E a cultura do medo mostra suas asas



“Uh, vai apanhar! Uh, vai apanhar!””Tem um palhaço querendo aparecer, e vai morrer!” “Vem, vem, vem tomar porrada, vem!” Garoto, nos anos 80, eu começava a aventurar-me em estádios de futebol ao lado do meu pai e estranhava esses urros tribais ecoando da arquibancada. Estava iniciando a minha paixão pelo jogo de bola, mas um tanto confuso, admito! Ao mesmo tempo que me afeiçoava pelo esporte e suas imprevisibilidades, e ía aprendendo a amar um clube, ouvia aqueles coros sanguinários, ameaçadores, e já identificava uma cultura do medo naquele ambiente.

A violência ali, à espreita, pronta para roubar o protagonismo da bola se lhe dessem chance. E ela roubou, na minha fuça, quando tinha 12 anos e estava na fila de ingressos de um Santos x São Paulo. Pedras começaram a voar, um corre-corre frenético, ‘machões’ a pular e fazer gestos para outros ‘machões’, num desfile amendrotador e bisonho de reafirmação da masculinidade. Estava claro na minha cabeça: o futebol é um jogo, muitas vezes um espetáculo, mas tem um lado sórdido!

Essas brutalidades que vivenciei nos primeiros anos de torcedor me impediram de ver estádio de futebol como um palco de lazer, tal qual cinema, museu ou teatro. Ir a um jogo era expor-se ao risco da barbárie. Era saber que lá estariam marginais doidos para espancar pelo simples prazer de espancar.

Tenho conhecidos que “não ousam” vestir a camisa de seu clube do coração nas ruas de São Paulo. A cultura do medo se alastrou e podou as manifestações mais genuinas do ato de torcer. Nesta terça, um grupo de arruaceiros agrediu o jovem jogador João Vitor, do Palmeiras. Seu crime? Ter perdido um pênalti na semifinal do Paulistão. São da mesma raiz daqueles que eu ouvia bradar: “Uh, vai apanhar!”



  • Jonatas

    Isso aí mostra o quão selvagem AINDA é o futebol, aposto que por atitudes como essas, grandes jogadores não vestirão a camisa do Palmeiras. É DEPLORÁVEL O QUE FOI FEITO COM ESSE GAROTO, porque não vão bater no Kléber, no Valdívia, entre outros que só enrolam ?? O PALMEIRAS ESTÁ ACABANDO = FATO

  • TD

    V.N., sou Flamenguista, mas confesso que estou chocado, envergonhado, e se algo muito sério e eficaz não for feito, a tendência será essa, “vestido, camisa do clube, para morrer.” O Palmeiras não merecia isso, e, isso, foi uma vergonha para todos nós torcedores do bem.

  • TD

    V.N., o Presidente do Palmeiras deu uma palavra, pós fatos, com muita sabedoria. Parabéns e força pra ele!

  • Lucas P9

    Simplesmente lamentável. Infelizmente o João Vítor não foi o primeiro e não será o último a sofrer com isso, torcedores se sentindo acima do bem e do mal pra “fazerem justiça” com as próprias mãos em prol de um fanatismo tosco.

  • charles fla

    o Futebol paulista esta em decadencia tirando o santos,, vejam o corinthians foi eliminado e os torcedores quase esplodiram o onibus do time, o sao paulo fica 3 jogos sem vencer e a torcida invade o ct,, e o palmeiras é crise todo dia…. enfim os paulistas estao se matando,,,enquanto o futebol carioca ta nadando a braços largos….

  • ariovaldo santos

    Não poso concordar em chamar esses desocupados, párias da nossa sociedade, de torcedores.
    Torcedores somos eu, você, nossos filhos, família e amigos, que “PAGAM INGRESSOS” para assistir um jogo de futebol. e que apenas “TORCEM”. Esses marginais, sustentados pelas diretorias dos times de futebol, devem ser chamados apenas de “BANDIDOS”.

  • FERNANDO MAIA LORENZO

    Vergonhoso/lamentável a postura de alguns torcedores com problemas de esquizofrenia e/ou sob efeitos de distúrbios das funções psíquicas e, por que não se calcular, com ações de pessoas dominadas pelas drogas. Só aparecem em grupos…um e outro isolamente tem a covardia como principal característica.

  • sandrofla

    Valdomiro, volto a dizer isso aqui: nunca fui de torcida organizada e sou flamenguista de nascença e aos 36 anos posso dizer com certeza que nenhum torcedor uniformizado ama mais ao Flamengo do que eu.
    Torcidas organizadas servem para badernar, traficar drogas e agredir uns aos outros, por isso nunca participei.
    Esses torcedores não são palmeirenses são bandidos!

  • Alexandre

    Não tem bom!
    Mancha, Gaviões, Independente, Jovem e etc, Todas deveriam ser vigiadas muito de perto e as diretorias também pq tem muito dirigente que aprova isso.

    O dia que os jogadores começarem a dar W.O eu quero ver…

    Só tem uma solução pra isso:

    CADEIA PARA QUEM PARTICIPA DISSO E PROIBIÇÃO PERMANENTE DE CIRCULAR EM DIAS DE JOGOS PARA OS DEMAIS.

  • Rodrigo

    Pois é, Valdomiro. Torcedores animais que fazem jus com as próprias mãos e depois ainda reclamam que o Palmeiras não consegue reforço de peso. É uma pena que o mundo do futebol tenha que presenciar uma maldade dessas contra um jovem jogador, isso realmente nos da medo de sair para torcer e demonstrar nosso amor por nossos clubes. É um amor que pode acabar nos ferindo.

  • enquanto não houver um punição séria para esses falsos torcedores , as coisas serão sempre do mesmo jeito .

  • SABE O QUE E ISTO NETO E SIMPLES O POVO ESTA DE SACOM CHEIO COM TANTA ROUBALHEIRA DE NOSSOS POLITICOS QUE ACABA DESCONTANDO NOS JOGADORES QUE GANHAM MAIS DO DEVEM E ISTO E COMPLICADO JA OUVI UM OMNTE DE GENTE DISENDO GANHAM MUITO ATE PARECE POLITICO E NAO FASEM NADA NOS JOGOS E MUITO DIFICIL NE AGORA COM A PALAVRA O MINISTRIO PUBLICO SE ELES NAO FASEM NADA ENTAO DEIXA ROLAR ATE QUE ALGUEM MORRA

  • Ademir

    Enquanto isso … o nosso valoroso e prestativo sindicato dos atletas esta preocupado com o caso do homem-picanha.

  • Leonardo – Fla

    SOU FLAMENGUISTA E CONCORDO QUE DEVA HAVER PROTESTO SIM! PORÉM NOS ESTÁDIOS NADA DE AGRESSÃO FÍSICA E MUITO MENOS FICAR PERTURBANDO O JOGADOR EM LOCAIS PÚBLICOS, ISSO É UMA COVARDIA UM BANDO DE BABACA QUE VESTEM A CAMISA DE SEUS TIMES DIZENDO SER TORCEDORES, MAS QUE NA VERDADE SÃO UM BANDO DE MARGINAIS E ARRUACEIROS. ENQUANTO OS CLUBES NÃO PARAREM DE FICAR DANDO MORAL PRA ESSAS PESSOAS, OU MELHOR, MARGINAIS AS COISAS VÃO CONTINUAR ASSIM. QUERO VÊ SE PARAREM DE DAR INGRESSO PARA AS TORCIDAS ORGANIZADAS COMO ELES VÃO AOS ESTÁDIOS. POIS A MAIORIA DESSES VÂNDALOS NEM TRABALHAR TRABALHAM.

  • o chamado de ´´ burro ´´ pela torcida do madureira com planos para 2012 disputar o cariocão e a série c pra ser campeão e subir para a série b do proximo ano ao jogar sem Alex suspenso por 4 jogos contra ipatinga , macaé , marília e brasiliense com desfalques do técnico Roy igual a minha mãe ( Marli Marinho ( Madruga do seriado Chaves ) Da Costa Pereira ) ao ficar falando que eu estou enchendo o0 saco , falar asneiras e fazer chakrinha fazendo de autor do gol expulso e ser julgado pelo STJD com pena pesada e ser entregue pro Bolagatto vendo TVBRASIL que deziztiu da série c por rasões hornamentárias

  • washington

    porra esse cara esta de sacanagem vai na loja compra camisa.ganha muitas camisas do time da uma para o cunhado,vai na loja com o clima chapa quente muito infantil ele em.

  • Claudio

    Perfeito. Não é problema do Palmeiras (que teve 2 casos agredindo jogadores em pouco tempo) mas de todos os times aqui de SP.

    A impunidade certa de “vida-lokas” é o primeiro passo pra pensar 2 vezes antes de levar alguem próximo ao estadio

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo