O medo de Deivid diante do gol



Quando o homem-gol se transforma em homem quase-gol é que o futebol mostra sua faceta mais vívida. O impossível nao é impossível, meus amigos. Um erro na frente do goleiro… Ops, um erro sem haver mais goleiro, em jogo decisivo. Em um dia, já noite, foi Deivid, ao receber bola destinada a não ter outro destino que não o gol. Não havia como errar, mas ele errou. Nem em tela de videogame nem em pesadelo suarento havia como a bola caminhar daquele jeito para o pé da trave. Mas na realidade foi a ficção que prevaleceu. A esfera correu diagonal e esbarrou na sutileza. O goleiro do Vasco, Fernando Prass, definiu em sua atitude o que é um gol feito perdido. É quando o camisa 1 desencana e nem olha para ver o rumo, de tão certo que ele é. Ele já lamenta e ignora saber que o capricho aconteceu. O gol era o único caminho natural. Nem mesmo um ciclone subtropical seria capaz de afastar a bola do destino que lhe cabia. Mas o velho sobrenatural de Almeida, nos revelado por Nelson Rodrigues, deixou seu habitat natural, o Maracanã, em obras, e foi deliciar-se no Engenhão. A vítima: Deivid, o pobre Deivid.

Pobre Deivid porque é um rapaz sereno, que teve boas passagens por Corinthians, Cruzeiro e Santos. Pobre Deivid que desperdiçou a facilidade e deu uma chance para a dificuldade. Um toque leve na bola a conduziria a uma linha reta. Não fosse o místico a dar-lhe a direção ilógica. Só pode ter sido transcendental. É o não gol espírita. A administração do Engenhão, solidária ao atacante flamenguista, deveria coçar-se e contratar os velhos caça-fantasmas celebrizados por Hollywood, os ghostbusters. Ou então algum exorcista. Para questões que fogem à carne recorra-se ao especialistas.

No dia seguinte, Deivid não se fez de rogado. Assumiu o óbvio: “Perdi um gol feito”. Prestigiou assim o lógico e deixou para trás a encenação vil que costuma prevalecer nesses casos. Não culpou morrinhos artilheiros, cadarços frouxos ou ciscos no olho. Claro, deve ter revisto e repensado o lance cem vezes. Deve ter pedido aos céus que aquilo fosse mentira, que fosse possível um retorno ao passado para chutar de novo. Prometeu que se fosse lhe dada essa chance, bateria com força, ímpeto, de bico.

O lance me lembrou aquela filme do alemão Wim Wenders: O medo do goleiro diante do pênalti. Agora, o medo do atacante diante do gol. A certeza do gol apavorou Deivid. O simples fez-se complexo. Assim sempre será candidato a imagem das mais inacreditáveis. Com a ação do sobrenatural de Almeida e a omissão do anjo da guarda do goleador, um capítulo de incredulidade inscreveu-se nas águas da Guanabara.



  • luiz felipe

    Achei chato esse texto…

  • gmf-rj

    Gozado como a imprensa só fala no gol perdido pelo Deivid, foi realmente muito triste ver aquele lance, pobre Deivid, vai ter que carregar essa cruz para sempre. Agora sejamos justo, mesmo perdendo o gol feito, ele lutou muito em campo, batalhou, brigou, procurou redimir do seu erro, mostrou dignidade. Agora ninguém falou da atuação Pifia do R10, uma vergonha, não fez nada em campo, e o pior de tudo, não pode ser substituido, pois é estrela e ganha R$ 1milhão e 300 mil por mês para andar em campo, esse sim é uma vergonha. Outra atuação Pifia foi a do goleiro Felipe, falhou nos dois gols, principalmente no primeiro. A defesa é aquela lambança, só tem perna de pau, meio campo nem se fala, Willians, Renato Abreu e Airton, é brincadeira. Concluindo, será que só o Deivid foi o culpado pela derrota do Flamengo?

  • calil

    Deivide é um ex jogador ainda atuando Deivide peça o pinico sai voado seu bosta

  • Medo do gol???!!
    rsrsrs ctza que nunca jogou bola, senão nem falava tamanha bobeira!!!
    e olha que não acho o deivid grande coisa, mas medo do gol???? rsrsrsrs!!
    deve ter escrito isso pra chamar atenção, só pode…. uma pena também!!!!

  • machadoJ

    Parabéns pelo texto!

    Pena que para com o Deivid haja uma solução e mudança para melhor, mas para o R10 fica aquele sentimento de que ele não tem mais horizonte a ser alcançado e que ele definitivamente é um ex jogador em atividade…

    Abs.

  • Triste ver que gente que não consegue entender o texto não entende o “medo” que foi colocado, mais conhecido como “certeza absoluta do gol feito”. Se é pra fazer um comentário desse, melhor ficar quieto… e chato pra quem não entende. Aliás, quem não entende e faz um comentário desse que é chato…

    Quanto ao texto, ótimo como sempre. Deivid errou, mas foi homem de assumir a culpa. Por mais bizarro que tenha sido.

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • Alexandre

    Legal a crônica Valdomiro, é bom ler algo diferente e com personalidade pra variar.
    SRN

  • Nelson Ribeiro

    Não venho aqui para debochar o adversário e nem para endossar ninguém. E nem nada a ver tem o fato de não ser flamenguista. O que devem pensar é o custo/benefício de se ter o Deivid em campo. Erra gols? Erra, mas faz muitos. São bizarros? São, mas até gols as vezes são bizarros. Quem nunca viu um gol de bunda, de cara e de frangos absurdos de goleiros?

    O Félix levava tanto frango mas compensava jogando bem e fazendo defesas milagrosas com muito mais frequência do que não. Por isto foi para a Copa de 70 e jogou muito.

  • tom jones

    Porra mano, ta achando que eh quem ?? o Machado de Assis ??? Vc ta escrevendo sobre futebol, rapa, futebol. Seje homem

  • addamms

    vascaíno ñ tem sorte: deivid perde o gol e a mídia esquece da derrota do FLA… Mas eu acho q vc tem razão em partes… Discordo do termo ‘medo do gol’. Me parece q ele, o deivid, tem dificuldades com a facilidade. Talvez tenha enfrentado tantas dificuldades q a facilidade, não tem graça… sei lá… papo mais psicológico, esse…. rs. Só sei de uma coisa: o FLA perdeu o jogo com o gol perdido do deivid.

  • claudio

    O Daivid não tem medo do gol,ele errou aquilo de proposito pra sair do fla,como la eles não pagam o que deve ele pensou…hum…seu eu errar eles pegam no meu pé e me mandam embora,so que o tiro saiu pela cultatra,o time não se classificou e ele agora aguenta uma enxurrada de criticas..E pensar que ele foi um grande jogador,imagino eu que ele ta dando migue porque no fla as coisas estão uma bagunça e eles estão loucos pra receber e sais daquela zona.

  • claudio

    Imagina se o fla fosse organizado o time seria diferente
    Hj o Corintia esta organizado e praticamente triplica sua renda em relação ao fla.
    Do jeito que as coisas andam o fla pode ser tornar um furacão com grife.

  • O que foi pior nesse caso,foi a derrota que tornou o erro do Deivid ainda maior.Mas ele é guerreiro.Todo mundo critica o D9 mas ninguem se lembra que ele jogou sozinho no ataque por 2 anos enquanto Luxa colocava 6 no meio e ninguem encostava pra ajuda-lo.Joel só colocou o Love com ele pra ter uma desculpa pra escalar 4 3 volantes no meio.R10 eu nem critico.Porque não espero nada dele.O futebol que ele jogou no Barça foi eliminado pela soberba e má vontade com que ele conduz sua carreira.Perder é do jogo,mesmo que seja pro Vasco.Mas massacrar uma pessoa como fizeram com Deivid porque ele perdeu um gol…isso sim é desumano.

    Força Deivid,você ainda vai dar muita alegria a essa nação.

    REXS

  • Inácio Victor

    PELO O AMOR DE DEUS JOEL MUDA ESTA ZAGA CARA, COLOCA O GONZALES SE NÃO DAQUI Á POUCO IRÃO PEDIR PRA VC SAIR FORA DE ONDE NEM ERA PARA TER VINDO, QUE MEIO DE CAMPO HORRÍVEL, ATÉ PELADEIRO SABE QUE ESTA PARTE DO CAMPO É PARA HABILIDOSOS CHEGA DE QUATRO VOLANTES, VOU TE DR UM EXEMPLO COLOCA AI SEU MEIO DE CAMPO LOSANGO CARA, AI VAI…
    MURALHA,WILLIAMS CORRERIA,R10, RENATO, E BOTTINELLI SÓ O LOVE NA FRENTE PRONTO…
    ATÉ PARECE QUE NEM CARIOCA VC VAI GANHAR QUE É O SEU FORTE?

  • Inácio Victor

    DEIVID PELO O AMOR DE DEUS VC NÃO TEM CONDIÇÕES DE VESTIR ESTE MANTO.
    AQUELE GOL ATÉ MEU FILHO DE DEZ ANOS FARIA, VC DEU MORAL AOS ETERNOS VICES OK.

  • Joelmir Pedro Diniz

    Depois dest lance logo logo estara no gremio , poisluxa e daivid nao se largam.

  • marco

    hahahha.. textinho fraco em.. ler isso mostra em voce uma pessoa super frustrada.

    evolua amigo..

  • James Leal Borges

    Parece que Deivid se tornou no Flamengo um predestinado a perder gols incríveis, quando mais fácil parece a finalização ele consegue protagonizar lances bizarros como o de quarta-feira passada, a única solução para esta situação é trocar de clube e verificar se o problema de perder gols quase feitos vai continuar a perseguir o jogador, pode ser que esta passagem pelo Flamengo seja apenas um período infeliz na vida do artilheiro.

  • Paulo Pinheiro

    É a famosa “ansiedade”. Aquilo que um matador jamais pode ter.

    Principalmente se for um atacante de área.

    É nisso que o Romário foi o melhor de todos. Dentro da área ele jamais ficava ansioso. Sim, ele perdeu gols feitos. Mas você não via ele se jogar no chão, desesperado, como o Deivid fez, quando isso aconteciz. Ele fazia aquele sinalzinho da cruz e a defesa podia ter certeza que os problemas dela não haviam acabado.

  • Ricardo Riso

    Prezado, finalmente encontrei um articulista esportivo citando o filme de Win Wenders. Minha lembrança no momento do gol foi imediata. Entretanto, tive pena do Deivid – e como é ruim dizer isto, apesar dos incontáveis gols incríveis que ele já perdeu no meu Flamengo – por que hoje a análise das partidas é extremamente pontual, principalmente na tv que se escora no frenesi da internet. Como bem disse o gbm-rj, o gol do Deivid serviu para deslocar o foco sobre o restante do time do Flamengo, que é ruim, investe pesado em uma estrela que já se apagou há pelo menos cinco temporadas, e somente no final de fevereiro realmente começou o ano com a chegada de um novo técnico. É este o clube que quer disputar um título de Libertadores? Só sendo o mais fanático dos flamenguistas para crer que o objetivo será atingido diante de tantos desmandos. Abraços!

  • glenyo

    E a Flapress (Globo) que enche o saco com aquela bobagem de IFC (Inacreditavel Futebol Clube), dessa vez nem tocou no assunto!! Eu até acho um Deivid um bom atacante, mas nunca pensei que eu iria ficar tão alegre com um gol perdido!!! Como dizem neh: Flamengo é Flamengo!! KKKKKKKKKKK….

  • Fato que deve marcar o Deivid para sempre devia procurar tratamento psicologico urgent.

  • FOI MUITO TRISTE

  • Mustafá

    Texto longo pra falar de um gol perdido, se o jogo estivesse 4 a zero, o gol perdido passaria despercebido, porém, foi o Daivid, O Anselmo Ramom tambem perdeu um desses, agora não adianta chorar o leite derramado, todo mundo perde gol.

  • glenyo

    Vc retiraram meu comentário só porque eu falei da Flapress (Globo). KKKKKKK!!! Esquenta não, vamos continuar falando…. Hah, desculpe se a verdade incomoda…

MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo