Vaia de racista não vale!



Tinga, negro retinto, recebia a bola e ouvia urros racistas. A face nojenta da humanidade, que resiste ao tempo e à modernidade, desabava em sua cabeça preta.  Não tem como tolerar a intolerância. Não tem como ligar a televisão e, na sala de casa, no século XXI, após tantas conquistas civilizatórias, ver um Mein Kampf de vozes humilhando um ser humano pela sua cor de pele. Parei!

Poucas vezes viu-se algo tão grosseiro, rude e asqueroso. Parecia que estávamos nos mais rudimentares passos da nossa história. Valeria recitar os clamores de Castro Alves em O Navio Negreiro:

“Ó mar, por que não apagas co’a esponja de tuas vagas de teu manto este borrão? Astros! noites! Tempestades! Rolai das imensidades, varrei os mares, tufão!”

Existem muitos pecados ao sul do Equador, velho Chico. Os pecados de uma parcela da humanidade que escancara seu ódio, sua bílis suja.

Pobre, Tinga, que fez ali seu jogo, tocou sua vida em campo, mesmo com aquele barulho desumano. Poderia, iracundo, repetir Eto’o, que certa vez, na Espanha, quis parar o jogo exausto dos insultos racistas. A rebeldia individual tem que ser abraçada coletivamente. Dar um basta ao comportamento incivilizado, desrespeitoso, passa pela ação óbvia: punição. O exemplo para inibir o contra-exemplo. Braço cruzado significa conivência. Como a Conmebol tem sido campeã mundial nesse departamento ficamos desconfiados.

A alma de Tinga deve ter doido em Huancayo, no Peru.  Uma dor que roçou as Cordilheiras, gélidas e traiçoeiras. Vaia de racista não vale! Que a entidade sul-americana reaja com o vigor que a causa pede.



  • RLima

    O Amaral foi expulso não pode jogar o próximo jogo, atenção a portuguesa não joga a libertadores,portanto ela não vai ter como assumir a culpa outra vêz, entenderam mulambada.

    Êeeeeeeee mulambo pague a serie ” D ” ….

  • Flamarion Tavares

    Até parece que os peruanos e peruanas são loiros e de olhos azuis – autenticos nórdicos

  • Enderson

    Lindo texto, parabéns

  • guilherme pexeiro

    Gozado vendo aquela turba tudo com a mesma cara, tudo igual, com caras de índio, menos de 20% do Peru tem pele branca que descende de Europeus, gozado tirando uma de racistas em cima de um atleta que estava fazendo o seu trabalho, eles não agrediram um homem de pele negra, agrediram todo um Pais e, quando eu digo que o PT vive agraciando os nossos vizinhos com benefícios tirando do suor dos brasileiro, nenhum deles gostam de nos, apenas nos toleram, eu nunca me enganei com nenhum deles, pois nos tratem bem e serão bem tratados nos tratem com grosseria e serão tratados iguais, que se danem !!

MaisRecentes

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo

Ceni e Mancini, vítimas de cartolas inconvictos



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo