Os jardins da praia de Santos têm mais sorriso



Após 48 anos de jejum, na manhã deste domingo, noite japonesa, os homens de branco desfilarão no campo dos sonhos. A alvura consagrada romanticamente pelos deuses Gylmar, Pepe, Pelé, Coutinho, Dorval, tantos outros, novamente estará em ação no limite dos céus. O embate será árduo, uma espécie de Batalha das Termópilas moderna. O Barcelona no papel da Pérsia, com seus soldados a trocar passes como as fileiras imensas dos homens comandados por Xerxes atiravam suas lanças. O Santos ali, como os 300 espartanos e uma vitória improvável sob as rédeas de Muricy Dario. Pois não se aposte em demasia no óbvio, a danada da história vomita repetidamente: nem sempre a vitória é dos mais poderosos!

O que importa é que um punhado de homens, alguns deles meninos, envergarão essa brancura de alabastro para o mundo ver. Todos eles com a coloração alvar das noivas em noite de lua cheia, em trânsito elegante. Um clube ungido pelos Deuses dá novamente as cara e de forma inédita nesses tempos de Mundial fincado em um só canto. O nome se construiu na era em que se fazia uma visita à Europa e recepcionava-se o pessoal do Velho Mundo. Pois o Peixe cristaliza sua ressurreição neste 18 de dezembro de 2011. Com vitória ou derrota, o imenso jardim da orla santista, sempre revestido de um mistério que já não há, alargou seu sorriso. Quem visita o calçadão praiano de tempos em tempos percebe por lá uma alegria incontida. Do José Menino à Ponta da Praia, o orgulho alvinegro está refeito. Os garotos santistas nascidos após os anos 60 já experimentam o gosto lúdico que pais e avós sentiram em tenra idade.

A emoção de torcer para um clube se dá na raiz, é ruminado a cada instante de felicidade e de tristeza. Nos títulos e nos dissabores a paixão esfarrapa-se para logo ser cerzida. Pois ela supera os dias chuvosos e insiste em raiar. Assim os santistas viveram esses 48 anos distantes do Palácio de Versalhes do futebol. Foram reinventando sua devoção, resistindo aos contratempos, entendendo que nas suas veias correm litros de sangue alvinegro. E esperaram, esperaram, esperaram… A espera,enfim, acabou. Quando o juiz apitar o início do jogo em Yokohama, a verdade histórica terá se restabelecido. O que vier, portanto, será lucro. O time da técnica e da disciplina foi devolvido aos píncaros do mundo. Uma terceira estrela poderá ser cravejada. Mas, se não for agora, será em breve, pois madura está. O oráculo de Delfos da bola, com seu apolíneo sacerdote, já deixou explícito. As majestades são escolhidas a dedo!



  • Wagner

    Sem palavras.

  • Jayme

    Brilhante.

  • lairton

    estupendo.

  • Luiz

    Belo texto todos santistas estamos muito ansiosos mas como diz nosso hino “de vencido a vencedor com técnica e disciplina” ….
    Bem e que os Deuses do futebol nos ajudem!!!

  • COMO SANTISTA QUE SOU,SO POSSO LHE DIZER UMA COISA MEU AMIGO!

    SERA SOFRIDO ,VAMOS TOMAR UM SUFUCO IMENSO TERA BOLA NA TRAVE DEFESAS DO RAFAEL,

  • COMO SANTISTA QUE SOU,SO POSSO LHE DIZER UMA COISA MEU AMIGO!

    SERA SOFRIDO ,VAMOS TOMAR UM SUFUCO IMENSO TERA BOLA NA TRAVE DEFESAS DO RAFAEL,
    MAIS NO FINAL VAI DAR SANTOS2 X BARCELONA 1
    GOLS DO PEIXE(NEYMAR E RENTERIA)

  • É realmente, é o confronto mais esperado desses últimos anos, que vença o Nosso Glorioso Santos e que possamos coroar mais uma vez esse time de garotos audaciosos, Dá Lhe Peixe hoje e sempre!!!!!!

  • SENSATO

    Será épico, será como sorrir em silêncio, será como ler pensamentos!!!

  • Sou santista de corpo e alma, chegar a final do mundial já é espetacular, mas como nos tempos biblicos será igual a davi x golias e voces verao a terceira estrela já.

  • santos entre os 10 maiores clubes do mundo pela IFFHS…

    Santos Futebol Clube Minha Vida …………. cara amo esse clube de paixão sem palavras …. tenho vividos grandes emoçoes com esse clube i eu vou morer santos pode cair pra 5 divisao ki eu vou continuar torcendo pra esse clube maravilhoso ….. mudnado de assunto hoje vai ser o grande dia a terceira estrela nos espera eu acredito qui a gente pode ganhar do barcelonaaaa e hoje pqqq ja é passados de 1 hora da manha eu vou acorda vou tomar um banho tomar um cafe e deitar na minha cama e assiti o jogao …. sendo campeao ou vice ….. ja vai ser mto valorizado Vlw santos por mi trazer essa alegria abraço a nação santista e o brasil se veste de preto e branco hoje Vamos ser tri santos …. Fuiii

  • Gustavo

    Faltam 6 horas para o nosso Santos começar a lutar para conquistar o tão sonhado e esperado Tri Campeonato Mundial…!!! Acredito em Deus e em todos os Santos…!!!
    Vamos ser TRI SANTOOOOOSSSSS…!!!

  • Luiz Castro (Santos/SP)

    Caro Valdomiro, muito obrigado por nos presentear com texto tão elegante e vívido. Você conseguiu descrever sentimentos e mais ainda, exatamente como meu PAI descreve à mim há tantos anos. A Orla da Praia de Santos, tão bela e extensa quanto o meu amor pelo Santos FC! Por isso, as 4hs da madrugada de Sábado-Domingo, escrevo agradecendo e dizendo: VAMOS SER TRI SANTOS!!!

    Santos FC 2 (Neymar e Léo) x Barcelona 1

  • Paulo

    Mais de 30 minutos e o Santos ainda não jogou nada. Só dá Barça. Tá provado a diferença entre o Santos e o Barcelona. Percebo que muita gente não entende nada de futebol.

  • lindemberg

    SÃO JORNALISTAS BABACAS COMO VC, QUE CRIAM EXPECTATIVAS, QUE FAZ DE JOGADORES COMUNS DEUSES DE FUTEBOL, A DERROTA DO SANTOS, É A DERROTA DE UMA MIDIA, MIDIATICA, E DE JORNALISTAS E COMENTARISTAS VAGABUNDOS SE ACHANDO DONOS DAS PALAVRAS.

    PARA VOCÊS, O PIOR DOS MUNDOS.

  • estala

    hehe voces ainda acreditam no pai natal.vencerem o barça so em sonhos,neste momento nao a equipa que ganhe ao barça em lado nenhum do mundo ,neymar quem e esse? na europa ninguem o conhece.

  • Mateus Gonçalves

    Termindado o primeiro tempo: um passeio, 3×0. e a pergunta que não quer calar: o que faz do Muricy o melhor técnico do Brasil? Hoje , certamente, é o maior desafio de sua carreira e ele está indo muito mal. Fechar o time atrás e não marcar nem a saída de bola do adversário, Muricy está fazendo exatamente o que o Barça queria. Abel, guardada as devidas proporções, em 2006, foi muito mais ousado, marcou o Barcelona desde a intermediária do campo do adversário. Muricy é um técnico comun ajudado pela sorte, mas essa sorte, hoje, pelo visto, o abandonou , quando viu que nem sorte bastaria, pois havia dois milagres a ser realizados: um, era deter o poderoso Barcelona, e o outro, o que a bendita sorte já faz há muito tempo, consertar as cagadas do Muricy.

  • Marcos Paulo

    Os jardins da praia de Santos têm mais sorriso e um saco de gols do Barcelona

    kkkk

  • o meu hermano messi ja avisou a sua cozinheira que quer comer moqueca de lambari.chupa peixada vcs nao sao pareo para o barça seu neimarzinho caicai nao foi pareo nem viu a cor da bola

  • agora quero ver vcs falarem do tolima,nos lembraremos a vcs que existe um timaço chamado barça,composto por xavi,iniesta,messi,puyoletc.

  • cadeeeee peixe 4×0

  • volta peixada com o rabo entre as pernas

  • Mateus Gonçalves

    Ratocy sifu…

  • Barcelona destroi o sonho do Santos.

  • Bruno SCCP

    E exatamente um ano e um dia depois da surra, venho aqui zuar o s4n7os… CHUPA!!! SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, BICAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA!!!

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo