A mente colonialista de Mano e Parreira



Os técnicos de “grife” do nosso futebol demonstram que ainda não largaram as fraldas coloniais. Ao hastearem a bandeira do “Sai, Neymar” mostram que querem que nosso país seja de homens gauches, tortos, na vida, como no célebre poema de Drummond. São as sete faces do rebaixamento. Mano Menezes e Parreira, que já dirigiram importantes clubes por aqui, não entenderam ainda o papel dos clubes. Eles acham tolamente que apenas a Seleção Brasileira deve ser forte e que esperam que mantenhamos nosso papel de fornecedor de matéria prima talentosa para os senhores de engenho do Velho Continente. Os melhores devem atuar na Casa Grande e nós, pobrezinhos da sétima maior economia do mundo, somos a senzala a abrigar o rescaldo.

Mano quer Neymar na Europa antes da Copa. Quer, pragmaticamente, ser campeão do mundo com um atacante supostamente mais acostumado a um outro nível técnico. Está se lixando para os ganhos que nossos torcedores e nossa paixão têm com a permanência do garoto por aqui. Ou seja, seu compromisso é somente com o próprio umbigo. E o mesmo se aplica a Parreira, que desde sempre é um cultor do que se pratica em outros lares, nunca no nosso. Dois nomes de peso que deveriam cerrar fileiras na defesa do nosso desenvolvimento. Pois se o Brasil vem ganhando cada vez mais espaço no concerto das nações, à custa do trabalho de sua gente e sua grandiosidade, nosso futebol deve remar nesse mesmo sentido. É como parte da elite que adora falar mal do Brasil e consome avidamente perfumes franceses e ternos bem cortados italianos.

O extenso período em que um jogador como Neymar, talento indiscutível e cobiçado pelos tais poderosos, está ficando por aqui é um ganho inestimável para os brasileiros. O torcedor tem uma oportunidade à qual não está acostumado. Poder ver um craque brasileiro in loco, em campeonatos domésticos. O Santos, com as jogadas e gols de Neymar, tem seu nome exposto no mundo, sua imagem disseminada. Um caso em que isso acontece com um clube brasileiro, não com a Seleção que sempre foi nossa estampa no exterior. O clube encontrou uma maneira de arrecadar fundos e segurar o moleque por aqui. Mas Mano acha que ele está se desgastando demais com os compromissos comerciais que garantem sua estada em nossas terras. Curiosamente, Neymar quase não é poupado e seu rendimento só vem aumentando. Argumento insustentável! Arranja um melhor, vai!

A mudança de uma realidade vem com a ruptura. Os treinadores de “proa”, cujas declarações têm uma ressonância enorme, deveriam engrossas nossas trincheiras contra o subdesenvolvimento. Mas com essas declarações fazem o contrário. Rendem tributo aos colonos e ignoram nossa necessidade de avançar.



  • claudinier

    E realmente louvavel a postura dos dirigentes Santista de nao negociarem o Neimar,quem deveria sumir era Parreira e Mano que fossem treinar times do fim do mundo que e o lugar onde deveriam estar.

  • ESPERAR O QUE DE UM TECNICO QUE CAIU DE PARAQUEDAS NA SELEÇÃO, SEU MAIOR TITULO É O DE SEGUNDA DIVISAO COM O CORINTHIANS.
    ELE É QUEM DEVERIA IR PARA A EUROPA MAS COM ESSE CURRICULO SOMENTE O TAL QUE PEDIU RENUNCIA É QUE O COLOCOU COMO TECNICO DA SELEÇÃO VAMOS VER SE AGORA ELE VAI SER DEMITIDO OU NÃO COM ESSE MONTE DE TITULOS QUE GANHOU COM A SELEÇÃO , E FALANDO EM SELEÇÃO NÃO TEMOS TIME OLIMPICO E NEM PRINCIPAL , TOMARA QUE PERCA ESSA COPA DA ROBALHEIRA E ELE VA COM O PARREIRA QUE É OUTRO FRAQUINHO QUE ACABOU COM O FUTEBOL BRASILEIRO AO GANHAR COM AQUELE FUTEBOLZINHO EUROPEU, SE FOSSEM DA EPOCA DO PELE E COMPANHIA NINGUEM PRESTARIA POIS TODOS JOGAVAM NO BRASIL .

  • Senasacionais sua observações e comentários!!

    O que o Mano está pensando!!!

    Ele já treinou clubes europeus??

    Pela lógica dele, ele deveria sair da seleção, treinar um grande clube Europeu, ganhar a Champions League e só depois treinar a Seleção Brasileira!!!

    O que ele ganhou na sua carreira??

    Segunda divisão do campeonato Brasileiro!!!

    Só pode ser brincadeira

  • luis

    Novo jogo FutManager estilo brasfoot mas muuito melhor, tem ct categoria de base, equipe b, vc pode jogar contra seus amigos tudo isso online, e mais tambem pode ganhar camisas oficiais do seu clube de coração confiram:http://futmanager.com/futebol-online/lfxsm.html

  • Esses dois tecnicos ai já estão amnipulados pela cbf,que porfim só pensa em dinheiro;se o Neymar for jogar lá fora ele jogara por igual;mais eu sei que os times vao querer dar massa muscular para ele e vai terminar igual o ROBINHO..apesar que vem fazendo boas atuações…
    Olha o Pato o muleque jogava muito agora nem se quer consegue correr!!!

  • Davi

    Perfeito texto, nada a acrescentar, se fossemos levar em conta experiência internacional para um jogador despontar na seleção, deveríamos adotar o mesmo critério para os técnicos, o Sr. Mano Menezes só ganhou a série B e a CB e tirou o passaporte para viajar com a seleção, antes disso ele não sabia a diferença entre um vôo doméstico e um internacional, no mais ele deveria se preocupar em dar um padrão tático para a seleção, e montar um time, estamos na metade do caminho até a copa e ninguém sabe quem são os titulares, e ele incorre no mesmo erro do Dunga, convocando jogadores sem a menor vontade, eu queria dizer à ele que o menor problema da seleção é o Neymar, esse resolve, agora os outros 10……………

  • Paulo Avanzi

    Vladomiro… voce deu um show em seu comentário, o Mano imbecil e o idiota do Parreira e o garoto “de ouro” Neymar deveriam ler esse artigo… Parabéns à ignorância do Mano que arrumar um esquema de jogo pra seleção não consegue, ele terceiriza mandando os jogadores pra Europa, tipo assim: “Vai lá joga como eles e depois volta aqui, pra mim fica mais fácil, eu não tenho competência suficiente pra formar um esquema tático”… Quanto ao Parreira, sem comentários, tá gagá. Neymar fica mesmo… Pode ter certeza que todas as torcidas adoram sua presença aqui no Brasil… Quem sabe o Mano não sucumba junto ao Ricardo Teixeira.

  • gilmar

    DOIS verdadeiros imbecis,um vivia na cola do vagabundo do RIcardo Teixeira e o outro um verdadeiro brucutu como tecnico. Os clubes vivem numa verdadeira pindaiba para manter os seus jogadores e quando conseguem vem esses dois bostas falarem essas merdas.

  • carlos

    Que bobagem. Então os jogadores de basquete também não devem ir para a NBA quando tiverem oportunidade.

  • Marcelo Cardoso

    Vladomiro,

    Neymar ficar no Brasil é bom para o futebol brasileiro, mas não é para a seleção e tampouco para o próprio jogador. Se ele está próximo ao nível dos melhores jogadores mundiais (Messi, Cristiano Ronaldo, entre outros) o natural é que ele jogue contra esses craques.

    O futebol brasileiro não é mais um desafio para Neymar, aqui ele não tem mais o que fazer e agora é ser testado em campeonatos cujo nível técnico (infelizmente) é bastante superior ao nosso. Imagina ele jogando ao lado de Messi.

    Não é Neymar que vai melhorar o campeonato e muito mais acrescenta ao futebol brasileiro que ele divulgue o nome do país pelo mundo, como fizeram Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos, e como hoje Messi faz para a Argentina.

    Por fim, não vejo grande diferença para o torcedor brasileiro, que não é santista, vê-lo em atuação no Brasil ou fora dele, e a saída de jogadores brasileiros sempre abriu espaço para que aqui surjam novos talentos.

  • Luiz Felipe

    Parabéns. Falou tudo.

  • JOSÉ RUY

    Comentário muito bom e inteligente. Porém, a distância entre o futebol sulamericano e o europeu é muito grande, tanto na estrutura, como na organização. Enquanto Neymar cumpre seus compromissos de marketing para ganhar o que ganha, Messi ganha mais e apenas se dedica aos treinos e ao aperfeçoamento de sua forma física e técnica. Embora não seja fã de Mano e de Parreira, eles simplesmente falaram o que acham que Neymar deve fazer para melhorar o seu futebol e, assim, poder ser, efetivamente, reconhecido no mundo inteiro. A verdade machuca o nosso sentimento de brasileiros, mas ainda temos muito a melhorar para nos colocar em igualdade de condição estrutural e oraganizacional com o futebol europeu. Se ganhamos 5 copas do mundo, foi apenas pela qualidade do jogador brasileiro que era infinitamente superior. Hoje, lamentavelmente, as coisas mudaram e estamos sofrendo com a carência de grandes jogadores.

  • Jose Rodrigues – SP Capital

    O Governo tinha que aproveitar agora e dar a chance de arrumar tudo.
    Profissionalizar a CBF, com pessoas com competencia e honestas.
    Quanto aos comentários de Mano e Parreira, o que falar né ? …
    Quando ao substituto do Texeira, o que comemorar né ? ….
    Se profissionalizar, basta coloca o MURICY na Seleção.

  • LUIS MARTINS

    Só quem não vê, que os interessados na saída dele são aqueles ESTÚPIDOS e INVEJOSOS
    dos times rivais. Lembram-se do IGNORANTE do Sanches, do INTERESSEIRO $ Ronaldo gordão
    agora do Mano Cupincha da CBF E LIGADÍSSIMO ao Corinthians e do Parreira que também goza
    da amizade destes pulhas todos. Dá para perceber que é toda UMA GANGUE orquestrada que
    sabendo do sucesso do seu rival, quer a todo o custo prejudicar o clube santista que a todo o custo
    e sacrifício mantém o melhor jogador brasileiro depois de Péle!
    Uma vergonha que só me dá nojo de gostar de futebol.
    Lembram-se quando o ANALFABETO DO SANCHES disse que o presidente do Santos ia se “ferrar”
    com a torcida se não vendesse o jogador e não ganhasse dinheiro, mal sabe este ESTÚPIDO
    que o Santos vai ganhar, mas muito mais dinheiro vendendo depois, mais valorizado.Mas isso
    é simplesmente, INVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEJA DOIDA.

  • josé carlos

    o Brasil foi campeão do mundo em 58,62 e 70 e daquelas seleções quais dos jogadores atuaram no exterior? Pelé foi Rei sem ter saído de Santos… Logo, a tese de Mano não se sustenta.

  • Bruno César

    Na boa, acho também ótimo jogadores bons ficarem aqui, mas tem 2 pontos.
    Querendo ou não, se o Neymarketing quiser um dia ser o melhor do mundo ele tem que jogar lá na Europa. E outra ponto, já deu no saco ver esse muleque em tudo que é comercial e notícia, qualquer peido dele é divulgado, ele já ta virando pop star e não demora muito deixa de ser jogador. Que ele é bom não se discute, mas tão forçando a barra pra ele ser ídolo.

  • Balduino Santos

    Valdomiro, vc é o “cara”!
    Parabens pela “espetacular” crônica.

  • Marcelo Cardoso

    josé carlos

    Naquela época, o futebol não era globalizado como é hoje. Basta ver quantos jogadores de seleções atuam hoje na Europa e quantos atuavam entre 58 e 70.

  • Dentre seus vários textos, acho que este foi o melhor que já li, Valdomiro. Concordo e assino embaixo em cada vírgula. São dois exemplos de treinadores que se renderam ao cabresto da CBF de só olhar pro próprio umbigo, dane-se o clube, o que importa é a Seleção, que faz com que eles engordem seus bolsos. O Santos fez mais que certo segurando uma jóia como o Neymar aqui no Brasil, e abre um precedente pra que outros times façam isso com outros craques que vierem a surgir. Pro futebol brasileiro ser grande, é necessário que os clubes sejam tão grandes quanto. Com o número de craques possível pra isso AQUI!

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • haroldo ferreira filho

    PARREIRA AINDA BEM QUE VC SE SE APOSENTOU E FOI O TECNICO DO TIME DA MARGINAL EM 2002
    QUANDO O SANTOS FC TE DEU O PRESENTE MAIS LINDO, CONTINUE APOSENTADO E NAO FALE NADA, ALIAS VC FALANDO E NADA É A MESMA COISA, E VC MANO MENEZES CAIU DE PARAQUEDAS NA SELEÇAO, POR SE CAMPEAO DA SEUNDA DIVISAO COM O TIME DA MARGINAL E SER CHAMADO POR RICARDO TEIXEIRA QUE ALIAS NAO É MAIS PRESIDENTE DA CBF, VC NAO CONSEUIU NEM DAR UM PADRAO DE JOGO PARA SELEÇAO E JÁ TESTOU MUITOS JOADORES E VC VEM FALAR DO NEYMAR PARA JOGAR NA EUROPA, VC É QUE TEM QUE IR PARA EUROPA JUNTO COM O RICARDO TEIXEIRA, APRENDER A ORGANIZAR UM TIME COM O TECNICO GUARDIOLA DO BARCELONA.
    OBS: SE VC CONTINUAR NAO VAI NEM CHEGAR NAS QUARTAS DE FINAIS COM A SELEÇAO PRÉ OLIMPICA, ISSO PORQUE ESTOU SENDO CAMARADA TALVES JÁ SAI NA PRIMEIRA FASE.

  • Celso

    Estes dois devem estar ganhanado algum fazendo campanha para enviar o Neymar para o exterior, só faltou dizer para qual equipe ele deveria ir. Só pode ser isso, pois vergonha eles não tem. Se fossem sérios, deveriam brigar por um calendário melhor que permitissem os times brasileiros jogarem amistosos pelo mundo afora como faziam Santos e Botafogo, nos tempos áureos do futebol brasileiro.

  • Nilson Fermo

    O Sr. Mano Menezes que trate de cuidar da seleção brasileira pois esta muito aquem de ser um tecnico ideal…vai cuidar do que voc~e nao esta dando conta Mano e Parreira retranqueiro e papudo cuida da sua vida e deixa o Neymar quieto no Santos FC que é o lugar dele, sei que vai sai mas para tudo tem a hora certa e agora nao é ok!

  • Ernesto

    Parabéns Valdomiro Neto, é muito bom ver um jornalista como você assumir essa posição firme em prol do nosso futebol doméstico. Quanto ao Parreira eu lamento que alguém com seu currículo possa ser tão valorizado por parte da mídia brasileira. Idem para o Sr. Mano, que eu espero sinceramente que siga o mesmo caminho do Ricardo Teixeira.

  • Detesto este pensamento colonialista de um técnico fracassado, afinal, o senhor Mano Menezes além de não ter respaldo técnico em nada, era a opção número dois para comandar a seleção. Ele sempre vai ter de conviver com a idéia que só assumiu a Seleção porque o Muricy não pode. E veja bem, enquanto o Muricy vem colecionando títulos por passa, (campeão brasileiro com o Fluminense, Paulista e Libertadores pelo Santos, sem contar a passagem pelo São Paulo), me digam o que este abjeto ser dos pampas ganhou? Segunda Divisão do Brasileiro??? Hoje nem para comandar o Corinthians ele serviria.

  • ANDRE

    SÃO DOIS BABACAS.
    UM FALOU, FALOU E FALOU ATÉ SAIR O ROBINHO DO BRASIL.
    AGORA QUER APARECER DE NOVO NA MIDIA PARA ARRUMAR UM TIME, E, VEM FALAR…
    E ESTE CIDADÃO QUE COMO TODOS DISSEM NUNCA GANHOU POR…NENHUMA.

    SERIA INTERESSANTE SE VOCÊ DOS QUERIDINHAS DA MIDIA, IRIAM IDOLATRAR E FALAR QUE ESTÁ CORRETO DE FICAR NO BRASIL…

    É DIFICL OS CIDADÕES AGUENTAREM, O RAIU CAIU DE NOVO NA PRAIA….

    E VEJAM QUE O MUNDO É CICLICO, NO PASSADO APELARAM PARA O GARRINCHA EM FIM DE CARREIRA, E, AGORA FOI O FOFONEMO (QUE NA HORA H) NEGOU FOGO.

    E AGORA RESCINDIRAM O CONTRATO DE MAIS CACHACEIRO, PORQUE A LISTA É LONGA DE IDOLOS…

  • jonas

    Parabéns, foi sensacional tudo que voce escreveu!

  • Junior Elias

    Os dois treinadores não falaram nada mais do que a verdade pura. No Brasil o Neymar não se desenvolverá ao ponto de atingir o nível dos craques Messi e Cristiano Ronaldo.

    É inegável que manter os bons (as vezes nem tão bons assim) jogadores no Brasil é legal para os torcedores e para o campeonato, mas isso não muda o fato de que cada vez temos menos jogadores jogando em alto nível, o que ocasionará inevitavalmente em períodos longos sem títulos da seleção brasileira em Copas do Mundo.

    Ambos os treinadores conhecem de seleção brasileira, e não estão errados em dar sua opinião acerca dos elementos que influenciam no desempenho do time em competições.

  • NÓS SANTISTSAS NÃO ESQUECEMOS QUE A CBF A PEDIDO DO ENTÃO TECNICO PARREIRA , NÃO DEIXOU O ROBINHO O RICARDINHO E O LÉO ATUAREM NO JOGO DA SEMI FINAL CONTRA O ATLETICO NA VILA QUE PERDEMOS A CLASSIFICAÇÃO ,,, LEMBRA EU LEMBRO DEPOIS DESSE DIA ODEIO ESSE PARREIRA RETRANQUEIRO , SERA QUE E PORQUE ELE ERA TECNICO DO TIMINHO VICE DE 2002 ? SE TIVESSEM JOGADO O TRICOLOR DO MORUMBI JAMAIS SERIA CAPEÃO AQUELE ANO ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • mauricio

    Valdomiro : interessante que o ex presidente do corinthians afirmou se fosse ele teria vendido o Neymar , com ares de criticas a direção santista , curiosamente o Ronalduxo defende com unhas e dentes a saida também de Neymar ( logico receberia uma comissão ) , e agora o Mano Menezes , todos oriundos do corinthians , como sabemos o parreira também veio de lá , bom tem também o urubu do nosso futebol Wagner Ribeiro , Será que isto nao é uma manobra corinthiana temerosa com o crscimento da nação santista.

  • Fernando

    Excelente post, Valdomiro! A gente não aguenta mais esses “aspones” do nosso futebol que nada contribuem para o esporte brasileiro. O que o Parreira fez para o nosso futebol? Dirigiu um dos times de pior futebol que já venceram uma Copa do Mundo, descaracterizando e europeizando nossa querida Seleção. E o Mano? Além de escalações incoerentes e da total ausência de esquema tático, ainda dá um péssimo exemplo ao ser pego sem habilitação e,muito provavelmente, embriagado.
    Acorda Brasil!!!

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo