Muricy, o conquistador, experimenta um novo mister, o de bombeiro



muricy

Muricy é tricampeão brasileiro pelo São Paulo (FOTO: Tom Dib)

Muricy sempre ressaltou sua ânsia por títulos. Após enfileirar Brasileirões, tornou-se assediado por quem busca troféus. Sua impaciência nos clubes que dirigiu quando não vinham contratações que o possibilitassem brigar pelas primeiras colocações sempre foi um clássico do mau humor. E sua coleção de títulos, talvez fruto dessa inquietude, não é nada desprezível. Que o digam os quatro brasileiros (três pelo São Paulo e um pelo Fluminense) e a Libertadores pelo Santos. Nem estou citando os menos expressivos, como Paulistão e Recopa. Seu papel sempre foi o do conquistador. Pois agora, no mesmo clube que o deu esse status, experimentará um papel bem menos paparicado, o de bombeiro. Terá que salvar o clube de um inédito rebaixamento para a Série B. E isso precisará ser feito com rapidez. Falta um turno apenas do campeonato, espremido em menos de três meses e encavalado com um torneio internacional, a Copa Sul-Americana.

A diretoria são-paulina, que migrou da condição de exemplo – ideia muito cultivada pela cegueira que os títulos provocam – para a de catástrofe de gestão, agarrou-se ao rabo de um cometa chamado desespero, bem conhecido no mundo esportivo. A areia da ampulheta está acabando, os resultados não vêm, a impaciência da torcida aumenta e a popularidade de Muricy nas alturas. A resposta era óbvia e emergencial. Por mais que clamemos por organização e ponderação no futebol, trata-se ainda assim de um jogo, dinâmico, emocional, urgente, de estratégias e não permite muito titubeio. Nesse caso não há prevenção nem remediação, há fatos, escancarados. Era cruzar os braços e depois assumir a responsabilidade da omissão ou recorrer à evidente carta na manga.  Por mais inteligente e admirável que seja a figura de Paulo Autuori, ele não estava conseguindo fazer o time reagir.

Muricy é um caso muito particular no mundo futebolístico. Adorado e detestado em proporções gigantescas. Os exaltadores grifam sua eficiência – fator que sofreu alguns abalos na segunda metade do seu comando no Santos, com um time pessimamente montado e uma certa morosidade. Os detratores reclamam de sua filosofia de jogo, apelidada de Muricybol, e sua irascibilidade nas entrevistas. Os técnicos, supervalorizados ou não, são a figura de proa quando a coisa vai mal, principalmente. Não havia mais para onde correr. A sombra de Muricy era um fardo para Ney Franco e seguiu sendo para Autuori. Ele estava ali, meu filho, pronto para assumir. Já tinha dado pistas à imprensa, como no Papo com o Benja, deste LANCE!Net, de que salivava volumosamente com a possibilidade de reassumir o comando técnico tricolor.

Já vimos teses serem feitas, quebradas e refeitas no futebol. Quando deixou escapar pelos vãos do dedo um título brasileiro que desenhava-se nas mãos do Palmeiras, Muricy foi reavaliado. Quando. no ano seguinte, levou o Fluminense ao topo nacional após mais de duas décadas, recolocado no panteão. O título da Libertadores pelo Santos o guindou a patamar maior ainda, pois dinamitava os queixumes quanto a seu rendimento em torneios. Agora será provado como o homem-resgate. Não pode-se negar, no entanto, que tenha mostrado coragem ao aceitar assumir o clube onde recobriu-se de glória em momento único na sua história. Cair será dar uma borrada no retrospecto. Iça-lo do mundo da possível degola, por outro lado, reafirmará sua condição e mostrará uma outra habilidade, a de bombeiro.

Não esqueçamos: o futebol faz coisas que até Deus duvida!



  • augusto

    o campeao voltou!

  • augusto

    o campeao voltou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • Rafael Ambrósio Oliveira

    Essa sua frase no fim da matéria falando: “Não esqueçamos: o futebol faz coisas que até Deus duvida!”, é RIDÍCULAAAAA..!!!! Como vc pode falar assim de Deus??? O Deus que tudo sabe e tudo vê!!!! (não importa se é um dito popular ow não) não brinque com o nome de Deus!!!

  • Elton

    Sou corintiano e acho o Muricy um bom nome para assumir o Sao Paulo nesse momento. Acredito que ele consiga tirar o time da situação em que se encontra e a diretoria acertou em algo depois de muito tempo. Porém não achei correta a atitude do Muricy de dar entrevistas dizendo que assumiria o Sao Paulo até mesmo na segundona, que voltaria fácil a dirigir o time e blá blá blá… Acho que faltou um pouco de ética ao treinador que se diz tão correto pois afinal ao fazer esse tipo de declaração sabendo que o seu nome é preferido na opniao dos tricolores automaticamente ele contribui com a pressão sobre o atual treinador que nao vinha de bons resultados e consequentemente a sua demissão. Pra mim ele foi oportunista e faltou ética!!!

  • marco capra,jau sp

    Gracas s Deus o metres depois de Tele voutou.murici e trabalho.e saopaulino de sangue.obrigado por voltar.que Deus te ilumine.

  • O muricy e o cara.

  • Helio

    Não sei se foi a medida foi a mais acertada, mas penso que no mínimo não se poderá colocar em dúvida a identidade com o clube, Muricy já declarou amor pelo clube, tanto como jogador, como técnico.
    Não sei se vai agradar a diretoria, jogadores e comissão técnica, mais uma coisa tenho certeza, a torcida vai adorar, espero que esta mesma tenha paciência, pois nesses meses perdemos a direção, o nossa referência, que se perdeu pelo caminho, o m1to.

  • Kalvin rocher

    Até q enfim essa diretoria incompetente fez a coisa certa, trouxe o treinador pra fazer esses jogadores q ganha uma vítima joga um pouco mais de vontade boa sorte muricy

  • pctricolor

    Ainda bem contrataram um cara que presta

  • pctricolor

    Contrataram um sao paulino para tirar o sao paulo do buraco

  • Lourisvaldo

    É o paulo autuore é um bom tecnico mais não estava conseguindo fazer o time jogar. E se tratando do muricy dispensa qualquer comentario alem de ser um otimo treinador tem uma historia no são paulo é um vensedor. Então nesse momento é o tecnico que pode tirar o são paulo dessa sintuação

  • O MESTRE

    É de conhecimento geral que o Muricy é São Paulino de carteirinha! Só mesmo a cegueira desse Juvenal é que podia perder seu treinador contra a vontade de toda a nação tricolor! Ainda bem que está de volta e que o deixem trabalhar sossegado! Vamos São Paulo!!!

  • O MESTRE

    Será que tem alguém no planeta que ainda não saiba que o Muricy é tricolor? Só a ameba do Juvenal é que ainda não sabia! Seja bem vindo de volta a sua casa Muricy e que te deixem trabalhar em paz o resto você faz e muito bem.

  • Manoel

    Poderia trazer o Pepe Guardiola…esse elenco é de série B…vamos sofrer muito e não adianta achar que o problema foi tecnico…isso vem lá de cima…Diretoria incompetente, agora colhe os frutos que plantou…fora Juvenal Cachaceiro !!!

  • Alex Oliveira da Cachoeirinha

    Agora sim posso dizer que a diretoria, usou a inteligencia a favor do nosso glorioso, entenderam que pra esse momento o melhor, era trazer mais que um treinador,e sim um tricolor de corpo e alma para fazer esse time acordar e ver que defendem um time de tradiçao e glorias, o momento chegou, ou jogam e mostram um pouco mais de vontade, ou com certeza o bicho vai pegar, acabou a farsa de alguns jogares incopetentes e mentirosos…Chega de sofrimento, agora e a nossa vez, chegou a hora da virada…boa sorte muricy!!!

  • Aristeu

    Agora o sp sai desa fase ruim Muricy e o cara sabe tudo do sp

  • Até que enfim o Juvenal fez alguma coisa que preste. Agora é só o Leco ficar quieto e o Adalberto não aparecer nos treinos e jogos que tudo vai dar certo. Força Muritri !!!!!!! o campeão voltou…..

  • Lourisvaldo

    Foi uma boa troca apesar de o autuore ser um bom tecnico não vinha tendo resultado. Eu tenho certesa que o muricy vai tirar o são paulo dessa situação

  • Rafa Soull

    Sou são paulino, mas concordo com o Elton, realmente falar que voltaria ao tricolor ate na serie B, acaba fazendo pressao, ja que a torcida o idolatra.. Poderia ter evitado, mas sem duvidas, é o melhor nome para esta situação.. A diretoria nem precisava trazer o Autuori, expos um bom tecnico, que não deu certo…

  • Sandro

    A volta do Muricy é a melhor notícia sei lá de quanto tempo !
    A do ano é com certeza ! O momento do SPFC exige alguém que:
    – conheça profundamente o clube;
    – tenha o respeito e confiança de todos;
    – que tenha identificação com o clube;
    – e seja bom no que faz.
    Só mesmo o Muricy que, se a Diretoria tivesse sido um pouquinho
    humilde e tivesse escutado a torcida, já teria dois meses de trabalho !
    Sem contar que o clube precisando revalorizar o “investimento” Ganso,
    teria no Muricy um treinador que treinou o jogador em seu “ápice”.
    Acredito que o Muricy será canonizado pela torcida ao fim da temporada
    por não só salvar o time da segundona, mas por resgatar o respeito para
    com a Camisa Tricolor.
    Boa sorte Muricy. Boa sorte meu Tricolor !

  • ALVARO PASCOARELLI

    Uma boa troca de treinador, até acho q os jogadores queriam o Muricy, ao invés do autuori, até entendo q os mal resultados eram em função disso, agora vamos o q muda no time.

  • luis nogueira canuto

    Oh! Elton c mto respeito lhe digo, o muricy não falou, apenas respondeu uma pergunta de um repórter se ele assumiria o spfc na serie B e não acho isso oportunismo.Oportunismo sim foi do Baixuori abandonou o vasco numa hora dificilima indo p o SP só que ele estava totalmente p fora do time e foi fazendo experiencias como em laboratório.Só q o SP precisa de técnico de chegada cara q veste a camisa q ri e chora c o time e a torcida e não esses técnicos dodói. veja o q o Baixuori fez c o Lucio um tremendo zagueiro, só pq ele não aceitou a culpa sozinho p um gol e consequentemente uma derrota do time ele encostou um zagueiro desse porte. Ainda bm q o Juvenalcool grande estrategista, vindo as eleições p aí sacou q não tinha outro jeito p eleger s sucessor meio contra a vontade abriu as portas p esse grande treinador atendendo à torcida agora sim JJ fez o q devia ter feito à mto tempo p o SP não chegar onde chegou a esta humilhação. Um time de glorias e o cara brincando dessa maneira, oh JJ sempre critiquei o sr. mas agora estou lhe cumprimentando mas de tempo p o muricy arrumar o time pq ta mto dificil, ta td atrapalhado, não é de uma hora p outra q arruma a bagunça desse time não BOA SORTE MURICY aqui em Goiânia vc tem um grande fã desde os tempos q vc ainda era só um grande jogador, boa sorte mesmo, abraços

  • Diego Caetano

    Aqui é raça , é muriciiiiiii, agradeço por ter aceitado voltar ao nosso tricolor , boa sorte e borá rumo ao titulooooo !

    Ooooo muriciiiiiii voltouuuuu ohhhhhh , ohhhhhh o campeão voltouuuuu, o campeão voltouuuuuh

  • Infelizmente o buraco é mais embaixo. Serão 2 ou 3 resultados bons e depois o banho de água fria. Um clube que conta com a genealidade de um JJ e um elenco rachado de ponta a ponta onde o Sr Ceni resolveu assumir o papel de oposição…Sei não. Nunca acreditei em salvadores da pátria. Times que começam a buscar no passado garantias se sucesso hoje estão condenados a decadência. O que o São Paulo precisa é de mudanças urgentes em seu comando e não tapar o sol com peneira.
    Duvidam? Alguém acha que Muricy e seu temperamento vão melhorar o ambiente dentro do clube?

  • Juliano

    Cabe a nós tricolores apoiar o Muricy, muitos criticam o técnico. Ele já declarou seu amor pelo São Paulo, aos que criticam, quem poderia assumir o Soberano?
    Seja bem-vindo Muricy!!!!
    #aventesoberano
    #ocampeaovoltou

  • carlos moura

    Agora sim chegou o cara que vai resolver os problemas de dentro e fora de campo do SÃO PAULO
    POR QUE O TÉCNICO CAMPEÃO VOLTOUUUUUUUUUUUUUUUUU .

  • Oooo canpeao voltou agora segura o home ( aqui eee trabalho)

  • Leandro

    Já passou da hora do Muricy voltar! Desde quando aquele morto do Ney FRACO saiu, o cara era o Muricy, ae essa diretoria de zé ruela, foi querer contratar um defundo (Autuori), sendo que a melhor opção, sempre foi o Muricy. Que aliás, NÃO deveria ter saído do São Paulo nunca!!

    Agora, vai!

    éééé, Muricy !!!!!!!

  • Felipe

    Esse ano noiz escapa ano que vem noiz levanta mais um brasileiro pra os recalcados bate a navi de vezz \o/ O CAMPEAO VOLTOU…

  • Cleibsom Carlos

    Para quem sempre disse que prezava a ética, a atitude do Muricy neste caso me causou estranheza. É mais uma máscara que cai!

  • Getulio Salvador

    Trechos do texto como “a areia da ampulheta está acabando” e “cegueira que os títulos provocam” mostram a “corintianabilidade” de quem escreveu isso. Com certeza o Neto já tem na gaveta um texto pronto, tripudiando sobre um possível rebaixamento do São Paulo. Muricy vai provar que é um treinador completo, e em dezembro – ou bem antes – vai calar a boca dos secadores de plantão.

  • lourisvaldo

    o são paulo acertou ter trazido o muricy apesar de o paulo autuore ser um bom técnico mais não estava conseguindo os resultado. e com o muricy tem certeza que o são paulo vai sair dessa situação força aqui é trabalho boa sorte..

  • Estou muito feliz com a volta do Muricy , tomara que o pessoal lá de cima ñ atrapalhem o trabalho dele e de todo respaldo que ele precisar.parabéns e contamos muito com vc mugica.mugica

  • Tá cheirando mais segunda divisão ainda mais agora com o Muricy.

  • Agora com certeza vai ser segunda divisão.

  • Thiago

    Muricy é um excelente treinador, mas o problema do SPFC não é em campo, é fora dele. Nem mesmo se trouxessem o Guardiola, o time sairá dessa situação.

  • donizete boaventura

    agora iremos fazer um belissimo segundo turno ,vamos arrrebentar !!!!!!!

  • Jhonys

    Acredito que com a volta do Muricy o time melhore, más ainda é muito cedo para falar alguma coisa…
    Com o elenco que temos a disposição no momento acredito que deveriamos montar o time no sistema 3-5-2, acho que a escalação ideal seria:
    R.Ceni

  • Jhonys

    Acredito que com a volta do Muricy o time melhore, más ainda é muito cedo para falar alguma coisa…
    Com o elenco que temos a disposição no momento acredito que deveriamos montar o time no sistema 3-5-2, acho que a escalação ideal seria:
    R.Ceni
    Lucio, Rafael tolói e Antônio carlos
    Douglas,Rodrigo caio,Jadson,Ganso,Reinaldo
    Aluisio e Luiz Fabiano.

MaisRecentes

Zé e Oliveira merecem os vivas de admiração!



Continue Lendo

Para que servem os títulos estaduais?



Continue Lendo

Galeano e o espírito do hooliganismo na Libertadores



Continue Lendo