Gylmar, o goleiro que aninhou a emoção de um menino-rei



gylmar

Mirem a foto acima e chorem, rapazes e meninas. No preto e branco, a glória que esse clique abriga é eterna. Brasil, campeão do mundo pela primeira vez! Brasil, enfim exorcizando os males de 50! E um menino-rei, que encantara o mundo no torneio, chorando emocionado no peito de um que poderia ser seu súdito, mas era líder (roubo a palavra do próprio filho, Marcelo). Mas esse peito, de um homenzarrão empertigado, era o simbolo de tudo. Na imagem,, ele é altaneiro, com mitos da grandeza de Djalma Santos e Didi o circundando. Altaneiro como seu nome Gylmar dos Santos Neves. Enorme! Gigante! Um goleiro com nome e dois sobrenomes, a dar-lhe a altura dos feitos. Um nome com ipsilon de batismo, uma raridade no Brasil. Um raro guarda-metas.

Pois Gylmar partiu ontem. Suas glórias ficarão para sempre. Meu avô, santista, sempre me falou do maior goleiro de todos os tempos. Não o vi jogar, mas para mim encarnou-se a certeza: foi o maior goleiro de todos os tempos esse Gylmar. Dois títulos mundiais como titular da Seleção Brasileira, sendo o de 58 com o time tratado por muitos como o maior de todas as copas. Dois títulos da Libertadores e Mundial com a camisa do maior Santos de todos os tempos, da provavelmente maior linha de uma equipe brasileira que a história já registrou, com Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Gylmar foi titular do que houve melhor e iniciava suas escalações. Nos deixa um enorme legado de memórias fabulosas.

A imagem diz o que nem um livro recoberto de palavras consegue. Pelé, novinho, aninhou-se no peito de Gylmar para chorar. Não conteve sua comoção no jogador que primeiro vazou em sua carreira profissional pelo Santos. Um instantâneo para a posteridade. Pois então, fiquemos com essa foto no coar do memória. Não há nada que simbolize melhor o que foi Gylmar. Da posição em que tanto se fala da solidão, a ponto de a grama não nascer, foi quem coletivizou a emoção ao abraçar o garoto que se tornaria a partir daquele mundial o atleta do século XX.

Descanse em paz, Gylmar dos Santos Neves!



  • GYLMAR MUITO OBRIGADO POR TUDO QUE VOCE FEIS PELO NOSSO CLUBE SANTOS FC MAIOR CLUBE QUE ESSA TERRA VIU COM SEU BRILHO NO GOL VOCE FOI MAIS VITORIOSO NESSE CLUBE DOQUE NO CLUBINHO DE SEGUNDONA ETERNA SERI BBBBBBBBB COCOETERNOTABU11.23.90.103 CALOTEIROS NAÕ DERAM DINHEIRO PARA O GYLMAR ,O PRESIDENTE CALOTEIRO DO TIMINHO SERI BBBBBBB 1982 E 2008 COCOETERNOTABU11.23.90.103.WDIHELOU VENDEU POR DEZ MILHÕEIS DE CRUZEIRO NA TRANFERENCIA O TIMINHO DE BOSTA DE ITAQUERA NAÕ DEU NADA PARA O GYLMAR TIME SUJO PORISO CAIU DUAS VEZES 1982 E 2008 TIME LADRAÕ SUJO E SUA TORCIDA TAMBEM PORISO VIVEM DENTRO DO RIO TIETE CHEIO DE GAMBA BOIANDO CALOTEIROS CALOTEIROS ,VERMES COMEDORES DE MORTANDELA DE SEGUNDA E TOMAÕ PIGA BARRIGUDINHA GANHOU TODOS OS TITULO IMAGINAVIOS SE CONTINUA NO COCOETERNOTABU11.23.90.103 NUCA GANHARIA TITULOS IMPORTANTE SO PAULISTINHA NA ERA DO AMADORISMO SOTINHA TRES CLUBE KKKKKKKKKKKKK VAI COM DEUS ELE DARA UM DESCANÇO ETERNO ESTEJA EM PAIZ EA FAMILHA

  • GYLMAR MUITO OBRIGADO POR TUDO QUE VOCE FEIS PELO NOSSO CLUBE SANTOS FC MAIOR CLUBE QUE ESSA TERRA VIU COM SEU BRILHO NO GOL VOCE FOI MAIS VITORIOSO NESSE CLUBE DOQUE NO CLUBINHO DE SEGUNDONA ETERNA SERI BBBBBBBBB COCOETERNOTABU11.23.90.103 CALOTEIROS NAÕ DERAM DINHEIRO PARA O GYLMAR ,O PRESIDENTE CALOTEIRO DO TIMINHO SERI BBBBBBB 1982 E 2008 COCOETERNOTABU11.23.90.103.WDIHELOU VENDEU POR DEZ MILHÕEIS DE CRUZEIRO NA TRANFERENCIA O TIMINHO DE BOSTA DE ITAQUERA NAÕ DEU NADA PARA O GYLMAR TIME SUJO PORISO CAIU DUAS VEZES 1982 E 2008 TIME LADRAÕ SUJO E SUA TORCIDA TAMBEM PORISO VIVEM DENTRO DO RIO TIETE CHEIO DE GAMBA BOIANDO CALOTEIROS CALOTEIROS ,VERMES COMEDORES DE MORTANDELA DE SEGUNDA E TOMAÕ PIGA BARRIGUDINHA GANHOU TODOS OS TITULO IMAGINAVIOS SE CONTINUA NO COCOETERNOTABU11.23.90.103 NUCA GANHARIA TITULOS IMPORTANTE SO PAULISTINHA NA ERA DO AMADORISMO SOTINHA TRES CLUBE KKKKKKKKKKKKK VAI COM DEUS ELE DARA UM DESCANÇO ETERNO ESTEJA EM PAIZ EA FAMILHA OBRIGADO POR TUDO O DINHEIRO QUEO PRESIDENTE DO ETERNO TIMINHO SERI BBBBBBBB 1982 E 2008 NAÕ DEU PARA O SENHOR DEUS DARA EM DOBRO SUA PAIZ DEUS A COMPANHE

  • Raposa

    Aquela, foi, sim, uma Seleção de Monstros!!! Monstros sagrados do futebol. E como todo grande time começa com um grande goleiro, aquele time começava com um grande Monstro Goleiro!!!! Que nos deixa tantas saudades eternas… Quis o destino que em dois dias consecutivos, dois daqueles monstros se tornassem saudosos… Descansem em Paz, De Sordi e Gylmar….

  • Belo Texto.

  • Aldair

    Waldomiro seu texto tá muito bacana mas vc com certeza não deve ser santista como seu avô,pois “apesar” do elogio do ataque do Santos ,vc meio que subentendido coloca como o provavel melhor ataque do futebol brasileiro.Como?Vc é jornalista ou o coração falou mais alto?O Santos de Gylmar,Pelé e cia não só o ataque mas o time todo FOI O MAIOR que a terra já conheceu.Temos que reconhecer nossas coisas e parar de “pagar pau” pra gringo.Ou vc tem dúvida que teve outro melhor que aquele time do Santos,que MANDOU NO MUNDO por quase trinta anos.Vamos dar valor a quem merce meu amigo,sem bairrismo,sem clubismo e acima de tudo dando muito valor ao nosso jogador.Abraço e vai com Deus Gylmar,o melhor do Brasil e um dois melhores do mundo,onde na época a bola era de capotão de couro de vaca pesadíssima e se jogava sem luvas.Tinha que ser muito macho pra pegar as porradas que vinham de lá.

  • Paulo

    ”da provavelmente maior linha de uma equipe brasileira que a história já registrou”. Da provavelmente não, da maior.

  • UBATUBARÃO

    Desde que acompanho futebol, sempre ouvi dizer que todo grande time começa por um grande goleiro, e sem dúvida nenhuma, o primeira seleção brasileira campeã do mundo e o primeiro time brasileiro campeão do mundo tiveram mais do que isso, um líder de caráter irretocável. Gilmar, descanse em paz.
    Agora como santista e falando com o coração, eu queria agradecer muito ao CU-rintia e ao torcedor gambá daquela época, pois mesmo não tendo nascido e vivido naquela época, meu saudoso avô conta que ele saiu escorraçado daquele timinho, aliás, em se tratando de CU-rintia isso é normal desde aquele tempo, mas o Santos o trouxe pra Vila pra jogar no melhor time de todos os tempos e se tornar o maior campeão com a camisa do Peixe. Se ficasse por lá, não ia ganhar mais nada, então pra ele também foi bom.

  • GILMAR DO SANTOS NEVES, GILMAR DO SANTOS, DO SANTOS TRI DA LIBERTADORES, DO SANTOS BI MUNDIAL, DO SANTOS DE CALVET, MAURO, DALMO, OLAVO, LIMA, ZITO, MENGALVIO, DORVAL, COUTINHO, PELÉ E PEPE, DO SANTOS QUE CHEGOU À PERFEIÇÃO NO MUNDO FUTEBOL, DO SANTOS ATÉ HOJE INVEJÁVEL POR SER O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, GILMAR DO SANTOS, O MELHOR GOLEIRO DE TODOS OS TEMPOS, SÓ PODERIA SER GLORIFICADO TAMBÉM NO MELHOR TIME DE TODOS OS TEMPOS, VAI COM DEUS GILMAR, E OBRIGADO PELAS ALEGRIAS QUE DEU À NAÇÃO SANTISTA!!!

  • Orlando

    Waldomiro, parabéns. Bela homenagem. Entretanto, já é a segunda vez que vejo no Lance essa informação errada. “Não conteve sua comoção no jogador que primeiro vazou em sua carreira profissional pelo Santos.”
    O primeiro gol do Pelé foi marcado no antigo Corínthians de Santo André, em 1956. O nosso Gylmar nunca jogou lá.

  • aristoteles silveira souza – eternamrente santaasticooo..

    Falar o quê……… ?

    Obrigado,,,,,,,,,,,, !

    OS DEUSES DO FUTEBOL O ESPERAM NO OLIMPO………………………………

    Didi, Djalma Santos, De Sordi ……………………………………………………………………………….

    Gilmar dos ” SANTOS FC ” Neves

  • Alex

    Vamos reconhecer sem clubismo. O Santos formou a maior equipe de futebol que ja pisou em um campo de bola. Nem mesmo o Barça de hoje pode ser comparado , aquele Santos que começa com o maior camisa 1 da história foi monstruoso.
    Obrigado grande arqueiro Gylmar, descanse em paz.

  • Reinaldo Marassá de Carvalho

    Sou São Paulino que gosta de bom futebol, e o Santos com Gilmar ganhou 2 vezes o mundial de clubes, sendo que, naquele tempo sem preocupação de violência torci pelo Santos, pois era o time que estava defendendo o Brasil, sou feliz de te visto esse time jogar, de vê-lo jogar pela seleção bi- campeão do mundo.Terminou a sua vida vitoriosa, descance em paz Gilmar dos Santos Neves.

  • AINDA BEM QUE ELE MORREU E Ñ VIU O VEXAME DOS LAMBARIS DE PRIVADA CAGADA….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SAN78OS!!! O LIXO DA BAIXADA E FUTBOL…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    VAI CORINTHIANS!!!

MaisRecentes

Quanto valem Messis e da Vincis?



Continue Lendo

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo