Quando Edson pisa feio na bola



Pelé é o maior de todos. O atleta do século XX! Um mito! O jogador de futebol mais completo que já existiu. Fez gols de todas as formas possíveis e imagináveis. É o Deus do esporte mais popular do globo terrestre. Até mesmo gols perdidos seus viraram obras-primas, poderiam figurar em pinacotecas de quadros vivos da bola, como o drible da vaca no uruguaio Mazurkiewicz. É uma figura adorada, idolatrada, salve, salve! Seu jogo foi perfeito, infalível, de mais de mil gols, mais de mil socos no ar, mais de mil glórias. Milhares de palmas são insuficientes. Vida longa ao Rei!
Ufa… Depois deste necessário preâmbulo para falar do maioral da bola, peço vênia à majestade para referir-me à sua face humana, Edson Arantes do Nascimento. Este, ao contrário daquele, erra, faz parte dos mortais. Pisa na bola, coisa que, se fez alguma vez no gramado, Pelé logo corrigiu com um gol de letra, de primeira, esquerda ou direita, cabeça ou qualquer outra forma do seu infinito repertório concedido pela genética ou por alguma divinidade que o escolheu a dedo. É preciso antes idolatrar Pelé – uma redundância diante da história – para poder então criticar as opiniões de Edson, algumas bastante controvertidas. Sem deboche, pois mesmo com a distinção de figuras Pelé e Edson habitam o mesmo ser. Aproveito aqui a separação que o próprio sempre fez entre o homem Edson e o jogador Pelé. Diferença que ajuda a aliviar culpas, como a deste escriba, fã ardoroso de Pelé e que, assim, sente-se mais confortável para discordar de Edson sem trair suas mais arraigadas paixões.

Edson, um negro que, na pele de Pelé, conquistou o Brasil e o mundo, não viu com bons olhos a reação do goleiro Aranha aos insultos racistas que recebeu. Para sustentar seu argumento, lembrou, vejam só, de Pelé, seu alter ego, que, segundo ele, ouviu muitos xingamentos do tipo na carreira e não reagia porque se o fizesse pararia uma quantidade enorme de jogos. Então deveria tê-lo feito. Imaginem se nas décadas de 60 e 70, no seu auge, o maior dos jogadores se revoltasse ao ser chamado de “macaco ou crioulo” e forçasse a paralisação desses jogos? A repercussão, mesmo em tempos bem menos midiáticos, seria provavelmente ainda maior que a do goleiro. Caso se recusasse a jogar enquanto ofendessem sua dignidade, Pelé teria durante sua brilhante carreira erguido uma bandeira com ressonância talvez maior que o famoso clamor para que o país olhasse para as crianças pobres, feito após a marcação do milésimo gol, no Maracanã. Imagine o que não contribuiria para a causa do combate ao racismo uma postura dessas vindo de um  jogador que todos queriam ver? Seria uma espécie de Martin Luther King de chuteiras ou um Mandela dos gramados.

Edson certamente não teve a intenção, mas acabou fazendo uma defesa da tolerância ao racismo nos estádios. Pediu que os atletas negros sejam cordeirinhos, meninos de engenho calados diante das línguas em forma de chibata dos ignóbeis que frequentam arquibancadas e estão por aí, nos recantos das cidades. Pelé fez gols de placa. Edson às vezes faz gols contra.


  • Silvio

    Perfeito Valdomiro e nada mais a acrescentar.

  • Concordo com tudo isso Valdomiro, foi muito bem dito.

  • Concordo com tudo isso ai,sem tirar nem por….

  • valdomiro

    AS VEZES AS PESSOAS NÃO ENTENDE UMA SIMPLES FALA . O PELÉ NÃO TOTALMENTE ERRADO
    EU ACHO QUE O ARANHA TINHA QUE DENUCIAR SIM,O ATO DE RACISMO , MAS ATRAVES DA
    JUSTIÇA NÃO FICAR BRIGANDO COM O TORCEDOR .NESSE CASO ACOBOU GERANDO MAIS ÓDIO
    AINDA ENTRE AS PESSOAS É SÓ FAZER UMA ANALIZE DO ACONTECEU COM AQUELA MENINA.E NÃO
    VEM VOCÊS COMENTARISTA DA DE MODERNINHOS QUE DESAFIO A TODOS QUE NUNCA COMETEU
    UM ATA DE RACISMO

  • luisinho

    Vejo a declaração do Pelé com a visão européia do assunto,muito coerente,existem xingamentos no estádio que ofendem muito mais uma pessoa do que ser chamado de negro,crioulo ou até mesmo macaco,burro é tão ou mais ofensivo e não tem consequência alguma.

  • marcos antonio

    Parabéns Pelé, falou tudo o que precisava ser dito, no que se refere ao futebol, se você fosse ligar para o que te falavam, você nunca seria o rei do futebol, chega de demagogia, chega de falso moralismo!

  • marcos antonio

    Que atirem a primeira pedra os idiotas que estão ai se postando de bonzinhos e de paladinos da justiça, que nunca xingaram um jogador adversário, seja ele negro, branco, ruivo, alto ou baixo, falsos moralistas! vao se ferrar

  • Excelente este seu post, sou santista de coração, e concordo com o Maradona, não queria dizer isto já mais, mas diante de tudo sou obrigado a concordar com o Maradona quando diz ( O PELÉ CALADO É UM POETA), Perfeito o Argentino, Mais perfeito foi o Sr. Valdomiro em suas gloriosas palavras, concordo com tudo, e acho também que essa bandeira o seu Edson arantes do nascimento perdeu uma enorme oportunidade de ergue-lá…

    Não só o Aranha, mas todos nos de cor negra devemos nos manifestar sempre que fomos ofendidos, e não importa se ira parar uma partida de futebol ou de voleibol, basquete, um metrô, um ônibus, uma van,táxi, ou o que quer que estejas em movimento, o que importa é o caráter e a coragem de encarar tudo e todos de frente assim como fez o nosso arqueiro ARANHA, é isso ai mesmo Goleiro, vc fez uma defesa não de só de final de copa do mundo, mas a melhor de todas, em defesa da honra e da dignidade, defesa está que o sr. Edson deveria ter feito a 20, 30, 40 anos atras, e que agora deveria aplaudir o nosso herói moderno que assim que o ARANHA tem que ser chamado daqui pra frente, a diretoria do santos futebol clube tem que erguer um busto em sua homenagem, não o fizeram para o Marcelinho Carioca, que ao meu modo de ver foram ridículo, e por que não agora erguer um bustos para o ARANHA

  • eu acredito que antigamente os racistas era mais comedidos não demonstravam tanto esse lado deles, então talvez Pelé não tenha sofrido tanto com xingamentos quanto os jogadores negros de hoje, e de repente em cima do Pelé eles não tinham coragem até porque se cutucassem a fera ele respondia em gols, mas eu não me lembro naquela época ofensas racistas nos campos.

  • Adão Rodrigues

    Pelé falou corretamente, voce Valdomiro, é que está distorcendo os fatos, querendo ser politicamente correto. Ninguém mais do que Pelé foi xingado e melhor resposta foi a que Ele, Pelé, Edson ou ET deu, ignorou e desfilou sua arte pelos campos do mundo todo. Só para lembra-lo meu caro jornalista, em um recente entrevista o grande ator Morgan Freeman perguntado sobre o que ele pensava sobre a instituição do dia do negro nos Estados Unidos simplesmente respondeu; “não acho nada” e emendou uma pergunta ao entrevistador assim: Você é judeu, você acha legal instituir o “dia do judeu”, isso vai mudar alguma coisa? O entrevistador respondeu o lógico, não. Ai Morgan terminou dizendo, “é isso, não muda nada, não ajuda em nada, isso não vale nada porque isso só ajuda a alimentar o racismo, o melhor resposta é ignorar que isso acaba rapidamente. Morgam Freeman, não nos esqueçamos é tão negro quanto Pelé, e igualmente é famoso e orgulhoso de sua cor.

  • Gustavo

    Chega de politicamente correto. A casa da torcedora foi incendiada hoje e isso ninguém diz. Por que essa garota esta sofrendo esse linchamento por parte dessa imprensa brasileira vendida? Isso tudo é muito ridículo. Parabéns ao Pelé por ter opinião própria ao invés de ser mais uma vaquinha de presépio comandada pelo ‘politicamente correto’.

  • Nosso povo sofreu tantas injustiças e crueldade no passado,muitas vezes no presente,e ainda mais essa,quantas vezes eu por ser moreno,criança era taxado de negro ,macaco,urubu,negro fedido e etc.é um desaforo chega.

  • Fábio

    Chamar um negro de macaco não seria o mesmo de chamar um gordo de baleia, um japonês de olho rasgado, um ruivo de ferrugem ? para ser sincero as pessoas só querer alfinetar sua aparência, agora escrevidão coisas assim já acabaram a muito tempo, os negros tem que ter orgulho de sua aparência e não se sentir mal com essas ofensas.
    As pessoas que vivem colocando drama nisso tudo que sustentam essas coisas.
    Luto para que um dia todos não forem classificados pela sua aparência e sim por serem humanos.

  • ME PERGUNTO TODOS OS DIAS SE O ATO DE RACISMO QUE ACONTECEU DURANTE UM JOGO DE FUTEBOL É DIFERENTE DO QUAL ACONTECE TODOS OS DIAS EM OUTROS LOCAIS……ACHO QUE REALMENTE ESTÁ MENINA COMETEU UM ATO TOTALMENTE ERRADO E ESTÁ PAGANDO POR ISSO…EU SOU NETO DE NEGROS E NEM POR ISSO ACHO QUE ESSE TIPO DE OFENSA ME DEIXA MAIS PARA BAIXO DO QUE ME CHAMAR DE FILHO DA PUTA…..POIS A MINHA MÃE NEM CHEGA PERTO DE SER UMA DESSAS MULHERES…..NÃO TO DIZENDO QUE SEJA CERTO CHAMAR ALGUÉM DE MACACO…..MAS ACHO QUE SE CONTINUARMOS A DAR MATÉRIA PARA ESSE TIPO DE XINGAMENTO A COISA IRA PIORAR……ASSIM COMO ACHO ERRADO O ATO DE A IMPRENSA FICAR DANDO BOLA A TAIS FERNANDINHO BEIRA-MAR, MARCOLA E ENTRE OUTROS BANDIDOS QUE PARA MIM NÃO DEVERIA ENTRAR EM MANCHETES ……O ATO JÁ ESTÁ SENDO PAGO PELA PESSOA QUE XINGOU O ARANHA E PONTO FINAL….QUEM NUNCA XINGOU ALGUÉM DE ALGUMA MANEIRA RACISTA….OU PELO ATO RELIGIOSO COMO “CRENTE DE MERDA” OU COMO “FUNCIONARINHO DE MERDA”…..COMO SE DIZ O DITADO – TODOS SOMOS IGUAIS – ATE NOS ERROS E ATOS ERRADOS………..É UMA OPINIÃO QUE TENHO SOBRE O ASSUNTO

  • Meu caro amigo nivaldo quem disse essa bobagem foi o romario(que morre de inveja do PELÉ ;quis marcar o milésimo de penalty igual ao REI,sou de cor parda e tenho filhos pardos (que sofrem esses atos e a mais nova apesar de muito linda ;qdo alguem diz essa negra ja desaba a chorar.o dia que um jogador for um pouco mais inteligente ele entrara em campo com um () macaco prego e tambem um ( sagui ) um em cada mão ao mesmo tempo no gramado. assim eles verão que somos iguais apenas a cor da pele um pouco mais clara ou escura,e tambem tem outra coisa qdo o PELÉ fala tem que por a reportagem completa e não apenas o que vai virar manchete.

  • pedro lopes

    Sr. NIVALDO, seu comentário é tão racista, quanto ao post do blogueiro. Sou santista também, não concordo com racismo e muito menos, preconceito. Há algo mais racista do que o dia da “consciência negra”? Feriado às vezes? Nosso país precisa de união da forma que o pelé propaga e não da forma que o senhor enxerga. Luther King morreu, lutando pela igualdade e não pela discriminação da pele, coisa que muitos confundem até hoje. Causa nojo esse papo. E um detalhe: Aranha nem negro é, tem pele escura e é um afro-descendente igual todos somos. A hipocrisia também é de lascar. Esse papo como disse alguns participantes aí nos comentários, só aumenta a discriminação, o ódio. Que culpa temos nós todos, hoje, se o Brasil foi escravocrata?

  • carlos renato

    Sou SANTISTA e me tornei felizmente assim por causa de Pelé, mas cada vez que o Edson abre a boca dá até dó ! É uma pena que um ídolo como o ” Rei ” seja tão ridículo e cada dia passando mais ainda uma péssima imagem do Edson que é atrelada diretamente ao do Rei Pelé, q pena !!! Craque como Pelé, ridículo e até imbecil como Edson !

  • Newton Liberato

    Acho que o Pelé se refere ao seu tempo, ou seja, no futebol essa linguagem é quase que cultural como ainda hoje se faz coro para xingar o juiz de viado( hoje poderia gritar, Homo sexual!!! ou o famoso Ladrão!!!
    Não são de certa forma xingamentos preconceituosos ou no mínimo difamatórios??? Mas nem se cogita uma suspensão para o clube que permite que sua torcida tenha este tipo de comportamento, e mais ainda, também ninguém se manifesta como vitimas destes xingamentos. Por que a mídia que adora levantar bandeira nesta hora, não intervém?? Provavelmente porque não há noticia nova, certo?! Aliais, vemos todos os dias emissora de TV que em suas novelas separam personagens brancos para serem patrões e negros para serem empregados domésticos, isso não é preconceito??? Algum manifesto a respeito?
    Bom!!!O rei tem sua opinião e eu não concordo com ela também, mas entendo e respeito seu direito de pensar e se manifestar, obviamente sendo ele um orgulho nacional, mundial e em especial da raça negra, sofrerá exploração de muita gente que só quer aparecer nestas horas.
    Quanto ao Aranha, acho que ele não teve e não tem a intenção de gerar mais ódio entre as pessoas, ele defende o seu direito legitimo de lutar pelo que acredita e temos que apoia-lo se também pensamos com ele.
    Já a quem acha que Maradona tem moral pra falar o que disse do Pelé, provavelmente compartilha dos mesmos gostos do “gênio” argentino, aí fazer o que né???!!!

  • Pelé e negro e tem orgulho de ser negro, um jogador tem que saber da responsabilidade de ser um exemplo no meio de comunicação, vejam Mather Luther King, Mandela, Jesus Cristo, revolucionaram o mundo com o amor, Adams Smith mostrou a verdadeira riqueza de um pais não era a quantidade de riqueza acumulada e sim o fruto do trabalho, o meio é uma finalidade em si, os objetivos não justificam o meio, uma pessoa pode ficar rico trabalhando ou roubando, ninguém é impedido de trabalhar e dividir o fruto de seu trabalho, como Pelé fez jogando 2 anos de graça para uma entidade de caridade recusando uma oferta bilionário do Real Madri quando teve passe livre, Bil Gates distribui com mais rendas que o governo brasileiro há 50 anos, acho que vocês sabem quem contribuiu muito o hospital de cancer da baixada, adivinha?, quem doou o Rodolfo Rodrigues, Geovânio para o Santos, quem descobriu o Coutinho, Edu para o Santos, O hospital de cancer de Barretos, o Albert Einstem, o sesc, senai são de iniciativas privadas

  • CLAUDIO MORAES

    Concordo totalmente com o Pelé. Na minha opinião jogador de futebol e nem árbitro devem ter ouvidos para a arquibancada. Ninguém xinga especificamente uma pessoa e sim o adversário, o clube. Trata-se de um desabafo ou uma forma de estravasar que já faz parte do folclore brasileiro. E convenhamos é bom xingar e não ser criticado ou ter retorno disto. O jogador não pode e nem deve levar isto para sí, é como disse anteriormente, não pode nem ter ouvidos para isto.

  • Rodrigo Brandão

    Perfeito.. Sem mais…

  • Célio Sousa

    Pelé, foi um grande jogador de futebol. Edson Arantes do Nascimento, um homem que cometeu muitas falhas e insiste em cometer. A raça negra vem sofrendo há muitos anos e não sabemos quando vai terminar, porque é fácil dizer que não é racista; basta observar a reação, quando se vê um dos membros da família envolvido com um negro(a).
    Valdomiro Neto, vc disse o que muitos gostaria de ter a oportunidade de dizer!
    Edson Arantes do Nascimento, o Sr. já cometeu um grande erro com uma pessoa de sua própria família e agora comete mais um, só que agora é em relação à nossa raça.

  • Bruno

    Concordo com vc Nivaldo, as pessoas aceitam pq não se sofre o que todo negro sofre e engraçado ouvir falso moralismo sobre cotas em faculdades, né? se diminuisem pra brancos? a ignorancia beira o nosso pais e quem tem DIREITO SÃO TODOS e o aranha fez o certo, pois tem direito assim como tem de brigar. Engraçado como todo mundo reaje errado e comparam crimes, se o cara mata ta errado e tem que sofrer pena de morte, se um grupo colabora pra ofender a etinia de outra pessoa é um nicho do futebol e que acontece sempre… É duro por isso o Brasil não sai do lugar. Vai o que tem ser feito Aranha, pq so quem passa é quem sente.

  • Valdomiro concordo plenamente com vc!não tem q abaixar a cabeça p racista ou qualquer outro ato irregular!só assim poderemos melhorar o mundo!realmente Pelé calado é um poeta!

  • Paulo

    Concordo com Aranha e Pelé. Com Aranha porque o que houve na Arena Grêmio foi horrível e isso tem que ser punido e parado já. Com Pelé por causa da dimensão que isso toma, quando várias situações em campos de futebol pelo Brasil ficam impunes, tais como violência absurda, ofensas as mães de atletas e árbitros, Jogador que resolve agredir juiz porque esse acidentalmente atrapalha uma jogada (Caso Petros) que depois foi praticamente absolvido. Torcedores que vão ao CT do Corinthians (somente para citar um exemplo) com objetivo claro de quebrar as pernas dos atletas e também são absolvidos, mortes em estádios com bombas, pauladas e até vasos sanitários, ofensas a autoridades (somente para lembrar caso Dilma na abertura da copa) não que eu goste da Dilma, mas ela é uma autoridade, ou seja, daqui a pouco será menos punido quem matar alguém, independente de raça ou classe de assassino ou assassinado do que um xingamento. Ou seja, sejamos rigorosos, mas com tudo, caso contrário viveremos numa fantasia absurda. De toda forma, foi muito bom que esse caso não acabou em nada ainda.

  • adauto

    tudo que o pele fala, a imprensa de modo geral vai contra. se ele tivesse dito o contrario, que a menina estava errada, com certeza o crucificariam. tanto é que ela já esteve na tv com fatima Bernardes, podem esperar que ira no faustão , entre outros programas. não duvidem se em pouco tempo ela aparecer nua na playboy.

  • Antonio

    Estamos nós a discutir o racismo e, nos esquecendo da roubalheira praticada pelo atual governo federal, são bilhões de reais desviados para as contas de corruptos e ladrões. Alias, somos tão ignorantes que ainda nos referimos as pessoas obesas pelo codinome de baleia, barrigudo; o individuo com sardas, de ferrugem; o muito branco, de branquelo; o japones, ousamos chamar de japa. Quais são as tres palavras mais usadas quanto as pessoas dos arbitros nos dias de jogos de futebol, vamos la: Ladrão, Viado e F.P., o que o cara teria que fazer, parar o jogo e pronto. Certo esta o Pelé, e vai continuar estgando certo, até porque quando do milésimo gol, disse ele: cuide das crianças, é com elas que devemos nos preocupar. E, nada foi feito, fazendo com que essas crianças da epoca tenha se transformado no bandido, politico corrupido e tudo mais de hoje.

  • Eduardo Dias

    Não concordo com o Pelé ao avaliar o Aranha, afinal se o Aranha se ofendeu, tem que reclamar mesmo e o Pelé deveria respeitar o goleiro Aranha, por outro lado, as pessoas perguntam pro Pelé e ele responde com o posicionamento dele, gostem ou não, e isso é digno, porém, é sempre a mesma coisa, uma parte marrom da imprensa vendo o lado negativo e denegrindo o Edson. Quiçá a imprensa tivesse a hombridade do Edson de falar o que pensa. A diferença está entre o que querem analisar… Por mais que eu não concorde com a opinião do Edson, num País de tantos conchavos, de tantos puxa-sacos e maria vai com as outras, prefiro ver que o Edson é um homem com H maiúsculo, pois, mesmo sabendo que tantos medíocres o julgarão, ele ainda tem respeito em responder e respeito com seu público ao dar sua verdadeira opinião, agrade ou não. Realmente o Edson erra, mas, o Edson tem caráter e opinião própria.

  • jorji

    Encaremos a realidade, todos, absolutamente todos os seres humanos são preconceituosos, sofri inúmeras vezes atos de preconceito racial e étnico, e inúmeras vezes sou discriminado por ser de baixa estatura, chega de hipocrisia, todos são preconceituosos, eu tenho certeza absoluta, várias pessoas que conheço dizem que não tem preconceito, basta passar um homossexual por perto para aflorar o preconceito.

  • Jorji, o que você sugere então? Que não sejamos hipócritas, admitamos o preconceito generalizado e não façamos nada para combatê-lo?

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo