Não há libertadores para os torcedores



Quando eu era molecote, nos idos dos anos 80, para acompanhar os jogos do meu time eu recorria ao rádio ou então me encaminhava até o estádio. Partidas do clube na TV eram como a “goiabada cascão” cantada pela Beth Carvalho, “coisa fina, Sinhá”. Lembro-me até do Vanuchi comandando sorteio com globo de metal e bolinhas brancas, bem ao estilo mega-sena, para determinar o duelo que seria transmitido. Muitas vezes esperava ansioso o compacto que seria exibido mais tarde para ver os lances e gols que horas antes eu apenas escutara.

A banalização das transmissões futebolísticas, que inclui até campeonatos antes improváveis, tais como o Russo, deixaram o apaixonado pela bola mal acostumado. Inclusive os mais antigos, que experimentaram em toda a sua maturação os períodos em que os jogos televisionados eram oásis no deserto. Natural que seja assim. Os humanóides adaptam-se bem quando presenteados com mais e mais conforto, mas rejeitam privações. Depois que luz elétrica e telefone foram inventados quem quer viver no escuro?

A indignação de aficionados dos seis clubes brasileiros que disputam a atual Libertadores tem raiz nessa regressão a tempos cavernosos. E ela, contraditoriamente, é imposta por brigas comerciais. Ou seja, o capital, financeiro e humano, que concedeu o luxo das transmissões, é o mesmo que tira.

Em tempos de economia ascendente, com mais gente com bala na agulha para assinar TV à cabo, a “censura” emocional massifica-se. O sujeito pode, claro, migrar de operadora ou gastar tostões do orçamento e mudar sua agenda para ver jogos do time no exterior. Tudo isso exigirá sacrifício extra. Mas não custa perguntar:que direito vale mais, o do torcedor ou os de quem transmite o evento?



  • Interesses comerciais sempre à frente dos interesses dos torcedores. Essa virou a frase que comanda o mundo do futebol atualmente, infelizmente.

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • jpaulo barros

    adorei essa! como pod essa questao d ter q pagar pra v nosso time jogar??? para a maioria é muito dificil o acesso. já é ruim pagar ingresso salgado pro estadio… quem mora longe d sp como fazer pra acompanhar o timao? aí é chato pq o torcedor popular acompanha o time nos piores campeonatos(paulista), contra os piores times e na hora boa nao pod,por causa d direitos d tv…
    realidade que maltrata!!!

  • Roberto

    Agora que a casa caiu para Globo voce vem com esse textinho ai!!!

    Entao por que quando o direito é da Flamidia ela não repassa os jogos pros outros canais…
    Defensor da Globo voce meu camarada, nao me venha com essa, ontem eu fui ao estadio e cheguei 1 e meia da manha graças a esse horario de jogo imbecil que a rede globo inventou por causa de novela!!!!
    Então nao me venha com essa, FOX que segure esses jogos ate o final, que daqui a 3 anos a Globo empurra para população que o Brasileiro é mais importante que a libertadores.

  • Fogão sadio

    é a leia do mais forte, infelizmente reinando tbém nas transmissões televisivas….fazer o q

  • glenyo

    Infelizmente, enquanto não houver concorrência de verdade, a m… da rede globo vai comandar como quer. E se tem uma coisa que ela não quer e não está nem aí, é na transmissão democrática e de qualidade ao torcedor! Ela só vê o interesse financeiro, e acha que não pode aliá-lo a nada…

  • Zedito

    A falta de consideração com quem é o principal interessado nas transmissões esportivas
    é revoltante, sou assinante SKY e pago mais de 200,00 por mês, o futebol na TV tem sido importante lazer no meu cotidiano, tenho Brasileirão A e B, Estadual, PFC. Agora sou informado que não terei a Libertadores na SKY e não tenho, como milhares de assinantes a quem recorrer, pois estou numa pequena cidade e não existem outras opções. Antes a FOX (canal 47) que está na grade da SKY transmitiu jogos da primeira fase, criaram então a tal FOX SPORTES que não está disponível.
    É um absurdo, vou cancelar minha assinatura e prestigiar os canais abertos que passam bem menos mas não cobram. Acho que faltou discernimento aos grandes negociadores, esqueceram o mais importante: os telespectadores.

  • joao

    No Brasil o comercial né , como ja ouvi , futebol virou um programa de tv e os clubes se submetem a isso , o torcedor tratado como gado !

  • Valdir souza

    O Direito é de quem paga para transmitir, e se tem alguém comprando o evento, para transmitir, é porque tem alguem PAGANDO para assistir. Nada disso vem de graça!

  • romano

    O direito que vale mais é o do consumidor, sem ele não há produtos e consequentemente não há empresas!

  • Nos torcedores estamos sendo descartado por uma micharia que os clubes acha que é muito. Quando o verdadeiro patrimonio e riqueza dos clubes somos nos torcedores, que mesmo sabendo que somos inguinorados estamos sempre a espera de tempos melhores.

  • Ado

    A questão é mais complicada que se apresenta.

    Embora eu concorde que o torcedor é a razão, pois é o consumidor final, a TV recebe o que pede, mas paga a mais por isso, revertendo em tese para o clube, que investirá em estrutura e contratações etc.

    E é aquilo, enquanto tiver gente nos estádios às 10 da noite, porque eles mudariam?

  • João

    Bom infelizmente sempre quem sai perdendo e o telespectador que se ve refem das grandes midias simplesmente por conta de interesses comerciais

  • TERE

    Mandou muito bem Zedito……

  • BrunoVR

    a muito tempo ja falo isso,o futebol deixou de ser o esporte do povo,consequentemente cada vez mais o futebol nao é mais o mesmo.

  • Zé Maria

    Lance não é um jornal das Organizações Globo?
    Bom tá explicado o texto… Ah sim vetem meu comentário, demonstrem que nem aqui tem democrácia quando se fala da Globo!

  • Muito ruim a matéria, abordou um ótimo tema, porém parece que ficou com preguiça de desenvolve-lo e acabou deixando a desejar.

  • Nilton

    A Globo deve esta dando graça a Deus que a Fox resolveu fazer a transmissão no canal proprio este ano, pois se tivesse sido no ano passado correria o risco da Fox fazer uma parceria com a Record e compra o pacote inteiro do Brasileirão.
    Nesta questão estou com a FOX, se as TV paga sempre acrescentassem novos canais seria bem melhor que sempre teria novas opções.
    Agora os Canais BandSport e SporTv teram mais espaço para passar outras competições nacionais de outras modalidades.

  • Ricardo

    Sou assinante da sky e agora tambem fiquei sabendo que nao passar a libertadores, tenho mais de 10 anos de sky….é um absurdo….. voy cancelar é a melhor forma.

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo