Um louco casamento pode pintar na Vila



A troca de ideias entre Santos e Marcelo Bielsa se estreitou. Lá vem El Loco ao Brasil conhecer a estrutura alvinegra, como relatou o sagaz repórter Bruno Cassucci. Já não soa lunático que o argentino, com cara e estilo ensandecidos, assuma o comando do Peixe. E seria, digamos, um casamento de queijo com goiabada, o famoso Romeu e Juliete. Quem comeu sabe a simbiose gustativa. A velha filosofia santista de apostar no novo, nos pratas da casa, nas crias de suas costelas, seria tratada como loucura, não fosse o lastro histórico de bons resultados. As grandes eras santistas foram construídas com a meninada, já estamos fartos de saber. Assim como um Dom Quixote moderno, Bielsa ganhou o apelido de louco (loco, no espanhol castiço) porque não é convencional. Gosta do experimento. Acocorado na lateral do campo, sua imagem clássica, observa o futebol com olhos próprios. Cria conceitos, assiste muito, inventa, reinventa e gosta de desafios.

Após a vitória sobre o Atlético-MG, que acabou com a virgindade santista no Brasileirão, o interino Claudinei sapecou algo interessante: “Bielsa irá se encantar quando conhecer a estrutura do Santos!”. Pois se Marcelo, idolatrado por torcedores tão distintos quantos os “leprosos” do Newell’s Old Boys, os chilenos em geral e os bascos do Athletic, vir de onde saem as joias praianas é mesmo capaz de ficar com olhos rútilos. Já sabe que é o clube de Pelé, Robinho, Neymar… O pedigree já está cantado pelas décadas. Se quer novos moinhos de vento para enfrentar, como o Cavaleiro de Triste Figura de La Mancha, nos escritos de Cervantes, tem o patio ideal. Assim como Quixote, sua lingua é de castela. Lingua que falava o zagueiro Ramos Delgado, um dos grandes defensores da história santista – também argentino.

Loucos pela base e Loco pelo desafio seria uma conjugação para dar liga. O Santos, além disso, ajudaria o futebol brasileiro a ganhar em conceitos, em arejamento, em novas ideias. Estou na torcida sincera. Teríamos ganhos, uma enorme novidade e um personagem atraente para nosso dia a dia da bola. Um maluco beleza fecundo em um clube de fecundidade no nascedouro.



  • Bruno

    Excelente texto Neto! Realmente é um casamento de filosofias perfeito no futebol e principalmente perfeito para o Santos. Com a safra nova de jogadores (muito boa) e o El Loco lapidando a molecada no período de curto/médio prazo o Santos levantará vários canecos. Nos resta torcer agora! Vai Santos!!!

  • Victor Gomes

    Ótimo texto e concordo com tudo. Bielsa é o nome ideal para alavancar o peixe, além de ser um vencedor e grande mestre; é a chance de alterar os padrões do futebol brasileiro.

  • Estou vivendo na America. Mas Estou na torcida para o Bielsa assinar logo e ver a lista de jogadores que Ele vai trazer da Europa, com certeza vai trazer gente boa de bola pro Santastico e juntando o que ja temos, realmente vai ser um Casamento perfeito!!! Tem que mandar em BORA esse curintiano que esta enrustido nessa diretoria… E preparar a Alianca e mandar fazer o Bolo e trazer os convidados, e ?pra completar ja passou da Hora de colocar o Pele na Diretoria do nosso Santos, esses presidentes safados e que nao sabem nada de Futebol nao sabem honrar a maior Joia Mundial que e o Pele. Chega ser vergonhozo, nos outros Paises seus idolos sao honrados sempre, mas nesse Pais de Merda que e o Brazil, deixam o Pele e o Pele pra escanteio. Vergonhoso, e dou uma ideia para os Presidentes dos outros clubes do Brazil, contratem o Pele e vcs vao ver o beneficio que ele trazera para seus clubes. Fora Luiz UTI…

  • Arnaldo Nunes

    Esse argentino pode ser midiático, mas eu sinceramente prefiro o Dado Cavalcanti comandando a molecada. Depois do jogo de hoje ficou claro o MAL que muricy fazia ao Santos. O primeiro tempo foi muito bom, se der confiança, estimulo e plano de jogo essa garotada pode dar alegria, saber jogar sabem e muito bem. Quem atrapalha são os lerdos Durval, Léo, Montillo e Cícero(apesar do gol), podem jogar, mas não todos juntos ao mesmo tempo. Cícero apesar de chutar bem e as vezes criar situações boas, a maior parte do tempo ele se omite, chega a lembrar o Ganso, o Montillo então é pior, se esconde o tempo todo, então é evidente que esses dois NÃO podem compor juntos o meio de campo, um ou outro até é suportável, os doi não.

  • Paulo Henrique

    Belo texto.

    Com certeza esse é o técnico dos sonhos de todo santista. Técnico que pensa pra frente, que usa como defesa o ataque assim como o Santos sempre foi.

    Novamente Parabéns pelo excelente texto.

  • Brunno Figueroa

    Sem palavras, ÓTIMO texto!! Disse tudoo que a nação pensa!!

    EU TORÇO D+ PELA VINDA DESSE TÉCNICO, mesmoo o Claudinei me surpreendendo e mostrando que sabe da coisa!

    MAS CREIO EM UM INICIO DE UMA REVOLUÇÃO COM A VINDA DE BIELSA!
    Não no Santos, mas sim no futebol Brasileiro em sí….

    CLARO, SE DER CERTO!!! mas tbm, por outro lado, ruim não fica, pois nossa safra de técnicos velhos e horriveis taa graaaaaande!

    FELIPÃO na seleção que o diga!! FOI O FIM!!!
    Mesmo que a seleção seja campeã de tudo, mas regredimos com isso!!!!

  • UBATUBARÃO

    É isso mesmo Neto. Seria uma inovação fantástica que agregaria valor não só ao Santos, mas ao futebol brasileiro em geral. Também concordo com o Claudinei que se ele conhecer em loco a estrutura do Santos, ele vai se encantar e assinar de imediato, principalmente se ele ver de perto a nossa FÁBRICA DE SONHOS, as categorias de base. É tudo que um treinador moderno e experiente como ele precisa e o projeto, acredito que seja o melhor possível. É só a diretoria parar de fazer cagadas e a torcida colaborar. Quanto ao Claudinei Oliveira, só desejo a ele parabens não só pela boa vitória de ontem, mas, pelo profissional que ele é trabalhador e humilde. É um cara digno que o Santos nunca poderá perde-lo. Esse sim merece se aposentar na Vila.

  • Também acho
    ! chega de futebol medíocre e burocrático a lá muricy.

  • Victor Pereira

    Beelo Post…concordo em gênero, número e grau!

  • Rui Nunes

    E isso aí Neto, vc expressou com total propriedade esse possível casamento entre Bielsa e a fantástica “fábrica de craques” da vila Belmiro !!!!!

  • Junior Sthyl

    Caraaaa… Parabéns pelo seu texto.. Pena que nem todos são conhecedores de futebol, e os poucos que conhecem na mídia, são puxa saco de sabemos quem… Ou melhor, são invejosos, pois o SANTOS, que em tese seria apenas mais um time do interior (litoral) de São Paulo, “nasceu” pra ser grande, pra fazer história, e mesmo com nossa “pequena grande” torcida, somos o time com mais história pra contar, meu avô viu Péle, Pepe, Zito e tantos outros, meu pai viu, Pita, Chulapa, Giovanni… Eu vi Robinho, Diego, PH Ganso (jogando de verdade) e ele.. Neymar… O Santos não tem fim, e mais uma vez vamos inovar esse futebolzinho “chatu” que tem no BRASIL… Venha EL LOCO… Santos sempre SANTOS…

  • Se o Bielsa vier mesmo, vocês verão o time de moleques do SANTOS voar baixo. O loco sabe tudo e mais um pouco.

  • Belo texto!

    Nós santistas estamos eufóricos com a possibilidade de termos o Bielsa como técnico do Santos FC. Que ele venha para sermos protagonistas novamente.

  • Adalberto

    Belo texto, sintetiza ambas as figuras em questão o clube e o possível novo técnico.

    Torçamos pela vinda de Bielsa, que enlouqueça a nação santista e o futebol brasileiro, viciado e carente de novidades no comando técnico.

  • Victor

    BELO POST!

    ACREDITO MUITO TAMBÉM QUE VAI DAR LIGA ESSE CASAMENTO!

  • Almir

    O claudinei já se mostrou um destes estrategistas doidos do futebol neste último jogo é disto que estamos precisando agora de um grande técnico pra nossa grande safra que se vir com força vai ser tão interessante como a de 2002 e 2010 com uma mescla de meninos bons de bola e de desconfiança da mídia que é o ingrediente mais famoso do nosso sucesso em toda história.

  • Rivaldo

    AÊ, GALERA!
    Lamento informar, mas o texto não é do Neto, tá!?
    O texto é da assessoria dele, pois o Neto nem sabia que temos dois pulmões, que dirá saber o que significam “olhos rútilos” e “simbiose gustativa”!
    E mais, o tal bruno cassussi nem é tão sagaz assim (essa também o Neto não sabe) e além disso, ele sempre escreve contra o Santos no lancenet.
    Prestem atenção ao que vcs leem crianças…

  • pedro

    se realmente el loco vier so santos vou ficar COM MUITA INVEJA !( vai que eu viro santista ?) queria ele treinando meu time ,mas …so ha um el loco faz seus times jogando com pressao e olhando o gol ou seja o que praticamente todos os torcedores keren dos seus times titulos ?…sao ate desnecesarios pelo futebol que os times dele jogan

    parabens aos santistas se conseguiren a bielsa !

  • Henre Heine

    É DE DAR ARREPIOS DE FELICIDADES, COMO É BOM SER SANTISTA!!!

  • Gilmar

    Esse texto não é belo é BELÍSSIMO, o Bielsa tem que vir urgente, p/ colocar esse time de molecada, mesclado com alguns tarimbados e ir p/ cima dos caras, agora com relação ao Claudinei é nosso patrimônio é nosso mini-El LOCO, ele vai aprender muito com Bielsa e depois sim qdo o El Loco ganhar tudo no peixe, que eu sei que vai ganhar, resolver se aposentar,aí entra nosso mini-El loco, que na época será nosso SUPER EL LOCO, no mais agora só torcer p/ dar certo a contratação., Dá-lhe Santastico.

  • SANDOKAN

    Nação Santista ! Sou Bielsa e não abro. Em meio à falta de novos horizontes no nosso futebol, um técnico inovador e ofensivo é tudo que a nossa nova geração de meninos precisam para virarem craq

  • SANDOKAN

    Nação Santista ! Sou Bielsa e não abro. Em meio à falta de novos horizontes no nosso futebol, um técnico inovador e ofensivo é tudo que a nossa nova geração de meninos da Vila, precisam para virarem craques de verdade.
    Só rezo para que essa Diretoria não se esqueça do Claudinei de Oliveira. Não apenas com palavras (sempre mais barato) e sim com um bom aumento de salário. Toda a garotada desta e da geração anterior, que vale ouro, surgiu graças ao seu talento. Portanto, é fundamental que ele continue à frente das categorias de base para a fábrica não sofrer solução de continuidade. Técnicos com esse faro são raros e eu não conheço outro igual, em todo o Brasil.
    PARA A FRENTE SANTOS !

  • jota medrado

    > não sei se os santistas aqui perceberam uma coisa interessante,faz muito tempo,aliás eu não me lembro de o SANTOS tem uma base tão forte quanto as que temos agora.
    > eu estou me referindo a sub-13,até a sub-20,são vários garotos bons de bola e o que é melhor,em várias categorias estão entre os primeiros colocados de vários torneios.
    > o SANTOS nunca em sua história teve uma safra de jogadores jovens,como as de agora,outro fator importante,muitos clubes que foram campeões da taça SÃO PAULO teve poucos,ou quase nenhum jogador que jogasse bem no time principal.
    > o SANTOS esta mudando essa lógica,pois a maioria do garotos que foram campeões,quando colocados no time principal correspondem a altura,os jogos tem mostrado isso.
    > o BIELSA vai se aposentar no SANTOS e ganhará muitos títulos.

  • Lucas Corradi Junqueira Pinto

    Texto perfeito e claro, concordo totalmente, inovação é tudo que o Santista gosta, ousadia irreverencia sem medo de ser feliz, espero que de certo tanto a contratação quanto o “casamento” e continuaremos a ser protagonistas na Historia do Futebol Mundial.

  • Nivaldo Dias

    Sonhar não custa nada e neste conceito, o Santos dá de goleada. O nosso futebol está esperando uma tomada de posição corajosa de muito tempo. Não é mais possível viver de falatórios e promessas já vencidas. O futebol é simples mas evolui para melhor, faz tempo.Tá na hora do Santos mostrar porque é imortal.

  • LuiSantista

    Este casamento será o 2º capitulo de 2002. Pois, todos achavam que era loucura o Santos ser Campeão Paulista com um time de garotos , comandado por um técnico tachado como louco e resmungão. DÁ-LHE PEDALADAS 2, ( Neilton), DÁ-lhe SANTOS.

  • Paulo Teixeira de Morais

    Sâo comentarios assim, que ainda nos dá orgulho do futebol brasileiro. Enquando alguns torcem contra o nosso futebol, nosso caro Neto, nos acorda para nunca esquecer que o Brasil, carente de ídolos, ainda vale a pena. Como foi triste ver (ainda) um descaso com um menino que em pouco tempo encantou o mundo, ser malhado por pobres espirituais. Muito bom. Valeu santos, mais uma vez fazendo a diferença.

  • BURRICY QUADRADO

    TEM PENACEOS COM DOR DE COTOVELOS

  • aristóteles silveira souza…. ETERNAMENTE SANTÁSTICOOOO…..

    PERFEITO ! SEM PALAVRAS….! SANTOS FC … SEMPRE VANGUARDA NO MELHOR
    FUTEBOL DO MUNDO…………..!

  • Nosso problema é que o Sr Bielsa de louco não tem nada ele está querendo ganhar em dolar e a taxa do dia ( ganhamos em real) então então se presume que sempre passará de 1 milhão, eu acho dificil fora sua comissão tecnica muito grande que é o que está querendo trazer. são muitas as exigencias e estamos vendo que o Santos está enxugando seus gastos ,depois de varios anos de SANGRIA (Cabides de empregos com altos salários e pior com corintianos ,saopaulinos e outros ) resolveram agora demiti-los, o superentendente Henrique Schiller, o de esporte Felipe Faro, o Nei Pandolfo, o Juridico, o Markinting todos estão sendo demitidos, então estavam gastando demais,fora as compras de jogador mal feitas,então precisamos pensar muito antes de entrar em qualquer negocio, e sem contar que o Bielsa quer só começar em janeiro,mais colocará já uma pessoa de sua confiança mais já aqui mais já começaria a ganhar ( não sei se total) e se for dispensado a multa mais do que exobitante.Agora faltou planejamento.Agora como venho falando se não for ele que fique o Claudineu e contrata-se laterais D e E um meia armador e o dinheiro do Bielsa traga o Robinho queé um idolo para os meninos da Base e saberá apoia-los, e talvez trazer o Nilmar

  • Antonio

    Perfeito o texto e, acredito que a vinda do Bielsa seria benefica para o futebol brasileiro como um todo, traria uma mudança de conceitos de como se jogar futebol. Sou santista e vejo nas declarações do Alexandre Pato uma coerência total de como estamos jogando de forma errada. Todas as vezes em que deu entrevista após os jogos do Corinthians ele tem dito a frase “as linhas estão muitos distantes, tem que estar próximas”. Portanto, isso quer dizer que aqui no Brasil, zagueiro é zaqueiro, fica sempre próximo a grande area; meio de campo fica no meio de campo e ataque fica atacando, não se juntam. Observem bem os jogos dos melhores times e seleções do futebol mundial, mesmo as medianas, atacam com 10 e se defendem com 10. Quando estão atacando, seus zagueiros estão marcando na linha de meio de campo, diferente dos nossos que estão fixos na nossa defesa. Um bom exemplo disso é o Gil do Corinthians, o cara não conseguiu jogar na França e é um grande zagueiro no Brasil, fica fixo na area, da chutões para todo lado, uso o fisico e a midia que quase nada entende de futebol fica falando “um baita jogador”. Finalizando, acredito ser o Bielsa o inicio de uma nova maneira de se jogar futebol no Brasil, que o diga o Santos de 2010. Alias, o Sr. Dorival só saiu por falta de experiencia, de não saber lidar com aquele tipo de situação, de achar que era o todo poderoso. O Neymar se arrependeu, era só uma conversa entre os dois, uma mea culpa do Neymar, algo que ele fez e faria numa entrevista junto com o Dorival e, o Santos teria ganho muito mais do que os 6 titutos que ganhou.

  • SANDOKAN

    A verdade é que essa Diretoria do SANTOS FC é realmente complicada. Principalmente , quando decide vender, comprar ou contratar alguém. Vejam o que aconteceu com a venda do PH Ganso, Neymar, Robinho, Wesley, Elano, etc.. E também nas contratações furadas do Muricy Montijo, Juan, William José , com a tentativa de repatriar o Robinho e agora com o temperamental Bielsa . Sempre a eterna novela de suspense, em vários capítulos, arrastada ao longo de campeonatos importantes, com resultados previsíveis. :- publico cansado, o desfecho previsto adulterado e o objetivo perdido. Nada de final Feliz
    Com a contratação do Bielsa, resolveram adicionar um novo ingrediente : – A HUMILHAÇÃO .
    Um diretor vai a Bilbao, recebe um sonoro NÃO e volta com o rabinho no meio das pernas, achando que se toda a diretoria se ajoelhar e suplicar a PRIMA DONA poderá aceitar. Dito feito. Todo mundo atrás e obviamente, dentro da lei da oferta e procura, a pedida é astronómica. Salários, comissão técnico (com quatro integrantes) ficando um à frente do time até Janeiro, pois o artista principal, está muito cansado. Precisa DE UM MERECIDO REPOUSO, MESMO GANHANDO ONZE MIL EUROS POR TEMPORADA. E por último, a suprema heresia. Mesmo com a total concordância, item por item, só dará a palavra final, se a estrutura da Vila Belmiro fôr do seu inteiro agrado.
    Legal, não é ? E AINDA consta na mesma matéria ” A diretoria do SANTOS, diz que ainda tem esperança de convencê-lo”. Será que esse povo é tão ridículo a ponto de rebaixar um clube com a grandeza internacional do nosso GLORIOSO SANTOS FC, a esse ponto ?
    FORA BIELSA! Antes e em condições decentes, era a favor da sua contração. Agora sou frontalmente contra, pela vergonha de ver esse sujeito, cheio de empáfia, vestindo a jaqueta de técnico do nosso clube e ainda achar que nos está fazendo um favor.
    ACORDA DIRETORIA. PARA COM TANTA FRESCURA. O BRASILEIRÃO JÁ COMEÇOU E O TEMPO QUE VCS. ESTÃO PERDENDO VAI FAZER FALTA NO FINAL CUIDADO COM A SEGUNDONA.

  • cassio farinacio

    sandokan concordo plenamente com você, nossa torcida tem que impedir que a diretoria traga esse técnico arrogante para a Vila Belmiro.Antes eu também era favorável a vinda do Bielssa, agora me coloco completamente contra, isso ira comprometer o orçamento do clube e esse cara se acha maior que o Santos. então para mim ele não serve, existem outras opções no mercado acorda diretoria burra.

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo