pontos importantes para o clube mesmo assim o clube acreditou e deu votos de confiança, pois dificuldades todos temos, até mesmo os clubes, se esqueceram!!!!! e o senhor Damião o que fez pelo clube, agora quer processar e quer indenização, contrato é contrato concordo… mas teria que ter o mínimo de vergonha na cara…

  • agora essa nova diretoria tem que parar de ficar justificando as dificuldades financeiras atribuindo a antiga gestao, teriam que esbravejar qdo eram a oposição, agora não adianta mais…
    vamos focar em alternativas para salvar o clube dessa situação delicada, vamos trabalhar…

  • RAMON

    Parabéns!!! É gratificante saber que existem profissionais capazes de chamar a atenção do leitor atento. Chato é perceber que os idiotas ainda são os maiores formadores de opinião. Fazer o quê né??!! O povo ainda tem aquilo que merece, tanto em matéria política, quanto no dia-a-dia que os “fortalece”!!!! “Terra Braziles”… e pra quem não pode pagar um pouco mais, vai uma 51 mesmo, que dizem ser “uma boa idéia”!!!

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo