Confiança de uns, relutância de outros



Os resultados vêm em fileira e Tite não esconde que confia no taco do seu Corinthians. O time não encanta, mas triunfa. É um colecionador de vitórias por 1 a 0, obediente, quase servil aos ditames de seu treinador. A engrenagem funciona a contento e convence o técnico a um pequeno rasgo de soberba, um minuto de sinceridade hesitante, ao ser perguntado sobre que time teme enfrentar nas oitavas de final da Libertadores: “Tenho me colocado do outro lado. Eu não queria ter o Corinthians como adversário”.

Ao projetar-se na mente e carne (que é quem padece os medos) dos rivais, o comandante corintiano dá recado inequívoco: “Nós temos a força!” Não é da boca para fora, é de fora para dentro. O dia a dia de treinos, os resultados em série, as vozes que alertam para o bom desempenho da equipe partida a partida. O título brasileiro foi a pedra de toque nessa afirmação, manifestada em auto-confiança. Com o Corinthians de Tite pode não haver quem possa.

Comportamento oposto ao de Tite teve o presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone. Na reunião que definiu como será partilhada a renda dos jogos das quartas do Paulistão, foi o único cartola dos grandes times a optar pela divisão idêntica para vencedor e perdedor: 50% a 50%. Ou é um marxista de carteirinha – desconheço suas veleidades ideológicas e se O Capital é sua leitura de cabeceira – ou não confia na equipe. Para a arquibancada a leitura é seca: teme o pior!

Os fatos podem trazer mensagens importantes. É preciso estar atento, não descartar o que acontece. Um técnico esbanjando confiança e um presidente relutante. Um time em progressão, outro patinando na reta de chegada. Nas próximas semanas esses gestos e palavras podem reverberar em alegria de uns e tristeza de outros. Os sinais estão à mostra e já permitem algumas apostas seguras.



MaisRecentes

Cristiano Ronaldo, uma máquina de obstinação



Continue Lendo

As lições do ‘aspirante’ Carille no senso comum



Continue Lendo

Luxa vive um longo crepúsculo dos deuses



Continue Lendo