A grandeza de um time alimenta o outro



Nas sacadas dos prédios, na rua, em meio a buzinaços e rojões, por todos os cantos da paulicéia vinha o grito conclamador: “Vai, Corinthians!” O complemento, usado com mais moderação, prega: “Jogai por nós!”. O rogar da Fiel Torcida, que substitui o verbo orar por jogar em um credo alvinegro, foi repetida à exaustão antes e depois do histórico título da Libertadores. Uma libertação real de um punhado de loucos apaixonados. Uma síntese em poucas, mas certeiras palavras, do que é a devoção a um clube: o alento e a expectativa.

Os palmeirenses, que hoje podem comemorar um grande título nacional após 14 anos de doloroso jejum, batem no peito e afirmam: “Aqui é Palestra!” Assim dão seu recado de que o orgulho alviverde não perdeu o viço com os insucessos deste início de século. Tanto que pudemos ver a linda festa esverdeada nos jogo semifinal contra o Grêmio e na primeira partida contra o Coritiba. O amor pelo time, herdado ou não dos ancestrais, carrega novos anseios, se renova, está pronto para levantar a crista e recordar que quem tem história jamais se dobrará aos percalços.
No espaço de uma semana os corintianos puderam notar que são grandes porque na rua ao lado palmeirenses batem no peito: “Aqui é Palestra”. Há poucos dias, os palmeirenses tiveram a certeza de que são o que são porque um punhado de tresloucados berra: “Vai Corinthians!”. Sem o outro, um viraria paixão solitária, sem desafios.

A grandeza só faz sentido se emulada por outras grandezas. O futebol sem dérbis, no campo e nas arquibancadas, seria jogo de peteca em terreno baldio. A rivalidade é um incentivo à paixão. Se um dia um corintiano sair à rua e só vir corintianos conhecerá o tédio da paixão monolítica. Caso um palmeirense só esbarre em palmeirenses, perceberá a falta que faz a diferença na sua vontade de vencer.



  • sÉRGIO

    Isso eu concordo.
    Do que adiantaria ter só torcedores do Corinthians? Não teria o porque do Corinthians existir, pqe não teria rival para confrontar…

    E assim segue.
    Do que seria dos clubes sem seus rivais?

    /Mas que o Palmeiras esta copiando’ muita coisa do Corinthians, isso está. Telão em SP, meia-entrada pra quem for com camisa do time; Ninguém usava o “VAI” antes do Corinthians… 😀

  • Rogério Lagos

    Muito bom o texto, de verdade! Parabéns!

    Nos últimos dias vimos muitos corintianos enaltecendo sua grandeza e menosprezando os rivais chamando-os de “antis”, por torcerem contra. Esquecendo até mesmo que anos atrás usavam camisas do Corinthians divididas com o Boca Juniors e Manchester United. Ser “anti” não é algo ruim. Todos os torcedores são “anti”, pois todos – mesmo sem reconhecer – sabem a importância de seus rivais para a sua própria história. Como você bem disse, o que seria do futebol sem rivalidade? O que seria encontrar na rua apenas palmeirenses, ou apenas corintianos?

    Eu sou palmeirense. Meu time possui uma história maravilhosa repleta de méritos e honras, todas essas conquistadas de alguma forma, sobre alguém, sobre algum time. Um rival. Aquele que, direta e indiretamente, ajudaram na construção dessa história.

    Aqui é Palmeiras!!!!

    E o Brasil é Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Vasco, Flamento, Fluminense, Botafogo, Asa, Coruripe, Ibis…. rsrs

    Abraços!

  • Valdir

    Concordo plenamente, do que adianta ganhar um titulo se nao tem de quem tripudiar, que graca tem ganhar do XV de Jau, se a torcida e pequena e estao longe daqui. Eu ainda morei na Argentina e me diverti pentelhando os bosteiros, mas o mais interessante e que os Argentinos ficaram menos cabreiros que os antis daqui.

  • Valdir

    Meu caro suino, no passado, no presente e no futuro nos temos 1 rival, sem falar que voces haviam nos eliminado, logo torcemos contra mesmo, agora nesta libertadores foi criada uma armada contra nos, que denominamos de entidade anti. Nao havia 1 torcida contra, mas uma miriade.

  • Eu conheco Vai Corinthians, Aqui é Corinthians…Mas “Aqui é Palestra”??????? Todos querendo ser igual ao Todo Poderoso!

  • Valdir

    O interessante e que tenho amigos de todas as torcidas, mas os unicos que ficaram cabreiros mesmo com os antis sao os Javalis da barra funda. Hahah se sentiram ofendidos por generalizarmos. Da proxima vez iremos qualificar melhor o adjetivo, anti geral e anti Guarani da capital.

  • Leonardo

    Boa noite, caso não se altere o resultado do primeiro jogo Palmeiras será o campeão da Copa do Brasil ,Santos do Paulista e ainda joga a final da Recopa,Timão da Libertadores e o São Paulo de que?????

  • Jose da Silva

    Conversa para boi dormir. Enquanto estavamos na fila dos 22 anos, ninguém queria saber q saíssemos de lá, pelo contrário, nos roubavam e enteravam cada vez mais, ou esqueceram de 74 e outros assaltos clamorosos a que fomos submetidos por forças da ditadura que queria calar o POVO.
    Quero q o Palmeiras se exploda pois representa a Elite Racista Italiana e tudo de nojento e asqueroso que são seus usos e costumes. Quando vejo um negro com a camisa do Palmeiras logo penso, não tem amor próprio ou é um idiota completo.

  • Avanti Palestra!!!
    Forza Palmeiras!!!!
    Aqui é Palmeiras!!!!

    Vamos ganhar porco!!!!

  • Renato Palestrino

    Elite racista italiana? Meu Deus… O desconhecimento histórico e as imbecilidades que a internet permite são ilimitadas.

    Em José da Silva vejam um exemplo típico de um “idiota completo”.

  • Valdir

    O sao Paulo ira ganhar o EMI de melhor show da Madona de 2012.

  • PC Gomes

    Aqui eh Corinthians, Mano! Esse eh o original. Agora vem os parmera querer imitar? Isso so demonstra o quanto esse time encolheu. Pura imitacao!!

  • Sidnei Castilho

    Na verdade torcedores dos outros clubes vivem copiando gritos dos Corinthianos,sem a menor vergonha na cara,agora vem com essa de “Aqui é Palestra” kkkkkk Haaaaaaa…faça me o Favor néh !

  • nacao corinthiana

    esse texto confirma mais uma vez q so quem é corinthiano sabe o q É …leia a carta escrita pela nike e quem sabe entendera um pouco o q é ser corinthiano e o q é ser anti. sem mais

  • Rafael Silva

    Aqui é Palestra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pq não muda logo nome pra Sport club Corinthians Paulista.

  • Valdir

    A claro o Parmera nunca teve facista racista, apenas descobriu que haviam negros no Brasil em 1959 quando aceitaram o primeiro jogador negro no time, e isso por que era o Djalma Santos. Antes disso, nao era permitido negros no time e na associacao.

  • R. A. Ferreira

    A verdade é que esperamos relamente que um rival de qualidade possa (re)surgir. Porque depois que o time do povo ergueu a taça da liberta da forma (invicta) como foi e ainda contra quem (Vasco, Santos e Boca) foi…
    Tive a sincera vontade de dizer: “Garçom… Passa a régua e manda a conta… ahhhh não esquece de fechar a porta e apagar a luz….
    Acho que isso deve ser melancolia….

  • ERICK

    AQUI É PALMEIRAS ????????
    Q IMITAÇÃO BARATA É ESSA Ñ TEM CRIATIVIDADE Ñ PORCADA
    AQUI É CORINTHIANSSSSSSSSSSSSSSS PORRA
    OS CARAS FALAM MAL MAIS PAGA UM PAU K

  • Jose Francisco

    A grandeza do Corinthians está justamente nisso, criar slogans e dá exemplos às torcidas menores. E o exemplo não vai só dos gritos de guerras, mas sim de lotar estádios, incetivar o time todo, tudo isso leva os rivais a quererem ser iguais. Pelo menos tentam. E DE LIBERTADORES SÓ TRATO COM CAMPEÃO INVICTOOOOOOOOOO. oBS. MAIS DE 7 PARTIDAS,.

  • VAL

    Eu nunca diria Aqui é PALMEIRAS, e digo sempre DÁ-LHE PORCO, DÁ-LHE PALESTRA, VAMO PORCO, e ganhar um título honesto, não tem preço VAMO PORCO VAMO PORCO OLÊ PORCO OLÊ PORCO

MaisRecentes

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo

As lições do ‘aspirante’ Carille no senso comum



Continue Lendo

Luxa vive um longo crepúsculo dos deuses



Continue Lendo