Pelé x Edson: A majestade e o plebeu



pele

FOTO: Tom Dibb

Edson que me perdoe, mas Pelé é que foi fundamental, monumental e intocável. O ex-camisa 10, eterno no maior dos esportes, fez com a bola o que nenhum outro ousou fazer, nem mesmo o saudoso Garrincha ou o nosso contemporâneo e genial Messi. Sem a bola, na carne de Edson Arantes do Nascimento, como o próprio rei distingue ao apontar o dedo para seu siamês plebeu, dá umas belas pisadas nela.

Edson enxerga e defende a todo momento o establishment quando se posiciona sobre questões extracampo. Destoa daquele Pelé que pediu, choroso, para olharem piedosos para as criancinhas famintas após o milésimo de tantos belíssimos e únicos gols. Disse o Edson em entrevista na última quarta que “política e corrupção” não são assuntos de jogador de futebol. Argh! Pelé fez o primeiro gol de placa, Edson não consegue emplacar ideias progressistas.

Pelé brilhou no tricampeonato, em meio à ditadura militar, nos tais 90 milhões em ação, por um talento que ainda não encontrou par. Não serviu ao regime do “ame-o ou deixe-o”, como os mais radicais pregam, serviu à nação com o brilho do seu jogo, nos alçou ao topo do mundo. Até os não gols foram festejados como maravilhas estéticas. Edson, no país dos 200 milhões em ação, pensa que manifestações contra os desmandos e mobilização de atletas atrapalham:

– Eu acho que era o momento de o Brasil faturar, ganhar muito com esses eventos importantes, ter turismo aqui, ter entrada de dinheiro, e estamos estragando porque um grupo fica deturpando.

Sou súdito da majestade Pelé. Não reverencio o conservadorismo de Edson. Este parece ter medo da mudança, enquanto aquele nos tirou do limbo, nos livrou do vira-latismo. Como pode, me pergunto? Só mesmo o descolamento de personalidade nos nome próprio e do apelido para entender essa duplicidade. O artista dos campos faz discursos áridos. Uma pena!

Pelé, ops, Edson insiste que “jogadores e Seleção não têm nada a ver com a corrupção na política”. Ele não enxerga que o futebol insere-se no mesmo contexto e a cartolagem é useira e vezeira nos maus hábitos. Pelé parou até guerra, conta a história. Edson, porém, quer paralisar a boa guerra, o bom combate, a luta por um esporte melhor.

Ainda bem que Pelé estabeleceu a diferença entre o jogador e o homem. Eles não mostram disposição de unirem-se na genialidade. Já que a vida imita a arte, ainda tenho fé de que um dia Edson imite Pelé.



  • Divaldo Antonio de Oliveira

    EU TENHO CERTEZA DE QUE SE O EDSON NÃO CALAR A BOCA VAI ACABAR MANCHANDO A BIOGRAFIA DO REI PELÉ.

  • SOBRE O PELE:MENOS,BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM MENOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Muitas vezes o Edson é incompreendido , talvez por faltar-lhe vocabulários e boa fluência verbal. Eu disse muitas vezes , e não sempre. O que o Pelé pensa é que devemos , sim , fazer reivindicações , protestar e exigir seriedade dos nossos políticos , mas que isso não impeça obter os bônus previstos para o país que abriga uma Copa do Mundo. Em que pese a beleza do nosso país , a nossa peculiar diversidade cultural e a simpatia do nosso povo , enfrentamos enormes barreiras para receber um fluxo de turistas comparado a outros países. Estamos longe da Europa e dos EUA e temos o indioma como um dos maiores problemas para os estrangeiros. E , para piorar , temos vizinhos de baixo poder aquisitivo. E a Copa do Munda servirá para encorajar e atrair turistas que nunca estiveram por aqui , possibilitando-nos ganhar dinheiro e deixar as portas abertas para um retorno. Então porque assustar turistas com os atos de violências que caracterizam as nossas manifestações durante a Copa do Mundo ? Por que causar essa má impressão para os turistas ? O que isso pode nos ajudar ? Mostrar para o mundo que não aceitamos o que por aqui se passa ? E o mundo vai nos ajudar em que ? Façamos , sim , manifestações contra os abusos , descasos , corrupções e o uso da Copa para find fins políticos. Mas não dá para ser antes ou depois da Copa ? Que façamos do término da Copa até as vésperas das eleições . Que não afrouxemos , mas , também , que não sejamos burros.

  • renato

    beleza de comentario parabens.O rei foi Pele nao edson

  • Marte

    pois eu acredito que a maturidade lhe concede a capacidade de falar com a razão e a experiencia que são necessárias, realmente não se deve misturar o futebol com politica, sempre a politica no futebol é o que mancha o futebol, não nos trouxe nada, toda vez que houve cartolagem sempre saimos perdendo, exemplo claro disso é esse imbróglio desesperado pra salvar o fluminense prejudicando a portuguesa, é coisa extra-campo decidindo o futebol e manchando o campeonato, edson/pelé está sendo sábio e prudente quando diz que devemos aproveitar o momento e produzir o máximo possivel que a oportunidade nos der, porque a parte politica já estragou o que dava e o que não podia, os estádios são uma afronta nos custos para construi-los, os beneficios em transportes, hotelaria e turismo, são uma piada de extremo mau-gosto e ainda querem parar o futebol que pode ser a unica coisa que salve? só se for pra nem ter copa e começar a botar ordem nesse país tirando desses politicos e cartolas pilantras todo poder, só pra favorecer os jogadores de um time que não estão mais a fim de produzir o que sua torcida pede? e ainda falam que o Pelé é que está errado?

  • Antonio de Souza

    O Pelé foi bestial. O Edson é uma besta!!!

  • Geraldo Magela

    Vamos respeitar o Pelé. Chega de criticá-lo. Parece que ninguém no Brasil consegue conviver com o sucesso do outro. Cada um tem uma opinião sobre cada situação, e o Pelé tem direito de ter a dele. Criticaram-no nas declarações do milésimo gol, e ele estava bem certo no que falou. O cara é a figura mais conhecida do mundo apesar de ter nascido no fim do mundo e ter vindo do nada. E é BRASILEIRISSIMO. A verdade é que o Brasileiro não aceita que um “preto e pobre” possa dar alguma opinião sobra alguma coisa. Jogar pelo Brasil, ganhar tudo e colocar o nome do nosso país para o mundo todo conhecer, isso pode. Mas falar não pode. Quem pode falar são as pessoas cultas (e que não deram em nada na vida) deste país. Antes tivéssemos outros Pelés / Edsons em nossa história, e menos gente que só fala e não consegue nada na vida.

  • Marcelo Gimenez

    Que bosta essa reportagem, pelé é um lixo. (como pessoa) o que ele fez já ficou em um passado muito distante………………

  • Junior Sthyl

    Concordo com tudo, porém, o Pelé é uma pessoa como qualquer outra passivos de erros… Sendo suas opiniões medíocres ou não… Concordo que deveria ficar calado em relação e muita coisa, mas quem vai atras de suas opiniões, é a impressa, que por sinal, poe maldade em tudo, principalmente na pérolas do REI DO FUTEBOL…

  • Antonio Ganme

    Edson mostrou ser um homem minúsculo, tanto em suas opiniões como em suas ações (lembram-se da filha não reconhecida, desprezada e que morreu de câncer sem receber sequer um olhar do pai? Ou o desvio de dinheiro do UNICEF? Pois é, ele já manchou a biografia de Pelé.
    Como exemplo contrário, Romário (que eu considerei que Felipão acertou em não levar em seu grupo para a conquista do penta, tornou-se um deputado ativo e contundente contra os desmandos de Marin entre outros.
    E me lembro de uma frase do baixinho: “De boca fechada, Pelé é um poeta.”

  • Sr. Valodimiro. Se a matéria foi escrita em decorrência dos incidentes (agressões) no SCCP que motivou o cabo eleitoral do André Sanches a promover greve no Paulista, o EDSON tem razão pois, o assunto é de polícia e não de greve.

  • Santana

    Pelé é Pelé; Sua Majestade pode falar o que quiser e os seus súditos deveriam fazer-lhe reverências e não sair por aí a criticá-lo. Nós somos mesmo um povo sem memória, que adoramos e respeitamos os ídolos de outros países mas renegamos os nossos. Fale mal do Maradona para um argentino, do Mohamed Ali para um americano ou do Zinedine Zidane para um francês e verás que um povo culto não admitirá tamanha ofensa aos seus ídolos.
    Com relação ao rei Pelé, nós brasileiros devemos deixar o clubismo e a hipocrisia de lado e enxergar tudo aquilo que ele fez pelo nosso futebol, tornando o Brasil conhecido em todas as partes do planeta.

  • Eduardo Dias

    Pelé é um extraterrestre, o Edson é um ser humano. Fazer um texto contra o Edson Arantes do Nascimento ser humano é covardia sem tamanho, é jogar muito baixo Sr. Valdomiro. Você não tem conhecimento pra entrar em tal assunto. Pelé disse “Brasileiro não sabe votar”.
    Você mistura muito o Pelé gênio do futebol com o Edson em pitacos de política.
    Me diga se é o Edson quem elege seu prefeito? Seu governador? Seu presidente?
    É o Edson que joga lixo nas ruas e depois reclama das enchentes?
    É o Edson que elege presidente por ganhar uma bolsa auxílio?
    Será que ele disse bobagem, ofendeu o povo ao dizer que não sabemos votar?
    Sr. Valdomiro, dobre sua língua ao se referir ao Sr. Edson, o que ele faz por muita gente, por muita instituição, gente como você nem com todo dinheiro do mundo faria.
    Ele saiu debaixo e venceu… E você?
    Limite-se a sua insignificância e fique em assuntos que você tenha algum conhecimento. Nem idade você tem pra falar dele. Vê-se que nem educação esse pseudo escritor tem.
    Triste constatar o baixo nível dos colunistas do Lance.

  • Rogério Pellicia

    Pelé deve ser sempre respeitado pelo que fez em campo.
    E concordo que o Edson esqueceu que o Pelé pediu pelas criancinhas ( ato político )
    Entretanto, deve-se ponderar que o Edson fala em nome do futebol porque foi Pelé.
    Isso significa que entende um pouco do assunto.
    Essa greve devido crise do SCCP deveria ser só do SCCP e não do futebol em geral.
    Dizem que o Edson só da bola fora – mas acertou os finalistas e campeão da Copa 2012.

  • toshihico urahata

    Para, os entendidos de futebol, como os SRs., MARCELO GIMENEZ, ANTONIO GANME, que me desculpem, EM PRIMEIRO LUGAR, PARA FALAR, DE ALGUÉM COMO PELÉ, OS DITO CUJOS, DEVEM VERIFICAR SE NÃO TEM TELHADO DE VIDRO, O QUE NORMALMENTE, OCORRE, CREIO QUE TODOS, SEM EXCESSÃO, ERROU ALGUM DIA, POR MINIMA COISA QUE SEJA, ATÉ AS MAIS GRAVES, E DEPOIS, O PELÉ, É INCOMPARAVEL, POIS EM SEU TEMPO, PELÉ, A COMEÇAR PELA BOLA, ERA PARA MACHO, E NÃO ESSA BEXIGA, QUE SE USA NO FUTEBOL ATUALMENTE, A CAMISA, É DE ALGODÃO, E NÃO ESSE DESFILE DE MODAS, E AS CHUTEIRAS, DE COURO, E NÃO ESSAS SAPATILHAS, E OS JOGOS, EM CAMPO SEM NENHUMA CONDIÇÃO, BEM DIFERENTE DE HOJE, QUE POR CAUSA, DE ALGUMAS FALHAS, O TIME NÃO CONSEGUE, DAR 2 PASSES CURTOS, E CULPAM O ESTADO DO CAMPO, AS VIAGENS, EM SUA MAIORIA DE ONIBUS, E NÃO DE AVIÃO, SEM CONTAR OS SALARIOS, QUE HOJE, QUALQUER, PERNETA, RECEBE, MILHÕES, E MESMO ASSIM, O PELÉ, SÓ CONSEGUIU, FAZER MAIS DE MIL E DUZENTOS GOLS, E SE ISSO É SER LIXO, ENTÃO O SR. MARCELO GIMENEZ, É O QUE?, COMO TODO SER HUMANO, O SR. EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, TEM COMETIDO ERROS, NA VIDA PARTICULAR, MAS ISSO, NÃO O CARATERIZA, COMO LIXO,. POIS NUM PAIS ONDE, OS PRESIDENTES, E SENADORES, DE UM MODO GERAL, SÃO UM EXEMPLO DE MAU CARATER E DESONESTIDADE, E NÃO SÃO PUNIDOS, E SIM IDOLATRADOS, POR UM BANDO DE IDIOTAS, COMO O SRS., MARCELO E ANTONIO.

  • Gabriel Pedro

    Texto sensacional, com direito a um tempero poético e filosófico. Lindo de verdade. O Pelé é o rosto do Brasil, é o cara que fez o Brasil ser o maior do mundo em pelo menos um aspecto e fez o que Jesus fez: Que todos quisessem ser como ele, mas que ninguém ousasse dizer de si mesmo que é comparável a ele. Infelizmente a pessoa não é tão genial quanto o jogador. Acho que isso retifica o que eu disse no início: “O Pelé é o rosto do Brasil”. Uma genialidade tamanha pra se jogar bola, uma incapacidade gigantesca de ser um bom cidadão.

  • Acho normal ele defender o futebol, afinal o Rei momo defende o carnaval o presidente (e os políticos) defendem a política, o padre defende o catolicismo, o pastor defende o evangelicismo, então porque o Rei do futebol não defenderia a copa e o futebol; e olha que todos os humanos que citei, cada um em sua área de defeitos humanos e muitos, inclusive os que estão criticando o Pelé também os tem.

  • Dorde Kotovello

    Quem são esses “Zé Mané” para julgar ALGUÉM? O que fizeram de útil? O que fazem para a sua família? Qualquer fracassado crônico pode falar de TODOS OS ASSUNTOS, dar seus palpites, PELÉ não? ROMARIO, sócio e aliado de EURICO MIRANDA, mau exemplo, pegou uma seleção TODA RETRANCADA E JOGANDO para ele, A SELEÇÂO BRASILEIRA MAIS HORROROSA DE TODOS OS TEMPOS, e com muita sorte e RETRANCA, ganharam um titulo mundial VERGONHOSO: “ROMARIO È TETRACAMPEÂO DO MUNDO”. Onde ganhou os 4 títulos MUNDIAIS? Então GABIGOL é o MAIOR ARTILHEIRO DE TODOS TEMPOS: MARCOU o 12000 gols do Santos! Romário e MARADORA com suas vidinhas PODRES deviam LAVAR A BOCA para falar do SR. Edson Arantes do Nascimento, “Pelé”. Antes dele NINGUÉM SABIA que o BRASIL EXISTIA, o futebol era coisa de MARGINAL… Legal é o Garrincha que BEBEU todo o dinheiro que ganhou jogando e que ARREDARAM para eles sair da falência… Deixando 10 filhas na miséria TOTAL. Pode não concordar com o que ele diz, mas deviam respeitar o DIREITO dele DIZER. Esses “povo invejoso, mal informado, metido a POLITICO” colocou LULA no poder, SARNEY eternizado como patrão da nação roubada… Maluf rindo de todos… São esses “espertos” que dão suporte para uma minoria ROUBAR enquanto os “Espertos” querem mudar o MUNDO, estando as suas CASAS fedendo e os seus filhos e pais passando necessidades. Ter inveja e desejar o mal para quem FEZ tudo para alcançar o SUCESSO, sem pisar em NINGUÉM, não ALIVIAR ou disfarçar a sua sensação de FRACASSADO ETERNO. VAGABUNDO tem mais é que trabalhar e OLHAR para a sua historia, para os seus passos. SÓ FRACASSADOS E INUTEIS criticam o SR. EDSON ARANTES DO NASCIMENTO e seu sucesso INCALCULAVEL.

  • Gabriel

    Isso num é conservadorismo, se informe dos valores conservadores antes de ficar escrevendo bobagem, os valores conservadores defendem o tripé de toda a sociedade e o crescimento do mesmo. Lingua, Religião e Alta cultura.

  • Vilson

    Desvinculam o Edson do Pelé, mas quando o Edson diz alguma coisa, criticam os dois. Se o Edson não é o Pelé, por que tanta bronca com ele. Tem gente que gosta de ser mais realista que o rei.

  • 16 Pedaladas

    Marcelo Gimenez Lixo sao seus pais que puseram vc no mundo. Pele so fez bem e deixou esse pais ingrato conhecido no mundo. Voce o que e melhor que ele???? Qual sua profissao e nele vc eh considerado o melhor na historia??? Escroto!

  • UBATUBARÃO

    O PROBLEMA É QUE TODOS ESPERAM QUE O EDSON SEJA UM PELÉ FORA DAS 4 LINHAS E QUANDO NÃO CONCORDAM COM AS OPINIÕES DELE RIDICULARIZAM-O.
    POIS DIGO QUE CONCORDO COM TUDO O QUE O EDSON DISSE E VEJO NESSA COPA DO MUNDO, A OPORTUNIDADE DO BRASIL DAR UM UP NO TURISMO AUMENTANDO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA O FATURAMENTO DO COMERCIO E INDÚSTRIA EM GERAL. CONCORDO TAMBÉM QUE POLÍTICA E CORRUPÇÃO NÃO SÃO ASSUNTOS PRA JOGADOR DE FUTEBOL, POIS A POLÍTICA É SUJA DEMAIS E O JOGADOR NÃO PRECISA DELA E AS MANIFESTAÇÕES SÃO ATOS DE SELVAGERIA QUE BADERNEIROS E VÂNDALOS A SERVIÇO DE GRUPOS QUE USAM IDEAIS COMO PRETEXTO E NÃO A MUDANÇA EM SI.
    A MINHA MANEIRA DE PROTESTAR SERÁ NAS URNAS ANULANDO MEUS VOTOS, ISSO SIM FARÁ FALTA AOS POLÍTICOS E A MAIORIA ESMAGADORA FAZENDO ISSO SERÁ UM TAPA NA CARA DESSES MALANDROS.

  • UBATUBARÃO

    O QUE É ISSO? POR QUE NÃO PUBLICARAM MEU COMENTÁRIO? SÓ POR QUE MINHA OPINIÃO É DIFERENTE?
    MAS VOU INSISTIR. O CIDADÃO EDSON NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE SER GENIAL COMO FOI O PELÉ NOS CAMPOS. ELE TEM O DIREITO DE MANIFESTAR SUA OPINIÃO SIM E CONCORDO COM O QUE ELE DECLAROU QUE JOGADOR TEM QUE FICAR DE FORA DESSA SUJEIRA CHAMADA POLÍTICA E QUANTO AS MANIFESTAÇÕES, ISSO SÓ PIORA A IMAGEM DO BRASIL E POR CAUSA DESSES MARGINAIS VÂNDALOS QUE NÃO ESTÃO A SERVIÇO DE IDEAIS E SIM DE SETORES TÃO SUJOS QUANTO O GOVERNO, TEM UM CINEGRAFISTA PAI DE FAMÍLIA EM COMA NO RIO DE JANEIRO QUE FOI ATINGIDO POR UMA BOMBA QUANDO ESTAVA TRABALHANDO. É SÓ PRA ISSO QUE SERVE ESSAS MANIFESTAÇÕES, PRA PREJUDICAR INOCENTES, POIS NADA VAI RESOLVER OS PROBLEMAS.
    QUEREM PROTESTAR, APROVEITEM O DIA DA ELEIÇÃO E ANULE TODOS OS VOTOS. SE A ABSOLUTA MAIORIA FIZER ISSO, A CLASSE POLÍTICA SENTIRÁ O PESO E QUEM SABE COMEÇARÃO A TOMAR VERGONHA NA CARA.

  • Em um país de ” Gerson (s) ” não se pode, se quer, ousar tocar na enormidade que é PELÉ/EDSON. E infelizmente tenho que concordar com o Sr. Eduardo Dias que o LANCE nivela por baixo as publicações de opiniões, notadamente às de de seus colunistas, que no meu modo de ver as coisas, deveriam ser melhor escolhidos.

  • Raphael

    Sou santista e súdito do rei e vou fazer um papel de advogado do diabo aqui: Porque será que o Edson tem falado tantas bobagens com relação à política e manifestações contra a corrupção???
    Não esqueçam que ele é embaixador da Copa, está desta vez jogando do lado do governo, que fará a Copa ser realizada à qualquer custo sem a mínima condição do Brasil sediá-la como país que não tem saúde, infraestrutura e segurança, além dos políticos corruptos.
    Prestem bem atenção, não é só o Pelé, ou melhor, o Edson que tem este tipo de posicionamento, vão perguntar ao Ronaldo e vejam o que ele responderá, aliás o Ronaldo ficará mais calado por não querer se envolver. Já o Pelé, é nítido que a posição dele é completamente contrária ao que se apresenta e quando é questionado sempre mete os pés pelas mãos, pois quer falar algo, mas pensa que há o embaixador da Copa que não pode fazer certas críticas ao governo e tudo que acontece no país.
    Então peço encarecidamente a quem lê esta notícia que compare uma reação (principalmente a reação corporal) do Ronaldo e do Pelé mediante a certas perguntas, o primeiro é um poste, se possível vai responder algo totalmente diferente do que foi perguntado, o Pelé ainda que fale suas bobagens não foge do assunto, mas é sempre atrapalhado pelo Edson que pensa duas vezes e não deixa o Pelé dizer o que realmente pensa.

MaisRecentes

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo