Rivalidade premiada na reta final do Brasileirão



Graças à rivalidade, com suas taças de vinho, é que o futebol existe e resiste em nossas vidas. Por mais deleite estético que o jogo do Barcelona nos proporcione, sem o Real Madrid em seu calcanhares não seria a mesma coisa. Faltaria o contraponto, o desejo do vizinho de tornar-se rei. É o combustível que faz a bola girar e as gentes vibrarem.

Daí que é uma bênção este fim de noite do Brasileirão. A decisão de meter clássicos regionais nas rodadas finais tinha um intuito moralista: evitar os supostos corpos moles para prejudicar rivais. Pois acabou produzindo emoção no atacado. O Palmeiras, que teve um ano grotesco, terá a rara oportunidade de, à luz das rivalidades, ir para as férias cantado em verso e prosa por seus torcedores. Primeiro poderá tirar o São Paulo da próxima Libertadores. Depois, na ambição-mãe, deverá ter a chance de evitar que o Corinthians, seu oposto há quase um século, conquiste sua quinta estrela nacional. Uma situação pouco usual, mas de lamber os beiços nas cercanias do Palestra. Não há o que conquistar, mas há como azedar a vida alheia.

Lá em Minas o enredo é ainda mais cinematográfico. Tudo leva a crer que na rodada final o Cruzeiro decidirá sua permanência na elite contra o Galo. Para os alvinegros, que jogaram a Série B em 2006, rebaixar seu adversário histórico seria um bálsamo. A Raposa jamais sentiu o cheiro da Segundona.

E haverá ainda mais faíscas, tudo indica. Coritiba com a lança da morte para cima do Atlético-PR, Grêmio tentando evitar que o Inter dispute a Libertadores, Flamengo a barrar que o troféu vá para o Vasco… Nem se pudessem planejar, os senhores de fraque e cartola conseguiriam armar tal cenário. Os Deuses da bola, olimpicamente, fizeram das tripas novas emoções. Tudo graças à rivalidade!



  • Alexandre

    Concordo contigo, e isso enterra aquele discurso de armação que o brasileiro tem mania de contar toda vez que é superado por um adversario!

  • Alexandre

    Alguém saberia explicar qual o motivo de Vasco, Fluminense, São Paulo e Palmeiras jogarem dois clássicos cada um nas duas últimas rodadas, enquanto Corinthians, Santos, Flamengo e Botafogo jogam só um?

  • Charles

    Legal mesmo !

  • Charles

    Vascão rumo ao PENTA !!

  • FLU_CAMPEÂO

    Tb não entendi pq alguns clubes têm dois clássicos seguidos..

  • Pedro

    Muito bacana mesmo essa iniciativa. Mas espero que ano que vem inverta a situação. Os times que jogarem 2 clássicos seguidos (Vasco, Fluminense, São Paulo e Palmeiras) joguem apenas 1 no ano que vem, e os que jogaram apenas 1 (Corinthians*, Santos, Flamengo* e Botafogo) joguem 2.

    * Que surpresa esses dois times terem jogado só um…

  • Simples, clásico para o Corinthians só o Palmeiras o resto é barbada, portanto tanto faria qualquer outro jogo antes.

  • Igor

    Alexandre, todos esses times disputaram dois classicos consecutivos no primeiro turno.
    Agora é a vez de quem não teve dois clássicos no 1º turno, fazer no 2º!

  • timão zn

    na metade da rodada, o timão jogou contra o santos e logo na sequencia contra o sao paulo….

  • sandrofla

    Ficou legal assim, só acho que um ou dois times pegar 2, 3 clássicos na reta final é osso!

  • sandrofla

    Escrevam: se o vasco chegar no último jogo dependendo de vitória para ser campeão, esqueçam.
    nego deixa de derrubar o Luxa pra sacanear o vasco… .

  • sandro barony

    querendo ou não FLUMINENSE campeão !!!!!!!

  • Fred

    Acho realmente um erro da CBF marcar dois clássicos seguidos.
    Claro que NINGUÉM sabe o que vai acontecer, mais é interessante
    O Corinthians por exemplo não tem dois clássicos seguidos no final
    Mais teve no começo do Campeonato e do Returno, contra Santos e São Paulo…imagina duas derrotas seguidas e a sequencia do campeonato?
    Creio que deveria ter clássico no começo, no meio e no fim da tabela em estados com 4 equipes grandes e nos de dois apenas no fim.

  • vasco

  • vascao

  • WASHINGTON

    VASCO X FLAMENGO VAI SER NO ESTADIO DE VOLTA REDONDA PORQUE VASCO ESTARA FORA DO TITULO E FLAMENGO FORA DA LIBERTADORES. JÁ NO ENGENHÃO VAI ROLA O JOGO DO TITULO FLUSÃO X BOTAFOGO ELIMINADO DE TUDO RSRSRSR TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO

  • gozado este campeonato brasileiro. assim como o corinthians pensa que vai ser campeao o florminense tambem tem alguma esperanca ,que pena os gambas vao chupar , a torcida arco iris vai voltar a ser o que sempre foi um time perdedor , sem tradicao . e nos cruzmaltinos nos deliciaremos com mais um grande titulo emcima da mulambada , e mais ! no ano que vem assistiram o vascao brincar na taca libertadores!!!!!!!!!!! vamos mostrar aos timinhos como si conquista um titulo pois o vascao nao si intimida com times pequenos de outro continente.pra todos os corinthianos aeee galerinha tira o cavalinho manco de vcs da chuva !! vcs ate agora so tiveram um pouco de sorte . a tremedeira comecou agora………………..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Lucas P9

    Benditos sejam os clássicos no fim do campeonato. Cada time com seu objetivo, somados ao grande clima que se arma antes da partida, resultam em um final de campeonato alucinante e simplesmente inesquecível. Medida melhor que essa pra valorizar o campeonato não haveria melhor.

    Saudações do Tricolor Paulista.

  • vai sonhando daniel vices vao cair de quatro sem cuecas nem nada

  • ARTHUR JR

    É DIFICIL ACREDITAR QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO TOMOU CONHENCIMENTO
    DA PERICULOSIDADE DA RODADA FINAL DO CAMPEONATO BRASIILEIRO . PELO CLIMA DE RIVALIDADE , TENSÃO ,COMPETIÇÃO . É NOTÓRIO OS CASOS ENVOLVENDO TORCIDAS ORGANIZADAS OU MESMO GRUPOS DE TORCEDORES DESUNIFORMIZADOS PROMOVENDO
    AÇÕES DE VIOLÊNCIA . A IMPRENSA VESTIU A CARAPUÇA PRATICAMMENTE ESTA COME-
    MORANDO A FORMA COMO A CBF FORMULOU A 38º RODADA. SERIA MUITO IMPORTANTE QUE IMPRENSA AVALIASE ESSE CENÁRIO ABSOLUTAMENTE PERIGOSO QUE ESTA PAIRANDO NO CAMPOS DE FUTEBOL E NAS ARQUIBANCADAS . QUE DEUS PROTEJA OS TORCEDORES
    QUE FOREM A ESSES JOGOS . AMÉM.

  • ATAIDE

    Engraçado é ver torcedor vascaino, que não é a sua maioria claro, pois o Vasco é maior que esses torcedores, de menosprezar os outros times, primeiro tem que passar pelo FLUZÃO, que no mínimo foi o melhor time do returno, então que o Vasco primeiro ganhe do Flu e depois do Fla, lembrando que dependendo da situação era melhor ter ganho o campeonato antes, pois se o Flu vencer, adeus título pra vocês. E acho muito dificil vocês ganharem do Fla logo em seguida… então é só esperar pra ver no que vai dar.

MaisRecentes

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol francês



Continue Lendo

Documentário mostra diálogo entre sociedade e futebol na França



Continue Lendo

O protagonismo estrangeiro no futebol brasileiro



Continue Lendo