E agora? É Pato aqui ou acolá?



No dia em que completou 24 anos, Alexandre Pato, eterna esperança de fenômeno, ganhou uma nova oportunidade na Seleção Brasileira.  Cerca de 24 horas depois de brilhar em um jogo de massa, com a camisa do Corinthians contra o Flamengo, no Pacaembu. Conspiração de fatos positivos que reacendem a chama do rapaz. Até quando? No futebol, fazer profecias não é bom negócio – há ramos da vida em que isso dá muito dinheiro ou projeta a falência, como no mercado de ações, mas no jogo de bola não passa de charlatanismo barato (tá certo, muito empresário ganhou e segue ganhando dinheiro na lábia, mas são outros quinhentos estes).

A pouco menos de um ano para a Copa do Mundo, o atacante que foi guardado a sete chaves pelo Internacional e lá quase não jogou – tivemos uma fagulha de talento em jogo contra o Palmeiras, no fim de 2006 – tem, com a grave lesão de Fred, nova oportunidade.  No Milan, onde muitas vezes parecia tratado como bibelô, tendo o namoro com a filha do todo-poderoso e histriônico Silvio Berlusconi como símbolo disso, habitou mais o departamento médico que os gramados. Pois no Corinthians – milagre ou competência? – tem tido sequência, já foi vaiado e já fez mais gols que o artilheiro da equipe alvinegra no ano passado, o volante agora exilado Paulinho.

Todo esse caldo faz com que Pato ainda conviva com o olhar enviesado de público e crítica. Estamos em uma gangorra e, ao que parece, essa desconfiança vem do peso das expectativas lá atrás. Estamos falando de um jogador que, nem completados 18 anos, já era tido e havido como promessa das promessas. Dessas que surgem de tempos em tempos. Compare com Neymar, mais novo que ele, e note que o cenário já mudou. O hoje atacante do time mais paparicado do mundo, o Barcelona, colecionou feitos com a camisa do Santos, com profusão de títulos e números assombrosos – é o maior artilheiro do clube após a era Pelé, deu um título internacional de grande porte após mais de 40 anos de jejum e até gol mais bonito do ano no mundo pela Fifa.

Com os fatos na mão, a história ganha curvas. Pato tem evidente categoria para fazer gols, para definir jogadas, e, livre de problemas físicos, ser um jogador importante. Daí a ter condições de responder ao que nele se depositava – e era uma barbaridade – vai terreno. No futebol é difícil identificar se nos entusiasmamos mais com o que acontece realmente ou com o que promete ser. Quando surge um menino com dotes logo os foguetes são soltos, sem a devida paciência para que os fatos maturem. E advém da febre das expectativas essa trajetória louca de um jovem que aparece como preciosidade e logo deixa o país para jogar em um time de ponta da Europa e, poucos anos depois, ainda em idade tenra, retorne ao país para jogar num importante clube local com o mesmo status de início: vingará? O bom momento no Corinthians e o retorno à Seleção abrem um novo caminho. Como no esporte, que depende de físico, o tempo não é o mesmo da vida do entorno, esses caminhos são escassos. Logo, teremos uma resposta.



  • LUCAS

    porque os blogueiros do lance activo fazem os seus comentários no activo,
    em vez de só publicarem a matéria ?

  • Thiago

    só pra completar, o Pato foi campeão mundial quando disputou a final com o Inter contra o Barça, já o Neymar, todos lembram da goleada histórica né ?!
    Neymar ganhou a libertadores mas não ganhou o Mundo, e o Pato ? Pato aqui Pato acolá !

  • JM

    Pato meteu gol no Barcelona dentro do Camp Nou, eliminando os espanhóis da Liga dos Campeões. Quando Neymar teve o mesmo Barcelona como adversário, o que fez?
    Ser o maior artilheiro da história recente do Santos não é das coisas mais difíceis também.
    Hoje, a ex-Jóia da Vila atua no Barça, é definitivamente um craque e, sem dúvidas, irá brilhar com a camisa catalã e se tornar um dos principais jogadores do mundo: é um gênio.
    Pato, de características diferentes, também possui títulos e marcas importantes na carreira, também está em um clube de ponta que oferece estrutura não inferior à do Barça e também é craque.
    A – grande – diferença entre as trajetórias de ambos é que Neymar nunca se machuca, ao passo que Alexandre Pato já passou mais tempo no DM que em campo.
    Há 7 meses sem contusões importantes, o atacante do Corinthians começa a despontar definitivamente. Se a competência dos departamentos médico e físico do Corinthians for tão grande quanto parece, e Pato se mantiver sem lesões, com certeza formará uma espetacular dupla de ataque com o próprio Neymar na Copa de 2014 e se tornará também um dos principais atacantes do mundo.

  • giba do timão

    O PATO É UM ENORME PONTO DE INTERROGAÇÃO!

  • GILBERTO C. FRIEDERICKS

    o pato é um enorme ponto de interrogação!

  • celso

    Nada como ter um bom padrinho. O que não é ter um bom loby, não vem jogando nada, nunca foi bem na seleção, vive de um jogo contra o Palmeiras e tem essa moral toda. Por isso que o futebol Brasileiro esta esta merda.

  • Renan Martins

    Neymar não faz papel de zagueiro e sim de atacante. Não poderia evitar uma goleada, e sim marcar gols, o que também não fez, já que um atacante sozinho não pode carregar o time inteiro nas costas se a bola não chega. Internacional foi campeão em 2006, mas não com a ajuda do Pato, o gol foi do Gabiru… Lulinha, Alexandre pato, Leandro Damião, exemplos de ídolos que a gente quer ter mas não tem simplesmente por depositar muitas esperanças nos jogadores errados, imaturos. Exemplo é o neilton do Santos, não era o novo Neymar? Hoje é reserva.
    Boa sorte ao Pato na seleção e principalmente no Corinthians.

  • edson

    engraçado, tem gente falando que ele tem padrinho e por isto foi pra seleção, que é td esquema pro Corinthians, e blablabla, mimimim… Ir pra seleção é o pior negocio da vida de um clube, td mundo que vai além de desfalcar o clube , qdo volta, volta jogado um futebolzinho de dar nojo… O Pato era questionado na reserva do Corinthians e hj já é um jogador selecionado, vai entender … E quem se f. é o time, que perde seus dois atacantes, guerrero e pato… se fosse contra qlqr time já estariam, estão fazendo isto pra prejudicar o time, pra desfalcar e facilitar pro Corinthians , é esquema pro Corinthians ser campeão …kkkk como os antis são ridículos …
    mas blz, não temos hj pato e nem guerrero e nem renato augusto, então vai de Danilo, sheik, e Romarinho…. aqui n tem chororo, contra td e contra tds …vai Corinthians ..

  • Miike

    AOS INVEJOSOS KOTOVELITE, O MELHOR REMÉDIO PARA OS ANTIS, SÓ ASSIM ACEITARÁ A ENORME DIFERENÇA ENTRE ESTA NAÇÃO APAIXONADA POR FUTEBOL E AMANTE DA RELIGIÃO DE 103 ANOS DE EXISTENCIA…

  • Apenas um bom jogador . MAIS DE 40 MILHÕES ??? Só otário ñ vê que é lavagem de dinheiro !!!

  • Zico

    Concordo com o Celso e vou além, disseram que tem títulos importantes na carreira??? quais?? NUNCA JOGOU NADA PRA SEQUER SER MENCIONADO BOM JOGADOR!! É uma das maiores farsas do futebol.. Maior goleador a frente do PAULINHO???? Ele é volante!!!!! Que comparação absurda!!! Em 7 anos de carreira não desequilibrou e nem vai desequilibrar.. Fracassou quando jogou com os melhores isso é FATO!!! Vamos ver se com essa mediocridade toda que tem aqui ele sobressai..

  • LUVERDENSE DE ITAQUERA

    O PATO FOI PARA A EUROPA COMO GRANDE PROMESSA, MAS FEZ SEIS ANOS DE BANCO SEM SE DESTACAR COMO CRAQUE, APENAS UM MERO RESERVA. E SEM OPÇÕES POR LA SEM OUTRA ALTERNATIVA VEIO A CONVITE DO LUVERDENSE DE ITAQUERA, MAS A IMPRENSA LUVERDENSE DE ITAQUERA O RECEBEU COMO CRAQUE QUE NUNCA FOI, NAO CONSEGUE MARCAR GOLS EM DEFESAS DURAS ASSIM COMO CONTRA A FRAQUINHA BOLIVIA NAO CONSEGUIU DAR UM CHUTE A GOL E OLHA QUE OS GRINGOS NAO ESTAVAM MARCANDO ELE POR SER DESCONHECIDO. ESPERAR O QUE DELE NA SELEÇÃO ? A SORTE DELE NESSE MOMENTO QUE P FRED SE MACHUCOU.

MaisRecentes

Galeano e o espírito do hooliganismo na Libertadores



Continue Lendo

Dérbi de Milão no almoço para chinês ver



Continue Lendo

Santos no divã: hora de encarar a dupla identidade!



Continue Lendo