Vaia a craque também vale. Neymar recebe os apupos do amor



Campeonato Paulista jogo Santos x Corinthians

Neymar, bem-vindo ao mundo das vaias! Ela é como o pop, é o próprio pop, não pouca ninguém. É, antes de tudo, uma expressão de carinho. O atacante santista, tratado como a salvação da pátria no Mundial de 2014, está acostumado às flores. Mas as flores, com o perdão da infâmia com os verbos de Augusto dos Anjos, são a véspera dos espinhos. Quem reina tem que saber que os súditos às vezes se rebelam. Mas se rebelam porque amam. Os apupos dos próprios adoradores, acostumados aos dribles, gols e títulos proporcionados pelo moleque do moicano, são resultado da expectativa de uma nova lua de mel. Da árvore frondosa do talento o que se espera são frutos constantes, cada vez mais brilhantes e maduros. Nem sempre é possível, nem sempre será e um dia, como é da vida, cessará. Aos 21 anos, com um caminhão de títulos e façanhas precoces com a camisa alvinegra, uma pequena má fase gera vaias. Amor com amor se paga. A torcida idolatra e quer exibições de gala. Quando não vem, a vaia dá seu recado: acorda! É assim que a arquibancada reage, psicologicamente a incentivar seu menino o fazendo sentir-se provocado.

Os urros impacientes fizeram Neynmar soltar um desabafo: “Ainda mais por tudo que a gente fez pelo clube…” No uso do plural personalizador está o erro vital. Embora dissesse não ligar para as vaias, acusou o golpe no queixume, na fala ressentida. A fidelidade do torcedor ao jogador acompanha o desempenho. Salvo meia dúzia de Dalai Lamas que olham o todo, as massas olham as partes. E sabedoras de que o talento está ali, presente em carne e osso, dele exigem sempre. Certa feita João Gilberto, com seu violão único, foi vaiado por um bando de “burgueses”, segundo Caetano Veloso. Tom Zé, companheiro de movimento Tropicalista, então compôs a bem-humorada “Vaia de bêbado não vale!”. Neymar, como artista da bola, não da canção, não teve a alternativa da expressão escrita, falada ou cantada. Mas pode responder com belas atuações. O seu troco artístico à bílis dos inquietos torcedores é o gol, a assistência, a vitória. E nisso ele tem um trunfo danado. Bastará uma boa exibição para os aplausos tomarem conta.

Essa relação dicotômica torcedor-ídolo é um clássico no futebol, é um juramento da vida. Quem ama também briga. Vide os casais. É uma tensão que, não exagerada, está no espírito da coisa. Não se vaia os ruins, os pernas-de-pau. Por esses, o desprezo é uma constante. De onde nada se espera, nada mesmo vem, reza a sabedoria popular. De certa forma, craque vaiado é craque legitimado. Os rivais vaiam para desconcentrar, em reconhecimento de que precisam tentar interferir para que o assombroso talento seja retido. Os seguidores vaiam pela não correspondência da expectativa. Quando Neymar foi aplaudido por rivais cruzeirenses, em jogo do ano passado, a interpretação de muita gente foi a do aplauso dissimulado, do protesto contra os seus. Ao reverenciar o ídolo adversário reduzia os jogadores da sua equipe ao status humilhante. Neymar, aplaudido por oponentes e vaiado por aficcionados vê, assim, que já está na tribo dos geniais. Dará sempre respostas em campo, sem precisar bater os pés e reclamar. A vaia é o aplauso reprimido, adiado para a rodada seguinte. O torcedor é um sentimental!



  • MARCEO CRISPIM

    PORRA PORQUE ESSA IMPRENSA DESPREPARADA NUNCA COLOCAM AS CRITICAS AO TREINADOR DO SANTOS SEMPRE TENTANDO JOGAR NOSSO MAIOR IDOLO NA ATUALIDADE E P MIM PARTICULARMENTE O SEGUNDO MAIOR DA NOSSA GLORIOSA HISTORIA SOMOS E SEMPRE SEREMOS A FAVOR DO NEYMAR JR INFELIZMENTE EM VEZ DE PRESERVAREM NOSSO IDOLO NACIONAL TODOS OS QUEREM LONGE DE SEU PAÍS DE ORIGEM MUDEM E PROTEJAM NEYMAR JR

  • Denis Dias

    Primeiro que não existiu criticas ao Neymar, as vais foram para o time todo, com exceção de poucos mas entre os poucos com certeza
    está Neymar.
    E mesmo que fosse vaias por amor não seria hora de virar as costas para quem se ama quando está todo mundo o apedrejando, então se teve vais para o Neymar esses não são Santistas.

  • Marcio

    Não sei aonde viram vaias para o Neymar, insistem em querer o mole

  • Marcio

    Não sei aonde viram vaias para o Neymar, insistem em querer o moleque fora do Peixe, as vaias foram para o time todo e não apenas para o Neymar, eu estava no estádio !

  • PEDRO LOPES

    Também não ví e nem ouví vaias ao NEYMAR, absurdo se isso tivesse acontecido. AS VAIAS DEVERIAM SER DIRIGIDAS A ESSE TÉCNICO HORROROSO COM SEU “ESQUEMA BESOURO ROLA-BOSTA”. Não cria, não inova, não tem padrão tático, não treina e só enche o saco. O CLUDINEI OLIVEIRA DA DE MIL NESSE TREINADOR ENGANADOR. PARA MIM, FORA MURICY, VOCÊ É UM ENGANADOR!

  • Henre Heine

    imprensa desgraçada, mudando os rumos da noticia; o neymar jamais será vaiado pelos SANTISTAS. jornalistas mediocres, quando não estão tentando vender o neymar, estão tentando transferir as vaias que não pertence a ele. imprensa covarde, que não respeita o SANTOS do maior jogador de futebol de todos os tempos. SEJAM HONESTOS SEUS RATOS, FALE MAU DE QUEM DE FATO MERECE…. O MURICY CULPADO DE TUDO DE RUIM QUE EXISTE NO SANTOS.

  • Rodrigo

    Bom texto. Pena que pouca gente entendeu.

  • Henre Heine

    SEJAM HONESTOS E PUBLIQUE MEUS COMENTARIOS. APESAR DE TUDO SOU LEITOR DE VCS

  • SANTÃO

    Valdomiro Neto, parabens pelo artigo, muito bem escrito e declara o amor e paixão do torcedor. Pior que isto seria a indiferença.
    A torcida deveria ter direcionado as vaias ao agente causador do péssimo futebol praticado há varios jogos, mesmo tendo todo tempo para treinar, jogadores atendidos conforme sua solicitação, e trabalham nas melhores condições disponiveis no nosso futebol tupiniquim.
    Agora queixa-se de que os jogadores se estressam qdo se dirigem todos os dias para o trabalho, embora joguem 90 minutos a cada 3360 minutos por semana e treinam aproximadamente 120minutos por dia, que somados dariam 810minutos por semana, ou seja 25% do tempo disponivel, com um pequeno detalhe , nas melhores condições possiveis.
    Se fossemos fazer uma pequena comparação com nosso trabalhador que recebe R$650,00 por mes , perderiamos nosso referencial.
    Serão eles deuses e merecedores de tantas regalias como nossos corruptos politicos?
    Não conseguem executar com a qualidade esperada em função das regalias recebidas os simples passes ou chutes , ou ainda se dedicarem com maior afinco diante do apaixonado publico que os mantem.
    O nosso maior idolo paga o maior tributo, as vezes faz sentido, pois ele sempres se apresenta para os maiores desafios, e geralmente os vence. Heis os motivos das vaias, pois ele tem estado ausente nos ultimos 6 compromissos.
    VOLTE NEYMAR, NÓS PRECISAMOS DE VC, QUEREMOS VC DE VOLTA.
    A MARQUEZICA PODE ESPERAR , SAIA DESTA ZICA DA PLIM PLIM.

  • Ricardo de Azevedo

    Vou contar uma história:
    Quando adolescente tinha um sonho de me tornar jornalista, cheguei até pesquisar algumas faculdades, valores de mensalidade, distância, etc. mas quis o destino que fosse estudar outra coisa, com o passar do tempo me tornei Pai de familia, tive outras responsabilidades mas não perdi o hábito por leitura de jornais e revistas, depois chegou a internet e a informação ficou mais fácil e barata, por isso leio muito antes de tomar uma posição e infelizmente perdi minha admiração pelo jornalismo, pela imprensa e a midia em geral. Talvez se tivesse escolhido ser um jornalista teria vida curta pois em meu carater, minha formação como pessoa e meu respeito pelo ser humano jamais iria utilizar espaço em alguma coluna, blog ou outro para mentir, tirar proveito ou difamar alguém. Hoje sou profissional de Qualidade e Educador, tenho o poder da palavra e sou formador de opinião, mas antes de falar, ler ou escrever algo penso e se coloco do outro lado pra sentir antes o que o próximo pode ou deve sentir. Infelizmente não é isso que vejo na classe jornalistica e agradeço aos céus por não fazer parte de tudo isto que assisto, ouço e leio diariamente. Obrigado Imprensa oportunista, medíocre e manipuladora.

  • llula

    Na imprensa brasileira colocaram muitos comentaristas que mal sabem o que estão falando, rotularam o Murici como um grande treinador e quando analizam o Santos eles mesmo já arrumam desculpas para ele, quando falam do Ganso é sempre a mesma coisa, dizem que é um grande jogador que precisa se recuperar fisicamente, o alvo de criticas em geral é o Neymar o pessoal é tão sem noção que só repetem a baboseira que para melhorar o Neymar tem que jogar na Europa, porque os inteligentes não fazem uma campanha para se importar técnicos europeus, isso sem dúvida seria a melhor opção pois obrigaria inutilidades como Murici Ramalho abreviarem suas aposentadorias

  • Nelson Carriati

    PQP As vaias não foram pro Neym,ar. Parem de querer conturbar o ambiente do Peixão.

  • Derci de Lima

    Até que enfim os torcedores estão se tocando o quanto este Muricy é enganador, só esta imprensa infestada de curintianus que o idolatra, espero que ele va logo la pros Bambis ou pro Gambas, um cara deste ganhar 750.000,00 é uma incopetencia desta diretoria, dois anos e o cara não consegue dar padrão de jogo a equipe

  • Mais um depoimento de quem esteve na vila: “””AS VAIAS NÃO FORAM PARA O NEYMAR””.

  • Ricardo Aguiar

    Jornalistas despreparados, que adoram um sensacionalismo!!!!
    Vários torcedores usaram as redes sociais pra explicar pra esses imbecis que as vaias foram pro time e pro Muricy e ñ pro Neymar.
    Aí me deparo com um texto medíocre como esse….

  • Maurício

    Que fique claro….. NÃO ERAM VAIAS AO NEYMAR, MAS AO TIME QUE ESTAVA EM CAMPO, POIS MESMO COM NEYMAR, NÃO TIVERAM UMA APRESENTAÇÃO DIGNA DO MANTO SAGRADO

  • Êta imprensa covarde e hipócrita antes era o Ganso que foi vendido umas dez vezes ao Corinthians, agora que o ambiente na Vila está uma maravilha Cícero dando conta do recado Montillo aos poucos vai se achando em campo enfim tá tudo blz até esses jornalistas torcedores dos times da capital vir se meter de novo com nosso time, olha as vaias com certeza foram para todos os jogadores, menos para o Neymar pois mesmo ele não jogando o que estamos acostumados a ver ele é ainda o melhor que se vê nos gramados deste planeta, presta atenção como ele dominou a bola para o gol do Cícero e vcs ainda acham que a vaia foi pra ele vcs querem é tumultuar mas não adianta vamos ter o primeiro tetra campeão paulista e são 4 vezes seguidas e não um time ganhar 4 titulo em dez ano de um determinado campeonato e vcs dizerem que é tetra, pra ser bi, tri, tetra, penta etc… tem que ser anos seguidos seus babacas.
    O Santos não é tri da libertadores, ele é 3 vezes campeão.

  • Adilson Oliveira Gonçalves

    Para com essa escrita rebuscada. Se quiser ser ouvido fale o linguajar de quem le o lance. Esse seu a rtigo poetico não diz nada para os leitores que frequentam esse espaço. Se toca meu. Você vacilou feio.

  • ATÉ PELÉ FOI VAIADO NA VILA PORQUE O NEYMAR NÃO SERIA SE NÃO ESTA JOGANDO NADA.

  • Christy

    Como tudo que faz sucesso além da conta…. Ativa a inveja dos “antis” e é explorado pela imprensa ! Novela da Globo, Galvão Bueno….

    A velha minoria que grita… Mas poucos ouvem ! Pois a verdade, é que os europeus estão até brigando entre si, para ter Neymar no time deles….

  • RAIMUNDO DIMAS SOARES

    NA MINHA OPINIÃO NE
    YMAR NÃO MERECI VAI , O PELÉ E ETERNO E REI MUNDIAL , ENQUANTO NEYMAR E NOSSO PRINCIPE. TEM JOGAGOR QUE GANHA UM TITULO OU FAZ UM BELO GOL E ETERNIZADO . O NEYMAR QUE JA QUE AJUDOU O SANTOS A GANHAR 6 TITULOS COM APENAS 21 ANOS, AI QUANDO O JOGADOR SAI FICA PEDINDO PARA A DIRETORIA A TRAZER DE VOLTA E TODOS SABE QUE TRAZER E COMPLICADO OLHA COMO E DIFICIO TRAZER O ROBINHO ,

  • não acho absurdo nenhum, o torcedor tem todo direito, mais se isso seria verdade ou não é reflexo do futebol apresentado por ele nos ultimos 12 meses, que ele é o melhor jogador em atividade na america é indiscutivel mais vem jogando um futebol burocratico e sem muita inspiração, espero que possa sair dessa estaguinação que seu futeboil passa e começo achar que a europa seria uma boa para sua evoluçao no futebol. o cara é craque e ponto mais ultimamente não corresponde as expectativas.

  • Se o responsável por este espaço tiver um pouquinho só que seja de compromisso com seus leitores ou com o cunho jornalístico, diante de tantos depoimentos, vai deixar de lado seu orgulho e reescrever o post explicando porque ele “achou” que as vaias foram a Neymar.

    Caso o Sr. Valdomiro Neto “EDITOR” do lance ignore o apelo não nos resta outra interpretação que não a completa falta de compromisso com o que escreve, que ignora quem aqui o prestigiou e se dignou realatar o “engano”.

    E ai Valdomiro existe respeito com o leitor? Ou dane-se o que seus leitores pensam? Devo dedicar meu tempo a ler esse espaço ou o responsável por isto aqui se lixa para opinião dos leitores?

    Com a palavra o Sr Valdomiro.

  • amaido

    assombroso seu comentário, faz muito tempo que eu não lia em sites issuma coisa, tão bem escrita. isso é o futebol, alegrias e tristesa.

  • guilherme peixeiro

    Já começou o processo de saturação para venda do Neymar, ora bolas, faz alguns jogos que o Santos está jogando um futebol cansado, sem pegada, lento exatamente como se estivesse fazendo um jogo contrariado, nos torcedores pegamos chuva, sol, transito, balsa (meu caso) e vejo um joguinho deste….porra!! e prá ficar puto mesmo, tem mais e que vaiar o TIME TODO de cabo a rabo goste quem gostar, apoiamos sim e aplaudimos ate gastar a mão, porém tem que correr atras, se esforçar, comer grama se for preciso….UMA PERGUNTA o Santos está devendo salários a jogador, bicho ou algo parecido? acredito que não, então CHUPA moçada e isso aí.

  • guilherme peixeiro

    Quanto ao Neimar, ele sabe das responsabilidades que tem com o time, um time que tem ele, Montillo, Arouca, Cicero, Edu Dracena, Durval doidão, e o Muricí como técnico não e pra tomar canseira na Vila….conversem, conversem, conversem, cobrem um do outro, porém tragam RESULTADOS positivos e claro, e a TORCIDA faça sua parte compareça aos jogo….CAMBADA DE BUNDA MOLES…..

  • loko2014

    quanta gente para defender esse moleque , e ainda ficam violentos nos seus comentários, se o SANTOS não tivesse contratado o MURICI (que na minha opinião é um bom técnico, mas um cara muito marrento e mau humorado) o SANTOS não teria ganho a libertadores, por que o MURICI acertou o sistema defensivo do time, que tem jogadores fracos , quanto ao NEYMAR essa mania de ficarem defendendo ele a todo custo, mesmo quando ele esta errado esta fazendo mal para ele , ele se acostumou a ir para cima de zagueiros fracos aqui no BRASIL , zagueiros de times pequenos e quando ele tem que enfrentar zagueiros de grandes seleções ele fica com medo , não sabe se passa a bola ou vai para cima deles e com a habilidade dele se ele for para cima com certeza ele vai passar fácil, fácil, em alguns momentos a critica pode fazer bem

  • guilherme peixeiro

    Esqueci de falar….você continua sendo a joia da vila Neymar e toda a torcida do Santos e de alguns admiradores sinceros de outros times também, salvo alguns despeitados gambás, bambis,
    porquinhos frustados, você é e continua sendo o melhor jogador das américas, e uma pena que está chegando a sua hora de ir embora.

  • rene

    entrou o neto o santos melhorou um pouquinho e ganhou. cade o jubal pra entrar no lugar do durval a gente ia melhorar um pouco mais. e esses diretores gordos. contratar um lateral esquerdo e um direito.pronto melhorava um pouco mais.

  • rene

    E ai com uma defesa nova os adversarios chutava um pouco menos e ai até o rafael frangueiro melhorava mais.

  • Leninha

    Esse jogo contra o Mogi e como todos da Vila que compareço, nós vaiamos o time eo Muricy que só sabe dar rachão, sempre reclamando mais não corrige posicionamento fica sentado e suas substituições são ridiculas, não sei que que fica a semana toda fazendo não existe uma jogada um escanteo ensaiado o meio de campo não acompanha o ataque a zaga está um desastre sem contar que ele acha que joga igual ao Barcelona ( deve estar louca)essa posse de bola que ele fala só atrapalha porque é na nossa defesa é bolinha pro lado bolinha pra trás e não no ataque e com agilidade para pegar o adversário com sua zaga aberta e com essa troca de bolinha pra cá e pra lá o adversário se fecha.Então vocês jornalistas torcedores que infelismente hoje a gente sente discaradamente em atacar o Neymar ou falar que nós o Vaiamos os santistas não fariam isso e não farão porque ele tem credito ( a não ser que alguém ponha alguns de paus mandados ) Outra coisa estou escrevendo no dia do jogo do Brasil e Bolivia, tudo bem time fraco Neymar fez 2 gol ainda assim falaram mal eu não vi falarem mal de outros no segundo tempo alguém viu o Pato, melhor é o povo parar com essa inveja por sinal tudo de ruim que desejarem a ele que que apessoa receba em dobro, é o que desejo

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo