A 39ª rodada do Brasileirão pode ser um prêmio à injustiça



lusa x gremioLusa pegou o Grêmio já livre do rebaixamento (FOTO: Rafael Neddermeyer/FotoArena)

O Brasileirão de 2013 ganhou uma rodada extra. Na segunda será disputada a 39ª, a última de fato. Uma esticada que não terá Maracanã, Mineirão ou qualquer outro estádio como palco. O jogo terá como cenário um tribunal com homens de toga, gomalina e doses cavalares de verborragia. O fim de uma já tumultuada edição, com cenas de violência nas arquibancadas, será no voto de auditores. Eles vão decidir se a Portuguesa deve ou não ser punida por ter escalado um jogador de forma irregular contra o Grêmio, na 38ª rodada, no Canindé.

Caso a Portuguesa seja punida por colocar em campo jogador que estava suspenso, no que descobrimos agora ter sido a penúltima rodada, teremos então a vitória da letra fria da lei sobre a justiça. O que está no papel se sobreporá ao bom senso, ao desejo de que o mérito seja o pai de todas as outras virtudes. Héverton entrou aos 32 minutos do segundo tempo de um jogo que nada valia para o time paulista. Afora, diria Nelson Rodrigues, os idiotas da objetividades, todos davam a Lusa como livre do rebaixamento. É justo que o clube seja condenado? Deve ter mais peso um artigo jurídico que o óbvio atentado à razoabilidade?

O fato de não ter havido má fé e de o time não correr mais riscos na ocasião não deveriam ser atenuantes? A Justiça então deve ser “ipsis literis”, pensar de forma bitolada, sem olhar em volta? Deve autoimolar-se e ser injusta, calcando-se no que consta do papel, sem mergulhar na alma? A latinidade do “Dura lex, sed lex” (a lei é dura mas é a lei) quer o rigor a qualquer preço? Qual repercussão será pior: o rebaixamento de quem não teve a intenção de violar a lei ou o bom senso vencendo a rigidez da mesma lei?



  • jc

    Se não vale nada então podemos descumprir o regulamento é essa a visão do jornal?
    Na minha opinião não deveria subir ninguém mas aumentar o numero de clubes rebaixados no juntariam ao grupo Flamengo e Portuguesa claro isso o jornal é contra.

  • Jose Adolfo de Lima Lozano

    Eu não entendo porque tanta polemica. A lei é clara é deve ser cumprida.

    Quem errou tem que pagar. Simples e cristalino.

  • Emidio Antonio De Oliveira

    Sou torcedor do flu mas todos brasileiro tem que ver que e lei não somos nos independente de quem seja e a lei e soberana e ponto o o o o o.

  • cildacio

    Vergonha tamanho a injustica q tao fazendo com a lusa. E o pior,justo com o time q deve um ascesso no brasileirao, subindo direto da 3 para a 1 primeira divisao, na ate entao vergonhosa joao havelange. Belo exemplo de um pais as vesperas de sediar uma copa do mundo.

  • Carioca

    o STJD é uma vergonha se é para valer o que ta escrito então tem que ser assim

    Tira o titulo brasileiro de 2010 do Fluminense

    rebaixa Flamengo e Portuguesa esse ano e Salava o Vasco tambem pois uma partida de futebol não pode continuar com 60 minutos de atraso

    Mais a lei so funciona para ajudar o FluminenC tetra rebaixado 96, 97, 98 e 2013

  • Caso a Portuguesa perca os pontos,será o maior absurdo dois ultimos anos isso por que o Fluminense ja teria que ter jogado a Segunda Divisão de 1997 e não aconteceu! e agora de novo seria justo com a Portuguesa que sempre quando rebaixada foi lá e ganhou na bola,esse é o país que vai sediar o maior evento de futebol do Mundo… Veremos segunda-feira se prevalece o futebol ou o TAPETÃO´´´´

  • wander

    Claro, Valdomiro!!! Se o regulamento não for cumprido, não haverá justiça!!! Pq muitos times ficaram sem seus jogadores para cumprir as decisões do STJD, inclusive o Fluminense… E se a “lei” não for cumprida, o que será do futebol? Como poderá alguém depois reclamar do descumprimento do regulamento? Quem precisará cumprir as decisões do STJD???? Neste caso, o regulamento se confunde com a justiça. Depois, ele poderá ser mudado, mas não cumprido, será o fim!!! Os torcedores, parciais, e muitas vezes, sem qualquer fundamento, podem falar qualquer coisa, mas a imprensa tem que se expressar com responsabilidade…
    Na hipótese presente, se os times infratores não perderem os pontos, aí sim será estabelecida uma verdadeira VIRADA DE MESA!!!!!

  • CAROS TORCEDORES AMANTES E APAIXONADOS DO FUTEBOL!!!

    ASSISTI A UMA ENTREVISTA DO SR. SCHIMIT, O TODO PODEROSO DO STJD, ONDE FOI QUESTIONADO POR ALGUMAS SITUAÇÕES IDENTICAS AS QUE NESTE FINAL DE CAMPEONATO OCORRERAM, SE NÃO ME ENGANO EM 2009 OU 2010, E O CLUBE FORA MULTADO EM 10.000 (DEZ MIL REAIS), OUTRAS DUAS SITUAÇÕES JOGADORES LEVARAM TRES CARTÕES AMARELOS SENDO UM SUSPENSO POR UMA PARTIDA E O OUTRO ABSOLVIDO, SALVO ME ENGANO O MESMO DISSE QUE O TRIBUNAL NÃO USOU DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS MAS NÃO É O QUE PARECE.

    NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, VÃO FERRAR A PORTUGUESA, EM VIRTUDE DESTE TRIBUNAL SER FORMADO EM SUA MAIORIA POR MEMBROS, LIGADOS AOS TIMES DO RIO DE JANEIRO, FLAMENDO, FLUMINENSE, VASCO. BOTAFOGO E ETC…, VEJAM BEM GRAÇA VAI TER UM CAMPEONATO BRASILEIRO PÓS COPA SEM OS MAIORES CLUBES CARIOCAS, ONDE SERÁ O PALCO DA FINAL “MARACANA”, RESPOSTA NENHUMA.

  • Jorge

    Esta vai para alguns Corintianos idiotas, que acham que torcem por um time milionário. Neste blog, vejam matéria não publicadas em outros veículos de informação, sobre a real situação financeira do Corinthians, só de impostos atrasados deve R$ 170.000.000,00. Acesse e veja o tamanho do rombo sem contar a divida do estádio do Luladrão. http://www.noticiasfla.com.br/2013/12/ninguem-quer-ou-pode-falar-sobre-divida-corinthians.html

  • ERIC REIS

    Se a lei não deve ser cumprida, para que existe? Por que devemos nos preocupar em criá-las!
    Na verdade, como afirma a Lei de introdução ao Código Civil Brasileiro. Art. 3o – “Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.”
    Nobres senhores leitores, ou a lei é aplicada a todos, ou a sociedade deve abandonar as leis!
    Vamos esquecer o código penal, o código de transito, a CLT, o código civil, entre tantas outras leis e normas que são criadas para nos dar parâmetros em nossas vidas!
    O que seria do trabalhador se não existissem as normas regulamentadoras, criadas para dar segurança aos mesmos na relação de trabalho e emprego.
    As normas só existem para manter a harmonia na vida em sociedade, e todos devem delas conhecerem para o bem viver!
    No mundo do esporte não pode ser diferente, não punir os times que infringiram a norma, ainda que sem dolo, é abrir um precedente perigoso para a harmonia do mundo esportivo.
    Não se vê ninguém discutindo se Flamengo e Portuguesa erraram ou não! Todos fogem do foco, apontando o Fluminense como o grande vilão!
    Mas quem feriu a lei? Espero que os julgadores julguem com isenção e sabedoria! Para que o respeito as normas só cresça em nossas competições esportivas que vez ou outra é manchada por cenas lamentáveis!
    Repito, não punir os infratores pode levar a um futuro perigoso para o mundo do futebol no Brasil.

  • neto me responda se for possivel,se foce o fluminense q tivesse colocado um jogador inrregular
    na ultima rodada qual seria sua opinião .
    pois vou deixar a minha seria pior porque muita gente da imprensa tenta fazer justiça contra o fluminense vcs jornalista sabem mas q nós os leigos que o fluminense não virou mesa apenas foi beneficiado por elas ,o fluminense não denuncio a portuguesa como afirmam .
    nos torcedores do fluminense queremos ,agora sim uma virada de mesa queremos que a portuguesa fique na 1 divisão …mas pra isso acontecer devemos não cumpri o que ta escrito …quem sabe a portuguesa um dia reconheça que o erro foi do seu departamento jurridico,que por sinal é muito incompetente…seria sim um bom censo vira a mesa …muito obrigado sou seu fá

  • lee

    ve estar lendo demais um bando por aí

    a porrrrrrrrrrrrrrrrrrsa coria risco de ser rebaixada, assim como o grêmio poderia ficar com a vaga da pré libertadores

    entao, deixe de ser hipócrita e vá caçar as coisas….

    Tá falando aí de vergonha, querendo argumentar em um parágrafo inteiro que a portuguesa nao tinha mais com o que se preocupar…fala sério, cara

  • Adriano

    Plá, plá, plá……palmas pelas lindas palavras!

    Quer dizer que temos que usar o bom senso para quem infringiu as leis?
    Ótimo! Por isso que esse país não vai pra frente.
    Sua opinião é de um torcedor apaixonado, não de um jurista ou de quem entenda a importância das leis.

    Caia na real meu senhor!

  • Waldomiro, Gostaria de saber se a Seleção Brasileira, chegasse a uma final, com a Argentina, e o Felipão, por ter um péssimo assessoramento de seus auxiliares, escalasse, por uma necessi-dade qualquer, um Huck, da vida, sem condições de jogo e o Brasil se sagrasse heptacampeão.

  • Marcelo

    Regras são regras, não tem como administratar exceção(tem que valer a regra para todos).

  • OS SENHORES JÁ OBSERVARAM QUE QUEM PODE IR PARA SEGUNDONA E O CORINTHIAS?POIS É ESTÃO CONDENANDO O FLU E ESTÃO ESQUECENDO QUE O TIMÃO ESCALOU O EMERSON INDEVIDAMENTE,E AÍ VÃO DIZER QUE É TAPETÃO ?

  • Jorge Luis

    Na minha opinião rebaixados = náutico, ponte preta, vasco, FLUMINENSE, portuguesa( caso seja punida com perda de pontos) e teria o acesso icasa 5º colocado no brasileiro da segunda divisão( lógico se a lusa for punida).

  • VÃO DENUNCIAR O TIMÃO QUE ESCALOU O SHEIK BEIJOQUEIRO SEM PODER?

  • Brasil que não sabe o que fazer com lei muito triste.

  • NILTON

    NETO, você incrimaria uma pessoa que assaltasse outra pessoa portando arma de fogo de “brinquedo”?

  • puppin

    prezado blogueiro

    se todos os tribunais de hoje em diante passarem a aceitar os seus argumentos

    “A Justiça então deve ser “ipsis literis”, pensar de forma bitolada, sem olhar em volta? Deve autoimolar-se e ser injusta, calcando-se no que consta do papel, sem mergulhar na alma? A latinidade do “Dura lex, sed lex” (a lei é dura mas é a lei) quer o rigor a qualquer preço?”

    deveremos imediatamente revogar muitas condenações de assassinos, de ladrões comuns e de colarinho branco pois deve ser uma situação muito rara um condenado assumir que agiu de má fé.

    sua intenção pode ser considerada nobre, mas é ingênua, haja vista a diversidade de opiniões existentes, sendo a discussão aqui no blog apenas uma pequena amostra disto

    preocupante no entanto é ver a mesma tese repetida pelos blogueiros, pois seu texto repete inclusive a mesma expressão utilizada pelo AK “letra fria da lei”

    estão defendendo os resultados do campo como se os mesmos fossem imaculados sem erros dos árbitros e sem manipulacões de resultado.
    ano após ano assistimos aquilo que chamam de erros involuntários dos árbitros os quais todos os clubes estariam sujeitos, mas que quando quantificados, coincidentemente favorecem alguns poucos clubes digamos assim mais populares ou mais poderosos

    as sociedades se constroem alicerçadas em regras que por convenção os cidadãos de bem se comprometem a cumprir

    defender como tu fazes interpretações mais flexívies pode ser um tiro no pé
    não se iluda e tome cuidado para involuntariamente iludir outros

  • Eu gostaria saber pr que serve a lei, se é pr não ser cumprida rasguem e soltem os condenados que são todos inocentes, a culpa foi da vítima que deu mole.

  • Thiago

    Me digam uma coisa: foi justa a vitória do Criciúma na penúltima rodada com pênalti inexistente e superimpedido? O Criciúma que cairia no campo, e aiií?

  • Nilton

    Valdomiro, digamos que você seja abordado por uma pessoa, portando arma de fogo de “brinquedo” e te rende. É crime ou não, por ser a arma de brincadeira?

  • Leonardo

    Sr. Valdomiro Neto, por favor injustiça é não cumprir a justiça! Me diga qual é o seu time? Vc é advogado para saber o que a justo ou não? Vc tem conhecimento de lei para falar sobre lei? Com certeza não é tricolor e se este rebaixamento da Portuguesa fosse para não rebaixar times, como a Ponte Preta ou Criciuma você não estaria nem aí e não estaria tão preocupado com a manutenção do Fluminense na série A!!! Tanto o seu desejo, como de outros mulambos não é fazer justiça e simplesmente querer de qualquer forma que o Fluminense esteja na série B!!! Não pedimos nada a CBF, não pedimos nada ao STJD e não pedimos a sua opinião!!!Estou firme num própósito de parar definitivamente de comprar este jornal!!! Vejo que está na hora dos seu superiores fazerem uma faxina na casa e contratar verdadeiros jornalistas para realizarem critícas construtivas e não colocar colunas de torcedores com conhecimento de estagiário!!!

  • ME RECUSO A LER IDIOTICES COMO AS QUE FALAM QUE O FLUMINENSE DEVE ALGUMA COISA , QUEM ESCREVE ISSO ASSINA UM DIPLOMA DE DÉBIL MENTAL !

  • Caio Cesár

    Nós brasileiros sofremos de uma doença herdada dos nossos ancestrais que se é chamada de Síndrome do quem pode mais chora menos, ou seja a Lei só favorece os fortes, porém somente eles, sim eles que detém o poder podem começar a excluir, extinguir esta doença do nosso país, só eles podem nos tornar imunes deste mal, mais como? Simples, a lei existe, tem que ser cumprida, porém tem que ser flexível aos fatos atenuantes, se não houve má intenção, se não houve favorecimento, se não prejudicou a ninguém e se não passou por cima de ninguém para se beneficiar, o caso pode ser minimizado com uma punição de carácter que não prejudique o infrator e beneficie outra pessoa ou instituição, tornando essa lei Abusiva, Negativa, suja e Negligente.
    Veja que temos muitos casos de julgamentos que são minimizado a punição, que sofre efeito suspensivo ou pagamento de multa. O campeonato acabou que vençam os melhores e caiam os que não foram competentes dentro de campo. E que Pague a Multa ou seja suspenso o Jogador e/ou infrator no Próximo Campeonato ou evento que tenha o mesmo organizador.

  • Waldomiro, gostaria de saber, se a Seleção Brasileira, por hipótese, com uma campanha irreto-cável, chegasse a uma final, com a Argentina, e o Felipão, por ter um péssimo assessoramento, de seus auxiliares, escalasse, por uma necessidade qualquer, um Huck, da vida, sem condições de jogo e o Brasil se sagrasse heptacampeão, em cima desta Argentina que chegou a final, de forma espetacular, também, você colocaria no seu discurso, este seu posicionamento? Você acha que a FIFA se posicionaria desta forma, que você tanto deseja? E não diga que o jogo da Lusa não tinha importância, pois, se não me engano, brigava por uma vaga na Sul-americana.

  • Caio Natã

    Materia mais ridicula que ja li nessa semana, E OLHA QUE TEM MUITAS MUITAS MUITAS MUITO RUIND TAMBEM!

    ta triste esse jornalismo brasileiro, um pais que qualquer idiota pode ser jornalista nao precisa ser formado neh… kkk fazer oq

  • Marcelo

    Se houve erro que se puna os times mas sem alterar o resultado dentro de campo, até porque os times envolvidos não disputavam absolutamente nada, ou seja, a escalação indevida dos jogadores não tinham a pretensão de evitar rebaixamento ou conquistar titulo nem mesmo vaga na libertadores, nada disso, eram jogos de meio de tabela que nada tinha a ver com os times que brigavam por posições. Neste caso, o justo é a aplicação de multa, conforme foi aplicado ao Cruzeiro por cometer o mesmo erro. Mas o que estamos vendo é uma má intenção de se tirar pontos de quem lutou dentro de campo, simplesmente pra favorecer um time que vergonhosamente se caracteriza por manobras pra evitar rebaixamentos.

  • Helio Gonçalves

    Pensei que o regulamento era para ser cumprido. O FLU deveria ter escalado o Fred nas quatro rodadas em que ficou suspeito. Felipe deveria jogar o Fla x Flu. O Criciúma deveria perder os pontos para o São Paulo devido ao pênalti mal marcado em ESCANDALOSO impedimento.?Triste linha de raciocínio a sua.

    O CAMPEONATAO É DE PONTOS CORRIDOS. A primeira rodada vale tanto quanto a ultima.

    Assim, acredito a partir de agora que você não é um defensor da legalidade e deve até ter comemorado os 45 anos do AI 5.

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará
    um grupo tão vil como ela mesma”. ( Joseph Pulitzer)

  • alan

    A Lei eu não discuto. O que me deixa intrigado nessa história é a credibilidade do Advogado. Ele defende a Portuguesa a 09 anos, mas entre a Portuguesa e o Fluminense de sua esposa e Fred, eu prefiro acreditar que o safado induziu a Portuguesa a cometer o erro, não informando a punição ao Clube ou informando apenas 01 jogo de suspensão, sabendo que se o jogador fosse escalado no ultimo jogo do campeonato, daria uma brecha ao Fluminense, caso este precisa-se. E foi exatamente o que aconteceu. Eu não acredito que ele tenha informado a Portuguesa sobre a suspensão do Heverton. Essa é a minha opinião. Sem contar na grana que a UNIMED deve ter oferecido a ele, porque o Fluminense mesmo não tem dinheiro.

  • eder

    Se é para cumprir o regulamento por inteiro!! o fluminense tem que voltar pra terceira, e perder o titulo de 2010.

  • SIDNEI

    NÃO AO TEPETÃO, NÃO AS LEIS, NÃO AO REGULAMENTO.
    A ULTIMA RODADA DO CAMPEONATO NÃO TEM QUALQUER VALOR. PODE JOGAR JOGADOR SUSPENSO, SEM CONTRATO, TIME PODE JOGAR COM 12 OU MAIS JOGADORES, ENFIM COMO DIRIA TIM MAIA: VALE TUDO,LIBEROU GERAL!!!!!!!
    EXCEÇÃO: SE O FLUMINENSE FOR DE ALGUMA FORMA BENEFICIADO, PAU NELE. DURA LEX SED LEX¨!!!!!!

  • vcs lembram quando o curinthians foi campeão brasileiro mas o titulo tinha que ser do internacional , ai vcs do lance não falaram nada pois a medilcridade já vem desse jornal que só fala coisas absurdas e de seu interesse não dis a verdade pois são um bando de paulista preconceituoso tudo que seja pra falar mal do rio vcs aumentam
    pelo menos um dia publica uma verdade ou vcs são sustentado por clube paulista.
    só pra finalizar eu sou palmeirense.

  • everaldo souza

    que se aplique a lei, porem nao favoressam ninguem, que os clubes punidos entrem com menos pontos no campeonato do proximo ano. assim aplica-se a lei, ese faz justica ao mesmo tempo.

  • SIDNEI

    PARA AQUELES QUE NÃO SABEM FAZER UMA SIMPLES OPERAÇÃO ARITMÉTICA OU ESTÃO DE MÁ FÉ:
    O JOGO PARA A PORTUGUESA (O QUE NADA INTERFERE NA APLICAÇÃO DA LEI/REGULAMENTO) VALIA A VAGA NA COPA SULAMERICANA POIS SOMANDO MAIS 2 PONTOS NA EVENTUAL VITÓRIA SOBRE O GRÊMIO ATINGIRIA 50 PONTOS COM 13 VITÓRIAS PASSARIA PARA A 10a. COLOCAÇÃO TIRANDO A VAGA DO CORINTHIANS.

  • pedro mello

    sou vascaino mais isso q taõ fz com a lusa e 1 vergonha nois sim mereçemos cair pl nossa querida e imunda diretoria e se esses flores estavam na 1 divisaõ e graças a eurico q se estivesse no vasco naõ teriamos caido pois ate timinho da serie cccc ele tirou e da onde nunca deveria ter saido !!!!

  • Luiz

    Quem for expulso num jogo, joga a próximo. Quem tomar 2 cartões amarelo não cumpra a sua obrigação. Quando for jogar quarta-feira às 21:50h, não entre em campo, entre na quinta-feira. Nenhum clube pague salário. Ninguém mais compra ingresso, vá ao Estádio e entre de graça. Estacione em lugar proibido. Não pague impostos, pq o Governo não dá o retorno.

    Muito fácil a opinião do Lancenet. Se a Lusa não for punida, ninguém precisa mais cumprir as regras acima.

  • Mauricio

    Só pra lembrar ao moralistas de plantão que querem de toda forma fazer esse absurdo que é livrar o Fluminenc da Segundona , Que se fosse pra usar a lei como eles pregam no ano de 2010 o mesmo não teria sido campeão devido a um caso identico.
    E o próprio Cruzeiro Campeão de 2013 foi beneficiado pois colocou jogador irregular e foi multado em R$ 10.000,00 bastam vcs consultarem o site do STJD da vergonha.

  • Como nosso amigo acima disse , a dp juridico da lusa realmente e incompetente e ponto , assim como o fluzinho conseguiu com seu futibolzinho ser mais incompetente ainda.
    Volta para a segundona fluzinho seu lugar è la.

  • o interessante é o flamengo erou no sabado e no domingo foi a lusa ? o flamengo perdendo os ponto ia fica com 45 e poderia ser rebaixado ! só que tem um porem que tem que subir por direito é o icasa o certo não o fluminense . ele dero um tiro no pé éra para salva o flamengo e vai subi o flu ? mas o correto é o icasa subi .

  • paulo augusto moreira e silva

    Não seria a hora de o STJD ser mais transparente em suas reuniões. Cade a Ata? Cadê a filmagem? Porque o STJD não tem um SITE. será que ele está acima de todos?

  • Luiz Carlos

    Enquanto algumas pessoas pensarem dessa forma o Brasil jamais mudará. Sou contra virada de mesas, conchavos, maracutaias e coisas do gênero. Se tudo isso existe no futebol que se apure e que os responsáveis sejam punidos. A Portuguesa errou? Errou. Admitiu o erro? Admitiu. Portanto, ainda que não tenha agido de má fé, precisa ser punida. Isentar o clube de punição é a desmoralização completa do futebol. Um precedente perigoso, a desmoralização do STJD, caso ocorra. Se a punição vier a beneficiar A ou B, e houver o entendimento, neste caso da CBF, e não do Tribunal, pois a este apenas deveria competir julgar e à CBF solucionar, que Fluminense, Vasco, Náutico, Ponta Preta e Portuguesa disputem a série B em 2014. Talvez esta seja uma saída. A ausência de punição ao clube paulista, caso ocorra, será um incentivo à impunidade, digno de um país de terceiro mundo.

  • marcelo

    torcida tricolor pelo bem vamos jogar a serie b mas com isso só aceito se quem deve também descer conosco flamengo perdendo seus pontos e portuguesa ficariam abaixo de nós se querem descer o fluminense esses 2 tb tem que cair ou discordam pois terão pontuação inferior a regra é igual a jogo do bicho vale o que esta escrito se não cumprirem simples ano que vem o fluminense poderá jogar com jogadores suspenso de suas partidas ou alguém discorda se a lei vale é para todos sem exceções arranjaram agora o tárta em 2010 mas o fluminense agiu certo quem se beneficiou foi o duque de caxias se ele estava emprestado disputando a mesma competição e leva 2 amarelos por outro clube logico que os cartões continuam e o fluminense o suspendeu quando levou seu primeiro cartão outra coisa quando um atacante ou qualquer outro jogador se transfere seus gols continuam valendo na mesma competição ou simplesmente começa zerado pense bem o maior beneficiado nisso seria o flamengo e não o fluminense dai arranjaram isso para encobrir o erro acusando o fluminense queria ver se fosse na primeira rodada se estariam reclamando a favor da portuguesa mas como todos odeiam o fluminense e ele que sera salvo deu nisso mas só uma coisa lhes digo

    É O DESTINO!!!!!!

  • Veja todos os comentários só acusa o fluminense de virada de mesa disso daquilo, estes comentários e para que todos esqueça que o flamengo cometeu o mesmo erro e se salva a portuguesa ninquem vai falar mais nada, porque o borde expiatório e o fluminense. esqueça o fluminense seja na primeira ou na segunda deixe os capacidados julgarem voçes sente no rabo de voçes e cuide da vida de voçes

  • FRANCISCO

    Gostaria de questionar se o Bahia, Vitória ou qualquer outro clube do Nordeste tivesse na situação da Portuguesa, como seria os comentários de alguns setoristas da imprensa sulista? Respondo: Fluminense(sou tricolor de coração),não cai para a segunda divisão. Vejo muita hipocrisia nisso tudo LEI DEVE SER CUMPRIDA.

  • Amigos, o Flu não ia ser rebaixado por força do regulamento? Ficou com o Mesmo numero de pontos, melhor saldo de gols, defesa menos vasada, do que o clube imediatamente se salvou? mas o regulamento diz que o número de vitória é mandatorio e o Flu tem uma vitoria a menso…… e ai? cade a tal justiça que voces estão falando ?? ( estou falando do clube acoma da tabela) Porque não se deve usar os mesmos critérios do regulamento para se fazer cumprir o que esta escrito antes do inicio do CAMPEONAT . onde todos devm conhecer os itens do regulamento o que os filosofod de plantão me dizem

  • Fernando

    Se lei é lei OK. Voltemos a 1996 pois naquele ano estava no regulamento que dois times seriam rebaixados e não disputariam o campeonato de 1997 (MAS NAQUELE ANO NÃO FOI CUMPRIDA A LEI) “Bragantino” e “Fluminense” foram mantidos no Brasileirão, se é pra fazer Justiça Realmente vamos fazer com que todos os times que infringiram a Lei paguem o que devem a sociedade, inclusive as divisões de acesso que não disputaram, ai sim estaremos sendo justos, do contrário é apenas uma forma na lei de beneficiar o Carioca Fluminense em detrimento de uma instituição de muito respeito porém menor e com menos influência que é a Portuguesa.

  • Marcos João

    Agora aparece um monte de bobalhões, metidos a inteligentes, defendendo o indefensável.
    Lei é lei. Voce por acaso sabe ler, seu idiota???
    Nós, tricolores, não estamos movendo uma palha, visando tirar proveito de algo qualquer.
    Se for preciso, que venha a Série B, a C e a PQP também.
    Nos últimos três anos, fomos duas vezes campeões…
    Chupa, otários…

  • sidnei

    Maurício, antes de falar o que não sabe vá se informar.
    Em 2010 o Flu não cometeu qualquer irregularidade. O Tartar ao tomar o 3 cartão não foi escalado no jogo seguinte. O Flu não foi nem citado pela CBF ou pelo STJD simplesmente porque não descumpriu nenhuma norma, lei ou regulamento.
    Papagaio repete o que ouve sem saber o que está falando.

  • mauricio

    Tratado antecipado não fica caro para ninguem, todos os clubes assinaram a aprovação do regulamento e estavam cientes do mesmo inclusive a Portuguesa, se não fosse para valer porque assinaram?estou cansado de falacias e hipocrisia o regulamento foi feito para ser cumprido e ponto.

  • Wilson Paladino

    1º Por que não foi citado na matéria que o Flamengo também estará sendo julgado pelo descumprimento do mesmo artigo? Esquecimento?

    2º Atenuante é uma coisa, excludente é outra.

    3º Se o jogo do Portuguesa “não valia mais nada”, bastava não entrar em campo, não jogar, levar um W. O. e perder por 1×0. Permaneceria na Série A.

    Pelo fim da hipocrisia, punição aos mensaleiros, punição a criminosos, punição a infratores, e porque não, punição a jornalistas tendenciosos que esquecem o mote principal do ofício que é a imparcialidade.

  • Amigos leitores, gostaria de propor a seguinte situação para reflexão: havia 50 vagas em um concurso para um emprego com um excelente salário. Seu filho ficou na 51ª colocação e você convencido da derrota. Foi constatada, no entanto, uma irregularidade com um dos aprovados. A irregularidade não esta relacionada a nota conseguida pelo candidato (foi por exemplo, não ter cumprido um requisito para a vaga). Quem merece a vaga no ótimo emprego?

  • Fabio

    Meu caro jornalista, por um ponto o Fluminense não se livrou do rebaixamento. Você não acha que se o Fred tivesse jogado os quatro jogos em que esteve suspenso, o Fluminense não teria alcançado esse ponto que faltava? Olhando em retrospectiva, era melhor escalá-lo (e também o Filipe contra o Flamengo) ganhar os pontos e depois pedir pra alguns jornalistas pra defender o não cumprimento de regras, o fim dos tribunais, contra a virada de mesa, contra o tapetão, contra a injustiça, etc.

    O Fred e o Filipe não jogaram porque o Fluminense respeitou a regra.

    Você acha que a Portuguesa não tinha interesse quando escalou o atleta irregular? Se ganhassem, e obviamente o jogador lutou para vencer o jogo, eles iriam subir na tabela, ganhar uma premiação maior, alcançar a Sul-Americana, além de mudar a classificação do Grêmio na Libertadores.

    Agora você vem nos ensinar, a mim aos leitores e aos seus filhos também, caso você os tenha, que regra só deve ser aplicada em determinados casos? Só as que você quer?

    Pra você, a única lei que serve sempre é a “Lei do Fluminense”, aquela que vale para todos menos para este.

  • Amiraelson

    Comentário infeliz, partindo de um jornalista que realmente não tem conhecimento da história do futebol… O Fluminense foi beneficiado por erros dos outros, não tenho dúvidas, mas fala que é responsável? É além de um despreparado uma grande falta de caráter! Se fosse meu jornal, não tenha dúvida vc estaria demitido agora! Por falta de moral esportiva e não ser um profissional mediador! Estude amigo! Vc é como os outros! Um pseudo intelectual! Estude!

  • jdf

    o amigo,vc com certeza é formado ,não sei em que,mais imagino em jornalismo.se existe leis, é pra ser cumprida,agora se pra vc isso não significa nada, é um direito seu de pensar assim,mais sabendo que esta errado.ainda mais se o jogo conforme vc mesmo disse foi 37 rodada.vc estão fazendo tempestade em copo dagua.so poe ser o fluminense..poderia ser qualquer outro clube.deixa de iprocrisia.leis é pra ser cumprida.nao pra ser feita e fica encostada e sem ser aplicada.

  • jdf

    tem gente dando informação errada,dizendo que o fluminense sai da 3 divisão direto pra 1.o cara vc esqueceu que o fluminense foi campeão da terceira divisão?se informa-se primeiro pra depois vc falar o correto.

  • M. Rodrigues Neto

    Que o erro aconteceu, isso não tem a menor dúvida. Se à Portuguesa foi informada pelo se advogado, isso ninguém vai ficar sabendo. Se existiu alguma armação para beneficiar o Fluminense, também ninguém vai ficar sabendo. Desconfio que não foi só o Fluminense que se beneficiou. Esse provável rebaixamento da Portuguesa pode ser fruto de um entendimento entre os dois clubes. É o mais provável!!!

  • Se estiver de acordo assine em http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR61246 dando apoio a este
    ESCLARECIMENTOS ÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
    Para: MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESPORTIVOS
    Os aqui presentes VEM PRESTAR ESCLARECIMENTOS À SOCIEDADE BRASILEIRA e manifestar seu repúdio as recentes noticias veiculadas na mídia, associando o Fluminense Football Club (FFC) à manobras escusas, para se manter na primeira divisão do campeonato brasileiro, as custas das irregularidades cometidas pelo Clube de Regatas Flamengo (CRF) e pela Associação Portuguesa de Desportos (APD), ocorridas na última rodada do final de semana de 06-07 de dezembro.

    O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em sua reunião de Sexta-Feira, dia 06 de dezembro julgou e condenou os atletas André Santos do CRF e Héverton Durães Coutinho Alves da APD, estando esta informação disponível no portal da Confederação Brasileira de Desportos (http://www.cbf.com.br/STJD) . A punição do atleta André Santos foi inclusive tema de matéria do jornal LANCE no mesmo dia do julgamento do STJD, Sexta-Feira 06 de dezembro (http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html#ixzz2nH1ZPfYZ). A aplicação das punições previstas pelo regulamento levará o STJD a retirada de quatro pontos das associações CRF e a APD.

    Aqui esclarecemos a sequência dos eventos que traz entendimento aos fatos ocorridos.

    No Sábado dia 07 de dezembro, após seu último jogo pelo campeonato brasileiro, o CRF já não dependia de si próprio para escapar do rebaixamento, visto ter escalado irregularmente o jogador André Santos contra o Cruzeiro. Nestas condições o CRF estacionara nos 45 pontos na competição (tabela corrigida) e dependia de combinação de resultados dos jogos do dia seguinte, ou seja, de Domingo dia 08 de dezembro, para permanecer na primeira divisão do campeonato brasileiro. O FFC venceu o seu jogo de Domingo contra o Esporte Clube Bahia e terminou a competição com 46 pontos no campeonato, portanto com um ponto acima do CRF (tabela corrigida).

    Em conclusão, caso o jogador Heverton da APD não tivesse participado do jogo contra o Grêmio, os presentes resultados levariam o CRF ao rebaixamento para a segunda divisão do campeonato brasileiro enquanto o FFC permaneceria na primeira divisão do campeonato brasileiro.

    Portanto vimos através deste documento esclarecer que a irregularidade cometida pela APD veio a livrar o CRF do rebaixamento e não o FFC, visto que a classificação final destas três associações, após a inclusão das infrações acima descritas, deverá ser a seguinte:

    FFC 46 pontos
    CRF 45 pontos (punição prevista de 4 pontos)
    APD 44 pontos (punição prevista de 4 pontos)

  • jdf

    Denys Melo Franco · Quem mais comentou · Gestor de Rede na empresa MAIS BB

    Lei foi feita pra ser cumprida, o STJD vai punir a Portuguesa porque colocou o jogador em situação irregular !!! Isto esta previsto no regulamento!!! É LEI o time é PUNIDO!!! O Fluminense não tem nada haver com incompetência da Portuguesa!!!

    Fluminense e a propalada virada de mesa em 1.996 ocorreu porque rolou um escândalo de compra de resultados envolvendo o CAP e o Corinthians. O STJD baniu Ivens Mendes Presidente dos árbitros do futebol, Os dirigentes Mário Celso Petraglia (Atlético/PR) e Alberto Dualib (Corinthians) foram impedidos de representar seus clubes perante a CBF, Bragantino também não foi rebaixado com a decisão; CAP cedeu uma vitoria ao falecido criciuma, de virada, nos ultimos 15 minutos para rebaixar o FLU. Em 1.999 Venceu a Série C e estava qualificado para jogar novamente a série B EM 2.000, mas veio para a série A devido a um problema entre o SPFC, Botafogo e o Gama que levou o caso pra justiça comum, O Botafogo não foi rebaixado porque STJD deu 3 pontos da derrota por 6×1 no jogo contra o São Paulo após descobrir o “gato’ do jogador Sandro Hiroshi, O Gama não aceitou o rebaixamento e recorreu na justiça comum até que em 2.000 a CBF impedida de realizar o Campeonato entregou ao clube dos 13 a organização a da Copa João Havelange com a participação de todos os times brasileiros. (módulo Azul onde ficou em3º lugar). 1.981 o Palmeiras saiu da segunda pra primeira no mesmo ano.

    QUEM TEM DÍVIDA COM A SÉRIE B:
    1981 – Palmeiras (foi da 2a p/ a 1a no mesmo ano),
    1983 – Santos, Vasco e Guarani (nao se classificaram e foram convidados!?!),
    1986 – Santos e Botafogo (últimos em 86, convidados p/ a Copa União),
    1992 – Grêmio (CBF mudou regulamento e subiram 8 times da 2a, o Gremio foi o oitavo),
    1993 – Botafogo e Atlético-MG (últimos colocados em 93),
    1996 – Corinthians e Atlético-PR, (envolvidos em um escândalo de arbitragem comprovados),
    1999 – São Paulo (Sandro Hiroshi), Botafogo e Internacional (últimos em 1999),
    2000 – Corinthians (último na Copa JH).

  • Agra

    As observações sociais do Sr. Waldomiro Neto devem ser respeitadas, afinal o livre arbitrius!!! Todavia não aceitas, pensava ele que os torcedores do fluminense é massa???????Torcedores fanáticos???????? Verdade é que a Portuguesa VACILOU… NÃO CONTAM O QUEBRA – PAU da ELEIÇÃO DA LUSA, QUAL O MOTIVO????????? Tadinha….
    A IMPRENSA PAULISTA de fato odeia as vitórias dos cariocas….
    Em 2010, Flu não escalou o TARTÁ, veja ESPN….
    CORRUPÇÃO ?????? Me faz lembrar O inusitado caso em que SANTOS E PORTUGUESA foram declarados Campeões Paulista, com menos uma batida, salvo engano SANTOS. KKKKK depois querem falar dos patrícios……. Quanto a LEI? o REGULAMENTO? foi feito na praia de ipanema? só com times do RIO DE JANEIRO????????????????? IMPRENSA MARROM GLACÊ !!!!

  • ESCLARECIMENTOS ÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
    Para: MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESPORTIVOS
    Leia e assine em http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR61246
    Os aqui presentes VEM PRESTAR ESCLARECIMENTOS À SOCIEDADE BRASILEIRA e manifestar seu repúdio as recentes noticias veiculadas na mídia, associando o Fluminense Football Club (FFC) à manobras escusas, para se manter na primeira divisão do campeonato brasileiro, as custas das irregularidades cometidas pelo Clube de Regatas Flamengo (CRF) e pela Associação Portuguesa de Desportos (APD), ocorridas na última rodada do final de semana de 06-07 de dezembro.

    O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em sua reunião de Sexta-Feira, dia 06 de dezembro julgou e condenou os atletas André Santos do CRF e Héverton Durães Coutinho Alves da APD, estando esta informação disponível no portal da Confederação Brasileira de Desportos (http://www.cbf.com.br/STJD) . A punição do atleta André Santos foi inclusive tema de matéria do jornal LANCE no mesmo dia do julgamento do STJD, Sexta-Feira 06 de dezembro (http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html#ixzz2nH1ZPfYZ). A aplicação das punições previstas pelo regulamento levará o STJD a retirada de quatro pontos das associações CRF e a APD.

    Aqui esclarecemos a sequência dos eventos que traz entendimento aos fatos ocorridos.

    No Sábado dia 07 de dezembro, após seu último jogo pelo campeonato brasileiro, o CRF já não dependia de si próprio para escapar do rebaixamento, visto ter escalado irregularmente o jogador André Santos contra o Cruzeiro. Nestas condições o CRF estacionara nos 45 pontos na competição (tabela corrigida) e dependia de combinação de resultados dos jogos do dia seguinte, ou seja, de Domingo dia 08 de dezembro, para permanecer na primeira divisão do campeonato brasileiro. O FFC venceu o seu jogo de Domingo contra o Esporte Clube Bahia e terminou a competição com 46 pontos no campeonato, portanto com um ponto acima do CRF (tabela corrigida).

    Em conclusão, caso o jogador Heverton da APD não tivesse participado do jogo contra o Grêmio, os presentes resultados levariam o CRF ao rebaixamento para a segunda divisão do campeonato brasileiro enquanto o FFC permaneceria na primeira divisão do campeonato brasileiro.

    Portanto vimos através deste documento esclarecer que a irregularidade cometida pela APD veio a livrar o CRF do rebaixamento e não o FFC, visto que a classificação final destas três associações, após a inclusão das infrações acima descritas, deverá ser a seguinte:

    FFC 46 pontos
    CRF 45 pontos (punição prevista de 4 pontos)
    APD 44 pontos (punição prevista de 4 pontos)

  • cristiano groberio

    Eu acho que deviam rasgar o regulamento do campeonato,depois o código penal, processual ,o civil soltar todos os políticos do mensalão,por que nenhum deles precisava daquele dinheirinho…. foi na ultima vez , a lei não vale nada, por estes comentários nós estamos com o pais deste jeito.Vem este cidadão escrever aqui ,de passagem sem sabedoria alguma ,sugerindo por ser uma rodada sem interesse para portuguesa então ela poderia descumprir o regulamento,meu amigo por estes pensamentos que e a primeira vez que políticos estão sendo punidos de verdade ,se existem um regulamentos, leis,regras cumpram ….por um pais melhor

    obs: seja mais respónsavel com o que sugere

  • BOA A NOITE!!! INCLUSIVE AOS NÃO GRADUADOS NO CURSO DE DIREITO, AOS MAL EDUCADOS E AOS QUE NÃO RESPEITAM AS LEIS. O FLUSÃO DEVERIA TER CAÍDO EM 1997, MAS POR UM ATO DESONESTO( VIRADA DE MESA ) ELE NÃO CUMPRIU. O TRIBUNAL DA ÉPOCA TEVE UMA ATITUDE VERGONHOSA!!! “MAS UM ERRO NÃO PODE JUSTIFICAR UM OUTRO”. A PORTUGUESA COMETEU UM ERRO E O ARTIGO DESTE CÓDIGO, COMO EXISTE, TEM QUE SER CUMPRIDO. NÃO ESTOU DIZENDO QUE SEJA MORAL, MAS É LEGAL( LEGALIDADE ). ESTE ARTIGO DESTE CÓDIGO SÓ PERMITE ESTA INTERPRETAÇÃO, QUAISQUER OUTRAS SERÃO ERROS DE JULGAMENTO EM QUALQUER ÉPOCA!!! SEI QUE OS RIVAIS QUEREM QUE O FLUSÃO CAIA, MAS NÃO PODE SER A QUALQUER CUSTO, TEM QUE SE RESPEITAR AS LEIS. IMAGINE UM MUNDO SEM LEIS E/OU SEM REGRAS, SERIA O CAOS DA ANARQUIA!!! DEVEMOS HONRAR O QUE ASSINAMOS E/OU ACEITAMOS ISSO FAZ PARTE DE QUEM SOMOS!!! VAMOS EXIGIR NA SEGUNDA-FEIRA QUE MUDEM ESTE ARTIGO DESTE CÓDIGO, POIS SE NÃO CORREREMOS O RISCO DE NO ANO QUE VEM OCORRER ESTA MESMA SITUAÇÃO. “NÃO ADIANTA CHORARMOS PELO LEITE DERRAMADO!!!” DEVEMOS EVITAR QUE ACONTEÇA NOVAMENTE. SE QUEREMOS PASSAR O BRASIL À LIMPO, DEVEMOS COMEÇAR A RESPEITAR AS LEIS EXISTENTES E SOMENTE DEPOIS MODIFICÁ-LAS OU PROTESTAR CONTRA OS PROJETOS DE LEIS QUE NÃO CONCORDAMOS( LEMBRAM DO LEITE DERRAMADO???). CHEGA DE RASGAR OS CONTRATOS VIGENTES E A DESOBEDIÊNCIA DAS LEIS EXISTENTES!!! CORDIALMENTE UM TRICOLOR CONSTRANGIDO PELO OCORRIDO EM 1997!!! OBRIGADO!!!

  • Neivaldo

    Essa palhacada toda so esta ocorrendo porque o beneficiado e o Fluminense, clube que ganhou dois dos quatro ultimos campeonatos.
    A lei deve valer para todos, se absolverem a portuguesa, nao havera mais suspensao nos proximos campeonatos. Todos vao ser sentir no direito de escalar jogador suspenso.

  • Gostaria só de lembrar aos leitores que nao foi o Fluminense que entrou com recurso, e sim a própria CBF. O Flu não vai ser beneficiado, como parece, mas, como é um campeonato de pontos corridos, os QUATROS últimos devem CAIR, são as regras do torneio.

  • OlairSantos

    Meu Vasco e o flu de vcs caíram para a segunda, futebol é esporte que nos alegra quando se ganha em campo. Se não fomos competentes para permanecermos na primeira divisão, vamos disputar o que nos resta, deixa a primeira divisão para os times que tem jogadores e dirigentes competentes. Se não for assim, qual a graça de se torcer para um time de futebol?

  • Gilton

    Porque julgamento na véspera da última rodada ? Porque esse julgamento não foi feito após a última rodada e aí sim quem fosse punido seria em 2014 ? Lógico que esse julgamento foi uma armadilha. E não que tem imbecil aqui pedindo até REBAIXAMENTO do Flamengo ? Se os viradores de mesa sabem que jamais verão o Mais Querido REBAIXADO dentro de campo querem que esse famigerado STJD o REBAIXE no tapetão. Isto jamais acontecerá porque defenderemos o Flamengo
    nem que seja de arma na mão. O certo é fluminenC, vice da gama,ponte preta e náutico REBAIXADOS porque o foram dentro de campo.

  • Marcelo

    Fica difícil se falar em moralidade num país onde os jornalistas utilizam de suas prerrogativas para emitir opiniões que são verdadeiros absurdos e sabedores de suas influências na opinião da grande massa, principalmente, de torcedores que são movidos pela paixão e que em certos casos não conseguem interpretar aquilo que lêem e principalmente se a ideia do autor do texto for realmente a de influenciar a opinião pública. Posto isto, devemos nos atentar ao fatos e verificarmos que se a Portuguesa não punida com a perda dos 3 pontos e com os pontos obtidos na partida como prevê o regulamento, o campeonato perderá toda a credibilidade. Entendo que tanto a portuguesa quanto o flamengo devem ser punidos, e devem esquecer o resto. O Fluminense só vai ser beneficiado porque a portuguesa foi ingênua ou não levou o regulamento a sério. O foco da questão não é o Fluminense e sim a Portuguesa. O que a matéria está sugerindo é que a lei não precisa ser seguida, desde que utilizemos o bom senso. Mas aí vai uma pergunta para o ilustre autor da matéria, só devemos obedecer a lei, se concordarmos com ela?? Concordemos ou não com o regulamento, o mesmo deve ser respeitado por todos os clubes concordaram com o mesmo, desde a primeira rodada do campeonato brasileira. Outra pergunta, quem está sendo perseguido mesmo?? a Portuguesa ou Fluminense?? Parece-me claro que é o Fluminense

  • Luis Roberto de Sena Castilho

    O rigor da Lei só vale para POBRE.
    Agora que está mudando graças
    ao Presidente do Superior Tribunal
    JOAQUIM BARBOSA.

  • waldyr

    Injustiça? Vc é jornalista ou juiz?

  • Ricardo Santini

    prezado blogueiro

    se todos os tribunais de hoje em diante passarem a aceitar os seus argumentos

    “A Justiça então deve ser “ipsis literis”, pensar de forma bitolada, sem olhar em volta? Deve autoimolar-se e ser injusta, calcando-se no que consta do papel, sem mergulhar na alma? A latinidade do “Dura lex, sed lex” (a lei é dura mas é a lei) quer o rigor a qualquer preço?”

    deveremos imediatamente revogar muitas condenações de assassinos, de ladrões comuns e de colarinho branco pois deve ser uma situação muito rara um condenado assumir que agiu de má fé.

    sua intenção pode ser considerada nobre, mas é ingênua, haja vista a diversidade de opiniões existentes, sendo a discussão aqui no blog apenas uma pequena amostra disto

    preocupante no entanto é ver a mesma tese repetida pelos blogueiros, pois seu texto repete inclusive a mesma expressão utilizada pelo AK “letra fria da lei”

    estão defendendo os resultados do campo como se os mesmos fossem imaculados sem erros dos árbitros e sem manipulacões de resultado.
    ano após ano assistimos aquilo que chamam de erros involuntários dos árbitros os quais todos os clubes estariam sujeitos, mas que quando quantificados, coincidentemente favorecem alguns poucos clubes digamos assim mais populares ou mais poderosos

    as sociedades se constroem alicerçadas em regras que por convenção os cidadãos de bem se comprometem a cumprir

    defender como tu fazes interpretações mais flexívies pode ser um tiro no pé
    não se iluda e tome cuidado para involuntariamente iludir outros

    PARABÉNS PUPPIN PELO TEXTO ACIMA!!!

    Em outras palavras: “O FLUMINENSE INCOMODA MUITA GENTE….DOIS FLUMINENSE INCOMODA, INCOMODA MUITO MAIS!!!” KKKKKKK

  • Luiz Fernando

    Grandes palavras do nobre jurista que acima se pronuncia, mas que infelizmente esquece a imparcialidade perante a lei.
    Se não podemos punir a irresponsabilidade com a lei então devemos lembrar dos atenuantes que todo réu apresenta, e descumprir a mesma a cada julgamento.
    Atenuante deve tirar um assassino da prisão ?
    Atenuante é o que se deve apresentar a uma família que perde um ente querido ?
    Acredito que o jornal não quis se pronunciar a favor de qualquer uma das partes envolvidas, mas o fez com o que escreveu o ilustre torcedor da Lusa.
    deixemos para os julgadores, o caso. Vamos evitar que um dia o quadro se inverta, e não pese a favor da Portuguesa a balança, com o cumprimento da determinação do tribunal desportivo e outro clube venha a fazer esta campanha a não obrigatoriedade ao escrito.

    DURA LEX SED LEX

  • Moacyr Neto

    Falam que é tapetão, mas para que serve a lei para não ser cumprida? Todos reclamam que as pessoas bebem, se embriagam, atropelam, matam e não são presos. Reclamam dos políticos e bandidos que roubam, desviam dinheiro público e não são presos. Acho que isso está numa birra contra o Fluminense por causa do passado, deixando a lógica da lei para outro papo. Mas vamos fazer como o jornal está falando: vamos cometer crimes de vários tipos e falar que os juízes interpretem a lei com mais bom senso e razoabilidade não levando as pessoas a cumprirem seus crimes. Isso já é esperado de uma população que vai as ruas protestarem por causa de 0,10 centavos na passagem mas se aquietam com tantos roubos e desvios na saúde, moradia, transportes entre outros desvios, mas vamos fazer o exemplo do jornal ficar pedindo que a justiça tenha senso e absolver quem comete crimes. Mas pensem, no futuro quem pode estar no estádio ou querendo que a justiça seja feita pode ser você ou alguém de sua família.

  • Nilson

    Dura lex, sed lex” (a lei é dura mas é a lei), dito isto, além dos já rebaixados, rebaixem também, todos os clubes que infringiram a lei e que o campeonato de 2014 seja disputado com os 18( Dezoito) que cumpriram a lei + os 04( quatro) oriundos da série B, ninguém deve ser beneficiado. Dura lex, sed lex” (a lei é dura mas é a lei).

  • Raposa

    A grande dúvida é: e se fosse invertida a situação, como seria o procedimento? Seria a mesma lei? Ou haveria uma lei pró Fluminense, como já aconteceu em outras ocasiões?

  • Ainda bem q STJD prima pela execução da lei, q existe para ser cumprida. Quem desobedece de forma voluntária ou involuntária, não importa, deve receber as sanções previstas, assinadas e acordadas por todos os 20 clubes da série A. Se a Portuguesa e o flamengo não perderem os 4 pontos pelo descumprimento das regras, isso sim é VIRADA DE MESA, isso sim é ANARQUIA, isso sim é levar vantagem no TAPETÃO. Fico indignado e perplexo pela forma como as pessoas veem e constatam os fatos e simplesmente os ignoram. Se a sociedade moderna não possuir leis q sejam cumpridas e punições para qdo forem descumpridas, vamos ter um colapso e provavelmente a vida como conhecemos não mais existirá. Cumpra-se a lei = Portuguesa rebaixada. Ninguém tem culpa desse clube ser gerido por um bando de incompetentes. A torcida deveria cobrar desse dirigentes acéfalos. Chorem, esperneiem, se descontrolem, façam o q quiserem, mas em 2014 o FLUMINENSE joga a série A.

  • Cezar

    Eu vejo injustiça, pouco caso, desrespeito com 36 clubes que disputaram o Brasileirão 2013, pois eles cumpriram o regulamento. Quem não cumpriu, desrespeitou as regras, as Leis, deve ser SIM punido e está claro, perde 4 pontos. Quando o campeonato começa, todos, repito, todos sabem das regras, ou não??? Pode até ser por descuido, mais desrespeitou então é simples, é fácil, não tem como fazer vistas grossas, aí sim; desmoralizando o STJD. Um país que vai sediar uma Copa do Mundo, não pode dizer ao mundo que o nosso futebol não tem regras. Como uma Inglaterra ou uma Itália ou os EUAs irão vir disputar a Copa aqui??? Sim quem vai comandar é a FIFA e lá não se muda regras ou Leis para beneficiar alguma confederação. Então, não tem jeito, INJUSTIÇA é se não punirem quem não cumpriu as regras, as Leis. INJUSTIÇA é com os clubes que cumpriram as regras, as Leis. Se querem de fato moralizar, comecem respeitando as regras e as Leis que já existem, não se muda Lei dentro da competição ou no final dela, se cumpre. A Portuguesa, o Flamengo e quem quer que seja, devem cumprir as regras, as Leis…

  • sinval

    A Portuguesa foi displicente e deve ser punida com multa. O Flu tem que disputar a série B. O procurador do STJD deve ser banido do futebol por não ter denunciado o Fluminense em 2010. No caso do Cruzeiro ele diz que são coisas diferentes e aplicaram só multa. Tanto Portuguesa, como Cruzeiro, como o Fluminense em 2010 não cumpriram o regulamento e devem ser punidos. O que não está certo é usar 2 pesos e duas medidas para beneficiar este ou aquele clube.

  • Senhor tendencioso, saiba que quando se escreve numa coluna ou blog, a isenção deve ser uma coisa que tem que ser levada em conta e postar, escrever idiotices, burrices e usar a emoção ao falar sobre um assunto torna risível e sofrível toda a matéria.
    O Fluminense, caso permaneça na série A, será porque a lei foi cumprida e não o bom senso idiota que você colocou, pois qualquer segmento da sociedade é regido por leis e regulamentos, para que se preservem todos e assim punir aqueles que a descumpram.
    A punição para o caso do clube paulista e do Flamengo deve ser a mesma, pois seria “injustiça” não cumprir a “justiça” que a lei que rege o campeonato, através do seu Regimento.
    Emoção e ódio, cumpra a série B, bom senso, foto do Fred e credibilidade do advogado, campeonato de 2010, jogo da Flamengo contra Duque de Caxias, Grêmio Prudente, isso é tudo historinha.
    O que tem que haver é o cumprimento da Lei, e por ela infelizmente tanto a Portuguesa como o Flamengo devem ser punidos pela infração ao artigo do Regimento que é claro na punição: 3 pontos e mais os conquistados na partida disputada.
    Caso isso não ocorra, veremos sim uma “virada de mesa”, uma entrada pela porta dos fundos, o tapetão.
    Seja menos parcial e saiba que bom senso é até possível, desde que não fira a lei.

  • DAVID SOUSA

    BELEZINHA PRA TODOS OS TORCEDORES DO TIME SEM VERGONHA !!
    EXTRAPOLA A MORAL O QUE ESTAO QUERENDO FAZER !! POR QUE O FLUMINENSE PODE SER BENEFICIADO DESTE FATO E NAO PODE PERDER ENTAO O TITULO DE 2010 QUE FOI ROUBADO NO APITO DESCARADAMENTE? ( LMEBREM DO JOGO CRUZEIRO X CORINTHIANS )
    NAQUELE ANO O CAMPEONATO FOI DECIDIDO POR 2 UNICOS PONTINHOS,OU SEJA OS PONTOS QUE FORAM TIRADOS DO CRUZEIRO CONTRA O CORINTHIANS …
    ENTAO SE LEI É PRA CUMPRIR,BELEZA !!
    QUE SE CUMPRAM TODAS AS LEIS E O FLUMINENSE NAO CAIA ,E QUE CAIA A PORTUGUESA E EM SEGUIDA SEJA MANDADA PARA BH A TAÇA E O TITULO LEGITIMO DE CAMPEAO DE 2010 PARA O CRUZEIRO !!

  • Tiração

    Você Ta me tirando!! A próxima vez escreve em português, num intendi porcaria nenhum de pocaria de matéria. Que lixo!!!

  • Boa Noite, Gozado falar cupra-se a lei, quando o Fluminense já no Tapetão subiu da serié C sem passar pela B direto para A e em 2010 jogou com o Tartá completamente irregular e exatamente esse Sr Paulo Schimit achou que não deveria ir para a justiça porque eles tinham ganho dentro e campo e agora esse mesmo Sr quer mudar o jogo ganho dentro de campo, onde o Fluminense, o Vasco, a Ponte e o Nautico não tiverão capacidade para sairem e acho que eles e seus torcedores deveriam ter vergonha de deixar que isso acontecesse.Oque eles estão fazendo não é juatiça é sem vergonciçe se fosse justiça, O jogo do Vasco também outrapassou os 73minutos pela lei teria que dar os tres pontos, mas sabem o que aconteceria a partir do momento que eles tirarem os pontos e rebaixarem a Portuguesa eles terarão que tirar os pontos também do Flamengo e dando os pontos ao Vasco rebaixaria o Flamengo coisa que eles não faria porque o poder deles é muito maior, se eles tinham cobrado multa do jogador do Cruzeiro e agora queram voltar atras isso é uma vergonha, outra coisa é esse advogado ser indicado pela CBF e ainda a esposa dele ser torcedora do FLUMINENSE e aparecer em fotos com o Fred é muito estranho. Eu particularmente acho que nós estamos mostrando ao mundo o PIOR do nosso Futebol e como se ganha no TAPETÃO e isso como estamos perto da COPA vai para o MUNDO e é visto muito Mal junto a Violência

  • Marco Reis

    Materia totalmente sem sentido, parece mais ficcao de torcedor. Se seguissem as regras, nao haveria esse bate-boca agora de que fulano nao perdeu pontos em tal ano, beltrano so recebeu multa em outro ano, ciclano nao sofreu punicao naquele outro ano, e vai por ai afora. Lamento, mas regra e regra, tirem 4 pontos de Lusa e Flamengo, cai a Lusa com 44 pontos, salvam-se Flamengo com 45 pontos na 16a. posicao e Fluminense com 46 pontos na 15a. posicao. Falando em Ficcao de torcedor, ainda existem alguns que se perguntam por que o STJD nao quis levar a julgamento a posicao do Vasco. Nao vao levar nunca. Nao por ser totalmente infundada, mas por que nao vao querer rebaixar, ou correr o risco de rebaixar o Flamengo. Caso o Vasco ganhe os 3 pontos por ordem do STJD ou em uma nova partida com portoes fechados remarcada a iniciar-se com 17 mins e 1×0 para o ATL. PR, passa a ter 47 pontos, e rebaixaria o Flamengo. Sabem quando isso vai acontecer, NUNCA. MAS, Lembrem-se que estamos falando de Futebol Brasileiro e STJD, and, nao se assustem se tivermos um Brasileirao em 2014 com 24 clubes, caindo 8 para a segundona em 2015. Ja vai ser uma bagunca, com Estaduais, Brasileirao interronpido, Copa do Mundo, Copa do Brasil, uma lambanca a mais ou a menos. …

  • francisco

    Isso é uma vergonha tão querendo livrar o fluminense de novo já não bastou aquela vez q o tiraram da serie c a lusa lutou ate o fim tem q ficar na primeira.

  • ALESSANDRO

    PODEM ESPERAR QUE VAI ACONTECER O SEGUINTE:A PORTUGUESA VAI PERDER OS PONTOS NO STJD,ALGUMAS DEZENAS DE CIDADAOS VAO ENTRAR NA JUSTIÇA COMUM E A JUSTIÇA IRA DEVOLVER A LUSA A SERIE A,AI TEREMOS UM IMBROGLIO POR 2 OU 3 MESES VAO AMEAÇAR A LUSA DE PUNIÇOES A JUSTIÇA COMUM NAO VAI PERMITIR E NO FIM HAVERA UM GRANDE ACORDO E A SERIE A DE 2014 TERA 21 OU ATE 22 CLUBES(PODEM APROVEITAR A DEIXA PRA SALVAR O VASCO)
    EU DIGO ISSO PQ NA SERIE C HOUVE UM CASO SEMELHANTE A HIPOTESE Q ESTOU RELATANDO E EM 2013 FOI DISPUTADA POR 21 CLUBES POR CONTA DE UM ACORDO PARA A RETIRADA DE AÇOES NA JUSTIÇA COMUM.
    PODEM ESPERAR DAQUI UNS MESES QUE O Q ESTOU DIZENDO VAI SE CONFIRMAR!!!!

  • ALESSANDRO

    SABEM O QUE VAI ACONTECER NESSAS HISTORIA TODA??? POIS BEM AI VAI:

    1-O STJD VAI TIRAR OS PONTOS DA LUSA E REBAIXA-LA PARA A SERIE B

    2-ALGUNS DIAS DEPOIS DEZENAS DE CIDADAOS VAO ENTRAR NA JUSTIÇA COMUM E A MESMA VAI RECOLOCAR A LUSA NA SERIE A ATRAVES DE LIMINARES

    3-EM SEGUIDA VIRAO AMEAÇAS DE PUNIÇAO PELO FATO DE HAVER AÇOES NA JUSTIÇA COMUM,ONDE VAI SER UM TAL DE CONCEDER E CASSAR LIMINAR

    4-DEPOIS DE 2 OU 3 MESES DE BATALHA JUDICIAL A JUSTIÇA COMUM VAI MANTER A LUSA NA SERIE A E VENDO QUE NAO TEM JEITO A CBF TERA QUE FAZER UM GRANDE ACORDO.

    5-NESSE ACORDO FICAM FLUMINENSE E LUSA NA SERIE A Q SERA DISPUTADA POR 21 OU ATE 22 LUBES EM 2014(ACREDITO QUE TENTEM APROVEITAR O MOMENTO PRA PUXAR O VASCO DE VOLTA)

    PODEM ESPERAR QUE E ISSO Q VAI ACONTECER,TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS JA SABEM QUE O DESFECHO DA HISTORIA E ESSE SO QUE NINGUEM VAI ADMITIR AGORA,ESSE ROTEIRO QUE ESTOU MENCIONANDO OCORREU NA SERIE C DO BRASILEIRO DO ANO PASSADO E NESTE ANO A MESMA FOI DISPUTADA POR 21 CLUBES EM VEZ DOS 20 QUE SEMPRE DISPUTAM!!!

  • Marco Aurelio

    TIMES DE PRIMEIRA DIVISÃO TÊM QUE TER COMPETÊNCIA PARA NÃO ESCALAR JOGADOR IRREGULAR…SE NÃO TEM,VAI PRA VÁRZEA,OU MELHOR,SOME DO MAPA;POIS NEM NA VÁRZEA AS “LEIS” SÃO DESCUMPRIDAS IMPUNEMENTE…
    IMPRENSA NOJENTA!!!SEMPRE DEFENDENDO OS INSUPORTÁVEIS PAULISTAS!!!
    ROUBARAM UM BRASILEIRO DO INTER NA MAIOR CARA DE PAU E NINGUÉM CRITICOU,POIS OS GAMBÁS FORAM BENEFICIADOS.

  • Caros amigos o meu Flamengo nao cometeu nenhum erro e vai ficar provado na segunda, a escalaco de andre santos foi legaal, pois o mesmo cumpriu suspensao na partida anterior contra o vitoria e nao adianta o o procurador fazer lobby e querer tirar pontos pois como disse varios especialistas o mengao taa limpo na parada e acho que a lusa errou, mas o cruzeiro tambem errou o Curinthias tambem errou entao se ela for punida que estes outris tambem sejam!

  • JORGE

    A LUSE DEVE SER PUNIDA DE OUTRA FORMA, SEM A PERDA DE PONTOS. QUE BAGUNÇA ESSE CAMPEONATO. O FLU DEVE JOGAR A SÉRIE B JUNTO COM O VASCO.

  • Fernando

    Sou botafoguense e garanto que os bambis não ganham na bola e querem ganhar no tapetão. Fora florzinha tricolete ! Fica Lusa ! Futebol se decide no campo !

  • Arturo Carvalho Gonzalez

    Sou tricolor! Agora vejam bem: A Lei tem que ser aplicada, tanto a Lusa quanto o Flu devem cair, essa gente idiota que diz o contrario deveriam conhecer um pouco de Lei, de direitos e deveres, chega de um Brasil porco, Lei é Lei , deve ser aplicada.

  • Ary Caloni

    Uma questão simples de resolver. O jogo entre Portuguesa e Bahia não representava mais nada para o a competição, portanto, não houve a intenção de beneficiar ou prejudicar alguém, nestes casos basta estipular uma multa em dinheiro, seria simples se houvesse bom senso e não a clara intenção de livrar o Fluminense do rebaixamento

  • Carioca

    Impressionante como os tetra rebaixados tricolores infestaram os comentários com suas teses jurídicas que visam tão somente defender o que eles chamam de legal ainda que seja amoral e absurdamente injusto.

  • Flavio Antonio

    Como muitos dissera por ai, que a lei deve ser cumprida e coisa e tal, vamos la com a minha opinião.A ei deve ser cumprida, SIM!!!!Mas em todos os casos, desde quando a lei foi criada.Em 2010, aconteceu um caso idêntico, porém como estava tratando de um título de um clube do rio contra um clube mineiro, ocorreu que om caso nem julgado foi (nesse caso já perdemos a tal justiça que alguns colegas disseram em comentários anteriores).Alguns podem dizer, “Ah mas não devemos remoer o passado”, então como já dizia alguma pensador (provavelmente quem disse foi Napoleão), “O passado nos ajuda a compreender o futuro”.Neste mesmo campeonato o Cruzeiro colocou um jogador sem contrato (mesmo que no banco de reserva, a intenção é que vale), o resultado só foi multado.Resumindo, eu concordo que as leis devem ser cumpridas, porém se você não as cumpriu em determinado caso e quer cumprir somente porque há intenção clara de um terceiro.ESSA LEI JÁ NÃO TEM MAIS VALIDADE ALGUMA!!!!

  • jose luiz Iellamo Rodrigues

    Esse Valdomiro Neto,no minimo é Paulistano e odeia os times do Rio De Janeiro…Seja Parcial e cumpra o Regulamento jornalista Político a favor tudo de São Paulo

  • lau

    São estes tipos de jornalistas que depois ficam apregoando de forma hipócrita a moralidade e o cumprimento das leis esportivas.
    São facciosos, bairristas e veem nesses casos uma ótima oportunidade para aparecer melhor.
    São falsos moralistas encontrando mil maneiras de burlar os regulamentos dando parecer de que é absolutamente normal não se levar em consideração o que foi combinado.
    São estes caras que reclamam dos políticos e do estado de coisas que se encontra o Brasil.

  • Cosme

    Oh cidadão com nome de NETO. Então, vc fala de BOM SENSO, né. Então, pra que existe o STJD? Porque se exige da FIFA que coloque chip eletrônico nas bolas, nas traves, mais assistentes para auxiliar o juíz? Porque, sabemos que, se depender de bom senso no futebol, nada será resolvido. Ou vamos esperar um jogador que cometeu uma falta, um pênalti, ou um gol contra e admita, com todas as letras que ele foi culpado mesmo, que ele errou e que não precisa de juiz?
    É uma coisa clara: a Portuguesa sabia desde o início do campeonato as regras. Ela quebrou uma regra e vc diz que não deve ter punição em troca do bom senso. E os times que agiram o ano inteiro dentra da regra, que respeitaram o campeonato não escalando seus jogadores suspensos, não foi vantajoso agir sim? Ou teria sido melhor burlar a lei, que alguém a frente, clamaria a justiça em troca do bom-senso?
    Pelo amor de Deus: independente se vai beneficiar ou prejudicar A,B ou C Lei é lei e deve ser cumprida.

  • Luiz Henrique

    Entendo perfeitamente o aspecto subjetivo que existe em toda lei, a intenção, o risco calculado, a má-fé, a possibilidade de prejudicar a outro clube, o que não foi o caso da Lusa. Aliás, dizem que a Portuguesa quer mudar a lei. Não é o caso. Me parece que o advogado da Lusa vai entrar mais na questão de JUSTIÇA X LITERALIDADE DA LEI, o que faz do caso do time paulista bem particular, praticamente não criando jurisprudência. Porque muito raramente, quase impossível, alguém vai escalar um jogador que foi punido por 2 jogos(quando se pensava que era apenas 1, que cumpriu), entrando em campo faltando 13 minutos para terminar a partida, em jogo que nada valia para a própria e nem a nenhum outro clube em termos de rebaixamento. A Lusa não deve questionar a lei, mas a desproporcionalidade das consequêncas da pena para o caso em questão(aliás, no mínimo deve se abir um debate para mudar este artigo, abrindo-se chance para o clube perder ATÉ 4 pontos, e não 4 pontos. Aí todo caso pode ser discutido, principalmente quando se escala um Neymar da vida sabidamente suspenso, sem notificação pendente, obtendo vantagem em jogo que vale muito. Cada caso é um caso,e isso devia estar previsto. Mas, um tribunal pode absolver um clube se entender que não houve dolo, e outras razões.

  • Sidnei

    Quando quem erra tem gente a seu favor na Justiça desportiva de merda e na política, aí a pena pode ser multa de 10mil( caso de Cruzeiro). Mas quando o time não é importante para a globo e cbf aí tem que cumprir o regulamento. Bando de safados. FluminenC, o timinho mais LIXO do brasil

  • Na verdade Neto, p/mim ja deu , eu como tricolor acharia mais coerente, a portuguesa descer P/ 2ª divisão, os mulambo perder os ponto, e o flu virar a mesa! Ir contra a lei, a CBF, e o STJD e jogar a 2ª divisão! Assim tds os picaretas, ordinarios, marginais, bambis,mensaleiros, etc, etc, etc ficariam felizes.

  • mesquitaes

    Bom dia caros leitores e jornalista Neto. Muito me assustei quando li a matéria pois não acreditei no que estava lendo, vejamos o motivo: A situação do Fluminense é tranquila pois mesmo que a Lusa e o Flamengo venham a ser absolvidos no julgamento de 2º feira, ele (Fluminense) estará na 1ª divisão do ano que vem. A presente afirmação pode ser comprovada através da matéria deste respeitável jornal que pode ser encontrada no seguinte endereço; http://www.lancenet.com.br/fluminense/Absolvicao-Portuguesa-Flamengo-Campeonato-Brasileiro_0_1048095183.html
    Com todo respeito devido ao caro Neto, penso que antes de falar em bom senso, deve procurar entender melhor a matéria e as consequências de suas afirmações. Acredito que o mesmo deveria conversar mais com seus colegas de redação e em especial o Marcelo Vieira, que fez uma bem detalhada e explicada avaliação das consequências dos atos do STJD. Mesmo não concordando com algumas leis elas existem para serem cumpridas, o seu desrespeito geraria o CAOS. O que devemos fazer quando não concordamos com alguma coisa é lutar para que a mesma seja modificada e não apenas deixar de atende-las. Parabenizo o Sr. Marcelo Vieira pela avaliação sem paixão ou ódio exposta em sua matéria, devidamente estudada de forma isenta e imparcial.

  • vagner

    bom, o jogador q sempre foi titular da portuguesa e supostamente os dirigentes da lusa insistem em afirmar q não tinham conhecimento da suspensão o colocam no banco para entrar aos 32 minutos, eles estão querendo enganar a quem? se os times q estavam atras deles na tabela vencessem o passariam e a lusa perderia a vaga na sul- americana, como eles dizem q não tinham interesse no campeonato, parem com isso eles estavam achando q passariam despercebidos, o regulamento tem q ser cumprida para q não haja algo parecido daqui para frente, sem contar q é uma falta de respeito com os outros clubes q cumpriram o regulamento com medo de perder os pontos, como o caso do próprio fluminense contra o flamengo q o flu ficou sem o fred ( 4 jogos ) e felipe ( 2 jogos ).

  • andre t Silva

    Só um exemplo…os índios mataram cerca de 80 garimpeiros lá nas amazônias…alguns foram presos e o advogado de defesa disse que eles estavam protegendo a terra deles…a lei é homicídio cadeia…cumprisse a lei…o juiz condenou a 30 anos de cadeia cada um…o advogado recorreu alegando o desconhecimento da lei por parte dos índios e ai solta os assassinos…não continuam preso…lei foi feita pra ser cumprida.Vale mais os idiotas dizerem a verdade: Vocês não querem que a lusa perca os pontos só porque beneficiará o fluminense…se fosse o náutico ou a ponte ninguém estaria questionando a justiça…A verdade deve prevalecer seria A pro Flu e B pra Lusa…burro não tem pena…pena é pra galinha

  • HELDER

    QUANTOS IDIOTAS VOMITANDO!!!!…..E PRINCIPALMENTE ESSE COLUNISTA!!!
    LANCENET CHEIRA A VÔMITO!!!…NUNCA MAIS!!

  • HELDER

    VALDOMIRO PEGANDO O LEMA EMPRESTADO, SEM PEDIR, PODERIA ACRESCENTAR ALGO COMO:
    “LONGO É O FUTEBOL, BREVE É A VIDA E COMO DÓI AOS OLHOS LER SUA MATÉRIA!!

  • carlos

    nao acho justo a portuguesa e flamengo nao se penalizados todo campeonato tem regras e e para ser cumpridas ex um motorista desabilitado nao poder ter os mesmo direitos que o habilitado fato!!! regras tem que ser complidas ainda mais em um pais que pede todo dia para que as leis seja feitas!!! portuguesa e flamengo tem que se penalizadas!!!

  • waldir

    Temos parar de tanto Hipocrisia, todo essa polêmica pq o beneficiário é um time grande. Agora o que me admira ´´e um dito jornalista(Valdomiro) tentar formar opnioes. Ai eu pergunto se fosse o fluminense no lugar da lusa?????? mais um detalhe, então poderemos a partir de agora desconsiderar as leis??? independentemente de houve injustiças no passado??? e os atletas que cumpriram suas suspensões? não seria uma injustiça/?

  • Cláudio Cirne

    Ao Sr. Valdomiro Neto

    O Senhor como jornalista (sic), deveria ser um pouco mais racional e imparcial ao escrever suas matérias, seja aqui no nesse blog ou em qualquer outro lugar. TODO campeonato ou competição tem que ter REGRAS que servem para nortear essas competições. Se as regras não são claras, ou pior ainda, são injustas isso é assunto para uma outra discussão posterior onde poderemos propor que elas possam ser melhoradas para que no futuro injustiças como essa não aconteçam de novo. Agora, pior do que punir a Portuguesa e o Flamengo por descumprirem uma “lei injusta” é NÃO PUNI-LOS, pois assim estaríamos sendo INJUSTOS COM TODOS OS OUTROS CLUBES QUE CUMPRIRAM ESSA MESMA LEI, inclusive o FLUMINENSE que não TEM ABSOLUTAMENTE NADA HAVER COM TODA ESSA CONFUSÃO, tanto que se ao invés do FLUMINENSE a PONTE PRETA, ou o NÁUTICO, ou qualquer outro clube estivesse com 46 pontos (como está o Fluminense), esse clube é que escaparia do rebaixamento.
    As leis (regras) existem para ser cumpridas. Se elas não são corretas então mude-as para os campeonatos seguintes, mais enquanto elas estiverem em vigor é dever do STJD de cumpri-las. As leis sendo justas ou não. Doa a quem doer.

  • Fabrício

    O que se julga é simplesmente se a Portuguesa violou a lei e se deverá perder pontos por isso. Não se está julgando se ela merece ou não permanecer na série A. O resto é consequência (daquilo que ela, junto com seus representantes, criou para si). Além do mais, a partir do momento em que o julgamento se encher de subjetividades, o terreno estará aberto para futuras armações com base em “ruídos em celulares”, “queda da internet”, “falta de lenha para o sinal de fumaça”, ou seja lá qual for o problema de comunicação.

  • É lamentável ver um jornalista escrever isso pois é por isso que não vou mais ao estádio, já desanimei, ver um Castrilli roubar a Lusa, Simon prejudicar o Braziliense, Br 2005 uma vergonha, viradas de mesa para o Flu, ver o Arnaldo C. Coelho falar na tv que não deu penalty no Pita na final de 83 contra o Fla porque estava muito distante do lance, então porque deu jogo perigoso se não estava vendo nada, um absurdo era melhor ter ficado calado, br 2004 além de ter a mãe do Robinho sequestrada o Santos foi prejudicado o campeonato inteiro com 21 gols legitimos anulados, 6 mandos de jogos etc…, uma vergonha, neste br a imprensa não teve coragem de falar que se o corintia não fosse ajudado em 3 jogos pela arbitragem estaria rebaixado, duas vezes contra o Coritiba e o penalty no pato contra o Flu, os regulamentos e leis foram criadas para serem cumpridas puna-se quem tem que ser punido, independente de quem seja.

  • Pwagnerbr

    Aos que falam em cumprir a lei, o Cruzeiro escalou um jogador irregular durante o campeonato e foi punido com multa. E não adianta falar em situações diferentes: pela letra fria da lei, estava irregular, não poderia jogar e o clube deveria ter perdido pontos. Só que prevaleceu o bom senso. Isso é justiça bem feita, que preserva o princípio da razoabilidade. A situação da Portuguesa é tão absurda que querem rever a punição imposta ao Cruzeiro para dar credibilidade à punição que será imposta à Portuguesa. A pergunta é: se fosse o Corinthians ou o Flamengo no lugar da Portuguesa? A letra da lei seria aplicada com o mesmo rigor? E se é para aplicar a lei ao pé da letra, por que o jogo do Vasco com o Atlético não foi anulado? Afinal, passou dos 60 minutos previstos. Se a lei éd tão fria assim, deveria ser aplicada em todos os casos….ah, mas aí o Flamengo poderia ser rebaixado….

  • Leo

    Vamos nas suposições:
    Vamos parar a justiça, digamos, não tirar ponto da Portuguesa e do Flamengo pois estava jogando um jogo sem valor.
    Quando realmente um jogo e sem valor? Paremos para pensar, se for assim, pra que juiz apitando jogo, pra que ser televisionado ou ter televisão para dizer como foi o jogo?
    Continuemos, pra que ter justiça ou pessoas que estudaram tanto pra ser juiz de tribunal, ora jogo sem valor. Pra que ter leis faladas ou escritas (publicadas), seria muito mais fácil os times não existirem ou não ocorrer o jogo. Tirem todas as leis. E isso que estamos querendo dizer. Eu não aceito o ocorrido, de times serem prejudicados por ter jogado um jogo sem valor, por isso poder fazer o que quiser ou melhor, poder colocar qualquer jogador. Pior ainda, um time como portuguesa ser prejudicado por ter colocado o jogador por menos de 30 minutos e perder o mesmo ponto que um Flamengo por usar o jogador por mais tempo, paremos e refletimos. Talvez tenha que existir um ajuste na lei, somente isso, não uma discussão de certo ou errado.

  • Accalil

    Aos que falam em cumprir a lei, o Cruzeiro escalou um jogador irregular durante o campeonato e foi punido com multa. E não adianta falar em situações diferentes: pela letra fria da lei, estava irregular, não poderia jogar e o clube deveria ter perdido pontos. Só que prevaleceu o bom senso. Isso é justiça bem feita, que preserva o princípio da razoabilidade. A situação da Portuguesa é tão absurda que querem rever a punição imposta ao Cruzeiro para dar credibilidade à punição que será imposta à Portuguesa. A pergunta é: se fosse o Corinthians ou o Flamengo no lugar da Portuguesa? A letra da lei seria aplicada com o mesmo rigor? E se é para aplicar a lei ao pé da letra, por que o jogo do Vasco com o Atlético não foi anulado? Afinal, passou dos 60 minutos previstos. Se a lei éd tão fria assim, deveria ser aplicada em todos os casos….ah, mas aí o Flamengo poderia ser rebaixado….

  • marcos

    Boa!!
    nao sou tricolor!!
    imagine se a portuguesa nao perca os pontos(4), nao seja rebaixada, muito justo, e o flamengo perca os pontos(4), o que vai acontecer???
    O flamengo sera rebaixado?
    Abraço a todos!!

  • Caro Claudio, muitos juristas já se manifestaram sobre o assunto e mostraram discordâncias. Se os entendidos tem visões diferentes ao interpretar a lei como você pode arrogar-se sabedor dela sem restrição alguma? Nessa questão devemos tomar um pouco de chá de humildade e compreender que a lei não é tão evidente assim. Decisões passadas do tribunal mostram que as coisas não são tão claras assim.
    Abraços

  • Obrigador ‘pelo dito jornalista’, meu caro.

  • Perfeito seu raciocínio, Luiz. Alguns especialistas em direito argumentam o mesmo: proporcionalidade. Para evitarmos um atentado à lógica.

  • Aantonio Carlos

    Quem fala que o Fluminense deveria jogar a serie B de 1007 nao sabe que que isso foi feito pois descobriram detalhes de favorecimento num esquema de arbitragem para os clubes CORINTHIANS e ATLETICO PARANAENSE. Esse esquema foi provado os times em questao nao foram punidos pois a CBF rasgou o regulamento deixando corinthians e Atletico Paranaense impunes e sendo assim mantem Fluminense e Bragantino. E ai?

    Ah, em 2002 o FLAMENGO deveria ser rebaixado para a serie B pois escalou um jogador irregular que tinha dois contratos assinados com Fla e Ceara, deveria perder 15 pontos e a PORTUGUESA foi rebaixada em lugar do FLAMENGO. E ai cambada de vagabundos, imbecis. clubistas e defensores do bom senso, me digam se o Fluminense e o Vasco nao tem direito ao menos de um julgamento dos casos em questao.

  • marcelo

    absurdo,a irresponsabilidade de alguem que escreve e veicula opinião,esse site ou jornal que deveria ser sério teria que ver direito o que se passa a população,pois toda mídia,seja de radio ,jornal ou televisiva é formadora de opinião e é de se lamentar que vejamos tanta hipocrezia,quer dizer que bom senso,é rasgar leis ,quebrar regras,e legitimar o que ,e ilegal.volto a dizer temos que ter responsabilidade,uma pessoa como essa deveria ser proibida de escrever,lamentavel como procuram justificativas,pinçando exemplos como o caso do tartá em 2010,que não tem nada a ver,onde, cobro responsabilidade para não haver disturbação dos fatos,o noticiamento deste fato deveria vir acompanhado de sua verdade.O Tartá voltou de um empréstimo com 2 cartões amarelos,assim que recebeu o primeiro pelo fluminense,cumpriu um jogo,após isso recebeu mais dois amarelos e jogou normalmente,dentro do regulamento sem infligir nenhum artigo do mesmo.Lamentavel e revoltante o envolvimento de uma imprensa tendenciosa querendo fabricar “verdades”através de mentiras,manipulando a opinião pública,sou tricolor,fizemos campeonato ridículo sim senhor,mas leis são leis e em nosso país ,precisamos de educação e ordem,respeitando leis, regras e normas,deveres,para então cobrarmos nossos direitos,reflita bem sobre o que escreve e seja mais responsável !!!!

  • Roger Rangel

    KKKKK,Flumelixo,já devem uma segunda divisão e vão dever mais uma,kkkk futebol brasileiro,futebol lixoooo,tapetão impera,kkkkkkkk

  • marcelo perez vieira

    cade meu comentario?

  • Lucas

    Se uma suspensão é decidida, é necessário fazer com que ela seja cumprida. Portanto, após a decisão do tribunal, CBF, Comissão de Arbitragem e clubes envolvidos, deveriam ser digitalmente notificados, tornando claro quais jogadores estão suspensos, e de quais partidas. Assim, o responsável pela partida saberia quem estaria impedido de atuar e tudo estaria resolvido. O que é preciso é tornar o processo seguro, de modo que toda suspensão seja rigorosamente cumprida. Penso que ninguém deve ser punido, a não ser os incompetentes que não tornaram todo o processo claro e seguro. Se em um concurso com várias etapas, algum candidato é desclassificado, ele estará impedido de participar das etapas restantes. Então, que se tomem as medidas necessárias para garantir o cumprimento das decisões do tribunal. Isso sim impedirá novos “erros”. Por outro lado, punir, com a perda de pontos, a Portuguesa, o Flamengo, ou qualquer outro clube, na “39ª rodada” do Brasileirão, de nada servirá para impedir que fatos como este voltem a se repetir.

  • Leo

    A cada vez que leio o que são colocado por vários colegas eu me vergonho.
    Eu não entendo o dizer jogo sem valor, hora, uma vez que vende engresso, tem árbitro para a partida, os jogadores recebem pagamento, tem a tv que transmite ao vivo ou não, mas que tem imagens do jogo. A estes profissionais, jogo sem valor, agride principalmente a todos que participam, direta ou indiretamente com o jogo. Acho que e fim desse assunto. JOGO SEM VALOR

    Regas ou leis: deve ou não existir? Caso não deva, então não precisa de juiz de jogo ou qualquer que seja os regulamentos. Se está tudo errado, que sejam realizada acerto nas leis do futebol e não julgar A, B ou C que não falam pelas leis e sim procuram como todos os times, cumpri-la.

    Acho errado ocorrer isso, porém, existe outra lei a que não exclusivamente essa em relação ao futebol?

  • Freire

    Acho mesmo que deveríamos rasgar todos os mecanismos jurídicos relativos à Justiça Desportiva e usar sempre o bom-senso, como propõe Neto. Aliás, penso que deveríamos fazer isso também com a Constituição Brasileira e nosso Código Penal e Civil. Aí sim, teríamos a verdadeira justiça e viveríamos num país regido pela docilidade do bom-senso. Caro Neto, sou Fluminense sim. E me envergonho do passado espúrio pelas viradas de mesa que o beneficiaram. Entretanto, bom-senso é cumprir o que está escrito, não importando quem seja beneficiado. Estão todos julgando o caso, não pelo que lhe é devido, mas pelo passado do Fluminense.

  • Li e procurei interpretar o pensamento de cada um que postou um comentário neste texto que a exemplo de alguns foge completamente a realidade dos fatos. No Brasil toda vez que tentam cumprir a lei existe discordância daqueles que supostamente vivem a margem dela ou que procura com os seus comentários que a lei deixe de existir em nosso país.
    Me lembro de alguns comentários durante o processo de julgamento do mensalão e grande parte dos “comentaristas”, concluíram que todos eram inocentes e quem deveria ser punido era o Tribunal, o seja, Joaquim Barbosa na cadeira e José Dirceu e outros voltando a exercer os cargos e vivendo na maior mordomia.
    O jogador Heverton foi punido e atuou, André Santos igualmente são jogadores contratados por clubes da primeira divisão e que deveria pautar pelo respeito as leis de um campeonato cujo regulamento eles assinaram e sabia do que risco que iriam correr se escalassem os atletas. Para quem defende este tipo de arbitrariedade deve também absolver quem estupra, rouba, assassina e desvia verba pública. É esse o pais que vocês querem para os seus filhos ??

  • Douglas

    Texto bem feito, idéia putrefada.
    Dois minutos jogados fora lendo isso.

  • Cara,assim como na justiça comum as leis são leis e pronto…se não agradam a todos tem que se interpelar a quem as criou.Criticar a quem quando de direito fazer uso dela é totalitarismo.A justiça não existe pra ter pena,e nem as vezes é moral…ela é justa{ou deveria ser}e legal.Simples assim.Não falamos tanto,no caso desse pessoal do “mensalão”.Pedimos condenação JUSTA.E teve cara que só foi condenado por conta do clamor popular,sem nem provas tão consistentes.Por tanto acho o que o Vasco pede legal,acho o que o Fluminense pede não é mais do que o que esta no regulamento,e se esse é de verdade um pais democrático,regido por leis e por pessoas que fazem e respeitam elas,que seja dado a essas duas instituições o direito de pleitearem os seus direitos…e quanto a Portuguesa:quanta burrice…………………..

  • A Justiça existe para que se faça justiça, e punir alguém ou uma Instituição sem que esta tenha praticado um ato doloso, seria como praticar uma injustiça contra a própria justiça.

  • Marcelo R. Cinelli

    Estou estarrecido e indignado com esse comentário. Como um profissional, em um renomado veículo de comunicação pode escrever tamanha besteira?

  • Bruno

    Sou tricolor de coração, sou do time que adora o tapetão.

  • Carlos Souza

    Caro amigo Jornalista,

    É injusto a Lusa e o Flamengo perderem os pontos porque escalaram jogadores sem condições de jogo, ferindo o regulamento, mas não é injusto que outros clubes que tiveram seus jogadores suspensos cumprissem a lei, muitos fazendo improvisações por não terem substitutos. Quem aprovou o regulamento, foram os clubes. É como se fosse um regulamento edilício, todos aprovam que haverá a cobrança de mora no atraso, mas quando atrasam não querem a cobrança, é justo que os demais condôminos paguem em dia. Qual o conceito de justiça, aquela que a lei prevê ou aquela que achamos que deve ser.

    Saudações,

    Carlos

  • LEI É LEI!!!!!!!! disse:

    14 de dezembro de 2013 às 20:16

    BOA A NOITE!!! INCLUSIVE AOS NÃO GRADUADOS NO CURSO DE DIREITO, AOS MAL EDUCADOS E AOS QUE NÃO RESPEITAM AS LEIS. O FLUSÃO DEVERIA TER CAÍDO EM 1997, MAS POR UM ATO DESONESTO( VIRADA DE MESA ) ELE NÃO CUMPRIU. O TRIBUNAL DA ÉPOCA TEVE UMA ATITUDE VERGONHOSA!!! “MAS UM ERRO NÃO PODE JUSTIFICAR UM OUTRO”. A PORTUGUESA COMETEU UM ERRO E O ARTIGO DESTE CÓDIGO, COMO EXISTE, TEM QUE SER CUMPRIDO. NÃO ESTOU DIZENDO QUE SEJA MORAL, MAS É LEGAL( LEGALIDADE ). ESTE ARTIGO DESTE CÓDIGO SÓ PERMITE ESTA INTERPRETAÇÃO, QUAISQUER OUTRAS SERÃO ERROS DE JULGAMENTO EM QUALQUER ÉPOCA!!! SEI QUE OS RIVAIS QUEREM QUE O FLUSÃO CAIA, MAS NÃO PODE SER A QUALQUER CUSTO, TEM QUE SE RESPEITAR AS LEIS. IMAGINE UM MUNDO SEM LEIS E/OU SEM REGRAS, SERIA O CAOS DA ANARQUIA!!! DEVEMOS HONRAR O QUE ASSINAMOS E/OU ACEITAMOS ISSO FAZ PARTE DE QUEM SOMOS!!! VAMOS EXIGIR NA SEGUNDA-FEIRA QUE MUDEM ESTE ARTIGO DESTE CÓDIGO, POIS SE NÃO CORREREMOS O RISCO DE NO ANO QUE VEM OCORRER ESTA MESMA SITUAÇÃO. “NÃO ADIANTA CHORARMOS PELO LEITE DERRAMADO!!!” DEVEMOS EVITAR QUE ACONTEÇA NOVAMENTE. SE QUEREMOS PASSAR O BRASIL À LIMPO, DEVEMOS COMEÇAR A RESPEITAR AS LEIS EXISTENTES E SOMENTE DEPOIS MODIFICÁ-LAS OU PROTESTAR CONTRA OS PROJETOS DE LEIS QUE NÃO CONCORDAMOS( LEMBRAM DO LEITE DERRAMADO???). CHEGA DE RASGAR OS CONTRATOS VIGENTES E A DESOBEDIÊNCIA DAS LEIS EXISTENTES!!! CORDIALMENTE UM TRICOLOR CONSTRANGIDO PELO OCORRIDO EM 1997!!! OBRIGADO!!!

  • Linno Vianna

    A lei obviamente é estabelecida para que as injustiças não sejam cometidas. Está claro que nem no caso da Lusa, nem no caso do Fla, houve qualquer intenção de dolo ou de se obter qualquer tipo de vantagem. Falência, na verdade, é usar a lei para se cometer injustiças.
    Fluminense e Vasco, não por acaso, vêm sendo protagonistas de atos vergonhosos como o que ora tentaram e tentam executar. Resgatar o tricolor da segunda divisão é retroagir aos tempos em que imperava a Lei de Gerson e em que a credibilidade na imparcialidade da justiça era considerada inexistente pelo cidadão brasileiro.
    Torço muito para que o STJD não permita que sejamos envergonhados dessa maneira.

  • José

    É triste o que estão fazendo com a Associação Portuguesa de Desportos: Querer rebaixa-la para série B, para favorecimento ao Fluminense que todos nós sabemos, é lamentável, não fere apenas o clube, mas toda colonia portuguesa, com esta injustiça, que empobrece cada vez mais o sofrível futebol brasileiro. Precisamos de um Brasil com mais ética e credibilidade

  • William

    Neto, por acaso não lhe passou pela cabeça que seria muita “coincidência” dois times de primeira divisão escalarem jogadores impedidos de jogar e justamente na última rodada do brasileirão ? Qual a probabilidade disso acontecer ? O erro não acontecia na Serie A desde 2010. E agora acontece justo na última rodada ?

    O Flamengo cometeu o erro no sábado. A Portuguesa é um time endividado, com poucos recursos e dirigentes de má fama. Algumas trocas de telefonemas e será que não se conseguiu um “arranjo” para salvar o Flamengo do iminente rebaixamento derivado da inépcia dos seus dirigentes ? Não é muito mais plausível acreditar nisso do que acreditar que se fosse cometer um erro tão boçal como esse justo em seguida a outro erro boçal do clube da Gávea. No mundo do futebol muita gente sem escrúpulos se engalfinha para dirigir os grandes clubes e seus milhões. O Flamengo rebaixado seria uma perda de milhões que, na ótica dos dirigentes sem ética justificaria ações de corrupção e outras mais. Parece que ninguém quer enxergar, mas a Portuguesa está salvando o Flamengo !

  • André

    Tá dando nojo esses comentários bairristas-sp!!! Apesar de a cbf estar no Rio, quem a comanda são os paulistas (marin e del nero). Agora parem com essa babaquice de tratar a luza como coitadinha, vítima indefesa e mártir que ela não é nada disso, muito pelo contrário, visto que há poucos anos atrás ela junto com palmeiras e botafogo tentou instalar uma virada de mesa para não disputar a série b, segundo notícia do site da Folha de SÃO PAULO! Basta procurar no site da folha que você vai ver. E parem de demonizar o fluminense que não tem nada a ver com esse assunto e inclusive sua diretoria já está planejando a temporada 2014 com a disputa da série b!! E, pelo que estou acompanhando do noticiário, se o stjd der ganho de causa à luza, haverá uma forte possibilidade de ser o CORINTHIANS o rebaixado para a segundona, o que seria irônico já que o advogado da luza foi emprestado pelo CORINGÃO… Tem que parar com essa atitude imbecil de a maioria dos clubes brasileiros acharem que podem fazer o que bem entender em relação as regras do esporte achando que nunca vai dar em nada!! Taí: fizeram merda e vão ter que pagar!!! Se fossem mais profissionais e inteligentes como todos os dirigentes do futebol paulista gostam de se gabar que são, nada disso teria acontecido e o fluminense disputaria a série b numa boa como deveria, inclusive. Agora o desfecho é: a luza cai e o fluminense fica, ou a luza e o fluminense ficam e o CORINGÃO cai para a segundona. Ou o mais provável como você mesmo diz não cai ninguém mas com a série a não com 21 mas com 24 times!!! Tudo culpa desse clube, a “coitadinha” da luza que vocês insistem em defender!!! Portanto parem com esse discurso babaca e hipócrita e deixem a luza cair para a segundona que por essa atitude imbecil e irresponsável de seus dirigentes tem mais e que se ferrar para aprender a agir com mais inteligência e profissionalismo e sem esperar que alguém passe a mão na sua cabecinha como uma criança que faz algo errado e tenta se livrar do castigo se fazendo de vítima!!! Ah, antes que vocês insinuem, não torço pelo fluminense!!!

  • Tiago Bueno

    Acho qeu o grande erro está na lei, que prevê a retirada dos pontos já conquistados. Parece que ninguem pensou que uma situação dessa pudesse acontecer com a competição já encerrada. Na minha opinião, o correto seria retirar pontos da próxima competição(A Lusa entraria no BR14 com -4 pontos, por exemplo).
    E sei que é algo que não vai acontecer, porque não existe uma regra que permita isso, mas já que há a dúvida entre seguir a lei ao pé da letra e seguir o bom senso, eu optaria por rebaixar tanto a Lusa quanto o Fluminense. Assim, no ano que vem teríamos um campeonato com 1 clube a menos e com 3 vagas de rebaixamento. Seria mais honroso do que essa virada de mesa absurda, que em certos momentos me faz pensar em parar de assistir o futebol brasileiro e dar atenção apenas ao europeu.

  • Alberto Americano

    É engraçado… Esse ano, quando o Flu foi rebaixado, todos discutiram os erros e acertos da diretoria como principal responsável por tal desastre, pois todos entendem que o clube era mais do que os jogadores que lá estavam jogando, era uma instituição em que as decisões tomadas pela alta cúpula, os investimentos, a organização, eram absolutamente essenciais e que selaram o destino do clube no campeonato brasileiro. Pois bem: a Portuguesa é claramente desorganizada com o funcionamento jurídico do clube, não investiu, enquanto instituição, pelo respeito às leis e à seriedade com que as regras são debatidas. Eu, como tricolor, vi 2005 sendo tirado da nossa mão quando suspenderam o Felipe por SEIS MESES por ele dar uma cotovelada que hoje daria no máximo alguns jogos de gancho. E ele tava jogando o fino em um time que também tinha o Petkovic em grande fase, sendo campeão carioca e chegando à final da Copa do Brasil. Cumprimos. No mesmo campeonato, dormimos líderes e acordamos na 6a colocação, após o cancelamento de DUAS VITÓRIAS nossas. Acatamos.Esse ano agora, perdemos, no mínimo, DEZ JOGOS com nosso capitão Fred por convocações e uma suspensão de 4 JOGOS! Agora pede-se que a organização e respeito do clube às leis (CLARAMENTE CITADA POR ESPECIALISTAS EM DIREITO DESPORTIVO COMO PRÉ-REQUISITOS ESSENCIAIS AO JOGO) sejam rasgados. Eu estou pouco me lixando para a “moral” que você prega. Moralismo, pra mim, é cumprir o que foi combinado antes do jogo. Inclusive respeitar o campeonato e agir seriamente para não desrespeitar a lei esportiva.

  • André Albuquerque

    Todos deviam cair..
    os pilantras e os incompetentes.

  • Saldanha

    Caso a portuguesa caia para segunda divisão o fluminense também devera jogar a serie B, portanto será de bom senso caso as autoridades convide o quinto colocado da serie b para participar da seria A do ano seguinte, a final o outro time ja disputou como convidado.

  • mariano

    Sabemos que o tribunal vai pender para o tine do Rio… muito bem que assim seja… analisamos então, que; sempre houve a cobrança dos times cariocas em cima do Fluminense por virar a mesa la no passado… coisa que o torcedor comum não tem culpa. Mas sempre foi ele o hostilizado. Se eu fosse um torcedor de um time que já conhece a realidade de uma serie B, não me assustaria tanto. é vaidade besta. o corinthians desceu e voltou Profissional. sirva o exemplo. Aprendemos tbm com os tropeços dos outros. Esconder a incapacidade embaixo do tapete, nao resolve o problema… se o São Paulo, Coritiba, Portuguesa, Flamengo, e outros ditos grandes não se corrigirem, cairão o ano que vem. É notório. Mas o caso do Fluminense, é somativo… pois vai, através dos dirigentes incompetentes ( que contrataram um Luxa e Mandaram um Abel embora, e viraram refém de um Fred) agremiar a ira de muitas torcidas, o holofote de todos os canais de midia num tom negativo, juízes que vão ser mais rígidos com o Flu para demostrar que lei é lei! as torcidas rivais estão se irmanando a favor da Portuguesa, contratações pela Unimed vão ficar mais difícil… pois ninguém quer jogar em vitrine negativa… O desgaste é invisível e vai para além do que se possa supor… outros investidores e patrocinadores vão buscar Times com mais tranquilidade visual e midíatica… Não digo que o Fluminense tem culpa no caso. Mas o preço a ser pago em nome da Justiça Cega… Cega o próprio futuro do clube… dirigentes pensam em reeleição, e o dinheiro que isto o cerca em particular. Mas Torcedor é Paixão raivosa… e os fatos ja estão gravados na memória de todos. o Fluminense que tem tanto ainda a contribuir com o desenvolvimento deste esporte nacional e apaixonante… Compra um ingresso caro para se sentar no pior lugar.. o de Time odiado por todos os rivais do Brasil. sejam eles, da mídia, das torcidas, dos clubes, dos arbítros e bandeirinhas ( que vão se apropriar do erros “justificados” ), e outras ordens de boicotes que ainda vão inventar… Uma Pena. O Fluminense Poderia Mostrar que é Grande dentro de campo. Está perdendo a oportunidade de se poupar deste episódio. e novamente afirmo: o Fluminense não tem culpa das regras. Mas quem fez a cama de gato, certamente não avisou aos torcedores do Flu que este caminho era uma bola dividida com o Diabo. Que esta edição de 2013 sirva de alerta para os ditos Grande times… Qualquer um cai.

  • Roberto

    Bom, já que ta valendo que pode escalar jogador irregular, não avisaram ao FLU, se o FLU soubesse, papai Celso Barros mandava um jatinho pra buscar o conca nessas ultimas rodadas, tb poderíamos, colocar o Romerito, Renato Gaucho, neymar, Cristiano Ronaldo e etc, papai Celso Barros pafaria o tanto que fosse, pra eles jogarem… kkkkkk LEI É LEI…. se fosse ao contrario, OU SEJA O FLU TER SIDO BURRO E INCOMPETENTE, como a lusa e o menguinho esse mídia flamenguista, já estariam dizendo O FLU TEM Q PAGAR A SERIE B, até o meu cachorro sabe q não se pode escalar jogador suspenso!!!

MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo