O poder além da bola vem das arquibancadas



O Santos levou a partida de hoje contra o Vélez para a Vila Belmiro porque confia em sua peculiar panela de pressão. O acanhado e charmoso estádio da Vila Belmiro, alçapão cantado na marcha-hino “Leão do mar”, infla a auto-confiança dos santistas desde há muito. Entre engordar os cofres mandando a partida contra os argentinos no Morumbi ou Pacaembu e ter o trunfo de sua cancha, a diretoria santista optou pela força do lar, doce lar. O curioso é que a escolha do palco só foi feita após a derrota no primeiro duelo, em Buenos Aires. O clube admitiu que se tivesse voltado para o Brasil com um placar favorável optaria pelo bolso. Assim, deixou explícita a sua legítima artimanha: se o torniquete apertar pedimos reforço de soldados berrantes.

O Alvinegro tem Neymar, capaz de decidir jogos sozinho com dribles e conclusões assombrosos. Mas isso não basta! O recado é claro: o bafejo da torcida no cangote rival será decisivo. Ao contrário do que pregam alguns, não são apenas os nossos vizinhos que tiram proveito dos urros da arquibancada. Fazemos isso também e, como ilustra bem o caso santista, temos consciência da relevância que isso tem em um jogo. Aquela coisa de que é 11 contra 11 é conversa pra boi dormir e deixar o pasto às moscas.

Aliás, futebol não é um jogo. Jogo é xadrez, dominó, pôquer e similares. Futebol é atmosfera. Daí nossas caretas para duelos com portões fechados ou público tímido. Nenhuma manifestação de torcida nos é indiferente. A ela devemos parte generosa da paixão pela bola. É aquela velha história de enfrentar o Flamengo com Maracanã lotado ou o Boca Juniors na Bombonera. Dá tremedeira nos rivais. São situações que distorcem a pureza do embate (ainda bem!), que fazem das bolas chutadas apenas um fator a mais. O Santos e seu estádio-trunfo que o digam.



  • Vinicius

    Você postar um negócio desses sem citar a torcida do Corinthians ontem, no Pacaembú, chega a ser alienação.

  • Caro Vinicius, é minha coluna de hoje no LANCE!, escrita antes do jogo.

  • Carlos Eduardo Aguilar

    A torcida do CORINTHIANS é a mais temida pelos adversários.

  • Rodrigo

    “Charmoso”?
    pra mim é pequeno e velho, nada mais.
    além dos “urros”, os adversários são obrigados a conviver com os chinelos e cusparadas dos “torcedores”.

  • Impressionante como corinthiano quer sempre ser o centro das atenções. Quando não falam deles é alienação, quando falam são antis. Decidam-se, o planeta gira em torno do sol, não em torno de uma torcida só…

    Quanto à coluna… realmente o Santos tem que aproveitar o fator casa. Não vai golear como contra o Bolívar, mas deve passar no limite do resultado. O Vélez tem um time ajeitado e como toda equipe argentina, vai jogar com a vantagem debaixo do braço sempre que puder. É jogo pra time e torcida santistas andarem mais juntos do que nunca desde a formação do time atual, em 2010. É a primeira vez que o Santos necessita reverter um resultado tão adverso e tão importante desde que Neymar e Ganso despontaram no futebol.

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • C

    Muito interessante a colocação do Leandro Mello. E eu ainda faria outra. O primeiro jogo do campeonato deveria ser, de maneira isolada, com transmissão para todo o país do campeao do A contra o campeao da B no ano anterior. Seria uma atração à parte.

  • ç

    e o gaylo?

  • C

    e o gaylo?????????

  • Pablo

    É bom nem citar a torcida do Corinthians… Esse cara deve ser um paga lanche, Santista!!! Vem falar de atmosfera????

  • Tom

    KKKKKKKKKKK!! PRESSÃO? DA 6 DUZIA DE SIMPATICOS DAS SEREIAS?? KKKKKKKKKKKKKK!! PERAI.. É SERIO ISSO AI OU É PIADA? PRESSÃO NUM CUBICULO Q CABE 15 MIL?? OUTRO BABA OVO DO NEYMAR. ASSISTE A FIEL .. DEPOIS VC CRIA UM POST.

  • Se a fiel so na vitoria fizesse tanta diferença o curintia ganharia os jogos mais faceis nao??????
    Nunca vi time mais ridiculo do que esse do curintia. Poderia ate se chamar curintia zero a zero, ou as vezes um a zero… e se tivesse perdido ontem a gte ja sabe como a fiel so na vitoria se comportaria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Adailton

    TORCIDA NÃO GANHA JOGOE DUVIDO LEMBRAM QUANDO OS SÃO PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, GRÊMIO, ATLÉTICO MINEIRO CAIRAM?… POIS É TIMES DE TORCIDAS GRANDE MAIS NÃO TEVE TINHAM ELENCOS FRACOS. SANTO ANDRÉ CAMPEÃO CONTRA O FLAMENGO, CORINTHIANS ELIMINADO PELO TOLIMA, ATLÉTICO TODO ANO LUTA PARA NÃO CAIR, TORCIDA DO SÃO PAULO SÓ VAI EM DECISÃO ETC.. SE O TIME É BOM NÃO TÊM ESSA DUVIDO

  • Arnon

    Ridículo não citar a torcida no Corinthians, vide até mesmo as últimas pesquisas que foram feitas sobre as torcidas mais temidas…

  • everton

    gente como vcs são ridiculos ,ele nao está só citando a torcida do santos, mas a força de todas dentro de suas casas, sou corintiano e a nossa torcida é sim muito temida, mas qualquer lugar que jogar com um clube grande a torcida faz a difença, e assim mesmo diz algo sobre cifras que era o que o santos que o santos queria , mas nao pode deixar de lado o apoio de seu torcedor… muito bem postado seu comentario NETO …. parábens…

  • rodrigo

    Não citou a torcida do CORINTHIANS ? Coitado desse rapaz,nunca pisou numa arquibancada na vida rsrsrs…. eu não sei nem pq leio essas merdas,poucos jornalistas entendem de arquibancada mesmo

MaisRecentes

Quanto valem Messis e da Vincis?



Continue Lendo

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo