Sócrates, o nosso José brasileiro: a luz se apagou!



O maior legado de Sócrates não foi seu calcanhar puro, mas o calcanhar de sua lingua. O ex-jogador, que nos deixou precocemente neste domingo, encobriu a bola com o pensamento. Justo ele, que carregava no batismo o nome do filósofo grego e, no sobrenome, Brasileiro. Tudo muito apropriado: um pensador da nossa brasilidade, que foi além das ditas quatro linhas. No terreno esportivo foi o prócer da Democracia Corintiana, a trombar com antigos conceitos de patrão-empregado. E já naquele alvorecer dos anos 80, foi rosto notório nas Diretas Já, com as camisas amarelas e multidões reunidas. Ali já marcava terreno a dizer: jogador pode pensar, não apenas correr e chutar uma bola.

Há dois meses estive em sua casa com os repórteres Alexandre Lozetti, Paulo Motoryn e Victor Pozella, e o fotógrafo Ari Ferreira, para uma entrevista após recuperação de segunda internação. Com o corpo frágil e a fala vagarosa, Sócrates nos contava de seus planos para mexer com a juventude. Em meio a discursos otimistas sobre o futuro do país, que, na sua visão, evolui de acordo com sua jovem idade, dizia como engajar as crianças na escola a uma nova mentalidade. Defendia a informação e a reflexão como armas contra a demagogia. Discorria sobre isso em espaço onde repousavam livros analíticos sobre a América Latina, os poderosos, Karl Marx e a antibiografia de José Sarney. Sempre a mostrar que na dinâmica esportiva deve haver cérebro para que da paixão surja a contestação.

Bem sabemos, no futebol brasileiro impera, ainda, a cartolagem perpétua. Anos atrás, Sócrates, a fim de protestar contra essa lógica da manutenção, lançou sua anticandidatura à presidência da CBF. Encarnou, à sua maneira, o José de Carlos Drummond de Andrade (aquele que ama, faz versos, protesta mesmo em meio ao fim da festa, na escuridão, quando a luz apagou-se). Foi na contracorrente do poder e esse é a mais importante lição que nos deixou. É triste que um homem assim, desse tamanho, desencarne tão cedo enquanto velhacos sigam aí, flertando com os centenários. A vida é injusta, bem sabemos, mas os resistentes sempre conseguem seu espaço.

Por dessas firulas da vida, minha primeira memória futebolística foi um gol do Doutor. O gol da vitória brasileira sobre a Espanha, no Mundial de 86, em que ele erguia o braço como a foice do trabalhador a romper o terreno do poderoso. Ali já notava uma atitude a destacar-se em espaço de cabeça baixa. Sócrates, assim como o filósofo, experimentou agora sua cicuta. E nós ficamos mais pobres.



  • O futebol brasileiro perde um craque genial e o mundo perde um ser humano ímpar, diferenciado de qualquer jogador por suas idéias e ações. Inspiração pra qualquer jogador, pena que a mídia atual não dá espaço pra que pessoas como Sócrates tenham espaço em grandes veículos de comunicação a fim de divulgar seus ideais e propostas, não só sobre o futebol, mas também sobre a vida e o futuro.

    Sócrates teria ensinamentos e idéias para melhoras não apenas dentro das quatro linhas, mas com certeza pra sociedade como um todo. É fácil pagar de revolucionário atualmente, usar camisas de Che Guevara… difícil é aparecer alguém com a ousadia de peitar uma cruel ditadura com a cara e a coragem, tal e qual o Doutor fez. E como ajudou a aplicar a Democracia Corinthiana em uma época que ficar calado era mais fácil. Mais que a tristeza pela morte dela, fica um desapontamento ainda maior por não podermos ver Sócrates atuando em grandes veículos de comunicação, inspirando as grandes massas. Fazer o que, no mundo atual quem disse que as grandes corporações se importam com a alienação do povo? E alienado Sócrates nunca foi…

    Pena eu ter 21 anos e não ter acompanhado toda a trajetória vitoriosa do Doutor “ao vivo”. Mas a inspiração e as lições que ele passou serão sempre alvo de lembrança e engajamento.

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • CARLOS

    FORÇA A FAMILIA DO DOUTO SOCRATES QUE DEUS RESERVE UM BOM LUGAR LA O CÉU .

  • SERA QUE ELE FOI ANTES DO JOGO PARA NAO VER O TIME SOFRER TANTO E FICARIA SOFRENDO TAMBEM O SE SERA QUE ESPERA ESTE TIME DO CORINTHIANS SERA QUE TEREMOS UMA SURPRESA EO VASCO LEVA BEM DE TODO CORAÇAO FOI UM CARA COM A CARA DO CORINHTIANS DEUS QUE LHE DE UM BOM LUGAR PARA VER O ELE FES AQUI NA TERRA

  • JJS

    Vá me paz Magrão, para nós que ficamos, resta-nos dizer: Obrigado! Saudade eterna.

  • milton

    A ironia disso tudo, é que Sócrates era um pensador que jogava bola em um time do povo, expressão máxima de que quando as massas pensam, o poder oprime. Parabéns ao comentário…Sócrates era único dentro e fora de campo. Parabéns ao Corinthians, merecido campeonato em 2011.

  • andre

    Obrigado dr. o melhor futebol de sempre foi vosso. Sou portugues e vi aos 9 anos de idade a magia da copa de 82. Nem sempre os mehores ganham porque o tempo terreno limita a eternidade dos Deuses. Abraço do André Mouzinho.

  • Flavio Carlos Villela

    Tenho certeza , que o seu Dr. sera recebido no plano espiritual.La será cuidado por nossos irmaos espirituais. Se ele cumpriu o seu dever na terra, só lá diante de nossos irmão espirituais, e que ele tera consiencia. Lá ele encontrará seus amigos já desencarnados e seus parentes. Que Deus o abençoe meu irmão. De um Corintiano Roxo, que teve o privilegio de voce jogar.

  • giovanni mb

    Vcs ficam endeusando um homem que cavou sua própria sepultura. Esses cú…rinthianos ganharam esse título no grito. Deixei de acreditar em futebol a partir desse ano. Depois que meu time, Clube Patético Mineiro entregar meus sonhos por 30 dinares, como Judas.

  • ERASMO

    GIOVANNI,NAO SE TRATA DE ENDEUSAR E SIM DE RECONHECER O TALENTO,QUE INFELIZMENTE SO TEMOS CHANCE DE FAZER APOS A MORTE,SE O TEU TIME TE DEIXOU DESACREDITADO NAO VENHA FALAR DE QUEM LIDEROU DURANTE TD CAMPEONATO E FOI CAMPEÃO COM JUSTIÇA,TODA VEZ Q SOMOS CAMPEÕES ALGUEM VEM COM ESSA DE ROUBADO,NÃO VENHA NOS CULPAR POR VOSSA INCONPETENCIA

  • Vanderlei

    8.

    De CORINTHIANS, 8 vezes campeão do Brasil.

    De SÓCRATES, o Doutor, Brasileiro, Genial, Generoso, Humano.

    CORINTHIANS 8!

    SÓCRATES ∞.

  • Paulo César Patriota

    Sócrates, o Brasileiro, nos ensinou que a grandeza e a beleza estão na simplicidade, de um toque de calcanhar, de uma palavra ou mesmo de um gesto. Morre o corpo, permanece a alma, permanece o mito: Magrão, Presente!

  • pra corintiano tudo é sofrido,por isso é mais gostoso.timão é penta e o dr sócrates é eterno.valeu dr por vc ter existido e ter dado tanta beleza ao futebol que ficou mais pobre esse domingo .

  • Alexandre

    Sócrates: a antítese do Corinthians de Andrés Sanchez.

MaisRecentes

Dérbi de Milão no almoço para chinês ver



Continue Lendo

Santos no divã: hora de encarar a dupla identidade!



Continue Lendo

Gol, o grande momento da festa proibida



Continue Lendo