Em ano de Copa do Mundo, um glossário do futebol na sua língua-mãe



glossario

 

Às vésperas da Copa do Mundo, as prateleiras de livrarias e os catálogos virtuais de vendas ficam recheados de livros com essa temática – ainda que o Brasil não seja um país farto de leitores, o quadro vem sim mudando. Um dos lançamentos recentes interessantes é um glossário português – inglês de termos do jogo de bola. Um material bem fornido, com mais de 400 páginas e 500 verbetes, que certamente saciará a curiosidade de quem quer saber o equivalente na língua de Shakespeare, Fitzgerald e Hemingway de elementos do esporte, desde objetos fixos, como as posições do campo e detalhes que o compõem, até expressões idiomáticas usadas por torcedores e profissionais.

Glossário de termos de futebol, de Eduardo Araújo, é uma boa pedida para quem quer se comunicar em inglês com as especificidades do esporte bretão e para os curiosos, que querem ter um guia ou acumular conhecimento. Você sabe, por exemplo, qual o equivalente à famosa expressão “o futebol é uma caixinha de surpresas” em terras britânicas? “Football is a funny old game”. E o narrador que fala que o atleta estava “ligeiramente impedido” como expõe isso para o púbico de Estados Unidos e Reino Unido? Ele dirá “a shade offside”.

O valor dá obra está na densidade e cuidados de organização. Abarca uma infinidade de termos e expressões divididas por seções e com bons marcadores de país (há termos que se referem a Estados Unidos, Reino Unido e Austrália). Vale conferir!

 

 

 



  • kamika

    FATOS QUE A MÍDIA-ROSA TENTA OCULTAR MAS FOI REGISTRADO NA HISTÓRIA …..( fonte : GLOBOESPORTE-FUTPÉDIA OU QQ.. SITE QUE RELACIONE A HISTÓRIA DOS CONFRONTOS como o Wikipédia ou classicoeclassico ou outros.)
    ASSUNTO : BRASILEIRÂO …… contra FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS !!!!…..mesmo que “mídia-rosa” tenha escondido ou não tenha pesquisado estes FATOS !!!!!!!!
    1- Sabiam que no Brasileirão ,a Frangéria Encena ganhou somente uma única partida (em 12-out-2003 ) do Corinthians , este jogando com 9 jogadores oriundos dos juniores === do time titular do Corinthians jamais conseguiu ganhar uma única partida , jogando no Panetone == Pelo Brasileirão ,a Frangéria Encena vai acabar a carreira “virgem de vitória ” no Panetone !!!
    2- Sabiam que a Frangéria Encena é o ‘ goleirim’ que mais tomou gols do Corinthians ( por enquanto 100 gols ) na História e quem mais foi buscar a bola no fundo das redes de um único time brasileiro…..
    3- Sabiam que no Brasileirão , o SPFC ficou mais de 27 anos ( entre 1974 e 2000 ) , sem ganhar uma única partida do Palmeiras….é a maior sequência de freguesia de times que se enfrentam continuamente no Brasileiro e uma das maiores freguesias entre rivais do futebol mundial !!!
    4- Sabiam que pelo Brasileirão , no Panetone , em 31 anos ( período entre 1972 e 2002 ) o SPFC ganhou somente uma única partida do Corinthians
    5- Sabiam que pelo Brasileirão , desde o tempo da Taça de Prata , no Panetone , o SPFC conseguiu ganhar somente 5 partidas do Corinthians !!!!….sorry fregaysia !!!! e, ainda , depois de 1972 , o SPFC ganhou só 3 partidas do Corinthians , no Panetone !!!!!!!!……por isso o Panetone é chamado de “S.alão P.ara F.estas C.orinthianas”…..
    BAMBIS , ETERNAS FREGAYSAS…CPF NA NOTA DESDE QUE O “CPF” ERA “CIC” !!!

MaisRecentes

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo

Ceni e Mancini, vítimas de cartolas inconvictos



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo