Seleção andando à moda de caranguejo



CAMPEONATO BRASILEIRO SERIE "A"  - Cruzeiro x Corinthians

Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press

Dunga, com currículo esquálido como treinador, tem sua segunda chance na Seleção. Tite, com currículo farto e o melhor trabalho recente do futebol brasileiro, não teve nenhuma. Assim caminha a gestão do nosso futebol. Meritocracia para quê? Inovação para quê? Recorrer a velhos conceitos e fórmulas é o que sabem fazer os cartolas, em especial esses que comandam a CBF com seu reacionarismo prenhe de teias de aranha. A solução dos que não querem nenhuma revolução, que preferem a Seleção andando como caranguejo, é pescar o passado. Esse vício passadista mostra como a mentalidade é tacanha e politiqueira. Dizem que a ligação de Tite com Andrés Sanchez foi o motivo para ter seu nome riscado. É provável, dado que a política carcomida que prevalece no país, lá no Planalto Central, é a mesma que guia os passos da classe dirigente verde-e-amarela. Que pobreza!

Não interessa se Dunga fez um trabalho digno quatro anos atrás, conquistou um punhado de títulos e caiu para a Holanda acidentalmente. Não é uma questão só de resultados. Pensar assim é usar a bitola que rechaça a evolução. O ponto é olhar para quem vem se preparando, observando o que acontece no mundo do jogo. É uma questão de erguer as antenas para o futebol que praticamos lá atrás e tornou a Seleção Brasileira uma das nossas riquezas. Estão depredando o patrimônio nacional com essa cisma de não abrir a cabeça. O Barcelona que encantou por alguns anos o mundo, com toque de bola e criatividade, praticava o preceito da magia do jogo brasileiro. O mentor da coisa, Pep Guardiola, foi quem disse isso. O Bayern de Munique, a Seleção Alemã e o Real Madrid também preservam o toque de bola, as variações táticas, e improviso, mesmo que com uma velocidade diferente, algo que foi tão tupiniquim lá atrás.

Tite fez o melhor dos trabalhos recentes entre os técnicos locais. Já que falar em treinador estrangeiro é anátema na província da cartolagem cebeefeira, o ex-técnico do Corinthians seria o cara. Sim, sua equipe brilhou muito mais pela solidez defensiva que pelo ataque demolidor. Era o recurso que tinha. E esse é o ponto. Fez um trabalho sólido com o que lhe ofereciam. E bota solidez nisso. Por um tempo, a equipe marcava a saída de bola e tinha compactação, um binômio bastante típico de quem pratica um jogo decente neste momento. Duvido que com opções melhores não propusesse um jogo a caráter para o que a Seleção precisa. Lembro-me que o Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2001, aquele no famoso nó no melhor técnico de então, Luxemburgo, era um time técnico e ofensivo. Por que não dar chance para arejar as coisas? Não, vamos ficar no mundo das repetições, na contramão da modernidade, na resposta que atenda essencialmente à política e cuspa nas boas intenções e necessidades.

 



  • Johnn A. Franco Arboine

    O Brasil ja e mais respeitado por causa dos cartolas da CBF e sua falta de planejamento serio. Treinadores de segunda categoria nao debem ter mais entrada na CBF, casa do grandes mestres do futebol.

  • na minha opinião o tite não é o cara da vez, o cara da vez seria o murici, o tite tem ki trabalhar em um outro time e ter bons resultados, todos nos sabemos que os titulos que ele ganhou no corinthians foram todos de bastidores, o andrés sanches estava na CBF, é o mundial contra um time do kia shorabishan que é o CHELSEA.também foi e jogou por uma bola. depois até os corintianos não aguentavam mais aquela retranca do tite, todo jogo a mesma coisa esquema de 1-9-1, todos na defesa, jogava só por uma bola e por um erro do juiz a favor. de boa quero ver o tite em um outro time ki não tenha um bastidor tão forte como teve no Corinthians.tite tem ki treinar e ganhar outros titulos em outro time.ele era questionado até no corinthians.

  • Wilson

    Foi até bom que não chamaram o Tite para ser o técnico dessa porcaria de seleção brasileira, porque iriam fritar ele e depois chamariam o Dunga como fizeram com o Mano quando ele estava começando a ter resultados em função de ja ter um time mais ou menos com os mesmos jogadores, os bandidos da CBF mandaram ele embora e chamaram essa porcaria chamada Felipão que é um técnico ultrapassado só ganha a copa do mundo em 2002 no apito. Acharam porque ganharam a copa das confederações onde as seleções que vieram jogar não tinham nenhum interesse na competeção tanto que os espanhois vieram fazer turismo, daí voces já sabem o que aconteceu na copa do mundo/2014.

  • Alessandro

    Torci para que isso acontecesse,uma pessoa digna e honesta como o tite,jamais poderia vincular
    sua imagem junto á essa cambada de ladrões safados.

  • Henrique

    Bom para o Tite, queimar seu currículo vitorioso para quê? Com essa politicagem da CBF e toda essa sujeira implantada nessa instituição, qualquer um que entrar vai ter não só trabalho, mas, muita decepção. Isso só prova o quanto o Brasil ainda tende a cair no mundo do futebol.

  • Foi bom assim ele é muito bom carater para trabalhar com essa sujeira que está a CBF, o dia que assumir a Seleção espero que pessoas de bom carate esteja a frente do nosso Futebol..

  • Luciana Koga

    Mais uma vez, a seleção vai fracassar…Sem Tite, sem título!

  • pimentel

    Atenção! Presidente! Necessitamos. de competencia é de ter acesso a todos os departamentos por favor publique em diario oficio os balanços que seja trimestralmente para companhar como esta sendo aplicado os investimentos e das transferencias de jogadores (garotos) para clubes da estrangeiros.
    Há muitos anos a CBF não é mais a confederação brasileira de futebol a CBF é confederação brasileira de negocios.
    Mais agora desrespeitar os tecnicos brasileiros como ela fez e uma vergonha isso fora tambem os clubes.
    Os clubes contratam um tecnico faz um planejamento e logo depois na terceira ou quarta derrota o mandam embora dizendo que isto e da nossa cultura do futebol.
    Mais a CBF uma confederação qua representa o Pais que mais ganhou titulos no futebol. Prestigiar uma pessoa que não é um tecnico de futebol formado é vergonhoso.
    Ainda chamar um empresario de jogador para ser o coordenador da seleção, isso é covardia. Pedimos uma CPI do Futebol urgente.
    Necessitamos De Competencia! Este senhor brincou demais de ser presidente da CBF.
    Por favor não tente novamente sua reeleição, o senhor esta pessimo esta sujando a sua imagem de um Pais que respira futebol.
    Então Presidente mostre para a grande Nação Brasileira o seu amor é convide homens de verdade para se unirem em favor do futebol brasileiro.
    Espero Presidente que já tenha aprendido, Acho que pela estrutura que temos não podemos mais fazer testes, tanto quanto a profissionais quanto a jogadores e treinadores, hoje no futebol não vivemos mais de nomes mais sim de um trabalho organizado para poder sempre ter um elenco eficiente e buscar peças de qualidade.
    Caso O senhor não se recorde tenho a obrigação de eleitor e brasileiro de indicar algun nomes para tentar salvar o futebol Brasileiro: Carlos Alberto Torres, Paulo Roberto Falcão, Carlos Alberto Parreira, Arthur Antunes Coimbra(ZICO), Leonardo, Ray, Estes nomes para administrar a CBF e coordenar as seleções.
    Ainda indico nomes de alguns profissionais (tecnicos) para compor uma comição tecnica experiente e vencedora: O TITE, O MURICI, O CUCA, O LUXEMBURGO, O EMERSON LEÃO, O CARPPEGIANE. ai sim presidente o Dunga, o Cafu é o Mauro Silva, para ser auxiliar de qualquer um destes nomes acima citados.

  • Luiz Emídio Agoni

    ManoTite é tudo igual,por favor!!!
    Infelizmente Dunga é “miô” que ManoTite

  • André

    Quando achávamos que uma goleada nos serviria pra ter mudanças no comando do nosso futebol,aconteceu algo esperado.
    Nada mudou e só tende a piorar.

  • Max Medeiros

    graças a esses pensamentos RIDICULOS (como esse acima) que o futebol nao se reinventa.
    Tite ou muricy, ta na hora de renovação
    perdemos um tecnico TURRAO, EGOCENTRICO E BABACA desses que nao aceitava opniao de ninguem alem da dele, e colocam outro que acha que sabe tudo
    Unico time q o dunga pegou foi o internacional, e por la NAO CONQUISTOU NADA

  • Títe éo melhor tecnico do Brasil

  • Demétrios

    Realmente…é preferível voltar ao passado que encarar o novo com algo novo..seleções como a Argentina e mesmo a Alemanha obtiveram resultados assim que mudaram seus comandos técnicos..mudaram a mentalidade, atualizaram táticas e tudo mais…já no Brasil prefere-se recorrer ao passado outrora vitorioso que tentar o novo

  • Paulo Roberto Marques

    Ainda bem que nao chamaram o TITE para essa vergonha de futebol chamado SELEÇAO BRASILEIRA,o tite e muito honesto e nao se sujeitaria a trapaças emposta por essa diretoria oportunista,ate melhor chamar alguem que nao e tecnico ,pois vai dirigir alguma parecida com seleçao, o DUNGA como tecnico e um otimo estilista espero que volte os modelinhos que ele usava,quanto ao senhor ADERICO se for possivel comprar libertadores e mundial o seu timinho de frangas locas começou antes,pois nunca teve time para ganhar nada ,ate o estadio do MORUMBICHA foi dado pelo LAUDO NATEL esqueceu!!!!,voce querendo ou nao o TITE e o melhor tecnico de futebol na atualidade ainda bem que nao o chamaram, Seleçao BRASILEIRA e queimar vela para defunto ruim, HÁ sao paulino uma eu sei pro SPFC ela nao vai,Alias sabe o que quer dizer SPFC(SALAO PARA FESTAS CORINTHIANAS). BOA NOITE.

  • marcus vinicius

    vao acabar comigo aqui mas vamos la
    porque nao o tite???
    porque ele foi campeao com o corinthians certo
    pura arrogância daqueles que metem o pau na cbf e sao preconceituosos com o tecnico que inovou o corinthians
    com variaçao tecnica e muito trabalho misturado com estudo de jogo e futebol

    ja que queremos renovaçao na cbf temos que nos renovar por dentro primeiro
    gostaria de ver um futebol a nivel de champions league no brasileiro e na libertadores
    mas enquanto a arrogancia, ignorancia e o profissionalsismo estiverem longe
    nao teremos o melhor futebol do mundo so os melhores jogadores individuais

  • jose

    ta fazendo media com corintiano? fala sério! tite é o cara aonde?

  • Johnn A. Franco Arboine

    Escolha de treinador na CBF. Olha Rinaldi e o chefao falando aqui. O Marin ele mesmo. Voce conhece um cara ali fora pra treinar nosso time que ja vai levando 4-0 no Mineirao? Conhezo sim senhor. Pois nao, quem e esse cara safado? Ele e um grande amigo que o senhor tambem ja conhece. Diga ali quem e ele? E o Dunga capitao do tetra e mandamais que esta desempregado e precisa voltar num cargo pesado. Voce sabe. O jeitinho e mandar o gordinho de Passo Fundo embora. Alem do mais, o Dunga e como no Berzo do Heroi um cabo expiatorio!! Bem feito, tchau!

  • geraldo lourenço

    Srs.

    O Dunga até que fez um bom trabalho na seleção, em 2010 o Brasil perdeu mais em função dos vacilos da defesa e do frango de Julio Cesar.
    Embora não seja o melhor treinador, pelo menos com Dunga, vai acabar aquela viadagem de chorar por qualquer coisa, e também acaba aquela baitolagem de todo jogo entrar um com a mão no ombro do outro.
    Com aqueles merdas seria mais coerente continuar a entrar em campo em fila indiana mas um com o dedo no cú do outro.

  • OS TÉCNICOS MAIS VENCEDORES DO BRASIL FORAM DESPRESTIGIADOS, A IMPRENSA FOI DESPRESTIGIADA, A OPINIÃO DA TORCIDA FOI IGNORADA COM ESSA ESCOLHA DA CBF. ESSES VELHINHOS NÃO SABEM PENSAR FORA DA CAIXINHA…DUNGA(76% DE REJEIÇÃO DA TORCIDA) É SÓ MAIS DO MESMO, UM FELIPÃO SEM GLAMOUR…A ESTRATÉGIA(TRAZER CAMPEÕES MUNDIAIS PARA A COMISSÃO TÉCNICA) É A MESMA DE ANTES…O JOGO SERÁ DEFENSIVO, SEM BRILHO E DE RESULTADOS…L!AMENTAVEL

  • Johnn A. Franco Arboine

    Eu gostaria saber aonde e esta o curriculum do Dunga. E que quero que escolas de futebol tem credenciado este tecnico mediocre. O Brasil esta festa. No e um pais serio infelizmente.

  • pj

    OTIMO PARA O tITE, ELE IRIA SE QUEIMAR TRABALHANDO COM ESSA CORJA DE LADROES, MAU CONDUTAS, EXCROTOS. ( DEL NERO E MARIN MERCEM A CADEIA, ESTAO SUGANDO O PATRIMONIO DE BRASILEIRO. E ADERICO R. SOARES suas palavras sao de puro clubismo.

MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo