Neymar é um driblador; o driblador é um simulador



Neymar poderia trabalhar no circo com o mesmo sucesso que o faz no futebol. Sua habilidade em reter a bola, saracotear com ela, fintar quem está na sua frente, passá-la entre as pernas nervosas de zagueiros ou por cima de precipitada gente é digna de um artista de picadeiro. Difícil não rir com as fintas que aplica em punhados de brucutus e em outros nem tão brucutus assim. É divertido, nos dá pão, nos dá circo. Pois o artista, bem sabemos desde as primeiras civilizações, é um fingidor, tal qual o poeta psicografado por Fernando Pessoa. E os grandes jogadores são, bem sabemos, artistas que fazem pinturas (“para emplacar em que pinacoteca, nega? Pintura mais fundamental que um chute a gol, rasgando o chão e custurando a linha” – Chico Buarque).

O drible é uma burla. O drible é por si só uma simulação. Garrincha fingia que ia para um lado e partia para o outro, indicando falsa rota para quem dele se aproximava tentando tomar-lhe a bola. Ou seja, fazia o adversário de pateta, escondia-lhe a verdade. Corro o risco de, nestas mal traçadas linhas, ser tachado de apologista da simulação, mas não, este texto não é um elogio da enganação, é ão somente um reconhecimento da alma circense do driblador e, assim, absolver esse seu espírito transgressor da ética dos campos. Ao tratar a bola como íntima, tentando carregá-la em movimentos improváveis e dela não pretender se livrar, o driblador nato é como o trapezista que, após firulas e mais firulas no ar, cai com manobras, como se mantivesse os movimentos elásticos mesmo depois de encerrada a cena. Os artistas são infantis, caem de maduro mesmo, seguindo o linguajar das crianças. O mesmo acontece com quem faz do drible um ofício. Ao perder a bola, ele vai ao terreno, sofre junto a ele, pois não pode viver sem sua companheira de diversão.

Ceni, mito dentro e fora de campo, diz que Neymar simula 50% das faltas. O goleiro do São Paulo provavelmente tem razão. De cada duas faltas marcadas sobre o artista Neymar, metade não aconteceram, foram fruto do desempenho acrobático do jogador (que toma muita porrada também, é bom que se diga!). Mas é uma simulação artística, automática, malandra, que está na alma do rapaz. Não é possivel ser driblador respeitando normas e ordens sociais estritamente. Eis a natureza real e pouco citada do drible. Não por acaso driblar virou verbo corrente para atos socialmente condenáveis. O sujeito dribla o fisco e não paga seus impostos. Ou então dribla a fila para ter vantagem. Tudo bem que podemos também driblar as adversidades, os problemas, as dores da vida. No campo, dribla-se para fazer um gol. Claro, nuances separam os atos positivos e negativos, mas quem tem o drible no sangue fatalmente é um dissimulado, que quer ter a bola só para si e não admite perdê-la.

Neymar aprenderá com o tempo (e já está aprendendo) que simular faltas não é um bom caminho no senso do jogo. Aprenderá a fazer suas artes apenas com a bola nos pés, pois esta é a simulação admirada, que faz as massas vibrarem. Para isso, terá que censurar seu ímpeto travesso de voar para trás quando toma uma trombada ou mergulhar no gramado após uma perna não tocá-lo. Terá que esquecer a vontade de, após uma ginga gostosa, esparramar-se como os palhaços que divertem crianças em picadeiros. Neymar terá que corromper sua alma de circo e fazer apenas o papel que o jogo concede. Ser um driblador maroto. Mas, convenhamos, o driblador é, acima de tudo, um fingidor em essência.



  • Gabriel

    Não acho que fingir ir para um lado e ir para outro seja a mesma coisa que fingir ter sido agredido. Aliás, pelo contrário. O primeiro o faz como artifício para continuar com a bola; o segundo, para parar o jogo. Neymar é indiscutivelmente um craque. Mas deveria tirar lições com Lionel Messi, que prefere sempre a bola do que a falta. A falta é um recurso anti-jogo. Fazê-la com maestria não é qualidade de um gênio da bola.

  • Amarildo

    Olha Valdomiro, acho q sua critica eh inoportuna, vc ta criticando o desempenho de um jogador, que eh craque, que estava em um time mediucre, em minha opiniao vc esta sendo oportunista , provavelmente vc nao gosta do Neymar. Por q vc nao fala de um tecnico que convoca um par de volante meia boca(nao sei ateh quando vai o convenio dele com o corinthians), por q vc nao pergunta por que o Lucas ficou no banco, isso soh foi alguns exemplos. O futebol eh um esporte coletivo(sei que vc sabe disso), pra se cobrar algo de craques tem que se considerar o q esta sendo dado a eles. Escrevi isso pra dizer a vc que eu definitivamente nao concordo com sua materia. Te digo , meu time eh a selecao e adoro o bom futebol, mas acho q vc eh parcial , sendo bem cinsero, nao eh dificil de saber qual eh o seu time.
    (me desculpe pela falta de acentuacao e pelos erros de portugues)

  • ETERNO SANTOS 8 X 0 CORINTIAS

    ACHO QUE VOCE PERDEU UMA CHANCE DE FICAR QUIETO, LEMBRA DO DENILSON ? DO MULLER ?
    SAVIO ? FILHO ? FILHO DO VENTO ? DENTINHO ? LULINHA ? DAGOBERTO ? MARLON ? KLEBNER GLADIADOR ? TODOS ESSES CARAS COMO EXEMPLO SAO SIMULADORES DE FALTAS IGUAIS AO NEYMAR, LEVAM FALTAS, PORRADAS, E AS VEZES CAEM, E OS JUIZES NAO DAO NADA, E ELES NAO ESTAO ERRADOS NAO JA QUE OS JUIZES NAO COSTUMAM APLICAR AS REGRAS, PORQUE ELES FICAM DURANTE O JOGO INTEIRO LEVANDO PORRADA E OS JUIZES DEIXANDO PASSAR, CHEGA UMA
    HORA QUE O ATRACANTE FICAM PUTOS, OS ZAGUEIROS SABEM QUE OS JUIZES NAO DAO NADA E CONTINUAM BATENDO, E AI QUANDO ESSE ATACANTE VE QUE O JUIZ NAO DA AS FALTAS AI ELE COMETE UMA FALTA E O JUIZ JA DA AMARELO OU VERMELHO, QUER DIZER, OS MARCADORES PO-DEM BATER QUE É NORMAL, MAS O ATACANTE NAO PODE, E VOCES REPORTERES ACHAM QUE ESTAO CERTOS ? E ENGRAÇADO VOCES DA IMPRENSA, ISSO SEMPRE HOUVE ESSAS DO ATACANTE CAIREM COM AS TROMBADAS, MAS SÓ AGORA COM O NEYMNAR NO AUGE QUE VOCES VEM FALAR SOBRE ISSO ? O NOME DO NEYMAR DA IBOPE NÉ ? OS OUTROS ATACANTES NAO DAVA, DEVE SER ISSO, SE O NEYMAR DAR UM PEIDO9 VOCES CRIAM POLEMICAS, SÓ QUE VOCES NAO CRIAM POLEMICA COM OS EMATOMAS QUE ELE TEM NAS PERNAS SOBRE ESSES CAI CAI QUE DIZEM, É MAIS FACIL FALAR DO CAI CAI DO QUE OIS EMATOMAS QUE ELE NAS PERNAS. FALA SERIO VOCES, ESTUDAM TANTO PARA FALAREM BESTEIRA, ONDE VOCE ESTUDOU ?

  • Luis eduardo algorini

    Dá pena ver um cronista concordar com um despeitado.

    Prestasse bem atenção, veria que a maior parte das faltas que Neymar sofre não são marcadas e que isso acontece justamente porque há gente que não gosta de sua ousadia, do time em que joga ou de sua irreverência.

    Uma pena mesmo. Talvez haja mais felicidade por aqui na hora em que for embora, pois já deve estar mesmo de saco cheio de gente tão sombria e funesta.

    Defender o brucutu parece ser mesmo o destino desse povo.

  • Marco Antonio

    Valdomiro Neto me permita lhe pedir só uma coisa? Então tá. Arranje alguma forma de enviar (vale até ser pessoalmente) este texto ao Rogério C. Ele precisa deixar ao lado, na cabeceira da sua cama, para ler todos os dias.

    Se eu já gostava de ver Neymar fazer suas firulas, depois de ler esse seu artigo, amigo sinceramente, vou começar a gravar em HD. Porra meu você simplesmente definiu o fingidor Neymar como um grandessíssimo jogador que é. (Eu sempre achava o contrário cara, (um grandessíssimo jogador dotado de muita ludicidade – que loucura))

  • Alex

    Nossa, concordar com o Rogério pelo amor de Deus…

  • Arthur

    Cara eu acho que o excelente goleiro, Rogério Ceni,tem total razão.
    Mas por outro eu acho também quem isso é uma dadiva que Neymar ganhou

  • Art Vanderlay

    Parei no “Ceni, mito dentro e fora de campo” mais um jornalista integrante da “bancada rosa” que esta desesperado com a decadencia do sao paulo

  • Abraão

    Geralmente gosto de seus textos, mas deste tenho que discordar, Neymar já foi um fingidor mor, mas vimos isso reduzir aos poucos, com a cobrança principalmente de Muricy Ramalho, fingir faltas é tão comum, mas como Neymar é Neymar ele é o único errado, o que dizer do penalti marcado no Lincon no jogo santos x avai, ou no Montillo entre Cruzeiro x Santos, e querer dizer que aquela falta do Fabricio não foi pra cartão? ele chega como um trator desgovernado da um tapa na face do garoto e ainda diz não ter feito nada? poupe-nos de palavras, pois as imagens são claras, muito me entristece ouvir/ler tais palavras da boca do R. Ceni, que eu admiro muito, infelizes palavras, duvido que se as faltas fossem no pupilo Lucas ele falaria tal asneira, a simulação não eh soh para os artistas como disse no texto, assista mais jogos e verá que até os que não levam jeito para serem artistas o fazem e a arbitragem não cansa de marcar. Não que o Neymar não simule, isso sim como todos, mas não diria 50% menos, 30, 35% eh um numero bom, e digo mais, R. Ceni tem o costume de reclamar e fazer igual, como aquele ditado “faça o que eu falo, mas não o que faço”, assim como reclamou da paradinha do Neymar que o fez pagar mico nacional, lance cujo qual ele protestou fielmente, porem, ele mesmo, como bom cobrador usou desse recurso inúmeras vezes, inclusive após o ocorrido, antes que esse fosse considerado ato anti-desportivo.

  • danilo

    Como disse o neymar o rogerio é chato pra c…. , neymar é futebol arte ! o rogerio deve ter raiva dele por causa das paradinhas hahahahahahahahahh e depois as dancinhas!!!

  • Rodolfo

    Pra cada falta não existente marcada sobre o Neymar, outras 10 existentes não são marcadas …
    isso sem contar a passividade dos arbitros com a pancadaria sobre ele, precisa bater demais, durante o jogo inteiro para TALVEZ receber alguma punição.
    Quanto a ser driblador, essa não é a maior qualidade do Neymar, o Neymar é um finalizador nato, os numeros provam isso, é um jogador extremamente eficiente, que tem como qualidades extras o bom passe (tem mais assistências para gol que o Ganso) e o drible.
    O Neymar já fez quase 100 gols com a camisa mais pesada do futebol brasileiro …

  • charles fla

    falou muito e nao falou nada,,, NEYMAR É CAI CAI E PONTO FINAL.

  • leo

    MESSI EL MEJOR !!! Neymar ?? le falta mucho para ser como lio

  • Sebastiao P Nunes

    Caro Valdomiro, parabéns pelo seu artigo do ponto de vista literário e em sua essência criativa, muito correto.
    Apenas discordo que dizer que o Rogério Ceni provavelmente está certo… foi uma escorregada, o que nao invalida seu ótimo artigo.
    De qlq forma, acho que o Rogério nao atuou com profissionalismo e escorregou, aliás foi um driblador muito sacana. É o mesmo que dizer que ele falha em 50% dos gols que toma… Dizer coisas assim é temerário. Vc nunca viu uma empresa aérea fazendo publicidade q seus avioes nao caem… nao é mesmo? Acho que o Ceni perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Teria contribuído um pouco mais para sua ambicao de recordista de tudo…
    Esperamos que haja mais dribladores, muito bem mencionado por vc. Um abraco desde San Salvador, na América Central onde o Santos ainda dá muito o que falar!

  • David Ger@.

    Não sei porque fui ler,este teu texto.tão mesquinho.

    Valdomiro Neto,você é muito muito ousado.
    Pois aproveitou esta coluna,pra Editar e classificar um jovem de palhaço e simulador.
    Este Jovem Atleta, é a Esperança de um País,para vencer mais uma Copa do Mundo,esta mais Importante do que todas as que já conquistamos,pois será em nosso Estado / País. a outra nós perdemos, e vimos uma nação tristes e chorando.
    Diferente de você,ousado porém mesquinho,o Lema dele é:Ousadia e Alegria.

    Este jovem Cai cai,Monstro e Simulador, em inicio de carreira Futebolística,que com 19/20 anos,já é 4 vezes Campeão entre eles a Libertadores 2011.
    É Ídolo de uma Nação,e grandes clubes,potencia no futebol,tais como:Real Madri, Barcelona, Chelsea,brigam para contratá-lo.
    Já o Rogério Ceni,um atleta,que marcou 100 gols em 1000 jogos,que também tem Libertadores e outros mais campeonatos ganhos,o que ele já simulou de contusão,o que já praticou de anti-futebol (cera) Lembro que na Vila SPFC 4 x 3 SAntosFC.ele foi expulso ficou caido no chão,por 5 a 6 minutos,simulando uma contusão, Aí pode né… Sr Valdomiro, né…Sr Rogério.
    Valdomiro…o Rogerio é idolo de um clube,só os São paulinos é que torce por ele.
    O Neymar…é uma Nação,que quer ver sempre…Ousadia e Alegria.
    Vai pra cima deles Neymar…Tamo Juntos.

  • rodrigo

    Cara, vejo muita genta falando disso come se o neymar fosse a primeira pessoa com quem isso acontence.
    dou um exemplo multi-milionario. Cristiano Ronaldo. tem uma grande abilidade com a bola, dribla muita. mas é uma donzela. se alguem entra um pouco mais forte, se joga no chao, de pernas pro alto, e finge que foi abatido a tiros… mas ele nao faz isso escondido, faz na televisao com milhares de pessoas assistindo. inclusive arbitros. e isso é comentado. nao é segredo nenhum que cristiano ronaldo simula faltas.
    por isso, agora quando joga, há muitas faltas que os juizes nao marcam sobre ele, justamente porque naquele momento especifico, há duvida. Na duvida, o juiz prefere mandar seguir, do que ser ludibriado pelo conhecido simulador de faltas. nem sempre ele simula, mas a fama de simulador atrapalha.
    exatamente o mesmo acontece (acontecia, ouvi dizer q ele melhorou) com o neymar. se jogava muito ganhou fama. agora pra um juiz dar falta, nao pode haver a minima duvida sobre a falta.
    tem que ser clara, de cartao amarelo. senao o juiz se sente enganado pelo cara. na minha opiniao, ganhe fama e deite na cama.

  • aristoteles silveira souza

    O MODELO CAPITALISTA AOS POUCOS TIROU DE TODOS NÓS A PAIXÃO PELO FUTEBOL BEM
    JOGADO E A SUA CRÍTICA POR SINAL ‘ INFELIZ ‘, REFORÇA O QUE AQUI FALAMOS. INFELIZ.
    BONITO É FUTEBOL BUROCRÁTICO TIPO MURTOSA/FILIPÃO…DUNGA…PARREIRA…ZÉ GALO
    E TODO ESTE LIXO QUE ESTÁ MATANDO NOSSA MAIOR PAIXÃO, INFELIZMENTE. PERCEBE –
    MOS QUE O RECALQUE O DESPEITO E AS FRUSTRAÇÕES NESTAS PALAVRAS, ESCONDEM TU
    DO QUE A MAIORIA DESTA MÍDIA INCONSEQUENTE E AMADORA, PORQUÊ A MAIORIA DAS PE
    SSOAS QUE HOJE A CONSTROEM NUNCA VIU FUTEBOL BRASILEIRO DE FATO, PORTANTO ES-
    TARIAM perdoados POR TANTAS BESTEIRAS QUE FALAM E ESCREVEM. OS PROFISSIONAIS,
    QUE SE DIZEM entendidos em futibol DEVERIAM ENTENDER MAIS..FALAR COM OS MAIS ANTI
    GOS DO MEIO E NÃO JULGAR O QUE NÃO CONHECEM..ESTE MENINO TORNOU-SE UM SONHO
    PARA AS RETINAS DOS QUE AMAM FUTEBOL E NÃO OS QUE DESEJARIAM VÊ-LO EM SEUS…
    CLUBECOS CAMUFLADOS DE CRÍTICAS E RECALQUES EM NÃO TÊ-LO JÁ QUE ELE VESTE ES
    TA CAMISA MÍSTICA DO SANTOS F.C E NÃO AO CONTRÁRIO. UM CERTO GARRINCHA QUE….
    HUMILHAVA LITERALMENTE A TODOS JAMAIS FOI HUMILHADO PELA MÍDIA DE SEU TEMPO ,
    AO CONTRÁRIO . TALVES ARMANDO NOGUEIRA..E UMA PLÊIADE DE JORNALISTAS DO PASSA
    DO ESTIVERSEM ERRADOS…? ” certo ” ESTÃO OS DE HOJE . bonitinhos, engomadinhos mas
    TOTALMENTE DESPROVIDOS DE COMPETÊNCIA FUTEBOLÍSTICA……..
    A TODOS DIZEMOS………….. !

    VAI PRA CIMA NEYMAR………….ARREBENTA COM OS PERNAS DE PAU…SEJA EM CAMPO OU
    FORA DELE…….COMO VOCÊ FEZ COM OS ARGENTINOS NESTE AMISTOSO….CHAME PARA..
    DANÇAR.PORQUÊ FUTEBOL É ALEGRIA E NÃO BAR PARA SE CURAR AS MAGOAS ESCONDIDAS
    EM MICROFONES…JORNALECOS E ESTÚDIOS PERFUMADOS..MAS NA GRAMA..NA RELVA……
    NO GRITO DO GOL…..VAI SANTOS F.C…NOSSA ALEGRIA ETERNA…..

    O RESTO É TEORIA…..

    P.S. O QUE DISSE NILTON SANTOS AO VER O PRIMEIRO TREINO DE MANÉ NO BOTAFOGO..?

  • Enivaldo

    Meu o Ceni é despeitado, quantas vezes ele mesmo já não simulou pancada de atacante fala sério.

  • Hexa sem fax da CBF

    O NEYCAI É O NEYCAI…PORQUE VOCES ACHAM QUE ELE NÃO VAI PRA EUROPA, APROVEITANDO A BEBEDEIRA DOS DIRIGENTES DOS TIMES ESPANHOIS QUE NÃO SABEM QUE ELE NÃO PASSA DUM ROBINHO 2 – A MISSÃO…MUITOS DIZEM QUE É POR AMOR AO SANTOS, QUE CONVENHAMOS EM UM TIMEZINHO ASSINZINHO Ó…ATE 2 ANOS ATRAS BRIGAVA ANO APOS ANO PRA NÃO CAIR…ELE NÃO VAI, PQ LA SIMULAÇÃO SIGNIFICA VAIA DO ESTADIO TODO, INCLUSIVE DE SUA TORCIDA…ESSE AI PRECISA DE MAIS UNS 100 ANOS PRA CHEGAR PERTO DO MESSI…MAS DO CIELO ELE JA TA PROXIMO…MERGULHA QUE É UMA BELEZA…JOGADOR DO TIME QUE É SEMPRE CAMPEÃO : DETALHE: DE 50 EM 50 ANOS.

  • TRI MUNDIAL DOOM

    MARADONA SIMULAVA Q É UMA BELEZA…
    SOU SÃO PAULINO, MAS NÃO CONCORDO COM CENI, PQ SE O ATACANTE NÃO SIMULAR, VAI PERDER É A PERNA…ZAGUEIRO ENTRA NA MALDADE MUITAS VEZES, O ATACANTE Q NÃO SIMULE E DEIXE A PERNA PRA VER SE NÃO FICA 1 ANO PARADO…
    SIMULAR É NORMAL DO FUTEBOL, CAI O JUIZ Q NÃO ESTIVER ATENTO…

  • ROMULO

    Valdomiro, poderia até entender sua indignação, se vc fosse europeu, mas como pode uma pessoa que vive no País do Futebol, ir contra o melhor jogador Brasileiro na atualidade, e que resgata o drible e a irreverência que sempre marcou o futebol brasileiro, ou vc não gosta do Neymar, ou vc nunca jogou bola, prefiro nem comentar sobre o Rogério Ceni, pois ele tem segundas intenções com esse comentário (deixar o melhor jogador de seu rival, que está conquistando tudo, perseguido pela arbitragem), qualquer jogador com o porte físico do neymar, tem que cair, pois um simples puchão ou empurrão o derruba, e quem joga bola sabe que quando o atacante senti que vai tomar a porrada ele pula para não se machucar, se o neymar apanhar no chão, ele quebra a perna, se apanhar no alto é só uma dor momentânea, todos os atacantes fazem isso, isso é autodefesa, talves seu problema seja contra o meu santos…

  • Paulo Guerra

    Cara….tu ta louco !!!!!!
    Concordar com o chato do Ceni ??????
    Tu so pode ser Sao Paulino ou Corinthiano despeitado.
    E assim caminha a mediucridade.

  • Vinicius Leal

    Oque que você fumou hein cara? O Rogerio falou simulação de faltas, por acaso você ver o Messi se jogando no chão toda hora? e olha que ele faz fila driblando jogadores, se o Neymar quiser realmente brilhar la fora terá que mudar mesmo a sua mentalidade.

  • jansen

    Engraçado que o Messi dribla, toma porrada, mas sempre fica de pé né, Valdomiro infelizmente vc está fazendo apologia a simulação sim, ainda mais no Brasil onde tem o maior número de simulações de faltas, não faça isso o futebol brasileiro está acabando por causa de tantos jogadores cai cai, semana passada no jogo entra Avai e Santos o Lincon ex-Palmeiras, caiu sozinho na área e o juiz marcou o penalty, uma vergonha. Isso é arte? Tinhamos que concientizar o jogador brasileiro a parar com isso, deveriamos aplicar penas no STJD por simulações, na Europa dificilmente vc ve isso e digo outra se o Neyma não aprender a ficar em pé será um jogador mediano no futebol Europeu igual a um robinho da vida.

  • Andre R.

    Valdomiro, defender R. Ceni é SUJO!

    O cara que teve a unica contusão na carreira por causa de um BURACO FEITO POR TATU no “melhor CT do Brasil” não sabe o que apanhar.

    Deveria ficar calado, esse M… de goleira calado é um ótimo poeta.

  • http://sem JOTHA SANTOS

    PARA QUEM JOGOU BOLA SABE O QUE E SIMULAÇAO E DIBLE OS DOIS PODEM SER DADO A QUALQUER MOMENTO BASTA ESTAR COM A BOLA NOS PES AS VESES VOCE SIMULA UM DIBLE E NAO DA MAS DERREPENTE VOCE PROSSEGUE A JOGADA E FICA SE A IMPRESSAO DE SIMULAÇAO COISAS QUE ARBITRO NAO CONHECE E TEM TREINADOR QUE NAO DEIXA SEU JOGADOR FASER AI A COISA SE COMPLICA JA NESTE MUNDO DO FUTEBOL TREINADOR TREINADOR TIRAR JOGADOR PORQUE DEU UM DIBLE PODE UMA COISA DESTAS E EXEMPLO DE MAU TREINADOR

  • GILSON SJC

    NEYMAR É UM TESOURO BRASILEIRO E COMO TODO TESOURO TEM QUE SER PROTEGIDO!

    ACHO QUE TODO MUNDO PREFERE VER UM JOGO COM MUITOS DRIBLES E JOGADAS FANTÁSTICAS DO QUE UM JOQUINHO MEDIOCRE COM MAIS DE 50% DE FALTA!

    SE VC GOSTA DE FUTEBOL QUE NÃO TENHA MAIS DE 50% DE FALTA IRÁ GOSTAR DE VER JOGOS DO NEYMAR CASO CONTRARIO MUDE DE ESPORTE E VÁ VER RUGBY OU FUTEBOL AMERICANO.

  • jose antonio

    Neymar: falam muito em que neymar simula muita falta , que precisa aprender com messi , tal vez sim , mas joga um campeonato espanhol onde só tem dois time ; Barcelona e Real Madri é facil já o campeonato brasileiro tem hoje 14 time em busca do titulo nacional , o espanhol tem no minimo com certeza 18 time nivél de lusa, ponte , são caetano, bahia , goias e por ai a fora não desreispeitando os brasileiros mas! na verdade os torcedores dos times e até jogadores adversário do santos não aceita que Neymar é genio pois o messi sai da espanha para jogar na seleção por exemplo o homem some não verdade.

  • Lucas

    Um dos piores posts que ja li.
    Dribla quem sabe, faz quem sabe, quem não sabe, senta e aplaude. Infelizmente a midia, dirigentes e jogadores como o Rogério Ceni estão acabando com o futebol, tudo é desrespeito. O muleke arrebenta, queria que no Brasil tivesse um Neymar por time, mas infelizmente não é possível. Se o cara faz um gol de calcanhar ele humilhou, se ele comemora dançando está provocando, se da um chapéu, um drible da vaga, uma lambreta, está humilhando e é falta de respeito. Falta de respeito é ter jogador como Souza, ou volante que nem aquele Cocito que quebrou o Kaka. O Neymar vem apanhando cada dia mais e por causa dessa declaração do RC o garoto vai apanhar mais ainda. o futebol está acabando. Pena que não peguei a copa de 70 em que futebol era arte.

  • wilian roger

    O pessoal fala muito em cai-cai, esses que falam muiiiiiito(principalmente cronista esportivo) não vão ao estadio, não acompanha…e enfim…
    O que o Neymar apanha jogo a jogo é brincadeira. No jogo contra o Cruzeiro, o “craque” Montilo simulou um penalti e ninguem falou nada.
    E vamos parar com esse de comparação com Messi, duvido se o Messi disputasse um campeonato brasileiro seria isso tudo. (vide copa do mundo) Os gols que esse Argentino faz o Neymar todo dia faz mas todos preferem falar deste Argentino(craque de Bola).

  • marcio

    Acho que voce não tem assistido aos jogos do Peixe. O Neymarcraque está apanhando demais.
    Até rodizio de jogadores fazendo falta nele acontece. É só dar uma olhada no numero de faltas que ele sofre e a quantidade de cartões amarelos que ele provoca nos adversarios. A imprensa, principalmente a do Lance que é toda corintiana quando não vende os jogadores do peixe critica-os sem noção do coerente e do absurdo.
    Contra tudo e todos, Vai pra cima deles Santos!!!!!!!!!

  • Marcelo

    Você está totalmente equivocado, o Neymar é um cai cai mesmo, vejam o Messi jogar, ele é driblador e não é cai cai, e é só o melhor do mundo. Quando o Neymala for pro exteriror vai aprender a deixar de simular faltas, porque lá não apitam qualquer coisa, e vai ter que parar de teatro.

  • Ado Marcelo

    Quem é seu editor? Você tem alguém responsável por revisar o texto? Se tiver, a culpa é dele.
    Simular um drible é coisa de driblador, simular falta por outro lado…..
    Tanto que qualquer perna de pau é capaz de simular faltas.., Tá loco hein… =/

  • http://www.gabrielaugusto.com Gabriel Augusto

    Defender cai-cai não é defender o “Futebol Arte”. Nem sei mais se o “Futebol Arte” existe…

  • Mário Costa

    Tanto o colunista quanto o Ceni estão de bobeira no caso Neymar…o primeiro diz; provavelmente de cada 2 faltas recebidas uma não é…o outro diz 50% das faltas marcadas não são faltas…cadê as estatísticas??? porque não fazem…eu fiz do último jogo do Neymar pelo Santos contra o Cruzeiro e apenas 15% das marcadas…deixam dúvidas…porém existem 25% que também deixam dúvidas e que não foram marcadas…vamos parar com assuntos que colocam sim, árbitros, jogadores e torcidas contra o menino…ou então façam a coisa profissionalmente e sem “achismos”.

  • Paulo Eduardo

    Acho que o Neymar é uma equação matemática, ou seja, têm 50% de driblador e 40% de simulador e 10% de mascarado. Tá bom ou quer mais ???????????
    Ah !!Tar quar o “tenico” da seleção, é um jogador caseiro…………aliás, muito caseiro.

  • iron

    Não é o primeiro texto que você critica o Neymar e o Santos ( por tabela ) . Não precisa escrever essas besteiras para ser notado. Acorda MANÈ>

  • Leandro Costa

    Acho que o que poucos entenderam da matéria e do comentário do Rogério, é que, sem sombras de dúvida o Neymar, gênio, é o melhor jogador do Brasil em atividade, (acho que no mundo fica atrás apenas do Messi), porém busca muito a simulação do que a continuidade das jogadas, enquanto o Messi, busca driblar em direção ao gol para fazer a principal função do futebol: O Gol, enquanto Neymar dribla, em busca de um cartão, de uma provocação. Alguém lembra que algum dia ousaram em dizer a blasfêmia de que Robinho era o novo Pelé ?. Na época muitos jornalistas diziam, que o Robinho não seria o melhor do mundo nunca, devido a imaturidade dele de pensar em driblar lateralmente, apenas por “graça”, sem objetivos. E pasmem o que aconteceu ? Alguem sabe do Robinho ? Compararam o Lucas do São Paulo, vejo que pelo menos o Lucas não fique buscando expulsão de jogadores, vejo nele um jogador como o Damião, Borges, que gostam de fazer gols e não apenas dar carretilha, rolinho, caneta, chapéu, apenas pra expulsar ou insultar jogadores. Acho o Neymar um ótimo jogador, porém acredito que se ele continuar desta forma, 2014 ele será a decepção como Robinho foi em 2006 e 2010. Por isso há algumas semanas atrás quando Rivaldo e R. Gaúcho disseram que Ganso, Neymar e Lucas deveriam ir pra Europa jogar, era por isso, para aprenderem a jogar o verdadeiro Futebol. Sem firulas desnecessárias.

  • matheus

    Não entendi tanta reclamação, o cara só disse que Neymar é um craque, driblador, um artista, mas que realmente simula boa parte das faltas. Na verdade, não é que ele simula as faltas, algumas acontecem realmente. A questão é o drama que ele faz em cada falta que recebe. Saltos ornamentais em faltas simples, onde outros jogadores simplesmente levantariam e sairiam jogando rápido. Tem faltas que ele recebe e faz tanto drama que todo mundo imagina logo o pior:”pronto, quebrou a perna”. Mas não é diferente de muitos outros que temos. A melhor massagem para a maioria dessas faltas, o melhor Spray, o melhor remédio, é o cartão para o adversário. Os caras se contorcem no chão até o juiz amarelar ou avermelhar o adversário, aí entra o carro da maca que ao levar o jogador até a beira do gramado, milagrosamente a dor passa, a perna volta ao normal, fica inteira e esse se levanta querendo voltar logo ao jogo e muitas vezes ainda reclama da demora do juiz em o autorizar a voltar.

  • Eduardo

    Tenho certeza que 90% das pessoas que criticam o Neymar, não são santistas, e portanto nao viram mais de 5 jogos inteiros do Santos durante esse ano.

  • Rogério

    a simulação de falta ou de um penalti deve ser sempre aplicada por quem sabe, por isso existe o juiz, se o arbitro achar que foi simulação dá falta se não dá cartão para o possível agressor, ou Rogério Ceni não simula falta quando sai do gol e é apenas tocado?

  • eduardo

    ESSES CARAS Q VANGLORIAM ESSE NEYMALA É PQ REALMENTE NÃO VIVERAM OS ANOS 90 DE RONALDOS, RIVALDO, ROMARIO, BEBETO ETC. DIZER Q O NEYMAR É CRAQUE JOGANDO NUM CAMPEONATO ENFRAQUECIDO COMO O NOSSO É FÁCIL, QUERO VER NA EUROPA COM OS MELHORES. INFELIZMENTE SÓ ASSIM PARA ESSA CAMBADA CAIREM NA REAL E VEREM MAIS UM JOGADOR TIDO COMO CRAQUE SER REBIAXADO COMO ROBINHO!!
    NÃO TAMPEM O SOL COM A PENEIRA A GERAÇÃO DE HOJE É MUITO FRACA EM RELAÇÃO AOS ANOS 80 E 90, SE NEYMAR FOSSE CRAQUE NÃO SE ESCONDERIA DO JOGO CONTRA UMA ARGENTINA D.

  • Rodrigo

    É por isso que eu gosto dos campeonatos Europeus; e é por isso que muitos futuros pelés saem daqui e ficam apagados no velho continente. Adoro ver o méssi jogar, mesmo quando o Barça não vence o garoto leva cada tranco, se levanta e continua. Pro Neymar ser o Méssi ainda falta muito e se eu fosse ele começaria a pensar um pouco ao invés de pular meia hora antes de levar porrada.

  • Ligurio

    Acho que grande parte das pessoas não entenderam o texto do Valdomiro.

  • Rodrigo

    Acho o Neymar um talento raro e que tem tem tudo pra dar certo, mas tem que se jogar um pouco menos e tentar um pouco mais a bola. Esse futebol cai cai do brasil me enoja e muitos dos que estão aqui comentando não sabem realmente qual é o verdadeiro assunto em pauta levantado por Rogério Ceni na entrevista deturpada.

  • carlos nascimento

    CARO VALDOMIRO!! ACHO QUE OS AMIGOS AI NÃO ENTENDERAM SEU TEXTO, SOU SANTISTA E TIVE PREVILEGIO DE VER ALGUNS ASTROS DO MEU TIME ATUAR (PELE.EDU,NENE,MANOEL MARIA ENTRE OUTROS QUE BABARIZAVAM QUALQUER ADVERSARIO. O NEYMAR É SIM OM ARTISTA DA BOLA E MAGOA TODOS OS CABEÇAS DE BAGRES JUNTAMENTE COM QUEM CONCORDA COM ELES. CADA 100 FALTAS NO NEYMAR JUIZADA MARCA 10. O CARA SO APANHA E CONTINUA DANDO AULA DE FUTEBOL NESSES PEREBAS ADVERSARIOS.

  • carlos nascimento

    CARO VALDOMIRO!! ACHO QUE OS AMIGOS AI NÃO ENTENDERAM SEU TEXTO, SOU SANTISTA E TIVE PREVILEGIO DE VER ALGUNS ASTROS DO MEU TIME ATUAR (PELE.EDU,NENE,MANOEL MARIA ENTRE OUTROS QUE BARBARIZAVAM QUALQUER ADVERSARIO. O NEYMAR É SIM OM ARTISTA DA BOLA E MAGOA TODOS OS CABEÇAS DE BAGRES JUNTAMENTE COM QUEM CONCORDA COM ELES. CADA 100 FALTAS NO NEYMAR JUIZADA MARCA 10. O CARA SO APANHA E CONTINUA DANDO AULA DE FUTEBOL NESSES PEREBAS ADVERSARIOS.

  • http://lancenet Emerson

    Opinião são controversas mesmo,eu por exemplo,tenho convicção de que o Neymar simula uma boa parte de suas faltas,sejamos sinceros o RC tbm disse que o Neymar é o melhor do Brasil na atualidade,em uma das verdades que o Rc comentou ninguém fala nada,não sei ao certo em qtos por cento das faltas recebidas ele(Neymar) simula,não sei se são os 50% que o RC afirmou,se o Neymar ¨voa¨por ser tão magrinho assim pq o já falecido Dener da portuguesa não voava tbm,pq o Alan Patrick do mesmo Santos não voa tbm,e muitos outros jogadores deste mundão não voam como o Neymar,e o Robinho do Santos que era até mais franzino que o Proprio Neymar ele tbm não voava assim,no site da espn o comentarista e blogueiro Arnaldo Ribeiro diz que tem provas de que o Neymar é orientado a se jogar mesmo,e pior é orientado pelo proprio pai,quem duvida da um pulinho neste link:http://espn.estadao.com.br/arnaldoribeiro/post/214634_CENI+E+CHATO+E+NEYMAR+CAI+CAI
    bem afinal das contas os Santistas e empresarios do Neymar acham uma coisa os outros acham outras ,fazer oque ,isso é futebol gente.
    Boa tarde a todos e deixe eu trabalhar um pouquinho,pq como minha mãe diz ele já estão com a vida ganha.

  • EDUARDO

    O problema do Ceni é que ele se acha maior que o Pelé! E, ainda é chato pra caramba.

  • Adriano Macedo da Silva

    Rogerio é um invejoso!
    Primeiro foi as pedaladas agora é a paradinha.
    Tomou sapecada nos dois ultimos anos. Foi eliminado do Paulista em 2010 e 2011.
    Ou seja, ja quer arrumar um pretesco para ultima rodada, pois sabe que vai ser castigado
    mais uma vez pela jóia.
    Se aposenta logo seu frangueiro
    Rogerio: Esqueça o Neymar e vai cuidar da sua defesa baba!
    Reclamão, chorão, se adianta nos penaltys, simula quando esta ganhando, marqueteiro

  • Lucas P9

    Messi não precisa fingir nada pra ser o grande craque que é. Uma coisa é simular algumas vezes, outra coisa é isso ser uma característica marcante em todo santo jogo.

    Neymar, pra mim, só está jogando menos que Messi atualmente no futebol mundial… mas tem muita simulação ali que transcende o simular unicamente por característica, e sim por hábito.

  • http://terra.com.br Gerson

    Ceny e Neymar tem razão no que falaram, porém Ceni foi sincero. Perguntem ao Chicão, Marcão, e demais defensores do Brasileirão. Todos concordam com Ceni, mas como alguns tem o sentimento Anti-Ceni, nem todos vão falar mas no íntimo concordam.

MaisRecentes

Diego e Robinho – Quando eles eram reis



Continue Lendo

Ganso e Sampaoli – Café com maestros



Continue Lendo

Detalhes tão pequenos são coisas muito grandes



Continue Lendo