Libertadores reúne a mística na decisão



Nunca a mística foi tão senhora como na final desta Copa Libertadores entre Boca Juniors e Corinthians. Os dois clubes, frutos da imigração italiana que caracterizou Argentina e Brasil no começo do século XX, são objeto de veneração religiosa dos seus apaixonados torcedores. A legião que costuma seguir os dois clubes onde quer que eles joguem é o símbolo maior dessa profissão de fé. São como peregrinos a percorrer estradas, aerovias e ruas para expressar sua devoção. Os boquenses tornaram clássica sua cantoria na competição continental, seja no seu recanto, a indomável Bombonera, seja nos campos adversários. Os corintianos, por sua vez, já promoveram invasão ao Maracanã, em 76, e fazem de tempos em tempos réplicas desse movimento de “violação” a templos alheios.

Por serem dois clubes de massa, um deles com a maior torcida da Argentina e o outro a segunda do Brasil, tudo neles é hiperbólico, deixando mais pronunciado esse viés religioso. Os corintianos se autointitulam bando de loucos e time do povo. Os xeneizes (variante de genoveses, por conta da origem da fundadores) fazem festas admiráveis nos jogos em casa com seus sombreros azul y oro e se proclamam “la mitad mas uno” (a metade mais um), expressando assim o fato de serem majoritários em território argentino.

Esse embate de paixão fervorosa é um capítulo à parte no confronto. No jogo que classificou o Corinthians à final vimos fartura de imagens de torcedores segurando terços, chorando e olhando para os céus em sinal de prece, como alegorias de missas campais. Por sua vez, o Boca tem como torcedor-ilustre Maradona, tratado como Deus pelos torcedores locais, que até igreja tem para reverenciá-lo. Pendurado nas tribunas da Bombonera, El Pibe de Oro costuma alentar a equipe e é tratado de forma sacra. Na quarta as místicas se fundem!



  • Fabio

    O torcedor do boca tem como maior idolo o Riquelme, o Maradona andou meio brigado com o boca um tempo e agora voltou a frequentar os jogos, mais o Deus xeneize é o Riquelme. E a Iglesia Maradoniana faliu no ultimo mundial, quando todo mundo cornetava o time do Maradona, até o criador da igreja xingava ele, lol. E é “PiBe de Oro”, nao “PiDe”.

  • ARGENTINO BOQUENSE

    Boca sempre ganhou finais a times brasileiros: a Cruzeiro (1977), Palmeiras (2000), Santos (2003), Gremio (2007). Esta será mais uma final ganhada por Boca. VAMOS BOCA CAMPEON!!

  • Erik Guimaraes

    Uma matéria pra lá de tendenciosa em ? Querendo colocar o Boca no mesmo nível de um time sem qualquer tradição e nome internacional ? Me poupe né, é um insulto aos xeneize, a mídia brasileira é uma vergonha, sempre tentando criar um corinthians “de tradição” só porque é o time que “dá audiência”, isso tudo é obsessão pela possível repercursão da “matéria” ? Que na verdade de matéria mesmo não tem nada e não acrescenta nada de relevante a ninguém, a não ser os fanáticos que não conseguem enxergar a discrepância entre um tradicional Boca Juniors da Argentina e seu La Bombonera e um Corinthians sem estádio…

  • mkm

    cara…de onde voce tirou que o corinthians e fruto da imigracao italiana? os fundadores era descendentes de huspanicos e ingleses! alguns jogadores que maracaram epoca como filo, del debbio, de maria e rato eram italianos, mas o corinthians e derivado do clube ingles corinthian!
    e vamos ganhar essa porra! vvaaaaaai coirnthians!

  • angelo

    mistica por mistica, sou mais CORINTIAS, VASI TIMAO

  • angelo

    mistica por mistica, sou mais CORINTIAS, VAI TIMAO

  • alfredo moreno

    la final soñada,siempre es emocionante ver definiciones entre brasileños y argentinos.en este caso voy por el timao.boca tiene muchos jugadores exprimentados pero ya veteranos.riquelme,schiavi,clemente rodriguez ya estan por sobre los 30 años.creo que corinthians lo merece por su campaña y ademas como club grande y popular merce tener la copa libertadores en sus vitrinas.

  • Maicon Miranda De Araújo.

    Que Venha o Meia Boca,é Danilo Outra Vez.

  • Carlos

    Olá…só gostaria de informar que a torcida do BOCA não é a maior da Argentina….A torcida do boca éem sua maioria de descentes de Bolivianos que migraram para a Argentina e Chilenos…!!!
    Enfim…..Abraços

  • Sandro

    A tica da decisão é muito simples: “o Corinthians já começou perdendo!” Para mim, quem deveria apitar jogos dos brasileiros na Libertadores seriam juizes europeus, já que seriam neutros. Porque juiz latino, é sacanagem…e roubo na certa!

  • Rubens

    Religiosos somos NOS…eles nao chegam nem aos nossos pés!VAI CORINTHIANS!

  • CARAMBA ESTE TIME BRASILEIRO NUNCA FOI CAMPEAO DA LIBERTADORES E VOCES COLOCAM ELE NESTA ALTURA COMO A IMPRENSA E POBRE NAO SE FAS MAIS COMENTARISTA ESPORTIVO COMO ANTIGAMENTE SO TEM TORCEDORES DE TIME COISA RIDICULA PARA UM JORNALISTA

  • Max

    corinthians é fruto da imigração italiana onde?
    tá mais pra imigração de espanhois.

  • anderson

    O Corinthians ñ é fruto da imigração italiana, mas sim inglesa!!!

  • Bem tenho acompanhado sites de jornais argentinos, e tenho visto torcedores de outros times brasileiros se manifestando a favor do boca ( ate ai normal), só que é hilariante, pois os próprios xeneizes tiram um com a cara desses brasileiros, ja vi chamarem de macacos e Galinhas( em alusão ao ” Riber”) bom continuem assim ” Anticorinthinas”, sera realmente um afinal Brasil e Argentina.

  • paolo

    O unico detalhe è que o Boca è conhecido mundialmente..ja o timao fora do Brasil quase ninguem conhece

  • Adalberto Franco

    Se valer tradição deve dar Boca, na Libertadores, mas como o jogo é jogado tudo pode acontecer, apesar de torcer pelo Santos, espero que o Corinthians, traga mais um caneco para o Brasil, jamais torceria para um time argentino, eles não gostam de brasileiros e nem eu deles porisso vou torcer para o Timão.

  • O Boca é pior que o Santos, é só esquecer esse papo de que é bicho papão que o Corinthians ganha lá e aqui.

  • Max

    E o Corinthinas não possui a segunda maior torcida do Brasil e sim a Primeira,parem com essa palhaçada que é o fRamengo !
    O Corinthians já passo o fRamengo e o resultado está ai,em todas as redes sociais o Corinthians possui o Maior numero de torcedores !

  • BOCA

    LES VAMOS A ROMPER EL ORTO BRASILERITOS, NO TIENEN HISTORIA USTEDES, SON UN EQUIPITO MUY NUEVO JAJAJAJA SUERTE !

  • ale

    Segundo o Ibope, a torcida do Corinthians ja é a maior do Brasil, corrija a informação.

  • Paulo

    Você errou feio quanto à origem dos fundadores do Corinthians. A maioria deles era de ascendência espanhola, e não italiana. Como descedente de espanhol e corintiano, recomendo que você retifique o artigo.
    Abraço

  • a

    “Os dois clubes, frutos da imigração italiana que caracterizou Argentina e Brasil no começo do século XX”

    imigração italiana? Corinthians nasceu de operários, não de italianos!

  • César

    Com todo respeito, mas agora você encheu linguiça.

  • Caros amigos fanáticos Corinthianos….Vamos pra Argentina para calar a boca da torcida do Boca….Tenho certeza que assim que o Timão abrir (Ainda no primeiro tempo) só será ouvido os gritos da torcida do timão……assim será la……..assim será aqui com duas goleadas por 1×0 cada jogo….do geito que gostamos.

  • bruno

    que ganhe o humilde!

  • Es todo esto cierto, en parte. Boca Juniors, LOS XENEIZES. El club, su hinchada LA 12…su estadio…LA BOMBONERA DE BS AS. Sus Jugadores….el mas grande de todos los tiempos…D.A. Maradona. Todo esto lo hacen mistico. Unico, adorado y reconocido en absolutamente todo el mundo, desde La Argentina hasta japon, miles de hinhas de todas parte acuden a su cita.
    El otro solo conocido en Brasil, equipo de cabotaje si los hay, jamas llego a una final de copa libertadores, Boca es el segundo mas ganador, cuenta ya con el hexacampeonato. Solo superado por otro tambien Argentino, Independiente, que tiene7 campeonatos, ya alcanzo a penarol de uruguay con 10 finales de copa, de las 6 copas obtenidas….4 fueron en territorio brasilero. Lo sufrieron Cruzeiro, Palmeiras, Santos y mas aqui en el tiempo con la goleada mas amplia de la historia de finales de libertadores Gremio.
    Este Club Argentino es el autentico Rey de copas, solo pelean con el cabeza a cabeza el Milan de Italia, y los espanoles de Barcelona y Real Madrid.
    Ya reza un dicho xeneize…TRAIGAN VINO………PORQUE COPAS……..SOBRAN.

  • flavio

    Trata-se de uma final histórica. Qualquer time brasileiro queria fazer uma final contra esta equipe copeira do Boca Junior. Coube ao Corinthians a primazia de conseguir tal feito. Boa sorte a todos e que sejam dois grandes jogos. Suas fanáticas torcida o merecem!!!

  • VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAI CORINTHIANS !

  • Carlos Fuentes

    Mistica é ter tradição na competição. Neste caso, só uma das partes.

MaisRecentes

Para que servem os títulos estaduais?



Continue Lendo

Galeano e o espírito do hooliganismo na Libertadores



Continue Lendo

Dérbi de Milão no almoço para chinês ver



Continue Lendo