A mão de Barcos suscita infinitos dilemas éticos e morais



O gol de Barcos foi com a mão e bem anulado, pois irregular. O juiz, ao que tudo indica, teve ajuda de recurso eletrônico, a transmissão televisiva do jogo, para anular a irregularidade. E isso é irregular. É irregular anular um gol irregular com recursos eletrônicos. A essência da coisa incomoda quem não quer levar vantagem em tudo, quem acha que a burla é um acinte aos anos de desenvolvimento moral e ético do ser humano. O pensamento puro, essencial, é que a verdade prevaleça. E no caso, prevaleceu. O tapa nem um pouco sutil de Barcos na bola foi invalidado e, assim, não tivemos um jogo de futebol decidido com jogada de voleibol. Mas o puritanismo, neste caso o legal, não necessariamente moral, nos obriga a concluir que se provada a utilização do recurso eletrônico e nada acontecer as regras estarão desmoralizadas. Aqui não vale esqrimir a lógica clássica brasileira de leis que pegam ou não, senão estaremos enterrando o debate.

Caso Internacional x Palmeiras façam um novo jogo estaremos dando dois recados claros, um atenderá a essa pureza de pensamento e outro a espancará. Provado o proibido uso das imagens estará dito que somos intransigentes com infrações à legislação esportiva. Por outro, mesmo que indiretamente, premiaremos a malandragem, a esperteza do gol de mão. No fim, ele terá compensado, já que o Palmeiras ganhará um jogo inteiro para buscar três pontos que podem salvá-lo de um doloroso rebaixamento. Óbvio que Barcos fez aquilo num átimo, ato talvez impensado, e que não foi tão premeditado assim. Nem teria como. Mas o fato é que temos diante de nós um dilema que mistura a moralidade na sua forma bruta e também na forma legal.

Há um outro problema ético nesse cenário todo e se refere à doutrina da sobrevivência acima de tudo. Tema antigo esse, desde os tempos da caverna e que resiste apesar das tantas décadas de presumida civilidade. Como mostrou matéria de Marcelo Damato nos veículos LANCE!, árbitros brasileiros têm armado esquemas para contarem com a ajuda eletrônica em lances capitais. Fazem isso porque sabem que em segundos a verdade está escancarada em lares e bares e que ele está, em pouco tempo, jogado aos leões. Então, assim, recorrem ao irregular, o que é sujo, para fazer o correto, o que é nobre. Sentem-se oprimidos os homens de preto, que no Brasil nem profissionalizados são, pela opinião público-boleira implacável e pelas severas penas da Comissão de Arbitragem. Sabem que falhas dessa ordem os deixará na geladeira, com menos dinheiro no bolso e carreira maculada. É a justiça a qualquer preço para salvaguarda pessoal. A emenda sai pior que o soneto ao momento em que o juiz é omisso na súmula e diz não ter havido nenhuma normalidade. O fato simples, exposto do Oiapoque ao Chuí, de que o jogo foi paralisado e um gol validado foi, após longo debate, invalidado, já é anormal. Ao pronunciar-se dessa forma, o árbitro Francisco Carlos Nascimento dá elementos robustos para desconfiarmos de tudo que ocorreu.

Essa salada de moralidades corrompidas só prova que o futebol é um terreno em que o oportunismo prevalece. Raramente vemos pontos de vista que fogem do “cada um defende o seu”. Isso dificulta o debate, o emburrece, e a prevalência das paixões nos impede de avançar. Daí gerar admiração declaração do ex-goleiro Marcos, que hoje ainda trabalha no Palmeiras, contrário à anulação do jogo: “Não precisamos que anule o jogo, afinal o gol foi de mão. Numa época de tanta luta para que a justiça seja feita no Brasil, nós (todos) do futebol brasileiro temos que dar exemplo”, disse o ex-camisa 1.

Recentemente o Superior Tribunal de Justiça anulou as provas da Operação Castelo de Areia, da Policia Federal, considerando as provas colhidas de forma ilegal. A operação mostrava ilegalidades, como lavagem de dinheiro, cometida por construtoras e políticos. Não vou me aventurar em méritos jurídicos, não é minha área, mas é incômodo saber que podemos ter verdades à mão que são ignoradas por conta de origem. Porém, pensar que os fins justificam os meios também não é um bom caminho para perseguirmos o real estado de direito. Comparar uma questão de estado com futebol soa herético, mas serve apenas para mostrar como esses dilemas éticos estão em balaios parecidos.



  • Rodrigo

    Quem este jornalzinho medíocre gambazeiro pensa que é pra falar de falta de ética esportiva? Vocês só falam bem do Corinthians, o resto é crise ou mentiras. Vão se catar.

  • Alexandre C Pereira

    Boa tarde amigos….é de uma insensatez, é de uma loucura imensa, achar que o criminoso é o herói, achar que somos todos tolos e imbecis, amigos o árbitro errou ? pelo amor de Deus, ele foi covarde em um momento, pois estava de frente a jogada e se omitiu, mas com uma rara cara de madeira resolveu fazer justiça ao que tinha visto, aliás, todo mundo havia visto….Agora querer prejudicar o time que saiu vencedor é querer faze-los pagar pela malandragem e deboche de uma pessoa que pensou em enganar o mundo, acho que este jogador deveria tomar um gancho de 120 dias e assim reparar uma injustiça que foi criada pelas inversões de valores que ele proporcionou.

  • João Paulo

    Ja que as imagens valem entao usem as imagens para ver o puxao que o indio da em barcos enquanto ele tenta subir pra cabecear antes dele ter tocado a bola com a mão, que se faça justiça entao mesmo usando as imagens, usando as imagens ou nao o palmeiras foi prejudicado isso é fato as imagens dizem isso e a regra da fifa tambem

  • Carlos Roberto Marafon

    Gostaria de lembrar que no lance que gerou tanta polemica quase todo mundo esta esquecendo que o Barcos foi seguro pelo Indio o que é penalti, estão falando de ética mas onde esta a ética dos comentaristas que só veem a mão mas esquecem do penalti que é claro nas imagens.Gostaria de saber sua opinião caro comentarista. Obrigado.

  • jadir

    Caro sr. Alexandre. Apenas para lembrarmo-nos:- o Palmeiras foi, neste campenato, prejudicado em 05 partidas por erros ridículos de arbitragem. Tivessemos recorridos ao auxílio externo (da eletronica), o Palmeiras não estaria na situação que está. A pergunta que fica é: onde está a justiça de se usar uma unica vez o recurso eletronico?.

  • Caproni Palmeirense

    A justiça seria feita se o ‘cara’ que indicou a mão na bola também indicasse que houve penalti nós não teríamos um criminoso como herói. Se o mesmo recurso fosse usado em lances que já prejudicaram o Palmeiras anteriormente num jogo contra o Timeco da Marginal s/n (gol do Ronaldo c/ a mão) e contra o São Paulo (gol do Adriano numa manchete sensacional) e por aí vai.
    Não se esqueçam que o Palmeiras foi o time mais perseguido por ‘erro’ (entenda-se punição ao Felipão) de arbitragem nesse campeonato o que o levou a ficar nessa situação.

  • Memória seletiva é fogo..o Marcos disse também q o Adriano fez um gol de mão e ninguém anulou!!! Sou palmeirense ,e contra a anulação do jogo! Mas também fui contra em 2005 e a maioria de gambas parciais da imprensa achou “legal”!!!
    Será q é tão difícil entender q o Palmeiras ñ esta pedindo p validar o gol?
    Surgiu uma oportunidade mesmo q remota de provocar a cbf,comissão de arbitragem e. dizer q pelo menos uma vez vamos agir!!! O juiz erra contra o Palmeiras e é o Técnico desviando o foco….erra contra outro e o juiz é suspenso antes do certo time reclamar!
    Ñ sei oq o Palmeiras fez p imprensa p ser tão perseguido…até hj falam do José Aparecido em 93,mas esquecem q ele apitou e prejudicou o verdao em92 sem falar q o bandeira era o Godoy no lance do Edmundo ,e o mesmo apitou em 99 e ñ expulsou o Vampeta, lances idênticos e comentarios bem diferentes.Chega de hipocrisia e procurem um jogador no Brasil q assumiu tirar vantagem dentro de campo! Durante o jogo ñ igual o oportunista do Alex e falar dp q acaba ,e essa semana p fazer média com o coxa lembrou do assunto….

  • zuza

    Safados, bambis e gambas

  • ZE MARIO

    Como sao simples as coisas!!!! De se falar,o gol foi com a mao, nao ha duvida sobre isso!!!! A duvida existe no fato de so contra nos!! Aparecer um babaca como aquele delegado pra se meter no que nao era da sua conta!!! Porque ele nao se meteu nos jogos em que fomos prejudicados!!! A FIFA nao aceita e o que tem que existir sao atitudes iguais,contra todas as equipes!!!! Ou o problema esta nosso Palmeiras!!!!!

  • Eros Rodrigues

    Meu amigo! Lembre que foi pênalti em Barcos antes de ser mão!! Seja imparcial!

  • Rodrigo

    Qq um tentaria esse recurso se acaso tivesse na mesma situação q o Palmeiras está. Qq corintiano, santista, sao paulino, atleticano acharia uma falta de justiça se acaso tivesse o arbitro usado interferencia externa para anular um lance q colocaria seu time numa posição extremamente perigosa.

  • Batista

    Puts…Querem fazer uso de uma irregularida para permanecer na primeira divisão? Reclaman de um suposto penalti sofrido por Barcos. Mas eis que esquecem que na copa do Brasil o Tcheco do Coritiba sofreu um penalti escandaloso e não foi marcado. Da pra ver que esse clube de grande não tem nada! Hà não ser alguns titulos conquistado via fax!

  • Lucas Araújo

    É uma situação de grande complexidade. São dois erros, duas consequências que se mutilam entre si, mutilam os adversários no ringue de acordo com a sentença. Mas uma coisa é certa: NADA DISSO estaria acontecendo se os meios eletrônicos já estivessem em vigor a fim de resolver problemas de arbitragem durante o jogo. O gol teria sido anulado do mesmo jeito, de forma incontestável. Enquanto isso não acontece, continuamos discutindo arbitragem ao invés de analisarmos os jogos em si.

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • NILSON DA SILVA

    O JORNALISMO ESPORTIVO NO BRASIL AINDA TEM SOLUÇÃO, PARABÉNS POR NÃO SER MAIS UM DESSES FALSOS MORALISTAS QUE APARECERAM NOS ÚLTIMOS, SUA OPINIÃO SOBRE ESTA POLÊMICA É PERFEITA.

  • o meu PALMEIRAS, maior campeao do futebol brasileiro, jamais ganhou campeonato ou jogo com o apito amigo e armações, como alguns por ai… por isso torço pra que o jogo não seja anulado e claro que o verdão encontre forças pra sair desta situação…… mas independente do que acotnecer em dezembro, ja estou feliz por ter um time CAMPEAO DA COPA DO BRASIL, com vaga ja garantida na libertadores 2013,,,,,, este 2012 acabou sendo um bom ano pro meu verdão…. se cair iremos juntos e teremos recorde de público e renda no ano de 2013, na nossa arena palestra, a mais moderna, mais bem localizada da AMERICA LATINA…… aqui é VERDÃO……

  • giulio

    Maravilha!!! Interpretação perfeita. A verdade e razão que vivenciamos, estão embasadas no exato momento em que há uma conjunção entre aquilo que entendemos por expressão ou ação, diante daquilo que a realidade manifesta. Naturalmente não há contradição. É um ótimo começo. E bebendo da mesma fonte de sua citação sobre “os fins justificam os meios”, espelho de “O Principe”; voltemos à Niccolò Machiavelli.
    “Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis”. – Machiavelli.
    Há que se atualizar no tempo, o grande problema está no cuidado a ser tomado na preservação da individualidade e privacidade. Corrigir o exdrúxulo – “certo” que está errado e o “errado” que está certo –
    é isso que reflete as palavras do Marcos, exemplo de “dignidade”. E não poderia, Neto, deixar de parabenizá-lo por sua forma de pensar e primorosa tradução textual.

  • josé

    penalte do indio ? por favor estes lances acontencem em todos os jogos aquele agarra ..agarra
    dentro da area.
    por favor palmeiras seja grande respeite teu passado voce não precisa de um gol de mão para apagar a péssima campanha no brasileiro.
    escutem o marcos seu goleiro, ele falou tudo, foi a palavra mais sensata que ouvi de todas as besteiras destes jornalistas que querem anular o jogo.
    palmeiras caia para a serie b com dignidade…marcos voce falou tudo…

  • ROMARINHO… O EXTERMINADOR DE PORCO

    Chora não porco imundo, em 2015, vcs estarão voltando pra série B, pois 2013 cai pra C, e depois volta pra B. Ta bom assim?

  • Ado Marcelo

    O uso de recurso externo para anulação de um gol irregular deve, se provado, valer uma suspensão ao árbitro da partida e a manutenção do resultado de campo, para o bem do esporte.

  • Paulo

    A situação é bem simples. O jogo deve ser jogado de acordo com a regras. Os próprios árbitros, que são os responsáveis pelo cumprimento das regras do jogo, desrespeitaram as regras do jogo quando utilizaram as imagens de televisão. Então, novo jogo deve ser jogado, respeitando-se as regras. Mas como esse é o país das mentiras, o resultado do julgamento será o seguinte: o stjd decidirá que não foi provado que os árbitros utilizaram as imagens, todo mundo vai aceitar essa mentira e o jogo não será anulado.
    Agora, se você acha que eu estou errado, me responda o seguinte: por que os árbitros não assumem que utilizaram as imagens? Por que, não dizem a verdade? Por que não assumem que utilizaram imagens externas e que o importante é que a verdade foi restabelecida, ou seja, que o importante é que o gol com a mão foi anulado?
    Eu vou responder: porque isso significa admitir que as regras foram do jogo foram violadas, o que resultaria na anulação do jogo.
    Moral da história: ao que tudo indica, a verdade deve ser buscada somente no que diz respeito ao gol de mão do Barcos, pois, no que diz respeito ao fato de que os árbitros utilizaram as imagens externas, vamos todos nos contentar com a mentira de que os árbitros não fizeram isso, não.
    É claro que Barcos agiu errado, mas se o jrecurso de parar o jogo, consultar reporteres, ver imagens do que aconteceu para então decidir o que fazer estava sendo a regra do jogo entre Palmeiras e Inter, os dois times deveriam saber disso, assim cada treinador ou jogador poderia pedir a paralisação do jogo para a consulta às imagens, mas isso só foi feito em um lance, de interesse do Internacional.

  • Binoro

    Jogador safado. Levantou e deu uma cortada na bola. Vôlei?? Afunda logo este argentino safado e a M… Do palmeiras…

  • Rick

    Esse Valdomiro Neto é uma piada, fez uma salada de fruta do caramba, misturou futebol com politica, disse não entender do segundo, mas mostrou que não entende de nenhum, afinal nem deixou claro sua opinião. Esse lance é muito fraco, jornalistas muito incompetentes.

  • eletric

    Alexandre C. Perreira,reconheço o gol de mão,mas veja o lance quantas vezes você quiser e vera que o Barcos sofreu penalti,não quero ganhar com gol de mão,mas também não quero ser prejudicado,no lance o Indio do Internacional agarrou o Barcos puxando_o o tempo todo,então porque não olhar o lance e marcar o penal,posso ser o único que viu isso,mas acho que o arbitro validou o gol em primeira instância pois achou que foi penal,e pensou penalty e gol é gol.Justiça seja feita e deixem quem tem competência resolver isso,a favor do Palmeiras ou do Internacional,e não vamos servir de exemplo para ninguém,dependendo do que acontecer depois só vai abrir procedentes para todo mundo.

  • Marco – Corinthians

    Aaaahhhhhh porcada!!! querendo virar a mesa pra escapar do rebaixamento. Vai lá pedir pro glorioso Tirone pra puxar o tapetão. Tem que cair mesmo seus ridículos. Olhem seu ídolo. Até marcos não quer anulação.

  • Nelson Rodrigues

    Se o Barcos, jogador do Palmeiras que fez gol com a mão, fosse do Fluminense, teríamos duas interpretações:

    a) se o gol fosse validado: “Que vergonha, o Fluminense fez mais um roubado!”
    b) se o gol fosse invalidado: “Que vergonha, o Fluminense quis fazer outro gol irregular!”

    Já encheu o saco essa babaquice, campanha sórdida e calhorda orquestrada principalmente por torcedores do CAM, sobre o possível favorecimento ao Flu.

    O Flu foi descaradamente roubado no final da Libertadores de 2008, diante do Brasil inteiro que se calou, e nem assim ficamos a chorar. Causou-nos um baque depressivo que nos fez quase cair para a 2ª em 2009, mas que uma reviravolta, levantando a poeira e dando a volta por cima, acendeu o Time de Guerreiros, cuja trajetória se vê até este momento.

    Nutria até uma certa simpatia por este time do Galo, mas depois desse choro, chato e ridículo, fiquei decepcionado com o nível da sua torcida.

  • Glasan

    Jadir… e o gol do Barcos contra o Flamengo???

  • Thiago Andrade

    Aqui todos falam de malandragem do Barcos, que ele é mau caráter por ter feito o gol com a mão (lembrando que foi puxado de tudo qto é jeito pelo Índio), mas hoje é consenso que o Messi é melhor do mundo, que tem um caráter enorme, xingaram ele por este gol? ( http://www.youtube.com/watch?v=1R4yC7upWOo ) Colocaram o Barcelona como timinho? O que o brasileiro faz é pagar pau para extraneiro, mas esquece que o povo não tem moral, ainda, para julgar o que ocorre dentro de nosso país. É hipocrisia dizer que estão buscando o justo, o que estão buscando é uma forma de afundar um Gigante clube Brasileiro.

  • Torcedores rivais precisam entender que a revolta do palmeirense é a mudança de regra – QUE NÃO MUDOU! – justo na sua vez de jogar. De uma hora para outra o árbitro se deu o luxo de parar o jogo e esperar o veredito pela voz da consciência em seu aparelho eletrônico. Não pode.
    Se for assim, vamos usar as imagens eletrônicas para ajudar o Palmeias em jogos que foi prejudicado.

  • ***Palmeiras

  • Nossa esse Alexandre C Pereira aí tah querendo ser o próximo Papa, saí prá lá seu falso moralista!!! Mais uma vez seu burro vou falar só pra vc:

    “Torcedores rivais precisam entender que a revolta do palmeirense é a mudança de regra – QUE NÃO MUDOU! – justo na sua vez de jogar. De uma hora para outra o árbitro se deu o luxo de parar o jogo e esperar o veredito pela voz da consciência em seu aparelho eletrônico. Não pode”.

    Entendeu seu jumento!!

  • WWWSEMPREVERDE

    SE A DILMA TIVESSE CONFISCADO A POUPANÇA DO POVO NOVAMENTE NÃO TERIAMOS A MESMA REPERCUSSÃO
    COMO O GOL DE MÃO DO BARCOS. ACONTECE QUE A IMPRENSA NÃO QUER OLHAR O ASSUNTO COMO SE DEVE,
    POR EXEMPLO: QUANDO MARADONA FEZ COM A MÃO CONTRA A INGLATERRA A FIFA OBEDECEU O REGULAMENTO,
    A FRANÇA ELIMINOU A IRLANDA EM 2010 COM GOL DE MÃO DE THIERRY HENRY, O COMPORTAMENTO DA FIFA FOI O MESMO.ENTÃO PORQUE A IMPRENSA ESTÁ SE ESCONDENDO DA VERDADE? O GOL FOI IRREGULAR. PARA O PALMEIRENSE É HUMILHANTE SE CLASSIFICAR COM GOL DE MÃO, NÃO QUEREMOS ISSO, MAS O QUE QUEREMOS
    É O SEGUINTE, QUE SEJAM IMPARCIAIS PORQUE O VAGNER LOVE AJEITOU A BOLA COM O BRAÇO CONTRA O CORITIBA.E NÃO AVISARAM O 4º ARBITRO. HOUVE UMA SERIE DE ERROS CRUCIAIS CONTRA O PALMEIRAS NESTE CAMPEONATO,NÓS SABEMOS QUE O TIME É LIMITADO MAS O QUE NÃO PODE É FAZER UM LINCHAMENTO MORAL
    CONTRA O CLUBE SABENDO QUE HOUVE INTERFERÊNCIA EXTERNA.

  • A edição do jornal lance. Parabenizo-os pelo caráter da matéria. Sendo palmeirense me cai mau toda esta situação e lastimo estas portas abertas em todas as áreas em que o dinheiro comanda.
    É triste ver este tipo de discussão, contudo, é muito mais triste ver resultados fabricados em cada rodada. Não acredito em erros como os ocorridos nos jogos de 1971 entre PalmeirasXSão Paulo, como o de 1995 entre Santos e Botafogo, em 1999 entre CorinthiansXInter, em 1977 entre CorinthiansXPonte Preta, bem melhor para por aqui. Se existe uma regra ela deve ser cumprida, mas vejamos. OS Atletas tem, preparador físico, fisiologistas, nutricionistas, psicólogos, médicos. Os comentaristas tem vídeo tape, tira-teima, horas de discussões sobre lances. E o Juiz????este não tem recurso nenhum… e me parece qe isto é pra justamente se poder justificar os seus “erros” me parece que o propósito está claro. Se isso não existir como se fabricarão os resultados que interessam a este ou aquele grupo? Como os presidentes das federações vão se reeleger?
    Essa história de que isso é o gostoso do futebol é mentira pra conduzir uma massa de idiotas e desinformados!
    No NFL(futebol americano) existem no mínimo 5 arbitros e video tape pra trar dúvidas. Assim como no baseball tem cerca de 6. No basquete com uma quadra muito menor e só 10 jogadores tem 2. No tênis tem 1 pra cada linha…. e não tenho notícias de que isso esteja tirando a graça destes esportes. Ao contrário a credibilidade enche os estádios e os clubes de dinheiro.
    SIMPLESMENTE LAMENTÀVEL!!!!

  • em tempo, se fosse o objetivo fazer um esporte sério e competitivo o Palmeiras não estaria na posição que está. Pois, foi roubado em vários jogos e perdeu pelo menos 10 pontos em “erros” de juízes…”erros” Pra quem conhece futebol e arbitragem…sabe como se fazem estas coisas!!

  • Ruberval

    Só tenho uma coisa a Dizer. AO AO AO SEGUNDA DIVISÃO. CHUPA PORCO IMUNDO QUE O SEU TIME É O PIOR DO MUNDO!!!!!!

  • luislima

    Gostaria de lembrar aos pameirenses que se voltar esse jogo deveria voltar tb o jogo contra o flamengo em que ganharam com um gol em impedimento(epa, isso eles não lembram). Aliás, denovo palmeiras ?

  • luislima

    Vc coloca uma camera escondida no guarda roupas e grava sua mulher te traindo, porém vc não tinha autorização judical pra colocar a camera. Voce é corno ?

  • Mauro

    Por que nenhum jornalista cobrou do Índio se ele agarrou o Barcos dentro da área ou não? Por que foi claro e isso o pseudo-imparcialismo dos comentaristas não faz comentários. Dizem que em todo jogo acontecem pelo menos 10000 faltas iguais àquelas dentro da área e isso no Brasil não é penalti, só queria saber onde na regra do futebol se faz diferença entre o local do lance para se punir ou não com falta dois lances de mesma intensidade? Sempre ouvi dizer que se no meio de campo um lance é faltoso dentro da área também o é, ou estaremos incorrendo no mesmo defeito de ética e moral que estamos discutindo, pois estaremos usando duas penas diferentes para o mesmo crime. Se o abraço do Índio não é faltoso não deveria ser marcado em nenhum momento ou lugar do jogo mas se tivesse ocorrido no meio de campo qual seria a atitude do árbitro? Só haverá anulação do jogo por parte do STJD se eles tiverem enlouquecido, isso seria o caos para campeonatos futuros, mas para o Palmeiras a intenção é manifestar veementemente seu repúdio à forma como o clube vem sendo claramente prejudicado por interpretações equivocadas da arbitragem. Espero que a lucidez prevaleça e que o delegado da partida, o quarto árbitro e o árbitro sejam banidos do futebol. E que Índio e Barcos sejam julgados pois as mesmas criticas que se fazem contra o Barcos são plenamente pertinentes com relação ao jogador Índio, ou puxar o adversário dentro da área e tentar esconder o fato não é também uma forma de tentar levar vantagem sobre os outros?

  • Mauro

    Ah e antes que me esqueça qual é mesmo o grau de astigmatismo e de miopia do comentarista que nem percebeu que o Barcos foi puxado na área? Que gambás e bâmbis têm problema de cegueira é evidente pois se não o tivessem estariam torcendo por um clube de verdade e não por essas m&%*s.

  • lok 2014

    gente o legal do erro no futebol é isso que esta na acontecendo agora , ta dando a maior controvercia , se ficar tudo certinho vai ficar sem graça , hoje tem PALMEIRENSE reclamando , amanhã vai ser Corintiano depois Santista e assim por diante , a hora resolverem tudo isso vai ficar chato e vai ser o fim do mundo kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Paulo

    Você quer meia verdade ou a verdade por inteiro?
    Sobre a polêmica quanto ao jogo entre Internacional e Palmeiras, entendo que a situação é bem simples: o jogo deve ser jogado de acordo com a regras. Os próprios árbitros, que são os responsáveis pelo cumprimento das regras, as desrespeitaram, quando utilizaram as imagens de televisão. Então, novo jogo deve ser jogado. Mas como esse é o país das mentiras, o resultado do julgamento será o seguinte: o stjd decidirá que não foi provado que os árbitros utilizaram as imagens, todo mundo vai aceitar essa mentira e o jogo não será anulado.
    Agora, se você acha que eu estou errado, me responda o seguinte: por que os árbitros não assumem que utilizaram as imagens? Por que não dizem a verdade? Por que não assumem que utilizaram imagens externas e que o importante é que a verdade foi restabelecida, ou seja, que o importante é que o gol com a mão foi anulado?
    Eu vou responder: porque isso significa admitir que as regras foram do jogo foram violadas, o que resultaria na anulação do jogo.
    Moral da história: ao que tudo indica, a verdade deve ser buscada somente no que diz respeito ao gol de mão do Barcos, pois, no que diz respeito ao fato de que os árbitros utilizaram as imagens externas, vamos todos nos contentar com a mentira de que os árbitros não fizeram isso, não.
    É claro que Barcos agiu errado, mas se o recurso de parar o jogo, consultar reporteres, ver imagens do que aconteceu para então decidir o que fazer estava sendo a regra do jogo entre Palmeiras e Inter, os dois times deveriam saber disso, assim cada treinador ou jogador poderia pedir a paralisação do jogo para a consulta às imagens, mas isso só foi feito em um lance, de interesse do Internacional.

  • Paulo

    Calma galera, o brilhante STJD irá decidir que os árbitros não contaram com a ajuda externa, que o 4º árbitro, que tem olhos de águia, viu o lance e o jogo não será anulado. Então vocês poderão dormir felizes porque a verdade prevaleceu (o gol de mão foi anulado) e a mentira venceu (o recurso externo não foi utilizado). Feliz coerência! KKKKKKKKKKKKKKKK
    Engraçado, tem gente que sempre criticou o stjd mas que nesse caso está do mesmo lado deles! KKKKKKKKKKKKKKKK

  • ISMAEL

    O não profissionalismo no futebol, é grave pois vc tem um cobertura de rádio e televisão com profissionais, empresa grande patrocinando o evento,mas quem comando o jogo dentro de campo, é amador no caso os árbitros.A mão do Barcos existiu, certo como o penalti no Barcos também existiu. A discusão sobre a verdade, é bem coviniente aos seus interresados e a impressa. O juiz deu gol o bandeirinha também, um gol irregular mas deu, mas se vc volta a atrás, descumprindo um regulamento o que é certo então ?
    Gol de Maradona, do Adriano, deveriamos questionar a honestidade do Túlio como questionario o Barcos, mas como foi contra a Argentina então a verdade não importa e ímpressa brasileira tirou até sarro, por que anular, Luis Fabiano ninguém mais lembra, e o que falar do gol do Lucio Flavio, seu eu não engano 2 dias após o lance do Barcos.
    Esta historinha de certo e errado, de etica e ou falta de ética aqui é bem conviniente.

  • WWWSEMPREVERDE

    O QUE É DEPRIMENTE. É UM REPORTER NÃO QUERER REPETIR SENTADO,O QUE FALOU EM PÉ ISSO É VERGONHOSO.
    O GOL FOI UM ESCÁNDALO MAS O QUE NÃO PODE, É VOLTAR ATRAS E DEPOIS EM OUTROS JOGOS VAI CRITICAR
    AS ARBITRAGENS. SE NO MOMENTO DO ERRADO ELE SE ESCONDEU, NÃO CONTRIBUINDO PELA HONESTIDADE DO
    ESPORTE EM QUE ELE TRABALHA, É SEU GANHA PÃO DE CADA DIA. SER HONESTO É UMA OBRIGAÇÃO QUE VERGONHA
    A MESMA PESSOA QUE RECEBEU A INFORMAÇÃO DESSE REPORTER, AFIRMOU QUE VIU UM JOGADOR DE CAMISA
    VERDE COLOCAR A MÃO NA BOLA. O PALMEIRAS JOGOU DE BRANCO SINAL QUE ELE NÃO VIU NADA

  • vagner

    o barcos canoa furada deveria ser punido, pois foi ele quem causou essa bagunça toda, o time do guarani da capital deve voltar pra onde é o lugar dele, a segunda divisão!!!
    VAI CORINTHIANS!!!

  • É curioso assistirmos a Palmeirenses nervosinhos, indignados, revoltados e sem razão alguma. Passaram anos lembrando dos 11 jogos remarcados por causa de um juiz ladrão confesso mas ao qual julgavam imoral, irregular voltar os jogos ppois beneficiava seu rival (só benefifiou porque conseguiu melhorar resultados e não pelo fato do ato em sí) agora raivosos e grosseiros xingam todos que consideram que o jogo não deva ser remarcado. É muita cara de pau e muito cínismo. São os mesmos neófitos que enxergam esquemas em todas as partidas contra seu time que diga-se de passagem é ruim para caramba, querem ganhar no tapetão mas veem esquemas para favorecer o FLU, que o tribunal monta esquemas para fovorecer os cariocas (mas acham elogiavel a atitude de suspender o resultado por este mesmo tribunal e se remarcarem o jogo num tapetão imenso aí os digníssimos membros do tribunal virarão heróis) e depois querem falar dos adversários.
    Não tem jeito, se remarcarem este jogo será o sepultamento definitivo do futebol e dane-se se o Palmeiras vai ou não cair para a segundona e seus torcedores vão achar que tudo vale inclusive o favorecimento dos adversários.

  • marcelo

    Olá…sou Corinthiano, e acredito que o Palmeiras, tem razão em reclamar da atuação do árbitro. Quero deixar claro, que tem direito em reclamar, porém, deverá provar que houve essa tão falada intromissão externa na decisão do árbitro. O grande problema é “como provar!!!!”, pois não existem provas disso, apenas os próprios elementos do time do Palmeiras dizem isso, e outros que dizem que ouviram que isso aconteceu, mas ninguém afirma nada. Caso isso tenha ocorrido, deverá ocorrer a anulação da partida, devido ao famigerado erro de direito, mas também, uma punição ao Barcos e multa pesada ao clube….diga-se de passagem….todos os jogadores (e respectivos clubes) que ludibriam e tentam ludibriar o árbitro nesses tipos de lances, que são capitais, deveriam ser punidos (mesmo que posteriormente, o que por si só, proporcionaria, com que com o passar do tempo, tais fatos diminuíssem); caso a partida não seja anulada, (que é o que acredito que vai ocorrer), deverá haver ainda a punição ao Barcos, visto que se ele não tivesse dado uma cortada na bola, não haveria tal discussão. Um abraço..

  • Denilson

    Hipocrisia pouca é bobagem…..porque o tal delegado não avisou ao arbitro que houve pênalti no Barcos cometido pelo zagueiro Indio,,,, porque a imprensa não analisa esse lance,,,houve mão ,,sim houve mão,,, houve pênalti ,,sim houve pênalti,,,,se é para usar o recurso analisem o pênalti…..a se fosse o curintinha ,,,,a se fosse o flamerda,,,,,,a polêmica seria maior….

  • Márcio

    Você deve rever novamente o lance, analisar, e aí dar sua opinião, pois não sou jornalista, e fiz isso, e é claro nas imagens do jogo, que o zagueiro Índio fez penalti no Barcos, e também é claro que o gol foi com a mão, e é claro que se o árbitro à 3 metros do lance não conseguiu ver que o gol foi com a mão, não seria o 4 árbitro à mais de 60 metros, só 20 vezes mais longe, conseguiu ver, no momento que prepara uma substituição, esse árbitro é o Magela ( ceguinho ), então vamos ser éticos, e é óbvio que foi o delegado da partida que repassou a informação.
    O fato inicial é o penalti no Barcos, e se era para ter interferência, tinha que ser marcado penalti, só isso!
    Entendeu!

  • Fanfarrão

    Não adianta espernear porquitos. A pururuca já está cheirando em mais um assado de segunda. Desçam com elegância, por favor.

  • Cristiano

    Isso é uma tolice. Pior de tudo é ler um blogueiro com uma saraivada de termos formais tentar ainda dar crédito a um possível favorecimento ao Palmeiras. Desmedida e retrograda as explicações deste texto. Misturou até missão da PF… É uma vergonha que em um país como este, reinado pelos nobres do futebol ainda tenha gente que pense assim… Coitado do Palmeirense que em uma rodinha de debates por seculos e seculos tenha que justificar esta situação. Palmeiras tem que ter peito (e tem) para cair e se erguer, como já fez uma vez, sem necessitar de gol “argentino de mão”… Venhamos e convenhamos, tentar encontrar agora uma premissa para justificar a ação de anular o jogo chega a ser vil. Do outro lado tem um outro time que merece respeito! Sabe quando vão provar se foi recurso eletronico!? Nunca… Já o gol de mão é bem visivel! Vamos ter etica e respeitar os leitores… Por mais que se torça por um time, é preciso ter noção… emaranhar palavras de um vocabulário polido nao autentifica uma teoria.

  • Cristiano

    So lembrando que o time que merce cair é aquele que não ganha jogo. Sendo que só se pode ganhar jogos com gols. Gols feitos com o pé ou com as partes do corpo que nao estejam na regiao dos membros superiores… Vao usar teorias agora para rebaixar um outro time que tenha jogado dentro da regra!? Se liga né!

  • dedomédioduroerguido

    O sr. Luis Lima segundo o maior colecionador de arquivos esportivos do Brasil. sr. Milton Neves o seu Time é
    o maior campeão, do (APITO AMIGO) uma porrada de jogos, e campeonatos. o mais chocante foi o de 2005
    REMEMBER a Lambança que fizeram, então antes de olhar o rabo dos outros olhe o seu primeiro

  • helio

    ESSE TIME DO PALMERDA E UMA VERGONHA E LUGAR DE VERGONHA E NA SEGUNDONA,LA O BARCOS VAI PODER NAUFRAGAR NA LAMA PODRE QUE E SEU FUTEBOL UM SER HUMANO MEDIOCRE,SAFADO VAGABUNDO E RIDICULO,O PALMERDA HOJE E MOTIVO DE CHACOTA EM TODO O PAIS POIS NEM COM A AJUDA DA CBF VAI ESCAPAR, O DESTINO ESTA TRAÇADO, SEGUNDA ESTE ANO E TERCEIRA ANO QUE VEM,AI CAMBADA DE PORCO VAI PRO CHIQUEIRO BANDO DE BOSTA AQUI E FOGAO MANE,ZE BUCETA,CU LARGO,BARCOS VIADO CORNO E FDP,ENFIA O DEDO NO CU E RASGA PORCADA SEGUNDONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA JAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Tais Torada

    kkkkk Essa porra caiu e eu quero comer xoxotinhas

  • Luiz Caetano

    É muita ladainha, um desespero só, com essa diretoria( situação e oposição), se não cair este ano, cai o ano que vem. E outra estão atraindo o odio de outras agremiações. Vão passar uma vergonha daquelas se o jogo for anulado e perderem de novo para o Inter.

  • ROMARINHO, O EXTERMINADOR DE PORCO

    O palmeiras… já caiu…já caiu…
    Com certeza… já caiu…já caiu…

MaisRecentes

Quanto valem Messis e da Vincis?



Continue Lendo

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo