Santos, cem anos de um destino manifesto



Ao longo desses cem primeiros anos de existência, o Santos foi sempre um tenaz herói da resistência no futebol brasileiro. Alojado em uma cidade de médio porte, subverteu a lógica metropolitana que domina a pelota nacional. Dos chamados grandes, é o único a situar-se fora de uma capital. E desse seu microcosmos abraçou o cosmos. Foi e segue sendo um expoente da máxima de Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. E refez, e refez, e refez… E certamente refará eternamente, pois está provado ser essa sua vocação.

O Santos reúne fama e fortuna, a riqueza de uma nação alvinegra. Havia alguma magia escondida naquele dia 14 de abril de 1912. Magia que exerceria sua força com o passar dos anos. Não à toa um dos primeiros ídolos foi Feitiço. Menos à toa ainda um menino destinado a rei na Vila aportou e na Vila reinou, auxiliado por gente da categoria de Pepe, Coutinho, Dorval, Pagão e Carlos Alberto Torres. E depois, três gerações de meninos cultivados no fértil solo santista a manter o mito altivo, com Pita, Juary, Diego, Robinho, Ganso e Neymar na linha de frente.

Os santistas são ciosos de sua história. Quem não seria diante de obra tão olímpica? Ao palmilhar os cantos do Memorial das Conquistas, eles sentem o orgulho de quem fez pelo futebol brasileiro mais do que deveria e suspeitaria. E, de quebra, têm a presunção da prática do futebol-arte. Com ele estão habituados, sem ele não sabem viver.

Os doídos 18 anos de jejum de títulos importantes apenas serviram para reafinar o timbre santista. Quando tentou escapar de suas origens, buscando fora de suas entranhas as respostas, tombou. Enfim, quando voltou a olhar para seu próprio ventre, reencontrou a tal magia. Coincindência ou não, a chama reacendeu exatamente na década que precedeu o centenário. É o destino manifesto alvinegro!



  • Marden Stephaini Isecke

    Falar o quê, send que você ja disse tudo! olha, isto é Santástico!

  • reinaldo de barros

    É ISSO AÍ, HISTORIAS LINDAS, CONQUISTAS MAGISTRAIS PELO MUNDO, ´DIFICIL ACHAR PALAVRAS PARA DESCREVER TUDO ISSO, PENA QUE APÓS A SAIDA DO PELÉ TEVE UNS PRESIDENTES ACOMODADOS QUE FIZERAM DISSIPAR TORCEDORES, DEIXANDO O TIME DE SER ACREDITADO, MAS EXISTE A RESISTENCIA, E ESTA SE RECUPERANDO ATRAVES DE SUAS HISTORIAS LINDAS, E VAMOS CHEGAR LA DEGRAU A DEGRAU, AGORA TEMOS CERTEZA QUE É UM CELEIRO DE CRAQUESE O NEYMAR E GANSO ATUALMENTE, ESTAO JUNTOS COM OS DEMAIS ELENCO A MANTER SUAS HISTORIAS NO PATAMAR DA FAMA, COMO NO CASO ONTEM, O NEYMAR CONSEGUIU SEM QUERER PARAR O CONGRESSO, MAIS DE 600 PESSOAS QUERENDO CURTIR AQUELE MOMENTO, FOI DE ARREPIAR PORQUE A MAIORIA NAO ERAM SANTISTAS E SIM FÃS DO TIME DO SANTOS, CANTARAM O HIO SANTISTA, E O NEYMAR ENTENDEU O QUE É SER CRAQUE NUM TIME DE PONTA, ONTEM ELE ENTENDEU A LEITURA DO QUE ELE FAZ PARTE.
    SANTOS, O UNICO TIME QUE NAO É DE NENHUMA CAPITAL QUE TEM NOME NO EXTERIOR, ISSO É RARO.

  • Marden Stephaini Isecke

    Falar o quê, você ja disse tudo! Olha, isto é Santástico!

  • Corinthiano da Gávea

    S4n7os – 100 anos de existência e tem menos de 2% da torcida brasileira.

  • Roberto Zacharias

    Belíssimo texto. Parabéns. Jamais esquecerei do modo sublime de exemplificar a magistral história santista, ou seja, com o pensamento de Jean Cocteau.

  • jota medrado

    VALDOMIRO NETO,você com poucas palavras resumiu bem a importante história do SANTOS FUTEBOL CLUBE.
    é um time que não se resumiu a apenas uma média cidade do litoral paulista,na verdade é um time que não se limitou-se a apenas o BRASIL,foi o primeiro time brasileiro a conquistar uma libertadores e um mundial interclubes.
    como disse o próprio PELÉ,o SANTOS só não levou a seleção brasileira a lua.
    é difícil falar da história do futebol brasileiro e não falar do SANTOS,carrega em sua existência o DNA
    de “ meninos da vila ´´.
    é só ver a idade que o PELÉ começou a jogar no clube e depois as gerações de meninos que sucederam a ele e agora mais do que nunca.
    é o clube brasileiro que mais esta investindo em categoria de bases,vem muitos meninos por ai ainda.

  • Corélio

    O que dizer de um cara que é carioca e torce pro CUrintia?
    Vai lá pagar pau pra China então, que tem a maior torcida do mundo, seu babaca…
    O que o Santos conseguiu o seu time não tem capacidade de conquistar nem em mil anos, mesmo que compre jogador de time adversário em véspera de decisão, mesmo que compre juiz…
    Chupa seu babaca CUrintiano… Vai lá chorar o CenterNada pro Tolima…

  • felipe rodrigues

    santos fc sempre em busca de um futebol bonito de se ver !!!
    meninos da vila para sempre!!!!

  • wagnão

    Parabens Santos

    Enquanto no Centenário a fiel lotou o vale do Anhangabau os santistas não vão conseguir lotar a biquinha em são vicente.

  • CONGRATULAÇÕES “VALDOMIRO NETO”,
    POUCOS JORNALISTAS TERIAM A SENSIBILIDADE, A SUTILEZA E A POÉTICA EXPRESSÃO DO QUE É A INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA: SANTOS FUTEBOL CLUBE
    SOMENTE A SEDE DO CLUBE FICA EM SANTOS, NO CORAÇÃO DA TORCIDA ESPALHADA COMO AS ESTRELAS NO CÉU, O SANTOS FC ESTÁ EM TODO MUNDO; DEIXOU DE SER PATRIMÔNIO DA CIDADE DE SANTOS PARA SER PATRIMÔNIO DO BRASIL, E DO FUTEBOL BEM JOGADO;
    ENCHO-ME DE ORGULHO, DE UM DIA LÁ PELOS IDOS DE 1965, TER SIDO LEVADO AO PACAEMBÚ ASSISTIR AO ESQUADRÃO DO SANTOS FC, LEVADO POR PALMEIRENSES, DEPOIS DE TER ASSISTIDO JOGOS DO PALMEIRAS E CORINTHIANS NO ESTÁDIO, DECIDI: SEREI SANTISTA ATÉ MORRER E MINHA DESCENDÊNCIA TAMBÉM, PORQUE QUERO O MELHOR PARA MIM E PARA OS MEUS ENTES QUERIDOS. SALVE NOSSO SANTOS FC, POIS AGORA QUEM DÁ A BOLA É O SANTOS, SANTOS, SANTOS, GOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL!

  • simplismente fantástico!!!!!!!!!!!

  • Daniel

    ao curintiano que no tem noticia bo aod seu time e vem encher a paciencia aqui…a torcida santista é bem mais que 2%, e mesmo tendo uma das maiores orcidas vcs naotem 2% dos nosso stitulos, dos nossos idolos, dos nossos lances marcantes…muito menos do nosso futebol..kuakuakuakua

  • Derci

    Tem curintianu que não se conforma mesmo, temos só 2% de torcida e somos reconhecidos mundialmente, imagina se fosse mais, os gambas se gabam de ter a maior torcida e é só conhecido aqui no Brasil por causa da mídia daqui, mas eles esquecem que la fora e os Santistas tem bom gosto, só gosta de qualidade, vamos ver se hoje eles não se disfarçam de Santos novamente, se disfarçarem vão apanhar que nem apanharam no México, quando os mexicanos descobriram que não era o Santastico que estava jogando, voces não tem nenhum uniforme todo branco, este uniforme é só para os ótimos

  • Valdir

    Esse tal de Wagnão, babacão, paga pau, vem falar q a gambazada lotou o anhangabaú, mas só não falou para que? Pois o timinho da marginal s/n. não ganhou nada no centernada deles, aliás só ganhou uma pancada vinda do TOLIMA. Então o seu paga pau, vai lamber as bolas dos caras da Rede Globo que ainda é a única emissora que insiste em mostrar jogo feio só por causa de audiência.

    CHUPA GAMBÁ, Santos sempre Santos…

  • kiko

    agora vai começar a maldição da sereiada e o lixo maior o gaylé ja tá de hora extra na terra , logo logo ele se vai e leva o lixo praiano com ele!!!

  • SAMPA

    Parabéns, belo texto!

    Ouvi dizer que certs times não vivem de titulos, mas sim de seu próprio nome…
    Se isso fosse verdade, não tentariam quebrar o pacaembu inteiro quando eliminado…
    Não protestariam quando fizeram o Brasil passar o maior vexame do mundo sendo eliminado na pré-libertadores ( ainda dizem que vexame foi perder pro Barcelona e ser o 2° melhor time do mundo…
    Enfim…
    Esse é o final trágico de um time que ano passad completou 100% e nunca conquistou um titulo Internacional…(não vem falar de Mundial que o próprio Roberto Carlos confessou que o Real Madrid jogou como se fosse um torneio de Verão, sem treinos e só baladas) E como um time conquistaria o mundo sem nem mesmo ter conquistado seu continente???? (NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO)
    Não gosto de humilhar os outros times, mas esse merece!
    Sou São Paulinho, mas reconheço a historia Fantastica do Santos, o mesmo deveriam fazer os corintianos, pois tem a maior torcida, mas não tem nem a medade ds titulos importantes que o Santos tem.

    Parabens Santistas pelo time que tiveram, tem e terão, só cuidado com o tricolor, pois somos grandes tambem e não somos pequenos e sem importancia como os gambás sem estadio!

  • pu2sdx

    amigo carioca, tu torces para este time porque provavelmente nao tem opçao, do que adianta teu“ficticio“ time ter torcida e nao ganhar nada?nao ser reconhecido fora de teu pais , a nao ser
    pelo texto de meses atras, vamos relembrar; um pequeno time do brasil faz oferta para ter o carlito “cachaça “talvez…..bom em ingles , pequeno significa , small…nao preciso falar mais nada. desculpa colega ,acho que era melhor vc torcer pelo fluminense ,pelo menos este nao sai tao cedo da libertadores…kkkkkkkk vai ver o comentario do teu small time em outro lugar . santos ,contra tudo e contra todos , realidade que incomoda e vai incomodar sempre!!!!!

  • Pedro

    Lindas palavras, muito bem colocadas! O Santos é isso mesmo, sem explicação. Um milagre de Deus. A verdadeira identidade de um povo. O povo Brasileiro. Destinado, ou predestinado, como vc disse a ser representante do futebol arte. Da velha escola, de glórias mil. Só vc parou a guerra, Santos meu amorrrrr!!!!!!!!

  • Fellipe

    Como corintiano é invejoso Meu Deus!!! Parabéns pela torcida enorme bando de gambá, mas eu fico com a história e a glória do meu Santos!!

  • perin

    corintia so tem desdentado , analfabeto , e marginal …..

  • clayton

    VN, parabéns! e fica decretado: Jamais confundam centenário de torcida grande c/ centenário de time grande!

  • Roger

    Belo texto Valdomiro, foram 100 anos de grandiosas conquistas e de contribuição com o futebol brasileiro, um time que tem definitivamente uma certa MAGIA, é … essa é a palavra que eu definiria o peixe um time predestinado a ter uma MAGIA sem fim.

    E essa MAGIA não se possui tendo a maior torcida ou o maior patrocinio como alguns tentam crer, é algo herdado do cosmos, algo que é escolhido a dedo, Vila Belmiro é um templo sagrado e por lá desfilam seus Deuses.

  • sidnei

    O santos é sim o maior clube….
    Lá na baixada se compararmos com a portuguesinha…
    por que se comparar com o TODO PODEROSO TIMAO…
    é covardia….
    Time de vila não poderá jamais ser comparado com uma nação….
    Sidnei

  • Daniel

    Enquanto os gambás invejosos ficam falando q somos 2% da torcida nacional, ficam se remoendo de inveja, pq somos 2% de torcedores felizes, e eles são uns 40% de sofredores, amargurados e desesperançosos! hehehehe

    SAI PRA LÁ ZIKA!

  • Rui Nunes

    Parabéns pelo texto.

    Sou um dos milhões de santistas espalhados pelo Brasil e pelo Mundo, e me emocionei com suas palavras.

    Parabéns Santos Futebol Clube!!!!!
    Rui Nunes
    Campo Grande(MS)

  • João Paulo

    é engraçado,pois os curintiânus, olham mais a pagina do santos do que a deles, inveja pura, é raro ver torcedores dos outros times comentarem aqui, mas curintiânus tem toda hora.

  • paulo vitor

    valeu pelas palavras resumiu bem o que e o santastico, quanto aos galinhas que ficam entrando nos sites de noticias do meu santos p/ tentar diminuir ,so tenho a dizer que vcs sao iguais aos argentinos ,nao sao reconhecidos por ninguem a nao ser por si proprios, tbm com idolos como lulinha ,detinho e abudas . tenho ate do,sorte deles que tem a rede bobo que gosta de manipular massas de incautos em troca de audiencia, por isso p/ os invejoso SANTOS sempre SANTOS

  • Bla bla bla

    Todo poderoso Timão? Só se for o suricato personagem da disney companheiro do Pumba… Não sou fã do Santos, acho o Pelé um escroto mas não tem como comparar a história dos dois clubes. O Santos é muito maior que o “curintians”, pode não ter a maior torcida mas tem muitos mais títulos de destaque e fama internacional. Vamos relembrar a grande campanha do corinthians no “grande mundial” da FIFA vulgo torneio de verão:
    Curinthians 2X0 Raja Casablanca ( muito poderoso esse time…)
    Curinthians 2X2 Real Madrid (Com o Real em ritmo de férias por aqui…)
    Curinthians 2X0 Al Nassr (lol…)
    Curinthians 0X0 Vasco da Gama (ganhando o “grande” torneio no penaltis)
    É realmente uma conquista imponente ainda mais se levarmos em consideração a importância dos clubes, podemos chegar a conclusão que não ganhou de ninguém afinal empatou com o Real e o Vasco e os outros dois clubes nem da pra entrar na conta… Ahhhh e o mais importante, participando sem ao menos ter ganho a libertadores.
    Então é melhor pensar 10 vezes antes de tirar uma com os outros clubes, por que moral pra isso vocês não tem.
    A torcida do corinthians é uma das maiores? Bem, isso só prova como o Brasil realmente está cheio de bandidos!!!!!
    Parabéns ao Santos apesar de não ser santista =)

  • Ale Dede

    Curintcha, “sem” anos de historia e nao tem libertadores…
    Mas falando do que realmente importa, nenhum outro time brasileiro tem uma historia tao rica quanto ao do nosso querido SFC.
    Parabens Santos, meu amor!!!

  • Reginaldo dos Santos

    SANTOS SEMPRE SANTOS!!!!! CEM ANOS BEM VÍVIDOS E GLORIOSOS. ESSE BLOG FOI ESCRITO POR INSPIRAÇÃO DIVINA. PARABENS VALDOMIRO NETO. E A TODOS OS SANTISTAS QUE EXISTEM NO MUNDO. É VERDADE, O MUNDO SIM, O PLANETA TERRA, POIS O PEIXE É CONHECIDO NO MUNDO TODO POIS TEVE O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS E NAQUELA ÉPOCA EM QUE A COBERTURA JORNALÍSTICA ERA BEM LIMITADA E NÃO TINHA SEQUER 5% DA TECNOLOGIA DE HOJE, O SANTOS EM EXCURSÃO PELA ÁFRICA PROVOCOU UM CESSAR FOGO DE UMA GUERRA ENTRE ETNIAS INIMIGAS SÓ PARA VER O GLORIOSO JOGAR E PRA DIZER QUE NÃO FALEI SÓ DE PASSADO MESMO PORQUE SÓ TENHO 36 ANOS, O PEIXE ATUAL PAROU ATÉ O CONGRESSO NACIONAL PARA REFERENCIAR NEYMAR E COMPANHIA.

  • GILSON SJC

    SIMPLESMENTE SANTASTICO!!!

    “É POR ISSO QUE EU DOU GRAÇAS A DEUS A TER NASCIDO SANTISTA”

  • Wellyngton Santista

    Wagnão com todo respeito nos torcedores do SANTOS vivemos de titulos, nao de tamanho de torcida…. Torça para seu grandioso Tolinthians e tente ser “alguem” no “mundo” da bola.

  • Roberto Dias Alares

    A HISTORIA Santista é maravilhosa. Mesmo nos momentos difíceis o Santos jamais abriu mão do gol. Mesmo nao ganhando títulos, teve os artilheiros do Brasileirao em 83, 91, 93 e 98. Por isso essa vocação de marcar gols esta no DNA Santista.

  • Rogério Adamantina

    Pessoal falar o que de um cara que posta uma mensagem desta contra o nosso SANTOS, e ainda mais, o cara é corintiano, ganhou o quê, quando, onde???
    Campeão mundial sem ganhar nossa humilde libertadores, ou judiação, vai ficar querendo um mundial para o resto da vida mesmo!!!
    Santos… sempre santos dentro o fora do alçapão.
    Pode comemorar, santos 100 de humildade e tradição.
    Rogérinho Adamanitna – SP

  • Muito bonito! tem torcedores bobos que acham que para ser competente tem de ter muitos torcedores, as glórias vão além disso! prova nosso glorioso Santos, time de além fronteira…né sem libertadores e mundiais, pois torneio de verão não vale!…Santos sempre Santos…

  • Adriano Ceni Riesemberg

    Realmente o torcedor do Santos é diferenciado! Na média tem nível cultural mais elevado e personalidade forte, pois torce para um time que é preterido e injustiçado peloa mídia nacional.

  • Boa Valdomiro! Eh bom que se diga que a torcida santista torce pelo maravilhoso time da Vila Belmiro porque simplesmente temos time pra torcer. Enqunto outros torcedores se dizem malucos, mas sao malucos em nao ter um unico time sequer para se orgulhar. torcem por eles mesmos.

  • Luiz Carlos

    Parabéns a torcida Santista pelo 100 anos de historia bonita para o futebol brasileiro!

    Saudações de um botafoguense!

  • Corinthiano da Gávea

    A grandeza de um clube está na sua torcida.
    No mundo todo é assim, os maiores clubes tem as maiores torcidas. O maior vencedor da Libertadores é o Independiente, mesmo assim é apenas o quarto maior time da Argentina.

    O S4n7os pode ganhar 500 títulos, que mesmo assim continuará sendo um time mediano. O S4n7os não emploga, não dá audiência na TV porque ninguém liga para esse time, o S4n7os não vende e não dá retorno, por isso ganha pouco de patrocínio e cotas da TV. Pode ter 20 Neymar que nunca será maior que isso. Conformem-se de fazerem parte do segundo escalão do futebol brasileiro.

    Quem nasceu para ser vaquinha de presépio nunca chega a estrela de Belém.

  • Bernardo

    É piada esse texto?

  • Edson Poços de Caldas

    A torcida do Peixe é selecionada,não é só virar bandido e se afiliar,tem que ter um algo á mais que para ser torcedor de outro clube não precisa.

  • Daniel

    O Santos é maravilhoso mesmo! Eu amo o Santos e amarei sempre. Ah, sábado tem romaria até a praia do Gonzaga em Santos! Estarei lá!

  • santista de diadema

    Sem palavras.

    Santos e isso…..
    E verdade não da para comparar o santos contra o curitians.

    E verdade somos apenas 2% da torcida mas somos 2% de qualidade, o que adianta ter milhoes de torcedores mas não ter estadio, não ter um endereço fixo para recebgre correspondencia.
    ( kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ) não ter libertadores e ter um mundial da fifa que era torneio de verão para os gringos da europa, não ter um jogador que marque a historia no clube.
    No texto acima temos varios e varios nome já a galinhada tem quem que vai marcar a historia ?????????????????? possivelmente o chines que vai desbloquear a libeta no play 2/3.

    então chupa, galinhada e inveja e uma merda.

    em mil anos vc nunca tera a gloria os titulos e nem a historia que o santos em cem anos tem…….

    Fica aqui os meus sentimentos a esta torcida querida amada por todos…. tolima…….. que elimininou a galinhada e ainda encerrou a carreira do gordo.

    SANTOS SEMPRE SANTOS DENTRO OU FORA DO ALCAPÃO…

    NASCER E VIVER E NO SANTOS MORRER ISTO E UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER…….

  • Corinthiano da Gávea

    A grandeza do S4n7os é proporcional ao número de mensagens postadas neste tópico.
    Se fosse sobre o Corinthians, já teria mais de 1000.

  • Corinthiano da Gávea

    OS CLUBES BRASILEIROS COM AS MARCAS MAIS VALIOSAS (valores em R$ milhões)

    POS 2011 VALOR
    1 Corinthians R$ 867,0
    2 Flamengo R$ 689,5
    3 São Paulo R$ 664,2
    4 Palmeiras R$ 452,9
    5 Internacional R$ 277,9
    6 Santos R$ 227,9
    7 Grêmio R$ 224,6
    8 Vasco da Gama R$ 162,5
    9 Cruzeiro R$ 151,3
    10 Atlético Mineiro R$ 150,5
    11 Fluminense R$ 135,7
    12 Botafogo R$ 90,7

  • Aureo

    Valdomiro você foi de um brilhantismo extremo em tuas palavras, você foi da sina a saga que o futebol que o Santos Futebol Clube pratica a partir de uma cidade de médio porte para o mundo. A história do SFC confunde-se com a história do futebol brasileiro dada as conquistas e aos seus atores. O centenário deve ser comemorado por todos os apreciadores do futebol e independe de qual o time que se torça, pois o SFC é mais um time neste cenário de outras tão importantes agremiações.

  • Marco Aurélio – Curitiba

    Corinth11ano pra criticar o SANTOS só falando de torcida, mesmo, porque se falar de títulos é até covardia.

    Aliás, falando em tamanho de torcida, isso é muito relativo: basta lembrar que o Santos tem uma cidade-sede com 400 mil habitantes (1 milhão se contar a região) enquanto o Corinth11ans vem de uma cidade de 11 milhões de habitantes (25 milhões na região).

    Portanto, a torcida do Santos é 20x maior que a população de sua cidade, enquanto a do Corinth11ans é pouco mais de 2x maior. É fácil ter muitos torcedores assim.

    Mas, enfim… se torcida ganhasse jogo, na Copa do Mundo só dava China e Índia.

  • Ale Dede

    Boa Marco Aurelio!!! Alem do mais, se o curintcha tem uma torcida 5x maior que a nossa(veio, alguem ja respondeu uma pesquisa sobre time que torce? Eu nao.) porque nao coloca 5x mais gente, quero dizer, curintchano no estadio??? Isso e ser fiel? A proposito, o tamanho de um time esta na torcida? Nao e nos titulos que conquista? Veio, esses caras devido a propria mediocridade querem mudar os conceitos do verdadeiro futebol: o que vale nao e titulo, e torcida, o importante e jogar feio e ganhar, o que vale e arrecadaçao, etc etc etc. Por isso que o futebol brasileiro esta decadente, e com a grobo do rio apoiando esses conceitos, a tendencia e so piorar…
    Curintcha e framengo sao dois canceres que precisam ser ‘toliminados” da “emeleca” que o futebol brasileiro se encontra atualmente!!!
    Cara, ia zuar esse curintchano da gavea, mas o cara torce pros sem libertadores, mora no rio e tem problemas de distorçao de realidade, ou seja, ja tem problemas demais. Pra piorar so falta ter um filho ou o pai parmeirense…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • aristoteles silveira souza..eternamente santástico…

    ” Sou alvi negro de vila belmirooo…o santos mora no meu coração……………..”

    Maravilhoso texto…sem retoques…sem delongas. Parabéns SANTOS F.C, pela bela e mar-
    cante história. Ou vocês acham que personalidades do mundo todo vem ao Brasil e levam
    a camisa de qual clube ? Sempre digo, apenas os de boa linhagem torcem para o SANTOS
    F.C. O futebol ficou menor, mas como fênix, este clube mostrou novamente o norte para
    o futebol brasileiro, a muito nas mãos de MAFIOSOS. É cômico ver tantos brasileiros com
    camisas de clubes europeus, principalmente de um certo azul/grená. Fazer o quê não é ?
    Nós santistas felizes,temos somente alegrias. O verdadeiro futebol brasileiro não morreu .
    Está vivo, lá pelos lados de vila belmiro. Pulsante…alegre…pra frente…ousado…criativo .
    Quando um menino negro por lá apareceu, a fonte nunca mais secou, ou se secou, foi por
    pouco tempo, e voltou com meninos mágicos…como os muitos edsons..robsons..neymars..

    SANTOS F.C

    A CEM ANOS MOSTRANDO AO MUNDO O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO…………

    O BRASILEIRO………….

    ACEITE-SE OU NÃO……

  • Éder Fonseca.

    O Santos é o maior clube da história do futebol em todos os tempos. É um milagre, é um clube predestinado às vitórias, a produzir de sí e apenas de sí, o necessário para vencer. Não precisamos de nada além dessa camisa mítica para brilhar.

    Parabéns Santos, embaixador do mundo e orgulho do Brasil!

    P.S – Santistas e demais admiradores, favor ignorar as mensagens de amargurados aqui. Elas são apenas o retrato de quem não tem nada melhor pra fazer do que tentar desmentir o indesmentível.

  • Marciel

    parabéns Santos!!!

  • RODRIGAO

    SANTOS…BI MUNDIAL…TRI LIBERTADORES….OCTO BRASILEIRO
    CURINTIA………………………………………….PENTA BRASILEIRO
    ESSE CURINTIANU CARIOCA NAO SABE NADA DE FUTEBOL,É UM GAMBÁ INVEJOSO….OS GRANDES TIMES DO MUNDO SAO OS QUE MAIS CONQUISTARAM TITULOS E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL……QUAL O MAIOR TIME DA ITALIA…JUVE E MILAN..OS QUE MAIS TEM TITULOS LÁ…..QUAL O MAIOR DA INGLATERRA…O MANCHESTER….O QUE TEM MAIS TITULOS….OS MAIORES DA ESPANHA…REAL E BARCELONA..OS QUE TEM MAIS TITULOS….
    O CHIVAS DO MÉXICO TEM MAIS TORCIDA QUE REAL E BARCELONA JUNTOS….QUEM É MAIOR NO MUNDO REAL OU CHIVAS…BARÇA OU CHIVAS….
    O SANTOS F.C. É O TIME DO SÉCULO NAS AMÉRICAS ELEITO PELA FIFA MANEZAO…..
    FICA AÍ COM ESSA TORCIDA DE GAMBÁ QUE VC NEM SABE QUEM É…QUE EU FICO COM OS TITULOS DO GLORIOSO SANTOS F.C.
    O SANTOS JA GANHOU TODOS O TITULOS NO AMBTO NACIONAL,SULAMERICANO E MUNDIAL SUA GRANDEZA É RECONHECIDO PELAS OUTRAS TORCIDAS ENQUANTO QUE O CURINTIA SÓ VCS FALAM QUE É GRANDE
    CURINTIANU DA GAVEA..EU TERIA VERGONHA DE FAZER UM COMENTARIOS DESSES…NO SEU COMENTARIO SÓ TEM INVEJA
    VC NAO SABE NADA DE FUTEBOL ….NO BRASIL TEMOS 12 TIMES GRANDES
    SANTOS FUTEBOL CLUBE UM DOS MAIORES TIMES DO MUNDO
    ABRAÇO A TODA NAÇAO SANTISTA

  • Ed Junior

    Continuando o debate sobre os mitos e mitologias dos times de futebol, cabe uma breve reflexao sobre o Santos Futebol Clube q teve seu centenario e sua Historia, MERECIDAMENTE celebrados ao longo da semana passada. Rapidim, pq tenho q estudar prum seminario aqui, hehe, destaco só o ponto, q veio da propria direção do clube atraves de filmes livros, ao longo da historia, q a mitologia do clube é a do futebol arte e vitorioso. Fico pensando se o centenario tivesse sido em março de 2002, essa mitoogia, mesmo se baseando em uma versao da historia real, com grandes times, em especial o tempo mitico de Pelé, teria a mesma força na midia e entre os torcedores…. teria, pergunto… Respondo q nao. Foram os times de robinho (e diego, alex, fabio costa, elano, renato, leo, e outros q sao esquecidos naquele q era um timaço) de 2002 a 2004, e o de 2010-2012 Neymar (e Ganso outro q é subestimado por causa da lesoes, sempre q ele entra e tem sequencia ele rende e faz o time jogar, claramente Neymar brilha, e muito, mas é sozinho na minha opiniao) q fizeram a mitologia do santos renascer. Antes de 2002, o santos e sua torcida eram tidos sim como viuvas de pelé, absolutamente inofensivos… De 1974 a 2001, ganhou 4 titulos (dois paulistas, uma comebol e um rio-sao paulo e fez duas finais de brasileiros 1983, algo pouco falado alias no centenario, e 1995). Mas isso tudo foi menor na comemoração dos 100 anos q viraram 100 anos de futebol arte e vencedor, graças tambem aos ultimos 10 anos e a promessa do q pode vir pela frente. Prova de que as mitologias nao sao verdadeiras 100%, sao formas de contar e valorizar aspectos e esquecer outros, e sao históricas estão em transformação. A titulo de provocação, vi aqui na net o apelido de cometa halley pro santos, ganha num epoca e depois some um tempão, kkkkkk, é uma interpretação possivel, hhehe. Mas complemento q quando o cometa brilha é igual sol, brilha pra caraleo e principalmente na epoca do Pelé, brilhou mais do q qualquer outro. PS: na mitologia do Santos na imprensa falou-se mto q eles ganharam copas do mundo pra o Brasil de 1958 a 1970, Injustissimo isso. No minimo o Botafogo teve o numero igual de contribuição, acho ate q teve foi mais importancia!

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo