A dupla vida de Ganso e Neymar



Ganso e Neymar vivem acoplados no imaginário de críticos e torcedores. Desde que, novilhos, chegaram à titularidade no Santos não há quem consiga dissociar um do outro. Viraram juntos, de repente, a salvação da lavoura de talentos nacional. Mal sairam da incubadeira e já foram pintados como a base da Seleção Brasileira em nada menos que a Copa do Mundo que o país sediará pela segunda vez, daqui a três anos. Ao citar um, a pessoa parece ser induzida, por uma lógica angustiante, a falar do outro. Se refere-se ao desempenho de Neymar em um determinado jogo, o comentarista logo emenda uma reflexão sobre Ganso. Na Copa América, com a camisa brasileira, as analises sobre os dois também eram casadas, sofrendo com essa mesma mania. Uma mania que contamina a todos e virou uma neurose.

Nesse pequeno espaço de tempo em que se encontram sob fortes holofotes, aproxidamente dois anos, os jogadores santistas sempre estiveram sentados em uma gangorra. Geralmente, um lá em cima e outro com os pés encostados na areia. É como se, na febre maniqueista da sociedade moderna, um precisasse ser mocinho e outro vilão. Um representando a antítese do outro. Quando Neymar teve seus chiliques infantis contra o técnico Dorival Junior, outro treinador, René Simões, exaltou-se: “Estamos criando um monstro”. Um nuvem carregada de incógnitas passou a rondar sua carreira: se continuar esse garoto traquinas vai cavar a própria cova, muitos pensavam e alguns diziam. E, como contraponto, estava lá a figura de Paulo Henrique Ganso a servir de exemplo. Naquele momento, era o menino maduro, discreto, centrado… Ali já começavam os debates de boteco: Ganso tem mais futuro que Neymar! Meses depois, os figurinos foram invertidos. Neymar, que havia aceitado proposta do Santos e comia a bola, Ganso recuperava-se de grave lesão e implicava com a proposta da diretoria para renovar contrato. Agora o anjo usava moicano e o diabo mudava de lado.

A existência de um acaba ou por inflar o outro ou então esmagá-lo. Não deixa de ser uma crueldade. Afinal, se Neymar faz uma partida exuberante, a discrição de Ganso logo transforma-se em má vontade ou incompreensão. Se Ganso acerta passes milimétricos e Neymar perde gols, o pêndulo vai pro outro lado. Uma avaliação contamina a outra. Por dessas firulas do destino, que só os Deuses da bola criam, Diego e Robinho viveram no mesmo Santos clima idêntico. Até hoje, passados oito anos da separação dos amigos da chamada segunda geração de Meninos da Vila, as comparações subsistem. Não raro, alguém diz: Robinho não confirmou as expectativas que nele se depositava, mas foi mais longe que Diego. Assim como Neymar e Ganso, os dois simbolizaram uma era gloriosa de um clube, nasceram juntos para a carreira profissão, e por isso tiveram a imagem justaposta.

Ganso e Neymar, um é ego, outro alterego. Um paga fiado para o outro se empanturrar. E no ânimo do torcedor estará sempre o respaldo de um ou outro.



  • joao viana

    FALOU,FALOU E NÃO DISSE NADA!
    KKKKKKKKKKKKKKKKK…
    MATÉRIA ÓBVIA E BOBA DEMAIS!
    PENA QUE PERDI TEMPO LENDO ISTO!
    PESSOAS FAVOR NÃO LER ESTE TEXTO!

    ATT…

  • joao

    Perfeito neto, caramba, seus textos são disparadamente os mais bem escritos e inteligentes da imprensa esportiva. Não é nem questão de concordar u não com o que você disse, e sim de reconhecer uma bela reflexão sobre o futuro destes 2 craques e de toda essas histórias apaixonantes que só os deuses da bola criam, como tu mesmo o disseste. Abraço!

  • Celso

    Quanta besteiras por dois jogadores medianos, falar que são crakes é a maior idiotiçe até hoje, Deuses do Futebol foram os Sr. PELÉ, GARRINCHA, SOCRATES, ZICO, RIVELINO, MARADONA, BACKEMBAUER, RONALDO FENOMENO, ROMÂRIO ETC… agora, por favor, parem com estas besteiras de chamar esses meros aspirantes de craques isso eles não são e nem serão, não é atoa que eles fazem as besteiras por este Brasil e ninguem liga dizem que são garotos, tenha dô ne gente, com a idade deles eu já era Pai e responsavel pela minha familia e nunca fiz as besteiras que eles fazem por ai, principalmente o sr. NEYMERDA que não tem um pingo de educação e gosta de umilhar as pessoas ele levou um cartão amarelo com merecimento e se acha no direito de insultar o juiz, dizer que o juiz é ladrão, ele que é um “IDIOTA IMBECIL COMPLETO” eu posso dizer isto do merda do neymala, pois o conheço desde pequeno, mora na mesma cidade e bairro onde ele cresceu, ele é mimadinho pelo pai, por isso é um IDIOTA COMPLETO e o pessoal da globo fica puxando o saco dele, para com isso gente………..

  • Daniel

    Só tenho uma palavra pra descrever esse texto: EMBROMATION…….

  • asdf

    tava na cara q iria acontecer isso.
    vcs ficam qujerendo q os caras fiquem aki. egoísmo. queria ver se fosse o filho de vcs da imprensa!
    proposta do chelsea, se afastar desse ambiente horroroso do futebol daki, morar em londres.
    neymar e ganso só tem a ganhar indo logo.

  • Adriano Manteiga

    Teus textos realmente sao muito bons e, se nao sao os melhores da imprensa esportiva, estao certamente entre os melhores.
    Acompanho o teu trabalho a mais de 10.000 km de distancia (Alemanha) e até no meio do trabalho vejo se saiu algum novo pra ler quando tenho um tempinho.
    O que acontece é que a maior parte dos leitores brasileiros, sobretudo os de esporte, preferem textos burros e simples – e, se possível, muito polemicos – que acompanhem a incrível inteligencia e raciocínio deles. Como os do teu companheiro Benjamin Back, que mal sabe usar crase e escreve num jornal como se estivesse em um bar…
    Obrigado pelos teus textos.
    Viele Grüße aus Deutschland

  • HEXA

    João Viana, você deve ser uma menina que tem pôsteres dos dois nas paredes do quarto…

  • Corinthiano!

    KKKKKKKKKKK O PROPRIO NETO VEIO COM NOME DE JOAO PARABENIZAR A CI MESMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

    MUITO BURRO EM!

  • Camarada, acho que os dois precisam é voltar a jogar bola. Embora, sejamos justos, Neymar venha apresentando um futebol decente nos últimos jogos. Abraço!

  • AnjoFLA

    Joao Viana, concordo plenamente contigo… andou, andou e não chegou a lugar nenhum.

  • anderson

    nao entendi nada!!!

  • Isaias

    A realidade através de uma visão profunda de quem observa e convive com a propria realidade,
    Exemplos não faltam; Pelé / Coutinho………
    Só que no universo das estrelas umas brilham mais que as outras, na dependencia da direção bem
    tomada e orientada por personagens sem vaidades, ai então;
    A estrela que brilhar mais, se tornará um grande Astro.

  • ADRIANO

    ÓBVIO DEMAIS,SEMPRE QUE EXISTIR UM MEIO DE CAMPO TALENTOSO E UM EXCELENTE ATACANTE
    HAVERA ESSA COMPARAÇÃO.

  • Evandro 008

    É Sr Valdomiro Neto, li várias vezes e não entendi p……. nenhuma onde quiz chegar. Seja mais objetivo e menos complexo nos textos…cada semana tenho que ler e ler…..abs!

  • Adolpho Péricles de Souza

    FALOU,FALOU E NÃO DISSE NADA!
    KKKKKKKKKKKKKKKKK…
    MATÉRIA ÓBVIA E BOBA DEMAIS!
    PENA QUE PERDI TEMPO LENDO ISTO!
    PESSOAS FAVOR NÃO LER ESTE TEXTO!

    ATT…(2)

  • Lucas P9

    Não disse nada pra quem não é capaz de entender a mensagem…

    Texto muito bem feito! Neymar e Ganso inegavelmente têm uma ligação diferente, e sempre um muito ao céu e outro muito ao mar. Mas são talentosos, precisa-se é de cuidado pra que não virem jogadores comuns…

  • di paula

    Quem levou a pior, ou melhor, um prejuizaço foi o Santos, os meninos estavam super valorizados pelos times europeus, segurou, segurou e agora, quanto valem os meninos da Vila Belmiro, o presidente do santos deve estar numa dor de cotovelos….

  • luis

    texto fraco e obvio, nao acrescentou em nada

  • SEMPRE SANTOS

    O Problema do Santos que sempre querem colocar os jogadores maiores que o time, foi assim com Pelé, foi assim com Robinho, e agora está sendo assim com Neymar e Ganso…o Santos tem que sempre estar acima, o Neymar virou dono do time, não sabe bater falta e escanteio, mas, só ele bate falta no time, contra o Atlético-Go, teve 4 faltas perto da área, e ele bateu as 4 na barreira, ninguém nem chega perto, ele é o dono da bola e do time…o Ganso, que só pensa nos milhões, se arrasta em campo, não marca, não corre, não se esforça, sempre querendo dar passe genial, numa lentidão tremenda, perde a bola e não volta, pensando “eu sou o Gênio do time, não preciso voltar”, muitos torcedores gostam de idolatrar jogadores, contra o Corinthians falavam “ah, estamos com o time reserva, por isto que empatamos”…poxa, que dependência é está, estes mercenários vão embora e o Santos é eterno, vamos viver de Santos, sempre Santos e parar de babar ovo de jogador mercenário…FORA GANSO…SANTOS SEMPRE SANTOS

  • ENDRYWS

    QUE PORRA É ESSA!!!
    VAI CORINTHIANS!!!!!!!!!

  • adams

    Pq vcs da imprensa são sempre os primeiros a tirar o …… da reta??? Vcs criaram o mito: ganso-neymar. Pq vc ñ diz: “a vida dupla de ganso e neymar, q NÓS, DA MÍDIA, criamos e agora descobrimos q são apenas bons jogadores”.

  • TOLIMINADO TOLIMA

    NOSSA, OS CURINTIANOS FALAM CONTRA ESSES DOIS MENINOS, MAS O ANDREZ CARA RALADA DISSE NUMA ENTREVISTA QUE JA FEZ ALGUMAS PROPOSTAS E TEM ESPERANÇA QUE ELES AINDA JOGUEM NO CURINTIAS, PORQUE O NEYMAR ESTA ATRAINDO GRANDEDS PATROCINADORES E O CORINTIAS COM A SAIDA DO GORDONALDO FEZ O CURINTIAS PERDER CERCA de 40% DAS ARRECADAÇÕES. ENTAO O CURINTIAS SOZINHO NAO É RICO COMO DIZEM E NEM A MARCA MAIS VALIOSA, ERA O GORDONALDO QUE ERA VALIOSO, ELE ERA MAIOR DO QUE O CURINTIAS, E PELA MANEIRA QUE O MUNDO ACOMPANHAVA RONALDO DEU PRA VER,. OS GRINGOS FALAVAM DO GORDO ER NAO CITAVAM O NOME DO CURINTIAS. O NEYMAR ESTA SUPER FAMOSO NO MUNDO E TUDO ISSO EM 18 MESES COM 5 TITULOS INCLUSIVE UMA LIBERTADORES NA SUA PRIMEIRA DISPUTA, O CURINTIAS COM CEM ANOS NAO É CONHECIDO NO MUNDO E NUNJCA CHEGOU9 NUMA FINAL DE LIBERTADORES.

  • TOLIMINADO TOLIMA

    ENTAO, O CURINTIAS É MUITO PEQUENO AO MUNDO EM VISTA DO NEYMAR, ONDE ELE VAI EM QUALQUER PARTE DO MUNDO ELE CRIA ALVOROÇO, E ISSO ESDTA MATANDO MUITOS CURINTIANOS DE RAIVA, POIS O MAXIMO QUE O CURINTIAS REVELOU FOI O DENTINHO CHUTA-SACO E LULINHA.

  • SHEW KUH SHAY CHANG

    NOSSA, OS CURINTIANOS FALAM CONTRA ESSES DOIS MENINOS, MAS O ANDREZ CARA RALADA DISSE NUMA ENTREVISTA QUE JA FEZ ALGUMAS PROPOSTAS E TEM ESPERANÇA QUE ELES AINDA JOGUEM NO CURINTIAS, PORQUE O NEYMAR ESTA ATRAINDO GRANDEDS PATROCINADORES E O CORINTIAS COM A SAIDA DO GORDONALDO FEZ O CURINTIAS PERDER CERCA de 40% DAS ARRECADAÇÕES. ENTAO O CURINTIAS SOZINHO NAO É RICO COMO DIZEM E NEM A MARCA MAIS VALIOSA, ERA O GORDONALDO QUE ERA VALIOSO, ELE ERA MAIOR DO QUE O CURINTIAS, E PELA MANEIRA QUE O MUNDO ACOMPANHAVA RONALDO DEU PRA VER,. OS GRINGOS FALAVAM DO GORDO ER NAO CITAVAM O NOME DO CURINTIAS. O NEYMAR ESTA SUPER FAMOSO NO MUNDO E TUDO ISSO EM 18 MESES COM 5 TITULOS INCLUSIVE UMA LIBERTADORES NA SUA PRIMEIRA DISPUTA, O CURINTIAS COM CEM ANOS NAO É CONHECIDO NO MUNDO E NUNJCA CHEGOU9 NUMA FINAL DE LIBERTADORES.

  • SHEW KUH SHAY CHANG

    O CURINTIAS ESTA TAO DESESPERADO QUE VAO CONTRATAR UM CHINES KKKKKKKKKKK
    POR ISSO O CURINTIAS É CONSIDERADO A MAIOR COMEDIA DAS AMERICAS, CENTENRARIO FURADO, PRE LIBERTADORES COM O TOLIMA, SEEDORF, TEVEZ, GANSO, GILBERTO, RONALDINHO GAUCHO, NEYMAR, SÓ PROMESSAS VAZIAS DO ANDREZ SANCHEZ PARA PODER APARECER NA MIDIA E ENGANAR OS TONTOS DOS CURINTIANOS, E OS TONTOS ACREDITAM,
    ENQUANTO ISSO O ANDREZ ESTA ENCHENDO OS BOLSOS, TANTO QUE A POLICIA FEDERAL ANDA NA COLA DESSE SAFADO PIKARETA E QUE AINDA DEFENDE O RICARDO TEIXEIRA DAS ACUSAÇÕES, UM CARA DE DEFENDE UM PIKARETA DAQUELE SÓ PODE SER DA MESMA LAIA.

  • CORINTIANO BESTAIADO

    É mesmo, nós corintian os só estamos sendo enganados desde o ano passado, muitas promessas de um grande clube, mas ação de pequeno clube, com jogadores medianos, nada de estrelas, o maximo que tem la é o Liedson que ja é veterano e mesmo assim é um jogador comum. Teve aquela festona do centenario, mas quem ganhou tudo foi Santos onde esses meninos que tanto foram criticados pela imprensa no ano passado, mas deram a volta por cima calando a boca de todos os seus criticos. Os meninos ganharam calados e nao com falação onde no corintias existem muita falação e pouca ação, falar nao adianta, tem que agir. O corintias queria pagar para fazer um jogo contra o barcelona para poder aparecer ao mundo, e o barça recusou achando perder tempo, e o Santos que nao falava nada podera ter esse jogo de forma oficial e ganhando dinheiro, olha quanta diferença de clube.

  • eduardo lozani

    O Neymar e Ganso nao tem que provar nada a ninguem, nos ultimso 18 meses ganharma 4 titulos Santos, e o Neymar 5, alem da sonhada libertadores onde é o maximo das américas mesmo com inexperiencia, e se nao fosse essa porcaria da copa america e esses amistosos, o Santos estaria no topo no campeonato, mas essas convocações atrapalham e muito um projeto de um clube, e quem leva vantagens sao esses clubes que nao tem jogadores convocados, e alem desses que nao entraram na copa do brasil, libertadores e nem sul americana, no caso o corintias desde o inicio do ano passado jogando somente só na capital uma vez por semana, enquanto aos demais jogando duas vezes por semana e fazendo longas viagens. Isso faz a diferença no decorrer do campeonato.
    Quanto ao texto, resumindo, tudo o que falarem contra esses dois sao puramente inveja, pois vejam que os corintianos principalmente falam contra esses dois, mas ja deixaram claro que gosta-
    ria de ter esses dois no corintias, na epoca estavam torcendo para o Santos sair da libertadores para o ganso ir ao corintias, mas o Santos acabou sendo o campeao e o Ganso disse que nao sai do Santos agora, ficamos sabendo que a familia da namorada dele sao corintianos e estavam tentando fazer a cabeça dele junto com DIS, mas ele foi prejudicado com isso, perdeu muito dinheiro, enquando o Neymar ganhou dinheiro calado e a fama mundial, sendo disputado pelos melhores clubes do mundo.

  • eduardo lozani

    DI PAULA: voce é um invejo ou invejosa, o Santos ganhou em segura-los, se voce nao sabe, o Santos esta ganhando muito dinheiro com o Neymar, e o Santos nao perdeu nada nao, voce esta muito (a) enganado (a). No ano passado todos dizia que a diretoria devia vender logo ele, mas a diretoria mostrou sabedoria e nao vendeu, ganhou copa do Brasil, 2 paulistas, libertadores e muitos patrocinios. E peitou o Real Madrid dizendo que nao vai vende-los agora, e o neymar ja disse que nao esta a fim de sair agora e ponto final, chega de disque disque. O ganso tmb abriu o jogo e ja disse, só sai se o Santos liberar, mas ele por enquantop quer joghar o centenario do clube.
    Isso prova aos curintianos que esse papo de contrato pronto nao existe, assim como aquele tal do SIM AO CORINTIAS kkkkkkkkkkk, sim, sim que nao vou ao corintias kkkkkkk

  • antonio

    CELSO, aprende a escrever antes de falar tanta besteira….

  • João Carlos Oliveira

    Ganso, é um Alex (ex Palmeiras) piorado. Neimar não passa de um Robinho II. Compará-lo com Pelé, Garrincha, Zico, Maradona, os dois Ronaldos, é brincadeira.

  • ROMULO

    Morram de inveja, fiquem falando de nossos craques, não adianta querer desvalorizar nosso patrimônio, pois se tem uma torcida que sabe reconhecer seus idolos, somos nós (nação Santista), fiquem se matando nesse campeonato, pois nosso ano ja está na história, e ainda temos o Mundial no final do ano, e não esqueçam, ja estamos na libertadores ano que vem, chupa invejosos….

  • ROMULO

    Nunca vi uma raça ou melhor uns vira-latas, para falar mal de nossos jogadores igual corintiano, essa bosta de time pequeno, e olha que não é eu que acho, isso quem disse (“TIME PEQUENO”), foi o Barcelona e a CNN, e tem gente que ficou chateado, vcs são RÍDICULOS, vcs são igual o time que o Conca joga lá da China, só tem torcida, o título mais importante é um título Paulista “ROUBADO”, contra a Ponte Preta, não tem um título internacional e os Nacionai que tem a metade foi Roubado, vcs só existem por causa da GLOBO.

  • eduardo lozani

    ESSE PAPO DE GANSO IR AO CURINTIAS SÓ ACONTECERA QUANDO O CRISTO REDENTOR BATER PALMAS E A GALINHA TIVER DENTES. SONHAR NAO CUSTA, JA ESTAO SONHANDO DESDE JANEIRO.

  • Tiago

    Meu Deus, nunca vi tanto comentário semianalfabeto na minha vida. Uma análise crítica da dupla Ganso e Neymar é feita sob o ponto de vista das fases dos dois se contraporem de uma forma até mesmo maniqueísta (por favor, leiam textos com um dicionário ao lado) e, em seguida, uma enxurrada de erros de grafia e insultos é acionada. Respeito e educação, independente de camisas e opinião.

  • daniel

    esse Celso é zé ruela, não sabe escrever beckenbauer, é deve ser um corinthiano frustrado CENTENADA

  • QUANTA INVEJA , MEU DEUS O SER HUMANO CONTINUA PRÉ HITÓRICO.

  • muito bom.. ta que nem a polêmica da Sandy e agora se não bastasse o Júnior.. rs.. http://migre.me/5v371

  • Samir M Abdallah SP -SPFC

    Suas colianas sao a melhores do Lance!, vou comentar a de hj, no jornal 17/08. esses Don Quixotes ja existem, mas nao jogam com os pés, alias um ate joga, seus nomes? Rogerio Ceni e Marcos.

MaisRecentes

Neymar, entre a guilhotina e ‘la vie en rose’



Continue Lendo

Do ‘gênesis ao apocalipse’, Felipe Melo tropeça no verbo



Continue Lendo

Um Dérbi sob o signo da invencibilidade



Continue Lendo