O que é que o Adriano tem?



Em recente coluna na Folha de São Paulo, a jornalista Eliane Cantanhede, diante de mais um episódio em que o senador José Sarney mostrava ter um poder esquisitamente grande no pais, questionou em sua coluna: “O que é que o Sarney tem?”. A pergunta, que originalmente queria desvendar os atributos da baiana, na música de Dorival Caymmi, já tem o seu personagem no futebol. Afinal, o que é que o Adriano tem? Por que técnicos, jogadores e, acima deles, os clubes, passam tanto a mão na sua cabeça? Por que quanto mais problemas ele cria mais recebe o raro afago cristão em um esporte essencialmente pagão?

Em tempos que começam a ficar remotos Adriano mostrou instinto de artilheiro. Corpanzil hostil, deslocava, amendrotador, os zagueiros, e, com potência nos pés, estufava redes. Pelo alto, com força física e aptidão, cabeceava também para o barbante. Em suma, fazia o que o povo gosta: Gol! Tivesse seguido assim, qualquer clube o desejaria. A cobiça seria naturalmente grande. Mas isso, como bem ressaltei, é passado! Ao menos de cinco anos para cá o atacante foi uma caricatura de jogador. Na Copa de 2006, dividiu com Ronaldo as notícias de sobrepeso e excessos alimentares. As manchetes com seu nome estariam muito mais bem ilustradas em cadernos de polícia e fofoca. Bebida, confusões com namorada, foto com supostos traficantes e, pasmem (!!), até tiro estão no cardápio. Mas futebol mesmo que é bom… Sua forma física está sempre ali, rogando por quatro, cinco quilos a menos (segundo o discurso repetido pelo próprio).

Diante dessa teia de não futebol, o que fazem grandes clubes? Abrigam Adriano em seus braços, dão leitinho e ainda o fazem ninar! Na Inter de Milão, Mourinho, cuja fama é de durão, teve paciência de dar inveja a Jó com o atacante. O Flamengo, saudoso de sua criatura, o trouxe de volta em meio às suas ameaças de abandonar a carreira por depressão, crise existencial, essas coisas da alma e psiquê humanas. Vá lá que foi importante no título brasileiro do Rubro-Negro, mas às vésperas das rodadas finais queimou o pé em um escapamento de moto e ficou fora, em roteiro para revistinhas de anedota do Ari Toledo. E ainda teve a Roma, onde pretendia refundar o império de Julio Cesar, Nero, Trajano, Calígula e outros… Pois esse novo império foi vazio, sem gols, sem nada. E aí o Corinthians o escolheu como sucessor do Fenômeno. Na temporada, uma nova lesão e aparições tímidas. Um gol decisivo contra o Atlético-MG, mas gol decisivo o peruano Ramirez também fez, contra o Figueirense, assim como trilhões de jogadores já fizeram na história anciã do jogo de bola.

O paternalismo no nosso futebol talvez explique tamanha paciência e compreensão. Não houvesse essa docilidade e provavelmente Adriano experimentaria a ruína definitiva de sua vida. Mas essa paternalização só pode ter fundamento em ideias humanitárias, porque retorno financeiro e visibilidade cada vez o atacante dá menos a quem o tem em suas fileiras. Ou então, Adriano é um sujeito tão carismático, tão querido, que os amigos dão-lhe os braços e garantem seu sustento milionário mesmo sem jogar. O fato é que algo misterioso o Adriano tem!!!



  • denise

    A questão é que não há união dos clubes brasileiros em relação a este tipo de postura dos jogadores. Saiu do script? Manchou a imagem do clube por mau comportamento extra campo? Contrato rescindido e fim de papo. O problema é que no dia seguinte SEMPRE vai ter um outro clube contratando e bajulando a figura, o que faz com que os “atletas” pouco se preocupem em manter um postura decente fora das quatro linhas. Se todos os clubes fechassem as portas, talvez eles pensassem duas vezes antes de fazer M.

  • josé humberto

    o que ´e que tem Adriano,que a diretória do corinthians já não mandou esse cara embora,não deu retorno nenhum ao time só atrai problemas.

  • Vinicius Posterari

    Valdomiro,

    Belo texto pra tentar desvendar o que esse gordo irresponsável “representa” para o futebol e os clubes…

    Sou corintiano e, para manter a coerencia, não gostei da vinda dele. Pra mim, um ainda (?!?)potencial candidato a gangster, sem nenhuma duvida goleador, mas que chuta, domina, dribla, com um pé só. Pra mim não servia na seleção brasileira, assim como não serve no Corinthians…

    Só uma correção simples, o gol do Cachito foi no Ceará…

    Abs

  • Raimundo Guedes

    O Adriano tem a seu favor, o AMADORISMO POPULISTA dos dirigentes do futebol em quase todo o mundo. Estes dirigentes, estão quase sempre muito mais interessados em aparecerem na FOTO, do que com o caixa dos seu clubes.
    Só isso pode explicar tantos negócios defitários.
    Pergunto: Como empresários de sucesso que são quase todos, eles contratam “ADRIANOS” em suas empresas??
    DUVIDO…

  • CHARLES FLA

    o problema do Adriano foi conviver com o Leandro Castan qui ensinou o imperador a atirar kkkkkkkkkkkkkkkk

  • luis fernando

    o que é que o adriano tem ? na verdade o que é que adriano não tem , adriano não tem mais vontade de jogar , adriano perdeu toda sua vontade de jogar bola é isso que adriano tem

  • Fiel Torcedor

    Na minha opinião o Adriano é muito bem apadrinhado no corinthians, além do Andrez e o Ronaldo, outros muitos ganham com ele no clube, acredito que seu empresário não tem o que reclamar, pois, deve receber dobrado pelo Adriano, infelizmente nós torcedores temos que aguentar um ex-jogador vestindo a camisa do clube e servindo de péssimo exemplo para as crianças que torcem e tem nestes ex-jogadores um péssimo exemplo.

  • Leandro

    Valdomiro, sou muito fã da sua coluna. Você escreve como poucos. Seus textos são de fascinar de tão bons que são.
    Gostaria de ver um blog seu sobre variedades. Com assuntos variados do cotidiano.
    Parabéns e continue assim!

  • E UM VERDADEIRO COMEDIA ESSE ADRIANO,,,,,COMO UM CARA CONHECIDO MUNDIALMENTE NO FUTEBOL,NAO TEM VERGONHA DE SAIR EM MANCHETES DESSE NIVEL,,,PARTE POLICIAL,,,,,SEM PERSONALIDADE E SEM CARATER DE UM PROFISCIONAL.,,,QUE EXEMPLO ELE VAI DAR P/ SEUS FILHOS ,SERA QUE ELE VAI QUERER ESSA IMAGEM E ESSE TIPO DE VIDA P/ SEUS FILHOS,,,,E DE DAR PENA,POR QUE O CARA NAO SABE MEXER COM DINHEIRO COM QUE TEM,,,ESTA JOPGANDO TUDO FORA O QUE GANHOU,E DEPOIS VAI CHORAR,,,E OLHA LA,SE DER TEMPO,,,SE NAO ACONTESCER COISA PIOR…NEM DEPOIS DO EXEMPLO DO GOLEIRO BRUNO,O CARA NAO SE TOCA,QUE ESSA VIDA ,E ROBADA,,,,SAI FORA DESSA VIDA ADRIANO,SE JUNTA A PESSOAS BOAS,,,,SUA FAMILIA QUE SAO EVANGELICOS(SEUS PAIS),,,ESSA TURMA QUE VOCE CONVIVE ,SO QUER O SEU DINHEIRO,,,ATE AS MULHERES QUE O CARA PEGA,E SO DE BAIXO NIVEL,TUDO BOMBADA E PESSOAS BAIXAS,,,,,,,AINDA A TEMPO,,TALVES SEJA A ULTIMA.ESTA TENDO MUITA OPORTUNIDADE DE MUDAR DE VIDA,,,MAS A OPORTUNIDADE COSTUMA FECHAR AS PORTAS,,,COMO UM CAIXAO,DEBAIXO DE 7 PALMOS OU NUMA CELA DE CADEIA,COMO O GOLEIRO BRUNO.

  • Vinicius, tem razão sobre a informação. Vou corrigi-la. Abraços e obrigado

  • Paulo Fernando

    Falta de profissionalismo. Esse cara ja vem fazendo m… a mto tempo. A.A. é o ideal pra ele. Abrç a todos.

  • Everton Martins

    Daqui a uns dias, ele aparece com cara de coitado, diz que ta triste, deprimido e todos passam a mão na cabeça dele, dizendo que é um bom rapaz e precisa de apoio.

  • Fogão sadio

    eqto tiver clube q o contrata, ele irá continuar a aprontar. Primeiro o indivíduo tem de ser homem, depois atleta e depois, jogador de futebol…adriano tem mercado e então, ele nunca se sente “ameaçado”. E outra: ja ta em fim d carreira, não aprende mais….

  • cara sou timao mas alem de tudo realista,o adriano tem um nao sei o que que nao o tira da equipe,aprontou no flamengo e agorta no corinthians,ele ja devia estar na geladeira ha muito tempo,mas por uma estranha coicidencia nao joga vai pra balada,apronta e continua la,eu me lembro que ele falou no inicio que ia mudar nao mudou e aprontou mais uma. po gente manda este cara embora antes que os outros jogadores tomen gosto e saiam atirando nas maos das marias chuteiras por ai

  • Reinaldo

    Diretoria do Timão: continuem o profissionallismo que estão começando a apresentar. Mandem esse cara embora. Peguem a fortuna que pagam pra ele por mês e contratem um craque que de retorno. Ainda bem que fez aquele gol contra o Atlético senão o prejuízo seria de 100%.

  • Savio

    Pessoal, sou flamenguista, e dei graças a Deus quando a Patrícia Amorim, juntamente com a Diretoria do Flamengo tomou a atitude de barrar a volta desse baderneiro lá do Roma para a Gávea… foi talvez a única decisão sábia tomada por lá nos últimos tempos… os corinthianos não pensem que é despeito com o timão, mas esse sujeito é uma mala sem alça tenebrosa… o Corinthians precisa abrir o olho com ele… pode dividir o elenco do time… Na minha opinião, em relação ao TÍTULO BRASILEIRO DO MENGÃO EM 2009 o grande hérói foi o DEJAN PETKOVIC, ao lado do nosso querido ANDRADE… essa mala, apesar dos 19 gols e da artilharia, nos momentos decisivos nos deixou na mão, como foi citado lá em cima… abre o olho Corinthians!

  • é vcs desse jornalzinho de merda e toda essa midia de bosta desse pais,que não tem noticia pra colocar e o adriano vira o centro das atenções..toda hora esse lancenet de bosta coloca especulações furadas e que nunca dão certo..por isso que o jornal é de quinta é só tem blogueiros de quinta categoria!!

  • carla maria

    É Adriano, o futebol é realmente uma benção. Balada, putaria … tinha que dar uma picareta para esse sujeito para ele saber o que é realmente trabalho …

  • francisco canuto

    ele assim como aquele bandido que mandou matar a garota e dar para os cachorros se acham acima da lei.

  • MARIONET

    O QUE ELE TEM HOJE NÃO INTERESSA ´PARA QUEM GOSTA DE FUTEBOL, DE FUTEBOL, E NÃO ESSA PATIFARIA QUE MOVIMENTA O MUNDO ODS CANALHAS ÁVIDOS EM GANHAR DINHEIRO EM PROL DE QUALQUER COISA, PODEM ENTENDER DE FINANÇAS MAS NÃO GOSTAM DE FUTEBOL, MAS NISSO TUDO COM CERTEZA PODE-SE DISSER O QUE ADRIANO NÃO TEM, PROFISSIONALISMO, VERGONHA NA CARA, SENSATEZ, RESPONSABILIDADE, SER HOMEM DE VERDADE E ATITUDE DE UM APESSOA DE BEM , INDEPENDENTE DO CLUBE O IDEÍA QUE ELE DEFENDA TEMOS QUE ACABAR COM ESSE UFANISMO PELO MAL CARATISMO, PELA BENEVOLÊNCIA A BANDIDAGEM, PELA ANARQUIA DAQUELES QUE SÓ QUEREM SE DAR BEM, QUANDO SEREMOS UMA NAÇÃO DE VERDADE, E NÃO UMA PILHA DE GENTE A SOMBRA DESSES ADRIANOS DA VIDA, CADEIA É POUCO PARA ELES.

  • bruno

    adriano é reflexo do mundo ou ninguem tem dindin no banco e oq fazem com o dindin do banco?acorda vcs né!vai le a bibia vai!

  • Eder de Oliveira

    O SONHO DELE É JOGAR NO TOLIMA

  • Adriano

    Adriano é um ser humano que não soube lidar com a fama e dinheiro como tantos outros,mas diferente dos demais ele se destacou em um esporte que ignora a racionalidade e é extremamente passional.

    Como exemplo se ele marcar um gol do titulo pela libertadores pelo Corinthians ele se tornará um grande idolo e colocarão para baixo do tapete o lado marginal do mesmo. No futebol é assim ainda mais no BRASIL !!!

  • Mr.X

    Era um favelado, pobre e sem cultura. Virou jogador de futebol, ganhou e ganha milhões, de maneira fácil, então esperar o que desse indivíduo que não pensa. Infelizmente vai encerrar precocemente sua carreira e até talvez com algum dindin no bolsdo, porque do jeito que torra nas farras, logo logo estará falido, daí qeu quero ver se os “amigos” de hoje das baladas vão continuar seus amigos e principalmente as “amiguinhas”. Infelizmente Deus dá asas para quem não sabe voar.

  • Luciano

    Concordo com você Dercy, toda hora eles mandam notícia furada para vende o jornal…e praticamente quase tudo é errado,ai eles ficam atirando para todos os lados para ver se alguma notícia eles acertam…cruel esse jornal…só leio para rir mesmo hehehehehehhee

  • sandrofla

    Temo pelo Adriano pois assim que parar oficialmente de jogar presenciaremos notícias mais graves… .

  • Inácio Victor

    O QUE EU ACHO ENGRAÇADO NISSO, O SUJEITO QUANDO É PRA SER CONTRATADO POR UMA DETERMINADA
    EMPRESA O PESSOAL DO RH VASCULHA TODA SUA VIDA, SE TIVER ALGUMA COISA DE MÁ REPUTAÇÃO ELES NÃO TE CONTRATA, COM JOGADOR DE FUTEBOL É DIFERENTE, QUANTO MAIS M…
    OS CARAS FAZEM MAIS TEM MERCADO, É O PATERNALISMO QUE IMPERA!!!

  • TNT

    O que o Adriano tem? Falta de vergonha na cara! Junta-se isso a má profissionalização do nosso futebol. Bingo! Ele tinha que ser banido e execrado!

  • Marcel de Barros

    Ele tem é alma de bandido, se não fosse jogador, seria o que? Depois da foto com metranca na mão ao lado de chefe de tráfego e doar motocicleta a traficante, agora estar no carro armado(só uma pergunta, andar armado não é inafiançável?)É alguma novidade? Muita hipocresia sa imprensa ficar surpresa com tal notícia!

  • Marcel de Barros

    Engraçado o Dercy (26/12/11 às 21.46hs) ofende o jornal, e vocês publicam, eu dou minha opinião baseada em fatos e vocês pedem moderação? Não vou dar mais opinião nenhuma nessa coluna!

  • Artur

    Dinheiro, lógico. Se fosse um fudido qualquer, como um gari, balconista, pedreiro, etc… e chegasse bebado , ou arrumasse tanta confusão, queria ver alguém passar a mão na cabeça dele. Mas, quem tem dinheiro pode tudo, assim como o Ed imundo que matou 3 e não ficou nem 2 dias preso.

  • Alisson Gyn

    Adriano. significado desse nome problema, confusão, não entendo como ele tem a cabeça oca.o cara tem tudo, que uma pessoa podia querer, talento absurdo pro futebol , mas não pensa so faze merda.todo time teria que fazer um contrato de risco com ele so recebe se jogar e não se meter em confusão mas os times faz o contrario da um salario astronomico e elem de tudo aceita toda besteira que ele faz.so acho que ele é um verdadeiro babaca.

  • PEDRO JR

    Cara, o Adriano não foi “importante” como vc fala no título do flamengo, ele simplesmente foi indispensável, sem ele o fla não teria ganho aquele brasileiro saca? portanto, não é há seis anos que ele não joga, é há 2, pois em 2009 ele jogou demais!! Vcs da imprensa paulista não acham isso, claro, pq vcs só enxergam, jogadores dos times daí!!Se ele tivesse feito pelo corinthians em 2009 o que fez no flamengo, vcs de Sao Paulo diriam que ele é o melhor do brasil, como foi no flamengo…

  • luis

    É VERDADE QUE ADRIANO ESTEVE EM VÁRIAS SITUAÇÕES COMPROMETEDORAS
    PORÉM DESTA VEZ, NADA FOI COMPROVADO, ESTÃOM IGUALZINHO QUE CERTOS JORNALECOS
    ONDE PUBLICAM INVERDADES E AS PESSOSAS TEM QUE CORRER PARA PROVAR A INOCENCIA.
    OR JORNAIS E JORNALISTAS NÃO AQUELES QUE GANHAM DIPLOMA NO BINGO, EM FACULDADES DE DUVIDOSA QUALIDADE.
    “ÉTICA SENHORES JORNALISTAS, ÉTICA”
    FOI PROVADO QUE ADRIANO DISPAROU? A MULHER JÁ ESTEVE ENVOLVIDA EM CONFUSÕES
    SEGUNDO O DELEGADO, VAMOS ESPERAR SR. EDITOR ANTES DE JOGAR ESCREMENTO…

  • Fica Adriano, para sempre !!!!!!!!!!!!!!!
    continue se achando no direito de fazer o que bem entender no Toliminado, continue fazendo bem o que der na telha, daqui uns dias “uma fruta podre” irá contaminar as outras frutas e o Toliminado vai cair e muito de produção.

  • Nelson Valentin Buonomo

    Esse Adriano, não tem comprometimento, não tem respeito pela sua profissão e pela sua torcida, esse cara tem problema, essa historia de sair do Inter e vir para o Brasil dizendo que não estava bem, depois volta pro Roma e apronta de novo , ai vem pro cuuuurintia e apronta de novo, é bem a cara do curintia esse Adriano….eles se merecem….ainda encontra com esse fanfarrão do presidente do cuuuurintia que só fala asneira….

  • O Adriano já era p/ o futebol,um jogador q ganha o q ele ganha,p/ fazer um mísero gol,e aparece mais nas páginas políciais do q em páginas de esporte fazendo gols,ele já não tem mais vontade de jogar e é um custo benefício muito caro,foi por isso q a Roma e a Inter dispensaram ele,mais no Brasil sempre vai ter um clube qrendo contratá lo,é só sair do Corinthians q logo terá um clube grande qrendo contratá-lo,mesmo sabndo dos riscos q é ter ele num grupo além de ser um PESSIMO
    exmplo.É por isso q o futebol brasileiro é uma BAGUNÇA.

  • washington

    adriano joga no corinthians ou no flamengo mesma merda dois lixos. no Rio time de favelado em são paulo time de ladrão, o que espera de um time onde fala errado e certo em.

  • junior

    a policia ja provou que o adriano e culpado pelo tiro??

  • Até quando continuarão dando chances pra alguém que comprovou não merecê-las e não aproveitá-las, enquanto outros bem mais merecedores que o “Imperador” aguardam por apenas uma e nunca a tem?

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • Thiago

    Que ele tem talento ninguém duvida , que tem estrela também não , o que ele não tem e celebro era para ser um dos melhores do mundo , no auge foi muito melhor que Neymar , Pato etc , mas faltou cabeça e se perdeu ,infelizmente acho que não tem mais salvação.

  • Ado

    As pessoas ainda acham dirigente de futebol amadores. Eles são profissionais, mas o ramo deles é a corrupção. São portanto, corruptos profissionais em busca de oportunidades de desviar dinheiro de patrocínio e etc.

  • jessé

    o Adriano tem é q tomar vergonha na cara e enxergar q ja se aposentou a tempos,com ele ,os clubes brasileiros tbem tem q enxergar nele um ex jogador com status de jogador e para de dar chances a esse sem caracter e fica acabando com a imagem de todos os clubes q passa…se eu for ficar aqui escrevendo seus feitos negativos,acabo com meus dedos…

  • o troxao do dercy. o adriano e um artista da bola .se ele apronta que nao e mentira a impresa tem mais e que noticiar as falcatruas do cara. e se continuar assim vai ser igual o nosso glorioso garrincha.valeu lanceeeeeeeee

  • PARA SE CONQUISTAR O MUNDO HÁ QUE SE ATRAVESSÁ-LO

    Mas é fácil saber o que o Adriano tem. Ele tem a “cara” do CHEN Libertadores e CHEN Mundial.

  • Ademir Santino de Lima

    O que Adriano tem? Dinheiro só dessa forma ele consegue se livrar dos erros de conduta que esta sempre cometendo.
    Ele é o reflexo da impunidade aos homens que tem o dinheiro…
    Cuidado Adriano, qualquer dia desses você poderá virar companheiro do Bruno (goleiro) na cadeia…
    E ai poderemos afirmar que o Flamengo é literalmente celeiro de craques…

  • Alex

    Que deus me perdoe mas o Adriano é um cara que não merece o talento que tem…

  • Ademir Bizoto

    Adriano é a pura realidade de 80% de jogadores Brasileiros, eles gostam de baladas, muitas mulheres, e cerveja !!!!!

    Este é um que nunca poderá dizer que não teve sorte na vida !!!!

    Ademir Equipe http://www.hiperesportes.com

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo