Chegou a hora dessa gente bronzeada ser mais humilde



Deveria constar da cesta básica dos brasileiros um saquinho de chá de humildade quando o assunto é futebol. A empáfia está começando a virar um câncer por aqui a corroer nosso jogo de bola. Olhamos apenas para nosso umbigo e cegamos para o que acontece em volta. Aí vem o susto: a Seleção ou um time nosso toma um vareio e ficamos pasmos, como se não fosse a expressão do óbvio que narcisicamente ignorávamos.

Antes do Mundial de Clubes, muitos, mas muitos mesmo, criam numa igualdade de forças entre Santos e Barcelona. Essa percepção, agora vista como dantesca, deve-se à teimosa, e falsa, ideia de que o futebol nacional é o Éden, com suas árvores frondosas de craques. Estariamos, por destino manifesto divino, vocacionados a sempre fazer suar os bárbaros que nos tentam tomar o trono de reis do futebol. Neymar, cujo talento é nítido mas de história ainda doméstica demais, era colocado em pés de igualdade com Messi, em vias de ser eleito pela terceira vez consecutiva melhor jogador do mundo. Típica presunção pacheca!

Houve quem, talvez inspirado em algum comediante, apelidasse o jogo de “clássico do século” (???). O presidente santista chegou ao cúmulo da irrealidade ao dizer que o favorito era o Santos. E, para completar a ópera bufa, Muricy Ramalho decretou: Guardiola só será 10 quando dirigir um time brasileiro.

Ser humilde é enxergar o que está diante do nariz. A Seleção de Mano Menezes vem tomando sova das grandes forças e foi um fiasco na Copa América. Não há uma equipe nacional que consiga trocar metade dos passes que o Barcelona troca em 90 minutos. Para mudar é preciso abolir os clichês: o Brasil é sempre favorito, nossos jogadores são especiais e nossos técnicos os melhores. Humildade para renascer!



  • antonio fausto andrade

    concordo plenamente, precisamos calçar as sandalias da humildade, lembro que antes da final do mundial aqui no Brasil o lateral Léo ao ser perguntado sobre o Barcelona disse quero ver se são tudo isso, e no jogo vimos o que aconteceu, 3 gols pela av. Léo, outro reporter comentou que se o Neymar ficasse mamo a mano com a defesa do Barça deixaria eles sentados, como se não tivesse craques do outro lado que pudessem fazer o mesmo, ai vimos o que aconteceu realmente a defesa do Barça ficou sentado mas descansando, pois Neymar nem pegou na bola, precisamos acordar para a realidade e saber que faz tempo que deixamos de ser o melhor futebol do mundo

  • Guilherme

    O Barça só se dá o luxo de errar o último passe. O Barça marca em cima, na saída de jogo, até o Messi acompanha. Aqui, o Douglas, o Diego Souza, o D’Alessandro, esses “camisas 10” são desobrigados de marcar, deusolivre um técnico colocar para acompanhar um lateral na saída: fazem um rebuliço, começam a boicotar e daí vem esses abobados “cronistas” dizer “tem que colocar três volantes para liberar o fulano!!!”. Daí o Presidente do clube contrata um monte de volante tosco, laterais que só marcam, e que erram todos os passes. Recomeça o círculo vicioso. Temos que desvincular a idéia de que possam existir jogadores que não marquem. Daí qualquer esquema tático funciona.

  • Marcelo

    Ótima matéria, parabéns!

  • Marcelo

    A imprensa, exceção apenas a ótima ESPN, leva tudo no oba-oba, não tem coerência alguma, deixam de ser jornalistas e tornam-se torcedores, bairristas, insensatos e impáfios. Salvo alguns poucos nomes que curiosamente não tem lá muito espaço na mídia, precisam todos de uma reciclagem urgente.

  • Kleber

    É isso aí mesmo cara, a imprensa esportiva com grande espaço e com pouca programação se resume a discutir apenas futebol, o resultado, é endeusar os jogadores daqui e essa ilusão é consequência. Hoje em dia jogador já sai da base se achando o tal… Isso é uma piada!
    Ótimo texto, parabéns!

  • Paulo

    Pode reparar que o Barcelona não erra passes.Correto?
    Um ex jogador do barça , Sylvinho deu uma entrevista dizendo que desde a epoca que jogava no barça , a filosofia era que só desse o passe para o companheiro se tivessi a certeza que ele iria ter a bola nas melhores condições.Se não tivesse como efetuar o passe , voltaria a bola para defesa , pra recomeçar o jogo.

    E que para o Barça receber a bola do adversário é preciso fazer faltas , porque assim o time tenta jogar a bola na area e sendo assim volta com muita facilidade;

  • LEANDRO

    pra começa suas metaforas nunca vão chegar perto de nietzsche – se esse foi o seu ridiculo proposito e em segundo lugar sinto uma pitada de preconceito nesse ” gente bronzeada”.
    não tenho nada contra seu trabalho, não te conheço e não leio sua coluna ou seu blog , apenas
    baixa a bola e tome cuidado afinal você é pago pra fazer o que faz.

  • Everton Martins

    Pior foi o Léo dizer que o Barça nunca teve um Neymar pela frente, e que se marcasse o Neymar, viria o AROUCA de trás. Depois ele mesmo (Léo), disse que são 11 contra 11 e que as chances seria iguais para os dois times, e pra completar o festival de arrogância, o Ganso em um comercial da GLOBO em que dizia: ” NÃO TENHO MEDO DE NINGUÉM “. Enquanto isso, os jogadores do Barça ficaram tranquilos, quietos, respeitando o ” PODEROSO SANTOS “, e esperando começar o “JOGO” ( que para eles foi um treino ) para mostrar quem são os melhores….

  • marcos

    Ja estão delirando,daqui a pouco vão falar que o brasileirão e uma enganação e a libertadores pior parem de bobeiras,o Barcelona e o melhor time do mundo e esa anos luz na frente de qualquer equipe,e so ver os resultados ganham quase tudo e ainda são a base de uma seleção campeã do mundo e hoje lider no ranking da FIFA,eles são o barcelona e não o futebol europeu,mesmo porque dão surra em quase todas as equipes que enfrentam.
    se o santos esta destruído por ganhar títulos e enfrentar o barcelona e perder de 4×0,imagina o real madri que sempre chega forte pro duelo e maior resultado que consegui foi 1×0,fora as surras de 5×0,2×0,3×1….
    agora o neymar e a maior enganação so ganha e faz gols em timecos (corinthians,sao paulo,Vasco,Botafogo,fluminense,etc…esses são por acaso timecos..)
    os caras são foda so isso,e nossa seleção está mal formada e com um técnico horrível.
    barcelona está caminhando pra ser o time perfeito assim como o Santos de pele ,o flamengo de zico….Parabens pra eles.

  • Robert

    Concordo plenamente Guilherme . O jogador brasileiro é tão mala e presunçoso que acaba achando que resolverá o jogo em qualquer instante , e esquece que o atual n° 1 do mundo corre o campo todo se for preciso e resolve praticamente 95% dos jogos em que entra no campo . Brasilzão Humildade 0 !!!!!!!!!!!!!

  • Marcelo

    Seu texto diz tudo, simplesmente perfeito, tanto a seleção como os times brasileiros estão nivelados a medianos e a maioria da imprensa sempre criando craques de mentira, não pode passar o pé em cima da bola que já é craque, esse Neymar é um Robinho da vida, lá fora não joga nada porque o futebol é muito melhor que o daqui.

  • Jose

    Leandro,

    Cala a tua boca e para de falar besteria. Para quem ‘nao conhece, nao le’ etc…vc parece saber muito a respeito dele. Alias, que comentario mais estupido (‘tome cuidado afinal você é pago pra fazer o que faz’.), hein? Vc esta ameacando o cara?? Deve ser do PT…

  • ligia carvalho

    Concordo com o Marcos….Barcelona não ganha só de times do Brasil, mas de todos os outros também!!

  • Wellington

    Que flamengo de Zico Marcos! O Flamengo de Zico ganhou apenas uma libertadores e uma copa intercontinental, Era um time acima da média, mas longe de ser comparado com o barcelona que ganha tudo que disputa. Quanto ao Santos de Pelé eu não comento, pois não vi jogar.

  • milton

    Concordo, mas concordo muito com esse texto, parabéns… Eu tenho 42 anos vi a seleção de 82, o Milan de Arrigo Sachi, com Rikjaard, Gullit, e Van Basten, e agora tenho o privilégio de ver o Barcelona jogar, e pelos meu pai e avô, ouvi e vi algumas coisas sobre a seleção de 70, santos de Pelé, real madrid de Di Stéfano…temos de aprender a reverenciar o bom futebol, onde ele esteja, no Brasil, na Argentina, na Europa, onde esteja…e concordo, já não somos os melhores do mundo desde a copa 82…por exemplo: as pessoas lembram mais essa copa do que a copa de 94, que se não fosse por Romário, nem lembrariamos que eles ganharam, viva o bom futebol, bem jogado, mesmo perdendo o carrossel holandes, é mais falado e comentado que a própria Alemanha 74 que ganhou aquela copa, viva o bom futebol, mesmo perdendo sempre será lembrado, chega de futebol força, futebol resultado, que volte o futebol espetaculo…

  • Daniel

    Perfeito texto… o povo brasileiro é o mais besta da face da terra. Se supervaloriza demais… comparar Neymar a Messi é o cúmulo! Neymar é um grande jogador em formação e só… não é esse Deus que estão pintando… o cara faz aqueles penteados ridículos, os programas de esporte ficam passando ele desfilando de cueca, no iate, na balada… ah…. Nunca tinha notado, mas agora é nítido… os argentinos é que sempre tiveram a fama de arrogantes, mas atualmente é nós que estamos ganhando esse título. Aliás, a única coisa que estamos ganhando…

  • joaquim vlilela de carvalho neto

    Gente bronzeada……ta de sacanagem? não basta ser um merda de um derrotado fracassado e com complexo de inferioridade, ainda tem que repetir expressão que gringos usam quando querem ofender brasileiros!!!!! vai lambe sabão rapaz!!!!!!

  • Ricardo Fazzio

    Você deveria falar isso para seus colegas do Lance!

    Muitos deles enaltecem o futebol brasileiro de uma forma tão irreal, ilusória, que eu me sinto lendo um conto de fadas.

  • walisson alexandre

    olha,o santos tem um bom time, talvez melhor do que o propio atual campeão brasileiro, so que ah arrogância de alguns jornalistas,como da globo e da rede bandeirantes me enojam,trataram a equipe do santos como de fosse a da década de 60,e no meio do ano ja estavam falando que Neymar era mais completo que Messi, e que era questão de tempo ele superar Pelé.
    créditos para o propio Neymar que reconheceu a superioridade catalã,que foi demonstrada dentro de campo,Só restou a imprensa destacar a superioridade imensa que o barça tinha, até parecia que eles não sabiam, pois o mesmo ganhou dos galáticos madrilenhos enumeras veses , do Milan no san ciro ,e do Manchester no Wembley, e o Santos ? ganhou de quem e a onde ,na libertadores ,
    ai me pergunto de onde vinha a esperança da imprensa ?

  • sidão

    Você deveria dizer que a imprensa também deveria tomar desse mesmo chá. Comentaristas, colunistas, repórteres, na sua grande maioria opinam de acordo com suas preferências clubísticas ou conforme os resultados das partidas, ou seja, puro oportunismo, como se vê 4m suas palavras. Tivesse o SANTOSFC ganhado do Barça, estaria vc aqui comentando de outra forma, elogiando o Brasil e detonano o futebol europeu. Neymar deve ser mesmo uma porcaria, é por isso que o próprio Barcelona, tão famoso por apostar em suas categorias de base, quer comprá-lo. A seleção está passando por uma renovação. Quando chegar a copa de 2014 e o Brasil for campeão com o pé nas costas, vc vai dizer que o Brasil é o melhor futebol do mundo. Mais do mesmo.

  • Jackson Penta Coringão

    Nunca Vi Ninguém Falar Palavras Tão Verdadeiras Em Uma Matéria !

    Flow Cara

  • MarioG

    o flamengo de zico, time perfeito… huahuahuahuahuahuahuahuahuahuiahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua

  • CHARLES FLA

    CONCORDO PLENAMENTE, A MIDIA FICA IDOLATRANDO CERTOS JOGADORES QUI NAO TEM TANTO TALENTO ASSIM, NEYMAR É UM BOM JOGADOR? É MAIS NAO É GENIO COMO FALAM, GANSO É BOM? É MAIS NAO O ULTIMO BISCOITO DO PACOTE,, VAMOS OLHAR MAIS PRO BRASIL TODO E DAR VALOR,, O OSVALDO DO CEARA É UM JOGADORAÇO E NINGUEM FALA DELE, O THOMAS DO FLAMENGO VINDO AII FORTE, A IMPRENSA PRECISA SE RECICLAR POIS ULTIMAMENTE SÓ VEM PASSANDO VERGONHA

  • Kleber

    Verdade Marcelo, a ESPN é uma excessão… Além de serem os mais sensatos eles embutem a cultura na programação esportiva.

  • ronaldo

    Pior que a humildade que se abateu sobre os santistas depois do jogo eh passageira. Daqui a pouco surge uma ou outra promessa no país e, novamente, a soberba toma conta. Houve uma cegueira coletiva antes dessa decisão, isso sim, pois as pessoas, com a empolgação, fecharam os olhos para o óbvio: o barcelona eh MUITO, MAS MUITO MESMO, melhor que QUALQUER time do mundo da atualidade. Eh lógico que o confronto de gerações eh impossível, só vale no imaginário, mas páreo para esse time, do Brasil, só o Santos de Pelé e o Flamengo de Zico.
    Do exterior, o Ajax de Cruyf e, com alguma ressalva, o Milan de Gullit e Van Basten. E é só!!!!!!!!!!!!

  • Julio Cezar

    Corrigindo Vsa. Senhoria, não há equipe no mundo capaz de trocar a metade dos passes reocados pelo Barcelona entaum, tbm ñ é bm assim essa lavada diagnosticada por vc.Bota klker time classificado para a libertadores e da jogo duro contra os europeus, excetuando o Barça q é um fenômeno.

  • washington

    ME FEZ LEMBRA O JOGO CONTRA O BOTINHA EM 1995, SANTOS FALOU QUE IA SER DE QUATRO PARA LÁ. MAIS FICOU NA MINHA MENTE MESMO FOI VER UM TIME NO QUAL TEM PELÉ COMO SUA REFERENCIA FAZER AQUILO.

  • Ricardo Lopes

    QUER IMITAR O BARCELONA? FÁCIL. CONTRATA 8 CAMISA 10 E COLOCA NO TIME. MAS TEM Q DAR UM NUMERO DE CAMISA DIFERENTE PRA CADA UM. SEGUNDA COISA: TODOS TEM Q JOGAR BOLA. NAO EXISTE UM “CAMISA 9” Q FICA PARADO DENTRO DA ÁREA ESPERANDO OS PARCEIROS JOGAREM A BOLA PRA ELE. 3ª COISA: CONTRATEM UM TÉCNICO QUE NÃO SE ACHA MAIS ESTRELA QUE OS JOGADORES. 4ª COISA: NÃO CONTRATAR VAGABUNDO. TEM Q MARCAR, CORRER E TOCAR A BOLA DE MODO FÁCIL, SEM INVENTAR. PRONTO, EIS UM TIME IMBATIVEL.

  • itoririr

    Tem gente que fala que o Messi só joga bem porque joga ao lado de craques no Barça. Bom, hoje a camisa 10 do Barça é a camisa mais cobiçada do mundo. Se ele só joga bem porque está ao lado de grandes jogadores, então é simples: qualquer um faria o papel que ele faz com a mesma qualidade. Se é assim, por que o Barça não contrata qualquer perna de pau para colocar no lugar dele? Aposto que nenhum jogador do mundo se negaria a jogar com a 10 do Barcelona. E o clube economizaria milhões.

    Messi é foda, e não tem culpa de jogar numa seleção que não tem meio de campo e zaga.

  • bruno

    O Brasil é um pais com todo tipo de gente ai você me vem com um post “Gente Bronzeada” Acho que o lance deveria ler os blogs antes de autorizar a publicação. Cara eu nem curto colunistas de futebol pois acho que todos são muito donos da razão e quem vai contra é louco mas eu concordo com a supremacia do barça e concordo que o futebol brasileiro esta ficando pra traz em algumas coisas mas com todo o respeito o titulo do post soou um tanto racista na minha opinião. Sei que na internet todo mundo é critico mal educado mas espero que o Sr. entenda o que quero te dizer mas ficou um tanto ofensivo.

  • Voce definiu tudo cara, é isso mesmo, como nosso país não se destaca em nada, nos apegamos ao futebol e achamos q somos os melhores do mundo, pena que os baba ovo da imprensa não pensam assim como vc, chegaram ao ponto de dizer q o brasileirão era o melhor campeonato do mundo. equilibrio não significa qualidade, aqui é nivelado por baixo, e pior tem gente q pensa q o Santos é o 2 melhor time do mundo, alguem ai acha sinceramente q o Santos é melhor q o Real madri, ou q o manchester united, ou q o Milan, o q a Inter de milão, ou q o bayern munique, ou q o Chelsea, ou q o Arsenal, ou q a Juventus, ou q o Liverpool. falta humildade pra nós mesmo e ainda tem aqueles torcedores q pensam q o time dele é conhecido na europa q é o mais ridículo, o que eu acho é q nos nao somos a europa mas tbm não somos a etiópia, entao da pra fazer um campeonato descente sim, mas tem q ter gente competente no comando, enquanto tiver postura de politico dizendo q nosso campeonato é o melhor assim como os politicos dizem q a saude, educação,emprego e segurança no Brasil são boas vamos continuar nesse lixo de campeonato q tem a pior média de bola rolando, com uma arbitragem não profissional e com jogadores maria fogueteira q se jogam no chão em vzs de continuar os lances.

  • Guilefac

    Não pode esquecer que quem começou com “Santos e Barcelona, O Jogo do Século”, “Neymar é mais completo que o Messi”, “Quem será o melhor do Mundo, Messi ou Neymar”, etc, etc, etc foram vcs mesmos da Mídia, não citarei nomes aqui senão o que escrevi não será publicado.

    Mas os torcedores seguiram a risca o que vcs escreviam e começaram a idolatrar e acreditar que o Santos era melhor que o Barcelona, o Santos é uma das melhores equipes da América sem sombra de Dúvida, mas apenas isto, paramos por aqui.

    Outra que o Futebol perdeu a tempos muito de seu Brilho, jogadores como o Neymar que ganha mais de 1,5 milhões por mês, fora bichos, propagandas, todo arrogante, e vcs idolatram o mesmo como se fosse um Deus, até parece que não tivémos o Robinho sendo tb idolatrado, sendo chamado de “o novo Pelé” e hoje não passa de um jogador simples, que muitas vezes é banco no Milan e não joga nada lá fora.

    O Messi é o Típico cara que dá resposta em campo, não apronta nada que vcs da mídia adoram, é humilde e muitas vezes não concorda por ser o melhor do mundo, enquanto Sr. Neymar Calopsita Fashion Hair e tantos outros que se acham Deuses idolatrados por vcs, e qdo vestem a amarelinha é só vergonha, que qdo ganhamos são contra seleções sem expressão alguma no mundo do Futebol, e não culpemos apenas o Mano, pois com esta geração que está sendo criada, mais vale a pena mostrar o futebol para os Cartólas, para a TV, e para a Mídia do que para a Pátria.

    Saudades de jogadores como Sócrates, Zico, Junior, Roberto Dinamite, Falcão, Dadá, Rivelino, Garrincha e tantos outros que ficavam emocionados qdo ganhavam um Motorádio por ter sido o melhor em campo, que ganhavam equivalente a 1.000,00, 2.000,00 reais e estavam realizados fazendo o que amavam e choravam qdo eram convocados para a Seleção, que levavam a torcida a tantas alegrias e orgulho, Saudades do Futebol que foi até o ano de 86.

    O Hoje… bom… será uma época que não deixará nenhuma lembrança positiva no futuro.

  • Andreh

    Coberto de razão,

    Nosso povo é tão tosco que acredita em tudo que estes marqueteiros de meia-tigela pregam.
    Neymar só se cria por aqui porque enfrenta zagueiros de péssimo nível. Nossos maiores craques são renegados do futebol espanhol ou italiano. Você vê um Santos que é apenas um time razoável e o coloca em pé de igualdade com o maior time do mundo, base da seleção campeã do mundo e com o “reforço” do melhor jogador da atualidade. Como é que pode uma coisa dessas ? Espero que agora esses fanfarrões tomem um choque de realidade e vejam o futebol como ele é, não como os marqueteiros querem que ele seja.
    Parabéns, Neto. Mais uma vez você está na contramão da fanfarronice vigente.

  • Bruno Leonardo

    Concordo e vou além, enquanto o “status quo” do futebol brasileiro permanecer, especialmente, fora das quatro linhas (desorganização, gatunagem nas e das federações e da CBF, assim como dos clubes), não vejo a menor chance do Brasil figurar entre os grandes do futebol internacional, novamente.

    Nosso jogo é defasado dentro de campo, mas fora a coisa está pior ainda. Com Ricardo Teixeira como Imperador do futebol brasileiro, federações e clubes subservientes e a cartolagem metendo a mão, o futebol como essência está sendo sufocado. Resultado disso é um calendário pra lá de esdrúxulo que em pleno Século 21 ainda conta com Estaduais (inchados ainda por cima!) e um brasileiro onde se joga 20 jogos em 2 meses, aí não dá! Isso, fora o futebol defasado e excessivamente pragmático que se joga dentro das 4 linhas por aqui.

  • Adriano Manteiga

    Ótimo texto como sempre.

    É bastante claro que nos últimos 5 anos passamos por uma entresafra, que é até certo ponto normal no futebol mundial. De 94 a 2006, no geral, fomos a melhor selecao do mundo. Os títulos, os resultados e os jogadores que passaram por ela falam por si só.

    Mas eu acho também que a selecao brasileira tá colhendo os frutos do péssimo nível do Campeonato Brasileiro que tivemos na última década. Além do fato de que nossos melhores jogadores estavam saindo sempre entre 17 e 20 anos e sem conseguir se firmar na carreira como se esperava. Alguns poucos exemplos sao positivos, como o do próprio Ronaldinho Gaúcho, mas isso é excecao.

    Um exemplo negativo, dentre muitos, é o do Anderson, do Man Utd. Se tivesse ficado pelo menos mais uns 5 anos no Brasil jogando a bola que tava jogando e de meia-atacante, seguiria jogando muita bola de MEIA-ATACANTE e, na minha opiniao, com a confianca que ganharia, seria até um craque. Aí foi pro Man Utd muito novo, demorou a se adaptar, mal sabia falar ingles depois de 1 ou 2 anos, lá era só mais um e brecou a evolucao. E ainda foi deslocado a outra posicao, tendo que se sacrificar pelo time e sacrificar também seu talento. Mudou completamente o seu futebol e o que parecia ser um típico meia-atacante abusado e incisivo do futebol brasileiro, virou agora um burocrático meio-centro box-to-box ingles sem tanto nível, já que ali nao era pra ter sido a sua praia.

    Agora parece que o nível do Campeonato Brasileiro – com o boom economico que temos agora, com a Copa do Mundo de 2014, e com a percepcao de muitos jogadores de que nao vale a pena sair tao novo – tá subindo outra vez. E isso vai se refletir na selecao nos próximos anos.

    E desculpa nao ter respondido a tao sincero e-mail que voce me mandou em agosto. O li e fiquei muito orgulhoso por tamanho feedback. O e-mail infelizmente ficou perdido entre muitos num período de férias e alguns achei que tinha respondido, mas nao o tinha feito.

    Und du sollst auf jeden Fall Deutsch lernen. Es ist gar nicht so schwer wie du denkst. Versuch es mal.

    Viele Grüße von einem Fan von dir aus Deutschland.

  • jota_lvaz

    A copa está chegando e não temos um time, um padrão e jogadores que vistam realmente a amarelinha. Nosso futebol é dominado por empresários e a todo momento o torcedor fica orfão sem saber exatamente o que rola nesse meio. Os jogadores nossos estão preocupados com aparência, ficar sorrindo para camera de TV e com coreografias, como se estivessem em um palco, e aqueles que ainda beijam o escudo do clube em que estão passando temporada.

    O futebol arte do Brasil acabou, foi mostrado isso na última partida de Santos X Barcelona. Vejam amigos que o Santos hoje tem o melhor elenco do futebol brasileiro.
    Observem o que acontece todo final de ano. A dança das cadeiras e “empresários” ditando a regra sobre qual clube o jogador irá jogar e os torcedores assistindo a tudo isso compassivamente.
    Amigos, o nosso futebol é retrato da incompetência.

  • Fabio Luis Silva

    Uma coisa ficou provada pra mim, que a maioria da imprensa Brasileira não acompanha o futebol europeu, e nao tem a menor ideia de como o futebol é jogado, ouvi coisas do tipo, ” aqui no Brasil o Milan lutaria pra ser Rebaixado” que o Real Madrid é pipoqueiro” coisa bem provinciana, a verdade, é que acompanhando os campeonatos europeus, (ingles espanhol e italiano) que sao mais fáceis de assistir…pude perceber claramente que:
    a Melhor equipe do Brasil Hoje, conseguiria ficar no maximo em 10º no campeonato Italiano e espanhol..e no Ingles estaria lutando pelo rebaixamento! afirmo isso pq principalmente na Inglaterra o futebol lá jogado e infinitamente maior que o daqui.

  • Ricardo

    Sabe qual é o segredo do Barça????

    Nos treinamentos secretos eles jogam futsal

    ksksksksksksksks

  • E POR ISTO QUE TOMAMOS DE QUATRO OU SEJA ESTE FUTEBOL BRASILEIRO ESTA VIRANDO UMA MERDA SO FRESCURA JOGADORES COM DORSINHA AQUI E FUTEBOL QUE BOM NADA JA FAS ALGUM TEMPO QUE NAO VOU A ESTADIO VER JOGO SO NA TV MAS VOU VER JOGO AMADOR ESTA MUITO MELHOR

  • Paulo

    E sigo mais, enquanto o Brasil não começar a importar técnicos com bagagem internacional e mentalidade ampla…vai continuar na mesmice. Qual hoje o treinador de renome mundial não treinaria a seleção brasileira? Seria o maior de todos os desafios em qualquer carreira fazer renascer o futebol 5 vezes campeão do mundo. Mas técnico no Brasil é política, o que credencia o Mano a técnico de seleção? Uma série B, e os pífios números no Corinthians? Hoje não há um técnico no Brasil com capacidade de resgatar o futebol eficiente e bonito, precisa vir alguém que ausente de paixão e impáfia, enxergue o jogo de maneira objetiva e resgate o talento nato do jogador brasileiro… mas isso NUNCA ocorrerá….

  • Daniel Alves

    Jornalista burro do cacete… vc tinha que dizer isso a jogadores, treinadores e diregentes, nao a torcedores seu jumento! pra qualquer torcedor seu time é o melhor e seus jogadores são os melhores “haja o que hajar”. Não tem essa de abaixar a cabeça, isso é ser torcedor, se futebol fosse algo racional não teria a menor graça. Acho melhor vc mudar de ramo, vai ser comentarista de corrida de cavalos….

  • Thiago

    Cara que matéria ótima primeira vez que leio sua coluna , vou passar sempre por aqui agora , parabéns.

  • Antônio Albuquerque

    Parabéns pela matéria. Pois bem o que dizer do infeliz comentário do Muricy, sobre Guardiola dirigir um time brasileiro. Eu diria que ele se daria muito mal, pois por aqui nossos supostos grandes jogadores o boicotariam quando ele tentasse implementar à sua filosofia, a mesma que norteia o BARÇA. Pobre e decadente Léo, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, bem como o presidente do Santos. Minha opinião é a de que Neymar, caso vá mesmo para o BARÇA, será o mesmo fiasco de quando o Robinho foi para o Real Madri. Abraço a todos.

  • Foi bom para o Neimar não ficar dando chapéu em jogador ajoelhado com o jogo parado. A marra tava prendendo até a voz dele. Segundo o Elano eles ganharaam porque “aproveitaram as oportunidades. É bom lembrar que a “La U” veio aqui e deu um banho em todo mundo.
    Agora, refazer o Maracanã 5 anos depois ninguem fala nada. Tomaara que leve uma surra na copa assim todos vão reclamar o dinheiro jogado no lixo. Um mundo quebrando e nós refazendo elefantes brancos.

  • Tanbem nao gostei do bronzeado. mas paciencia,Ha muito tempo sabemos que comemos sardinha e arrotamos caviar,falando em futebol.para os neymarzistas de plantao ai esta a resposta.vergonhoso assistir hoje um jogo de nossa seleçao.se for contra um grande europeu ja sabemos o resultado derrota ou empate.moro na Europa assisto os campeonatos e vejo que o nosso ainda e o mais equilibrado do mundo mas isso nao quer dizer que seja de alto nivel. a materia do amigo e um aviso.pra nos torcedores,porquer pra imprensa e os dirigentes,pra eles ainda vivemos na terra do nunca. nunca muda……..

  • ed

    Vamos com calma pessoal do lance net, acabei de ler uma matéria do benja, acabando com o futebol brasileiro e agora essa, parece q a ” modinha ” da vez agora é descer a lenha no nosso futebol pentacampeão, concordo que estamos deixando passar uma coisa que sempre nos fez brilhar lá fora que é o futebol arte, para dar lugar a volantes brucutus e força física, mas até o termino do campeonato brasileiro q foi feito de grandes times, ótimos jogadores, que foi emocionante até o final e que teve um dos gols mais bonitos que eu já vi, que foi o gol do neymar em cima do FLAMENGO e não GETAF, eram só elogios por parte da imprensa e não falo só da imprensa oba oba ( que eu tbm concordo, aliás parei de acompanhar ) mas na imprensa no geral, por isso, não podemos detonar um futebol de história e que tem um dos campeonatos mais díficeis, apenas por um fato isolado que foi a final do mundial, que alías, esses 4 a 0 tem muita culpa do time do santos, q apresentou um futebol MEDROSO e retranquero, talvez se jogasse normal, como vinha jogando e não esperando o barça vim pra cima, perderia, mas perderia honrrando o seu futebol q o fez ganhar a libertadores e ser a sensação do futebol brasileiro.

  • S4n7os time covarde

    S4n7os, time covarde e sem humildade nenhuma.
    Pelas declarações do Muricy e dos jogadores, eles não fizeram nada de errado contra o Barcelona. Então para eles é normal jogar sem vontade, com medo, sem raça, pedindo desculpa toda vez que fazem uma faltinha, é normal o técnico ficar calado no banco, normal levar esse vareio de bola, normal serem submissos, pipocarem e proporcionarem a maior vergonha da história do futebol brasileiro.
    Merecem o troféu da Piada do ano.
    Será que acham que nós (torcedores e imprensa) somos tão idiotas assim?
    Pior é a imprensa que ficou com medo de criticar o Muricy.
    Tá provado que só pegaram galinha morta na Libertadores.

  • S4n7os time covarde

    Algum jornalista já perguntou ao Muricy prá que serviram os 6 meses de preparação e por que o time passou os 90 minutos olhando o Barcelona jogar?

  • Ricardo

    Tão ridículo quanto a arrogância e o oba, oba, são os profetas do apocalipse que surgem após essas derrotas. Realmente o time do Santos não era páreo para o Barcelona. Óbvio para qualquer um que acompanha futebol, embora surpresas como o Inter em 2006 teimam em acontecer. Mas também é fato que o Neymar é um craque. Não é essa derrota que muda o talento do garoto, que alias, me surpreendeu em sua declaração após o jogo, ainda no calor da derrota, quando demonstrou muito mais maturidade e senso crítico que a maioria das pessoas que comentaram o post.

  • EDUARDO

    CONCORDO PLENAMENTE C/ A MATÉRIA. MAS NÃO É A IMPRENSA Q FEZ LOBBY P/ Q NEYMAR E GANSO FOSSEM P/ A COPA DO ANO PASSADO? AGORA TODO MUNDO CRITICA O UFANISMO, MAS TODOS VOCES – TORCEDORES, IMPRENSA, JOGADORES – FORAM PRATICAMENTE UNANIMES AO AFIRMAR Q O SANTOS PODERIA SER PÁREO P/ O BARCELONA. O Q SE VIU É P/ O BARCELONA, O SANTOS E O AL SADD SÃO A MESMA MERDA, OU SEJA, AMBOS VESTEM UNIFORME DAQ MESMA COR E JOGAM FUTEBOL NO MESMO O NÍVEL, OU SEJA, SÃO RIDÍCULOS. SOU CORINTHIANO E E DIGO C/ SINCERIDADE: O CAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO DA ESPANHA SERIA CAMPEÃO DA 1º DIVISÃO NO BRASIL, C/ UM PÉ NAS COSTAS. E INVICTO, AINDA. NOSSO FUTEBOL SE ASSEMELHA AO DA VENEZUELA. A ÚNICA COISA Q DIFERENCIA, É O RESPEITO Q ALGUNS AINDA TEM PELA CAMISA AMARELA. SÓ ISSO. HAJA VISTO Q ROBINHO E KAKÁ, TIDOS COMO CRAQUES POR AQUÍ, SÃO RESERVAS NO MILAN E NO REAL MADRID. E O REAL MADRID NÃO É PÁREO P/ O BARCELONA.

  • Marco M

    Muitas pessoas, críticos e jornalistas são bipolares em suas opniões!

    Como disse o Wagner Vilaron ( Jornalista/Colunista ) é um “Futebol bipolar” ( http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,futebol-bipolar-,814136,0.htm )
    Na minha humilde opinião a melhor visão crítica deste fato.

    Até o primeiro semestre o Santos era o melhor time do país, Neymar um fora de série, Muricy um super técnico ! Da noite pro dia td ao contrário.

    Claro que no jogo da final, realmente faltou alma e garra ao time Santista, mas sair do céu ao inferno da noite pro dia é ser bipolar !

    Sei que existem os fanáticos, outros que por rivalidade aproveitam o momento para diminuir os feitos do time… se todos estiverem certos, isto quer dizer então que o Real Madrid, Manchester, São Paulo, Corinthians, Flamengo, Boca Juniors e tantos outros da Europa e América do Sul tbém são timecos ! Pensando assim existe apenas Barça e depois…. bem depois os demais !!

    Abç, M

  • EWERTON

    E provavelmente antes do mundial vc foi um desses que colocou o Santos e Neymar acima do que realmente são, um bom time e um bom jogador, mas que ainda falta muito pra chegar perto do barça e do messi.

  • Fogão sadio

    onde é q assino? Falou tudo..

  • JOKA

    Ou se muda a lei Pelé, ou adeus futebol brasileiro. Porque os clubes estão investindo cada vez menos nas categorias de base? Investir pra empresario lucrar e os clube ficarem sem nada?….
    A imprensa não toca nesse assunto porque não lhe interessa….Além dos craques, cada vez mais, tem menos torcedor nos estádios….Porque?…Acabem com a violência das torcidas organizadas e as famílias poderão voltar a frequentar os estádios. Todo jornalista tem medo de tocar nesse assunto. Tem medo de represália da torcidas organizadas, verdadeiras quadrilhas….

  • Kaíke

    Estou de acordo com boa parte dos comentários. Nós só não podemos nos esquecer que, apesar dos pesares, ainda revelamos jogadores de qualidade, o GRANDE problema é que o nosso futebol é controlado por dirigentes que só se preocupam com a lucratividade imediata – para não dizer coisas mais pesadas -. O desafio é esse, temos que retomar o futebol brasileiro e, escola e referências não faltam. O próprio Guardiola indicou que a forma envolvente do toque de bola desse Barcelona é criação da Escola Brasileira de Futebol, a maior. É claro que hoje em dia abdicamos dessa escola, e esse é o problema central e mais difícil de se resolver. No mais, esse Barça sem dúvidas entrará para a história do futebol mundial; o Messi já é um dos maiores jogadores de todos os tempos e, o Guardiola se consagrará como um dos maiores técnicos da história do esporte bretão-brasileiro.

  • João Maia jr.

    Só assim aquele jogador do Santos, vai para de pensar que é o Rei do Mundo, tá muito longe de ser um messi

  • Heraldo

    Esse Leandro (dia 21, 19:58) cita Nietzsche, mas demonstra falta de conhecimento, uma vez que “gente bronzeada” é um adjetivo utilizado numa música dos Novos Baianos”, muito conhecida por gente que não curte modinha, tendo o jornalista emprestado tal termo, ou seja, não há nenhum preconceito nisso. Vai estudar rapaz!!!

  • Rodrigo Albino

    Tá ai alguem que pensa como eu !
    Só brasileiro mal informado que acha que somos os Reis da bola !!!
    Desculpe-me Santistas mas achar que esse time com Edu Dracena,Durval,Leo “jogador de 500 anos,Henrique,Arouca,Ganso,e entre outros ai iria dar pega com a Seleção Espanhola hemm !!
    Tirando o Messi e o Dani Alves é o Time campeao do mundo em 2010 na boa so tem bom senso !!!!

  • Daniel Duarte

    Otimo texto, quem nos dera se 80% dos jornalistas esportivos fossem iguais a voce.

    Atualmente oq se ve, com exceçao da ESPN, sao um bando de “jornaleiros” que insistem em falar q o campeonato brasileiro tem o mesmo nivel dos grandes campeonatos europeus..

    Antes da final do mundial chegou a dar nojo dos comentarios sobre o jogo, coisas do tipo “barcelona so joga contra times iguais o getafe” , “dracena e melhor q puyol” , “neymar é mais completo q messi” , um show de arrogancia e prepotencia do lado do santos enquanto, o melhor time q ja vi jogar nos meus 27 anos de vida, em momento algum menosprezou o santos.

    Agora o santos toma de 4, um show de bola, e ainda é obrigado a escutar jose mourinho soltar “barcelona foi campeao jogando contra dois timinhos fracos”

  • Alexandre

    PErfeito comentario! Muito arrogante o brasileiro, se ganha tem que golear, se goleia o adversario tem que ser forte, se perde entregou, se leva um passeio nao teve tempo de treinar…Antigamente tinhamos, Romario, Ronaldo, Rivaldo, Careca, craques que decidiam, mesmo com o time nao indo bem, que é o que vem acontecendo desde a copa de 1990, mas como fomos campeoes 2 vezes, maqueia, campeoes como? Em 94 com um puta time pragmatico retrancado dependendo de Romario e em 2002 com 3 zagueiros, 2 volantes a espera de Ronaldo e Rivaldo decidirem (o que aconteceu em todos os jogos) mas a filosofia, a forma de jogar, vem se transformando, e qdo a escasses de craques ocorre como agora (neymar é craque, mas ainda tem que comer arroz e feijao) fica tudo dificil!

  • aaaaa eu só nao aceito saber q espanhol ta ensinando brasileiro a jogar bola nao eu nao acho o futebol brasileiro tao bom quanto alguns anos atras nem compara e outra mesma coisa é a seleçao brasileira antes tinhamos referencia como ronaldo roberto carlos hoje futuramente só tem o ganso e o neymar eles poin como o futuro da seleção .. e carai q porra é essa o jogador vai entrar em campo vez de prestar atençao no jogo vai comprimentar o adversario o puyol ainda, vai toma no cuuu joga bola e depois comprimenta os idolos ….

  • RICARDO

    VOCE ESTA CORRETO, E PARA MIM NEYMAR É SÓ UM BOM JOGADOR. CRAQUE PARA MIM É O MAESTRO DO TIME, ENTÃO FUTURAMENTE O CRAQUE É O GANSO. ESSE JOGARIA FACIO NO BARCELONA, UM TIME DE TOQUE, PASSES PRECISOS E ABRINDO ESPAÇOS. O ESTILO DE NEYMAR É O DRIBLE E VELOCIDADE, NÃO VEJO ISSO NO BARCELONA. O FUTEBOL BRASILEIRO, OS COMENTARISTAS E OS TORCEDORES DEVERIAM USAR A SANDALIA DA HUMILDADE E ASSUMIREM QUE O NOSSO FUTEBOL JA NÃO É O MESMO DE ANTES FAZ UM BOM TEMPO, PRECISAMOS SIM TENTAR RESGATAR AQUELE BELO FUTEBOL.

  • sinesio

    Além de tudo que foi dito em relação ao fraco futebol brasileiro (muito nome e pouca bola) só falta dizerem agora que o santos vendeu a partida para o barcelona, como foi dito na final da copa de 98, na copa de 2006 e em todos os jogos que o brasil leva passeio.

  • PARA SE CONQUISTAR O MUNDO HÁ QUE SE ATRAVESSÁ-LO

    Você tem toda razão. Chegou-se ao cúmulo de dois CÚrintiÂNUS estarem conversando em uma fila de banco e ambos afirmando que se fosse o CÚringão não perdia para o BARÇA. Ridículo, não?

  • Leandro TP

    Antonio Fausto, acho q vc assistiu outro jg, o Santos tomou 4 gols, 1 foi nas costas do Léo o 3º
    os 2 primeiro vieram de falha grotesca do Durval e o 4º num chutão do Rafael em q o Kardek perdeu na disputa de cabeça deixando o D. Alves sozinho, concordo q o Santos não se compara ao Barça, mais acho q nenhum time no mundo se compara, o unico q consegue jogar de igual com eles é o Real, e mesmo assim sempre leva a pior

  • Renan Pessoa

    Parabéns pelo post! Há muito tempo tenho a mesma opinião! Quem acompanha com assiduidade os campeonatos europeus, a champions league, e assiste a espn brasil tem uma noção boa disso! O mais triste é ver TODOS os jornalistas da globo e do sportv totalmente alienados, sem nenhum conhecimento do futebol estrangeiro, sabem no máximo falar de 15 jogadores que não são brasileiros, e quando falam é pra dizer que são piores que os daqui! O Brasil atualmente tem um futebol ridículo, está totalmente em decadência, e acredito q nunca mais voltará aos seus bons tempos. Não digo que nunca mais ganhará, mas acho que nunca mais encantará, pois um profunda mudança de filosofia do futebol brasileira já está praticamente enraizada, a do futebol de marcação forte, da bola aérea, de jogar só no contra-ataque, de não saber mais tocar a bola rente a grama por muito tempo! Enquanto isso, a Europa segue o caminho inverso, cada vez menos se usa a bola parada, pois não há tantas faltas quanto aqui, e também porque la cada vez mais estão valorizando jogadores que sabem jogar futebol, e, que principalmente, tenham um bom passe, fundamento crucial nesse esporte! Por isso, batamos palmas para os melhores do mundo (só do meio pra frente): Messi, C.Ronaldo, Xavi, Iniesta, Rooney, Ibrahimovic, Schweinsteiger, Tevez, Xabi Alonso, Van Persie, Ozil, Aguero, Robben, David Silva, Muller, Suarez, Nasri, Nani, Bale, Fabregas, Villa, Essien, Busquets, Higuaín, Sanchez, Forlan, Di Maria, Sneijder, Benzema, V. der Vaart, Marchisio, Gotze, Yaya Toure, Song, Raul Meireles, Wilshere, Pirlo, etc… o único brasileiro q no momento poderia estar no meio dessa lista era o Neymar, mas é pouco, e ele tem mto o que provar ainda… Abraços!!

  • leo

    É ESTA GENTE BRONZEADA QUE PAGA SEU SALARIO, SE NÃO FOSSEM ASSIM NÃO TERIA NEM MESMO ESSE PEQUENO ESPAÇO PARA CRITICAR…RESUMINDO SERIA APENAS MAIS PERTENCENTE A ESSA GENTE BRONZEADA….VC VIVE AQUI AMIGO, DEPENDE DAQUI PRA VIVER….O PROBLEMA É QUE VCS ESQUCEM FACIL FACIL DO PASSADO, E DIGO MAIS NEM SABE AO CERTO DO MESMO…DA HISTÓRIA REAL DO FUTEBOL…SOMOS 5 VEZES CAMPEÕES MUNDIAIS, FORA OS CLUBE QUE FIZERAM E FAZEM HISTORIA DENTRO DESSA DIFICULADADE EXISTENTE NO PAÍS….QUEIRA VER SE COM ESSA ESTIRPE CONSEGUIRIA ALGO LÁ FORA…

  • Leandro TP

    É muito facil criticar agora, há uma semana atras toda a imprensa, falava q o santos tinha tudo pra ganhar o mundial, e q o Njr era de nivel europeu e titular em qqr time da europa, ai perdemos pro melhor da Galaxia e tudo acabou?????

  • Emerson

    Òtima matéria. O futebol brasileiro precisa mudar sua postura. Vem vivendo das glórias individuais – que mascaram todos os problemas que o envolvem – há muito tempo. Nas nossas duas últimas copas vencidas, por exemplo, foi assim. Futebol feio, burocrático, e jogadores que decidiam… e parece que para 2014 a nossa esperança será a mesma. Mas gostaria de chamar a atenção para um fato: o maior time domundo hoje tem apenas um brasileiro, que é lateral. Ou seja, ´não temos nenhum grande jogador em grande clube na Europa. Kaká é a exceção, mas por estar sempre machucado não conta! Na copa de 98 o Brasil era formado na maioria por estrelas das suas grandes equipes na Europa -mas hoje não há jogador se destacando – ou melhor, há, os zagueiros e laterais. É um tempo estranho, fruto de duas décadas de embrutecimento do futebol brasileiro – ainda lembro quando diziam, falta ao Brasil bons zagueiros. Hoje falta bons atacantes… e Neymar,vá para a Europa, porque senão vc vai se estagnar com o baixo nível do futebol brasileiro

  • Daniel

    Eu acho que o que importa não é ter humildade, é ter planejamento, algo que é muito raro nessas terras tupiniquins, inclusive no mundo do futebol.

  • Luis eduardo algorini

    Caro Valdomiro, nem 8 nem 80, nem tanto lá quanto cá, como é típico dos brasileiros.
    É uma realidade a diferença de qualidade que presenciamos domingo passado, mas há reparos a serem feitos nas suas considerações: 1) O Barcelona de hoje não é só maior do que o futebol brasileiro, é também muito maior do que o próprio futebol europeu. 2) O valor e a perplexidade da goleada surgem justamente porque o derrotado é o Santos, que, sabidamente é, dos brasileiros, o que ainda tem maiores semelhanças com o Barsa, seja pela formação de jogadores da base, seja pelo futebol mais clássico que pratica (menos faltas, mais toque, menos jogadas de bola parada, mais drible). 3) Que jogadores brasileiros o Barsa quer contratar, mesmo após o mundialito, senão o próprio Neymar ou, talvez, Ganso e, talvez, Dedé? 4) Daniel Alves e Adriano, que jogam no Barsa, são tudo isso mesmo? 5) Messi jogando pela Argentina é indiscutivelmente muito diferente do que jogando no Barsa. 6) Enquanto acharmos que marcar gols e ganhar jogos na base do trombadão, do bate rebate, da jogada aérea, da bola parada, são sinônimo de “raça” e de qualidade, como costuma fazer nosso jornalismo esportivo, não iremos mesmo a lugar algum. A humildade que você prega deve abranger muito mais do que jogadores e torcidas, mas especialmente crônistas esportivos e técnicos de futebol, estes últimos de maneira gritante. Abraço.

  • TIMAO CAMPEAO MIOJO DE 2011

    ESSE REPORTER É ENGRAÇADO, POR ACASO OS CORINTIANOS SÃO HUMILDES ? QUANDO FORAM ENFRENTAR O TOLIMA FORAM HUMILDES ? ISSO ESSES CRETINOS NAO VEEM.
    NAO VI UM CORINTIANO HUMILDE ANTES DE ENFRENTAREM O TOLIMA, TODOS RONCARAM PAPOS ANTECIPADOS,COMEMORARAM A CLASSIFICAÇÃO TODOS ADIANTADOS, TANTO A IMPRENSA, JOGADORES E TORCEDORES QUE VAO NO EMBALO DA IMPRENSA.
    E APÓS O FRACASSO NINGUEM CRITICOU O RONALDO PANSA, MAS O NEYMAR FOI CRITICADO ATE OS AVESSOS APÓS A DERROTA PARA O BARÇA, O QUE QUE O NEYMAR IA FAZER SOZINHOSE A BOLA NAO CHEGAVA NELE ? O MESSI, O MESSI TINHA AS BOLAS NOS SEUS PÉS TODA HORA NA AREA DO SANTOS, E O NEYMAR E NEM BORGES TINHAM.
    ENTAO VOCES DA IMPRENSA GOSTAM DE SE APARECER USANDO O NOME DO NEYMAR.
    NINGUEM FALOU NADA DA DERROTA DO REAL MADRID DE 5 X 0 E DEPOIS 3 X 1 PARA O BARCELONA DENTRO DE MADRID, E POR QUE O SANTOS NAO PODERIA PERDER TAMBEM ?
    O QUE SERIA DESSES REPORTERES SE NAO FOSSE O SANTOS E NEYMAR ? ACHO QUE PELO JEIOT PASSARIAM FOME.

  • NEYMAR É O CARA

    Engraçado, quando acabou o jogo contra o Barcelona, toda a imprensa meteu o pau no Neymar, mas o presidente do Barcelona o defendeu, dizendo, nao se julga um jogador por uma partrida e sim pela sua historia, cuja historia do Neymar de apenas 19 anos é um sucesso, 5 titulos em 18 meses, mas a maioria da imprensa sao corintiana e nao aceitam isso, tem inveja do menino, ja tentaram crussificar ele no ano passado, mas ele deu a volta por ciam e tampou a boca de todos, agora, procuram de qualquer jeito algum motivo para desfaze-lo.
    E por acaso, naquele jogo foi NEYMAR X BARCELONA ou SANTOS X BARCELONA ? Ninguem falavam o nome do Arouca, Henrique, Ibson, Léo, Edu Dracena, Durval, Ganso, só falavam do Neymar, por ai vejam que é pura inveja, querem acabar com a carreira dele com criticas, e quando o corintias caiu diante do Tolima ninguem citava o nome do Ronaldo, por que ?
    Sendo que o ronaldo nem andava em campo, quem pípocou ?
    O messi tem bola na área todo jogo, sua equipe só tem craques e 5 anos de entrosamento, o Neymar só tem um craque e o resto sao jogadores novos no clube e nao tem mais craques, entao nao da para fazer comparações que esses reporteres faze, e O messi na seleção da argentina nao joga nada,ate agora ninguem viu um jogo que el tenha jogado bem, isso prova que ele joga só na base do entrosamento que no barcelona ele tem e na selçeção nao.

  • NEYMAR É O CARA

    LÉO É UM FALASTRAO, DEVIA JOGAR NO CORINTIAS, LA SÓ TEM FALASTRAO, DIZIAM QUE IAM MOER O TOLIMA NA EPOCA, MAS O TOLIMA MOEU OS CORINTIANOS.

  • NEYMAR É O CARA

    NO MUNDO NAO TEM TIME PARA VENCER O BARCELONA, ENQUANTO ELES MANTIVEREM AQUELE ELENCO VAI SER SÓ TITULOS.
    ELES NEM LIGAM PRA ISSO, SABEM QUE SAO BONS E QUE O MUNDO RECONHECEM SEUS FEITOS.
    DIFERENTE DESSES TIMINHOS DAQUI QUE NAO SAO DE NADA E FICAM SE ACHANDO UM MELHORDO QUE O OUTRO. TODOS FARINHAS DO MESMO SACO.

  • NEYMAR É O CARA

    MAS ISSO É PARA MOSTRAR AOS NOSSOS CLUBES E TECNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA QUE, SE NAO MUDARMOS E SE PLANEJARMOS, O FUTEBOL ESPANHOL VAI FICAR POR CIMA COMO JA ESTA, E NAO ADIANTA FICAR CRUSSIFICANDO JOGADORES NAO, ISSO É PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, ELES ESTAO COLHENDO OS FRUTOS DO VEM PLANTANDO À ANOS. ELES DISSERAM QUE ESTAO COPIANDO O FUTEBOL BRASILEIROS DAQUELES ANOS EM QUE O BRASIL ENCATANVBA O MUNDO, CUJOS TECNICOS ULTAMENTE VEM MATANDO AQUELE FUTEBOL,
    SEMPRE RECLAMAM QUE NAO APARECE TALENTOS, QUANDO APARECE UM NEYMAR TODOS QUEREM ACABAR COM ELE, ISSO É ACABEÇA DE CERTOS INVEJOSOS, PRINCIPALMENTE BOS CORINTIANOS, SEMPRE METEM O PAU NAS REVELAÇÕES DE OUTROS CLUBES, MAS ELES MESMO SÓ REVELAM CABEÇAS DE BAGRES, LULINHA, DENTINHO, ESSES MANEZINHOS.

  • Alexandre

    Caro marcos,
    Concordo com você em partes. Realmente o Brasileiro e a Libertadores são torneios muito difíceis… mas se vc reparar bem, eles são caracterizados pelo futebol de marcação e “raça” e não primam tanto pela técnica…
    Concordo também que o barcelona é, hoje, MUITO melhor do que todos os times do mundo… sem ressalvas… mas os times europeus são sim melhores tecnicamente que os times sul-americanos, infelizmente… vide por exemplo os últimos dois mundiais ganhos por times brasileiros (São Paulo e Internacional).. ganharam… mas tomaram sufoco e jogaram como time pequeno…
    O que eu acho que o Neto quis dizer, é que hoje os nossos times jogam um futebol-força, tecnicamente limitado, onde quando aparece um jogador diferenciado, já é visto como o novo Pelé… o Neymar é excelente, craque mesmo… mas ele é um só… quantos craques tem o Barcelona?? Pelo menos 5.. e todos formados na base…

    Precisamos realmente acordar e ver q nossos times estão nivelados por baixo, onde na maioria dos times o técnico é o grande astro… e esse na maioria das vezes não é grande coisa…

  • Vanderlei

    Discordo totalmente do que foi dito nesta matéria, o Santos e qualquer outro time brasileiro perderia como perdeu, pois o povo brasileiro se subestima demais e acaba por ficar com seu psicologico influenciado por isso. A prova do que estou falando esta no próprio jogo, Arouca, Danilo, Ganso, Neymar, Edu Dracena e cia……… jogam muito mais do que apresentaram naquele jogo, mas não conseguiram manter o mesmo nível devido a baixa estima que nós brasileiros temos em relação aos europeus, acreditamos que são Deuses e ficamos pagando pau pra eles e admirando os caras através da imagem que a nossa própria mente cria, precisamos urgentemente para de achar que somos inferiores e realmente assumir nossa responsabilidade sobre as coisas, amo futebol e também jogo, e não sou idiota em dizer que o time do Barcelona é um time normal, claro que é um time que joga um futebol sonhado por qualquer pessoa que tem tesão em ver um jogo bem jogado, mas também não sou idiota em achar que a diferença é tão imensa como foi o jogo, como disse acima o psicologico criado com a baixa estima que temos fez o Santos ficar apenas babando e olhando para os seus idolos, criados pela falta de estima própria e acabou não jogando nem 10% do que poderia, então vamos parar de ficar aproveitando para fazer comentários desnecessários depois do fato acontecido, o imprensa fraca que temos.

  • carla maria

    Olá Leandro, vai tomar maracujina !!! Somos um país democrático, sendo livre a manifestação do pensamento, e o Benja, no meu modo de entender, não disse nd d+. E quem é vc para ameaçar alguém? Acho que vc tem de ficar é quieto e baixar a bola … Bem, se vc é santista então está explicado, também ficaria com raiva e vergonha …

  • carla maria

    Errata: onde se lê Benja é Valdomiro

  • Barge

    Concordo plenamente com voce e acho que tudo que esta acontecendo já é a construção de mais uma decepção na copa de 2014.
    Não somos mais o melhor futebol do mundo, a muito tempo.
    tambem acho extranho este papo de Barcelona ser invencivel.
    é só observar co o foi a marcação do barcelona e a marcação do santos.
    é uma questão de atitude.
    devemos parar de falar e termos atitude de vencedores.
    o Neymar e um projeto, o Ganso dorme e o povo vai sofrer nesta dependencia de 2 projetos de jogadores.
    parabens pelo comentario muito inteligente e verdadeiro.

  • Rafael

    Perfeito!Falou e disse!O futebol brasileiro somente voltara a dar alegri à população, sendo vistoso, bonito e para frente quando pararmos e reconhecermos que não somos como antigamente e que precisamos voltar as origens, mesmo que isso signifique tropeços e decepções a curto prazo!um abraço a todos

  • rossi

    EU QUE TANTAS VEZES TIVE QUE CRITICÁ-LOS POR ALGUNS JULGAMENTOS ERRONEOS, COMO NO CASO DO RECONHECIMENTO DA MEMÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO E DA COLOCAÇÃO DOS CLÁSSICOS FECHANDO OS TURNOS QUE SE REVELARAM MEDIDAS ACERTADAA ( ALIÁS POR ISSO MEU CRUZEIRO SAIU DIRETO DO INFERNO PARA UM QUASE NIRVANA!) , TENHO AGORA QUE FAZER CÔRO AO QUE VOCÊ ESCREVEU, DE FATO A QUASE DIVINDADE A QUE SÃO ALÇADOS OS JOGADORES DE FUTEBOL EM NOSSO PAÍS TORNA UMA GRANDE MAIORIA DE ESPECTADORES EM OBTUSOS APAIXONADOS. DEPOIS DO JOGO, CHEGUEI PERTO DO MEU VELHO E LHE PERGUNTEI :

    _ E AÍ PAI, O QUE ACHOU DESSE JOGO, DESSE BARCELONA! ESSE BARCELONA LEMBRA A VOCE O JOGO DE QUE TIME ! ( EU ACOSTUMADO COM TANTAS HISTORIAS SQUE ELE JÁ ME CONTOU SOBRE O SANTOS DE PELE E MEU CRUZEIRO DE TOSTAO E DIRCEU , OUVI SUA RESPOSTA CATEGÓRICA!)
    _ NADA, TALVEZ A HOLANDA DE 74 !

    HORAS DEPOIS , ERA O QUE SE COMENTAVA ENTRE ALGUNS JORNALISTAS , DE ONDE VINHA AQUELE FUTELBOL COM 72 % DE POSSE DE BOLA

    NAO SOU A FAVOR DA HIPERVALORIZAÇÃO DE CLUBES ESTRANGEIROS NO BRASIL , POIS ISSO ENFRAQUECE NOSSAS MARCAS E FORTALECE A DELES, MAS É HORA DE MUDAR!!!

  • rossi

    HORA DE MUDAR NOSSOS CONCEITOS , DEUS NÃO SÓ BRASILEIRO NEM É NOSSA A PRIMASIA DE CRIAR ALGO NOVO NO FUTEBOL, NUNCA COMPRAREI UM CENTAVO DE PRODUTOS DO BARCELONA MAS RECONHEÇO, NOSSO FUTEBOL RECEBEU UMA LIÇÃO A TEMPO DE SE CORRIGIR PARA A COPA DE 2014!!

  • e pensar,que a Europa,a Espanha,importou,nossos craques,e a nossa imprensa(Via Rede Globo)
    dizia sempre pagou uma pequena fortuna,copiaram todo nosso jogo,e puseram em pratica,ao contrario de nós,copiamos o modelo dos europeus,fazendo jogador,brucutu,robôs.O gol que o saudoso Socrates fez na antiga Uniao Sovietica,ficaram muito tempo fazendo conta de matematica,de como ele fez aquele gol.A proposito a Seleçao de 1982,foi quem inspirou o antigo presidente do Barcelona,e convidar o Cruift;p/implantar o carrossel holandes,e aperfeiçoar c/o estilo do futebol brasileiro.Antes de falecer o Socrates,dizia sempre no Canal Verde,que estava dificil ver uma partida de futebol(lembrete)o Internacional futebol Club,ganhou do Barcelona este ano e ninguem está comentando;nossos jogadores tem a mania de aparecer p/torcida,dando sempre um toque a mais,os jogadores do Barcelona toca sempre de primeira.

  • Nelson Valentin Buonomo

    Concordo com sua visão do futebol brasileiro, sou Santista de corpo e alma, mas tbem não sou cego em não ver que hoje o Barça é o melhor do mundo. Santos deveria ter tentado jogar, marcar com mais vontade e não respeitar tanto assim o barça, parecia fãs idolatrando seus idolos, acho que o Santos pode mais . Mas eu sei que podem dizer o Barça não deixou, OK mas pra quem vinha estudando o Barça a seis meses, teriamos que ter uma estratégia na saida de bola, tentar ficar o maximo possivel com a posse de bola, tentar sair jogando e não ficar dando tiros de metas, chutão, afinal a estratégia do Barça e ficar com a bola e marcar onde nasce a jogada. Só que o Santos deixava a jogada iniciar e depois queria dar o bote, ai meu amigo já era, quando os caras teem a bola nos pés fica muito dificil roubar a bola. E outra coisa na minha visão acho que a preparação do Santos foi falha em alguns aspectos, poupar jogadores, achando que podiam se cansar se machucar, não tivemos a mesma pegada da Libertadores foram seis meses de expectativa para o mundial. Embora tivessemos muitos problemas nesses seis meses, como por exemplo, convocação para Seleção,contusões(Ganso, Arouca, Elano), o time foi para o mundial achando que seria o suficiente, mas na hora H a coisa era outra. Faltou maturidade e vontade, respeitar sim, mas se curvar ai é demais. Pra tentar ganhar do Barça teriamos que jogar varias vezes, acostumar a jogar com os caras e mesmo assim ainda seria dificil, mas impossivel nunca, vejam que nem o Real Madrid consegue, e só este ano jogou 4 vezes com o Barça, perdeu 2, empatou uma e ganhou uma…..MAS EU ACREDITO AFINAL GANHAMOS 4 TITULOS EM 2 ANOS,,,,,MAS TEMOS QUE MELHORAR MUITO PRA 2012 E REFORÇAR MUITO PRINCIPALMENTE AS LATERAIS, DEFESA…..MAS ACREDITO ..SANTOS SEMPRE SANTOS..NASCER VIVER E NO SANTOS MORRER É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER….

  • Edson

    Muricy é um técnico normal…somente alguns da imprensa, que nunca jogaram em lugar algum e alguns que até jogaram, que propagam que ele é um gênio da tatica…conversa pra boi dormir…assim como Felipão…Saudades de quando Luxemburgo queria trabalhar e não aparecer…

  • Fernando Carneiro

    Escrito com a naturalidade e conhecimentos necessários à qualquer tema de análise ou discussão. Escrito com critério e parcimônia, sem revanchismos, sem ranços e sem dores provocadas por vaidades fúteis e malsanas. Parabéns! Escreva mais dessa maneira que sempre terá leitores interessados e presentes.

  • É incrivel como que nossa imprensa é ridicula, não são imparciais e adoram criticar e falar mal do que temos aqui em nosso país, nosso futebol tem que melhorar é inegável, mas não precisa endeusar o Barcelona, eles tem um timaço mesmo, não tenho duvidas, mas tenho certeza que o dinheiro no futebol europeu é o que faz a diferença em termos de contratações, pois nossos talentos vão embora cedo para lá, e temos também que deixar de ter times retranqueiros que é o que não falta por aqui.Tenho certeza que quando o Barcelona começar a perder ( pois todo ciclo vitorioso tem um fim) vão meter o pau no Barça, pois é fácil escrever sobre esporte, pois é tudo o que torcedor vê em um jogo, não precisa ser nenhum gênio, qualquer idiota escreve sobre isso!!!!!!!!!!!!!

  • Paulo Pacheco

    O que aconteceu foi o que todo brasileiro com os pés no chão já sabia o Brasil é apenas mais um time comum….CBF , presidente de clubes , torcedores , imprensa todos são responsaveis por estes fiascos…..elegem jogadores comuns a condição de genios em alguns minutos pra destrui-los no dia seguinte , já notaram quantos pelés a midia já elegeu bem nem precisa dizer o final da historia, o negão é unico , nossa seleção virou piada ainda mais com treinadores gauchos marcando , marcando na retranca tche….com jogadores de futebol fazendo musculação pra ficarem fortes….pois futebol é esporte de contato fisico….bah vão pro UFC , MMA….e viva globo transformando perebas em craques…..Ralf,Elias,Leos, Danilos e Kleber gladiador…..imperador….agora Minha seleção : anderson silva na zaga shogun na lateral direita….minotauro no mei de campo…..falaserio né

  • R. NEVES

    Marcelo concordo em tudo com vc, e digo mais se vc prestar atenção, se o jogador jogar no fla, ou no corintians, ai a berração é pior, olhe quando estão fazendo o jogo desses dois times, os adversarios desses time nunca jogam bem, eles é que jogam mal, parabens pela observação.

  • phill Andersen

    VCs jornalistas deviam calçar antes do qualquer um, ate porque o jornalismo no Brasil tbm é um lixo. São os maiores culpados disso tudo, porque o Sr nao disse, mas são os senhores que ora criam as personalidades e oras os próprios que as matam. Criam e inventam fatos, plantam inverdades, colocam jogadores contra clubes, contra torcida…Ou foi o Neymar que saiu falando que era o melhor do mundo ? Ele nunca disse isso, ao contrario, sempre nega. Os senhores são um cancer na estrutura do futebol brasileiro. Se tiverem coragem respondam e não se acovardem solicitando que a moderação não publique meu texto.

  • Paulo Pacheco

    Antes o Brasil era arte agora virou força….Os estrangeiros eram força e continuam sendo só que agora com muita arte,organização,dinheiro,humildade e tome 4 a 0 no melhor time do Brasil…..Ganso….Lucas….Casemiro…Damiao a midia anda tão desesperada que chamam estes de craques…….

  • Rogério

    TEMOS UM TECNICO DE EMPRESARIO, QUE CONVOCA POR CONVENIÊNCIA COM CERTEZA O FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ EM DECADÊNCIA, NEYMAR É ACIMA DA MÉDIA, E TEMOS ALGUNS BONS GOLEIROS E JOGADORES COMO, DANIEL ALVES, KAKA, THIAGO SILVA OU OUTROS SÃO JOGADORES NORMAIS COMO GANSO, PATO, ROBINHO, LEANDRO DAMIÃO, MAS INFELISMENTE O TEMPO PASSOU PARA OS QUE FAZIAM A DIFERENÇA, TIPO RIVALDO, RONALDINHO E RONALDO E NEM MESMO NEYMAR SE COMPRAR A ESSE TRIO, É PENA MAS É A REALIDADE

  • Rogério

    UM TIME COM RAUL, LEANDRO, MOZER , MARINHO, JUNIOR, ANDRADE, ADILIO E ZICO, TITA, NUNES E LICO COM CERTEZA SERIA MUITO MELHOR QUE A ATUAL SELEÇÃO BRASILEIRA, O TEMPO PASSOU E O BRASIL NÃO FORMOU NOVOS TALENTOS, QUALQUER JOGADOR MEDIANO A MÍDIA DIZ QUE É CRAQUE E ASSIM O EMPRESÁRIO ENCHE OS OLHOS E O JOGADOR QUE PODERIA SER UMA PROMESSA DE CRAQUE SE APAGA, É SIMPLES E CLARO A IMPRENSA, OS DIRETOS E OS EMPRESARIOS ACABARAM COM O FUTEBOL BRASILEIRO

  • Belo texto, caro Valdomiro. Essa dificuldade que muitos torcedores e jornalistas têm de reconhecer o valor do adversário só enfraquece o nosso futebol. É só analisar o desempenho da Seleção Brasileira nas últimas competições.

    Saudações tricolores,

    Josmar

  • LUIS GUSTAVO

    TORÇO MUITO, MUITO, MAS MUITO MESMO PARA A SELEÇÃO TOMAR PAU EM 2014, POIS SE NÃO OS DIRIGENTES E POLITICOS VÃO VIR E FALAR AINDA QUE VALEU A PENA OS INVESTIMENTOS SE A SELEÇÃO DA CBF FOR CAMPEÃ.

  • felipe

    belissima materia! concordo plenamente com as considerações sobre a imprensa. Acredito que nem todos que falaram dessa igualdade realmente acreditavam nisso (basta assistir a um jogo do barcelona para nao cometer tal equivoco), esse eh o problema de se trabalhar visando o que o publico que ouvir, e nao o que precisa escutar.. Quanto ao LEANDRO acima, acredito que ele nao leu a materia ate o final, nem nietzsche ou ruth rocha pelo jeito…

  • José

    O Kleber disse, acima, que “hoje o jogador já sai da base se achando o tal”. Pois é, o moleque só pensa em jogar na Europa, no entanto, não se preocupa em aprender o idioma universal que é o inglês, não sabe cantar o Hino Nacional, etc. E nunca iria aceitar essa situação de ter que ficar trocando passes. Ele quer dar o drible, quer chutar a gol, para que as cenas sejam inseridas em seu vídeo auto-promocional, que o empresário tanto cobra. Ele não vai ser louco de promover o colega. Não quer perder tempo treinando fundamentos…
    E outra: eu gostaria muito de saber se lá os moleques, todos, já têm “dono” (leia-se empresários) desde os 10 ou 11 anos. Sim, porque ser criado no “cabresto” tolhe qualquer possibilidade de aprimoramento tático.

  • Sandro

    Não tem o que contestar. O Barcelona é a equipe que será difícil de ser batida pois a muitos fatores à seu favor que os tornam quase perfeitos, pois o futebol tem suas caixinhas de surpresa. Para recordar a vitória da Inter de Milão na liga dos campeões e a vitória do Real Madri pela copa do rei, foram as unicas derrotas inesperadas que o Barcelona teve mais não se abateram. Permanecem unidos e não há ciumes ou tititi por causa do destaque que a imprensa faz em cima do Messi. Todos se respeitam e reconhecem que são o que são por causa da consciência tática e talento individual de cada um.

  • Caio Cesar

    Vamos para com isso gente,pra mim o Bracelona é sim o melhor time do mundo,mas ñ acredito q os times brasileiros estão tão abaixo do Barça.Apenas o Santos estava assustado em um péssimo dia,e o Barcelona fez uma bela partida,segundo q o Santos ñ representa o futebol brasileiro em sua totalidade, representa só sua camisa,eu acho técnicamente o Santos um dos melhores times do Brasil,mais sempre foi um time q tomou muitos gols,com uma defesa fraca.Ao meu ver se fosse outro time brasileiro com marcação mais forte,como Corinthians,Inter,São Paulo,Grêmio…..entre vários q tem a marcação melhor do q o Santos, o Barça sofreria mais!!!Eu sou corinthiano,mais eu dúvido q nós corinthianos aplaudiriamos,e aceitariamos a derrota como os santistas,pq perder,pode ser até de goleada é uma coisa,agora ficar assistindo o outro time jogar é vergonhoso!!!!!!!!!!

  • OLA NETO FELIS NATAL E BOM ANO NOVO A TODA SUA EQUIPE

  • Aiai… a ignorância de certas pessoas que se remetem a comentar aqui sem nem conhecer o trabalho do colunista é tamanha que não conhecem o real propósito do “gente bronzeada”. Provavelmente, como já disse aqui outra vez, não foram capazes de entender a mensagem do texto e já saem atacando a esmo… triste. É a tal falta de humildade pregada no texto que falta nessas horas também…

    Quanto ao texto, simplesmente assino embaixo em cada vírgula, Valdomiro. Nós precisamos abaixar nossa bolinha, estamos por baixo e não é de hoje. O futebol pelo mundo vem em constante evolução, os espanhóis se firmaram como grande potência tanto na seleção como nos clubes, e por sua vez continuamos comendo ovo e arrotando caviar com os mesmos argumentos.

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • emerson

    A culpa de “todos, mas todos mesmo” jogadores não ter humildade são da imprensa. Vcs tratam jogador com um ser de outro planeta. É muita babação de ovo em cima. Salários fora do normal. Hj qualquer perna de pau ganha no minimo uns 70 a 80 mil reais. Ai ele coloca uns brincos, correntes, carrões e pronto, virou craque. O cara faz um gol bonito aqui uma jogadinha ali, pronto, virou craque. Agora vcs tem que aguentar ou vcs mesmo virar o jogo.

  • Daniel

    A comparação entre Santos e Barcelona é descabida. O Barcelona é muito melhor. Mas comparar Messi e Neymar é mais do que justo. Neymar tem bola para rivalizar com o argentino hoje! Fosse ele jogador do Barcelona, e o garoto rei teria feito chover em Yokohama. Só os teimosos não veêm que Neymar é um ESPETÀCULO, tão bom quanto Messi.

  • Osmar A. Sousa

    Agora todos se acham no direito de publicarem suas sabedorias sobre o Barcelona, até então, o Santos era imbatível, Neymar o melhor do mundo, Muricy o Melhor técnico etc. até então ninguem da imprensa falava sobre o sistema tático do Barcelona, que a trinta anos eles decidiram que seriam assim. Pepe Guardiolla, decidiu que na sexta feira se preocuparia com o Santos, e o fêz, viu alguns jogos do Santos e ficou sabendo como o mesmo joga, como seus jogadores se portam, e o Muricy, com toda a publicidade do Barcelona, não sabia de nada. ele não sabe de nada. E a imprensa sabia…? ou sabe alguma coisa, ….

  • Edvaldo

    Muito obrigado por esse texto. Foi o melhor que li nesses dias, o único a mostrar o quanto nós brasileiros somos arrogantes quando o negócio é futebol, principalmente o Muricy que quando toma uma sova dessa ainda coloca a culpa na imprensa, dizendo que se colocasse um time pra jogar igual ao Barcelona aqui no Brasil seria caso de prisão. É um brincalhão mesmo.

  • MANINHO

    QUEM PERDEU FOI O SANTOS E NÃO O FUTEBOL BRASILEIRO PAREM COM ESSA BESTEIRA DE ASSOCIAR O TODO COMO RUIM.

    LEMBRANDO A POSIÇÃO NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2011 DO SANTOS .

  • Acho que foi o contrario. Acho que o santos foi humilde demais, ou melhor, simplorio demais. Tinha que jogar bola, o que não sei porque, não jogaram. Respeitaram demais o barça, que realmente é um timasso, mas com um pouco mais de aplicação e sanque no zóio, não diria que daria pra ganhar, mas pelo menos jogar de igual pra igual. Sou corinthiano e não aceitaria nunca meu timão jogar daquela forma, covarde e submissa que o peixe jogou. Pra mim foi um desrespeito com os torcedores. Tinham que pelo menos ter raça e ido pra cima. Tomariam uma goleada maior? Talves, mas tenho certeza que a torcida ficaria bem mais satisfeita. Perdemos para o melhor do mundo, mas não nôs acovardamos. É isso ai.

  • Estava eu aqui imaginando, se pudéssemos, como num sonho, levar o Garrincha (jogador brasileiro que mais desmoralizou jogadores, times e seleções estrangeiras pelo mundo afora) para este tal “jogo do século”, ao entrar em campo e ver a camisa do adversário, azul e vermelha, com certeza faria o seguinte comentário: Ué, nós viemos tão longe pra jogar contra o Bonsucesso!!

  • carla maria

    Como tem gente ignorante, tal como Joaquim Vilela (21/12 às 21:42). O jornalista apenas citou a letra de uma música (“essa gente bronzeada”) e o sujeito apelou para o lado pessoal. Ehhh falta de informação, para não dizer é burrice mesmo. E não foi só ele, outros estão falando bobagens e levando a coisa para o lado racista … Eh povinho …

  • Carla, obrigado por ter captado a essência da coisa e citado a música. Foi exatamente essa a intenção. Utilizei a bastante conhecida”Brasil pandeiro”, celebrizada pelos Novos Baianos – Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor. Eu fui na Penha, fui pedir ao padroeiro para me ajudar”….

  • O Santos perdeu para o melhor do mundo,só que o santos nao jogou nada ,jogadores estavam cabisbaixo com um medo muito grande dos jogadores do Barça, o Neimar quando viu o Messi mediu o cara de cima ate em baixo. parecia que estava vendo o Golias o gigante ,o Neimar tinha que jogar o futebol do Neymar do Santos , mas nao foi só ele ninguem jogou nada .aquela pausa que deram durante alguns jogos do brasileiro prejudicou muito o futebol. Primeiro que o muricy resolveu mudar um esquema que pouco usou no campeonato ,e ai aconteceu a tragedia tomou um vareio de bola do Barcelona. Agora ficam dizendo que que nós nao temos futebol para ganhar dos gringos,ué quem perdeu foi o Santos nao foi o BRASIL um time que nao lutou que nao jogou nao fez nada ,aquele futebol que o Santos jogou perdia até pro AVAÍ que foi rebaixado no brasileirao, e fim de papo!!!!

  • tonio cunha

    Me impressiona é ver boa parte da imprensa, técnicos e jogadores ficarem surpresos com o futebol que joga o Barcelona. Esse time joga assim a mais de dois anos e poucas vezes perde, e mesmo quando perdeu dominou totalmente a partida. Ou todos nao assistem futebol ou nao conseguem ver o obvio. O Barcelona joga como nos jogavamos, a bola sempre rolando na grama, sem chutao. O meio de campo somente com jogadores talentosos, e que sempre se deslocam para dar opçao de jogo aos companheiros. Qaundo perdem a posse da bola se posicionam sempre para nao permitir que o time adversario possa sair jogando, e forçam ao erro do adversario. Quanto ao Neymar, temos que agurdar ve-lo jogando aqui na Europa. Pode se transformar em um novo Robinho se nao se adaptar a forte marcaçao que vai sofrer, aqui o jogo é muito forte, mas nao violento como ai no Brasil. Os juizes nao marcam qualquer falta, o jogo de corpo é respeitado.

  • NEYMAR É O CARA

    UM CORINTIANO DIZENDO QUE O CORINTIAS ENFRENTARIA O BARCELONA DE IGUAL PARA IGUAL ? O CORINTIAS NESTE ANO NAO VENCEU O SANTOS, PERDEU NOP FINAL DO PAULISTA E NO ULTIMOP CONFRONTO DE 3 X 1 DE VIRADA, SOFREU PARA SEGURAR O PALMEIRAS NO ULTIMO JOGO.ENQUANTO O BARCELONA VENCEU O REAL MADRID DE 5 X 0 NO MEIO DO ANO E VENCEU DE NOVO O REAL MADRID A ALGUMAS SEMANAS POR 3 X 1 DE VIRADA EM PLANO BARNABEU, COMO O CORINTIAS IRIA VENCER ESSE TIME ? NENHUM TIME BRASILEIRO VENCE ESSE TIME, 5 ANOS DE ENTROSAMENTO E CHEIO DE CRAQUES, NAO EXISTE TIME NO MUNDO E MUITO MENOS NO BRASIL COM ESSE ENTROSAMENTO, O MESSI TEM BOLAS NA AREA O TEMPO TODO,OS CARAS RODAM EM CAMPO.
    O MESSI SÓ NAO É CRAQUE NA SELEÇÃO DA ARGENTINA ONDE ELE NAO ENTROSAMENTO, POR ISSO JOGA NO BARCELONA E NAO JOGA NA ARGENTINA. CRAQUE DE CLUBE.

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    VOCE DISSE EM BAIXAR A BOLA, MAS POR ACASO OS CORINTIANOS CONTRA O TOLIMA FORMA HUMILDES ? ISSO OS REPORTERES NAO FALARAM AQUI E NEM VOCE, O RONALDO, O ROBERTO MEIAO DISSERAM QUE IAM MOER O TOLIMA, A IMPRENSA CORINTIANA, A TORCIDALIMA , TODOS COMEMORANDO A CLASSIFICAÇÃO ADIANTADA, E AGORA ? NA EPOCA TODOS CHORARAM MAS NINGUEM DA IMPRENSA FALOU QUE FALTOU HUMILDADE AOS CORINTIANOS QUE RONCARAM PAPOS, E O TOLIMA É TIME PEQUENO, DESCONHECIDO E DEU UM VAREIO DE BOLA NO CORINTIAS, O RONALDO QUE TODA A IMPRENSA ENCHERAM A BOLA DELE FICOU OLHANDO A ZAGA DO TOLIMA TOCAREMA BOLA, ELE PIPOCOU, O TIME DO CORINTIAS TODA PIPOCOU, O PEQUENO TOLIMA DEITOU E ROLOU EM CIMA DO PODEROSO CORINTIAS KKKK
    E POR ACASO NAO FALTOU HUMILDADE AOS CORINTIANOS ? QUE REPORTER QUE VOCE É HEIM !

  • jose vitor

    Sou Brasileiro, e ainda acho que o nosso futebol junto com o argentino é o melhor do mundo.
    Jogamos com respeito demais ao time deles. Porém, na espanha existem praticamente 2 times.
    Se juntassemos os melhores jogadores do campeonato brasileiro e fizessemos 2 times, com certeza jogariamos de igual pra igual com eles.
    Nao acho nada demais na zaga nem nos volantes deles. TEmos peças muito melhores jogando dentro do nosso país.
    TEnho até nojo de ouvir o Galvao Bueno falando q já vinha dizendo que o futebol brasileiro nao é o mesmo.
    Se amanha o Brasil jogar contra a Espanha e o Neymar fizer 2 gols bonitos ele vai dizer que essa é a proxima geraçao pelé q esta por vir.
    Bando de puxa-saco de jogadores estrelas, e que adoram afundar os times.
    Eu sou corinthiano, torci como pelo meu time pelo santos, e tenho plena convicçao que o Neymar vai ganhar a copa de 2014 pra gente.
    Tomare que aí lembrem dos colunistas que esculacham nossas jóias e nosso futebol somente por um jogo mal jogado.

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    DA NOJO DESSES REPORTERES, METIDOS A SABE TUDO, TENTARAM DERRUBAR O NEYMAR, MAS O NEYMAR É FORTE, ESTA ENCARANDIO TUDO E CONTINUA COM O SUCESSO DE SEMPRE.
    VOCES DA IMPRENSA VAO SEMPRE QUEBRAR A CARA COM O NEYMAR, SE FERRARAM NOVAMENTE,
    O PESSOAL DA ESPANHA, DO BARCELONA SEMPRE ELOGIANDO O NEYMAR ENQUANTO VOCES BRASILEIRO FICAM METENDO O PAU NO MOLEQUE, MAS ENTENDEMOS,. VOCES SAO DA IMPRENSA CORINTIANA, FICAM COM INVEJA QUE ELE JOGA NO SANTOS, E OS JOGADORES DO CORINTIAS SAO TODOS MEDIANOS E MANÉS, NINGUEM LIGAM PRA ELES. ENTAO VOCES DA IMPRENSA FICAM REVOLTADOS COM O MENINO.
    NINGUEMFALA DO LIEDSON, ADRIANO, RALF, PAULINHO, ALEX, SHEIK, SAO JOGADORZINHOS MANEZINHOS, A NIVEL DE UM BRAGANTINO.
    ENTENDEMOS ISSO. E QUEREM GANHAR UMA LIBERTADORES KKKKKK

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    CORINTIANOS SAO METIDOS, ARROGANTES, ESTAO QUERENDO SEMPRE GANHAR JOGOS NO GRITO, NO EMBALO DA IMPRENSA, NAO SAO DE NADA, NUNCA GANHARAM NADSA DE EXPRESSAO, NINGUEM FORA DO BRASIL CONHECE O CORINTIAS, NO SITE DO BARCELONA ESTA RELACIONADOS OS GRANDES CLUBES DO BRASIL MAS NOA ESTA CONSTANDO O CORINTIAS KKKKKK
    E AGORA ? VOCES CORINTIANOS ELOGIAM TANTO O BARCELONA MAS ELES NAO CONSIDERMA VOCES TIME GRANDE KKKKKKKK

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    BARCELONA, ESTA TREINANDO A 5 ANOS UMA FORMAÇÃO COM OS MESMOS JOGADORES, COISA QUE NENHUM TIME BRASILEIRO FAZ E NAO CONSEGUE FAZER.
    ENTAO NAO ADIANTA FAZER COMENTARIOS, OU OS CLUBES BRASILEIROS SEGUREM MAIS SEUS JOGADORES REVELADOS OU NUNCA TERAO UM TIME A NIVEL DO BARCELONA, POIS UM TIME COM UM ELENCO DAQUELE COM 5 ANOS, QUAL TIME BRASILEIRO CONSEGUE FAZER ISSO COM ESSES EMPRESARIOS MANDANDO NOS CLUBES ?
    IMAGINE UM CORINTIAS MANTENDO UM ELENCO DE 5 ANOS COM, TANTOS CRAQUES ? ISSO JAMAIS IRA ACONTECER.
    O CORINTIAS VAI SAIR NA LIBERTADORES NO MAXIMO NA SEGUDA FASE, NAO TEM ELENCO PRA ISSO.

  • Latino

    um grande abc a tds,quem perdeu e feis feio foi o santos e nao o futboll brasileiro

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    OS REPORTERES TINHAM QUE FAZER UMA CAMPANHA, MAS NAO TEM CORAGEM, NAO SAO HOMENS, FAZEREM UMA CAMPANHA, PARA QUE OS CLUBES NAO MANDEM SEUS JOVENS JOGADORES CEDO DEMAIS PARA A EUROPA, ASSIM O BRASIL TERA DIFICULDADES PARA FAZER UMA GRANDE SELEÇÃO, A ESPANHA CONSEGUE FAZER ISSO, O BRASIL NAO, QUEREM MILAGRES DEPOIS, SE NAO CONSEGUEM, O NEYMAR É O CULPADO.

  • mano

    concordo com seu ponto de vista, somos realmente soberbos qdo se fala em futebol. Infelizmente dormimos em berço esplendido achando que sempre seríamos os melhores e qdo acordamos nos deparemos com uma triste realidade, uma concepção tática adotada por todos os técnidos de times brasileiros que defendem a idéia que a solução p todos os times é chutões p o alto(ou p frente) e faltas. Sou corintiano mas exemplo dessa cultura de futebol tupiniquim é o nosso técnico Tite, adepto de uma ‘retranqueirabilidade’ de doer na alma de qq amante de futebol. Cito ele como exemplo pq acaba de ser campeão nacional, mas os outros não ficam nada atrás, cito felipão, l~eao. Deus nos salve de tamanha mediocridade técnica de boleiros e treineiros.

  • Eduardo

    Excelente texto, um dois mais sensatos que li. O brasileiro não acompanha os campeonatos internacionais, ficam nesse mundinho fechado achando que os melhores times e jogadores estão no futebol brasileiro. Mero engano

  • José Rapikol

    Uma coisa é certa, quem viu o Brasil ser campeão do mundo viu, quem não viu nunca mais verá!!
    Culpados: dirigentes, imprensa, boleiros ridículos com QI muito baixo para entender o futebol de hoje na sua plenitude!!!

  • Gláuber Mendes

    Grande Valdomiro! Meus parabéns! Concordo com tudo ! Essa mania nacional patriotada de dizer que o Brasil é o máximo que não tem mais pobreza que somos o máximo e tal, quando continuamos com muitos problemas sérios. O país está se acabando aos poucos e a inflação tá de volta. Além disso, tem o nosso futebol que é péssimo, lotado de roubalheiras e cheio de inverdades como o falso equilibrio de nosso campeonato. Ele é equilibrado pois, é muito fraco! Agora a palavra bronzeada pegou mal mesmo… parece uma conotação racista, preconceituosa. A seleção vai ser uma vergonha em 2014. Dinheiro dos burros brasileiros sem hospitais e escolas para gringos passearem, saírem com nossas mulheres e ganharem a copa como em 1950. Abs!

  • Eder de Oliveira

    O PESSOAL DIZ “SE FOSSE O CURINTIA”, “SE FOSSE O TIMÃO” .QUE ISSO PRA PERDER PARA O BARCELONA PRIMEIRO TEM QUE GANHAR DO TOLIMA.

  • Eder de Oliveira

    VAI TOLIMAAAAAAA

  • Pedro

    Nem quando o post toma proporções presunçosas não esquecem o Corinthians…
    O Santos foi um time bom no primeiro 2010, mas como todos sabemos Saíram jogadores ( Wesley, Robinho… ) de lá pra cá o Santos vem empurrando com a barriga. Neymar, WHO ?
    Neymar é um caso serio de jogador que tem um futuro brilhante, porém, a mídia está destruindo o “nenê”.
    Comparar o Santos com o Barcelona e colocar esse joguinho em proporções surreais como “Jogo do Século” é pura burrice. Ainda se fosse um jogo em que os dois clubes se preparassem iguais…
    O Santos ganhou a Libertadores: “Pronto, agora vou me preparar para o Mundial. Brasileiro que se dane”.
    Enquanto o Barcelona disputava; Copa Rei, LFP, Champions… E todos brigando pra ser campeão.

    PS: O Corinthians até poderia ter perdido pro Barcelona, mas seria uns 2 e jogaríamos FUTEBOL.

  • Humberto

    Caio Cesar disse: …se fosse outro time brasileiro com marcação mais forte,como Corinthians,Inter,São Paulo,Grêmio…..

    -E tudo começou exatamente com Tolima, Mazembe …

  • Daniel Duarte

    Os ufanistas estao descontrolados!!!!! kkkkk

    ACORDEM…. se barcelona jogasse o RIDICULO campeonato brasileiro onde ATE NEYMARKETING é considerado craque, venceria com umas 15 rodadas de antecipacao.

  • Pedro

    O futebol Brasileiro começou a se perder depois daquela fatídica derrota do escrete canarinho para a Itália na copa de 1982. Tínhamos um timaço que jogava muito, recheado de craques. Mais para a infelicidade de todos o país do futebol começou a dar mais importância ao resultado em detrimento ao espetáculo. O Brasil começou a se descaracterizar povoando o meio de campo de volantes para destruir jogadas. A prioridade passou a ser o futebol de resultados e que se dane-se a técnica porque o que importava mesmo era ganhar a copa. Galvão Bueno a plenos pulmões gritava isto em alto e bom som para que todos pudessem entender que o importante era ganhar. Agora este mesmo senhor diz-se preocupado com a atual situação do futebol Brasileiro, ora bolas porque este ufanista não faz uma auto critica e veja o quanto ele foi nefasto de ter contributo tanto para o estado de coisas em que se encontra o futebol Brasileiro atualmente? A derrota do Santos para o Barcelona é apenas mais um sintoma de que as coisas andam mal e é preciso rever certas posturas. Mais para rever isto não será tão simples assim, serão necessários muitos anos de mudança de mentalidade, porque o bonde do futebol Brasileiro desandou e colocá-lo nos trilhos novamente não será nada fácil.

  • Pacheco…

    O Santos levou um baile do Barcelona, Neymar ainda está longe de ser um craque e o Ganso depois das operações sofridas, nunca mais viu a cor da bola…

    Mas vc não deram o mesmo destaque para a derrota do Corinthians com o Tolima!!!

    O Futebol brasileiro não tem mais nenhum grande jogador em atividade…

    Lá se foram o Romário, Ronaldos, Rivaldo, Kaká e etc…

    Estamos numa entresafra igual à de 1974 infelizmente…

    Espero que não dure muito esta estiagem de bons jogadores…

  • YURI SOEIRO

    È incrível lêr alguma pessoas escrevendo neste site que o Santos respeitou de mais o Barcelona. Me parece que estas mesmas pessoas não assistem futebol internacional. Me desculpem, mas o Santos não “respeitou” de mais o Barça, e sim, o Barça anulou todas as jogadas que o Santos poderia tentar fazer. Não foi somente nesse jogo que o time de Guardiola atingiu a margem de 70% de posse de bola. Esse time tem média de aproximadamente 65% de posse de bola, e isso levando em consideração os jogos de todas as competições em uma temporada. De fato está nos faltando humildade em adimitir que não somos mais o exemplo de futebol arte e bem jogado, em reconhecer que o melhor time das américas não foi capaz de fazer pelo menos frente ao Barça. O mesmo Barça que já goleou times como Bayern, Real Madrid e outros gigantes da Europo. Barça é o topo do futebol.

  • Rogério

    AS VEZES A GENTE TENTA FALAR UMA COISA E PARECE OUTRA ‘ GENTE BRONZEADA ‘ PARECE SOAR COM PRECONCEITO PELO MODO DE VIDA DO BRASILEIRO QUE NÃO TEM NADA HAVER COM FUTEBOL FOI INFELIZ, PODERIA TER DITO ‘ TA NA HORA DO FUTEBOL BRASILEIRO SER MAIS HUMILDE ‘ COMO JORNALISTAS DEVERIA SABER A DIFERENÇA ENTRE COMO COLOCAR AS PALAVRAS JÁ PENSOU SE COLOCASSE UMA MATÉRIA NO JORNAL DO KÊNIA, DEPOIS DE UM FRACASSO DOS CORREDORES DAQUELE PAÍS DIZENDO, TÁ NA HORA DESSA GENTE NEGRA SER MAIS HUMILDE ‘ ?????????????????? OU O MESMO PARA OS GINASTAS AMERICANOS COLOCANDO NO JORNAL AMERICANO ‘ TÁ NA HORA DESSA GENTE BRANQUELA SER MAIS HUMILDE ‘ E ASSIM POR DIANTE … GENTE DE HOLHO PUXADO, DE PELE AMARELA, DE CABELO RUIM, PORTANTO ACORDA COLUNISTA…

  • betovisck

    Realidade !!!! Os donos da bola agora é a Espanha …

  • Nelson Valentin Buonomo

    VAI CUUUUUUUUURINTIA, É NÓIS…SÓ ISSO QUE SABEM FALAR E TIRAR BARATO, AFINAL SÓ VIVEM DE MIGALHAS E DESGRAÇAS DOS OUTROS, NUNCA GANHARAM NADA, NÃO SÃO CONHECIDOS…SÓ NO PAÍS DO “TOLIMA”….DEPOIS QUE TOMARAM AQUELA TOLIMADA…NÃO MERECEM CONSIDERAÇÃO…OS CARAS NÃO RESPEITAM NINGUEM…SÓ PORQUE PENSAM QUE TEM A MAIOR TORCIDA PODEM SER GRANDES….SE FOSSE ASSIM O SANTA CRUZ SERIA O MAIOR DO MUNDO…SER GRANDE É CONQUISTAR A AMÉRICA E O MUNDO COMO NOSSO GLORIOSO SANTOS…..COM UM PASSADO E PRESENTE SÓ DE GLORIAS….NASCER E VIVER E NO SANTOS MORRER É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER…….2012 TEM MAIS…..

  • Ricardo

    Melhor comentário que li a respeito do jogo e do pré-jogo… Quiseram exaltar o Santos, falaram em duelo, quando na verdade era briga entre duas forças desproporcionais. Excelente!

  • haghios

    O Corinthians .. quando enfrenta Times da América do Sul se Borra todo…. basta lembrar … o River Plate da Argentina …. Ganhou do Corinthians em Pleno Pacaembú …. o Geninho mandou o Time descer a Botina nos Argentinos… e o Lateral Gustavo Nery foi expulso … depois foi o Tolima… no ano do centenário …. com Ronaldo.. R. Carlos … perderam a Vaga da Libertadores …em todos o Discurso sempre foi o Mesmo …. Vamos Ganhar tudo … isto é Humildade?

  • Cacá Albuquerque

    Há muito tempo já e só agora as pessoas, e principalmente a mídia que adora enaltercer, estão percebendo isso.

    Nosso futebol já não é o melhor faz tempo!

  • Paulo

    Ah agora é falta de humildade… Pior que o futebol brasileiro é a imprensa “esportiva” brasileira, maria vai com as outras.

    Deixem de clichê! Porque nenhum de vocês teve culhão para dizer isso antes??? E não me venhão com o papo: “Não, mas falamos que se o Santos não tomasse cuidado, tomaria um vareio do Barça, e blá blá blá”! Caramba dizer uma pieguisse dessas é ser jornalistico??? É nos informar sobre a realidade do futebol?? Agora que um time nacional perdeu, o nosso futebol esta arruinado devido ao egocentrismo?? Só na cabeça de vcs!

    Hipocritas!

  • bom, eu acho q o santos na foi para o jopao . e se foi pelo amor de deus foi terrivel . o inter tinha muito menos time q o santoa e ganhou o barcelona mais temido q hoje . o sao paulo foi la 3 x e ganhou as tres . o vasco jogou com o todo poderoso real madri e nao ganhou por sorte . e digo mais esse toquinho de bola ai nao e isso tudo nao o nome do barcelona q esta amendrontando . ao time do santo eu digo meu amigos esse jogo era importante demais pra vcs nao da um carrinho neum uma faltinha uma trombada pelo amor de deus os caras tava passivo demais . e essa de que o futebol brasileiro acabou , eu nao acho nao e so mudar algumas filosofia a comesar pelo presidente da cbf . abraços a todos

  • Claudio Barto

    Pelo amor de DEUS vcs da imprensa..
    Eu queria ver o guardiola ser campeao com um time daqui do brasil, queria ver ele montar este esquema de jogo aqui em um time grande, queria ver ele deixar solto os jogadores brasileiros sem concentracao..kkkkkk é uma piada.. rsrsrs.
    Queria ver o Guardiola sendo tecnico de um time aqui de SP, e ai comecar aquele toque de bola pra tras , pro lado sem objetivo.. esperando a melhor hora pra enfiar uma bola.. e o tempo passando .. e a torcida gritando “Burro Burro”, “Time de Medroso”, vcs da imprensa pelo jeito falam o que quer e se acham os donos da razao.
    Montar um time como o do barcelona, onde tem dinheiro saindo pelo ladrao, criando os craques em casa, e nenhum empresario f.d.p. tentando tirar pra mandar pra europa.
    La nao tem meninos favelados tentando ganhar um dinheiro pra comprar uma casa pra mae.
    Falam tanto do futebol Europeu que o Melhor do Mundo é um Argentino.

  • Claudio Barto

    A Maioria dos jogadores eleitos o numero do mundo.. sao da America do Sul.
    Realizem o Guadiola sendo tecnico do Corinthians, do São Paulo, Santos, Palmeiras.. e ai liberando os jogadores sem concentracao.. isso iria virar uma put.aria., ia ser uma festa de prostitutas nos hoteis.. nao precisa de muito, o Ronaldinho .. joga muita bola mais ta sempre nas baladas, e no jogo ta sempre dormindo.. o Adriano. o proprio Neymar..
    Mais é facil criticar agora o Muricy por dar 10 pro Guardiola.. o Futebol espanhol foi campeao do mundo jogando covardemente igual ao brasil de 94, mesmo esquema de toques de bolas.. e nenhum reporter falou que o time era um time covarde, como fizeram com o time de parreira, quando o time mantinha posse de bola, ai todos queria um time igual a de 82 e 86 que nao ganhou porcaria nenhuma.. Enfim o capim do vizinho sempre é mais verde, se fosse por meritos a equipe da alemanha deu show no mundial, e perdeu pra uma espanha retrancada e com toque de lado..

  • Fábio Luizri

    Olá Neto,concordo com tudo o que vc disse,mas quanto a frase do Muricy que “O Guardiola pra ser 10 tem que treinar no Brasil” foi mal interpretada por muitos,inclusive por você,e vou explicar:

    -O que ele quis dizer é “trabalhar” com a nossa realidade aqui no Brasil,a estrutura que tem hoje na Europa e o Barcelona é uma diferença enorme. Veja o calendário do nosso campeonato brasileiro,a CBF convoca jogadores de clubes que estão disputando o campeonato e não para o campeonato.
    – Lá o técnico pede um jogador o clube vai atrás. Veja o caso do Fabregas;o Barcelona já tinha,o Messi,Iniesta,Xavi,Davi Villa e foram buscar o Fábregas a pedido do Pep Guardiola. O Villa se machuca o cara Tem o Pedro e o Alexis Sanchez(o primeiro titular da Espanha e o segundo titular do Chile).

    -Agora volta pra nossa realidade;No último jogo do brasileiro tinha corintiano lamentando que o Sheik não ia jogar,vejam as notícias,o corinthians e o SP estão brigando por um jogador que o Cruzeiro pediu 15??? Veja a diferença. É evidente que é um sonho so corinthians repatriar o Tevez,mas KD o dinheiro?

    São destas coisas que o Muricy quis dizer e pouca gente entendeu.

  • Falou tudo

  • corinthiano e não corintiano

    O seu troxa santos só tem tres gerações pelé ,robinho e neymar fala mais ulguma geração ai e qntos anso vcs ficaram sem gritar é campeão hauahauhauah mano o corinthians é time Grande um dos maiores do Brasil e o santos não chega nem aos pés em questão de jogardozinhos tirando arouca,Neymar e ganso quem mais vcs tem ibson,diogo, leo, isso é jogadorzão hauhauahau mano vc é ignorante não sabe nada de futebol só poensa no seu propiro time querendo falar do time que atualmente é campeão brasileiro e ficou sem peder 16 rodadas o santos nem sonhando conseguiria hauhaua digno de dó vc seu troxa !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • adilson

    Vc esta de brincadeira comparar messi com neymar talves não goste de messi só pq ele é argentino mas eu acho que ficou bem claro que neymar não chegue aos pés de messi,neymar é um jogador de midia só isso se vc analizar no campeonato brasileiro sairan gols muitos bonitos mas nem foran citado mas se fosse de neymar com certesa mostrarian e endeusavam ele acho que nós brasileiros as vezes temos que ser mais humilde e ser realista messi é o melhor e nem se compara com o neymar ou esqueceran o que aconteceran no mundial,esqueceram?

  • Sergio

    O senhor foi extremamente infeliz no termo “GENTE BRONZEADA”, um “jornalista” de um diario gabaritado como o lance, sabe muito bem o teor de duplo sentido que a expressão pode causar. Sobre o futebol você apenas disse o que todo mundo já sabe há quase dez anos, apos a conquista do penta.

  • Walter Cesar

    Eu não sou o senhor da verdade, mas assisto tanto futebol quanto meu tempo permite e acompanho o futebol europeu a muito tempo tanto quanto assisto ao brasileiro: o nosso campeonato está realmente muito nivelado por baixo, temos jogadores medianos e no máximo bons sendo tratados como verdadeiros craques, o Ganso é um deles: apresentou por 7, 8 meses um futebol bom contra equipes como Naviraiense, o bando de times fracos que disputam o paulistinha e alguns jogos pelo brasileiro e falam que ele é o novo Zidane, que é o futuro armador da seleção brasileira, que é o cara, como disse o Laor, ele que vá jogar mais bola, e isso acontece com tantos outros no nosso futebol que fazem um pouquinho contra os pequenos e já são tidos com os caras da bola. Temos que reaprender a jogar futebol, não adianta ficar achando que somos superiores a todo mundo e chegar numa copa américa e perder 4 penaltis, chegar numa semifinal de mundial e perder pra um Mazembe da vida, chegar numa final de mundial e ver o outro time jogar sem lutar, desde a copa de 70 que não ganhamos uma copa do mundo dando show de bola, ganhamos com um futebol digno de Leste europeu/asia. E para quem estar dizendo que o brasil não perdeu na final do mundial deixo a pergunta: não foram todos vocês que disseram que o santos era o Brasil no mundial, que era o melhor time brasileiro na atualidade, como o Brasil não perdeu se esse é tido por vocês como o melhor time em atividade no Brasil?

  • Fábio, você tem razão nessa interpretação. Ele referiu-se muito mais a questões gerais de nossa realidade. Mas mesmo assim acho que teve uma conotação narcisica, pois ele coloca-se como um sujeito testado pelo que há de mais difícil e tenta, ardilosamente, desmerecer os outros. Mas tem razão ao dizer que ele faz uma avaliação mais geral mesmo. Abraços

  • Quanta bobagem andam escrevendo esses colunistas, os jogadores do santos entraram na roda de bobinhos por que já estavam derrotados antes, DUVIDO que colocariam Ralf do corinthians, william do flamengo, na roda de bobo. Eu diria o time do palmeiras tem um sistema defensivo infinitamente superior ao do santos, o que o santos tem é um bom ataque, mas como não pegavam na bola sobrou pra zaga fraca tomar o vareio de bola, volto a dizer o palmeiras não tomaria aquela goleada, o corinthians não tomaria aquela goleao tempo diráda, perder ou ganhar as circuntancias da partida diriam.
    O santos é um time que tomou trocentos gols no campeonato por não ter zaga e volantes fracos.
    teremos oportunidade de comprovar o que digo lá na frente, o tempo mostrará que tenho razão.

  • Norman

    Concordo com a posição de que o Brasil deve enxergar a realidade de seu futebol, tanto o bom quanto o ruím. Devemos lembrar que na competição do Japão, o país que tinha mais representantes ainda foi o Brasil. Não podemos desmerecer o Santos que chegou lá nem podemos achar que o time deva chegar lá de cabeça baixa e não expressar nenhum sentimento de otimismo, mesmo que seja clara a superioridade do Barcelona. Existe sim, um certo oportunismo em cair em cima de fato consumado, o que me soa como exatamente isso… oportunismo. O trabalho todo de chegar já não vale mais nada e times que cairam na pré-Libertadores ou até que não se classificaram para a Libertadores de 2012, se acham no direito de desmerecer tudo o que foi construido. O Barcelona representa o Barcelona, um time que tem uma visão implantada há mais de 30 anos. Conta com um dos melhores jogadores de todos os tempos acompanhados de outros tantos ótimos jogadores. Precisamos tirar algumas conclusões sim. Mas também precisamos ver as coisas em perspectiva, e não partir para criticar coisas que são normais dizer. Ou você acha que o Laor deveria dizer que o Santos fatalmente perderia?

  • Santista

    P.e.r.f.e.i.t.o..

  • Santista

    Apesar de a grande culpada disso ser a “IMPRENSA” pois ficam endeusando jogadores medianos, e dando muita corda para os poucos craques. Os jornalistas são pagos para isso, mas parem com essa de falar que beltrano é o melhor do mundo, que somos sempre os favoritos, etc, etc.
    Hoje em dia não tem mais bobo no futebol…

  • Pierre

    Institucionalizou-se no Brasil essa cultura que preconiza certa malandragem para se chegar aos resultados pretendidos. Estrelas fazem notícia nas baladas e uma nuvem de negociações tumultuadas envolve permanentemente os clubes. Estão todos satisfeitos com o potencial de determinados jogadores de “resolver” a partida num lance de bola parada ou num raro momento de talento individual. Ficou comprovado que isso não basta para superar equipes capazes de aliar condição física com rigor tático e espírito de equipe. A diferença aparece em cada fundamento e qualquer membro da equipe tem plena capacidade de executar as jogadas de maneira eficiente. Trinta anos de seriedade em planejamento e gestão renderam ao Barcelona os frutos que hoje se vêem.
    O humilde reconhecimento de que é preciso mudar mais do que algumas peças no elenco ou o treinador já é um ótimo começo para se resgatar o bom e velho futebol brasileiro.

  • Richard

    Excelente nota, Valdomiro! É exatamente isso, o time do Santos há muito vem jogando com a “empáfia”. No entanto, a culpa disso tudo é da mídia que elevou esse time nota 7 do Santos e um jogador nota 8, como Neymar, a reis do futebol. Disse a meus colegas o Barça não só vencerá como goleará o Santos. Sou vidente??? Gênio??? Nada disso! Mas basta ver a Libertadores do Santos, logicamente campeão por méritos, mas enfrentou América do Méx, Once Caldas, Cerro e Peñarol… ou seja ninguém!!!! O time do Santos destacou em 2011, pois o futebol sulamericano como um todo está nivelado por baixo e por muito baixo…. Que essa derrota sirva de lição a imprensa e pare de endeusar jogadores “pop stars”, que driblam, fazem firula e mais firula e não chegam a lugar algum. Cadê o rei dos reis Neymar quando mais se precisou dele na seleção, na final do Mundial, etc????

  • Carlitos

    42 comentários

    2011 passou… pelo menos no calendário do Futebol! Sinal de Alerta Ligado… é hora de acordar!
    2011 foi embora no nosso calendário futebolístico, e infelizmente temos muito mais à lamentar, do que a comemorar! Tenho lido e escutado estarrecido alguns comentários, de alguns crônistas esportivos e até alguns blogueiros aqui neste espaço, blogueiros estes, que muitas vezes os coloco como melhores que alguns caras consagrados na mídia desportiva! Estarrecido e explico caros amigos, pois precisou que o Santos chegasse diante do Barcelona e fizesse aquele espetáculo dantesco, triste e melâncólico, para que talvez alguns caissem na real! Mas a grande realidade que o nosso Futebol há tempos vem dando sinais de falência em todos os sentidos! Desde a Copa do Mundo do ano Passado, desde a eliminação do Inter frente ao Mazembe, desde a Fatídica eliminação do Corinthians na Pré Libertadores frente ao desconhecido Tolima, desde a eliminação do Cruzeiro para o Once Caldas em casa, Desde a eliminação do Flamengo pela Univers. do Chile na Sulamericana com show de jogador com nome de chuveiro e até mesmo a desclassificação do Guerreiro Vasco para o mesmo Time. Estes fatos são os mais recentes, mas não é de hoje, que praticamos um futebol mediocre e mentiroso, e perdemos algo que mesmo jogando mal, nós tínhamos: o respeito do adversário! Culpados: Todos nós! Começando pelos clubes, que gastam muito com altos salários de jogadores meia boca, pela mídia que realmente engana muitos dos torcedores apaixonados e por último nós mesmos que alimentamos a famigerada Mídia e os clubes, comprando seus produtos e jornais. Realmente fiquei indignado ao ouvir que o Santos nada podia fazer diante de um Barcelona beirando a perfeição, que só o fato do Santos estar na final já era um grande feito, não meus amigos, não concordo que um Campeonato que no Brasil é o mais cobiçado, seja jogado com tanto medo do adversário, com tanto respeito e se escondendo do jogo como fez Neymar e Ganso! E o que falar do Comandante Muricy de tantos campeonatos Brasileiros, da Libertadores onde pegou um Time quase desclassificado e o levou a conquista. Por que jogar com o velho e falastrão Léo e jogar com três zagueiros! E ainda bem não levaram á diante a infeliz idéia de colocar o Pelé pra jogar, pois aí também seria envergonhado não só o nosso presente, como também o nosso passado!

    Caros Amigos, Nem os Times da América do Sul estão nos respeitando, e os Europeus estão à anos Luz do nosso Futebol, e a Copa será no Brasil… Amanhã!

  • Thomaz

    Disse tudo! Assino embaixo

  • Gilmar Torquato

    Há muito tempo deixamos de ser “os melhores do mundo”! Os “craques” de hoje são feitos pela imprensa que não pode ver um gol bonito, uma jogada bem feita ou um jogo em que o jogador se destacou para elevá -lo a craque da noite p/ o dia. Exemplo recente: Cortês, do Botafogo, agora no São Paulo. O próprio Neymar ainda não pode ser chamado de craque porque, na Seleção, ainda não se destacou. Mas tem muito futuro! Robinho é outro que é mais craque para a imprensa do que para quem assiste ele jogando. Para mim, um jogador normal! E se não buscarmos jogadores realmente comprometidos com a Seleção iremos perder essa copa dentro do nosso país. Aí, NUNCA mais recuperaremos o folclórico nome de “Os Melhores do Mundo!!! Grande abraço!

  • osmar toledo

    assistindo algumas peladas onde o neymar , ganso participam eles querem imitar os jogadores do barça..parece que a liçao foi boa…o pior de tudo foi ver o muricy enfiado naquele roupao com aquela toca na cabeça totalmente inerte.. tenho amigos em barcelona e la ninguem comentam sobre o neymar no barça.. nem conhecem este cara… ainda gozam com nossa cara..falam que igual ao neymar tem 8 nas categorias ed base..é moleeeeeee..

  • Rogério

    ACORDA COLUNISTA, AS VEZES A GENTE TENTA FALAR UMA COISA E PARECE OUTRA ‘ GENTE BRONZEADA ‘ PARECE SOAR COM PRECONCEITO PELO MODO DE VIDA DO BRASILEIRO QUE NÃO TEM NADA HAVER COM FUTEBOL FOI INFELIZ, PODERIA TER DITO ‘ TA NA HORA DO FUTEBOL BRASILEIRO SER MAIS HUMILDE ‘ COMO JORNALISTAS DEVERIA SABER A DIFERENÇA ENTRE COMO COLOCAR AS PALAVRAS JÁ PENSOU SE COLOCASSE UMA MATÉRIA NO JORNAL DO KÊNIA, DEPOIS DE UM FRACASSO DOS CORREDORES DAQUELE PAÍS DIZENDO, TÁ NA HORA DESSA GENTE NEGRA SER MAIS HUMILDE ‘ ?????????????????? OU O MESMO PARA OS GINASTAS AMERICANOS COLOCANDO NO JORNAL AMERICANO ‘ TÁ NA HORA DESSA GENTE BRANQUELA SER MAIS HUMILDE ‘ E ASSIM POR DIANTE … GENTE DE HOLHO PUXADO, DE PELE AMARELA, DE CABELO RUIM, PORTANTO ACORDA COLUNISTA…

  • O futebol brasileiro,esta um segundo atrasado,em relacao ao futebol jogado na Europa,um segundo em futebol e uma eternidade,que era compensada pela tecnica do jogador brasileiro.Hoje o jogador europeu e tao bom ou melhor que o brasileiro e essa vantagem desapareceu.No Brasil o futebol e jogado a duas velocidades: Devagar e parado,e assim,fica dificil competir!

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    ENGRAÇADO, A SELEÇÃO BRASILEIRA JA PRECISOU DO RONALDO EM 1998 E 2006 ELE SUMIU,
    O MESSI, NA COPA DA AFRICA ERA A SENSAÇÃO, ELE SUMIU, E NA COPA DA AMERICA, O MESSI JOGANDO EM CASA, ELE SUMIU E A SELEÇÃO ARGENTINA SUCUMBIU, POR QUE O NEYMAR TEM QUE SER DIFERENTE SE NA SELEÇÃOI DE 1982 A SELEÇÃO BRASILEIRA QUE ERA A MELHOR DO MUNDO PIPOCOU DIANTE DA FRACA ITALIA, E 1998 E 2006, O RONALDO PIPOCOU DIANTE DA FRANÇA, E O MESSI SEMPRE PIPOCA NA SELÇEÇÃO DA ARGENTINA ? O NEYMAR NAO PODE MESMO COM SEUS 19 ANOS ? QUANTA IGNORANCIA ACHAR QUE UM MENINO DE 19 ANOS TENHA QUE CARRGAR AS SACANAGENS DA CBF COM ESCALAÇÕES FORÇADAS PELOS PATROCINADORES, TEREM QUE FAZER O NEYMAR VENCER SEUS ADVERSARIOS E VALORIZAR PASSES DE CERTOS JOGADORES RUINS, O NEYMAR NAO TEM OBRIGAÇÃO DE SE MATAR ENTRE AS ZAGAS E VALORIZAR PASSES DE CERTOS PERNAS DE PAUS POR MANDO DE PATROCINADORES, ISSO TEM QUE ACABAR, POR ISSO A ESPANHA É O MELHOR DO MUNDO HOJE, OS PATROCINADORES NAO MANDAM NA FEDERAÇÃO DE LÁ.

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    POR QUE ESSE REPORTER NAO FALA DA FALTA DE HUMILDADEDOS CORINTIANOS EM GERAL CONTRA O TOLIMA ? TANTO A IMPRENSA E JOGADORES ALEM DOS TORCEDORES, QUE COMERAMORAM ADIANTADOS A CLASSIFICAÇÃO, O CLUBE JA TINHA ATE PATROCINADORES PARA O RESTANTE DA COMPETIÇÃO, SÓ QUE CAIRAM ANTES, E O CLUBE DANÇOU COM ESSES PATROLCINADORES, E A GLOBO FRUSTADA, DEPOIS DISSO PASSAVA JOGOS DA COPA DO BRASIL E DEIXAVA O SANTOS NA LIBERTADORES DE LADO, SÓ NAS FINAIS QUE A GLOBO QUIS APARECER, QUEM ERA O FAVORITO ? NAO ERA O CORINTIAS, CRUZEIRO, GREMIO, INTER, FLUMINENSE ? ERAM O BAM BAM BANS, E O SANTOS PATINHO FEIO, ESSE PATINHO FEIO MESMO COM TANTA DESCREDIBILIDADE POR PARTES DE TODOS, TIVERAM QUE ENFIAR A LINGUA NA GUELA.
    DEPOIS DIZEM QUE O PENAROL ERA FRACO, E OS DEMAIS ENTAO ERAM MAIS FRACOS AINDA JA QUE O PENAROL É PENTA CAMPEAO DA LIBERTADORES, IMAGINE OS OUTROS ENTAO ?
    MORRAM DE INVEJA DO SANTOS, MORRAM DE INVEJA.
    CAMBADA DE IDIOTAS, SEUS TIMES SAO UMA BOSTA. NAO CHEGAM NEM AO PÉS DO SANTOS.
    TRI LIBERTADORES.

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    SE PENEROL É FRACO, IMAGINE ESSES DEMAIS BRASILEIROS ? O PENAROL TEM TRADIÇÃO EM LIBERTADORES, JOGO INTERNACIONAIS,
    PENTA CAMPEAO DA LIBERTADORES.
    QUAL TIME BRASILEIRO JA FOI PENTA CAMPEAO DA LIBERTADORES
    .
    POR ACASO O CORINTIAS JA TEVE TITULOS NA LIBERTADORES ?
    QUANTOS ?
    QUEM FOI O TIME BRASILEIRO A SAIR MAIS RAPIDO NA LIBERTADORES E SEM O MINIMO DE HUMILDADE ?
    CANTARAM VITORIA ANTES.
    ISSO ESSE REPORTER NAO FLOU NA EPOCA, VEM FALAR AGORA ME FALTA DE HUMILDADES ?
    ESSE REPORTER TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA ISSO SIM.

  • salviano

    Putz!! Como tem gente burra nesse mundo…. Nego dizendo que se o santos tivesse a zaga do palmeiras, o santos naum tinha levado oshow que levou. Cá entre nós baita comentario escroto, idiota e sem nenhum fundamento. Gente o Barcelona põe na roda a zaga seja la de quem for o time, e se me lembro bem, uma semana antes da final, tinha deitado e rolado na zaga do Real Madrid. Eu qcho que esta mais que na hora de mudarmos a nossa forma de pensar. Pois, ja a mto tempo naum somos soberanos (se é que um dia fomos) no futebol. Só espero que os dirigentes do futebol brasileiro mudem sua forma de gerir o futebol. Pois se o futebol brasileiro hj esta sofrendo uma enorme escasses de talentos, são eles os grandes culpados. Que hj em dia se preocupam mais em formar bons volantes, zagueiros e etc…. Do que sair a busca de meio-campistas e atacantes habilidosos, eles estao por ai só é preciso saber procurar. Enfim…..
    Estou esperançoso que um dia nosso futebol volte a ser reconhecido pelo futebol-arte com grandes jogadores ofensivos.

  • flavio

    A decadência do futebol brasileiro começou concomitantemente ao advento da fórmula de pontos corridos. Só não encherga quem não quer. Os maiores defensores desta fórmula de disputa são os mesmos jornalistas e ufanistas de plantão que supervalorizam jogadores medianos e outras perebas. Mas não se preocupem, pois ainda vai piorar muito. Quando nosso cameonato começar a ser disputado por, no máximo, três equipes em condições de ganras o título, aí sim a coisa vai ficar preta. Contudo merecemos isto, pois achamos que tínhamos condições técnicas, financeiras e outras para copiar campeonatos que europeus que, embora possuam estes mesmos problemas, são disputados em países onde, apesar da crise atual, suas populações têm, via de regra, um poder aquisitivo sobremaneira superior ao nosso, fazendo com que, a despeito dos problemas da fórmula de disputa já citada, tais consumidores garantam a compra da maioria dos bilhetes antes do campeonato iniciar-se. Em resumo, ou nós voltamos à fórmula de disputa compatível com nossa realidade financeira, técnica e etc, ou estaremos fadados a vivermos com este futebol praticado de forma robótica e que privilegia a defesa com a finalidade de se angariar o maior número de pontos dentro do campeonato, deixando em segundo plano o ataque dos times nele inserido e consequentemente um melhor futebol, tecnicamente falando.

  • Ivo Ferreira

    Até que em fim a inda existe pessoas da cronica esportiva que não vive no mundo da lua,afirmando que somos os melhores. O maior exemplo é a toda poderosa e temida seleção Brasileira que só ganha de Togo,Ucrania, Costa do Marfim,Haiti,nossa da até vergonha.Quando pega seleções tradicionais já sabe né é saco na certa .Pior de tudo é ouvir o maior dos puxa saco de jogador que eu já vi “Galvão Bueno”. Será o porque que o Todo poderoso Pelé não foi dar o chute inicial da partida entre Santos e Barça?Por que que o Galvão Bueno nem narrrou o jogo? Eles sabiam que o Santos Jamais iria ganhar do Barcelona!Sou Corinthiano e vi o meu time ser desclassificado com salto alto pelo Tolima,o Internacional pelo Mazembe achando que ja estava na final com o Barcelona,o Cruzeiro para o Once Caldas.Imediatamente temos que mudarmos o jeito de pensar que somos os melhores pois a fila anda e o nosso futebol é o quarto melhor do mundo!

  • Guilherme

    Concordo, mas em questão de habilidades ou futebol, falta muito ainda. Colocando em questão a educação do futebol europeu que por sua vez não reclama de qualquer erro da arbitragem e apenas joga bola vimos o BARCELONA que se não tivesse dois ou tres erros de arbitragem teria sacolado mais ainda o Santos. E por ultimo uma questão que poucos falam, vocês não acham que é muito dinheiro para pouca coisa? porque nós trabalhadores temos que viver com R$545,00? SM

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    ninguem respondem ?
    nem o reporter ? falta palavras ?

  • Marcos Fortaleza

    Impagável foi a cara pasmada do prepotentíssimo-arrogante-ignorante-marrento Muricy Ramalho durante o jogo, olhando e sem ter o que fazer para impedir o massacre.

  • paulo

    APESAR DO TITLO SER M POUCO RACISTA, SEM NEXO, PAIS DE PESSOAS DE PELE BRONZEADA ? O TEXTO E BOM, MOSTRA O Q PARTE DESSA IMPRENSA SENSACIONALISTA E DE TORCEDORES ALIENADOS Ñ VEEM Q O BRASIL PERDEU A SUPREMACIA RECENTE NO FUTEBOL.
    Ñ CITANDO O CASO DO SANTOS COM O BARCELONA POIS HJ QALQUER TIME DO MUNDO SER GANHA-SE DO BARCELONA SERIA AZARÃO, DIGO ATE DE SELEÇOES, TALENTOS JA SAO 2 COPAS O BRASIL SEM GANHAR, E UM FUTEBOL HJ DO BRASIL QUE Ñ MOSTRA O DIFERENCIAL DO FUTEBOL BRASILEIRO QUE SEMPRE FOI A ARTE.
    LEMBRANDO Q NA COPA SUL-AMERICANA UM OUTRO TIME DEMOSTROU ESSE FUTEBOL DE CLASSE E TOQUE DE BOLA O UNIVERSIDADE DO CHILE

  • tricolor

    seu artigo está perfeito Valdomiro, e mesmo assim tem uns aqui que defecam pelos dedos!!! escrevem que o Palmeiras daria mais trabalho porque tem um melhor setor defensivo ou que Ralf do Corinthians e Willians do Flamengo não deixariam os jogadores do Barça tocar tanto a bola!!!!!!!!!!

    Por isso que o futebol brasileiro está assim, maioria da imprensa e torcida acham que aqui ainda é o país do futebol, que ainda somos os melhores do mundo e tal…HUMILDADE JÁ…..PARA ONTEM!!!

  • É a herança de Galvão Bueno e cia,imprensa Rio.Sp,medíocres são tratados como fora de série

  • Willian

    Aff voce so fala isso pq o Santos perdeu!!!! Num gosta do futebol nacional então muda de país!
    O que aconteceu foi uma fatalidade, pois o Santos tem SIM total condições de vencer o MONSTRO Barcelona!!!! Muito Curintiano o seu comentário!! Inveja é a pior coisaa…..

  • Marco Mesquita

    Foi a melhor analise que li, do que esta acontecendo no futebol brasileiro na atualidade.
    E chega de neymar, tá OVERDOSE

  • PACHECO

    sou santista e realista.Quando na final do Mundial, ninguém precisaria de uma bola de cristal pra saber que o Barcelona iria ser campeão.Somente um milagre( eu creio) o Santos seria campeão, mas não aconteceu.Todos nós temos culpa endeusando jogadores e times.aparece um jogador que marca 4 gols num jogo pronto, é o novo Pelé, Romário,Maradona…,etc.Tem time que em 90 anos tem 5 brasileiros, pronto eles já são PENTA CAMPEÕES, parem.A seleção brasileira tem 5 títulos :2 com a extinta CBD ( Confederação Brasileira de Desportos, ou seja, não tratava somente de futebol) e 3 como CBF (Confederação Brasileira de Futebol, a partir de 1979 e que começou a tratar somente de futebol, e , enriqueceu muito.Então cabe a todos nós,torcedores e imprensa, sermos mais humilde pra elogiar um jogador ou time, assim “eles” com certeza terão que mudar as suas atitudes.

  • morelvieira

    com robinhos da vida
    neymascara
    gança
    o babaca muriçoca que fica querendo tirar os meritos do barça
    si dis tudo
    futeol brasileiro esta assim por causa da cronica esportiva
    querer fazer esses caras craques
    o dunga volta
    não vamos chegar nem proximo as finais

  • Nelsinho JD Iva

    Vc tem toda razão em seu comentário e digo mais: Os nossos treinadores que são pagos com salários absurdos se acham os donos da razão, sabem tudo e não tem humildade, basta ver a entrevista do Muricy depois do jogo . SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO VAI SER CAMPEÃ DO MUNDO TÃO CEDO. Chega de técnicos retranqueiros !!!!!!

  • PqP

    E tem mais uma pérola do Muricy: segundo ele, o campeonato brasileiro é o melhor do mundo. E pior é que tem muita gente que concorda, aplaude e tem orgasmos com declarações como esta. Guardiola não é 10. Muricy que é! Dez em asneiras. Comparar Messi a Neymar é pura ignorancia. Messi pode ser apontado como o melhor da história. Neymar tem que comer muito feijão pra ser alguma coisa além de um Robinho melhorado. Interessante também é Ganso ser tratado como um super craque. Ora, o cara está mal há tempos. Fez um péssima copa américa, nem jogou a tal libertadores, no Brasileiro não fez nada e no mundial, nem pegou na bola. Que craque é esse? Lucas do SPFC, é bom, mas já ganhou status de super jogador (aliás, como todos que passam pelo Morumbi. Até Marcelinho Paraíba, Souza, Danilo (Zidanilo (???))), mas o cara, como disse o Palhinha, não sabe cabecear, só chuta com uma das pernas. Que craque é esse? Zico era craque. Zidane era craque. Van Basten, Ronaldo, Baggio, Maradona, Stoichkov, Platini também.

  • ector tricolor

    VALDOMIRO PARABENS. SEU ARTIGO ESTA SUPER CORRETO. EU ACRESCENTARIA O SEGUINTE: O FUTEBOL BRASILEIRO HA ANOS ATRAZ, JUNTAMENTE COM O ARGENTINO, ERAM OS MELHORES DO MUNDO COM DESTAQUE. TANTO NOS QUANTO ELES TINHAMOS FORMADO UMA “ESCOLA”, ISTO E’, UM ESTILO, UM JEITO DE JOGAR QUE VINHA DE CRAQUES COMO FRIEDENREICH, DOMINGOS, LEONIDAS, ADEMIR, ETC, E ELES COM LABRUNA, LOSTAU, ETC. A MOLECADA NOS CAMPOS DE VARZEA OU NAS RUAS, IMITAVA ESSES JOGADORES, PRINCIPALMENTE EM SPAULO, RIO, UM POUCO MENOS EM BELO HORIZONTE E PORTO ALEGRE (PORQUE NAO TINHAM MUITAS OPORTUNIDADES DE ASSISTIR OS JOGOS DE SPAULO E RIO) ERAMOS UMA FABRICA DE CRAQUES. DEMOS UM BAILE EM 1950 MAS PERDEMOS O TITULO PARA O URUGUAI POR CAUSA SOMENTE DO DESCALABRO DE COMO O FUTEBOL ERA DIRIGIDO, COM POLITICAGEM E CARIOQUISMO. A PRIMEIRA SELECAO BEM ORGANIZADA E PRINCIPALMENTE BEM COMANDADA PELO PAULO MACHADO DE CARVALHO GANHOU SEU PRIMEIRO TITULO MUNDIAL E COMO ! E O QUE ACONTECEU QUE PERDEMOS (JUNTAMENTE COM OS ARGENTINOS) A HEGEMONIA MUNDIAL?
    1 – O ADVENTO DA TELEVISAO POR SATELITE – COM ISSO EM CADA CANTO DO MUNDO (ATE EM VARIAS CIDADEZINHAS DA AFRICA) OS GAROTOS E JOGADORES ASSISTIAM AS PARTIDAS COM OS MELHORES CRAQUES E SUAS JOGADAS E… FORMARAM TAMBEM UMA “ESCOLA” PROPRIA. HOJE A GENTE VE CRAQUES DE TODOS OS PAISES, QUANTOS AFRICANOS NAO ESTAO FAZENDO SUCESSO? E CADA VEZ MAIS.
    2 – OS EUROPEUS REFORMULARAM O SEU FUTEBOL E COMO ELES SABEM TRABALHAR, COM MENOS POLITICAGEM QUE AQUI, EVOLUIRAM TREMENDAMENTE. APROVEITARAM A IMPORTACAO DE TECNICOS E JOGADORES PARA MELHORAR.

    A MESMA COISA ESTA ACONTECENDO COM O BASQUETE: OS AMERICANOS AINDA SAO OS MELHORES MAS A DIFERENCA ESTA DIMINUINDO DEVIDO A TELEVISAO.
    DE MODO QUE HOJE NAO ESTAMOS MAIS TAO SOZINHOS COMO ANTIGAMENTE. TEMOS OS NOSSOS CRAQUES AINDA MAS NAO TEMOS UM BOM COMANDO: ESSA CBF DE HOJE ESTA MESMO E’ ENFRAQUECENDO O NOSSO FUTEBOL.
    QUANTO AO SANTOS X BARCELONA: OS TORCEDORES NA SUA PAIXAM DELIRAM NA ANALISE DO QUE ACONTECEU E ESCREVEM VERDADEIRAS PEROLAS DE BOBAGENS. O SANTOS NAO SE ACOVARDOU COISA NENHUMA (SOU SAMPAULINO) MAS NADA PODERIA TER FEITO FRENTE A UM TIME MUITO BEM ARMADO E TALENTOSO. O FATO DE TEREM ELOGIADO E ADMIRADO BARCELONA E O MESSI FOI UM ATO QUE MOSTROU EQUILIBRIO E MATURIDADE. FOI UM GESTO GRANDE E NAO PEQUENO (INVENTANDO DESCULPAS). VERDADE QUE AS DECLARACOES DE CERTOS COLUNISTAS, DIRIGENTES, MURICY (FALA DEMAIS) FORAM DESASTROSAS. FUTEBOL NAO SE RESOLVE POR ANTECIPACAO, SE RESOLVE NO CAMPO.

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    eu sabia., ninguem tem resposta quando as perguntas vão na canela, nem o tal reporter, que nao pensa antes de escrever as besteiras que fez, pensa que só tem burros lendo o que escrevem ?
    Voces da imprensa pensam que sabe tudo, nao sabem nada, sao uns antas píor do que os corintianos.

  • CORINTIANO NAO É HUMILDE

    UM GENIO QUE JOGA NO BARCELNA E QUE NAO JOGA NA SUA SELEÇÃO. NAO É GENIO, O PELÉ ERA GENIO NO SANTOS E NA SELEÇÃO.

  • MARCELO

    O NEYMAR É UM BOM JOGADOR, SÓ ISSO. ELE PENSOU OU CONTINUA PENSANDO QUE É deus, MAS JOGA SÓ COM TIMES MEDIANOS E A LIBERTADORES, TODOS SABEMOS QUE A MAIORIA DOS TIMES SÓ TEM VONTADE, E ÁS VEZES VIOLENCIA.

  • Rodrigo Souza

    Poxa!!! Mas só agora, depois do jogo do Barcelona contra o Santos é que os brasileiros descobriram o maravilhoso jogo do Barcelona? A pelo menos 2 anos esse clube vem jogando dessa forma. E pra quem assistiu a final da Champions League entre Barcelona e Manchester United, jamais, mas muito jamais poderia acreditar que o Santos pudesse ter nem mesmo 0,000000001% de chance de vencer o clube catalão. Como se diz o outro, minha gente: “menas… menas….” Só lembrando que a 2 Copas passadas o Brasil foi despachado por França e Holanda!!!!

  • A história do Neymar ainda é doméstica e assim deve ser, se ele quiser. Jogar na Europa não vai torná-lo um melhor jogador. Pelé, Zico, Tostão, Garrincha… muitos jogadores que se consagraram jogando NO BRASIL. Aliás, a maior parte das nossas Copas do Mundo veio dos pés de jogadores que não precisaram ir às Oropa para “amadurecer”. E é muito fácil questionar o Neymar e elevar o Messi APÓS o jogo. Se trocássemos os dois de lugar no jogo, nada (ou pouca coisa) se alteraria. Se colocássemos o MESSI COM 19 ANOS na fogueira desse jogo então… coitado, não duraria nem o primeiro tempo, já que o lugar dele nessa idade era o banco, e não sendo protagonista de TÍTULO CONTINENTAL como foi o Neymar.

    Uma sequência pífia de resultados no decorrer da história às vezes trazem uma sequência pífia de artigos e comentários imediatistas e infelizes. Dessa vez, Valdomiro Neto foi imediatista e infeliz, além de sustentar uma mentalidade de colonizado.

    Se ele tivesse sustentado esse ponto de vista de uns 3 anos pra cá – o que ninguém fez-, até estaria com ele. Mas não me alinho com profetas do passado.

  • Corrigindo: imagino Messi com 19 anos, usando a camisa do Santos, e enfrentando esse Barça liderado por um craque já consagrado e com prêmio de melhor do mundo conquistado. Dá até pena pensar.

    Se Neymar será maior eu não sei. Mas no comparativo da idade, até agora o garoto levou a melhor: protagonista de vários títulos (um deles continental) e jogador principal da seleção brasileira (o que Messi não conseguiu até hoje na Argentina)

  • leo

    pelo amor de DEUS….tem uns caras que são doentes mesmos….falar que o palmeiras não perderia e não tomaria um goleada…primeiro que com esse time o palmeiras não ganha nem parou impar….a vão dormir…comente sobre os argumentos do colunistas….em vez de dizerem essa besteira….

  • Julio

    A realidade é essa mesmo!Agora,como fazer um jogador brasileiro meia boca trocar passes?Talvez a solução seria rever os salários de todos,principalmente dos técnicos.
    Pq,time europeu não faz questão desses boleiros retranqueiros de futebol de resultados.
    Isso é Brasil pow!Somos os maiores praticantes de futebol,são 190 milhões de habitantantes.
    Talvez,desde que o campeonato brasileiro começou a ser disputado por pontos corridos implantou-se o tal futebol de resultados.Coincidência ou não o nosso futebol não é o mesmo desde a implantação,pois favorece demais a retranca.
    Se vira CBF,a copa tá mto perto!

  • É ISSO MESMO,,, BEM FEITO PARA EMPRENSA DE SÃO PAULO, FOI O MAIOR BAILE DE BOLA QUE OS FABRICANTES DE CRAQUE LEVOU, SANTOS UM TIME BEM MEDIANO, BARCELONA,, APENAS UM TIME ENTROSADO COM ÓTIMOS JOGADORES APENAS VIVEM UM GRANDE MOMENTO, 72% FOI UM BAITA BAILE TCHÊ.

  • É ISSO MESMO,,, BEM FEITO PARA IMPRENSA DE SÃO PAULO, FOI O MAIOR BAILE DE BOLA QUE OS FABRICANTES DE CRAQUE LEVOU, SANTOS UM TIME BEM MEDIANO, BARCELONA,, APENAS UM TIME ENTROSADO COM ÓTIMOS JOGADORES APENAS VIVEM UM GRANDE MOMENTO, 72% FOI UM BAITA BAILE TCHÊ.

  • Wagner

    Concordo mais alguns jornalistas estão colocando o futebol Brasileiro no nivel do Boliviano por causa de uma derrota para o Barça, nem o Real consegue vencer acho que não somos os melhores porque a algun tempo atraz tinha uma maxima que atacante tinha que ser grandalhão e dava se valores aos volantes por causa do sistema com 3 zagueiros com isso muitos talentos se perderam por causa do tamanho; romario hoje não passava nem do junior; acredito que essa geração do neymar o futebol Brasileiro sera aos poucos resgatado tendo em vista que os destaques foram Weliton nem e Oswaldo jogadores baixos em altura mais habilidosos. mas se fosse só isso seria facil tem muita mais muita coisa para se resolver acho que até 2014 não da vamos sair da copa pra uma Eslovaquia ou Tunisia da vida

  • jota_lvaz

    Não acredito em coelhinho da páscoa e Papai-noel. Simplesmente o nosso futebol está decadente a muito tempo. Quando se convoca uma seleção eles chamam aqueles “paraibas” de estrangeiros, que pouco ou nada têm de identificação com a seleção.
    No caso do Santos que cansou de perder no Campeonato, esse mostrou um futebol covarde, pois meus amigos tirando 2 ou 3 jogadores daquele time, me aponte esse tão propalado grande time. O Neymar estava muito preocupado em não desfazer o penteado.

    Vamos abrir os olhos para essa realidade do nosso futebol.

    Acabou a época dos grandes times aqui no Brasil. Veja esse campeonato, se tivesse um time com mais competência que o Corinthians tinha levado, pois este cansou de dar chances aos demais.
    Vi grandes times nesse País como : Cruzeiro, Flamengo, São Paulo,Vasco da Gama,Grêmio…etc., times esses que impunham respeito.

    O retrato disso tudo está nesses “empresários” que rotulam pernas-de-pau como craque e detêm o passe de jogadores de base dos grandes clubes.

    Vamos levar o nosso futebol a sério e colocar quem entende na seleção, pois de nada adianta um técnico efetivo se na convocação este prioriza os jogadores que estão fora do País, mesmo estes não jogando nada em seus clubes.

    Abra os olhos BRASIL.

  • Não adianta plantar no deserto, caro Neto.

    O brasileiro parece que já nasceu com um rei na barriga. Tudo aqui é melhor, até Deus é brasileiro. Em termos de futebol, então, uma lástima. E o pior é que essa turma não tem noção do que fala.

    Chegaram a citar o troglodita do Williams, que se jogasse aquele jogo provavelmente seria expulso antes dos vinte minutos de jogo. Esse bucutu só consegue jogar no Brasil e no “Framengo”, poque a juizada daqui é acomodada.

    Mas não é só o Willians., todos os clubes tem seus volantes botinudos, verdadeiros cabeças de bagres: Ralf’s, Diguinho’s, etc. Parece que essa gente nunca ouviu falar um Falcão, Paulo Cesar Carpegiani, Deley, Zito, Ademir da Guia, Sergio Sampaio.

    E o pior é que os técnicos brasileiros também aboliram futebol bem jogado, adoram brucutus.

    É isso aí.

    Abraços.

  • Flavio

    Enquanto atletas brasileiros ficarem se naturalizando para outras nações às pencas, via de regra por alguns trocados. Seremos sempre estes lacaios ambulantes que se auto-intitulam “democráticos”. Na verdade a maioria dos brasileiros não respeitam nem o sentimento nacional que deveriam possuir. Esta conversa de q

  • Flavio

    CONTINUAÇÃO- Esta conversa de que estão se naturalizando porque não têm chance na seleção é para furado. Na verdade tudo gira em torno do dinheiro. Ou seja são todos apátridas e ponto final. Razão pela qual é importante ocorrer derrotas vexatórias como este para colocar-se alguns pingos nos is.

  • ed

    Vou escrever em letras garrafaz: FALO TUDO!!!

  • Marcos

    Valdomiro,você foi prefeito em seu texto,realmente quando se trata de futebol,o povo brasileiro é um poço de arrogância,que esta cacetada que os “meninos” da Vila tomou sirva de lição,caso contrário o brasileiro continuará achando que o Brasil ainda é o melhor futebol do mundo.Mas na verdade só na base do achismo,pois na prática não se vê isto há tempos.É isso aí,um abraço!!!

  • Cabeça

    Gostei muito deste comentário, é corajoso. Vejamos as coisas que ouviamos no radio e na tv.
    – Durval é excelente zagueiro, – Arouca deveria estar na Seleção, – Borges é o maior centroavante do mundo, – Neymar é incomparavel, – O Santos é um time que joga no ataque por isso é o melhor e etc, etc, etc…, isto em um momento em que o Santos estava próximo a zona de rebaixamento do campeonato brasileiro e não me venham com essa balela que estava se preparando para o Mundial. Time que perde e empata tres ou quatro jogos seguidos contra times da zona do rebaixamento, não ia querer ganhar do Barcelona.

MaisRecentes

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo

Palmeiras x São Paulo: rivais contra o vexame



Continue Lendo

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo