Felipão fala e pode ensinar muito a Tite



Certo dia, revoltado com um perfil satírico a ele no Twitter, Tite esbravejou: “É um vagabundo quem faz isso. Vai encontrar coisa melhor para fazer…” Ao ler a notícia, confesso, cocei os olhos, incrédulo. Não, aquele não era Adenor Leonardo Bacchi! Pelo menos eu não suspeitava desse seu lado, digamos, mais “popular”. Surpresa que também me assaltou quando vi o próprio gesticulando para o conterrâneo Felipão, à beira do gramado: “Fala muito, fala muito!”

Simplicidade não é praxe nos discursos de Tite. Por isso o meu susto nessas duas ocasiões! Nas entrevistas coletivas, ele arregala os olhos fatigados para o interlocutor e, com pausas infinitas, dá respostas pomposas, que me remetem por vezes a esses pastores da madrugada televisiva e por vezes aos gurus de auto-ajuda. Sempre me pergunto: será que esse discurso cola com os jogadores? Porque se é verdadeira essa coisa de que a boleirada gosta de jargões, palavrões e malícia acho que o técnico esbarra no decantado “trabalho de vestiário”. E isso reflete na sua trajetória acidentada.
Tomemos o caso de Felipão, que, para Tite, “fala muito”. Um reconhecido mérito do técnico palmeirense é ser natural no palavrório, passar a mensagem sem ruídos. A sua informalidade cativa, enquanto a formalidade de Tite congela o ambiente. E esses detalhes fatalmente fazem muita diferença.

André Villas-Boas, promissor técnico do Chelsea, disse outro dia que estratégia de jogo é apenas um pingo no trabalho. Há inúmeros fatores envolvidos no sucesso de uma equipe, muitos deles humanos. Se o comandante não se faz entender pelos comandados, um abraço! Suspeito que esse possa ser o calcanhar de Áquiles de Tite. E, no caso de Felipão, é a sua carta na manga. Mesmo que fale muito!



  • DENIS

    Sou Palmeirense, e na época em que o Tite foi nosso treinador, ele não foi tão mal. Dizem que ele foi demitido pelo Palaia por “falar muito”, mas na verdade, de um tempo pra cá, acho que ele fala muita besteira, com seu linguajar rebuscado e cheio de palavras difíceis de entender. A simplicidade passa longe desse senhor e por isso ele perde o elenco, vejam o currículo dele, ganhou muito pouco (títulos). O Muricy por exemplo, é muito mais chato, só que vence muito mais.

  • tuffy

    Felipão, é um bronco, que fala errado, se acha o tal e fou um fracasso em todas as experiencias fora do Brasil, salvo com a seleção portuguesa… não sou fã do Tite… mas daí idolatrar o Brucutu… se toca malandro… vc deveria prezar pela lingua portuguesa, pois sobrevive com a utilização dela……

  • Falar bem, expressar-se com clareza, é uma forma de zelar pela lingua inculta e bela também. Vou me tocar, malandro!

  • Neto, não sei se Felipão está com essa bola toda, não. Seus últimos resultados comprovam isso. Fora o fracasso no Chelsea. Abraço!

  • rogério

    felipão melhor tecnico do país !!

    parem d se iludir cambada d carniças atoa . . .

  • Se falar bem fosse sinal de sinceridade, honestidade, nosso políticos seriam os melhores do mundo…Comparar Tite com Felipão profissionamente é um insulto ao futebol….contém nos dedos de uma mão os 5 tecnicos campeões mundias com Brasil…Felipão tá entre eles..A 2 meses atrás o sr. Tite disse : Entrar no pacaembú com a trocida do corinthinas é diferente, arrepia. E agora que os caras querem a cabeça dele, invadiram vestiario, etc…Vai fazer média com torcida se FD.

  • Com todo respeito ao ser humano Tite… mas…

    Ele deveria ao menos demonstrar respeito e admiração ao Felipão, pois se la fora no futebol Árabe pode falar que era um técnico de futebol de um país penta campeão foi graças ao nosso Felipão, não só pelo trabalho na seleção mas pela recuperação do Ronaldo Fenômeno.

    Tite é técnico de segundo escalão onde estão: Celso Roth, Geninho, (atualmente) Emerson Leão, Nelsinho Batista, entre tantos outros…

    Para falar a verdade… faltou dinheiro ao corinthians para contratar e pagar salário a um bom técnico, ja que o planejamento foi um lixo, onde enxeram o elenco de jogadores caros e faltou dinheiro para bancar um bom técnico.

    Felipe Farias
    Palmeirense mas apaixonado por futebol

  • Lucas P9

    Felipão tem a simplicidade e a forma de ir direto ao ponto que combinam com a linguagem do futebol, do boleiro. O Tite parece professor de filosofia, tento imaginar o que ele fala na preleção dos jogadores, mas não consigo…

  • bruce

    Olha ate o final do ano o Tite sera o tecnico do Corinthians pois o Andres vai bancar… porem independente do resultado no brasileiro campeao, vice ou fora da libertadores ele nao comanda mais o time em 2012… infelizmente o timao corre o risco de perder o titulo pois ele ja nao consegue mais arrancar nada desse grupo que ja cansou de ouvir discursos bonitos e que nao passam nada que motive cada um…. quanto ao felipao entre os 3 melhores técnicos do brasil o cara é bruto mais olha o time dele, pode ate perder, mas tem uma raça e uma consciência tática impressionante se o elenco do palmeiras fosse um pouco menos limitado taria ai na ponta da tabela e que o time do palmeira e muito ruim…. abraços e vai Corinthians eu nunca vou te abandonar.

  • Zenóbio Saraiva

    Falar ou não Falar? eis a questão.
    Se falam criticam, se calam criticam, vai entender…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MaisRecentes

Para que servem os títulos estaduais?



Continue Lendo

Galeano e o espírito do hooliganismo na Libertadores



Continue Lendo

Dérbi de Milão no almoço para chinês ver



Continue Lendo