Neymar da Silva, a Joia, precisa inspirar-se em Leônidas da Silva, o Diamante



neymar - leonidasSão poucos, mas férteis, os anos da carreira de Neymar até agora. Não só férteis em títulos, mas em lindos gols, em obras-primas, ou capolavoros, como rascunha a bela lingua italiana. Ganhou ano retrasado um prêmio da Fifa batizado com nome de gênio, Ferenc Puskás, por golaço em jogo contra o Flamengo, e ano passado concorreu ao bi por jogada primorosa contra o Internacional. E houve mais outra dezena de tramas habilidosas, que uniram rapidez de raciocínio, velocidade, técnica apurada, cabeça erguida, visão anterior e tudo mais. Coleção para ‘emplacar em que pinacoteca, nêga?’, como pergunta a brasileiríssima canção ‘Futebol’, de Chico Buarque. Quem sabe um dia a orla de Santos não ganha uma Pinacoteca Neymar, como já há a Pinacoteca Benedito Calixto, em homenagem ao célebre pintor nascido na Baixada Santista. Neymar, como Calixto, capricha nas pinceladas. A diferença é que usa os pés em vez das mãos. Grandes jogadores são como clássicos pintores, músicos, prosadores… São criadores, artistas que extraem do viver o lúdico, o eterno. Longa é a arte, breve é a vida. O que os craques produzem em campo ficarão por anos a fio, sua fecundidade rende imagens para as outras gerações. Matisse, Portinari, Beethoven, Richard Wagner, Shakespeare, Flaubert, Machado de Assis, Drummond, Pelé, Zidane… À sua moda, todos formam o mesmo panteão. Mesmo que academicistas torçam o nariz e insistam em não ver arte no jogo de bola. Danem-se eles e suas ideias quadradas. Neymar certamente é candidato a, um dia, se assim o mestre Chico quiser, entrar em emenda no final da música: Para Didi, para Pelé, para Pagão, para Neymar e Canhoteiro. Por que não?

Sabedor de que a estética é sua irmã de fé, irmã camarada (valeu, Robertão!), o garoto artista da bola, que adentra agora na fase adulta, aos 21 anos, tem um sonho: fazer um gol de bicicleta. Gol que já foi marcado por inúmeros jogadores que não tem metade da sua categoria. Daí ser sinal de modéstia, ou então de inconformismo, o fato de nosso mais novo talento ter deslumbre pelo malabarismo em “duas rodas”. No treino deste sábado, o repórter do LANCE!Net Márcio Porto testemunhou uma bicicleta do camisa 11 que quase virou gol e ganhou aplausos dos companheiros. Ele está tentando, unindo a transpiração à inspiração, para chegar lá. Já executou o movimento de várias maneiras. Quem sabe não dá uma em estilo peculiar e a batiza, tal aqueles que os ginastas criam. Ele, como engenhoso jogador, mereceria ter uma jogada carimbada.

Mas já que a obsessão de Neymar da Silva é um gol de bicicleta ele bem poderia acender umas velas para o pai da jogada, ao menos o pai oficial, com sobrenome idêntico ao seu: Leônidas da Silva! Craque brasileiro da primeira metade do século XX, Leônidas protagoniza célebre foto executando a plástica aérea, com as pernas roçando no céu e o tronco descaindo, é das mais conhecidas. Vestia a camisa do São Paulo em jogo contra o Juventus no Pacaembu no ano de 1948 e reinava como o maioral dos campos brasileiros (a imagem é reproduzida no topo deste post ao lado de uma de Neymar). Dizem até que se houvesse mídia como hoje estaria no primeiro time na galeria dos imortais da pelota (injustiça a comparação dos tempos entre outras coisas por essa escassez de imagens). Se Lêonidas foi um dos nosso primeiros fenômenos, um diamante – daí veio o chocolate Diamante Negro – e Neymar o nosso mais recente, apelidado de Joia, nada mais natural que o santista busque inspiração lá atrás. Joias de diamante brilham incessantes. Neymar parece ser, como Leônidas, de borracha. Sua elasticidade parece levá-lo para espaços diante de marcadores que são, ao natural, individuos duros, sem flexibilidade.

Acender velas pra Leônidas pode auxiliar Neymar. Os sopros do além, do espaço celestial onde residem os craques no plano imaterial, podem ser de grande valia. Lá reside o húngaro Puskas, cujo nome está grafado no troféu que o craque santista ganhou em 2011. E caso façam caretas dizendo que Leônidas não ganhou Copa do Mundo – ah, os idiotas da objetividade, tio Nelson – fatalmente foi porque no seu auge, nos anos 40, as duas guerras mundiais, cânceres da humanidade, impediram a alegria do futebol. E ainda assim, o atacante foi artilheiro do Mundial de 38 com oito gols e, contam, fez um descalço, após perder a chuteira, contra a Polônia. Naquele torneio o Brasil fez sua melhor exibição até então ficando em terceiro e Leônidas não atuou a semifinal contra a Itália por estar machucado. Como bem sabemos, a história sempre pode ser reescrita com os fatos que perderam direção por ausências.



  • Edson Santos

    Pena que estes belos gols e jogadas geniais sejam só no Brasil, pois fora dele este senhor é um méro coadjuvante. Senhor Valdomiro Neto, com todo respeito, sua jóia é de L A T A e tenho dito. Que saudade daquele jogadorzinho que tinha o apelido de Pelé.

  • haghios

    Pois é .. e Ainda tem um Bando de Idiotas .. que dizem que ele é o Cai Cai …. o Cara Joga demais …. gente … e em 3 anos ganhou o que muita gente aí não ganhou em 15 anos de Carreira…

  • SANTÃO

    Um dos maiores problemas do povo brasileiro é a desinformação, e a desvalorização dos nosso idolos, leonidas, didi, Fredenheih, Garrincha, zagalo, pepe zico, socrates gerson, e etc ,e claro , ele Pelé.
    Preferem idolatrar maradonas, messis, CR7 etc, nada contra , desde que respeitem nossos idolos e os valorizem.
    Qdo falamos que somos penta campeões é porque tivemos que ganhar tres titulos antes que a geração de 1994 e 2002 ganhassem.Mas tem gente que diz que Santos , Botafogo, palmeiras e etc são times do passado, mas esquecem que se eles não tivessem fornecido as bases das seleções de1958,1962 e 1970 ou seja , se aqueles idolos não tivessem existido, seríamos apenas bi.
    Sem contar que perdemos titulos com ótimas seleções, 1950 e 1982, sem contar o esquema de 1978, que saímos invictos, o azar de 1982 e a entregada de 1998.
    Quem não viveu, ou não leu , não vai saber, e como sómos preguiçosos, é mais fácil idolatrar maradonas, messis e etc.

  • SANTÃO

    Santos é berço de ótimos jogadores, e precisa manter este DNA ofensivo, afinal temos o maior numero de gols marcados do mundo 11904 gols, e se tudo seguir dentro da normalidade deveremos chegar e até ultrapassar os 12.0000 gols este ano de 2013, tomara que seja do NEYMAR. E é por isto e tantos outros motivos de glória que o Santão e tudo que vem dele é invejado e criticado por gambás e etc, inclusive e principalmente nosso maior talento nacional pós PELÉ,ele o menino NEYMAR.

  • UBATUBARÃO

    Comentários do tipo Neymar cai cai ou que ele só joga bem contra times de menor expressão são tão ridículos quanto seus autores e isso só mostra a inveja que ele e o Santos disperta nos adversários. O gol premiado pela fifa como o mais bonito do mundo em 2011, foi em cima do Flamengo em que sua torcida e tradição falam por si. O gol com que ele concorreu ano passado foi em cima do Inter, outro grande time do futebol brasileiro, recente bicampeão da Libertadores além do golaço no Brasileirão contra o Atlético Mineiro que sempre brigou na frente e tinha a melhor dupla de zaga do campeonato. Se for citar todos os gols e lindas jogadas dele, vou gastar muitas páginas, mas esses servem pra mostrar aos invejosos e recalcados que se ele é um jogador que só joga contra time pequeno, então os grandes clubes do Brasil são pequenos a começar pelos rivais.

  • Luiz Carlos

    Tenho 53 anos,mas vou dizer uma coisa….
    Saudosismo é um saco!!!
    Pelé,Leonidas…fala sério…
    Naquela época o arco iris era em preto e branco…e o futebol em camera lenta.

  • aristóteles silveira souza…….eternamente santásticooooo…….

    Um povo que não tem memoria nao sobrevive….Acabaram com nosso melhor cartao
    de visitas no mundo. Há que se perguntar porquêno Brasil é proibido ter talento.Estes
    treinadores RETRANKEIROS.Esta C.B.F que acabou com nossos campeonatos en nome
    do SEU lucro..Neymar sofre o resultado deste desmonte que não para. Desmonta-se o
    que este povo tem de melhor a cada dia…Obrigado Neymar..!

  • edson santos, ainda bem que tais jogadas e gols sejam no Brasil e se Deus quiser serão sempre no Brasil, e muitos em cima de seu timinho.

  • Jair Sergio

    Acho que essa raiva, bronca, ou seja lá o que for contra o Neymar, não é pelo futebol dele, é mais
    pela exposição dele na mídia, é foto na internet, é twyter, é propaganda na televisão, é corte de cabelo, é namorada nova, é suposto caso, um não sei o quê de coisas, que vamos falar a verdade, enche o saco até de Santistas, jogador de futebol é tratado como celebridade, no caso dele que é jovem, gosta de estar e aparecer em todas, fica pior ainda, sou Santista e sinceramente também me enche o saco tanta badalação, o que me interessa como torcedor é o que acontece dentro de campo, fora dele não me interessa, a gente fica tentado a dar conselhos
    mas ele tem pai, mãe, e um monte de gente que é responsável pela sua carreira, que DEUS o abençoe e que ele consiga se portar da melhor maneira possível, agradar a todos ele não vai, mas essa exposição eu acho demasiada, mas como disse o que interessa é dentro do campo, quanto ao resto, me agrade ou não, não tenho nada a ver com isso!

  • bem o neymar ainda não ganhou nada ganhar 3 paulistinha e um brasileirinho não diz nada ele precisava ter mostrado seu valor contra o barça na seleção então jornalista seja mais imparcial pra ele ser tudo isso que voces dizem ele tem que merecer esse credito e até agora comigo e co a seleção ele ainda ta devendo

  • crispim10sfc

    esse edson santos e muito ignorante neymar so tem 21 anos levou o time do santos nas costa na libertadores de 2011 e um genio para de falar merda me diz outro jogador na historia da seleçao que jogaram uma responsabilidade que jogaram nas costa dele ate hoje nenhum seu desenformado esse muleque vai calar a boca de muito mais muito invejosos e despreparado que se encontram na imprensa

  • Luiz Bastos

    Valdomiro Neto, bom dia.
    Excelente comentário, você está falando do melhor jogador depois do Pelé, do Neymar gênio do futebol, comparado aos grandes craques do mundo em todos os tempos, considerando a idade, a variedade de dribles, a velocidade, o raciocínio rápido, o improviso, a vocação goleadora, a beleza dos gols, a humildade, a participação com vontade em jogos e treinos (chama-se responsabilidade), etc. Espero que ele consiga esse gol de bicicleta para coroar ainda mais a sua carreira. Eu falo tudo isto com os olhos de quem acompanha futebol há muitos anos.
    Sinto pena de pessoas que fazem comentários com raiva, com inveja, como torcedores de outros clubes, passando por ignorantes do futebol. Joia de lata, seu Edson Santos, o seu desejo é que o seu time tivesse uma dessas e como não tem fala bobagem, com todo respeito.
    Os grandes jogadores se consagraram com muito mais idade que o Neymar, exceção feita ao Pelé. O Neymar está entre os 10 maiores do mundo, numa eleição política como se sabe, que só tem olhos para a Europa. Mesmo assim ele é votado.
    Portanto, meu caro Edson Santos, o seu comentário não muda em nada a trajetória desse rapaz, que é cobiçado pelos grandes clubes europeus, que segundo a sua visão têm comissões técnicas e dirigentes idiotas, pois querem um jogador de lata como vc diz.

  • herrera

    Neymar, Neyshow, NEYMITO. Fantástico, espetacular, o mair jogador brasileiro dos últimos trinta anos. E que os idiotas, com dor de cotovelo, falem bastante a respeito, contra ele, pois isso só mostra o quão grande ele é e quanto ele incomoda, pois joga, ainda, aqui no Brasil, joga no meu Santos, que, ao lado do Real, são os maiores times da história do futebol mundial. A magia do futebol se encarregou de por, novamente, mais um espetacular jogador na Vila Belmiro. E, invejosos, morram corroídos por este ressentimento, pois, além de tantos nomes que tivemos, que ajudaram a formar um das duas potencias mundiais no futebol, logo logo teremos outras, para desespero de vocês, corja de invejosos e torcedores de times pequenos e apequenados…

  • lula

    A grande maioria dos atuais comentaristas, incluindo ex jogadores só falam abobrinha, os jogadores brasileiros não precisam ir para a europa para melhorarem técnicamente, provavelmente jogadores como os Ronaldinhos, o Romário, o Robinho, o Kaká teriam tido uma carreira muito melhor e mais longa se tivessem jogado só no Brasil, só melhoraram jogadores regulares que sempre se prevaleceram da parte física, aposto que os Ronaldos estariam jogando bem até hoje se não tivesssem ganho tanta massa muscular, o Robinho só consegue recuperar seu futebol jogando uma temporada no Brasil, quem tem que fazer estágio na Europa são nossos treinadores, para aprender não para ensinar,temos que parar de chamar qualquer burro incompetente de professor, quem não sabe nada não tem o que ensinar

  • Anonimus

    ENGRAÇADO…O CAI-CAI DO NEYMAR QUERER SEMPRE SE ESPELHAR EM GRANDES JOGADORES DE OUTROS TIMES, COMO O PROPRIO LANCENET REPORTOU HOJE MAIS CEDO, NEYAMR IMITA ZICO ( JOGADOR DO FLAMENGO) E AGORA TEM QUE SE INSPIRAR EM LEONIDAS ( OUTRO JOGADOR DO FLAMENGO, SÃO PAULO, BONSUCESSO E BOTAFOGO ) PORQUE ELE NÃO SE ESPELHA NO MAIOR DE TODOS QUE FOI DO PROPRIO SANTOS?…O REI PELÉ OU ENTÃO O PEPE.!?

  • Philipe

    Neymar, como esse nome gera alvoroço, quem diria que esse menino vingaria?!
    Em primeiro lugar, aos que não gostam dele, ninguém era unanimidade, nem Cristo foi, o que dirá Neymar?! Mas daí a falar inverdades e se exceder nas cobranças é demais.
    Dizem que não ganhou nada, como não ganhou nada? Com apenas 21 anos já foi tri paulista, coisa rara no competitivo futebol de São Paulo; campeão da Copa do Brasil; da Recopa Sul-Americana e da Libertadores – detalhe, em todas competições como protagonista, fazendo gols em finais e terminando os torneios como artilheiro.
    Pela Seleção, quantas Copas mesmo ele jogou? Respondo: nenhuma! Jogou alguns amistosos e 1 Copa América, mesmo assim a pressão é de como se ele estivesse na Seleção há uns 10 anos e nada tivesse conquistado, como se futebol fosse como tênis, afinal, ele joga sozinho, não é?
    Ressuscitando Nelson, os brasileiros preferem endeusar Messi (um extraordinário jogador) que joga muito em seu time, mas que após Copas do Mundo e outros torneios nada conquistou pela Seleção. Mas esse é o Deus perfeito dos brasileiros. Ah…tio Nelson, o complexo do vira-lata ainda reside dentro de nós.
    Uma pena, Brasil. Uma pena, Neymar.

  • Philipe

    Uma observação: no texto é citado que a referida foto de Leônidas (um de nossos primeiros craques) foi na Rua Javari, porém deve haver algum engano, uma vez que a arquibancada é alta e ao fundo é possível ver algumas casas, muito semelhantes às ainda existente no entorno do Pacaembu.
    Enfim, parece-me mais Pacaembu do que Javari.

  • carioca

    Ele só foi expulso ontem pq é o NEYMAR qualquer outro não seria a juizada quer se aparecer encima dele querem ser estrela e qual a melhor hora pra isso tem que ser quando ele esta em campo.Alias não é só a juizada não tem muita gente na sombra dele.

  • jorji

    Bicicleta é facílimo de executar, duro é acertar o gol, o mesmo se aplica a chute de sem pulo, eu quando jogava fiz alguns de bicicleta, para ser mais exato três gols, uma bicicleta de um cruzamento, outro com a matada no peito fazendo a bola subir, outra bola que veio rasteiro, dei um totó embaixo da bola e a levantei, e dei de bicicleta no ângulo, tentei diversas vezes, mas só três gols. A maior parte em que principalmente o narrador valoriza é facílimo de executar, como os famosos lençóis, levei um monte de todos os tipos, e dei também nos adversários, lances normais, o que não é normal aquele chapeuzinho dado pelo Neymar no jogador do Botafogo de São Paulo, pelo que vi até agora a jogada individual mais espetacular do ano até agora.

  • SANDOKAN

    Dizer que Leonidas, Puskas, Yachin, Friedenrraiche, Fontaine, Kopas, Garrincha , Julinho, etc., só para citar alguns poucos exemplos, são coisas do passado, coisas sem valor, é o mesmo que negar a importancia de Julio Cesar, Napoleão, Alexandre, para a história da humanidade. Salvaguardando, é claro, as devidas proporções. Só para dizer que o ojetivo de algumas pessoas, por não viverem à epoca – preferem ignorar a valorizar.
    Voltando ao futebol, da mesma forma, devem achar que um time formado por Gilmar, Carlos Alberto, Cejas, Ramos Delgado, Mauro Ramos de Oliveira, Helvio, Rildo, Lima, Zito, Clodoaldo, Mengalvio, Dorval,Coutinho, PELÉ, Pagão, Tite, Pepe e Edu, é coisa da antiguidade e nada valem para o futebol moderno. Valem sim e continuarão sendo grandes referencias para os verdadeiros santistas. Para seu governo, tenho 32 anos, não vi nenhum desses monstros jogar, mas não me canso de ouvir, ler e falar a a respeito deles.É que sem êles o SANTOS FC, provavelmente, não passaria de um outro Jabaquara. E vejam bem, nenhum deles precisou de jogar da Europa e sair do Peixe, para se tornarem mundialmente famosos.

  • Phillipe, você tem razão. A informação está errada. Muito bem observado por você. Peço desculpas e agradeço alerta. Já corrigi

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    pt so gosta e gasta furtunas com os presidiarios, verbas furtadas dos aposentados. ministro da educação so gosta da coisa preta deve ser o cú dos brasileiros. porque orden e progresso so na velha ditadura ok?

  • neygao

    Como e gostoso e belo ver alguns que o aplaudem, os adversario ignorantes o rejeitam (os adversarios que sabem torcer reconhecem e gostariam de ter em seu time assim com um corintiano nato chamado Andre Sanches o queria no seu time e nao teve vergonha de dizer em publico que queria Neymar em seu time. No fundo todos queriam em seu time mas nao tem a coragem e humildade de pronunciar e dizer que apreciam o futebol moleque, a inveja e tanto que alguns brasileiros ate dizem que o futebol no passado nao era nada , entao o Brasil nao ganhou nada ate 1970 porque segundo os ignorantes nao tinha zagueiro e centravante para marcar no Brasil e os canarinhos ganhavam de ninguem ja que o proprio Brasil nao tinha time segundo alguns. Porque tudo isto porque naquela epoca tinha um moleque que gostava de fazer travessura chamado Pele hoje vemos um Brasil torcendo contra o Brasil aliais um Brasil torcendo contra um fenomeno chamado Brasil ou Neymar. Quanto mais criticam o moleque o moleque mais joga nao dando bola para os invejosos e prossegue sua carreira que dara sua continuidade na europa,mais nos brasileiros somos assim mesmo se vemos uma mulher linda casada falamos que o cara e feio ou ele nao a merece mais bem que gostariamos de estar no lugar deste homem.

  • Alvaro Dias Marques

    Acho que tem que ter mais respeito com o Senhor Edson Arantes do Nascimento, que o mundo conhece por Pelé. Ele, como todo bom santista, adora o nosso Reymar. Ele quer o melhor para o menino Rei. Pelè faz comentários como todos nós fazemos, o problema é que ele é o Rei, “O maior jogador de futebol de todos os tempos”, “O maior artilheiro do futebol mundial”, o que mais copas ganhou. Ai, vem essa imprensazinha idiota e pega um pedacinho da reportagem e faz essa palhaçada. Ai, aparece “O CRACK Neto”, aquele que GARANTIU que o Corinthians tinha comprado o Seedorf… ou seja, o “Zé ninguém”, a invenção do Milton Neves e fala mais um monte de besteira. Vem o Wagner “Dinheiro” Ribeiro, aquele que é filho de chocadeira e mostra a sua cara nojenta na imprensa, para falar da vida particular do Pelè (Ele sabe o porque o Pelé ignorou a filha? Ele sabe como a filha se apresentou para o então suposto pai? Ele sabe o que a filha queria desse suposto pai? Ele sabe o que ela exigiu do suposto pai? O Sr. “Dinheiro”, urubu nacionalmente reconhecido e desprezado por quem gosta de futebol devia cuidar da sua imagem e deixar de ser o parasita que é. Quanto a comentários, antes deviam ler o que disse Pelé, na integra. Pelé, e tenho certeza que o pai do Neymar, que é Inteligentíssimo, e nós torcedores, que amamos o futebol e ao Neymar, pelo que ele representa para o futebol ARTE no mundo da bola, sabemos que ele anda OCUPADISSIMO, divididíssimo, afinal, esta chovendo oportunidades de negócios, de prazer, de OPORTUNISTAS e de invejosos na vida do Menino. Isso, não podemos nos esquecer que Neymar é ainda um menino, que Pelé, Neymar Pai, santistas apaixonados, imprensa oportunista e até os adversários invejosos, SABEMOS que o Gênio Neymar vai brilhar na COPA DO MUNDO de 2014, no Brasil. Tudo tem a sua hora, e todas as horas, hoje e os próximos anos, pertencem ao Reymar. Deixem o menino crescer e se divertir nas poucas horas vagas. Pelé é o MAIOR santista de todos os tempos, e Neymar pode iguala-lo, Inteligência ele e seu pai já demonstraram ter. É só dar tempo ao tempo e deixar o hoje torcedor Santista Pelé, TORCER. Ele, assim como Reymar, tem credito, muito credito. E deixem os INVEJOSOS oportunistas morderem os cotovelos.

  • marcio pereira

    DEPOIS DE PELÉ, É NEYMAR. TENHO 60 ANOS E NUNCA VI UM JOGADOR CHEGAR TÃO
    PERTO DE PELÉ COMO ELE.
    MESSI É DEDICADO E BOM, NEYMAR É GENIAL E ÓTIMO.
    ABS/

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo