Jovens, rebeldes e sem nenhuma causa



Virou moda! O jogador, com talento ou não, mal deixa as fraldas de lado nas categorias de base e, diante do primeiro “não”, bate o pé, faz biquinho e chora: “Não fui valorizado, vou-me embora!” Parece aquela criança que ao ter pela mãe negado um brinquedo no Natal rola no chão aos berros, como se coitadinha fosse. Com a enorme diferença que há entre ambientes domésticos e de trabalho. Esse chororô precoce é uma rebeldia que fala muito sobre a era em que vivemos, com os clubes dependentes da revelação de jogadores e os empresários patrocinando uma lavagem cerebral em cabeças que buscam alguma (de) formação. Outro dia Jean Chera (não, ele nunca apareceu em transmissões dominicais da Globo!), um guri pescado pelo Santos anos atrás após mais um desses vídeos editados mostrar firulas nulas, bateu em retirada do clube sem nenhuma atuação pela equipe principal sentindo-se injustiçado. Isso mesmo: sem NENHUMA atuação pelo time profissional. E eis que na saída usou justamente o tal gasto verbo desvalorizar, como se fosse ele barris da Petrobrás ou espirais de aço da Vale a quebrar cotações na bolsa de valores e mexer com o humor dos mercados. Valorizar o quê, cara-pálida? O que o rapaz fez pelo Santos, agremiação tricampeã da Libertadores e com oito títulos nacionais, até hoje? Só podemos rotular isso de non sense total, perda completa da percepção de realidade. Digno de filmes surrealistas O sujeito busca valorização antes de exibir as primeiras cores de suas plumas, que ele julga raríssimas, suponho. E não foi um caso isolado, mas um exemplar entre milhares nos últimos meses.

Henrique, artilheiro da Seleção Brasileira Sub-20 no Mundial da Categoria (competição que, se olharmos, não tem feito muita gente vingar na carreira), inflamou-se com seu desempenho na competição de jovens. Mal pousou no Brasil e já meteu a boca no trombone: “O São Paulo não me valoriza, prometeram que eu jogaria”. Esperou momento estratégico, não? Difícil achar que agiu sem maquinações nos ouvidos. É claro que foi programado para rachar por vozes que o cercam. No dia seguinte, em vez de reapresentar-se ao São Paulo estava em programa esportivo importante desancando mais ainda. Parece ser um bom menino até, mas perdeu-se no ego e nos cantos de sereia empresariais. Caso contrário, antes de esbravejar em público procuraria a direção tricolor para bater um papo e expor suas agruras. Teria o trunfo do que fez na Colômbia.

Humanos, desde a Grécia antiga, buscam a valorização de seus dotes (mesmo que eles só existam em suas mentes férteis). Precisam de elogios e, mais ainda, fortuna. O futebol, com suas promessas de luxo instantâneo e brilho midiático, fazem de brisas ruidosos vendavais. O sujeito nem pulou do berço mas já se sente maioral. E, pior, tem a seu redor a companhia de hienas, que salivam por suculenta carne, a fazer-lhes a cabeça. A equação inverteu-se vertiginosamente. O clube, de vitrine, passou a ser visto como súdito dessa rapaziada. O sucesso sobe à cabeça antes de tornar-se um fato. De pires na mão, dependentes que são da venda de jogadores, os grandes times brasileiros, quase todos centenários, veem adolescentes subirem o tom de forma despropositada. Alguma coisa está fora da ordem!



  • Não se discute o direito de qualquer profissional de procurar pela valorização de seu trabalho. Sobretudo quando consegue destaque em seu ramo.

    Se ministra uma boa aula, um professor cobrará mais por seus serviços.

    Se é especialista em cirurgias complicadas, um médico exigirá mais por uma consulta.

    E é assim, do jornalista ao frentista, do doutor ao pintor, do levantador do vôleibol ao atacante do futebol.

    E são, assim, legítimas as reivindicações dos meninos Casemiro e Henrique por melhorias contratuais junto ao São Paulo.

    Que, no entanto, se equivocam na maneira que pleiteam seus desejos.

    Casemiro é um bom jogador.

    Volante titular do São Paulo.

    Campeão do mundo sub-20 com a Seleção.

    Mas aí é que está. Casemiro, por enquanto, é APENAS um bom jogador, titular do São Paulo e campeão do mundo sub-20. E quantos você não conhece na História do futebol brasileiro que foram bons jogadores, titulares do seus times, campeões do mundo sub-20, mas que não chegaram a lugar algum na continuidade da carreira?

    Já Henrique parece ser um ótimo atacante.

    Que nem relacionado nos jogos do São Paulo acho que é.

    Mas campeão sub-20 com a Seleção.

    E é aí que está. Henrique, por enquanto, APENAS parece ser um ótimo atacante, que nem relacionado para os jogos do São Paulo é, e campeão do mundo sub-20. E quantos você não conhece que pareciam ótimos atacantes, foram campeões mundiais sub-20, mas não chegaram a lugar algum?

    E sempre que o tema desse espaço são as divisões de base, torna-se imperativo mencionar o trabalho realizado pelo Uruguai, sob a batuta de Oscar Tabárez, cujas virtudes não se resumem à formação de bons times dentro de campo, mas, principalmente, à construção de cidadãos.

    Conforme relata o jornalista Lúcio de Castro, “lideranças são estimuladas, ao contrário do comportamento de ‘boizinhos de presépio’ geralmente estimulado no futebol de uma maneira geral”, o que permite que “jogadores com maior senso crítico despontem, com suficiente postura e clarividência para se posicionarem e decidirem as coisas por si. A nova geração de talentos, a geração de Tabaréz, tem sistematicamente se insurgido contra decisões de seus empresários, e muitas vezes inclusive rompido com os poderosos do futebol uruguaio, dominado muito tempo por Juan Figger, depois por Paco Casal e mais recentemente por Daniel Fonseca. Os jovens Luis Suarez e Nicolas Lordeiro, ambos presentes em 2010 foram dois a se insurgir contra o empresário nos últimos tempos, sempre lutando por seus direitos.”

    Pois é quando chegamos ao objetivo maior de discussão do post de hoje. Nas últimas horas, li e ouvi muita gente boa apontando os guris da Sub-20 como possíveis soluções para os problemas de Mano Menezes e do futebol brasileiro. Desculpem, mas eles não são. Porque o problema do futebol brasileiro – o maior deles – não é falta de talento. E o resto deixo para os amigos completarem…

    Boa semana, Neto!

  • José Roberto

    Se fosse diretor do SPFC, ou de outros clubes na mesma situação, renovaria o contrato do pequeno mercenário, pelo valor que ele quisesse, com contrato até 2.020 e depois o venderia para times da Ucrânia, Russia, Coreia do Sul ou China…………rsrsrs
    E o procurador do menininho seria proibido de passar na frente do CCT da Barra Funda ou do Morumbi.
    MERCENARIOS PROTEGIDOS POR ESTA LEI IDIOTA CHAMADA DE PELÉ (coitado dele que não tem nada com isso, pois a lei que ele propos era muito diferente).

  • Lucas P9

    Valdomiro, fora o Casemiro, que desde o começo do ano chora um aumento astronômico pro São Paulo. Diz ele que toma por base o Lucas, mas ORA! O Lucas já é realidade, jogador de Seleção Principal, e não de Sub-20. Ele querer ganhar o mesmo do Lucas e desde o começo do ano ficar de “mimimi” pra ganhar aumento sendo que não ganhou absolutamente nada ainda e nem se tornou uma realidade, tal qual Lucas.

    O Henrique quer chances, e é isso que deve ter com o Adilson Batista, que pediu a contratação dele quando estava no Atlético-MG. Mesmo porque, preferir Marlos e Fernandinho à ele é coisa do pseudo-treinador Carpegiani, campeão pela última vez quando existiam pontas no futebol brasileiro.

  • adam

    comentarista CHAPA BRANCA

  • charles

    Sao 2 jogadores comuns, se nao estao felizes com o que ganham entao podem vazar…

  • SEMPRESANTOS

    Esses meninos vivem em uma realidade distante da “vida real”, devido a pouca idade não tem noção de que o valor de sua remuneração equivale a de um magistrado, de um promotor ou de um médico, profissionais de responsabilidade impar perante a sociedade e que geralmente alcançam tal exito com mais de 25 anos. Não se está aqui negando a eles o direito de ter seu trabalho valorizado, mas o fato é que um garoto de 20 anos, que percebe por mês a quantia de 20 mil reais é com certeza valorizado, considerando que ainda não ganhou nenhum titulo pelo seu clube e nem tão pouco foi titular dessa equipe .
    Sendo assim, esse garoto é mal assessorado, ou melhor, seu assessor quer ganhar mais, e manipula o menino que pode ter um grande futuro, repita-se, pode, ainda não tem, a se rebelar e procurar um lugar onde ele, o assessor ganhe mais, mesmo que detrimento da carreira do atleta. Numa época de valores invertidos que tem no dinheiro o principal Deus e meta, esses meninos deviam perguntar a história de vida de seus pais ou avós para saberem que o que tem hoje já é muito superior ao que seus pais tinham na mesma idade.
    E por fim, nem todos são Neymar ou Luan Satana.

  • marcelino

    esse texto do Neto era o que eu gostaria de ter escrito. hoje estava pensando sobre isso (causado pela “indignação” do melhor jogador do planeta, Henrique) eu só acrescentaria o seguinte a resposta do Roberto Junior: Valorização é justa, no entanto não conheço nenhuma outra função que a valorização ocorre antes do resultado final, ou seja, mesmo o bom professor, só ira receber aumento se o resultado final for ótimo, mas se o trabalho ainda não esta terminado ou ainda esta em fase de teste não ha o que valorizar ($). Henrique ainda não fez nada pelo futebol, é como conceder a gerencia de um grupo a um jovem estagiário.
    Além disso, quando o clube propõe um contrato é pra que ele jogue e seja o melhor de sua posição, é para isso que se contrata um atleta, portanto se ele fizer 47 gols numa partida não esta fazendo nada além do que foi combinado, ele é atacante, é mais do que dever fazer muitos gols, se ele se achava o melhor jogador do mundo deveria ter combinado outro valor quando assinou o contrato, se ele aceitou desempenhar sua função por aquele preço, agora que cumpra. Do jeito que as coisas são postas parece que o cara foi contratado pra massagista e por pró atividade esta fazendo gols pro time, ninguém ganha mais simplesmente por fazer o que foi contratado para fazer. Infelizmente esses “garotos” não sabem nem escrever o próprio nome, portanto não passam de marionetes de empresários.

  • Aleksandro Bruno Gouvêa

    Parabéns, ótimo texto! Irei indicar a leitura!

    É uma vergonha como esse empresário (e outros ligados ao Kia) “trabalha”.
    São todos tentáculos da máfia russa, agindo de forma asquerosa “dentro da lei” (Pelé).
    Os garotos são facilmente iludidos e convencidos a trocar o certo pelo incerto (para não dizer errado)… Mas não percebem que só estão se queimando.
    Tá certo que amor ao clube hoje em dia é quase utopia (salvo alguns de honra e caráter), mas trairagem com o Clube que te revelou (e educou) é inaceitável!
    Deixo algumas perguntas a “estes” jogadores:

    * Sabia que a palavra dita nunca mais volta?
    * Qual clube irá confiar em você depois disso? É uma mancha negra que fica… indelével… inapagável na carreira do jogador
    * E se o Oscar perder na justiça? Quem acha que o empresário irá chorar de tristeza?

  • cambito caçapava-s.p

    HENRIQUE,CASEMIRO,OSCAR,ENTRE OUTROS EMPRESARIO SÓ SERVE PARA UMA COISA SUGAR TODO O DINHEIRO E DEPOIS DESCARTAR COMO LIXO QUE NÃO SERVE PARA NENHUM CLUBE…..O DENILSON(COMENTARISTA) CONFIOU E ACABOU SENDO ROUBADO ALEM DO QUE FECHAM AS PORTAS PARA UMA EVENTUAL VOLTA AO CLUBE QUE LHE DERAM OPORTUNIDADES NO INICIO DE CARREIRA…..NÃO SE ILUDAM COM EMPRESARIOS

  • Caro colunista.
    Você foi cirúrgico em seu comentário. Dissecou o tema como toda a imprensa deveria fazê-lo e não o faz.
    Alias, somos todos um pouco culpados por isso:
    Os jogadores – Iludidos, quase sempre, com elogios ao qual não fazem jus, acreditam que são maiores que o futebol. Que Pelé, Maradona, Messi, Neymar… nascem em árvores e eles também são frutos destas que os geraram.
    Os pais – Alguns por pobreza e esperança de uma vida melhor. Outros, com alguma condição financeira que chegam a comprometer os estudos… Todos, objetivam o enriquecimento rápido.
    Os clubes e seus Dirigentes – Chegamos, enfim, a era da venda das “sementes” e não do fruto maduro e até beneficiado que geraria muito mais lucros. Contudo, estes lucros são mais difíceis de serem escondidos, ao contrario da comercialização destes garotos ainda com contratos de amadores.
    Os Empresários – Estes não precisamos nem discorrer. Querem rapidamente o lucro destas sementes antes que apodreçam sem sequer amadurecer. Jogar na base é uma coisa, no profissional é outra. Quantos farsa… Digo: promessas não realizadas assistimos ao longo do tempo.
    A torcida – A pior praga do futebol e que mais prospera, são os: torcedores profissionais. São formadores de opinião nas arquibancadas, agem como sanguessugas de todos os atores do futebol, sempre a serviço de quem paga mais. Enfronhados até na política, convencem aos torcedores comuns que determinado jogador não presta e deve sair do clube, isso apenas como exemplo. Fazem acordos espúrios com Deus e diabo e até as brigas tem finalidade diversa: arrebanhar otários.
    E por último a imprensa: Deixei propositalmente para o fim para separar em etapas.
    a) Cada vez mais assistimos a jornalistas esportivos se portando como empresários de jogadores ou atuando como assalariados de investidores ou clubes, fazendo isso nos subterrâneos da mídia, aliciando, contratando, transferindo, promovendo garotos, não assumindo tal atividade publicamente .
    Não raro, em torneios de categorias de base sabe-se de notícias de jogadores “aliciados” e ninguém investiga isso. Não tem quem faça. Por tudo que já expus.
    b) Quando não é o que já falei, vem a necessidade de se ter notícia, nem que seja inventada. Criam-se craques aos borbotões. Novos Kakás, Fenômenos, Romários… Surgem a cada rodada. Pior do que isso: é quando, por exemplo, surge um “Neymar”. Inventam imediatamente um no Palmeiras, um no São Paulo e um no Corinthians. Especialmente neste último (famosa audiência fácil, nem sempre com retorno).
    Apesar de apaixonante, dentro da minha ótica, o futebol é um grande estelionato. Onde a verdade é o que menos importa.
    O direito de querer prosperar na vida é inexorável. Mas, como não acredito na ingenuidade de quem participa, não acredito também nestes erros em contratos feitos por profissionais.
    É melhor arranjar outra desculpa, essa já começou a ficar manjada.
    “Tá todo mundo junto e misturado nessa bagaça”. É tudo pré-acordado para ser assim. Dai, todos ga.. saem felizes. “A instituição é sempre maior do que todos”, “craques surgem aos montes”… Não é assim que eles mentem.

  • Paulo Eduardo

    Caro Valdomiro, bom dia.

    Essa pressão não parte sòmente dos mais novos.
    Vide o caso Ganso………….é tar quar.
    Ai eu pergunto: e o futebol onde esta ??
    Há de ter custo beneficio.
    Se não quer ficar, siga seu caminho, até porque ser campeão mundial sub 20, não é necessariamente, passaporte para o futuro.
    Muitos desses, daqui a seis meses, nem ouviremos falar mais.

    Um abraço.

  • Roney Testa

    Há uma supervalorização desses meninos hoje em dia, o cara tem 17, 18 anos e acha que um salário de 60, 80 mil por mês tá pouco, se aproveitam do clube e muitas vezes “quebram a cara” no futuro… se lembram do Bruno Paulo que apareceu bem no flamengo em 2009 com somente 18 anos, o Andrade colocou o menino pra jogar e em dois jogos já queriam um super-aumento, etc,etc…forçou a barra ate sair do Flamengo e cadê ele hoje…não ouço falar…se alguem souber….esse é só um exemplo!!! Abraços.

  • Edison

    Tchau Henrique e Casemiro, já vão tarde…. A bolinha de vcs é pequena comparada ao São Paulo F. C. Façam companhia ao Oscar Alho.

  • Paulo Tetê

    Esse tal de Henrique não vai dar em nada, já teve algumas oportunidades e provou que é FRACO, fora do TRICOLOR Seu Mané !!!!!!O Casemiro tem que esperar um pouco, ainda não ganhou nada pelo Clube, lugar de pedir aumento é entre quatro paredes ( Diretoria/Atleta ), FORA EMPRESÁRIOS !!!!!!!!

  • TRI MUNDIAL

    VOU SER SIMPLES E DIRETO EM MEU TEXTO … CASEMIRO OU HENRIQUE ESTARIAM NA SELEÇÃO SE NÃO TIVE JOGANDO PELO SPFC ? PARA ASSINAR COM UM CLUBE GRANDE , JOGADOR COM FRALDA E EMPRESÁRIO ACEITAM QUALQUER COISA . DUVUDAM QUE ESTARIAM NA SELEÇÃO JOGANDO POR QUALQUER CLUBE DE MENOS EXPRESSÃO . PORTANTO , TODO JOGADOR QUE DESEJA CRESCER PROFISSIONALMENTE , PRECISA DOS CLUBES GRANDES . VOLTAMOS AO DILEMA , QUEM É MAIS IMPORTANTE EM UM TIME … O JOGADOR OU CLUBE ? JOGADORES SAEM E ENTRAM MAS O CLUBE SEMPRE FICA , ASSIM COMO A TORCIDA . SALVE ROGÉRIO CENI , QUASE MIL JOGOS PELO CLUBE , QUE EXEMPLO …

  • Aumir

    Amigos,

    Acho que eles se consideram os Messis do Brasil , sendo assim podem ir embora , nesta hora precisamos de quem esteja no grupo não causadores de tumulto , não tá bom , pega o chapéu e vaza , não atrapalha , dois mimadinhos …

  • Antonio Bonini

    Esses garotos precisam primeiro mostrar serviços no clube que os revelou, conquistar alguma coisa dentro do SPFC e depois cobrar da diretoria os serviços prestados. Por enquanto estão recebendo de acordo com os serv iços prestados.Tomara tenham direito de receber mais no futuro.

  • whelington niguém fala desse garoto volante que tem um futuro maravilhoso futebolisticamente jogando seu futebol com eficiencia veio da bas enquanto henrique que até agora não ganhou nenhum titulo são bom jogadores que podem evoluir ainda mais exigindo salarios de grandes jogadores ,lembram do juninh pernambucano um salario minimo,pois é esse garotos tem que refletir pos ele dão importancia ao seus égos sem modestia influenciados por esse malditos empresarios que só visam lucro e sem ética jogadores em formação sem uma estrutura definida de jogadore diferenciados então lhe pergundo casemiro recebeu aa proposta do são paulo de 60mil mensais mais 500 mil de luvas com tudoda estrutura fantastica que o clube oferece e mais ter tranquilidade de ter seus salarios em dia num clube mundialmente conhecido e muito grande então porque éssa fumaça todoa por parte desses jovens valores e os pais o que dizem é triste tudo isso pois o são paulo deu condição deles estar onde estão hoje é hora de repensar tudo isso pois que tem pressa come cru!

  • Excelente matéria!

    Esses jogadores estão na hora de começar a criar consciência do que realmente está acontecendo. Esses empresários são uma cambada de sangues-sugas que só querem ganhar a custa do talento dessas jovens PROMESSAS! Se esses jogadores chegaram a uma seleção sub 20 e foram campeões deve-se muito ao talento deles, mas deve-se mais ainda ao clube que formou esses jogadores!…Esse pequeno detalhe esses rapazes estão esquecendo, por que sem esses grandes clubes esses jogadores poderiam não ser nada!

  • breno rafael romagnoli

    quem é Henrique????? so pq foi bem em uma copa sub-20, ja se acha o Romario!!!!! esses muleques usam e abusam das otimas instalações que o sao paulo tem e depois querem ir embora!!!!
    Pode ir mas devolva tudo o que o Sao Paulo investiu em vc ate hj!!!!!

  • André

    Concordo em gênero, grau e número… mas, apenas um detalhe… em nota sobre o caso Henrique e Casemiro nesta edição do Lance, aponta-se o fato de que muitos destes garotos “não valorizados” e manipulados por seus agentes (não discuto isso!!), foram emancipados!!! Ou seja, o próprio sistema, nesse caso o clube de futebol, para burlar-se da lei (cujo objectivo foi ajudar a população rural) busca um subterfúgio para assegurar o contrato deste potencial jogador estrela emancipando-lhe para assinar um contrato de 5 anos…

    Bom, se partirmos do bom senso, devemos, apenas pela lógica, aceitar que este monstro foi criado pela própria usura do clube… De modo, que, quem é o errado nessa historia? O garoto manipulado com sentimento de desvalorização? O agente manipulador que está interessado em aumentar sua comissão? O clube espertalhão que aproveita-se de vazios ou matizes da lei para tirar proveito e sequestrar economicamente a um garoto (dito manipulado) que muitas vezes mal sabe ler? Ou nos, que compramos camisas e apoiamos esta farsa de futebol e nos emocionamos cada vez que o Brasil ganha uma copa do mundo?

    Abraços.

  • Jim

    O SPFC já sofreu desse mal uma vez e não soube se prevenir… Cartolas desprevinidos e despreparados que querem aparecer mais q o próprio clube (João Paulo de Jesus etc…)… Tds os clubes brasileiros sofrem desse mal e se não sofrem, podem ter ctz, vão sofrer… Cabe aos Cartolas fazerem bons contratos e saber valorizar a base de seus times… É aquelo velho ditado “Depois da tempestade, vem a bonanza”… Depois de craques como Ronaldo, Rivaldo etc…, reinarem absolutos por mto tempo na seleção, os sucessores Ronaldinho Gaúcho, Kaká, só jogaram bem nos clubes, e por isso temos q ter sucesores na Seleção, por isso o Brasil está sofrendo tanto c/ esta “reformulação” do Mano, que p/ mim é um técnico apenas razoável, temos melhores opções para o cargo… Seguindo e concluindo, Neymar, Ganso, Lucas, são jogadores acima da média… Henrique e Casemiro, são bons jogadores, não q estjam no nível dos antes citaods, mas como passamos por uma reformulação na seleção, e os postos estarem “disponíveis”, a imprensa sensacionalista e palpiteira preve o futuro em sua bola de cristal, e este 2 últimos estão nas “previsões”… Daí entende-se o supervalorização desses jogadores, aliado à baixa idade tbm… Por fim, temos q valorizar as bases dos times, pois o Brasil é e sempre serámaior produtor de craques e bons jogadores do mundo, sendo assim, saberemos tirar “proveito” dessa máfia internacional q afronta o futebol brasileiro…

  • concordo plenamente com vc , tirando a parte q o santos tem oito titulos nacionais, na real são nove, 2 campeonatos brasileiros, uma copa do brasil, um robertão e cinco taças brasil, fiz questão de colocar por ordem de importância…!!!! obrigado.

  • JONAS

    Senhores casemiro e henrique,,ambos estao se achando a ultima bolacha do pacote,,casemiro vc nao é idolo da torcida tricolor,,pois não marcou nenhum golaço pelo time,não ergueu nenhuma taça,pra ficar na historia dotime,,acabo de sair das fraldas e ja quer ganhar salario astronomico??Henrique pelo que me lembro vc era reserva no modesto vitoria da bahia, já quer ganhar salario astronomico?? não ganhou nda pelo sampa e por nenhum time que tenha passado,,sempre teve atuações pifias nos times que passou, e já está exigindo titularidade,,vc deveriam ter vergonha na cara,,serem homens e jogarem com amor a camisa pelo menos pois o que me consta a instituição sao paulo futebol clube nao atrasa o salario de vcs!!só pq ganharam um modesto titulo sub20 pelo Brasil já se estão achando grandes jogadores?? Tenham vergonha na cara!!! se não tiverem,, saiam fora,,pois a instuição sao paulo futebol clube,,é maior que essas crianças,que acabaram de colocar a chuteira no pé..

  • Douglas

    Complicado falar sobre quem está certo ou errado, e também e muito difícil uma lei que favoreça os dois lados, antigamente os jogadores eram escravos dos clubes e hoje os clubes são reféns de empresários. A FIFA proíbe assinatura de contrato com mais de 3 anos antes de ser maior de idade, mas também não vê que muitos empresários ficam em cima disso, veja o campeonato português, tem mais brasileiro do que portugueses, tem jogadores que nunca nem ouvimos falar aqui no Brasil.

    Teria que ser feita uma lei onde proteja os clubes com seu ganho que seria a base, mas também não dificultaria tanto a saída de um jogador insatisfeito. Teria que ter uma votação com os clubes e associação dos jogadores. E se resolvessem um ponto de equilíbrio com isso, nem que favoreça A nem B. e sim um todo.

    Hoje vemos isso no São Paulo já vimos no Santos, amanha no Corinthians e assim sucessivamente, não será nem a primeira nem a ultima vez.

  • Vinicius

    OLá…

    Sabem quando começou toda essa bagunça….???? Desde que começaram a pagar salários surreais para jogadores que pareciam…eu repito…pareciam que iriam ser grandes jogadores e acabaram sendo um nada….como robinho, diego, renato, paulo almeida….lembram dele ??? jogadorem que viveram 2 ou 3 anos de uma boa fase e no mais….NADA!!!!. Jogador de futebol deveria ser igual as outras profissões….deveria ter um teto salarial….que cada conquistasse um aumento conforme fosse crescendo seu rendimento e seu futebol…nada de siglas astronômicas….pois, um menino geralmente de classe pobre/muito pobre ou favelado…..deve ganhar 50;100;150 mil ou até 1milhão como é o caso do neymar….por mês….sendo que não tem estrutura alguma para suportar essa vida. Mas vivem falando…vida de jogador é de 12 anos no máximo para fazer o pé de botas…..acho….inválida essa questão….pois, os seus pais, irmão, primos;tios;tias; essa raça também que só quer aproveitar da situação….são todos deficientes ???? não podem trabalhar para se sustentarem…???? são todos inválidos ????

    Acho que todos os clubes de todo o mundo deviam rever essa questão…..de admitirem uma base salarial para os jogadores…..isso anulariam um pouco a ações de mercenários agentes do futebol….e não teriamos seleções como a seleção brasileira que o jogador não esta por méritos, mas sim pq tem um ou outro empresário com maior influência dentro dos órgãos que gerem o futebol !!!!!

  • Luiz J.

    Nessa história toda, a polêmica do “quem tem razão, o clube ou o jogador?” camufla a presença de um cancro que já há muito tempo tem destruído nosso futebol: os empresários. Tratam-se de pessoas sem nenhum compromisso a ser cumprido, verdadeiros abutres e franco-atiradores que desnorteiam as cabeças dos jogadores mais desinformados e iludíveis.
    Acho que passou da hora de, no mínimo, a Receita Federal vasculhar as vidas fiscais desses “profissionais”, não acham? E, a médio prazo, uma revisão da Lei Pelé que coíba a ação desses safados.

  • O Henrique está sendo presinado pelo seu empresário, e não faz falta para o tricolor, serve para completar o elenco. Já o Casemiro é titular absoluto e vai ter seu salário reajustado, mais também não tá com essa bola toda, se for para a europa vai esquentar banco muito tempo.

  • Elton Bruno

    bom mesmo

  • O São Paulo colhe o que plantou, ou vocês esqueceram os inumeros jogadores assediados por esse clube sem ética. (Ilsinho”do palemiras”, O Dagoberto do “Atletico Paranaence¨” são os que lembro neste momento mas, tem muito mais.
    Eles tinham é que perder muito mais, ainda seria pouco

  • Olha respeito a opinião de todos vcs, mas está na hora da diretoria TRI-Color tomar vergonha na cara e valorizar as pratas da casa, esses jogadores q no popular amarram o burro no São Paulo e não jogam nada (Xandão, Renato Silva (ficou muito tempo e saiu agora), Cléber Santana (ficou muito tempo e saiu agora), Rodrigo Souto (ficou muito tempo e saiu agora) e etc, etc, etc posso citar diversos), acabam atrapalhando essa molekada de jogar, pois ocupavam e ocupam lugar no banco de reservas onde essa molekada poderia estar e ir entrando no decorrer dos jogos para mostrar o talento q eles tem, a diretoria sempre queimou mulekes da base, desde lá de trás, ou vcs não se lembram o q foi feito com o lateral Pavão, atualmente o zagueiro Aislan q tinha um grande potencial e nem sei por onde anda, o próprio Henrique q foi para o Vitória jogou bem por lá, chega aqui não entra ou se entra joga 2 minutos, o Oscar q estava em ponto de bala para entrar e comer a bola, as comissões técnicas e a direção do clube, travam os mulekes de jogar, o Casemiro q vem entrando aos poucos e vem assumindo a vaga de titular, mas costuma ficxar na reserva tbm, o q estão fazendo com o Jean um ótimo volante e colocam o cara na lateral direita, se ele sair do São Paulo ele virará um outro Arouca da vida, o Sérgio Mota canhotinha boa, bate bem na bola, nunca teve oportunidade de jogar partidas seguidas só entra quando o time tá no bagaço, e por ai vai, quer voltar a ganhar desembolsa dinheiro, trás o Paulo Autuori, fica com esse treinadores meia boca, q nunca ganharam nada, não quer gastar deixa o Milton Cruz então, valorizem os pratas da casa q terão retorno, c não o fizerem terão dores de cabeça, pois os mulekes querem jogar, e estou a favor deles, tem q ficar provando q sabem jogar bola, só podem provar se jogarem, abs.

  • O Henrique é tão bom jogador que não conseguiu se firmar como titular na equipe do vitoria, que é muito fraca, diga-se, de passagem.

    Se quiser ir, que vá. Boa sorte, pois vai precisar.

    O Juvenal tem que fechar Cotia e mandar essa molecada passa fome ir tentar carreira em clubes como Corinthians e Palmeiras. O São Paulo investe alto nestes bostas com moradia, estudo, custos médicos etc…

    Ingratidão é um dos piores defeitos do ser humano.

  • Pedro Alexandre

    Que textinho ridículo. É uma questão de mercado. Se alguém acha que ele vale mais e está disposto a pagar, não há nada o que reclamar do jogador que tem interesse em se desvincular do clube.

  • Juliano Cabral

    Henrique nao tem carater nenhum ja fez isso com o Atletico PR no passado quando foi para o Sao Paulo

  • jayme

    o saopaulo esta escaldado com este s garotos lembram do gabriel filho do vladimir estorou como foquete e pagaram a ele 120mil por mes para ser o terceiro reserva entao cuidado esse henrique nao foi nen titular do vitoria e aonde esta olucas gaucho reserva portuguesa entao paque a multa evai embora

  • Olha tem empresarios e empresario,Vagner Ribeiro é empresário(Lucas e Neymar), e existem empresários(sangue sugas), o clube prepara, gasta, transforma em talenta, lapida do diamante bruto em jóia, ai vem uns aproveitadores e ficam minando a almas desses meninos, o São Paulo tem de tomar a frente mersmo e expulsar do clube gente desse tipo, conversando realmente com os pais desses garotos e falar que la fora a coisa não esta boa não, e se forem inteligentes ficam no clube que tem uma boa imagem no exterior, até a copa; ai sim é hora de se conseguir um grande clube la fora, mas fica frio eles tem contrato até 2015, e se forem inteligentes vão se retratar, e o Henrique se quiser ser titular tem que jogar bola no tricolor o mesmo que jogou na seleção, pois se não me engano o willian jogou melhor as vezes que entrou, o Casemiro, sim é titular na minha opinião, tem classe pra jogar, o que eles tem é que baixar a bola, serem mais humildes, só isso.

  • PEDRO

    o futebol brasileiro , está uma vergonha, seleçao chegou a treinar no matagal do corinthias, nao sei aonde nos vamos parar com esses bandos de incompetentes e mal intencionados , comandando o futebol, até a globo está no meio

  • Elton Bruno

    Salve, Salve jogadores ingratos!!!
    – Bom é até inadimissível aceitar tal fato que esses “cara$” do futebol faz com esse moleques mercenários que estam surgindo após um jogo e outro e já se acham craques entitulados, que no caso do Henrique e do Casemiro é isso.
    -Vamos no começo o Henrique, já li alguns caso de que ele fora emprestado para outro clube e não teve retorno lá e o mandaram de volta, tudo bem pode vir a se tornar um exemplar profissional na sua função, então quer dizer que pode se tornar, imagino que como são avaliados esses jogadores por seus psicológos. Eles aindam são promessa de futebol e querem de qualquer jeito a valorização e esquecem que só estão nesta situação de craques porque teve um clube que investiu nele quando era base e na hora que é para ele dar o retorno simplesmente vira as costas para aquele que o lançou na seleção, e te digo se estivessem em outro clube de menas expressão eles teriam tal chance de sub-20, com certeza não eles estão tendo sorte, pois, se você der uma olhada que tem de jogador bom e desvalorizado por ai, porém não tem a sorte que estes ingratos estão tendo.
    -O Casemiro, ele está igual aquele ditado: “Enquanto você para pra me olhar eu estou seguindo em frente e você está no mesmo lugar!” Ele esteve do lado do Lucas e por isso se acha tão valorizado quanto ele, me lembro outra vez de um ditado: “Em um saco de batatas, se você observa que tem uma estragada tire logo esta antes que contaminem as outras”. E é certo isso mesmo, O São Paulo tem que começar cortar essas “batatas” de uma vez, esse jogador desde o principio do ano que ele vem nesses desagrados com o clube, e olha já contaminou mais uma batata. Quer ir embora faça do jeito que ele quer o clube já mostrou que tem competência em formar novos craques, faça como um empresa pergunte o que o funcionário quer e resolve as partes o que não vale é o jogador achar que é estrela e começar a ajudar a mídia, que essa é o ponto de vista do meu último parágrafo.
    -Essa todos conhecemos e nem vou falar dela é o mau em pessoa, o inferno só faz intrigas….

  • Adriano Ferrarese Scanhoela

    Boa Tarde a todos. Valdomiro perfeito a sua colocação sou sãopaulino e esses muleques, por que tudo isso é atitude de muleques,não fizeram nem um golzinho pelo profissional e já estão super arrogantes,primeiro joguem, eu tenho certeza que se mostrarem seus valores vão jogar no time titular, mesmo por que nimguem vai ser tão incapaz de deixar um cara que está correndo em campo vestindo a camisa com garra e determinação no banco de reservas,pois tenho certeza que a torcida vai cobrar os responsaveis para escalalos.
    Acorda Henrique, Casemiro vcs estão jogando em um dos times mais importante do mundo chance iguais a essa são muito raras,perdem 1horinha do tempo de vcs com o nosso goleiro e maior idolo da nossa história que ele vai contar prra vcs o quanto é bom vestir essa camisa.
    Abraço a todos.

  • Muito bem despertou todos a perder um tempo lendo ou escrevendo …………

  • NILSON DA SILVA

    Acho tudo isso que vem acontecendo com os jogadores Casemiro e Henrique muito bem feito para o SPFC, afinal foi ele quem começou com essa palhaçada de ficar aliciando jogadores da base de outros clubes. Agora se quiser manter estes jogadores, terá de pagar uma fortuna, se vale a pena ou não, vai ter de pagar para ver! Lembra do caso do Ilsinho, tem muita gente falando que é diferente, mas não tem nada de diferente, o Ilsinho só não continuou no Palmeiras porque antes mesmo do seu contrato vencer o SPFC já tinha procurado e lhe oferecido um caminhão de dinheiro!

  • felipe

    MUITO BOM TEXTO!
    Fui maravilhosamente contemplado com sua opiniao. Faco das suas minhas palavras!

    Alem de muito bem escrito, expoe uma opiniao forte e que atualmente esta calada (nao sei se por interesse de jornalistas ou se por falta de coragem).

    Dificil ler algo tao bem articulado e de coragem. Obrigado pelo texto. Finalmente consegui pescar algo nesse tietê da imprensa esportiva.

  • NILSON DA SILVA

    E outra os jogadores só se rebelam, porque sabem que tem mercado, se fosse criado um código de ética entre todos os grandes clubes brasileiros nenhum garoto faria mais isso. Mas pedir isso é pedir demais afinal pimenta no dos outros é refresco!

  • Paulo

    Pessoal,

    Esses garotos precisam entender que ganhar 60mil com 19 anos de idade é para poucos. Daqui a pouco vão para a Europa e somem, porque lá é mais complicado, no futebol brasileiro tá cheio de cabeça de bagre e perna-de-pau, mas em grandes clubes que selecionam seus jogadores é diferente. Tem um monte de garoto aí que era jogador do são paulo e agora tá jogando na segunda divisão em times de menor expressão. Acham que vão ganhar algum aumento? Só acho que deviam se dar por satisfeitos de ter um salário de R$60mil por mês (coisa que não ganho em um ano inteiro, formado e trabalhando em boa empresa) e apresentar realmente um futebol que mereça os R$ 120mil que o Lucas ganha. Parabéns ao Wellington que está mostrando raça e vontade e não chororô. E lembrem-se, vocês jogam no SPFC, um dos maiores do mundo.

  • Cesar Rodrigues

    Concordo plenamente com tudo o que foi dito Valdomiro, o Henrique se empolgou pelo mundial que fez, mas não sei se alguem no blog se lembra ou ja disseram, Henrique no sul-americano era titular tanto que era o 9, perdeu a titularidade pq foi muito mal, tanto que acabou reserva do William e foi como reserva para o mundial. A ingratidao desses meninos é a pior coisa, o São Paulo não me valorizou, faz quanto tempo que ele esta no São Paulo??? se ele esta ha algum tempo la, é pq é valorizado, o Wellington faz um tempao que esta ali tbm, e só agora é titular. o Tal dos empresarios irao acabar com nossos jogadores(ja estao acabando), iremos perder muitos jogadores bons por esses motivos.

  • nildo

    KARACA!!!ACHEI ÓTIMA SUA OPINIÃO A ESSE RESPEITO!!! O HENRIQUE FOI EMPRESTADO PARA O VITORIA E ERA RESERVA DE UM TIME QUE FOI REBAIXADO!!!O CASEMIRO É UM BOM JOGADOR,MAS DORME EM CAMPO E EM CLÁSSICO SOME E PIPOCA!!!GANHAR IGUAL AO LUCAS ELE TA LOUCO!!!DAQUI A POUCO O LUCAS VAI QUERER GANHAR IGUAL AO ROGERIO!!!PARA DEIXA IR EMBORA E Ñ FAZ MAIS NENHUM CONTRATO COM ESSES EMPRESARIOS,OU ALGUEM NO CLUBE GANHA TBM POR FORA???

  • Alexandre

    É interessante que em momento algum se menciona a ilegalidade do SPFC em assinar contratos com menores de idade com duração superior a 3 anos. A verdade é que um jogador de futebol é um profissional e tem, como qualquer outro, o direito de reivindicar melhores salarios.

  • andre luis adao dos santos

    bom amigos vamos aos fatos: henrique ou casemiro nao da temos que esperar para ver, eles querem ganhar mais eu tambem iria querer e a cobrança sera que vao aguentar a torcida a pressão dos torcedores, são garotos. na hora em que ha torcida pegar no pé teremos que ver se o salario em que estão pedindo vai ser igual ao futebol apresentado pois o henrique ja atuou pelo sao paulo e nao foi tudo isso em que ele acha que é o casemiro é um pouco melhor porem nao ganhou nada ainda temos que cobrar destes jogadores o resultado.estaremos ligados pode esperar vão ser cobrados do mesmo jeito em que outros ja foram e se quiserem ir embora vao temos outros jogadores que foram e nao voltaram temos casos como cafu,quis voltar palhinha.
    a minha impressão é que estes jogadores vão sumir como fumaça lembram do santos ou paulo almeida tãntos campeos e nao deram em nada .

  • gustavo barbosa

    acho q esses dois idiotas mercenarios, tem q sumir do morumbi o sao paulo tem q castigar esses ingratos,q ficam se achando jogadores de alto nivel eles tinham q se espelhar mais no rogerio, luis fabiano,lugano, rai, para serem grandes idolos e nao quererem ser como alguns jogadores que nem fazem seu nome na historia do clube.o juvenal deveria empresta o henrique para ele adqurir uma certa experiencia no XV DE PIRACICABA assim ele vai da mais valor a um clube q investiu nele e quando ele precisou estava ao lado dele,e tambem nao da aumento de salario porra nehuma para essa merda do casemiro quem é esse cara ganhou q titulo na ida copa sao paulo de juniores?!!kkkkkk ate o america de rio preto ja ganhou!!!vaza somei dai vao pra bem longe o melhor do mundo nao precisa de lixo como voces!!!vao fazer parte do time com o oscar-diogo-lucas piazzon todos mercenarios iguais a voces q nao vao ser ninguem no futebol humildade acima de tudo seus bostas

  • gustavo barbosa

    que viva o wellington,bruno uvini,jean,LUCAS, esses sim tem dignidade vao ser grandes estrelas mundias!!!! agora os outros …..

  • ANDRÉ

    Desta nova safra de novos jogadores brasileiro o único que já fez por merecer qualquer tipo de exigência é o Neymar. O resto ainda é promessa…

  • PREZADO VALDOMIRO NETO,

    EXCELENTE SUA ABORDAGEM SOBRE O TEMA “JOVENS,REBELDES E SEM NENHUMA CAUSA”; É O REFLEXO DE NOSSA SOCIEDADE CORROMPIDA VIVENDO O SONHO “BRASILEIRO DA PROSPERIDADE PRECOCE, MUITO EM VIRTUDE DA INCOMPETÊNCIA DOS GESTORES DE CLUBES DE FUTEBOL;
    OS AGENTES, INVESTIDORES E EMPRESÁRIOS DE ATLETAS DE FUTEBOL SE SERVEM DOS CLUBES PARA SEUS LUCROS E VANTAGENS; OS CLUBES ENDIVIDADOS, MAL ADMINISTRADOS E CHEIOS DE OPORTUNISTAS EM CARGOS DE DIREÇÃO PERMITEM O LIVRE INGRESSO DESSAS “TIRIRICAS” DO FUTEBOL;
    ESPERO NUM FUTURO PRÓXIMO, ATÉ 2015 QUE O FUTEBOL BRASILEIRO ATINJA NÍVEIS DE PROFISSIONALISMO, COM OS CLUBES RECEBENDO O MERECIDO PELO PRODUTO FUTEBOL DA MÍDIA, COM ESTÁDIOS E GRAMADOS ADEQUADOS, COM LEGISLAÇÃO QUE PERMITA AO CLUBE FORMADOR DO ATLETA TOTAL CONTROLE ATÉ SUA PROFISSIONALIZAÇÃO, A ADEQUAÇÃO DO CALENDÁRIO, A CRIAÇÃO DA LIGA NACIONAL, A ORGANIZAÇÃO DOS CAMPEONATOS, A NOVA DIREÇÃO DA CBF, ETC.;
    EU SEI QUE É SONHO, MAS AFINAL: SONHAR NÃO CUSTA NADA…

  • helio

    Sou de americana, esse Oscar é um traíra e um enganador, no MUndial, nem jogou tão bem assim, com dois gols meio sem querer na final, e algumas jogadas exporadicas , e quem assisitiu é testemunha , quantos escanteios mal cobrados, ainda bem que saiu do São Paulo, e vou torcer pra perder na justiça, pois se ele ganhar, pra que um centro de formação de jogadores em cotia? OUtra coisa, aquele felipe coutinho que jogador sem graça, como pode ser titular, O dudu é muito mais jogador que ele. vai entender..

  • Evandro

    Assim como o Hélio também sou de Americana/SP, e desde que se ouviu falar em Oscar se sabe que o São Paulo Futebol Clube fez de tudo pra esse garoto ser um grande craque, porém como um traidor após conseguir um espaço na midia esportiva o que ele fez? Traiu quem o fez jogador de futebol. O São Paulo para proteger o jogador o levou para Espanha por um tempo e até trabalho para seus pais o clube conseguiu e é dessa forma que o clube formador é recompensado! Parabéns mais uma vez a lei Pelé, que faliu clubes como o saudoso Rio Branco Esporte Clube da minha cidade Americana/SP. Terra do traira e aspirante a craque de futebol Oscar! Fica minha duvida, O QUE VAI SER DOS CLUBES FORMADORES SE ALEM DO OSCAR, HENRIQUE, DIOGO, CASEMIRO, entre outros RESOLVEREM PROCURAR A JUSTIÇA NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE DE SUCESSO? E se a justiça, como no caso do Oscar der ganho de causa ao atleta? VIROU BRASIL!!!

  • Richard

    está na hora de os clubes pararem de pegar jogador desses grupos de investidores e começarem a boicotar esses caras, assin leles não poderão colocar seus jogadores onde quiserem. E parar de encher a bola desses muleques que não fizeram mais doque suas obrigações. tem muitos jogadores nesta seleção sub-20 que não joga nem aqui em São Mateus no ES. Esse Henrique não joga nada, as seleções que estavam lá não eram muito boas.

    O futebol está decadente no mundo.

  • Luiz

    Enquanto a lei proteger o empresário, sim o empresário porque essa de dizer que protege o jogador é balela, e os clubes endividados até o pescoço nada vai mudar.
    Para mim é fácil acabar com isso Simples empresário só pode ter parte do passe do jogador a partir dos 20 anos antes disso apenas clubes podem ter direito nos passe e clubes reais não clubes como o Olé Brasil, ou Desportivo Brasil que são criados apenas para registrar os jogadores como da traffic

  • ILUSÃO 2011

    ACHO QUE O JOGADOR TEM QUE PROCURAR VALORIZAÇÃO. QUANDO O CARA É RUIM A GENTE METE O CACETE NELE E SUA SAÍDA DO TIME, O QUE É SENSATO. AGORA QUANDO O JOGADOR MESMO NOVO É BOM E O CLUBE NÃO LHE DÁ ESPAÇO ELE TEM MESMO QUE IR ATRÁS DE GANHAR UMA GRANA. TEM UM MOTE DE MOLEQUE QUE É BOM DE BOLA E NÃO TEM CHANCES NO TIME PRINCIPAL E FICA BATENTO CABEÇA DO TIME B,C,D COMO ACONTECE NO PALMEIRAS QUE SÓ TÁ DANDO CHANCES PARA ALGUNS GAROTOS PORQUE TÁ SEM GRANA PRA IR ATRÁS DE ESTRELAS, SENÃO ESSES BONS GAROTOS JAMAIS TERIAM QUALQUER OPORTUNIDADE COM FELIPÃO. ESSA MOLECADA BOA DE BOLA TEM MAIS É QUE CORRER ATRÁS DE SUA CARREIRA. A ABORDAGEM É BOA DEPENDENDO DE QUE LADO ESTAMOS. SE DO CLUBE OU DO JOGADOR. QUEM SABE ONDE O CALO DOI É O JOGADOR, QUE COMO JÁ DISSE, NO CASO DO PALMEIRAS FOI SEMPRE DESPREZADO E MUITOS SE PERDERAM E DEIXARAM DE CONTINUAR JOGANDO FUTEBOL. POR FIM, ACHO QUE ESSE GAROTO TEM QUE TER UM PROCURADOR HONESTO E COMPETENTE.

  • Carlos H.

    Só existe uma coisa a mostrar nisso tudo!!! Amor a clube??? Tudo mentira hoje em dia!! Vejamos a novela do Paulo Henrique Ganso que beijava o escudo do santos e que quase deu um pé na bunda do clube no meio de uma campeonato tão importante para vários jogadores que é uma Libertadores da America e que mesmo após de ganhar ainda não teve um final. Hoje isso só temos exemplos de goleiros que ficaram por amor aos seus clubes (Rogerio C. / Marcos) e olhe que eles tiveram proposta para ir para outros clubes da europa! Isso tudo é prova de que tudo gira em torno de quem tem capital e não temos mais como negar. Brasil está cheio de corrupitos, seja na politica, saúde, policia e entre outros. Nossas florestas hoje estão sendo vendidos a preço de banana para construir moradias de luxos e de grande porte. As vezes não dá graça ver futebol muito por causa disso, como também de morar em um pais que só almenta salario ideal para deputados e nós temos que sobreviver com o minimo dos minimos. EITA PAIS VEI MALUCO!!!

  • com certeza esses jogadores estão sendo muito influenciados pelos empresários.ok mandou bem na seleção sub-20,foi destaque,mais tem que se destacar-se também nos clubes.

  • Antonio Carlos

    Avisem esses carinhas que sem um grande clube por trás, por mais craques que se achem, não chegarão a lugar algum, vide excelentes jogadores que não tiveram oportunidade e disputam campeonatos varzeanos.

  • Vanderlei

    caros amigos leitores, após ver várias materias e observar os acontecimentos, tive então o pensamento de que a lei esportiva deveria ser revista, vamos tomar apenas como exemplo o caso do Sr. Henrique (que já se acha um novo Pelé), realmente ele deve ter razão de que o São Paulo não o valorizou, acho que até mesmo na mesma proporção da valorização e do reconhecimento que ele teve e esta tendo o o Clube que por muito tempo foi sua moradia, acho que a comida dela deve ter feito muito mal a ele, assim como o estudo que o clube lhe proporcionou, as acomodações, que devem ter sido péssimas não é mesmo? Então amigos acho que esta na hora de rever alguns conceitos e ajudar a acabar com a formação de atletas, pois o que esta se formando cada vez mais é um bando de mercenários mal representados por pessoas que só visam seus direitos, Sr. Henrique esta achando ruim de como vc mesmo diz não estar sendo valorizado, vai mexer concreto rapaz, vai pegar no pesado pra ver o que é bom, ai depois dessas experiências vc quem sabe aprende o que ser valorizado!

  • edu

    CONCORDO!!!

  • Fernando

    Creio que existem 2 visões do jogador e do clube, mas deveria-se entrar em um consenso, se o clube não da oportunidade o jogador tem direito de procurar novos ares, independentemente da idade, mas o clube deve ser compensado pois investiu dinheiro, e geralmente muito dinheiro para ele chegar até ali.
    Deveriam se ter um bom senso, o que não houve em casos como o do ilsinho, oscar, etc e em casos onde o clube quer segurar o jogador contra sua vontade.
    E deveriamos ter uma boa educação para os jogadores não serem esses analfabetos funcionais e saberem gerir a própria carreira, ou pelo menos ter uma participação maior nessa gestão, e não cair na labia desses sanguessugas dos empresarios.

  • Joao do Brasil

    Eu vejo que os jogadores do São Paulo Futebol Clube, tem de dar uma colher de cha para o Time, haja visto que o Time deu oportunidades para Eles aparecem no cenário nacional e tem o melhor CT de treinamento para categorias de base, entao Eles tem de levar em consideração o bem que o Time proporcionou na vida deles…

  • AC

    essa porcaria de seleçao sub 20 nao e o Sao Paulo,nao adinata esse menino fajuto fazer uns golzinhos nessa mini seleçao e nao jogar nada no SPFC……………………Vai embora entao Henrique……..Some

  • Almir

    Omenino já cumpriu seu contrato no clube, agora se o clube quiser continuar com ele que aumente seu salario porque outros clubes estão oferecendo mais. Duvido que todos voces que estão falando bosta do menino se recebessem uma proposta de salario maior do que aonde vc trabalha, eu queria ver qual de vcs não analisaria bem essa proposta e pediria demissão na sua empresa! Vivemos em uma sociedade que sempre visa o lucro e se ele acha q pode ganhar mais, está insatisfeito e tem proposta de um salario melhor, ele está mais que correto de sair do São Paulo. Muita gente que comenta aqui ainda vive na ilusão que jogadores tem amor ao clube, isso é balela jogador tem amor ao dinheiro, assim como todas as pessoas que trabalham duro, inclusive os que mexem concreto, que se pudessem mexer concreto onde ganha mais dinheiro eles iriam com ctz!!

  • carlos

    Prezados,

    O grande caus da situação é a desunião entre os clubes….veja o São Paulo e o Corínthians…não sabem que desconsiderando um ao outro desestabilizam suas bases no futuro??? Acredito que se os clubes se unissem na condição de ter o problema do outro como seu, muitos empresários e garotos seriam mais sensatos em suas atitudes! E se o Internacional não acolhesse o Oscar? Para onde ele iria? Duvido muito se um clube estrangeiro abraçaria a causa dele tendo ele uma pendência jurídica. E a justiça comum?? Tem ela “base” para julgar as causas do futebol?? Eles sabem o que acontece por dentro dos muros destas entidades?

    Vamos acordar gente!!

  • jmsilva

    Amigos!
    O que tem que ser mudado e a lei Pelé, pra tirar estes empresarios pra fora do contesto do futebol.Esses caras so ganham dinheiro no mole. Bons tempos em que a gente mesmo ia a procura dos nossos empregos. Jogador de futebol virou artista. Antigamente se tinha Pelé, Rivelino,Gerson, Jairsinho, depois Zico, Socrates, Raí e outros. Agora temos Treinadores ganhando rios de dinheiro para treinar o quê?
    Garotada da Base joga bola e não enche o saco….

  • roberto

    Não retiro o mérito deste garoto querer aumento, mas sim da forma como pediu e os argumentos que utilizou: a de que não jogava, de que nã oera valorizado e que nã oteve chance no time principal etc. Bom, primeiro o time principal tinha fernandão, que é um jogador rodado e experiente além d goleador, Dagoberto, Fernandinho que chegou fazendo 4 goles em um jogo, Marlos que tem qualidade técnica…e agra Luís fabiano. A grande pergunta é no lugar de quem cara palída você vai jogar. Não creio que seja no do Luís Fabiano que em forma dispensa comentários ou do Dagoberto que é o melhor assistente do time ou do Cícero que se nã oesmera por ser craque pode desempenha outras funções em campo quando otime precisar.
    Vi os jogos da seleção sub-20 e desejo saber quem escolhe os melhores, porque naquela seleção você nã oera um dos. O garoto tem todo o direito de procurar melhorar na vida…mas querer ser o atacante títular do São Paullo F.C na mão grande , ai é demais, é preciso que ele jogue bola, porque quando teve oportunidade ele não mostrou toda a habilidade que te mna língua.

  • Jtmendes

    Parabéns pelo artigo. Muito oportuno. Entendo que o culpado disso tudo é a FIFA e a CBF composta de incompetentes e ladrões. Todos deveriam ser banidos de lá: Blatter, Ricardo Teixeira etc, etc, etc. Os dirigentes dos clubes não são os culpados. Eles seguem a legislação brasileira: aos 16 anos, se estiver emancipado, o atleta pode assinar contrato por 5 anos. Ocorre que a FIFA tem uma legislação que diz que aos dezesseis anos o atleta só pode assinar por 3 anos. Uma legislação contrária à legislação brasileira. Isso faz com que esses garotos, fora de tempo, se arvorem a pedir “valorização” do clube que os formou. Se o clube entender que o atleta não merece essa valorização, ele vai embora, descumprindo um contrato em vigor, e o clube que arcou com os custos da formação fica a “ver navios”. Acho que duas coisas consertam esse problema: profissionais na FIFA e na CBF (gente interessada em consertar o problema) e legislação que afaste os “hienas” (empresários) do esporte até que o garoto atinja a maioridade(aos 18 anos) e, no caso de o atleta deixar o clube formador antes do vencimento do contrato, o clube terá de ser indenizado por quantia equivalente a, por exemplo, o salário que ele irá receber no novo clube vezes o número de meses que ele esteve vinculado ao clube formador. Se algum clube quiser levá-lo que pague por isso. O que não pode é o clube formador ficar de “mãos abanando”. Quando custa manter a estrutura de formação de atlétas de um Santos, São Paulo, Corinthians, Atlético-MG, Atlético-PR, Cruzeiro, Inter, Grêmio etc. Isso para falar apenas dos mais badalados. Mas como estamos no Brasil e dependemos de FIFA e de CBF,certamente continuaremos com o problema por muito tempo.

  • victor cesar

    ESSA E PRO ALMIR ; CARA DE 2 UMA VC DEVE SER PARENTE DO HENRIQUE PRA ARGUMENTAR ESSE COMENTARIO SEU , CADA UM TEM SEU DIREITO DE IR E VIM , MAIS OQUE NOIS ESTAMOS DESCUTINDO E DE GAROTOS REBELDES E ELE TA DESFAZENDO E VIRANDO AS COSTA PARA O TIME EM QUE REVELOU E PROJETOU .
    VEJA BEM SE O SÃO PAULO NÃO TIVESE O VALORIZADO TERIA DEIXADO ELE FORA DA SUB 20 E DEIXANDO ELE NO BANCO SEM UTILIZAR ELE NÃO E MESMO ,E OUTRA E SE O BRASIL TIVE-SE PERDIDO E AI TERIA COLOCADO A BOCA NA MEDIA DIZENDO QUE O SÃO PAULO NÃO O VALORIZOU??? ESSA E MINHA PERGUNTA E SE VC PODER RESPONDER CARO AMIGO ALMIR AGRADEÇO ; E O SÃO PAULO JA FOI 6 VEZES CMPEÃO BRASILEIRO 3 MUNDIAL E 3 LIBERTADORES E NÃO DEPENDEU DO FUTEBBOL DE JOVNES REBELDES E NÃO VAI DEIXAR DE LUTAR POR TITULO POR ISSU , E EU NO LUGAR DA DIRETORIA DEIXAVA ELE NO BANCO E NÃO O COLOCA EM NENHUMA PARTIDA PRA ELE DESCER DO SALTO HUMILEDADE E PRIMEIRO LUGAR E EU ACHO QUE A FAMILIA DELE OU EMPRESARIOS DIVIA PASSAR ISTO PRA ELE PASSAR BEM, !!

  • Victor

    Viu, se eu recebesse DEZ MIL REAIS só pra JOGAR FUTEBOL eu já estava feliz da vida! Tão reclamando do que ? Vai la trabalhar de professor no meu lugar pra ganhar o que eu ganho!

    Carreira curta ? Quantos não “trocam” de carreira pra tentar sustentar a família porque está incrivelmente difícil viver nesse país!

    Ah vai pra @!@$#$%¨ Sr. Henrique…..QUANTOS GOLS VOCÊ FEZ PELO SÃO PAULO QUANDO ENTRAVA EM JOGO ? QUANTOS GOLS FEZ QUANDO FOI EMPRESTADO ?

    Cria vergonha na cara, muleque! Parabéns ao BRUNO UVINI e WILLIAM JOSÉ que realmente sabem que são jovens e devem lutar pelo seu espaço, afinal nem parar de brincar de 5 contra 1 vocês pararam!!! E tenho dito!

  • Ricardo

    Antigamente diziam que os jogadores eram escravos dos grandes clubes brasileiro e agora é o inverso, o futebol brasileiro virou escravos desses empresários chupa sangue que na verdade não pensam em seus clientes e sim nas comissões que irão ganhar com vendas para o exterior.
    Fazem a cabeça das famílias que muitas vezes são humildes e assim um contrato de representação….isso porque são bonzinhos e so pensar nos pobres garotos….vai nessa!!!
    Iludem os garotos falando que eles são os proximos Pelés e Romários do futebol brasileiro e quando fazem um os dois joguinhos razoáveis já começam com essas histórias de sondagens que muitas vezes são inventadas e começam a chantagear os clubes querendo mais dinheiro.
    Não estou defendendo os clubes, mas sim questionando a necessidade de tantos empresários de meninos que só querem jogar futebol pelo clube que simpatizam . Não seria o momento certo de acabar com esse mercenarios do futebol que em nada acrescentam ao espetaculo.
    Vemos a todo momento na televisão jogadores de séries B e C que tem um outro trabalho porque somente jogando futebol não sustentam suas famílias, oa inves de de virarmos dependentes de promessas que só dão custo aos clubes e enriquessem empresários deveriam dar mais oportunidades para quem realmente tem talento e procura uma segurança na carreira que escolheu.
    Friso novamente a necessidade de banirmos empresários do futebol e que cada jogador cuide da sua carreira.

    Tenho vontade de chegar no meu chefe hoje e pedir valorização, mas tenho certeza de que amanha estarei demitido.

  • ector tricolor

    OS COMPANHEIROS ACIMA ESCREVERAM OTIMAS OPINIOES E OBSERVACOES
    PARA NAO EXTENDER MUITO E RESUMIR MINHA OPINIAO E’ A SEGUINTE SOBRE OS CASOS DOS JOVENS:

    1) O MAIOR CULPADO E’ O CLUBE QUE NAO SOUBE MANTER UM DIALOGO (E AS CONDICOES DE UM DIALOGO), UM CANAL ABERTO COM ALGUM DIRETOR E O ERRO GROSSEIRO DE NAO TER SE ANTECIPADO AOS AUMENTOS SALARIAIS CONFORME AS ETAPAS QUE O JOGADOR FOI CUMPRINDO CONFORME O PROPRIO DIRETOR BATISTA REVELOU AQUI NO LANCE (ALIAS ESSE DIRETOR ESTA FAZENDO UM OTIMO TRABALHO). ISSO VALE TANTO PARA O HENRIQUE COMO PARA O CASEMIRO. EM ADMINISTRACAO A GENTE CONSIDERA UM ERRO PRIMARIO. EU PESSOALMENTE ESTOU MAIS TRANQUILO SABENDO QUE TEM O DIRETOR BATISTA AGORA, PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE O MARCO AURELIO SAIU, O QUE FOI UMA GRANDE PERDA.

    2) MENOR CULPADO MAS TAMBEM CULPADO E’ O HENRIQUE QUE NAO PRECISAVA AGIR DA MANEIRA COMO AGIU, DEVERIA TER FEITO TUDO DIRETAMENTE E DISCRETAMENTE COM A DIRETORIA. ELE PREJUDICOU DEMAIS A SUA IMAGEM PERANTE A TORCIDA E ISSO PODERA SER FATAL. QUANTO AO CASEMIRO ESSE EMPRESARIO FEZ O QUE ESSA RACA DE GENTE FAZ: USAM O ATLETA PEGAM A GRANA E TCHAU MESMO.

  • Carlitus

    Dizem que ele ganha 10.000 mensais. Considerando o futebol que ele, até o mmento, apresentou no São Paulo, o salário dele deveria baixar para 5.000. E acho que é muito.

  • POLICETRICOLOR

    Esses moleques tão de brincadeira. TEnho curso superior. Estudei 5 anos para ser um policial. Arrisco a vida para preservar a dos cidadãos honrados deste país. Saio de casa de madruga deixo mulher e filhos para proteger a familia do próximo. CHego todo final de mês com a conta no vermelho. Não viajo de férias há vários anos. Vem um moleque desses dizer que não é valorizado!!!
    Como diria um comentarista gambá…É B R I N C A D E R A!!!!!! o SAO PAULO tá acima de voces pirralhos…. mimados.

  • Carlos

    Ai o São Pauo vai e da aumento. É tudo o que eles querem.
    Manda embora. Vai jogar na Ucrania, Russia, Libia.
    Vai ganhar dinheiro. E depois de alguns meses , se querem voltar, estejam a vontade, mas no São Paulo não.,
    Acho que existe um acordo entre empresarios e diretoria. Por mais que neguem.
    Ai qdo o carinha se acha injustiçado em outro pais, quer vir correndo de volta e faz juras de amor ao time
    Chega de passar a mão na cabecinha desses idiotas.

  • RONALDINHO

    ME FALA UM JOGO QUE ESSE HENRIQUE JOGO MUITO NO SÃO PAULO?NEM SAIU DAS FRALDAS JUVENIL PENSA QUE O TRICOLOR É SUB-20 ,SE QUER VALORIZAÇÃO FAÇA POR MERECER NO TRICOLOR NÃO EM SELEÇÃOZINHA DE BASE ACORDA MLK!

  • Pingback: Jovens, rebeldes e sem nenhuma causa | Futebol e Ficção « TRI Palavra()

  • Eric

    Infelizmente não são apenas os jovens do futebol, sou professor e entro em sala de aula com alunos de 13 a 18 anos… muitos não são inteligentes, nem estudiosos, tãopouco esforçados e só reivindicam direitos… hj chegam a argumentar de maneira imperativa que usar o caderno é um motivo de mérito, infelizmente essa falta de noção dos jovens é cultural, e se não mudarmos alguns conceitos… o Brasil por incrível que pareça vai piorar muito ainda…

  • esses jogadores estao perdendo a noção, e os clubes entrando na deles.
    Os caras tem q dar graças a DEUS q estão simplesmente jogando bola, pois se estivessem trabalhando em qualquer area de trabalho ocupando os melhores cargos eles jamais ganhariam nem a metade do que ganham.
    se estao achando 15 mil, 30 mil POR MES pouco, deixa eles irem trabalhar de verdade igual o povo BRASILEIRO q vive a maioria com o salario minimo.Pessoas q passaram a vida toda ralando duro, e não ganharam os 30 MIL (q eles acham pouco) na vida TODA.

    CHEGA A SER BRINCADEIRA COM O POVO BRASILEIRO.

  • André

    Não é o primeiro nem o último caso que o SPFC enfretará. Não dá para afirmar que o desempenho num torneio curto seja credencial para ser rotulado de craque e ter toda essa postura. O menino tem razão de querer receber mais, mas precisa mostrar ao clube muito futebol para isso.Nem sempre onde se promete salário maior tem-se condições melhores para exercer o trabalho!Caso não esteja satisfeito, pega a chuteira e sai pela porta dos fundos.Realmente não sei se jogadores recém lançados da categoria de base tenham salários superiores ao da Presidente da República,senadores,desembargadores, juízes,médicos ,delegados,dentre outras muitas profissões.Fica a certeza que a torcida vai pegar no pé!

  • Isso é culpa do mundo capitalista, os jovens estão perdendo certos valores por causa de dinheiro, qual é o jogador novo da base de qualquer time no Brasil que promete amor eterno ao clube que o revelou??? eu sei o que é esse amor eterno… é dinheiro no bolso!!! Enquanto tiverem esses aliciadores de jogadores no futebol (empresários) quem vai prestigiar o futebol desses novos talentos é a Europa e alguns países da Asia!!! É lamentavel

  • Antonio Braz

    Valdomiro Neto, bom dia!
    O cancer no futebol chama-se FIFA, a Lei Pelé determina que pode fazer contrato de cincos anos com jogadores de futebol até 16 anos, em contra partida a FIFA determina que seja feito um contrato de 3 anos como se fosse a voz da verdade e com isso dificultar a vida dos Clubes, abaixo a FIFA onde a maioria é corrupta de acordo com noticias da mídia internacional

  • Cristiano

    Estão longe de ser um Kaka, Robinho…vendo por outro lado, os times ficam de mão atadas, ou eles apostam no jogador ou eles vão para outro time e estouram.

    O problema são os empresarios, não tem jeito.

  • luiz emilio

    tenho profunda aversão por este tal de pelé, ele destruiu nosso futebol com esta lei imbecil que só premia os empresários.
    Uma palhaçada.
    além de ser mau carater pessoalmente é um burro profissionalmente

  • Felipe Arthur

    É uma piada! Mulecada que não vira homem. Robinho e Diego são os exemplos clássicos dessa geração. Homens já na casa dos 27 anos se comportando como garotos de 18. Essa rapaziada ganha verdadeiras fortunas e acham ruim. Vem com aquela desculpinha de que carreira de jogador é curta e blá blá blá. Os caras vivem no meio que mais gera dinheiro no mundo. Parou de jogar? Vira diretor esportivo. Faz uma faculdade, se especializa e continua a trabalhar com futebol. Mas não, querem gastar tudo com cachaça e mulherada e não fazer mais nada depois dos 38 anos de idade. Acham que tem uma vida sofrida por que tiveram dificuldades financeiras durante 10 anos. Por que hoje jogador de futebol começa a ganhar dinheiro do empresário com 10 anos já. As vezes antes. Vão estudar 20 anos e ganhar 5 conto por mês, trabalhar 8 horas TODO dia e se “aposentar” aos 65 anos pra ver o que é bom. Virem homens e parem de chorar, cambada de safados!

  • Felipe Arthur

    E mais uma coisa, quem compara carreira de jogador de futebol com qualquer outra carreria profissional é, no mínimo, pouco inteligente mas se vocês gostam tanto dessa comparação vamos aos fatos:
    Você acabou de entrar numa empresa ganhando 3 mil por mês. Está fazendo um bom trabalho e tem perspectiva de continuar e seguir carreira na companhia, quem sabe chegar a uma diretoria. Vai sair por que recebeu uma proposta de 4 mil de outra empresa? Vai pra um lugar que você não conhece, não sabe o que vai acontecer por milão a mais?

    Daí vão dizer – Ah, o Henrique ganha 7 mil no São Paulo e tão oferecendo 20 pra ele ir pra outro clube…
    Ok. Quantos anos ele tem? O que ele já fez pelo clube? Tem potencial para fazer? Quanto um jogador de alto nível ganha no São Paulo? Será que não é melhor ele ficar no São Paulo, clube que ele conhece todo mundo e tem perspectiva de ganhar um salário absurdo, desde que realize algo de concreto, ou trocar de clube e quem sabe de cidade por um aumento imediato?

    Diretor esportivo de time de futebol tem que ser mais esperto.

  • João

    Excelente abordagem do assunto e ótimo texto. É triste, mas é por essas e outras situações que o futebol hoje em dia não é o mesmo como o de antigamente, como da época de nossos pais. Aquilo sim era futebol….

  • Airton

    Que o helio não goste das atitudes do Oscar é a opinião dele e cada um tem a sua , agora dizer que não jogou na seleção sub20 é no mínimo faltar com a verdade. Ele armou essa seleção em todos , jogou de meia,de volante , de lateral esquerdo e algumas vezes cobria a lateral direita.
    Quando se fala em valorização e o Oscar não reclama disso no Inter é que eles querem jogar e vêem tantos cabeças-de-bagre jogando e não eles. O Oscar fez 2 partidas pelo SPFC no time principal e nada mais , o Henrique disse que fez 3 e é duro pra quem sãopaulino ver um time sem centro-avante e não dar nenhuma chance ao Henrique,ao Willian José,ao Lucas Gaúcho ( que já saiu do SPFC pelo mesmo motivo ), ao Roni e ao Alfredo. São craques ? Provalvemente não , mas sem ter nenhuma chance é difícil avaliar qual é o potencial de cada um deles.

  • Airton

    Para o victor cesar : Se o Henrique , o Bruno Uvine e o Willian José dependesse do SPFC para irem a sub20 não iriam nunca, aliás a bem da verdade o SPFC contratou o Willian José quando ele já estava na sub20 e ai veio para o SPFC e não foi aproveitado pelo PCC.O Henrique entrou em finais de partida ,faltando 10 , 5 minutos e só se ele fosse Pelé para conseguir mostrar algum talento extraordinário.
    E para o Victor : comparar salários é pior coisa que existe . Quanto deveria ganhar um bombeiro , um coletor de lixo , um policial militar ? Eles ganham o que merecem ? Não , só que aí vc não vai comparar o seu salário e a sua atividade com a deles, não é ?

  • Airton

    roberto : as perguntas são : o Luis Fabiano volta ? Quando ? E em quanto tempo estará jogando o que jogava no SPFC ? E até lá o time vai viver sem centro-avante e penar pra ganhar jogos ?

  • Renato

    Esses muleques estão mt mau assessorados, ficam sendo influenciados por pessoas que so querem o mau para o futebol……por isso mulecada, conversem com Rogerio Ceni, Rivaldo, quer pessoa mais certa para conversarem, procurem o Milton Cruz que e mt boa pessoa.

  • Renato

    Cuidado, olha o que esta acontecendo com o Jobson.

  • victor cesar

    essa e pra AILTON : SE VC PRESTOU ATENÇÃO NO MEU COMENTARIO EM MOMENTO ALGUM SITEI E COMPAREI SALARIOS ,COMO VC MESMO DISSE E CHATO , PQ DIZEM QUE CADA UM GANHA PELO QUE MERECE TEM PESSOA QUE OCUPÃO CARGOS PUBLICOS E GANHA UM DETERMINADO SALARIO MAIS SUA RENDA MENSAL PASSA BEM ALÉM DO QUE GANHA EM FOLHA POR MÊS AI VEM A PERGUNTA ELES MERCE ESTA OCUPANDO O CARGO QUE SE EXERCE? AS VEZES NEM E PELO FATO DE MERECER TEM VARIAS PESSOAS QUE VC ATÉ DO SEU CONVIVIO QUE VC JA SE DEPAROU E PENSOU SE ESTE JOVEM TIVESE TIDO OPORTUNIDADE TIVESE UM PADRINHO ELE TINHA FUTURO NÃO E MESMO?

    EM RELAÇÃO A ESTA JUVENTUDE E NÃO VAMOS GENERALIZAR TODOS FALATA UM POUCO DE HUMILDADE E CONSIDERAÇÃO ABRAÇO !! A TODOS QUE ESTA NESTE DEBATE SAUDAVEL !!

MaisRecentes

Quanto valem Messis e da Vincis?



Continue Lendo

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo