O Sanatório Geral do Brasileirão



Não é futebol, é hospício. Abre alas pra loucura passar! Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe. Os fatos estão aí, a escarragar-nos quão maluca a coisa anda pelos relvados brasileiros. O Santos, tido e havido como o melhor time brasileiro, campeão inconteste da Libertadores, amarga a zona do rebaixamento. Seu técnico, decantado como especialista em cadeados defensivos vê a defesa ser violada orgiasticamente pelos adversários. Dez gols em três jogos! Ganso, outro dia comparado a gênios do quilate de Zidane, sofre de apatia crônica desde a passagem pela Seleção na Copa América. Nem mesmo os brilhos frequentes de Neymar têm evitado os deleites adversários. Elano, que no começo do ano foi pintado como contratação alvissareira, tropeça nas próprias pernas e mente e inexiste nos jogos. Uma cadeia de abilolamentos sem fim. Se essa maré é duradoura ou não, difícil prever. Mas é de esquizofrenia a ser catalogada pela medicina.

No cordão da loucura atual também engaja-se o Corinthians. Quatro rodadas atrás era o time que passeava no Brasileirão, de binóculos à procura dos rivais e tomando picolé na boa. Sinalizava a pretensão de conquistar o título com rodadas de sobra. No popular, com o pé nas costas. Tite havia deixado a equipe azeitadinha, letal. Vitórias em geral eram econômicas, porém sem margem a contestações. No entanto, como estamos nas frias paredes de um manicômio, duas derrotas seguidas e uma vitória suadíssima contra o lanterninha tornaram as visões mais turvas. Já não é um trator a ir esmagando adversários, o motor corroeu um pouco e, embora ainda líder, perdeu a pinta altaneira de outrora. O goleiro Julio Cesar, contestado pela Fiel, agora faz uma falta constrangedora. Quem diria… Porém, registre-se, respeitando o regulamento do Sanatório Geral em que se transformou o Campeonato Brasileiro: em poucos dias, ou semanas, tudo pode mudar. Inferno pode ganhar tonalidades de céu. E a morada divina pode receber visita diabólica. Nenhuma opinião parece se sustentar, falta cálcio e ferro aos palpites diante desse monstro do imponderável.

Mas e o que dizer do Flamengo, time que simplesmente ainda não sentiu o gosto salino da derrota? Era o rei dos empates, lembram-se? A invencibilidade era sinônimo de fatalidade, um time desalmado que logo logo agonizaria diante de suas limitações. Pois desde uma vitória de encantos sobre o Santos os rótulos mudaram. Vieram mais dois triunfos robustos e a equipe passou a ser a preferida dos pitaqueiros (por pitaqueiros entendamos todos nós, reles mortais!). O símbolo da inversão desses papéis é Ronaldinho Gaúcho, que pouco tempo atrás era vaiado pela torcida e parecia enfastiado do futebol. Vanderlei Luxemburgo, classificado de técnico passadista, sem glórias presentes, volta ao púlpito do momento. Loucura, loucura, loucura, diria famoso apresentador global!

Há ainda o exemplo do Palmeiras, que na Copa do Brasil levou uma bordoada secular do Coritiba e, de lá para cá, aprumou-se a ponto de estar na briga pelo troféu. Um time encardido, que vende caro a derrota, com um comando disciplinador e detalhista de Felipão. Uma equipe que vive problemas circenses na direção, com o protagonismo dos jogadores mais importantes, mas que teve no técnico seu bombeiro. Mais um caso que o sanatório abriga sem choques elétricos ou clínicas de reabilitação.

Poderiam também entrar no sanatório o Internacional, que em pouco tempo abraçou e cuspiu no ídolo Falcão. Ou o Cruzeiro, de momentos alucinantes no início da temporada e falta de combustível agora. Ou o São Paulo, de vitórias entusiasmantes, como as contra Inter e Coritiba, e escorregões imprevistos, tais como contra Atlético-GO e Vasco.

Todos sejam bem-vindos ao Sanatório Geral do Brasileirão. Em breve mais pitadas de loucura!



  • Mario Cancio

    Escorregão contra o vasco? vc ta de palhaçada. Espere em pé, que logo vc vai ver o vasco líder do campeonato.

  • Mitoso Neto

    escorregão contra o Vasco????? na mesma categoria do escorregão contra o Atlético-GO????? não é um resultado desejável uma derrota em casa, mas daí a dizer escorregão, e contra o Vasco?????
    Muito interessante o texto, apesar do escorregão do autor, abraços de seu leitor!

  • txai

    Po galera, quando vc está disputando o titulo, ganhando fora de casa( contra bons times) e quer convencer, qualquer derrota em casa, se torna um escorregão.
    Não pensem q isso é uma ofensa ao Vasco.
    Sou corinthiano, e acho que perder para o cruzeiro lá em minas não é um escorregão, já a derrota no pacaembu foi.

  • Daniel

    Caro Valdomiro,

    Esse texto, muito bem escrito por sinal, atesta o quanto, infelizmente, esse veículo de informações esportivas é tendencioso e revanchista. Os colaboradores, quase sem exceção, ignoram um dos maiores e mais tradicionais clubes brasileiros: o tetra-campeão brasileiro Vasco da Gama.

    Você teve a imensa infelicidade de relatar que a derrota do São Paulo foi um tropeço, será mesmo?

    Não tenho formação em jornalismo, mas sei que um dos pilares da boa comunicação é a isenção, no entanto, me surpreende um “editor” cometer deslizes tão grosseiros com um clube que possui uma gigantesca torcida em todo país.

    Só pra registrar, o que vc fez questão de omitir, o Vasco (atual campeão da Copa do Brasil) é o 3º colocado no Brasileirão, com a melhor defesa, um excelente técnico, um elenco de alto nível, com recém eleições limpas, corretas e organizadas, onde foi reeleito o nosso maior ídolo Roberto Dinamite para Presidente e vamos lutar com todas as nossas forças para sermos penta-campeões brasileiros.

    Passe bem.

  • Alexandre

    MEU DEUS DO CÉU…
    IMPRESSIONA A FALTA DE CARÁTER DE ALGUNS “FALADORES” DE FUTEBOL!!!
    O QUE ESSE CARA TÁ FALANDO???QUE ABSURDO É ESSE????

    O VASCO É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, JÁ ESTÁ NA LIBERTADORES, VEM JOGANDO BEM, É O TERCEIRO COLOCADO NO BRASILEIRO E ELE VEM FALAR DE ESCORREGÃO DO SÃO PAULO???
    O VASCO, COMO SEMPRE DISCRIMINADO POR PARTE DA IMPRENSA, TEM QUE CONVIVER COM ESSES ABSURDOS, ENQUANTO OS QUERIDINHOS DA MÍDIA SÃO AGRACIADOS COM GRANDES ESPAÇOS EM JORNAIS E REVISTAS DIVULGANDO SUAS PROEZAS…
    MAS COM O GRANDIOSO VASCO DA GAMA É ASSIM, INVEJADO POR TODOS QUE NÃO OSTENTAM NO PEITO A CRUZ DE MALTA FAMOSA. NÃO DIGO QUE O VASCO É O MELHOR, MAS ESTAMOS ENTRE UM DOS MELHORES!!! O “FALADOR” SÓ MENCIONOU O VASCO UMA VEZ EM SUA “COLUNA”, SE É QUE PODEMOS ASSIM CHAMA-LA, E O FEZ DE FORMA PEJORATIVA….
    O LANCE É UM JORNAL SÉRIO, MAS APROXIMADAMENTE 1/3 DE SEUS JORNALISTAS DEVERIAM REVER SEUS CONCEITOS, POIS SÃO TENDENCIOSOS, O QUE É PÉSSIMO PARA A DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS.

  • AnjoFLA

    Para esses colunistas “paulistas” derrotas para times cariocas é chamado de “escorregão”… pura “firula”, os paulistanos hoje pagam, por ter falado mal dos times cariocas e dizer que somos sem estrutura, endividados, etc. Agora amargam o sufoco na tabela. Que fique registrado o Brasileirão é dos Cariocas, FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO 2009, FLUMINENSE CAMPEÃO BRASILEIRO 2010, VASCO DA GAMA CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2011, cariocas vamos dominar o G4, para calar os muitos “paulistas” que nos criticam!!!!

  • Carlitos

    Simplesmente genial o seu texto! Parabéns!

  • Eduardo Mendes

    Amigo que vos digita, por isso que o Futebol é encantador, pois nos dias de hoje não se tem + 1 favorito, pois são 11 contra 11 e o psicológico fala + alto!
    Exemplo disso foi o jogo de ontem entre Corinthians x América MG, depois que o Corinthians tomou o gol, o psicológico abalou e o time se perdeu!

    Bem vindo ao Futebol do século XXI!!!

  • Adilson Nogueira

    Não seja ridículo e despeitado…

    O Vasco venceu o s. paulo porque é melhor, sinple that !

  • O VAIDORMINDO NETO
    VOCE NÃO ENTENDE XONGAS DE BOLA, VAI COMENTAR FUTEBOL DE MESA.
    O TIME DO CORINTHIANS É FRACO, A SUA GRANDE VIRTUDE É A DOAÇÃO DE CADA JOGADOR EM CAMPO. NÃO VÃO AGUENTAR ESSE RITMO ATÉ O FINAL.
    O FLAMENGO TEM JOGADORES QUE ESTÃO FAZENDO A DIFERENÇA THIAGO NEVES E RONALDINHO, PODE CHEGAR AO TÍTULO.
    O VASCÃO QUE VC NEM COMENTOU TEM O MELHOR CONJUNTO E 3 JOGADORES QUE PODEM DESEQUILIBRAR. CONTRA O SÃO PAULO GANHOU O MELHOR TIME, QUEM ESCORREGOU FOI SUA MÃE.
    ESSE CAMPEONATO VAI FICAR ENTRE VASCO – FLAMENGO – PALMEIRAS PODE SER QUE O CORINTHIANS ENTRE, VAI DEPENDER DO ADRIANO. SE VOLTAR BEM, BOTA O TIME NA BRIGA.
    NINGUÉM TROPEÇA NO VASCÃO. O VASCÃO É TREM BALA, PASSA POR CIMA.
    VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Paulo Marcio – Itu – SP — agora em Jaguariúna

    cara, acho que quem precisa ir para um sanatorio é vc!!!
    escorregão, ta de sacanagem neh e ainda colocar no mesmo nivel do Patetico-GO…

    acho que vc deve acompanhar outro esporte, pq lendo o que escreveu parece que não entende ou não assisti todos os jogos ou é mais um influenciado pela MIDIA-AMIGA (lê-se GLOfla).

    mas acredito que vc quer apenas aparecer mesmo!!!

    []’s

  • bruno

    escorregão contra o vasco?????

    vasco precisou de 10 anos de adminstração ruim para manchar o nome, e de 6 meses para recuperar a credencial de TIME GIGANTE!!!! ainda não passamos 1 decada(desde 70) sem ganhar esse campeonato brasileiro…

  • Parabens Valdomiro!!! Tambem sou jornalista e moro na Australia ha 7 anos. Sempre procuro me manter em dia sobre o futebol ai no Brasil e principalmente com o Corinthians. Tenho que admitir que esse foi uns dos melhores textos sobre futebol que li nos ultimos tempos. Parabens mais uma vez. Muito bom!!!! Abracos

  • Roberto

    Sou FLAMENGUISTA mas dizer que o São Paulo escorregou contra o VASCO foi de doer hein….aliás..o VASCO – mesmo eu odiando – é um dos melhores times do páís..tem a melhor defesa (Dedé – melhor zagueiro do país – e Anderson Martins muito regular)..tem um meio de campo IMPECÁVEL (Felipe, Juninho Pernambucano, Diego Souza)..fora Eder Luis em fase excepcional..e um banco de reservas de deixar Ricardo Gomes tranquilo se uma peça sair do time…

    e sim..meu MENGÃO vai ser líder em breve….

  • Bruno

    Mais do que normal uma derrota para o Vasco.. Qndo 2 times grandes se encontram tudo pode acontecer. Mas quando um time grande (São Paulo) encontra um GIGANTE (Da Colina) é nisso que dá ! Escorregou no fim do texto hein ..

  • Paulo Pinheiro

    Cá entre nós… quem chamava o Pato de gênio é que tá devendo.
    Não se faz um gênio do dia pra noite. O Pato é uma promessa de craque. E só! E nunca foi mais que isso.

    Quem o “endeusou” foi a imprensa paulista (como aliás já fez com vários outros… onde é que anda o França mesmo?)

  • Junior Garcia

    Sabias palavras… Ninguem pode mais ter certeza de nada, quem diria que na 2º metade do primeiro turno, que é vista como a mais facil para o maior do Brasil, sofreria-mos derrota amarga para o Avai, e sofreria-mos para ganhar de um América MG em pleno Pacaembu lotado, é.. uma semana pode mudar muita coisa, hoje o Flamengo pinta como favorito, mais a qualquer momento pode ir do céu ao inferno como já aconteceu diversas e vezes e como você mesmo citou a cima!…

    Esse é o campeonato Brasileiro, equilibradissimo, exitante e totalmente imprevisivel!….

    Que nesse Sanatório como você mesmo identificou, o “Bando de Loucos” se consagre campeão…

    Vai Corinthians….

  • Diogo

    Pra variar, faltou comentar o Vasco, que apesar de nenhuma vez ter sido considerado candidato ao título por nenhum jornalista esportivo, aparece nas primeiras colocações há algumas rodadas. Surpresa? Claro, apesar do título da Copa do Brasil, mas por quê considerar a vitória sobre o São Paulo no Morumbi um escorregão do time São Paulino ao invés de mérito do time cruzmaltino?

  • Miller

    Quer dizer que contra Vasco foi escorregão? O Santos também escorregou? O Vasco é realidade filho, mesmo que isso te incomode, Copa do Brasil tá ai para comprovar.

  • Vinicius

    Hahaha… acho que quem escorregou agora, dentro do sanatório, foi o colunista!!!

  • PqP

    O problema está na espectativa criada por todos, inclusive a imprensa. Basta um drible, que Neymar ou seja quem for, já é craque, o melhor do mundo, concorrente do Messi. Ganso e Danilo já foram comparados com Zidane! Dagoberto, ao Zico. Renatinho (?) seria o novo Kaká. Robinho seria eleito o melhor do mundo dentro de pouco tempo. E as asneiras por aí vão.
    Temos tanta carencia e tanta ignorancia, que exageramos sempre. Temos que por os pés no chão e ter a humildade e sabedoria em aceitar que não somos os melhores do mundo (há tempos), que a Libertadores não é a Champions League, que o Brasileirão não é a NBA, que a Seleção não tem nada de quadrado mágico nem quarteto fantástico. Não temos Drogbinha. Etoo é incomparável ao Obina. Não é porque se propoe a contratar Tevez por R$ 90mi, paga 1,8mi ao Ronaldo e ao R.Gaúcho que temos clubes ricos como Man UTD, Real Madrid, Barcelona, Chelsea e Arsenal. Estamos longe disso. Bem longe. Em dinheiro, organização, qualidade e inteligencia.

  • Isac Santos

    escorregao contra o Vasco????
    foi muito infeliz nesse comentario o autor do texto.

MaisRecentes

Quanto valem Messis e da Vincis?



Continue Lendo

No bipolar Brasileirão, o futebol é obra inconclusa



Continue Lendo

Guttman, uma bela e vitoriosa trajetória



Continue Lendo